Gazeta Rural nº 394

Page 38

Entre os dias 30 de Outubro e 1 de Novembro

Feira dos Santos em Chaves regressa no “formato habitual” A Feira dos Santos de Chaves regressa, após um ano de ausência, entre 30 de Outubro e 1 de Novembro, no “formato habitual” com expositores, gastronomia e diversões para dinamizar a economia local. “A feira vai-se realizar sem perder qualquer tipo de identidade, o que era o fundamental. Também foi por isso que ela não foi feita em 2020, porque a Feira dos Santos não tem possibilidade de ter um ‘plano B’, porque qualquer outro plano é descaracterizar a feira”, destacou Vítor Pimentel, presidente da Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), organizador do evento a par da Câmara de Chaves.

Considerada a maior feira de rua do país, a Feira dos Santos regressa às artérias principais de Chaves com os habituais conjuntos de atividades económicas presentes, como produções rurais, gastronomia, mostras de gado, artesanato nacional e internacional, antiguidades, veículos automóveis, máquinas agrícolas, vestuário, têxtil lar ou calçado. O também tradicional leque de divertimentos e os locais com a venda de farturas arrancam mais cedo. Devido à pandemia de covid-19, o evento, que em 2020 não se realizou, terá “alguns constrangimentos” sem perder, no entanto, a “essência”. “Vamos fazer um controlo dos acessos a determinadas áreas. Fizemos também algumas adaptações em zonas mais críticas onde efetivamente a afluência de público é maior. Devido às diretrizes da Direção Geral da Saúde [DGS], fomos 38

www.gazetarural.com

obrigados a abdicar de algumas coisas, como a animação de rua, com as charangas ou concertos a terem de ser feitos todos em palco”, explicou. A organização vai ainda criar espaços para alimentação, não sendo possível comer enquanto as pessoas se deslocam para não retirarem a máscara em grandes aglomerados, e fiscalizar o cumprimento das regras, apelando “ao bom senso” dos comerciantes e visitantes. Com uma “elevada procura” por parte dos comerciantes, Vítor Pimentel explicou que, devido aos constrangimentos, não haverá um aumento do espaço habitual para os expositores, que serão cerca de 500 pelas ruas flavienses. Os Santos, que atraem visitantes de todo o país e da vizinha Espanha, serão “um desafogo para o comércio local, hotelaria e restauração” num “regresso à normalidade”. “É uma nova normalidade que temos hoje em dia, mas é importante que assim seja e não podemos criar mais constrangimentos à economia, sobretudo numa débil como a nossa”, apontou o responsável pela associação comercial do Alto Tâmega. “Esta feira é a maior feira de rua do país e é o maior evento da região, um evento de cartaz a nível nacional onde recebemos pessoas dos quatro cantos do mundo. Pela economia local era fundamental fazer o evento após um ano de ausência”, acrescentou. Em comunicado, a autarquia de Chaves destacou também que o concurso pecuário atrairá o melhor gado da região à feira, mantendo-se a tradicional ‘chega de bois’, e que haverá a atuação de grupos musicais e bandas, atividades que “complementam e garantem o permanente sucesso da feira”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

Gazeta Rural nº 394

1min
pages 1-40

Feira dos Santos em Chaves regressa no “formato habitual”

2min
pages 38-40

Lage Grande volta a receber Feira do Porco e do Enchido de Meruge

4min
pages 36-37

Na região da Padrela perspetiva-se uma boa produção de castanha

3min
page 35

Professor do IP Viana do Castelo quer preservar e propagar espécies frutícolas regionais

3min
page 32

Banco de Terras para Pastores quer estimular produção de leite na Beira Baixa

6min
pages 33-34

Projeto quer promover a adaptação climática e a sustentabilidades dos solos

2min
pages 30-31

Setor debate sustentabilidade dos olivais de alta densidade

8min
pages 18-23

V21Rural com missão cumprida e com vontade de apoiar novos empreen dedores

5min
pages 24-25

Novo sistema de gestão integrada entra em vigor em Janeiro de 2022

2min
pages 28-29

Navigator promove diálogo sobre a proteção da floresta e a ocupação

4min
pages 26-27

O Varosa tem “condições únicas para a produção da baga de sabuguei ro”

5min
pages 16-17

Melgaço convida a conhecer os cogumelos de Castro Laboreiro

3min
pages 12-13

Festival Nacional de Gastronomia de Santarém entre os melhores da Eu ropa

2min
pages 14-15

Feira da Maçã de Armamar à espera de “muitos visitantes”

2min
page 7

Estrelacoop promove evento gastronómico ‘I Borrego Serra da Estrela DOP’

2min
pages 8-9

Maior evento gastronómico quer incentivar consumo e ajudar a restau ração

3min
pages 10-11

Há “Comeres D´aqui” no concelho de Loulé

2min
page 6

Feira da Caça celebra e promove o património cinegético de Mértola

1min
page 5

Abrantes volta a receber a Feira Nacional de Doçaria Tradicional

2min
page 4
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Gazeta Rural nº 394 by Gazeta Rural - Issuu