No IX Simpósio Nacional de Olivicultura, de 25 a 27 de Outubro
Setor debate sustentabilidade dos olivais de alta densidade A mesa-redonda, a realizar na manhã do dia 26 de Outubro, é moderada por Francisco Pavão, presidente da APPITAD e conhecido especialista em azeite, e conta com Álvaro Labella, da Olivogestão; José Maria Falcão, da Herdade Torre das Figueiras; João Sanches, da Trilho Saloio; Luís Rosado, da Olinorte; Pepe Ocaña, da Herdade da Rabadoa; Pedro Lopes, da De Prado; Pedro Foles, da Agromillora, e Raúl Aguayo Corraliza, da Todolivo, como oradores. Esta mesa-redonda é aberta ao público, de forma gratuita, mas com inscrição obrigatória.
O IX Simpósio Nacional de Olivicultura é subordinado ao tema “Tecnologia e Circularidade na Olivicultura” e do programa constam as temáticas como Proteção da Oliveira, Sistemas e Técnicas Culturais, Tecnologia, Qualidade, Economia e Inovação. As conferências plenárias abordam temas centrais na olivicultura moderna, como o projeto Novaterra: soluções sustentáveis para a redução do uso de pesticidas no olival (entre as soluções estudadas contam-se a captura em massa com armadilhas e o uso de nemátodos entomopatogénicos para controlo de pragas, o uso de nanopartículas de cobre para controlo de fungos e a manipulação do habitat olival). A aplicação da deteção remota na monitorização de olivais tradicionais de montanha (neste trabalho foram utilizados drones para recolha de imagens multiespectrais num olival tradicional de montanha, que possibilitaram a identificação de zonas menos vigorosas, informação que serviu de apoio à decisão na gestão de precisão do olival). O olival circular: biotecnologia aplicada à sustentabilidade (o projeto “Olival Circular”, da empresa Entogreen, consiste em dar um destino adequado ao bagaço de azeitona como alimento para insetos que o convertem em fertilizante orgânico para solos agrícolas. Uma forma de resolver um problema ambiental, transformando um resíduo em recurso). A importância dos recursos genéticos na valorização da olivicultura (este trabalho dá a conhecer a diversidade genética das cultivares de oliveira incluída na Coleção Portuguesa de Referência da Oliveira (CPRCO), instalada na Herdade do Reguengo em Elvas, com vista à sua valorização). No dia 26 de Outubro, pelas 11,30 horas, os patrocinadores do Simpósio apresentam tecnologias e soluções inovadoras para a sustentabilidade do olival no Espaço Empresas. São patrocinadores do evento: Platina: ADP Fertilizantes, Ascenza, Fitolivos e Spintor Isco; Ouro: Agromillora, Adubos Deiba, Fertinagro, Hubel Verde, Magos Irrigation Systems, Syngenta, Timac Agro e UPL; e Prata: Lusosem. No dia 27 de Outubro decorre a visita técnica do simpósio aos olivais e lagar da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.
18
www.gazetarural.com
O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras, vai receber o IX Simpósio Nacional de Olivicultura de 25 a 27 de Outubro. O programa do evento integra 70 trabalhos técnico-científicos e uma mesa-redonda com empresários do setor sobre o tema “Olivais de alta densidade/sustentabilidade, serão conceitos compatíveis?”.
O Simpósio é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e conta com a parceria do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).