Page 1

Z Norte

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Março de 2014

Z

232

Sorocaba | 28 de Março de 2014 | Nº - Ano 9 www.jornalznorte.com.br - Distribuição GRATUITA

Bicicletada de Luto

Ônibus Elétrico em teste começa a operar a linha Expresso Pág. 06

Ciclistas, skatistas e populares realizaram uma bicicletada extraordinária de luto para manifestar o pesar e indignação pela morte do ciclista Claudomiro dos Santos Rodrigues, de 46 anos, morto em um atropelamento no último dia 13, quando um veículo invadiu a calçada da Avenida Ulisses Guimarães e atropelou o ciclista. Página 03

Fotos: Alexandre Lombardi/PMS

Morador da Zona Norte ganha carro 0km da B.Tour Pág. 04

Embraer inicia oficialmente as operações em Sorocaba Página 07


Z Norte

Morte de um Trabalhador

C

iclistas, skatistas e populares realizaram na tarde desta última segundafeira (24), uma bicicletada extraordinária de luto para manifestar o pesar e indignação pela morte do ciclista Claudomiro dos Santos Rodrigues, de 46 anos, morto em um atropelamento no último dia 13, quando um veículo invadiu a calçada da Avenida Ulisses Guimarães e atropelou o ciclista, que morreu na hora. Em protesto, um grupo comandado pelo irmão do ciclista, foram pacificamente até o local do crime, em uma bicicletada, que reuniu centenas de pessoas.

EXPEDIENTE

Norte

www.jornalznorte.com.br

A Voz da Zona Norte! Muito mais Jornal

EDIÇÃO SEMANAL A.A. Alves Editora ME CNPJ: 11.391.242/0001-70

Z

Novo escritório: Avenida Itavuvu, 1541 Jd. Maria Antônia Prado Cep: 18076-005 Sorocaba/SP

Diretoria

Fernando de Araujo Silva fernando@jornalznorte.com.br cel (15) 98128.7921 Angela Aparecida Alves angela@jornalznorte.com.br cel (15) 98144.9091

As matérias e artigos assinados não representam necessariamente a opinião desse jornal, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores

(15) 3418.5285

comercial@jornalznorte.com.br

diretoria@jornalznorte.com.br redacao@jornalznorte.com.br comercial@jornalznorte.com.br leitor@jornalznorte.com.br

O objetivo da bicicletada era chamar a atenção da sociedade, conscientizar e assim nenhum pai de família, trabalhador, acabasse do mesmo jeito. Também serviu para levantar os problemas que temos na via, a falta da conclusão da ciclovia, falta de semáforo. Que todos possam ter mais segurança. E que o acidente não seja apenas mais um. No local da morte do ciclista foi instalada a “Ghost Bike”, uma bicicleta pintada de branco, com uma cruz, como forma de mostrar a revolta pelo ocorrido. E tem sortudo na Zona Norte! Na última sexta-feira (21), a B.Tour Turismo entregou a Gilmar Mescolotto, 58 anos, um carro Onix, da Chevrolet, zero quilômetro. Ele é morador da Zona Norte, no Jardim Maria Antonia Prado. O vencedor recebeu o carro no Shopping Cidade de Sorocaba, onde está localizado a mais nova loja da B.Tour, na Zona Norte. E tem novidade no transporte! Já está em teste e disponível para os usuários da linha 100 – Expresso do Transporte Coletivo Urbano o primeiro ônibus 100% elétrico. A primeira viagem entre os terminais Santo Antonio e São Paulo aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), com partida do Terminal Santo Antonio. E fiquem atentos às nossas promoções, em nossas redes sociais! Tem muitos brindes para os nossos leitores!

Tenham uma excelente leitura! Equipe Jornal Z Norte

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Março de 2014

Z

Congratulações ao Jornal Z Norte

N

a sessão desta última terça-feira (25) foi aprovado pela Câmara de Sorocaba o requerimento do vereador Rodrigo Manga (PP) de congratulações com o Jornal Z Norte e os seus fundadores Fernando de Araújo Silva e Ângela Alves. O Jornal ZNorte completou nove anos no dia 18 de março e o parlamentar solicitou a confecção de uma placa homenageando o semanário.

Foto: Assessoria

2

Vereador Rodrigo Manga (PP)


Bicicletada C

Sorocaba | 28 de Março de 2014

iclistas, skatistas e populares realizaram na tarde desta última segunda-feira (24), uma bicicletada extraordinária de luto para manifestar o pesar e indignação pela morte do ciclista Claudomiro dos Santos Rodrigues, de 46 anos, morto em um atropelamento no último dia 13, quando um veículo invadiu a calçada da Avenida Ulisses Guimarães. O ciclista morreu na hora. Claudiomiro era pai de três filhos. Um dos idealizadores da bicicletada é Jair Vieira Rodrigues, irmão da vítima. A manifestação partiu da Oficina do Saber do Parque das Laranjeiras e foi até o

Z Norte

local do atropelamento na Avenida Ulysses Guimarães, próximo ao condomínio Ibiti do Paço. “A necessidade da conclusão da ciclovia da avenida Ulisses Guimarães e a devida sinalização das vias, além de outros pontos, deve ser discutida em uma reunião com o Presidente da Urbes na próxima semana”, diz Jair. A bicicletada também pediu por uma cidade com mais segurança e dignidade para a população, onde todos possam circular nas calçadas, nas ciclovias, ciclofaixas e ruas com confiança. A Bicicleta que o ciclista faleceu encontra-se na Biblioteca Comunitária do Parque das Laranjeiras. Claudomiro também recebeu uma homenagem de grafiteiros. No local da morte do ciclista foi instalada a “Ghost Bike”, como forma de mostrar a revolta pelo ocorrido.

3

Fotos: Jair Rodrigues

Z

www.jornalznorte.com.br


Z Norte

4

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Março de 2014

Z

Morador da Zona Norte ganha carro em promoção da B.Tour Turismo N

Unidade da B.Tour no Shopping Cidade

Renata Allegrini, da agência Opportunity

Gilmar Mescolotto, ganhador é da Zona Norte

a última sexta-feira (21), a B.Tour Turismo entregou a Gilmar Mescolotto, 58 anos, um carro Onix, da Chevrolet, zero quilômetro, vermelho. Ele foi o sortudo que faturou o veículo no sorteio realizado pela Loteria Federal no dia 26 de fevereiro. O vencedor recebeu o carro no Shopping Cidade de Sorocaba, onde está localizado a mais nova loja da B.Tour, na Zona Norte. Mescolotto, morador do Jardim Maria Antônia Prado, tem muita sorte. Ele não iria viajar em férias, mas, por insistência da sua esposa, Silvia Cristiana, comprou duas cabines internas em um navio para fazer um cruzeiro de Santos a Salvador (7 noites) e acabou sendo premiado com duas cabines externas com varanda. O sortudo recebeu os cupons, preencheu e foi o vencedor. Ele conta que a funcionária da B.Tour Turismo, Clariana Assuaga, que lhe vendeu o pacote do cruzeiro, ligou gaguejando para contar a ótima notícia. “Fiquei emocionada por ter vendido o Cruzeiro e também por ser moradora da zona norte, como tantos outros funcionários da BTOUR”, diz Clariana. Campanha de sucesso A campanha para o sorteio do Onix foi criada pela agência Opportunity. Renata Allegrini, do departamento de Marketing da agência, conta que a campanha foi estudada junto com a BTour Turismo e todo o processo burocrático foi realizado para garantir a idoneidade do sorteio. Para realizar

o sorteio, o concurso tem que ser registrado na Caixa Econômica Federal e a liberação pode demorar até quatro meses. Para participar do concurso, detalha Renata, o cliente comprava um dos pacotes da BTour Turismo e a cada R$ 500,00 ganhava dois cupons. Cada cupom tinha cinco números. Foi considerado o último número de cada prêmio da Loteria Federal. Exemplo: o último número do primeiro prêmio, último número do segundo prêmio e assim consequentemente até formar os cinco números. Novas promoções O diretor-gerente da B.Tour Turismo, Francisco Ataíde, destaca que a promoção do sorteio do carro durou cerca de dez meses. O Onix está avaliado em R$ 31 mil e a promoção foi considerada um sucesso, apesar de Ataíde lembrar que a economia no País não cresceu como era esperada. Ataíde afirmou que torcia pelo vencedor da promoção ser morador da Zona Norte, até porque a loja caçula da BTour Turismo fica no Shopping Cidade Sorocaba. Diante do sucesso do sorteio, a BTour já planeja, em conjunto com a Opportunity, uma nova promoção. Já em relação à Copa do Mundo, Ataíde destaca que a BTour Turismo está vendendo diversos pacotes para este período e o brasileiro, inclusive o sorocabano, continua movimentando o turismo, preferindo os lugares com sol, principalmente as praias nordestinas, mas os Estados Unidos, Caribe e Europa também estão no roteiro.

SERVIÇO - B.Tour Turismo Matriz - Rua Cesário Mota, 275, telefone 3331-5040; Wal Mart - Avenida Antonio Carlos Comitre, 80, Telefone (15) 3219-5040; Shopping Cidade Sorocaba, Avenida Itavuvu, 3.365, piso L2, Telefone (15) 3333-3400.

Fotos: F3 Fotografia Profissional

Por Cida Muniz

Gilmar Mescolotto, ganhador do carro

Gilmar Mescolotto, ganhador do carro e sua esposa Sílvia, falando da emoção de ganhar o prêmio

Foram sorteados diversas bolsas de viagem para os frequentadores do Shopping

Francisco Ataíde (Diretor-gerente da B.Tour Turismo), Gilmar Mescolotto (ganhador) e Clariana Assuaga (agente de viagem que vendeu o pacote do Cruzeiro)


5

Z Norte

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Marรงo de 2014

Z


6

Z Norte

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Março de 2014

Z

Ônibus Elétrico em teste entra em operação na linha 100 - Expresso Poder Executivo), Jussara de Lima Carvalho (secretária do Meio Ambiente), Celso Bersi (diretor de Transportes da Urbes), representantes da empresa chinesa BYD, do Consórcio Sorocaba (Consor) e jornalistas.

Sobre o ônibus elétrico O veículo, modelo urbano com piso baixo, pertence à empresa chinesa BYD que está fazendo uma série de testes no Brasil. A intenção é avaliar o desempenho técnico e operacional em sistemas de transporte coletivo urbano. O veículo já operou em linhas em São Paulo e agora operará temporariamente em Sorocaba.

Fotos: Emerson Ferraz/PMS

J

á está em teste e disponível para os usuários da linha 100 – Expresso do Transporte Coletivo Urbano o primeiro ônibus 100% elétrico. A primeira viagem entre os terminais Santo Antonio e São Paulo aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), com partida do Terminal Santo Antonio. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio conheceu o veículo e acompanhou esta primeira viagem do ônibus que ficará em teste na cidade por cerca de 30 dias, com o acompanhamento operacional da Urbes – Trânsito e Transportes. Também conheceram o ônibus elétrico Rodrigo Maldonado (chefe do Gabinete do

O ônibus elétrico possui 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,36 metros de altura. O veículo é alimentado por baterias de fosfato de ferro, tecnologia ambientalmente responsável, não emite poluente e não precisa do sistema de rede elétrica como os trolebus que rodam em São Paulo, por exemplo. Ele possui autonomia de 250 a 320 km dependendo das condições da operação e sua recarga é feita durante a noite na ga-

ragem por um período de 5 horas. Possui dois motores elétricos no eixo de tração, o que torna o carro com baixo nível de ruído e melhora o conforto dos passageiros. A BYD é uma das maiores fabricantes de baterias do mundo. Há alguns anos entrou neste mercado fabricando ônibus e veículos de passeio elétricos. A Urbes não possui neste momento informações relativas a sua manutenção ou preço comercial.

ATENDIMENTO AOS SÁBADOS - DAS 08 AS 13 HORAS


7

Z Norte

www.jornalznorte.com.br

Embraer inicia oficialmente as operações em Sorocaba Sorocaba, reforçando que a administração municipal está empenhada na internacionalização do aeroporto. “As empresas que estão aqui necessitam, a Embraer necessita. É fundamental para o Brasil, não só visando aos grandes eventos como a Copa do Mundo ou Olimpíadas, mas há um bom tempo que os nossos principais aeroportos não atendem a demanda”, destacou Pannunzio. Para Pannunzio, a entrada em operação do Centro de Serviços da Embraer consolida Sorocaba como uma das cidades mais importantes na manutenção de aviação executiva. “Já temos em nosso aeroporto as três principais empresas do mundo na manutenção de aeronaves, que são a Dassault Falcon, a Gulfstream e agora também a Embraer”, afirmou. Outra das principais empresas do mundo é a Bombardier, que começa a instalação na cidade. Já o presidente da Embraer Aviação Executiva, Marco Tulio Pelegrini, destacou que a unidade deve gerar em Sorocaba até 250 empregos diretos e especializados nos próximos anos. Afirmou que a idéia de

implantar um centro de serviços nasceu há pouco mais de dois anos. “Como São José dos Campos não comportava mais ampliação e Sorocaba foi escolhida por sua vocação para a aviação executiva e atendeu a todos os requisitos que a empresa buscava”, disse Pelegrini Conforme destacou o presidente da Embraer, com a unidade de Sorocaba a estatal amplia a rede de serviços para a crescente frota de jatos executivos no Brasil, cuja frota está em torno de 160 aparelhos Phenom e Legacy. Atualmente, os EUA detêm a maior frota de jatos executivos do mundo, com 11.580 aeronaves. A segunda posição é uma disputa acirrada entre Brasil e México, sendo 825 aparelhos dos brasileiros contra 830 dos mexicanos. Inspirada por Santos Dumont, a Embraer é hoje uma das maiores empresas aero-

Z

espaciais do mundo, líder na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos. Também participaram da solenidade, as deputadas Maria Lúcia (estadual) e Iara Bernardi (federal), além do presidente da Agência Investe SP, Luciano Almeida, o superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, Ricardo Volpi, diretores da Embraer e autoridades do município.

Fotos: Emerson Ferraz/PMS

F

oi inaugurado na manhã desta quinta-feira (27), em Sorocaba, o novo Centro de Serviços para jatos executivos da Embraer, que fica no aeroporto Bertram Luiz Leupolz. Em solenidade que contou as presenças do prefeito Antonio Carlos Pannunzio e do presidente da Embraer, Marco Tulio Pellegrini, a empresa abriu oficialmente as portas da estrutura de 20.000 m², que demandou investimentos superiores a R$ 50 milhões. O prefeito de Sorocaba deu as boasvindas e desejou sucesso à Embraer em

Sorocaba | 28 de Março de 2014


8

Z Norte

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Marรงo de 2014

Z


Z Norte

9

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Março de 2014

Z

Parte integrante da edição nº 232 do Jornal Z Norte 28 de Março de 2014

Ocupação Jovem O evento será realizado das 10h às 22h.

A

Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba, será mais uma vez palco do Ocupação Jovem. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, a terceira edição do evento cultural será no dia 12 de abril, num sábado, das 10h às 22h, e contará com atrações musicais, intervenções artísticas, oficinas, tenda de diálogos, além de 21 jovens artistas, que vão expor e comercializar sua arte. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, mas voltado principalmente aos jovens. Organizado pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), o objetivo do Ocupação Jovem é possibilitar trocas, valorizar o jovem artista sorocabano, estimular a produção cultural e a sua visualização. Uma das participantes será a publicitária e ilustradora Fabiana Faiallo. Um dos seus projetos é de retratar a imagem de animais de uma forma personificada, com roupas e acessórios, como nos antigos retratos pintados e, na maioria das vezes, presos a uma

moldura ovalada. Além desses artistas, também participarão do Ocupação Jovem: Ana Carolina Diniz (Cosmic Love - roupas femininas), Caio Caruso (desenho e fotografia), Camila Miranda, Camila Marangão, Coró AgaVe (grafite), Dah Fiore (ilustração), Francinne Lopes (ilustração), Guilherme Godoy (filtros dos sonhos e dreads), Gustavo Bassi (pinturas e intervenção urbana), Kaline Nelika (ilustração, mandalas e arte reciclável), Kleber Virtuoso e alunos da Coeso, Lorena Bueno (fotografia), Meirelle Lara Morgenthaler (ilustração), Priscila Videira, Raphaella Campos (mangás), Renê Junior (ilustrações, arte digital, caixas personalizadas), Sergio Hurtado (fotografia), Tulio César (grafite), Victor Lara (camisetas personalizadas) e Vivian Barroso (ilustrações - aquarela e caricaturas). Entidades vão comercializar alimentos Além do caráter artístico e cultural do Ocupação Jovem, o evento também vai gerar renda a algumas entidades assistenciais da cidade. Quatro delas terão espaços para comercializar alimentos durante as 12 horas de duração do evento: Centro Cultural Quilombi-

Foto: Gui Urban/Arquivo

será realizado na Praça Frei Baraúna no dia 12 de Abril

nho, Associação dos Fissurados Lábio-Palatais de Sorocaba e Região (Afissore), Pastoral do Menor e Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (Aatan). “Essa é uma maneira de ajudar as entidades a arrecadarem verba e também um espaço para que elas divulguem seus trabalhos, além de oferecer ao público alguns produtos com preços acessíveis”, comenta Larissa Gallep, assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social. No local, o público do evento poderá con-

sumir burritos, salgados vegetarianos, tapioca salgada e doce, churrasco, pastel, churros, lanche de pernil e de calabresa, pudim, brigadeiro, bolo de chocolate, água e refrigerante. Os preços variam entre R$ 2 e R$ 5. Para isso, em fevereiro deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social publicou um edital de chamamento no jornal Município de Sorocaba convocando organizações não governamentais sem fins lucrativos interessadas em explorar barracas de alimentação no Ocupação Jovem.


10

Últimas vagas para o

I

Pronatec

nscrições e matrículas iniciam em 07/04 e vão até 13/04 para quem prestou Enem em edições anteriores ou não tem Enem Os interessados podem fazer a inscrição pelo site do Sisutec, as vagas remanescentes são limitadas e as matrículas serão por ordem de chegada, para as vagas remanescentes não é necessário ter o ENEM. A Faculdade Anhanguera de Sorocaba oferece cursos técnicos em Logística e em Orientação Comunitária, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), programa do Governo Federal que oferece bolsas de 100% para quem já concluiu o Ensino Médio. As inscrições para vagas remanescentes disponíveis na facul-

Z Norte

dade vão até 13/04, os interessados devem ter o ensino médio concluído e estar na faixa etária de até 49 anos. Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo site http://sisutec.mec.gov.br/, buscando as opções Faculdade Anhanguera de Sorocaba para o curso técnico de logística ou Instituto Manchester Paulista de Ensino Superior para o curso de orientação comunitária. Ou ainda procurar pelo dpto comercial na Anhanguera da Avenida Dr. Armando Pannunzio, 1478, ou ligar para o telefone (15) 3031-9340. Confira a lista de documentos necessários para matrícula no site do Sisutec e compareça a Faculdade com todos os documentos, lembrando que as vagas são limitadas e por ordem de chegada.

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Março de 2014

Z

Pátio Cianê Shopping participa de mobilização mundial contra aquecimento global

L

uzes da fachada do empreendimento serão apagadas entre as 20h30 e as 21h30 do dia 29 de março em apoio ao movimento Hora do Planeta, promovido pela ONG WWF-Brasil. Outras 68 cidades brasileiras já confirmaram adesão ao evento ambiental O Pátio Cianê Shopping se unirá, no dia 29 de março, a milhões de pessoas ao redor do mundo em um movimento global que tem um único objetivo: alertar as autoridades e a população sobre a questão do aquecimento global. Entre as 20h30 e as 21h30 do próximo sábado, as luzes das fachadas do shopping serão apagadas em apoio ao movimento Hora do Planeta, promovido pela ONG WWF-Brasil. A iniciativa convida governantes, empresas e pessoas a apagar as luzes no mesmo dia e horário, unindo esforços para proteger o planeta. A Hora do Planeta também visa incentivar a comunidade global interconectada para compartilhar as oportunidades e os desafios da criação de um mundo sustentável. “Nós, do Pátio Cianê Shopping, acreditamos na importância deste projeto e que aderir a ele é também uma forma de sensibilizar o público para questões relacionadas à sustentabilidade, que devem ser assumidas por todos”, diz Carolina Motta, gerente de Marketing do empreendimento. Nesta 8ª edição da campanha, os organizadores esperam superar a adesão do ano passado, quando participaram mais de sete mil cidades em 153 países e territórios, em todos os continentes. Até o momento, 69 cidades brasileiras já confirmaram a participa-

ção, incluindo Sorocaba. Anualmente a ação ocorre no fim de março, época dos equinócios da primavera e do outono nos hemisférios norte e sul, respectivamente. O fenômeno permite que o pôr do sol seja coincidente em ambos os hemisférios, proporcionando maior impacto visual para as luzes apagadas globalmente durante o evento. Saiba mais - Em 31 de março de 2007, o WWF- Austrália inspirou os moradores de Sydney a mostrarem seu apoio ao combate às mudanças climáticas. Na ocasião, mais de 2,2 milhões de pessoas e duas mil empresas apagaram suas luzes por uma hora. Além da questão ambiental, há a preocupação com o quesito segurança pública nas cidades participantes. Por este motivo, a Hora do Planeta só pede que sejam desligadas durante uma hora as luzes não essenciais, como forma de preservar a integridade física das pessoas nos locais onde a ação está sendo realizada. De acordo com a WWF-Brasil, a Hora do Planeta é também uma celebração, por isso é importante aproveitar o momento em um ambiente seguro. “A Hora do Planeta não é um blecaute. É uma ação voluntária dos seus participantes para mostrar compromisso com um ato de mudança que beneficia o meio ambiente”, diz a organização. Mais informações: www.wwf.org.br/ participe/horadoplaneta


11

Z Norte

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Marรงo de 2014

Z


Z Norte

12

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Março de 2014

Z

UBS de Lopes de Oliveira e do Vitória Régia terão ampliações e melhorias para atendimento ao público

Fotos: Assessoria

O

UBS Lopes de Oliveira

UBS Vitória Régia

vereador Francisco França (PT) recebeu do gabinete do deputado federal Carlos Zarattini (PT), de Brasília (DF), a indicação de R$ 408 mil, referentes à emenda do OGU/2014 – Nº 25200015, Funcional Pragmática Nº 10.301.2015.8581.0035 -, para a estruturação da rede de serviços de atenção básica de saúde em Sorocaba. França comunicou a disponibilidade dos recursos à Secretaria de Saúde do município e, junto com a equipe técnica do órgão, avaliou e indicou as unidades que preenchiam as especificações do programa do governo federal. Dessa forma, as unidades contempladas, a UBS Lopes de Oliveira e a UBS Vitória Régia, receberão obras de ampliação para a melhoria no atendimento ao público como: construções de novas salas de atendimento, novos consultórios, salas de apoio, sala de observação, sala de coleta, sanitários para o público, sanitários com acessibilidade, vestiário para os funcionários, consultórios odontológicos entre outros. A UBS Lopes de Oliveira receberá uma parte da emenda federal para as ampliações, que totalizarão uma área de 172,75 m². Já a UBS Vitória Régia terá seu espaço ampliado em 140,38 m². As obras, nestas unidades, devem começar assim que os trâmites legais de avaliação técnica, documentação e orçamentos estiverem concluídos.

Confira abaixo os detalhes da ampliação de cada UBS: UBS Lopes de Oliveira Ampliação da sala de administração e gerência; Construção de uma sala de utilidades; Construção de uma sala de acolhimento multiprofissional; Construção de dois vestiários para funcionários; Construção de um banheiro da sala de observação; Construção de uma sala de agentes de saúde; Construção de uma sala de atividades coletivas; Construção de três consultórios com sanitário anexo; Construção de um almoxarifado; Construção de quatro sanitários para o público; Construção de uma rouparia; Construção de uma sala de curativos; Construção de uma sala de observação; Ampliação da sala de recepção e espera; Construção de um sanitário com acessibilidade; Construção de um depósito de material de limpeza; Construção de dois consultórios odontológicos; Construção de uma sala de coleta. UBS Vitória Régia Construção de uma sala de agentes de saúde; Construção de uma sala de utilidades; Construção de uma sala de atividades coletivas; Construção de uma sala de acolhimento multiprofissional; Construção de uma sala de observação; Construção de seis consultórios; Construção de um sanitário com acessibilidade; Construção de dois vestiários para funcionários; Construção de uma sala de procedimentos; Construção de dois consultórios odontológicos; Construção de um consultório com banheiro anexo; Construção de uma sala de esterilização/estocagem; Ampliação da área de dispensação de medicamentos.


13

Z Norte

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Marรงo de 2014

Z


Z Norte

Pediatras da Rede Municipal

mando saberes generalistas e especializados, superando os processos de medicalização e psicologização de situações comuns da infância”, comenta a médica. Participaram da Roda de Conversa os psiquiatras Carlos Eduardo Paula Leite e Suse Helena Pedroso Dias, da Associação Criança, que mantêm em parceria dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) IJ da cidade. Eles abordaram, entre outros assuntos, em quais casos a equipe de referência na Atenção Primária pode solicitar um matriciamento da equipe de apoio para o encaminhamento adequado dos mesmos.

Fotos: Emerson Ferraz/PMS

A

Sorocaba | 28 de Março de 2014

Z

Filhote de hipopótamo nasceu no Zôo

debatem saúde mental infantojuvenil Área de Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) promoveu, na manhã desta quarta-feira (26), uma roda de conversa sobre saúde mental infantojuvenil, com pediatras da rede municipal. O encontro foi realizado no auditório da Casa dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, no bairro Santa Terezinha. De acordo com a coordenadora da Área de Saúde Mental da SES, Luciana Togni Surjus, este foi um momento importante na reorientação da atenção à saúde mental. “Estamos territorializando o cuidado mais perto dos contextos reais de vida das pessoas, aproxi-

www.jornalznorte.com.br

O

local destinado aos hipopótamos do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” ganhou um novo habitante na semana passada. Na última sexta-feira (21), por volta das 13h, Yara, a fêmea de hipopótamo do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, deu à luz de parto normal a um filhote de aproximadamente 50 kg. O animal está saudável, ativo e mamando bem e a equipe do Zoo ainda não sabe o sexo dele. “Mais uma vez a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) comemora o nascimento de um filhote no nosso Zoológico. Parabéns a toda equipe do parque. Uma das principais funções de um Zoológico é a reprodução de animais, inclusive daquelas ameaçadas de extinção”, destaca Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente. “O Zoológico de Sorocaba se destaca há vários anos no cenário nacional e internacional por suas conquistas nesse sentido. Nós somos a instituição com a maior taxa de nascimento em todo o Brasil, ou seja, reproduzimos quase todos os animais do Zoológico”, destaca Rodrigo Teixeira, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). De acordo com ele, a mãe e o filhote foram separados do pai em um local sem acesso ao público, visando fornecer privacidade a eles. “Os primeiros dias de vida do filhote devem ser acompanhados de perto pela equipe do Zoológico, por isso

Fotos: Alexandre Lombardi/PMS

14

optamos pela separação”, explica Rodrigo. “Esse é um procedimento normal do Zoo, aguardamos o filhote receber alta do setor veterinário ou alguns dias em observação, para termos certeza de que mãe e filho ficarão bem”, completa. Yara e Yuri estão juntos há 37 anos dividindo o recinto no “Quinzinho de Barros”. Yara é muito carinhosa e atenciosa com seu bebê. Yuri, o companheiro fiel de longa data, chegou primeiro ao Zoo, em 1976, vindo do Zoológico de São Paulo. Yara por sua vez veio do Zoológico do Rio de Janeiro um ano após o Yuri, em 1977. O Zoológico de Sorocaba está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone 3227.5454.


Z

Z Norte

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Março de 2014

15

Parte integrante da edição nº 232 do Jornal Z Norte 28 de Março de 2014

Ministro é favorável à internacionalização do

Prefeitura doa área em definitivo para a

OAB Sorocaba

O

ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), Moreira Franco, se mostrou favorável à internacionalização do Aeroporto Bertram Luiz Leopolz, de Sorocaba. Na audiência da manhã desta quarta-feira (26), em Brasilia, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, a deputada federal Iara Bernardi, o secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Lara, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida ouviram um sinal positivo do ministro, após conhecer a reinvindicação de Sorocaba. Segundo o prefeito Antonio Carlos Pan-

Alto da Boa Vista. A documentação foi assinada pelo secretário de Negócios Jurídicos, Anésio Aparecido de Lima, e contou com a presença do presidente da OAB Paulista, Márcio da Costa, além do presidente da OAB em Sorocaba, Alexandre Ogusuku e outras autoridades do Judiciário.

Fotos: Emerson Ferraz/PMS

A

Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos, assinou na tarde da última quartafeira (26) no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Sorocaba a outorga de doação de uma área de 4 mil metros quadrados, próximo à Praça dos Três Poderes para a instituição criar a “Casa da Advocacia”. “A área foi doada com o intuito de lá ser feita a Casa da Advocacia e não mais a Casa do Advogado. É um espaço onde a Ordem pretende não congregar somente os advogados, mas também ser um ambiente comunitário, em que o trabalho judiciário seja interagido entre a classe”, afirmou o secretário de Negócios Jurídicos, Anésio Aparecido de Lima. A área é localizada em frente ao Fórum de Sorocaba, no

Aeroporto de Sorocaba nunzio, houve boa receptividade a solicitação, sendo que o ministro ponderou que o Governo Federal está justamente buscando alternativas para ampliar os aeroportos brasileiros para atender a grande demanda. “A internacionalização esbarra em etapas que devemos cumprir e uma delas é a implantação da Aduana, assim como a torre de controle de tráfego. O próximo passo é ir ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) solicitar que formule o pedido à Receita Federal para a Aduana”, explicou o prefeito. Pannunzio destacou ainda que durante a audiência com o ministro Moreira Franco, agendada pela deputada Iara Bernardi, foram apresentados documentos mostrando as condições favoráveis do aeroporto sorocabano, que poderia ser uma opção para desafogar o tráfego aéreo das grandes cidades, inclusive já para a Copa do Mundo. Além disso, o aeroporto conta com infraestrutura completa do parque aeronáutico, com centro de serviços da Embraer e manutenção de aeronaves.


16

Z Norte

www.jornalznorte.com.br Sorocaba | 28 de Marรงo de 2014

Z

Jornal Z Norte - 232ª Edição (28/03/2014)  

Jornal SEMANAL, distribuido toda sexta-feira, gratuitamente na Zona Norte de Sorocaba. Edição de 28/03/2014. Visite nosso site: www.jornalzn...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you