


Após pedido de Caio Oliveira, Vila Louzada e Jardim Planalto recebem feira livre noturna
Delegacia Seccional de Sorocaba realiza um total de 301 operações e prende 1001 pessoas ao longo de 2024
Publicada lei que prorroga prazo de legalização de construções irregulares
Museu Histórico Sorocabano recebeu quase 140 mil visitantes em 2024
De acordo com OMS, 300 milhões de pessoas convivem com depressão e Sorocaba acompanha tendência mundial
A Delegacia Seccional de Sorocaba, responsável por 18 cidades na região, realizou ao longo de 2024 um total de 301 operações policiais e ações que resultaram na prisão de 1001 pessoas e incluem presos em flagrante delito, em cumprimento de mandados de prisão e adolescentes apreendidos e envolvidos em delitos de menor potencial ofensivo. O resultado reflete em quase uma operação policial por dia em Sorocaba e região. Além disso, o órgão foi o responsável pela apreensão de 359 quilos de drogas, 58 armas de fogo e incineração de 1,9 toneladas de entorpecentes. Para este ano de 2025, a Seccional deverá intensificar suas ações e planeja uma modernização e estruturação dos Departamentos de Polícia (DPs). O Delegado Seccional José Humberto Urban Filho retomou o cargo uma vez que havia se afastado, a pedido, para realizar o CSP (Curso Superior de Polícia), na Academia de Polícia Civil em São Paulo. Durante esse período a Seccional estava sob o comando do delegado Luís Antônio Lara. As Forças Policiais trabalharam arduamente para garantir a ordem e o bem-estar de todos e em 2025 acreditamos que teremos, dia-a-dia, mais segurança em nossa cidade e região! Parabéns pelo excelente trabalho!
www.jornalznorte.com.br A Voz da Zona Norte!
Fernando de Araujo Silva Publicidade CNPJ: 07.179.812/0001-95
Av. Itavuvu, 3373 - Piso L2 - Lj 2067 (Shop. Cidade) - Jd. Santa Cecília - Cep: 18078-005 Sorocaba/SP Diretoria
Fernando de Araujo Silva fernando@jornalznorte.com.br cel (15) 98128.7921
Angela Aparecida Alves angela@jornalznorte.com.br cel (15) 98144.9091
As matérias e artigos assinados não representam necessariamente a opinião desse jornal, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores
(15) 3418.5285 comercial@jornalznorte.com.br
redacao@jornalznorte.com.br Tiragem: 20 mil exemplares
Atendendo ao pedido do vereador Caio Oliveira (Republicanos), a Prefeitura de Sorocaba anunciou, nesta segunda-feira (6), que o Jardim Planalto/Vila Louzada receberá uma feira noturna a partir do dia 17. A feira será na Rua Mário Oliveira Campos, sempre às sextas-feiras, das 17h às 22h.
A nova feira livre noturna contará com 30 feirantes, com barracas de produtos variados, entre itens de hortifrúti, alimentos, utensílios de uso geral, brinquedos, chopes artesanais e muito mais.
Segundo o vereador Caio Oliveira, essa nova feira livre noturna vai ampliar as oportunidades aos feirantes e à população. “É uma forma de fomentar nossa economia e, ao mesmo tempo, oferecer comodidade e entretenimento aos moradores”, explica o parlamentar. Mais informações sobre as feiras-livres noturnas podem ser obtidas junto à Sedetur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3316-1646.
Foi publicada no Jornal do Município a Lei n° 13.101, de 20 de dezembro de 2024, de autoria do vereador Fernando Dini (PP), que altera o artigo 8º da Lei nº 12.927, que dispõe sobre a legalização de construções irregulares.
A alteração estabelece que a referida lei terá validade de 24 meses a partir de sua publicação, “sendo seus efeitos revisados pela Câmara Municipal de Sorocaba, com dados apresentados pela Prefeitura Municipal, sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, para que seja finalizada o quanto antes para a devida aplicação do Código de Obras do Município, que deve estar em completa consonância com o Plano Diretor”.
Na justificativa da lei, Fernando Dini observa que a norma que trata da legalização de construções irregulares, teve sua vigência encerrada em 29 de novembro, fato que impedirá muitos munícipes de regularizar as suas construções a partir da referida data e, consequentemente, criará uma série de outros problemas de ordem técnica e até mesmo social. Em razão disso, a lei estabelece sua prorrogação, uma vez que “as condições que motivaram a sua criação continuam existindo”.
A Delegacia Seccional de Sorocaba, responsável por 18 cidades na região, realizou ao longo de 2024 um total de 301 operações policiais e ações que resultaram na prisão de 1001 pessoas e incluem presos em flagrante delito, em cumprimento de mandados de prisão e adolescentes apreendidos e envolvidos em delitos de menor potencial ofensivo. O resultado reflete em quase uma operação policial por dia em Sorocaba e região. Além disso, o órgão foi o responsável pela apreensão de 359 quilos de drogas, 58 armas de fogo e incineração de 1,9 toneladas de entorpecentes. Para este ano de 2025, a Seccional deverá intensificar suas ações e planeja uma modernização e estruturação dos Departamentos de Polícia (DPs).
O balanço foi apresentado pelo delegado seccional de Polícia de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (8), na sede da instituição policial. A Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba é responsável por 18 cidades na região. Além do município sede, fazem parte da área de cobertura policial Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Tapiraí, Tietê e Votorantim.
O delegado José Humberto Urban Filho retomou o cargo uma vez que havia se afastado, a pedido, para realizar o CSP (Curso Superior de Polícia), na Academia de Polícia Civil em São Paulo. Durante esse período a Seccional estava sob o comando do delegado Luís Antônio Lara.
De acordo com o relatório apresentado, das 1001 pessoas presas, 510 foram por meio de mandado, sendo que outras 385 foram presas em flagrante, além de 46 adolescentes apreendidos. Ainda de acordo com o relatório, ao longo de um ano, a Polícia Civil da região recuperou 45 veículos.
O Delegado citou como exemplo as ações realizadas entre os dias 20 e 27 de dezembro, em que a Polícia Civil, por meio das unidades subordinadas à Delegacia Seccional de Sorocaba, prendeu 12 adultos e apreendeu um menor em ações de combate ao crime e cumprimento de mandados de prisão. Durante as operações, foram apre -
endidas porções de cocaína, armas de fogo, um simulacro, coldres, munições, aparelhos celulares, um veículo Honda Fit e R$ 3.685,00 em dinheiro.
“Quero agradecer imensamente ao doutor Lara, que conseguiu comandar imensamente bem a nossa Delegacia Seccional. Estes números que estamos apresentando aqui dizem muito em relação ao comando do Doutor Lara, que nesse período esteve sobre seu comando. Quero dizer que estamos atuando fortemente no combate ao crime organizado, focando cada vez mais na inteligência. Essa atuação tem refletido nesses resultados expressivos que estamos apresentando e que demonstra o trabalho da nossa equipe policial”, ressaltou Urban.
De acordo com o balanço ainda foram esclarecidos 2.563 casos, além de cumprir um total de 1.489 medidas protetivas e 10.713 inquéritos concluídos. Nesse período foram feitos à Justiça 2.266 pedidos de quebra de sigilo telefônico e outros 701 pedidos de quebra de sigilo fiscal ou bancário.
Os Núcleos Especiais Criminais (Necrim) realizam 423 audiências, alcançando 321 conciliações — efetividade de 75,71%, segundo destacou Urban Filho.
O delegado seccional destacou ainda os desafios e prioridades para este ano, que segundo ele, serão focados nos combates aos
crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas e crime organizado. “Essas estratégias já foram traçadas nos meses finais de 2024 e que agora vamos intensificar. Outra prioridade nossa será a estruturação dos nossos departamentos de polícia, com foco em prestar um auxílio ainda maior ao cidadão, com a
modernização e adoção de outros serviços que vamos anunciar em breve”, destacou, ressaltando ainda que a Delegacia da Mulher, a DDM, também terá uma atenção especial, inclusive no que se refere à mudança do local, uma vez que atualmente funciona no bairro Campolim.
Um dos locais que faz parte do roteiro turístico de qualquer pessoa que busca conhecer mais a história e a cultura de Sorocaba e região é o Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado na Vila Hortência. De acordo com dados da Secretaria de Cultura (Secult) de Sorocaba, 136.371 visitantes conferiram o rico acervo do espaço público em 2024. A média de visitação é de 11 mil pessoas por mês, sendo que os fins de semana são mais movimentados, com cerca de 1 mil pessoas por dia.
Administrado pela Divisão de Patrimônio Cultural e Histórico da Secretaria de Cultura, o Museu Histórico Sorocabano tem como principal finalidade colecionar, conservar e
apresentar exposições para fins de estudo, educação, contemplação e recreação. Trata-se de um museu de tipologia histórica, cuja principal temática é a preservação da história e da memória sorocabana.
Ao longo da história de Sorocaba, indígenas, bandeirantes, negros, tropeiros, operários e imigrantes passaram pela cidade e cada uma delas contribuiu para a construção do município e grande parte dessa história está preservada no MHS.
Lá, os visitantes podem conferir cerca de 300 itens em exposição, entre objetos de arte popular, pinturas, esculturas em argila, maquinários, mobiliário, acervo tropeiro, bandeirante, artefatos indígenas e documentos
de significação histórica para a cidade de Sorocaba e sua região, nos seguintes ambientes: Sorocaba Colonial, Sorocaba a cidade da Feira de Muares, Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, Sorocaba Industrial e Artefatos indígenas provenientes da Região Norte do Brasil. O MHS também conta com material arqueológico histórico e pré-colonial riquíssimo, como urnas funerárias, cerâmicas, pedras lascadas, machados líticos, pontas de flecha, entre outras. Inclusive, o Museu Histórico Sorocabano é um dos poucos do Sudoeste paulista que pode receber acervo arquelógico pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, que responde pela
preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Além da exposição permanente, o Museu Histórico realiza exposições temporárias que abordam diferentes aspectos da formação da cidade, promove cursos e oficinas referentes à Museologia e sua prática, realiza apresentações artísticas e apoia grupos de discussão sobre História, Memória e Patrimônio Cultural. O MHS está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, anexo ao Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99163-5742 ou pelo e-mail: mhsorocabano@gmail.com.
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi” vai oferecer, a partir da próxima terça-feira (14), curso gratuito de Xadrez, voltado a crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos. As aulas acontecerão na biblioteca da unidade e serão realizadas em dois períodos: pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 16h às 18h. Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) e da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio do Xadrez Clube de Sorocaba e do Instituto Delta, o curso tem como objetivo divulgar a modalidade, promover a integração e a sociabilização de alunos das escolas da cidade e da população em geral, além
de manter uma turma permanente de Xadrez no CEU das Artes.
Entre seus inúmeros benefícios, o Xadrez contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do controle emocional, além de promover a interação social dos praticantes.
As vagas são limitadas e, por isso, é necessário se inscrever pelos links: https://tinyurl.com/ xadrezmanha (para quem desejar cursar no período da manhã) e https://tinyurl.com/xadreztarde (para quem desejar cursar no período da tarde).
O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99705-6713.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo convivem com transtornos depressivos. Ainda de acordo com a OMS, em setembro do ano passado foi divulgado que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de países mais depressivos, com uma pessoa perdendo a vida para o suicídio a cada 40 minutos. No cenário local, de acordo com o último levantamento da prefeitura de Sorocaba, houve um aumento de 90,6% nos casos de suicídio na cidade. Números que revelam a urgência na priorização da saúde mental, foco da campanha Janeiro Branco.
Jane Mary, psicóloga da Amhemed, explica que o Janeiro Branco é um momento crucial para despertar a atenção da sociedade para o impacto que as questões psicológicas têm em nossas vidas. “O início do ano é quando muitos se sentem dispostos a refletir sobre
o futuro e recomeçar. Por isso, janeiro é o mês ideal para alertar sobre a necessidade urgente de cuidar da saúde mental”, afirma.
Para a psicóloga, a saúde mental não é apenas uma questão individual, mas uma responsabilidade coletiva. “Precisamos desmistificar os transtornos mentais e trabalharmos juntos na conscientização. Programas, palestras e debates sobre ansiedade, depressão e bem-estar emocional são ferramentas poderosas para quebrar o estigma e abrir caminhos para a ajuda profissional”, destaca a psicóloga.
A psicologia tem um papel fundamental na prevenção e no cuidado contínuo. A profissional reforça que o aumento da busca por psicoterapia é uma resposta positiva, mas ainda longe do ideal. “Em meu consultório, tenho visto um crescente interesse por parte dos pacientes em cuidar de sua saúde emo-
cional. Eles buscam o autocuidado, hábitos saudáveis e uma vida equilibrada, o que é um avanço importante, mas ainda há muito a ser feito”, complementa.
Em Sorocaba, a campanha Janeiro Branco tem gerado um movimento significativo. A população está mais consciente da necessidade de buscar apoio psicológico para lidar com o estresse e os desafios emocionais do dia a dia, resultando em um aumento na procura por psicoterapia e atendimento psicológico.
O Janeiro Branco é um chamado urgente para que todos reconheçam que cuidar da saúde mental é essencial para viver uma vida plena e saudável. Com dados alarmantes e um cenário cada vez mais desafiador, a campanha busca sensibilizar a sociedade a não esperar o pior acontecer e buscar ajuda antes que seja tarde demais.
A fim de conscientizar a população para ações preventivas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia, nesta quarta-feira (8), a campanha de combate à dengue 2025. O tema será amplamente divulgado nas redes sociais oficiais do Município, que também contará com a afixação de cartazes nos prédios públicos, além de anúncios em busdoor e ações contínuas de conscientização das equipes da Zoonoses.
Ao longo de 2024, foram realizadas 462.619 visitas nas casas, coleta de 997.670 kg de inservíveis, 263 atividades educativas para o público em geral e 325 autuações relacionadas somente à arboviroses.
Em 2025, a SES continuará intensificando o trabalho educativo nos bairros, com atividade de força-tarefa, que conta com caminhões para a retirada de materiais que possam acumular água e se tornarem potenciais criadouros do mosquito.
Ações contínuas
Uma das principais atividades de prevenção e controle das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela), que perduram o ano todo, é o bloqueio de casos positivos, ou suspeitos, em que as equipes de agentes da Divisão de Zoonoses realizam visitas nos imóveis ao redor. Essas visitas têm o objetivo de bloquear a transmissão das doenças por meio da redução da infestação do vetor, remoção e/ou tratamento de possíveis criadouros, orientação da população sobre sinais e sintomas das doenças, além de formas de prevenção e, ainda, buscando identificar novos casos das doenças.
Outra ação complementar à atividade de bloqueio é a aplicação de veneno, conhecida como “nebulização”. Esse trabalho visa diminuir a infestação de mosquitos adultos possivelmente infectados. A aplicação de veneno
só pode ser realizada quando há constatação de um caso positivo ou suspeito de arbovirose na região delimitada, ou seja, não pode ser realizada de forma rotineira. O uso do veneno deve ser feito com critério técnico, para se evitar danos ao meio ambiente e resistência do Aedes aegypti ao princípio ativo.
Para a prevenção e o controle do vetor Aedes aegypti, também existe o programa “casa a casa”, que consiste na visita de rotina dos imóveis com o intuito de reduzir a infestação do vetor pela remoção e/ou tratamento de possíveis criadouros, conscientização e orientação da população.
Orientações à população
É preciso manter as lixeiras tampadas com os sacos plásticos bem fechados. Os munícipes devem guardar os pneus secos em local coberto. Garrafas, frascos, potes, latas vazias e
baldes descartáveis devem ser colocados no lixo ou vazios e virados de boca para baixo, igualmente em local coberto. Manter ralos com pouco uso fechados e depositar duas colheres de detergente ou sabão em pó. Após cada chuva ou ao lavar o quintal, repetir esse tratamento.
Todos os pratos de vasos com plantas ou xaxins, dentro ou fora da casa, devem ser eliminados, pois acumulam água e são um dos criadouros mais frequentes do mosquito. No caso de bromélias ou outras plantas que possam acumular água, o indicado é plantar em local coberto e molhar somente a terra, pois esse tipo de planta acumula água e pode servir de criadouro para o Aedes aegypti.
Vasilhas de água para animais domésticos devem ser escovadas com bucha e sabão todos os dias e ter a água trocada, para eliminar possíveis ovos do mosquito. Além disso, as
caixas d’água devem estar sempre tampadas e bem vedadas, além de não se esquecer de colocar tela no buraco dos ralos do “ladrão”, pois o mosquito pode entrar por ali e depositar seus ovos.
Para as bandejas de geladeiras, retirar sempre a água e escovar com água e sabão, deixando 1/4 de copo de detergente ou duas colheres de sabão em pó. Piscinas de grande e médio porte deverão ser tratadas com cloro em quantidade adequada para o tamanho. Caso estejam vazias, coloque sabão em pó no ponto mais fundo. As piscinas para crianças deverão ser escovadas e ter sua água trocada a cada dois dias. Nas lajes, retire a água acumulada e providencie para que ela tenha um desnível em direção ao cano.
É importante verificar as calhas, se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água e mantenha a calha com um pequeno desnível, em direção ao cano. Para os vasos sanitários com pouco uso, coloque duas colheres de sopa com sabão em pó, repetindo este tratamento após cada troca de água. Para finalizar, os cuidados não devem ser somente na residência. É essencial ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho, nos vizinhos e em outros locais frequentados diariamente.
A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://central156.sorocaba. sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou, ainda, em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.