



![]()




Leandro Soares e Izídio de Brito anunciam conquistas para Sorocaba em Brasília


Cristiano Passos solicita atendimento do Ônibus Rosa e do Ônibus Azul na Vila Helena
Contrato de manutenção das escolas de Sorocaba se torna alvo de inquérito civil do MP
Defesa Civil de SP mantém gabinete de crise por calor extremo e risco elevado de incêndios


O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Leandro Soares, e o vereador metalúrgico, Izídio de Brito, foram recebidos de portas abertas nesta semana em Brasília, com avanços concretos em quatro ministérios federais estratégicos. Os integrantes do movimento Somos+ O Povo que Luta voltaram da capital federal com boas notícias para as demandas construídas em diálogo com a população, universidades e entidades locais, levadas aos ministérios do Trabalho e Emprego, Saúde, Esporte e Ciência e Tecnologia. Precisamos que nossos políticos cobrem seus deputados para trazer mais recursos para nossa cidade. Assim fica bom para todo mundo! Parabéns a todos os envolvidos!
Jornal Z Norte
www.jornalznorte.com.br
A Voz da Zona Norte!

Fernando de Araujo Silva Publicidade
CNPJ: 07.179.812/0001-95
Av. Itavuvu, 3373 - Piso L2 - Lj 2067 (Shop. Cidade) - Jd. Santa Cecília - Cep: 18078-005 Sorocaba/SP Diretoria
Fernando de Araujo Silva fernando@jornalznorte.com.br cel (15) 98128.7921
Angela Aparecida Alves angela@jornalznorte.com.br cel (15) 98144.9091
As matérias e artigos assinados não representam necessariamente a opinião desse jornal, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores
(15) 3418.5285 comercial@jornalznorte.com.br
redacao@jornalznorte.com.br
Tiragem: 20 mil exemplares


No último dia 28 de agosto, o vereador Fernando Dini se reuniu com o prefeito Rodrigo Manga para tratar de uma demanda urgente da população: a ampliação do horário de funcionamento das creches, com foco em atender mães e responsáveis que trabalham no período noturno.
Durante o encontro, Dini sugeriu que algumas unidades passem a funcionar até as 22 horas, garantindo mais segurança para as crianças e tranquilidade para pais e mães que precisam cumprir suas jornadas de trabalho à noite. O prefeito aprovou de imediato a proposta, e a cidade se prepara para dar um passo inédito nessa área.
“Uma educação plena é aquela que chega para todos. Atender as mães que trabalham em horários atípicos é garantir dignidade, segurança e melhores oportunidades para nossas crianças e famílias”, destacou o vereador Fernando Dini.
A partir de outubro, Sorocaba contará com as duas primeiras unidades de creche noturna, funcionando até as 22h. A iniciativa será implantada inicialmente na Zona Norte e no Centro da cidade. Os detalhes sobre cadastro e as escolas contempladas serão divulgados em breve nos canais oficiais da Prefeitura.
O prefeito Rodrigo Manga fez questão de reconhecer o papel ativo do vereador nessa conquista:
“Quero agradecer ao vereador Fernando Dini, que sempre demonstra preocupação com a população. Ele me ligou à noite, trouxe essa ideia e nós vamos colocar em prática. Obrigado, Dini, pelo amor que você tem pelo cidadão sorocabano, pelas nossas crianças e pelas famílias.”
Essa é mais uma ação que reafirma o compromisso do vereador Fernando Dini com a educação acessível, o apoio às famílias e o bem-estar da população sorocabana.

Segundo Cristiano Passos (Republicanos), a reivindicação atende uma demanda dos próprios moradores do bairro e adjacências
O vereador Cristiano Passos (Republicanos) solicita atendimento do Ônibus Rosa e do Ônibus Azul na Vila Helena. A reivindicação, segundo o parlamentar, atende uma demanda dos próprios moradores da Vila Helena e demais bairros do entorno que solicitam a inclusão do bairro na agenda do referido serviço móvel de saúde.
“Recentemente, houve atendimento do Ônibus Rosa e Ônibus Azul próximo ao Roldão Atacadista da Avenida Ipanema, porém, para os moradores dos bairros que ficam depois da Vila Helena, esse local ainda é distante”, afirma Cristiano Passos, por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, em que solicita o serviço ao Executivo.
Cristiano Passos afirma que o serviço móvel de saúde, por meio do Ônibus Rosa e do Ônibus Azul, facilita o acesso a serviços básicos de saúde, desde exames preventivos e orientações sociais até atendimentos especializados.
“A presença deste importante programa na Vila Helena contribuirá significativamente para a promoção da saúde e do bem-estar dos moradores, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade”, afirma o vereador.


O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) acatou a representação protocolada pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e deu prazo até o dia 25 de setembro para que a Prefeitura de Sorocaba preste esclarecimentos sobre possíveis irregularidades nos contratos de manutenção predial das escolas municipais.
A representação foi apresentada por Fernanda em 30 de abril, após visitas realizadas a 17 escolas e CEIs da cidade, onde a parlamentar constatou graves problemas estruturais, como infiltrações, salas alagadas, forros danificados, ventiladores quebrados, janelas e portas estufadas, pi-
sos soltos, brinquedos de parquinhos quebrados e calor extremo nas salas por falta de climatização.
“É muito grave a situação que encontramos nas escolas de Sorocaba. O mínimo que esperamos agora é que a Prefeitura apresente explicações claras sobre a aplicação de recursos e a qualidade do serviço prestado, porque o que vimos foram unidades em completo abandono”, declarou Fernanda.
Apesar da precariedade, a única manutenção identificada pela vereadora foi a pintura de fachadas, mesmo com a existência de um contrato de R$ 21,6 milhões firmado com a empresa Estrela Engenharia e
Construções LTDA. Segundo apurações do mandato, a empresa tem realizado subcontratações, com relatos de trabalhadores da prestadora Reallize sobre pagamento por diárias e até casos de abandono do serviço por falta de remuneração.
“Não há qualquer transparência sobre essas subcontratações. É inaceitável que milhões sejam pagos à empresa sem que a manutenção adequada esteja acontecendo. Agora, com a atuação do MP, esperamos que a Prefeitura e a Secretaria da Educação sejam responsabilizadas e que as crianças e trabalhadores da educação sejam submetidos a tamanho descaso”, concluiu a parlamentar.



fase será via aplicativo
Para entender a fundo a experiência de quem utiliza o transporte público diariamente, a BRT Sorocaba inicia, está semana e vai até 30 de setembro, a 5ª edição da “Pesquisa Anual de Satisfação do Passageiro”. A iniciativa convida os passageiros a avaliarem quesitos essenciais como tempo de viagem, conforto, segurança e inovação tecnológica do sistema. O objetivo é coletar dados que servirão como base para aprimorar continuamente um serviço que já transportou mais de 80 milhões de pessoas em cinco anos de operação. A pesquisa, intitulada “A jornada do passageiro”, será desdobrada em duas frentes para garantir uma análise completa e em detalhes.
A primeira fase é a quantitativa e ocorrerá por meio de enquete eletrônica no aplicativo Cittamobi, onde os passageiros cadastrados receberão um convite para responder a um questionário rápido sobre a percepção que
têm em relação ao serviço. Já a segunda parte será qualitativa e será feita por entrevistadores presentes nos terminais, estações e dentro dos ônibus para conversar diretamente com o público, fazendo registros das impressões dos passageiros durante os trajetos. Essa abordagem dupla permitirá cruzar dados massivos com a sensibilidade do contato humano.
Para Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, desde sua primeira edição, em 2021, a pesquisa funciona como um termômetro para a gestão do sistema. “Realizamos mais de 80 mil viagens todos os meses com pontualidade e segurança. Por isso, temos a missão de manter um padrão de excelência e, isso exige de nós, uma escuta ativa e constante. Acolhendo a opinião de quem usa o transporte, nos permite corrigir situações, investir em melhorias e agir de maneira proativa para garantir um serviço de qualidade. Nosso trabalho é diário
e a opinião do passageiro é fundamental em nosso processo de evolução”, explica.
O levantamento, encomendado pela Concessionária BRT Sorocaba e conduzido pela Prompt Consultoria em parceria com o Cittamobi, avaliará aspectos como a percepção da operação, agilidade nos deslocamentos e a satisfação geral com os terminais, estações e os 120 ônibus equipados com ar-condicionado, wi-fi, USB e câmeras de segurança.
“A Prompt é um bureau de soluções de inteligência de mercado que apoia organizações na tomada de decisões estratégicas baseadas em dados. Atuando com pesquisas de satisfação, estudos de mercado e consultoria estratégica, a empresa também desenvolve sistemas tecnológicos de apoio à gestão. Combinando análise descritiva, preditiva e prescritiva, a Prompt ajuda empresas a transformar dados em resultados concretos e sustentáveis”, conclui Tiago Araújo,
diretor da Prompt Consultoria.
Sobre .::. Concessionária BRT Sorocaba De origem 100% brasileira, a BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e a Terra Transportes e Participações S.A (Grupo MobiBrasil), ambas organizações com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. A BRT Sorocaba é responsável pela implantação, operação e manutenção do novo sistema de transporte coletivo urbano de Sorocaba, município do interior de São Paulo. Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e emprega 600 colaboradores diretos. Saiba mais em brtsorocaba. com.br e @brtsorocaba nas redes sociais.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba disponibiliza, para seus usuários, totem de autoatendimento em sua Central no Pátio Shopping Cianê. Outra medida é a ampliação da quantidade de maquininhas para pagamentos das faturas de consumo, via cartão de crédito, nas Casas do Cidadão Zeladoria.
O novo autoatendimento na Central de Atendimento da autarquia está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, no Piso L1, Bloco B, do Pátio Cianê Shopping (Avenida Doutor Afonso Vergueiro, 823). Já as maquininhas estão disponíveis para atendimentos das 8h às 17h, nas Casas do Cidadão Brigadeiro Tobias, Éden, Ipiranga, Ipanema, Itavuvu, Nogueira Padilha e Paço Municipal.
O foco é a modernização da gestão pública e a ampliação da arrecadação. Os serviços são viabilizados a partir de parceria com as empresas Parcelamos Tudo e Parcele na Hora, que possibilitam o pagamento de débitos por meios eletrônicos, tornando o processo qui-
tação de boletos mais acessível e eficiente. A opção de quitação das contas via cartão de crédito entrou vigor em julho deste ano.
“O Saae/Sorocaba tem o compromisso de facilitar a vida dos clientes por meio de grandes parcerias. A proposta é sempre melhorar, oferecendo meios eficientes para a negociação de débitos. Isso reforça o nosso compromisso com o saneamento, para muito além do básico”, destaca o diretor-geral da autarquia, Glauco Fogaça. “Cabe ao usuário escolher qual é a forma mais conveniente e que atenda à sua necessidade, priorizando a rapidez e a segurança”, complementa.
A “Parcelamos Tudo” possui operação em mais de 20 Departamentos de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil, e atua em prefeituras e conselhos profissionais, consolidando-se como parceira estratégica na transformação digital do setor público. A “Parcele na Hora” é uma solução tecnológica, segura, desenvolvida e operada pela Datalink LTDA., para o parcelamento de débitos junto aos órgãos

públicos, concessionárias, entidades de classe e outras instituições públicas ou privadas, de forma on-line e presencial, em até 12 parcelas, com cartões de débito ou crédito. Mais informações podem ser obtidas em um dos pontos de atendimento, também na página https://www.saaesorocaba.com.br/ parcelamento-por-cartao-de-credito/ e pelos telefones: (15) 3224-5800 e 0800-770-11-95 (gratuito) ou, ainda, pelo e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br.


O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Leandro Soares, e o vereador metalúrgico, Izídio de Brito, foram recebidos de portas abertas nesta semana em Brasília, com avanços concretos em quatro ministérios federais estratégicos. Os integrantes do movimento Somos+ O Povo que Luta voltaram da capital federal com boas notícias para as demandas construídas em diálogo com a população, universidades e entidades locais, levadas aos ministérios do Trabalho e Emprego, Saúde, Esporte e Ciência e Tecnologia.
No Ministério do Trabalho e Emprego, com o ministro Luiz Marinho, foram tratadas políticas de emprego e renda, com destaque para programas de qualificação profissional e geração de emprego formal, reforçando o papel de Sorocaba na nova política industrial brasileira. A reunião foi acompanhada também pelo Secretário Municipal de Emprego e Renda de Sorocaba, Péricles Régis.
No Ministério do Esporte, com o ministro André Fufuca, Sorocaba teve avanços na pauta dos campos de futebol da cidade, além de orientações e articulação para utilizar a Lei de Incentivo ao Esporte em projetos locais e am-

pliar os recursos federais vinculados ao esporte popular.
No Ministério da Saúde, com o ministro Alexandre Padilha, foi discutida a adesão da cidade a programas como o “Agora Tem Especialistas”, bem como o reforço no quadro de médicos e especialistas, focando tanto na atenção especializada quanto na atenção básica para melhorar o atendimento municipal. E no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a pauta incluiu o fortalecimento do Parque Tecnológico de Sorocaba. Leandro Soares afirmou que essas agendas demonstram que Sorocaba, por meio do So-

mos+, está sintonizada com a agenda federal. “Levamos demandas concretas, construídas junto à população, e fomos ouvidos em todas as áreas. Agora, cabe ao município acompanhar para que os diálogos se convertam em recursos que melhorem a vida das pessoas”, destacou.
“Nosso mandato conseguiu levar às instâncias federais aquilo que Sorocaba constrói com sua gente, suas universidades, escolas e entidades. Essa ida a Brasília mostra uma articulação política concreta e, ao mesmo tempo, uma resposta rápida às demandas construídas coletivamente”, afirma o vereador Izídio de Brito.
Sobre o movimento Somos+ O movimento Somos+ O Povo que Luta nasceu em Sorocaba e vem se expandindo por diversas cidades do interior paulista, unindo trabalhadores, jovens, mulheres, LGBTs, lideranças populares e movimentos sociais em torno de um projeto coletivo de transformação. Entre seus objetivos, estão fortalecer a organização de base, aproximar municípios do Governo Federal, formar novas lideranças e impulsionar o protagonismo popular nas lutas por direitos, democracia e desenvolvimento regional.


A Defesa Civil do Estado informa que, de acordo com os modelos meteorológicos mais recentes, o período entre sexta-feira (19) e domingo (21) será marcado por predomínio de Sol, temperaturas elevadas e queda acentuada da Umidade Relativa do Ar (URA), com índices críticos inferiores a 20% em diversas localidades e alguns pontos podendo atingir valores próximos a 12% no domingo (21). Essas condições favorecem a intensificação da sensação de calor e abafamento, além de aumentar o risco para incêndios florestais e queimadas em áreas de vegetação. Por essa razão, o gabinete de crise da Operação SP Sem Fogo continua mobilizado até domingo (21), monitorando todas as regiões do estado. Na sexta-feira (19), um corredor de umidade proveniente da região Amazônica poderá se aproximar do Estado de São Paulo, gerando pancadas de chuva rápidas e localizadas nas regiões de São José do Rio Preto, Franca, Barretos e Ribeirão Preto, acompa-
nhadas de rajadas de vento. No sábado (20), o predomínio será de sol e tempo seco em praticamente todo o território paulista.
Chegada de frente fria
No domingo (21), o dia será de calor intenso, tempo abafado e URA em níveis críticos. Durante a noite, entretanto, está prevista a aproximação de uma frente fria, que poderá provocar chuvas fortes, rajadas de vento, descargas elétricas e risco de granizo em pontos isolados. A entrada desse sistema atmosférico contribuirá para elevar a umidade e reduzir o risco de incêndios a partir do início da próxima semana, embora haja possibilidade de transtornos em áreas vulneráveis.
Condições previstas para a nossa região
Regiões de Sorocaba e Campinas: Pancadas de chuva com momentos de tempestade. Temperatura mínima de 21°C e máxima de 33°C. Rajadas de vento de intensidade forte. Risco para queda de granizo.





Fernando Araujo fernando@jornalznorte.com.br

Bom, já publicamos vídeos onde vereadores diziam que a “esquerda” não trabalha. Mas, na real, o que se vê na sessão da Câmara Municipal de Sorocaba, eles são os que sempre estão lá. Sempre presentes, do início ao fim, diferentes de muitos que falam, falam, mas na realidade, preferem ficar nos gabinetes ou “tomando café” na Copa da Câmara. E não adianta falar que é mentira, porque a foto tá aí! E detalhe, depois que viram eu fazendo a foto, rapidamente foram voltando... Tá cansado vereador? Pede para sair, que tem suplente doido para tá ali no seu lugar!
“PASSANDO O CHAPÉU!”

Começou a “caça as emendas impositivas!”. Na última sessão, servidoras estavam abordando os vereadores durante a sessão para entregar um ofício pedindo mais verba para a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu). No ofício, em nome do Secretário, pediam R$ 200.000,00 em emendas. Mas, pensando bem... com o orçamento bilionário de Sorocaba, será que não dá para pelo menos “bancar” os uniformes?
VISITANDO A CÂMARA

O eterno vereador Francisco França esteve visitando os amigos na sessão de terça-fei-
ra (16) da Câmara Municipal. Ele que esteve como vereador por 5 mandatos (20 anos), deixou muitos amigos e admiradores na casa. Amigo de todos, ele fez um alvoroço na sessão. Todos queriam uma foto com ele!
OLHA QUEM APARECEU!

Vez ou outra ele aparece... e nesta quinta-feira (18) o vereador Cicero João (Agir) resolveu comparecer no plenário e participar presencialmente da sessão! Milagres acontecem!
CANDIDATO PADRE

A vereadora Tatiane Costa (PL) protocolou um requerimento de Voto de Congratulações ao Padre Kelmon (Kelmon Luís da Silva Souza). Ele mesmo, o candidato Padre que disputou as eleições para Presidente em 2022 e que no debate uma candidata chamou ele de “Padre de Festa Junina”! A homenagem seria pelos relevantes serviços prestados no âmbito religioso, social e público, em reconhecimento às iniciativas e à atuação que lhe têm conferido visibilidade nacional. Pois é...
JÁ TEMOS O NOSSO!

Querem homenagear o Padre Kelmon na Câmara, mas nem me faça escolher, porque já temos o nosso “candidato Padre”... o vereador Henri Arida (MDB). Ele é representante do
movimento Renovação Carismática, da Igreja Católica, tendo atuado no Ministério de Fé e Política. Foi seminarista e trabalhou no santuário com o padre Marcelo Rossi, em 1999. Hoje ele auxilia e trabalha ajudando a população junto ao Padre Flávio Miguel. NÃO MEXA COM O NOSSO CANDIDATO PADRE!
ESSE TEM CORAGEM!

Que ele é o mais popular entre os vereadores, isso dá para ver de longe! Mas que ele é o mais corajoso, isso é novidade... Para quem acompanha o Vereador Caio Oliveira (Republicanos) sabe que ele já mudou três vezes o local do seu escritório de atendimento no centro (E não foi culpa dele!). Local que toda segunda-feira fica lotado. Mas porque corajoso? Bom, o local atual de atendimento agora, é apenas o local que mais tem alagamento na cidade. E não é que acontece de vez em quando, lá na Praça da Bandeira, choveu, alagou! E eu avisei hein, se chover de segunda-feira já terei um correspondente de dentro da enchente! Força Caio, vamos pedir para que chova de terça à domingo apenas!
MAS TUDO TEM UM LADO BOM!

Se acontecer de ter uma enchente lá onde fica o escritório, já dá para reviver um quadro famoso da tv, chamado “Vivendo na Pele”... onde o apresentador passava por problemas reais, que a população passa. Então Caio, quem tá na chuva é para se molhar e pensando bem gente... Caio é um dos prováveis substitutos do Manga na Prefeitura, aí certeza que ali será sua primeira grande obra do governo. Aí sim vai ter finalmente solução!
ARTHUR QUER VIVER!

A família do menino Arthur Jordão, de seis anos, que tem Distrofia Muscular de Duchenne e necessita de um remédio de alto custo, chamado Elevidys, no valor de cerca de R$ 17 milhões, esteve na Câmara Municipal pedindo apoio para a campanha em prol do tratamento da criança. Por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), corroborada pelos demais vereadores, a mãe da criança, Natália Jordão, usou a tribuna para falar do assunto. O presidente da Câmara anunciou que o Legislativo sorocabano irá elaborar um manifesto a ser encaminhado ao Ministério da Saúde, à Anvisa e ao laboratório que produz o Elevidys, pedindo a liberação do medicamento. Vamos ajudar o Arthur pelo pix: salve@arthursorocaba. com.br


