




Ofato que ocorreu na sessão ordinária da Câmara, quando a vereadora Valéria sentou e comandou a sessão legislativa, não foi um simples ato de formalidade. É uma página da política da cidade de Iperó sendo escrita.
Tantas vezes falamos da importância da figura da mulher na política, onde temos uma grande maioria do eleitorado do sexo feminino, porém baixa representatividade das mulheres como representantes do poder público (sejam eles, Executivo, Legislativo e até no Judiciário).
A cidade de Iperó tem duas representantes mulheres na Câmara, duas do mesmo partido, são duas guerreiras que merecem o máximo respeito pelo que fazem dentro do legislativo e fora dele.
A vereadora Valéria está sim nos livros da história em nossa cidade, como a primeira mulher que dirigiu a sessão ordinária da Câmara, assim como foi as vereadoras Laura Alves de Moura e Neide Fogaça de Lima que foram as primeiras vereadores eleitas em Iperó na 3º Legislatura (entre 1973-1976). Merece nosso respeito e admiração que em seu trabalho inspire outras mulheres a encarar a vida pública dentro da vereança.
Folha de Iperó
EXPEDIENTE
Ogovernador Tarcísio de Freitas sancionou a Lei 17.626/2023, que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Estado de São Paulo. A novidade foi publicada na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, a medida é de fundamental importância, pois garante às vítimas de violência doméstica uma chance de recomeçar a vida longe de seu agressor.
“O Estado de São Paulo está ampliando as formas de proteção e acolhimento às vítimas de violência doméstica. O aluguel social é mais um instrumento para auxiliar essa mulher a romper o ciclo de violência e começar uma vida nova com
mais segurança e autonomia”, afirmou. Com a sanção, as áreas técnicas do Governo criarão um grupo de trabalho para regulamentar a nova legislação em até 90 dias. Contudo, o texto da lei já estabelece que terão acesso ao benefício as vítimas de violência com medida protetiva expedida, de acordo com a Lei Maria da Penha, e terão de comprovar estar em situação de vulnerabilidade, de forma a não conseguir arcar com suas despesas de moradia. Segundo da Secretária Estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, esta é uma importante ação em prol das mulheres em todo Estado. "O amparo à vítima de violência doméstica é um passo fundamental para se combater demais formas de violência presentes em nossa sociedade", disse a Secretária.
Assim que desembarcou de Brasília, a deputada federal Simone Marquetto participou de uma reunião com o Secretário Estadual de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, em São Paulo, nesta quinta-feira, dia 09.
O secretário recebeu a Bancada Paulista de Deputados Federais e Estaduais do MDB para tratar pautas do estado. Participaram além da deputada federal Simone Marquetto, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, o deputado federal Delegado Palumbo, o deputado federal Fabio Teruel, o deputado federal Alberto Mourão, o deputado estadual Itamar Borges, o deputado estadual Jorge Caruso, o deputado estadual Rogério Santos e o deputado estadual Léo Oliveira.
“Muito importante reunir a bancada paulista junto ao secretário de Segurança de São Paulo para abordar temas para o estado de São Paulo”, destacou Simone Marquetto, eleita nesta quarta, dia 08, vice-coordenadora da Bancada Paulista na Câmara dos Deputados, na Capital Federal.
www.folhadeipero.com.br
Muito
Iperó Comunicação Ltda ME
CNPJ: 22.989.691/0001-30
Avenida Itavuvu, 3373 - Piso L2 - Shopping Cidade Sorocaba - Sorocaba/SP
Diretoria
Fernando de Araujo Silva fernando@folhadeipero.com.br
cel (15) 98128.7921
Angela Aparecida Alves
angela@folhadeipero.com.br
cel (15) 98144.9091 redacao@folhadeipero.com.br
As matérias e artigos assinados não representam necessariamente a opinião desse jornal, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores
(15) 3418.5285
comercial@folhadeipero.com.br
Tiragem: 5 mil exemplares
AVereadora de terceiro mandato, Professora na vizinha cidade de Tatuí, vinda do Bairro de George Oetterer, Valéria Regina Matheus de Souza (PSB) fez história e comandou a sessão ordinária do dia 24 de janeiro de 2023. Um dia que vai ficar marcado para a cidade de Iperó e para as mulheres na Política. Toda uma história passa pela cabeça da legisladora neste momento, e para a vereadora, toda sua trajetória é importante para chegar neste momento.
“Foi com muito trabalho que cheguei como vereadora. No ano de 2008 perdi a primeira eleição, porém nas eleições de 2012 consegui entrar pela primeira vez e fiz parte da mesa diretora como primeira secretária. Na eleição seguinte em 2016, fiquei como suplente e entrei depois de alguns anos no lugar do vereador Fábio Augusto que foi para Secretaria de Assistência Social. Já em 2020 ganhei novamente e entrei no primeiro biênio como segunda secretária e depois como Vice presidente”, disse a vereadora Valéria Regina.
Questionada sobre como se sentia em ser a primeira mulher a presidir a sessão ordinária na Câmara de Iperó, a vereadora afirmou que estava muito honrada em fazer parte da história de Iperó.
“Me senti muito honrada de estar como Presidente e poder presidir toda uma sessão e fazer parte da história da cidade de Iperó como a primeira presidente mulher na presidência. Estamos fazendo história pois principalmente, fazer parte da gestão de Leonardo Folim que tem feito toda diferença no município e também escrevendo sua história”, disse a Vereadora.
A vereadora também foi questionada sobre a importância da figura da mulher hoje na sociedade, porém com pouca representação na política. Em Iperó temos duas representantes das mulheres (além da vereadora Valéria, temos a vereadora Ivânia Calixto também do PSB).
Para a vereadora Valéria, o cargo feminino ainda não tem sido valorizado como deveria.
“O cargo feminino em muitas profissões ainda não tem sido valorizado como deveria, pois não temos direitos e ferramentas iguais dos homens, pois ainda vivemos no universo masculinizado. Mesmo os partidos sendo obrigados direcionar uma porcentagem as mulheres, ainda é muito pouco e difícil uma mulher chegar ao poder e ser valorizada”, disse a vereadora Valéria Regina.
Para finalizar, a vereadora citou que sempre trabalhou pelas melhorias na saúde em nossa cidade. Porém Valéria afirmou que a “menina dos seus olhos” são os mutirões das cirurgias ginecológicas e cirurgias eletivas. A vereadora também citou algumas ações que aguarda na
educação e no esporte.
“Uma indicação e a menina dos meus olhos são os mutirões das cirurgias ginecológicas e cirurgias eletivas que estavam paradas e agora estão sendo feitas de acordo com a necessidade. Foi uma grande alegria fazer parte da inauguração do posto Cacilda no Jardim Vile -
ta e o PA, pois foram de grandes conquistas no nosso bairro.
Esses anos tiveram o Kit escolar que foi entregue, porém aguardo também os uniformes como é feito em muitos municípios, sou professora em Tatuí. Além disso também aguardo com muita expectativa, os agentes de trânsito
em frente as escolas.
E uma das indicações que aguardo desde meu primeiro mandato que é a reforma do campo de futebol onde solicitei uma pista de caminhada e academia ao ar livre e um parque infantil em George Oetterer”, finalizou a vereadora Valéria Regina.
“AIperó Fest 2023 será um grande evento, muito melhor que o ano passado”. Com essas palavras o Prefeito Leonardo Folim abriu a coletiva de imprensa que contou com os anúncios das festividades do 58º aniversário da cidade de Iperó.
A Iperó Fest será realizada nos dias 17, 18, 19 e 20 de Março com os seguintes shows.
Dia 17 (sexta-feira): Diego e Victor Hugo;
Dia 18 (sábado): Anthony e Gabriel;
Dia 19 (Domingo): Ana Castela;
Dia 20 (Segunda-feira) Jorge e Matheus.
Sobre a realização do rodeio e o investimento para a realização das festividades, o Prefeito Leonardo Folim defendeu o evento afirmando que a cidade acaba arrecadando trinta e quatro vezes mais do valor investido.
“Muitas pessoas às vezes acabam criticando. “Há vai fazer Rodeio vai gastar um milhão de reais com festa”, mas as pessoas precisam entender que o que o município tem de retorno com o Rodeio, calcula-se 34 vezes mais do valor investido, porque como eu disse você faz a festa, a família está na rua, se a família está na rua ela está gastando, então as pessoas comem um lanche, chupa um sorvete, comem um pastel, vai ao Rodeio, compra uma roupa, compra uma bota, compra um chapéu, movimenta a economia da cidade, além do entretenimento, do lazer, é para o fortalecimento do comércio”, disse o Prefeito Leonardo Folim.
Arrecadação de Alimentos
Segundo o Prefeito Leonardo Folim e a Primeira Dama Laís Folim, o evento é totalmente solidário com arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade, porém no ano passado, quase um caminhão de alimentos vencidos foi dispensado, o que causou muita decepção pelos organizadores.
O Prefeito Leonardo Folim na entrevista coletiva pediu uma melhor conscientização da população ao doar este alimento, pois ele será revertido para as pessoas que tem necessidade e que estão nos programas assistenciais da Prefeitura.
“Não é justo após um evento que preparamos para a cidade, nos deparar com um alimento vencido para entregar para uma família que necessita.
A gente pede a compreensão da população, nesse sentido em doar um alimento para participar de uma das maiores festas do interior, com shows que custariam muito para as famílias ir assistir. Claro que pode ser certa desatenção de quem doou, mas pedimos que verifiquem as datas dos produtos.
É festa na arena e na casa das pessoas nas cidades”, disse o Prefeito Leonardo Folim.
Preços da praça de alimentação
No ano passado foram diversas críticas quanto ao valor dos preços praticados na praça de alimentação, onde uma latinha de cerveja estava sendo cobrada pelo valor de R$ 10.
O Prefeito Leonardo Folim afirmou que neste ano os preços serão mais controlados. “Nós colocamos no edital de licitação da companhia de rodeio que irá explorar a praça de alimentação, o valor máximo de uma cerveja a R$ 7,00, geralmente no camarote você cobra R$ 1,00 mais caro, pois tem o baldinho, o gelo e tudo mais.
E também na praça de alimentação você tem de ter a opção do valor de um alimento por R$ 5,00, pode vender hambúrguer artesanal, lanches diversos, mas para o poder público, vai precisar apresentar uma opção barata para a população, ou tomará uma multa por contrato”, afirmou o Prefeito Leonardo Folim.
Uma das novidades da Iperó Fest será o recinto totalmente coberto. Segundo o Prefeito Leonardo Folim, as arquibancadas, os camarotes, o recinto dos shows, o rodeio, todo ele será coberto para evitar a possibilidade do público enfrentar chuvas e o barro.
“O recinto da Iperó Fest, será totalmente coberto. Mas daí vão me perguntar... Léo o que será coberto? Eu respondo que TUDO, a área de shows, arquibancadas, rodeio, camarote, tudo isso terá cobertura através da empresa contratada. Será um grande ginásio totalmente fechado para dar uma melhor segurança para o cidadão e a proteção contra a chuva. Pode chover, mais só um pouquinho tá”, finalizou o Prefeito Leonardo Folim.
Conforme prometido pelo Prefeito Leonardo Folim, os mais de 7.250 alunos da rede municipal de ensino receberam na última sexta-feira (03), os Kits escolares totalmente gratuitos e custeados pela Prefeitura de Iperó.
Os alunos ao chegarem às suas carteiras foram recepcionados por uma caixa branca, onde continha o material escolar que é entregue conforme a faixa etária e o módulo de ensino.
Para o Prefeito de Iperó, Leonardo Folim a entrega dos Kits é mais um dos investimentos que está sendo realizado na área de Educação.
“Nós estamos investindo muito na educação da cidade, nós vamos inaugurar agora em Março a Creche do Jardim Irene, vamos autorizar o inicio das obras da Creche Alexis no Distrito Industrial, na antiga creche do antigo prédio do Pedrina (no Jardim Novo Horizonte) e da Escola Glaucia que deve ter a finalização das obras no mês de abril. E agora conseguimos viabilizar a entrega dos kits que é um pedido antigo da pasta, dos pais dos alunos, sem nenhum dia de atraso, conseguimos fazer essa entrega dentro do prazo. É um investimento de aproximadamente R$ 800 mil reais que a Prefeitura ajuda aos pais nesse começo de ano”, disse o Prefeito Leonardo Folim.
Para o Secretário de Educação José Amilton de Camargo, a cidade faz um investimento para os alunos com a contenção de gastos da Pasta atendendo pedido dos pais, alunos e vereadores.
“Isso é um orgulho, é marcante, é algo muito importante para a cidade de Iperó, nós passamos dois anos angustiantes com o COVID, fizemos o que podíamos, e agora receber os alunos de forma presencial com a entrega dos Kits é extremamente gratificante. Dinheiro em educação não é gasto e sim um investimento.
O material escolar pode não ser aquilo que os alunos merecem, mas dá um grande auxilio para as famílias principalmente neste inicio de ano. Iperó está em boas mãos com a gestão de nosso Prefeito Leonardo Folim que foi aluno da rede municipal e conhece essas dificuldades”, disse o Secretário de Educação José Amilton Camargo.
Ao todo serão 240 kits destinados para alunos do Ensino Infantil Berçário, que deverá
conter agenda escolar, estojo de giz de cera, massa de modelar, papel sulfite, pintura a dedo e régua geométrica. Outros 460 kits são para alunos do Ensino infantil Maternal, que contará com agenda escolar, borracha, caderno de desenho, cola branca, estojo giz de cera, lápis de cor, lápis grafite HB nº 2, massa de modelar, pincel escolar nº 16 réguas geométricas, tesoura e tinta guache.
Um total de 1.900 kits foram montados para alunos do Ensino Infantil Pré-Escola. Para estes o kit conta com apontador, borracha, caderno capa dura, caderno de desenho, cola branca, estojo de giz de cera, lápis de cor, lápis grafite HB nº 2, massa de modelar, pincel escolar nº 16, régua geométrica, tesoura escolar e tinta guache.
Já para os alunos do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental I foram adquiridos 2.750 kits, com: apontador, borracha, caderno capa dura, caderno de desenho, cola branca, estojo de giz de cera, lápis de cor, lápis grafite HB nº 2 e régua escolar 30 cm. Enquanto que para os alunos do 6º ao 9º, do Ensino fundamental II, e também os que integram o Atendimento Educacional Especializado (AEE), foram adquiridos 1.900 kits, com os seguintes materiais: apontador, borracha, caderno universitário, caderno de desenho, canetas (azul e vermelha), cola branca, lápis de cor, lápis grafite HB nº 2, régua escolar 30 cm e tesoura escolar.
O Prefeito Leonardo Folim também ressal-
tou que os alunos que caso não conseguiram ir ao primeiro dia de aula, não ficarão sem o Kit Escolar.
“Hoje se iniciou a distribuição dos 7250 kits, tanto da creche como também do Ensino Infantil e Fundamental, e caso o aluno que não pôde vir nesse primeiro dia de aula, não se preocupe, na próxima semana eles receberão os seus kits dentro da escola. Eu estive acompanhando pessoalmente em algumas unidades escolares e foi gratificante ver o sorriso dos pais e dos alunos ao receberem os seus materiais, estavam todas enérgicas ao chegarem na escola para receberem seus kits”, finalizou o Prefeito Leonardo Folim.