Folha de Iperó - 222ª Edição (31/01/2025)

Page 1


Manutenção e reforma

Prefeitura de Iperó anuncia mega ação de manutenção e reforma em todas unidades escolares da rede

Iperó é a terceira cidade da região com mais casos de “Furto de Energia Elétrica” em 2024

Detran-SP elimina cobrança de taxa para atualização de endereço na CNH

Prefeitura de Iperó inaugura creche no Jardim Novo Horizonte

R$ 7 Milhões

A Prefeitura de Iperó irá realizar uma mega ação de manutenção e reformas em todas as creches e escolas da rede pública municipal da cidade, numa iniciativa que pela primeira vez na história será realizada. No total serão investidos cerca de R$ 7 milhões, provenientes de recursos próprios da Prefeitura, para esta mega ação. As ações tiveram início e, inicialmente, abrangerão três unidades localizadas em George Oetterer. Serão contempladas a Escola Municipal “Cecy Monteiro Oetterer”, a escola Municipal “Marinheiro Mariz e Barros” e a Escola Municipal “Visconde de Porto Seguro”. Investimento essencial para melhorar cada vez mais as condições de aprendizagem nas escolas da rede municipal. E em uma semana já tivemos duas inaugurações, uma creche no Jd. Novo Horizonte e neste sábado, uma Escola na Fazenda Ipanema. Parabéns aos envolvidos e temos que cada vez mais investir na Educação.

Folha de Iperó

www.folhadeipero.com.br

Muito mais Jornal

Iperó Comunicação Ltda ME

CNPJ: 22.989.691/0001-30

Avenida Itavuvu, 3373 - Piso L2 - Shopping Cidade Sorocaba - Sorocaba/SP

Diretoria

Fernando de Araujo Silva fernando@folhadeipero.com.br cel (15) 98128.7921

Angela Aparecida Alves angela@folhadeipero.com.br cel (15) 98144.9091

As matérias e artigos assinados não representam necessariamente a opinião desse jornal, sendo de inteira responsabilidade dos seus autores

3418.5285 comercial@folhadeipero.com.br

redacao@folhadeipero.com.br

Tiragem: 5 mil exemplares

Detran-SP elimina cobrança de taxa para atualização de endereço na CNH

Ao mudar de cidade dentro do estado de SP, motorista deve informar novo endereço ao órgão de trânsito; processo agora é gratuito

Uma boa notícia para o motorista que mudou de cidade dentro do estado de São Paulo: desde 1º de janeiro de 2025, com a implementação da estadualização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não existe mais taxa para atualização do cadastro de endereço do condutor no sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Agora, os documentos exibirão corretamente um único lugar de emissão, ou seja, no verso da CNH paulista, o campo “Local” deixa de exibir o município de residência do condutor e passa a trazer a informação do lugar de expedição “São Paulo/SP”.

A atualização do endereço é gratuita, obrigatória e tem como objetivo manter a regularidade dos dados do condutor junto ao órgão de trânsito, garantindo que as notificações e documentos provenientes de serviços eletrônicos sejam entregues corretamente. Além disso, a ausência de atualização do endereço pode sujeitar o condutor às penalidades previstas no artigo 241 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para solicitar o serviço, o condutor deve acessar o site do Detran-SP e consultar as condições necessárias para a realização do procedimento. O condutor que deixa o estado de São Paulo deve procurar o órgão executivo de trânsito do estado de destino para solicitar a transferência da CNH.

“O novo procedimento leva ao cidadão paulista o benefício da redução de custos em decorrência da transformação digital e do

avanço na reformulação de fluxos e processos do Detran-SP”, afirma Talita Rodrigues, diretora de Habilitação e Condutores do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Prefeitura de Iperó inaugura creche no Jardim Novo Horizonte

Um clima de festa e alegria marcou a solenidade de inauguração de mais uma creche em Iperó, na manhã do último sábado (25). Desta vez foi a nova Creche “Professora Vera Cristina de Campos Moreira”, no bairro Novo Horizonte, que, localizada na avenida Brasil, irá beneficiar 155 crianças, com idades entre 4 meses e três anos e 11 meses. O evento reuniu dezenas de pessoas, entre moradores, pais e alunos da nova unidade, além de secretários municipais e contar com a participação do deputado federal e vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, e também do deputado estadual Vitão do Cachorrão. Com arquitetura moderna, a nova creche, que foi construída com recursos próprios da Prefeitura, conta com oito salas de aula, cada uma com cantinho de leitura, além de um pátio coberto, dotado de refeitório. Além disso, as crianças contarão com uma área onde será instalado um playground, que inclusive é dotado de piso térmico.

Durante a solenidade o prefeito destacou a importância da nova unidade e dos investimentos que a administração vem realizando, tendo a educação como um dos seus principais pilares. “É sempre uma felicidade muito grande entregar uma escola. E a educação é uma das prioridades dessa administração. A inauguração deste CEI agrega ainda mais no âmbito educacional de Iperó. Estamos garantindo uma educação de qualidade e semeando um futuro promissor para os estudantes da rede desde a primeira infância”, destaca o prefeito.

Ainda durante o evento o prefeito anunciou a entrega das obras da Escola Municipal “Dona Gláucia Aparecida Andrade Nogueira”, que será inaugurada no próximo dia 1º de fevereiro. O chefe do Executivo ainda anunciou a entrega dos kits de material escolar, que deve começar já na próxima semana. “Esta semana já inicia a entrega do kit material escolar para todas as crianças da rede de ensino. A gente sabe o quanto isso ajuda economicamente no começo do ano. Quem tem um, dois, três filhos... a gente sabe o quanto esse material ajuda. A creche de George Oetterer, que vamos iniciar agora em março também será feita com recursos próprios...”, ressaltou o prefeito.

A nova creche entregue neste sábado era muito aguardada pelos moradores locais e trará mais comodidade para muitas famílias do entorno. Entre elas, a dona Euvira dos Santos, de 63 anos, que estava acompanhada pela neta, Giovanna, de apenas 3 meses de idade. “Daqui um mês minha neta já poderá ser beneficiada com essa linda creche. Vim ver de perto como ficou. Minha filha e meu genro trabalham fora e eu quem cuido da minha neta, mas logo ela já estará aqui junto com outras crianças”, disse.

Homenagem

A comunidade iperoense relembrou a Professora Vera Cristina de Campos Moreira durante a inauguração da nova Creche do bairro Novo Horizonte, ocorrida no último sábado (25). Vera tornou-se patronesse da unidade, por ter sido uma professora dedicada que marcou positivamente a vida de muitos alunos iperoenses.

Nascida em Sorocaba em 1968, Vera mudou-se para Iperó com apenas 7 anos de idade, devido ao trabalho de seu pai na Estrada de Ferro Sorocabana (mais tarde FEPASA).

Formada em Geografia em 10 de abril de 1992 e com posterior habilitação em História, Vera iniciou sua carreira como professora em escolas da rede municipal de ensino, nas quais era conhecida por sua paixão pela área e por sua capacidade de inspirar seus alunos. Sua dedicação à educação era notável, e muitos de seus ex-alunos a lembram com carinho e gratidão.

Além de sua vida profissional, Vera era uma esposa amorosa e uma mãe dedicada. Casada com Marcos Roberto Moreira, com quem teve dois filhos, João Pedro e Marcos André, ela enfrentou com coragem as adversidades da vida, sempre buscando o bem-estar de sua família.

Vera era uma mulher forte, determinada e muito querida por todos que a conheciam. Sua alegria de viver e seu coração generoso conquistaram a admiração de familiares, amigos e colegas de trabalho. Era carinhosamente chamada de “Verinha” pelos parentes e amigos. Infelizmente, Vera faleceu em 2013, deixando um vazio imenso nos corações de alunos, parentes e amigos. Seu legado, no entanto, permanecerá vivo por meio de seus ensinamentos, de sua bondade e do amor que dedicou à Iperó, à seus parentes, amigos e alunos.

Iperó é a terceira cidade da região com mais casos de “Furto de Energia Elétrica” em 2024

Energia recuperada pela CPFL Piratininga em toda região, no período, abasteceria mais de 3,6 mil residências por um ano

Em ações de combate a fraudes e furtos entre janeiro e outubro de 2024, a CPFL Piratininga recuperou cerca de 7.333 Megawatts (MWh) desviados ilegalmente na região de Sorocaba. O volume de energia é equivalente ao consumo anual de, aproximadamente, 3.641 residências.

No total, foram regularizadas nesse período 5.375 instalações na região. A cidade com o maior número de casos no período foi Sorocaba, com 2.432 unidades. Em segundo está Votorantim, com 570 regularizações, e Iperó vem em terceiro, com 478.

A concessionária realiza as operações de forma permanente, com uso de tecnologia e apoio das autoridades policiais, para coibir as ligações clandestinas (os populares “gatos”), os desvios e as manipulações de medidores – atos previstos como crime no Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção. As ações conjuntas com as polícias Civil e Militar têm sido intensificadas e, com elas, as conduções dos identificados como suspeitos pelos crimes às delegacias. A CPFL também registra boletim de ocorrência contra o cliente apontado como responsável pelo furto de energia, que passa então a ser investigado e ter um histórico criminal.

“Além disso, a empresa tem aumentado a judicialização dos processos de fraude, cobrando que o cliente pague o retroativo da dívida pelo período em que furtou energia. Isso gera uma marca negativa em seu histórico financeiro”, alerta Gustavo Uemura, diretor comercial da CPFL Energia.

Prejuízos à população

Vale destacar que essas práticas ilegais

prejudicam a população: além de comprometer a integridade do sistema elétrico, podendo ocasionar instabilidades e interrupções, geram risco à segurança, pois a manipulação indevida das instalações ou a ligação direta na rede de distribuição podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

Além disso, as fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão da área, no momento das revisões tarifárias.

Tecnologia

Segundo o diretor comercial da CPFL Energia, o volume expressivo de energia recuperada é resultado de inspeções mais assertivas, impulsionadas pela aplicação de inteligência artificial, que permite o acompanhamento e a detecção remota de irregularidades. “A tecnologia possibilita a redução da reincidência e a diminuição do número de inspeções necessárias”, explica.

Uemura cita a blindagem de medições, inclusive nos grandes clientes, como indústrias e comércios, como outra ferramenta importante no combate às fraudes. “Os medidores blindados são acessíveis apenas aos técnicos da empresa e proporcionam acompanhamento do consumo em tempo real, permitindo que a leitura e faturamento sejam realizados à distância. Só em 2024, até outubro, blindamos cerca de 39 mil estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia”, conta o diretor.

Balanço da área de concessão

Entre janeiro e outubro de 2024, a CPFL Piratininga detectou mais de 19 mil irregularidades nos municípios de sua área de concessão. Ao todo, foram 26.164 MWh recuperados, o suficiente para abastecer 12,9 mil casas durante um ano.

“O resultado das operações contra esses crimes ressalta o compromisso da CPFL em garantir um fornecimento justo e confiável para toda a sociedade”, conclui Uemura.

Denúncias

A CPFL Piratininga incentiva a colaboração da população para o combate às irregularidades por meio de denúncia anônima pelo app “CPFL Energia” ou o site www.cpfl.com. br/fraude.

Confira os números de irregularidades da região de Sorocaba:

Prefeitura de Iperó anuncia mega ação de manutenção e reforma em todas unidades escolares da rede

A Prefeitura de Iperó irá realizar uma mega ação de manutenção e reformas em todas as creches e escolas da rede pública municipal da cidade, numa iniciativa que pela primeira vez na história será realizada. No total serão investidos cerca de R$ 7 milhões, provenientes de recursos próprios da Prefeitura, para esta mega ação. O anúncio foi feito na manhã da última segunda-feira (27) pelo prefeito, durante visita em algumas unidades da rede. As ações tiveram início e, inicialmente, abrangerão três unidades localizadas em George Oetterer. Tais unidades receberam um investimento de mais de R$ 2.500.000,00, sendo R$ 981.793,77 que serão investidos na Escola Municipal “Cecy Monteiro Oetterer”, onde terá o seu antigo telhado de fibrocimento totalmente trocado por telhas modelo sanduíche que garantem um melhor conforto térmico, além da troca de todas as portas que estão deterioradas, revisão completa nas instalações elétricas e instalações hidráulicas, incluindo troca de todas as luminárias, piso em porcelanato, reforma dos banheiros e sistema de drenagem além da pintura completa.

Na escola Municipal “Marinheiro Mariz e Barros”, o investimento é de R$ 595.174,88, que inclui além da revisão das instalações elétricas e instalações hidráulica, haverá a revisão do telhado incluindo troca de telhas amassadas e furadas e também a manutenção das calhas. Execução do piso em porcelanato em toda a unidade, troca das luminárias e pintura completa.

Já a Escola Municipal “Visconde de Porto Seguro” receberá inicialmente a pintura completa da unidade. E, em paralelo, será realizado um processo licitatório para realização de obras de manutenção. A Prefeitura aguarda a liberação do Governo do Estado, de recursos provenientes de emenda parlamentar, em torno de R$ 970.000,00, para dar início ao processo.

“A Educação é uma de nossas prioridades, tanto que desde o início deste ano temos intensificado nossas ações e investimentos. Essa mega ação de reformas e manutenção, que se inicia com essas três escolas, será realizada em todas as unidades escolares da nossa rede. Esse é o nosso compromisso”, ressaltou o Prefeito.

Prefeitura de Iperó ampliará ações de enfrentamento da dengue com recurso recebido do Governo do Estado

A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá ampliar as ações de combate à dengue com os R$ 193.855,00 que recebeu do Governo do Estado de São Paulo para serem aplicados no enfrentamento às arboviroses. A verba provém do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal).

A viabilização de recursos financeiros para auxiliar os municípios paulistas no combate à dengue foi anunciada durante reunião do Governador Tarcísio de Freitas com gestores de saúde, realizada nesta quinta-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes. “Parte desse recurso é uma antecipação de uma parcela que seria liberada em maio e será destinada às ações na Rede Básica. Com isso, investiremos em insumos para o atendimento dos casos de dengue nas Unidades Básicas de

Saúde. A outra metade será usada para contratar mais equipes, que atuarão no bloqueio de criadouros e ações específicas nas áreas mais críticas”, explicou o secretário municipal de Saúde.

O titular da pasta também reforçou o apelo à população para que elimine os criadouros de mosquito em suas casas. “A Prefeitura tem atuado intensamente nas ações, que incluem a busca ativa de casos suspeitos e bloqueio de criadouros (vistoria nas casas, com retirada de materiais que acumulam água e aplicação de larvicida), mas precisamos do apoio da população para eliminar os possíveis criadouros que possam estar em seus lares e áreas particulares e, assim, reduzir a infestação de mosquitos e frear a contaminação neste momento”, alertou.

Quem teve dengue uma vez pode contrair novamente?

Esclareça

Após anunciar novas medidas para o enfrentamento da dengue, o Governo do Estado de São Paulo intensifica as iniciativas de conscientização. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, até o dia 27 de janeiro, 32.788 casos confirmados e sete óbitos da doença, evidenciando a importância de reforçar a prevenção e as ações contra o mosquito Aedes aegypti. Para orientar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e desmistificar as fake news que circulam nas redes sociais, o Governo de São Paulo lançou o site www.dengue100duvidas.sp.gov.br. Por meio dele, as pessoas podem esclarecer as principais dúvidas sobre as doenças transmitidas pelo vetor.

Estado de SP possui Plano de Contingência contra a dengue, chikungunya e zika?

Sim, em 15 de janeiro, o Governo de São Paulo apresentou o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas 2025/2026, com as principais estratégias, ações e recomendações de combate à dengue, chikungunya e zika. O plano foi detalhado pela área de Vigilância Epidemiológica, que apontou, ainda, a prevalência do sorotipo DENV 3 circulando desde o fim do ano passado, identificado pelas 71 Unidades Sentinela que monitoram a circulação dos quatro sorotipos do vírus da dengue, DENV 1, DENV 2, DENV 3, DENV 4, em todo o território paulista. As unidades sentinelas desempenham um papel fundamental na vigilância epidemiológica das arboviroses

suas dúvidas sobre a doença

urbanas, possibilitando o monitoramento em tempo real e a identificação dos sorotipos dos vírus da dengue, chikungunya e Zika em circulação no Estado. Nessas unidades, amostras de indivíduos com suspeita de dengue são coletadas em unidades de saúde e hospitais cadastrados, e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório de referência, para a realização de exames de RT-PCR para identificação do sorotipo.

Brasil já produz a vacina contra a dengue?

O Brasil importa as duas vacinas de dengue licenciadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda não existe produção nacional da vacina, mas o Instituto Butantan já se prepara, em caso de receber a aprovação sanitária da Anvisa, para produzir lotes comerciais para distribuir a vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante nacional vai fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) e a soberania do país no fornecimento de vacinas contra a dengue. Durante testes, a vacina do Butantan evitou a doença em 79,6% dos vacinados ao longo de um período de dois anos, protegendo tanto quem já tinha tido dengue como aqueles sem infecção prévia.

Quem pode tomar a vacina contra a dengue?

A vacinação contra a dengue está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta maior risco de agravamento, e regiões com maior inci -

dência da doença.

Dengue mata?

Sim, a dengue pode levar à morte, especialmente quando evolui para formas graves da doença, conhecida antigamente como dengue hemorrágica ou síndrome de choque da dengue. Embora o sangramento nem sempre esteja presente nas formas graves, podem ocorrer disfunções graves em órgãos e choque, aumentando o risco de morte.

Quem já pegou dengue alguma vez pode contrair a doença novamente?

Sim, é possível contrair a dengue mais de uma vez. Existem quatro sorotipos conhecidos, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A imunidade é permanente ao sorotipo que causou a infecção, o que significa que a pessoa pode ser infectada por outros sorotipos.

O que é dengue tipo 3?

O sorotipo DENV-3 é uma das quatro variações do vírus da dengue presente no Brasil. Desde 2016, em baixa circulação, ele voltou a ser identificado no Estado. Por isso, a população encontra-se mais vulnerável a ela, pois as pessoas infectadas só ficam imunes ao sorotipo que adquiriu.

Quais as diferenças entre a dengue, zika e chikungunya?

Embora a dengue, a chikungunya e a zika sejam transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e compartilhem sintomas semelhantes, existem diferenças sutis que ajudam no diagnóstico.

A dengue é marcada por febre, dores musculares, dor de cabeça e atrás dos olhos, náuseas ou vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dificuldade para respirar e indisposição. Já a chikungunya causa febre alta e dores intensas no corpo, especialmente nas articulações, que podem persistir por semanas ou até meses.

A zika, por sua vez, apresenta sintomas como dor de cabeça, febre baixa ou ausente, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e olhos avermelhados. Essa doença representa um risco significativo para gestantes, podendo causar malformações no feto, como microcefalia e alterações neurológicas, além de aumentar a chance de aborto, parto prematuro ou óbito fetal.

Pet pode pegar dengue?

Cachorros e gatos não correm o risco de pegarem dengue. O mosquito Aedes aegypti pode chegar a picar o animal, mas a doença não se desenvolve. Mesmo assim, os tutores precisam ficar atentos, já que o mosquito pode transmitir doenças parasitárias aos animais, como a dirofilariose, também chamada “doença do verme do coração”, comum nas regiões litorâneas.

O verme do coração é uma doença parasitária cardiopulmonar grave, em que um parasita parecido com uma pequena lombriga, ao chegar na fase adulta, se aloja no coração do pet. Os sintomas podem aparecer tardiamente, somente após o desenvolvimento do parasita, e se não detectada a tempo pode matar o animal.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.