Diariamente na internet - www.ultimanoticia.com.br
Processo seletivo para contratar assessor parlamentar Página 3.
04 a 17 de dezembro de 2020 - Edição 212 - R$ 1,00
Casos de covid-19 aumentam e região volta para a onda amarela Alexandre Caldeira/UN
A macrorregião de Saúde Centro, onde João Monlevade está inserida, regrediu para uma fase mais restritiva do Minas Consciente, plano elaborado pelo Governo do Estado para garantir a retomada gradual e segura da economia nos municípios mineiros. As cidades da região saíram da onda verde e voltaram para a amarela. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (2) pelo Governo do Estado. Página 3. Um dos principais motivos para a cautela neste momento é a identificação de uma alta de 27% no índice de contaminação da covid-19 na última semana.
Hospital Margarida O Hospital Margarida, que atende, além de João Monlevade, outros quatro municípios da região também está em alerta, já que aumentou o número de pacientes com sintomas de coronavírus que procuram atendimento e que, em muitos casos, precisam ficar no local para observação médica. Para que o setor de Covid-19 tenha garantias de atendimento, a Prefeitura de João Monlevade informou que estuda aumentar o valor repassado ao Hospital. Somente em dezembro o repasse pode chegar a R$ 2 milhões, o dobro do que estava previsto.
Mais fiscalização Em atendimento a um pedido da Secretaria de Saúde, devido ao aumento de número de casos de covid-19 na cidade, a Prefeitura decidiu contratar, em caráter emergencial, mais fiscais para compor a equipe. A contratação visa atender uma cobrança pública forte para coibir a transgressão da lei em ambientes com aglomeração de pessoas. Uma parte do atual quadro de fiscais é considerada faixa populacional de risco nas regras da covid-19 e não podem atuar. No início da semana, um ofício foi enviado para a Polícia Militar solicitando apoio aos fiscais municipais para, se necessário, fechar os estabelecimentos que desrespeitarem as regras.
Busca por atendimento dispara A Secretaria de Saúde de João Monlevade informou que no primeiro dia deste mês foram registrados mais de 150 atendimentos no Centro de Referência para covid-19, sendo necessário aumentar o número de cadeiras para as pessoas sentarem mais distantes, inclusive na parte externa. Também foi preciso chamar mais um médico para ajudar no atendimento. Ainda segundo a Secretaria, normalmente os atendimentos diários giram em torno de 40 a 70. Conforme a Secretaria de Saúde, o atendimento é feito por um médico fixo sendo que às segundas, quartas e sextas mais um médico auxilia no atendimento. Diante da demanda, o atendimento médico também será ampliado nos outros dias. A orientação é que a população continue usando máscaras, evite aglomeração e utilize medidas de higiene para evitar a contaminação pelo coronavírus, pois os casos da doença têm aumentado. Quem tiver sintomas gripais, acompanhados ou não de febre, dor no corpo e ou diarreia, deve procurar o Centro de Referência para covid-19, que funciona no prédio da Secretaria de Saúde, no bairro Belmonte, todos os dias, de 7 às 17h.