__MAIN_TEXT__

Page 1

16ª Edição

PROJETO AMBICIOSO E COMPLEXO Construída em uma encosta, essa casa foi projetada para ser uma experiência arquitetônica

SUSTENTABILIDADE

O futuro das construções está presente nesse projeto

Mosman House Arquitetura, decoração, reforma, construção, dicas e tendências

1


2


3


Arquitetura

Projetos inovadores que englobam diversos elementos e apresentam de forma única a arquitetura.

Decoração

Diversas ideias para você personalizar o seu cantinho favorito.

Reforma

Mudanças que inspiram e trazem renovações para ambientes.

Construção

Desenvolvimento e execução de projetos de obras previamente elaborados.

Dicas

Descubra quais cores mais combinam com o seu projeto e deixe sua imaginação fluir.

Tendências

Novidades que chegaram para conquistar um grande espaço no coração dos arquitetos e de seus clientes.

Espaços

Diversos ambientes de construções para você e para o seu negócio. Inspire-se!

4


E DI TO RIA L

Júnior Machado D I R E T O R

A 16ª edição da revista está com diversas novidades e projetos que inspiram e impressionam. Você poderá conferir conteúdos sobre arquitetura, decoração, reforma, construção, tendências, inúmeras dicas e espaços. A casa principal consiste em um projeto ambicioso e complexo, nomeada como Mosman House, desenhado pelo arquiteto Rolf Ockert. Extremamente moderna, ela é cheia de soluções brilhantes e ideias criativas, tornando-se uma experiência arquitetônica do início ao fim. Dentro dos assuntos de modernidade, a super novidade dos papéis de parede em 3D trazem um ar de renovação e recomeço sem a necessidade de grandes reformas. Você poderá conferir alguns modelos e combinações e logo em seguida entender também a importância da escolha das cores que serão aplicadas em cada ambiente e como a aplicação delas pode mudar as emoções, humor e ações das pessoas sem que elas percebam. Para a parte comercial, trouxemos dois projetos totalmente diversos, mas que compartilham em comum o objetivo de proporcionar uma incrível experiência de compra para seus clientes. O primeiro, da empresa Natura, expressa através da utilização de materiais naturais e responsabilidade ambiental, a identidade da marca, que é definida pela sustentabilidade. Já o projeto da AR Vinhos é baseado em linhas minimalistas, fazendo alusão às vinhas. Você poderá conferir também matérias incríveis sobre jardim vertical, integração de ambientes, piscinas, escadas, área gourmet e muito mais.

Faça uma ótima leitura!

Diretor: Junior Machado Comercial: (19) 97416-5273 Artes: Agência Refrão Comunicação e Marketing E-mail: admtribuna@gmail.com Facebook: /revistacasapaulinia Direção de Arte: Lucas Paz

5


6


7


CASA

Experiência Arquitetônica Extremamente moderna, ela é cheia de soluções brilhantes e ideias criativas Um projeto ambicioso e complexo, essa casa foi construída em uma encosta. Embora possa parecer inconveniente para algumas pessoas, essa construção é verdadeiramente especial e única. A Mosman House é uma casa inovadora localizada em uma colina em Mosman, um subúrbio no Lower North Shore de Sydney, Austrália. Desenhado pelo arquiteto Rolf Ockert, a residência é um exemplo perfeito de como realizar um projeto de casa bonito e fun-

8

cional em um terreno inclinado. A casa foi projetada para ser uma uma experiência arquitetônica do começo ao fim. Extremamente moderna, ela é cheia de soluções brilhantes e ideias criativas para o que muitas vezes parece ser um fluxo interminável de impossibilidades. Planta baixa de dois níveis, exterior de casa moderno, deck com incrível lounge de conversação e piscina de borda infinita, ao design de interiores contemporâneo

que apresenta sala de estar com pé direito duplo e muito mais! Tudo isso foi construído com muita elegância e delicadeza. É uma peça de arquitetura empolgante, mas ao mesmo tempo e, o mais importante, tem VIDA e sente-se que é um lar para uma família. O design desta casa é digno de prêmios e a seguir estão alguns pontos cruciais que destacam os recursos modernos.


Projeto de casa em dois níveis Interiores se revelam cada vez mais à medida que se avança pela casa em direção à parte externa Dependendo principalmente da inclinação da propriedade, o projeto de casa em desnível, na maioria dos casos, requer uma planta baixa em dois níveis, que é o que aconteceu com a casa Mosman. Essa casa está em declive e isso significa que está abaixo do nível da rua. Quando aproxima-se da rua, tudo o que é visível desta casa na encosta são as entradas da garagem e da casa com portas de madeira contemporâneas combinando, enquanto o resto da residência desce em cascata pela colina. Quando vista de frente a apresentação é tranquila e humilde, enquanto os espaços interiores se revelam cada vez mais à medida que se

avança pela casa em direção à parte externa e traseira. De espaços privados reduzidos a áreas familiares especialmente complexas. Embora esta casa apresente um projeto em bloco inclinado para baixo, também há exemplos de projetos de casa de bloco inclinado para cima (aclive, onde a casa é construída acima do nível da rua). Em ambos os casos, a planta baixa em níveis divididos maximiza o uso da propriedade.

9


10


11


CASA

Modernidade A propriedade desenvolve-se em dois pavilhões dispostos em cada lado do pátio central. O conceito de pavilhão garante que a casa fique no local em uma escala adequada. O pavilhão frontal, acessível a partir da rua, contém garagem, quartos e outros cômodos. O pavilhão traseiro, voltado para o porto e aberto para a natureza, contém uma variedade de áreas de estar e um amplo escritório. A cozinha e a sala de jantar estão localizadas no último andar.

12

Apesar de estarem localizados abaixo do nível da rua, devido à queda acentuada do local, eles ainda são elevados, oferecendo vistas fantásticas. Além disso, o uso extensivo de concreto necessário para a construção de pavilhões nesta desafiadora propriedade inclinada foi uma grande oportunidade para os arquitetos caracterizarem o exterior da casa com fachada de concreto aparente, o que lhe confere uma bela presença moderna.


13


14


15


CASA

16


Iluminação natural Aberto para a natureza, contém uma variedade de áreas de estar e um amplo escritório

Além do concreto aparente, o exterior da casa apresenta aproveitamento máximo de vidro, já que as paredes externas transparentes são vitais para que os interiores sejam claros e confortáveis, considerando que há apenas dois lados da casa com acesso direto à luz do dia.

A arquitetura é cuidadosamente esculpida para aproveitar ao máximo a luz e as vistas, especialmente com janelas laterais e de canto que se espalham e se desconstroem para emoldurar os elementos da paisagem e adicionar uma qualidade de luz à estrutura sólida. As paredes de

vidro colocadas nas laterais da casa também contêm um poderoso elemento de tela escultural de cobre, de cima para baixo, que cria um contraste atraente com o concreto exposto.

17


18


19


Projeto de escada simples para uma casa na encosta Extremamente moderna, ela é cheia de soluções brilhantes e ideias criativas Como seria de se esperar, o projeto de uma casa de dois andares requer o uso de escadas para navegar pelos espaços internos, especialmente em uma casa na encosta projetada em torno do conceito de vários pavilhões. A casa Mosman adota um design de escada simples com vidros elegantes e corrimão de metal minimalista. A decoração da parede interna é centralizada em torno da cor branca para refletir o máximo possível da luz do dia, que é trazida principalmente através da claraboia no telhado e nas paredes de vidro externas.

SALA DE ESTAR COM PÉ DIREITO DUPLO A sala de estar de pé-direito duplo serve como área principal da casa. Ela está localizada no nível mais baixo do pavilhão traseiro e concede acesso ao deck da casa com lounge de conversação e piscina de borda infinita. As janelas de altura dupla garantem que a luz do dia atinja até as seções mais distantes da casa. Pisos, móveis e decorações de parede são todos projetados em co-

20

res neutras e terrosas, compondo assim uma decoração de interiores elegante e moderna. Além disso, o nível superior contém uma galeria / escritório atraente com parede de divisória de vidro que permite abertura. O sistema de parede de vidro móvel garante privacidade e isolamento quando necessário e permite a ventilação adequada de todos os espaços interiores.

QUARTO CINZA ESCURO A mesma textura de madeira escura da cozinha também é usada como elemento de decoração no quarto principal. Com paleta de cores escuras aplicada tanto nas paredes quanto nos móveis, uma boa noite de sono é garantida.

DECORAÇÃO MODERNA DE BANHEIRO Paredes escuras e textura de madeira também definem a decoração moderna do banheiro. Em ambos, a banheira branca minimalista era o ponto focal e a peça principal do ambiente.

DECK DA CASA COM LOUGE DE CONVERSAÇÃO E PISCINA DE BORDA INFINITA Sem dúvida, o elemento mais atraente desse projeto de casa em declive é um grande deck de concreto, formado para conectar a casa com a reserva do porto. O lounge de conversação afundado é um excelente complemento projetado para criar muitas boas lembranças e noites agradáveis, enquanto a piscina de borda infinita com cascata leva a experiência de vida nesta casa na encosta a outro nível.


PROJETO DE CASA SUSTENTÁVEL A sustentabilidade é uma grande parte do projeto desta casa.

A sustentabilidade que é futuro das construções está presente nesse projeto e foi levada a sério. As baterias são alimentadas por 27 painéis solares. Além das medidas de sustentabilidade hoje obrigatórias na Austrália, como reservatório de água da chuva, isolamento de alto nível, iluminação de baixo consumo de energia, etc., a casa foi, desde o seu projeto inicial, concebida para minimizar o uso de energia. A integração dos ambientes desempenha um papel importante, proporcionando significativa exposição à luz natural e ao fluxo de ar em todas as salas, minimizando a necessidade de utilização de ar condicionado e iluminação artificial. A ventilação cruzada fornecida tornará o uso de ar-condicionado necessário apenas em alguns dias do ano. O telhado verde não é apenas agradável de se

olhar, mas também o isola de forma eficiente e, ao mesmo tempo, aumenta consideravelmente a área paisagística. A vidraça, indispensável para ligar visualmente a casa ao seu magnífico enquadramento, foi restringida às fachadas Norte e Sul e conta com a mais recente tecnologia de vidros baixos e duplos. A articulação das fachadas otimiza o sombreamento natural no verão enquanto maximiza o ganho solar no inverno. O aquecimento é fornecido por meio de um sistema chamado “Gas Hydronic” sob o piso inferior com baixo consumo de energia, fornecendo calor suave de fundo em todas as áreas de estar. No geral, esta casa é um projeto ambicioso e complexo, mas delicado e elegante. É uma peça arquitetônica indescritível!

21


22


23


Matéria Obras

Um ano de muitos mandatos Eleito na eleição suplementar de 2019 para o mandato de um ano, o prefeito Du Cazellato avançou a administração de Paulínia em diversos anos, superando governos anteriores ao retomar obras paradas há mais de dez anos

Os paulinenses foram às urnas no último 16 de novembro e comprovaram que quando uma gestão pública é eficiente não são necessários quatro anos de administração para comprová-la. Reeleito com 26.932 votos, ou seja, 48,19% do eleitorado local, Du Cazellato venceu porque convenceu. Seu trabalho realizado na Prefeitura de Paulínia no último ano, quando assumiu o governo após

24

vencer a eleição suplementar de 2019, superou em anos os governos anteriores marcados por interrupções jurídicas e escândalos de corrupção. Em apenas um ano, além de iniciar obras importantes para a cidade, Du Cazellato retomou obras paradas há mais de dez anos. Nesta edição da Revista Tribuna Casa para fechar 2020 com chave de ouro, trazemos os registros de

alguns desses serviços mais importantes da Administração Municipal de Paulínia neste último ano sob a tutela de Du Cazellato. Presentes por todos os cantos da cidade, as obras têm feito os bairros mais bem estruturados e o centro cada vez mais pujante, transformando Paulínia numa cidade mais bonita, segura e confortável para se morar. Exatamente como uma casa deve ser.


Nova ponte do Rio Atibaia Depois de anos na promessa, o prefeito Du Cazellato em poucos meses de mandato, iniciou as obras de construção da nova ponte sobre o Rio Atibaia, que fará parte de um sistema viário. A obra começou em meados de outubro e tem previsão de durar 24 meses. Quando finalizada irá ligar começar no bairro Jardim Planalto e terminar na Avenida dos Trabalhadores no Parque da Represa.

25


26


27


Matéria Obras

Fim da erosão no Morro Alto Uma erosão que cada vez mais ameaçava os motoristas e pedestres moradores dos bairros São Domingos e Morro Alto, chegou ao fim na gestão Cazellato. A obra refez o trecho, recuperou as encostas e um novo asfalto foi feito no local. O muro da chácara também foi reconstruído pela Administração.

Quadra do Primavera pronta A Administração recuperou várias praças e quadras esportivas da cidade, entre elas a Praça da Bíblia no Jardim Primavera. O local ganho uma arquibanca-

28

da de alvenaria com espaço para pessoas com deficiência, uma pintura nova, ponto de hidratação e reforço nas tabelas, ficando agora exclusiva para basquete.

A obra refez o trecho, recuperou as encostas e um novo asfalto foi feito no local. O muro da chácara também foi reconstruído pela Administração.


Ginásio do centro em obras Fechado e sem uso, o Ginásio do Centro, começou a ser reformado e em breve poderá ser utilizado pela população. O Ginásio está sendo inteiro reformado, ganhará novo piso e a quadra externa também será reformado.

Escolas reformadas para retomar as aulas

O maior programa de manutenção dos prédios da educação teve início na gestão Cazellato. No total serão 60 prédios que serão beneficiados, permitindo que o retorno das aulas presenciais ocorra com as obras já finalizadas.

29


30


31


Matéria Obras

Mobilidade em Betel Em Betel, uma rotatória foi construída na entrada do Distrito ligando as duas principais avenidas do bairro. Assim motoristas e pedestres agora passam pelo local com mais segurança. Enquanto a nova ponte não fica pronta, Cazellato acabou com o balão do Fontanário, criando uma terceira faixa no sentido Centro/João Aranha e dando mais fluidez no trânsito.

32


Ubs’s em manutenção Desde junho, os prédios da Saúde estão passando por reformas. No geral serão 32 imóveis contemplados com o maior programa de manutenção que a cidade já teve. Neste programa a gestão Cazellato está investindo quase R$ 10 milhões e até junho de 2021, todos serão atendidos.

33


34


35


Matéria Obras

Finalmente, novo Píer do Mini Pantanal Fechado em 2014, o local que estava condenado tecnicamente foi derrubado e um novo espaço está sendo construído no local.

36

O novo píer do Mini Pantanal terá espaço para palestras, acessibilidade para pessoas com deficiência, banheiros, lanchonete e brinquedos.

Tudo isso a custo zero para a cidade, pois a construção é feita como contrapartida ambiental.


Lagoa do João Aranha muda a paisagem do bairro

Um imóvel abandonado foi reformado pela Prefeitura de Paulínia e transformado em base avançada para Guarda Municipal e Defesa Civil. A base fica na Praça Waldemar Perissinotto, também conhecida como Lagoa do bairro João Aranha, outro espaço que também foi revitalizado pela gestão Cazellato, ganhando novos brinquedos, triciclos para passeios, o canal foi desassoreado, a quadra reformada e iluminação.

37


38


39


Matéria Obras

Parque das Flores que dá orgulho 40

A população ganhou um ponto lazer e a cidade um novo ponto turístico com o novo Parque das Flores. O local que ganhou brinquedos, foi desassoreado, uma academia ao ar livre e um letreiro com os dizeres <3 Paulínia, agora é usado diariamente pelas famílias paulinenses. Quase 400 mudas de árvores também foram plantadas no local.


Ponte da Rhodia, enfim, finalizada e liberada

Colocando fim a um problema que prejudicava moradores de Paulínia e Campinas, Cazellato terminou a obra da ponte da Rhodia e liberou para uso no dia seguinte. Com a obra liberada, o trânsito também melhorou na região de Betel e na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP332).

41


42


43


Dicas

Papel de Parede A super novidade agora são as aplicações em 3D.

Mudanças trazem ar de renovação e recomeço! Muitas vezes queremos mudar um cômodo, mas pensar no trabalho (e bagunça) que aquilo pode causar, é desanimador. Mas às vezes, basta uma mudança de detalhes para ter um resultado surpreendente. Por isso o papel de parede é tão requisitado em reformas. Os papéis de parede tem aplicação rápida e prática. Com tecnologias cada vez mais avançadas, eles agora podem ser usados em todo tipo de ambiente, inclusive em áreas úmidas da casa. Por terem uma enorme variedade de opções, eles facilitam muito o processo de decoração, satisfazendo os gostos de cada cliente. Outro ponto positivo é que o papel de parede é muito resistente, se for bem aplicado e cuidado, pode durar até 12 anos. A super novidade agora são as aplicações em 3D. Elas dão ilusão óptica de profundidade e

44

tornam-se mais refinadas e especiais. Esses papéis transformam um ambiente por completo sem doer tanto no bolso. Traduzem modernidade e podem ser encontrados em formas geométricas ou imagens reais. As formas geométricas são desenhos de círculos, quadrados, losangos, ou outras. Podem ser aplicados em duas ou mais paredes, desde que as cores sejam claras e neutras. Caso tenham cores intensas e vibrantes, deverão ser utilizadas em apenas uma parede para não causar desconforto visual. Já os de imagens reais são imitações de paisagens, pedras e diversos objetos, que devem ser usados em apenas uma parede para chamar a atenção na decoração. Independente da escolha, esses papéis de parede valem o investimento para quem procurar mudar de maneira fácil e com personalidade.


45


Dicas

Foto Adriano Escanhuela

Cores A cor em um determinado local, pode mudar as emoções, humor e ações das pessoas, sem que elas percebam.

Cores na decoração são sempre muito bem-vindas! Apostar nelas atribui mais personalidade aos projetos, já que as cores dizem tanto sobre o que as pessoas são e pensam. A cor em um determinado local, pode mudar as emoções, humor e ações de um indivíduo, sem que eles percebam. Cores quentes, são mais vibrantes, alegres, com mais energia. As frias por exemplo, são mais calmas e relaxantes. Para usá- las em um projeto, a primeira coisa necessária a se pensar, é a intenção dele, levando em consideração o perfil, personalidade e desejo do cliente. As cores possuem finalidades diferentes, são elas: O uso das cores complementares (aquelas localizadas em lados opostos do círculo cromático) apresentam ambientes com maior contraste resultando em ambientes vibrantes e cheio de energia. Usar cores análogas (cores vizinhas no círculo cromático) e de baixo contraste, criam ambientes tranquilos e sofisticados, que por serem cores parecidas, produzem a sensação de continuidade e uniformidade, sem surpresas visuais.

46

Já as cores monocromáticas (quando você escolhe uma única cor e deriva os tons) produzem espaços com uma tendência de se tornarem mais dramáticos e cool. Na imagem 1, verde, cinza e caramelo era o sonho da cliente. A paleta de cores já estava pronta e foi apresentada para arquiteta Beatriz Quinelato que abraçou o pedido e idealizou o projeto. Pprodução Mayra Navarro. Na imagem 2 o projeto era a área externa de um rooftop. Destaque para os ladrilhos que revestem toda a parede e esse mix de madeira no mobiliário trazendo muita textura para esse ambiente projetado pela Beatriz Quinelato. Produção Mayra Navarro. Na Imagem 3, o verde predomina em um projeto que leva a assinatura da arquiteta Beatriz Quinelato. É possível ver vários tons, formatos e texturas diferentes, nos objetos, plantas e revestimentos, deixando a composição interessante e agradável. Produção Mayra Navarro.

01

Foto Adriano Escanhuela

02


Na imagem 4, como a edição da Mostra “Na Toca” SP apresentou o tema “Casa Botânica” o conceito foi direcionado neste caminho. Aliando o conceito da mostra com o estilo de trabalho, caminho seguido foi uma das tendências de “morar” que é o Urban Jungle. Sobre as cores, a escolha do tom verde foi intencional para trazer harmonia junto da vegetação. Já o tom coral vem para destacar o mobiliário e o paisagismo e apresentar um cor-de-rosa repaginado.

05

Já na imagem 5, outro destaque desse ambiente projetado pela Beatriz Quinelato é o recinto elaborado para o filho maior com o Futton, roupa de cama da Beterraba e painel de atividades assinado por Carol Eleutério com um céu rosado, portinhas secretas, texturas e sons para a criança brincar, descobrir e explorar. “Para que o nenê possa dormir próximo a mãe criamos um bercinho suspenso ao lado da cama para facilitar a dinâmica da família. E pensando no filho maior, criamos um espaço exclusivo para ele dentro do quarto dos pais, de forma que ele se

Foto Adriano Escanhuela

Foto Raphael Briest

03

47


Foto Adriano Escanhuela

06

08 Foto Raphael Briest

07

sinta incluído na nova rotina da família.”, revela Beatriz. Foto Raphael Briest Na imagem 6, essa mesa da arquiteta Beatriz Quinelato, fica centralizada no ambiente sem qualquer fechamento. A equipe fica toda integrada, respeitando o momento de trabalho de cada um, mas de forma leve e descontraída. Na parede, a aplicação do boaserie e pintura nas paredes com com cores claras e muitas plantas para tornar o local agradável para o trabalho. Produção Mayra Navarro. Na imagem 7, para compor a paleta dos tons rosados a arquiteta Beatriz Quinelato escolheu uma cuba de cobre e torneira no metal rose gold. Para reforçar o tema monocromático, a profissional optou em trazer a natureza através dos pratos de parede com imagens de insetos ao invés das folhagens, sempre tão presentes em seus projetos.

Cores da mais antes de dormir, então foi feito um painel possível de encaixar os livrinhos sem precisar levantar da cama. Um detalhe especial para os puxadores com as cores em degradê, o balão luminária e o espelho em formato de mão e pente, que serve também como régua de crescimento. Pensando em todos os detalhes, a fita da persiana foi feita na cor do quarto e o ar condicionado foi adesivado na mesma cor da parede para que sumisse no contexto. Produção Mayra Navarro. Tel. (11) 2594-1136, São Paulo, SP. https://www.beatrizquinelato.com.br/ @beatrizquinelatoarquitetura

05

Produção Mayra Navarro.

Foto Adriano Escanhuela

48

Na imagem 8, o pedido da mãe era que fosse um quarto não muito infnatil e que também fosse possível adaptar sem grandes intervenções, caso a filha mais velha, daqui alguns anos, quisesse voltar a ter seu próprio quarto e individualidade. Com isso, embora as camas tenham um visual de uma peça só, foram fabricadas de forma separadas, para que se precisasse tirar uma das camas, fosse realmente simples tirar. E o que ficaria, seria apenas o painel da parede. Com a informação que as meninas gostam muito de livros e esse hábito aparece ain-

Foto Adriano Escanhuela


49


50


ACIP ganha auditório novo da parceira Sicoob CREDICERIPA local adequado para participar de palestras e cursos de aprendizado, com conforto. A ACIP (Associação Comercial e Industrial de Paulínia) acaba de inaugurar o auditório totalmente reformado. Em maio, o presidente da entidade, Júnior Machado assinou contrato com a parceira Sicoob CREDICERIPA, que viabilizou a obra do espaço usado para profissionalização e fomento do comércio local. O auditório foi pintado, as cadeiras, cortinas e mesas foram trocadas e ganhou novos

equipamentos, como projetor. “Pensamos em tudo para oferecer comodidade às pessoas que encontrarão no espaço um local adequado para participar de palestras e cursos de aprendizado, com conforto. Temos na Sicoob CREDICERIPA um parceiro importante de negócios e que tem o desejo de contribuir com o crescimento de Paulínia em todos os sentidos”, explica Machado.

Com o auditório pronto, o presidente da ACIP disse que está organizando diversos eventos assim que o isolamento social puder ser reduzido. “Nossos comerciantes precisarão mais que nunca se unir e se capacitar para os novos desafios. Estamos fazendo o possível para retomar com tudo após essa crise que afetou e muito o comércio local”, analisa Machado.

51


Sicoob Crediceripa inaugura sede em Paulínia Crediceripa chegou à cidade colocando em prática o espírito de cooperação Cooperativa de crédito oferece os mesmos produtos e serviços de um banco, com taxas menores e serviço personalizado. O Sicoob Crediceripa, maior sistema financeiro cooperativo do Brasil, inaugurou oficialmente sua sede em Paulínia, na última segunda-feira, na Avenida José Paulino, nº 1.811. Por meio da cooperativa de crédito, são oferecidos produtos e serviços de um banco comum, mas com taxas menores e atendimento personalizado. Outro diferencial é que a captação de recursos e os resultados são reinvestidos no próprio município e o cooperado, que possui conta na instituição, participa das decisões e da divisão das sobras (resulta-

52

dos) da cooperativa. O gerente geral de Paulínia, Jean Carlo, recebeu representantes da instituição que atuam na matriz, em Itaí (SP), como os diretores operacional, Eduardo Aparecido Ferreira; administrativo financeiro, Carlos Alberto Cesário; e de negócios, Kalil Anderson Carnevalli, além da gerente regional de Sorocaba, Cristina Renata França. O evento também foi prestigiado por autoridades e representantes de entidades da cidade, como o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Merkes; o vereador Fábio Valadão, o comandante da Guarda Civil Municipal, Alexandre Mendes; pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Paulínia

(ACIP), Júnior Machado; o diretor da Fama Negócios Imobiliários e perito judicial, Fábio Luís Passeri, entre outros. Jean Carlo destacou que a cidade de Paulínia foi escolhida por sua representatividade, em termos de renda per capita e de importância na região de Campinas. “Estamos atuando em uma cidade de cerca de 110 mil habitantes, pujante, embora participante da região metropolitana de Campinas, ainda guarda seus toques de cidade interiorana, de tradições e costumes, onde as pessoas buscam constituir seus negócios e famílias. Nós somos uma cooperativa que tem nome e sobrenome forte, com olhar voltado para as pessoas, viemos


com o propósito de promover a justiça financeira através do cooperativismo financeiro, pela CREDICERIPA através do maior sistema cooperativista do Brasil, o SICOOB. Vamos escrever nosso novo capítulo dentro da nossa cooperativa na cidade de Paulínia, com nosso propósito “conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade””, salientou o gerente de Paulínia. O diretor operacional, Eduardo Aparecido Ferreira, também confirmou a importância de Paulínia

para a expansão dos negócios da rede. “Desde o primeiro contato que fizemos com a cidade, os estudos realizados já demonstravam a viabilidade da agência Crediceripa em Paulínia. É uma conquista muito grande para a Crediceripa estar numa cidade desse porte, com toda a capilaridade que existe de negócios e de atividades”, ressaltou. Júnior Machado, presidente da ACIP, enfatizou que o Sicoob Crediceripa chegou à cidade colocando em prática o espírito

de cooperação, patrocinando a reforma do auditório da entidade e prestando apoio aos comerciários do município. “É um espaço utilizado para profissionalização e fomento do comércio local, com oferecimento de palestras e cursos. Assim que o cenário de pandemia de Covid-19 melhorar, nossos comerciantes precisarão mais do que nunca de apoio e capacitação, para continuar fortes no mercado”, pontuou.

53


54


55


Inspiração

Projetos

Comerciais projetos físicos começaram a apresentar referências à natureza Projetos comerciais são desenvolvidos com o objetivo de entreter e conquistar o consumidor. Através deles é identificado as necessidades dos clientes, levando em consideração as distinções ambientais e físicas da localização da construção, utilizando processos que aumentam o aproveitamento dos recursos disponíveis. Eles são de alta relevância pois podem engajar mais os consumidores e aumentar consideravelmente vendas, quando estudos, e aplicações desses são feitas. Alguns casos a seguir comprovam esses pontos:

56

Ao longo dos anos a Natura foi se transformando em uma empresa com um DNA de sustentabilidade. Atualmente segue seu enga-

jamento com produtos e projetos que envolvem essa causa. O marketing da empresa deixa esse posicionamento bem claro, porém eles também perceberam que essa identidade deveria ser vivenciada também pelo consumidor final nas lojas. Dessa forma, os projetos físicos começaram a apresentar referências à natureza, através da utilização de materiais naturais que foram processados com refinamento estético e tecnológico e levando em consideração a responsabilidade ambiental. Nesse projeto é possível perceber a ideia de promover o equilíbrio entre tradição artesanal e a indústria contemporânea, definindo assim cinco formas de comunicação com o visitante,

sendo elas: O ambiente, que engloba os demais; os produtos; as informações disponibilizadas; experiências oferecidas e as tecnologias utilizadas. Além disso, define elementos comuns a todas as marcas e distintivos da natura - ingredientes, ativos e óleos - que são o fio condutor das narrativas e estão presentes em cada loja. Por se tratar de um estabelecimento comercial com foco em venda de produtos, existe a importância da definição de uma zona visual marcada e claramente reconhecível - zona quente - que percorre todo o espaço e guia o visitante através das narrativas a serem criadas, enquanto as paredes da loja deverão organizar o conjunto de marcas e produtos e criar uma lógica recorrente de organização dos mesmos.


AR Vinhos

Seguindo o mesmo conceito, a AR Vinhos quis criar algo especial a seus consumidores. Para muitas pessoas, vinho é sinônimo de sofisticação, e bons vinhos são associados a bons momentos. A Winehouse que fica localizada em Aveiro teve seu projeto destacado devido à existência de um plano que se desdobra e assume o protagonismo de toda a intervenção.

Esse projeto de linhas minimalistas e depuradas tem em seu espaço, fazendo alusão às vinhas, um plano que conduz o cliente, através do espaço e dos vários vinhos expostos, até balcão de atendimento. Esse projetos levam os visitantes, sutilmente, a pontos que são importantes para o negócio, como por exemplo nesse caso, que levam o cliente por um caminho até o balcão. Isso faz com o que o consumidor não tenha dúvidas para onde ir, e sinta-se mais confortável no ambiente, criando maiores chances de converter em compras.

Esta loja divide-se em dois pisos, sendo que no piso superior será uma zona mais seletiva, onde terão lugares para degustações e workshops, enquanto no piso inferior concentrará as atividades comerciais. Por trás de cada projeto de loja, existe um estudo e um porquê. Arquitetos pensam em detalhes que quem entra no ambiente nunca perceberá que aquilo foi montado na intenção de incentivar as compras.

57


58


59


Verde

Jardim Vertical podem ser montados em áreas muito pequenas, e necessitam apenas de uma parede

O jardim vertical natural é uma técnica paisagística moderna que traz benefícios além do visual. Seu uso, que antes pertencia apenas ao mundo corporativo, ganha adeptos diariamente e é a opção perfeita para quem tem pouco espaço mas deseja um projeto de paisagismo. A verticalização das cidades reforçou o uso desses jardins. Os grandes espaços que antes pertenciam a árvores e flores, perderam forças para os prédios com pouco espaço para elas. As vantagens desse estilo de jardim, que hoje já é usado também como parte da decoração, incluem a melhora da qualidade do ar, a diminuição da poluição sonora, além de trazer sensação de bem estar e até aumento da produtividade. Os jardins verticais podem ser montados em áreas muito pequenas, e necessitam apenas de uma

60

parede. Eles são de fácil manutenção e melhoram a estética do espaço. A escolha das plantas que compõem esse paisagismo são de extrema importância e fundamentais para alcançar um resultado desejado. Recomenda-se opções como: Jibóia, Lírio-da-paz, Palmeira-dama, Espada-de-São- Jorge, Árvore-da-borracha, Babosa-de-Pau, Hera-Inglesa, Flor-de-Maio, Samambaia, Singônio, Russélia e Antúrio.

Cada vegetação tem uma finalidade diferente, e dependendo se seu jardim for na área interna ou externa, suas escolhas devem se adequar. Os jardins verticais são opções baratas, práticas e perfeitas para quem tem um espaço pequeno ou grande, além de serem benéficas ao meio ambiente e qualidade de vida. Poles arquitetura: Texto: Vitória Oliveira


Integração deAmbientes lâmpadas de temperatura quente (amarela) que traz ainda mais a sensação de bem estar e aconchego para os espaços. Hoje, a integração entre os ambientes é o que a maioria dos clientes buscam. Nesse projeto, retiramos a porta que dividia a área gourmet da salas, abrimos a cozinha nela, fizemos uma ilha com o cooktop voltado para área da churrasqueira, criando uma interação e comunicação entre os espaços. O projeto conta com um design clean e sofisticado. Trabalhamos com linhas retas e cores sóbrias para trazer elegância, além de madeira para dar uma maior sensação de conforto. Ainda pensando em conforto, tra-

balhamos toda iluminação com lâmpadas de temperatura quente (amarela) que traz ainda mais a sensação de bem estar e aconchego para os espaços. A fita de led embutida na marcenaria, os pendentes e arandelas, além de proporcionar uma iluminação de destaque, também são elementos essenciais para quem busca esse tipo de resultado. Para nós, uma boa iluminação faz toda diferença no ambiente. Empresa: Barbato&Ferracioli (BF) Arquitetura+Interiores Texto e Fotos: Fernanda Barbato

61


62


63


Feliz Natal e que o seu Ano Novo seja cheio de esperança.

@oticapaulinia @oticaspaulinia

64

(19) 3833-4166 (19) 97411-7188

Av. José Paulino, 1023 - Jardim Vista Alegre, Paulínia


COMO ANDA A PRESENÇA DA SUA EMPRESA NA INTERNET? APONTE A CÂMERA DO SEU CELULAR PARA O QR CODE E SAIBA MAIS!

MARKETING DIGITAL | ESTRATÉGIAS DIGITAIS | AUDIOVISUAL | DESIGNER GRÁFICO

65


Ambiente

Agradável

Siqueira + Azul Arquitetura

A comunicação entre os ambientes torna o projeto mais agradável

66


Os ambientes foram organizados em um único pavimento – o térreo. Nele estão as áreas íntima (dormitórios) e social (sala de estar e jantar, área de serviços e cozinha). O volume superior conta com um diálogo estético direto ao primeiro, permitindo a visualização das partes entre si, e como um todo. Os arquitetos apostaram na distribuição racional dos ambientes e na transparência das extremidades, permitindo a ocupação por jardins internos, fluidez entre os espaços e iluminação e ventilação naturais. Além disso, exploraram a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos. A comunicação entre os ambientes torna o projeto mais agradável, além de trazer a dinâmica e o conforto necessário para uma circulação mais fluida. Para o projeto de interiores, os arquitetos optaram por uma paleta neutra

(branco e cinza) com toques de cor no mobiliário, criando uma atmosfera relaxante que combina texturas com cores claras. As coberturas estendem-se criando possibilidades de aberturas e fechamentos, característica que permite sentimento de convivência em área externa quando em ambiente interno. Essas projeções geram espaços de abrigo que proporcionam áreas de lazer generosas. As piscinas, com aspecto de planícies aquáticas, conversam com as águas calmas do canal. Cria-se uma dinâmica entre solidez e transparência, onde o sólido flutua na leveza do fluido. A naturalidade dos materiais permite uma inserção suave no espaço, a casa harmoniza com o seu entorno, honra a natureza local. Texto Eduardo Souza

67


68


69


POLES ARQUITETURA Há poucas coisas que nos fascinam mais que o mar. Sua contemplação suscita um sentimento de paz e suas cores, texturas, movimentos e amplitude proporcionam um efeito cientificamente comprovado de relaxamento no nosso sistema nervoso. Acima de tudo, nos faz perceber o quão pequenos somos ante o universo. Não é por acaso que uma casa de frente para o mar seja um sonho de consumo para muitos. E com uma piscina logo à frente, nem se fala. As piscinas de borda infinita brincam com esse sentimento de infinitude do mar com o céu. Através de um jogo inteligente de planos e níveis, criam uma ilusão de ótica que deixa qualquer um boquiaberto, fazendo com que a água da piscina pareça se fundir com o horizon-

70


te, transbordando em uma ou mais bordas. Mas antes de planejar sua foto no Instagram com uma taça de espumante na mão, é interessante entender como elas são construídas.

chanfro na borda, visto no segundo detalhe, amplifica o efeito visual, fazendo com que a borda da piscina torne-se apenas uma linha, desmaterializando-se na paisagem. Texto Vitória Oliveira

Uma piscina infinita tem uma ou mais paredes que correspondem exatamente ao nível da água da piscina. Isso quer dizer que elas estão sempre transbordando e essa água cai em um reservatório, que fica logo abaixo da borda de fuga, e é bombeada novamente ao reservatório. É importante que esse plano mais baixo não seja visível, para que a sensação seja de que a água flua naturalmente ao horizonte. Os cortes abaixo permitem entender melhor esse funcionamento. O leve

71


Estilo

As escadas podem ser figura especial na sua residência, tornando-se peça decorativa e valorizando o espaço Os estilos dos degraus podem diferir e os vazados são os que deixam o ambiente mais leve.

Muito mais do que apenas um meio de ligar um andar ao outro, as escadas podem ser figura especial na sua residência, tornando-se peça decorativa e valorizando o espaço. Possuem uma enorme quantidade de opções de materiais que podem ser usados e por isso diferem tanto umas das outras. Do rústico ao clássico, as escadas se adequam a qualquer estilo e basta saber fazer as escolhas corretas. Madeira, concreto, concreto armado, ferro, vidro, alumínio, aço inox, marmore ou granito, todos esses materiais podem compor uma escada para alcançar um resultado satisfatório. Os formatos das escadas são outros pontos cruciais e os mais famosos são em U, L, J, caracol, reto ou jacaré. Os retos são os que ocupam maior espaço e por isso são recomendados para áreas grandes. Já os

72

caracóis são os que ocupam menor espaço e por isso recomendados para áreas pequenas.

charme diferente na área social. Por seu conceito díspar, elas são elegantes e chamam a atenção.

Os estilos dos degraus podem diferir e os vazados são os que deixam o ambiente mais leve. Apoiadas em uma única viga central, elas são mais práticas e funcionais e agregam um

Apesar de serem um item necessário em uma casa ou prédio, as escadas podem transmitir personalidade e representatividade do estilo da casa, por isso merecem atenção como o resto da construção.

toque requintado à decoração. A escada das fotos abaixo é presa por tirantes na parede e proporciona um


73


74


Foto por Inicial Comunicação

HÁ MAIS DE 10 ANOS NO MERCADO a KAZAmais se reinventa a cada temporada e traz inovações para o mercado. Há mais de 10 anos no mercado, a KAZAmais seleciona as melhores marcas para quem procura porcelanatos, revestimentos, cimento arquitetônico, partilhas, louças, metais e eletrodomésticos. Localizada em Paulínia e em outras 3 cidades da região (Valinhos, Itapira e Jaguariúna), a KAZAmais se reinventa a cada temporada e traz inovações para o mercado. Dessa vez a aposta é no “Omnichannel” que consiste em uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. As mais importantes marcas do mercado se uniram para apresentar a seus clientes uma solução nunca vista antes. As chamadas “Smart Stores” garantirão praticidade, interação e personalização dinâmica para os consumidores. O modelo inovador de ponto de venda traz como estratégia principal a praticidade na escolha e compra de revestimentos proporcionando uma experiência única ao consumidor. Com o uso da tecnologia, de forma dinâmica e interativa, o modelo permitirá a visualização e simulação do uso dos produtos, de acordo com os desejos e necessidades de cada cliente.

É o futuro, agora! novo formato revolucionário unirá a

experiência convencional com digital Os clientes poderão tirar fotos com seus próprios celulares em suas residências e projetar na tela interativa da loja para visualizar e testar diferentes porcelanatos tendo melhor entendimento de texturas e acabamentos para facilitar suas decisões. Esse novo formato revolucionário unirá a experiência convencional com digital para melhorar a experiência do usuário. Tudo isso dentro de uma loja. Visitar a KAZAmais torna-se uma experiência incrível, e pra quem está construindo ou planejando construir, é o lugar perfeito!

Com um centro de distribuição de 2000m², a KAZAmais conta com milhares de m² à pronta entrega, sendo possível também, fazer compras programadas, onde o cliente pode fechar seu pedido com tranquilidade de cronograma e pagamento, e a KAZAmais guarda os produtos até que ele seja solicitado em obra. A loja conta com uma arquiteta projetista em tempo integral e conectam fábricas direto aos consumidores finais com a flexibilidade de usar o que cada marca tem de melhor.

75


Natureza

Casa no

Cerrado A integração com a natureza foi ponto crucial para esse projeto

O projeto sustentável, foi projetado com elementos naturais que se moldam ao entorno. Idealizada pelo escritório Dayala+Rafael Arquitetura, a obra foi pensada como um lar de uma família, composta por um casal jovem e seu único filho. Procurando mais contato com a natureza, os moradores convivem com antas, veados, e emas que são animais silvestres comuns da região.

Construída em um terreno de mais de 2000 m² em Goiânia, a casa no cerrado, transmite beleza ao combinar ambientes com uma bela vista da vegetação desse bioma. O cerrado é considerado o segundo

76

maior bioma do Brasil e é conhecido também como savana brasileira. Possui uma grande biodiversidade e vegetação características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.

O terreno em declive, que tem a casa abaixo do nível da rua, possui um programa de construção de 552m² e foi dividido em 3 cotas/ níveis. O mais baixo pertence a garagem, oficina de motos e adega. O médio fica o acesso principal, salas de es-


77


78


tar e jantar, cozinha, área de lazer e varanda, além dos íntimos; dormitórios e banheiros. O último nível ficam as áreas de serviços e abastecimentos. Outro recurso disponível na casa é a tecnologia. A residência possui automação central, que controla todas as atividades realizadas na edificação, como iluminação, condicionamento térmico e controle de acessos.

Os elementos sustentáveis da casa incluem geração de energia elétrica por painéis solares, e sistema de captação e aproveitamentos das águas de chuva para irrigação de jardim.

foi para que se comportassem adequadamente com o clima da região Centro-Oeste. A integração com a natureza foi ponto crucial para esse projeto, mantendo ainda a privacidade dos moradores.

A arquitetura contemporânea da casa, utiliza elementos naturais como madeira e pedras para composição. Segundo o arquiteto da casa, a utilização desses materiais

No contexto geral, a bela casa tem elementos que a conectam com o ambiente externo, mantendo sua contemporaneidade e tecnologia de forma sustentável.

79


80

Profile for Jornal Tribuna Paulínia

Revista Casa - Ed 16  

Revista Casa - Ed 16  

Advertisement