






Conhecido como Léo da Rádio, ele tem 45 anos, é itaunense, filho de Dario Ferreira e Alexandrina Alves (Chandoca). É pai de dois filhos, Sofia e Leonardo Júnior e mora no bairro Nogueira Machado, onde vive desde a infância. Há 28 anos trabalha como produtor de eventos e radialista. Recentemente, em entrevista ao Jornal S’PASSO afirmou que gosta de política desde os 13 anos, quando participava com seu padrinho Mário Lúcio, candidato a vereador por duas vezes, acompanhando-o nos showmícios e nas agendas de campanha.
Foi filiado ao PDT, depois ao PP, e em 2016 se candidatou a vereador obtendo 281 votos. Em 2020 se filiou ao Podemos e foi eleito vereador por essa sigla, com 293 votos.
Nas eleições municipais passadas Léo diz que foi candidato com o propósito de cumprir aquilo que gostaria, em
benefício da cidade e do que defende. Os votos que obteve foram suficientes para o eleger. E ao ser eleito, desde então, vem buscando “cumprir os objetivos que eu tinha para o mandato. Creio que todos esses eventos, eleição,
atuação no plenário e, agora, a indicação de liderança, são consequência da política do bem que eu busco praticar, sendo coerente, fazendo o correto e agindo de boa-fé, acredito que os caminhos naturalmente se abrem”.
Léo diz acreditar que sua indicação, que veio, incialmente, com uma certa surpresa, foi avaliada pelo prefeito Neider por sua postura “firme e conciliadora como integrante da base”. Quanto à ligação com o deputado Gustavo Mitre, “é uma relação de amizade de muitos anos; tenho muito respeito e admiração pelo legado incomparável que ele tem deixado. No meu ponto de vista, tudo o que for benéfico para a cidade deveria acontecer, mas não tenho conhecimento das intenções que se passam nos bastidores visando 2024”. Léo se refere à possível união de forças dos dois líderes para as eleições municipais de 2024.
Para Léo Alves ser líder de governo não é uma missão fácil e diz que tem consciência da atribuição que lhe foi confiada, “ainda mais, ao suceder grandes líderes de governos que já passaram por esta Casa, como o próprio Nesval Júnior e também, não poderia esquecer, do ex-vereador, Hudson Bernardes”. Nesta tarefa, pretende manter uma relação respeitosa com os demais vereadores, com sabedoria, diálogo e equilíbrio. Ficar mais perto dos debates, ter uma relação próxima dos atos da administração, e participar mais ativamente das principais discussões de Itaúna nesse período. “Quero poder cumprir esse papel com muita transparência aos meus pares desta casa legislativa, à imprensa itaunense e o mais importante, ao povo de Itaúna”, ressalta.
De Nova York para a Fundação Frederico Ozanan, o Asilo de Itaúna. Foi na terça-feira (20) a entrega à instituição da doação de R$ 25.000,00 arrecadados com a venda das fotos da exposição “Parênteses”, da itaunense Glória Tupinambás e do marido Renato Weil, realizada em novembro, na ap.Art Gallery, em Nova York.
Depois de concluir uma expedição de carro pelos Extremos das Américas, da Patagônia ao Alasca a bordo do motorhome, A Casa
Nômade, de Glória e Renato, aportou em Nova York para a exposição “Parênteses”, na apArt Private Gallery. As imagens são um convite para que o público viaje por horizontes, paisagens, culturas, experiências, faces, retratos... Entre quadros, a conexão com a grandeza de uma vida nômade diversificada, onde a beleza está na certeza de que viajar é sempre reticências, nunca um ponto final.
“Esse dia foi também de olhar nos olhos dos 75 idosos da instituição e compar-
tilhar com eles a alegria da realização desse sonho! E de agradecer aos parceiros e anjos da guarda que estiveram ao nosso lado nessa caminhada! Um obrigada especial à Maria Ines Moraes, que nos abriu as portas da sua casa e galeria para, juntos, fazermos diferença no mundo. À curadora Thais Marin, por ter embarcado nessa aventura conosco. À
Janice Carvalho, da Fundação Frederico Ozanan, pelo profissionalismo e seriedade na direção dessa Casa. À
Vania Prusak, pela hospitalidade e carinho. Ao Rubens Mello, pela criatividade, talento e eterna paciência. Ao Sicoob Centro-Oeste, em especial ao Rogério Diniz, pelo apoio e confiança nessa jornada. E a todos que adquiriram as fotos e fizeram suas doações, nosso muito obrigada lá do fundo dos nossos corações. Que seja apenas a primeira de várias iniciativas assim!!! Porque fazer o bem é um caminho sem volta”, escreveu a jornalista Glória Tupinambás.
Em reunião extraordinária na quarta-feira (21) a Câmara derrubou o veto total do prefeito Neider Moreira (PSD) ao Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Gustavo Dornas (Patriota), que alterar dispositivo de lei municipal sobre o piso salarial dos profissionais do magistério da educação básica (40 horas) da rede municipal.
Vários professores estiveram presentes na reunião, com faixas alusivas às suas demandas. Eles aplaudiram os pronunciamentos dos vereadores em favor da equiparação de salário com o piso nacional, negando, portanto, a nova lei municipal que determina que o pagamento aos profissionais deve ser por hora corrida e não hora/aula como sempre aconteceu na educação.
A alteração feita pelo governo municipal, questionada pela Câmara, suprimia o parágrafo primeiro da lei que
garante o valor do nível inicial de vencimentos e respectivas progressões horizontais para os professores da Educação Básica do Município ativos e inativos, com jornada de até 40 horas semanais em função do Piso Nacional estabe -
lecido em Lei Federal.
Assim, no ano em que não for reajustado o Piso Nacional, o Executivo deverá manter para esses profissionais os seus reajustes ou composição inflacionárias. A Câmara vem fazendo coro junto aos profes-
sores que houve uma redução salarial de alguns profissionais com a nova lei, motivo pelo qual o vereador apresentou proposição, que foi vetada. A justificativa do veto é que a competência privativa para deflagrar processo atinente à
matéria relativa a reajuste ou recomposição de servidor público é exclusiva do Poder Executivo, na lógica da separação dos poderes.
Os vereadores foram unânimes em desaprovar o veto do prefeito, ainda que
alguns afirmaram que a proposição de Dornas é inconstitucional e sofre de vícios de iniciativa e que a decisão será questionada na justiça numa Ação Direta de Inconstitucionalidade.
Os parlamentares da situação quase não se pronunciaram. Preferiram uma fala mais branda. Já os vereadores da oposição, que eles insistem em se classificar como “independentes”, fizeram discursos exaltados pedindo que o prefeito reconsidere a situação e atenda com mais presteza os profissionais da educação, especialmente na questão do salário. Eles voltaram a solicitar que o prefeito conceda aos professores e demais profissionais da educação o rateio das sobras do Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Resolução da Mesa, em consonância com a nova gestão do Legislativo, que tomará posse em janeiro, foi aprovada por 10 votos
Foi aprovada por 10 votos a Resolução da Mesa Diretora da Câmara que faz alterações no quadro de servidores do legislativo, em consonância com a nova gestão que irá tomar posse em 2 de janeiro de 2023. Foi feita alteração da resolução anterior e a extinção dos cargos comissionados de Assessor Parlamentar, Assessor de Imprensa, Tesoureiro e Assessor Administrativo e de Patrimônio, prevista para dezembro de 2022, fica prorrogada por cento e vinte dias. A adequação se propõe para atender posteriormente a nomeação de concursados
e a convocação de novos servidores pela Mesa Diretora sob a presidência do vereador Nesval Júnior (PSD).
A extinção do cargo de Assessor Jurídico, de provimento em comissão, de recrutamento amplo, de livre nomeação e exoneração, fica prorrogada para dezembro de 2023, em razão de estabilidade gestacional adquirida pela servidora ocupante do cargo. A Resolução foi aprovada pela maioria, mas teve 6 abstenções (do grupo da oposição) e 1 voto contrário, do vereador Kaio Guimarães (PSC).
para atender menores infratores já é realidade
Em Itaúna, o projeto da APAC Juvenil se arrasta há muitos anos. O ex-juiz da comarca, Paulo Antônio de Carvalho, um dos grandes defensores do Método APAC, em entrevista ao Jornal S’PASSO afirma que os antecedentes desta proposição datam de mais de vinte anos. Ele era o titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Itaúna e lidava com inúmeros problemas decorrentes de crimes contra o patrimônio praticados por menores. Não havia como manter esses pequenos infratores num ambiente onde adultos cumpriam as mais diversas penas e já estava em funcionamento a APAC, trazida pelo jovem advogado Valdeci Ferreira, o professor Marco Elísio e outros membros da Pastoral Carcerária.
“Se a APAC funciona para o delinquente adulto vai funcionar para o delinquente em formação”, pontuou à época o magistrado. O Conselho de Segurança Pública de Itaúna, Consepi, tendo à frente o professor Francis José Saldanha Franco e o jornalista Hudson Bernardes, que abraçaram a ideia da APAC Juvenil, do juiz Paulo Antônio. A princípio a ideia era construí-la nos terrenos da Fundação Granja Escola São José, no bairro Piaguaçu, que estava desativada. A autorização veio do
presidente da entidade e a obra chegou a ser planejada com a demarcação do terreno. Enquanto a APAC juvenil não se materializara, os jovens infratores de Itaúna foram acolhidos na Fundação Casa Nossa, antigo lactário, coordenado por Geraldo Nogueira e a professora Anna Alves Vieira dos Reis. O programa, que incluía uma série de atividades educacionais e culturais, funcionou por mais de dois anos. Agora, sem a concretização do projeto da APAC juvenil, o juiz Paulo Antônio de Carvalho faz uma constatação lastimável: “Estamos perdendo o bonde, deixamos de ser pioneiros, como foi a construção da APAC adulta”.
A construção da APAC Juvenil não seguiu como queriam alguns, inclusive o juiz e
alguns membros do Consepi. Deixou de ser prioridade por falta de iniciativa política ao longo dos últimos anos. O Consepi mudou de direção e hoje o atual presidente, Welington Borges, afirma que as obras da APAC de Frutal e, agora, de São João Del Rei, são construções com um grande valor para a sociedade, uma forma mais humana e eficaz na condução de penas e com mais possibilidade de recuperação de jovens em conflito com a lei.
“Em Itaúna, apesar dos esforços e o fato de já termos o local, a terraplanagem e os projetos da edificação já prontos e aprovados, bem como uma associação também formalizada para conduzir este marco necessário em nossa cidade, fomos poucos efetivos nesta condução e, no meu entendimento, faltaram ações práticas. Perdemo-nos até agora em meio a vários pedidos de formalização e ajuda junto ao Estado e ao Governo
É um sonho antigo das autoridades ligadas ao judiciário e à educação em Itaúna a construção de uma unidade prisional para atender jovens infratores na chamada APAC Juvenil. A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados nasceu em 1972, na cidade de São José dos Campos – SP, através de um grupo de voluntários cristãos, sob a liderança do advogado e jornalista Mário Ottoboni, no presídio Humaitá, para evangelizar e dar apoio moral aos presos. A vontade de atuar para minimizar os efeitos do mundo do crime, das drogas e das prisões proporcionou a criação de uma experiência revolucionária com a sigla que significa Amando o Próximo
Federal, e também aguardando a anuência de outras entidades e organizações, assim, não conseguimos entregar o que foi proposto. Cabe-me parabenizar a sociedade de Frutal e São João Del Rei que tiveram mais resultados do que nós na condução da implantação do método APAC para os jovens de suas cidades e região”, considerou Wellington.
Amarás a Cristo. Em Itaúna, a APAC, masculina, foi construída nos anos de 1980, através da Pastoral Carcerária da Paróquia de Sant’Anna. Depois da criação da APAC masculina vieram a APAC feminina e um projeto que nunca saiu do papel de uma unidade prisional para os jovens em Itaúna. Outras cidades têm levado adiante a proposta da criação da APAC Juvenil, como é o caso de Frutal, no Triângulo Mineiro, inaugurada em maio de 2021, como a primeira APAC Juvenil do mundo.
Depois da cidade de Frutal, será inaugurada, também em Minas Gerais, a APAC Juvenil de São João Del Rei. A mais recente unidade de recupera-
O presidente do Consepi acredita que Itaúna pode aprender com essas outras cidades e, da mesma forma que o município ajudou ao mundo na implantação deste método em vários locais, ainda é possível retomar e colocar em funcionamento mais este mecanismo.
ção de jovens com desvio de conduta do estado será financiada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio de recursos oriundos de penas pecuniárias. A previsão é de que em meados de 2024 o prédio já esteja pronto para receber, a princípio, até 40 adolescentes, sendo 20 com medida de internação, 10 em semiliberdade e 10 com medida de internação provisória. A edificação ficará a cerca de 500 metros das APAC’s masculina e feminina de São João del Rei. Em breve, a experiência também irá alcançar a Comarca de Pouso Alegre, onde a pedra fundamental de uma unidade juvenil foi lançada em 27 de agosto de 2021.
Um projeto já aprovado. Wellington Borges explica que o Estado sugeriu que o projeto da APAC juvenil em Itaúna fosse refeito, seguindo o mesmo modelo de Frutal para avaliação da viabilidade financeira e captação de recursos. As pessoas envolvidas com o projeto estão trabalhando no sentido de realizar esse sonho no município.
“De tempos somos”. Este é o nome de um dos espetáculos do famoso Grupo Galpão de Teatro, de Minas Gerais, em cuja montagem, que mistura música e teatro, imprime a passagem do tempo com belas canções, poesia e festa. A proposta do Galpão foi a reinvenção da criação artística e da própria arte do seu repertório. Aqui, vamos falar de tempo. Desses tempos que custaram a passar e que nos pedem que nos reinventemos. Estamos à beira de um novo tempo, 2023 está logo ali e as pessoas vêm nos dizer o que esperam do ano novo. De novo o Jornal S’PASSO foi atrás das pessoas, de várias, para perguntar “O que espero de 2023?”. As respostas foram diretas e, muitas vezes, marcantes, com um desejo enorme de que o ano seja realmente novo, que 2022 fique para trás, como um aprendizado. Que muitas coisas que vivenciamos não tornem a acontecer no ano que vai nascer.
“Espero um pouco mais de fé, para que eu possa prosseguir acreditando neste Deus Todo Poderoso que me guia, me proteja e me ilumina. Espero que Deus aumente em doses exageradas amor em toda humanidade e que todos nós possamos ser mais humanos. Espero ser mais grata a Deus a cada amanhecer e, sempre nas minhas
orações, antes de pedir, quero agradecer”. – Elisabeth Batista de Souza (Beth Souza) – Poeta e atriz
“Espero para 2023: paz, saúde, compaixão, equidade e democracia de todos, com todos e para todos”. – Teodoro de Oliveira – Economista e professor
“Espero que 2023 seja um ano de renovação, que as pessoas possam se respeitar mais e serem mais tolerantes. Que haja união. Um ano de muita fé esperança”. – Nesval Júnior (PSD) – Vereador e presidente eleito da Câmara Municipal (2023-2024)
“Espero que 2023 seja um ano de novas conquistas e realizações, que as pessoas tenham mais empatia e respeito com as outras”. - Yasmim Pereira Ribeiro – Estudante de Administração da Universidade de Itaúna
“Espero muito para 2023 com a expectativa de primeiro agradecer a Deus pelo dom da vida e buscar sempre novos horizontes em ajudar ao próximo sem olhar a quem. Minha visão para 2023 é de ajudar a quem precisa com trabalhos sociais e culturais dentro da cidade, sem visar lucros, colaborar pela sustentabilidade, cuidados e zelos dos animais.
pode modificar o mundo. Que venha 2023! Com novos ares , novas expectativas e novas ações!” – Rosimar Aparecida de Souza Lopes Gonçalves – Bacharel em Direito e dona de casa
“Espero que em 2023 nós estejamos mais amorosos, menos julgadores, condenando menos e perdoando mais”. – Euder Monteiro – Chefe do Cartório Eleitoral de Itaúna
“O que espero de 2023. Saúde, emprego, uma educação digna e muita paz para todo o povo brasileiro”. – Vera Silva – Professora e escritora
Vejo que posso ser um colaborador nas escolas da cidade, passando todo meu conhecimento e ensinamentos para os jovens de hoje, dentro de um trabalho social, nas minhas possibilidades.
“Espero um ano com valores cristãos em alta, liberdade de expressão para todos, muita saúde para vivermos os melhores momentos com nossas famílias, uma economia brasileira com mercado livre e punjante e que vença o AMOR VERDADEIRO!” –
“Espero que tenhamos muita esperança, muita fé e muita saúde. Espero que seja um ano sem Covid, sem enchentes, sem doenças. E que o novo governo que vai assumir possa acertar mais do que errar, que consiga, senão erradicar, pelo menos minimizar a fome e a miséria de nosso país. Enfim, peço a Deus
que abençoe e proteja nosso país, nosso estado e nossa Itaúna, dando-nos força e coragem para não desistir jamais e para enfrentar sempre os desafios de nossas vidas”. –Ângelo Braz de Matos – Professor e coordenador do curso de Administração da Universidade de Itaúna
“Que 2023 seja um ano com melhores condições de vida e dignidade para os desempregados. Que os moradores de rua encontrem abrigo. Mais qualidade na saúde para os que dependem do SUS. Que haja mais incentivo para melhoria da educação, o item mais importante para o crescimento de um país”. – Maria Lúcia Mendes – professora, poeta e escritora
Trabalhar forte para que o racismo aos menos reduza, não só em nossa cidade mais e sim no mundo. Continuar a tra -
balhar com meus empreendimentos, mas sempre aberto a novos horizontes para a mim e todos. Viver em paz com minha família. Acreditar que sempre podemos mais é minha palavra de ordem”. – Jorge Souza (Barão) – Atua com Gestão de negócios da ‘Rios Proteção Veicular’, Gestão de Mentorias nas áreas de Logística, compras e vendas e Criação de conteúdos para internet “Espero que em 2023 nos voltemos para dentro de nós e encontremos Deus que habita em nós! Que tenhamos amor por nós e pelo próximo. Que saibamos respeitar as atitudes, escolhas e decisões dos outros, ainda que não estejamos de acordo com elas . Que a palavra EMPATIA seja mais utilizada e menos falada . Que tenhamos paz, luz e muito amor, quer sejamos religiosos ou não, porque acredito que o amor move o mundo. O amor
“Espero que 2023 seja o ano em que o Brasil e seu povo, o planeta, a humanidade, se reencontrem com a alegria e a dignidade de tempos sem fome, sem ameaças à democracia e que voltem a andar com firmeza no caminho da justiça social, da tolerância entre as pessoas, enfim seguir aquele caminho onde o amor seja mais valorizado que
“O que espero para 2023 é que seja um ano de trabalho e de conquistas, especialmente para os mineiros e para nós da região centro-oeste, que temos sido esquecidos, tanto pelo governo do estado, quanto pelo governo federal. Acredito que isso vai mudar porque a nossa região deve ser respeitada por todos os entes federativos. Então, será um ano de trabalho e conquistas para todos nós. Nossa região é um lugar de gente trabalhadora, gente comprometida e Minas Gerais merece um lugar de destaque em qualquer
“2022 foi um ano de retomada da vida como era antes. Na verdade, do que dava para ser como antes. Em alguns casos foi de recomeço. Todavia, um ano para novos ares. Ninguém será o mesmo depois da pandemia que vivemos. Com vírus ou sem, fomos todos afetados. Eu gostaria dizer que nos unimos em torno de uma mesma causa, mas não foi bem assim que as coisas se deram. A oportunidade nos foi dada e, por muitos de nós, aproveitada. Coisas boas também aconteceram a despeito do trágico. Eu
plano que envolva o governo federal, isso me faz pensar que seremos contemplados pelo novo governo. Estou muito feliz, muito esperançosa, acredito que bons ventos estão chegando para nós”. –Lohanna França (PV) –Deputada Estadual
“Acho que na verdade todos os brasileiros esperam pela pacificação do país. Com a assunção do Lula ao poder, espero que políticas públicas sociais importantes, que praticamente foram extintas no atual governo, sejam retomadas. E que o Brasil tenha uma retomada de investimentos de maneira muito especial na infraestrutura, saneamento, que estiveram praticamente esquecidos neste governo. Que exista uma convivência amigável, fraterna, entre os poderes. E que esses poderes se respeitem, para que o Brasil possa
iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, assim como foi no período entre 2003 e 2010. Há doze estamos vendo o tempo passar, enquanto o mundo caminha. Então, é preciso que a gente retome uma política desenvolvimentista significativa, além da reimplantação das políticas sociais que são muito importantes num país pobre como o nosso. E esperamos tirar proveito disso enquanto município em que sua liderança apoiou o governo que venceu as eleições. Assim, cobrar essa fatura e trazer novos investimentos
acredito que em 2023 seguiremos mais conscientes, mais maduros e mais cuidadosos. Da forma como foi possível, a vida venceu... e segue rumo a um novo ano que já carrega consigo um infinito de expectativas”. –Jonas Vieira – Professor, psicólogo e escritor
“Eu espero o básico, na verdade. Vivemos num mundo onde querer o mínimo ainda é o máximo. Assim, espero que as pessoas sejam mais honestas, reflexivas, profundas; que saibam conciliar o pragmatismo da rotina com o sonho e com o senso crí -
tico; que todos sejam mais respeitosos, mais lúcidos, empáticos e mais sensíveis, mais responsáveis consigo e com o outro. Espero que as crianças possam estudar com qualidade e com gosto e que todos tenham o que comer. Espero que todos sejam mesmo iguais
“O que eu espero é que haja mais políticas públicas em prol dos necessitados, dos rejeitados, dos excluídos. E que nós sejamos mais humanos, olhando o próximo com mais ternura, carinho e amor”. – Marcílio de Assis - Comunidade Terapêutica Mães e Filhos
“As incertezas fazem parte do futuro, que pode nos fazer rir ou chorar, depende de como enxergamos a vida! 2023 não vai ser diferente, será repleto
perante a lei, sem nenhum tipo de privilégio.
No fim das contas, espero que cada um de nós espere aquilo que for o certo e corra atrás daquilo que espera; que cada um dê o melhor de si. A mudança social, a nossa evolução enquanto cidadãos e até
enquanto espécie depende muito mais de atos concretos que de esperanças. Quem faz, tem esperança. É sempre a gente que faz um ano”. – Pedro Nilo Vilaça e Silva – Escritor, músico e estudante de Medicina da Universidade de Itaúna
“O que eu espero de 2023 é que Deus nos proteja, nos ilumine, dos dê muita saúde e muita paz para enfrentarmos os obstáculos, os desafios. Será um ano de governo novo, muitas mudanças. Acredito muito na força do povo brasileiro. Não tenho dúvidas de que vamos continuar levantando cedo e trabalhando para ajudar no desenvolvimento sustentável do nosso município, do nosso estado e do nosso país”. – Márcio Villefort – SICOOB Centro-Oeste
de dúvidas, porém com muitas oportunidades para quem acredita no seu potencial e no seu trabalho! Tenho muita esperança e otimismo que Itauna
crescerá e prosperará em 2023, com o profissionalismo dos empresários do comércio e da indústria, e de seus colaboradores! Que Deus nos abençoe,
nos conceda sabedoria e saúde para melhorarmos ainda mais Itaúna”. – Alexandre Maromba - Presidente do Supermercado Rena e do Sindicomércio
Prefeitura e governo do estado se reuniram para alinharem propostas para construção da obra, que irá garantir fluidez ao trânsito eliminando filas em horários de pico
O governo municipal participou nessa quarta-feira (21) de um encontro com representantes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais para alinhar detalhes do projeto da obra
do trevo da MG-431, um dos principais acessos à cidade.
No encontro, o município entregou a concepção do projeto da obra do trevo da MG-431 para detalhamento e preparação do edital, sendo possível assim, o
lançamento da licitação da obra e a viabilidade dos recursos para que a execução seja iniciada o mais breve possível.
O encontro contou com a participação do secretário de Infraestrutura e Serviços,
Rosse Andrade, da gerente superior de Trânsito e Transportes, Cíntia Valadares, do gerente de Arquitetura e Projetos, Neurivan Gonçalves de Aguilar, do diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.
A Usiminas divulgou na quarta-feira (21) o resultado do segundo edital de patrocínios lançado pela companhia. Foram selecionados projetos aprovados nas leis de incentivo fiscais federal e estadual, para serem realizados ao longo do próximo ano nas regiões de atuação das empre -
sas Usiminas, que patrocinarão as iniciativas.
Com foco em cultura e patrimônio, esporte e saúde e comunidades sustentáveis, a Usiminas busca reforçar a atuação como agente de desenvolvimento das comunidades.
Todas as iniciativas selecionadas estão conectadas aos
conceitos da agenda Ambiental, Social e Governança, como forma de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU.
Para intensificar a presença nos territórios nos quais está presente, a empresa selecionou pro -
jetos de proponentes locais ou que possuem ações de continuidade de significativa relevância. O processo de análise das propostas contou com a avaliação de equipe técnica e de representantes da sociedade civil. O resultado está disponível no site edital.usiminas.com.
O serviço de Defesa Civil em Itaúna continua alertando as pessoas sobre os riscos de deslizamentos, quedas de árvores e de barreiras e inundações em decorrência das chuvas fortes nesse período do ano. O coordenador do serviço, Fábio Túlio Menezes Silva explicou à reportagem do Jornal S’PASSO que existem pontos vulneráveis que são chamados de áreas de risco, situados nos bairros de Lourdes, Morro do Sol, Morada Nova, Veredas, Vila Tavares, São Geraldo, Novo Horizonte, Nogueira Machado, Rosário e partes do Centro. “Estas áreas de risco são lugares que podem ocorrer deslizamentos de terra, existem residências com patologias estruturais, como trincas e rachaduras, e risco de queda de muro de contenção ou arrimo”, disse.
Segundo Fábio, essas áreas são acompanhadas com vistorias rotineiras pela equipe
da Defesa Civil durante todo o ano e, caso seja necessário, acionam-se os profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
“para dar suporte ao atendimento social”.
“Nestas vistorias sempre orientamos os proprietários sobre como proceder diante
os problemas e realizar construção de sistema de drenagem, tratamento de trincas e rachaduras, construção de muro de arrimo, dentre
outros. Infelizmente em alguns locais onde podem ocorrer deslizamentos de terra, o proprietário não conseguiu realizar a inter-
venção no imóvel. Neste caso, de forma paliativa, foi afixada lona plástica a fim de proteger o talude da saturação e caso o local esteja colocando a família em risco, a mesma é orientada em deixar o imóvel”, pontuou.
Sobre a situação da Gruta de Nossa Senhora de Itaúna, Fábio destaca que há um ponto com risco de deslizamento de terra. O local está situado à esquerda da entrada, onde foi afixada lona plástica para proteção do talude e poda de uma árvore minimizando o peso e a ação do vento nos pontos danificados.
“Algumas árvores da Gruta também foram podadas a fim de minimizar o risco da queda de galhos em decorrência das chuvas acompanhadas de fortes ventos que são comuns nesta época do ano”.
O Carnaval itaunense 2023 já está na pauta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o novo espaço foi definido essa semana, será no Boulevard Lago Sul, próximo da Prefeitura, onde têm sido realizados outros eventos da pasta.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Ilimane Lopes, o Joe, a festa momesca, que irá acontecer nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, contará com excelente estrutura e marcará novamente o calendário festivo do município. A grande novidade, afirma Joe, será a transferência do irreverente bloco caricato “Pau de Gaiola”, que tradicionalmente acontecia na Praça Francisco Marques, mais conhecida como Praça da Lagoinha, para o moderno Boulevard. Ali serão realizados desfiles de blocos carnavalescos, shows de bandas tradicionais da folia e outros eventos, inclusive para as crianças.
A Praça da Lagoinha é a história, mas novos tempos vêm
Um dos fundadores e membro da diretoria do Pau de Gaiola, Afonso de Oliveira Silva, o Afonsinho, disse à reportagem do Jornal S’PASSO que os tempos são de mudança e de adaptações. “É melhor mudar de lugar do que não ter o Carnaval”, opina. Para ele, durante todos esses anos o Pau de Gaiola circulou pela Praça da Lagoinha e ali fez história, mas por questão de segurança e de logística, o bloco e toda a estrutura do Carnaval serão transferidos para um novo ponto, o moderno bairro
Boulevard. “Muitas pessoas vão sentir com mudança, mas temos que nos adaptar e fazer o melhor. Penso que todos vão ganhar”, disse.
O líder do Bloco Sertanejeiros, Léo Alves, disse que soube das alterações e os planos da Secretaria de Cultura e Turismo, porém eles ainda não foram oficialmente transmitidos aos blocos e não houve reunião nesse sentido. “Acredito que possa ser uma mudança positiva, igual no passado foi da Silva Jardim para a Jove Soares. Mas como não nos foi apresentado o projeto não posso muito opinar. O Bloco Sertanejeiros está tentando captar patrocínio para uma possível participação no carnaval 2023, mas ainda não tem nada definido se irá participar, até pelas dificuldades do bloco fazer um
carnaval de qualidade igual sempre foi feito. Depende muito de patrocinadores e não acho que vai ser uma tarefa fácil para o próximo carnaval. Lembrando que todas despesas com trio elétrico, banda, segurança, uso de espaço público, abadás etc. são pagas pelo bloco. Acredito que o custo para o carnaval 2023 vai ser muito maior”, revelou.
Ricardo Magalhães, do Allfaces, vê como positivas as mudanças propostas pela Secretaria de Cultura e Turismo. “Pelo que me parece será um circuito fechado nos moldes que foi feito o Festival de Inverno com espaço maior, muita segurança e conforto para os participantes. Acho
também que se concentrando tudo nesse espaço os impactos na cidade, no trânsito e nos moradores da região não serão mais problemas, visto que a Jove Soares e Praça da Lagoinha já não estavam comportando uma festa nesse tamanho. Com isso, espero que tenha uma boa participação dos blocos para que possamos fazer um excelente carnaval e a alegria dos foliões”, salientou.
Otimista com os novos projetos para o carnaval 2023, Manuel de Sousa Ribeiro Júnior, o Manel da Zinha, do Bloco Deu no Que Deu, ressalta que a mudança proposta “tem tudo para ser um sucesso”. Quanto ao Bloco Deu no Que Deu, revela que “estamos estudando um formato totalmente inovador que, caso aconteça, será um marco na história do Carnaval de Itaúna. “Estamos com parcerias com pessoal de renome nacional na promoção de eventos, porém ainda não podemos divulgar”, afirmou.
A Banda Esplendor e Glória pretende fazer no Carnaval 2023 uma homenagem ao “General da Banda”, Tadeu Nolasco, que morreu no ano passado. Sobre as novas propostas para o carnaval oficial, o dirigente da agremiação, Rodrigo Otávio Gonçalves Nogueira, afirma ainda não ter uma opinião formada, uma vez que está tomando conhecimento agora dos propósitos da Prefeitura.
“Acredito que será um carnaval incrível”
Juliana Nunes Rodrigues, do Bloco da Bia, também ficou feliz com a notícia das mudanças para o Carnaval 2023. “Acredito que será um carnaval incrível e vou atrás de mais informações sobre a organização e o novo formato”.
Escolha dos candidatos se deu através de visita presencial da Comissão Julgadora após indícios de fraude na votação virtual
A Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Comercial Empresarial encerraram os concursos natalinos que escolheram as três melhores vitrines de lojas e as três casas decoradas deste ano. O projeto faz parte da campanha “Seja Presente no Natal”, que premiará os três primeiros colocados nas promoções das vitrines e das casas, com os valores de R$ 5 mil, R$ 3mil e R$ 2 mil, respectivamente, para cada modalidade.
As vitrines selecionadas foram: “Celeste Store” – Rua Melo Viana, centro, primeiro lugar; “Angelina Sonhos” – Avenida Getúlio Vargas, centro, em segundo lugar; e “Mônica Serpa” – Rua Melo Viana, centro, na terceira colocação.
As três melhores decorações de casas foram: Maria Aparecida de Jesus, no Bairro Aeroporto, em primeiro lugar; Juliana Fonseca Aguiar Sales, Vila Tavares, em segundo; e Ita Santiago, no Centro, em terceiro.
Os prêmios serão entregues na primeira semana de janeiro de 2023.
A escolha da fachada das casas com motivos natalinos, que seria feita por votação on-line, teve que ser modificada para visita presencial de
uma comissão julgadora, depois de denúncias de que teria havido fraude na indicação por meio de curtidas no Instagram da entidade. A CDL publicou no dia 16 de dezembro, em suas redes sociais, nota oficial para tratar do assunto.
“A CDL Itaúna, promotora
do Concurso de Fachadas de Casas Decoradas de Natal, através de sua Comissão Organizadora, com poder de resolução de dúvidas, omissões ou controvérsias oriundas do presente Concurso, vem através deste ofício informar que, em decorrência de análise
realizada por nossa equipe, que aponta indícios de uso de ferramentas de compra de curtidas, altera-se as regras de avaliação do mesmo a partir desta data”, escreveu.
“A CDL Itaúna, em todas as suas ações, preza pela ética de suas campanhas e promoções,
não concordando com recursos que por ventura gerem vantagens desleais. A medida acima reforça a importância de termos um processo justo, democrático e condizente com processo leal e ético, tratando todos com equidade e estabelecendo a boa-fé”, concluiu.
Acesse agora e fique por dentro de todas as notícias em primeira mão. Clique
A vice-prefeita Gláucia Santiago (PL), candidata a deputada federal nas eleições de outubro, foi diplomada como primeira suplente no início dessa semana, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. A diplomação vem um dia depois da divulgação de que as contas de campanha da candidata não fecharam com indicação de que seriam reprovadas. Um despacho da Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais, que analisou a prestação de contas dos candidatos nas eleições de outubro, apontou falhas com relação a gastos financeiros. Após regular trâmite, o órgão técnico emitiu relatório preliminar para a expedição de diligências.
Devidamente intimada, a candidata apresentou prestação de contas retificadora
e documentos. Na sequência, o órgão técnico emitiu parecer conclusivo no sentido de que "evidenciava a existência da inconsistência supracitada, no valor de R$ 139.085,91, correspondente à 28,74% dos gastos eleitorais”. Como foi analisada, a prestação de contas da candidata foi desaprovada e, segundo sua assessoria, o problema de inconsistências relacionadas à omissão de receitas e gastos eleitorais teria sido sanado. Contudo, ainda restou pendência de regularização que precisa ser analisada posteriormente. Essa refere-se a despesas com pessoal e locação de veículo, pagas com recursos do Fundo Partidário, mas que não foram apresentados os documentos de identificação dos prestadores de serviços
contratados e/ou comprovantes de pagamentos pelos serviços prestados.
Em entrevista ao Jornal S’PASSO, a candidata Gláucia Santiago informou que as contas da campanha foram devidamente prestadas e se encontram em conformidade com a legislação eleitoral. No entanto, “houve um desencontro temporal na entrega e análise pelo ente competente de alguns documentos, o que já foi devidamente sanado e será tratado nos autos do processo, dentro do prazo regimental”. Ela garante que agora, mais do que nunca, “não existe qualquer irregularidade”.
A diplomação como primeira suplente do Partido Liberal à Câmara dos Deputados pode ser o indício de que realmente a prestação de contas foi acertada e é somente o prazo da Justiça Eleitoral regularizá-la. A vice-prefeita também vê como uma luz que se acende a possibilidade de assumir o mandato de deputada federal nos próximos meses.
“O PL tem uma grande e importante bancada. Temos mantido contato
direto com a executiva estadual que vê uma grande possibilidade de que eu possa assumir a qualquer momento. O diálogo vai continuar e seguimos confiantes que o partido vai traçar um caminho que seja melhor para o Brasil e para Minas Gerais. Reforço que assim que puder assumir a vaga no Congresso, vou fazer cada minuto do meu trabalho em prol de Itaúna, do nosso Estado e de nosso país”, salientou.
Com esse tempinho de chuva a comida de angu é uma excelente pedida. E angu vai muito bem com frango e quiabo, com carne moída e abobrinha, com couve, com arroz e, claro, com feijão. Dizem os mais velhos que eu quando criança muito pequena gostava tanto de feijão com angu que muitas pessoas chamavam aquele molequinho de “feijão-com-angu”. Os meus anos de experiência com um colosso de comida não tiraram o meu apetite diante de um prato de angu. Chego a me emocionar, a boca se enche d’água e “inté a vista se atrapaia, ai, ai”. Mas não era isso que eu queria contar aqui. Minha lembrança de hoje se remete à expressão –já em desuso – muito do gosto de minha mãe dona Luzia e, certamente, de outras pessoas lá no passado: “comer com angu”. Alguma coisa
desaparecia e o povo logo lançava mão da expressão peremptória: “comeu com angu” ou, quando a raiva era maior: “enfiou naquele lugar (sic)”. Um brinquedo ou outro objeto qualquer que se estragava e lá vinha a acusação do adulto impertinente: “comeu o trem com angu, né?”. E ainda fazia a pergunta derradeira – antes de um sopapo no dito cujo: “e agora?”
– Menino, cadê a caixa de lápis que eu comprei p’rocê mês passado? Já comeu com angu?
– Isa, fia de Deus, dondê que tá a fita cor-de-rosa que eu pus no seu cabelo agorinha mesmo? Não vai me dizer que já comeu ela com angu?!
E tudo a gente comia com angu, sem se preocupar com a indigestão: as bolinhas de gude, as figurinhas mais massas do álbum, a linha e o papagaio, o para-casa que a professora encomendara, o bilhete da diretora do grupo
escolar, o dinheiro do leite, o troco do pão, a caderneta escolar com as notas finais... Não havia São Longuinho que desse jeito. Tudo some, tudo cria asas... e a coisa vira um angu de caroço. Cadê o toucinho que tava aqui? O gato comeu... comeu com angu. E hoje eu fico pensando nisso e em tantas coisas desparecidas da nossa vida, da nossa história. As brincadeiras de roda, as ruas apinhadas de meninos jogando bola de meia e bola de gude, os namoros inocentes, as horas dançantes, o cinema do interior, as festas de barraquinhas, os beijinhos roubados no portão, a caderneta escolar (cheia de notas vermelhas), os programas infantis da televisão, os festivais de música, a audiência do rádio, a visitas das comadres, as serenatas, a doce fantasia da infância... Será que o povo grande comeu tudo com angu?
Foi um sucesso o recital de flauta-doce apresentado na Escola Municipal “Doutor Lincoln Nogueira Machado”. O Projeto "FlautArte" é patrocinado pela empresa Ferro+, do Grupo J. Mendes, e começou em agosto com a coordenação do professor Ricardo Pellegrino, para alunos do Tempo Integral. Parabéns pela iniciativa.
O novo reservatório de água do Morada Nova recebeu o nome de “Márcio Faria Campos”, que foi servidor do SAAE por mais de 20 anos. A obra tem capacidade para 2,5 milhões de litros de água tratada e beneficiará mais de 40 bairros e cinco comunidades rurais. Um investimento de mais de R$10 milhões.
No último dia 15 foi a missa de ação de graças pela formatura do querido Elber Júnior. Juninho concluiu o curso de Odontologia pela Universidade de Itaúna. Um salve para os pais do garoto, Elbinho e Lila, que fizeram parte desta conquista. Sucesso Juninho!
A Escola Estadual Dona Judith Gonçalves, em Santanense, está com inscrições abertas para o curso técnico em Logística, noturno, com duração de um ano. As inscrições devem ser feitas na própria escola: avenida Governador Magalhães Pinto, 629. O curso será realizado a partir de fevereiro de 2023, das 17h50 às 22h. Para se inscrever os candidatos precisam ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
O advogado e professor Moacir Ribeiro de Oliveira Júnior foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Carmópolis, onde trabalhou como assessor jurídico da Câmara. O itaunense já é cidadão honorário de Itaguara, onde também trabalhou.
Nossa amiga Núbia Pereira de Camargos colou grau em Enfermagem na Formatura Conjunta da Universidade de Itaúna. Da coluna, enviamos os parabéns e os desejos de muito sucesso para essa jovem enfermeira.
O jovem Ramon Elias de Vasconcelos Ramos finalizou o curso de Direito na Universidade de Itaúna. Filho do escritor Toni Ramos Gonçalves e Maria Nadir, ele pretende se especializar e se dedicar à carreira e também concorrer em concursos públicos.
O vereador Lacimar Cezário (PSD), o Três, entregou essa semana duas homenagens a dois médicos itaunenses: Iwens Moreira de Faria e Fernando Meira de Faria, pai e filho. O primeiro, recebeu o Voto de Congratulações da Câmara, depois de ter sido agraciado com a homenagem da Associação Médica de Minas Gerais como “Médico Mineiro 2022”. O segundo, foi contemplado com a ‘Medalha Comemorativa dos 120 Anos de Itaúna’. À época em que outras dessas medalhas foram entregues, Fernando Meira, que é secretário municipal de Saúde, não pode recebê-la, devido ao excesso de trabalho por conta da Covid-19. “O Dr. Iwens e o Dr. Fernando são dois médicos que honram Itaúna e que merecem de todos nós esse reconhecimento”, salientou o vereador Lacimar ao Jornal S’PASSO.
A Associação do São Geraldo fez a alegria da criançada na última semana promovendo o primeiro Natal Comunitário do bairro. A entidade se juntou ao grupo Acolhendo Sorrisos e distribuiu muitos presentes e guloseimas para as crianças na quadra esportiva do São Geraldo. A coluna recebeu informações de que o evento foi muito organizado e elogiado pela comunidade. Parabéns ao presidente da Associação, Clemilson Ribeiro, que organizou a confraternização!
Uma salva de palmas para a galera da Secretaria de Infraestrutura, sob o comando do querido Rosse Andrade, que realizou a iluminação da Praça da Matriz, da Praça do Padre Eustáquio e também da praça "José Lima Guimarães", a pracinha "dos aposentados", no Piedade, que foi reformada recentemente. O planejamento da pasta é iluminar 40 praças para o Natal de 2023. É mais pontos da cidade com as belas luzes de Natal.
O IBGE mostrou que Itaúna está entre as 30 melhores cidades mineiras classificadas no levantamento relativo ao Produto Interno Bruto do ano 2020. O resultado aponta uma melhora do município em doze posições, saltando da 40ª colocação em 2016 para o 28º posto no ano analisado, o segundo maior da macrorregião centro-oeste de Minas Gerais. Para o próximo ano, as expectativas são ainda melhores, e o prefeito Neider Moreira diz que almeja a 25ª posição. PIB maior significa mais empregos e renda.
O Deputado Estadual Gustavo Mitre (PSB), comemorou mais um aniversário nesta quinta-feira, 22, ao lado da família. Nesta semana, ele também esteve reunido com sua equipe de gabinete. O deputado fez aniversário, mas quem ganha o presente são os itaunenses, pelas emendas encaminhadas ao município, pela conclusão do trevo do Morro do Engenho e pela luta para início das obras do trevo de Santanense. Parabéns!
O Médico Veterinário José Neto, o Netinho da Clínica VeterIta, comemora aniversário no próximo dia 26. Netinho arrasa cuidando dos animais de estimação e, além de ser um ótimo profissional é uma pessoa simpática e de luz. Felicidades!
A senhora Maria Eva, do bairro Padre Eustáquio, completou 100 anos no último dia 13. Enviamos um grande abraço para ela, porque não é todo dia que alguém tem a alegria de brindar a longevidade. Maria Eva demonstrou muita simpatia em um vídeo feito pela equipe da Atenção Primaria do PSF da região que também merece parabéns pelo cuidado, atenção e carinho aos pacientes.
A comunicação da prefeitura tem feito um excelente trabalho nas redes sociais. Conteúdos que viralizam na cidade já são frequentes, com uma comunicação leve e descontraída. Aproveitando a onda da possível turnê da banda Rebeldes no país, a assessoria fez um meme de capivaras com gravatinhas que tem rendido muitos comentários, positivos e negativos. É impressionante como as pessoas não sabem até hoje o que é um meme.
Cada Centro de Referência de Assistência Social recebe mensalmente cinquenta cestas básicas para distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade. Se você precisa ou conhece quem precisa, anote os endereços do CRAS: CRAS I - Rua Izaurino do Vale, 234 – Vila Tavares/ CRAS II – Prefeito Francisco Ramalho - Rua Gabriel Alves Pereira, 34, no bairro Morada Nova/ CRAS III – Antônio Augusto Lima Coutinho (Doutor Coutinho) - Rua Godofredo Gonçalves 328 – Centro.
Está surgindo em Itaúna uma frente ampla de promissores candidatos à vereança. A galera jovem da cidade está bastante engajada em movimentos sociais e também em atividades do terceiro setor que ajudam no dia a dia das comunidades da cidade. Há muitos nomes pipocando para a disputa do pleito em 2024.
O SAAE, por meio da gerência de gestão de Resíduos, realizou a limpeza de descarte irregular na comunidade rural de Cachoeirinha. Tem muita gente descartando entulho e lixo às margens de uma área de reserva ambiental, onde há uma linda cachoeira. O mesmo ocorre próximo ao parque do Sindimei, ao lado do Colégio Educare e às margens do Rio São João. Falta colaboração!
A equipe do Jornal S`Passo deseja a todos os leitores um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações.Tatiane e Luciano Nogueira, comemoraram esta semana Bodas de Alexandrita, brindando 26 anos de casamento. O casal é proprietário das lojas Sfera e muito simpático. Parabéns para Tatiane e Luciano! O casal Roberta Machado e Jermany Maciel, que completou nesta sexta-feira (23), sete anos juntos. Parabéns aos pombinhos! A elegante Pretinha Amaral ao lado do aniversariante Raphael O querido Dalminho Assis, reunido com a família, para uma foto especial de Natal
O presépio do Umberto Salera traduz o encanto de muitos natais itaunenses. Amor, criatividade e ternura, engenhavam-se pelas mãos do sapateiro italiano retratando com magia e graça o nascimento do Menino. Era um presépio diferente, movimentado pela engrenagem singular de um cano d’água, pedaços de madeira, arame, latas vazias e um emaranhado de cordões. De posse desses instrumentos tão simples, edificava-se toda uma arquitetura de sonhos. A água batia nas latas e estas cutucavam os cordões, fazendo com que as figuras se movimentassem em gestos de incrível precisão. Tudo ali cheirava à criatividade. As figuras, em sua maioria, eram camponeses típicos da Itália, com suas calças de suspensórios, camisas largas e boinas xadrez. Já as mulheres, autênticas matronas, vestiam saia rodada e usavam len -
ços na cabeça. De um lado e de outro, trepando sobre as encostas da serra, Belém era uma fileira de casas de papelão, com muita gente espiando das janelas. Por um trilho de areia que se enroscava ao longe, seguia um carreiro conduzindo um carro de boi abarrotado de lenha. No meio do arrozal, plantado em latas de goiabada, viam-se camponesinhos de enxada em punho, enquanto mais adiante, dois lenhadores serravam um toco num vaivém ritmado. O moi -
nho e o monjolo eram a alegria da meninada! A água espirrava nas rodas, girava o moinho
e descia em cascata, formando um poço. Era ali que se via a figura sem par de um
pescador que volta e meia mergulhava o anzol, fisgando um peixe. Numa igrejinha, lá no cocoruto da serra, um padre dizia missa e o sacristão fazia das suas, repimpando na corda do sino: dlém... dlém... dlém...
Como cenário de beleza maior, havia a gruta de carvão e malacacheta onde se abrigava o Menino, sorridente entre as palhas.
Ao redor, esparramados nas planícies de lodo, carneirinhos lanudos fingiam devorar tufos de capim, sob o olhar sereno dos pastores. A fama do presépio corria léguas. Moços, velhos e crianças ficavam horas inteiras, olhos grudados naquele malabarismo de ternuras.
Uma visita curiosa era a das mulheres lenheiras; descalças e cansadas elas encostavam o feixe, a rodilha e começavam o ritual de sempre; ajoelhavam-se, benziam-se, rezavam em voz alta, depois abriam os embornais
Maria Lúcia Mendes*de onde retiravam as frutas que colhiam no mato – bacuparis, guabirobas, mamacadelas e cajuzinhos. Não demorava nada as frutinhas eram trocadas por uma outra moeda colocada no cofre, ao pé da gruta. Quando a moeda caía no cofre, o Menino movimentava-se num gracioso gesto de agradecimento.
Quanto enlevo nos trouxe este presépio, povoando de alegria dezembros distantes. Num mundo, como este de hoje onde há tantas mãos que acusam, mãos que destroem, que matam, mãos que engenham bombas e armas nucleares, pensemos nas tuas mãos Umberto Salera, arquiteto de sonhos, engenheiro de Deus.
Maria Lúcia Mendes, 81, é professora, poeta e escritora, autora de “Recado em pedras... e pétalas”, “Miragem”, “A guarda do Anjo”, “O cheiro da maçã”, “Atalho”, entre outros. A crônica “O engenheiro de Deus” foi publicada no livro
“Miragem”, Editora O Lutador, 1986.