Jornal S'Passo Ed.1460(12.11.2022)

Page 1

ITAÚNA-MG 12 DE NOVEMBRO DE 2022 EDIÇÃO Nº 1.460 PREÇO MÁXIMO R$ 1,00 Eleição da Mesa Diretora acontece essa semana na Câmara Transporte escolar de Itaúna ganha mais dois veículos DECORAÇÃO MUDA PRAÇA DA MATRIZ E CLIMA DE NATAL JÁ TOMA CONTA DE VÁRIOS AMBIENTES NO CENTRO DA CIDADE OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DA PONTE DO BAIRRO ITAUNENSE ESTÃO EM FASE FINAL Lohanna França diz que demandas de Itaúna serão prioridades do seu mandato Vereadores testam painel digital que vai funcionar nas reuniões METADE DA POPULAÇÃO DE ITAÚNA JÁ RESPONDEU CENSO
Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 2

CONHECENDO MELHOR OS VEREADORES DE ITAÚNA

O vereador Silvano Gomes

Pinheiro, 53, do PDT, está no seu terceiro mandato e atual mente ocupa a vice-presidên cia do Legislativo. Ele nasceu e foi criado na zona rural. Ali, trabalhou em todos os ofícios que cabem ao homem do campo. Também sua família sempre esteve ligada à comu nidade rural e, não por acaso, sua atuação, tanto profissional quanto política, passa neces sariamente por esse ambiente. Silvano é filho de Marina da Silva Gomes e Afonso Gomes Pinheiro, já falecido. É casado com Jane Silva Antunes e tem um filho Arthur Henrique. “Meu pai foi um grande homem no Córrego do Soldado e pôde contribuir muito com a comunidade. Foi ministro da eucaristia, chefe de congado e de folias de reis...”, lembra.

Paralela à vida política, ini ciada pra valer há mais de 14 anos, Silvano do Córrego do Soldado, atuou em outras ati vidades e, hoje é comerciante, proprietário do famoso “Afonso’s Bar”, naquela comu nidade. “Trabalhando na vida pública também sempre tive outra função, nunca fiz da minha vida pública profissão”, pontua. Sua entrada na política se deu por insatisfação. “Sem pre votei em candidatos liga dos às comunidades rurais e nunca tivemos êxito. Só ganhei uma eleição quando votei em mim, para vereador. Tive próximo de mil votos. Era um desejo meu ser vere ador para cuidar das comu nidades rurais, sempre tive isso como objetivo por conhecer bem os problemas

dessas comunidades”, escla rece. É desta forma que agora Silvano afirma estar tendo a oportunidade de trabalhar para a zona rural, como sempre esperou de outros políticos.

Bandeira que carrega desde o início

As demandas provenientes das comunidades rurais são sua bandeira desde o início das atividades na política, ainda antes de tornar-se vereador, em 2008. São melhorias da vida do homem do campo, as estradas, por exemplo e espe cialmente do Córrego do Sol dado. “É uma gente muito sofrida porque as políticas públicas chegam de maneira limitada. Mas, gostaria de frisar que desde a minha estada na Câmara Municipal, outros vereadores descobriram que as comunidades rurais preci sam e merecem um olhar espe cial. Então, graças a Deus, temos muitos vereadores que buscam ajudar as comunida des rurais e, claro, também conquistam votos com essas pessoas. Fico muito feliz com isso porque há mais gente tra balhando e buscando melho rias para as comunidades rurais”, pontua.

Nunca um prefeito fez tanto pelas comunidades rurais

Em seu terceiro mandato, Silvano afirma que jamais viu tantos benefícios para as comunidades rurais como agora, no mandato do prefeito Neider Moreira (PSD). “Nos

meus 53 anos nunca vi tanta obra e não é somente para o Córrego do Soldado, como também em Cachoeirinha, Campos... todas. O gargalo hoje no meio rural são as estra das e o prefeito Neider tem feito um trabalho gigantesco, nos seus dois mandatos, levando pavimentação polié drica às comunidades. E esta mos sempre no gabinete, junto aos secretários, pedindo e mos trando as necessidades do meio rural”, ressalta.

A saúde e a educação também em primeiro lugar

O vereador do PDT se diz muito preocupado com a saúde também e ressalta que tem encaminhado emendas impositivas para o Hospital e para o atendimento de outras demandas no município. Além da saúde, a educação é também outra de suas preocupações e para a área, ele diz que tem feito um trabalho de indicações e projetos de lei. ”Temos que ser vereador para atender não apenas uma bandeira, mas todas as necessidades da popu lação. A zona rural é minha obrigação, se eu não cuidar quem irá? Estou atuando em todas as áreas, como esporte, segurança... buscando sempre ajudar”, afirma.

Está no grupo da base, mas já foi oposição

Silvano Gomes Pinheiro é conhecido vereador da base de apoio ao prefeito Neider, mas afirma que já foi oposição. Foi em seu primeiro mandato,

quando o prefeito era Eugênio Pinto, que ele faz questão de dizer que é seu amigo. “Traba lhei nos quatro anos na oposi ção. Eu era o único vereador da zona rural. Não tive sucesso algum, não tive uma obra, nada, não conseguia nada. Não tinha penetração com o secre tariado, até mesmo por falta de experiência minha. Entendo hoje que não há necessidade de ser como eu era, uma opo sição ferrenha. A gente tem que se candidatar em determinado grupo e uma vez eleito, temos que entender que trabalhar para o povo, não é trabalhar contra o prefeito. Hoje, vários projetos que não concordo, mesmo sendo da base do pre feito, saio daqui e vou lá na prefeitura conversar com o secretário ou mesmo com o prefeito, para tentar dar uma mexida no projeto e adequá -lo. Então, acho que é muito prudente estar na base e aju dar o município com suas demandas”, explica.

Ótimo relacionamento com todos

Silvano destaca que sempre manteve uma postura de rela cionamento “muito tran quila” com todos os colegas e que sempre se deu bem com todo o legislativo. “Nunca tive uma vírgula de desentendimento com nin guém. E ninguém comigo tam bém; tanto com os da base, quanto da oposição”, destaca.

O futuro político

O lugar-comum é inevitável: o futuro a Deus pertence. Sil

vano diz que o seu amanhã a Deus pertence, mas não deixa de afirmar que enquanto “esti ver colaborando com o muni cípio, enquanto as pessoas entenderem que estou dando minha contribuição”, estará participando, levando as demandas ao prefeito, aos secretários, aos deputados. “Política é muito desgastante; desgasta a família, desgasta os amigos, mas enquanto as pes soas quiserem e eu puder dar minha contribuição, irei traba lhar. Assim, a política é muito bacana”, avalia.

Vice-presidência sem vaidade

Estando na Mesa Diretora como vice-presidente, Silvano Gomes pontua que não tem vaidade com o cargo e não pensa, por isso, que deve ser o candidato à presidência do Legislativo, até porque já teve outras oportunidades de estar na Mesa Diretora, como vice -presidente mesmo e como secretário. “Nunca fui vice -presidente com a intenção de ser presidente, nunca tive essa vaidade. Para uns é bom, para outros é vaidade. Quero ape nas colaborar. Eu seria o can didato da base, mas o Nesval chegou e nós conversamos muito e, diante disso, eu resolvi apoiá-lo. É um menino que eu tenho a honra de dizer que eu trouxe para o meio político e a primeira oportunidade dele na Câmara foi comigo, como estagiário da Casa. Fico feliz por ele estar galgando outros cargos. Não terei problema de votar nele ou em qualquer outro vereador. E se eu for chamado a compor a Mesa,

poderei apenas como secre tário, estarei aí para colabo rar”, considera.

O presidente Lula

Eleito presidente da Repú blica no segundo turno das eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi o candidato do vereador Silvano Gomes. Mas, suas expectativas é que ele faça “um bom trabalho, escolha boas pessoas para auxiliá-lo. Noutros mandatos as escolhas não foram tão boas”. Silvano afirma que a democracia tem que ser respei tada já que o povo o elegeu. E todos esperam que ele faça um “mandato igualitário, para todos”. Ele contesta a frase que é atribuída ao presidente eleito de que “é preciso ajudar os pobres”. “Tem que ajudar não só os pobres, tem que ajudar também os empresários por que os pobres dependem dos empresários. Quando se ajuda o pobre, talvez os pro blemas não sejam resolvidos; mas se ajudar o empresário, o grande empresário, este poderá dar emprego e ajudar mais”, salienta.

Daria mais um mandato para o Bolsonaro

O vereador afirma que daria “tranquilamente” mais um mandato para o presidente Bolsonaro (PL). Por todas as dificuldades que passou, com a guerra na Ucrânia, a pande mia da Covid-19, outro man dato seria positivo. “Mas o povo escolheu Lula e desejo que ele faça um bom trabalho, o dever de casa”, afirmou.

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE ITAÚNA - EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Em obediência ao Estatuto Social do Sindicato do Comércio Varejista de Itaúna, e demais legislações pertinentes ao assunto, ficam convocados todos os representados quites e no gozo de seus direitos sindicais para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 28 de novembro de 2022, às 07:00h (sete horas), na Rua Godofredo Gonçalves, n. 316, Centro, Itaúna, Minas Gerais, para tratar da seguinte ordem do dia: a) Discutir, deliberar e aprovar a prestação de contas do Sindicomércio de Itaúna, apresentando os relatórios e documentos correspondentes, relativo ao exercício 2022, nos termos do Estatuto Social em seu artigo 55, parágrafo segundo. b) Examinar, discutir e deliberar sobre a proposta orçamentária para o exercício financeiro 2023. Caso não haja comparecimento legal, a Assembleia Geral será instalada em segunda convocação, às 07:30hs (Sete horas e trinta minutos), deste mesmo dia e no mesmo local, com o quórum estatutário exigido.

Itaúna-MG, 11 de novembro de 2022. ALEXANDRE MACHADO MAROMBA – Presidente.

Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 3
O Jornal S’PASSO destaca nessa semana o trabalho de Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado

Vereadores se movimentam para eleição da Mesa Diretora do Legislativo

O novato Nesval Júnior, representante da situação, pode ser o 46º presidente da Câmara a partir de janeiro

A movimentação pelas elei ções da Mesa Diretora da Câmara Municipal nos próxi mos dias indica que os verea dores estão se encontrando fora do prédio da Getúlio Vargas em busca de acordos que sustentem a formação da chapa vencedora. Como adiantou o Jornal S’PASSO, até o momento o único nome pra

valer na disputa é o do novato Nesvalcir Gonçalves Silva Júnior (PSD), o Nesval, líder do prefeito no legislativo. Em conversa com nossa reporta gem ele reafirmou que os pos tulantes aos cargos de vice -presidente e de secretário ainda estão sendo definidos nas conversas do grupo. A data da eleição será definida pelo

presidente Alexandre Cam pos (União Brasil) seguindo o Regimento Interno da Câmara, que determina como prazo, a segunda quinzena do mês de novembro.

A oposição também está se encontrando noutros ambientes para tentar forma lizar uma chapa capaz de enfrentar a situação e, talvez,

vencer, já que não os resul tados não estão consuma dos. Os novatos desse grupo estão sendo orientados pelo veterano Antônio de Miranda Silva (PSC) e estão confian tes que já conseguiram até então, pelo menos, seis vere adores, os mesmos que têm votado juntos nas proposi ções em plenário.

Apenas uma mulher dirigiu a Câmara nos seus 120 anos de História

Eleito para a Mesa Diretora, como tudo indica pelas com posições, Nesval Júnior (PSD) será um dos mais jovens vereadores a ocupar a presidência dentre os 45 nomes que estiveram à frente do legislativo desde que ele foi criado em 1901 e insta lado em 1902. O primeiro presidente da Câmara Muni cipal foi o Dr. Augusto Gon çalves de Souza Moreira, que na mesma época ocupou a

prefeitura e era chamado de Agente Público Municipal do recém-instalado município. Nesse tempo, em 120 anos de município, somente uma mulher, a professora Elisabeth Coutinho Maga lhães, esteve à frente do legislativo itaunense. Desde que se mudou para o atual prédio na avenida Getúlio Vargas, em 1988, a Câmara Municipal, que antes funcionava no terceiro

andar da Prefeitura, na praça Dr. Augusto Gonçalves, teve 17 presidentes. O atual, Ale xandre Magno Martoni Debi que Campos (União Brasil), está repetindo o mandato e permanecerá no cargo até 31 de dezembro.

De 1989 até os dias de hoje, foram esses os presi dentes da Câmara e dirigen tes do prédio da avenida Getúlio Vargas: Walter Corradi – 1/1/1989

a 31/12/1990; Luciano Penido – 1/1/1991 a 31/12/1992; Eli sabeth Coutinho Magalhães – 1/1/1993 a 31/12/1994; Pedro Paulo Pinto – 1/1/1995 a 31/12/1995; Lindair Vicente de Resende – 1/1/1996 a 31/12/1996; Arthur Marques – 1/1/1997 a 31/12/1998; Fábio Joaquim Gonçalves –1/1/1999 a 31/12/1998; Sil mar Moreira de Faria –1/1/2001 a 31/12/2002; Delmo Gonçalves Barbosa

– 1/1/2003 a 31/12/2004; Orlando Eustáquio Rodri gues – 1/1/2005 a 31/12/2006; Antônio de Miranda Silva –1/7/2007 a 31/12/2010; Édio Gonçalves Pinto – 1/1/2011 a 31/12/2012; Alex Artur da Silva – 1/1/2013 a 31/12/2014;

Francis José Saldanha Franco – 1/1/2015 a 31/12/2016; Márcio Gonçalves Pinto –1/1/2017 a 31/12/2018; Ale xandre Magno Martoni Debique Campos –1/1/2019 a 31/12/2020 e 1/1/2021 a 31/12/2022.

Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 4

Artistas e itaunenses de várias idades em mais uma edição do "A Cidade Conversa"

Dr. Augusto Gonçalves, durante a 25ª edição do pro jeto A Cidade Conversa. O evento trouxe a música das bandas Congadar, de Sete Lagoas; e Roça Nova, de Juiz de Fora; além da rapper Tamara Franklin, de Ribeirão das Neves; um varal de poe sia de vários artistas locais e intervenções dos artistas plásticos Jardel Jah e Pedro Almeida completaram as apresentações da tarde.

Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem apoio do Instituto Usiminas.

O povo na praça outra vez. Jovens, crianças, ido sos, alegres. Cantando, dan

çando, se divertindo. Foi na tarde do domingo, no coreto e entorno da Praça

O projeto A Cidade Con versa, criado em 2012, está de volta sob o patrocínio da

No dia 3 de dezembro vai acontecer o último evento do ano, na Praça da Estação. Os organizadores Mairon Alves, Walmir Dias e Charles Telles estão trabalhando para realizarem mais um grande encontro de música e outras artes, valorizando a prata da casa e bandas de diferentes estilos e cidades, que ainda não haviam se apresentado em Itaúna.

Mais teatro de graça no “Sílvio de Mattos” no programa Diversão Em Cena

Neste domingo (13), às 17 horas, no Teatro Sílvio de Mattos, acontece mais um espetáculo teatral do programa Diversão Em Cena. E em sua penúltima apresentação deste ano, o evento traz a peça “As Aventuras De Severino e Maria Quitéria!”, da pro dutora Cia Descarga Pro duções Culturais. A pro gramação é gratuita e parte dos ingressos já foi disponibilizada online, pelo aplicativo Diversão

Em Cena. O restante das entradas será distribuído presencialmente, na bilhe teria do teatro, uma hora antes da apresentação.

A peça

O casal mais arretado do sertão chega para con tar mais uma divertida história. Severino, Maria Quitéria e a caixa mágica, que vai fazer mais uma grande aventura ganhar vida. “Se tem uma coisa

que essa dupla sabe fazer é contar uma boa e conta giante história, que dessa vez, vai trazer o bullying como tema, e todos irão resolver esse problema”, diz o texto de apresenta ção da peça. Os responsá veis pelo espetáculo pro metem que ninguém vai ficar de fora, “todos vão cantar, brincar, e dançar com as Aventuras de Seve rino e Maria Quitéria”. A classificação indicativa é livre para todos os públicos.

Itaúna/MG, cep: 35680-173 e requerido(a) Augusto Guimarães de Oliveira, brasileiro, solteiro, filho de Arlem de Oliveira e Marcia Regina Leite Oliveira, certidão de nascimento registrada sob o termo 36619, folha 13, livro 98, inscrito no CPF sob o nº 144.927.40643 e no RG sob o nº MG-20.914.892, natural de Itaúna/MG, nascido aos 12/02/2000, residente e domiciliado na rua Sesóstres Milagres, 548, apto 101, Bairro de Lourdes, Itaúna/MG, sendo que na ação foi decretada a interdição do(a) requerido(a), mediante sentença proferida em 30/06/2022, que transitou em julgado, nomeando-se-lhe curador(a) o/a requerente, por termo de compromisso prestado nos autos, declarando-o(a) absolutamente incapaz. A curatela fica limitada além da representação perante órgãos públicos e entidades privadas, desde que não implique disposição de patrimônio - ao requerimento e à administração de eventual benefício previdenciário ou assistencial em favor do(a) interditado(a). Destarte, o(a) curador(a) está autorizado(a) a defender os interesses do(a) interditando(a) perante o INSS e também a administrar os recursos oriundos de seus benefícios previdenciários ou assistenciais num. 9590569787 - pág. 2 assinado eletronicamente por: Claudio Roberto Domingues Junior31/08/2022 16:08:21 https://pje.tjmg.jus.br:443/pje/processo/consultadocumento/listview.seam?x=22083116082135300009586663556 número do documento: 22083116082135300009586663556 perante as instituições financeiras. Fica consignado, outrossim, que a utilização de referidos recursos deve ser em benefício do(a) interditando(a), de forma documentada, lembrando que o(a) autor(a)

Roberto Domingues

Juiz de direito. Praça Doutor Augusto Gonçalves, 10, Centro, Itaúna - MG - CEP: 35680-054

Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 5 PROCESSO Nº: 5000819-33.2021.8.13.0338 CLASSE: [CÍVEL] CURATELA (12234) REQUERENTE: MARCIA REGINA LEITE OLIVEIRA REQUERIDO(A): AUGUSTO GUIMARAES DE OLIVEIRA Comarca de Itaúna/MG. Vara de família e sucessões. Edital para conhecimento de terceiros. Justiça gratuita. O poder judiciário da comarca torna público que se processou por este juízo e respectiva secretaria a ação de curatela nº 5000819-33.2021.8.13.0338, tendo como requerente Márcia Regina Leite Oliveira, brasileira, filha de José Leite e Irene de Castro, casada, inscrita no CPF sob o nº 749.151.936-91 e no RG sob o nº MG-10.455.886, natural de Itaúna/MG, nascida aos 29/01/1965, residente e domiciliada na rua Sesóstres Milagres, 548, apto 101, Bairro de Lourdes,
pode ser instado(a) a prestar contas da administração do benefício. Itaúna/MG, data
eletrônica.
da assinatura
Eu, gerente de secretaria, digitei. Claudio
Junior, mm.

Obras de reconstrução da ponte do Bairro Itaunense estão em fase final

Está prevista para ser entre gue em dezembro a obra de reconstrução da ponte do bairro Itaunense, destruída pelas enchentes no início desse ano. As intensas chuvas que caíram na cidade em janeiro fizeram um buraco ao lado da cabeceira da ponte que liga o bairro Itaunense à via conhecida como Estrada dos Lopes e que dá acesso ao povoado de Campos e vários outros bairros como Três Marias, Murilo Gonçalves e São Bento. A rua Augusto Gonçalves Paulino, no bairro Itaunense, no trecho pró ximo da ponte, desde então está interditada, impendido que um importante corredor que atende a várias comuni dades seja utilizado.

Para a reconstrução do tre cho foram realizadas obras de fundação e toda estrutura foi reforçada com galerias celulares fundidas ou con cretadas. A próxima etapa será a parte de aterro e aca bamento para que a ponte seja entregue à comunidade. Segundo o prefeito Neider Moreira (PSD) essa é mais uma importante obra da administração municipal,

Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 6
pois a nova ponte irá aumen tar a capacidade de vazão de 21 mil litros por segundo para 36 mil litros, além de oferecer segurança e comodidade para inúmeras famílias e produ tores das regiões de Campos, Lopes, Cachoeirinha e dos bairros adjacentes.

Nova diretoria do SEPEX/MG aposta no crescimento das empresas de publicidade

O Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de Minas Gerais (Sepex/MG) está de diretoria nova. Para o triênio 2022/2025, a recém-empossada diretoria da entidade será composta pelo presidente Alex Sandro dos Santos (foto) (BH Locação de Painéis e Locação), vice -presidente Frederico Nogueira e Silva (Urbana Mídia), diretor administrativo -financeiro Thales Alves da Silva (Tem Mídia Eireli Ltda.), e os conselheiros fiscais Fre derico Remiggi de Matos (Ofí cio Publicidade Ltda.) e Glad son Estevam Magalhães (Mercograff). Fundado em 2003, o Sepex/MG representa as empresas de mídia Out Of Home (OOH) de Minas Gerais.

A diretoria assume com a missão de aumentar a repre sentatividade da mídia OOH nos planos de mídia das agên cias do Estado e no âmbito

nacional. Para o presidente Alex Sandro dos Santos, é fundamental que a cadeia produtiva da comunicação esteja unida em defesa do setor de mídia OOH. “O Sepex/MG é muito impor tante porque traz uma lingua gem única ao meio OOH.

Desta forma, falando a mesma língua, teremos um mercado de publicidade exterior for

talecido, que se complementa e é defendido pelo Sindicato. Quando um anunciante com preende a importância da mídia OOH, ele não está for talecendo apenas aquela empresa que veiculou a cam panha dele, mas sim, todo o meio. Não temos que compe tir entre nós”, disse.

O novo presidente explicou a importância de aproximar o

Sepex/MG de outras entida des, como Fenapro, Sinapro, Conar, Cenp, Central de Outdoor, além de organiza ções governamentais e não -governamentais, a fim de promover o meio OOH como mídia de reforço, além de ser a que mais se avoluma no país.

“Ano após ano, a mídia exte rior tem crescido em partici pação nos planejamentos de mídia de grandes anuncian tes, e isso não apenas em Minas e no Brasil, como em todo o mundo. Diante destas constatações, a missão do Sepex/MG, agora, é unificar a cadeia para que possamos expandir de forma organizada, e que tenhamos consciência de que o nosso principal instru mento de venda não é o preço, mas a eficiência da entrega e o impacto da mídia OOH, con forme a análise de dados nos diz”, argumentou o novo pre sidente do Sepex/MG.

Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 7

Lohanna França diz que demandas de Itaúna serão prioridades do seu mandato

Deputada eleita pelo PV tem cumprido agenda na cidade, visitando instituições e falado a veículos de comunicação

A deputada estadual Lohanna França (PV), eleita pela região centro-oeste, está cumprindo agenda de vários eventos em Itaúna com visitas à Prefeitura, Câmara Munici pal e entidades onde tem debatido propostas para um mandato participativo a par tir de 2023, quando tomará posse na Assembleia Legisla tiva. Nesses encontros, Lohanna tem reafirmado o compromisso com Itaúna, cidade onde foi criada, mos trando que as políticas públi cas para a educação, a saúde e a assistência social, entre outras, são prioridades do seu primeiro mandato. Essa semana ela se reuniu, nova mente, com o prefeito Neider Moreira (PSD) e se colocou à disposição do município para ser a ponte entre Itaúna e os governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Romeu Zema (NOVO). Esta

Fortalecida em todo o país, direita se articula para as eleições municipais em 2024

Cláudio Veras e Henrique Naufel são apontados como candidatos a prefeito de Itaúna pelo Movimento Conservadores Cristãos. A dirigente Eliane Soares Franco seria vice-prefeita ou candidata a vereadora

Parece que foi o próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) quem disse que a direita se consolidou no país após sua eleição em 2018. Bolso naro deixará o mandado em 31 de dezembro, mas os seus seguidores, aqueles investi dos em algum poder político ou com vias de se candidata rem nas próximas eleições, irão dar sequência aos pro pósitos conservadores que o chefe da nação vem impri mindo com muita veemência em seu governo. Em Itaúna foi criado há dois anos o Movimento Conservadores

Cristãos (MCCI) que se pauta nessas abordagens em defesa dos valores preconizados pela direita: defesa da família tradicional e da escola sem partido, contrariedade à ide ologia de gênero e ao comu nismo, entre outras. Recen temente os dirigentes do MCCI anunciaram que pre tendem investir mais direta mente na política partidária com militância em favor dos políticos que comungam do mesmo pensamento. Liga dos a empresários e comer ciantes de vários setores que financiam suas ações, o MCCI

foi às ruas defendendo a ree leição do presidente Jair Bol sonaro e, insatisfeito com a derrota em 30 de outubro, tem questionado a legitimi dade do pleito e, até, solici tado a revisão dos resultados, que deram vitória a Luiz Iná cio Lula da Silva (PT).

Agora, circulam na cidade que os conservadores cris tãos vão participar com can didatos próprios nas eleições municipais 2024, para pre feito e vereador. Fala-se nos nomes de Henrique Naufel e Cláudio Veras, como possí veis candidatos a prefeito e

de Eliane Soares Franco, para disputar uma vaga na Câmara Municipal, apesar de que ela teria preferência por ser vice -prefeita na chapa de um dos dois conservadores.

Especulações naturais

Ouvida pelo Jornal S’PASSO, a dirigente do MCCI, Eliane Soares Franco respondeu que “não há nenhuma decisão oficial sobre isso partindo do nosso grupo. São especulações naturais da democracia”.

Mineração Usiminas homenageada no XXIV Prêmio Minas Desempenho Empresarial

A Mineração Usiminas será uma das empresas homenageadas no XXIV Prêmio Minas Desempenho Empresarial, pelas ativida des operacionais, desem penho econômico e resul tados em geral. A empresa também está entre as pre miadas, pela comemoração dos seus 60 anos de opera

ções, nas categorias tradi ção e perpetuidade e side rurgia/metalurgia.

O objetivo principal da premiação, realizada neste ano pela 24ª vez consecu tiva, é homenagear as orga nizações que mais se des tacaram em Minas Gerais entre 2021 e 2022. As par ticipantes, definidas a par

tir de processo técnico e estudos dos balanços publicados até o último dia 31 de agosto, figuram no Ranking das Empresas Minei ras, da Mercado Comum, que lista as melhores e maiores companhias do estado.

A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para dezembro.

Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 8
semana a assessoria da parla mentar disse que ela tem feito contatos constantes com o deputado Gustavo Mitre (PSB) para que a cidade e outros municípios onde ele atua não fiquem desguarne cidos de representação na ALMG. No próximo dia 30, a deputada fará palestra para os alunos da Escola Estadual de Itaúna.

Censo 2022 entrevistou pouco mais de 50% da população em Itaúna

A resistência de algumas pessoas em atenderem os profissionais e responderem os questionários e a ausência de muitos em suas residências são as causas do atraso do recenseamento

Em matéria recente publi cada no jornal “O Tempo”, recenseadores que estão tra balhando na coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geogra fia e Estatística (IBGE), rela tam uma série de ameaças e negativas da população para as entrevistas, que têm dificul tado o trabalho. Além desses problemas, falsas afirmações na resposta ao questionário e a demora para receber os pagamentos também têm incomodado os profissionais.

O levantamento da popula ção brasileira está atrasado já que a previsão de término era o mês de outubro. Agora, espera-se que os resultados sejam apurados até o mês de dezembro. Segundo o IBGE as estatísticas atuais mostram que mais de 63% da popula ção brasileira já foi recense ada. Em Minas Gerais, o per centual está dentro da média nacional: 63,44%.

Marcella Haila Antunes é coordenadora censitária de subárea em Itaúna. Em entre vista ao Jornal S’PASSO ela revelou que a data inicial de encerramento do Censo era 31 de outubro e que a situação desfavorável para o cumpri mento dessa meta foi a falta de mão de obra em âmbito

nacional, que impactou dire tamente na coleta da pesquisa, resultando no atraso da fina lização dos trabalhos. Dife rente do que noticiou o jornal “O Tempo”, em Itaúna, de acordo com a coordenadora Marcela Antunes, os pagamen tos dos profissionais estão em dia. Houve um problema no início, mas foi regularizado.

As dificuldades na execu ção da pesquisa são confir madas por ela que destaca a resistência de algumas pes soas em atender à pesquisa, receber o recenseador e res ponder o questionário. Além

disso, relata que muitas vezes há dificuldade em encontrar os moradores em casa, o que faz com que a coleta tenha que ser feita por telefone e por internet.

Em Itaúna são 45 recense adores e nove supervisores cuidando do Censo e dados recentes são de que 51,7% da população já foram entrevis tadas. A primeira semana de dezembro é a previsão para que os trabalhos no município sejam finalizados. Os dados preliminares da pesquisa do IBGE saem até o final deste ano. Marcella Antunes ressalta

a importância da pesquisa do Censo, que é a maior conta gem populacional realizada pelo IBGE, órgão oficial de estatística do governo. “Atra vés desses dados o governo terá um retrato da situação da população, o que irá embasar investimentos e políticas públicas nos níveis federal, estadual e municipal. Os dados são estritamente sigilo sos e, por isso, pedimos à população que recebam os nossos recenseadores que estão em campo e respondam ao questionário. O nosso posto de coleta fica localizado

na Rua Godofredo Gonçalves, 451, Centro, e estamos à inteira disposição para sanar quaisquer dúvidas”, pontua.

Dificuldades em condomínios de apartamentos

A recenseadora Gabrielle Caline Fialho Pedrosa expli cou que desde outubro o tra balho de campo, de coleta de dados do Censo Demográfico 2022, tem tido melhor anda mento, devido à maior divul gação da importância dessa tarefa entre a população.

Ainda assim ela esclarece que existem muitas dificuldades no trabalho, que atrasam a coleta de dados e a finalização dos resultados. A maior parte do atraso acontece porque os recenseadores não encon tram as pessoas nos seus domicílios e, principalmente, por que muitos moradores ainda têm resistência em res ponder ao questionário.

“Estou no 16º setor, com 1.700 questionários, porém, desde o primeiro dia de coleta enfrentei muita resistência por parte dos moradores por não entenderem a importân cia do Censo para o país. Há muita dificuldade de acesso em condomínios com grande agrupamento de apartamen tos e a primeira abordagem a ser feita é a conscientização dos síndicos sobre a colabora ção deles para o recensea mento dos moradores. Nos setores rurais, os domicílios são muito distantes uns dos outros, dificultando a locomo ção, mas as pessoas são mais receptivas. Ela destaca ainda que o horário noturno é bom por ser o momento que mui tos moradores estão em casa, mas ainda gera resistência pelo horário e estranha mento da população, o que também dificulta muito o nosso trabalho”, explicou.

Atividades culturais e artísticas na programação do Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consci ência Negra é celebrado no Brasil desde 2003 e a data, 20 de novembro, é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Em Itaúna, a Prefeitura está preparando o 1º Festival Cul tural – Edição Hip Hop, com a proposta de promover e fomentar os quatro elementos do Hip Hop: “Mc’s”, “Bre aking”, “Grafite” e “Dj´s”, se fundindo com o 5° elemento, “o conhecimento”, estimu lando todos os artistas da cidade e da região.

Os selecionados que se ins

creveram para participarem do evento, estarão presentes na fase classificatória que acon tece neste domingo (13). A

grande final será no dia 20, em evento que será realizado na Pista de Skate, bairro Nogueira Machado, a partir das 14h. O

cronograma com datas e horá rios serão divulgados até o dia 17, nas redes sociais da Prefei tura Municipal de Itaúna.

‘II Encrespa’ terá eventos artísticos e de educação

O “II Encrespa”, realizado pelo gabinete da vereadora Edênia acontece também no dia 20, das 14h às 22h, na praça da pista de skate, no bairro Nogueira Machado com desfile de crianças, workshop; Oficina de Turbante e apresenta ções de guardas de Con gado e atrações musicais de

Itaúna e região.

“As ações buscam incenti var a população a refletir sobre a valorização das dife rentes identidades que exis tem, principalmente a cul tura afro-brasileira com atividades que trazem o protagonismo negro em diferentes linguagens artís ticas”, esclarece a vereadora.

Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 9

Clima de Natal já toma conta de vários ambientes no centro da cidade

Na Praça Dr. Augusto Gonçalves funcionários da Prefeitura e máquinas montam a estrutura da decoração de fim de ano

A pouco mais de um mês das festividades de final de ano, o clima já é de Natal em vários pontos comer ciais da cidade, lembrando que 2022 está indo embora e que o Papai Noel não tarda a chegar. Na Praça Dr. Augusto Gonçalves, funcio nários e máquinas montam a estrutura da decoração natalina com presépio, árvores gigantes e corredo res de fios e cabos ilumina dos por todos os lugares, sem contar a Fonte Lumi nosa que dará um toque especial no cenário.

A casa do Papai Noel tam bém está sendo montada e é grande a expectativa do final

Vereadores experimentam painel digital que vai funcionar durante as reuniões da Câmara

Equipamento promete maior transparência e modernização nas votações, na formalização das atas e nos projetos e pareceres

Os vereadores se reuni ram essa semana para um treinamento com as novas ferramentas tecnológicas do painel digital que estará em funcionamento nas pró ximas sessões legislativas. Foi na manhã de quarta -feira (9), com a presença de todos os vereadores, que as orientações e simu

lações de votação e inter venção foram passadas pelo funcionário Pedro Alcântara. O painel, inter ligado aos PC’s de cada vereador, irá mostrar em tempo real o voto e absten ção de cada um, além de registrar falas, pedidos de aparte e a pauta das ses sões, com os projetos de lei

da Ordem do Dia, os que serão encaminhados às comissões e as indicações apresentadas na ocasião.

O presidente Alexandre Campos (União Brasil) afir mou ao Jornal S’PASSO que o sistema de transmissão dos eventos das sessões plenária foi viabilizado pelo senador Rodrigo

Rosse Andrade se defende da acusação de agressão a funcionário da Prefeitura

Servidor ‘Anderson Lajinha’ afirma, também nas redes sociais, que sofreu

O secretário Rosse Andrade Silva, que ocupa a pasta da Infraestrutura na Prefeitura de Itaúna, fez circular nas redes sociais um vídeo em que se defende de “acusa ções” de um funcionário, ‘Anderson Lajinha’, que teria dito que ele o ameaçara e agira com insubordinação contra sua autoridade, entre outras situações, no Canteiro de Obras. Em sua defesa, con tra a “suposta ameaça do ser vidor”, o secretário afirma que o funcionário é negli gente com as funções que exerce e que já esteve envol vido em boletins de ocorrên cia policial por causa de seu comportamento. Também ressalta que não o desacatou, como ele afirma. O secretário

mostra documentos de um boletim de ocorrência que teria feito contra o funcioná rio por desacato e comporta mento irregular. Na tarde de sexta-feira (11), o Jornal S’PASSO entrou em contato com o secretário questio nando se havia algum fato novo e se ele queria se mani festar sobre o caso, ele res pondeu que não, que já pos tara o vídeo e que agora iria “abrir um processo por danos morais” contra o servidor. E acrescentou: “Olha a ficha corrida do cidadão”.

Na mesma semana o Jornal S’PASSO recebeu outro vídeo, desta vez do funcioná rio Lajinha contando sua ver são de que foi agredido fisi camente e com ameaças pelo

secretário Rosse Andrade. Anderson ressalta em sua fala que o secretário Rosse “é muito violento, agressivo e intratável e que já brigou com outros servidores”. Anderson convida colegas que tiveram problemas com o secretário a se unirem a ele para que possam impetrar uma ação conjunta na Justiça.

A Secretaria de Educa ção anunciou esta semana a incorporação de mais dois ônibus escolares na frota do município. Os dois novos micro-ônibus têm capacidade para trans

portar 31 passageiros e já estão atendendo crianças e adolescentes no trajeto para as escolas da cidade.

Dotados de acessibilidade, os veículos possuem pol trona móvel, garantindo

Pacheco (PSD), sem nenhum custo para a Câmara Muni cipal, que comprou apenas os quatro televisores. “Esse sistema irá proporcionar maior transparência e modernização nas votações, na formalização das atas e nos projetos e pareceres que serão visualizados pelos vereadores”, disse Campos.

superior

mobilidade e acesso aos veículos. Os recursos para aquisição dos novos veícu los são do caixa próprio da prefeitura e custaram aos cofres municipais R$970 mil.

Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 10
do ano, não somente entre as pessoas, mas também no comércio. A CDL e a Associa ção Comercial e Industrial de Itaúna devem lançar nos pró ximos dias a campanha “A Fantástica Cidade do Natal”, que além do projeto de deco ração e premiação para os consumidores que fizerem compras no município, tam bém vai apoiar entidades assistenciais através de parce ria com a Secretaria de Desen volvimento Social e Rotary.
agressão e ameaça do
Transporte escolar de Itaúna ganha mais dois veículos

COLUNA SOCIAL

NIVER 2

No dia 7, a competente Mariana Menezes comemorou mais um ciclo de vida bem vivida e brindou a data ao lado do marido Cláudio Bernardes e do filho Joaquim. Desejamos a ela toda a felicidade do mundo e votos de muitas alegrias e saúde.

PARABÉNS

Nesta segunda-feira Felipe Correa troca de idade e com certeza será muito abraçado pelos amigos e familiares. Ele está sempre à frente das iniciativas teatrais da cidade e a coluna envia os melhores votos de saúde e paz.

DOAÇÃO DE SANGUE

O Dia Nacional do Doador de Sangue será comemorado dia 25 e o Hospital Manoel Gon çalves está promovendo várias ações para lembrar a importância desse gesto de amor, dentre elas concurso de frases criativas sobre a data. Participe e seja um doador. E caso você não possa doar, divulgue a campanha. Esta é uma boa causa.

NIVER MARIA FERNANDA

No último sábado foi sucesso a festa de aniversário de Maria Fernanda, filha do casal Rodrigo Barbosa e Fernanda Mara. Brincadeiras e muita diversão não faltaram para celebrar a nova idade de Maria Fernanda.

VIAÇÃO ITAÚNA

As comemorações da campanha Novembro Azul na Viação Itaúna foram um sucesso. Houve apresentação teatral lembrando a importância da

NIVER

O

Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 11
seu niver
a
ao
A
aniversariante Maria Fernanda com amigos e primos em
Koen Weyne, que está em Itaúna direto da Bélgica, visitou
cidade
lado dos atores Filipe Lopes e Geisi Ahenog
O casal Gláucio Herculano e Aqueber Saliba Dra. Cláudia e Gil Máximo: casal nota 10
prevenção ao câncer de próstata e confra ternização entre os funcionários. Parabéns ao casal Gláucio Herculano e Aqueber Saliba pela brilhante iniciativa.
super gente boa, ex-vereador José Medeiros Júnior, comemorou mais um ano de vida no dia 10, quinta-feira e foi muito lembrado pelos amigos. Medeirinhos é um ser humano especial, defen sor da causa animal e sempre disposto a ajudar os amigos. Parabéns para ele que tanto merece.
A
equipe executiva da Viação Itaúna celebrando o Novembro Azul
Os dirigentes do circo Robatiny: Jonas Robatiny e Nataly Robatiny
vice-prefeita Gláucia Santiago e o
Romeu Zema
A aniversariante Mariana Menezes e o marido Cláudio Bernardes A
governador

É ESSA? CONVERSA VAI, CONVERSA

– Nuuuh, isso é coisa de pobre!

– Uai, e a gente o que era?

Pobre e feliz. Vendia aba cate na rua. Eu vendi tam bém alface e picolé...

– Ah, picolé também eu vendi. Vendi chup-chup, que eu mesmo fazia. Ganhei um dinheirão. Comprei até uma bicicleta “Monark Olé 70” com o dinheiro. Vendi ferro véio que a gente catava no pátio da fundição Cor radi, ali onde é hoje a Câmara Municipal...

Eram dois sujeitos, um grisalho e o outro definiti vamente calvo, numa con versa interessante na mesa de uma churrascaria.

– Tinho, traga mais uma aqui pra animar essa prosa! Mas, falando nisso, cê lem bra do leite “Vaquita”, o primeiro pasteurizado que apareceu por aqui? Antes a gente comprava o leite na cooperativa, leite gordo, que a gente fervia e quase

QUE HISTÓRIA

sempre derramava sujando a chapa do fogão.

– Isso mesmo, sô! Aí veio o leite de saquinho, uma novidade.

– Pois, então! Cê se recorda que o povo usava o saquinho vazio do leite para fazer cor tina, capa de botijão e até toalha de mesa? Lembra ou não lembra?

– Demais, lavavam bem o pacotinho, costuravam na máquina e faziam gran des obras de arte. Horríveis! Mas obra de arte para mim eram aquelas cabeças de galo feitas de pano para cobrir o bico do bule de café, cê lembra disso?

– Pqp, é mesmo! Tinha também umas galinhas de bambu para guardar ovos. E os forros de prateleira fei tos de papel de embrulho? Cor de rosa, cortados em forma de coração, de dese nhos geométricos. E os roli nhos nos cabelos estilo Dona Florinda?

– Aí ocê foi no fundo do baú. Não me esqueço de jeito nenhum é das telas de plástico, coloridas, que se colocava na frente da tele visão em preto e branco.

– Lá em casa teve uma dessas, de três cores. Mara vilha. E tinha também as

capas para liquidificador, que combinavam com as do botijão de gás. Os tapetes feitos com saco de aniagem e retalhos de tecidos. As pen teadeiras com bibelôs de louça, as flores de plástico (copo de leite e rosas, prin cipalmente) e os pôsteres de

VEM...

por cozinhar no fogão à lenha, coava café, lavava o arroz... tempo de arroz com marinheiro e de pipoca com piruá...

– Rebenta pipoca na lín gua da Maroca!

– Sentar na cozinha em volta do fogão de rabo grande e contar histórias de assombração.

– Tomar a fresca na cal çada junto com os vizinhos, chupando laranja e jogando conversa fora.

artistas da TV pregados na porta do guarda-roupa das mulheres. Uma moça minha vizinha tinha mais de 100 retratos de artistas na parede do seu quarto.

– É devera, sô! Muito louco. Isso é tempo em que a gente catava o feijão pra

Enquanto os dois senho res mergulhavam num mundo de nostalgia, naquela churrascaria, um casal ao lado “conversava” animadamente com os seus aparelhos de celular, os tais aifones. Certamente aquele casal nem se deu conta de que um colosso de histórias se passou por aquele ambiente nas lem branças de dois amigos, já homens de idade, sem pressa e seu celular.

Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 12
Sílvio Bernardes
Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 13
Sábado, 12 de novembro de 2022 Página 14

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.