Jornal S'Passo ED.1455(08.10.2022)

Page 1

ITAÚNA-MG 08 DE OUTUBRO DE 2022 EDIÇÃO Nº 1.455 PREÇO MÁXIMO R$ 1,00 PREFEITURA DEVE ASSUMIR HOSPITAL NOS PRÓXIMOS DIAS REUNIÃO NO DER REACENDE NEGOCIAÇÕES SOBRE CONSTRUÇÃO DO TREVO DO PADRE EUSTÁQUIO Gustavo Mitre, Gláucia Santiago e Lohanna Conhecendo melhor os vereadores de Itaúna KAIO GUIMARÃES ENTREVISTAS COM PATROCÍNIO DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA, LINABEL IRAMAIA VAI COMPETIR NA EUROPA SAAE anuncia aumento da tarifa de água e esgoto; taxa do lixo vai diminuir Jogador que atuou no Inter de Minas é o mais novo contratado do Bragantino Em segundo lugar no país, Bolsonaro é o preferido de Itaúna com 58% dos votos

CONHECENDO MELHOR OS VEREADORES DE

Filho do engenheiro Luiz

Augusto Guimarães, que foi secretário de Obras do governo Francisco Ramalho (1982-1987) e de Adálcia Gui marães, casado há oito anos com Leda Guimarães, o vere ador Kaio é empreendedor desde os 19 anos, quando abriu uma construtora e levan tou diversos prédios na cidade. Desde então, investiu também no ramo alimentício, hoje é proprietário da PegPi zza e da Panificadora Dona Menina, ambas localizadas na Avenida Jove Soares. Kaio diz que sempre teve vocação para o bem comum, atuou como pastor voluntário numa cidade vizinha durante oito anos e trabalhou como engenheiro no canteiro de obras. Por um pedido de amigos, familiares, da sua igreja local e por enten der “ser um chamado de Deus”, Kaio se candidatou pela primeira vez a vereador em 2020, e se elegeu sendo o 7º mais votado em Itaúna, com 651 votos.

Bolsonarista e oposição ao prefeito

Bolsonarista e oposição ao prefeito Neider Moreira (PSD). A primeira rotulação ele aceita com orgulho, aliás é um dos mais apaixonados defensores do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) em Itaúna. A segunda, ele rejeita, como outros desse grupo. “Não me vejo necessariamente

como oposição ao atual pre feito, a minha atuação é pau tada em primeiro lugar nos interesses do povo de Itaúna, independente da pessoa de autoria dos projetos de lei. É por este motivo que propo nho projetos que transforma rão a realidade de nossa cidade. Seja como o seguro anticorrupção, o da funerária, que acabaria com o monopó lio em nossa cidade, de prote ção às mulheres, idosos e às nossas crianças! Vivemos tem pos em que é preciso um cui dado especial com a nossa população”, pontua.

‘Leis Kaio’

O jovem vereador não é muito de apresentar indica ções de obras e serviços, prefere projeto de leis. Pri vilegia o debate e, muitas vezes, a polêmica. Entre as principais promessas de campanha os projetos de lei do Direito Na Escola e do Seguro Anticorrupção, foram levados adiante no plenário. O Direito na Escola tornou-se lei, e já está fun cionando em instituições de ensino no município. “Já o Seguro Anticorrupção foi vetado pelo Exmo. Pre feito”, lamenta. Afirma que quanto à dinâmica dos pro jetos da Câmara, acompa nha de perto a essência de todas as proposições, não somente as suas, “é meu dever enquanto vereador”.

Interlocução difícil

Ele afirma que faz o seu tra balho independente do exe cutivo e se o mesmo não atende a alguma demanda, o maior prejudicado é o povo.

“O papel de um gestor sério é atender às necessidades da população independente mente do vereador que a levar ao executivo”, ensina.

Ser vereador é uma honra

Ocupar o cargo de vereador para Kaio Guimarães constitui numa “honra primordial”, pois tornou-se “representante do povo”. Diz que essa é a sua bússola para cada tomada de decisão. No entanto, para rea lizar isso com excelência é necessário estar alinhado com as necessidades das pessoas, aí está o grande desafio, que é o de aproximar a população da política municipal. “Esse é o caminho para a transformação a qual me proponho desde o início do mandato. E de fato temos conseguido alcançar esse objetivo, a maior prova disso está no aumento da pre sença de pessoas de todas as classes em diversas reuniões da Câmara Legislativa”, considera.

O eleitor é que deverá avaliar o vereador

Para Kaio, quem deve avaliar os vereadores, incluindo ele,

é o eleitor, além de cada um a si próprio. “Todos na Casa ocupamos lugares iguais, mas num contexto geral somos uma câmara dinâmica e que representa a população em sua diversidade, composta por muitos vereadores atuantes e que trabalham em pautas importantes para nosso muni cípio".

Religião e família

As pautas polêmicas que o novato vereador defende e as que combate passam, necessa riamente, pela questão da famí lia tradicional e da religião. Para ele, sem entrar mais profunda mente no tema, qualquer pes soa que ouve ou lê suas pala vras não ouve ou lê somente um fragmento de quem é. “É somente o Kaio mesmo. Cons tituído pelo seu ser, suas vivên cias, formação, seus princípios e seus valores. Portanto, o cida dão itaunense verá somente o Kaio, defendendo aquilo em que acredita, mas sobretudo, priorizando o bem de toda a população de Itaúna, cidade a qual representa”, disse.

Prefeito em 2024

Ele que chegou a insinuar uma pré-candidatura a depu tado estadual e, nas brincadei ras ou nas previsões para 2024, vê seu nome sendo citado para eleições ao executivo. Sobre a candidatura à Assembleia Legislativa disse que recuou

porque esta poderia inviabili zar a eleição do deputado Gus tavo Mitre (PSB), “já atuante em Itaúna”. Quanto ao futuro de Itaúna, “ver o Jornal S’PASSO, bem como a popula ção em diferentes lugares, citar o meu nome para prefeito em 2024 realmente me deixa muito grato”. Na sua avaliação existem outros políticos que são “capacitados, honestos, transparentes, bons gestores da sua vida pessoal, trabalhadores e comprometidos com a cidade”. Mas, não deixa de afir mar que o seu nome está à dis posição, “aceitei o chamado de Deus para vereança e, se for essa a vontade d’Ele, bem como a do povo, aceitarei novamente esse chamado. Ser prefeito é uma missão, a qual carrega respon sabilidade ainda maior”.

Apoios já definidos para 2022

“A escolha dos candidatos é uma grande responsabilidade do eleitor, pois somente é pos sível transformar a política atra vés das urnas, elegendo pessoas capazes e que possuem os valo res que a nação brasileira pre cisa”, enfatizou.

Foram essas as escolhas de Kaio Guimarães no último domingo: para deputado fede ral – Lucas Gonzalez, que foi candidato à reeleição. Ele des taca que o deputado Lucas, no momento da pandemia, em que Itaúna mais precisou, enviou recursos para a saúde de mais

de meio milhão de reais, além de intermediar um ônibus para a educação. “De caráter íntegro, ficha limpa e que trabalha por Minas Gerais”. Para deputado estadual apoiou Gustavo Mitre, que foi candidato à reeleição. “O deputado Gustavo fez por Itaúna o que nenhum outro deputado jamais havia feito. O meu apoio foi um voto de reconhecimento do seu trabalho pela nossa cidade, pela que em decorrência do quociente eleitoral ele não tenha conseguido a reeleição”.

Para Senador apoiou Cleiti nho Azevedo, que venceu no último final de semana. Kaio afirma que a eleição do candi dato é algo totalmente inédito para a região centro-oeste de Minas. “Ter um representante no Senado tão próximo é muito inte ressante para Itaúna, pois a cana lização dos recursos será muito mais provável do que com qual quer outro candidato”, avalia.

O vereador apoiou também o governador Romeu Zema à ree leição e apostou que ele repre senta a “Nova Política”, que traz a eficiência do setor privado e que colocou as contas do estado em ordem. “Esse também é um voto de reconhecimento pelo trabalho executado”, pontua. E finalmente, para presidente da República, Jair Bolsonaro. “O presidente Bolsonaro consti tuiu ministros com caráter téc nico, defende a liberdade eco nômica e o conservadorismo. Bolsonaro restituiu o orgulho pela pátria e incluiu o povo bra sileiro na política”, ressaltou.

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 2
ITAÚNA
O Jornal S’PASSO destaca nessa edição Kaio Augusto Honório Alves Guimarães, do PSC ASSEMBLEIA GERAL DO TROPICAL TÊNIS CLUBE
O Diretor Presidente do Tropical Tênis Clube, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 21 do Estatuto Social, convoca os senhores sócios proprietários e os poderes de Clube para se reunir, em Assembleia Geral Ordinária no dia 20 de outubro de 2022, na Sede do Clube, à Rua D. Alzira Matos, n. 150, Bairro Cerqueira Lima, Itaúna/MG, em primeira convocação às 20:00 horas, com presença de metade mais um dos sócios proprietários e segunda convocação às 20:30 horas, com qualquer número de sócios, para deliberar sobre: - Apreciação e aprovação dos balancetes e contas da administração do período de 01/07/2021 a 30/06/2022. Itaúna, 06 de outubro de 2022 Aziz Leão Saliba Diretor Presidente

Emergência na saúde: prefeito decreta estado de calamidade pública no Hospital

A prefeitura de Itaúna decre tou estado de calamidade pública no setor hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira (Hospital). O decreto, assi nado pelo prefeito Neider Moreira (PSD), secretário de Saúde Fernando Meira de Faria e procurador-geral Gui lherme Nogueira Soares, foi publicado no Jornal Oficial do Município no dia 6 de outu bro. Enquanto perdurar o estado de calamidade a Prefei tura poderá contratar serviços particulares para complemen tar os que já são prestados na instituição, visando o restabe lecimento da normalidade dos atendimentos no município.

Como noticiou o Jornal S’PASSO, na última edição, a assembleia geral dos conselhos de administração da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira não trouxe a

tranquilidade necessária para se evitar uma intervenção. Não houve condições de formar chapas para constituição de um novo Conselho Curador já que o anterior, dirigido pelo médico Augusto Machado de Souza, renunciou há pouco mais de um mês e os prejuízos finan

ceiros da administração são insustentáveis, acima de R$ 1 milhão por mês.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, afirmou ao Jornal S’PASSO que a decretação de estado de calamidade pública no setor hospitalar do Sistema

Único de Saúde reconhece o grave momento, sobretudo financeiro, vivenciado pelo Hospital Manoel Gonçalves e esse cenário permite que o município tome algumas medidas extraordinárias no sentido de manter a assistên cia adequada de saúde aos

munícipes. “Como gestor da saúde, o município não pode se omitir neste momento. A finalidade do estado de cala midade é primeiramente reco nhecer a gravidade da situação e dentro dessa gravidade tomar medidas extraordiná rias. Estas podem ser repasses e contratações de pessoal e serviços”, explica.

A Prefeitura vai ajudar o Hospital

A Prefeitura de Itaúna, atra vés da secretaria de Saúde, espera poder ajudar o Hospi tal nesse momento e a pri meira medida é essa decreta ção do estado de calamidade. “Na próxima semana teremos uma reunião com aquela orga nização, a Pró-Saúde, que foi contratada, inclusive pela Pre feitura, para fazer uma consul toria, um diagnóstico hospita lar na Casa de Caridade e

teremos subsídios para tomada de decisões”, pontua.

Intervenção da Prefeitura é uma possibilidade

Fernando Meira salientou que não quer adiantar deci sões, mas que a intervenção do poder público municipal na Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, ainda que temporária, é uma possibilidade. “De posse dos dados apresentados pela con sultoria e estes sendo suficien temente relevantes, a interven ção poderá acontecer. É claro que isso também é motivado principalmente pela vacância dos cargos do Conselho Cura dor da instituição. Com isso, também o poder público tem que se posicionar e no momento a decretação do estado de calamidade pública tem esses objetivos”, acentuou.

Auditoria vai apresentar resultados na terça-feira

Neider anuncia aporte financeiro de R$ 2 milhões para instituição e volta a falar de intervenção administrativa

Na tarde de ontem, sexta -feira (7), o prefeito Neider Moreira (PSD), em vídeo, afirmou que a situação do Hospital Manoel Gonçalves, de conhecimento de grande parte da população, é muito grave, principalmente por causa da falta de reajuste da tabela do SUS, paga pelo governo federal, que não é reajustada há quinze anos.

Ele citou a contração de uma empresa de consulto ria de São Paulo, que está investigando as questões de recursos humanos e econômico-financeiras da instituição, e os resulta dos serão entregues na

terça-feira (11).

“Decretamos estado de calamidade pública do Hos pital e acabamos de transfe rir para a conta da instituição

R$ 2 milhões para fazer frente às dívidas com forne cedores e prestadores de serviços acumuladas, para impedir a desassistência. De posse dos dados que serão demonstrados pela consul toria, iremos tomar a decisão de uma possível intervenção administrativa”, afirmou.

O prefeito revelou que se essa situação da Casa de Caridade Mnaoel Gonçalves de Souza Moreira tivesse acontecido em 2017, quando

ele assumiu o seu primeiro mandato, não haveria con dições de ajudar porque ele encontrou a Prefeitura frag

Grave crise financeira é novamente pauta na Câmara

Parlamentares propõem criar comissão especial para avaliar situação e consórcio das cidades que usam a instituição de saúde para viabilizar captação de recursos

O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Cam pos (União Brasil) expôs na reunião do legislativo no iní cio dessa semana a situação de grave crise financeira da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira. Como membro do Conselho Administrativo, represen tando a Câmara, Campos afirmou que a última assem bleia da instituição, realizada no dia 29 de setembro, não trouxe nenhuma resolução acerca da eleição do novo Conselho de Curador e que o médico Augusto Machado de Souza continua respon dendo como provedor inte rino, até que o Ministério Público, acionado pelo Hos pital, tome providências. É

possível, como já anunciou o Jornal S’PASSO em sua última edição, que o MP acione a Prefeitura para assumir a administração da instituição.

A Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, a despeito de recursos de emendas parlamentares, dinheiro de empresários e pessoas físicas e verbas do município, somente da Pre feitura são R$ 450 mil men sais, padece com prejuízos de R$ 1,5 milhão por mês e cerca de R$ 18 milhões/ano.

Alexandre mostrou as despe sas e a receitas do Hospital no mês de agosto e voltou a dizer que a situação é de grande dificuldade com risco de interrupção de alguns procedimentos importantes.

Os vereadores se manifes taram acerca do assunto e foi proposto que seja criada uma comissão para verificar a situ ação e buscar novos projetos para salvar o Hospital. Tam bém foi sugerido que se crie um consórcio entre as cidades que utilizam o atendimento médico da instituição e assim viabilizar captação de mais dinheiro para acudir as des pesas mais urgentes.

O problema financeiro do Hospital Manoel Gonçalves, assim como de inúmeras ins tituições, esbarra na destina ção de recursos do governo federal provenientes do paga mento de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A tabela de valores está congelada desde 2014.

mentada financeiramente, com dívidas vencidas de R$ 21 milhões na época.

fiscal que implementamos na administração pública tivemos agora a condição de fazer essa ajuda fundamental

para uma instituição extra ordinariamente importante para toda a nossa microrre gião. Isso demonstra a res ponsabilidade fiscal com a qual estamos administrando a cidade, o que possibilita nesse momento fazer esse aporte financeiro para o hos pital saldar as dívidas mais urgentes. Ao mesmo tempo observarmos o que de novo traz essa consultoria para que possamos fazer uma intervenção administrativa no hospital e iniciarmos um trabalho de recuperação e sustentabilidade de uma ins tituição tão importante para a nossa cidade”, pontuou.

Problemas são antigos, assim como as ameaças de fechamento do Hospital Manoel Gonçalves

A crise financeira da Casa de Caridade Manoel Gonçal ves de Souza Moreira não é de hoje. Em outros tempos os jornais “Folha do Oeste”, “Brexó” e outros, noticiavam com frequência os proble mas decorrentes da falta de recursos financeiros e as campanhas promovidas pela instituição e entidades locais a fim de acudir o hospital de Itaúna. Eram realizadas rifas, bingos, festas beneficentes e doações espontâneas que pipocavam por toda a cidade através de inciativa de empresários comerciantes e profissionais liberais.

Em janeiro de 2015, a dire ção do Hospital noticiou que havia uma dívida de R$ 5 milhões ao explicar que “as Santas Casas e hospitais bene ficentes amargavam déficits financeiros assustadores”. À época, o hospital queixou-se de atrasos nos pagamentos de fornecedores, com o acú

mulo de novas despesas com juros bancários, sem previsão de serem quitados.

Em junho de 2021, em plena pandemia da Covid19, a instituição entrou em colapso quando se chegou a 160% de sua capacidade de internação. Sem estru tura física para ampliar ins talação de leitos, a direção alertou que não teria condi ções de mais vagas para internações. E explicou que houve muitos gastos extras em 2020 para atender a pacien tes com Covid, que estrangula ram as poucas reservas finan ceiras do hospital.

A situação de falta de recursos do Hospital Manoel Gonçalves, embora seja um problema administrativo tra tado pela diretoria, tem afe tado a população que, ciente da gravidade, teme pelo fechamento da insti tuição. Isso, sem contar que os déficits financeiros

impactam negativamente o atendimento médico-hos pitalar, atingindo especial mente as pessoas de menor poder aquisitivo.

Para o equilíbrio das con tas da Casa de Caridade é preciso que haja revisão e adequação da tabela de pro cedimentos pagos pela União a hospitais filantrópi cos que atendem a popula ção pelo sistema Único de Saúde (SUS), que não é rea justada desde 2008, com uma defasagem que chega a ser superior a 200% em rela ção aos preços do mercado.

Esta defasagem tem levado o Hospital a atuar no limite de suas condições orçamen tárias e operacionais. Outro fator importante são os valo res abusivos cobrados por laboratório de insumos ele mentares como EPIs, soro, oxigênio e materiais médicos e medicamentos que tiveram grande elevações.

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 3
“Com a responsabilidade
Decisão vem antecipar diagnóstico hospitalar sobre a situação da instituição e possível intervenção do poder público

A Festa do Pijama, espetáculo do “Diversão Em Cena” no Sílvio de Mattos

Neste domingo (9), às 17 horas, no Teatro Sílvio de Mattos, acontece mais um evento do projeto “Diver são Em Cena”, com o espe táculo A Festa do Pijama, do Grupo Oriundo de Tea tro. Como sempre tem

acontecido nesses eventos, foram disponibilizados gra tuitamente ingressos ante cipados pelo aplicativo do projeto e a bilheteria do teatro vai atender os que desejarem retirá-los momen tos antes da apresentação.

A peça A Festa do Pijama é uma grande celebração ao mundo da criança, povo ado por brincadeiras, dis putas, histórias e estados emocionais próprios do universo infantil, como a pirraça e o medo de assom

bração. Tudo revelado e vivenciado por atores em cena e com trilha sonora executada ao vivo. O espe táculo promete agradar pes soas de todos os públicos, tendo classificação livre e duração de 50 minutos.

Mineração Usiminas reúne prefeituras para tratar de projetos socioambientais

A Mineração Usiminas está realizando uma série de encontros com as prefeituras para reforçar as informações sobre o Edital Usiminas de Projetos Patrocinados para 2023. A ação visa envolver os municípios e esclarecer dúvi das sobre o mecanismo para incentivo às iniciativas com foco na cultura e patrimônio, esporte, saúde e comunidades sustentáveis da região de atu ação da companhia. As reuni ões presenciais com os repre sentantes do poder público foram realizadas em Itaúna, Igarapé, Mateus Leme e Ita tiaiuçu, nos dias 5 e 6 de outu bro. Para a próxima terça-feira (11) está programada a apre

sentação virtual do edital para instituições.

Lançado em setembro, o edital busca projetos aprova dos em mecanismos de incen tivo Fiscal Federal e de Minas Gerais para serem executados em 2023. As inscrições estão abertas e as propostas devem ser cadastradas no site https:// materiais.usiminas.com/edi tal-usiminas-de-projetos -incentivados. O resultado será divulgado aos proponen tes em dezembro. O processo de análise conta com a avalia ção técnica da equipe Usimi nas e participação de repre sentantes da sociedade civil para envolver as comunidades na escolha das iniciativas a

serem executadas.

Considerada a quinta, entre as cem maiores incentivadoras da cultura no Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no ano de 2021, a Usiminas preza pela democra tização da cultura e vem atu ando para fortalecer ainda mais o setor no país.

Responsabilidade social

Com o intuito de avançar com os objetivos da Agenda ESG, no social, e reforçar a atuação da Mineração Usimi nas como agente de desenvol vimento nas comunidades, os focos de atuação da compa

nhia em projetos patrocina dos são cultura e patrimônio, esporte e saúde, e comunida des sustentáveis. Ao falar sobre o Edital de Projetos Patrocinados, o diretor-presi dente da companhia, Carlos Rezzonico, ressalta que esse é um momento especial, no qual a empresa tem a oportu nidade de alcançar mais ini ciativas, por meio da mobili zação de instituições próximas aos proponentes. “Queremos seguir conectados com ações que contribuam para o cons tante desenvolvimento das comunidades. Para isso, busca mos projetos ligados aos nos sos eixos de atuação social”, afirma Carlos Rezzonico.

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 4 37.998121776 Quer fazer contato com o Portal? Telefone

Encontro no DER reacende negociações sobre construção do Trevo do Bairro Padre Eustáquio

Prefeito

O prefeito Neider Moreira (PSD), o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços, Rosse Andrade, servidores da Secretaria de Regulação Urbana e o vereador Lacimar Cezário (PSD), o Três, reuniram-se essa semana com técnicos do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, em Belo Hori zonte, para tratarem da cons trução do trevo da MG-431 –Km 47, que dá acesso ao bairro Padre Eustáquio e região. A obra, já prometida há algum tempo pelo governo do Estado, vai proporcionar uma grande mudança na malha viária de Itaúna, facilitando a vida e ofe recendo segurança a morado res de vários bairros da cidade.

O trecho, próximo da Rodovi ária, é um acesso importante a inúmeras cidades e tem fluxo

diário acima de 20 mil veículos.

A informação trazida do encon tro no DER é que o edital para construção da obra será viabi lizado ainda esse ano e, antes disso, a Gerência de Trânsito e

Transportes da Secretaria Municipal de Regulação Urbana irá avaliar o anteprojeto da obra para que o encaminha mento da licitação do serviço seja feito no início do próximo

ano. A previsão de custos do trevo do Bairro Padre Eustá quio é de R$ 20 milhões.

A gerente superior de Trân sito e Transportes, Cintia Vala dares, revelou à reportagem do

Jornal S’PASSO que a reunião entre a prefeitura e DER é parte de uma tratativa para alinha mento da obra de construção do trevo. “É uma parceria entre o governo do Estado e a Prefei

tura. A reunião foi bastante proveitosa e a conversa trans correu de maneira amistosa, no sentido dos envolvidos firma rem acordos de cooperação para execução da obra. A construção representa um grande avanço no que se refere à mobilidade urbana, transformando a rotina das pessoas de maneira positiva, visto que trará mais segurança e fluidez no trânsito”, pontua.

O prefeito Neider conside rou que esta será a maior obra viária urbana da história de Itaúna, “com grande impacto na mobilidade e segurança das pessoas”. Ele pontuou que se a vice-prefeita Gláucia Santiago (PL) “assumir o mandato de deputada fede ral, como é muito provável, teremos acesso imediato ao recurso para execução”.

Chefe do Cartório eleitoral diz que urnas eletrônicas são altamente confiáveis

Euder Monteiro afirma que vontade do eleitor foi respeitada em todo o país

O primeiro turno das elei ções em Itaúna foi realizado de forma tranquila sem nenhum contratempo. A informação é do chefe do Cartório Eleitoral do município, Euder Monteiro, em entrevista ao Jornal S’PASSO. Ele disse que nenhuma urna eletrônica na 140ª zona eleitoral precisou ser substituída e que apenas algu mas foram reiniciadas devido ao excesso de calor e o cuidado para evitar superaquecimento. O equipamento possue um sistema de segurança que exige que seja desligado para contro lar o processador. “Não houve nesse dia nenhum registro de violência na cidade, apenas uns dois casos de tentativa de pro paganda eleitoral, que resolvido imediatamente”, esclareceu.

Apuração

A apuração no município foi rápida e eficiente. Menos de uma hora após a abertura da primeira urna, todos os resul tados já tinham sido transmi tidos para o Tribunal Superior Eleitoral e imediatamente conferida a transmissão.

“Sempre digo que a transmis são é a parte mais segura, por que a gente confere os docu

mentos que são enviados e os que eles recebem. Tudo fun cionou perfeitamente com muita organização com as 260 urnas eletrônicas, nas seções. Os mesários e demais servido res atuaram muito bem, as dúvidas que tinham eram encaminhadas para o Cartório e a gente respondia.

Filas por causa do grande número de candidatos

Segundo Euder houve filas em muitas seções o que era esperado por causa do grande

número de candidatos na dis puta e também pela implanta ção da biometria. “Quase todos os eleitores foram iden tificados biometricamente e o processo demora um pouco mais para reconhecer a impressão digital.

Segundo turno

O chefe do Cartório eleitoral reitera que para votar no segundo turno, os eleitores devem comparecer com o documento de identidade, na mesma seção onde votaram no primeiro turno. “Quem

EM

não votou no primeiro turno, mesmo se não tiver justifi cado, pode votar normal mente no segundo. Isso, desde que o título de eleitor não esteja cancelado ou sus penso pelos motivos da lei”.

Dúvidas?

Liga no Cartório

Euder Monteiro destaca que caso a pessoa tenha dúvidas sobre o local da seção onde vai vota, deve ligar para o Car tório Eleitoral pelo telefone 37 3241.1080. “Todos os dias há plantão, das 12h às 18h e

no domingo, dia da eleição, durante todo o dia, das 7h até o término da votação, apuração e transmissão dos resultados ao TSE.

Propaganda eleitoral proibida

“A gente pede aos partidos políticos, aos apoiadores e aos cabos eleitorais para não divul garem nenhum tipo de propa ganda de candidatos no dia da eleição. Não é permitido pedir votos e não pode fazer boca de urna. O eleitor precisa votar com tranquilidade”.

DE

As urnas são confiáveis,

Euder reafirma que as urnas funcionaram com toda idonei dade e lisura e que não houve fraude em hipótese alguma. “No Brasil inteiro, a Justiça Eleitoral conduziu as eleições sem nenhum registro de fraude. O que aconteceu foi a ocorrência de muitas fake News, com pes soas divulgando boletins de urnas falsos, afirmando que havia mais votos do que eleitores em determinadas seções, como em dois casos, um na Bahia outro no Espírito Santo. Mas são notí cias falsas e imediatamente o TRE desses dois estados agiu e divul gou os boletins corretos. A gente pede que as pessoas não acredi tem nessas fake news.

Vontade do eleitor respeitada

“A vontade do eleitor foi rigo rosamente respeitada em todas as urnas do Brasil. Estou dizendo isso com a segurança de quem trabalha na Justiça Eleitoral há quase 25 anos. Além disso, sou especialista em Direito Eleitoral e Partidário. Estou atestando a idoneidade e a segurança das urnas eletrônicas em todo o país, com rigorosa e absoluta certeza.

Acesse agora e fique por dentro de todas as notícias em primeira mão.

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 5 JORNAL JÁ ESTÁ
NOSSO GRUPO
NOTÍCIAS
Clique aqui!
afirma que se a Gláucia assumir o mandato de deputada federal, como é provável, Itaúna terá acesso imediato ao recurso para execução da obra, que deve custar R$ 20 milhões

Deputado Gustavo Mitre analisa resultado das eleições e agradece os votos recebidos

Apesar do grande número de votos que recebeu, somente em Itaúna foram 26.548, o que corresponde a 53,81% do total apurado, o deputado estadual Gustavo Mitre (PSB) não foi reeleito. Ele obteve no total 48.562 votos e o coeficiente eleitoral não fez a segunda cadeira, que o partido esperava e que o deixou de fora. Em entrevista ao Jornal S’PASSO, Mitre agradeceu os votos rece bidos em Itaúna e noutras cidade de Minas, afirmando: “estou em paz e tranquilo. Fiz o melhor que pude no man dato. Trabalhei muito, com muito amor, determinação e alegria. Estou feliz e agradecido por ter aglutinado muitos ami gos e muitas amigas, grandes colaboradores em torno de um sonho, afinal de contas foram 48.562 votos de confiança. Bri

lhamos”, comemora. Gustavo Mitre explicou que por uma quantidade de votos muito pequena o partido não conquistou a segunda cadeira. Durante a apuração tudo levava a crer que seriam elei tos dois deputados do PSB e a segunda vaga seria sua, como previsto. “Fico chateado por não ter correspondido aos anseios daqueles que acredi taram e contribuíram para que pudéssemos vencer e conti nuar a representação na Assembleia Legislativa. Mas, vamos adiante. A vida não é feita só de bons momentos, é feita de altos e baixos, de ale grias e tristezas, de encontros e desencontros, mas acredito que sempre existe um motivo maior para os acontecimen tos. Fica o sentimento de gra tidão a todos e todas que fize

ram parte de minha caminhada; e o sentimento de tristeza por ter desapontado aos que con

fiaram em um sonho con junto. Desejo êxito e boa sorte aos deputados que foram elei

tos, ao senador Cleitinho e ao governador Romeu Zema, que realizou um brilhante pri

meiro mandato. Continuo à disposição de todos. Que Deus continue nos abenço ando, protegendo e abrindo nossos caminhos”, pontuou.

Aprendizado e avaliação de um futuro que está sendo desenhado

Primeiro suplente em seu partido, o deputado Gustavo Mitre disse que o mandato atual foi de muito aprendi zado e que está mais expe riente e preparado politica mente. Ele não quis abordar os planos para o futuro mas realçou que está avaliando o quadro político que se desenha no Estado e no país e que pre tende continuar contribuindo para o desenvolvimento de Itaúna e Minas Gerais.

Primeira suplente do PL, Gláucia Santiago, tem chances reais de assumir uma cadeira na Câmara Federal

São grandes as chances de Gláucia Santiago assumir uma cadeira na Câmara dos Depu tados, em Brasília. Primeira suplente do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro e do campeão de votos, Nikolas Ferreira, a vice-prefeita itau nense tem participado de con versas animadoras sobre essa situação muito provável.

Ex-vereadora por dois man datos, Gláucia é a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita nos 140 anos de sua história do município e 8.098 votos em Itaúna e 11.297 no total. Ao Jornal S’PASSO ela afirmou que durante a campa nha teve a oportunidade de falar que “caso atingíssemos o coeficiente eleitoral, que foi aproximadamente 21 mil votos, teríamos sidos eleitas” e Itaúna contaria neste momento com a primeira deputada fede ral de sua história. Como esse percentual não foi alcançado,

A jovem vereadora de Divi nópolis Lohanna França (PV), que durante muitos anos morou e estudou em Itaúna e tem família na cidade, foi eleita deputada estadual com 67.168 votos, de Itaúna foram 2.545. Pas sados os primeiros momen tos dos resultados que lhe garantiram uma vaga na Assembleia Legislativa, ela avalia que a campanha foi intensa nesses 45 dias. “Con seguimos visitar mais de 50 cidades e fechar apoio com lideranças de mais de 300 municípios. Em Itaúna, tive a honra de contar com o apoio de amigos e familiares e foi através disso que nós realizamos encontros com lideranças que acolheram nossa luta. Aqui destaco o apoio da vereadora Edênia e de estudantes da Universi

dade de Itaúna”, destaca.

A vitória veio depois de muito trabalho ao lado de apoiadores e voluntários que acreditaram no poder da juventude, das mulheres, da educação, da cultura e da justiça social. “A votação foi muito surpreendente, prin cipalmente na quantidade de cidades que atingimos.

Foram mais de 400 cidades com voto, o que reforça que não serei deputada de “cur ral eleitoral”, mas sim, alguém que faz política pública para o Estado inteiro.

Tem criança saindo da escola para trabalhar em todos os cantos de Minas Gerais. Tem gente passando fome em todos os lugares e tem mulher apanhando, o que reforça a necessidade de criarmos políticas públicas em nível estadual”, analisa.

“Deputada trabalhadeira”

Lohanna França faz questão de dizer que a região centro-oeste tem hoje a mais nova mulher eleita deputada estadual, a segunda de nossa histó ria. “Esse resultado é muito expressivo, pois comprova que nós quere mos mais representativi dade nos espaços de poder. Divinópolis, Itaúna e nossa região ganharão muito com uma deputada trabalhadeira que irá pen sar soluções para todo o estado. Pretendo traba lhar para todo o Estado na área da educação, meio ambiente, cultura e inclu são”, promete.

No próximo ano, quando assumir o mandato, a par

Gláucia Santiago ficou na pri meira suplência. Apesar disso, a possibilidade de assumir é real, uma vez que a ausência de qualquer um dos onze deputados eleitos do partido acarretará em sua posse. “Se algum desses deputados assu mir algum cargo de relevância no executivo, a primeira suplência assume de ime diato”, explica.

Mais creches, saúde e serviços de infraestrutura

Assumindo uma cadeira na Câmara Federal, Gláucia San tiago promete “olhar pela Educação” em Itaúna, com projetos de construção de mais creches. Também a saúde e serviços de infraestrutura estão na pauta de suas propos tas em Brasília. “Pretendo des tinar 80% da verba federal, das emendas parlamentares, para

realizar melhorias em Itaúna, pois é uma cidade que amo demais. Aqui nasci, constituí família, criei meus filhos Gui lherme, Hidelbrando Neto e Roberta, e, agora, estou vendo minha netinha Júlia crescer. Sempre quis ver Itaúna cres cer. É por isso que estou na política, para lutar pelo desen volvimento do município. Confirmando a vaga, não medirei esforços para lutar por Itaúna, por Minas Gerais e pelo Brasil. Meu gabinete sempre estará de portas aber tas.”, salientou.

Campanha bonita, limpa e honesta

Por fim, Gláucia Santiago afirma que só tem a agradecer pelo apoio que recebeu durante sua campanha. “Fizemos uma campanha bonita, limpa e honesta. Agradecemos a cada um pela confiança”, pontuou.

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 6
lamentar diz que será uma deputada referência em trabalho e competência. “Ser uma deputada estu diosa e acessível. Temos muitos sonhos para Minas Gerais, e meu plano futuro é conseguir que esses desejos se tornem reali dade durante os quatro anos que estarei como deputada”, considerou.
Por uma quantidade de votos muito pequena, o PSB não conquistou a segunda cadeira, que seria da sua reeleição
Lohanna tem mais de 67 mil votos e é eleita deputada estadual

SAAE anuncia aumento da tarifa de água e esgoto; taxa do lixo vai diminuir

O estudo feito pela ARISB aponta reajuste de 8,13% nas tarifas de água e esgoto e desconto de 4,53% na taxa de manejo de resíduos sólidos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna anun ciou o reajuste de 8,13% para todas as categorias e faixas de consumo, a partir desse mês. Ficará mantido o percentual de cobrança 68% do valor da tarifa de água para os usuários aten didos com coleta de esgoto.

Por outro lado, haverá des conto da Taxa de lixo, cobrada pela prestação de serviços de manejo de resíduos sólidos pelo SAAE, de 4,53% para todas as categorias e faixas de metra gem dos imóveis que usufruem dos serviços prestados.

A iniciativa veio logo após a realização de um estudo téc nico da Agência Reguladora Intermunicipal de Sanea mento Básico de Minas Gerais, que fez uma análise das tarifas de água e esgoto e da taxa de

manejo de resíduos sólidos vigentes. Após a análise, a ARISB abriu uma Consulta Pública e posteriormente, o estudo foi apresentado ao Conselho Municipal de Sane amento Básico de Itaúna.

A justificativa pela alteração das taxas é a obtenção do equi líbrio econômico para todos os eixos do saneamento ope rados pelo SAAE, conforme dispõe a Lei nº 14.026/20, que atualizou o Marco Legal do Saneamento Básico.

“O reajuste é importante para a garantia da continui dade dos serviços de natureza essencial para a população e novos investimentos na melhoria da qualidade dos serviços prestados. Lem brando que em decorrência da pandemia, o SAAE Itaúna não

aplicou o índice de reajuste tarifário nos últimos anos”, disse autarquia em nota.

O SAAE de Itaúna iniciará a cobrança dos valores com desconto da taxa de lixo a

partir de 1º de janeiro de 2023, na forma do código tributário do município. As

tabelas com novos valores estabelecidos na Resolução estão disponíveis no site da Autarquia, www.saaeitauna. com.br e também nos gui chês de atendimento presen cial ao consumidor.

Tarifa Social

A boa notícia é que o SAAE conta com um programa de inclusão social, a Tarifa Resi dencial Social que aplica tarifa diferenciada à população vul nerável socioeconomica mente. É um desconto na conta de água concedido as famílias de baixa renda que terão desconto de 50% em relação ao valor da Tarifa Resi dencial. O benefício é conce dido somente a família regis trada no CadÚnico.

Linabel Iramaia, patrocinada pela Universidade de Itaúna, se prepara para mais uma competição na Europa

A atleta itaunense Linabel Iramaia, 25, volta à Itália para uma grande competição em Limone sul Garda, na região da Lombardia, província de Bréscia, no dia 15 de outubro. A 60 metros acima do nível do mar, a competição contará com 3,8 km de trilha. Nos últi mos dias a corredora, que se especializou em trail run e no skyrunning que são corridas de aventura em matas e mon tanhas, participou de compe tições de média de 4 km nas cidades Pequi, Pará de Minas e Pitangui, além de uma de 23 km, em Campos do Jordão.

Linabel Iramaia iniciou sua trajetória em provas de duatlhon, com transição para bicicleta e cross coun try. Em 2019 ela esteve pela primeira vez na Itália, repre sentando o Brasil no Mun dial Juvenil de Skyrunning. No primeiro semestre desse ano, participou na Espanha de uma competição apoiada pela Prefeitura através do Projeto de Apoio ao Atleta Itaunense, que repassa recursos financeiros para fomentar o esporte de alto rendimento na cidade. Neste evento, Linabel foi classifi cada em 5º lugar geral femi nino nos 24km no Gramin Mountain Festival Vall de Boí Bay Buff, na Espanha.

Quem está com Linabel Iramaia

Linabel Iramaia tem o patro cínio da Universidade de Itaúna e Studium Bela Moldura e uma grande equipe de apoio: Sidney

Togumi, treinador de Trail Run; Jodele Silveira, treinadora de fortalecimento; Ricardo Pollini, treinador/coach mental; Mar cela Pinheiros, fisioterapeuta; Marcos Pires, fisioterapeuta; Jackson Rodrigues, fisiotera

peuta; Mariana Scarpelli, nutri cionista; Henrique Rattis, médico/Nutrólogo. Além da assessoria da Upfitrail, dos con selheiros Ernani de Souza e Ramiro Kramer; e das acade mias Corpo e Forma e Exercite.

Empresa itaunense lança produto que reduz água e energia em processos de filtração de água potável

Solução inovadora é composta por argila expandida que substitui areia ou antracito em filtros convencionais utilizados em estações de tratamento de água de empresas de saneamento, indústrias, papeleiras e mineradoras

A Saint-Gobain Canaliza ção, lançou nesta semana o Filtralite, uma nova opção no portfólio de ser viços da companhia. O produto é uma solução inovadora em argila expan dida que substitui areia ou

areia e antracito em filtros convencionais utilizados em estações de tratamento de água em empresas de saneamento, indústrias, papeleiras e mineradoras.

Entre os seus benefícios está a redução do consumo de

energia, o aumento da capa cidade de vazão de cada filtro sem necessidade de construção de novos filtros e a entrega de água potável de melhor qualidade.

O dispositivo também reduz a quantidade de água

utilizada na retrolavagem e limpeza dos filtros, dimi nuindo, por consequência, o gasto de energia. Em novos filtros, a redução é de 50%. O produto já está em 20 países e em mais de 150 projetos de sucesso.

Jogador que atuou no Inter de Minas é o mais novo contratado do Bragantino

O Red Bull Bragantino anunciou no início dessa semana a contratação do extremo Pedro Augusto Fer reira Marra, de 18 anos. O atleta itaunense foi revelado na equipe profissional de Itaúna, Internacional de Minas, onde jogava até então.

O jovem Pedrinho, como é conhecido, atuou pelo Inter nacional de Minas na tempo rada 2021/2022 e disputou o Campeonato Mineiro na pri meira e segunda divisões. No time, ele chegou durante o segundo turno, em setembro de 2021 e marcou sete gols.

Em sua fala, ao ser anun ciada a contratação, Pedrinho afirmou que agradecia primei

ramente a Deus “pela oportu nidade”, aos pais, ao Interna cional de Minas, “que acreditou em mim e a todos que tiveram e estão comigo nesse jornada. Começo agora uma nova etapa, onde procu rarei evoluir a cada dia”, enfa tizou o jogador.

“É muito gratificante ver os jovens atletas itaunenses evo luindo a cada dia. Temos tra balhado muito para manter o esporte em alta em todas as modalidades, e disso gerar bons frutos. Pedrinho é um jovem promissor e está tendo uma grande oportunidade, fico feliz em vê-lo crescendo”, comentou Nelson Júnior, secretário de Esportes e Lazer.

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 7

Vereadores avaliam resultados das eleições e lamentam por derrotados

Pouco entusiasmo ao falar dos deputados e governador eleitos e da situação do presidente da República Bolsonaro que enfrentará Lula no segundo turno

QUE HISTÓRIA É ESSA?

FUBÁ

Na reunião da Câmara dessa semana, os vereadores se pronunciaram sobre os resultados das eleições e as lamentações foram maiores do que o entusiasmo. Maioria absoluta dos vereadores apoiou a reeleição do presi dente da República, Jair Bol sonaro (PL), conforme decla ração pessoal e manifestações em plenário nos últimos dias e este ficou em segundo lugar, perdendo para o ex -presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os parlamen tares também lamentaram a derrota do deputado esta dual Gustavo Mitre (PSB), que mesmo tendo sido muito bem votado em Itaúna, com mais de 26 mil votos, não conseguiu ser reeleito. Foram tímidas as falas de aplausos aos eleitos. Nem mesmo ao se referirem a Romeu Zema (NOVO), governador ree leito, os pronunciamentos foram entusiasmados.

Congratulações

A vereadora Edênia Alcân tara (PDT), comemorou a vitória de Lohanna França (PV) para a Assembleia Legis lativa e de Duda Salabert (PDT) para a Câmara Federal. Para ela, é uma grande vitória a eleição dessas duas mulhe res num ambiente dominado pelos homens em percentu ais enormes das cadeiras ofe

recidas. Na Assembleia Legis lativa de Minas Gerais, por exemplo, são 75 deputados e somente nove mulheres. E também foi com euforia que muitos vereadores falaram da eleição do deputado Cleiti nho Azevedo para o Senado. Para estes, agora Minas tem um senador com grande dis posição para a luta e bem próximo de Itaúna. Azevedo, que foi eleito com 4.203.348 votos, é de Divinópolis.

Não reeleição de Gustavo Mitre é perda para Itaúna

Ao falarem de Gustavo Mitre, os vereadores afirma ram que o mais atuante par lamentar da história de Itaúna não conseguiu se reeleger e essa situação poderá levar o município a perder inúmeros recursos financeiros, como as emendas parlamentares para entidades, principalmente o Hospital Manoel Gonçalves.

A fala quase que unânime nessa análise pós-eleitoral é a de que não foi o deputado Gustavo Mitre quem perdeu, mas Itaúna, por tudo que ele tem feito no seu mandato, sempre presente na cidade, destinando recursos para todas as escolas, instituições assistenciais e culturais e, especialmente, para tentar salvar o Hospital dos enor mes prejuízos financeiros.

Parlamentares afirmam que pesquisas eleitorais são fraudulentas e enganam o eleitor

As pesquisas de opinião sobre as eleições municipais foram questionadas pelos vereadores apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), Ener Batista (PSL) e Kaio Guimarães (PSD). Assim como tem sido feito com as urnas eletrônicas, onde o presidente e bolso naristas acusam erros na contagem de votos através dos aparelhos receptores eletrônicos, os partidários de Bolsonaro falam que as pesquisas são mentirosas e fraudulentas. Ener afirmou que a mentira das pesquisas serviu para “enganar o elei tor” e é uma vergonha. Disse que irá pedir ao sena dor eleito Cleitinho Aze vedo (PL) que envide esfor ços para punir esses

“traidores da pátria”.

Filiado ao PSC, Cleiton Gontijo de Azevedo, mais conhecido como Cleitinho, foi eleito no último domingo (2) senador de Minas Gerais, confirmando exatamente pesquisas de intenção de votos, agora questionadas pelos vereadores, como o Datafolha e o Ipec.

Natural de Divinópolis, Cleitinho tem 40 anos, é empresário e músico. No município, é conhecido por trabalhar no sacolão de ver duras de sua família. O pri meiro mandato foi como vereador, em 2016. As prin cipais bandeiras do parla mentar são críticas aos pri vilégios políticos e a defesa dos direitos dos animais e dos consumidores.

Eu não dei um último adeus ao Fubá, morto na semana passada. Pobre, preto, simples engraxador de sapatos, como um dia eu o fui, na mesma praça da matriz. A última vez que eu o vi, em agosto de 2021, ele estava já muito doente. Diagnosticado com câncer, acabara de receber a notícia de que seria homenageado pela Câmara Municipal com u’a moção de congratulações. A homenagem foi cancelada depois que souberam de sua doença e de suas necessidades mais prementes. O Fubá –ou melhor, o Expedito Ferreira da Silva –, não precisava de um papel lustrado (como os sapatos que ele engraxava), com o timbre oficial da edilidade itaunense, contendo uma mensagem bonita enaltecendo “seus relevantes serviços prestados ao município”. Grande coisa, diria. Ele precisava – e já os tinha – era de tratamento médico, alguma ajuda financeira para minorar suas dificuldades de subempregado e o acolhimento dos amigos. Fubá morreu de câncer há poucos dias. Em silêncio. Partiu sereno no meio de uma campanha eleitoral muito acirrada, em que a maioria das pessoas tinha mais com que se preocupar. Gritos, bandeiras, santinhos, tapinhas nas costas, fundo eleitoral milionário distribuído entre os candidatos, promessas, sorrisos, promessas, sorrisos, promessas, sorrisos... não havia lugar para se lembrar do Fubá, esse pobre engraxate da praça da matriz. Noutros tempos, mais precisamente nos anos de 1970, também fui engraxate. Um tempo bom em que as pessoas usavam sapato e não tênis ou sapatênis (aff), que não pedem graxa, que não têm graxa nenhuma. Fui engraxate na praça da matriz junto com outros dois irmãos do Fubá, os precursores da alcunha fubalina: o Carlos Fubá e o Fernando Fubá, que o anteciparam na viagem de retorno à pátria espiritual. Era tudo farinha do mesmo saco. Engraxates, éramos uma corriola de gente

que se prestava a lustrar os sapatos da gente bem em troca de algumas moedas para ajudar no orçamento da família e para as matinês do Cine Rex no domingo.

Eu, o Miúdo, o Mais Grande, o Vão, o Pinguinho, o Deja, o Maurício, o Dreifus, a Natalice, o Manezinho, o Tuíra, o Hélio Bicudo, o Loro, o Pão Véio, o Baianinho etc. formávamos uma confraria de gente desimportante. Uns pivetes sujos e arruaceiros que até nadavam quase pelados no laguinho da fonte luminosa e ficavam falando indecência o dia todo. O Fubá pequeno, o Expedito, não era desse tempo. Veio depois, quando eu já não atuava nesse ramo, estava na busca de outras praças e clientes e abandonei de vez a caixa de engraxate. Por esse tempo perdi minha mocidade nalguma parte da memória.

As únicas referências de engraxate nessa minha cidade residiam naquela figura pobre, que andava meio curvada e que teimava em buscar sapatos em meio a tantos tênis, sandálias e sapatênis sem graxa. Depois, reencontrei o Fubá –no meio da pandemia da Covid-19 –, mais velho, doente, quase não dava conta de emprestar o brilho nos parcos sapatos que pisavam o chão estranho da praça da matriz.

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 8
Sílvio Bernardes

CULTURE

VISITA

LANÇAMENTO

COLUNA

FESTA TOCA FITNESS

de Itaúna.

NIVERS

Enviamos um abraço especial para nosso amigo Isac Vieira que completou mais um ano de vida na quinta-feira, dia 06. A data foi comemorada ao lado da esposa Fabiana e dos filhos Pedro e Ester. No mesmo dia quem também trocou de idade foi a sempre elegante Fara Lúcia e a escritora Maria Lúcia Mendes. Parabéns.

ORATÓRIA

O Jornalista Gilberto Vilela fará nos dias 7, 8, 9 10, 16 e 17 de novembro um treinamento pre sencial de Oratória. Uma excepcional oportunidade para quem deseja investir em si mesmo e ter mais segurança e tranquilidade para se expressar. As vagas são limitadas e mais informações 37 99962 – 9450.

ELEIÇÕES II

Parabéns para o chefe do Cartório Eleitoral, Euder Monteiro, pela coordenação das eleições na cidade. Ele merece aplausos.

FERNANDA E JUNINHO

Bom gosto, requinte e muita alegria. Assim foi o casamento dos jovens Fernanda Nogueira e Fábio Júnior que aconteceu na Casa de Festas da família da noiva, na Barragem. Muita gente bonita e elegante marcou presença ao som de Tiago Martins, Israel Novaes e várias outras atrações. A deco ração e o buffet estavam impecáveis. O destaque foi o maravilhoso vestido da noiva. Parabéns para Fernanda e Juninho.

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 9
SOCIAL
A quinta foi animada no Bar Culture, com o Dj Pedro Ramos que reuniu muita gente bacana no bar mais alternativo da cidade.
O casal Matheus Lemos e Mariela Dornas estive no último final de semana com os filhos, visitando os pais e aproveitando a oportunidade para exercer a cidadania, votando no primeiro turno das eleições 2022.
Na última quinta-feira, aconteceu o lançamento de mais uma edição da Revista Xeque Mate, na Cervejaria Esquema em Divinópolis. Foi uma noite incrível e a nova edição da revista ficou perfeita.
Vai ser sensacional a Festa de aniversário da Toca Fitness que vai acontecer neste sábado, no Hotel Ibis. Já estão confirmadas várias atrações. O evento acontece no roofotop mais charmoso da cidade que tem a vista mais incrível
A
aniversariante Lílian Coutinho com a filha, a médica Dra Luciana, em dia de festa
Marcella
França e a filha Lohanna, deputada estadual eleita O grande itaunense Tuca Corradi O comunicador e palestrante, Gilberto Vilela
A deputada eleita, Lohanna
com o irmão
Lorenzo França As primas Márcia Reda e Cleide Diniz O querido Helbert Rezende Fábio
Júnior e Fernanda Nogueira no dia do sim Isac Vieira trocou de idade. Registramos um click dele com este colunista Dois momentos de Fernanda: com o pai Fernando e a mãe Vilma
A
querida
Luciana Corradi
A aniversariante Fara Lúcia Fonseca

Oficina da Saúde Mental produz molhos especiais

Prorrogado o prazo para vacinação contra a Pólio e multivacinação

Os alunos das oficinas da Saúde Mental estão produ zindo molhos especiais para venda. Os produtos podem ser adquiridos em kit ou separa dos, com preços acessíveis e a renda é revertida para manu tenção da própria oficina.

Dentre as diversas oficinas oferecidas pelo Centro de Convivência e Saúde Mental

Peri Tupinambás, esta que produz molhos especiais está ganhando destaque. Usuários do serviço, orien tados por um profissional de gastronomia, estão desenvolvendo cinco tipos de deliciosos produtos: molho agridoce, molho de pimenta com maracujá, molho de pimenta com aba

caxi e hortelã, molho de alho e molho defumado. Os insumos são comprados no mercado local após levanta mento de preços feitos pelos usuários da oficina. De acordo com Naênia Cristina da Silva, gerente municipal de Saúde Mental, “oficialmente a atividade existe desde 2018 e aconte

cia com ajuda de funcioná rios que trabalhavam no Centro. As encomendas podem ser feitas pelo tele fone (37) 3243-7967 e os valores das vendas são revertidos para compras de mais produtos e destinado também aos usuários da ofi cina que prepararam o pro duto”, explica.

Foram prorrogadas até o dia 21 de outubro as cam panhas de vacinação contra a Poliomielite e de Multiva cinação em Itaúna. A pror rogação foi decidida pelo governo do Estado na quarta-feira (5) e a vacina ção se destina ao atendi mento de crianças e jovens

e está disponível em todas as unidades de saúde do município. Pais ou respon sáveis têm mais esta opor tunidade de imunização para seus dependentes.

A Secretaria de Saúde orienta que seja levado o cartão de vacinas para con ferência e atualização.

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 10

Em segundo lugar no país, Bolsonaro é o preferido de Itaúna com 58% dos votos válidos

Romeu Zema ganhou para o governo de Minas e Cleitinho de Divinópolis é o senador mais votado na cidade

Itaunenses foram as urnas no último final de semana para escolher o futuro do país, definindo seus votos para presidente, governa dor, senador, deputado fede ral e deputado estadual. Diferentemente do restante do país, Jair Bolsonaro, do PL, foi o candidato mais votado para a Presidência da República no município. O candidato à reeleição obteve 31.636 votos, ou 58,54% do total apurado. Seu principal concorrente, Luiz Inácio

Lula da Silva (PT), que ficou em primeiro lugar em todo o país, conquistou 17.554 votos (32,48%) na cidade. Em terceiro lugar, Itaúna deu 2.453 votos à Simone

Tebet (MDB) e a Ciro Gomes (PDT), 1.579 votos.

O governador Romeu Zema (NOVO), reeleito, conquistou 33.607 votos em Itaúna, perfazendo 68,27% dos válidos. O segundo colocado, Alexan dre Kalil (PSD), ganhou 10.606 votos (21,54%).

Confira quais foram os federais e estaduais mais votados no município

Carlos Viana (PL), 4.428 votos (8,99%) e Marcus Pes tana (PSDB), 223 (0,45 %).

A cidade também conce deu grande número de votos ao senador eleito Cleiton Azevedo (PSC), o Cleitinho de Divinópolis, atualmente deputado estadual. Cleiti nho conquistou 29.875 votos em Itaúna, ou seja, 63,93%. Alexandre Silveira (PSD), em segundo lugar, ficou com 10.141 votos e Marcelo Aro (PP), em ter ceiro, com 5.716.

O jovem Nikolas Ferreira (PL), foi o mais votado no Estado, mas em Itaúna, ele ficou na segunda posição, abrindo inclusive a possibili dade de conseguir alçar Glau cia Santiago à primeira suplência pelo PL. Nikolas teve 8.304 votos na cidade, o que representa 16,71% dos votos válidos. O ex-prefeito Osmando Pereira (UNIÃO BRASIL), mesmo tendo gasto mais de R$1 milhão na cam panha, não conseguiu se ele ger Deputado Federal.

Para o cargo de deputado estadual, Gustavo Mitre (PSB), saiu como majoritário, com 26.548 votos, o que equivale a 53,81% dos eleitores mas, mesmo com a ampla votação, o deputado não conseguiu se reeleger por uma questão de quociente eleitoral.

Mesmo tendo pisado em Itaúna apenas uma vez, o bol sonarista Bruno Engler, segue sendo o segundo mais votado em Itaúna, 2.675 votos, o que equivale a 5,42% dos eleitores do município. Na terceira

posição aparece Lohanna Franca (PV), que obteve 2.545 votos (5,16%).

Os 10 deputados federais mais votados em Itaúna

Osmando Pereira (UNIÃO BRASIL): 10194 votos (20,51%) - Não foi eleito Nikolas Ferreira (PL): 8304 votos (16,71%)- Eleito Gláucia Santiago (PL): 8098 votos (16,30%)- Não foi eleita Marcinho Hakuna

(Avante): 3993 votos (8,04%)- Não foi eleito Duda Salabert (PDT): 1507 votos (3,03%)- Eleita

Dr. Lincoln Ferreira (PATRIOTAS): 1426 votos (2,87%)- Não foi eleito Rogério Correia (PT): 1073 votos (2,16%)- Eleito Fred Costa (PATRIOTAS): 869 votos (1,75%)- Eleito Paulo Abi-ackel (PSDB): 816 votos (1,64%)- Eleito André Janones (Avante): 593 votos (1,19%)- Eleito Brancos - 7,20%

Nulos - 5,96%

Os 10 deputados estaduais mais votados em Itaúna

Gustavo Mitre (PSB): 26548 votos (53,81%)- Não foi reeleito

Bruno Engler (PL): 2675 votos (5,42%)- Eleito Lohanna (PV): 2545 votos (5,16%)- Eleita

Eduardo Azevedo (PSC): 1147 votos (2,32%)- Eleito Beatriz Cerqueira (PT): 995

votos (2,02%)- Reeleita Alessandro Tomaz (sandri nho) (DC): 965 votos (1,96%) – Não foi eleito Fábio Avelar (Avante): 786 votos (1,59%)- Eleito Charles Santos (Republica nos): 589 votos (1,19%)- Eleito Samuel Romano (UNIÃO BRASIL): 570 votos (1,16%)Não foi eleito

Mauro Tramonte (Repu blicanos): 522 votos (1,06%) - Reeleito

Brancos - 7,78% Nulos - 6,01%

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 11
Sábado, 08 de outubro de 2022Página 12 PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO ATRAVÉS DE VIADUTO SOBRE MG 431 JÁ É DISCUTIDO EM ITAÚNA
Sábado, 08 de outubro de 2022Página 13

A FAMÍLIA BRASILEIRA É MESMO TRADICIONAL?

Como um tema ou ideologia em voga no Brasil com força ainda mais exponencial nos últimos anos, a defesa da “família tradicional brasileira” tomou palanques, púlpitos e até mesmo salas de aula. Como algo que geralmente se baseia em perspectivas religiosas, essa cruzada acabou adentrando outros espaços, deixando de habitar apenas os ambientes privados para se tornar um protótipo pregado também na esfera pública. Basta lembrarmos de alguns lemas políticos e partidários, mesmo que o Brasil se configure como um Estado laico, constitucionalmente. Mas há um erro na afirmação de que a família brasileira é tradicional. Um erro genealógico e estatístico, inclusive.

Na sua origem, as primeiras famílias do território nacional em nada se assemelhavam aos modelos vistos nas propagandas de margarina, hoje. “A verdade é que, entre os indígenas, os códigos sexuais nada tinham em comum com o puritanismo ocidental daquela época”, afirma João Silvério Trevisan que relata também que “o viajante holandês Joan Nieuhof, que visitou o Brasil no século XVII, afirmava ter conhecido um cacique chamado Janduí, com 120 anos e cinquenta esposas” (TREVISAN, 2018, p.63). Se somos um país originalmente indígena, é impossível pensarmos a história da nossa constituição sem levarmos em conta que, na verdade, esse “modelo tradicional” foi importado, adotado à força, nada de forma natural.

No campo estatístico e contemporâneo, também não há registros de unicidade de modelo que se assemelhe a ele. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2015, mostram, por exemplo, que o tradicional arranjo ocupava 42,3% dos lares pesquisados, naquele ano, e que são as novas tendências que vêm sendo fortificadas, pois “quase um em cada cinco lares era composto apenas por casais sem filhos (19,9%), enquanto que em 14,4% das casas só

havia um morador”. Outro dado importante é que, depois de 2018, o número de casamentos entre pessoas LGBTs cresceu 340%, segundo a pesquisa do IBGE do mesmo ano.

Isso quer dizer, então, que devemos adotar um modelo exclusivo que seja contrário ao tradicional? Não. Isso quer dizer, na verdade, duas coisas. A primeira é que se trata de uma falácia afirmar que o modelo “pai – mãe – filhos” é o único e o maior quantitativamente ou que tudo começou assim. A segunda coisa é que não há nada de mais quando a configuração de um lar é diferente daquela proposta por alguma instância mais tradicional, tal como quem deseja para si o “modelo de margarina” não está errado.

Não há “errado” sobre isso. Nem “certo”. O que há é gente que pensa que apenas o próprio desejo é o ideal.

Referências:

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4.ª ed. rev. atual. e amp. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_ mediaibge/arquivos/3ee63778c4cfdcbbe4684937273 d15e2.pdf

https://www.uol.com.br/universa/noticias/ redacao/2021/05/04/uniaohomoafetiva-completa-10anos-brasil-ja-registrou-quase-80-mil-casais.htm

Nilmar Silva é Psicólogo (CRP 04/47630) e Filósofo, Especializando em Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos; Especialista em Docência do Ensino Superior e MBA em Gestão de Pessoas. Atua clinicamente com foco na Saúde Mental de pessoas LGBTQIA+. @psicologo_nilmar psicologonilmar@gmail.com

Sábado, 08 de outubro de 2022Página 14

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.