Jornal de Juatuba e Mateus Leme - ED 706 (29.04.2023)

Page 1

LÍDER DO PREFEITO É ACUSADO DE UTILIZAR CARRO OFICIAL DA CÂMARA PARA IR EM FESTA

JUATUBA COMEMORA 31

ANOS EM SILÊNCIO E SEM PROGRAMAÇÃO OFICIAL

LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E POLÍTICAS DIZEM QUE “NÃO HÁ MUITO O QUE COMEMORAR”

Mudança de ponto de ônibus gera prejuízos e reclamações de comerciantes de Juatuba

Produtores rurais dos municípios vão receber usinas para gerar energia fotovoltáica

Laécio muda critérios para usar tribuna da Câmara e é acusado de censura

Previsão é de queda de temperatura até domingo em Juatuba e Mateus Leme

Artista juatubense participa da Arte e Pensamento Negro, em São Paulo

15 DE SETEMBRO DE 2018 - EDIÇÃO 480 - R$1,00 29 DE ABRIL DE 2023 - EDIÇÃO 706 10 ANOS JORNALDEJUATUBAEMATEUSLEME
Página 2 Sábado, 29 de abril de 2023

Mudança de ponto de ônibus gera prejuízos e reclamações de comerciantes de Juatuba

Nesta sexta-feira, 27, o Jornal de Juatuba recebeu diversas reclamações acerca da mudança do ponto de ônibus que ficava perto ao Fórum e foi unificado com o ponto localizado próximo ao cartório Miranda. Segundo comerciantes locais, a justificativa dada pela administração é que o ponto antigo gerava barulho que prejudicava os trabalhos realizados no Fórum e também na prefeitura.

Em coro com a população, os comerciantes afirmam que a alteração tem gerado prejuízos aos estabelecimentos, já que a movimentação de pessoas que ficavam no ponto antigo diminuiu após a mudança. A reclamação é também dos usuários do transporte coletivo, que têm que percorrer uma distância mais longa para esperar o coletivo.

“A mudança do ponto de ônibus teve grande impacto para nós que temos o comércio próximo ao antigo ponto. Pra mim afetou de duas formas: o movi-

mento caiu bastante na loja e o segundo impacto é para quem depende do transporte coletivo. Eu mesma dependo de ônibus e o novo ponto, além de ser mais distante, está muito bagunçado. Há fila para entrar

nos veículos e tudo ficou muito desorganizado”, disse a empresária Cíntia Botelho, proprietária de uma loja.

Outra reclamante é a comerciante Luciene da Costa Ferreira Gomes, proprietária de

uma sorveteria localizada próximo ao antigo ponto de ônibus. “Particularmente, me sinto muito prejudicada quanto às vendas. Temos custo de aluguel elevado devido à localização e perdemos a refe-

rência do ponto antigo. Convivo com a população e sou testemunha das muitas reclamações dos usuários” revela.

A empresária diz também que a mudança vem ocasionando superlotação, principal-

mente nos horários de pico, com tumulto na entrada dos veículos. “Os pontos de espera ficam com muitas pessoas aguardando a chegada do coletivo, sendo que poderiam ser divididos os usuários, com a volta do ponto antigo”.

Outra denúncia de sucateamento

O péssimo estado de conservação dos ônibus que servem Juatuba também tem sido motivo de críticas e denúncias. Nesta semana uma usuária do transporte que faz a linha de Braúnas encaminhou um vídeo à reportagem mostrando o sucateamento do coletivo. Em um dos vídeos, ela mostra que o assento da cadeira estava completamente solto, ocasionando riscos. Outra reclamação foi referente ‘a sujeira do veículo que circula com assentos repletos de mofo. “A gente paga um absurdo de passagem para sermos humilhados. Ninguém merece passar por isso”, critica.

“Juatuba é de fato uma cidade encantadora. Pessoas boas e trabalhadoras. Simples e acolhedoras. O ar é

tão bom. Arborizada, tem o charme de uma pracinha que é ponto de encontro. Sítios e ribeirões, lagoas e rio.

Em Juatuba: comercial@jornaldejuatuba.com.br

Mateus Leme: comercial@jornaldemateusleme.com.br

CNPJ: 10.573.759/0001-17 - Filiado ao SINDIJORI

Artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Jornal e são de responsabilidade dos autores.

Indústrias multinacionais, mas também de pequenos comerciantes. Simpáticos, atenciosos e acolhedores. Gosto de comprar nos comércios daqui onde encontro de tudo. E os pequenos feirantes? Com suas verduras orgânicas e as mudas de plantas na pracinha? Como não falar da Baixinha, onde tem um ‘tiquim’ de tudo? Encantei quando aqui cheguei. E a comida da Cacilda? Os caldos do Cássio? Lugar pequeno de espaço, mas grandioso no sabor. E ser professor aqui? Como é gratificante encon -

trar alunos na praça acompanhados de seus pais e na fila do supermercado receber um sorriso, um abraço. "Tio, eu te vi na rua ontem". Tudo isso dá sim orgulho de morar aqui. Por isso é que digo: uma cidade tão boa assim merece uma admiração melhor, mais séria, honesta e transparente. Mais humana, menos prepotente e arrogante. Mais comprometida com o povo”.

“A placa da obra do gabião teve o preço rasgado depois que aqui questionamos seu alto preço. O asfalto mostrado pelo Sr. Raphael tinha parado

no meio do caminho sem chegar aí Braúnas. Só depois que aqui questionamos, deve ter ficado feio sabendo que tinha verba para fazer tudo ter entregue só a metade.

Em uma cidade tão rica assim teria tanto para mostrar em um vídeo comemorativo! Cadê a banda musical tocando o hino da cidade?

Parece que nem hino oficial tem, se tem ninguém que eu conheça sabe qual é. Poderia ter desfile da APAE, cantores locais mostrando seu talento.

Para eles não precisa palco e som de mais de meio milhão.

O talento é enorme, mas

cabe no coreto da pracinha. Cadê a homenagem aos Senadores modestinos? Ao povo do Francelinos, Veredas, Braúnas, Santa fé e Eldorado? Do Samambaia, do Satélite e do Boa Vista? Do Canaã e do Icaraí. Povo simples, mas rico na fé, na caridade e no amor por Juatuba. Teriam tanto que mostrar, se de fato amassem essa cidade de verdade e não somente os altos salários que os cofres públicos lhes proporcionam. Pois bem, apesar de tudo e para além de... Feliz aniversário Juatuba”, Ivan Amorim.

Página 3 Sábado, 29 de abril de 2023 Página 3
FALE COM O JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME (31)
99513-8215
Professor homenageia Juatuba e diz que cidade merece uma administração melhor

Líder do prefeito é acusado de utilizar carro oficial da Câmara para ir em festa

A reportagem recebeu essa semana, vídeos e fotos mostrando um carro oficial da Câmara de Mateus Leme, de placa RNL0A30, estacionado próximo à festa da Conferência de São Sebastião, realizada no último domingo, 23, na Reta Grande. A festa é um bingo beneficente e leitores do jornal afirmaram que o líder do prefeito, o vereador José Ronaldo utilizou o veiculo oficial para comparecer ao evento.

Um print encaminhado à reportagem mostra também os vereadores José Ronaldo, Paulo Cesinha, o prefeito Dr. Renilton, o secretário de administração Walter Expedito e o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, posando para foto durante o evento.

Em publicação nas redes sociais, o internauta Luiz Augusto Carlos afirma que

o líder do prefeito, estava no carro do Legislativo, com a família, inclusive o genro e foram vistos indo em direção á Juatuba. “Já não basta ser um carro alugado com nosso dinheiro, a gasolina também somos nós que pagamos?”, questionou aos outros vereadores.

Segundo lideranças locais, o vereador cometeu uma irregularidade ao utilizar o veículo oficial para ir ao evento. Isso porque a Resolução da Mesa Diretora, de 02 de junho de 2015, prevê a vedação da utilização do veículo oficial para fins particulares. “O vereador só poderá utilizar o veículo para exercer atividades parlamentares, ficando vedado seu uso para fins particulares, devendo assinar uma declaração neste sentido”, diz um dos artigos do documento.

Em nota, a assessoria da Câmara Municipal de Mateus Leme, em conjunto com a assessoria do vereador José Ronaldo esclareceu que o uso dos veículos locados pela Casa Legislativa e, cedidos aos parlamentares para utilização junto a demandas das funções que o cargo oferece, sempre são utilizados levando-se em conta algumas prerrogativas.

“Todos parlamentares que fazem uso de veículo cedido pela Casa, assinaram documento se comprometendo em utilizá-los para o desempenho das funções legislativas. Esclarecemos, ainda, que quanto aos fatos veiculados nas redes sociais sobre suposto uso indevido do veículo, o vereador José Ronaldo

afirma que mesmo utilizou o veículo durante o fim de semana, mas que seguiu as regras de uso, pois se tratou de participação em um evento cultural, após convite endereçado ao parlamentar, e isso não deixa dúvidas de que não só em dias úteis as atividades parlamentares acontecem”, diz nota.

Ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, o vereador José Ronaldo reafirmou seu compromisso “em cumprir os regramentos da Casa Legislativa, bem como seu comprometimento em trabalhar em prol dos cidadãos e cidadãs mateus-lemenses no exercício de seu mandato parlamentar, almejando sempre um município cada vez melhor para todos”.

Página 4 Sábado, 29 de abril de 2023
Vereador alega que estava em atividade parlamentar

Laécio do Silvestre muda critérios para usar tribuna da Câmara e é acusado de censura

Incomodado com algumas participações populares na tribuna da Câmara, o presidente do Legislativo sinalizou o corte de participações populares durante a reunião desta semana. Segundo o parlamentar, “a tribuna estava muito desordenada e para sanar essa confusão, eu determinei ao jurídico da casa que faça cumprir o regimento interno”

Segundo Laécio, o regimento interno permite o uso da tribuna apenas a entidades

Campeonato Metropolitano de Futsal em Juatuba

Começou nesta terça-feira, 25, no Poliesportivo, o Campeonato Metropolitano de Futsal em Juatuba, que contará com a participação de vários times da categoria sub 14 e sub 17. No próximo dia 4 de maio, o time sub 14 da Prefeitura enfrentará o time de Pará de Minas às 19h30. Já a equipe do sub 17 enfrentará o mesmo time às 20h45.

No dia 11 de maio, o time sub 14 de Juatuba enfrentará

o time Minas Tênis Clube, às 9h. Dia 13, enfrentará a Associação Atlética do Banco do Brasil também às 9h. No mesmo dia, o time sub 17 joga contra o Olympico, às 10h15. Dia 18 de maio é a vez do sub 17 disputar contra a Prefeitura de Nova Lima, às 19h30. Já dia 26, o sub 17 disputará contra o time da Prefeitura de Betim, às 10h. As finais serão definidas após os times disputarem as primeiras chaves.

No último concurso da Mega-Sena, realizado no dia 26 de abril, nenhum apostador conseguiu acertar as seis dezenas sorteadas (10, 18, 41, 49, 53, 59), o que resul-

tou em um prêmio acumulado de R$ 50.347.934,06 para o próximo sorteio. Entretanto, um apostador de Mateus Leme acertou a quina e vai receber R$ 129.563,54.

e membros de associações registrados e documentados em Juatuba e o requerimento de solicitação deve ser lido em plenário e, na sequência, a mesa diretora determina se concede ou não o uso do espaço e quais as razões para negar a participação.

Sem consultar os demais vereadores acerca do assunto, Laécio decidiu quebrar o protocolo estabelecido por todos os ex-presidentes, inclusive ele próprio, que ocupou a presidência do legislativo de

2001 a 2002. Nas redes sociais, houve comentários contrários à decisão, afirmando que “o parlamentar estaria impondo uma censura a críticos do governo Adônis. Na reunião desta semana, o cidadão Natanael Fernandes Nascimento pediu para usar a tribuna para falar sobre o não funcionamento do Posto de Saúde de Serra Azul. No entanto, o requerimento foi lido e o pedido encaminhado para avaliação do jurídico da Câmara.

A prefeitura publicou edital que autoriza a realização de eleição para a escolha de Diretor Executivo, Membro do Comitê de Investimento, Conselho Administrativo e Conselho Fiscal para composição da diretoria do Regime de Previdência dos Servidores de Juatuba, Juaprev. As

inscrições das chapas podem ser realizadas em Assembleia Geral no dia 3 de maio, com a primeira chamada às 09h30 no auditório da Escola Municipal Elza de Oliveira Saraiva. Mais informações no edital disponível no Diário Oficial do Município n° 2346 do dia 4 de abril.

Página 5 Sábado, 29 de abril de 2023
Aberto o registro de chapas para composição da diretoria do Juaprev
Mateus-lemense ganha a Quina da Mega-Sena

JUATUBA SUSTENTÁVEL: Produtores rurais vão receber usinas para gerar energia fotovoltáica

Projeto tem valor estimado de R$ 1,8 milhão e será executado pela Mineradora Vale, com recursos do Termo de Reparação

Produtores rurais de Juatuba vão participar de projeto para fortalecer as atividades agrícolas no município. Serão fornecidas e instaladas usinas para geração de energia fotovoltaica em 54 propriedades ligadas à agricultura familiar. A iniciativa foi selecionada após a Consulta Popular realizada na região atingida pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho. O projeto tem valor estimado de R$ 1,8 milhão e será executado pela mineradora com recursos do Termo de Reparação.

As potências e capacidades das usinas variam de 1,5 kW a 13,5 kW. Entre os principais objetivos do projeto estão a utilização de energia limpa e a redução dos custos para a realização das atividades agrícolas. O prazo previsto para a construção das usinas fotovoltaicas é de 11 meses, sendo aproximadamente cinco meses para o planejamento e seis para os serviços de instalações e operações.

Reparação socioeconômica

Juatuba é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, eco-

nômicos e sociais.

O projeto é referente ao Programa de Reparação Socioeconômica do Termo de Reparação. A iniciativa está no chamado grupo de “Projetos Regionais”, que prevê a instalação de usinas para geração de energia solar nos municípios atingidos da Bacia do Paraopeba. Em janeiro, os

compromitentes do Termo de Reparação, Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais, autorizaram a instalação de 52 usinas em sete municípios atingidos. Este projeto também se encontra em andamento. Atualmente, Juatuba conta com dez

projetos de fortalecimento dos serviços públicos em execução. Os trabalhos são acompanhados pela auditoria da Fundação Getúlio Vargas.

Escolha gera polêmica

Os 54 agricultores contemplados já foram selecionados

pela prefeitura que afirmou que a escolha priorizou aqueles vinculados ao Programa Municipal de Agricultura Familiar, realizado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, que acompanha os participantes e fornece apoio às atividades executadas. No entanto, a notícia da destinação das usinas causou polêmica. Em contato com a reportagem, alguns produtores questionaram quais foram os critérios usados pela prefeitura para a escolha dos produtores. “Nem eu e meus vizinhos fomos notificados acerca deste programa. Somos produtores rurais e ninguém nos procurou. O descontentamento não é somente meu. Os produtores estão afirmando que o critério utilizado foi o de indicação política”, disse produtor, que pediu para não ser identificado por medo de represálias.

Publicado edital para construção de gasoduto que vai beneficiar Juatuba e Mateus Leme

A Companhia de Gás de Minas Gerais divulgou o edital de licitação para construção e montagem da rede de distribuição de gás da Linha Tronco do Projeto Centro-Oeste, que prevê a ampliação do Sistema de Distribuição do Gás Natural na região.

O objeto da licitação é a contratação de serviços de detalhamento de projetos executivos, abertura de faixa, supressão vegetal, construção e monta-

gem, instalação de válvulas e estações de gás, instalação do sistema de proteção catódica, ensaios após construção, condicionamento pré-operacional, recomposição de faixa, recomposição vegetal elaboração de documentação técnica data-book e as built do Sistema de Distribuição de Gás Natural Linha Tronco Centro-Oeste dividido em dois lotes. As sessões licitatórias estão marcadas para os dias 27 e 28 de junho.

O projeto

Ao todo, no Projeto Centro-Oeste serão implantados cerca de 300 km de gasodutos para atender à demanda por gás natural dos municípios de Juatuba, Mateus Leme, Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Itaúna e Divinópolis.

O investimento total será de R$ 780 milhões. A implantação do projeto se dará em etapas, com início previsto para o segundo

semestre. A estimativa é de conclusão das obras em 24 meses.

“Vamos expandir em 20% nossa infraestrutura de distribuição de gás natural e alcançar uma importante região industrial de Minas. Apenas as oito cidades que serão impactadas pelo Projeto Centro-Oeste somam cerca de 1 milhão de habitantes e representam 10% do PIB Industrial do Estado”, destaca o presidente da Gasmig, Gilberto Valle.

Página 6 Sábado, 29 de abril de 2023

Artista juatubense participa da mostra Dos Brasis, Arte e Pensamento Negro, em São Paulo

O Sesc Belenzinho, em São Paulo, receberá no mês de julho a mostra Dos Brasis –Arte e Pensamento Negro, a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país. Este ano, a mostra contará com a participação do artista Eustáquio Neves, de Juatuba.

A exposição apresentará ao público trabalhos em diversas linguagens artísticas como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI por 240 artistas negros, entre homens e mulheres cis e transgêneros, de todos os Estados do Brasil.

Para se chegar a esse expressivo número de artistas negros, presentes em todo o território

nacional, foram abertas duas importantes frentes.

Na primeira, foram realizadas pesquisas in loco em todas as regiões do Brasil com a participação do Sesc em cada estado, com o objetivo de trazer a público vozes negras da arte brasileira.

Essas ações desdobraram-se

em atividades e programas como palestras, leituras de portfólio, exposições, entre outros, com foco local.

Vale ressaltar que esse processo teve uma atenção especial para que não se limitasse apenas às capitais do país, englobando também a produção artística da população

negra de diversas localidades, como cidades do interior e comunidades quilombolas.

A equipe curatorial pesquisou obras e documentos em ateliês, portfólios e coleções públicas e particulares, para oferecer ao público a oportunidade de conhecer um recorte da história da arte produzida pela popula-

ção negra do Brasil e entender a centralidade do pensamento negro na arte brasileira.

A segunda frente foi a realização de um programa de residência artística online intitulado “Pemba: Residência Preta”, que contou com mais de 450 inscrições e selecionou 150 residentes. De maio a agosto de 2022, os integrantes foram orientados por Ariana Nuala (PE), Juliana dos Santos (SP), Rafael Bqueer (PA), Renata Sampaio (RJ) e Yhuri Cruz (RJ).

A residência, que reuniu artistas, educadores e curadores/ críticos, contou ainda com uma série de aulas públicas com a participação de Denise Ferreira da Silva, Kleber Amâncio, Renata Bittencourt, Renata Sampaio, Rosana Paulino e Rosane Borges, disponíveis no canal do Sesc Brasil no YouTube.

Núcleos

A proposta curatorial rompe com divisões como cronologia, estilo ou linguagem. Para esta exposição de arte preta, não caberá a junção formal, estilística ou estética. Dessa maneira, os espaços expositivos do Sesc Belenzinho contarão com sete núcleos: Romper, Branco Tema, Negro Vida, Amefricanas, Organização Já, Legítima Defesa e Baobá, que têm como referência pensamentos de importantes intelectuais negros da história do Brasil como Beatriz Nascimento, Emanoel Araújo, Guerreiro Ramos, Lélia Gonzales e Luiz Gama. A partir de 2024, uma parte da mostra circulará em espaços do Sesc por todo o Brasil pelos próximos 10 anos.

Página 7 Sábado, 29 de abril de 2023
“Boitanga”, de Agrade Camiz

ONDA DE FRIO: previsão é de queda de temperatura até domingo em Juatuba e Mateus Leme

Entidades se mobilizam para socorrer do frio pessoas em situação de rua

A onda de frio que chegou a Minas Gerais nesta semana e se estende até o próximo domingo, vai derrubar as temperaturas em Juatuba, Mateus Leme e outras 482 cidades do Estado. A previsão segundo o

Instituto Nacional de Meteorologia é que os termômetros caiam até 10ºC. Belo Horizonte e municípios da Região Metropolitana também serão atingidos pelo frio.

Nesta quinta-feira, os termô-

metros ficaram entre 17ºC e 26ºC. Já na sexta, a temperatura caiu bastante ficando entre 14ºC e 23ºC. No sábado, os termômetros devem variar entre 10ºC e 23ºC e no domingo entre 14ºC e 10ºC.

Ambev abre inscrições para Programa Jovem Aprendiz

A Ambev de Juatuba está com inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz. Além de integrar um grupo com reconhecimento nacional, os aprendizes receberão benefícios. Além de Juatuba, as vagas estão disponíveis para outras 38 cidades em 15 estados. Apenas em Minas Gerais, as vagas são para Ipatinga, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Luzia, Santana do Paraíso, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Cada oportunidade possui particularidades, de modo geral é necessário ter 18 anos ou mais, facilidade no relacionamento interpessoal e

no cumprimento de rotinas.

A empresa oferece aos contratados plano odontológico e de saúde, venda de produtos para funcionários, auxílio alimentação, Cesta de Natal, Gympass, previdência privada, Zenklub e

Gente 360. Os candidatos devem acessar a página de carreiras da Ambev e selecionar a o “tipo de vaga” aprendiz; depois, basta selecionar a localidade desejada, clicar na vaga e conferir mais detalhes.

O frio está chegando e, novamente, vem a preocupação com as pessoas que vivem nas ruas. Basta percorrer o centro de Juatuba e Mateus Leme para presenciar diversas pessoas em situação de rua, ocupando praças próximas às igrejas, embaixo de pontes ou até mesmo sob marquises. O grande número de pessoas nesta situação nos municípios foi confirmado por uma Assistente do CREAS de Juatuba, que no início do ano prestou esclarecimentos na Câmara. Como Juatuba e Mateus Leme não contam com albergues ou centros de acolhimento, cidadãos e entidades como igrejas católicas e evangélicas já se mobilizam para socorrer quem está vivendo em situação de rua.

Os desabrigados já recebem dessas entidades alimentos e, agora, vão receber também roupas e cobertores.

Em Juatuba, a Secretaria de Assistência Social lançou esta semana a campanha do Agasalho para arrecadar cobertores e roupas de frio para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade social no município. A população pode fazer a doação na Sala Mineira do Empreendedor que fica na Prefeitura e na Secretaria de Assistência Social, situada na Rua Wenzel Huber, 63, no bairro Varginha.

Já em Mateus Leme quem antecipou a “Campanha de Doação de Cobertores e Mantas” foi o Instituto Corujinha. As demandas por doações serão recebidas através dos

perfis oficiais do Facebook e Instagram, além dos telefones (31)9.9239-1622; (31)9.95326121 e (31)9. 9509-4298. Para os colaboradores e voluntários que queiram doar dinheiro podem fazê-lo através do PIX que é o CNPJ do Instituto: 35825365000130. Todo o valor arrecadado será revertido para a aquisição de cobertores e mantas, que serão distribuídos para famílias carentes e pessoas em situação de rua em Mateus Leme. As paróquias de Santo Antônio, em Mateus Leme e São Sebastião, em Juatuba, também estão recebendo doações que podem ser deixadas nas casas paroquiais. Os responsáveis pelas entregas são as pastorais da família dos dois municípios.

Deputado Nikolas perde e é obrigado a indenizar Duda Salabert

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), campeão das urnas nas últimas eleições em todo Estado, com grande destaque em Juatuba e Mateus Leme, quando teve 2.712 votos e 3.181 votos, respectivamente nas cidades, foi condenado pela Justiça a pagar indenização de R$ 80 mil à também parlamentar Duda Salabert (PDT-MG) por danos morais. Também fenômeno nas urnas em suas duas eleições, Duda recebeu 395 votos em Mateus Leme, e outros 281 votos em Juatuba.

A sentença, assinada pelo juiz José Freitas Véras, da 33ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, entendeu que Nikolas cometeu ilícito passível de responsabilização por se negar a reconhecer a identidade de gênero da parlamentar, que é uma mulher transexual. Em

2020, quando Nikolas e Duda concorriam à Câmara Municipal de Belo Horizonte, o parlamentar se negou a usar o pronome feminino para mencionar a parlamentar em entrevista ao jornal “Estado de Minas”. "Eu ainda irei chamá-la de 'ele'. Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é", afirmou.

O magistrado destaca que Nikolas reiterou os comentários de forma jocosa e irônica em suas

redes sociais. A defesa do deputado sustenta que a fala está amparada no direito à liberdade de expressão e à manifestação religiosa. O juiz Freitas Véras escreveu que tais direitos, assim como todos os direitos fundamentais, não são absolutos e podem ser restringidos quando colidirem com outros direitos. A sentença reitera que pessoas transgênero têm direito de ser tratadas e respeitadas por terceiros de acordo com sua identidade de gênero.

Página 8 Sábado, 29 de abril de 2023
Participe do nosso grupo no Whatsapp

Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes será implementado em Florestal

O Poder Judiciário determinou que Florestal adote, no prazo de 120 dias, todas as medidas administrativas e orçamentárias, para implantar o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes e Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, sob pena de multa diária de R$2 mil.

A decisão se deu no âmbito de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público, após negociações, que se iniciaram em agosto de 2022 pelo promotor de justiça da recém-criada comarca de Juatuba, Lélio Braga Calhau, e tendo em vista a recusa de Florestal em efetivar políticas de defesa de crianças de adolescentes em situação de risco na comarca.

Segundo o promotor, diversas reuniões foram realizadas com a Secretaria de Assistên-

cia Social de Florestal, que sempre se recusou a efetivar as medidas requeridas judicialmente, sob a alegação de que não havia recursos ou necessidade de que elas fossem implementadas.

O Ministério Público já havia

ajuizado medidas protetivas da infância contra o Município e, mesmo assim, a secretaria se mantinha contra a adoção das medidas necessárias para o caso. No final de 2022, o MP promoveu dois encontros entre os prefeitos da comarca de

Juatuba e Florestal para tratar do assunto, mas as reuniões não surtiram efeito, uma vez que Florestal não demonstrou disposição para resolver o assunto, alegando falta de recursos ou que "não temos tantos casos assim".

Promotor diz que vai instaurar procedimento semelhante para examinar situação de Juatuba

Em entrevista exclusiva ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, o Promotor da Comarca de Juatuba, Dr. Lélio Braga Calhau, explicou que a decisão é válida para Florestal e também para todos os casos que surgirem daqui pra frente, a fim de evitar que crianças e adolescentes sejam enviados para fora da Comarca. “Ajuizamos uma ação civil pública e houve a concessão de uma liminar. Vamos acompanhar o cumprimento dessa decisão judicial”, disse. O promotor afirmou ainda que não sabe quantos casos ocorreram antes desta determinação, pois Florestal pertencia à Comarca de Pará de Minas até setembro de 2022. “Mas é importante que nossas crianças e adolescentes recebam atenção dentro da própria comarca”, pontuou. Embora revele que o MP

vai instaurar um procedimento semelhante para examinar o caso de Juatuba, Dr. Lélio afirma que o município possui uma unidade de acolhimento, que é muito boa. “Há um convênio em vigor com Mateus Leme, mas nossa intenção é buscar, no futuro, que as crianças e adolescentes fiquem dentro da própria comarca. Acredito que teremos o apoio do Poder Executivo e da Câmara de Juatuba para construir essa saída”, enfatizou.

Página 9 Sábado, 29 de abril de 2023
Página 10 Sábado, 29 de abril de 2023

Em silêncio e sem programação oficial, Juatuba comemora 31 anos

Juatuba surgiu em torno da estação ferroviária da antiga Rede Mineira de Viação e o primeiro registro de habitação está ligado ao ciclo do ouro, sendo a Serra de Santo Antônio ou Serra de Santa Cruz pontos de penetração das bandeiras precedentes do Ouro Preto e Mariana. Os bandeirantes Fernão Dias, Borba Gato, Mateus Leme e outros, vindos destas cidades em busca do ouro, que enfrentaram dificuldades para atravessar o Rio Paraopeba, fundaram os povoados de Mateus Leme e Esmeraldas. No percurso destas bandeiras, em busca de um ponto de referência, passavam por Juatuba que oferecia todas as condições para as paradas das tropas.

Consequentemente à implantação ferroviária, os caminhos de cavaleiros e tropas do Curral Del Rey, Oliveira e Esmeraldas se transformaram em estradas. Era

o progresso chegando e transfigurando o trajeto por onde passava. As estradas se cruzavam no local onde está situada Juatuba e onde se encontrava a Estação Rede Oeste de Minas Ferrovia. E, na antiga Fazenda Varginha se construíam currais para receber o gado que seria embarcado

para Belo Horizonte. As primeiras famílias que chegaram foram os Saliba, Amaral, Saraiva, Duarte, Fidélis, Diniz, Lara, Andrade, Ferreira Pinto e Mello Senra. Este foi o começo do crescimento de Juatuba, que ainda era distrito de Mateus Leme. Toda a arrecadação de Juatuba

era dividida com a Sede e outros distritos. O desenvolvimento se deu, principalmente, no setor agropecuário com plantação de eucaliptos e de café, além da criação de gado e implantação da Cervejaria Brahma. Com o passar do tempo surgiu, naturalmente, o movimento de eman-

cipação, sendo formada uma comissão encarregada de organizar a luta pela emancipação do distrito a município.

O nome de origem indígena – Ayú á – vem do Juá, fruta colhida dos espinhos, e Tuba, o Sítio dos Juás. Esta denominação é usada desde 1.911 e foi em 1948 que o povoado foi elevado a distrito, pertencente a Mateus Leme. Com a expansão de Juatuba, a partir dos anos 70, houve grande demanda de áreas e o Instituto Brasileiro de Café iniciou uma campanha de implantação de uma nova economia na região. Empresas como H. Ferreira Pinto Agropecuária, fazendeiros como Rui Saraiva, Juvenal Senra e outros, implantaram aproximadamente um milhão de covas. Foram gerados mais de 800 empregos, iniciando, assim, o progresso e gerando diversas demandas na região.

Em 1978, a empresa de H. F. Empreendimentos Imobiliários colocou à venda 100 lotes destinados às pessoas de baixa renda, implantando novas áreas, chamadas hoje de bairros Cidade Nova I e II. A emancipação política de Juatuba aconteceu em 27 de abril de 1992, quando também foram emancipados trinta e três distritos de Minas Gerais. A partir da emancipação, o governador do Estado de Minas Gerais nomeou um Intendente para administrar o novo município até a realização das eleições para eleger o 1º prefeito e a 1º Câmara de vereadores. Tornando-se município, Juatuba conservou muitas de suas características tradicionais, mas começou a receber imigrantes à procura de empregos e mais qualidade de vida, o que ocasionou a formação de novos bairros.

“Queremos para Juatuba uma administração séria, honesta e transparente, com investimentos principalmente em infraestrutura.

Infelizmente, estamos vivendo um verdadeiro caos na saúde pública, com falta médicos, remédios e valorização aos servidores da saúde. Enfrentamos uma verdadeira omissão na fiscalização do executivo.

A única coisa que pudemos tirar de positivo na cidade é a

instalação da comarca forense e grande atuação do Ministério Público local.

Para melhorar Juatuba é preciso consciência política e maior proximidade do executivo com as lideranças locais e o povo. Que nas próximas eleições o povo vote em candidatos de Juatuba e que realmente tenha interesse e respeito com nossa população”.

Presidente do Sindserj, Geraldo Ricardo de Lima.

O que eu vejo nesses 31 anos de emancipação, é que na verdade Juatuba é uma cidade rica e se nós continuarmos reelegendo tais políticos, ela continuará engatinhando. Com 31 anos, me parece que “Juatuba é a sexta cidade em arrecadação no Estado de Minas. Nesses anos todos que moro aqui, desde quando a cidade pertencia a Mateus Leme, eu não vi nenhum progresso. Há 31 anos Juatuba vem engati-

nhando porque o povo não aprendeu a votar. O mais triste é que aqui é uma cidade onde um gestor doa enormes terrenos públicos para empresas que oferecem apenas 50 empregos para juatubenses e 200 para pessoas de fora. A cidade está mau gerida, mau estruturada e não recebe sequer um investimento nesses anos todos”.

Robson Soares de Teves (Robinho), liderança comunitária de Francelinos.

“Posso dizer que o principal ponto negativo da cidade é que Juatuba não tem sido governada e sim saqueada e explorada. Um bom governo é aquele que ama a cidade, e não apenas o que ela produz e gera para seus governantes.

Aqui é uma cidade sossegada,

com potencial para se tornar uma das melhores cidades de Minas Gerais. Eu quero e espero muita paz, harmonia e desenvolvimento para nosso município”.

Pastor Fernando Reis, da Igreja do Evangelho Quadrangular.

“Nesses 31 anos, não há nada o que se comemorar, o que falta na cidade é a melhoria no caráter dos nossos gestores. Está faltando honestidade e amor aos jua-

tubenses, e menos interesses particulares. Além disso, é claro, o desenvolvimento geral da cidade.

Raimunda Nogueira (Fia), dona de casa

“Sou natural de Juatuba e sempre acompanho o desenvolvimento do município, muitas coisas aconteceram no decorrer desses 31 anos, mas a população precisa e merece muito mais, principalmente na área da Saúde, Educação, Cultura e Infraestrutura. Precisamos de mais pessoas interessadas no desenvolvimento

do município e menos políticos mercenários, interessados apenas em nossas riquezas e que não acrescentam em nada. Se todos que amam realmente nossa cidade unir forcas, conseguiremos construir um futuro muito próspero em prol da população”. Técnica de Enfermagem, Gilvania Barbosa.

“Juatuba, cidade hospitaleira, que recebe as pessoas com carinho e acolhimento.

Terra das Benzedeiras e dos Juás. Um diamante bruto a ser lapidado, que na sua juventude de 31 anos tem muitas coisas a serem melhoradas. Cidade de grande potencial econômico e logístico, mas, que infelizmente deixa a desejar

o mínimo do básico, como Infraestrutura e Saúde. Juatuba 31 anos, com mais de 700 ruas de terra e mais de 70% do município sem saneamento básico em pleno 2023. Juatuba precisa ser "destravada" para que mostre a toda Minas Gerais seu grande potencial”. Alex Araújo, Japão, autônomo.

Página 11 Sábado, 29 de abril de 2023
“Estamos vivendo um verdadeiro caos na saúde”
“Juatuba não tem sido governada e sim saqueada”
“A cidade está mau gerida, mau estruturada e não recebe investimentos“
“Falta melhorar o caráter dos nossos gestores”
“Mais desenvolvimento e menos políticos”
“Juatuba precisa ser destravada”

Lideranças comunitárias e políticas dizem que “não há muito o que comemorar”

Nesta quinta-feira, 27, Juatuba completou 31 anos de emancipação política. O Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrevistou alguns juatubenses e lideranças comunitárias, e segundo eles, não há muito o que comemorar politicamente, já que a administração do município tem deixado a desejar na Saúde, Educação, Infraestrutura, Cultura e Assistência Social

“Para que a nossa cidade consiga sobreviver a mais um aniversário, a política tem que mudar. A boa noticia é que ainda resta um pouco da cidade e de pes-

soas que tem boa vontade para desenvolvê-la. “Basta que o povo tenha mais consciência na hora de escolher seus representantes”.

Maria Helena, autônoma.

“Juatuba carece de uma política social mais séria, uma Câmara municipal mais ativa em favor da sociedade e fiscalizadora dos bens públicos. Pontos positivos quase não têm no momento, e a situação só piora ao longo

dos anos. Não existe modelo de vida socioambiental de qualidade e política de emprego para todos. Ou seja, não existe uma politica de qualidade no geral”.

Nilson de Souza Porto, aposentado.

“O que Juatuba tem de positivo, com certeza é o nosso povo, humilde, trabalhador e hospitaleiro. Isso se comprova através das visitas que faço, sou sempre bem recebido. Gostaria de dizer que a população está feliz, mas as reclamações que venho recebendo mostram, infelizmente, o contrário. A campeã de reclamações é a Saúde do município, que está deixando a desejar. Hoje, temos várias pessoas sofrendo por falta de atendimento e eu realmente espero que um dia isso não aconteça mais. Falta transparência, organização e gestão à atual administração.

Vale lembrar que o aniversário da cidade é uma de nossas tradições. Com a arrecadação que temos, não ter condições financeiras de comemorar é lamentável. Se não há recursos para grandes shows, bastasse fazer um evento mais enxuto, com nossos artistas locais. Infelizmente, não há o que comemorar, mas espero que a cidade tenha alegria, volte a ter comemorações, que a Juatuba trilhe no caminho do crescimento, desenvolvimento e modernização, para ter o que se comemorar, o que se festejar, afinal, nosso povo merece”.

“Queria muito ver os Juatubenses deixarem de ser expectadores, para se tornarem grandes protagonistas, como foi para a emancipação do nosso Município. Infelizmente, não há muito a comemorar, porque a cidade tem tantos pontos negativos que não consigo enumerar. Mas como representante dos comerciantes em nossa cidade, o problema principal é falta de diálogo entre Prefeitura, Câmara e a CDL, importantes para o desenvolvimento do nosso Município. As pessoas que estão ali no poder, deveriam ter um olhar mais

carinhoso para com os comerciantes da cidade, que com todas as dificuldades enfrentadas diariamente, com tantas burocracias impostas, movimentam a cidade de forma positiva. Os pontos positivos sendo cidadã Juatubense raiz, confesso que há tempos não vejo. São inúmeras coisas que precisam ser melhoradas, precisamos de alguém no poder, que ame Juatuba, que nos ouça, repense e crie novas estratégias para o movimento e crescimento de nosso município”.

Nádya Amaral, presidente da CDL Juatuba

“Eu trabalho como mestre de capoeira há muitos anos e há muito tempo eu não vejo um investimento expressivo nessas culturas raiz, que são desenvolvidas em Juatuba desde sua emancipação política. É preciso que o governo de mais importância a nossa cultura raiz, no início, há 30

anos, nossa cultura era mais valorizada e respeitada pelos gestores. O ponto positivo é que as pessoas acordaram e estão em busca de uma Juatuba melhor e isso com certeza será refletido no próximo ano”. Mestre de Capoeira Marcos Rodrigues, conhecido como “Mestre Guerreiro”.

Página 12 Sábado, 29 de abril de 2023
“Para sobreviver, precisa mudar”
“Investimento na cultura raiz”
“É preciso uma Câmara municipal mais ativa”
“Falta transparência, organização e gestão da atual administração”
“Falta diálogo entre Prefeitura, Câmara e a CDL”

SOCIAis em mateus leme

SÃO JOSÉ OPERÁRIO

É neste final de semana a grande Festa de São José Operário do Bairro Vale Verde, em Mateus Leme. Nas comemorações vão acontecer celebração da palavra, missas, carreatas com a bandeira e imagem de São José Operário, saindo das residências das festeiras e barraquinhas. Tudo acontecendo na Rua Meyer, 1.030, Bairro Vale Verde, onde futuramente será construída a Capela de São José Operário. Vale estar presente nas festividades.

VIOLADA

A primeira violada do Rancho MR vai acontecer, no dia 06 de maio, sábado, a partir das 16 horas com diversas atrações como show musical com Ailton Souza, exposição de vestuário Country: Agro Leme, modelagem e higienização de chapéu: GD Modelagem. O Rancho MR fica na Estrada da Cachoeira, em Azurita. Bom programa para sábado à tarde.

FORMATURA

Larissa Antunes de Souza, filha de Moacir Antunes de Souza e Rosana Daniela, neta de Dona Elza, vai colar grau em Medicina pelo Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves, de São João Del Rei. Registrando que Dra. Larissa reside em Itaúna e sua vovó Elza, em Mateus Leme. Parabéns à formanda e todos os familiares.

SÍTIO NOVO

O Garcia’s Bar convida para a Segunda Sem Lei, dia primeiro de maio, feriado, às 19 horas, iniciando o show “Buteco do Cleber Jr”. Garcia’s Bar fica na Rua Boa Vista, 28, no Distrito de Sítio Novo.

AZURITA

No sábado, dia 06 de maio tem FlashBack no Pesque e Pague de Azurita, com músicas relembrando os anos 70, 80 e 90. Quem comanda festa é o Som Sombra e DJ Edinho. O evento começa às 21 horas.

POVOADO DE FREITAS

Vai ter festa religiosa no Cruzeiro, na Comunidade de Freitas, em Serra Azul, no dia 05 de maio, sexta-feira, com show musical de Vinícius Fernandes & Anthony Sanfoneiro, a partir das 20 horas. Muito legal, vale marcar presença.

ANIVERSÁRIOS

No dia 26 de abril, Arthur Ivo, filho da saudosa Carlene Bueno e Filipe Otávio, irmão do João, completou 11 anos. Nossos parabéns ao Arthur desejando tudo de bom. Felicidades. Também no dia 26, o cantor Ailton de Souza, mudou de idade. Felicidades Ailton, sucesso sempre!

O veterinário, proprietário da Casa de Rações Santo Antônio, Mário José Vasconcelos Júnior, aniversariou na quarta-feira, dia 26 de abril. Parabéns.

No dia 27 de abril, quinta-feira, o vereador Wellington Batata, fez aniversário e recebeu muitos cumprimentos pela data. Felicidades.

O ex-vereador Mário Lúcio Vilaça, Mário Imbondo, comemorou seu niver na sexta-feira, dia 28 de abril. Parabéns. Gislaine Mesquita, esposa de Almir Mesquita e mãe da ex-miss Mateus Leme, Vanessa Mesquita, muda de idade neste domingo, dia 30 de abril e, com certeza, vai receber abraços de amigos e familiares. Parabéns Gislaine!

Página 13 Sábado, 29 de abril de 2023
MARCELINO
NILTON
O vereador Wellington Batata fez aniversário nesta quinta-feira (27). Felicidades a ele! A equipe de Futebol do Barcelona de Juatuba, vencedora do Campeonato de Suzana, em Mateus Leme Amigos prestigiando o Show de Paulino Pedra Azul, Espaço Oi Flor A Formanda em Medicina, Larissa Antunes de Souza O cantor Cleber Jr, que estará na Segunda Sem Lei, dia primeiro de maio, no Garcia’s Bar em Sítio Novo, a partir das 19 horas

PODCASTS DA WEB RÁDIO SPASSO

PODCAST

SAÚDE MENTAL

PODCAST - Tabagismo, os perigos e malefícios do cigarro eletrônico

Página 14 Sábado, 29 de abril de 2023

QUE HISTÓRIA É ESSA? NONADAS, NONADAS!

Esturdia a mocinha da loja achou estranha a minha fala: “a prosa tá boa, mas eu vou picar a mula”, disse eu. Seus olhos curiosos deram-me uma flechada com uma baita interrogação: “picar a mula?”. E eu falei: “é, tipo assim: cascar no pé, dar o pira, queimar chão, rapar na perna, cascar fora, pegar a estrada, dar no pé... Ir-se embora (em boa hora) E tem aquela história do macaco e da onça. Pergunta o macaco à amiga felina: “Aoncevai?” E ela: “vou ali, gurila memo eu volto”. Quem conta um conto aumenta um ponto, já dizia minha mãe. Eu conto com você, mas não sou de contar potoca, de catear marra. Não sou papudo. Não amarro um boi com embira e não ponho a mão em cumbuca. Sou macaco véio. Meu povo é tudo gente daqui, simples e de bem com todos. Farinha do mesmo saco. Se tem fulano de tal que acha que é o melhor, é porque é metido a bom de cela, arrastador de mala, emgabeladô. Mas, a gente sabe que o tal não aguenta uma gata pelo

rabo. Não é flor que se cheire. Nem é água de beber. O povo daqui tem a maior

história comigo. Seu Manel, homem já de idade, vive me gavando. Diz que eu sou isso,

que eu sou aquilo. Quem faz a fama, deita na cama. A cama é de palha, mas é limpinha. Macia. Casa de porta e janela. Cumeeira alta, telhas francesas. Em riba, a chaminé sempre em função leva ao céu a fumaça dos modos de cumê – almoço e janta – e o café da tarde. Café da tarde é de lei, tem que ter o programa Tarde Sertaneja, na rádia do Mineirinho. E o café? Café-com-pão, manteiga não, café-com-pão... O trem cantava assim nos trilhos da nossa meninice. Mas no café da gente simples era broa de fubá, biscoito frito, fubá suado, bolinho de chuva, porvio refogado. Que gostosura!

Bença, mãe! Bença, pai! Cadê o toucinho que tava aqui?/ o gato comeu/ cadê o gato?/ foi pro mato/ cadê o mato?... Maria foi ao mato buscar lenha. No mato, dois meninos tentavam pegar uma égua. Um dos meninos carregava uma cuia com milho. O outro, levava uma corda, à guisa de cabresto. Alguém viu uma égua por aí? Não, eu vi foi o fio de uma

égua... um potrinho engraçadinho. Cavalos, burros... enquanto existir cavalo, São Jorge não anda a pé. De que cor que é o cavalo branco do Napoleão? Não vai me dizer que é da cor de burro fugido?. Ou seria corro de burro quando foge? Mas, Napoleão não andava a cavalo, ele tinha hemorroidas.

Eu tava ali de bobeira, na beira da rua, quando a fé... estourou uma boiada. Eh trem bão, sô! Mió que estouro de boiada, é vaca na invernada, circo de tourada ou queijo com goiabada. Mas eu tenho medo de vaca braba, a valença é que tem sempre uma cerca de arame para nos proteger. De primeiro, a gente convivia com cada perigo, que eu vou te contar: era vaca braba, cachorro zangado, pedrada de homem doido, surra da mãe, sova do pai, tiro de sal no quintal do vizinho, bomba na escola. Quem tomava bomba, era chamado de repetente. “Fulano de tal vai para a turma dos repetentes. Repetente!” Curuis!

Página 15 Sábado, 29 de abril de 2023

O JULGAMENTO NO STF DA CORREÇÃO DO FGTS. MAS O QUE ESTÁ SENDO JULGADO?

No dia 20/04/2023 o STF –Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento da famosa ação da correção do FGTS (1999 a 2013), ADI 5090, sendo proferidos os votos dos Ministros Roberto Barroso e André Mendonça. Certamente o leitor já ouviu falar de tal ação, viu em jornais da TV, jornais impressos, anúncios no “insta”, vídeos no whats app, panfletos, cartazes e até sinal de fumaça, mas provavelmente a maioria não tem conhecimento sobre a exata questão jurídica em debate. Me aventurarei a tentar resumir o tema por enten-

der possível e essencial à sua compreensão.

Pode-se resumir, muito sucintamente, a celeuma jurídica da seguinte forma: a Lei 8.036/90 que criou o FGTS, editada em 1990, determinou que o FGTS fosse corrigido monetariamente, mas não fixou qual o índice exato deveria ser utilizado, deixando tal tarefa a cargo do Banco Central.

O Banco Central, por critérios próprios, fixou que a TR – Taxa Referencial seria o índice de correção do FGTS. Ocorre que a TR foi “zero” por vários meses e vários anos, ou seja, não representou corre-

ção alguma, especialmente a partir de 1999.

Nesse quadro, milhões de trabalhadores e trabalhadoras ingressaram com ações na Justiça Federal contra a Caixa Econômica Federal alegando que a lei do FGTS estava sendo descumprida ante à falta de correção do fundo. Nas ações propunha-se a utilização de outro índice como o INPC ou IPCA que cumpririam a função de correção monetária.

Em maio de 2018 o STJ apreciou a questão (tema repetitivo 731) e decidiu que não seria possível ao Poder Judiciário determinar a

RAFAEL LISBOA

DIREITO DO TRABALHO

mudança da TR por outro índice, sob pena de invasão da competência legislativa.

A matéria foi levada ao STF sob o argumento constitucional de que a depreciação de valor do FGTS representaria verdadeira violação ao direito de propriedade dos trabalhadores e violação ao princípio da legalidade já que a lei estaria sendo descumprida.

À parte a questão jurídica, a AGU apresentou dados para pressionar aos Ministros dando conta de que se o STF determinasse o pagamento a todos os trabalhadores prejudicados, o impacto econô-

mico seria algo em torno de 661 BILHÕES de reais.

Pois bem. No referido dia 20/04/2023 os Ministros Barroso e Mendonça julgaram o caso e decidiram no sentido de que a TR não pode ser utilizada como índice de correção, devendo-se adotar ao menos a mesma correção fixada para a caderneta de poupança.

Ocorre que decidiram pela utilização da chamada “modulação de efeitos” da decisão, é dizer, a fixação de que tal decisão só produzirá efeitos para o futuro. Não haverá restituições aos trabalhadores.

Qualquer restituição retro-

ativa aos trabalhadores, portanto, segundo os votos proferidos pelo STF até o momento, deverá ser feita por via legislativa. O julgamento foi suspenso sem data para a retomada e na próxima sessão serão proferidos os votos dos demais Ministros (oito votos). Resumindo: estão propondo devolver a bola para o Congresso. Será que vem coisa boa daí? (contém ironia). Se não sobrevier lei que corrija as perdas de valor do FTGS suportadas pelos trabalhadores será um dos maiores calotes institucionais da história do país e do mundo.

FOGUETE MAIS PODEROSO DE ELON MUSK EXPLODE NO AR

Página 16 Sábado, 29 de abril de 2023
Página 17 Sábado, 29 de abril de 2023
Página 18 Sábado, 29 de abril de 2023

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.