






Ele nasceu e foi criado em Juatuba há 38 anos. Aqui cons truiu sua família e não esconde o seu amor pela cidade. O vere ador Leonardo Cristiano de Abreu Ferreira, o Léo da Padaria (PSD), que está em seu segundo mandato, é filho da professora Maria José e do Zezinho da Copasa, também conhecido como Zezinho do Coral da Igreja. É casado com a comer ciante Fabiana com quem tem dois filhos: Francisco, de 14 anos; Maria, com nove anos.
Léo da Padaria foi eleito com 621 votos. Anterior mente foi candidato a pre feito e conquistou 2.500 votos. O apelido, que o caracteriza como cidadão, político e que o ajudou a se eleger vereador, veio da padaria que ele é proprietá rio, no bairro Satélite, onde atua há mais de dez anos.
O político veio com a filiação ao PPS e destaca que sua candi datura atendeu a um pedido da população que o queria como representante do bairro Satélite para ajudar a solucionar os pro blemas da comunidade.
Antes disso, aos 16 anos, trabalhou como tratador de cavalos no Haras Zuninga e aos 18 anos, começou a cursar
a faculdade de Administração.
“Trabalhei na Daytec e estagiei na Zanini em Mateus Leme; depois trabalhei na AMBEV e após fui para uma empresa de reciclagem em Betim, a Repete, um empreendimento muito grande na área, quando fui comprador de sucata. Depois, durante dois anos, fui caminhoneiro e vendi meu caminhão para montar a pada ria, que tenho até os dias de hoje”, relata.
Hoje, Léo diz que ainda é comerciante e que está à frente de sua padaria, mas garante que está mais vol tado às demandas da popu lação, na condição de verea dor. “Atualmente quem gerencia a Padaria é minha esposa Fabiana”, esclarece.
Obras e infraestrutura são prioridades de trabalho do vereador. “Todas as minhas defesas são pautadas pela melhoria de vida do povo mais pobre, que é sempre esquecido pelos “podero sos”. A creche Pintando o 7, localizada no bairro satélite, também é meu grande orgu
lho, pois através de um intenso trabalho durante anos, conseguimos levar às crianças e aos pais um exce lente serviço, que ainda está crescendo com novas cons truções para melhorar ainda mais”, comemora.
O vereador afirma que o principal parceiro para o seu trabalho é a população. “Tudo que eu faço, mostro para o povo. A demanda que eu levo é sempre o desejo da popu lação, não é a demanda do vereador, não é uma demanda minha”, pontua. Léo destaca que está sempre aberto para receber as pessoas e faz de seu trabalho um gabinete iti nerante, onde recolhe as informações e as demandas do povo e as conduz à Câmara ou diretamente à Prefeitura.
avalia que as obras e serviços do poder público precisam atender os anseios da comu nidade. “A gente sempre espera o melhor do execu tivo. Acreditamos que o pró ximo ano, 2023, será de mui tas conquistas”, analisa.
pre aprovando projetos na Câmara, fazendo parcerias em convênios com hospitais grandes para melhorar a oferta de cirurgias, que é um dos maiores gargalos do nosso município”, critica.
cidade e pelo povo do que como vereador.
Em Juatuba: comercial@jornaldejuatuba.com.br Mateus Leme: comercial@jornaldemateusleme.com.br
FALE COM O JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME (31) 99513-8215
CNPJ: 10.573.759/0001-17 - Filiado ao SINDIJORI Artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Jornal e são de responsabilidade dos autores.
Léo faz questão de dizer que não é um vereador da base ou da oposição, mas “do povo”. E afirma que defende qualquer demanda que “for em prol da popu lação, sem importar se é do governo ou da oposi ção. Estou sempre em dis cussão com a população para saber o que é melhor para a comunidade”.
A gente espera o melhor do Executivo
Como vereador e também como morador da cidade,
Para o vereador, a cidade, que tem 30 anos, ainda está em débito com a população em alguns pontos. “O que os ex-prefeitos fizeram não cor responde nem a um terço do que a população precisava que fosse feito. Então o atraso é enorme. Juatuba poderia estar muito mais desenvolvida se eles tives sem tido um comprometi mento com o futuro da cidade”, avalia. Ele cita o exemplo do bairro Satélite, que possui uma linha de ôni bus 3967, que faz o itinerário de Azurita a Betim e até hoje a via é uma estrada de terra; “isso é uma vergonha”. A situação perdura desde 2016, quando ele conseguiu que o ônibus passasse no bairro, mas o transporte coletivo continua circu lando por uma estrada de terra. “Desde então, eu estou brigando por essa pavimentação e infeliz mente esta demanda não tem tido o olhar do poder executivo”, reclama.
E como um dos principais problemas de Juatuba é a área da saúde, Léo reafirma sua disposição de estar sem pre atento às necessidades da população. “Estou sem
Léo da Padaria foi um dos vereadores que votaram favoráveis ao financiamento que a Prefeitura contraiu recentemente e que tem sido alvo de muitas críticas e pro testos da população. Ele justifica que se os prefeitos anteriores tivessem se pre ocupado com a infraestru tura, não haveria necessi dade desses R$ 25 milhões. “Como eles não fizeram, tem uma demanda gigante que precisa ser atendida. Há ruas que quase não têm casa e são asfaltadas; outros lugares estão cheios de casas e não tem rua pavi mentada. Apoiei o emprés timo porque esses R$ 25 milhões não resolvem todos os problemas da cidade, mas muitas obras poderão ser feitas para melhorar a vida do povo”, explica.
As eleições ainda estão longe de ocorrer, mas a intenção de Léo é ser nova mente candidato a prefeito de Juatuba em 2024. Ele afirma acreditar que a cidade necessita de renovação, “de ideias novas, um jeito mais moderno de administrar e como prefeito vou conseguir realizar muito mais pela
Na avaliação do parlamen tar, as eleições deste ano mostraram que a população reconhece os políticos que mais apoiam Juatuba, como é o caso dos deputados Fred Costa e Diego Andrade, “mas que também está antenada a novas correntes politicas, como foi o caso do jovem Nikolas Ferreira, que nessa ultima eleição foi o candi dato a deputado federal mais votado no município”. Sobre o governador Romeu Zema (NOVO), o vereador Léo diz que ele vem reali zando um bom trabalho. “A população reconheceu como foi o caso também do senador Cleitinho”, disse.
O vereador diz desejar sorte ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Que ele ajude as pes soas mais pobres e necessi tadas, e que invista no com bate a corrupção que foi uma triste marca nos seus gover nos anteriores”, pondera. Com relação às manifesta ções dos insatisfeitos com a eleição de Lula, ele afirma que desde que “os maninfes tantes respeitem o direito de ir e vir e sejam pacíficos, sempre devem ter o direito de se manifestar e fazer greve, direitos que estão garantidos na nossa consti tuição e devemos respeitar”.
Em matéria recente publicada no jornal “O Tempo”, recense adores que estão trabalhando na coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, de respon sabilidade do Instituto Brasi leiro de Geografia e Estatística (IBGE), relatam uma série de ameaças e negativas da popula ção para as entrevistas, que têm dificultado o trabalho. Além desses problemas, falsas afirma ções na resposta ao questioná rio e a demora para receber os pagamentos também têm inco modado os profissionais.
O levantamento da popu lação brasileira está atrasado já que a previsão de término
era o mês de outubro. Agora, espera-se que os resultados sejam apurados até o mês de dezembro. Segundo o IBGE as estatísticas atuais mostram que mais de 63% da popula ção brasileira já foi recense ada. Em Minas Gerais, o per centual está dentro da média nacional: 63,44%.
Em Mateus Leme, 27 recen seadores estão responsáveis pela coleta de dados e até o momento 42,5% da população já foi entrevistada. Em Juatuba são 23 recenseadores em campo e o último balanço mostrou que 69,6% da popu lação já foi entrevistada.
Segundo Francielle Cristina Ferreira, agente censitária de Juatuba e responsável por gerenciar o posto de coleta do município, em agosto deste ano, quando foi iniciada a apu ração populacional, 17 recen seadores estavam responsá veis por realizar o trabalho, porém hoje são apenas 10. Ela ressalta que, a exemplo do que vem ocorrendo em todo o país, sete recenseadores desistiram do trabalho.
Sobre o atraso na coleta de dados, Francielle destaca que os principais problemas são a ausência dos moradores nas residências e a dificuldade de
deslocamento para setores na periferia do município. Porém, ela destaca que em Juatuba os profissionais do IBGE estão sendo bem atendidos pela população, com raras exce ções de recusa de atendi mento. “Até o momento houve poucos registros de impedi mento da coleta de dados.
Os números positivos no município, segundo ela, são também resultado do incen tivo ao retorno às residências cujos moradores estavam ausentes em uma primeira visita, alternando o horário visitado, inclusive nos fins de semana e feriados.
Na próxima quinta-feira, 17, o Encontro Marcado com Fernando Sabino chegará a Mateus Leme. O projeto visa estimular estudantes das escolas públicas a desenvol verem talentos, por meio do incentivo à leitura em sala de aula. A abertura da ação, coordenada pelo Instituto Fernando Sabino, será reali zada no Salão da Cooperativa Educacional Nossa Senhora de Fátima (Coensfa) e, na ocasião, haverá workshop para apresentar a iniciativa aos pedagogos, agentes culturais, autoridades locais, patrocina dores e ao público em geral, além da exibição de documen tário sobre a trajetória do escritor homenageado.
A iniciativa, que conta com patrocínio da Mineração Usi minas, por meio da Lei Fede ral de Incentivo à Cultura, tem apoio do Instituto Usimi nas e a realização é do Insti tuto Ondular e do Instituto Fernando Sabino.
O presidente do Instituto,
Bernardo Sabino, filho de Fernando, explica que durante quatro meses as escolas desenvolverão pes quisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Segundo ele, essa metodologia cria um grande envolvimento dos participantes, como os peda gogos, alunos e suas famí lias, mobilizando a comuni
dade, disseminando a mensagem de incentivo à leitura e à escrita.
“A ideia é promover a inte ração em grupo, além de identificar vocações e refor çar a autoestima das crianças. Queremos, com o projeto, incentivar os estudantes a ler, reforçar os laços com a cul tura mineira e tornar conhe cida à história do meu pai,
um autor de grande relevân cia”, comenta Bernardo.
Serra Azul
A diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, ressalta a importân
cia da ação, por meio do patrocínio da Mineração Usi minas. “Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa, que promove o aprendizado e fomenta a cultura por meio da obra de um dos maiores escritores brasileiros. A ini ciativa também envolverá toda a comunidade com o incentivo à leitura, que é fun damental para a construção
do conhecimento e uma fer ramenta de transformação social”, destaca Gabriela.
Em seus 15 anos de traje tória, com mais de 90 edições realizadas, o Encontro Mar cado com Fernando Sabino em Minas Gerais envolveu cerca de 900 mil estudantes de escolas estaduais e muni cipais. Em cada edição, as escolas desenvolvem pesqui sas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Logo após essa etapa, é montada uma expo sição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, simul taneamente às atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula. A iniciativa prevê ainda a doa ção de coleções livros e fil mes para instituições públi cas, além da distribuição de exemplares de revistas com obras do escritor para todos os participantes.
O presidente da Câmara de Juatuba, vereador Kelissander Saliba (PSD) formalizou pedido de informações cobrando da pre feitura o pagamento do Incentivo de Desempenho aos profissionais das Equipes de Saúde da Família e Multiprofissionais e demais res ponsáveis pela atenção primária à saúde do município. Os recur sos fazem parte do Programa Previne Brasil e, segundo o vere ador, estão nos cofres da prefei tura. Ted ressaltou que foi procu rado por vários agentes comunitários de Saúde que ques tionaram o porquê de até hoje não terem recebido o pagamento, uma vez que os recursos já foram
repassados ao município pelo Ministério da Saúde.
O parlamentar afirmou tam bém que ficou preocupado por que dentre os servidores da saúde que o procurou, vários pediram para não serem identificados rece osos de serem vítimas de represá lias por parte da administração.
“Mentira é a marca registrada do governo Adônis”, diz vereador
Fazendo coro com o presi dente da Câmara, o vereador Marcos Leiturista não poupou críticas à administração muni
cipal e ao prefeito Adônis Pereira afirmando que a men tira é a marca registrada da atual administração e do pre feito de Juatuba, que não valo riza o funcionalismo público.
O parlamentar afirmou ainda que o governo municipal não tem garantido o mínimo neces sário para que as pessoas tenham um bom atendimento na saúde e para finalizar a fala
polêmica, acusou a Câmara de ser inerte diante das ações questionáveis do executivo e de ter se transformado em “um puxadinho do executivo”.
Confrontando o colega, Laé cio do Silvestre (PDT), que já ocupou a pasta da saúde des tacou que as dificuldades para pagar os recursos do programa é em função das alterações fei tas em 2019 no programa.
“Em 2019, o governo brasi
leiro lançou uma nova política para a Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde cha mada “Previne Brasil”, que modi ficou o financiamento da APS para municípios. No lugar de habitantes e de equipes de Estra tégia Saúde da Família, as trans ferências intergovernamentais passaram a ser calculadas a partir do número de pessoas cadastra das em serviços de APS e de resultados alcançados sobre um grupo selecionado de indicado res”, disse Laécio. Ele também protestou a fala de Marcos leitu rista, afirmando que não anda em cima do muro e não faz parte de puxadinho algum na Câmara.
Alterações no programa podem estar dificultando
O texto do caderno de apre sentação da ONG Toque de Vida, de Mateus Leme, diz que é “uma história repleta de esforço, de superação, dedica ção e muito amor, de voluntá rios e amigos que sempre acre ditaram que a prática do bem é o alicerce para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Criada a partir do sonho de vida de Eliana de Souza Silva, a Toque de Vida concretizou sua vontade de servir a Jesus Cristo, através do trabalho ao próximo. Para isso, a musicista nascida em Pará de Minas, não mediu esforços na busca altruísta de promover a inclusão social das crianças em vulnerabilidade social da cidade de Mateus Leme através da música”. Através dessa arte é possível conquistar a valori zação do ser humano “por meio da educação de quali
dade, através da formação ética, moral, intelectual e espi ritual é possível criar condições para tornar as pessoas capazes de transformar a própria reali
dade em que estão inseridas”.
Desde muito jovem a musi cista Eliana já se preocupava com os problemas sociais e percebia que a educação era o melhor caminho para prevenir a ociosidade, a criminalidade, o abandono e a violência. Após desenvolver várias atividades como voluntária em institui ções sociais da cidade onde nasceu, ela deu início ao pro jeto de criar sua própria orga nização. A ideia ganhou vida e o apoio dos amigos foi funda mental para a criação da insti tuição. Foi assim, que em agosto de 2003 a Organização Não Governamental Toque de Vida foi registrada. As ativida des do projeto foram realizadas em vários locais até que em 2004 a Toque de Vida conse guiu mais uma etapa do sonho de ter sua sede própria.
“O sr. Niceu Apolinário, pre feito de Mateus Leme na época, doou um terreno para a Orga nização. O projeto cresceu e as aulas de violino, flauta e violão
passaram a ter fila de espera e a nossa alegria de servir ao bem, só aumentava. Com o passar do tempo e com tantas crianças os horários se torna ram insuficientes, e, com a participação de amigos uma sala exclusiva foi organizada para atender um maior número de crianças e adolescentes, dis ponibilizando um quadro maior de horários”, lembra a idealizadora da Fundação.
E foi graças a este primeiro passo que, desde o início desse ano a Toque de Vida está funcionando em sua sede própria, à rua Wilton Elias Salomão, 319, no bairro Nossa Senhora do Rosário.
A associação sobrevive de doações dos amigos da Toque de Vida e parcerias no âmbito público municipal. Os servido res da associação, como os professores são remunerados
e a entidade conta com volun tários. “Gostaria de destacar a importância dos voluntários em nosso trabalho e ressaltar que quem puder se voluntariar ou desejar ajudar financeira mente a fundação pode entrar em contato conosco”, solicita.
Eliana afirma que se for con tar todas as dificuldades por que passou a Toque de Vida, vai haver choro. “Uma das nos sas dificuldades foram os três arrombamentos na sede da associação este ano. Roubaram nossos instrumentos musicais, nossa instalação elétrica e cau saram muitos danos”, lembra. Ao mesmo tempo, nossos prin cipais desafios são de capta ção de recursos humanos e financeiros. A Toque de Vida necessita muito de pessoas e recursos financeiros para continuar suas ações, ape sar de atualmente termos
uma parceria com a prefei tura de Mateus Leme.
Além da construção de sua sede própria, que foi viabili zada ano passado, a entidade realiza diversas atividades além da música, com o propó sito de acolher e valorizar as crianças e jovens e arrecadar recursos para novos projetos que foram interrompidos devido à pandemia. Esse ano foi realizado o projeto Música Clássica nas Escolas, com apresentações nas escolas municipais e estaduais, com o objetivo de levar música instru mental clássica e infanto-juvenil para as crianças e adolescentes do município. Foram mais de cinco mil alunos participantes dessas apresentações.
Na sede da entidade são rea lizados cursos de violino, vio lão, violoncelo, canto e coral, teatro e ballet clássico e já aten didos mais de 800 alunos no espaço multimídia, com apre sentação de filmes e palestras. A segunda mostra de filmes “Musica Linguagem da Vida” que abordou a expansão cultu ral através da educação musical contou com a presença de mais de 200 crianças e adolescentes. Na agenda do projeto, está marcado para o dia 2 de dezem bro, às 20 horas, apresentação da orquestra Cordas que Tocam Vidas que realizará cantata de Natal na Igreja Matriz de Santo Antônio de Mateus Leme.
A contagem dos dias já está aberta: a Copa do Mundo de 2022 começa em poucos dias, no dia 20 e3 o Brasil inicia a caminhada rumo ao hexa no dia 24, às 16h, contra a Sérvia.
A boa notícia para a econo mia é que uma pesquisa recente do Sebrae, abordou temas rele vantes para empreendedores de diversos segmentos da eco nomia com os preparativos para a Copa do Mundo.
Os dados mostram que 44% dos pequenos negócios par ticipantes da pesquisa já começaram a se preparar para o mundial de futebol, que será realizado entre novem bro e dezembro. Para 43% dos respondentes, o aumento dos custos (insumos/mercado rias, combustíveis, aluguel, energia) são as principais dificuldades enfrentadas pelo negócio hoje, e em segundo lugar a falta de clientes (28%).
O pix aparece na pesquisa como a principal forma de recebimento dos pagamentos dos clientes dos pequenos negócios da Bahia (44%).
A pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios traz um panorama favorável para
quem estiver sintonizado com as dinâmicas do mer cado. Realizada por meio de coleta on-line, a pesquisa é composta por MEI (62%), ME (33%) e EPP (6%), abran gendo os pequenos negócios de todos os 26 estados e o Distrito Federal. Conside rando o cenário nacional, os segmentos que mais estão se preparando para a Copa do Mundo são os de alimentação (48%) e indústria alimentícia
(43%), comércio varejista (43%), moda (43%). Além disso, a pesquisa aponta um crescimento de 71% para 73% das empresas que vendem por meio de ferramentas digi tais como Whatsapp, Face book e Instagram.
Segundo levantamento da Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o evento, que ter mina em 18 de dezembro, deve movimentar cerca de R$ 1,48 bilhão em comércio e serviços no Brasil. De olho em uma fatia desse bolo, os estabelecimentos de Juatuba e Mateus Leme já começam a se preparar para os jogos.
Informações apuradas pela reportagem apontam que os jogos serão exibidos em diversos bares dos municí
pios. Em Mateus Leme, por exemplo, o Oi Flor Deck Beer, o Bambuzinho e o Bar Dona Marlene exibirão todos jogos.
Em Juatuba, o Bendito Boi Bar e Restaurante e o Pesque e Solte Peixe Boi, também vão exibir as partidas.
Não são apenas os bares e restaurantes que preparam ações para a Copa do Mundo. O setor de hotelaria também tem ótimas expectativas para o torneio. Localizado em Jua tuba, o “Vila Campana Hotel & Bem Estar” vai realizar uma série de eventos temáticos, para toda a família, ao longo dos dias de jogos.
Segundo a diretora do Vila Campana, Kenya Diniz, além da decoração temática e telão para a transmissão das partidas, haverá ainda sor teio de brindes e programa ção especial para as crian ças. “A Copa é uma época muito peculiar em nossa cultura, principalmente para aqueles que querem estar ligados nos jogos do Brasil. Portanto, não pode
ríamos ficar de fora, afinal o setor de hospedagem e turismo também trabalha para oferecer ótimas experiências. Esperamos que elas sejam sin gulares para todos que estive rem por aqui durante o perí odo do mundial”.
Ainda de acordo com a empresária, todos os dias de jogos da seleção brasi leira, o hotel irá sortear uma ‘Al Rihla’, a bola oficial da Copa do Mundo do Catar 2022. O sorteio será feito entre os hóspedes e qual quer um pode ganhar.
Já para os pequenos, a festa será garantida com o álbum de figurinhas personalizado do Vila Campana, que contará com 32 figurinhas especiais e personalizadas. “Vamos pre miar a primeira criança que conseguir completar o álbum.
As 32 figurinhas estarão espa lhadas pelo hotel, e poderão ser encontradas durante as brincadeiras oferecidas. O primeiro ou a primeira, que conseguir encontrar todos os cromos, ganhará uma bola de futebol”, finaliza Diniz. As reservas podem ser feitas pelo telefone (31) 3535-5186.
A Fundação Getúlio Vargas divulgou o calendário mensal de atendimentos presenciais previstos para todos os muni cípios atingidos com o desas tre do rompimento da barra gem de Córrego do Feijão, em Brumadinho. Os atendimen tos são para cadastramento e exigências de documentação sobre o Programa de Transfe rência de Renda.
Juatuba faz parte da zona de abrangência dos municípios atingidos e o recadastramento será feito nos dias 13, 14, 25 e 29 de novembro, das 9h às 17h. Nos dias 13 e 29, o reca dastramento será na Ascoté lite, localizada na Avenida Bernardo Mascarenhas, 66, no
Uma queda de moto na MG 050, divisa de Juatuba e Mateus Leme, acabou resultando na morte de um homem. De acordo com o SAMU, foram empenhadas as Unidades de Suporte Básico e Avançado para socorrer a vítima, mas quando as ambulâncias chegaram ao local, as equipes encontraram o
homem já em óbito.
Foi realizado o aten dimento de uma mulher, de 36 anos, que estava consciente, apresentando edema torácico e com suspeita de fratura no braço direito. Ela recebeu os primeiros atendimen tos, foi imobilizada e encaminhada para a UPA de Mateus Leme.
A Black Friday está chegando e as expectativas sobre a valo rização das ações varejistas para o dia 26 de novembro, não são as mais otimistas. Pelo menos foi isso que os dirigen tes da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Pres tação de Serviços de Mateus Leme, e também da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juatuba, externaram ao Jornal de Jua tuba e Mateus Leme.
O gerente da Aciaps, Fran cisco Vasconcelos, afirma que a “entidade não tem costume de fazer campanhas para incen tivar as vendas na Black Friday por falta da participação de lojistas”. No entanto, ele afirma que no período que antecede a data é possível ver algumas lojas fazendo campanhas indi viduais. “São ações pontuais e sem muita expressão, devido à
proximidade do Natal que é comercialmente o maior acon tecimento do ano”.
Nádya Amaral, presidente da CDL de Juatuba, ressalta que a Black Friday 2022, assim como dos anos de 2020 e 2021,
enfrenta algumas dificuldades que podem afetar o desempe nho das vendas, como a infla ção, o crescimento do PIB previsto para menos de 0,5%, o dólar acima de R$ 5, o desem prego e taxa SELIC alta. “Já
tivemos experiências em cam panhas que fizemos nesse sen tido que não teve muita adesão dos lojistas; então resolvemos focar em datas comemorativas e incentivar pontualmente os comerciantes que queiram
Na reunião da Câmara esta semana, o vereador Messias Gomes protestou contra o que chamou de “descaso e não comprometimento do governo municipal de pagar as emendas impositivas aprovadas pelo legislativo
no final do ano passado. O parlamentar classificou de vergonhosa a atitude de não contemplar as entidades “que realizam o trabalho que é de responsabilidade da própria prefeitura”.
De acordo com o vereador,
crianças então sendo preju dicadas por falta de assistên cia já que as associações ainda não receberam os recursos a que têm direito.
“Essas entidades abraçam as crianças e jovens impedindo que eles fiquem na rua, na
pratica de ações ilícitas”, desabafou o parlamentar.
Aprovados em dezembro de 2021, os recursos ainda não foram encaminhados às instituições apesar de estarem no caixa prefei tura desde janeiro.
Depois de dez anos em que foi pensado e conce bido por Mairon Alves Oli veira, Matheus Tarabal, Walmir Dias e Bianca Nogueira e uma multidão de pessoas que empresta ram talento e aplausos, o projeto ‘A Cidade Con versa’ foi apresentado com sucesso em Itaúna nos últimos dias.
A ‘Cidade Conversa’ acontece através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com o patrocínio da Mineração Usiminas, pretende agora estreia pela primeira vez, no dia 15 de
explorar a data, mas sem cam panhas da entidade”, disse.
Sem conseguir resultados de vendas em 2020 e 2021, o varejo acelerou neste mês um plano de ações para surfar a onda de otimismo para o Natal. Em nota, a Aciaps infor mou que a campanha de Natal já foi preparada e está sendo discutida com os lojistas de Mateus Leme, no entanto, somente será divulgada se houver uma boa adesão. “A Campanha de Natal já está sendo apresentada aos asso ciados e os mesmos estão ade rindo aos poucos e, para que a ação aconteça é necessário ter adesões, caso contrário não teremos”, disse nota.
De acordo com a presidente da CDL, Nádya Amaral, o Natal 2022 tem o objetivo de supe rar o impacto negativo sobre as vendas dos últimos anos devido à pandemia. “Os pre juízos foram acumulados e esperamos que possam ser revertidos agora, com a covid19 em estabilidade.
“Ano passado tivemos uma melhora no comércio na época do Natal, mas não foi o esperado. Tenho conversado com diversos comerciantes e eles me informaram que a expectativa é grande para a recuperação em dezembro dos prejuízos acumulados durante a pandemia”, revela.
Ainda de acordo com a diri gente da CDL, a entidade já está programando a divulgação da campanha que será colocada na rua nos próximos dias.
O corpo da adolescente de 17 anos encontrada morta na Várzea das Flo res, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi sepul tado no início desta semana no Cemitério Municipal de Juatuba.
Larissa Stéfane da Silva foi localizada morta e com sinais de violência. De acordo com a PM, marcas na areia até a beira da lagoa mostram que o corpo chegou a ser arras tado até a água, na qual ficou submerso.
A adolescente tinha uma tatuagem com os números "171" em uma das coxas, que no Código
Penal se refere ao crime de estelionato, e em uma das nádegas havia um cifrão tatuado.
Em um dos vídeos divulgados pela polícia, Larissa aparece sentada na janela de um carro em movimento. Outra ima gem mostra a adolescente sendo colocada à força em outro veículo por um grupo de pessoas. Segundo a Polícia Civil, a causa e as circunstâncias da morte da jovem estão sendo investigadas.
A motivação pode estar associada a um suposto envolvimento dela com um traficante da Região Metropolitana.
A vereadora Irene de Oli veira (PP) denunciou “o des caso do executivo com os vereadores e a Câmara na discussão de ações da área de educação no município. Irene apresentou documen tos que comprovam que a prefeitura firmou contrato com o Instituto de Gestão
Educacional e Valorização do Ensino, IGEVE, de Campinas, no dia 8 de setembro sem o aval do Legislativo.
O objetivo do contrato, segundo a vereadora, é ter ceirizar a administração escolar em Mateus Leme, visando a gestão comparti lhada da educação infantil
na modalidade creche 2, ensino fundamental 1 e 3 do programa da escola integral, no contra turno escolar.
O próprio líder do prefeito, vereador José Ronaldo (Patriotas) admitiu ter tomado
conhecimento do contrato celebrado pelo executivo de forma extraoficial e, por isso disse que pediu informações sobre o mesmo. José Ronaldo reclamou da situação recor rente desde o início da atual administração de falta de informação e diálogo da Secretaria de educação, com
os vereadores e sobretudo com a Comissão de Educação e Cultura da qual ele faz parte.
A vereadora Irene desta cou que o valor do contrato é expressivo e corresponde a quase 9% do orçamento anual do município. “Outra preocupação que temos é quanto aos que serão contra
tados, cerca de 100 funcio nários em regime CLT, o que coloca em risco a estabili dade e oportunidade dos servidores efetivos”. A vere adora protocolou pedido de informações ao executivo sobre o termo de colabora ção com o IGEVE, que foi aprovado por unanimidade.
Uma noite de homena gens marcou a semana da Câmara de Mateus Leme. O evento que destacou o trabalho dos ex-presiden tes da casa, autoridades e cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município aconteceu no Líder Hall. Coube ao pre sidente da Câmara,
Wellington Batata entregar a homenagem a todos os ex-presidentes e também o mérito Legislativo a Hellen Macieira da Silva e o título de cidadania honorária a Vilma de Souza Caetano. Hellen é bacharel em Direito, especialista em Direito Notarial e Registral e durante 12 anos atuou
no Cartório de registro de imóveis de Mateus Leme, onde ela contribuiu para que a instituição se tor nasse referência no âmbito nacional, sendo reconhe cida, naquele período, por sua excelência na presta ção de serviço de quali dade para a população da cidade, além de realizar
diversas campanhas sociais no município.
Já a homenageada Vilma Caetano nasceu em Itaúna, mas adotou Mateus Leme desde 2004. Conhecida por seu trabalho como pre sidente da feira que acon tece semanalmente na cidade, ela é funcionária pública há 17 anos.
A Mineração Usiminas será uma das empresas homenage adas no XXIV Prêmio Minas Desempenho Empresarial, pelas atividades operacionais, desempenho econômico e resultados em geral. A empresa também está entre as premia das, pela comemoração dos seus 60 anos de operações, nas
categorias tradição e perpetui dade e siderurgia/metalurgia.
O objetivo principal da pre miação, realizada neste ano pela 24ª vez consecutiva, é homenagear as organizações que mais se destacaram em Minas Gerais entre 2021 e 2022. As participantes, defini das a partir de processo técnico
e estudos dos balanços publicados até o último dia 31 de agosto, figuram no Ranking das Empresas Minei ras, da Mercado Comum, que lista as melhores e maiores companhias do estado.
A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para dezembro.
O Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de Minas Gerais (Sepex/MG) está de diretoria nova. Para o triênio 2022/2025, a recém-empos sada diretoria da entidade será composta pelo presi dente Alex Sandro dos Santos (foto) (BH Locação de Painéis e Locação), vice-presidente Frederico Nogueira e Silva (Urbana Mídia), diretor administrativo-financeiro
Thales Alves da Silva (Tem Mídia Eireli Ltda.), e os con selheiros fiscais Frederico Remiggi de Matos (Ofício
cias do Estado e no âmbito nacional. Para o presidente Alex Sandro dos Santos, é
talecido, que se complementa e é defendido pelo Sindicato. Quando um anunciante com
des, como Fenapro, Sinapro, Conar, Cenp, Central de Outdoor, além de organiza ções governamentais e não -governamentais, a fim de promover o meio OOH como mídia de reforço, além de ser a que mais se avoluma no país.
“Ano após ano, a mídia exterior tem crescido em par ticipação nos planejamentos de mídia de grandes anun ciantes, e isso não apenas em Minas e no Brasil, como em todo o mundo. Diante destas constatações, a missão do Sepex/MG, agora, é unificar a cadeia para que possamos
O ex-prefeito de Mateus Leme, atual mente assessor Especial da secreta ria de Governo de Minas Gerais e coor denador da campa nha vitoriosa do governador Romeu Zema no centro -oeste, Júlio Fares foi homenageado esta semana pela Câmara que levou água potável e
Elisandra Gomes, que faz parte da Cavalhada Feminina de Mateus Leme, como Rainha Moura, fez aniversário na sexta-feira, dia 11. Parabéns e felicidades.
A simpática Neuza Vieira, mãe de Alessandra, Eliane, Geovane e da saudosa Adriana, comemora aniversário neste sábado, dia 12 e com certeza vai receber muitos cumpri mentos dos amigos e familiares. Felicidades.
Salomé Oliveira, esposa de José Antônio, residente em Juatuba faz aniversário na segunda-feira, dia 14. Parabéns e que Deus continue te abençoando e também à sua família. Felicidades.
O Doamor é um programa de doações da Fundação Hospital Santa Terezinha de Mateus Leme que precisa de você. Seu pro pósito aquece nosso coração, ajuda a salvar vidas e permite que a Fundação Hospital Santa Terezinha continue cuidando, aco lhendo, prestando um atendimento humanizado, com resoluti vidade, excelência e qualidade. Sua doação é muito importante para fortalecer a causa, seja dinheiro, equipamento, uniforme ou algo que atenda a necessidade do Hospital Santa Terezinha. Talvez você não consiga imaginar como qualquer ajuda é bem -vinda. O Doamor é vida. É bom registrar que a Fundação Hos pital Santa Terezinha disponibilizará trimestralmente a prestação de contas do Doamor.
A Banda Municipal de Mateus Leme convida para o Encontro de Bandas, que acontece no dia 27, domingo, a partir de 09 horas da manhã, na Praça da Matriz. O encontro tem o apoio da Prefeitura. Então, marque na sua agenda e prestigie.
A 6ª edição Pizza com Letras será na próxima quinta-feira, dia 17, a partir das 19 horas, na Pizzaria A Moda Mineira, em homenagem especial ao escritor Adão Nilton Ferreira (TOQUIM). A música é com Rô Ribeiro convida Elaine Nascimento e Pedro Pedrosa.
A Banda Pégasus mais uma vez estará se apresentando em Mateus Leme, neste sábado, dia 12, a partir das 19h30 min, no Bar das Amadas, no centro.
A II Cavalgada de São José Operário de Mateus Leme será no dia 20, domingo, com saída dos cavaleiros às 10 horas da manhã, da Rua Tiago Cardoso, em frente à casa da Lurdinha, seguindo em comitiva pelas principais ruas da cidade e chegando no espaço de ensaio das Cavalhadas, no Bairro Central, onde terá show musical do cantor Guilherme D’Marlon, barracas com comidas e bebidas e também porco no rolete. Participe!
O Oi Flor Deck Beer convida para o show com Descendentes do Rock, com o melhor do Rock nacional e internacional, no domingo, dia 11 de dezembro, a partir das 16 horas. Reservas a R$ 10, através do pix 31991172948. Lembrando que é preciso enviar o comprovante e o nome completo pelo WhatsApp do pix, porque no dia do show, na portaria será R$ 15. Corra e garanta sua entrada.
– Nuuuh, isso é coisa de pobre!
– Uai, e a gente o que era? Pobre e feliz. Vendia aba cate na rua. Eu vendi tam bém alface e picolé...
– Ah, picolé também eu vendi. Vendi chup-chup, que eu mesmo fazia. Ganhei um dinheirão. Comprei até uma bicicleta “Monark Olé 70” com o dinheiro. Vendi ferro véio que a gente catava no pátio da fundi ção Corradi, ali onde é hoje a Câmara Municipal...
Eram dois sujeitos, um grisalho e o outro definiti vamente calvo, numa con versa interessante na mesa de uma churrascaria.
– Tinho, traga mais uma aqui pra animar essa prosa! Mas, falando nisso, cê lem bra do leite “Vaquita”, o primeiro pasteurizado que apareceu por aqui? Antes a gente comprava o leite na cooperativa, leite gordo, que a gente fervia e quase
sempre derramava sujando a chapa do fogão.
– Isso mesmo, sô! Aí veio o leite de saquinho, uma novidade.
– Pois, então! Cê se recorda que o povo usava o saquinho vazio do leite para fazer cor tina, capa de botijão e até toalha de mesa? Lembra ou não lembra?
– Demais, lavavam bem o pacotinho, costuravam na máquina e faziam gran des obras de arte. Horríveis! Mas obra de arte para mim eram aquelas cabeças de galo feitas de pano para cobrir o bico do bule de café, cê lembra disso?
– Pqp, é mesmo! Tinha também umas galinhas de bambu para guardar ovos.
E os forros de prateleira feitos de papel de embru lho? Cor de rosa, cortados em forma de coração, de desenhos geométricos. E os rolinhos nos cabelos estilo Dona Florinda?
– Aí ocê foi no fundo do baú. Não me esqueço de jeito nenhum é das telas de plástico, coloridas, que se colocava na frente da tele visão em preto e branco.
– Lá em casa teve uma dessas, de três cores. Mara vilha. E tinha também as
capas para liquidificador, que combinavam com as do botijão de gás. Os tapetes feitos com saco de aniagem e retalhos de tecidos. As pen teadeiras com bibelôs de louça, as flores de plástico (copo de leite e rosas, prin cipalmente) e os pôsteres de
artistas da TV pregados na porta do guarda-roupa das mulheres. Uma moça minha vizinha tinha mais de 100 retratos de artistas na parede do seu quarto.
– É devera, sô! Muito louco. Isso é tempo em que a gente catava o feijão pra
por cozinhar no fogão à lenha, coava café, lavava o arroz... tempo de arroz com marinheiro e de pipoca com piruá...
– Rebenta pipoca na lín gua da Maroca!
– Sentar na cozinha em volta do fogão de rabo grande e contar histórias de assombração.
– Tomar a fresca na cal çada junto com os vizinhos, chupando laranja e jogando conversa fora.
Enquanto os dois senho res mergulhavam num mundo de nostalgia, naquela churrascaria, um casal ao lado “conversava” animadamente com os seus aparelhos de celular, os tais aifones. Certamente aquele casal nem se deu conta de que um colosso de histórias se passou por aquele ambiente nas lem branças de dois amigos, já homens de idade, sem pressa e seu celular.