Jornal de Juatuba e Mateus Leme - ed. 679(08.10.2022)

Page 1

MP confirma que presídio de Juatuba “ainda está interditado”

Obras para implantação do gasoduto devem começar em 2023

Perigo durante limpeza de áreas

Paraopeba

Aedas apresenta estudo sobre

pesca

aquicultura

Juatuba

passa mal e tem convulsão na fila de espera

Policlínica

15 DE SETEMBRO DE 2018 - EDIÇÃO 480 - R$1,00 08 DE OUTUBRO DE 2022 - EDIÇÃO 67910 ANOS JORNALDEJUATUBAEMATEUSLEME PREVISÃO DE CHUVA FORTE DEIXA MUNICÍPIOS EM ALERTA LOBÃO, COVER DO ROLLING STONES E LARANJA MECÂNICA TOCAM NO II OKTOBERFEST ITAÚNA ESPETÁCULO “OS SALTIMBANCOS” SERÁ APRESENTADO NA PRAÇA DE SÍTIO NOVO EM MATEUS LEME PÁGINA 8
atingidas pelas enchentes do
danos à
e
em
Homem
da

CONHECENDO MELHOR OS VEREADORES DE MATEUS LEME

A trajetória política da verea dora Irene Maria de Oliveira (PP), começou cedo. Desde jovem ela participa ativamente da vida de Mateus Leme. Em meados do 1.975, numa noite chuvosa, Irene diz que teve a honra de receber em sua casa, seu amigo, o saudoso Geraldo Amaral, que segundo ela, era um grande idealista. Na oportunidade, Geraldo despertou o interesse em Irene para entrar na política.

“Na época assinei pela primeira vez uma ficha para um partido político, me filiando ao MDB e em 1.976, fui eleita vereadora”. Desde então, Irene participou ativamente das questões impor tantes de Mateus Leme, princi palmente no processo de eman cipação de Juatuba.

Quem é Irene

Nascida em fevereiro de 1953, em Mateus Leme, atualmente Irene é solteira. A vereadora con tinua atuando como advogada, paralelamente ao mandato. “Sempre tive na alma viver o cole tivo, a vida só tem graça quando é dividida. Ao longo do tempo sempre busquei harmonia, paz e ser firme nos meus princípios e convicções, sempre respeitando quem pensa diferente. A advoca cia, o magistério, o amor, a dor e a alegria fizeram de mim o que sou, confiante que o ser humano é encantador. O amor, minha família, meus amigos e minha fé me sustentam”, revela.

Meio Ambiente, Educação e Direito da Mulher

Questionada sobre sua princi pal bandeira, Irene diz que tem

como objetivo a defesa do meio ambiente, ações que possam possibilitar principalmente ao jovem uma realidade de vida melhor, com educação e profis sionalização. A parlamentar diz também defender a todo custo o direito da mulher, que segundo ela deve ser tratada de maneira especial para que possa ter direito ao trabalho e dignidade e com a certeza de que seus filhos estejam amparados, com educa ção e saúde de qualidade.

A vereadora atribui o trabalho feito em conjunto com a própria comunidade, que segundo ela, é sua parceira na luta e busca pelos direitos sociais e na erra dicação da desigualdade social.

“Esses objetivos norteiam minhas ações, mas vejo que nem todas essas demandas são transformadas em realidade. Frustra-me muito”.

Nem oposição e nem situação

Irene diz que ser vereadora em Mateus Leme é um desafio, prin cipalmente por estar há 20 anos afastados da política, sendo que em 2020 a vereadora voltou a ter assento na Câmara. Segundo ela, o último mandato foi um dos mais difíceis já enfrentados, em decorrência de uma realidade diferente e com muitos desafios.

“Acredito ter sido o mais com plexo porque sou intransigente na defesa do interesse público, da transparência e da boa aplica ção dos recursos públicos”.

A parlamentar não se consi dera oposição ou situação com relação ao poder executivo, e sim apenas “crítica e responsável” na função de fiscalizar. “Não sou tida como vereadora da base do

prefeito e talvez, por isso, na minha avaliação, as vezes tenho resistência ao acolhimento das minhas ações na Câmara Muni cipal. O projeto ou ação, que entendo trazer benefício para a população tem meu apoio, independentemente da auto ria, caso contrário tem minha repulsa e meu protesto, cum pro meu papel”.

Sobre seus colegas na Câmara, ela afirma que desem penham as funções de forma positiva, e que mantem uma relação harmoniosa e respei tosa os colegas vereadores, “respeitando seus posiciona mentos, mesmo que sejam contrários aos meus. Mas democracia é e tem que ser assim” afirma.

Críticas ao executivo

Sobre a atuação do poder exe cutivo, Irene revela que sempre protestou quando sentiu que parte da arrecadação do municí pio deveria ser mais bem apli cada. De acordo com a parlamen tar, a maior demanda da população é por Saúde e obras de infraestrutura. “Grande parte da população não tem água enca nada para beber, sem esgoto sanitário, sem condições de ir e vir nas ruas e estradas.”

Irene destaca, por exemplo, o excesso de gastos do executivo com aluguel de veículos e com bustível. Outra crítica da verea dora é com relação aos altos gastos com festas e shows no município. "Entendo que o lazer é importante, mas não com gas tos que fogem à realidade de nossa cidade, principalmente por ser tão carente do básico”.

A parlamentar protesta tam bém acerca da forma como são feitas as licitações, a maioria por “carona” de outros municípios, o que impede maior clareza dos atos e economia na contratação das obras e/ou serviços.

Frutos do trabalho

A vereadora pontua também que sempre buscou ser uma legisladora atuante. “Desde o primeiro dia de meu mandato,

dei parecer em todos os projetos de lei que tramitaram na Câmara até essa data. Fiz emendas, apre sentei projetos e acima de tudo, inúmeros foram os pedidos de informações, buscando sempre publicidade para os atos e gas tos públicos”, relata.

Ela dá também relevância a um de seus projetos, o que pretende transformar a Serra do Elefante em um Monumento Natural. “Um projeto que entendo vital para o meio-ambiente, para a qualidade de vida de todos nós, reiterando a importância da preservação desse bem natural. Apresentei esse projeto na Câmara Municipal e está em tramitação e acredito que terá apoio de todos”.

Apoio a Lula no 2º turno

Irene se diz crítica à atuação do presidente Jair Bolsonaro, principalmente na condução da pandemia no país. A vere adora afirmou que apoiou Lula no primeiro turno e que vai continuar com seu apoio

no segundo turno.

“Apoio o presidente Lula pelo que ele fez por nosso país, pela educação e para os menos privi legiados economicamente. Devo lembrar que o presidente saiu vitorioso neste primeiro turno aqui na cidade devido à atua ção do Governo Lula e Dilma em nosso município. Mateus Leme teve muitas conquistas que beneficiam a população, como a implantação da UPA, UMEI Dona Carmita, a agên cia/ posto de atendimento do INSS e o programa habitacio nal minha casa minha vida”.

A parlamentar lamentou a der rota de Kalil e Alexandre Silveira, ambos candidatos ao governo do Estado e Senado, respectiva mente, tendo em vista que os candidatos estavam aliados a Lula no primeiro turno. “Resolvi apoiar Kalil ao governo do estado devido às suas propostas, princi palmente na educação, que dei xou a desejar no governo Zema”.

Irene comemorou a vitória de sua candidata a Deputada Estadual Ione Pinheiro (União Brasil), que obteve a votação

expressiva de 80.136 pessoas.

Em Mateus Leme a candidata obteve 551 votos. Já seu can didato a Deputado Federal, Júlio Delgado, não conseguiu se eleger mesmo obtendo 51.923 votos, em decorrência de quociente eleitoral.

Independência em 2024

Ainda faltam dois anos para as eleições municipais, mas é natu ral que os bastidores políticos já comecem a se movimentar bem antes do pleito. Como o prefeito

Dr. Renilton está no primeiro mandato, o mais provável é que ele seja candidato natural à ree leição. Irene foi questionada da possibilidade de apoiar Dr. Renil ton em 2024 ou de integrar o grupo oposicionista. A parla mentar respondeu dizendo que nas próximas eleições munici pais, certamente terá uma dire ção voltada pelo bem de Mateus Leme, que será seu partido.

“Continuo fiel ao meu compro misso de coragem, atitude e independência”, finaliza.

Página 2 Sábado, 08 de outubro de 2022Página 2 Em Juatuba: comercial@jornaldejuatuba.com.br Mateus Leme: comercial@jornaldemateusleme.com.br CNPJ: 10.573.759/0001-17 - Filiado ao SINDIJORI Artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Jornal e são de responsabilidade dos autores. FALE COM O JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME (31) 99513-8215
Irene de Oliveira, destaca sua atuação na Câmara e pede votos para Lula no segundo turno

Chuvas colocam Juatuba e Mateus Leme em alerta para risco de tempestades

Prefeitos

As chuvas voltaram na última semana e vieram para ficar. Cerca de 535 cidades mineiras estão em alerta para chuvas fortes com granizo desde a última terça-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteoro logia, a previsão é de chuvas de até 100 milímetros.

Ainda de acordo com o Ins tituto, a tendência é que a Região Metropolitana fique com o tempo nublado, sujeito a pancadas de chuva por pelo menos 10 dias, com tendência na queda da temperatura.

Quem passou pela rodovia Fernão Dias, na tarde desta segunda-feira (3), foi surpreen dido pelo gelo na pista, cau sado por uma chuva de gra nizo, que ocorreu na altura do Km 800, na cidade de São Gonçalo do Sapucaí.

Diversos vídeos mostrando a Fernão Dias cheia de gelo na pista assustou os moradores da região. Mas o que realmente preocupa os mateus-lemenses e juatubenses são as consequ ências das chuvas, já que até o momento, os prefeitos não a apresentaram à comunidade um plano de contingência con tra desastres.

Enxurrada dentro de casa

A chuva desta semana, apesar de fraca para quem viveu as tempestades do início do ano, já fizeram estragos: na Rua Nova Serrana, no Distrito de Francelinos, duas casas foram atingidas pela enxurrada. Em uma delas, a água e o barro invadiram a cozinha, mas o imóvel não sofreu danos estruturais, e a família não precisou ser desalojada.

O morador Adão Carlos encaminhou à reportagem ima gens mostrando a situação de sua casa durante as chuvas do final de semana. Segundo ele, o fato está ocorrendo porque a prefeitura passou a máquina na rua de cima da residência e não deixou passagem correta

para o escoamento da água. “A enxurrada e o barro que corre pelos lotes acabam entrando em minha casa por causa de um serviço porco e mal feito”, disse. O morador encaminhou também à reportagem imagens mostrando tubulações e buei ros entupidos na mesma rua,

que segundo ele, não recebem “intervenções da prefeitura há muitos anos”. “A prefeitura tam bém colocou uma manilha em um lote, que está entupida. Com as chuvas, o muro da vizinha acabou desabando, e eu só estou tomando prejuízo”, revela.

Passarela ainda sem solução

Alvo de diversas reclama ções, o reparo da estrutura de metal que desabou na MG-050 em Juatuba é aguar dado com ansiedade pelos vizinhos da via. De acordo com populares, o local está danificado desde o início do ano, quando começou a ceder por causa dos tempo rais que, na época, atingiram Minas. O tema foi criticado e debatido na Câmara pelos vereadores por diversas vezes e inclusive foi tema de disputas políticas, mas até o momento a estrutura não foi reformada pela Nascentes das Gerais.

No final de setembro, o Ribeirão Serra Azul começou a ser desassoreado com remoção de resíduos e sedi mentos acumulados no fundo do rio, para melhoria do escoamento e minimizar as inundações decorrentes do transbordamento. No entanto, a limpeza que está sendo realizada pela inicia tiva privada, por meio de convênio de cooperação entre o município e outras empresas da região, não ter minou. O medo da comuni dade ribeirinha é que as tempestades previstas pos sam trazer de volta o cenário do mês de janeiro, onde um transbordamento do ribei rão fez com que a água che gasse a 1,40 de altura nas residências. Diversas pes soas perderam móveis, ele trodomésticos e tiveram suas casas destruídas.

Ponte em obras na Vila do Raul

Em Mateus Leme, as obras da ponte que foi arrastada pela correnteza após as chuvas de janeiro, na Vila do Raul em Azurita, já começaram. Mas segundo os moradores, a pas sagem provisória, está com as tubulações entupidas. “Se vier chuva forte, o que está sendo feito será arrastado e ficaremos ilhados novamente”, disse uma das moradoras da região. As críticas principais são com rela ção à “morosidade para o início das obras e o possível desper dício de recursos públicos”.

Ribeirão Mateus Leme não foi desassoreado

No início do ano, o volume de água foi tão grande que ocasio nou o transbordamento do Ribeirão Mateus Leme. Na época, o local mais atingido foi o Haras Estância do Moinho, que teve inúmeros prejuízos. De acordo com o proprietário do local, a prefeitura foi procurada diversas vezes, e através de pro tocolos na ouvidoria foi solici tada a limpeza e o desassorea mento do ribeirão, no entanto, até o momento, a administração sequer apresentou uma proposta para a solução do problema.

Outro problema na região é o deslizamento de encostas, já que vários locais apresentam erosões. Em janeiro, a rua prin cipal de acesso ao Haras, que fica próximo ao Campo do Guarani cedeu e o medo é que com as próximas chuvas, a situ ação fique mais crítica, impe dindo o acesso ao local e ilhando os trabalhadores.

Cemig reforça cuidados com a eletricidade durante período chuvoso

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo com 80 milhões de descargas atmosféricas por ano em todo território nacional. Nos últi mos dias, com o início do perí odo chuvoso, diversas regiões de Minas Gerais têm sofrido com as tempestades acompa nhadas de ventos fortes e raios. Desta forma, a Cemig alerta sobre os cuidados que se deve ter durante o período de chu vas, que começou agora e vai até o mês de março.

O gerente de Saúde e Segu

rança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, destaca que durante as tem pestades com raios as pessoas devem procurar abrigo ime diatamente. “Caso a pessoa esteja na rua, ela deve procurar um local seguro, como um esta belecimento comercial. O mesmo vale para regiões rurais. Além disso, é importante não ficar debaixo de árvores ou de postes, que podem atrair a des carga atmosférica e, conse quentemente, eletrocutar quem esteja próximo. O raio

provoca queimaduras gravíssi mas e pode provocar parada cardiorrespiratória, que pode levar a pessoa à morte”, explica.

João ressalta que outro cui dado a ser observado é retirar os equipamentos das tomadas durante as tempestades. Isso porque, mesmo com a prote ções da rede elétrica, um raio pode atingir o circuito na rua ou cair próximo à residência e induzir uma sobretensão acima do suportado pelos aparelhos, causando danos materiais e até risco de incên

dios e choque elétrico.

Ventanias

Outra situação que é muito comum é o destelhamento provocado por ventos fortes que acompanham as tempes tades. Nestes casos, é comum acidentes envolvendo cober turas de terraços que despren dem das residências e se cho cam com a rede elétrica. Além do transtorno de falta de ener gia, essa ocorrência pode cau sar acidentes graves.

Fios partidos

Outro possível cenário de acidente é quando o fio elé trico se rompe e cai sobre a via, um telhado ou um veículo. Nesse tipo de situação, o mais importante é que as pessoas não se aproximem ou toquem no cabeamento e, se possível, não permitam que outras pes soas se aproximem também.

Nos casos envolvendo veícu los, os ocupantes devem perma necer dentro do carro até a che gada da Cemig para que o circuito

elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança.

Árvores ou galhos de árvores quebrados

Em função dos fortes ventos também é possível que galhos de árvores se quebrem e arre bentem a fiação da rede elétrica.

Nestes casos nunca tente retirar os galhos de árvores de passeios ou ruas e chame o corpo de bombeiros imediatamente.

Página 3 Sábado, 08 de outubro de 2022
Desassoreamento não terminou
dos municípios ainda não apresentaram à comunidade um plano de contingência contra desastres
ENCHENTE EM JUATUBA EM 2022 PONTE INACABADA NA VILA DO RAUL

Cover do Rolling Stones e Laranja Mecânica tocam no II Oktoberfest

Ontem o cantor Lobão e a banda Taxman, que faz tributo aos Beatles agitou a abertura do Uai Beer Festival e II Okto berfest, que acontece na cidade vizinha, Itaúna. Neste sábado (8), das 12h à 01h, será a vez das apresentações das bandas Honky Tonk, que é cover dos Rolling Stones, Charanga Pop, Laranja Mecânica, Texas Rádio, Joe Rock Band. No domingo (9), das 12h às 23h, se apresentarão: Jam Trio & Irene Dias, Banda MJack e Banda Super Tim, que é cover de Tim Maia. O evento está ocorrendo na avenida Jove Soares, em frente ao Estádio José Flávio de Carvalho.

Os organizadores da festa prometem o melhor do bom e velho rock’n’roll, cerveja gelada e muita animação. O produtor cultural e cervejeiro Alexandre Muzzi, idealizador do evento,

afirma que o Uai Oktoberfest é “um dos melhores festivais cer vejeiros e gastronômicos da nossa região e em sua segunda edição, traz o melhor da cultura e gastronomia alemã”.

Muzzi salienta que ao anun ciar a II edição do Oktoberfest imediatamente pode visualizar o crescimento do evento por causa principalmente do festival de cerveja e gastronomia e das

atrações musicais, com a pre sença de Lobão, da banda Tax man, Texas Rádio e tantas outras. “A procura por ingressos que disponíveis na bio do evento, tem sido muito grande”.

Chope no metro e espaço para crianças

Alexandre Muzzi ressalta que como parte das comemorações da cultura alemã não poderia ficar de fora das atrações do festival uma banda temática que se apresentará nos inter valos dos grupos de rock que irão tocar no segundo dia do evento. “A beleza dos ritmos e coreografias dos integrantes que estarão vestidos com belos trajes típicos prometem muita alegria, animação e interação

com os visitantes. Difícil será resistir aos embalos e não arris car alguns passos: “pra lá e pra cá” (zick-zack), como se diz em alemão”, pontua.

Durante as apresentações será realizado o “Concurso de Tomadores de Chope no Metro”, com o animador Ale xandre Ventura, dentre muitas outras brincadeiras. “O evento terá também um espaço kids para a criançada e, claro que não poderia faltar, o melhor da gas tronomia germânica e os melho res chopes artesanais”, destaca.

Agora ficou fácil trocar de nome e sobrenome

Lei Federal permite a alteração de prenomes de batismo, de adultos e de recém-nascidos, sem burocracia

São antigas as narrativas de nomes estranhos que os pais colocam nos filhos, seja por um erro de entendimento ou por ser diferente, exótico, apelativo, que remete a uma personalidade da televisão, do cinema, do futebol, etc. Por trás dessas narrativas existem muitas invenções e goza ção de um povo que ama esse tipo de brincadeira, mas alguns casos são comprovados de que realmente a denominação de batismo da criança, por mais estranha que possa parecer, foi registrada em cartório.

Houve um tempo em que as pessoas falavam com muita graça da existência de um certo “Um, Dois, Três de Oliveira Quatro”, ou de uma “Ritalina Que Loucura da Silva” ou ainda de um “Vagi naldo Mácio Macieira”. Numa rápida busca na internet encon tramos hoje uma lista enorme de nomes que atiçam a curiosi dade dos que gostam dessas informações: Aeronauta Barata, Amável Pinto, Ava Gina, Chevro let da Silva Ford, Dezêncio Feve rêncio de Oitenta e Cinco, Ilegí vel Inelegível, Lança Perfume Rodometálico de Andrade, Renato Pordeus Furtado, Vicente Mais ou Menos de Souza.

Aprovada recentemente, a Lei Federal 14382/2022, que alterou a Lei de Registros Públicos 6015/73 permite agora a troca de prenomes e até de sobrenomes de batismo, sem burocracia. Para quem não está satisfeito com o próprio nome ou para o casal que não se entendeu com a denominação do recém-nascido é possível fazer a alteração de

nome, inclusão, exclusão, sem a necessidade de decisão judicial.

Basta ir ao cartório, indepen dente de advogados e de justifi cativa para dar início a um pro cesso de retificação, após análise do oficial de registro. Um pre nome incomum, que possa cau sar problemas com a criança e mesmo com o adulto, seria o motivo da troca. Prenomes que expõem a pessoa ao ridículo é o que mais se evidencia nesta nova legislação. E tem ainda outros casos, a insatisfação com o nome. E, claro, a legislação faculta tam bém a alteração para o chamado nome social, que se refere à designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identi fica e é socialmente reconhecida.

Em entrevista ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme a oficiala

do Cartório de Registro Civil, da cidade vizinha de Itaúna, Rosa Miriam Braz de Matos e Souza Leão, afirmou que isso ocorre com muita frequência.

“Alguns jovens buscam os sofisticados e estrangeiros, mas devem se lembrar que só podem ser alterados uma única vez. Havendo arrependimento não tem como voltar atrás. Tem que alterar todos os documentos. Em todas as certidões emitidas pos teriormente constarão que naquele registro houve uma alteração no nome daquele regis trado, constando o nome ante rior e o nome que passou a adotar. É bom frisar que a refe rida alteração não está submetida a qualquer regra de sigilo, devendo a averbação correspon dente indicar os nomes anterior

e atual, assim como a indicação dos documentos de identificação pessoal de forma expressa. É feita a publicação do prenome em meio eletrônico, pelo CRC Nacional, conforme dispõe o art. 56 da Lei 6015/73”, pontua.

No caso de recém-nascidos, em até 15 dias após o registro qualquer um dos genitores poderá apresentar perante o registro civil onde foi registrado o assento, oposição fundamen tada ao prenome e sobrenome indicados pelo declarante, podendo ser alterado. Se houver discordância entre as partes, será encaminhado ao Juiz para deci são. Mesmo havendo concordân cia, após estes 15 dias somente poderá ser feita por via judicial.

Rosa Míriam afirmou que isso ocorre com muita frequência. “O

pai esquecia o nome e colocava outro, a mãe ficava insatisfeita e não tinha mais como alterar.

Ou, às vezes, não queria o nome que a genitora escolheu, registrava com o que ele que ria, gerando conflitos. Agora tem até quinze dias para resol ver após o registro”, ressalta.

Os nomes diferentes ou os equívocos que geram a discor dância do casal, explica Rosa Míriam, podem acontecer por que um pai trocou o nome que era parecido com uma dupla sertaneja famosa, na hora con fundiu e registrou com o nome do outro parceiro da dupla. Quando percebeu o erro, não teve como trocar. Hoje bastaria um requeri mento dele dentro do prazo legal. Não é isento de custas e

emolumentos, que as são taxas remuneratórias de servi ços públicos, tanto notarial, quanto de registro, configu rando uma obrigação pecuni ária a ser paga pelo próprio requerente, apesar do registro ser gratuito.

Como funciona na prática

No início, quando das primei ras divulgações da nova lei, houve muita procura por curio sos. Agora não está havendo muita demanda. A oficiala acre dita que as pessoas estão cientes de que existe a lei e que ela está em vigor, “pois foi bastante divul gada e hoje com a internet e os meios de comunicação todos têm bastante acesso”.

Quanto custa a troca de nome

O valor da troca de nomes varia de acordo com os itens a serem cobrados na tabela de emolumentos e custas do Estado. Esses se referem ao procedi mento, averbação, arquivamento por folhas, dependendo o número, e as comunicações que tem que ser feitas posterior mente pelo cartório, que deverá notificar aos órgãos responsáveis pela expedição dos documentos de identidade, CPF, passaporte, assim como ao TSE sobre o pro cedimento. Tem um custo tabe lado de aproximadamente R$ 350,00. O tempo para essa alte ração é, no máximo, de uma semana, aproximadamente.

Página 4 Sábado, 08 de outubro de 2022Página 4

Ministério Público confirma que presídio de Juatuba “ainda está interditado”

A unidade prisional de Jua tuba é uma das sete, das dez da Região Metropolitana de Belo Horizonte que está inter ditada pela Justiça. A informa ção foi divulgada pelo Ministé rio Público de Minas Gerais que mostrou também que, no Estado, são 34% das unidades prisionais interditadas, já que Minas tem 182 presídios e 62 estão interditados totalmente ou parcialmente.

Recentemente, o MPMG e o governo do Estado se reuni ram para tentar solucionar o problema das interdições. "A intenção é ter um raio X jurí dico e fático com cronogra mas e prioridades, ou seja, elementos concretos e obje tivos, para identificar e sanar os problemas recorrentes e

interdições”, explicou o pro motor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador do Centro de

motorias de Justiça Crimi nais, por meio da assessoria de imprensa do MPMG.

A situação mais crítica está

tem 70% das unidades prisio nais interditadas e onde há necessidade de remaneja mento de presos para realiza

dades. A promotora de Justiça Paloma Coutinho Carballido Storino, coordenadora do Núcleo da Execução Penal,

disse que o objetivo do MPMG é buscar soluções de curto, médio e longo prazos, junto com o Estado, para evitar situ ações adversas emergenciais, ressaltando a necessidade de investimento na área.

Ainda de acordo com a pro motora, um dos principais gargalos das unidades prisio nais é o déficit de recursos humanos em diversas espe cialidades, como policiais penais, psicólogos, enfermei ros, médicos, entre outros.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme tentou contato com o presídio de Juatuba para saber detalhes da inter dição e se os acautelados continuam no local, mas não conseguiu contato com o Diretor da unidade prisional.

Obras para implantação do gasoduto em Mateus Leme e Juatuba devem começar em 2023

Itaúna, Juatuba e Mateus Leme estão entre as cidades mineiras escolhidas para rece ber a implantação do gasoduto a partir de janeiro de 2023. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento de Minas Gerais, Fernando Passalio. A expectativa é que 15 mil empre gos diretos e indiretos sejam gerados com a obra.

Segundo o secretário, serão feitos os pedidos de licencia mento e a documentação necessária para que a obra possa sair do papel no próximo ano. "A população poderá ter gás encanado em casa e postos de combustíveis vão poder ofe recer GNV, que é uma fonte barata para quem trabalha com carro", destacou o secretário.

Recentemente, o governo

anunciou que estava fazendo um levantamento e um projeto de estudo ambiental em Divi nópolis, Itaúna, Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará, com intenção de estudar a via bilidade de implantação do gás passando por estas cidades.

Distribuição

O projeto "Sistema de Distri buição de Gás Natural Centro Oeste" integra o planejamento estratégico da Gasmig para uni versalização do gás natural em várias cidades do Estado.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme apurou que a implanta ção contempla a construção do sistema que permitirá a deriva ção de um gasoduto partindo do sistema já existente em Betim que vai interligar os

municípios de Sarzedo, Jua tuba, Mateus Leme, Igarapé, Itaúna e Divinópolis, pela ins talação de redes e malhas de distribuição de gás natural.

Como parte essencial do processo de regularização ambiental do empreendi mento, foi solicitada a mani

festação de todos os municí pios quanto ao uso e ocupação do solo dos respectivos terri tórios, considerando o local de instalação das redes e malhas de distribuição de gás natural, o que foi aprovado por cada prefeitura.

Essa etapa de consulta aos

municípios é a base para o iní cio do processo de licencia mento ambiental no Estado, que posteriormente serão encaminhados aos municípios cópias dos estudos ambientais e dos projetos detalhados para melhores esclarecimentos

Cada cidade terá que emitir,

nos próximos meses, uma decla ração de conformidade com as leis e regulamentos locais sobre a viabilidade do empreendi mento. Com isso, a empresa irá proceder com os próximos pas sos para efetivação do projeto.

Avaliação na cidade vizinha

Há um mês uma equipe de técnicos da Companhia de Gás de Minas Gerais realizou medições em diversos bair ros de Itaúna e de acordo com um dos técnicos que estava fazendo o levanta mento, o serviço era para indicar os locais onde iriam passar as tubulações de gás na cidade vizinha. Em Jua tuba e Mateus Leme ainda não ocorreram as aferições.

Um motorista de caminhão, de 56 anos, foi preso por con trabando na rodovia MG-050, na altura do Km 75, em uma abordagem policial em Mateus Leme. Militares da Polícia Rodoviária encontraram com ele 58 celulares vindos do Para guai. De acordo com a PM, durante a abordagem policial, o motorista do caminhão demonstrou nervosismo e

entrou em contradição várias vezes. Dessa forma, os militares fizeram uma busca no veículo e encontraram três caixas lacra das com aparelhos celulares de diversas marcas e modelos. Aos policiais, o homem revelou que recebeu a quantia de R$1 mil para levar os produtos de Maringá, no Paraná, até Belo Horizonte. Os aparelhos estão avaliados em R$120 mil. O

caminhoneiro foi preso e a ocorrência foi encerrada na Polícia Federal. O caminhão Volvo FH 400 utilizado por ele, também foi apreendido.

A Polícia Rodoviária Federal conseguiu localizar mais de 20 kg de haxixe que estavam escondidos no comparti mento secreto de uma moto cicleta que seguia rumo à capital mineira. A apreensão das drogas foi feita após uma abordagem de rotina em Jua tuba. De acordo com a PRF, a motocicleta com placa de Cas cavel, no Paraná, partiu de

Ribeirão Preto, em São Paulo. Durante a abordagem, o con dutor se embolou nas respos tas, demonstrou nervosismo e levantou a suspeita dos agen tes, que realizaram uma inspe ção minuciosa na motocicleta.

Os 20 tabletes de maconha, cada um pesando cerca de 1kg, estavam escondidos em um compartimento oculto no tanque de combustível e den

tro do chassi. Após o flagrante, o homem admitiu que recebe ria R$ 2 mil para trazer a droga de Ribeirão Preto até a rodo viária de Belo Horizonte. Segundo a estimativa da PRF, a droga apreendida poderia render aproximadamente R$ 240 mil aos traficantes, caso fosse negociada. A ocorrência foi finalizada na Polícia Civil de Juatuba e homem preso.

Página 5 Sábado, 08 de outubro de 2022
Sete das 10 unidades prisionais da Região Metropolitana de BH estão interditadas. Informe foi realizado nesta semana, após MPMG anunciar tratativas para fortalecer o sistema penitenciário
Segundo anúncio feito pelo Estado projeto de estudo ambiental já foi feito na região Polícia prende caminhoneiro com celulares avaliados em R$ 120 mil Motociclista é preso com 20kg de haxixe em compartimento secreto

Perigo durante limpeza de áreas atingidas pelas enchentes do Paraopeba

Recentemente o Ministério Público Federal, Estadual, Defensoria Pública e a minera dora Vale firmaram acordo para a execução da limpeza e desti nação de resíduos e sedimen tos que vieram à tona com as intensas chuvas de dezembro de 2021 e janeiro deste ano.

O Termo de Compromisso e Cooperação assinado em 12 de julho regulou a contra tação de empresas terceiriza das para limpeza, remoção, transporte e destinação dos resíduos e sedimentos despe jados pelo rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão em 2019 no Rio Paraopeba e que, posterior mente, foram espalhados pelas fortes chuvas, o que resultou na deposição desses sedimentos em diversas áreas públicas e privadas. Foram incluídas no acordo as cida des de Brumadinho, Betim, Juatuba, Mário Campos e São Joaquim de Bicas.

Poeirão e trânsito pesado

Essa semana, os atingidos de Juatuba convocaram a Associa ção Estadual de Defesa Ambien

tal e Social no município e denunciaram sérios impactos à saúde devido ao aumento da poeira e intenso tráfego de veí culos nas áreas próximas à limpeza. O medo principal é

que materiais ferrosos possam ser inalados com a movimen tação da retirada dos rejeitos e barro das comunidades ribei rinhas ao Rio Paraopeba.

Além disso, a falta de infor

mações e participação no pla nejamento e definição das ações foi colocado como uma questão central. Com base nas discussões, as Comissões de Atingidos e Atingidas encami

nharam Ofício ao Ministério Público reconhecendo a importância de ações de lim peza e apresentando suas pre ocupações sobre os impactos causados às comunidades. Por isso reivindicaram a suspensão das ações até que se garanta um canal de diálogo e participação das pessoas atingidas nas defi nições, bem como a prevenção e diminuição dos danos.

Os atingidos em Juatuba rela tam a presença e movimentação de maquinário executando a remoção de resíduos nas comu nidades, levantando uma grande quantidade de poeira.

Em acolhimento à denúncia, a Aedas solicitou o detalhamento sobre a abrangência das ações e a possibilidade de indicação de outras áreas para limpeza.

É importante destacar que com a assinatura do convênio, os municípios assumem toda a res ponsabilidade pela gestão, fisca lização e determinação das rotas para o transporte do material.

Convênios assinados com a Vale não estão publicados no site da prefeitura

Até o momento, as solicitações de informação da Comissão de Atingidos e Atingidas e da Aedas não foram respondidas

Recentemente a Aedas informou ao Jornal de Jua tuba e Mateus Leme que encaminhou solicitação de informação sobre o acordo à Prefeitura de Juatuba, mas a que até o momento ela não foi respondida. Além

disso, não foram encontra dos os convênios assinados com a Vale no site da Pre feitura ou nos jornais ofi ciais do Município.

De acordo com a Asso ciação, a Vale é responsá vel pela seleção e contra

tação de terceirizadas por meio de convênios com os munícipios, e os muníci pios atingidos pelas enchentes e que optaram pela assinatura do convê nio, têm a responsabili dade de detalhar a finali

dade e prazo de contratação das terceiriza das, fazer a gestão dos con tratos, incluindo a coorde nação, acompanhamento, fiscalização e recebimento dos serviços, além de pres tar contas mensalmente

através de mediação dos serviços executados pelas terceirizadas.

“Além disso, os municí pios devem obter licenças, autorizações e permissões necessárias para as ações, incluindo, a autorização

dos proprietários de áreas privadas e estabelecer rotas mais adequadas para a retirada do material, buscando diminuir os impactos ao trânsito e à população”, finaliza a entidade em nota.

Aedas apresenta estudo sobre danos à pesca e aquicultura em Juatuba

Esta semana, a consultoria técnica contratada pela Asso ciação Estadual de Defesa Ambiental e Social, Aedas, para fazer o levantamento de danos à atividade de pesca e aquicultura em Betim, Iga rapé, Juatuba, Mário Cam pos, São Joaquim de Bicas, depois do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão entregou o relató rio final do trabalho.

Os estudos e as análises foram feitos pela Enraíze Soluções Par ticipativas que concluiu que houve danos às atividades na região. Foram consultadas cerca

de 230 pessoas, através de ques tionários, entrevistas, rodas de conversa e oficinas de cartogra fia social junto a pescadores e aquicultores atingidos.

Página 6 Sábado, 08 de outubro de 2022
A partir dos estudos também foi possível confirmar a impor tância das atividades socioeco nômicas que envolvem a pesca e a aquicultura em cada um dos cinco municípios. Elas se apre sentam relacionadas com a pesca de autoconsumo, assim como à pesca artesanal, ou ama dora e à aquicultura.

Lula vence Bolsonaro nos municípios

Juatubenses e mateus -lemenses foram as urnas no último final de semana para escolher seus candida tos e , diferentemente de cidades da região, Lula, do PT, foi o candidato mais votado para a Presidência da República nos dois municípios, abrindo uma pequena margem contra Bolsonaro. Ao fim da apu ração em Juatuba, Lula teve 47,54% dos votos para a Presidência (8.171 votos), enquanto Jair Bolsonaro foi a escolha de 43,86% dos eleitores (7.538 votos).

Em Mateus Leme, Lula teve 45,82% dos votos (9.045 votos) e Jair Bolso naro obteve um percentual de 45,37%, (8.957 votos).

votos e Alexandre Kalil (PSD), 6.454. Em Mateus Leme, a dife rença foi ampliada, Zema teve 8.811 votos, e Kalil 6.585 votos.

Senado

O Juatubense elegeu Cleiti nho (PSC) com 7036 votos, o que representa 48,62% dos eleitores do município. Alexan dre Silveira (PSD), ficou na segunda posição com 5410 votos, sendo 37,38% dos votos válidos. Já Marcelo Aro (PP), obteve 1611 votos (11,13%).

Mateus Leme seguiu com Jua tuba: Cleitinho (PSC), obteve 8141 votos, sendo escolhido favo rito por 49,95% dos eleitores.

Alexandre Silveira (PSD), obteve 5226 votos (32,06%) e Marcelo Aro (PP): 2521 votos (15,47%).

Confira os deputados federais e estaduais mais votados em Juatuba e Mateus Leme

O jovem Nikolas Ferreira (PL), foi o mais votado no Estado e tam bém em Juatuba e Mateus Leme. Foram 2.712 votos em Juatuba e 3.181 votos em Mateus Leme. A segunda posição ficou com o deputado Federal Diego Andrade (PSD), que se reelegeu obtendo 2.634 votos em Juatuba e 2.360 votos em Mateus Leme.

Para o cargo de deputado esta dual, Bruno Engler também foi o mais votado nos dois municípios, com 1281 votos em Juatuba e 1.389 votos em Mateus Leme. Na segunda posição em Mateus Leme, aparece o deputado esta

dual Gustavo Mitre, com 1.267 votos. Já em Juatuba a segunda posição ficou para Mauro Tra monte (Republicanos), que obteve 995 votos na cidade.

Os federais mais votados em Juatuba:

Nikolas Ferreira (PL): 2712 votos (Eleito)

Diego Andrade (PSD): 2634 votos (Reeleito)

Fred Costa (PATRIOTA): 1877 votos (Reeleito)

Felipe Saliba (PATRIOTA): 616 votos (Não foi eleito)

Os estaduais mais votados em Juatuba:

Bruno Engler (PL): 1281 votos (Eleito)

Mauro Tramonte (Republicanos): 995 votos (Reeleito)

Inácio Franco (PV): 865 votos (Não foi reeleito)

Beatriz Cerqueira (PT): 543 votos (Reeleita)

Anderson Costa (PP): 454 votos (Reeleito)

Gustavo Mitre (PSB): 407 votos (Não foi reeleito)

Jornalista André Rocha (PATRIO TAS): 396 votos (Não foi eleito)

Os federais mais votados em Mateus Leme:

Nikolas Ferreira (PL): 3181 votos (Eleito)

Diego Andrade (PSD): 2360 votos (Reeleito)

Gilberto Abramo (REPUBLICANOS): 640 votos (Reeleito)

Felipe Saliba (PATRIOTA): 630 votos (Não foi eleito)

Pinheirinho (PP): 494 votos (Ree leito)

André Janones (AVANTE): 489 votos (Reeleito)

Duda Salabert (PDT): 489 votos (Eleita)

Os estaduais mais votados em Mateus Leme:

Bruno Engler (PL): 1389 votos (Eleito)

Gustavo Mitre (PSB): 1267 votos (Não foi reeleito)

Inácio Franco (PV): 870 votos (Não foi reeleito)

Antônio Carlos Arantes (PL): 802 votos (Reeleito)

Mauro Tramonte (Republicanos): 651 votos (Reeleito)

Gustavo Valadares (PMN): 648 votos (Reeleito)

Ione Pinheiro (UNIÃO BRASIL): 551 votos (Reeleita)

Página 7 Sábado, 08 de outubro de 2022
O segundo turno entre os presidenciáveis ocorrerá no próximo dia 30 de outubro. Estado Na disputa pelo governo do estado, Romeu Zema, levou no primeiro turno, mas a diferença do candidato do partido NOVO em Juatuba foi muito menor, se considerado os números em todo estado. Zema obteve 6.951

Homem passa mal e tem convulsão na fila de espera por atendimento na Policlínica

Juatubenses acionaram a reportagem para denunciar novamente o “péssimo atendi mento na Policlínica”. Os rela tos dos pacientes e usuários que dependem do atendi mento pelo Sistema Único de Saúde são angustiantes e tam bém têm sido compartilhados pelas redes sociais.

Esta semana, um registro na porta da Policlínica chocou quem aguardava pelo atendi

mento na fila por mais de três horas. Um homem agonizava no chão e começou a ter con vulsões, enquanto diversos pacientes tentam socorrê-lo e pedir atendimento.

Segundo pessoas que esta vam no local, a demora no aten dimento se deu devido “à troca de plantão dos médicos”. “Em toda unidade de saúde que faz atendimento de urgência e emergência, os profissionais de

Saúde devem esperar os próxi mos plantonistas chegarem para deixar o posto. Isso faz parte do organograma do SUS e das próprias unidades de socorro. O cidadão não pode esperar o atendimento, senão, morre na fila”, disse uma cidadã. Após muitos gritos e pedidos de socorro, enfermeiros atende ram o homem que estava con vulsionando e entraram com ele para a sala de urgência.

Atendimentos demoram horas

Muitos pacientes também relataram ao Jornal que os atendimentos demoram cerca de 4horas “independente mente da urgência”. O Jornal de Juatuba e Mateus Leme ten tou contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não conseguiu falar com a secretá ria ou o gerente responsável.

Defensoria Pública faz reunião com comunidade de tradição religiosa e matriz africana de Juatuba

A Defensoria Pública e a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais do Ministério Público de Minas Gerais realizaram encontro com os Povos e Comunida des de Tradição Religiosa Ancestral de Matriz Africana de Juatuba (PCTRAMA).

Durante a reunião, as lide ranças religiosas relataram a importância da presença física dos representantes do Ministé rio Público e da Defensoria Pública Estadual em seus terri tórios e pautaram sobre os danos sofridos pelo rompi mento da barragem da Mina Córrego do Feijão.

As lideranças reforçaram que os impactos do rompimento vão além dos danos materiais, afe tando, diretamente, seus modos de vida de cultura ancestral e suas tradições, como, por exem plo, no lazer, na saúde física e mental, no meio-ambiente, nas relações socioassistenciais com a comunidade e nas práticas culturais e religiosas ancestrais.

Para os PCTRAMA, sua maneira de vida e práticas religiosas tradicionais estão profundamente conectadas aos elementos da natureza e que foi, de maneira infindá vel, atingido pelo rompi mento da barragem.

“Se a natureza está boa, eu

estou bem. Ali tenho o lugar de cura, de passear, de olhar as águas. A natureza é o mais precioso. Sem a natureza nós não vivemos, porque a natu reza é o nosso eu. Se deixar mos ela morrer, nós deixamos de existir. Vamos lutar pelas plantas e pela natureza com força e coragem”, disse um membro da comunidade.

Durante a reunião, foi evi denciado a importância do

respeito ao Protocolo de Con sulta, que é um instrumento de luta e defesa dos direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais que compõe um conjunto de regras feitas pelo próprio Povo ou Comunidade e que devem ser seguidas pelo Estado ou demais orga nizações quando forem apre sentar um projeto que envolva a comunidade.

O Protocolo coloca direitos

estipulados pela Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho, pela Constituição Federal e outras legislações inter nacionais, nacionais e estaduais. A elaboração das diretrizes do Protocolo foi feita por grupos de Angola, Angola-Muxikongo, Ketu, Jeje, Umbanda e Reinado. Para Carolina Morishita, repre sentante da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o encontro é simbólico da neces

sidade da presença física nos territórios para o melhor diá logo, entendimento e constru ções conjuntas entre as pessoas atingidas e a Defensoria.

“Há muitas formas de par ceria e pautas que podem garantir direitos e interesses dos PCTRAMA e durante a roda de conversa foi possível elaborar o que foi o diálogo até agora, registrar o reconhe cimento do dano à espiritua

lidade e também o papel de proteção social exercido nas comunidades. A partir dessa troca poderemos, em etapas e aos poucos, planejar o avanço para a concretização de direi tos e caminhos possíveis”.

Morishita também destacou que o ponto central é a importân cia do reconhecimento do dano à espiritualidade e da dimensão religiosa de sofrimento, exposi ção à violência, dificuldade de exercer a liberdade de crença diante desse cenário.

“Esse processo de educação da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais nos traz melhores oportunidades de exercermos nosso papel de promoção de direitos huma nos. A conexão entre a repara ção ambiental e direito à espi ritualidade foi manifestado em múltiplas dimensões. Além disso, o esforço e dedicação para a construção do primeiro protocolo de consulta PCTRAMA – verdadeira con quista e fruto do conhecimento e atuação da comissão – mar cou a qualidade técnica da participação, o valor da cons trução popular e coletiva e a possibilidade de o processo deixar legados de resiliência e proteção aos guardiões da natureza e das comunidades vulnerabilizadas”, finaliza.

aos

aventuras desta

Página 8 Sábado, 08 de outubro de 2022
O programa Diversão em Cena traz à Mateus Leme o espetáculo “Os Saltim bancos”. A apresentação acontecerá neste sábado (8), às 16h, na Praça da Igreja de Sítio Novo, de modo gratuito e com clas sificação livre. A montagem mineira con quistou os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Atuação no 1º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora. Teve duas indica ções ao prêmio Bonsucesso em 2000, de Melhor trilha Sonora e Melhor ator coad juvante. A trilha sonora, adaptada por Leri Faria, e as coreografias de sapate ado, realizadas pelo coreó grafo Eurico Justino, conti nuam sendo o maior atrativo da montagem. Ambas conquistaram público e crítica, pois sou beram adaptar as
irreverente trupe
moldes nacionais. Espetáculo “Os Saltimbancos” será apresentado na Praça de Sítio Novo em Mateus Leme A peça é um musical clássico de Chico Buarque com muita cantoria e sapateado, vencedor dos prêmios de melhor Espetáculo e melhor atuação no 1º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora

SOCIAis em mateus leme

ANIVERSÁRIOS

Suzete Salomão, esposa de Wilmar Elias Salomão, aniversa riou no dia 02, domingo, recebendo muitos cumprimentos de familiares e amigos. Parabéns e felicidades.

Roque Rogério, residente na Comunidade de Boa Vista, em Juatuba, fez aniversário na quarta-feira, dia 05. Parabéns pela data.

Sônia Fonseca, esposa de Kildary Fonseca, também aniver sariou na quarta-feira, dia 05. Parabéns pelo aniversário e que você tenha felicidades sempre.

A enfermeira Lú Cika faz aniversário nesta sexta-feira, dia 07. Parabéns e que você continue sendo essa profissional compe tente, dedicada e pessoa de primeira qualidade. Felicidades.

TARDEZINHA DA ADVOCACIA

A confraternização “Tardezinha da Advocacia” dos advoga dos da Subseção OAB Mateus Leme, realizada no sábado, dia primeiro, na Chácara do Pequi, residência da advogada Irene Oliveira, foi um sucesso e contou com a presença de advo gados e familiares, que puderam curtir um sábado agradável, com boa música de Jackson e banda, excelente buffet de Moisés, da cidade de Pará de Minas e claro, aquele bate papo. Parabéns a Dra. Vanessa e demais advogados pela organização.

OI FLOR

O Espaço OI Flor Deck Beer, como digo sempre, é um dos melhores espaços de Mateus Leme e sempre oferece ao público presente boa música. Neste final de semana, a pro gramação é a seguinte: dia 07, sexta-feira, a partir de 20h30min, o show fica por conta de Gino e Naldinho, apresentando música sertaneja; sábado, dia 08, a animação é de Hugo Guedes, com MPB e Pop Rock, às 20h30min e no domingo, dia 09, a partir de 18 horas, vem Rafaela Flausino, com esti los musicais variados. Parabéns Pedro Paulo.

SAMU

Foi inaugurada a Base Descentralizada Samu “Cândido Ferreira da Silva” “Cândico”, na Rua Miguel Alves da Silva, 278. A cerimônia de inauguração aconteceu às 10h30min e contou com a presença de autoridades, familiares do home nageado e pessoas da comunidade. Parabéns à Prefeitura de Mateus Leme.

CASA DE CÁSSIA

Na sexta-feira, dia 07, tem Cinema no Escuro, na Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida, às 19 horas e o filme será revelado na hora da sessão. Compareça. A Casa de Cássia fica na Rua Guaraciaba Passos, 528, centro, próximo à quadra.

QUINTA POÉTICA

A 6° Edição de Pizza com Letras, acontece na quinta-feira, dia 13, a partir das 19 horas, na Pizzaria A Moda Mineira e será em homenagem especial ao escritor Adão Nilton Ferreira, Toquim. Haverá apresentação musical de Rô Ribeiro convida: Eliane Nascimento e Pedro Pedrosa (Bossa Nova, Samba e outros). O evento é voltado para o público juvenil e adulto. Registrando mais uma vez que a organização e realização é da Casa de Cássia, em parceria com a Pizzaria A Moda Mineira. Marque presença.

TOQUE DE VIDA

A Toque de Vida promoveu essa semana uma comemoração pra lá de especial. Muita música, presentes, brincadeiras e claro!... muitas guloseimas para todas as crianças da escola. Afinal, criança na Toque de Vida é sempre cuidada com muito amor e carinho. Parabéns.

AZURITA

Neste sábado, dia 08, no Pesque e Pague de Azurita, tem Flash Black, sob o comando do DJ Edinho, a partir das 21 horas. A organização é de Mário Lúcio.

Página 9 Sábado, 08 de outubro de 2022
NILTON MARCELINO
A aniversariante Sônia Fonseca, curtindo as belas paisagens do Chile
A Ong Toque de Vida, fazendo festa para as crianças em sua sede
Advogados, seus familiares e convidados, na Tardezinha da Advocacia, na chácara do Pequi Oswaldo e as sobrinhas Olivia e Bárbara (aniversariante) O casal de advogados Marilene e Ederson, na Tardezinha da Advocacia
Página 10 Sábado, 08 de outubro de 2022
Página 11 Sábado, 08 de outubro de 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.