Jornal de Juatuba e Mateus Leme - ED. 671(13.08.2022)

Page 1

15 DE SETEMBRO DE 2018 - EDIÇÃO 480 - R$1,00 13 DE AGOSTO DE 2022 - EDIÇÃO 67110 ANOS JORNALDEJUATUBAEMATEUSLEME CPI CONCLUI QUE COPASA NÃO CUMPRE CONTRATO COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE PEDE PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES DA NACIONAL MINÉRIOS EM AZURITA Troca-troca: Laécio do Silvestre retorna para a Câmara DINALVA MARIA DA SILVA É HOMENAGEADA COM NOME EM ESPAÇO DE LAZER Jurandir diz que "problemas de Juatuba serão resolvidos com empréstimo" AASE critica exploração comercial e imobiliária na Serra do Elefante

FALE COM O JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME (31) 99513-8215

A reportagem dessa semana será com o vereador de Jua tuba, Kelissander Saliba Santos (Ted). Em sua entrevista, a par lamentar falou dos principais desafios enfrentados, à frente do legislativo e também um pouco de sua vida pessoal. Nascido em 18 de fevereiro de 1976, em Juatuba, Ted é casado com Regina Santos e tem dois filhos, Maria Eduarda Saliba, e Henrique Saliba. Um fato interessante sobre seu ape lido, o vereador diz ser por causa do lutador Ted Boy Marino, pois seus amigos e fami liares sempre falavam que Kelis sander se parecia com ele. Antes de ser eleito, Ted traba lhou como caixa de casa lotérica, e depois foi efetivado como ser vidor público na prefeitura de Juatuba. Já no meio político como servidor público, desper tou o interesse de ser candidato, e em 2005 disputou sua pri meira eleição, tomando posse em 2006, e de lá para cá dispu tou a vereança por cinco vezes, ganhando todas, sendo em quatro eleições o parlamentar mais votado. Hoje, Ted pontua que leva o cargo a sério, se dedi cando 100% de seu tempo à auxiliar a comunidade através de políticas públicas, não exer cendo outra atividade. Saúde como bandeiraprincipal A Saúde é uma das principais bandeiras defendidas pelo vere ador Ted Saliba, que está em seu quinto mandato. O vereador diz que tem como foco o trabalho na área social, para atendimento ao mais humildes e necessitadas, e nos últimos anos a saúde é a sua principal pauta. Através de parcerias com clínicas, laborató rios e deputados, o parlamentar conseguiu dar um atendimento

CONHECENDO MELHOR OS VEREADORES DE JUATUBA

Quem é leitor assíduo do Jor nal de Juatuba e Mateus Leme já viu em várias edições, diversas reclamações acerca da Saúde precária em Juatuba. Ted pontua que realmente “a Saúde está um caos, falta de medicamentos, falta de médicos nos postos de saúde, cirurgias que estão atra sadas”. O vereador foi questio nado sobre o que tem feito para amenizar a situação, ele explica que tudo que está ao alcance da Câmara, está sendo feito. “Auto rizamos a realização de dois con vênios com dois consórcios, mas infelizmente ainda está insatisfa tório o atendimento à popula ção”, explicou Ted. Decepção Em uma análise rápida a res peito da situação política geral de Juatuba, Ted diz acreditar que a população está decepcionada com relação as promessas feitas na época da campanha da atual gestão, que não foram cumpri das. De acordo com o vereador, as promessas eram de redução de gastos, e estão fazendo dife rente, as poucas obras que foram realizadas no município, foram através de empréstimo finan ceiro autorizado pela Câmara Municipal, no valor de R$10 milhões, que tem carência de trinta e seis meses para paga mento, ou seja, nem é esta gestão que vai realizar o pagamento, e sim o próximo prefeito. “Esperá vamos que fosse realmente redu zido gastos, para poderem reali zar obras com recursos próprios. Como legisladores estamos apoiando o executivo, através de devolução de recursos da pró pria Câmara, e emendas parla mentares que conseguimos”.

EQUIVOCAMOS

Novo grupo para o executivo As eleições municipais ainda estão longe de ocorrerem, mas é natural que os políticos comecem a traçar planos para o cenário do legislativo e do executivo para 2024. Como o prefeito Adônis já acumula dois mandatos, o natural é que ele construa novas lideranças para prosseguir seu governo. O vereador Ted Saliba foi questionado da possibilidade de apoiar essa liderança que o atual prefeito proponha para o executivo ou se existe a preten são de criar ou integrar um novo grupo oposicionista. O parlamentar respondeu dizendo que a intenção não é criar um grupo oposicionista, e sim montar um grupo de pessoas que sigam a mesma linha de tra balho, que realmente queiram fazer diferente do que já foi feito, que seja composto por pessoas engajadas em cuidar das pessoas. Perguntado sobre o seu futuro na política, Ted afirma que político tem que ter inten ções maiores e de crescimento na carreira política. “Eu tenho estas pretensões, vou continuar realizando meu trabalho e seguindo meus ideais, se lá na frente este grupo entender que eu sou o melhor nome para uma disputa, eu vou concorrer às eleições para o cargo de prefeito do município”, revelou. Preferências e políticosapoios

Recentemente Ted Saliba, junto ao deputado Diego Andrade conquistou um grande feito para Juatuba, que é a insta lação da Comarca na cidade. Mesmo sendo o principal articu lador desse resultado para o município, o vereador revela que a Instalação da comarca é uma luta de várias pessoas ao longo dos anos, mas explica que nos últimos anos o Deputado Fede ral Diego Andrade abraçou a causa, e foi por intermédio dele, junto ao agora ex-presi dente Gilson TJMG, que foi possível efetivar a instalação da comarca no município. O vereador destaca que os vereadores desta gestão tiveram grande participação, pois no momento que o TJMG manifes tou o interesse em se instalar, prontamente todos se disponi bilizaram a mudar de local, para que a nova Comarca viesse. “Considero a instalação como um dos maiores feitos de todos os meus mandatos, pois lutei muito por esta conquista. Foram várias reuniões no TJMG, além da busca por depu tados que apoiassem a causa. Graças a Deus estamos eman cipados totalmente agora”.

Na última semana, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme iniciou uma série de entrevistas com os vereadores dos dois municípios. Na ocasião, o presidente da Câmara de Mateus Leme, Wellington Batata, foi entrevistado, momento em que houve um equívoco no repasse das informações pertinentes à sua filiação partidária no ano de 2016. Informamos na repor tagem que o vereador estava filiado à época no Partido Socia lista Brasileiro (PSB), mas na verdade a filiação correta é o no Partido Social Democrático (PSD). Informamos também que o vereador não havia conseguido ser eleito em 2012, com a votação de 399 votos, mas na verdade ele foi eleito à época. Já com relação ao trabalho desempenhado, segundo o parla mentar, é feito em conjunto com o atual vereador de Belo Horizonte e ex-deputado federal Walter Tosta, que é também um dos grandes defensores da causa dos deficientes físicos. Praça Geraldo Rosa será inaugurada neste sábado A prefeitura de Mateus Leme vai inaugurar neste sábado, 13, a Praça Geraldo Rosa, localizada no bairro Nossa Senhora do Rosário. A praça conta com um coreto, área de convivência e acade mia ao ar livre. A solenidade de inauguração terá abertura às 15h, na sequência, às 15h45 haverá apresentação do grupo Arte Minas de Capo eira. Às 16h20 haverá apre sentação do Grupo de Zumba de Mateus Leme e às 16h50 amostra da Associa ção Arte, Cultura e Fantasia. Já às 17h30 haverá apresen tação do Grupo de Pagode “Cunversa Cumigo”.

Em Juatuba: comercial@jornaldejuatuba.com.br Mateus Leme: comercial@jornaldemateusleme.com.br

CNPJ: 10.573.759/0001-17 - Filiado ao SINDIJORI Artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Jornal e são de responsabilidade dos autores.

Quanto às eleições deste ano, Ted diz que existem vários depu tados estaduais que ajudam Jua tuba e que podem ser vistas várias lideranças da cidade que estão apoiando estes deputados. Segundo ele, sua prioridade é retribuir tudo que o Deputado Federal Diego Andrade já fez e faz pelo município, principal mente na área da saúde e agora com a instalação da comarca. O vereador se diz satisfeito com a atuação do governador Romeu Zema, sendo essen cial sua reeleição. “Ele conse guiu estruturar o estado, colocou as contas em dia, pagou o que estado devia aos municípios e aos servidores”. Já com relação à presidência da república, Ted pontua que entre as opções que os brasilei ros têm, ele considera a reelei ção de Jair Bolsonaro como a mais viável. “A criminalidade e casos de corrupção diminuíram em todo país”, finalizou.

Página 2 Sábado, 13 de agosto de 2022Página 2

importantesParcerias

Nessa série de reportagens com os parlamentares dos dois municípios, Kelissander Saliba (Ted), fala de sua atuação, especialmente na presidência da Câmara mais humano a quem precisa. Sem apoio do executivo Segundo Ted os desafios na condução do legislativo são vários, mas o maior é não ter o apoio do executivo para conclu são dos projetos e trabalhos de vereador. “Me considero um vereador de oposição, mas não de oposição ao que for bom para a cidade”, disse. Questio nado sobre o trabalho dos ami gos da Câmara, o parlamentar disse que cada vereador tem um foco de atuação e escolhe um lado. Ted destacou o trabalho da vereadora Marlene do Espe tinho, segundo ele, a parlamen tar tem uma linha de trabalho parecida com a sua, sendo a área da humanização, de estar perto das pessoas, de casa em casa ouvindo o que a população real mente precisa, ou seja, “um trabalho de amor ao próximo”. “A saúde está um caos”

A Câmara de Mateus Leme apresentou nesta semana o rela tório que resultou dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito constituída para apu rar possíveis irregularidades relacionadas a atuação da Copasa no município. Os constantes problemas de abastecimento de água e o atraso nas obras, em especial de captação e trata mento de esgoto, além das sus peitas de contaminação de afluentes, foram alguns dos moti vos que deram vida à CPI. A Comissão composta pelos vereadores Irene de Oliveira, José Ronaldo, Aldair Guimarães, Wolney Barrão e Lúcio Madu reira, foi constituída em maio de 2021 e colheu depoimentos de servidores da companhia, mem bros da administração municipal e da comunidade, avaliou con tratos e realizou testes para aná lise dos serviços. O resultado do trabalho foi a constatação de descumprimento contratual por parte da Copasa e falta de cobrança do poder executivo por melhorias nos serviços. Além de colher depoimen tos, foram solicitados docu mentos da prefeitura de Mateus Leme, da própria Copasa, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, dentre outros órgãos. Também foram feitas visitas nas Estações de Trata mento de Esgoto, às localida des que não receberam exten são de rede de esgoto e água nos bairros Atalaia e adjacências e coletados depoimentos, vídeos e matérias jornalísticas referentes à prestação de serviço e interrupção de fornecimento por meio das redes sociais e sites oficiais da imprensa. “Diversos moradores revela ram à CPI sobre a interrupção de forma constante, a má qua lidade da água e a ausência das obras de extensão de rede. Durante a investigação, foi constatado que a Companhia fez muito pouco ou quase nada das obras de esgotamento sani tário. No relatório, nós propo mos uma revisão contratual e atualização para dar mais ação ao município, em uma possível cobrança com pena lidades para a empresa”, des tacou a presidente da comis são, Irene de Oliveira. Um ano providênciassem

“Não se criou uma CPI para ser contra a Copasa, criamos essa Comissão para apurar os fatos. Queremos que a Copasa, como concessionária exclusiva do poder público, tenha a obrigação além de econômica, moral e social com a comunidade. Hoje me sinto tranquila na condição de vereadora de estar ao lado de parlamentares comprometidos com a verdade e o trabalho sério que foi concluído. Continuamos com a missão de fiscalizar os atos aprovados nesse relatório final, disse presidente da CPI".

Sem Justificativa O Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrou em contato com o vereador Laécio do Silvestre para saber o motivo dele ter deixado a administração de forma repentina e voltar para a Câmara. Questionamos tam bém quem estaria cotado para assumir o Meio Ambiente. Porém, até o fechamento desta edição, o parlamentar não res pondeu à reportagem. Con versas de bastidores indicam que Laécio estaria voltando para a Câmara para disputar a presidência da casa.

CPI da Copasa: contrato não está

Companhia deverá retomar obras de distribuição de rede de água e esgoto em 10 dias, e finalizá-las em um prazo limite de 100 dias, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$100 mil

Troca-troca: Laécio do Silvestre retorna para a Câmara

Página 3 Sábado, 13 de agosto de 2022

sendo cumprido em Mateus Leme

Foram encaminhados pela CPI ofícios ao prefeito no final do ano passado, solicitando que ele representasse na justiça conta a Copasa por descumprimento do contrato com o município. Outro ofício também foi encami nhado ao Secretário Municipal de Meio Ambiente solicitando vistoria técnica na ETE localizada na Vila Suzana que, segundo os moradores, está fora dos padrões exigidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, apre sentando intenso mau cheiro na região. Esses ofícios que até a última semana, não haviam sido respondidos ou atendidos. Contratação de Assessoria técnica Com a inércia da prefeitura, a CPI foi obrigada a contratar uma consultoria especializada para avaliar o contrato e fazer a análise da coleta de esgoto na Estação de Tratamento no bairro Vila Suzana. A consultoria confirmou que a cobrança de taxa é irregu lar, tendo uma vez que a Copasa não realiza o tratamento de esgoto em sua totalidade, prin cipalmente nos bairros Atalaia e adjacências.Aassessoria técnica pontuou ainda que os munícipes que não recebem o serviço, devem pro cessar a Companhia, pedindo o ressarcimento das cobranças indevidas. Já a referida denúncia de irregularidades da ETE será encaminhada ao Ministério Público Ambiental, afim de sanar as dúvidas inerentes à operação irregular de coleta de esgoto que é feita sem estar nos moldes do Marco Regulatório do Sanea mento Básico, proposto pelo Governo Federal. Os moradores vizinhos à ETE, localizada no Vila Suzana, foram instruídos também, através do parecer jurídico, a ingressarem com ação pertinente à danos causados pela operação de esgotamento irregular na região. “O parecer final da CPI tem o caráter investigativo, não tem o poder judiciário, de punir ou formular culpa ou julgamen tos. Mas a CPI tem o poder de cobrar as constituições legais, cobrar dos poderes que se cum pra a legislação e determinar as obrigações constituídas”.

O relatório da CPI determinou que o prefeito ingresse com uma ação na justiça suspendendo a cobrança de taxa de tratamento de esgoto pela Copasa, até que seja comprovada a prestação de serviço à toda a população de Mateus Leme. Ainda de acordo com o relató rio da CPI, o valor a ser pago em multa pela Copasa, deverá ser revertido para ações de sanea mento básico no município, em especial para a aquisição de reservatórios de água às comu nidades do Atalaia e adjacên cias. O secretário de Meio ambiente do município deverá fazer uma vistoria ambiental na Estação de Tratamento de Esgoto num prazo máximo de cinco dias, que deverá remeter cópia à CPI sob pena de ser denunciado por negligência de saúde pública e crime ambiental. O prefeito também deverá adotar medidas judiciais de forma a obrigar a Copasa a reini ciar as obras de distribuição de rede de água e esgoto em 10 dias, conforme contrato, concluindo todas as obras necessárias em um prazo limite de 100 dias, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$100 mil. Até que as obras sejam finali zadas, a companhia deverá ser obrigada a fornecer também três caminhões pipas por dia às comunidades que sofrerem com desabastecimento, sob pena de responder por crime contra a saúde pública, pois água é indis pensável à sobrevivência. A Copasa também terá a obri gação de fornecer pelo menos 4h diárias de distribuição de água ao Distrito de Azurita, sob pena também de ser denunciada por crime à Saúde pública. O relató rio final foi aprovado por unani midade pela CPI e a cópia será remetida à presidência do legis lativo, ao executivo municipal, ao Ministério Público e à Copasa. O vereador Laécio do Silves tre (PDT) volta para a Câmara na próxima segunda-feira (15). Ele pediu licença da função em 31 de agosto do ano passado, para assumir o posto de secre tário de Meio Ambiente e a cadeira dele no Legislativo foi ocupada pelo suplente, Fer nando da Autoescola. A notícia da volta de Laécio para o Legislativo foi dada por Fernando durante a última reunião. O suplente agrade ceu pela experiência no decor rer deste um ano como parla mentar. “Foi muito gratificante trabalhar com vocês, mas infe lizmente essa temporada chega ao fim na próxima segunda -feira, pois o vereador Laécio voltará à sua cadeira”, disse. O suplente foi parabeni zado pelo trabalho desempe nhado e recebeu votos para que possa ocupar uma vaga efetiva em 2024. “Tenho cer teza que com a continuação do seu trabalho, você vai ocupar uma cadeira efetiva em 2024. Você trabalhou muito, foi muito participa tivo e desempenhou a fun ção de vereador com maes tria. Tenho certeza que os eleitores reconhecerão seu trabalho na próxima elei ção”, disse Ted Saliba.

Dinalva Maria da Silva é homenageada com nome em espaço de lazer

atividades da Nacional Minérios

Comissão de Meio Ambiente quer que empresa não opere até que seja apresentado alvará de funcionamento emitido pela prefeitura e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente

Quem foi Dinalva A homenageada nasceu em Piracema e veio para Juatuba com 10 anos. Mãe de cinco filhos, avó de 14 netos e 12 bisnetos, Dinalva trabalhou para famílias tradicionais da cidade. Proprietária de um res taurante no centro da cidade, ela sempre ajudava quem pas sava por dificuldades. “Ela sempre socorria quem pedia ajuda. Foi pai e mãe guer reira, ajudava muito as pessoas e era bastante conhecida na cidade. Ela deixou muita sau dade e sempre será um exem plo grandioso da importância de sempre fazer o bem sem olhar a quem”, diz emocionado o filho Maximilian José da Silva. Dinalva faleceu vítima de Covid19 no dia 20 de julho de 2021.

Protestos continuam A Comissão de Moradores Atingidos de Azurita encami nhou à reportagem uma carta -manifesto informando que nos dois meses de funcionamento, a Nacional Minérios não cum priu qualquer medida compen satória prometida aos morado res da região. “A empresa continua desmantando e está estocando minério próximo ao córrego Cachoeira, o que pode levar à contaminação direta do curso d´água”, afirma nota enviada ao Jornal. Foi aprovado por unanimi dade o projeto de lei que deno mina a área de Lazer, situada à Rua José Monteiro, ao lado do Poliesportivo Municipal, com o nome de Dinalva Maria da Silva. O projeto de autoria da verea dora Vanessa Elizabeth dos San tos, a Vanessão, segue agora para sanção do prefeito. Durante a votação da matéria, todos os parlamentares parabe nizaram a vereadora pela pro posta e tecerem diversos elo gios à Dinalva, “que tanto contribuiu para o desenvolvi mento de Juatuba”.

Página 4 Sábado, 13 de agosto de 2022Página 4

Vereadores pedem paralisação

Moradores de Azurita têm denunciado o intenso “desmata mento em uma grande área pró xima à rua Otávio Juventino Rezende, ao lado do número 220, em decorrência das atividades da Nacional Minérios, que começou a atuar na região”. Desde as pri meiras denúncias da comuni dade, os problemas envolvendo a empresa e a população têm aumentado. De um lado, os mora dores afirmam que as atividades provocam danos irreversíveis ao meio ambiente, à saúde da comu nidade, que o trânsito de veículos pesados gera riscos, além da des valorização de imóveis. Do outro, a Nacional Minérios se defende, mostrando uma licença municipal para o empre endimento, um laudo de estudo da área feito pela Terra Consul toria Ambiental e a alegação de estar gerando cerca de 20 empre gos, movimentando a economia local e a arrecadação de ISS no município. A empresa ainda afirma que se comprometeu a reparar os imóveis impactados pelas atividades e a instalar uma tela de proteção de 13 metros para barrar a poeira. Criação de comissão de atingidos Com o impasse entre a comu nidade e a empresa, os morado res de Azurita criaram uma Comissão de Atingidos pelas atividades da empresa, composta por Carlos Antônio Dias Medei ros, Aulentina da Conceição Maria Santos Lopes, Maria Gabriela Cavalcante, Aurete Saraiva Duarte França e Maria Elizabete Azevedo de Oliveira. De acordo com os integrantes da comissão, já foram encami nhadas para a Câmara, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Ministério Público Ambiental denúncias sobre o desmata mento, a poluição e os riscos à saúde pública que a empresa gera. Sem acordo Depois de uma reunião frus trada entre a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o prefeito Renilton Coelho e representan tes da Nacional Minérios, os vereadores solicitaram cópia de todos os documentos que garan tem a autorização para o funcio namento da empresa em Azurita. Porém, os parlamentares afir mam não foi entregue a eles o alvará de funcionamento, o que determinou um pedido para que a Nacional Minérios cesse as ati vidades até que tenha autoriza ção da prefeitura e do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

"Problemas de Juatuba serão resolvidos com empréstimo", garante Jurandir

Câmara aprova adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde para funcionamento do SAMU

Mineiro de Futebol Amador começa com estreia do Perdidos Futebol Clube

Começou no último final de semana, o segundo Cam peonato Mineiro de Futebol Amador de 2022. Participam os clubes campeões de diversas cidades de Minas, mas o time que mais se des tacou na estreia foi o “Perdi dos Futebol Clube”, repre sentante da Liga Esportiva Eclética de Juatuba.

Jovens improvisam trave de gol e vídeo viraliza com críticas à administração Juatuba lança programa “Saúde na Praça”

O vereador afirmou ainda que o jornal comparou emprés timos feitos em cidades vizi nhas com o que está sendo pleiteado em Juatuba: “nós já vimos uma tentativa de barrar esse projeto, antes mesmo dele ser discutido. O jornal não pode comparar a reali dade de cidades completa mente distintas. Lá a realidade é outra”, disse Jurandir. O trecho da reportagem questionada pelo parlamentar mostra que em Itaúna, cidade de 100 mil habitantes, o pre feito solicitou à Câmara R$15 milhões com Banco do Brasil, 3 milhões com BDMG e 1 milhão com Caixa Econômica Federal, totalizando 19 milhões de financiamento. Vale lembrar que a arrecadação de Itaúna é o triplo da de Juatuba. Elogios No mesmo pronunciamento, Jurandir fez questão de elogiar parte da matéria que revelava o sofrimento da população com a poeira por causa das estradas de terra. “Eu achei interessante é que na mesma matéria, o jornal noticiou a realidade enfrentada pela população, principalmente dos alunos dentro do transporte escolar, que reclamam muito da poeira das estradas de terra. De certa forma, o jornal fez um comparativo de realidades e volto a frisar, esses problemas do município somente serão resolvidos, quase em sua totali dade, se aprovarmos esse empréstimo”, disse. Dívidas milionárias Após o pronunciamento sobre a necessidade de contra tar o empréstimo, o clima de pressão tomou conta dos vere adores. Fazendo contraponto à fala de Jurandir, o presidente da Câmara, Ted Saliba, disse que é imprudência a contrata ção de empréstimos milioná rios para asfaltamento de ruas. “Vamos avaliar esse projeto com muita cautela. Eu acredito ser mais prudente corrermos atrás de emendas parlamenta res com nossos deputados para o asfaltamento. Já aprovamos recentemente um empréstimo de R$10 milhões que come çará a ser pago em um ano e meio. Se aprovarmos esse de R$25 milhões, será um total de R$35 milhões em dívidas para serem pagas pelo pró ximo gestor”, afirmou Ted. Já o vereador Léo da Padaria, disse que os vereadores precisam chegar a um acordo sobre o tema e que o percentual do financiamento pode até ser reduzido, mas que emendas par lamentares não surtirão o efeito desejado pela comunidade. “Eu particularmente acre dito que ficaremos na mesma situação se dependermos de emendas. Um exemplo disso é a emenda de R$4 milhões des tinada e liberada pelo depu tado Diego Andrade para o asfaltamento da JK, que até hoje não saiu do papel”.

Na última semana, o prefeito Adônis Pereira encaminhou para a Câmara projeto de lei pedindo autorização para con tratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Fede ral, até o valor de R$25 milhões, dinheiro que será destinado para a execução de obras de infraestrutura urbana, pavi mentação de vias, além da aquisição de imóveis. Ansioso com a aprovação da matéria, o líder do prefeito, vereador Jurandir dos Santos, citou reportagem feita pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme sobre a poeira e falta de pavimentação de muitas ruas da cidade, a afirmou que “os problemas de Juatuba somente serão resolvidos após a apro vação do empréstimo”.

Página 5 Sábado, 13 de agosto de 2022

Na estreia, o time venceu o Sparta Futebol Clube, de Con tagem, pelo placar de 3x1. A partida de volta será neste sábado, 13, às 15h, no Estádio Municipal do Curumim. De acordo com a Liga Esportiva, o Perdidos Futebol Clube poderá perder até por 1x0, que se classifica para segunda fase do campeo nato. Passando para a pró xima rodada poderá ter como adversário outras gran des equipes, como o Campo lina, de Esmeraldas ou o São Francisco, de Pará de Minas. Juatuba está bem próxima de receber uma base descentrali zada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Isso porque foi aprovado por unanimidade na reunião da Câmara desta semana, o Projeto de Lei que autoriza o município a aderir ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste. De acordo com o pro jeto, a integração ao Consórcio custará mensalmente ao muni cípio R$0,65 centavos por habi tante, sendo que o restante das despesas para manutenção do serviço será de responsabili dade do Estado e da União. Com a aprovação, o municí pio vai receber duas ambulân cias, uma do tipo Unidade de Suporte Avançado e outra com suporte simples, cada uma tri pulada com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista. Inicialmente a Base será instalada no antigo Bata lhão da Polícia Militar, locali zado na entrada da cidade e, posteriormente será construída uma base definitiva, próxima à rodovia MG-050. Além de insu mos estão previstas também a entrega de equipamentos médi cos para as ambulâncias, unifor mes e equipamentos de Prote ção Individual para os profissionais e equipamentos de informática para a central e base descentralizada. Após ins talada, a base contará com médico de apoio e as ambulân cias poderão também atender outras cidades. Para a escolha do local de implantação da base foram leva das em consideração as estradas, acessos, rodovias e estradas rurais, o perfil epidemiológico do município e a futura instalação do Hospital Regional, que será cons truído com recursos da Vale. Um vídeo de jovens impro visando uma trave de futebol de madeira na quadra espor tiva de Francelinos viralizou esta semana. Na gravação, vários adolescentes aparecem fabricando uma trave com ripas de madeira, pregos e pedras, dentro da própria quadra. No fundo fica evi dente a falta de manutenção do espaço esportivo, que é apresentado com a tela de proteção da quadra arreben tada e enferrujada. Já no piso, os dispositivos de marcação não aparecem mais, a estru tura está irregular e há diver sas poças de água. No próprio vídeo, os jovens convidam o prefeito a visitar o espaço e solicitam que os internautas encaminhem o vídeo ao chefe do executivo. “Já que o Adônis não faz a gente mesmo faz. Encami nhem esse vídeo para ele, mostrando como se investe no esporte”, dizem os jovens em tom de deboche. A grava ção acabou rendendo críticas e cobranças para a manuten ção de outros espaços espor tivos da cidade. A prefeitura ainda não se manifestou acerca do assunto.

A secretaria de Saúde de Juatuba lançou o “Programa Saúde na Praça”, que vai dis ponibilizar atendimentos pre ventivos aos finais de semana na região central, em via pública e nas praças principais dos bairros do município. Segundo a Secretária de Saúde, Amélia Augusta, haverá atualização dos car tões de vacinação, atendi mento nutricional com afe rição de peso e altura, além de aferição de glicemia e pressão. “Além disso teremos atendimento médico, odon tológico, realização de testes rápidos, atividades físicas e orientação para outros pro gramas de saúde, como o controle do tabagismo e de saúde da família”, disse. O intuito, segundo a secretária, é atender quem não pode ir à unidade de saúde, ou trabalha durante a semana, facilitando o acesso dessas pessoas aos programas já desenvolvidos nos PSFs. Os mutirões ocor rerão uma vez por mês, durante um final de semana, e o cronograma ainda será divulgado pelas redes sociais da prefeitura.

O projeto de lei que propõe a certificação de utilidade pública para a Câmara de Diri gentes Lojistas de Juatuba foi aprovado por unanimidade esta semana. De acordo com o autor da proposta, vereador Ted Saliba, a demanda surgiu após um pedido da própria entidade, para garantir sua manutenção e funcionamento, além de pro porcionar o desenvolvimento de diversos projetos junto à comunidade e ao comércio. “É pública e notória a contri buição da CDL para o desen volvimento de nossa cidade. Conhecemos diversas entida des como esta que foram decla radas de utilidade pública. Vale ressaltar que a declaração faci lita os convênios com o poder público municipal, estadual e federal e garante a obtenção de benefícios, caso apresentem projetos de interesse público”, afirmou Ted. O Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrou em con tato com a presidente da CDL, para saber como ela recebeu a notícia da aprovação da matéria no início desta semana. De acordo com Nádya Amaral, a utilidade pública tem sido buscada pela direto ria da entidade há muitos anos, e com certeza ela vai facilitar a execução de proje tos sociais que estavam na gaveta, de forma a contribuir com a economia local e gera ção de emprego e renda. “Com a Utilidade Pública poderemos ampliar nosso leque de atuação e garantir novas parcerias tanto com o verno municipal, quanto com o estadual e federal. Basta nós fazermos a inscri ção no CAGEC. A titulação também vai permitir a redu ção e fácil dedução no nosso imposto de renda, além de gerar isenção de impostos municipais”, revela. Ainda segundo a presi dente da entidade, hoje a CDL conta com cerca de 130 associados, que geram em média uma arrecadação para a entidade de R$4 mil. Nádya pontua que as campanhas de premiação têm sido mais sim ples devido à baixa arrecada ção e que com o faturamento atual é quase impossível criar projetos sociais. “Hoje nós pagamos alu guel, porque não temos sede própria, fazemos também o pagamento de três colabora dores pela CLT e ainda temos que arcar as campanhas e todas as despesas com a manutenção da entidade. Passamos apertado, mas o grande sonho é entregar a entidade para o próximo pre sidente com, pelo menos, um terreno para a construção da nova sede”, pontua. Nádya finaliza dizendo que assim que a lei for sancionada pelo prefeito, a entidade entregará diversos projetos que proporcionem a geração de empregos para os jovens da cidade, através do “Jovem Aprendiz” e também a realiza ção de palestras e treinamen tos para os empresários do município, movimentando assim a economia local. “A CDL de Juatuba não é igual as de outros municí pios, fundamos a entidade recentemente e não temos sequer um veículo próprio. O objetivo é alavancar a enti dade com esse apoio do poder público”, finalizou.

e ressaltou que há quase 20 anos a Associação vem desen volvendo ações e atividades no local. “Fui ao encontro dos vereadores para me colocar à disposição para dar informa ções que por acaso eles des conheçam, antes de sair falando bobagens. Coloquei também à disposição todos os estudos técnicos que compõe o processo de criação da Uni dade de Conservação”. Mais proteção Recentemente, a vereadora Irene de Oliveira protocolou projeto de lei criando o Monu mento Natural da Serra do Elefante para proteger todo o conjunto ambiental, assegurar a prevenção e combate a incên dios e a proibição da caça. Se aprovada, a matéria vai assegu rar também a visitação, recrea ção, prática de esportes de montanha, práticas religiosas, educação ambiental e pesquisa científica em bases sustentáveis.

AASE critica exploração comercial e imobiliária na Serra do Elefante

Página 6 Sábado, 13 de agosto de 2022

A presidente da Associação Amigos da Serra do Elefante, Cleide Nilza Cândido, foi à Câmara esta semana pedir aos vereadores mais atenção com a preservação da Serra do Ele fante. Ele lembrou que a Serra é patrimônio cultural, paisa gístico e histórico do municí pio e também uma Unidade de Conservação. Militante e defensora da causa ambiental, Cleide afir mou que não deveria estar na Câmara sensibilizando parla mentares para a importância da Serra do Elefante, pois todos sabem o quanto ela é importante para todos. “Me causa estranheza que autorida des locais estejam indo para as redes sociais defender empre endimentos dentro da Unidade de Conservação, ao invés de defender a preservação do nosso bem natural”, disse. Cleide afirmou estar indig nada com “políticos afirmarem na internet que as pessoas não vão à Serra e nem a conhecem”

Presidente da CDL destaca importância da entidade ser declarada de Utilidade Pública

NILTON MARCELINO

O cantor Guilherme D'Marlon, que estará se apresentando no sábado, dia 27, no Arraiá da Cavalhada Feminina

O Espaço na Praça, que fica na Praça Benedito Valadares, 194, no centro de Mateus Leme, será reinaugurado, no sábado, dia 20, a partir das 20h30 e vai contar com show musical da Comunidade Batuque e a animação do DJ Fred. Os ingressos já estão à venda na Loja Marfim e Art Foto Digital. Uma boa pedida para o final de semana. Corra e adquira seu ingresso. AACF

Equipe do Real Leme, representante de Mateus Leme, no Campeonato Mineiro de Futebol Amador

Hosana e seu esposo Fabrício, aniversariante, no dia da comemoração Maria Salomé de Melo, com a Princesa da Cavalhada, Ana Clara Diniz e as Damas

A aniversariante Marilda Moraes (Nanda Burguer)

O jornalista Luiz Machado, com o ex-prefeito de Mateus Leme, Júlio Fares. Eles estavam na convenção estadual do Partido Progressista, prestigiando o discurso do Governador Romeu Zema

Marcos Antônio e seu sobrinho Luizinho

SOCIAis em mateus leme

O Festival Gastronômico, Cultura de Buteco 2022, edição Mateus Leme, teve início ontem, dia 12, no Bar Bambuzinho, que participou com o prato Surpresinha de Carne Seca; neste sábado, o Bar da Cida, apresenta, a partir das 17 horas, o prato Moranga Cremosa; já na quinta-feira, dia 18, é a vez do Minei ruchus Burger Bar, em Azurita, participar a partir das19 horas e com o prato Como Tudo Começou; na sexta-feira, dia 19, a partir das 19 horas, o Bar da Alana, em Serra Azu, apresenta o prato Tradição da Vovó; no dia 20, sábado, a partir das 18 horas, o Highway Park, no Bairro Mangabeiras, mostra o prato Mahalo; no domingo, dia 21, a partir das 17 horas, o evento estará no Bar das Amadas, com o prato Tudo Que o Mineiro Gosta; na quarta-feira, dia 24, a partir das 19 horas, no Bar do Nery (Homenagem Especial), prato Especial 50 anos; no dia 26, sexta-feira, a partir das 19 horas é a vez do Freedom, com o prato Sanduiche de Pão de Alho Caseiro, Contra Filé na Brasa e acompanhamentos; no dia 27, sábado, a partir das 11 horas, o Pesque e Pague Brava Gente, apresenta o prato Bolinho dos Sonhos; no domingo, dia 28, a partir de 17 horas, o Butiquim da Praça, apresenta o prato Conversa de Butiquim; na quinta -feira, dia 01 de setembro, no Kayros Restaurante, a partir das 19 horas, você pode copnferir o prato Salmão ao Luar; no dia 03 de setembro, sábado, é a vez do Garcia’s Bar, em Sítio Novo, a partir das 19 horas, apresentar o prato Mineirim Pra Lá De Bão; na terça-feira, dia 06 de setembro, véspera de feriado, a partir das 19 horas, o Bar Dona Marlene apresenta o prato Surpresa da Dona Marlene e na quarta-feira, dia 07 de setembro, a partir das 18 horas, Nanda Burguer, apresenta o prato Delícias da Nanda. Parabéns e sucesso aos participantes.

O tradicional Arraiá Pé de Serra da AACF será realizado no dia 20 de agosto, sábado, a partir das 19h30, na quadra espor tiva da Escola Estadual “Elias Salomão”, próximo ao Poliespor tivo de Mateus Leme. O ingresso individual custa R$5,00 e mesa com quatro lugares R$30,00. Marque presença.

ANIVERSÁRIOS Parabéns a todos os advogados neste “dia 11 de agosto”. E em comemoração à data, a subseção da OAB Mateus Leme ofereceu um “Café Especial” aos profissionais. Maria Aparecida de Melo Raposo, esposa de Antônio Carlos e mãe de João Carlos, André e Thiago, foi muito cumprimentada na quarta-feira, dia 10, data de seu niver. Parabéns e felicidades. Edmar Marinho, itaunense, esposo da bonita e elegante mateus-lemense Salma, hoje residentes na cidade de Goi ânia, fez aniversário no dia 10, quarta-feira. Desejamos tudo de bom ao Edmar e que essa data se repita por muitos anos. Felicidades.ÉdiadeFátima comemorou o aniversário na quinta-feira, dia 11. Parabéns e felicidades. O simpático Thiago Gaudêncio mudou de idade também na quinta-feira, dia 11. Desejamos todo sucesso do mundo a você, Thiago. Que Deus te abençoe sempre. Felicidades. ESPAÇO NA PRAÇA

Página 7 Sábado, 13 de agosto de 2022

CULTURA DE BUTECO

Página 8 Sábado, 13 de agosto de 2022

A Campanha de vacinação contra a Poliomielite e Multiva cinação 2022 começou no início dessa semana em Juatuba e Mateus Leme e prosseguirá até o dia 9 de setembro. Os objeti vos são a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evi tando surtos, hospitalizações, sequelas, reabilitação e possí veis óbitos. O Ministério da Saúde pretende mobilizar mais de 40 mil postos em todo o país até o final da campanha. A imu nização contra a Poliomielite pretende alcançar cobertura vacinal igual ou superior a 95% na faixa etária de um a menores de cinco anos. Em relação a de Multivacinação, a expectativa é de reduzir o número de não vacinados de crianças e ado lescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vaci nais conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Ambas imunizações poderão ser feitas em qualquer unidade de saúde nos dois municípios, mediante apresentação do car tão de vacinas para conferência e atualização. Além da campa nha de Multivacinação para crianças e adolescentes com quase 20 tipos de vacinas do PNI, a de Poliomielite contem plará o esquema básico no combate à doença, que preco niza três doses injetáveis (aos 2, 4 e 6 meses de vida, além de reforço com a vacina oral aos 15 meses e aos 4 anos). A campanha contemplará com a vacina oral todas as crian ças com idade entre um a meno res de cinco anos, independente do histórico vacinal, desde que já tenham recebido as três doses da vacina injetável contra a pólio. A expectativa do MS para esta faixa de público no país é de 14,3 milhões de pessoas. O Dia D da campanha será em 20 de agosto, das 8h às 16h.

Pacientes do Sistema Único de Saúde de Juatuba com sus peita de câncer, podem ter em breve o direito à realização de exames no prazo máximo de 30 dias. É o que diz o Projeto de Lei protocolado nesta semana no legislativo. A proposta determina que o limite de até 30 dias valerá para os exames necessários nos casos em que a neoplasia maligna, termo médico que se refere aos tumores malignos, seja a principal hipótese do médico. O projeto seguiu para as comissões de Legislação, Justiça e Redação e, se aprovado, a lei deverá entrar em vigor 180 dias após a Segundopublicação.TedSaliba, autor do projeto, a Lei 12.732/2012 já estipula o início do trata mento pelo SUS em no máximo de 60 dias, a partir do diagnós tico do câncer e o objetivo deste projeto é acelerar ainda mais o acesso ao tratamento, diminuindo a morosidade na execução dos primeiros exa mes que comprovam a hipó tese“Casosdiagnóstica.mais avançados, mesmo que submetidos ao melhor e mais caro trata mento disponível, têm chance muito menor de cura ou de longa sobrevida, quando comparados aos casos detectados e tratados ainda no início. Em resumo, o momento da detecção do câncer impacta decisivamente a sua letali dade, ou seja, o percentual de pessoas acometidas que vêm a falecer por causa da doença. Portanto, a medida vai redu zir a quantidade de pessoas que falecem em função do câncer, sem interferir na inci dência das neoplasias malig nas”, explica Ted.

Assistência Social começa a oferecer aulas de “Lian Gong”

POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO 2022

Campanha do Ministério da Saúde foi iniciada em Juatuba e Mateus Leme

A Secretaria de Desenvol vimento Socioeconômico e Cultura de Mateus Leme, lançou a Exposição Itine rante “Hoje tem festa no meio do caminho”, de Car los Drummond de Andrade. A amostra conta com vídeos, sarau poético e apresenta ção de banners com trechos das obras do autor. As esco las interessadas podem fazer o agendamento de visitas pelo (31) 3535-3902 ou pelo e-mail: mateusleme.mg.gov.brbiblioteca@ Biblioteca Pública recebe exposição de Carlos Drummond de Andrade

Projeto assegura a pacientes do SUS exame para diagnóstico de câncer em até 30 dias O Diversão em Cena Arce lorMittal apresenta neste sábado, 13, o espetáculo “Berenice e Soriano”, às 16h, na Praça Benedito Valadares em Mateus Leme. A apresen tação é gratuita e liberada para todos os públicos. Berenice, uma menina doce e de grande imaginação, tem um sabiá chamado Soriano. Um dia, o passari nho foge e Berenice começa uma busca incessante para encontrá-lo. Acompanhada de Rosa, sua boneca de pano, a garota inicia uma aventura passando por lugares inima gináveis. Ao decorrer da his tória, elas são surpreendidas por diversos personagens do cancioneiro popular brasi leiro e, junto ao público, passam a conhecer diversas cantigas de roda. O texto da escritora Manuela Dias, com direção de Fernanda Vianna, promete encantar crianças e adultos de todas as idades, acompa nhado de um rico repertório musical executado pelo elenco, criando um espetáculo infantil que une teatro, dança e música. No mesmo dia da apresentação haverá oficina de arte e empre endedorismo, com a artista Rose Campos, e logo após o teatro, um bate papo com o elenco da peça.

A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde de Jua tuba está oferecendo aulas de Lian Gong, que é uma ginástica terapêutica que não tem impacto, previne e trata problemas articulares e musculares. A prática tam bém ajuda na reabilitação, promove emagrecimento, força, flexibilidade, coorde nação, equilíbrio, trata ansiedade, depressão e age como complemento da fisio terapia, além de melhorar a qualidade de vida. As aulas estão sendo ofere cidas todas as quartas e sextas -feiras, às 8h, no Poliesportivo, com a educadora física Jeane. As inscrições podem ser reali zadas no local, no momento das aulas. As aulas também estão sendo oferecidas na quadra, próximo à UBS Fran celinos, toda terça às 07h30; na UBS Samambaia, terças às 9h e na UBS Boa Vista, quinta às 8h e às 10h.

Praça Benedito Valadares recebe musical infantil “Berenice e Soriano”

Texto da escritora Manuela Dias, com direção de Fernanda Vianna, promete encantar crianças e adultos

Página 9 Sábado, 13 de agosto de 2022

Página 10 Sábado, 13 de agosto de 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.