Jornal de Juatuba e Mateus Leme - ED.674(03.09.2022)

Page 1

15 DE SETEMBRO DE 2018 - EDIÇÃO 480 - R$1,00 03 DE SETEMBRO DE 2022 - EDIÇÃO 67410 ANOS JORNALDEJUATUBAEMATEUSLEME MORADORES DA “OCUPAÇÃO DE SANTA FÉ” COBRAM PROMESSAS FEITAS POR ADÔNIS NA ÉPOCA DE ELEIÇÃO ESCOLA ELZA: PROBLEMA QUE SE ARRASTA HÁ NOVE ANOS Entrevista com os candidatos a deputadoANDRÉROCHA dediscutemdeLiderançasJuatubaplanorecuperaçãodaVale Fotografias de estãojuatubenseartistaemcartaznoSescSP Comitê Regional do GustavoEstadualDeputadoMitreéinaugurado MATEUS-LEMENSES COLOCAM FAIXAS PARA RECLAMAR DE VIAS PRECÁRIAS NOS BAIRROS Prefeitura de Mateus Leme abreparaconcursoáreadasaúde PÁGINA 2 PÁGINA 3 PÁGINA 3 PÁGINA 4 PÁGINA 5 JOVENS DE JUATUBA DISPUTAM A 17ª EDIÇÃO DA COPA MINAS DE VÔLEI MASCULINO Farmacinha não tem remédios e UPA está lotada MATEUS LEME

O jornalista mineiro André Rocha lançou sua candidatura a Deputado Estadual pelo Patriota. André tem 36 anos e conhece bem os problemas da região metropolitana de Belo Horizonte. Durante 14 anos, ele trabalhou na TV Record e, nos últimos quatro anos, foi apresentador do MG Record, o jornal de maior audiência da emissora. No programa, que é tradicional e bem conhecido nos lares mineiros, André levava para a TV as questões e os problemas da população e dos municípios, emitindo sua opinião e cobrando as solu ções necessárias. A cobertura diária da rotina das cidades colocou André frente a frente com as dificul dades da região metropoli tana. Ele andou de metrô lotado, esteve em ônibus em mal estado de conservação, presenciou a falta de atendi mento adequado em UPA’s lotadas e conheceu bairros onde não existe saneamento básico e condições adequa das de segurança. Além de tudo o que viu, André Rocha ouviu os relatos da popula ção, que apontava quais eram os problemas e como era urgente resolvê-los. Usou o seu espaço na TV e se colocou como porta voz do cidadão. Foram 14 anos mostrando os problemas da cidade, ouvindo o povo, cobrando soluções dos responsáveis e construindo uma base de conhecimento e informação, essencial para colocar em prática o projeto de concorrer a uma vaga de Depu tado Estadual pelo Patriota. Ser porta voz do povo é o objetivo principal do jornalista André Rocha, e, na Assembleia Legis lativa, ele quer lutar para, finalmente, resolver os pro blemas que, há 14 anos, ele só foi capaz de mostrar. Ligação com Juatuba Segundo o jornalista, ele possui uma ligação especial com Juatuba. André morou na cidade por pouco mais de um ano e sua mãe, Rosely da Rocha, foi Secretária Munici pal de Obras do município. A mãe e a irmã de André, Alice Cecília, são moradoras de Jua tuba. A lembrança da época em que viveu na cidade, a experiência de sua mãe na administração municipal e as visitas para os almoços de domingo em família dão para o candidato André Rocha um amplo panorama das necessi dades e dos problemas que precisam ser solucionados.

André - Precisamos resol ver, de uma vez por todas, a questão do transporte público. A população tem que ser o foco. Temos que lutar por uma verdadeira integração da região metropolitana, inclu sive com trens urbanos.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme tentou contato com a prefeitura para saber sobre os recursos destinados à Saúde do município, mas não conseguiu contato até o fechamento desta edição.

JML- Vivemos um momento conturbado na política brasileira, com uma forte polarização em nível federal. Como você vê o cenário político no que diz respeito às eleições para presidente? Analistas políti cos preveem que as eleições 2022 terão uma tempera tura mais alta, por causa do acirramento das paixões ideológicas. Qual é sua aná lise acerca disso? André - Precisamos mudar o país. Precisamos lutar pela população que é a verda deira autoridade. Eu me pro ponho sempre ser concilia dor. O que importa é mudar a vida das pessoas.

André - Eu apoio o gover nador Romeu Zema. Ele fez uma excelente gestão e tirou o estado do buraco. Eu me proponho a ser um depu tado que vai lutar na Assem bleia para que as pautas de interesse da população sejam votadas e não de inte resse dos políticos.

André - Eu defendo que todos os candidatos possam competir de igual para igual e não somente os mais ricos. Por isso, precisamos de novas maneiras de deixar a eleição mais igual.

André - Estou trabalhando desde março, organizando a campanha e os objetivos. Eu sempre tive um sonho de trans formação da sociedade, por isso, pela primeira vez, decidi ser candidato. Vamos ter uma campanha forte em Juatuba e Mateus Leme. Cidades que conheço bem e sei dos proble mas. Inclusive minha mãe e minha irmã moram em Jua tuba. Tenho apoio de muitas lideranças na cidade e sei o que precisa ser feito.

Farmacinha não tem remédios e UPA está lotada MATEUS LEME

JML- Qual é sua avaliação dos governos do estado, de Romeu Zema e do planalto, de Bolsonaro? Com quem irá caminhar? E para o Senado, qual candidato irá apoiar?

A verba também já foi garan tida pela Vale. Agora é só colo car em Tambémprática.quero propor a melhoria das condições de infraestrutura e saneamento básico em todo estado, nas regiões onde for necessário; além disso, melhorar a infra estrutura das escolas e as con dições de trabalho dos profes sores e funcionários da educação básica e fundamen tal e na Saúde vamos propor a melhoria dos locais de aten dimento médico nas Unidades de Saúde Básica.

ENTREVISTA COM OS CANDIDATOS - JUATUBA E MATEUS LEME

André- As urnas eletrônicas são confiáveis e a vontade do povo deve ser respeitada.

JML- Vamos falar do fundo partidário. Usar ou não usar? No seu caso, como ele será distribuído por seu par tido em Minas Gerais?

JML- Mais especificamente de Bolsonaro, como você avalia as críticas que ele faz do processo eleitoral ao colocar em dúvida a con fiança nas urnas eletrônicas?

JML- De forma sucinta, quais serão os destaques da sua atuação na região e quais suas propostas direcionadas para Juatuba e Mateus Leme? André - A população pre cisa de mais representação na Assembleia. Fiquei 14 anos como jornalista da Record e conheço os problemas da região metropolitana. Entre outras demandas, vou lutar para que o hospital regional, em Juatuba, saia do papel. No local já existe a obra abando nada às margens da BR-262.

Página 2 Sábado, 03 de setembro de 2022Página 2 Av. Getúlio vArGAs, 528 - Centro MAteus leMe - (31) 3615 - 4400 Em Juatuba: comercial@jornaldejuatuba.com.br Mateus Leme: comercial@jornaldemateusleme.com.br CNPJ: 10.573.759/0001-17 - Filiado ao SINDIJORI Artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Jornal e são de responsabilidade dos autores. FALE COM O JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME (31) 99513-8215

JML- A sua campanha contará com uma dobradi nha com algum candidato a deputado (a) federal nos municípios?André - Estamos conver sando com candidatos que são parecidos com a gente e querem a mudança.

JML- Como jornalista, você presenciou e acompa nhou diversos problemas apontados pela população. Quais foram os problemas que mais indignaram e te levaram à candidatura a deputado? Quais as suas principais propostas para resolver esses gargalos no estado de Minas Gerais?

Ainda de acordo com o jor nalista, as cidades de Juatuba e Mateus Leme têm lugar garan tido na área de atuação onde ele propõe trabalhar por mudanças positivas. As pro postas de campanha, assim

Jornalista iniciou a pré-campanha há 14 anos, ouvindo de perto as dores da população de Belo Horizonte e região metropolitana como os apoiadores, através do movimento “Juntos por Minas”, tem o foco da transformação e da busca de soluções que vão promover a mudança e a melhoria da qualidade de vida da população de Belo Hori zonte e região. JML- Como estão suas ati vidades como candidato a Deputado Estadual? Qual é a grande motivação para dis putar o pleito? Como será a campanha em Juatuba e Mateus Leme? As alianças já foram costuradas no muni cípio e na região?

André Rocha quer vaga na Assembleia para ser “o deputado de Juatuba”

Se o poeirão tem prejudi cado a população, assim como na infraestrutura, tam bém sobram críticas na Saúde. De acordo com diversos usu ários do SUS, nesta época, as doenças respiratórias se agra vam e um dos males mais comuns é a Asma, doença crônica que acomete as vias respiratórias, especialmente os brônquios, que são os canais por onde o ar passa até chegar nos pulmões, fazendo com que fiquem inflamadas, inchadas e produzam muco ou secreção extra. Isso pode causar dificuldade para respi rar, tosse e falta de ar. Pacientes ouvidos pela reportagem relatam que quando se dirigem à UPA em busca de tratamento, quase sempre a unidade de saúde está lotada. “Os atendimentos demoram em média de quatro a cinco horas ou em algumas ocasiões os pacientes espe ram até 24horas para serem atendidos. Os usuários recla mam que faltam profissionais. Outro fato denunciado ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, por um morador do bairro Paraíso, é a falta de medicamentos na farmácia básica popular. “É um absurdo nessa época quando mais a população tem doenças res piratórias, faltar medicamen tos simples como dipirona e até amoxicilina”, disse. O morador explica que para tudo tem dinheiro, menos para a saúde. “Dinheiro para festa tem, para fazer pracinha tem e até para farra. Só não tem para a Saúde. Cadê os recursos milionários recebi dos em 2021? Todo mês é divulgado que há milhões para a Saúde, mas cadê esse dinheiro”, questiona.

de alunos

O Plano de Recuperação Socioambiental, elaborado pela empresa Arcadis, contra tada pela mineradora Vale, após o desastre do rompi mento da barragem de Cór rego do Feijão, tem exigido atenção das Assessorias Técni cas Independentes e das pes soas atingidas em cidades vizi nhas à Brumadinho. Mais de 150 moradores ribeirinhos ao Paraopeba têm discutido o plano contratado pela empresa. O Plano de Recuperação Socioambiental é uma deter minação da Justiça à Vale, que deverá responder no docu mento quais as medidas e ações serão adotadas pela mineradora para a recuperação do meio ambiente. Outro tema em discussão com as lideranças, são os Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico que têm o objetivo de identi ficar os riscos potenciais à saúde humana e ao meio ambiente devido à presença do rejeito no solo e nas águas do Rio Paraopeba, além de defi nir estratégias de intervenção para os territórios atingidos.

Página 3 Sábado, 03 de setembro de 2022

Já se passaram 10 anos desde o primeiro imbróglio envol vendo a falta de local para fun cionamento da Escola Elza e até hoje os alunos são tratados “como bolinhas de pingue -pongue, jogadas de um lado para o outro, ao bel prazer do prefeito”. A situação dos estu dantes acabou revoltando os pais que tiveram que se con tentar com a instalação deles novamente no prédio da antiga faculdade J Andrade. Esta semana, um leitor do Jornal de Juatuba e Mateus Leme encaminhou à reporta gem um vídeo, fazendo duras críticas ao prefeito pela “irres ponsabilidade com a educação de Juatuba”. De acordo com o cidadão, o prefeito errou feio ao começar obras na escola após o início das aulas e sem um cronograma específico para prejudicar menos as crianças. “São 10 anos que essas crianças são jogadas de um lado para o outro e ninguém até hoje teve a competência para resolver de vez essa situação. Eu gostaria de questionar o senhor prefeito porque essas intervenções não foram realizadas no período do recesso escolar”, questionou. Outra mãe de aluno afirmou que diversas crianças que já estavam se habituando com o ambiente escolar tiveram que enfrentar novamente a mudança de local. “É muita desorganização, isso com cer teza influencia no aprendi zado. Um local fixo é necessário para a habituação e até o desen volvimento escolar”, pontuou.

Os moradores que moram às margens da BR-262, em Juatuba, ficaram surpresos com um “adesivaço” e gritos em alto falante na rodovia no início desta semana.

Atenção das pessoas atingidas Com fases previstas para os 29 municípios, os estudos devem convidar as pessoas atingidas para conhecer as ati vidades realizadas. Porém, o desenvolvimento dos estudos e a elaboração do Plano Arcadis ainda geram receio entre as lideranças. “O que me deixa preocupado é o vínculo des sas empresas com a Vale, por que pode acontecer manipu lação de informações. Será que nós estaremos sendo realmente representados por elas que estarão levantando

Já as Assessorias Técnicas Independentes garantem que têm buscado uma metodologia que garanta a informação qua lificada entre as comunidades atingidas sobre a execução dos estudos. Para isso, a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social consolidou coletivos formados pelos Agentes Multi plicadores nas duas regiões para aprofundar o debate. “A partir desses coletivos, as próximas reuniões servi rão para aprofundar assuntos para que a população atin gida consiga ter o entendi mento destes processos que se relacionam aos temas da reparação socioambiental”, explicou a técnica da Aedas.

das “obras eternas na escola Elza de Oliveira” Lideranças de Juatuba discutem plano de recuperação da Vale Cleitinho faz campanha para o Senado na BR-262 com “adesivaço” e alto-falante Prefeitura de Mateus Leme abre concurso para área da saúde Oportunidades são para os cargos de agente comunitário de saúde e de combate a endemias

toda essa questão de repara ção e dos riscos”, questionou Washington Moreira, da Asso ciação de Moradores de São José do Paraopeba.

A Prefeitura de Mateus Leme divulgou concurso público para preencher 41 vagas na Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições têm início nesta segunda-feira, 05, e vão até o dia 4 de outubro. Serão 39 vagas para agente comunitário de saúde e duas para agente de combate a endemias. O salário para ambos os cargos é de R$ 2.424,00, para uma jornada de trabalho de 40 horas sema nais. Para concorrer a uma das vagas o candidato pre cisa ter ensino médio com pleto, além de ser maior de 18 anos, brasileiro e estar em dia com a justiça eleitoral e militar, no caso de candida tos do sexo masculino. Os interessados devem rea lizar a inscrição no site do IBGP Concursos e o valor da taxa de inscrição é R$50. Os candidatos podem contar com apoio da prefeitura para realizar a inscrição, caso não tenham acesso à internet. Nesse caso, serão disponibi lizados, computador e impressora para o preenchi mento da ficha e impressão dos documentos. Etapas O concurso será realizado em apenas uma etapa com posta por prova objetiva de múltipla escolha e de caráter eliminatório e classificatório. A prova contará com ques tões de português, informá tica básica, conhecimentos gerais, saúde pública e conhecimentos específicos. Os candidatos ainda serão submetidos a um teste de aptidão física, conforme consta em edital. O prazo de validade do concurso é de dois anos e pode ser prorro gado por uma única vez, pelo mesmo período.

Desde 2013, cerca de um ano depois da inauguração da escola Elza de Oliveira Saraiva, as instalações da unidade edu cacional foram interditadas, quando laudos do Corpo de Bombeiros apontaram irregu laridades na obra, dentre elas, fragilidade estrutural, trincas, infiltração, além da falta de projeto de incêndio. Com a interdição, a escola passou a funcionar no prédio da antiga faculdade J. Andrade, mas sem estrutura adequada para atender cerca de 350 alunos, do 1° ao 5° ano. A falta de sede da escola fez com que em 2014, os alunos fossem transferidos para o pavimento térreo do prédio do Legislativo e, em 2020, a Justiça autorizou a retomada do uso do espaço, desde que fossem feitas intervenções, porém o Executivo optou por não utilizar mais o local para as atividades escolares. Em 2021, com o fecha mento do Nesc, a prefeitura definiu que o local seria o mais adequado para receber os profissionais e alunos da escola Elza. O imóvel que era particular foi adquirido pelo município, pelo valor de R$1,3 milhão. Os alunos até chegaram a estudar no Nesc, mas tiveram que sair da escola novamente, após o prefeito anunciar que faria intervenções no espaço. “10 anos irresponsabilidade”de

“Eternas obras” O vídeo gravado por popula res mostra que a prefeitura de Juatuba iniciou obras de amplia ção na sede definitiva da Escola Elza de Oliveira Saraiva, no antigo Nesc, mas ainda não infor mou à população quando as intervenções serão concluídas. Na gravação, o cidadão pontua que as obras estão sendo vistas pela população como “eternas e de difícil conclusão”. O Jornal de Juatuba e Mateus Leme não conseguiu contato com a Secretaria de Educação até o fechamento desta edição.

Pais reclamam

O candidato ao senado por Minas, Clei tinho Azevedo (PSC), escolheu a rodovia, conhecida por ser perigosa e movimen tada, para fazer movimento político.

Cleitinho ficou no acostamento da via próximo a um redutor de veloci dade para chamar motoristas que pas savam, momento em que gritava pala vras de ordem em um alto falante e distribuía adesivos. Os condutores que paravam no local recebiam panfleto e um cami nhoneiro deixou o candidato entrar na boleia; outro condutor de uma caminhonete permitiu até que Cleiti nho subisse na carroceria.

Página 4 Sábado, 03 de setembro de 2022Página 4

Entre os trabalhos de video arte, que são os mais raros pro duzidos por Eustáquio, será exibido Post No Bill (2009), em que o cotidiano marcado pelo trânsito e vaivém incessante de pedestres nas ruas de Lagos, na Nigéria, mistura-se com a arte jovem encontrada na favela de Bariga, no subúrbio da cidade.

O artista Juatubense Nascido em Juatuba em 1955, José Eustáquio Neves de Paula, ou Eustáquio Neves, como o artista é conhecido dentro e fora do país, propõe reflexões sobre escravidão e racismo em suas imagens. A formação de Eustáquio como técnico de química indus trial contribuiu para um pro

Será aberta ao público a par tir do próximo dia 6, no Sesc Ipiranga, em São Paulo, a expo sição Outros Navios: Fotogra fias de Eustáquio Neves, que é composta de 70 obras, entre fotografias e vídeos, além de uma seleção ampla de materiais utilizados pelo artista em suas criações de caráter analógico. Com curadoria de Eder Chio detto, a mostra reúne séries do início dos anos 1990, como Objetificação do Corpo (1994), séries inéditas como as Foto pinturas, com obras realizadas em 2022, assim como Outros Navios, série em andamento e que dá nome à exposição. Alguns desses trabalhos serão mostrados pela primeira vez. Segundo o curador, “é importante que as séries de Eustáquio Neves, que têm uma média de 12 imagens, cada uma, sejam vistas intei ras e nas escalas pensadas pelo artista, pois elas são como poemas em que todas as ‘frases’ são importantes para nos levar ao centro da poética e do gesto político do artista”.

estão em cartaz no Sesc São Paulo

cesso de interferência sobre os negativos de fotografias no laboratório, resultando em obras que apresentam diferen tes camadas visuais e narrativas. Descendente direto de pes soas negras escravizadas, pre miado e reconhecido interna cionalmente, Eustáquio Neves costura passado e presente em obras que borram fronteiras entre tempo e espaço.

Essa obra será exibida pela pri meira vez, em três telas simul tâneas, no Sesc Ipiranga. A mostra será exibida até o dia 26 de fevereiro de 2023, de terça a sexta, das 9h às 21h30, aos sábados, das 10h às 21h30 e aos domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Frente fria: mínima nos municípios será de 8°C até final de semana

Uma frente fria chegou com tudo esta semana nas cidades da Região Metropo litana de Belo Horizonte. Conforme levantamento do Instituto Nacional de Mete orologia, as mínimas vão oscilar entre 5ºC e 9°C até o final de semana. Mateus Leme vai registrar mínima de 8ºC e máxima de 25ºC; já Juatuba, mínima de 8ºC e máxima de 24ºC. Con forme a Defesa Civil de Belo Horizonte, os cidadãos que desejarem podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempesta des, vendavais, alagamen tos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS devem enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Fotografias de artista juatubense

Mostra reúne séries fotográficas consagradas e inéditas de autoria de Eustáquio Neves, além de uma seleção de obras de videoarte

Comitê Regional do Deputado Gustavo Mitre é inaugurado com a presença de políticos e apoiadores mateus-lemenses

O candidato a deputado esta dual Gustavo Mitre (PSB) inau gurou seu comitê regional na noite de quinta-feira (1) reu nindo um grande número de apoiadores e políticos de várias cores partidárias, como vereado res de Itaúna e de outras cidades, prefeitos da região e, até, do sul de Minas, e postulantes à Câmara Federal, como Fabiano Tolentino (PSC), Igor Timo (PODEMOS), Marcinho Hakuna (Avante) e Osmando Pereira (União Brasil). De Mateus Leme, participou da inauguração, o prefeito Dr. Renilton Coelho (Republica nos), o vereador José Ronaldo (Republicanos) e o presidente da Câmara, Wellington Batata (Avante). Marcaram presença também o secretário de espor tes, Cristiano Oliveira, ex -vereadores e lideranças de entidades do município. Chefes do executivo de várias

cidades mineiras estiveram pre sentes ou encaminharam men sagens de vídeo com destaque para o trabalho do deputado que busca a reeleição para o segundo mandado. Também o governador Romeu Zema (NOVO) gravou vídeo onde cumprimenta seu ex-líder na Assembleia Legislativa, ressal tando seu caráter político e capacidade como parlamentar.

Precisamos regularizar para que possamos pagar os impos tos, nós só queremos digni dade, da forma que eles estão fazendo, a gente passa como desonesto, sem ser”, pontua.

O aposentado conta também que, em janeiro de 2021, o pre feito Adônis Pereira esteve na comunidade prometendo ajudar as famílias da ocupação, mas desde aquela época não retor nou ao local. ”Ele veio aqui, pegou nossos votos e sumiu”. Em entrevista à reportagem, o presidente da Câmara, Ted Saliba, afirmou que tem aju dado a comunidade como pode, inclusive oferecendo par cerias e atendimentos de saúde e até na assistência social. “A situação da Ocupação de Santa Fé é bem complicada, inclusive tem alguns moradores vivendo debaixo de lona e em situações precárias. Eles querem uma documentação e que che gue água e luz no local. Nós aprovamos o Plano Diretor recentemente, para que essas ocupações possam fazer a regularização fundiária, mas parece que o poder executivo está fazendo este trabalho por etapas”, diz Ted. Segundo Ted, a situação da Santa Fé diverge das outras ocu pações da cidade, pois o terreno localizado no bairro Eldorado era da empresa Walcar Terrapla nagem Ltda, que moveu diversas ações de reintegração de posse contra os ocupantes, o que segundo ele, impede o poder público de realizar intervenções urbanísticas até que seja resol vida a pendência judicial. “Quem prometeu solucionar o problema sem que houvesse uma definição da justiça foi irres ponsável, pois não é tão simples chegar para os moradores e falar que vai colocar água e luz, sendo que ainda existe uma guerra jurí dica. Tem que ser uma questão discutida e pensada, pois já exis tem no local, pessoas instaladas há vários anos, inclusive com crianças, idosos e cadeirantes.

Página 5 Sábado, 03 de setembro de 2022

Os moradores da “Ocupação de Santa Fé” acionaram a repor tagem para denunciar a falta de infraestrutura básica, como água encanada, esgoto, iluminação e pelo menos um calçamento ou pavimentação das vias. Os inte grantes do movimento explicam que a área foi ocupada pelos pró prios moradores, que abriram ruas, construíram casas e até liga ram redes de energia de comuni dades vizinhas, até que a regula rização urbana seja realizada. De acordo com o aposentado José Vieira, há algum tempo, a comunidade vem reunindo e solicitando ajuda ao poder público, mas até o momento, não houve qualquer apoio da prefeitura. “Já realizamos diver sas reuniões, inclusive na Câmara, e foi falado que iriam fazer a regularização fundiária para que a gente pudesse entrar com a ação de posse definitiva.

Outro lado Em nota, a Prefeitura de Jua tuba informou que “a área é par ticular, sendo de responsabili dade do proprietário do loteamento realizar as interven ções solicitadas”. Quanto à pro messa do prefeito, a prefeitura afirma que “não existe nenhum documento oficial que comprove o compromisso do executivo quanto à realização das interven ções”. A nota afirmou também que a Copasa havia feito um com promisso de instalar uma caixa d’água próxima ao local, mas que ainda não foi providenciada. Situação da cidade Juatuba tem diversas ocupa ções que não podem receber ações de infraestrutura, energia e água do poder público. Além da ocupação de Santa Fé, exis tem várias situações parecidas, dentre elas a da “Xeripita”, no bairro Eldorado e a da Avenida Minas Gerais, conhecida como “Vilinha”, no bairro Satélite. As comunidades somente poderão receber obras de infraestrutura, implantação de sistemas de saneamento básico, ligações de água e ener gia, além de regularizações de escrituras e posses dos lotea mentos, se for concretizada a regularização fundiária deter minada no Plano Diretor.

Vamos buscar uma solução junto ao executivo para dar dignidade a essas pessoas”, completou.

Moradores da “Ocupação de Santa Fé” cobram promessas do prefeito em época de eleição

Animado com o grande público presente o deputado Mitre falou de suas conquistas nesse mandato e das propostas para melhor atender Itaúna e região numa eventual reelei ção.

Agradeceu o compareci mento das pessoas no evento, apoios antigos e recentes e destacou a participação de sua família, com uma fala especial à sua mulher Natália Corradi, que o acompanha e que muitas vezes não pode contar com sua presença física devido aos inú meros compromissos. O Comitê Regional do depu tado Gustavo Mitre está insta lado na avenida Jove Soares, 1.217, no centro de Itaúna.

Com a participação de atletas de cinco categorias, o Minas Tênis Clube recebe a 17ª edi ção da Copa Minas de Vôlei Masculino. Nesta sexta, a com petição foi disputada pelo sub15, e segue até o próximo domingo (04). Os times Minas Tênis e Minas Náutico estão competindo contra o Olym pico Club, AVP Paraná, Acade mia do Vôlei/Monte Carmelo, Centro Olímpico, Sada Cru zeiro e Prefeitura de Juatuba. Já a Copa Minas Sub-17, que ocorre também neste final de semana terá a participação do Minas Tênis, Minas Náutico, Olympico Club, Prefeitura de Juatuba, Academia do Vôlei, Sada Cruzeiro, Centro Olím pico e AVP Paraná. No Sub-19, o Minas enfrentará Grajaú Country Clube, Academia do Vôlei, Olympico Club, Sada Cruzeiro, Prefeitura de Itapa gipe, Prefeitura de Juatuba e Beagá Esportes. Todas as com petições serão na Areninha do Minas Tênis Clube. Encerramento Já disputa do Pré-Mirim com a categoria Sub-16 e também do Sub-19, será entre os dias 16 e 18 de setembro. O time da Prefei tura de Juatuba, o Usipa, a Academia do Vôlei, Beagá Esportes, Prefeitura de Itapa gipe, Sada Cruzeiro, Olym pico Club e Grajaú Country Club participarão ao lado das equipes do Minas Tênis e Minas Náutico. A cobertura e os resultados da 17ª edição da Copa Minas serão dispo nibilizados no site oficial e redes sociais do Clube.

Jovens de Juatuba disputam a 17ª edição da Copa Minas de Vôlei

sas reclamações feitas por internautas, que sofrem com a intensa poeira na cidade, nesta época do ano. Diversas pessoas compartilharam a foto, o vídeo e criticaram a administração que se auto intitula “top das galáxias”.

Página 6 Sábado, 03 de setembro de 2022

Uma faixa estampando a insatisfação dos moradores do Jardim Serra Azul chamou atenção esta semana. Nela, eles cobram o prefeito, dizendo que “precisam urgente de esgoto e asfalto”. A mensagem de outra faixa, desta vez no bairro Jardim de Alá, reclama da falta de infra estrutura. “O bairro Jardim de Alá não aguenta mais tanto buraco nas ruas, poeira e doenças respiratórias, Dr. Renilton”, diz faixa. Os moradores de vários bairros estão indignados com a falta de intervenções da administração para melhorar a cidade. Para eles, as obras que administração municipal anuncia constantemente nas redes nunca chega. “As crian ças e idosos estão adoecendo constantemente devido à intensa poeira”, queixam. “Nós somos mateus-lemen ses, precisamos de atenção. Eu fui correndo com minha criança para a UPA por causa de doenças respiratórias. Pre cisamos de asfalto e ilumina ção pública. Aqui não tem como, é só terra, nos ajude”, disse um cidadão através de vídeo que pode ser conferido no endereço: watch/ffKD2plRgS/.https://fb.Asfaixasendossamasdiver

Mateus-lemenses colocam faixas para reclamar de vias precárias nos bairros

O Cléber Júnior ao lado de Vinícius Agroleme, no Cultura de Buteco, bar do Nery . (FOTO Sarney)

cantor

ANIVERSÁRIOS

Aparecida, da Cidade de Itaúna, com este colunista. Ela foi jurada no Cultura de Buteco, no Bar do Nery

Leda Silveira e Silva (Uma dama, um exemplo, uma lenda viva), com a Vereadora Irene Oliveira, em solenidade de cultura, na Casa de Cássia, em Mateus Leme

Página 7 Sábado, 03 de setembro de 2022

NILTON MARCELINO

JUATUBA

QUINTA POÉTICA A quinta edição Pizza com Letras, Quinta Poética, será no dia 15, a partir das 19 horas, na Pizzaria A Moda Mineira e será em homenagem especial à escritora Cida Rios. Participe, declame, leia, leve e troque livros. A Pizzaria A Moda Mineira é um espaço aconchegante e com pizzas saborosas, feitas pelas mãos do Hugo e fica na Rua Joaquim Aguiar, no centro de Mateus Leme. Vale conferir.

ESPORTE

O cantor Marcello Melo também fez aniversário, no dia 31, quarta-feira. Felicidades sempre. O advogado Lucas Aurélio Bandeira, aniversariou na quinta-feira, dia primeiro de setembro. Parabéns e felicidades.

O Campeonato Mineiro de Futebol Amador, uma das maio res competições do Brasil, de acordo com a Federação Mineira de Futebol, tem este ano a participação da equipe do Real Leme, representante de Mateus Leme. Pela primeira vez nossa cidade tem um representante no torneio de repercussão nacio nal. Parabéns, desejamos sucesso aos atletas. Downhill Downhill, que já faz parte do calendário esportivo de Mateus Leme, este ano acontece nos dias 10 e 11 de setembro, sábado e domingo, com o desafio Serra do Elefante.

CAVALHADA FEMININA Neste domingo, dia 04, a partir das 10 horas da manhã tem ensaio da Cavalhada Feminina, no Bairro Central, com funcio namento de barraquinha com comidas e bebidas. Vamos regis trar também o sucesso do Arraiá da Cavalhada, que foi realizado no último dia 27 e que contou com a participação da Quadri lha Sem Nome de Belo Horizonte, que por sinal fez uma bela apresentação. Houve também o excelente show musical de Guilherme D’Marlon. Parabéns.

O retorno da atração Buteco do Cleber JR será na véspera de feriado, dia 01 de novembro, terça-feira, às 21 horas, na Arena Show Bar, que fica na Rua Padre Eustáquio, 420, Bela Vista, em Juatuba. A entrada custa R$ 20. Vale conferir.

NANDA BURGUER No feriado de 07 de setembro, quarta-feira, o Nanda Burguer vai encerrar o” Festival Gastronômico Cultura de Buteco Mateus Leme 2022”, apresentando o prato “Delícias da Nanda”. Além do prato especial, Nanda apresenta também dois shows musi cais: às 18 horas o cantor Vinícius Fernandes e às 20h30 a Banda Metamorfose Urbana, da vizinha cidade de Itaúna. Com certeza será um evento pra deixar saudades.

SOCIAis em mateus leme

A competente Graziela Carvalho, que é contadora na AMAC Contábil Mateus Leme, mudou de idade na terça-feira, dia 30. Parabéns.

O aniversariante, Marcello Melo O jovem sanfoneiro Anthony Miguel, que vem se destacando em Mateus Leme e região

Aldair e Patrícia Carvalho, curtindo belas praias em Arraial do Cabo

A bonita, competente e elegante Thamires Verônica, que é filha da Vilma presidente da Feirinha de Mateus Leme, completou mais uma primavera na quarta-feira, dia 31. Desejamos muitas felicidades e sucesso sempre. Parabéns.

ITAÚNA A Banda Pégasus estará se apresentando no sábado, dia 10, a partir das 19 horas no Disk Burguer e Pizzaria, que fica na Rua Maria Francisca de Jesus, Morro do Engenho, em Itaúna.

Página 8 Sábado, 03 de setembro de 2022

Ato

Página 9 Sábado, 03 de setembro de 2022

O PCTRAMA reúne Unidades Territoriais Tradicionais de Mateus Leme, Mário Campos, Juatuba, Igarapé, Betim e São Joaquim de Bicas, ambos atin gidos pelo rompimento da bar ragem do Córrego do Feijão. “Nós estamos aqui hoje enquanto povos tradicionais de matriz africana demons trando a nossa indignação e a nossa insatisfação com tudo o que aconteceu a partir do der ramamento da barragem de Brumadinho. Essa manifesta ção é para denunciar tudo o que vem ocorrendo e anunciar a nossa coragem de continuar na luta pela reparação total e por nossos direitos”, destacou Maria Silva Souza, uma das lideranças do movimento. De acordo com a coorde nadora da equipe de Povos e Comunidades Tradicionais na região, Beatriz Borges, “foi um momento muito impor tante para que a comunidade possa visualizar os pleitos do movimento”. Segundo ela, o acompanhamento constante desse grupo deixa evidente como o meio ambiente é parte fundamental dos Povos de Matriz Africana. em defesa do meio ambiente e em prol da vida é realizado em Juatuba

Os Povos e Comunidades de Tradição Religiosa Ancestral de Matriz Africana realizaram ato em defesa do meio ambiente e em prol da vida, em Juatuba. O evento foi um espaço de reivindicação, de luta por direitos negligencia dos, desde o rompimento da barragem de Brumadinho, e também pela reparação inte gral do território, do Parao peba e seu ecossistema.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.