Page 1

Dia dos Namorados: comércio investe em mimos diferenciados

Bairros entram no clima do verde e amarelo

COPA DO MUNDO • PÁGINAS 10 e 11

CIDADES • PÁGINA 8

06 A 12 DE JUNHO DE 2014

ANO 4 - Nº 167

UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

Performance contra estupro na UFF cria

polêmica

» Estudantes relataram na rede social, e as fotos comprovam isso, que até um crânio humano foi usado, e que durante a festa, houve consumo excessivo de drogas, rituais satânicos e orgias, e que até a genitália de uma mulher identificada como Raissa Vitral foi costurada, por membros do grupo. CIDADES • PÁGINA 9

CIDADES » DER-RJ informou que dentro de duas semanas será iniciada a colocação dos guarda-corpos de concreto na ponte que liga o distrito de Unamar, em Cabo Frio, à Barra de São João.

Quadrilha intensifica falsos golpes por SMS sobre ingressos da Copa na região • PÁGINA 6

CIDADES • PÁGINA 6

POLÍTICA Ex-prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames, é condenado por crime ambiental

Sem manutenção do DER, moradores reclamam da ponte de Barra CULTURA

Rio das Ostras confirma grandes nomes para o Jazz & Blues Festival 2014 • PÁGINA 16

• PÁGINA 12

CIDADES Família de menina com leucemia move campanha para doação de medula

Vereador Nini é reeleito presidente da Câmara de Rio das Ostras por 9a4 POLÍTICA • PÁGINA 12

• PÁGINA 8

SIGA O JORNAL RJNEWS riodasostrasnews.com.br macaenews.com.br facebook.com/jornalrjnews twitter.com/rederjnews

FALE COM O RJNEWS:

(22) 2771-8960 | (22) 99894-4404


2

CURTAS

06 a 12 de junho de 2014

Segurança

O

s moradores de Casimiro de Abreu terão a oportunidade de se qualificarem sobre as redes sociais e a segurança na internet. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Serão oferecidas 16 vagas e o início está programado para o dia 16 de junho. Esta qualificação é consequência do movimento contra a pornografia infanto-juvenil. Os interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda que fica localizada na Rua Valdenir Heringer da Silva, 107 - Centro. No momento da inscrição deve ser apresentado o CPF. Mais informações pelo telefone 2778-1176 ou 2778-1791.

Limpeza e conservação A nova rotina de limpeza e conservação dos terminais rodoviários do Sistema Integrado de Transporte começou a ser realizada em Macaé. A mudança inclui a limpeza geral dos locais e a instalação de equipamentos para higiene. A intenção com a medida é permitir que os cerca de 100 mil passageiros que utilizam o transporte público todos os dias tenham mais conforto ao passarem pelos terminais urbanos. Os profissionais de limpeza e conservação atuam em todos terminais em atividade: Central, Cehab, Lagomar e Parque de Tubos.

Mirinho toma posse Tomou posse na tarde desta terça-feira, dia 3, na Câmara dos Vereadores, o vereador suplente Teodomiro Bittencourt Filho, o Mirinho. Ele substituirá o parlamentar Chico Machado (PMDB), que se licenciou no último dia 28, para dedicar-se às convenções partidárias para as eleições. Ele assume o seu décimo mandato consecutivo, desde 1974. Para o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso (PPS), Mirinho é um político conciliador e experiente na administração pública, que ajudará a casa com sua competência.

Dia Mundial do Meio Ambiente A prefeitura de Quissamã deu início às atividades comemorativas do Dia Mundial do Meio Ambiente. O canteiro de obras em Barra do Furado foi o lugar escolhido para receber inicialmente 100 mudas de hibiscos. O encerramento será nesta sexta-feira, dia 06 a partir das 8h em algumas ruas da localidade. Haverá plantio de mudas, ponto de coleta de óleo de cozinha na praça principal e uma caminhada com a Equipe da Divisão Ambiental e adolescentes do ProJovem. Na caminhada será feito um alerta à população sobre a destinação correta do óleo.

RJNEWS

Um lugar cercado pelo verde, com a garantia de pelo menos 18,74% do seu território preservado em Áreas de Proteção. Assim, é Rio das Ostras, um município que mantém

um trabalho contínuo de preservação de suas bacias hidrográficas, restinga, fauna e flora. O Parque Municipal fica aberto ao público diariamente entre 9h e 16h. Para visitação em grupos é necessário um agendamento pelo telefone 2764-8253.

Estrada do contorno Michelle Neto/RJNEWS

Com o objetivo de incentivar os estudantes a melhor usar o material didático, a rede municipal de ensino de Macaé está à frente do concurso educativo “Com minha escola aprendo a utilizar, cuidar e devolver o livro”. O objetivo é sensibilizar as unidades municipais quanto à execução de ações que visam às boas práticas na gestão escolar.

Mesas para deficientes

Incêndio destrói caminhão em Rio das Ostras Um caminhão, que não teve a cor identificada, placa LAZ 7839, foi abandonado após pegar fogo na estrada conhecida como Rodovia do Contorno, próximo à entrada do bairro Nova Cidade, em Rio das Ostras. O local é conhecido por tratar-se de uma rota alternativa, mas de difícil acesso e socorro rápido, por ser um ponto deserto, ou seja, apenas de tráfego de veículos. A falta de ajuda pode ter facilitado a queima rápida e parcial do veículo. Não há informações de como o incêndio começou.

Internet gratuita na Barra

Recolher lixo tecnológico

Desde abril está sendo oferecida internet sem fio (wireless) gratuita, com abrangência na área da praça do bairro Barra de Macaé. Para utilizar, basta que o ‘internauta’ selecione ‘Macaé Digital/’ em seu celular, tablet ou laptop e comece a navegar. O espaço com mesas e bancos, nos horários mais tranquilos, é bastante convidativo especialmente aos estudantes que precisam fazer consultas à rede. Essa iniciativa faz parte do projeto Macaé Digital, gerido pela Câmara Permanente de Gestão (CPG). O sistema, que funciona via ondas de rádio, está em fase experimental.

A Secretaria de Ambiente começou uma campanha de recolhimento de resíduos, eletro eletrônicos. O objetivo é dar condições à população de descartar os materiais corretamente, para não causar danos, principalmente, ao solo. De acordo com informações do coordenador de Biodiversidades, Gestão das Águas e Territórios, Sávio Magaldi, este ano a campanha será realizada nos bairros. A equipe estará nesta sexta-feira, dia 6, na Praça Arlindo Mourão, na Aroeira. E no sábado, dia 7, na Lagoa de Imboassica.

2ª Mostra de Fotografias Registrar um mosaico da diversidade cultural de Quissamã, através do olhar diferenciado dos alunos da rede municipal, de acordo com as características próprias do cotidiano dos bairros e localidades das quais pertencem. A partir desta proposta, será realizado a abertura da II Mostra Municipal Escolar de Fotografias, no dia 27 de julho, com o tema “Quissamã: culturas de uma mesma cultura”, às 14h no Museu Casa Quissamã. O prazo de entrega das fotografias é no próximo dia 26 de junho, na Coordenação de Ensino. O evento é aberto a toda população de Quissamã.

JORNAL RJNEWS

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BR

Conservação do livro

Shoppings e restaurantes mantidos pela iniciativa pública ou privada, deverão destinar, no mínimo, 5% de seus lugares para uso exclusivo de idosos, gestantes e pessoa com deficiência. Este é o teor do projeto de lei 776/11, que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, esta semana. Os lugares reservados deverão ser identificados por avisos ou por alguma característica que os diferencie dos assentos destinados ao público em geral.

SOBE & DESCE Próximo semestre

Rio das Ostras receberá novos investimentos no setor turístico. Graças a parcerias com os governos Estadual e Federal, a cidade vai receber nova sinalização turística. Entre as conquistas da Administração Municipal, está ainda a inclusão da cidade em um estudo realizado pelo Ministério do Turismo voltado ao desenvolvimento do potencial do município.

Festa Satânik

Já está marcado para o domingo, 13 de julho, um evento com o mesmo nome, em solidariedade ao realizado em Rio das Ostras. Na descrição do Xereca Satânik – São Luís, o evento seria em solidariedade e deturpação da expressão artística ocorrida no campus da UFF. Até o momento, 175 pessoas foram convidadas, mas apenas 7 confirmaram.

RJNEWS INFORMAÇÃO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA » CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 - salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ - Cep: 28895-602 Tiragem: 20.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Ary Gomes de Marins Filho» Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Diretora de Jornalismo e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Gerente Financeiro: Raphaela Freitas Editor: Douglas Smmithy » Jornalista: Verônica Côrtes » Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque Filiado a Adjori-RJ Fotografia: Michelle Neto » Estagiário de Jornalismo: Pedro Panesi » Revisora: Tatiane Marins e Adjori Brasil Atendimento Comercial: Michelle Neto e Philip Hobbs

Contatos: (22) 2771-8960 | (22) 2210-2140 | (22) 99894-4404 / contato@rjnews.com.br


4

â—˜

06 a 12 de junho de 2014

RJNEWS


CIDADES

RJNEWS

Ação entre GM e Polícia Civil resulta em mais uma prisão em Casimiro Divulgação

» Com a ajuda do cão farejador, foram localizadas drogas, armas e materiais para embalagem de entorpecentes

U

ma ação conjunta entre o canil da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu e a Polícia Civil resultou em mais uma prisão no município. A operação ocorreu na última quarta-feira, dia quatro, no bairro Industrial. Um homem foi preso e também houve apreensão de drogas e outros materiais. Ao todo foram recuperados, além de uma espingarda calibre 36, 14 aparelhos celulares, um tablet, um notebook, uma esmerilhadeira de uso industrial, farto material para embalar droga e uma moto. De acordo com o diretor do Departamento de Operações com Cães da Guarda Municipal, Marcus Accioli, o cão da raça pastor holandês, Draco, acompanhou os policiais

no cumprimento de um mandato de busca e apreensão, em uma residência da localidade. “Auxiliamos as buscas dentro da casa e todo material foi encontrado. Ao vasculhar um matagal próximo à residência, Draco encontrou ainda mais uma bucha de maconha”, informou Accioli. Dois menores também foram apreendidos durante a operação. O homem preso foi encaminhado para a Casa de Custódia de Campos dos Goytacazes e os menores serão apresentados ao Ministério Público para que seja determinada a melhor ação. Para o secretário de Segu-

rança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, essa é mais uma prova de que as ações conjuntas estão surtindo bons resultados. “A polícia sabe que pode contar conosco e estamos prontos pra apoWiar em todas as operações”. Já o inspetor da Polícia Civil, Getúlio Ernesto da Silva, informou que as pessoas que tiveram bens furtados ou roubados, podem comparecer a delegacia de Polícia Civil para identificar os materiais apreendidos. “Aqueles que registraram boletim de ocorrência podem vir até a DP para verificar se seus bens estão entre os itens recuperados”, finalizou.

Trabalhadoras rurais de Macabu recebem mutirão de documentação » Evento vai atender diretamente a população do campo, dependendo da disponibilidade de recursos

Foram recuperados, além de uma espingarda calibre 36, 14 aparelhos celulares, um tablet, um notebook, uma esmerilhadeira de uso industrial, farto material para embalar droga e uma moto

06 a 12 de junho de 2014

Mulheres trabalhadoras rurais residentes em Conceição de Macabu e comunidades do entorno poderão tirar gratuitamente, nesta sexta-feira, dia 6, cédulas de identidade, certificados de pessoa física (CPF), carteiras de trabalho e previdência social (CTPS) e certidões de gratuidade para emissão de documentos. É que acontecerá no município mais um mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), ação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para oferecer às mulheres do campo acesso à documentação pessoal, civil e trabalhista. De posse desses documentos a trabalhadora rural pode se tornar beneficiária de ações de apoio à cidadania e ao desenvolvimento econômico e social, como os programas de reforma agrária e de

fortalecimento da agricultura familiar, dentre outras. O mutirão acontecerá na praça principal de Conceição de Macabu e, apesar de priorizar as mulheres, também poderá atender a homens, jovens e adultos do campo, dependendo da disponibilidade de recursos materiais. No Rio de Janeiro, os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural são coordenados por técnicos da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário e da Superintendência Regional do Incra, com a participação de funcionários da Caixa Econômica Federal, da Fundação Leão XIII, do Departamento de Trânsito do Estado do RJ, e do Ministério do Trabalho e Emprego.

SERVIÇO:

Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural – Conceição de Macabu Data e horário: Dias 05 (13 às 17h30) e 06/06 (09 às 17h). Endereço: Praça José Bonifácio Tassara (Praça Principal), Conceição de Macabu - RJ Contato no local: coordenadora do PNDTR no RJ, Maria Luciana. Telefones: (21) 98135-3321 e (22) 99612-2362

5


6

06 a 12 de junho de 2014

CIDADES

RJNEWS

Sem manutenção do DER, moradores reclamam da ponte de Barra » Local oferece danos na passagem para pedestres e ciclistas, além de buracos e rachaduras, que são as maiores reclamações das pessoas

A

falta de infraestrutura na ponte de acesso de Barra de São João aos distritos da região dos Lagos, como é o caso de Tamoios, Unamar e Aquários tem se tornado um problema para quem passa pelo local. Buracos, rachaduras e falta de segurança são as maiores reclamações. A ponte tem 157 metros de extensão, e foi construída há 7 anos. Diariamente cerca de 15 mil veículos com limite de 45 toneladas, circulam pelo local,

sob fiscalização do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual - BPRV. A matéria foi sugestão de um internauta ao jornal RJNEWS, através de nossa fanpage (facebook.com/jornalrjnews). Aparentemente abandonada pela gestão pública estadual, a ponte é na região, a principal rota e passagem de um local para o outro, mas os problemas afligem quem utiliza a via. A dona de casa, Pamela dos Santos, 21 anos reside no distrito de Tamoios, conta que teme passar pela ponte todos os dias. De acordo com ela, em média, atravessa o local quatro vezes por dia. “Preciso e não tenho alternativa. Se você observar, verá que a ponte treme toda até com a passagem de carro pequeno”, aponta. Outro problema que deixa a moradora apreensiva é quanto aos buracos no corrimão. “Se acontecer de passar mal, não

Tamires Henrique e Dariane Barros, 16 anos também temem passar pelo local

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Dona de casa, Pamela dos Santos, teme passar pela ponte todos os dias, de um lado para o outro pois o local não oferece segurança temos onde segurar. Está tudo enferrujado e sem nenhuma manutenção. Tem local que nem tubulação tem mais. Alguém se sabe lá quem, acredito com boa intenção para evitar o pior, colocou um fio de arame liso para evitar que algo grave aconteça. Ainda assim, esse improviso não inibe o pior”, relata. No local, por uma média de 40 minutos, a equipe de reportagem flagrou vários momentos em que caminhões trafegavam de um lado para o outro sem serem fiscalizados pelo BPRV. Na cabeceira da ponte uma placa sinalizava que apenas veículos de até 45 toneladas tem autorização para trafegar. Mas sem uma fiscali-

zação atuante, fica impossível saber qual veículo está apto ou não a cruzar o local. Os pedestres alertam para o perigo de uma criança cair no rio São João, já que não há nenhuma proteção ou barreira. Além dos problemas no asfalto, o corrimão que cerca a ponte também está enferrujado e com buracos que podem chegar a um metro de comprimento, aumentando o risco de acidentes. Dariane Barros, 16 anos é mãe da pequena Ágata, de apenas três meses. Ela conta que teme passar no local e garante que já viu acontecer de tudo na ponte. “Preciso passar a pé porque se for cruzar de um lugar para o outro de carro de cor-

rida ou ônibus pago caro demais. Se for pegar uma van, por exemplo, chego a pagar em média cerca de R$ 4,50 a R$ 5. Já de ônibus, se for para Macaé a passagem sai pelo custo de R$ 6,70. Então para o jeito é tentar a sorte e atravessar a pé, com minha filha no colo”, reclama. A dificuldade para passar na ponte é grande, principalmente quando há mais de uma pessoa. “Sou do Rio de Janeiro estou de acompanhante de minha amiga. Confesso que volto para lá com péssima impressão desse lugar”, justificou Tamires Henrique. Em nota, a assessoria de

Comunicação do Departamento de Estradas de Rodagem - DER-RJ informa que dentro de duas semanas será iniciada a colocação dos guarda-corpos de concreto na ponte que liga o distrito de Unamar, em Cabo Frio, à Barra de São João. Os guarda-corpos de concreto serão colocados em toda a extensão da ponte, substituindo o corrimão de ferro deteriorado pela maresia. A obra está orçada em aproximadamente R$300.000,00 ( trezentos mil reais). O DER-RJ esclarece, ainda, que a ponte de Barra de São João recebe constante manutenção e que não há problemas na estrutura. As juntas de dilatação são obrigatoriamente flexíveis, visto que as mesmas não podem ser rígidas, sob-risco de rachar a estrutura concretada. Em nota a prefeitura de Casimiro de Abreu, através da Secretaria de Obras, disse que enviou uma solicitação de manutenção para o Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), em novembro de 2013. Junto com o ofício foi anexado um laudo feito por um dos engenheiros da prefeitura enumerando todos os danos a serem reparados na ponte. Até o fechamento desta edição a prefeitura de Cabo Frio não comentou sobre os problemas apresentados na matéria.

Quadrilha intensifica na região falso golpe sobre ingressos da Copa » Mensagens chegam pelo celular e usam assuntos populares para levar vítimas a acreditarem que receberam prêmio da operadora Se você receber mensagens pelo celular avisando que foi contemplado com o prêmio “seleção premiada”, não se anime, pois pode ser um golpe. Eles se passam por funcionários das operadoras de telefonia celular e de bancos e muitas vezes convencem porque oferecem dados confidenciais das vítimas. Faltando menos de uma semana para o início dos jogos da Copa do Mundo, começam a aparecer na região, variados tipos de golpes ligados ao evento esportivo. O mais recente deles utiliza como ‘isca’, ingressos para o mundial. A armadilha, se não tomar cuidado

pode roubar em pouco tempo, dinheiro do usuário. Os consumidores estão sujeitos a novas modalidades de golpes a todo instante, além da internet, eles utilizam também os celulares para cometer fraudes. Para evitar que o consumidor caia nesse tipo de armadilha, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Rio das Ostras sugere algumas dicas que podem ser adotadas. Diariamente, pessoas recebem mensagens de celular que avisam ao usuário que este ganhou algum prêmio e isso pode acontecer após o consumidor passar dados pessoais a estranhos. Sendo assim, é aí que se deve ficar atento, afinal, a distração ou ingenuidade de alguns pode fazer com que as pessoas caiam em golpes que venham prejudicá-las. A fraude funciona de maneira simples e barata para quem está praticando, afinal o envio de um sms custa cerca de R$ 0,05 centavos, dependendo da operadora. Em

Rio das Ostras um rapaz que preferiu não se identificar, recebeu no último sábado, dia 31, um sms. O texto alegava que o mesmo havia ganho ingressos e um valor de R$ 20 mil reais. Para tristeza dele, o sms premiado não passou de uma ilusão aplicada por golpistas. Ele recebeu três mensagens eletrônicas. O sms solicitava que o mesmo retornasse a ligação para o número com o código 085, do Ceará, para retirar o prêmio falso. Na hora, a irmã do rapaz também acreditou no golpe, pela riqueza de detalhes. Desconfiado, ele ligou para operadora, e contou que havia recebido um sms, pedindo que retornasse a ligação informando uma senha. A atendente disse desconhecer essa prática por parte da operadora, e orientou a vítima a procurar a loja de telefonia móvel, mais próxima e verificar a veracidade do sms. Sobre o suposto golpe, a equipe de reportagem do jornal RJNEWS, esteve no

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Centro de Cidadania de Rio das Ostras e conversou com os responsáveis pelo Procon. Quando recebe um sms dessa natureza, a maioria questiona qual passo deverá ser dado. Segundo a coordenadora executiva do Procon na cidade, Luciana Oliveira, a resolução 477 da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, e uma lei estadual de 2006, garantem ao cliente optar por receber ou não um sms. Luciana destaca ainda que esse golpe pode estar

acontecendo por descuido, talvez, do próprio consumidor. “Infelizmente, nem todo mundo tem acesso às informações na mídia. Há sempre notícias relacionadas ao assunto, inclusive orientação da própria polícia”, esclarece a coordenadora do Procon. Ao receber uma mensagem pelo celular com aviso de premiação, é importante ter cuidado ao ler. Se o texto diz que o consumidor participou de uma promoção, basta lembrar se realmente

fez a inscrição, alerta o coordenador executivo de atendimento no Procon, Alexandre Machado. Caso não tenha feito, desconsidere a mensagem e não retorne para o número que enviou o aviso. Outra dica é desconfiar de números pertencentes a outros estados. Se a promoção se refere a concursos veiculados por emissoras de televisão local, por exemplo, por que alguém de outro estado faria a ligação? No entanto, se o consumidor caiu em algum tipo de golpe como esse, deve procurar a Delegacia mais próxima ou o Procon. As operadoras de celular informam que as promoções que elas fazem são sempre divulgadas pela imprensa ou pelos sites das companhias. Mas em caso de dúvida, o cidadão ainda pode se informar nas centrais de atendimento aos clientes. A polícia diz que só pode ser premiado quem se inscreveu para participar de concursos ou sorteios. Caso contrário, desconfie sempre.


RJNEWS

06 a 12 de junho de 2014

7

Rio das Ostras e Macaé aparecem entre as cidades com melhores índices FIRJAN » Nas áreas analisadas, Macaé apresentou 0,7821 em Educação

A

s duas principais cidades da baixada litorânea despontam mais uma vez no cenário econômico do estado. Desta vez, Rio das Ostras e Macaé, ficaram em nono e décimo lugares, respectivamente, no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros. Rio das Ostras ficou com 0,7909, enquanto Macaé ficou com 0,7905. A média nacional foi de 0,7320 pontos. O IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento. Nas áreas analisadas Macaé apresentou 0,7821 em Educação; 0,7194 em Emprego e Renda e a maior pontuação no setor de Saúde cujo índice foi de 0,8698. Rio das Ostras teve, por sua vez, 0,7586 em Educação, 0,8600 em Saúde e 0,7542 em Emprego e Renda. Os resultados obtidos têm base em informações oficiais dos ministérios da Educação, Saúde, Trabalho e Emprego. Nesta edição foram utilizados os dados de 2011, o que permite a comparação do desenvolvimento dos municípios com o ano de 2010 - último ano da primeira década do século 21. Apesar de estar entre os dez maiores IFDMs do estado, Macaé perdeu o alto nível de desenvolvimento por conta de uma menor atividade econômica, observada em 2011. Essa redução foi registrada pela queda do indicador de Emprego e Renda. O Norte Fluminense se destacou nos resultados do IFDM-Saúde 2011, já que a região ficou com quatro municípios com alto índice de desenvolvimento, com destaque para Quissamã (0,9313), maior nota do estado nesta área. Em Educação, o quadro também foi positivo, uma vez que todos os municípios possuem, no mínimo, desenvolvimento moderado, novamente com destaque para Quissamã (0,8096), o único município com alto desenvolvimento em Educação na região. Na vertente Emprego e Renda, por sua vez, há municípios em todas as classificações do IFDM, desde baixo desenvolvimento, como São Fidélis e Cardoso Moreira, até alto desenvolvimento, como São João da Barra.


8

06 a 12 de junho de 2014

CIDADES

RJNEWS

Dia dos Namorados

Comércio de Rio das Ostras investe em mimos diferenciados » Do chocolate ao perfume, produtos românticos podem variar de R$6,10 a R$200

O

clima de romantismo está no ar e o comércio de Rio das Ostras começa a se movimentar para o considerado terceiro melhor período de vendas no calendário varejista - o Dia dos Namorados. As lojas já estão investindo na decora-

ção de vitrines, apresentação dos produtos, embalagens e mimos alusivos à esta data especial, que vale para todas as idades, independente do tempo de relacionamento. No comércio, mesmo que pequenos, são muitos os detalhes que agregam grande valor aos produtos oferecidos. Contudo, há estabelecimentos que esperam um crescimento de até 90% no volume de vendas neste período. Para surpreender e deixar o namorado ou namorada feliz, o mercado traz hoje uma diversidade de mimos e aposta em diferentes itens

para presentear, com sugestões que atendem todos os bolsos. Os chocolates, por exemplo, são produtos bem acessíveis e que vem atraindo clientes em várias datas comemorativas. Além disso, é uma forma “doce” de demonstrar o carinho a quem se ama. A vendedora de uma loja especializada em chocolates de Rio das Ostras, Gabriela Mattias, diz que os produtos mais românticos já tomam conta das prateleiras. São opções como caixas de chocolates com frases carinhosas, em forma de coração, rosas artificiais com bombom de cereja, canecas decoradas com corações e beijinhos, entre outros produtos, que podem ser encontrados ao custo de R$6,10 a R$25,90. “O dia do namorados é sempre melhor que o dia das mães. A expectativa é que o movimento aumente em torno de 40%. Investimos bem em produtos diferenciados e coisas novas. É uma boa opção porque é difícil alguém não gostar de chocolate. Um presente prático e românti-

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Expectativa de vendas é grande para o Dia dos Namorados e movimento nas lojas pode aumentar em até 90% co”, ressalta Gabriela, lembrando que a loja também monta cestas de chocolates, de vários tamanhos. Os preços podem variar de R$50 a R$100, dependendo do que o cliente escolher. A expectativa também é grande para a gerente de uma loja de variedades, Mirela Rezende, que mesmo com a questão da data cair no dia da abertura da Copa do Mundo, acredita que não seja influência negativa nas vendas. Segundo ela, muitos clientes procuram por pro-

dutos inusitados, diferentes para presentear. Um dos itens mais procurados são as almofadas, de vários tamanhos e formatos, com frases e desenhos que remetem amor e carinho. “Também temos o porta-retratos e as canecas personalizadas, que saem bastante. Têm produtos para todos os gostos, que giram na média de R$19,90 a R$180. Para incentivar ainda mais, para as canecas, por exemplo, faremos promoções. Com isso, esperamos um movimento de 10 a 20% maior

que o ano passado”, declara. Seja um belo presente, um beijo ou um doce, não importa o valor do mimo, o que vale é ser lembrado nesta data especial. E também vale um “cheiro”, o comércio de perfumes é outro que inova neste período. Para a vendedora de uma loja especializada do centro de Rio das Ostras, Manoelina Almeida, a expectativa de vendas é ainda maior, de 90%. A aposta é investir em kits de produtos masculinos e femininos, inclusive com lançamentos de alguns perfumes. “A Copa não deve influenciar em nada, mas com o turismo está todo mundo apostando nisso. Aqui o foco é maquiagem e perfumes. O preço dos kits varia de R$ 100 a R$200, mas também decidimos inovar com kits mais baratos, que saem de R$57 a R$87. Sempre tem algum com um item a mais, como uma necessaire ou outro produto, que chama a atenção do cliente. As pessoas gostam quando tem essa diversidade de produtos”, completa a vendedora.

Família de menina com leucemia move campanha para doação de medula » Thaís França Lemos, de 11 anos, é moradora de Rio das Ostras, e precisa captar doadores para transplante Uma campanha nas redes sociais começou a mobilizar algumas pessoas esta semana em Rio das Ostras. É a campanha para doação de medula da menina Thaís França Lemos, de 11 anos, que está com leucemia e precisa de doador. A família já conseguiu dois ônibus e uma van para sair de Rio das Ostras nesta sexta-feira, para o Hemocentro, no Rio de Janeiro. Mas, quanto mais captação de doadores melhor. A família de Thais mora no bairro Nova Cidade. De acordo com a mãe da menina, Eliana França Pereira, o primeiro diagnóstico da doença veio em fevereiro de 2013 e agora voltou. Em entrevista

a equipe do RJNEWS, Eliana informou que esta semana a filha Thais está fazendo quimioterapia no Rio. Ela começou o segundo bloco de internação do protocolo de recaída. “Ás vezes, fico uma semana em casa e o resto no hospital. Ainda faltam três blocos para completar o tratamento e a medula estando limpa, precisamos encontrar um doador. O HemoRio é que pede a vaga em hospital que faça campanha de medula”, explicou. A mãe de Thaís conta que ela começou a campanha na rede social através da página “Leucemia Zero no Brasil”. A partir daí, amigos e pessoas conhecidas também começaram a compartilhar para captar mais doadores, para fazer o teste de compatibilidade de medula. Ainda segundo Eliana, uma assistente social do Hemorio a informou que seria importante que o poder público de Rio das Ostras providenciasse um espaço

Divulgação

Esta semana, Thais está fazendo tratamento quimioterápico no Rio de Janeiro apropriado e uma equipe técnica para fazer as coletas de sangue. Não sendo assim, teriam que vir três funcionários do Hemorio para fazer os cadastros, com data mar-

cada, que teria que ser numa sexta-feira ou sábado. “Estes profissionais teriam que ser bancados pela prefeitura. Se tivesse uma unidade adequada aqui seria melhor

para captar mais possíveis doadores. Em Araruama, já foi feito isso e duas mil pessoas foram cadastradas. Estamos nos mobilizando para isso. O importante é saber

que está salvando uma vida. Se não for da Thaís será de outras pessoas”, ressaltou. A escola é o lugar que Thaís sente mais falta segundo sua mãe. Eliana conta que a menina teve que parar novamente. Thaís estuda no Imero. “Ano passado, a prefeitura enviou uma professora para dar aula em casa e ela conseguiu passar para o 5º ano. “Ela sente muita falta de interagir com as crianças. Thaís tem uma vida regrada, imunidade baixa. Depois da notícia que a doença voltou, ela sente medo porque está passando por tudo de novo e em pouco tempo. Assim que limpar a medula, ela tem que fazer o transplante. A vida dela depende disso agora, nasci e fui criada em Rio das Ostras e sei que têm muitas pessoas solidárias aqui”, completa Eliana, que também tem uma filha de sete anos, Ana Clara. Mais informações pelo telefone (22) 99906-4576 Eliane.


RJNEWS

CIDADES

06 a 12 de junho de 2014

9

“Xereca Satânica” é arte? Educadores e população dividem opiniões Fotos: Reprodução Facebook

» Reitor da UFF disse que é preciso investigar o que aconteceu e apurar responsabilidades

O

vazamento das fotos de uma festa organizada pela coordenação do curso de Produção Cultural continua causando polêmica nas ruas e chocando a população de Rio das Ostras. Tudo começou depois que um grupo no facebook, foi criado convidando os alunos para a “Festa de Confraternização do Seminário Corpo e Resistência e 2º Seminário de Investigação e Criação do Grupo de Pesquisas Cultura e Cidade. A convite, o grupo mineiro de teatro de Juiz de Fora, Coyote – compareceu para realizar a performance encerrando o seminário. O ocorrido foi destaque em várias mídias nacionais como Globo, revista Veja e internacionais como alguns jornais em Portugal. Estudantes relataram na rede, e as fotos comprovam isso, que até um crânio humano foi usado, e que durante a festa, houve consumo excessivo de drogas, rituais satânicos e orgias, e que até a genitália de uma mulher identificada como Raissa Vitral foi costurada, por membros do grupo. Raissa é a mesma que durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, ano passado, na Jornada Mundial da Juventude, usou a imagem de uma santa, para praticar orgias em apoio à marcha das vadias. O ocorrido, realmente, divide opiniões. Atualmente a disciplina no campus da UFF de Rio das Ostras, é gerida pelo professor Jorge Vasconcellos. Um dos organizadores do evento o coordenador do curso Produção Cultura, Daniel Caetano, usou a rede social facebook, para defender seu ponto de vista e do coletivo artístico. De acordo com ele, o post na rede foi produzido em solidariedade aos integrantes do grupo que foram denunciados ao Ministério Público, Conselho Universitário da UFF, Polícia Federal e Civil, além da prefeitura de Rio das Ostras. Ainda na página do grupo, os alunos afirmam que reações de censura às performances no “Xereca Satânica” evidenciaram o quão conservador, hipócrita, moralista e legalista são as pessoas. “Um mundo que precisa ser abalado em suas estruturas para acabar com todas as formas de opressão e exploração. Estamos apenas no começo!”, diz a citação na rede. A página da festa ainda mostra que foram 2,2 mil pessoas convidadas, mas apenas 324 confirmaram presença. Em outro momento, as atividades do evento também são descritas, incluindo “Pegação, fetiches, evoébaco, destruição, paganismo, bruxaria, baphos, funk, rock, travessuras e travestir, fofuras, paz e amor”, dentre outros. “Xereca Satânica é arte. É a liberdade de nossos corpos. É expressão ousada de uma vida limitada.”, explica uma participante identificada como Jokasta Bom Peixoto, mas que após a polêmica ganhar destaque em toda a mídia, trocou o nome na rede social para Jo Peixoto. Em outra atualização, ela se posiciona contra as denúncias do Ministério Público, Conselho Universitário da UFF, Polícia Federal e prefeitura de Rio das Ostras. “Todos os dias nos costuram com linhas invisíveis de machismo, de moralismo, de valores conservadores. Nossa xereca é profana, nosso corpo é uma expressão efêmera de nós mesmos”, defende. Segundo informações apuradas pela equipe de reportagem do jornal RJNEWS, Jokasta, não estuda a pouco mais de um ano na unidade de Rio das Ostras. Ela teria pedido transferência para a UFF de Niterói, local onde supostamente reside atualmente. Roberto Salles, reitor da instituição declarou após uma reunião a portas fechadas realizada na tarde da última quarta-feira, dia 4, no campus localizado no bairro Jardim Bela Vista, que é preciso investigar o que aconteceu e apurar responsabilidades. Ele comentou ainda que a população deve ser esclarecida sobre os fatos. “O que tem que ser feito nesse momento é não criar mais polêmicas. Se o objetivo foi criar uma discussão e chocar a população, isso foi conquistado”, disse. Uma comissão da faculdade ainda vai avaliar fotos e informações de alguns alunos nas redes sociais. Alunos que participaram da festa e compareceram ao chamado do reitor, defenderam o episódio junto à reitoria da universidade, destacando a legitimidade do seminário e o objeto de pesquisa dentro da UFF. “Não estamos aqui discutindo o que é ou não arte, mas defendemos a legitimidade do seminário e da pesquisa realizada”, comentou uma aluna, e que preferiu não se identificar em entrevista a um portal de notícias. Dizendo não estar autorizado a falar sobre do que tratou a reunião, outro aluno justificou o caso dizendo que a polêmica foi

toda criada pela imprensa, que não se interessou em saber o que realmente aconteceu, se deixando levar por postagens de gente retrógrada e mal informada nas redes sociais, relatou. O coordenador do Departamento de Artes e Estudos Culturais, professor Daniel Caetano, manifestou-se de forma diferente. Ele se expressou através de uma nota divulgada em sua página na rede social. Uma “Moção de Apoio”, foi divulgada pelo colegiado do curso de graduação em produção cultural da universidade, relatando defesa aparente ao curso e ao episódio que chocou o corpo discente e a população de Rio das Ostras. Alunos da instituição, que estudam em outros campus, reprovaram a forma de como a performance foi realizada. Uma ex-aluna da UFF, que estudou em Niterói, afirmou se sentir envergonhada. “Eu fiz em Niterói, mas nessa matéria senti vergonha de ser UFFiana. Independentemente de onde tenha acontecido, carrega o nome da instituição e afeta a todos da mesma forma”, opinou a ex-aluna também através da internet.

REITOR DIVULGA COMUNICADO A UFF se pronunciou sobre a festa polêmica, que fez parte do seminário realizado pelos alunos do Departamento de Artes e Estudos Culturais. O comunicado assinado pelo vice-reitor Sidney Luis de Matos Mello pede, ainda, que testemunhas se apresentem para esclarecer o que realmente houve no local. A Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio de sua Direção Central, disse não compactuar com qualquer tipo atividade que, desvirtuando de sua essência institucional, extrapole os limites do razoável, atentando aos valores da liberdade e igualdade, ou ofendendo a dignidade da pessoa humana. A nota foi categórica ainda ao dizer que visa contribuir com as investigações em curso, sem prejuízo de outras medidas administrativas ou judiciais a serem adotadas, solicitando àqueles que, de alguma forma, tenham presenciado possíveis ilegalidades cometidas junto ao espaço público da universidade, que entrem em contato com a Ouvidoria da UFF através do e-mail ouvidoria@uff.br, pelo telefone (21) 2629-5225, ou no endereço Rua Miguel de Frias, 9, 3º andar, Icaraí, Niterói, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e forneçam informações que possam contribuir para a apuração precisa dos fatos”, diz o texto

publicado no site da instituição. Na última segunda-feira, dia 2, o delegado da Polícia Federal em Macaé, Júlio César Ribeiro e peritos da Polícia Civil estiveram no campus e colheram informações sobre a festa polêmica realizada por alunos do curso de Produção Cultural. Todos os envolvidos na divulgação do evento, além do reitor e funcionários da UFF serão intimados, de acordo com o delegado. Júlio Ribeiro disse considera inadmissível que um espaço federal seja utilizado para a prática de crimes e que vai investigar se houve uso de verba pública para o pagamento da performance. Uma das hipóteses é a de que os alunos tenham custeado o evento através da renda proveniente de bolsas do Instituto Nacional de Políticas Públicas (INPP), destinada ao custeio e realização de pesquisas acadêmicas.

PRODUÇÃO CULTURAL DE NITEROÍ LIBERA NOTA EM APOIO AO SEMINÁRIO “O colegiado do Curso de Graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, sediada em Niterói, tal como deliberado em sua última reunião, vem aqui manifestar seu apoio aos docentes, discentes e técnicos administrativos do Curso de Graduação em Produção Cultural do Pólo Universitário de Rio das Ostras, em razão dos desdobramentos acerca da confraternização intitulada ‘Xereca Satânica’, realizada no campus de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Causa-nos espanto o grau de estranheza e criminalização com a qual tanto a performance da artista Larissa Vitral, quanto a própria universidade foram tratadas nos últimos dias. Por se tratar de um espaço de experimentação de linguagens e reflexão - com seus evidentes riscos de choque à moral e ao senso comum -, é justamente na universidade onde devem ser expostos os descontentamentos, estimulados os debates, e negados quaisquer vícios de censura. Essencial ressaltar como a insegurança na cidade de Rio das Ostras vem afetando diferentemente homens e mulheres. O alto índice de estupros registrados no município evidencia a necessidade de medidas urgentes para a proteção do corpo feminino. Por óbvio, a performance denuncia a incapacidade de nossa sociedade em proporcionar um espaço de convivência igualitária às nossas diversidades de gênero. Em função disso, parece-nos mais prudente que, de imediato, fossem tomadas providências que garantissem patamares mais adequados à plena socialidade citadina às mulheres que ora residem ou visitam a cidade. Como tal, queremos aqui repudiar a forma como alunos e professores do Pólo Universitário de Rio das Ostras vêm sendo tratados nestes dias. Por óbvio, é obrigação da administração da universidade pública, bem como de seus docentes e discentes, avaliar e prestar contas à sociedade brasileira sobre suas ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. No entanto, é inadmissível qualquer tratamento que coloque em suspenso a liberdade de expressão, de pensamento, de manifestação artístico-cultural, dentre outros direitos fundamentais garantidos pela Constituição, de nossos alunos, professores e demais funcionários, diz a moção.


06 a 12 de junho de 2014

CERIMÔNIA DE ABERTURA TERÁ 600 BAILARINOS E 25 MINUTOS DE DURAÇÃO A FIfa já divulgou os detalhes da cerimônia de abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, pouco menos de duas horas antes da partida entre Brasil e Croácia, prevista para 17h. Às 15h15, um espetáculo de 25 minutos que será encerrado com performance ao vivo dos artistas responsáveis pela música tema do evento, “We are one”: Pitbull, Jennifer Lopez, Cláudia Leitte e Olodum. Serão 600 balarinos comandados pela diretora artística do espetáculo, a belga Daphné Cornez. A grande atração deverá ser uma bola central “viva”, que se movimentará durante a apresentação, com 90 mil clusters com sete mil nits de luminosidade.

o d a p

Co

10

o d n u M

Bairros de Rio das Ostra a se transformar em verd

»Aos poucos, ruas, residências e estabelecimentos comerciais são ornamentados e entram no clima da Copa do Mundo

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

RÚSSIA: ÚNICA SELEÇÃO DA COPA SÓ COM JOGADORES QUE ATUAM NO PRÓPRIO PAÍS Uma seleção genuinamente nacional. Ou quase isso. Não fosse o fato de o técnico ser italiano - o experiente Fábio Capello -, a Rússia chegaria para a Copa do Mundo com uma equipe “100% caseira”. Isso porque todos os 23 convocados para o Mundial atuam justamente no futebol russo. Coincidência ou tendência que não se aplica a nenhum dos demais 31 concorrentes da principal competição do futebol mundial, que terá início no próximo dia 12 de junho.

DAVID VILLA CONFIRMA DESPEDIDA DA SELEÇÃO ESPANHOLA NA COPA A Copa do Mundo de 2014 será o marco do adeus de David Villa à seleção espanhola. O atacante campeão mundial de 2010, uma das referências da geração mais vencedora da história da Espanha, confirmou, em entrevista ao canal “Cuatro”, que vive seus momentos derradeiros com a camisa da Roja. David Villa foi o artilheiro da Copa de 2010. Fez cinco gols, junto com Müller, da Alemanha, Sneijder, da Holanda, e Forlán, do Uruguai. Também ganhou as Euros de 2008 e 2012.

RJNEWS

Presidente da Associação de Moradores do Operário, Romildo Marins

FAMÍLIA PÁTRIA AMADA

A moradora do Parque Zabulão, Vera Lúcia Ferreira, é pura animação. Sua residência já se encontra cheia de balões, bandeiras e outros enfeites. Ela diz que juntou ornamentos de Copas anteriores e comprou outros itens para este ano. Vera conta que sempre foi apaixonada por isso e que pretende reunir família, amigos e vizinhos para os jogos. Ela diz que, inclusive, pediu ao marido para providenciar um telão, porque vem até uma turma de Niterói para sua casa. Vera já comprou perucas, cornetas e também roupa verde e amarela para sua cachorra. O que não falta é alegria em sua casa. “Têm pessoas desanimadas, protestando, mas não acho a hora certa. É Copa do Mundo, não é só do Brasil. Temos que honrar nossa bandeira e o futebol, que é o melhor que temos. Já vi em rede social, gente queimando a bandeira e isso é absurdo. Tem que haver respeito, sermos mais patriotas, pois vamos receber pessoas de outros países aqui e temos que fazer bonito”, vibra Vera Lúcia.

F

altam apenas alguns dias para a grande festa do futebol e o coração brasileiro começa a bater um pouquinho mais forte. Pelo menos, já se foram quatro gols da Seleção Brasileira no jogo amistoso da última terça-feira, dia três. Esta semana, em Rio das Ostras, moradores de vários bairros começaram a se preparar para o período de Copa do Mundo. São ruas, casas e estabelecimentos comerciais ornamentados, desenhos em muros e até carrinho de pipoca enfeitado com as cores do país. Jovens, adultos e crianças entrando no clima da Copa. Um dos bairros de Rio das Ostras que já conta com várias ruas em verde amarelo é o Operário. Na rua Duque de Caxias, por exemplo, foram espalhadas fitas e bandeiras, além de postes e bueiros pintados. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Romildo Marins, os moradores estão enpenhados em ajudar e também contam com o apoio de comerciantes e da secretaria de Esportes de Rio das Ostras. “Também estamos aproveitando este clima e toda a ornamentação para a festa de São João Batista, que começa no dia 20. Lamento pelos problemas que o país está passando, mas temos que torcer e tenho fé que podemos ser campeões. Espero que tudo ocorra na paz e na tranquilidade”, ressalta Romildo, acrescentando que ainda estão em busca de um telão para


06 a 12 de junho de 2014

RJNEWS

11

SELEÇÃO BRASILEIRA TAMBÉM SERÁ PROTEGIDA POR CÃO DA GUARDA DE CASIMIRO DE ABREU

as começam de e amarelo

que os moradores possam se reunir durante os jogos. O morador do bairro Operário, Eliseu Duarte, que é comerciante, também começou a enfeitar a rua Leblon. Ele diz que aos poucos as pessoas vão se manifestando e acredita que a população vai se interessar mais em ajudar. “Compramos bastante bandeiras para comemorar a estreia da Seleção na Copa e vamos torcer pelo hexa com muito churrasco, cerveja e vibração. Afinal, somos brasileiros e se desanimar é pior”, revela. O amigo Nemias Braga, conhecido como “Braguinha”, acrescenta: “Brasileiro não desiste nunca. Vamos torcer e ver até onde chegamos. E jogar dentro de casa é ainda melhor, temos que ganhar essa taça”. Outra localidade que está mudando seu cenário é o bairro Gelson Apicelo. Aos poucos, os moradores vão transformando as ruas e alegrando as torcidas. De acordo com o cabeleireiro, Genivaldo Lírio Ramos, cada dia uma parte das ruas é ornamentada. Ele mesmo pintou a calçada do seu salão, com a figura do mascote da Copa, o Fuleco. “Combinamos com comerciantes e cada um ajuda um pouquinho. No próximo domingo, vou fazer mais três desenhos na rua. Muitos elogiam o trabalho e as crianças adoram, tiram até fotos. Podem criticar a política por aí, mas ganhou o primeiro jogo, todo mundo se anima”, completa o morador.

A Seleção Brasileira está sendo guardada por uma representante de Casimiro de Abreu. Dalila, brava integrante do Canil da Guarda Municipal é a responsável pela detecção de explosivos na Granja Comary, em Teresópolis, onde a Seleção está em treinamento para a Copa do Mundo. De acordo com o diretor do Departamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu, Marcus Accioli, a cadela da raça Pastor Malinois, Dalila, irá permanecer nas instalações da Granja Comary até o final da Copa do Mundo. A principal função dela é farejar e detectar qualquer tipo de material explosivo que possa ser uma ameaça para os jogadores e comissão técnica que se hospedam no local. Accioli explica ainda que o pedido foi feito pela Polícia Civil, já que Dalila ficou em primeiro lugar em uma competição de cães farejadores realizada na cidade de Teresópolis no último mês. “Seu destaque nas provas fez com que ela fosse solicitada para essa tarefa tão importante”. Ele informa ainda que ela ficará sob a responsabilidade da Guarda Municipal de Teresópolis. O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, destaca a importância dessa representação. “Esse pedido confirma o alto padrão dos cães de nosso Canil”. Já familiarizada com o clima da serra, Dalila não estranhará sua nova casa temporária. O diretor explica que todo o treinamento dos cães do Canil de Casimiro de Abreu é feito em parceria com a Guarda Municipal de Teresópolis e pelo instrutor do Esquadrão Antibombas da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Ronaldo Jacques, que vem duas vezes ao mês a Casimiro de Abreu para treinar os cães. “Além disso, toda a oportunidade que temos nós vamos a Teresópolis para fazer treinamentos por lá”, ressaltou Accioli.

PIPOCA BRASILEIRA

Em Cidade Beira Mar, até um pipoqueiro entrou no clima. Jaime Luiz costuma a trabalhar em festas e eventos, adesivando sempre seu carrinho com os temas da Galinha Pintadinha e outros personagens. E aproveitando a grande festa do futebol, ele resolveu enfeitar o carrinho todo nas cores do Brasil. Ele lembra que no Rio de Janeiro, a esta hora, praticamente, todos os bairros já estão enfeitados e lamenta que, na cidade de Rio das Ostras, as pessoas não estejam tão animadas assim. Mas, acredita que a população espera o primeiro jogo da Seleção para se movimentar mais. “Para mim a melhor Copa foi a de 70, muita gente se organizou e, hoje, não se vê muita união para isso, principalmente, por causa da decepção que foi a última Copa. Mas eu não fico desanimado e vou enfeitar meu carrinho ainda mais. Meu time ganhando ou perdendo, eu visto minha camisa”, acrescenta o Jaime Pipoqueiro.

Divulgação


12

POLÍTICA

06 a 12 de junho de 2014

RJNEWS

Vereador Nini é reeleito presidente da Câmara de Rio das Ostras por 9 a 4 Verônica Côrtes/RJNEWS

» De acordo com Nini, os trabalhos continuam em favor da população de Rio das Ostras

A

pós ter sido cancelada por falta de quórum parlamentar, a semana passada, a manhã desta quinta-feira, dia 5, amanheceu com uma expectativa diferente em Rio das Ostras. Uma nova eleição para a presidência da Câmara de vereadores aconteceu na cidade. E na disputa, o vereador e atual presidente na casa de leis, Alzenir Pereira de Mello - Nini (PSC), disputava o cargo mais cobiçado com o vereador da chapa de Carlos Afonso (PSD).

Agora, o vereador Nini, continua à frente da Câmara, e compõe o biênio de 2015/2016. De um total de 13 edis, votaram contra, os vereadores Alan Machado (PMDB), Marcelino da Farmácia (PV), Carlos Afonso (PSD) e Alex Cabral (PSDB). De acordo com Nini, os trabalhos continuam em favor da população de Rio das Ostras, e que estará a disposição fiscalizando a cidade.

ENTENDA O CASO

A semana passada, a sessão do Legislativo que deveria acontecer na Câmara municipal de Rio das Ostras, foi cancelada por falta de quórum parlamentar para votar

as matérias em pauta. Cogitou-se no dia que a falta dos vereadores tenha sido por um problema interno, ou seja, entre os próprios vereadores, e que um boicote poderia ter sido planejado, para que a sessão não acontecesse no tempo e na data definida. Assim como em outros dias de sessão, o ato atraiu centenas de pessoas para a casa de leis, no bairro Terra Firme. Quando um número exato de vereadores faltou. O quórum serve para identificar que a não votação.No caso de Rio das Ostras, do total de 13 vereadores que compõem a casa de Leis, 7 faltaram a sessão, o que impediu a votação e a conclusão dos trabalhos, naquele dia. Divulgação

Nini, continua à frente da Câmara, e compõe o biênio de 2015/2016

Justiça federal condena ex-prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames » Irregularidade foi cometida pela político durante sua administração em 2002, e pena de prisão foi revertida em pagamento de cestas básicas

Paulo Cesar Dames (PMDB), foi condenado pela Justiça Federal por ter autorizado a extração irregular de recursos minerais em área de proteção ambiental

xxxxxxxxxx

Com várias pendências na Justiça e contas a acertar com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o ex-prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Cesar Dames (PMDB), foi condenado pela Justiça Federal por ter autorizado a extração irregular de recursos minerais em área de proteção ambiental.

O processo foi proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), com Dames sendo considerado responsável pela exploração irregular de areia e saibro, o que causou vários danos à Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João, na reserva Mico-leão-dourado. O crime ambiental aconteceu em 2002 e por conta disso, o ex-prefeito foi condenado a um ano e três meses de prisão, sentença que foi substituída por penas alternativas. Segundo denunciou o procurador da República Flávio Reis, a extração irregular de areia e saibro causou desmatamento, processo de erosão, assoreamento de uma nascente de água e aumentou o risco de enchentes. A reportagem do jornal RJNEWS procurou o ex-prefeito e por telefone ele respondeu que os advogados entraram com um embargo, uma vez que a pena foi prescrita, em face de a condenação ser nula, ou seja, sem efeito. “Vieram me perguntar, mas Paulinho você foi condenado, simplesmente respondi que se tiver que pagar cesta básica por uma condenação, pago, porque já é uma natureza minha ajudar as pessoas”, concluiu.


TECNOLOGIA

RJNEWS

Digital News VINÍCIUS MARINI

vpecly@gmail.com

MOEDA VIRTUAL

Uma nova moeda está circulando pelo mundo, a Bitcoin. É a primeira moeda na história que não existe fisicamente, apenas no mundo virtual. Ela não é controlada por uma entidade financeira como um banco central e sua movimentação acontece diretamente entre pessoas, sem burocracia. Essas facilidades fizeram a novidade ganhar força no mercado internacional. Atualmente, no mundo, cerca de 31 bilhões de dólares estão convertidos em Bitcoins. Apesar de ser ainda uma moeda de cotação instável em função de especulação do seu mau uso e de não ser aceita por alguns governos, hoje, um Bitcoiné está valendo cerca de R$ 1.500, bem mais do que qualquer moeda física. Apesar de já ter no Brasil mais de 20 mil usuários da nova moeda, apenas de 38 estabelecimentos aceitam Bitcoins no país. Com a moeda virtual não seria necessário usar dinheiro ou cartões de crédito. Em um bar que aceita o pagamento com a moeda virtual, a transição é feita de celular para celular, através de um aplicativo específico para isso. Como já é comum no mundo virtual, o principal problema é o cuidado com a segurança. A invasão de hackers ou a simples perda de um smartphone pode trazer prejuízos para suas economias virtuais.

06 a 12 de junho de 2014

13

Fifa veta uso de tablets para transmitir jogos da Copa, mas libera celulares » Regulamento determina que não é permitido divulgar sons, imagens, descrições ou resultados dos eventos

C

omeça no dia 12 de junho a Copa mais tecnológica de todas, com smartphones e tablets nas mãos de provavelmente todos os frequentadores dos estádios. O regulamento da Fifa, no entanto, ainda está em um planeta analógico, que não consegue distinguir exatamente o que os espectadores podem ou não usar e levar para os jogos. As câmeras (exceto para uso privado e, neste caso, com apenas um conjunto de pilhas sobressalentes ou recarregáveis), quaisquer tipos de câmeras de vídeo ou outros equipamentos de gravação de som e vídeo; Já os computadores pessoais e outros dispositivos (incluindo, por exemplo, laptops ou PC tablets) usados para os fins de transmissão ou disseminação de sons, imagens, descrições ou resultados dos eventos pela internet ou outros meios. Começando pelo primeiro parágrafo: o que é uma câmera para uso pri-

vado? A Fifa não determina a diferença e ainda por cima vê diferenças entre câmeras “para vídeo” e “para fotografia”, como se não fosse possível gravar vídeos com qualidade com uma câmera. Na cabeça da organização, é como se o mundo ainda usasse rolos de filme para fotografar. Além disso, o regulamento determina que não é permitido “disseminar sons, imagens, descrições ou resultados dos eventos” por meio de “laptops e tablets”, ignorando completamente os smartphones, que muitas vezes possuem câmeras excelentes e conexão com a internet. Assim, transmitir qualquer coisa é muito mais simples pelo celular do que pelo computador, e muito mais discreto também. Há ainda os casos dos “cameraphones”, aparelhos que são, sim, smartphones, mas com uma câmera um pouco

mais robusta, como é o caso do Lumia 1020, da Nokia, ou do Galaxy K Zoom, da Samsung. Ambos não entram em nenhuma categoria anterior: eles são celulares, e não câmeras, e, por não serem nem tablets nem laptops, podem transmitir conteúdo livremente. Também deve se levar em conta a redação dúbia do segundo parágrafo. Não fica claro em momento algum o que é “transmissão ou disseminação de sons, imagens, descrições ou resultados dos eventos”. Isso significa que o usuário está proibido de compartilhar fotos e vídeos feitos nos estádios ou apenas a transmissão do material em tempo real para a internet? O regulamento abre brechas para ambas as interpretações, o que não deveria acontecer em nenhum manual.


14

â—˜

06 a 12 de junho de 2014

RJNEWS


PETRÓLEO

RJNEWS

06 a 12 de junho de 2014

Laudo sobre incêndio em plataforma PNA-1 ainda não foi concluído

Divulgação

15

Petróleo em Foco rpsmonteiro@gmail.com

RONALDO MONTEIRO

GASOLINA, POR QUE O PREÇO TÃO ELEVADO?

» Quase uma semana após, produção da plataforma continua interrompida

U

m incêndio nas proximidades do tanque de água, no Cellar Deck da Plataforma PNA-1, deixou feridos seis trabalhadores da OOG, empresa responsável pela pintura da plataforma. O incêndio aconteceu no último sábado, dia 31, por volta das17h, e durou aproximadamente 40 minutos. O incidente foi debelado pela atuação automática do sistema de dilúvio, segundo informações da gerência de SMS da UO-BC. Segundo nota da Petrobras, o “foco de incêndio foi prontamente debelado” e deixou seis funcionários da empresa Odebrecht Oil & Gas com ferimentos leves. Cinco foram desembarcados em Macaé e liberados após avaliação médica. A empresa informou que os equipamentos de combate a incêndio, conhecidos como sistema de dilúvio foram acionados automaticamente e também houve atuação da brigada de emergência da plataforma, conforme trei-

namentos feitos pela companhia. Em abril, a unidade produziu, em média, cerca de 2,4 mil barris de óleo por dia. A companhia já comunicou o incidente às autoridades competentes e iniciará imediatamente a investigação com o objetivo de apurar as causas do incidente. Quase uma semana após, a produção da plataforma está interrompida e a brigada de incêndio da plataforma continua em estado de alerta. A PNA-1 está realizando reformas e a UMS São João da Barra está interligada. Ainda de acordo com informações da Petrobras, a maioria das vítimas, ou seja, as quatro sofreram queimaduras de primeiro grau, uma apresenta sintomas de intoxicação e outra torceu o tornozelo. Todos os trabalhadores eram pintores e estavam em atividade na hora do acidente. Este é o segundo incêndio com vítimas em menos de seis meses na UO-BC. Em 26 de dezembro do ano passado um incêndio no convés principal da P-20 feriu dois trabalhadores. O sindicato está acompanhando todas as informações e vai apurar o relato dos trabalhado-

res da plataforma sobre as circunstâncias do incêndio de origem ainda desconhecida. Um re-

presentante do sindicato participará das investigações como garante o ACT 2013/2015.

Em dezembro de 2013, dois feridos na P-20 No dia 26 de dezembro do ano passado, por volta das 18h, um incêndio atingiu a P-20. O incêndio ocorreu em uma área do convés principal entre o guindaste e o Turbo Compressor C. Na ocasião, a gerência de SMS da UO-BC informou ao Sindipetro-NF que o incêndio foi logo controlado e que as causas eram desconhecidas. A Petrobras acrescentou que barcos de combate a incêndios (Fire Fighting) foram deslocados para realizar a operação de rescaldo para resfriamento do local atingido pelo incêndio. A empresa disse ainda que dois trabalhadores contratados sofreram acidentes, sendo um por inalação da fumaça e outro com uma torção de tornozelo. Ambos foram medicados sem maiores complicações.

Nossa carga tributária é muito alta, esse são alguns elementos que encarecem nossos preços: Custo de deslocamento elevado, infraestrutura deficiente, por isso a produção da indústria está estagnada desde 2010. Essa enorme discrepância deve-se, essencialmente, ao peso da carga tributária incidente sobre a gasolina. Enquanto que a soma de impostos, contribuições e taxas representam aproximadamente 55% do preço final desse combustível no país. De longe, os principais fardos do combustível nacional são o ICMS e a CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que agrupa em uma só rubrica PIS, COFINS e antiga PPE (Parcela de Preço Específica). Os dois tributos mencionados acima respondem por, respectivamente, 32% e 21% do valor pago pelo consumidor brasileiro. Petrobras deixou de ganhar cerca de R$ 47 bilhões nos últimos 4 anos em função da defasagem do preço da gasolina, além de tudo o Brasil ainda não é autossuficiente na gasolina. Precisamos urgente de refinarias como o COMPERJ (RJ) e Abreu Lima (PE) funcionando a pleno vapor para conseguirmos respirar aliviados, por enquanto as duas obras estão muito atrasadas. Vejo que esse problema em curto prazo não será resolvido. Estamos em época de eleição, copa do mundo, infelizmente isso no Brasil funciona como elemento de atraso, o brasileiro assim como a política precisa amadurecer muito, como falamos acima no aspecto infraestrutura estamos muito aquém de nossas necessidades básicas.

PETROBRAS PERDE PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO BRASILEIRA E PETRÓLEO E GÁS Embora a Petrobras registre um crescimento na produção do pré-sal, enfrenta um declínio mais rápido do que o esperado da extração de campos mais antigos, no pós-sal, segundo o especialista. Essa queda ocorre especialmente na Bacia de Campos, ainda a principal área produtora do país. Isso tem sido uma constante no balanço da Petrobras, a presidente Graça Foster tem se esforçado, mas ela precisa de ações mais consistentes por parte do governo federal para que o seu programa de reestruturação tenha uma aderência estável.


16

CULTURA

06 a 12 de junho de 2014

RJNEWS

Rio das Ostras confirma grandes nomes para o Jazz & Blues Festival 2014 Fotos: Divulgação

» Entre Al Jarreau, Randy Brecker e Marcus Miller, a surpresa é o cantor e guitarrista brasileiro Pepeu Gomes

A

mantes do Jazz e do Blues, que estão contando as horas para um

Com muito humor, Rio das Ostras abre as portas para obras de grandes artistas Em iniciativa inédita na região, o município de Rio das Ostras promoverá durante um mês, o 1º Salão de Humor. O evento, que acontece na Casa de Cultura Bento Costa Junior, a partir desta sexta-feira, seis de junho, reúne obras de

MACAÉ

Seu Adonias Muita animação nesta sexta-feira, dia seis, no restaurante Seu Adonias, em Macaé. Desta vez, quem sobe ao palco é o cantor Rodrigo Santos, do Barão Vermelho. O show acompanhado pela banda “Os Lenhadores”, formada por Fernando Magalhães (guitarrista do Barão) e Kadu Menezes (ex-baterista do Kid Abelha) começa a partir das 23h30. A banda “Atitude C4” abre o show, às 22h. A noite de sábado, dia sete, será embalada com muito samba com o grupo “Rumo Certo”, formado por componentes da Mocidade de Padre Miguel. Também haverá participação especial de dançarinos.

dos maiores eventos do gênero, que acontece em Rio das Ostras – o Festival Jazz & Blues, já podem se preparar porque vêm grandes nomes por aí. Este ano, o Rio das Ostras Jazz & Blues acontece em agosto, em dois finais de semana, nos dias 8, 9, 10 e 15, 16 e 17. Já estão confirmados, músicos como o ícone do jazz contemporâneo Al Jarreu, vencedor de sete Grammy´s, além de Randy Brecker, trompetis-

ta que há mais de 40 anos é referência do jazz, Rhythm and Blues e do rock internacional, e Marcus Miller, um dos mais importantes baixistas do mundo. Do estilo clássico ao contemporâneo, o “casting” ainda inclui o consagrado guitarrista brasileiro Pepeu Gomes. Nomes como: Henderson, Berlin & Chambers - HBC, Rock Estrin and The Nightcats, Randy Brecker, Popa Chubby, Raul Midón,

Afro Jazz, Orleans Street Jazz Band e Larry McCray também confirmaram presença. Serão duas semanas de shows gratuitos, somando mais de 60 horas de boa música, com apresentações em diferentes pontos da cidade. Ao todo, quatro palcos recebem os artistas com apresentações às 11h15, na Concha Acústica da Praça de São Pedro, às 14h15, na Lagoa do Iriry, às 17h15 na Praia da Tartaruga e às 19h30, na Cidade do Jazz, em Costazul. Mantendo a tradição, a Orquestra Kuarup, de Rio das Ostras, vai abrir as atrações da Cidade do Jazz, montada na Área de Eventos de Costazul. Já quem abre a 12ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, no dia oito de agosto, é o grupo holandês The Jip. O show, que acontece às 20h, será realizado num palco instalado na praça José Pereira Câmara, especialmente para o evento. Todas as informações sobre o Festival podem ser encontradas pelo site www.riodasostrasjazzeblues.com.

artistas de várias partes do país. Nesta sexta, tem o lançamento do livro “A História da Caricatura no Brasil”, do escritor Luciano Magno, e o show do pianista Michelangelo, curador do salão. Já na segunda-feira, dia nove, às 19h30, na Casa de Cultura, o renomado chargista Chico Caruso participa de uma mesa redonda com o tema “De Manoel Araújo a Chico Caruso - Momentos Especiais”. Nesta primeira edição do evento, haverá um tema opcional que será a Copa 2014, para competição entre artistas, nas categorias: caricatura, charge, cartum e história em quadrinhos. O Salão de Humor segue até o dia 13 de julho.

RIO DAS OSTRAS

Teatro Popular Neste domingo, dia oito, é a vez da criançada se divertir em Rio das Ostras. Entra em cartaz no Teatro Popular, às 17h, o espetáculo musical infantil “A Fantástica Fábrica de Bonecos...”, que conta a história de cinco bonecos da fábrica que precisam ser vendidos em apenas dois dias, caso contrário, eles serão derretidos para virarem material reciclado de embalagens de brinquedos. No sábado, dia sete, a mesma peça também estará sendo apresentada no teatro do Sesi Macaé, no mesmo horário.

CASIMIRO DE ABREU

Sala de Cinema Humberto Mauro Para quem gosta de curtir um bom filme, o mês de junho promete em Casimiro de Abreu. A Sala de Cinema Humberto Mauro já divulgou sua programação. Serão exibidos, gratuitamente, filmes nacionais e internacionais, de quinta-feira a domingo, em sessões às 10h, 14h e 19h. Nos dias seis e sete de junho, a exibição é do filme “RIO”. Unidades educacionais de Casimiro também têm participado do projeto, que aproxima as crianças da sétima arte. Programação de filmes: Do dia 12 a 14/06, tem “Saga Crepúsculo - Amanhecer 2”; de 19 a 21/06, “Detona Ralph”; e de 26 a 28/06, é a vez do “De pernas pro ar 2”. A Sala de Cinema está localizada na Rua Miguel Jorge, nº 100, no centro da cidade.

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças nos preços, horários ou atrações. Estes foram fornecidos pelos próprios organizadores. E-mails para coluna: contato@rjnews.com.br


SOCIAL

RJNEWS

06 a 12 de junho de 2014

Erick

Ricardo Harok

17

Casório

Fred Capas e Yumi Arimura irão oficializar o seu amor. Na data que completarão 15 anos de amor e parceria, os pombinhos irão dizer o “sim” e sacramentar de vez, o amor. Como um dos casais mais festeiros de Rio das Ostras e região, o convite para a celebração é disputado (quase) a tapas. Mas felizmente só os vip’s terão o passaporte, para umas das noites mais agradáveis do mês de junho. Aguardem!

Brandão Vip’s na Noite

Emplacou

Quem emplacou em Rio das Ostras e caiu no gosto musical da galera é a “multi faces”, Rose Abreu. Além, de radialista, cerimonialista, produtora, mãe e muito mais... a bonita resolveu matar as saudades do palco e aceitou um convite, para cantar em um conhecido bar de Rio das Ostras. O sucesso foi tanto, que sua agenda já começa a crescer! PS: Será que terei que pedir autógrafo?

Divulgação

Yumi Arimura e Fred Capas vão oficializar o amor

Sucesso

Quem fez participação especial, no Projeto Cultura das Artes 2014, em Macaé foi Danilo Caymmi, o filho do mestre, Dorival Caymmi. Com sua gentileza, alto astral e um leve toque de timidez... ele falou, cantou e encantou a todos. Quem não deixou de “tirar uma casquinha” foi a sempre querida e contagiante colunista, Lília Vídeo. Sucesso! Divulgação

O sucesso de Rose Abreu como cantora vem se materializando, em sua agenda de shows

Ronie Teodoro (em sua rede social)

Macaé está colocando internet (wi fi) em praças da cidade, para uso da população. Casimiro de Abreu já tem há tempos, em sua principal praça (no centro). Rio das Ostras... Bem, Rio das Ostras ainda não tem. Mas contamos com esta bela iniciativa e em breve. Né?! Fica a dica!

Samba

» RÁPIDAS

• Dia dos namorados chegando e muita gente desesperada. Inclusive... eu! (gargalhadas) • O que tem de gente já em campanha... afff! • Em breve, Rio das Ostras terá um restaurante de cozinha mediterrânea. Há quem já faça fila imaginária, para a inauguração! • O multi empresário Carlos Ribeiro, dono da recém-inaugurada Manhattan Boutique está eufórico. Conseguiu as entradas, da abertura e final da Copa. • A cada dia uma surpresa diferente: Rio das Ostras agora tem a “faxina express”. A profissional em questão promete limpeza com carinho, confiança e dedicação total à sua casa. Então tá! • Devido ao sucesso que seu “popozão” faz... uma campanha na internet pretende fazer com que a Lupo Oficial tire o Neymar, como garoto propaganda das cuecas e coloque o Hulk, no lugar dele. Quem aprova? • Na madrugada, da última quinta, o pessoal da Banda Jamz participou do Programa do Jô, com a cantora Tânia Mara. É o sucesso meu povo! • A empresária Christina Zarour esteve dia desses passeando por Nova Iorque. Lua de mel, festas, cultura e compras, no primeiro Mundo. Acho digno! • A título de informação... as urnas eletrônicas, não serão testadas publicamente, para as próximas eleições. • Em Casimiro de Abreu cães da Guarda Municipal acompanham a PM em busca de drogas, nas escolas do Município. Parabéns!!! • As pessoas de Rio das Ostras ainda não se acostumaram com as múltiplas sirenes de ambulâncias e bombeiros, pela cidade. • Ia perguntar sobre decoração para a Copa, nas dependências da Prefeitura de Rio das Ostras... mas nem deu tempo. A Secretaria de Bem Estar Social saiu na frente e está toda decorada. • “Já que teve a xereca satânik na UFF, só falta agora, o piru endomoniado”.

Internet

Danilo Caymmi e Lília Vídeo, no recém-reinaugurado, Teatro de Macaé

A turma do samba, em Rio das Ostras já esquenta os tamborins, para apresentações durante a Copa. Os blocos de carnaval já estão em conversação e começam a rascunhar suas agendas. Bares e orla serão os pontos chaves da festança, que promete reunir boa parte da população. Aguardemos cenas dos próximos capítulos! Divulgação

Show

Numa parceria com o SESI Cultural, Casimiro de Abreu recebe nada mais, nada menos, que a poderosa cantora... Sandra de Sá. Ela relembrará seus grandes sucessos e promete sacudir Casimiro com bastante irreverência, música e sua alegria contagiante. O evento acontece, na Praça Feliciano Sodré, neste sábado (07/06), a partir das 22h. Grátis! Vai perder?

erickbrandao@jornalrjnews.com.br

Sandra de Sá, em Casimiro neste sábado (07). Imperdível


Classificados

18

06 a 12 de junho de 2014

COMO ANUNCIAR?

(22) 2771-8960 (22) 99894-4404

Imóveis

contato@rjnews.com.br

RIO DAS OSTRAS VENDA Village

Vendo: Casa Linear – Village – c/ 2 qtos. Em lote c/ 200 m². Por R$ 195 mil. Não aceito CAIXA. (22) 99900-4149.

Vendo: Aptos. - Residencial Blue Coast – sala, varanda, 2 quartos e ampla cozinha em condomínio com total infraestrutura de segurança e lazer .Piscina, sauna, salão de festas e segurança 24 horas ligue e comprove preços a partir de R$ 190 mil . Use seu FGTS ou crédito imobiliário, (22) 2777-2764/ 99816-3544 Creci 12.507

Jard. Atlântico

Vendo: Casa Tipo Apart. 2 qtos. ( sendo 1 suíte), varandão. Por R$ 160 mil. Sem garagem. Só à vista. (22) 99900-4149.

Vendo: Apts. prontos -Enseada das Gaivotas próximo da rodoviapara morar c/ sala, varanda, 2 quartos. Aproveite o lançamento preços a partir de R$ 220 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 998163544 Creci 12.507

Recanto

Vendo: 2 Casas – Recanto – (sendo 1 sobrado), no mesmo terreno c 250 m². Bem localizada! Escriturado. Por R$ 310 mil Aceito terreno como parte do pagamento. (21) 98377-5825 / (22) 99861-4419

Cantagalo

Vendo: Apartamentos Jardim Atlântico - com 87m² salão, varandão todo em porcelanato sendo 2 quartos (1 suíte) ampla cozinha em ótima localização ÚLTIMAS UNIDADES. Por R$ 255 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Terreno de 2.200 m² - Cantagalo (Área Rural) – A 1 km e meio da Praça de Cantagalo. Por R$ 40 mil de entrada + 30 parcelas de R$ 1 mil reais. (22) 99900-4149.

Cidade Praiana VENDO: Casa Duplex Cidade Praiana - Em fase de acabamento. Com 3 quartos, sala, coz., banh., Com 7,9x6,5 metros em terreno (DE

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Pessoalmente:

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

MACAÉ

ESQUINA) de 14x11 metros. Próx. a 2 pontos de vam, escolas e mercados. ÁGUA BOA! Por R$ 70 mil. Aceito troca em nova cidade. (22) 99609-2930 Vendo: Aptos. - Residencial Blue Coast- de 3 andares com direito ao uso do terraço, c/ sala, varanda, 2 quartos e ampla cozinha em condomínio com total infraestrutura de segurança e lazer- Piscina, sauna, salão de festas e segurança 24 horas ligue e comprove. Preços a partir de R$ 200 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 99816-3544 Creci 12.507

RJNEWS

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Chácara Mariléa

Vendo: Duplex c/ 2 qtos, 2 banheiros. Por R$ 110 mil. Não aceito CAIXA. (22) 99900-4149.

Vendo: Apartamentos Chácara Mariléa - de sala 2 quartos ( 68m²) fino acabamento. Por R$ 230 mil Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Aptos - Jardim Bella - vista prontos para morar 60m² sala, 2 quartos, ampla cozinha. Próxima à rodovia. Por R$ 230 mil . Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 998163544 Creci 12.507

Vendo: Espetacular casa - Enseada- salão, 4 qtos. (1 suíte) , ampla área de serviços ,cozinha, garagem 3 carros Próxima à praia muito quintal. Por R$ 385 mil use seu FGTS ou crédito imobiliário (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

Âncora

Vendo: Duplex com 2 qtos., 2 banhs. Á 400 METROS DA Amaral Peixoto. 1º locação. Por R$ 120 mil. Aceito carro e parcelo parte do pagamento. (22) 99900-4149.

CONCESSÃO DE LICENÇA ISAIAS GOUVEIA MEIRELES torna público que recebeu da Prefeitura de Rio das Ostras, através da Secretaria Municipal do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca a LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA - LAS N° RO-0595 com validade até 18 de setembro de 2018, que autoriza a realizar Construções Novas e Acréscimo de Edificações na RUA 54 LOTE 20 QUADRA G-1 LOTEAMENTO ALPHAVILLE RIO COSTA DO SOL - Município de Rio das Ostras (Processo SEMAP Nº 15.257/2013).

VENDA Vendo: Apto. de luxo - Ouro verde- pronto para morar. Salão, varandão, 2 quartos (1 suite) fino acabamento. Por R$ 310 mil Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 998163544 Creci 12.507

Vendo: ESPETACULAR COBERTURA.- Recreio - Com vista panorâmica em prédio de luxo com elevador, salão, 3 quartos (2 suítes) 146m² -ampla cozinha. localização nobre. Por R$ 520 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 998163544 Creci 12.507

Aeroporto - Novo Eldorado Vendo: Apart – Aeroporto (Novo Eldorado)- térreo c / qto., sala., cozinha c / arm., banh., área de serv., s/ garagem. Por R$75 mil – não está documentado p/ financiamento – Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091

Ajuda de cima

Vendo: Apartamento - Village- sala, 2 quartos, ampla cozinha, fino acabamento. Por R$ 200 mil Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 998163544 Creci 12.507

Vendo: Única oportunidade espetacular casa – Enseada - 121m² salão, varandão 3 amplos quartos (2 suítes) luxuoso acabamento. Visite e comprove. Por R$ 330 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Alto luxo (140M²) salão - Jardim Mariléa- 3 quartos (1 suíte) ar condicionado ampla cozinha, garagem , pronta para morar. Por R$ 500 mil Use seu FGTS ou crédito imobiliário (22) 2777-2764 / 998163544 Creci 12.507

OPORTUNIDADE: Vendo: Casas - Mariléa- Em final de construção (88m2). Sala, varanda, 2 suítes em fino acabamento, piscina e churrasqueira. Por R$ 250 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

Barramares

Vendo: 04 lotes - Barramares - juntos cada um com 200m² - sendo duas esquinas. Área aterrada. Ótimo p/ firmas, igrejas, etc. Por R$ 215 mil Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091

Centro

Vendo: Ótima casa linear – Serramar - c/ salão,4 quartos (1 suíte), ampla copa cozinha e centro de terreno. Por R$ 480 mil ligue e agende uma visita. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Espetacular casa Jardim Bella Vista- final de construção salão, 3 quartos (2 suítes).Por R$ 370 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

CABO FRIO Vendo: Casas - Jardim Mariléa - prontas para morar em fino acabamento, ótima localização. Salão, 3 quartos (2 suíte) , ampla cozinha e área de lazer. Por R$ 410 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Loteamento St° Amaro - Ajuda de Cima - lote de 200m² de esquina, outro ao lado de200 m² . Por R$ 65 mil –os dois..- Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091

Vendo: Cobertura duplex - Braga - (180m²) salão, varandões com vista panorâmica, 4 suítes em prédio de altíssimo luxo. Por R$ 1.100.000,00 vale conferir. (22) 2777-2764 / 998163544 Creci 12.507

Vendo: Duas casas na Rua Teixeira de Gouveia - Centro - em terreno de 207m². Por R$ - 1.500,000,00 - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091 _______________________ Vendo: Casa p/ finalidade comercial – Centro - c/ 03 qt (sendo 01 suíte), sala em dois amb., coz., 2 banhs. Área de serv., terraço + loja de 40m² total de a constr. 300m² Por R$ 700 mil - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091 ___________________ Vendo: Casa – Centro - c/ exc. Localização. Tendo 04 qts (sendo 03 suítes uma c / hidro) – 03 salas , copa e coz c/ arm., 02 banh, área de serv., piscina, churrasq.,cisterna, + 02qts c / banh, parte externa, garagem 04 carros - 500 m² a. construída Por R$ 2.000,000,00 - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091 ______________________ Vendo : Apartamento - Centro Espaçoso c/ 2 qtos., sala, copa e coz .Área de serv . s/ garagem. 2º andar frente de rua. Por R$ 300 mil (cond.70,00) - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091 ______________________ Vendo : Apartamento - Centro - no calçadão de Macaé c/ 03 qtos., sala., coz.,02 banh., Área de serv. Não tem garagem – prédio c/ elevador – Por R$ 260 mil - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091 _________________________ Vendo: Sobrado – Centro - Ótimo sobrado de esquina c/ 03 qts (sendo 01 suíte) – sala em dois amb. , coz , banh ,

dep .compl. empr. Área de serv livre . garagem. 165m² de área construída. Por R$ 450 mil. Aceito FGTS e Carta Matrix Imobiliária. (22) 998529032 / 3051-3091 _____________________ Vendo: Apart. – Centro – Em ótimo local/ 2 qtos., sala c/ sacada, coz. c/ armário, 2 banhs. Área de serv. Garagem. 55m² de área cont. Por 275 mil. Aceito FGTS e Carta - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091 ___________________ Vendo: Apart. Térreo – Centro – c/ 2 qtos., sala, coz., banh., área de serviço, varanda + uma suíte, coz., área de serv. Por R$ 300 mil ( Cond 50,00) - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091 ______________________ Vendo: ótima Casa – Centro – p fins coml. ou res. c/ 4 suítes c/ vista para o mar, sala, coz., banh., área de serv. Piscina, garagem. Por 1,400,000,00 ou aluga-se por R$ 10 mil - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091

Glória

Vendo: Casa – Glória – C/ 3 suítes ( sendo uma c/ closet e hidro e vista para o mar) sala, coz., área de serviço + qto., sala, coz., banh., cisterna, garagem. Por R$ 650 mil - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091 ______________________ Vendo: Apart. – Glória – em construção Spazio Mistral, Térreo c/ 3 qtos., ( sendo 01 suíte), sala, coz., banh., área de serv., garagem, área de lazer completa. Entrada em fevereiro/14. Por R$ 200 mil + Saldo pela CEF. - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091

Granja dos Cavaleiros Vendo: Casa em condomínio – Granja dos Cavaleiros – c/ 3 suítes sendo 2 c/ closet, sala, coz. c/ armário, banheiro, área de serviço, dependência completa para empregada, piscina, churrasqueira, fogão a lenha, garagem. 173,39 m² de área const. Por R$ 800 mil. Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091 ____________________ Vendo: Casa em condomínio – Granja dos Cavaleiros - c/ 3 qtos. (sendo 1 suíte), sala, coz., banh., área de serv., + banh. Ext., quintal e garagem. Por R$ 450 mil - Matrix Imobiliária. (22) 99852-9032 / 3051-3091 _____________________


Classificados

RJNEWS

COMO ANUNCIAR?

Pessoalmente:

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

periféricos. Orçamento sem compromisso. Atendo em residências e empresas. Carlos Antônio (22) 99609-2930

Veículos

Serviços

contato@rjnews.com.br

TÉCNICO DE INFORMÁTICA Manutenção e suporte. Formatação e instalação de programas. Windows xp, vista, Windows 7 e Windows 8.1. Criação e manutenção de rede. Troca de placas e

19

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

(22) 2771-8960 (22) 99894-4404

FÁBRICA DE SALGADOS Salgados: R$ 25,00 o cento. Doces: R$ 30,00 o cento. Salgados Grandes: R$ 1,00 a unidade. Rodovia Amaral Peixoto, km 135 – Aquárius. (22) 99788-9065 ____________________ AULAS DE REFORÇO DE TRÂNSITO Aulas práticas para alunos habilitados. Ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 99869-7513 / email: rag.gim@hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) _____________________

06 a 12 de junho de 2014

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

_____________________ Vendo: CITROEN C4 HATCH GLXA 13/14 – Branco. Por R$ 47.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: FIAT STRADA ADVENTURE FLEX 11/12 - Cinza. Por R$ 41.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: FORD FOCUS HC FLEX 11/12 - Prata. Por R$ 39.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: FORD FOCUS SDN 2L FC FLEX 10/11 - Prata. Por R$ 40.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA CIVIC LXL MT 10/10 - Prata. Por R$ 44.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA CIVIC LXS MT 08/08 - Cinza. Por R$ 34.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA CIVIC LXS MT 06/07 - Azul. Por R$ 37.900,00.

Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA CR-V LX 2WD AT 10/10 - Preto. Por R$ 59.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA FIT LX MT 11/11 - Cinza. Por R$. Por R$ 40.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA FIT TWIST LX MT 13/13 - Prata. Por R$ 48.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: KIA SPORTAGE LX MT 11/11 - Azul. Por R$ 70.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: NISSAN MARCH 16S FLEX 12/13 - Prata. Por R$ 29.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: NISSAN SENTRA SL AT 10/11 - Prata. Por R$ 39.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________

Vendo: PEUGEOT SENTRA SL AT 12/13 - Prata. Por R$ 26.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: WOLKSWAGEN CROSSFOX 11/12 Branco. Por R$ 40.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: WOLKSWAGEN CROSSFOX 11/11 - Prata. Por R$ 38.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: WOLKSWAGEN FOX TREND 09/10 - Vermelho. Por R$ 25.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: WOLKSWAGEN SPACEFOX MI-ROUTE 09/10 - Preto. Por R$ 28.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: CHEVROLET CELTA 12/dez - Branco. Por R$ 20.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: FIAT UNO WAY 13/13 - Prata. Por R$ 23.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600


20

â—˜

06 a 12 de junho de 2014

RJNEWS

Jornal RJNEWS - Edição 167  

Jornal RJNEWS De 06 a 12 de junho de 2014. Um produto da Rede RJNEWS de Comunicação

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you