Jornal completo 213

Page 1

POLÍCIA MILITAR FAZ A LIMPA EM VÁRIOS BAIRROS DE MACAÉ CIDADES > PÁG. 12

USUÁRIOS RECLAMAM DA FALTA DE SERVIÇO NOS ORELHÕES EM MACAÉ

CASIMIRO ENTREGA MAIS CASAS POPULARES

CIDADES > PÁG. 8

CIDADES > PÁG. 6

Acesse: www.rjnewsonline.com.br

23 A 30 ABRIL DE 2015 >> ANO 5 >> Nº 213 >> UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO.

Plano de Mobilidade de Rio das Ostras é encaminhado ao Ministério das Cidades

CIDADES > PÁG. 13

CRISE ECONÔMICA EM CIDADES DA REGIÃO É DESTAQUE NO JORNAL O DIA CIDADES > PÁG. 11

CRECHE MUNICIPAL DE RIO DAS OSTRAS É ALVO DE VANDALISMO facebook.com/jornalrjnews

twitter.com/rjnewsonline

instagram.com/rjnewsonline

CIDADES > PÁGINAS 3

FALE COM O RJNEWS: (22) 2771-8960 | (22) 99889-1914 | (22) 99894-4404


2|

23 a 30 de abril de 2015 | RJNEWS

Curtas Biblioteca Télio Barreto

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e a secretaria de Administração (Semad) deram início a uma parceria para a realização dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e do Colégio de Aplicação, ambos da prefeitura, mantidos pela Funemac. FeMASS e CAp estabeleceram suas comissões que tratarão das etapas a serem cumpridas e novas reuniões já foram agendadas na Semad: a faculdade, nos dias 27 e 29 deste mês, e o colégio, no dia 30.

A Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto completou 74 anos. Mas as comemorações pelo aniversário vão acontecer na quarta-feira, dia 29, às 19h, com concerto da Orquestra da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), da Fundação Macaé de Cultura (FMC). A entrada é franca. A biblioteca funciona na rua que leva o nome de seu patrono, Dr. Télio Barreto, 420, Centro e possui um acervo com cerca de 40 mil títulos. Os interessados em participar dessa proposta criativa e que já está dando certo precisam se inscrever por meio do endereço eletrônico thkrausp@ hotmail.com, ou obter mais informações pelo e-mail clubedeleitura@penguincompanhias. com.br.

Módulo da ETE A prefeitura de Macaé intensifica as ações da construção de mais uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município, a ETE Centro, situada em grande área na Linha Verde, com montagem do primeiro módulo que vai compor essa estação. As obras estão sob a responsabilidade da Odebrecht Ambiental, através da Parceria Público Privada (PPP) firmada entre a prefeitura, a Odebrecht Ambiental e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), que é responsável pela fiscalização das obras.

Botafogo O elenco do Vasco voltou aos treinos, visando a primeira partida da final do Campeonato Carioca, no domingo, dia 26, contra o Botafogo. Os titulares fizeram um trabalho na academia e não entraram em campo. O zagueiro Rodrigo afirmou que os cruz-maltinos ainda vão se armar de olho no Alvinegro, mas destacou que vê o adversário como favorito na decisão por causa da vantagem por dois empates.

IMPACTO AMBIENTAL Arquivo/RJNEWS

PRAIA DA TARTARUGA

Sobre a erosão causada na Orla da Praia da Tartaruga, a prefeitura de Rio das Ostras respondeu à equipe de reportagem do portal de notícias e jornal RJNEWS que qualquer solução técnica para conter o processo de erosão marítima na Praia da Tartaruga depende de estudos oceanográficos e de pesquisas que avaliem o impacto ambiental para a flora e fauna da região. Ainda de acordo com a nota, são necessários estudos e avaliações com a participação de especialistas da Marinha, Inea, secretaria de Estado de Ambiente e Departamento de Estradas de Rodagem (DER), dentre outros órgãos. Só desta forma será possível definir que barreiras artificiais podem ser colocadas para deter, com eficiência e segurança, o avanço do mar na orla da Praia da Tartaruga.

Interrupção de trânsito

Taxa para regularizar

A secretaria municipal de Obras Públicas e Urbanismo realiza obras na localidade de Areia Branca, na região serrana de Macaé, substituindo pontes de madeira por pontes metálicas. Para conhecimento da população local e visitantes, a secretaria informa que no dia 28, das 8 às 18 horas, o trânsito na localidade de Areia Branca será interrompido para a realização dessas ações, importantes para a segurança de todos.

Devido ao atraso dos Correios na entrega dos talões para pagamento da taxa para obtenção de Alvará de Localização e Funcionamento e para veiculação de propaganda, os empresários e microempreendedores individuais com atividades econômicas instaladas e em funcionamento em Macaé poderão efetuar esse pagamento até o dia 30 de abril, quinta-feira. Outras informações pelo site www. fumdecmacae.rj.gov.br, ou telefone (22) 2772-1779.

Corrida Estão abertas as inscrições para a Corrida do Trabalhador, em Macaé. O evento acontece no feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, às 8h, com saída da Praça Washington Luís. As inscrições podem ser feitas na Fetranspor, por atletas que tenham mais de 17 anos, identidade e CPF. A Fetranspor fica na Im. Manoel Pereira Carneiro da Silva, s/nº, Riviera Fluminense. O telefone é (22) 2773-4109.

Opções de lazer Os parques estaduais oferecem uma grande variedade de atrações para quem gosta de curtir a natureza durante os próximos feriados. São áreas com praias, trilhas, cachoeiras, sítios arquitetônicos e arqueológicos podem ser encontrados em todos os pontos do estado, e os visitantes contam com orientação e apoio dos guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além do apoio das Unidades de Policiamento Ambiental (Upam).

SOBE & DESCE UFF concurso

Sinal em Rio das Ostras

Orçamento Geral da União

A secretaria de Transporte, Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Rio das Ostras, informou à equipe de reportagem do portal de notícias e do jornal RJNEWS que o conserto do semáforo na entrada do Terra Firme está previsto no cronograma de trabalho da secretaria. A Administração Municipal informou ainda que está em vias de definição, o processo licitatório para contratação da empresa responsável pela manutenção; enquanto isso, a manutenção está sendo feita pela equipe interna da Secretaria.

A presidente Dilma Rousseff sancionou o Orçamento Geral da União de 2015, confirmou o Palácio do Planalto. A lei só será publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (22), quando será possível saber se pontos incluídos pelo Congresso, como a ampliação do Fundo Partidário, foram mantidos ou vetados. Agora, o governo tem 30 dias para definir o contingenciamento (bloqueio) de verbas, para o resto do ano. Até lá, vale o decreto que limita os gastos discricionários (não obrigatórios) entre janeiro e abril aos montantes gastos nos mesmos meses de 2013.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), por meio da Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo (CPTA), está com inscrições abertas para um novo concurso público para cargos técnico-administrativos em educação. De acordo com o edital, as provas serão realizadas no dia 14 de junho. Os interessados poderão consultar os valores das inscrições, local das provas por município, bem como o edital completo pelo site www.coseac. uff.br/concursos/uff/2015.

Jovem assassinado

Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã

JORNAL RJNEWS RJNEWS INFORMAÇÃO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 | Village Rio das Ostras/RJ | Cep: 28895-602 Tiragem: 20.000 exemplares

Diretor Geral: Ary Gomes de Marins Filho Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Gerente Financeiro: Raphaela Freitas Editor: Douglas Smmithy RP-MTB: 27589/RJ Jornalista: Esio Bellido e Pedro Panesi Editor Gráfico: Alexandre Albuquerque Projeto Gráfico: Rec Design Diretora Comercial e Revisora: Tatiane Marins Assessora de Mídia: Ludmila Macedo

CONTATOS: (22) 2771-8960 | (22) 2210-2140 | (22) 99894-4404 | (22) 99889-1914 contato@rjnews.com.br O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal.

Filiado a Adjori-RJ e Adjori Brasil

Um homem de 22 anos foi alvejado e morto por oito tiros no bairro Aquárius, no segundo distrito de Cabo Frio, na madrugada de quarta-feira, dia 22. Segundo a Polícia Militar, os disparos teriam sido feitos de dentro de um veículo preto que passou pelo local onde o corpo foi encontrado. A ocorrência foi registrada na 126ª DP do município.


|3

RJNEWS | 23 a 30 de abril de 2015

Cidades

Creche municipal de Rio das Ostras é alvo de vandalismo Caso está sendo investigado pela 128ª Delegacia de Polícia A creche municipal Ernestina Pereira Jorge, no bairro Nova Cidade, em Rio das Ostras, sofreu atos de vandalismo durante a madrugada de terça-feira, dia 21 – feriado nacional. Segundo registro da secretaria de Educação, vândalos espalharam alimentos que seriam usados na merenda escolar por toda a cozinha. Imagens publicadas em uma página em uma rede social, mostram ainda alimentos espalhados pelo refeitório, pátio, sobre eletrodomésticos e talheres destru-

ídos. A unidade, de acordo com a secretaria, atende 150 crianças com até três anos. A prefeitura disse ainda que as aulas acontecerão normalmente e que a Guarda Municipal faz a ronda no local, mas acredita que os invasores tenham aguardado a guarda deixar o local para agir. Um boletim de ocorrência foi registrado na 128ª DP de Rio das Ostras que ficará responsável por investigar o caso. Até o fechamento desta edição, ninguém foi preso.

Fotos: Angel Morote


4|

23 a 30 de abril de 2015 | RJNEWS

Cidades

Piquenique literário anima Casimiro de Abreu no fim de semana Praças públicas do município serão transformadas em ambientes de estímulo a arte e a leitura A partir do próximo final de semana até o mês de julho, as praças de Casimiro de Abreu vão se transformar em ambientes propícios à leitura e outras atividades culturais. O município recebe o projeto Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”. O primeiro espaço a ser contemplado, no domingo, dia 26, será a praça das Carrapeteiras. O projeto tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu. O Piquenique Literário tem como símbolo central uma árvore de livros. Nela, as obras são penduradas nos galhos da vegetação local convidando a população a provar as histórias como frutos colhidos na hora. A decoração dos espaços será composta ainda por varais de poesias e trabalhos de artesãs e artistas locais, formando uma ambientação criativa e agradável. Entre as atrações, os participantes poderão conferir um sarau com leitores públicos, contadores de

histórias, músicos e ainda um espaço para troca de livros. De acordo com a secretária de Educação, Sonia Coêlho, a ação é inovadora e promete atrair muitas pessoas aos locais onde será realizada. “Serão diversos dias em que as pessoas poderão interagir por meio da leitura. A leitura colabora significativamente para a formação do cidadão, por isso, firmamos sempre boas parcerias para realizarmos estas ações”. Os piqueniques contam também com a presença de mediadores de leitura que terão o papel de convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades. As oficinas acontecerão sempre nos sábados que antecedem os piqueniques, entre 9 e 17 horas, na Secretaria Municipal de Educação, Auditório Aline Carvalho da Costa. Os interessados em partici-

Divulgação

iquenique Literário tem como símbolo central uma árvore de livros

par devem enviar um email para contato@lereumaviagem.com. br com o assunto “Inscrição Oficina Casimiro de Abreu”. “Convidamos a todos para que levem seus livros antigos, pois haverá um espaço reservado para a tro-

ca de livros durante os piqueniques”, diz Élida Marques, coordenadora do projeto. A ação, que tem assessoria da VR Projetos, recebeu patrocínio da empresa Carioca Engenharia e Instituto João e Maria

Backheuser. Os outros encontros acontecem 31 de maio em Professor Souza; 14 de junho em Rio Dourado; 28 de junho em Barra de São João; 12 de julho em Palmital; e dia 26 de julho na Nova Praça Feliciano Sodré.

Erica Ferreira

População da Região Serrana de Macaé pede segurança pública Com equipamentos doados pelo Governo Federal GM deverá auxiliar a PM

Objetivo é evitar tumulto e desordem, sobretudo nas imediações do Hospital Público da Serra

Fruto de uma demanda trazida pelos próprios moradores, o restabelecimento da segurança e da ordem pública na Serra macaense foi tema de debate na Câmara Municipal de Macaé. O vereador Welberth Rezende (PPS) teve dois requerimentos aprovados nesse sentido. O primeiro solicita maior fiscalização da Postura e da Guarda Municipal no centro de Trapiche, a fim de evitar tumulto e desordem, sobretudo nas imediações do Hospital Público da Serra. O segundo pede o retorno dos Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPO) na Região Ser-

rana e a sua realocação nas vias principais. De acordo com o autor dos requerimentos, a sensação de insegurança experimentada pela população é consequência da lacuna deixada pela retirada dos DPOs da localidade. “Por isso pedimos apoio neste momento, pois o patrulhamento é parte das novas atribuições da Guarda.” Os parlamentares Marcel Silvano (PT), Maxwell Vaz (SD) e Igor Sardinha (PT) manifestaram apoio às propostas de Welberth. Marcel lembrou que a Guarda Municipal recebeu, recentemente, veículos e equipamentos do

Governo Federal para desempenhar essas novas funções. “Creio que seja possível auxiliar a população local dessa maneira”, disse. O vereador Maxwell Vaz (SD) apontou as falhas na gestão do município como uma das principais causas do problema, enquanto Igor Sardinha (PT) afirma que a omissão do governo municipal agrava o panorama de insegurança. “Outras cidades, como Quissamã, conseguiram reverter a decisão de retirar os DPOs do seu território. Isso aconteceu através da formalização de um pedido ao Governo do Estado”, destacou Igor.


|5

RJNEWS | 23 a 30 de abril de 2015

Cidades

Crise do Petróleo estagna mercado imobiliário de Macaé e Rio das Ostras Com alta taxa de demissões e o enfraquecimento do comércio, investimentos em imóveis ficam em segundo plano A forte queda no preço internacional do petróleo, iniciada no segundo semestre do ano passado e intensificada a partir de janeiro desse ano tem impactado muito mais a economia nacional do que se esperava. Com preços atuais na ordem de US$ 50 por barril, o menor atingido nos últimos cinco anos, prefeituras da Região dos Lagos e Norte Fluminense que possuem sua economia diretamente ligada ao setor vêm sofrendo uma significativa queda de 30 a 40% na arrecadação dos royalties, impossibilitando novos investimentos e realizando cortes de prestações de serviço e salarial. Entretanto, considerando também a instabilidade política que assola o país, e em especial a crise na Petrobras, pode-se considerar que o maior estrago está no mercado de trabalho da região. Segundo estimativas levantadas por economistas, na passagem de dezembro para janeiro desse ano os problemas atravessados pela estatal tiveram influência direta ou indireta de aproximadamente 10% de todos os empregos formais perdidos em todo Brasil, contabilizando pelo menos mil e quinhentas demis-

sões em Macaé nesse período. Com cerca de 63% dos empregos formais ligados à indústria do petróleo no município, as dispensas e cortes de salários atingem de operários a executivos impactando diretamente diversos setores a exemplo do comércio e o mercado imobiliário. A gravidade da situação na capital nacional do petróleo é tamanha que foi tema de uma matéria de destaque do Jornal Nacional (Rede Globo) exibida no dia 30 de março. Foram abordados vários aspectos, em especial a quantidade de profissionais que a cada dia são obrigados a deixar a cidade em busca de uma nova perspectiva de vida, o comércio às moscas e as inúmeras placas anunciando a venda ou a disponibilidade de locação dos imóveis, sendo cada vez menos procurados. A corretora de imóveis em Macaé, Silvia Fernandes se diz bastante preocupada com a situação do mercado na região, avaliando que houve uma desvalorização em torno de 15% no preço dos imóveis à venda e muitos se encontram encalhados. Ela também afirma que os imóveis comerciais sofreram uma notá-

Pedro Panesi/RJNEWS

A procura ficou estagnada em função do aumento da taxa de juros

vel queda na procura, uma vez que todo o setor comercial se encontra abalado com tantas demissões e aumento de despesas. “Apesar de a situação estar ruim, tenho uma visão otimista. Reajustando um pouco os preços, facilitando financiamentos e sabendo negociar a gente consegue sobreviver a esse momento passageiro”, complementou.

No município vizinho de Rio das Ostras, que obteve um rápido crescimento populacional influenciado pelo desenvolvimento do setor de petróleo e gás em Macaé na década de 70, não faltam placas de ‘vende-se’ ou ‘Aluga-se’ penduradas em imóveis residenciais ou comerciais por toda a cidade. De acordo com a corretora de imóveis Rosi Corrêa, atuante

em Rio das Ostras há 20 anos, o aumento na taxa de desemprego do período somado a uma grande oferta de imóveis propiciou uma estagnação no mercado imobiliário local, principalmente na aquisição e locação de imóveis comerciais, em função das incertezas em relação ao futuro político e econômico do país. “Podemos afirmar que até o momento houve uma desvalorização em torno de 10 a 15%, dependendo da metragem do imóvel”, opina a corretora. Rosi afirma que fatores como a inflação, aumento do dólar e escândalos de corrupções foram os responsáveis pela crise, estando os interessados em compra, em sua maioria, inseguros e aguardando as notícias e acontecimentos, inclusive, com a esperança de conseguir obter a maior redução possível dos preços, que na região já estavam bem inflacionados. “A procura, que se dá principalmente para financiamento bancário, ficou estagnada em função do aumento da taxa de juros e da incerteza que todos estão de como ficará, em futuro próximo, as taxas, correções e valores finais dos imóveis”, complementou. Douglas Smmithy/RJNEWS

Contribuinte deve ter cuidado com email falso em nome da Receita Mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão Mensagens eletrônicas, os chamados emails, em nome da Receita Federal continuam a ser enviados aos contribuintes neste período de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Uma das mensagens falsas oferece facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015. De acordo com uma matéria divulgada pela Receita, as mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais

e principalmente financeiras do cidadão desavisado. Os links contidos nas mensagens falsas, normalmente, abrem brechas no computador para a instalação de vírus e malwares, que são pragas digitais. Em todas as situações, sendo da Receita ou não, os internautas devem sempre evitar abrir arquivos anexados de mensagens desconhecidas, pois as mesmas podem conter programas que causam danos ao computador ou capturam indevidamente dados do internauta. O mesmo procedimento deve ser adotado quando a mensagem tiver links mesmo informando ser da Receita ou de outros órgãos quaisquer.

A Receita Federal, por exemplo, não envia e-mails sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. O Programa Gerador do IRPF deve ser obtido diretamente na página do órgão na Internet. O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 começou no dia 2 de março e termina no dia 30 de abril. As pessoas que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade para receber a restituição, caso não a preencham com erros ou omissões. Na mesma situação estão incluídas pessoas com mais de 60 anos, com moléstia grave ou

com deficiência física ou mental. Este ano, cerca de 27,5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco. A multa por atraso de entrega é estipulada em

1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita (www.receita.gov.br).


6|

23 a 30 de abril de 2015 | RJNEWS

Cidades

Casimiro de Abreu entrega mais casas populares em abril Unidades habitacionais ficam localizadas no distrito de Professor Souza O sonho da casa própria chegou para mais famílias, em vulnerabilidade social, do distrito de Professor Souza, em Casimiro de Abreu. As obras fazem parte de um convênio feito entre município e Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. No total, são construídas 72 casas, que tiveram a obra dividida em duas fases. As casas que serão entregues ainda este mês, pertencem a fase 1. “Tomamos a decisão de fazer a entrega parcelada dos imóveis para evitarmos a ação de vândalos. À medida que as casas forem sendo concluídas, faremos o sorteio e a entrega”, informou a secretária de Habitação, Saneamento e Urbanismo, Eliane Benjamin.

O sorteio das primeiras 10 unidades habitacionais a serem entregues ocorreu no dia 30 de março, em uma reunião realizada no Ginásio Poliesportivo, em Professor Souza. O sorteio das outras 10 ocorrerá ainda em abril, com data a ser agendada pela Secretaria de Habitação. Participam desses sorteios, pessoas que estão devidamente inscritas e que também cumprem os critérios exigidos, tais como morar há mais de 10 anos no município, ter renda familiar de até três salários mínimos, possuir na família pessoas com doenças crônicas ou degenerativas, entre outros. A ajudante de cozinha, Marcela Cristina Ferreira, de 30 anos, foi uma das contempladas

Vitor Nantes

No total, são construídas 72 casas, que tiveram a obra dividida em duas fases

Nova diretoria do Blocana aponta estratégias para o carnaval de 2016 Pedro Panesi/RJNEWS

Longe das ruas na folia passada, bloco mais antigo de Rio das Ostras pretende cativar a juventude e resgatar a tradição Dentre os amantes da folia, quem nunca sambou e se divertiu ao som da bateria do Blocana, o mais antigo bloco carnavalesco de Rio das Ostras? Certamente seus desfiles temáticos, sempre marcados por um bom e irreverente humor, já ocuparam um lugar cativo na história da cidade e também no coração de seus antigos moradores. Blocana nasce oficialmente em 28 de fevereiro de 1982 no centro de Rio das Ostras, a partir de um grupo de aproximadamente dez amigos que há tempos frequentavam o então pacato distrito de Casimiro de Abreu, motivados principalmente por Valter Tarden, ou

‘valtinho’, e os irmãos Marcelo e Miltinho Teixeira. Desde então se passaram diversas gerações e temáticas como ‘Praia, samba e água ardente’(2013) e ‘Quem não bebe não vê o mundo girar’(2014), com abadás sempre bastante requisitados. De acordo com alguns integrantes, o bloco já chegou a vender em um único carnaval cerca de três mil camisas, com encomendas de diversas localidades do país e até mesmo da Argentina. Com a diminuição da subvenção da prefeitura aos blocos em decorrência da queda da arrecadação municipal, além de questões estruturais internas, o Blocana vem passando

Presidente (direita) e vice-presidente discutem novas diretrizes do bloco carnavalesco

por momentos de dificuldades financeiras nos últimos anos, chegando ao ponto de não participar, inusitadamente, do carnaval riostrense esse ano. Preocupados em reverter tal situação, membros da nova diretoria do Blocana já começam

a se reunir e traçar algumas metas a serem desenvolvidas ao longo deste ano para que no próximo carnaval o bloco retorne com força total às ruas do centro da cidade. “Nosso trabalho de reestruturação vai se basear no slogan

com a moradia. “Foi a maior alegria da minha vida. Moro sozinha com meus três filhos, pago aluguel, não tenho ajuda nenhuma. Agora, morando na minha própria casa vou economizar. Com este dinheiro, poderei fazer muito mais pelos meus filhos”, disse. As casas foram construídas em terreno doado pela Prefeitura e são compostas por quarto, sala, cozinha e banheiro. Os terrenos são de 150 metros quadrados e há a possibilidade de aumentar a casa pelo futuro proprietário. MAIS CASAS - Em dezembro do ano passado foram entregues 79 casas no bairro Perimetral Leste, em Casimiro de Abreu, por meio de uma parceria entre o município e a Companhia Estadual de Habitação do Governo do Rio de Janeiro (CEHAB). Entre o final de 2013 e início de 2014, a Prefeitura entregou outras 56 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida, uma parceria com o Ministério das Cidades.

‘A união entre a experiência e a juventude’ Queremos conquistar uma nova geração, principalmente os jovens, formando novos ritmistas e resgatando a verdadeira tradição do carnaval de rua”, declarou o atual presidente Alcino Fernandes, integrante do bloco desde os 20 anos de idade. Alcino explica que, diferentemente do que ocorre com os trios elétricos e carros de som que são cada vez mais utilizados no carnaval, um bloco carnavalesco deve ter por obrigatoriedade seu grupo de ritmistas, adereços e instrumentos, além de um registro. “Tudo isso gera muitas despesas, e os blocos não possuem uma fonte regular de renda. Dessa forma, precisamos buscar alternativas como a produção dos abadás ou a realização de eventos como o ‘ Na mesa com o Blocana’ onde é servido um almoço e os ritmistas se apresentam para arrecadar fundos”, comentou. Agradecendo o apoio de todos presidentes e diretores de carnaval de Rio das Ostras, Alcino e seu filho, Caíque Soares, vice-presidente, afirmam que a nova gestão dará continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Blocana, assegurando a sua participação como uma tradição da cidade.


|7

RJNEWS | 23 a 30 de abril de 2015

Cidades

Linha que atende o bairro da Glória em Macaé passa a ter novo itinerário Medida atende a um pedido dos moradores e de pessoas que trabalham nessas áreas Os moradores do bairro da Glória passaram a ser beneficiados por mudanças promovidas esta semana na linha de ônibus C41 (Terminal Central x Bairro da Glória). Com as alterações planejadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenação de Fiscalização e Planejamento da Subsecretaria de Transporte, esta linha passa a circular por algumas vias que, até então, não eram atendidas pelo serviço de transporte urbano. A medida atende a um pedido não só dos moradores, como também das pessoas que trabalham na localidade. Antes das alterações, os ônibus da linha C41 faziam um atendimento parcial no bairro. No entanto, após um levantamento técnico, que contou com a colaboração da empresa de ônibus que presta o serviço na cidade, esta linha se tornou circular. Com isso, os ônibus que fazem este itinerário estão circulando por todo o bairro da Glória e retornando para o Ter-

minal Central. No total, são dois coletivos atuando nesta linha diariamente, com frequência de 40 em 40 minutos, além de mais um ônibus de reforço nos horários de pico da manhã e da tarde. Vale ressaltar que o bairro também é atendido por mais quatro ônibus da linha A91, que fazem o trajeto entre o bairro da Glória e o bairro Malvinas. Após a saída do Terminal Central, os coletivos da linha C41 fazem o seguinte trajeto – Rua Nova Aurora, seguindo pela Francisco Portela, e posteriormente pelas ruas Vereador Abreu Lima, Manoel Joaquim Reis e Jandira Perlingeiro, até a chegada à ponte. Daí, no Visconde, segue pela Rua Proletariado, Avenida Coronel Sizenando e Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin. No Riviera Fluminense, segue pela Avenida Evaldo Costa, pelas ruas Venezuela e Dr. Humberto Queiroz Matoso e a Alameda Etelvino Gomes. A partir daí, o ônibus

faz o acesso na Estrada da Cancela Preta, seguindo pelas ruas A e Sidney Vasconcelos Aguiar, até a Estrada Fazenda dos Cavaleiros. No Trevo da Linha Verde, após a chegada ao Bairro da Glória, o itinerário segue pela Professora Jacyra Maria Tavares Durval, João Batista da Silva Lessa, Professora Ana Benedita, Arquimedes Marques, Sidney Vasconcelos Aguiar, João Alves Jobim Saldanha, João Batista da Silva Lessa, Maria Francisca Borges Reid, Alzira Hipólito dos Santos e Dona Maria Reid. Neste ponto, o coletivo passa a seguir o roteiro para o retorno, seguindo pela Estrada Fazenda Cavaleiros, Rua 1, Estrada da Cancela Preta, Alameda Etelvino Gomes e as ruas Humberto Queiroz Matoso e Jonas Mussi. Ao chegar à Avenida Evaldo Costa, segue até a Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, Avenida Fábio Franco e Rua Proletariado, até chegar à ponte. Já no Centro, segue pela Jandira Perlingeiro,

Seguro de celular é opção para diminuir prejuízos no caso de assalto Consumidor precisa ficar atento a todos os detalhes do contrato Douglas Smmithy/RJNEWS

O Brasil tem mais de 280 milhões de linhas de celular. Com tantos aparelhos, muita gente está fazendo seguro do telefone para diminuir os prejuízos no caso de um assalto, por exemplo. Fazer um seguro pode ser uma boa opção, desde que o consumidor fique atento a todos os detalhes do contrato. Professora na rede estadual de ensino em Rio das Ostras, G.E, que preferiu não ser identificada, contou por telefone à equipe de reportagem do portal de notícias

Arquivo/RJNEWS

Moradores do bairro da Glória passaram a ser beneficiados por mudanças promovidas esta semana na linha de ônibus C41

Manuel Joaquim Reis, Vereador Manoel Braga, Velho Campos e

Nova Aurora, até a chegada ao Terminal Central.

e do site RJNEWS, que já foi roubada várias vezes e, cansada disso, resolveu fazer um seguro. “Meu celular já foi roubado sete vezes e já estou no meu oitavo aparelho celular. Eu paguei a franquia do seguro de cerca de R$ 600 e em 20 dias eu estava com um celular novo”, disse. Com celulares cada vez mais sofisticados e caros, o seguro é uma opção para recuperar, pelo menos, parte do valor investido. Na maior seguradora do país, o faturamento com esse tipo de seguro cresceu 280% no ano passado. Antes de assinar o contrato, é fundamental conhecer bem os detalhes do serviço. Os pacotes podem ter cobertura nacional ou internacional e o pagamento mensal varia de acordo com o modelo e o valor do celular. A proteção pode ser completa ou apenas contra roubo e furto qualificado. Nesse caso, o cliente só recebe o seguro quando há ameaça verbal ou física e em casos de destruição de propriedade, ou seja, se o bandido, por exemplo, rasgar

a bolsa ou quebrar o vidro do carro para levar o celular. Se a pessoa esquecer o aparelho em algum lugar e ele sumir, o seguro não vai cobrir. É importante avaliar os custos, como o valor da franquia, e fazer contas. “Quanto que você paga por mês, se vai valer à pena em tantos meses você comprar um novo ou ficar pagando aquele seguro. A pessoa que fica muito em casa, que não usa o aparelho na rua, se o custo do aparelho não é alto, aí essa pessoa não tem interesse em contratar esse seguro”, comentou ela. G.E, fez as contas e descobriu que, para ela, vale a pena pagar o seguro. Somando as doze mensalidades R$24,99 com a franquia que ela paga quando aciona o seguro R$ 749,99, os gastos chegam a R$1.049,87 por ano. Um celular novo do modelo que ela tem custa quase o triplo do preço, ou seja, R$ 2.999,99. Há várias seguradoras no mercado, mas em alguns casos, o seguro só é feito para aparelhos novos ou com, no máximo, três meses de uso.


8|

23 a 30 de abril de 2015 | RJNEWS

Cidades

Usuários reclamam da falta de serviço nos orelhões na orla dos Cavaleiros Equipe de reportagem foi às ruas e constatou o problema em vários aparelhos Encontrar um orelhão que funcione nas ruas de Macaé não é uma tarefa tão fácil assim. Usuários dos telefones públicos reclamam que têm enfrentado dificuldades para fazer uma simples ligação, e apesar de ser chamado de público, o que se vê são aparelhos em sua maioria danificada pelo mau uso. Falta de conservação, além de sujos, normalmente eles manifestam a mensagem de defeito na hora de usar o cartão. Com isso, a opção para quem precisa realizar uma ligação é procurar por outro mais próximo. Com isso, o problema se torna pior quando o usuário tenta usar um orelhão na praia dos Cavaleiros. No local, raro encontrar um aparelho. À noite, por exemplo, hora de maior movimento, por conta das caminhadas praticadas pelas pessoas, é que o problema mais se agrava. Através de um e-mail enviado à redação do portal de notícias e do jornal RJNEWS, Ana Luiz Coelho, 25 anos mora no bairro Cancela Preta, e relata em poucas linhas que caminha na orla todos os dias. De acordo com ela, precisou usar o telefone público para ligar para casa e não conseguiu. “Sempre que saio do trabalho vou em casa e troco de roupa. Em seguida venho para a praia caminhar. Nesse dia esqueci o ferro de passar roupa ligado e precisei avisar em casa. Andei, andei, andei e não encontrei um aparelho. O jeito foi encerrar a prática esportiva e voltar para casa. E nesse dia não levei o aparelho de celular com medo de ser assaltada. Para minha sorte minha mãe viu que o ferro estava ligado na tomada e desligou”, disse. A equipe de reportagem percorreu as orlas da Praia Campista e dos Cavaleiros, para confirmar

Fotos: Arquivo/RJNEWS

De acordo com as regras da Anatel, os telefones públicos não podem ficar mais de oito horas sem reparo após a queixa de um usuário

o problema. Durante a passagem pelo local, foi possível constatar apenas três cabines – cada com dois orelhões. Uma delas está em frente ao clube Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, e mais outros dois na frente de um terreno baldio, logo ao lado

do clube. No momento, a equipe testou os orelhões, foi possível comprovar as queixas da população. É um flagrante descumprimento. A legislação determina que, nas localidades com mais de 300 habitantes, as concessio-

nárias devem assegurar a disponibilidade de acesso a telefones públicos de modo que qualquer ponto esteja no máximo a 300 metros de um orelhão. Trata-se de uma medida geodésica, ou seja, são 300 metros em linha reta.Quem também reclama são os funcionários de serviço público e serventes de obras. Mas ainda que estivesse funcionando, outro problema que chama a atenção é o precário estado de manutenção dos aparelhos instalados na orla. Pintura desgastada, pichações, teclas onde os números não são legíveis, falta de cartazes informativos para os usuários e muita sujeira são uma constante nos orelhões do bairro. Apesar da popularização do telefone celular, em Macaé ainda não dispõe desse tipo de serviço

com qualidade. Como consequência, ainda existe muita gente que utiliza os orelhões para fazer ligações telefônicas, apesar da facilidade dos aparelhos de celular. Uma missão quase impossível é informar à empresa Oi Fixo que um aparelho está quebrado ou danificado. Isso porque os usuários não encontram nos telefones nenhum número destinado a reparos e consertos. É importante lembrar que, de acordo com as regras da Anatel, os telefones públicos não podem ficar mais de oito horas sem reparo após a queixa de um usuário. Caso venha a acontecer, a empresa pode responder a processos e pagar multas. Sobre o problema apresentado na matéria, a empresa não manifestou resposta até o fechamento desta edição.


|9

RJNEWS | 23 a 30 de abril de 2015

Cidades

Senai Rio inscreve para 30 mil vagas gratuitas em cursos à distância Cursos têm carga horária de 14h e as aulas são 100% online Arquivo/RJNEWS

Para quem quer desenvolver e aperfeiçoar competências, o Senai Rio está com inscrições abertas para 30 mil vagas gratuitas em cursos de iniciação profissional à distância. Na região a oportunidade tem endereço garantido. O Senai de Macaé fica no bairro? As oportunidades são para turmas de Consumo Consciente de Energia, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Fundamentos de Logística, Legislação trabalhista, Lógica de Programação, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Propriedade Intelectual, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação. Os cursos têm carga horária

de 14h e as aulas são 100% online, sem necessidade de comparecimento a uma unidade Senai. Podem se inscrever jovens a partir de 14 anos, que estejam cursando, no mínimo, o Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e que possuam CPF. Os participantes têm até 30 dias para realização de cada curso. Para participar, basta acessar www.firjan.org.br/competencias e se cadastrar. O acesso é imediato e o interessado pode optar por um ou mais cursos. Além das vantagens da educação à distância, em que o aluno tem maior flexibilidade de tempo para estudar, os cursos do Senai oferecem desafios que instigam e estimu-

lam o aprendizado. Os alunos aprovados recebem certificado de conclusão emitido pelo Senai Rio.

As inscrições permanecem abertas durante todo o ano, com formação de novas turmas a cada mês. Mais informações

sobre cada um dos cursos podem ser obtidas no endereço www.firjan.org.br/competencias ou pelo 0800 0231 231.


10 |

23 a 30 de abril de 2015 | RJNEWS

Cidades

Curso de Dança de Salão oferecido gratuitamente em Rio das Ostras Aulas serão desenvolvidas pelo CQID e devem começar ainda em abril Pedro Panesi/RJNEWS

Durante as 80 horas de aulas, o CQID é realizado por meio de aulas práticas e teóricas com palestras de profissionais convidados

Formar e qualificar profissionais da área artística é uma das prioridades da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que abriu novas vagas para os CQIDs - Cursos de Qualificação para Instrutores de Dança, só que dessa vez a oportunidade é

para Dança de Salão. O Curso de Qualificação de Instrutores de Dança tem uma pedagogia totalmente diferenciada propondo uma didática própria e diferenciada. Todos os professores do CQID são altamente qualificados, com for-

mação de nível superior, além da formação artística, adequada às novas diretrizes do ensino brasileiro de dança. Durante as 80 horas de aulas, o CQID é realizado por meio de aulas práticas e teóricas com palestras de profissionais con-

vidados, seminários, dinâmicas de grupo, pesquisas bibliográficas e audiovisuais e prática de instrução supervisionada. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site www.cqid.com.br. A Dança de Salão ainda está prevista para iniciar ainda em abril e conta com mais duas grandes parcerias, a APDS - Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Rio de Janeiro e o Jornal Falando de Dança. São 30 vagas para cada turma, com uma aula mensal aos sábados, das 10h às 17h, durante dez meses. A iniciativa é fruto de um trabalho conjunto da Fundação Rio das Ostras de Cultura, por meio do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, e o IBAC - Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural. O objetivo é sempre capacitar os profissionais de dança da região. “Para nós, este curso é bastante relevante, pois quanto mais instrutores treinados e

Marinha do Brasil libera edital também para a Escola Naval

atualizados tivermos, mais fortalecemos a classe em nosso município, adquirindo maior representatividade entre eles, contribuindo para o mercado de trabalho destes profissionais”, disse Cosme dos Santos, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Com uma linguagem didática específica, o CQID colabora para o aprofundamento do conhecimento teórico e a prática de metodologias reconhecidas em todo o mundo. Os cursos são uma ótima oportunidade para reciclagem e atualização dos fundamentos de diversas modalidades da dança. Os cursos de Jazz, Dança de Salão e Dança do Ventre já estão acontecendo no município. Mais informações sobre valores, datas, currículo dos professores, periodicidade das aulas e conteúdo programático podem ser obtidas pelo site www.cqid. com.br; e-mail cqid@gmail. com; ou pelo telefone (21) 2210-2133. Divulgação

Inscrições para concurso vão de 27 de abril até o dia 05 de junho de 2015 A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou o terceiro Edital este ano. Desta vez, as vagas são destinadas ao Curso de Graduação da Escola Naval (EN), para candidatos de ambos os sexos. Para concorrer, os interessados devem preencher requisitos tais como ser brasileiro nato, solteiro, ter 18 anos completos e menos de 23 anos de idade e ensino médio concluído ou em fase de conclusão. Estão previstas 43 vagas, sendo 31 do sexo masculino e 12 para o feminino, estas especifica-

mente para o Corpo de Intendentes da Marinha. O período de inscrição irá de 27 de abril a 05 de junho de 2015 e as informações completas sobre o concurso, que acontece em todo o território nacional, podem ser verificadas no site da DEnsM www. ingressonamarinha.mar.mil. br ou em um dos Postos de Inscrição da Marinha. Os candidatos farão provas objetivas de Matemática, Inglês, Português, Redação e Física. A Escola Naval é um estabe-

lecimento de ensino da Marinha do Brasil, que tem como propósito formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM). A Marinha já tinha anteriormente publicado o Edital do Colégio Naval. Neste caso, as vagas são destinadas exclusivamente a candidatos do sexo masculino. Para concorrer a uma das 230 vagas, o candidato deve ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade e

ter concluído o 9º ano do ensino fundamental, ou estar em fase de conclusão. Os candidatos realizarão prova de Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Português e Redação. O período de inscrição será de 27 de abril a 15 de junho de 2015. Muitas pessoas ainda con-

fundem Colégio e Escola Naval. O Colégio, que é equivalente ao Ensino Médio, encontra-se no município de Angra dos Reis, no interior do Estado do Rio. Já a Escola Naval, a mais antiga instituição de Ensino Superior do país está localizada na cidade do Rio de Janeiro.


| 11

RJNEWS | 23 a 30 de abril de 2015

Cidades

Crise econômica em cidades da região é destaque no jornal O Dia Queda dos royalties faz municípios reduzirem expediente, congelar salários e suspender concursos Os municípios do Estado do Rio congelaram salários, suspenderam concursos e reduziram expedientes para enfrentar a falta de verba proveniente da queda de arrecadação dos royalties de petróleo. A crise que afeta 87 das 92 cidades que recebem o recurso, foi destaque em matéria do jornal O Dia. Entre elas estão São Gonçalo, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu e Niterói. O repasse incrementava entre 40% e 65% de cada orçamento. Outros municípios mais atingidos com a perda são: Cabo Frio, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Casimiro de Abreu e Quissamã. Neles, há suspensão de investimentos, redução de contratos e corte de salários e de horas-extras dos servidores. Para equilibrar as contas, a Prefeitura de Casimiro de Abreu reduziu expediente de trabalho pela metade. As exceções são para os serviços essenciais, como Saúde, Educação e Segurança. O município vai perder R$ 67 milhões em royalties este ano. E para conseguir conceder

Fotos: Divulgação

reajuste de 6,41 % ao funcionalismo público em janeiro, a prefeitura precisou demitir contratados. O desligamento também foi o caminho encontrado pelo prefeito de Cabo Frio Alair Corrêa, que exonerou 4 mil funcionários. Sem os royalties, a receita

caiu 48%, R$ 43 milhões em três meses. Além disso, a companhia de limpeza foi extinta e os servidores foram para outros órgãos. “Não são medidas simpáticas, mas necessárias”, disse o prefeito, ao reconhecer que a máquina estava inchada.

A Prefeitura de Quissamã também trabalha em meio expediente. O repasse de março foi de R$ 3 milhões, uma queda de 28,25% em relação a fevereiro. Já, se comparada a

dezembro de 2014, foi contabilizada uma redução de 50,18% no trimestre. Em Campos dos Goytacazes, houve uma redução de convênios e contratos e corte de 10% nos salários

dos comissionados. Além disso, foi publicado na sexta-feira, dia 17, o novo organograma administrativo, que prevê redução de secretarias e de cargos comissionados.


12 |

23 a 30 de abril de 2015 | RJNEWS

Cidades

Parceria oferece oficina de Formação de Preços em Rio das Ostras Encontro será realizado no dia 28 de abril e dará direito à consultoria Douglas Smmithy/RJNEWS

O Sebrae, em parceria com a prefeitura de Rio das Ostras, promove no dia 28 de abril, das 18h às 22h, a Oficina de Formação de Preços. A iniciativa integra as ações dos Projetos Rio Serra Mar e Sebrae na Mesa. As vagas para a oficina são limitadas e o investimento é de R$ 150 por CNPJ. Ao final do evento, serão entregues certificados de participação. Além disso, terão mais duas horas de consultoria individual, que será agendada para uma data posterior com cada empresa.Com o curso, os participantes irão compreender o processo de formação do preço de venda, conhecendo os procedimentos técnicos necessários para formar o preço de venda adequado de produtos e/ou serviços. O Projeto Rio Serra Mar tem como foco incrementar alianças do setor de Turismo, envolvendo o poder público, iniciativa privada e entidades, para melhorar a infraestrutura turística, propor ações de marketing integrado das regiões e fortalecer entidades de classes,

Iniciativa em parceria com a prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae, integra as ações dos Projetos Rio Serra Mar e Sebrae na Mesa

Polícia Militar faz a limpa em vários bairros de Macaé Entre os detidos está um homem suspeito de gerenciar o tráfico no Lagomar Dois homens e uma mulher foram presos com 2 kg de cocaína em Macaé, na tarde de terça-feira, dia 21. Segundo a Polícia Militar, após uma denúncia anônima, a mulher de 31 anos, que deixou o Rio de Janeiro sentido Macaé, foi detida dentro de um carro com a droga. Após ser encontrada, a mulher conduziu os agentes até um bar no bairro São Marcos, onde os dois outros homens, de 26 e 19 anos, foram presos no momento em que iriam receber o material. Ainda de acordo com a PM, um dos de-

tidos é suspeito de gerenciar o tráfico de drogas no bairro Lagomar. Crimes como este podem ser denunciados em Macaé pelo telefone (22) 27724535 ou pelo 190. Outro caso foi que um menor de 16 anos foi apreendido com 35 papelotes de cocaína. Segundo a Polícia Militar, o jovem foi encontrado comercializando a droga na Rua Margarida da Conceição com oito papelotes da droga. Após ser detido, o adolescente encaminhou os agentes para um terreno em obra e entregou mais 27 papelotes e mais R$ 100. A

ocorrência foi registrada na 123ª DP do município, onde o jovem permaneceu apreendido por tráfico de drogas. Ainda em Macaé, um homem de 25 anos foi preso por furtar duas makitas e um alicate corta vergalhão de uma casa no bairro Jardim Guanabara. Segundo a Polícia Militar, o homem foi detido pelo vigilante do bairro, que acionou a polícia posteriormente. Ainda de acordo com a PM, o homem foi encaminhado para a 123ª DP, onde a ocorrência foi registrada e o dono dos materiais reconheceu os bens.

além de incrementar a qualidade dos serviços e produtos, gerando emprego e renda. O Projeto Fórum Sebrae na Mesa tem por objetivo qualificar grupos de empresários do segmento de Alimentos e Bebidas para desenvolver estratégias que estabeleçam um legado gastronômico capaz de reposicionar o segmento até o ano de 2016. O conteúdo programático inclui os seguintes tópicos: mapeamento dos custos fixos e variáveis; conceitos e cálculo de depreciação, provisões e pró-labore; cálculo da margem de contribuição e cálculo do ponto de equilíbrio e lucratividade. A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Rio das Ostras (ACIRO), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município e Rio das Ostras Convention&Visitors Bureau. O evento será realizado na Rua Rego Barros, 180, sala 311, no Centro. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones (22) 2762-9894 / 2762-9419 ou pelos emails silviaandrea@rj.sebrae.com.br ou anajuliao.rj@gmail.com.

Fotos: Divulgação PM


| 13

RJNEWS | 23 a 30 de abril de 2015

Cidades

Plano de Mobilidade de Rio das Ostras é encaminhado ao Ministério das Cidades Documento, que define as diretrizes dos próximos 20 anos, prevê oferta de vans e ônibus no transporte público A Comissão do Plano de Mobilidade Urbana de Rio das Ostras encaminhou ao Ministério das Cidades, o documento que define as diretrizes para o setor de mobilidade urbana para os próximos 20 anos. O envio do Plano dentro do prazo estabelecido na Lei Federal nº 12.587, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, permitirá ao município receber investimentos do Governo Federal. Após as considerações do Ministério, o plano vai ser consolidado com a elaboração e a apresentação de leis à Câmara Municipal, que irão permitir sua execução. A Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana estabelece que municípios com mais de 20 mil habitantes deveriam entregar o Plano até o dia 15 de abril de 2015 para ter acesso a recursos federais. A expectativa do Ministério era de que apenas 5% dos 1.728 municípios brasileiros nesta condição entregassem o documento dentro do prazo. Para o prefeito Sabino, o cumprimento do prazo e a participação da população na elaboração do plano representam uma grande vitória para Rio das Ostras. No Plano, estão previstas a construção de uma

via alternativa à Rodovia Amaral Peixoto (destinado a veículos leves), a consolidação da Rodovia do Contorno como via obrigatória para veículos pesados, a adequação e instalação de ciclovias e ciclofaixas, a integração de diferentes formas de transporte, a melhoria na acessibilidade em todo o Município, a atualização da rede semafórica e a instalação de terminais urbanos e rodoviários. O Plano foi elaborado a partir de um grupo técnico formado por servidores municipais, portanto, totalmente desenvolvido dentro da cidade. Assim, a Prefeitura valorizou seus profissionais e deixou de gastar cerca de R$ 2 milhões com a contratação de uma assessoria para a elaboração do documento, procedimento adotado por grande parte dos municípios que estão realizando o mesmo projeto. “O planejamento em um município como Rio das Ostras, com uma população que aumenta a cada ano, é um desafio. A elaboração deste plano demonstra o compromisso dos nossos moradores e servidores em pensar o futuro de Rio das Ostras, levando em consideração um trânsito mais humano e uma Arquivo/RJNEWS

Para o prefeito Sabino, o cumprimento do prazo e a participação da população na elaboração do plano representam uma grande vitória para Rio das Ostras

Maurício Rocha

cidade mais acessível a todos”, afirmou o prefeito. A elaboração do documento de 361 páginas contou com a participação de diversos setores da sociedade. Durante quase dois anos, a Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade e a Comissão de Mobilidade Urbana promoveram 11 reuniões com representantes da sociedade civil organizada, dois encontros intermunicipais com representantes da Comissão de Macaé e duas visitas técnicas – a Sorocaba, cidade referência em Mobilidade, e a Brasília, ao Ministério das Cidades. Além disso, durante um mês, foi realizada uma pesquisa – pela internet e presencial – com mais de 1.300 moradores sobre o tema. Para o secretário de Transportes, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Edson Luiz Pereira, o plano representa o desejo da sociedade, que esteve presente em todos os momentos desse processo.“A sociedade participou, su-

geriu e cobrou ações do Poder Público, que agora estão documentadas neste plano. O transporte público é um exemplo: a população deixou claro o desejo de que o atendimento continuasse a ser realizado por vans e ônibus, mas também cobrou mais qualidade, conforto e segurança do serviço”, explicou o secretário. De acordo com o dire-

tor de Mobilidade Urbana, Eduardo Almeida, por ser um dos poucos municípios do País a entregar o plano dentro do prazo, além de ter condições de obter recursos federais para o setor, Rio das Ostras pode atrair investidores. “Ambientes seguros e planejados são vantajosos para todas as empresas. Cidades que estão entregando o PMU já estão

sendo observadas por investidores, por terem desenhadas soluções para a mobilidade que atendem ao interesse da sociedade e aos critérios técnicos estabelecidos pelo Governo Federal. A Prefeitura está pronta para buscar recursos públicos e também parcerias com empresas que sejam benéficas para o Município”, destaca Eduardo.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA Comissão Provisória Edital nº 001/15 A COMISSÃO do PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA (PDT) em conformidade com a Lei. 9.504 e o Estatuto Partidário, CONVOCA seus Filiados e Delegados a participarem da CONVENÇÃO MUNICIPAL a ser realizada no dia 16 de maio de 2015, com início às 9h com término às 16h, na Rua da Assembleia, nº 12, Bairro São Cristóvão, Rio das Ostras-RJ. Comissão Provisória GELSON APICELO Presidente da Comissão


14 |

23 a 30 de abril de 2015 | RJNEWS

Petróleo Divulgação

PETRÓLEO EM FOCO RONALDO MONTEIRO rpsmonteiro@gmail.com

PETROBRAS – PAGANDO O PREJUÍZO DA INCOMPETÊNCIA E GANÂNCIA Busco fundamento em órgãos que sejam referências, não importando o que, a, b ou c sejam críticos contumazes deste ou daquele orgão, vou pelo método seriedade do corpo de jornalistas, tempo da empresa no mercado, e uma pitada da minha percepção. Quando navego na internet vejo inúmeros informativos que nunca ouvi falar, ou foram criados recentemente no intuito de confundir a face fidedigna dos fatos, principalmente em redes sociais. Vamos abordar mais uma vez o Comperj, que a cerca de três anos atrás era a menina dos olhos da Petrobras, e vinha com força total para alavancar a economia do Rio de Janeiro, e especificamente do município de Itaboraí. Começou em 2003, quando a Petrobras anunciou investimento de US$ 6,5 bilhões na construção de um complexo petroquímico na Região Metropolitana do Rio. Passaram-se doze anos, a empresa gastou US$ 21,6 bilhões, 232% acima do previsto, e o Comperj acabou reduzido à uma refinaria de petróleo, produzirá combustíveis, mas nem um quilo de petroquímicos que seria o grande objetivo da empresa, fazendo uma verdadeira cidade dentro de Itaboraí. O enredo de infortúnios ganhou velocidade no segundo semestre de 2006, na campanha de reeleição do presidente Lula em plena crise do mensalão. Vejam que alguns dos personagens, hoje estão envolvidos na operação Lava Jato. O presidente da estatal José Sérgio Gabrielle na época, apoiado pelos diretores Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e Renato Duque (Engenharia e Serviços). Estabeleceram até uma data, quarta-feira 12 de dezembro de 2012, para entrega da obra do Comperj “completa”. Completará três anos em 2015, e hoje vemos uma obra à beira da falência. Em Janeiro, perguntaram a então presidente da Petrobras Graça Foster, que apesar de ter saído da presidência da empresa, considero ainda uma pessoa capacitada para sua condução haja vista sua larga experiência desde 1978 como estagiaria até sua presidência, perguntaram qual seria o valor de venda do Comperj, sua resposta foi taxativa, zero...!.E os bons advogados se fartando de ganhar dinheiro. Como nosso país perde dinheiro com esses personagens, uma lástima.

AMAZONAS – NO CHÃO TAMBÉM TEM PETRÓLEO A Petrobras comunicou a descoberta de uma nova acumulação de petróleo e gás na Bacia do Amazonas, através da perfuração de um novo poço informalmente conhecido como Jusante do Anebá. O poço foi perfurado até a profundidade final de 2.040 metros. Aos meus alunos do IPC, quem quiser crescer pessoal e profissionalmente, existem oportunidades na floresta amazônica, estive lá, e foi uma excelente experiência.

Queda no repasse dos royalties do petróleo afeta cidades do Rio Principal motivo foi a queda no preço do barril no mercado internacional Quase todas as cidades do Rio de Janeiro que recebem royalties do petróleo tiveram redução nos repasses este ano. O principal motivo foi a queda no preço do barril, e quem sofre com as consequências é a população. A sujeira se acumula pelas ruas e calçadas de Cabo Frio. Sem ter como pagar os salários depois da queda de quase R$ 20 milhões no repasse dos royalties, a prefeitura demitiu cerca de quatro mil funcionários e suspendeu contratos, como o dos caminhões que faziam a coleta de galhos e entulho. “Os moradores, gostariam de ver suas ruas limpas. Infelizmente já não tem mais acontecido”, lamentou um morador. Ao todo, 87 dos 92 municípios do estado do Rio recebem royalties do petróleo. Nos três primeiros meses deste ano, só Itaguaí teve aumento no repasse em comparação com o primeiro trimestre de 2014. As outras 86 cidades receberam R$ 305 milhões a menos.

O principal motivo foi a queda no preço do petróleo no mercado internacional. O barril, que já chegou a ser vendido a US$ 110, caiu para metade do preço no fim do ano passado. O valor do barril é um dos componentes no cálculo dos royalties. Se o preço do petróleo cai, o repasse também diminui. A cidade de Campos, a que mais recebe dinheiro dos royalties no Brasil, perdeu R$ 68 milhões este ano. Para equilibrar as contas, a prefeitura diminuiu o número de secretarias e reduziu o ritmo de algumas obras, como a reforma de um hospital. “Se vai terminar, quando vai terminar. Ninguém tem informação nenhuma”, afirma um morador. Proporcionalmente, Casimiro de Abreu foi a cidade que mais perdeu dinheiro. A queda no repasse foi de 48%, o que significou menos R$ 17 milhões no orçamento da prefeitura. Ao todo, 580 servidores municipais foram demitidos. O horá-

rio de funcionamento das repartições públicas foi reduzido para economizar energia elétrica e até o atendimento de seis especialidades médicas deixou de ser feito no ambulatório municipal. “São medidas duras, mas responsáveis. Ou fazemos isso agora ou a situação pode ficar pior”, afirmou o prefeito Antônio Marcos Machado. Apesar de não ter impacto direto sobre os royalties, a crise enfrentada pela Petrobras também contribui para os problemas econômicos de alguns municípios. Por causa dos escândalos de corrupção, a estatal reduziu investimentos, o que acabou comprometendo outra fonte de recursos das prefeituras: a arrecadação de impostos. “O setor de petróleo acaba congregando diversos setores econômicos e a redução do investimento da Petrobras é realmente um desastre para a economia nacional”, ressaltou o economista Alcimar Chagas. (com informações do G1)


| 15

RJNEWS | 23 a 30 de abril de 2015

Social Divulgação

VIP’S NA NOITE ERICK BRANDÃO erick.brandao@ig.com.br (e-mail temporário)

Artista Quem fez sucesso, em Búzios este “find” foi o galã, Juliano Taborda. Um dos herdeiros da empresária do ramo de idiomas, Lara Taborda e do engenheiro, Marcelo Rennó; ele arrasou por onde passava, além de curtir seu aniversário em grande estilo. Com direito a passeios espetaculares e muita diversão em família, ele completou seus 10 anos de alegria e vida. PS: Há quem diga, que o menino está sendo sondado para trabalhos artísticos e publicitários, devido à sua beleza. #sucesso

Giselle Chebabe e Rodrigo Saldanha Filho, em tour pela Europa

Finos O casal top, moradores de Campos mas com casa também em Rio das Ostras e Búzios, Rodrigo Saldanha Filho e Giselle Chebabe acabam de chegar de um tour pela Europa. A viagem foi recheada por passeios, restaurantes, bares, museus; sem contar as iguarias mil, regadas a muito vinho e cerveja. Aproveitando o aniversário dela, o casal passou também por Amsterdã, Porto, Lisboa, Barcelona e Madrid. PS: Só acho um absurdo, não terem convidado o colunista, para registrar os momentos “in loco”. #chateado

Divulgação

Curtindo

Ampliação

Quem foi curtir a Cidade Maravilhosa foi a colunista, Tânia Schueler. Mais conhecida, que nota de R$ 1,00 em Macaé, ela resolveu sair um pouco do eixo Macaé-Búzios e foi passear por terras cariocas. Apaixonada por fotos, ela foi clicada em vários pontos turísticos e sempre distribuindo bom humor, como lhe é de praxe. Sucesso e saúde!

Entre ouvidos fiquei sabendo, que o prédio da Biblioteca de Rio das Ostras, que também abriga o Teatro Municipal pode se tornar por completo, do Teatro. A biblioteca seria transferida de local e com espaço livre no prédio seriam criadas salas de figurino, oficinas e etc. Muito interessante esta possibilidade. Aguardemos cenas dos próximos capítulos! #curtir

Divulgação

Saúde Juliano comemorando seus 10 anos, com a mãe coruja, Lara Taborda

RÁPIDAS • E um salve... a Ogum. Ogunhê! Salve São Jorge! • Um novo e interessante casal está se formando, na sociedade riostrense. Aguardem! • Juro que não estou disposto a entender, a quem são dados e porquê, os títulos de “Cidadão Riostrense” ou “Mérito Municipal” oferecidos pela Câmara de Rio das Ostras. Mas confesso a curiosidade de saber os critérios... • Um importante produtor/investidor do RJ está em busca de um local, para fazer uma casa de shows. Rio das Ostras, Macaé e Cabo Frio estão entre os locais mais cotados. #fiqueisabendo • Escritos antigos, nos costões rochosos em Rio das Ostras vem sofrendo constantes ataques de vandalismo. Uma pena! #reliquiahistorica • A falsidade e o interesse estão ultrapassando barreiras tecnológicas e já se mostram firmes e fortes, em redes sociais e grupos no whatsapp. #creioemdeuspai • Uma conhecida pessoa da sociedade (da região) tomou um fora, de uma linda jovem, ao tentar cantá-la em público e com palavras nada elegantes. Risos! #merecido • Macumbeiro ou não, sei que todo mundo entrou na onda da feijoada, no dia de São Jorge. Só observo! #risos • “O preconceito é uma força bruta , difícil de derrubar”. Teresa Petrucelli, personagem de Fernanda Montenegro (Babilônia)

Tânia Schueler curte em alto astral, as belezas do Rio de Janeiro

Passeio Quem acaba de ser escalado para a nova novela, da Record (Escrava Mãe) é o ator e modelo, Saulo Meneghetti. Morando em São Paulo e com gravações previstas para serem feitas no Rio, o ator com amigos em Rio das Ostras pretende conhecer a cidade, em breve. Segundo informações, ele poderá ficar hospedado no bairro, Bosque da Praia. Diga-se de passagem, o bairro concentra as mais belas mansões e residências de Rio das Ostras. O ator e modelo, Saulo Meneghetti pretende conhecer Rio das Ostras, em breve

Regina Flores, umas das diretoras da antiga AMOBEB (Associação de Moradores dos Bairros Bosque e Extensão do Bosque) acabou de perder uma filha, que morreu em uma unidade de saúde, de Rio das Ostras. Ao contrário, do que diz a oposição... ela saiu agradecendo a todos da saúde, pelo excelente tratamento que a filha recebeu, enquanto viva.

Divulgação


16 |

23 a 30 de abril de 2015 | RJNEWS

Cultura Casa de Cultura recebe a exposição ‘Memória e Identidade, uma questão cultural’

programa, Adriana Izidoro, a exposição foi aberta no final de março como parte da programação do 23° aniversário da cidade inicialmente para professores municipais, que por sua vez começaram a levar suas turmas para realizar pesquisas didáticas, aproveiCássia Liu tando todo o material que foi resgatado. “Conseguimos reunir também todas as publicações ou material audiovisual, da Fundação de Cultura ou não produzido por autores da cidade”, comentou a coordenadora, frisando que o foco da iniciativa é atingir especificamente o público infantil. Além da exposição, Adriana explica que o Casa de Leitura Casimiro de Abreu, através do programa Revirando o Baú vem realizando visitas itinerantes em algumas escolas de Rio das Ostras, reforçando o trabalho com a Educação Patrimonial e o incentivo à leitura. Ela também cita o trabalho desenvolvido pela trupe de teatro Literatro, constituída por ‘Memória e Identidade, uma questão cultural’ tem por objetivo difundir conhecimentos sobre a história da cidade jovens atores da cidade que ais, estimulando os visitantes a de abril, espaço ficará aberto go e feriados, das 11h às 17h. A abordam importantes temáterem um maior senso crítico ao público de segunda à sexta, Entrada é franca. ticas educativas nas instituidiante da história. Até o final das 9h às 18h, e sábado, dominSegundo a coordenadora do ções educacionais.

Objetivo é oferecer um espaço para que moradores e visitantes de Rio das Ostras possam conhecer a história da cidade Moradores e visitantes de Rio das Ostras estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento econômico, cultural e político do município ainda no tempo em que consistia numa pacata vila de pescadores. Organizado pelo programa Revirando o Baú, da Casa de Leitura Casimiro de Abreu, a exposição ‘Memória e Identidade, uma questão cultural’ tem por objetivo difundir conhecimentos sobre a história da cidade, sensibilizando a população por meio da Educação Patrimonial. Localizada na Casa de Cultura Bento Costa Junior, no centro da cidade, a mostra é composta por uma série de banners que trazem fotos antigas e textos informativos que remontam toda a trajetória de Rio das Ostras até os dias atu-

Adilson dos Santos

Visitar o Museu Casa Quissamã é um convite à história local O espaço funciona de quarta a domingo e nos feriados, das 10h às 17h O Museu Casa Quissamã é um convite à história do município. O local recebe visitantes de quarta a domingo e nos feriados, das 10h às 17h. O espaço integra arquitetura e acervo do século XIX e quem o visita tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa época vivida em Quissamã. De acordo com a Coordenadora de Cultura e Turismo, Marta Medeiros, atualmente, o perfil dos visitantes é mais voltado para o turismo pedagógico. Ela acredita que isso se deve ao

fato de o município ter se tornado referência, por ser um dos únicos no Norte Fluminense a possuir um acervo que representa o vigor do período áureo da cana-de-açúcar. O Museu é uma célula de educação interdisciplinar, é um local de várias visões históricas que passa por questões religiosas, étnicas, arquitetônicas, comportamentais, entre outras, cujas abordagens condizem a uma diversidade de informações didáticas que vão ao encontro da atualidade.

Embora as janelas no Museu estejam sempre fechadas, ele funciona normalmente nos dias e horário já citados. “Não abrir as janelas é uma medida preventiva para não danificar o acervo, que em muitos casos, até a simples claridade é capaz de deteriorar as peças e fotografias”, declarou Marta. No Museu ainda existe um espaço destinado ao artesanato para difundir o trabalho dos artistas locais, onde toda a renda da venda dos produtos vai totalmente para eles. Para

os visitantes de fora do município, o Museu Casa Quissamã fica localizado na RJ178 sem nº,

sentido Dores de Macabu. Para mais informações o telefone (22) 2768-1332.


| 17

RJNEWS | 23 a 30 de abril de 2015

Esportes Atletas de Rio das Ostras se preparam para os jogos mundiais de verão da Special Olympics Em julho, 13 atletas e dois técnicos do Paraesporte representarão o Brasil em Los Angeles Após uma longa trajetória de esforços e dedicação que ainda está longe de chegar ao fim, mais uma vez os atletas do programa Paraesporte, da secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras, foram selecionados para compor a delegação brasileira que irá participar dos jogos mundiais de verão 2015 da SpecialOlimpics. O torneio, que é reconhecido como um dos mais importantes do gênero em todo o mundo acontecerá em julho na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Para aproveitar a emenda dos feriados e intensificar ainda mais o ritmo dos treinamentos, essa semana os 13 atletas

riostrenses acompanhados de dois técnicos estiveram reunidos com atletas de São Paulo e da Bahia, também integrantes da delegação brasileira, na Faculdade de Educação Física de Jundiaí. A equipe também aproveitou a semana para dar entrada no requerimento de visto no Consulado Norte Americano no Rio de Janeiro. Os atletas de Rio das Ostras participarão das categorias: Natação em águas abertas, Natação em piscina, Atletismo e Futebol. De acordo com o coordenador do projeto de Paraesporte, Fábio Coboski, sendo compreensível com a situação econômica na qual se encontra o município, a orga-

nização do Special Olympic está arcando com as despesas da viagem. “As expectativas são super positivas, primeiro pela oportunidade que todos terão de conhecer outro país e uma cultura diferente. Na parte esportiva temos muita esperança de voltar com muitas medalhas, pois estamos nos preparando com muito afinco para alcançar nosso objetivo, que é trazer esse título mundial para Rio das Ostras”, declarou Fábio, ressaltando que essa será a primeira vez que a equipe participa de uma competição internacional, porém já estão se credenciando para outras que estão por vir.

AGENDA ESPORTE HELDER BEZERRA helder.bezerra@ig.com.br

DECISÃO DO “CARIOCÃO” SERÁ EM PRETO E BRANCO Começa neste final de semana a decisão do campeonato carioca. Depois de muitos pênaltis, julgamentos, mudanças de regras, arbitragens suspeitas e eliminações dos dois desafetos da Federação Carioca, teremos neste domingo, a decisão dos sonhos do presidente da Ferj, Rubens Lopes. Vasco e Botafogo decidirão o “Cariocão” 2015. As duas equipes são tecnicamente as menos favorecidas, mas em campo, as mais contempladas pelos acontecimentos suspeitos. Os dois finalistas estão aliados à Federação, mas qualquer fato, ou fator, que favoreça a algum deles nesta final, poderá causar mais uma cisão. Assim caminha o “Cariocão”. Quem tem mais, pode mais. E o nosso querido futebol, aquele em que os jogos eram decididos no campo, este ficou para traz. Ainda bem que tivemos o fatídico “7x1” para a Alemanha em casa.O que demonstra que nem tudo está perdido, ou não...


18 |

23 a 30 de abril de 2015 | RJNEWS


| 19

RJNEWS | 23 a 30 de abril de 2015

Classificados COMO ANUNCIAR?

Pessoalmente:

contato@rjnews.com.br

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

(22) 2771-8960 (22) 99894-4404

I MÓ VEIS RIO DAS OSTRAS VENDA

Extensão Serramar Lote de 630 m², excelente oportunidade, com RGI. - (22) 2771-2345, (22) 99928-7482 e (22) 98811-6887 - Luiz Cesar/ CRECI 9959 - Valor: R$ 80.000,00.

Recanto Condomínio fechado de apartamentos com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e vaga de garagem com quatro unidades por bloco. Total privacidade, próximo a transportes, escolas, comércio, postos de saúde e creches. Contatos: (22) 2771-2345, (22) 99928-7482 e (22) 98811-6887 Luiz Cesar/ CRECI 9959 Valor: R$ 190.000,00

Praia âncora

Parque das Flores

Vendo: terrenos 10 x 10 mts². Praia Âncora. R$ 15.000,00 CADA UM, Entrada + restante financiado. Tel.: (22) 999947184. Aceito carro ou moto como forma de pagamento.

Apartamentos de 02 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem. Linda vista para o Mar e montanhas. (22) 2771-2345, (22) 99928-7482 e (22) 988116887. Luiz Cesar/ CRECI 9959 Valor: R$ 190.000,00.

Âncora Vendo Casa 02 Qts, Sala, Coz, Banheiro, Área de Serviço – Quintal amplo para 02 carros. R$ 120.000,00 Não Carta / Aceito Proposta. (22) 99806-9631

Cidade Beira Mar Vendo área de 840m2 murada. Ótima localização. Rua asfaltada, água da Cedae e saneamento básico. Valor: 195.000,00 Tel: (22) 99988-6624 e 2777-2714 Edilson

Jardim Marilea Casas duplex de 03 quartos sendo um suíte, sala ampla com dois ambientes, banheiro social, cozinha ampla, garagem. Área construída de 106,57m². Acabamento todo em porcelanato. Cisterna de 7.350 litros. - (22) 2771-2345, (22) 99928-7482 e (22) 988116887 - Luiz Cesar/ CRECI 9959 - Valor: R$ 435.000,00. ________________________ Casa linear, 04 quartos (sendo 03 suítes), sala, cozinha, 01 banheiro social, dependências completa, quintal com churrasqueira, piscina e sauna. Em frente à reserva protegida “Parque dos Pássaros”. - (22) 2771-2345, (22) 99928-7482 e (22) 98811-6887 - Luiz Cesar/ CRECI 9959 - Valor: R$ 600.000,00. _________________________ Vendo casa linear com 2 qts, sala e cozinha amplas, banh. Social, área de serviço, garagem e quintal. Condomínio c/ 3 casas. Local: Mariléa. Valor: R$ 215.000,00. Contatos: (22) 3324-4320/ 99211-3179 Claro e 997715680 VIVO. Pr.cleriodepaula@ hotmail.com _________________________ Vendo apartamento de 2 qts em condomínio fechado com área de lazer de clube. Local Mariléa. Valor a partir de R$ 152.866,00. Contatos: (22) 3324-4320/ 99211-3179 Claro e 99771-5680 VIVO. Pr.cleriodepaula@hotmail.com

Terra Firme Excelente e amplo apartamento, de três quartos, sendo um suíte, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garagem. Área construída de 94,00 m². (22) 2771-2345, (22) 99928-7482 e (22) 988116887 - Luiz Cesar/ CRECI 9959 Valor: R$ 250.000,00.

Marilea Chácara Rua Joaquim José Caridade. 02 Lotes de 470 m²(cada), sendo 01 de esquina. Valor: R$ 250.000,00(cada). Luiz Cesar - CRECI: nº. 9959. Contato: (22)2771-2345 / (22)99928-7482 (22)98811-6887 ________________________ Rua Duque de Caxias. 02 lotes de 140 m²(cada)sendo 01 de esquina. Com projeto aprovado. Valor: R$ 100.000,00(cada). Luiz Cesar - CRECI: nº.9959. Contato: (22)2771-2345 / (22)99928-7482 (22)98811-6887

Verdes Mares Vendo duplex Verdes Mares: sala coz. Banheiro, 2 quartos sendo 1 suíte, varanda, garagem e área de serviço R$ 350.000,00 Tel:33248008

Iriry Vendo apartamento pronto p/ morar de 3 qts, sendo 1 suíte, localidade privilegiada próximo à praia e à lagoa de Iriry. Acabamento de 1º c/ granito e porcelanato. Valor a partir de R$ 300.000,00. Contatos: (22) 3324-4320/ 99211-3179 Claro e 99771-5680 VIVO. Pr.cleriodepaula@hotmail.com

Anuncie aqui o seu serviço

Enseada Oportunidade vendo apartamento pronto p/ morar de 2 qts, sala e cozinha amplas, banheiro social, área de serviço, duas varandas. Garagem, cisterna independente e opção de frente p/ o mar. Valor a partir de R$ 185.000,00. Contatos: (22) 99211-3179/ 99771-5680 VIVO. Pr.cleriodepaula@ hotmail.com

TERRENO Nova Cidade Vendo ótimo terreno Nova Cidade – Condomínio Santa Helena 5x25=125m². Alicerce pronto p/ 2 andares R$36 mil (aceito automóvel) tel: 27712826/99887127/997 349004/988485236

Chac. Marilea Vendo terreno C. Marilea 250m² (10x25) R$ 120.000,00 Tel: 3324-8008

ALUGUEL Jardim Marilea Alugo casa: ampla suíte, ótima sala, copa, cozinha, varanda, WC, área e garagem- JD Marilea próximo à pista, tel: 27712826/997349004 / 988485236 1mil reais

Cidade Praiana Alugo apto Cd Praiana: sala 2 quartos coz. Banheiro social e garagem R$ 1.200,00 tel: 3324-8008

Nova Cidade Alugo apto sala 2 quartos coz. garagem, cond. c/ segurança 24h piscina playground Q. Poliesportiva R$ 1.250,00 incluindo cond. Rua Bangu. Tel: 3324-8008

Atlântico Alugo casa em cond. no Atlântico, sala 2 quartos coz. Banheiro, área e garagem R$ 1.200,00 Tel: 3324-8008

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ


20 |

23 a 30 de abril de 2015 | RJNEWS


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.