Jornal RJNEWS - Edição 176

Page 1

Dia dos Pais deve aumentar em 30% as vendas no comércio de Rio das Ostras CIDADES • PÁGINA 8

08 A 14 DE AGOSTO DE 2014

ANO 4 - Nº 176

UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO Cezar Fernandes

CIDADES

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega à sua décima segunda edição

Produtores da região esperam fortalecer a economia agrícola com colheita do feijão • PÁGINA 7

CIDADES

População de Casimiro mais uma vez debate Orçamento Participativo de 2015 • PÁGINA 4

GASTRONOMIA Sabores, beleza e cultura integram Festival Gastronômico de Macaé

» Setores de hotelaria e restaurantes já estão nas expectativas do maior encontro de música da Região dos Lagos. Este ano o Festival será realizado em dois finais de semana com uma seleção dos melhores instrumentistas e intérpretes da atualidade, que se apresentarão em quatro palcos montados ao ar livre, com shows gratuitos. ECONOMIA • PÁGINA 11

CIDADES • • PÁGINA 10

• PÁGINA 10

ESPORTES

Equipes de futebol são recepcionadas com festa • PÁGINA 17

SIGA O JORNAL RJNEWS

riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

Bicicletas influenciam o cotidiano das pessoas em Rio das Ostras CIDADES • PÁGINA 6

facebook.com/jornalrjnews

Boatos maldosos na rede social sobre caso de meningite serão investigados

Polícia fecha bingo clandestino em posto de combustíveis na BR-101

CIDADES • PÁGINA 5

CIDADES • PÁGINA 8

twitter.com/rederjnews

(22) 2771-8960 | (22) 99894-4404

FALE COM O RJNEWS:


2

CURTAS

08 a 14 de agosto de 2014

P

Pré-Enem de Casimiro rofessores de Geografia, Biologia e Português com especialização em espanhol podem disputar as novas vagas destinadas a profissionais interessados em lecionar no Pré-Enem de Casimiro de Abreu. A seleção será feita pelos profissionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A hora/ aula oferecida aos contratados é de R$ 50. O Pré-Enem em Casimiro de Abreu é realizado no Ciep Brizolão 459 - Municipalizado José Bicudo Jardim no turno da noite. Os candidatos devem mandar currículo para o e-mail nseawright@firjan.org.br.

Sebrae e ACIM No dia 4 de setembro, o Sebrae Nacional, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), promoverá uma nova caravana, levando empresários do município para a Super PANSHOW 2014, em Serra, no Espírito Santo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de agosto. As fichas de inscrição estão disponíveis na ACIM, situada na Avenida Rui Barbosa, 270 – 1º andar, Centro. Mais informações através do telefone (22) 2772-2858.

​Novos subsecretários

Michelle Reis

O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, deu posse na tarde da última terça-feira, dia 5, a dois novos subsecretários. A educadora física, Dulcenete Arruda, assume a subsecretaria de Esportes e Lazer no lugar do também educador físico, Leandro Ramos, que deixa a pasta para ocupar a subsecretaria de Assistência social. O advogado Bruno Valente, que até então ocupava o cargo de subsecretário de Assistência Social, passa a integrar a equipe da Procuradoria Geral do Município.​

RJNEWS

Com verbas do programa federal Minha Casa Minha Vida II, a prefeitura de Macaé executa o programa Habitar Legal, no bairro Bosque Azul. As obras começaram há três meses e serão concluídas em julho de 2015. Os interessados em adquirir um dos apartamentos devem se inscrever entre os dias 11 e 19 de agosto. O edital do programa se encontra no portal www.macae.rj.gov.br.

JUSTIÇA ELEITORAL NAS RUAS Michelle Neto/RJNEWS

Para proporcionar maior conforto aos usuários do CRAS I e do Programa Bolsa Família, a secretaria de Assistência Social da prefeitura de Quissamã está promovendo a manutenção do telhado do prédio onde funcionavam no bairro Sítio Quissamã. Com a mudança, o CRAS I - passou realizar seus serviços à Rua Conde de Araruama – 425, prédio anexo do SEMAS.

Tratamento

Candidatos devem ficar atentos à legislação Dando prosseguimento ao processo de fiscalização do processo eleitoral, fiscais da Justiça Eleitoral de Macaé estão diariamente nas ruas de olho em tudo que acontece. Prova disso é que, recentemente, foram apreendidas várias placas e adesivos nas ruas. De forma a colaborar com o serviço da Justiça Eleitoral e diretamente contribuir para a lisura do pleito, os agentes pedem aos candidatos que mantenham o bom senso e evitem confrontar com a legislação. A Justiça Eleitoral está recebendo denúncias de irregularidades através do telefone (22) 2772-9214.

Profissionais da beleza

Contadores de histórias

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Macaé (Amvisa) realiza, no próximo dia 11, um curso voltado para profissionais que atuam na área da beleza. Com o tema “Segurança nos salões de beleza”, o curso será ministrado pelos fiscais da Diretoria de Farmácia, no auditório da Cidade Universitária, com palestra na parte da manhã e tarde. Podem participar do curso manicure, pedicuro, podólogo, depilador, esteticista, entre outros. Mais informações no telefone (22) 2762-0935.

Estão a todo vapor os preparativos para a próxima edição do projeto “Agosto por Gosto”, que reúne todos os anos diversos contadores de história da região. Este é o quarto ano que a Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu realiza o projeto. Em 2014, a iniciativa acontece no dia 30 de agosto, mas a preparação já começou. As ações serão realizadas na Nova Praça Feliciano Sodré, no Centro, para chamar a atenção do público para o evento.

Saúde desde a infância O Ministério da Saúde determina que os recém-nascidos realizem o teste do pezinho e ainda recomenda os testes do olhinho e da orelhinha. Em Rio das Ostras, além desses procedimentos, a secretaria de Saúde promove um acolhimento especial às famílias, em grupos que integram mães, pais, avós e a equipe de Saúde para trocar informações sobre os primeiros exames e cuidados de saúde com os bebês e estimular a amamentação. Esse contato inicial busca garantir o acompanhamento integral de saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.

JORNAL RJNEWS

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BR

CRAS I e Bolsa Família

O município de Casimiro de Abreu receberá cerca de R$ 7 milhões, que serão investidos no Sistema de Esgotamento Sanitário na sede do município. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) assinou no último mês o Termo de Compromisso para repasse de recursos referentes à terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), que tem por objetivos realizar obras de saneamento e abastecimento de água no Estado do Rio de Janeiro.

SOBE & DESCE Unificadas

Com o objetivo de melhor organizar suas atividades e reduzir despesas, a prefeitura de Rio das Ostras unificou a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico - Semdec e a secretaria municipal de Turismo - Setur, que agora integram a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Sedtur.

Pedágio

Em sessão regulatória realizada na tarde da última segunda-feira, dia 4, com o conselho diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos, as concessionárias Rota 116 (RJ-104 e RJ-116) e CCR Via Lagos (RJ-124) sofreram reajustes anuais de tarifas básicas de pedágio. O reajuste passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 11.

RJNEWS INFORMAÇÃO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA » CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 - salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ - Cep: 28895-602 Tiragem: 20.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Ary Gomes de Marins Filho» Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Gerente Financeiro: Raphaela Freitas » Editor: Douglas Smmithy RP-MTB: 27589/RJ» Jornalista: Verônica Côrtes Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Fotografia: Michelle Neto Filiado a Adjori-RJ Estagiário de Jornalismo: Pedro Panesi » Revisora: Tatiane Marins e Adjori Brasil Atendimento Comercial: Michelle Neto e Philip Hobbs

Contatos: (22) 2771-8960 | (22) 2210-2140 | (22) 99894-4404 / contato@rjnews.com.br


RJNEWS

08 a 14 de agosto de 2014

â—˜

3


4

CIDADES

08 a 14 de agosto de 2014

RJNEWS

População de Casimiro de Abreu mais uma vez debate Orçamento Participativo de 2015 Michelle Neto/RJNEWS

» Momento pretende expor plano de trabalho e prioridades do cidadão

M

uita gente não sabe, mas o cidadão comum pode ajudar diretamente a definir quais são as prioridades na aplicação dos recursos do orçamento de seu município. Nas cidades em que existe o Orçamento Participativo, chamado popularmente de OP, representantes dos bairros, comunidades e distritos discutem com membros da prefeitura quais áreas devem receber maior investimento. As reuniões são públicas e as deliberações dessas reuniões focam o que de mais importante deverá ser prioridade na cidade. E para entender melhor como são realizados os encontros, a equipe de reportagem do jornal RJNEWS, esteve no município de Casimiro de Abreu, hoje com pouco mais de 35 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e conversou com o secretário municipal de Planejamento e Processamento de Dados, Célio Ricardo de Almeida.

De acordo com o secretário, a população de Casimiro e seus distritos mais uma vez vão apresentar suas reivindicações para inclusão no orçamento municipal, que serão administradas no próximo ano. “As reuniões vão acontecer durante todo esse mês em Barra de São João, Palmital, Professor Souza, Rio Dourado e na sede do município”, explicou Célio. Ainda segundo ele, esse é o momento da população participar de forma direta sobre a alocação dos recursos públicos. “Então tem uma importância muito grande, porque a população, que sabe bem, quais são as necessidades que ela tem, irá definir o que deverá ser estabelecido como prioridade. E uma vez estabelecidas quais são as prioridades, isso entra na proposta orçamentária, para ser votada e aprovada”, disse. O secretário explicou que através do Orçamento Participativo, as ações municipais serão adequadas, ou seja, elas vão de encontro ao anseio da população. “A partir daí é que procuramos atender obras e serviços na medida em que haja disponibilidade orçamentária ou oportu-

nidades de parcerias com o Estado e a União”, relatou. Creches, pavimentação, postos de saúde, pontes e praças estão entre as obras que já foram solicitadas e realizadas através do Orçamento Participativo, que foi instituído em 2009 e conta com participação significativa da população desde sua primeira edição. Ao todo já foram e estão sendo investidos, através do OP, em torno de R$ 70 milhões em obras e ações que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Na próxima terça-feira, dia 12, será realizada a primeira reunião. O local será a Escola Municipal Padre Francisco Blasco Peres, na sede. Já dia 19, o encontro acontece na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Barra de São João; dia 21, será na Escola Municipal Santa Luzia, em Professor Souza; dia 26, na Escola Municipal Pedro Lopes Magalhães, no Palmital; o encerramento das reuniões será no dia 28, na Creche Municipal Emília Muzzy, em Rio Dourado. Todos os encontros estão agendados para as 19h e são abertos à população.


CIDADES

RJNEWS

Informações falsas levam pânico à população de Rio das Ostras, após morte de menina

08 a 14 de agosto de 2014

5

Michelle Neto/RJNEWS

» Casos de boatos na internet devem ser investigados

A

causa da morte de uma adolescente de 15 anos no último sábado, dia 2, foi mesmo de meningite. A informação foi confirmada através de nota oficial emitida à imprensa. De acordo com o órgão, mesmo sem o resultado do exame laboratorial, que fica pronto em cerca de 15 dias, o diagnóstico clínico comprova a causa da morte. Sobre a onda de boatos que tomou conta das redes sociais nos últimos dias, a prefeitura afirmou que está tomando medidas jurídicas contra um grupo de pessoas que estaria disseminando informações falsas levando pânico à população. Segundo a prefeitura, a cidade registrou dois casos de meningite neste ano. Além

da adolescente, uma senhora de 52 anos contraiu a doença, e que está internada no Hospital Municipal e passa bem. Equipes da secretaria de Saúde de Rio das Ostras estiveram na manhã da última segunda-feira, dia 4, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, onde estudava a jovem de 15 anos. Os especialistas orientaram pais, alunos, educadores e outros profissionais da unidade de ensino sobre a doença e formas de transmissão. Infectologista da rede municipal de Saúde, a médica Beatriz Rudnick, explicou a todos no colégio que a transmissão da meningite bacteriana se dá por gotas de saliva e, portanto, devem tomar o antibiótico

Além da adolescente, uma senhora de 52 anos contraiu a doença e está internada no Hospital Municipal e passa bem as pessoas que tiveram contato próximo com a jovem. “A Secretaria de Saúde agiu rápido e já convocou e medicou as pessoas que tiveram contato com as pacientes. Vamos ter excesso de zelo e não, negligência”, explica a médica. Ela informou que casos de meningite são esperados durante o ano, e que não há um quadro de epidemia, como reforça a especialista. Ainda de acordo com a prefeitura, todas as medidas de controle da doença já estão sendo tomadas pelo município. A investigação epidemiológica avaliou que não há relação entre os dois casos. Todos os familiares já foram contatados e estão sendo tratados com

antibióticos. Também foram convocados e já estão recebendo o medicamento e passando por avaliação médica os colegas de turma da jovem e seus professores. A secretaria de Saúde esclarece que devem procurar atendimento de emergência as pessoas que apresentarem os principais sintomas da doença: febre, dor de cabeça intensa, vômitos em jatos, manchas vermelhas pelo corpo e rigidez da nuca. No caso de dúvidas, a população deve procurar a Vigilância Epidemiológica, localizada na Rua Maria Anatália da Rocha, 36, Cidade Beira mar, ou pelos telefones (22) 2771-4223 ou 2771-9036.


CIDADES Bicicletas influenciam o cotidiano das pessoas em Rio das Ostras

6

08 a 14 de agosto de 2014

RJNEWS

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

» Cada vez mais populares, as bicicletas também têm influenciado na economia local

O QUE ELES FALAM

U

ma das características ainda muito predominante em Rio das Ostras é a quantidade de ciclistas que podem ser vista todos os dias, circulando pelos mais variados pontos da cidade. Acompanhando o rápido crescimento populacional dos últimos dez anos, a cultura, ou o hábito da bicicleta acabou influenciando tanto a paisagem, como também a economia do município, fator que pode ser observado no crescente número de lojas e oficinas espalhadas por diversos bairros. Há oito anos atuando no mercado de bicicletas de Rio das Ostras, Fabio Curi diz se tratar de um negócio lucrativo durante todo o ano. Ele destacou que o Natal e Dia das Crianças, a procura costuma ser ainda maior – ponto positivo quando o assunto é pedalar. Segundo Fabio, além da questão cultural, sempre existiu uma preocupação muito grande sobre como andar nas ruas movimentadas de Rio das Ostras, fator que alerta e chama a atenção das autoridades e, com o passar dos anos, fez com que a gestão pública municipal investisse cada vez mais nessa área, através de incentivos como, por exemplo, o uso das bicicletas nas ciclovias espalhadas por boa parte da cidade. “Tenho acompanhado diversos projetos de construção de ciclovias e ciclofaixas por Rio das Ostras, como o que vai ser implantado em Cidade Praiana, por exemplo. O município pode ser considerado sem dúvidas o local ideal para se andar de bicicleta”, descreve. Ele destaca ainda o número de atividades esportivas relacionadas ao meio de transporte. “Quando abrimos a loja, a demanda era basicamente pelos modelos mais comuns, que denominamos linha de mobilidade urbana. Mas, com o crescimento da cidade

“EU ACHO QUE ANDAR DE BICICLETA É MUITO MELHOR E MAIS RÁPIDO. “ Jeferson Silveira

Proprietário de uma loja de bicicletas, Fabio Curi, acredita que investimento em ciclovias e esportes impulsiona a procura na cidade e os esportes cada vez mais praticados, a procura pelos tipos esportivos tem aumentado expressivamente, assim como todos os itens e assessórios de segurança, como o capacete, óculos, luvas, retrovisores, iluminação, dentre outros, que por si só já representam, atualmente, 15% do total de nossas vendas”, comenta. Entretanto, as vendas dos modelos esportivos, saem em média de 35 a 40 unidades por ano, vendas consideradas inferiores quando comparadas pois cerca de 2 mil modelos comuns que são vendidas anualmente. Esse fator estaria relacionado à finalidade e, principalmente, ao preço. Um modelo tipo ‘Caloi Poti’, p o r exemplo, a mais procurada na cidade, custa em torno de R$ 340 cada. Já um modelo esportivo como a linha ‘Caloi Elite 30’, pode chegar a R$ 4 mil cada. Além de econômico, o uso da bicicleta no cotidiano é altamente recomendável por especialistas, por ser uma atividade aeróbica saudável que melhora o condicionamento físico, a respiração e até o bem estar. O segurança particular, Jeferson Silveira, lamenta não poder ir de bicicleta para seu trabalho em Macaé, devido à distância, mas em Rio das Ostras, ele afirma dispensar ao máximo o transporte coletivo ou o automóvel. “Eu acho que andar de bicicleta é muito melhor e mais rápido. Desse jeito não se perde tempo no trânsito, e

não preciso ficar procurando lugar para estacionar, além de ser uma excelente atividade física. Para mim, um dos melhores investimentos que está acontecendo na cidade é a construção e ampliação de ciclovias, só espero que no Centro também sejam feitas essas obras, e possamos atravessar toda a cidade de bici-

cleta”, sugere. Ana Paula Barreto pensa igual, e analisa os benefícios econômicos que o uso cotidiano da bicicleta traz. Cinco vezes na semana, ela leva e pega os três filhos na escola, viagem que somada daria cerca de R$ 304 por mês, considerando a tarifa de R$ 1,90 no transporte público.

“EU ECONOMIZO R$ 304 POR MÊS ANDANDO DE BICICLETA PARA LEVAR OS MEUS FILHOS NA ESCOLA “ Ana Paula Barreto

Casimiro registra queda nos índices de furtos e roubos

Michelle Neto/RJNEWS

» Afirmação foi feita pelo Instituto de Segurança Pública com dados do mês de junho Em mais uma ação em prol da redução da criminalidade, Casimiro de Abreu recebeu no último mês a administração da 4ª Companhia da Polícia Militar – Cia. Com essa mudança, o número de policiais e viaturas aumentou na cidade, e a parceria com a Guarda Municipal passou ser cada vez maior, otimizando a integração e o combate e prevenção ao crime. Prova disso é o resultado divulgado essa semana. A parceria destaca que os esforços conjuntos e as melhorias constantes na área de Segurança Pública em Casimiro de Abreu tem surtido efeito.

Segundo dados de junho, do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados na última semana, os índices de roubos e furtos no município sofreram uma considerável redução nos últimos meses. Segundo capitão Patrício, comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, de Casimiro de Abreu, essa parceria possibilitou não somente a queda dos índices de criminalidade, mas também aumentou a sensação de segurança e a qualidade de vida em Casimiro. “Estamos todos em um esforço conjunto em benefício da população”, relatou. O delegado da Polícia Civil, Ivailson Moreira, concorda com o capitão. “A atuação conjunta tem feito com que a população ganhe confiança e aumente o número de denúncias, o que ajuda a inibir a criminalidade”, disse. Entre abril e junho, o

O delegado da Polícia Civil, Ivailson Moreira, diz que atuação conjunta tem feito com que a população ganhe confiança e aumente o número de denúncias, o que ajuda a inibir a criminalidade na cidade

número de furtos sofreu uma queda de 23,5% e o de roubos uma drástica redução de 64,3%. Isso mostra que as ações conjuntas entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil têm gerado bons resultados e que o combate ao crime na cidade tem sido feito de maneira cada vez mais eficaz. Com relação ao roubo de veículos, a redução chega a 83% entre os meses de maio e junho. Nesses dois meses foram abordados mais de dois mil veículos nas operações de trânsito e recuperados nove veículos roubados.

“Podemos creditar essa redução às operações que acontecem há dois meses no trânsito, a instalação do PROEIS e a parceria com as polícias Civil e Militar”, declarou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado. O Canil da Guarda Municipal também é um dos grandes responsáveis pela redução de índices de criminalidade no município. As operações das polícias com a utilização dos cães têm possibilitado constantes apreensões de drogas e armas, que acabam coibindo a violência e o tráfico.


CIDADES Agricultores de Cantagalo em Rio das Ostras lucram com colheita da safra do feijão

RJNEWS

» Estima-se que esse ano seja colhido mais de 100 toneladas em 80 hectares plantados

M

ais de 35 toneladas de feijão já foram colhidas em Cantagalo, na zona rural de Rio das Ostras, desde o início do período da colheita em julho deste ano. Até o final deste mês, quando se finaliza o ciclo, as expectativas são de que cerca de 100 toneladas sejam colhidas nos aproximadamente 80 hectares plantados. Esse total deverá ser comercializado no próprio município. O resultado positivo reflete a participação do Projeto do Feijão, desenvolvido pela secretaria municipal do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, que auxilia os pequenos agricultores que sobrevivem da terra, fornecendo-lhes sementes, maquinário para preparação do solo, plantio e colheita, além de técnicos e agrônomo à disposição. Este ano, com a adesão de novos produtores, o projeto já ultrapassa o número de integrantes que são beneficiados pelo mesmo, que chega a uma média de 70. “O plantio do feijão já é uma tradição em Rio das Ostras, é o carro-chefe da nossa agricultura desde 2005”, é o que afirma o

08 a 14 de agosto de 2014

7

Arquivo RJNEWS

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Cidirlei Mateus há anos trabalha com o cultivo do feijão e assegura que a partir do apoio da Semap, produção vem sendo cada vez maior e mais rentável

agrónomo do projeto, Edemir de Oliveira. Ele explica que as condições climáticas da cidade são muito favoráveis no período do cultivo, que vai do final de abril e início de maio até o final de agosto, onde as temperaturas são mais baixas e as chuvas não são tão fortes. Dispensando totalmente a utilização de agrotóxicos na safra, Edemir orienta os produtores a utilizarem a técnica da rotatividade, onde outro tipo de cultura é explorado após a colheita, para evitar o empobrecimento do solo e o

fortalecimento de pragas e doenças. “No caso do feijão, que é uma vagem, após ser colhido, incentivamos o cultivo de milho, pois são de famílias diferentes. Após os cinco meses do milho, retornamos com o feijão, já com um solo reforçado” explica. O feijão plantado e colhido em Cantagalo repercutiu de forma positiva, e se destacou no comércio local e região. Prova disso é que muita das vezes, os produtores antes mesmo da colheita recebem encomendas de clientes, além

Resultado positivo reflete a participação do Projeto do Feijão, desenvolvido pela Semap que auxilia os pequenos agricultores de serem procurados nas feiras de produtos rurais realizadas em Cantagalo ou no centro da cidade. “Podemos afirmar que a atividade do feijão em Cantagalo se encontra atualmente em um patamar ótimo. Temos uma produção de feijão preto e vermelho na média de 1.200 kg por hectare, e os agricultores não tem nenhuma dificuldade de venda. Seus produtos são muito apreciados pela população”

destaca Edemir. Ele citou ainda a importância da Festa da Colheita, que está prevista para ocorrer no mês de outubro, como um ponto de comercialização e celebração do fechamento de um ciclo. Proprietário de um hectare cultivável, Cidirlei Mateus há anos trabalha com o cultivo do feijão e assegura que, a partir do apoio técnico da Semap, sua produção vem sendo cada vez maior e

mais rentável. Ainda de acordo com ele, desde o ano passado, investimentos no feijão vermelho, foram feitos e o resultado obtido tem sido ótimo. “O feijão vermelho é um pouco mais sensível e requer o dobro de cuidado em relação ao preto, porém, o nosso lucro é um pouco maior, pois consigo vender o quilo dele por R$ 8, enquanto o quilo do feijão preto tem sido vendido por R$ 5”, relata.

Safra do feijão fortalece também a economia em Casimiro de Abreu O feijão foi uma das culturas que mais cresceu em Casimiro de Abreu. Mas para isso, um passo importante foi dado na cidade. Os produtores foram motivados com incentivos oferecidos pela administração municipal, o que fez com que o dobro de produtores investisse no cultivo do grão. A estimativa é de uma safra de quase 50 mil quilos do grão durante a colheita. Isso significa mais renda para o pequeno agricultor. Quem comemora é Darley Heringer, que neste ano espera colher cerca de 50 sacos de feijão. “Com a ajuda da batedeira, temos uma redução de 20% do nosso custo. Neste ano a gente espera vender o quilo a R$ 4, tendo um lucro maior”, adiantou o produtor. Parte da produção será comercializada no Mercado Municipal Hélio de Jesus Machado e também na Ceasa de São Gonçalo. Outra parte será vendida na Feira do Pequeno

Produtor Rural e também para restaurantes da cidade e região. “O feijão de Casimiro de Abreu é muito bem aceito e elogiado pelos consumidores”, falou o secretário de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina. Ele ressaltou que os incentivos do poder público ao homem do campo, como melhoria das estradas rurais, implementos e máquinas para o preparo do solo, plantio e colheita, auxílio técnico, além do transporte e viabilização da produção, estão fortalecendo a atividade agrícola e somando para o desenvolvimento sustentável e integrado de Casimiro de Abreu. O reflexo desse trabalho são os crescentes investimentos feitos pelos produtores em suas lavouras. É o caso do agricultor Wanderley da Silva Tavares, que está plantando o feijão pela primeira vez e espera uma produção de 30 sacas do grão. Para a produtora do Ribeirão, Maria da Glória da

Silva Correia, sem o incentivo da prefeitura a vida do produtor seria muito difícil. “Hoje somos estimulados a plantar, pois temos estrada, caminhão e onde vender”, disse. Em 2012, foram colhidos seis mil quilos, sendo a maior parte para o consumo próprio. Em 2013, depois que a prefeitura adquiriu uma batedeira de grãos, recuperou as estradas vicinais e viabilizou a venda da produção, a colheita subiu para 23 mil quilos, sendo a maior parte comercializada dentro do município.


CIDADES Compra de presentes para Dia dos Pais movimenta comércio em Rio das Ostras

8

08 a 14 de agosto de 2014

Kits para churrasco e bebidas são algumas das opções de presentes diferenciados

» Por conta das promoções, expectativa é que vendas cheguem até 30% de aumento

S

eja clássico, esportivo ou mais moderno – cada pai merece um presente especial no próximo domingo, dia 10. Dia dos Pais é mais uma data comemorativa que vem movimentar o comércio na região. Em Rio das Ostras, os presentes são os mais variados e, a ex-

pectativa de vendas para esta data é que chegue em torno de 30% de aumento. Para algumas lojas, o período de promoções deve contribuir para manter o mercado aquecido até o fim de semana. O gerente de uma loja especializada em vestuário masculino do centro da cidade, José Ricardo Silva, diz que o Dia dos Pais não aquece tanto o mercado quanto outras datas comemorativas, mas que o período de promoções vem dar um impulso maior. Além disso, ele ressalta que hoje o pai é mais tecnológico e que o segmento de roupas fica, ge-

ralmente, para segundo plano. “Atualmente, as pessoas gostam mais de presentear com celulares, TV’s e smartphones. Mas, o bom é a questão da entressafra de coleções em meio às promoções, isso torna as vendas mais expressivas. A expectativa é que as vendas aumentem de 30 a 35% neste período”, comenta o gerente da Clepton, lembrando que a loja está dando 40% de desconto. Ainda segundo José Ricardo, as peças mais solicitadas são as camisas pólo e bermudas cargo. As coleções trazem camisas em cores vibrantes, que combinam tanto com jeans quanto um xadrez. “Seja qual for a idade do pai, é difícil não gostar de uma camisa pólo e, quem compra sempre acaba levando outra peça para combinar”, acrescenta. Para a dona de casa, Sâmella Bento, os preços dos presentes estão razoáveis e diz que sempre costuma pesquisar antes de efetuar uma compra. Ela e seu filho Lucas ainda estão escolhendo o presente do marido. “Creio que as promoções ajudem um pouco na escolha”, diz Sâmella e o filho acrescenta: “Quero comprar um cinto,

uma calça e uma camisa. Meu pai merece porque é bonito e bom pra mim”. Mas no mercado, também há opções de presentes diferenciados. A gerente de uma loja de artigos para presentes, Mirela Rezende, diz que o kit para churrasco é o carro-chefe, sendo que têm outros kits como os de ferramentas e de bebidas. Para ela, o volume de vendas deve aumentar de 5 a 10% em relação ao ano passado. Entre outros itens, há presentes como porta-retratos, almofadas e até canecas com buzina. “Os kits de churrasco sempre vendem em qualquer data festiva. Mas, nossa grande demanda é de camisas e canecas personalizadas, com fotos e frases carinhosas para pais, tios, avôs, padrinhos e até sogros. As pessoas gostam de presentear com artigos diferentes para fugir um pouco das coisas que o mercado sempre oferece”, completa Mirela.

Justiça Federal determina contratação de professores para UFF de Rio das Ostras » Segundo processo, instituição tem até 60 dias para apresentar editais de seleção de docentes A Justiça Federal julgou procedente ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em Macaé, determinando a imediata contratação de professores para o Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Segundo a ação, a instituição não possui o quadro mínimo de docentes para ministrar as disciplinas fundamentais, comprometendo a regularidade dos cursos. Um dos trechos da decisão destaca que a “ausência do necessário corpo docente fere o padrão de qualidade estabelecido na Constituição para o âmbito da educação. Portanto, evidente o dano causado aos alunos, já que a inexistência de professores para ministrar as disciplinas fundamentais compromete a regularidade

dos cursos e configura ameaça ao direito de ensino”. No entanto, de acordo com o professor e assessor para integração da UFF- Rio das Ostras, Cícero Fialho Rodrigues, atualmente, o quadro de docentes da instituição conta com 144 professores concursados, número mais suficiente que a lei exige. Ele ressalta que a relação que a lei determina é de 18 alunos por professor e, hoje, a universidade apresenta aproximadamente 15 alunos. “Essa carência aconteceu há cerca de dois a três anos, quando começou o processo. O problema já foi resolvido, sendo liberadas mais de 30 vagas e, ainda têm concursos sendo realizados e vagas que não foram preenchidas”, declara o professor. Para o procurador da República, Flávio Reis, o argumento de limitação orçamentária alegada pela universidade para ausência de professores não procede. “Se o curso e a grade curricular existem, se as vagas são disponibilizadas e preenchidas pelos alunos e se o calendário escolar fixa disci-

Michelle Neto/RJNEWS

RJNEWS Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Segundo José Ricardo, as peças mais solicitadas são as camisas pólo e bermudas cargo

Polícia Militar de Casimiro fecha bingo clandestino em posto de combustíveis » Dono do imóvel disse aos policiais que receberia 20% do faturamento

UFF deverá apresentar ainda os editais de abertura de processo seletivo plinas do período letivo, não se pode admitir a falta de professores, a ponto de justificar o risco de paralisação das atividades acadêmicas, qualquer que seja o motivo.”, explica em outro trecho do despacho. Além de promover a contratação provisória em um prazo de 60 dias, segundo a ação, a UFF deverá apresentar ainda os editais de abertura de processo seletivo para contratação de corpo permanente de docentes. Em caso de descumprimento, é estipulada multa diária de R$ 5 mil. Alunos da UFF de Rio

das Ostras também confirmam a não ausência de professores. A estudante do 3º período de Engenharia, Mariana Santos, diz que o número atual de professores dá para suprir a necessidade e que nunca ficou sem aula por falta de professor. “Não estava nem sabendo disso. Mas, nosso maior problema não é a falta de professor e sim de infraestrutura. Não temos laboratório, temos até equipamentos, mas não tem sala para colocar. Esta é uma reclamação geral, não só de alunos, mas de professores também”, ressalta a aluna.

Uma denúncia anônima levou policiais militares a fechar um bingo clandestino em Casimiro de Abreu, na noite da última terça-feira, dia 5. Segundo informações da Polícia Militar, o bingo funcionava em um cômodo, na parte de cima de um bar, anexado a um posto de combustíveis, na BR-101. No local, os militares encontraram cinco máquinas eletrônicas de bingo, cinco placas de marcação de jogo, 38 papéis contendo a contabilidade, que estavam no interior das máquinas. O dono do local disse que alugava o cômodo para outro homem, identificado como “Batata”, por R$ 300 e receberia 20% da arrecadação dos jogos. Os equipamentos recolhidos no local e o dono do imóvel foram encaminhados para a 121ª DP de Casimiro de Abreu, onde a ocorrência foi registrada. Fotos: Polícia Militar


CIDADES ◘ 9 Alerta sobre casos de febre maculosa é emitido aos 92 municípios do Rio 08 a 14 de agosto de 2014

RJNEWS

» Vigilância Sanitária de Rio das Ostras afirma que atua com prevenção em toda cidade

A

febre maculosa é uma infecção aguda causada por uma bactéria, chamada de rickettsia rickettsii. O nome complicado é definido popularmente como a doença do carrapato estrela ou como febre maculosa. A superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria de Estado de Saúde no Rio

de Janeiro confirmou na terça-feira, dia 29 de julho, mais uma morte por febre maculosa no município de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. A vítima foi um homem. Somado, o estado já registra quatro óbitos provocados pela doença, ou seja, três em Varre-Sai e uma em Natividade. Para tentar entender, a equipe de reportagem do jornal RJNEWS, esteve na secretaria municipal de Vigilância Sanitária de Rio das Ostras e conversou com a subsecretária de Vigilância em Saúde e Saneamento, Adriana Moutinho. Ela explica que esta é uma doença rara, porém, o

Michelle Neto/RJNEWS

Subsecretária de Vigilância em Saúde e Saneamento Adriana Moutinho, explica que a doença é rara, mas o número de casos cresce no Estado

número de pessoas diagnosticadas vem aumentando. “Mesmo tendo esse registro na região Noroeste do Estado, que já chegam a quase 100 casos e quatro óbitos, a cidade de Rio das Ostras não tem registro de casos em pessoas e nem registro histórico”, explicou de forma a tranquilizar a população. E para evitar que a doença chegue e se instale no município, Adriana disse que depois que o governo do Estado emitiu alerta para os 92 municípios, todos os profissionais estão orientados a ficarem atentos a qualquer tipo de comportamento que venha parecer com a febre maculosa. Ela é uma doença febril que pode evoluir até de formas graves. Após ser infectada pelo carrapato, a pessoa pode levar até uma se-

mana para apresentar os primeiros sintomas. Os mais comuns são cefaleia, dores musculares e dores nas articulações. “A febre maculosa tem tratamento e deve ser iniciado imediatamente após a primeira suspeita. Deve-se procurar atendimento médico e evitar a automedicação, tão logo, apareçam os sinais da doença. Mas, Rio das Ostras não tem nenhum histórico da doença”, afirmou. A Rickettsia é uma bactéria que sobrevive basicamente dentro das células dos carrapatos. Estes carrapatos são também conhecidos como “carrapato-estrela”, “carrapato de cavalo” ou “rodoleiro”. Eles infestam animais domésticos como as galinhas, cavalos, bois, cachorros e porcos e também animais selvagens como os gambás, as ca-

pivaras, cachorros-do-mato, coelhos, tatus e cobras. O carrapato infectado pica o hospedeiro, e através de sua regurgitação inocula a bactéria na corrente sanguínea do animal ou, mais raramente, em feridas abertas. No homem, isso não é comum porque para que haja a infecção o carrapato tem que ficar aderido de 4 a 6 horas. Todas as pessoas são susceptíveis à infecção as quais, depois de infectadas, adquirem imunidade, provavelmente para o resto da vida. Para prevenir a contaminação, Adriana lembra que as pessoas devem evitar andar em áreas campestres, com mato alto. “É recomendado o uso de calças compridas, meias e botas, além de roupas claras. O repelente para carrapato também é indicado, principalmente, nos locais onde já foram registrados casos da doença. Nunca arranque o carrapato puxando. O certo é segurá-lo e girar para que parte dele não fique presa à pele e, consequentemente, não se forme uma ferida e com isso uma infecção”, relatou. Apesar disso, esta infecção não passa de uma pessoa doente para outra por contato físico nem contato com saliva, urina ou fezes. Sobre as doenças no norte do Estado, ainda há 71 casos suspeitos sendo investigados. As amostras passam por análise laboratorial e aguardam confirmação. As notificações foram registradas em localidades nos municípios de Natividade, Varre-Sai, Itaperuna, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana. Técnicos da Vigilância Epidemiológica Estadual e agentes municipais de saúde seguem fazendo coleta para análise do carrapato da espécie Amblyomma Cajennense, popularmente conhecido como “carrapato estrela”, principal transmissor da doença. Ele pode ser encontrado mais comumente no pelo de cães, cavalos e capivaras. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2013, foi registrado apenas um óbito por febre maculosa em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Bancários iniciam campanha salarial atrás de reajuste Na próxima segunda-feira, dia 11, os bancários, que já iniciaram a campanha salarial de 2014, entregam a minuta de reivindicações à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A pauta foi aprovada na 16ª Conferência Nacional, realizada em julho em São Paulo, com a participação de 634 delegados de todo o país. A categoria reivindica reajuste de 12,5%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese R$ 2.979,25 em junho,

M ichelle Neto/RJNEWS

PLR maior, mais empregos, fim da terceirização, combate às metas abusivas e ao assédio moral, segurança contra assaltos e sequestros e igualdade de oportunidades, entre outras.


10

GASTRONOMIA

08 a 14 de agosto de 2014

RJNEWS Fotos: Lívio Campos

xxxx Sabores do Mediterrâneo CHEF CONCEIÇÃO NERONI conceicaoneroni@hotmail.com

BOEUF BOURGUIGNON NGREDIENTES: 250 gramas de carne de vaca de boa qualidade 250 ml de vinho tinto 1 cenoura cortada às rodelas 1 cebola picada 1 dente de alho picado 1 folha de louro Salsa picada quanto baste 1 colher de chá rasa de tomilho 1 fio de azeite 80 gramas de bacon em cubinhos 100 ml de água ou caldo de carne 3 colheres de sopa de molho de tomate

Saborosos e elaborados pratos são servidos ao valor de R$ 15 durante o evento, que também conta com atrações culturais

MODO DE PREPARO: No dia anterior à confecção fazer uma marinada com a carne, o vinho tinto, a cenoura às rodelas, a cebola picada, o alho picado, o louro, a salsa picada e o tomilho; Tirar a carne da marinada e enxaguá-la bem com um pano, espremendo um pouco para retirar o excesso de líquido; Aquecer um fio de azeite e refogar o bacon; Juntar a carne e deixar refogar; Acrescentar o líquido da marinada, a água ou o caldo de carne e o molho de tomate; Deixar ferver, tapar a panela e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante três horas; Mexer de longe a longe e se necessário adicionar mais caldo ou água.

Divulgação

Festival Gastronômico une sabor e cultura em meio a belezas naturais » Evento reúne 12 restaurantes na Praia dos Cavaleiros até domingo, dia 10, em Macaé

C

ardápios pra lá de saborosos estão sendo degustados no 5º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia desde a última quinta-feira, dia sete, em meio às belezas naturais inseridas na orla da Praia dos Cavaleiros. Este ano, com 12 restaurantes apresentando variados pratos com o tema “Macaé a Gosto”, o evento une diversificada gastronomia e também atrações culturais. A expectativa de público por parte dos donos de restaurante é grande, pois o festival acontece em período pós Copa do Mundo, que não foi tão bom economicamente para o município, neste segmento.

O evento segue até domingo, dia 10. Em comemoração aos seus 10 anos, o restaurante Estação da Praia apresenta um prato especial este ano, que é o “Trem Bom” – um mix de carnes com angu cremoso, queijo, couve e linguiça defumada. Segundo o proprietário do restaurante, André Neves, para esta edição o prato será servido em porção maior numa cumbuca de louça, diferente dos outros anos. Além disso, quem consumir poderá levar a cumbuca como lembrança para casa. “Como temos foco na comida mineira, optamos por este prato para o evento, que combina com as noites frias da estação. O fato de ter uma integração cultural nesta edição, com oficinas literárias e gastronômicas e outros atrativos será muito bom para o setor. Apesar de termos a concorrência do Festival de Jazz & Blues, em Rio das Ostras, acredito que vamos ter casa lotada todos os dias”, ressalta André.

Para esta edição do evento, uma grande estrutura foi montada na orla dos Cavaleiros, onde o público pode degustar pratos, especialmente, elaborados para a ocasião, pelos restaurantes participantes do Polo Gastronômico. Os pratos são vendidos por um preço padrão e acessível, estipulado em R$ 15. Outra delícia está sendo apresentada pelo Durval Restaurante – o “Polvo com batatas ao murro”. De acordo com o proprietário, Renato Nicoli, o prato foi criado pelo chef de cozinha do restaurante e degustado por alguns clientes antes do festival. Renato diz que a aprovação foi geral e, então, resolveram levar este prato para o evento. “Acho que o público também vai gostar bastante. Ainda tem a estrutura com melhores estandes e maior número de chefs, shows e pratos variados, para todos os gostos. Isso mostra mais qualidade no festival este ano e o público vai poder comprovar isto. Além disso, este período pós Copa, economicamente, creio que será melhor para nosso setor com a realização do evento”, comenta Renato, que ainda diz que o público pode prestigiar, pois tem muita coisa boa para acontecer. Durante o festival, serão realizadas varias oficinas de gastronomia com a presença de renomados chefs como: Claude Troigros, Pedro Artagão, Jan Santos, Massimo Torresan, Checho Gonzales, Paquito, Bruno Marasco, e outros. Entre os restaurantes, ainda tem Devassa Macaé, Ilhote Sul, Kebab Store, Koni Store Macaé, Lucca Ristorante, Parada do Chopp, Picanha do Zé, Sancho Panza Café, Seu Adonias Botequim e Tokyo Restaurante.


ECONOMIA

RJNEWS

08 a 14 de agosto de 2014

11

Festival de Jazz & Blues promete aquecer o inverno riostrense » Setores de hotelaria e restaurantes já estão nas expectativas do maior evento da Região dos Lagos

A

proxima-se o maior evento da Região dos Lagos, e um dos maiores festivais do gênero em toda América Latina, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que chega esse ano a sua 12° edição. Marcado pelo alto nível da programação, contando com grandes nomes nacionais, internacionais e envolvendo uma mega estrutura, o evento anual representa uma grande movimentação econômica para diversos setores da cidade, com destaque para a rede hoteleira e de restaurantes, devido a grande quantidade de turistas que chegam ao município. Esse ano, por conta da Copa do Mundo, que coincidiu com o mesmo período em que o evento é tradicionalmente realizado, no feriado de Corpus Christi, o Rio das Os-

tras Jazz & Blues Festival será pela primeira vez realizado no mês de agosto, e durante dois finais de semana, diferentemente dos cinco dias corridos das outras edições. De acordo com a gerente de uma pousada no bairro Costazul, Lourdes Negreiros, todos os vinte quartos já estão reservados há pelo menos 30 dias. Conceituando o evento como o maior atrativo de turistas para sua pousada, Lourdes faz uma comparação com o movimento do feriado de Corpus Christi desse ano, em que teve uma procura muito baixa, com apenas 20% de taxa de ocupação. A respeito da divisão de dias da atual edição, Lourdes afirma que houve uma modificação no perfil dos turistas. “ Geralmente 50% de nossos hóspedes, que são público fiel do evento, já vão embora com uma pré-reserva para o próximo ano, mas com essa edição ocorrendo em dois finais de semana, muito de nossos clientes de outros Estados como Minas Gerais, São Paulo e Bahia, não vão comparecer, pois vêm de muito longe para aproveitar apenas dois dias. Nessas

circunstâncias, nossos hóspedes esse ano são basicamente do Estado do Rio de Janeiro”, explica. Já a proprietária de outra pousada também em Costazul, Yvone Souto, afirma que ainda não teve nenhuma reserva para o evento, mas tem expectativas positivas, pois é um evento tradicional, com um público fiel e diferenciado. Oferecendo um pacote de dois dias por R$ 400 e três dias por

R$ 540, Yvone diz que o movimento das pousadas locais é sazonal, e que dependem muito de eventos como o Festival de Jazz & Blues para se manterem também ao longo do ano. “Esse é um evento que reúne atrações de qualidade única, um sucesso total. E esse ano com o Al Jarreau, tenho certeza que não vão faltar turistas, pois é uma oportunidade única”, acrescenta. “O período do evento é

Alexandre Albuquerque/RJNEWS

Michelle Neto/RJNEWS

De acordo com a gerente Lourdes Negreiros, todos os vinte quartos já estão reservados há pelo menos 30 dias

extremamente lucrativo para nós. Por estarmos próximos ao local do palco principal, as pessoas vêm antes ou após as programações” ressalta a administradora de um restaurante na orla de Costazul, Patrícia Gomes, que colocou um stand dentro do camping no ano passado. Ela ainda afirma estar um pouco receosa quanto o movimento desse ano, acreditando que a maioria dos turistas, principalmente os de fora do país, já tenha gastado todo o dinheiro durante a Copa do Mundo. “Mas é claro que o movimento gerado pelo Jazz & Blues será de longo o melhor, apesar da nova data e do torneio mundial”, aposta Patrícia.


12

08 a 14 de agosto de 2014

SAÚDE

RJNEWS

Cuidados com a saúde devem ser redobrados no inverno

» Banho quente e outros costumes comuns nesse período do ano devem ser evitados

R

ecentes pesquisas, tal como a realizada pela TNS Global Marketing Research, apontam o brasileiro como campeão na quantidade de banhos em todo o mundo, com uma média de 19 banhos por semana. Acontece que, se por um lado o banho é considerado sinônimo de higiene, seu excesso pode ser prejudicial à saúde, principalmente no inverno, quando as pessoas costu-

mam abusar da temperatura da água para fugir do frio. Para entender melhor a reação imunológica do corpo, a equipe de reportagem do jornal RJNEWS conversou com uma profissional da área. A imunologista, Tatiana Monteiro, explica que o banho quente, o uso excessivo do sabonete e da bucha vegetal, por exemplo, retiram a camada natural da pele, chamada também de manto lipídico, que tem por função proteger o organismo de invasores como vírus e bactérias, responsáveis por causar a gripe, resfriado, pneumonia, sinusite, dentre outras doenças. De forma bem objetiva, ela explica que no inverno, quando a umidade do ar cos-

Michelle Neto/RJNEWS

tuma ficar mais baixa do que as demais estações do ano, a pele fica mais ressecada, por isso, é necessário ter um cuidado redobrado. “A questão do banho gelado como algo que faz bem é um mito, mas o ideal é que se evite o banho muito quente, preferindo a água morna, e evitar os sabonetes antibacterianos, afinal, precisamos dos organismos vivos que atuam como uma barreira em nossa pele. Também é muito importante o uso de cremes hidratantes para a pele, principalmente, os que contenham ureia ou ceramida”, recomenda Tatiana. Ela também chama atenção para os problemas respiratórios que se agravam nesse período do ano, tais como amigdalite, bronquiolite, gri-

PREVINA-SE CONTRA DOENÇAS RESPIRATÓRIAS: O Ministério da Saúde faz algumas indicações para evitar as doenças respiratórias mais comuns durante o inverno, dentre eles: » Incluir uma alimentação saudável, com proteínas necessárias para fabricação de anticorpos pelo organismo. » Beber muito líquido e evitar bebidas muito geladas. » Evitar ambientes muito fechados e aglomerações, onde as contaminações são mais frequentes. » Vacinação contra a gripe é extremamente importante.

Imunologista, Tatiana Monteiro, chama atenção para os problemas respiratórios que se agravam nesse período do ano

pe, otite, pneumonia, resfriado sinusite, rinite alérgica e asma. “No inverno, a baixa umidade do ar, as mudanças bruscas de temperatura são os principais motivos de preocupações, especialmente para quem já tem doenças respiratórias crônicas. Os ambientes mais fechados e com uma menor ventilação facilitam a transmissão dos agentes como o vírus, que

fica suspenso no ar por até 24 horas, e os bacilos, até 18 horas”, esclarece. Tatiana disse ainda que Rio das Ostras, por ser uma cidade com alto índice de umidade, devido sua proximidade mar, ocorre uma proliferação muito grande de fungos e de ácaros nas moradias, portanto, devem-se tomar certos cuidados.

“No inverno, é recomendável que se lave todos os agasalhos e cobertores antes de entrarem em uso, após o banho, estender as toalhas molhadas, se possível expô-las ao sol para que não acumule fungos, manter os cômodos da casa arejados, trocar semanalmente as roupas de cama e evitar o acúmulo de poeira”, indica.


PETRÓLEO

RJNEWS

08 a 14 de agosto de 2014

Royalties aumentam, mas

continuam com atraso de até 15 dias Divulgação

» Rio das Ostras recebeu cerca de R$ 16.298 milhões que serão investidos na cidade

Petróleo News oqueiroga@globo.com

PROF. QUEIROGA

O campo de petróleo do Brasil passará a contar com monitoramento sísmico 4D e receberá investimentos em sistemas de produção e no desenvolvimento de um segundo reservatório, batizado de Macabú. Para o melhor gerenciamento do campo será feita um novo programa sísmico que somado aos programas anteriores possibilitará aos especialistas observarem a evolução do reservatório com o tempo denominado de monitoramento 4D. Os outros três parâmetros são comprimento, largura e profundidade do reservatório.

AQUECIMENTO DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO NO SEGUNDO SEMESTRE JÁ É NOTADO PELAS EMPRESAS timos meses. O município de Macaé, por exemplo, recebeu R$ 41.058.232,60. Já Casimiro de Abreu R$ 6.543.841,11. Em seguida, Quissamã com o valor de

R$ 7.544.437,18, Rio das Ostras R$ 16.298.048,25 e Carapebus R$ 3.448.763,65. Os royalties são calculados segundo uma série de critérios, que vão da produção total ao

tamanho do município, e repassados mês a mês pela União aos municípios. No próximo dia 10, está previsto mais um repasse de PE relativo ao segundo trimestre de 2014.

Estatal brasileira vende participação em transportadora de gás boliviana Foi acordada a venda da participação acionária de 44,5% da Petrobras na empresa Transierra S.A. para a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) por US$ 106,7 milhões. A empresa opera gasodutos na Bolívia, incluindo o que conecta os campos de San Alberto e San Antonio ao gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). A venda da empresa faz parte da estratégia de desinvestimentos da

estatal brasileira, que vem se desfazendo de ativos no exterior para se focar na exploração do pré-sal. Além disso, a petroleira busca reforçar o caixa para fazer frente à grande demanda de investimentos que precisa honrar nos próximos anos. De acordo com a Petrobras, a transação em nada atrapalhará seus negócios na Bolívia, onde continuará atuando no segmento de exploração e produção.

Nuclep abre licitação para prestação de serviços para navios plataforma p-76 e p-77 A Nuclep publicou, nesta terça-feira, dia 5, o aviso de licitação para prestação de serviços de controle de qualidade para a fabricação de bocas de sino multifuncionais para as plataformas P-76 e P-77. Os serviços incluem ensaios, preparação de data-books,

13

REVITALIZAÇÃO DO CAMPO DE MARLIM NA BACIA DE CAMPOS

C

om 15 dias de atraso, municípios produtores de petróleo e gás receberam na sexta-feira, dia 1, os royalties referentes ao mês de maio. A demora no repasse está causando transtornos aos municípios, que acabam também atrasando compromissos assumidos por conta dos valores. Os repasses deveriam ser feitos até o dia 20 de cada mês, mas os atrasos têm sido constantes nos úl-

planos de inspeção e testes, documentação técnica e documentação de solda. O prazo de recolhimento das propostas se encerra no dia 15 de agosto, quando se inicia a disputa de preços. O Edital do Pregão se encontra disponível no site da licitação.

No início do ano preconizei que a indústria de petróleo teria forte mudança no cenário a partir do segundo semestre de 2014 em função dos novos investimentos e principalmente pelo aumento significativo da produção nacional de petróleo e gás. Este fato já se comprova e depois de quase três anos de recesso, a indústria já mostra fortes sinais de melhoria com contrações e desenvolvimento e investimentos em novos projetos. Foi o fim de um ciclo de baixa como já aconteceu no passado e agora vamos ter até 2020 um enorme crescimento e a partir daí rumo a sermos um país exportador.

CAPACITAÇÃO: CURSOS NA ÁREA DE PETRÓLEO E NA ÁREA DE ENGENHARIA CIVIL Continuam abertas as inscrções para os cursos Gerenciamento de Ativos de Produção de Petróleo em Tempo Real e Patologias nas Construções. Ambos os projetos serão operacionalizados em setembro pela QUEIROGA TREINAMENTOS CORPORATIVOS e se destinam aos alunos universitários e profissionais da área de petróleo, produção e engenharia civil. Os cursos serão em três sábados com turmas pela manhã e tarde e terá como local o Centro de Convenções do Hotel Vilarejo em Rio das Ostras. Informações poderão ser obtidas pelo e-mail: queirogatreinamentos@globo.com


14

CULTURA

08 a 14 de agosto de 2014

RJNEWS

Divulgação

Prêmio Elias José está com inscrições abertas em Casimiro de Abreu

Funk Brasil chega ao Teatro Sesi Macaé cheio de novidades » Espetáculo será baseado no livro “Batidão – Uma História do Funk” No meio da década de 1990, a dupla emergente no cenário funk carioca Claudinho e Buchecha chegou para gravar pela primeira vez com o já popular DJ Marlboro. Atualizando o cenário artístico, o Teatro Sesi Macaé começou o mês de agosto com várias atrações. Uma delas é o Funk Brasil – 40 anos de baile. O espetáculo será realizado no próximo dia 14, às 20h. Baseado no livro “Batidão – Uma História do Funk”, de Silvio Essinger, Funk Brasil – 40 anos de Baile desafia o público

a permanecer sentado enquanto, no palco, seis atores revivem esta expressão enérgica e polêmica da cultura nacional. Batidão revela bastidores e fatos que construíram a cena funk carioca. Trajetórias de ídolos, noites e raps alguns até com vaga garantida na história da música brasileira, segundo Caetano Veloso que contam de certa forma uma história paralela da cidade do Rio de Janeiro. Ressaltando a força do funk como movimento popular e democrático, mas sem esquecer dos episódios de violência nos bailes, das supostas associações com o tráfico e apologia às drogas, promiscuidade e excessos de erotismo, o jornalista mostra também o lado marginal, mas não menos legítimo, do funk carioca.

Grandes atrações agitam o Rio das Ostras Jazz & Blues O evento mais esperado do ano começa neste fim de semana em Rio das Ostras – o Festival de Jazz & Blues, com grandes atrações do gênero. Desta vez, o festival acontece em dois finais de semana e, em quatro palcos ao ar livre. Nesta sexta-feira, dia oito, quem sobe ao palco, em Costazul, são a Orquestra Kuarup, Banda Jamz, Carlos Malta e Pife Muderno, Marcus Miller e o cantor Pepeu Gomes. Outros nomes renomados estarão se apresentando ainda no sábado e domingo, como Raul Midón e Rick Estrin

MACAÉ

Stand Up Criado recentemente pelo radialista e ator Celício Aguiar, o grupo de Stand Up Comedy “Rir é o melhor remédio...”, traz ao Teatro Municipal de Macaé o espetáculo “Noite de Humor”, nesta sexta-feira, dia oito, às 20h. A peça é do “Comac Up” (Comédia Macaense de Stand Up), formado pelos comediantes Pedro Moreira, Danilo Stelem, Jairo Duarte e Celício Aguiar, que apresentam uma divertida improvisação com piadas do cotidiano macaense e a conversa ao “pé do ouvido”. Os ingressos são vendidos na bilheteria do teatro, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). “Doidas por Eles” Outro espetáculo que promete agitar o Teatro Municipal de Macaé é o “Doidas por Eles”, que será apresentado no sábado, dia nove. A peça conta a história de três mulheres infelizes, abandonadas e enganadas pelos parceiros que resolvem dar uma virada radical na vida delas. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

O

Prêmio Elias José foi idealizado por meio do Departamento de Convênios e Projetos Pedagógicos, da secretaria de Educação de Casimiro de Abreu. Podem participar os educadores que tenham boas práticas de incentivo à leitura dentro de suas unidades escolares no município. De acordo com a subsecretária de Educação, Gracenir Oliveira, o projeto tem a cada ano atraído mais participantes e mostrado a qualidade dos profissionais do município, nas iniciativas desenvolvidas dentro das salas de aula. “Além de enaltecer o profissional, o projeto é uma ótima oportunidade

para estimular a leitura no dia a dia dos alunos da rede municipal de ensino”, explica. Serão premiados os profissionais que se destacarem com seus projetos, após avaliação feita por uma equipe formada pela secretaria de Educação. O prêmio será para o idealizador do projeto inscrito e a unidade escolar onde a iniciativa foi desenvolvida, que recebem troféu e certificado de participação. O projeto tem sugestão e criação do promotor de leituras Adilson Araújo, em parceria com o Instituto Cultural Elias José, com sede em Guaxupé (MG). As inscrições seguem abertas até o dia 30 de setembro e devem ser feitas na sede da Secretaria de Educação, em Casimiro de

Michelle Neto/RJNEWS

» Serão premiados os profissionais que se destacarem com seus projetos

Abreu, ou na subsecretaria de Educação, em Barra de São João. Esta é a quarta edição do projeto. A Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu fica na Rua Padre Francisco Maria Talles, 570, Mataruna. Já a subsecretaria de Educação de Barra de São João, na Avenida Marcílio Dias, 105, Leda.

& The Nightcats. Além disso, têm atrações na Casa do Jazz e, a exposição fotográfica “Tempo de Jazz”, na Casa de Cultura de Rio das Ostras, até o dia 17. Luiz Montenegro, Sinval Paes, Marcos Souza, Wilfred Paulse e Luiz Eduardo Amaral trazem um acervo de obras com um olhar sobre edições passadas do Festival. O público também pode conferir toda a programação de shows em banners espalhados pela cidade.

BARRA DE SÃO JOÃO

Lançamento de CD Muita alegria e samba neste sábado, dia nove, em Barra de São João. É o lançamento do primeiro CD do cantor Denis Alves. O evento acontece na Casa Beira Rio, às 16h, com participação especial de Nanato do Pandeiro, durante o Samba do Feijão Amigo. O evento faz parte do projeto Canjas e Caldos.

CASIMIRO DE ABREU Sala Popular

Para alegria do público, foi divulgada a programação de filmes da Sala Popular de Cinema Humberto Mauro, de Casimiro de Abreu, para o mês de agosto. Durante este fim de semana, será exibido o filme “Thor”, que mostra a história de um personagem que liderava as últimas batalhas para conquistar a paz entre os Nove Reinos. A classificação é 10 anos. As sessões acontecem sempre às 10h, 14h e 19h. A sala de cinema fica na Rua Miguel Jorge, número 100, no Centro. Na próxima semana, o público poderá curtir o filme “Bicho de Sete Cabeças”.

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças nos preços, horários ou atrações. Estes foram fornecidos pelos próprios organizadores.

E-mails para coluna: contato@rjnews.com.br


SOCIAL

RJNEWS

08 a 14 de agosto de 2014

15

Erick

Brandão Vip’s na Noite

Foi com perseverança e muita festa, que foi inaugurada a casa de festas e eventos, Imaginarium. Devidamente pensada e elaborada, a casa conta com boate interna e aberta, salão de festas, berçário (com comunicadores para os pais e cuidadores), espaço exclusivo para cerimônias de casamento, playground; dentre outros. Os espaços foram apresentados aos convidados vip’s, por Monalisa Fagundes (organizadora e assessora de imprensa do evento) e o casal de anfitriões, Marcelo Correa e Maria Reis. No quesito, delícias do cardápio, o chef Rodrigo Debossan apresentou seu “balotine” de frango com crosta de ervas (recheado com ricota e espinafre), ao molho de laranja; sem contar com o delicioso mignom ao vinho, com cogumelo e purê de batata baroa (ao perfume de gengibre); e os tradicionais frios e salgados (que alegram a todos). As bebidas, como sempre um episódio à parte. Dentre os sucos, drink’s e demais bebidas, os vinhos e champagnes da Deguster fizeram a diferença. Os anfitriões eram só sorrisos e não deixavam um só minuto de festejar com os expositores. Juntos, formaram uma verdadeira reunião de profissionais da área de eventos. Você imagina a sua festa, ela acontece na Imaginarium. Parabéns! Expositores e parceiros que abrilhantaram o espaço: Monalisa Fagundes - MF Extrema Comunicação; Daniele dos Passos Caldeira - LaVita Sposa; Orlando Silva - Salão Orlando Look My Hair; Mireni Miranda - Mireni Bem-Casados; Leila Emilia - Mata Hari; Janete Reis e Leisimar Moreira - Studio Ellas; Cecilia Lopes - Playground Festas; Ivan Monteiro - Deguster; Webert Freitas - Dobra Convites; Ericka - Casa de Cupcake; Hellen Filgueiras - Bolos e doces - Mãos de Minas; Nete - O Boticário.

erickbrandao@jornalrjnews.com.br

Fotos: Lilia Vídeo



ESPORTES ◘ 17 Equipes campeãs são recepcionadas com festa em Rio das Ostras 08 a 14 de agosto de 2014

RJNEWS

Michelle Neto/RJNEWS

» Atletas conquistaram cinco troféus em torneios na Europa e América do Sul

N

a última terça-feira, dia 5, as equipes de futebol do Projeto Criança no Esporte, da secretaria municipal de Esporte e Lazer de Rio das Ostras, retornaram ao município após presentarem a cidade fora do país. A chegada foi marcada por uma volta em várias ruas da cidade, no alto de um trio elétrico ao som de ‘é campeão’, embalada com a música da vitória do campeão da Formula 1, Ayrton Senna. Os meninos de ouro da cidade das conchas foram recepcionados em uma grande festa. O momento lembrou e marcou a campanha vitoriosa na Europa e América do Sul, durante o mês de julho. Uma carreata

Chegada foi marcada por volta em várias ruas da cidade, no alto de um trio elétrico ao som de ‘é campeão’ com os atletas saiu às 11h do trevo no bairro Jardim Campomar em direção à prefeitura, onde estavam presentes os familiares

dos jogadores, e o prefeito Alcebíades Sabino, além de aproximadamente 400 pessoas. Na Europa, a equi-

pe Sub-15 disputou três grandes torneios internacionais, sendo eles o Kokkola Cup, na Finlândia, onde conseguiu o vice-campeonato, o Dana Cup hjorring, na Dinamarca, no qual foi campeão após derrotar a equipe norueguesa HamKam FB 1 por 1 x 0, e mais recentemente no último dia 3, conseguiu novamente ser campeã no Vildbjerg Cup, Dinamarca, com um placar de 2 x 0 contra o time da casa Holstebro Boldklub. Já pela Copa Iguazú Soccer, disputada por equipes do Brasil, Argentina e Paraguai, os garotos do sub-13 foram campeões do torneio após vencer por 1 a 0 a equipe argentina Liga Iguazú. Também na disputa, a equipe sub-17 ficou com vice-campeonato, após ser vencida pelo ABC/ PR, pelo mesmo placar.

Diretoria do Macaé quebra o silêncio e rebate as declarações do zagueiro Marcelo As recentes declarações do zagueiro Marcelo, atualmente no Flamengo, caíram como uma bomba no Macaé. Na última semana, o jogador foi à imprensa falar sobre o início da sua carreira e teceu duras críticas às categorias de base do Alvianil Praiano. Na ocasião, o jogador afirmou que chegou a passar fome e que não recebia a ajuda de custo do clube. Após tomar conhecimento das declarações do jogador, a diretoria do Macaé emitiu uma nota oficial sobre o caso. Confira

abaixo a nota na íntegra: Há sete anos na elite do futebol do Rio de Janeiro, ativo representante do estado em competições nacionais e com resultados sólidos nas categorias de base, é com tristeza e indignação que vimos a público nos manifestar a respeito das recentes declarações do zagueiro Marcelo Augusto Mathias da Silva, veiculadas esta semana em diversos órgãos de comunicação, em que a instituição Macaé Esporte FC foi dura e injustamente atingida,

logo se vê obrigada a estabelecer a verdade. O atleta foi profundamente infeliz em dizer que a alimentação oferecida na concentração do clube não era suficiente para suprir as necessidades dos que lá residiam. Ao afirmar que “passou fome” no curto período em que vestiu a camisa do Macaé, ele não só falta com a verdade como põe em xeque o trabalho sério desenvolvido pela direção e por profissionais dedicados a dar suporte ao trabalho de formação.


Classificados

18

08 a 14 de agosto de 2014

COMO ANUNCIAR?

(22) 2771-8960 (22) 99894-4404

Imóveis

contato@rjnews.com.br

RIO DAS OSTRAS VENDA

Serramar

VENDEM-SE CASAS LINEARES 3 quartos (1 suíte) e demais dependências, 2 vagas de garagem, cisterna de 7500 litros, (água da CEDAE). Acabamento em Porcelanato !!! Prontas em outubro de 2014!!! Rua 4, do bairro Serramar. Valor a partir de R$ 235 mil. Aceitamos financiamento pela Caixa Econômica e temos representante da Caixa!!! Tels. (22)981248867(Tim) (22)998136292 (Vivo) (22)992717287 (Claro). Vendo: Terreno Serramar condomínio. 360m², ótimo local . R$ 45 mil à vista. COD 138. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Casa Linear – Serramar - 2 qts 1suíte, 2 vagas, 1°locação. R$ 250 mil, aceita cef/fgts/C.credito. COD 245. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617

Campomar

Vendo: Apart. - Condomínio Campomar - Quarto, suíte, sala, coz. americana e garagem. Por R$ 180 MIL. (22) 99994-7184 / 99221-5648 ____________________ Vendo: Apart. - Condomínio Campomar - Quarto, suíte , coz americana, sala, garagem, Todo mobilhado. Por R$ 220 mil. (22) 99994-7184 / 992215648 ____________________ Vendo: Cobertura – Condomínio Campomar - Quarto,02 suítes, sala coz americana, garagem. Por R$ 280 mil. (22) 99994-7184 / 99221-5648

Cidade Praiana

Vendo: Terreno -Cidade Praiana - ótima localização 12X30, próximo ao supermercado OASIS .Valor R$ 75 mil. ( 22) 99811-7874

Vendo: Apto Cid. Praiana - 2qts, varanda, 1vaga. R$ 149 mil, aceita cef/fgts/C.crédito. COD 266. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617

Boca da Barra

Vendo: Duplex – Boca da Barra c/ suíte, coz, sala, varanda e garagem. Localizada á 2 min da praia. Por R$ 125 mil (22) 99836-8886

Chácara Mariléa Vendo: Casa tipo apto Chácara Mariléa - 2 qts ent. Independente, quintal 1°locação. R$ 210 mil, aceita cef/ fgts/C. crédito. COD 221. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617

Vendo: Casa Linear -Chácara Mariléa - 68m², 2 qts, com vaga 1°locação. R$ 198 mil, aceita cef/fgts/C.crédito. COD 305. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617

Vendo: Casa Linear - Chácara Mariléa - de frente rua. 2 qts, 1suíte, 2vagas, Fino acabamento, R$ 270 mil, aceita cef/fgts/C.crédito. COD 245 (22) 2771-9229 / 998938850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Duplex c/ 2 qtos, 2 banheiros. SEM GARAGEM Por R$ 110 mil. Posse. Parcelo. (22) 99900-4149. ____________________ Vendo: Terreno – Chácara Mariléa – com 350m², murado. À 300 m do Shopping Mariléa. Por R$ 200 mil. (22) 99900-4149. _____________________ Vendo: Casa Tipo Apart. – Chácara Mariléa – 2 qtos. + dependências, com garagem. Por R$ 150 mil. Á vista. Não tem escritura. (22) 99900-4149.

Jard. Mariléa Vendo: Apto Mariléa Sol da manhã 2 qts, 1suíte, 1vagas. R$ 208 mil, aceita cef/fgts/C.crédito. COD 155 .(22)2771-9229 / 998938850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Fração de Terreno – Jard. Mariléa – com aproximadamente 180 m² de fundos. Por R$ 130 mil. Parcelo. (22) 99900-4149.

RJNEWS

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Pessoalmente:

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

Âncora

Vendo: Loja – Âncora – com 30 m² c/ banh. Por R$ 50 mil. Aceito carro e parcelo parte do pagamento. (22) 99900-4149. Vendo : Casa linear - Âncora Alvenaria. 3 qts, coz. americana, R$ 85 mil, aceita proposta. COD 256. (22) 2771-9229 / 99893-8850. www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Casa linear – Centro RO. 3 qts, 1 suíte, 5 vagas, piscina. R$ 680 mil, aceita cef/fgts/C.crédito. COD 279, (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Casa Nova Esperança - 2 qts, amplo quintal, 1 vaga e kitnete com entr. Independente. R$ 180 mil, à vista aceita proposta. COD 273. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Casa linear - Praia mar - 2 qts, 1suíte, 100 m praia, 3 vagas, 212 m terreno 1°locação .R$ 280 mil, aceita cef/fgts/C.crédito. COD 276. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Casa duplex – Atlântico- 3 qts, 2suítes, 2vagas, fino acabamento, escada madeira lei e quintal.R$ 375 mil, aceita cef/fgts/C. crédito. COD 229. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Cobertura duplex – Village 2 qts ,varandão, 1 vaga. R$ 260 mil, aceita cef/ fgts/ C. crédito. COD 186. (22)771-9229 / 998938850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Duplex Bella Vista fino acabamento . 2 suítes ent. Independente,1 vaga, quintal 1°locação. R$ 300 mil, aceita cef /fgts /C.crédito. COD 230 (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617

Anuncie aqui o seu imóvel

Vendo: Casa duplex - Bella Vista - 3 qts, 2 suítes,2vagas, 1°locação. R$ 490 mil, aceita cef/fgts/C. crédito. COD 262. (22)2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Casa Duplex - Bella Vista Belíssimo acabamento 3 qts, 2suíte. R$ 410 mil, aceita cef/ fgts/C.crédito. COD 281. (22) 2771-9229 / 998938850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo:Cobertura - Costa Azul - 4 qts,3suítes, frente ao mar. R$ 890 mil, aceita cef/ fgts/ C. crédito. COD 286. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Cobertura - Costa Azul 3 qts,2suítes, àrea gourmet. R$ 470 mil, aceita ce f/fgts/ C.crédito. COD 202. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Casa duplex Costa Azul - Rua emissário. 2 qts, 2suítes,1vagas,fino acabamento, R$ 370 mil, aceita cef/fgts/C.crédito. COD 161. (22)2771-9229 / 998938850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Casa linear - Costa Azul - Ampla. 3 qts, com sobrado, 1120m², R$ 1.150.000,00 aceita cef/ fgts/C.crédito. COD 287. (22) 2771-9229 / 998938850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617 Vendo: Casa Duplex - Ouro Verde - em cond. 3 qts, 1 suíte, 2vagas .R$ 380 mil, aceita cef/fgts/C.crédito. COD 253. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617

ALUGUEL

Cidade Praiana

Alugo: Kitinete Ampla mobilhada - Cidade Praiana - para senhoras e senhores solteiros. Ambiente familiar com segurança. Por R$ 700,00. Tel.(22) 99245-2427

Alugo: Casa tríplex - Bella Vista - 3 qts, 1 suíte,vista p / o mar .R$ 3.mil. COD 239. (22) 2771-9229 / 998938850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617

Chácara Mariléa

Alugo: 2 Casas – Chácara Mariléa – 2 qtos. (sendo 1 suíte) e vaga p/ 4 carros. Por R$ 1.200,00 e outras c/ 1 vaga. Por R$ 950,00. 1 kitnete por R$ 550,00 (22) 99900-4149.

CABO FRIO VENDA

Vendo: Casa Unamar -1 qt, sl, coz, ban e área com vaga para 2 carros. 1° locação. R$ 39.mil ,só a vista. Aceito proposta/carro. COD 285. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617


Classificados

RJNEWS

COMO ANUNCIAR?

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

ADR INFO Instalação e manutenção de computadores. Suporte remoto e presencial, troca de peças e placas. Redes sem e com fio. Trabalho com servidores e roteadores ORÇAMENTO GRÁTIS Adriano Veiga (22) 99214-1028 _____________________ Ostras July Bijuterias e Assistência Técnica em celular e tablete. Acessórios p/ cel. Maquiagem, bolsas. Rua Sta Catarina, 121, lj 2 – Cd Praiana – RO. (22) 99799-1650

Cafeteria Sabor Fiel café da manhã, prato comercial, salgados, caldo, doces, bolos e sanduíches. Av Amazonas no 181 Centro R.O (22) 27643127 ____________________ AULAS DE REFORÇO DE TRÂNSITO Aulas práticas para alunos habilitados. Ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 99869-7513 / email: rag.gim@hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado)

Veículos

Vendo: Casa linear - Barra São João - 2 qts 1suíte e quintal R$ 120 mil, à vista aceita proposta. COD 271. (22) 2771-9229 / 99893-8850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617

Serviços

Vendo: Terreno Barra de São João - 360m², ótimo local . R$ 60 mil à vista. COD 241. (22) 2771-9229 / 998938850 www.phconsultoriaimobiliaria.com.br CRECI 48.617

19

Pessoalmente:

contato@rjnews.com.br

VENDA

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

(22) 2771-8960 (22) 99894-4404 CASIMIRO DE ABREU

08 a 14 de agosto de 2014

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Vendo: HONDA CR-V LX 2WD AT 10/10 - Preto. Por R$ 59.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA FIT LX MT 11/11 - Cinza. Por R$. Por R$ 40.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA FIT TWIST LX MT 13/13 - Prata. Por R$ 48.900,00. Honda Hayasa 22) 3321-8600 ______________________ Vendo: KIA SPORTAGE LX MT 11/11 - Azul. Por R$ 70.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: NISSAN MARCH 16S FLEX 12/13 - Prata. Por R$ 29.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: NISSAN SENTRA SL AT 10/11 - Prata. Por R$ 39.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: PEUGEOT SENTRA SL AT 12/13 - Prata. Por R$

26.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: WOLKSWAGEN CROSSFOX 11/12 - Branco. Por R$ 40.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600

Vendo: WOLKSWAGEN CROSSFOX 11/11 - Prata. Por R$ 38.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: WOLKSWAGEN FOX TREND 09/10 - Vermelho. Por R$

25.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: WOLKSWAGEN SPACEFOX MI-ROUTE 09/10 - Preto. Por R$ 28.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600


20

â—˜

08 a 14 de agosto de 2014

RJNEWS


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.