Jornal completo - 203

Page 1

SEGURANÇA DE RIO DAS OSTRAS TERÁ MAIS DE 200 HOMENS NAS RUAS CIDADES > PÁG. 11

13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2015 >> ANO 5 >> Nº 203 >> UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO.

www.rjnewsonline.com.br Maurício Rocha

BLOCOS, MATINÊS E TRIOS PROMETEM AGITAR O CARNAVAL EM CASIMIRO E BARRA CIDADES > PÁG. 13

CARNAVAL DE MACAÉ NÃO POUPA TEMPO E PÕE O BLOCO NA RUA CIDADES > PÁG. 13

LOJISTAS ESPERAM AUMENTO DE 20% NAS VENDAS DE PRODUTOS

ÁGUA!

CIDADES > PÁG. 5

COMPRAS DE ÚLTIMA HORA MOVIMENTAM A

SABINO COBRA DA CEDAE MEDIDAS URGENTES PARA GARANTIR ABASTECIMENTO EM RIO DAS OSTRAS

ECONOMIA NAS PAPELARIAS CIDADES > PÁG. 10

DUPLICAÇÃO DA BR-101 FOI REDISCUTIDA EM ENCONTRO

CIDADES > PÁG. 11

CIDADES > PÁG. 9

PRODUTORES RURAIS DE CANTAGALO AMARGAM PREJUÍZOS COM A ESTIAGEM facebook.com/jornalrjnews

twitter.com/rjnewsonline

instagram.com/rjnewsonline

CIDADES > PÁG. 4

FALE COM O RJNEWS: (22) 2771-8960 | (22) 99889-1914 | (22) 99894-4404


2|

13 a 19 de fevereiro de 2015 | RJNEWS

Curtas Bate metas Rio das Ostras vem trabalhando pela melhoria contínua dos serviços de Saúde. Entre os destaques da Rede Municipal estão as campanhas de vacinação de crianças, jovens e adultos. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cidade foi uma das poucas da região a superar todas as metas das campanhas realizadas em 2014. Ao todo, mais de 40 mil doses de vacinas foram ministradas à população nas campanhas, além da vacinação permanente dos postos de saúde.

Pais e responsáveis pelos estudantes já matriculados na rede municipal devem estar atentos quanto ao recadastramento do passe escolar. Para a renovação, os alunos ou responsáveis devem se dirigir à Central de Atendimento, munidos da declaração original da escola (padrão) carimbada e assinada pela diretora, comprovante de residência e o cartão do passe escolar. A Central de Gratuidade fica na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro.

PROFESSORES RECEBEM NOTEBOOKS Juliana Guzzo

Os professores da Rede Municipal de Casimiro de Abreu ganharam um incentivo a mais para o planejamento das aulas e o desenvolvimento de pesquisas. Cada um dos docentes inscritos no Biênio da Educação, curso de capacitação realizado em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), recebeu um notebook esta semana. Os 600 aparelhos adquiridos com verba municipal aprimorarão os conhecimentos e estimularão a aquisição de informações relacionadas às novas demandas da educação.

Escola Sustentável Uma escola que proporcione a transformação social não só nos estudantes, mas, também, na comunidade onde está inserida. Esta é a proposta do projeto Escola Sustentável que será realizado em Casimiro de Abreu por meio de uma parceria entre prefeitura, através da secretaria de Educação, e a Editora Evoluir. A ação será realizada em 12 escolas de Ensino Fundamental, seis delas estão em Barra de São João. Várias reuniões serão realizadas para discutir a nova ação com professores e diretores.

Cursos na área ambiental O Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras Leandro Sarzedas – Cedro, que funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, promove várias oficinas e cursos gratuitos de curta duração ainda na programação de verão. Ao longo do mês de fevereiro estão previstos encontros sobre painéis decorativos, garrafas decoradas, dinâmicas de grupo, oficinas de fantasia e cursos sobre plantas medicinais, adubos e jardins orgânicos. Também haverá um ciclo de palestras sobre o manguezal do rio das Ostras. O telefone para informações sobre cursos e oficinas, com seus respectivos dias e horários, além de agendamento de grupos, é 2771-4350.

INCENTIVO PARA O PLANEJAMENTO DAS AULAS

Abastecimento de água

Horário de visitação

O distrito serrano do Sana recebe ações para ampliar o abastecimento de água na localidade, que tem registrado redução gradativa da disponibilidade hídrica dos mananciais atuais (córrego do Palmital e córrego da Glória), por falta de chuva e consumo excessivo. Com essas melhorias realizadas no Sana, o sistema de abastecimento de água será normalizado, ou seja, a vazão captada será suficiente para atender os imóveis na sede do 6º distrito, com o uso desse novo manancial. O uso racional da água deve ser redobrado.

O trabalho de prevenção à dengue é permanente em Rio das Ostras. Com visitas dos guardas sanitários a todas as localidades do Município e ações de educação em saúde, a cidade conseguiu reduzir em mais de 95% os casos suspeitos da doença no último ano. Este ano, o Brasil inteiro está em alerta também para o surgimento de casos de febre chikungunya, doença que é transmitida pelo mesmo mosquito e que pode ser prevenida eliminando os criadouros do vetor.

Trânsito A Avenida Nossa Senhora da Glória, em Macaé, que estende desde o corredor dos Cavaleiros até o Trevo Professor Rubens Carneiro, na Praia Campista, passou por uma importante alteração viária para garantir mais fluidez ao trânsito. Isso porque a partir desta semana o acesso ao trecho que liga esta via à Petrobras foi liberado ao tráfego de veículos.

Novas regras A secretaria de mobilidade Urbana concluiu a instalação de sinalização vertical no bairro Lagomar. Nesta primeira etapa foram instaladas cerca de cem placas de sinalização e regulamentação, com o objetivo de garantir a fluidez com mais segurança a quem trafega pelo bairro onde vivem cerca de 40 mil moradores. Com a conclusão da instalação, os condutores devem estar atentos, pois foram realizadas mudanças significativas em locais importantes do bairro.

SOBE & DESCE Pré-Carnaval

Horários da imunização

Projovem Urbano

A secretaria municipal de Saúde de Macaé informa que, considerando a orientação da Secretaria Estadual de Saúde quanto à necessidade da otimização e uso racional das vacinas, ocorrerão as seguintes mudanças no quadro de horários da imunização: vacina BCG será administrada na Casa da Vacina, todas as terças-feiras, de 8 às 16 horas; vacina contra Febre Amarela, será administrada todas as segundas e quartas-feiras, das 8 às 11 horas. A rotina será normalizada com a regularização do abastecimento pelo Ministério da Saúde.

O interessado em concluir o Ensino Fundamental e ter acesso a cursos de qualificação profissional deve se apressar. Terminam no dia 20, as inscrições para o Projovem Urbano, em Macaé. De um total de 200 vagas, ainda restam cerca de 50. As aulas começam no próximo dia 23. A duração do projeto é de 18 meses (ininterruptos). A etapa ministrada, por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, é integrada à qualificação profissional e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso.

Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã

JORNAL RJNEWS RJNEWS INFORMAÇÃO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 | Village Rio das Ostras/RJ | Cep: 28895-602 Tiragem: 20.000 exemplares

Diretor Geral: Ary Gomes de Marins Filho Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Gerente Financeiro: Raphaela Freitas Editor: Douglas Smmithy RP-MTB: 27589/RJ Jornalista: Esio Bellido, Pedro Panesi e Verônica Côrtes Editor Gráfico: Alexandre Albuquerque Projeto Gráfico: Rec Design Diretora Comercial e Revisora: Tatiane Marins Assessora de Mídia: Ludmila Macedo

CONTATOS: (22) 2771-8960 | (22) 2210-2140 | (22) 99894-4404 | (22) 99889-1914 contato@rjnews.com.br O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal.

Filiado a Adjori-RJ e Adjori Brasil

O Hemocentro de Macaé continua com o convite aberto a todos que desejam realizar um gesto que pode salvar vidas, doar sangue. Com o aumento da demanda, neste período do ano, o órgão realiza campanhas para manter e aumentar a média de doações, que é cerca de 20 por dia. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. O Serviço de Hemoterapia está situado na Rua Dr. Bueno, 40, Centro, anexo ao Hospital São João Batista - contato (22) 2796-1756.

Vão fechar

Segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias em todo o país fecharão as portas nos dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, os bancos abrirão a partir do meio-dia. A entidade recomenda que, nos dias em que os bancos fecham, a população use os canais eletrônicos para realizar operações bancárias.



4|

13 a 19 de fevereiro de 2015 | RJNEWS

Cidades Produtores rurais de Cantagalo sofrem prejuízos com a estiagem

Fotos: Leonardo Krugel/RJNEWS

Produtor Jadilson Toledo Barcelos afirmou que seria preciso um volume maior de chuva regular para que a água realmente atingisse o subsolo

Chuvas recentes não foram suficientes para normalizar produção agrícola e leiteira de Rio das Ostras Com uma zona rural de 187,52 km2, Rio das Ostras possui atualmente mais de 200 produtores rurais que sobrevivem diretamente da terra, com destaque para a cultura do feijão, milho, mandioca e também a produção leiteira. Entretanto, a exemplo do que tem ocorrido em grande parte da região sudeste, a estiagem que já se estende por mais de quatro meses, tem representado um grande prejuízo econômico para o setor, uma vez que a água consiste em um recurso essencial para a irrigação das lavouras e o consumo dos animais. Mesmo tendo chovido, nos últimos dias, o volume não foi suficiente para sanar o problema da seca. Pastos amarelados e totalmente secos, áreas tomadas pelas queimadas, lagos de peixes e córregos cada vez mais reduzidos, a exemplo do Rio

Jundiá, que corta a localidade e representa a sua principal fonte de abastecimento. Esse é o atual cenário de Cantagalo, onde muitos produtores esse ano abriram mão do investimento na colheita, e estão se desfazendo dos animais, antes que os percam definitivamente para a seca. De acordo com o Departamento de Agricultura e Pecuária de Rio das Ostras, DEAP, dos cerca de 80 produtores cadastrados no programa de apoio da secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca , apenas 35 apostaram na produção no período, dos quais 90% obtiveram um prejuízo total com a escassez de água. “Nesses 44 anos que estou em Cantagalo, não vejo uma estiagem como essa há pelo menos 20 anos. As chuvas que caíram recentemente não foram sufi-

cientes para compensar a seca que estamos sofrendo desde outubro passado, seria preciso um volume maior de chuva regular para que a água realmente atingisse o subsolo”, afirmou o produtor Jadilson Toledo Barcelos, explicando que sua produção de leite e queijo foi reduzida pela metade, já que teve que vender as suas vacas, pois não há alimento no pasto e água para atender os animais. “Fui considerado o maior produtor local de feijão em 2011, de milho em 2012 e tive uma boa safra em 2013. Mas em 2014 e esse ano não me arrisquei, e a produção de queijo está me gerando uma despesa extra de cinco mil reais por mês para a compra de ração para os animais”, acrescentou. Ainda segundo o produtor, a solução mais viável para solucionar a falta de água seria a

perfuração de poços artesianos, porém os custos da mão de obra de R$ 80 reais cobrados a cada metro perfurado ultrapassa o orçamento de muitos produtores. Dessa forma, ele acredita que a prefeitura poderia auxiliá-los com o fornecimento de poços coletivos que atendessem às localidades mais afetadas, e também construísse alguma represa do Rio Jundiá, a fim de reter uma maior quantidade de água para a região quando seu nível voltar ao normal. De acordo com o diretor do Departamento de Agricultura e Pecuária de Rio das Ostras, DEAP, Anselmo Nazário, a estiagem que ocorre em toda região sudeste é ainda mais grave em Cantagalo devido à proximidade do litoral e em especial ao desmatamento que tem sido cada vez mais intenso, uma vez que as árvores são grandes re-

tentoras de umidade e concentram a chuva. “Para que se faça uma comparação, no mês de janeiro o município de Silva Jardim recebeu 183 mm de chuva, enquanto Rio das Ostras só recebeu 2 mm, sendo que o índice normal do período é de 100 mm”, afirmou. A respeito da sugestão do produtor Jadilson, Anselmo explica que não é possível o estabelecimento de poços artesianos comunitários pela prefeitura, já que não há autorização ambiental para isso e a ação poderia gerar conflitos entre os produtores. Por outro lado, Anselmo afirma que o DEAP, através da secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca já está buscando parcerias com programas do Governo Federal para viabilizar projetos que beneficiem os produtores, a exemplo do sistema de captação pluviométrica de calhas e reservatórios, já bastante explorados em regiões do nordeste. Morador de Cantagalo há mais de 50 anos, o proprietário Orlando Ramos também se diz estar preocupado com a situação da falta de chuva regular que costuma ser comum nessa época do ano, e por isso se encontra atento ao desperdício de água e à preservação da mata em sua propriedade. “Atualmente não deixo nenhuma árvore ser cortada e evito totalmente as queimadas, nem mesmo no pasto roçado. Temos que nos adaptar a esse impacto na natureza”, disse o fazendeiro, explicando que teve que improvisar algumas técnicas para conseguir manter a alimentação do seu gado em dia.


|5

RJNEWS | 13 a 19 de fevereiro de 2015

Cidades

Em ritmo de Carnaval, lojistas esperam aumento de 20% nas vendas de produtos para a festa

Leonardo Krugel/RJNEWS

No município de Rio das Ostras, preços de fantasias variam de R$12, 90 a R$299,00 A poucos dias da festa mais esperada do ano, foliões esquentam o som dos tamborins e começa a aumentar também o ritmo de vendas de fantasias e adereços carnavalescos. O mercado traz hoje uma grande variedade de artigos com motivos infantis e adultos, destinados ao Carnaval, e que prometem agradar a todos os gostos. São oferecidos fantasias, máscaras, perucas e outros acessórios, além de outros produtos para brincar nos quatro dias de folia como confete, tintas e a famosa espuma. Na região, alguns lojistas trataram de fazer o estoque dos

produtos antecipadamente e estão animados para a festa. Em Rio das Ostras, a proprietária de uma loja especializada em artigos carnavalescos, Juju Alves, diz que espera um aumento de 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A procura maior continua sendo pelas fantasias, que a cada ano surgem mais novidades, principalmente, para as crianças. Segundo Juju, os preços variam de R$12,90 a R$299,00. “Para muitos consumidores, hoje em dia, sai mais em conta comprar a fantasia pronta, pois não gasta muito tempo e tem a facilidade de parcelar no cartão de crédi-

to”, comenta a comerciante. Com relação às fantasias infantis, Juju destaca a sensação entre as meninas que são as princesas de Frozen: Ana e Elza. E para a brincadeira ficar mais divertida, ela diz que a onda agora é que os pais estão vestindo fantasias iguais a dos filhos. As fantasias de super-heróis voltam com força, que agradam muito os meninos. Mas segundo a comerciante, já inventaram até a fantasia de Menina-Aranha. “As camisas dos personagens Chaves e Chapolin também são bem populares e os jovens gostam bastante. O que não faltam

Para a comerciante Juju Alves, consumidores preferem comprar fantasias prontas por conta do crédito facilitado

são opções para curtir esses dias de folia”, acrescenta Juju, lembrando que produtos como confete, serpentina, espuma, tinta para cabelo e pigmentos para maquiagem de monstros também são bem procurados. Mas há quem não liga muito para super-heróis e princesas. As irmãs gêmeas Manuely e Manuela Fernandes, de 10 anos, já estão se preparando para o Carnaval em Rio das Ostras. Esta

semana, elas foram à procura de fantasias e disseram que é a primeira vez que vão pular Carnaval com a família. Manuely diz que sempre gostou muito desse clima de folia e que a primeira opção de fantasia das irmãs é de vampiras. “Gosto muito de ver as fantasias e blocos. A gente é apaixonada pelas histórias com vampiros e esperamos encontrar a fantasia porque achamos divertido”, completa.

Leonardo Krugel/RJNEWS

Apesar do tempo nublado, temperatura elevada lota praias Seja para se bronzear, surfar ou até mesmo mergulhar no mar de Rio das Ostras Mesmo com o final das férias escolares , o calor tem incentivado a ida das pessoas à praia. Seja para se bronzear, surfar ou mergulhar no mar. Praia do Centro, Bosque, Cemitério e Boca da Barra, são as queridinhas de quem frequenta Rio das Ostras essa época do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram desde o início do verão, máxima de 40ºC e mínima de 22ºC. Há quem acredita que esse calorzão deva ficar pairando sobre a região, até o início do mês de março, período em que deve começar a chover. Segundo a produtora de eventos e design de festas, Ana Souza, 50 anos, a praia é o local preferido para aproveitar os dias de descanso. “Eu tenho o hábito de cami-

nhar todos os dias no início da manhã pela orla. Com a folga no trabalho, aproveito para dar um mergulho no mar da Boca da Barra com mais frequência. Amo me refrescar, bronzear e contemplar a natureza. Não tem programa melhor”, disse Ana, ressaltando sobre a importância das pessoas conservarem a limpeza das praias. Na praia do Centro, também é fácil ver a areia cheia. Muitas famílias também se reúnem diariamente para se refrescar. O estudante Gustavo Couto, 16 anos, acompanhou a mãe e a irmã para o dia de lazer. Com o final das férias escolares, ele tem aumentado a frequência da ida à praia para fazer o que mais gosta: surfar. “As férias nos

proporciona aquilo que mais gostamos de fazer com uma frequência maior, desde que entrei de folga na escola, já perdi a quantidade de vezes que vim aqui. Mas para essa prática, a melhor praia é a de Costazul”, afirma. Já o técnico de informática, Leandro manhãs, 33 anos, comentou que gosta de aproveitar o programa com a filha de quatro anos. “Além de eu ser um apaixonado por mar, adoro vir para Rio das Ostras com a minha filha Ana Luiza, ela fica brincando, tentando montar castelos de areia, e eu a ajudo. Um momento muito gostoso na vida de um pai. Dizem que essa época passa rápido, então eu tenho que aproveitar. Essa praia do Centro é muito boa”, brinca.




8|

13 a 19 de fevereiro de 2015 | RJNEWS

Cidades


|9

RJNEWS | 13 a 19 de fevereiro de 2015

Cidades

Novo passo após discussão de projeto de duplicação para a BR-101 Obra não tem data para ser iniciada, pois depende de licenciamentos A concessionária Autopista Fluminense, que administra a BR-101 no trecho da ponte Rio-

-Niterói à divisa com o Espírito Santo, acaba de apresentar um estudo sobre duplicação na

BR-101 entre os municípios de Macaé e Casimiro de Abreu. O estudo foi apresentado em au-

diência pública do Ibama, em Macaé. Em Casimiro de Abreu, a Leonardo Krugel/RJNEWS

Projeto prevê duplicação no trecho compreendido entre os quilômetros 144,2, em Macaé e 190, em Casimiro de Abreu, com 46, quilômetros de extensão

BR-101 cruza a Reserva Biológica União. Por isso, a concessionária tem que adequar o projeto às demandas ambientais. Segundo informações da concessionária, o projeto prevê duplicação no trecho compreendido entre os quilômetros 144,2, em Macaé e 190, em Casimiro de Abreu, com 46 quilômetros de extensão. A realização da audiência é um dos pré-requisitos para a concessão da licença prévia para a obra, já requerida ao Ibama pela concessionária. A audiência teve a participação de representantes da sociedade, que conheceram o projeto e opinaram sobre as questões ambientais. A obra não tem data para ser iniciada, pois depende de licenciamentos. O Ibama foi contatado, mas não informou sobre previsão de concessão da licença. A duplicação será de 176 quilômetros, entre Rio Bonito e Campos. No ano passado a concessionária entregou 39 quilômetros duplicados e outros 46 estão em licenciamento. O projeto foi dividido em três partes entre Campos e o trevo de Macaé, ou seja, 36 quilômetros duplicados entre Macaé e Casimiro e de Casimiro a Rio Bonito, que teve 3 quilômetros duplicados próximos à praça de pedágio.

Leonardo Krugel/RJNEWS

Preço de protetor solar mais em conta Produto deverá ser incluído como item da cesta básica

Em Rio das Ostras, redes de farmácia costumam fazer promoções de algumas marcas de protetor solar

Ainda é verão e diversas regiões do país vivem a cada ano com temperaturas mais elevadas. Diante desta situação, é preciso que as pessoas se protejam cada vez mais do sol, principalmente, quem mora nos municípios do Rio de Janeiro. Pensando nisso, em meio ao forte calor, o governo do Estado resolveu incluir o protetor solar com fator de proteção igual ou superior a 30 na lista de produtos da cesta básica do Estado, reduzindo sua alíquota de ICMS para 7%, no comércio atacadista, e isentando o item do imposto final para o consumidor. No município de Rio das Ostras, embora já tenha essa determinação do Estado, os preços de protetores solar ainda não

estão tão reduzidos. De acordo com a supervisora de perfumaria de uma farmácia do centro da cidade, Magna Monteiro, de três anos para cá, o governo tem cobrado substituição tributária para toda a linha de perfumaria em torno de 30%. No entanto, ela explica que o que acontece é que algumas redes de farmácia costumam investir em promoção de algumas marcas de protetor solar de fator 30. Os preços variam de R$28,90 a R$65. “Aqui é uma região de praia, muitas pessoas ficam expostas ao sol forte e este tipo de produto não era para ser tão caro. Têm pessoas que deixam de usar o protetor por conta do valor. O câncer de pele está cada vez mais agressivo e é preciso usar o protetor solar por

uma questão de proteção e saúde também”, ressalta Magna. A lei é resultado da sanção do projeto de lei 2.718/14, do deputado Luiz Paulo, que recorreu às pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para justificar a proposta. Isso porque, segundo levantamentos do Inca, o câncer de pele é o que tem maior incidência no país, sendo que 25% dos tumores malignos estão diretamente relacionados à exposição ao sol. A inclusão desta mercadoria na cesta básica tem por finalidade reduzir o preço de venda, para poder ser adquirido pelas classes menos favorecidas, uma vez que se destina à proteção contra a incidência da radiação ultravioleta, que pode causar danos à saúde.


10 |

13 a 19 de fevereiro de 2015 | RJNEWS

Cidades

Compras de última hora movimentam papelarias na região Especialistas recomendam a pesquisa de preço e o planejamento, além de alertarem sobre as exigências abusivas Se desde o início do ano já era possível observar uma grande movimentação nas diversas papelarias da região, agora com o início das aulas nas redes municipais, estaduais e particulares de ensino essa procura tem sido redobrada em decorrência das compras de última hora, tradicionais do consumidor brasileiro. Em Rio das Ostras, onde esse tipo de comércio é bastante explorado em todos os bairros, em especial no centro da cidade, ainda é possível observar pessoas carregando sacolas de compras repletas de material escolar, muita das vezes acompanhadas de seus filhos ou netos que não per-

dem a oportunidade de influenciar nas compras. Esse é o caso da comerciante Nádia Barreto, que levou o filho João Matheus às lojas no final de semana passado, mas confessa ter se arrependido. “Deixei as compras para esse período achando que encontraria as papelarias mais vazias e preços mais em conta, mas não foi bem o que eu encontrei. Tive um pouco de dificuldade de encontrar o que queria e com meu filho do lado foi mais difícil, pois tive que negociar com ele algumas opções”, declarou a comerciante, afirmando que fará diferente no próximo ano. Segundo a vendedora de uma

das papelarias do Centro, Valéria Maria, ao menos dois pedidos de encomenda para a reposição de mercadoria tiveram que ser feitos para atender uma demanda superior a do ano passado. “Acredito que os preços não sofreram grandes alterações com relação ao ano passado e muito menos houve um reajuste agora com o início das aulas. É claro que as opções já estão mais restritas, mas com pesquisa é possível encontrar o material necessário com um orçamento que cabe no bolso”, explicou Valéria, exemplificando que em sua papelaria é possível encontrar cadernos de R$ 4,40 a R$ 24,99.

Moradores do Praião de Barra de São João devem fazer cadastro para o Carnaval Para ter livre acesso às residências localizadas nas ruas que serão interditadas Leonardo Krugel/RJNEWS

ATENÇÃO E PLANEJAMENTO Em um período do ano onde a concentração de despesas costuma ser ainda maior, a exemplo do IPVA, IPTU, as compras do material escolar correspondem a mais uma grande ‘dor de cabeça’ enfrentada pelos consumidores brasileiros e por isso educadores financeiros costumam fazer algumas observações a fim de alertá-los contra os gastos desnecessários e armadilhas do consumo: • Fazer uma pesquisa de preços, mas antes, é recomendável que se estabeleça o quanto se pode gastar. • Evitar as compras de última hora para evitar preços mais abusivos. • Analisar as marcas que serão compradas levando em consideração, junto com filhos, a real necessidade de cada item. • Dar preferência às compras em uma mesma loja: Geralmente não é possível parcelar a matrícula de escolas, mas o material escolar, sim. Neste caso, compre todos os materiais na mesma loja. Você pagará um pouco mais caro, mas conseguirá condições melhores de parcelamento. • Cuidado com as promoções que colocam um produto em chamariz em oferta para incentivar a compra de outros materiais mais caros. Limite-se a comprar o item da promoção caso os demais da lista não valham a pena. • Faça uma lista do que se precisa comprar. Dessa forma, evita-se a compra impulsiva de itens não relevantes.

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), da secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil, de Casimiro de Abreu está realizando o cadastro de veículos de moradores que residem nas ruas que serão fechadas durante o Carnaval. Em entrevista à equipe de reportagem do jornal RJNEWS, a orientação do secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado é que os moradores agilizem o processo, a fim de organizar a entrada e saída dos moradores e visitantes, desde que comprovem estadia no local. O cadastramento será feito até a semana do Carnaval e para pegar a credencial é necessário que o morador vá até a Administração Distrital de Barra de São João, na Avenida Salgado Filho, no Praião, entre 10h e 16h. Os documentos necessários são: comprovante de residência, cópia do RG e cópia do documento do veículo. A credencial é emitida na hora. Para dar melhor segurança aos foliões durante as festividades do Carnaval, é de praxe

que as ruas próximas aos eventos sejam fechadas. Shinkado lembra ainda, que o cadastramento é necessário para garantir o acesso livre dos moradores às suas residências. “Temos que dar segurança e conforto tanto para quem vai curtir a festa quanto para quem mora nessas ruas. Por isso estamos dando bastante tempo para que todos possam fazer o cadastro com calma”. As ruas que serão fechadas: Avenida Maricá, rua Sebastião Duarte Monteiro, Aristóbulo Pelodan, Gil Pereira, Wellington Borges, Salgado Filho, Almirante Barroso, 21 de Abril, General Castro Guimarães, Afonso Caseiro Castro, Dr. Otávio Moreira, 15 de Novembro, Carlos Honório Berbet, Avenida Oceânica, Avenida Marcílio Dias, rua Sá Pinto, Nilo Peçanha, Casimiro de Abreu, 7 de Setembro, Ana Cardoso de Castro, Erotilde Tardelli Moreira, Xavier da Silveira, Almirante Tamandaré e Quintino Bocaiúva. Todas essas ruas estão situadas entre a Avenida Maricá e o Praião.


| 11

RJNEWS | 13 a 19 de fevereiro de 2015

Cidades

Sabino cobra da Cedae medidas para garantir abastecimento em Rio das Ostras Maurício Rocha

Plano de medidas preventivas foi apresentado ao prefeito Alcebíades Sabino e à sua equipe técnica, na última terçafeira, dia 10

Região enfrenta nesses últimos meses uma grave crise hídrica A Cedae apresentou esta semana as ações que estão sendo tomadas pela concessionária, para garantir o abastecimento de água em Rio das Ostras, no Carnaval. Nesse período, a população da cidade chega a triplicar por conta do feriado prolongado. O plano de medidas preventivas foi apresentado ao prefeito Alcebíades Sabino e à

sua equipe técnica, na última terça-feira, dia 10. Entre as ações que a Cedae vem fazendo, está a limpeza da rede de captação de água, afetada pela grande quantidade de areia sugada para a tubulação, já que o nível do rio está muito baixo por conta da seca que atinge o Estado do Rio de Janeiro. A empresa também

informou sobre a instalação de geradores de energia que vão garantir o funcionamento das bombas. De acordo com gerente regional da Cedae, Fernando Arruda, a empresa vem enfrentando nesses últimos meses uma grave crise hídrica, com a falta de chuvas e o baixo nível dos rios que abastecem a região.

“Para ter uma ideia, a Cedae teve que reduzir sua vazão de água de 460 litros por segundo, para 360 litros por segundo, devido à seca. E agora trabalhamos para retornar a vazão regular”, explicou Fernando Arruda. Para atender a essa demanda de Carnaval, quando aumenta expressivamente o consumo de

água na cidade, a Cedae também montou um Plantão de Atendimento, das 8h às 14h, na sede da empresa em Rio das Ostras, que fica situada à Rua 1, 200, Extensão Serramar. O cliente também poderá ligar para o telefone (22) 2771-1513 e após o horário normal poderá ligar para o 0800-282195, que tem atendimento 24 horas.

Leonardo Krugel/RJNEWS

Carnaval de Rio das Ostras com mais de 200 homens nas ruas Reforço na segurança pública será feito durante os dias de folia Para garantir a tranquilidade da festa mais popular do país, o município de Rio das Ostras, vai contar com mais 205 homens no patrulhamento das vias. A secretaria municipal de Segurança Pública terá um reforço de 50% do efetivo regular, o que deverá auxiliar durante os dias de folia. A Polícia Militar vai contar com 130 homens, além de mais viaturas e motos, circulando e dando supor-

te durante o período. Os guardas municipais também vão orientar os foliões quanto ao fechamento das ruas e avenidas, evitando congestionamentos. Ela contará ainda com um trailer na Praça da Baleia e no Centro, com plantão diário de 24 horas, a partir de sexta-feira, dia 13, até a quarta-feira, dia 18. Em Rocha Leão, o Destacamento da Polícia Militar está sendo

transformado em uma base comunitária para a Guarda Municipal. O espaço está em obras e a previsão é que dentro dos próximos dias seja entregue à população. A base contará com três Guardas Municipais trabalhando diariamente, com plantão de 24h. Por orientação da secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana os permissionários das vans vão

Secretaria municipal de Segurança Pública terá um reforço de 50% do efetivo regular

reduzir os intervalos entre os carros das linhas durante o Carnaval. A empresa de ônibus que

atende o município terá um reforço de mais 30 coletivos, que vão circular 24 horas.


12 |

13 a 19 de fevereiro de 2015 | RJNEWS

Cidades

Marchinhas serão relembradas em Rio das Ostras Carnaval da família terá matinês, bailes noturnos e desfile de blocos

Leonardo Krugel/RJNEWS

Os foliões já estão ansiosos para o Carnaval de Rio das Ostras, que escolheu “Antigos Carnavais” como tema da festa para 2015. Grande parte da programação ficará concentrada na tenda, montada na Beira-Rio, onde acontecerão quatro matinês e bailes noturnos com entrada franca. Os blocos desfilam nas orlas do Centro e Costazul, acompanhados dos trios elétricos. Já no bairro de Cantagalo e Rocha Leão, haverá bailes noturnos. As matinês vão acontecer de sábado a terça no mesmo espaço dos bailes noturnos, na Beira Rio, próximo à ponte de madeira, das 17h às 20h. Para garantir a segurança e tranquilidade dos pais, a equipe da Secretaria de Turismo identificará todas as crianças com pulseirinhas, onde constarão nome do menor, do responsável e telefone de contato. Artistas da Fundação de Cultura darão um brilho especial à festa da criançada, com brincadeiras. Os bailes noturnos começarão

às 22h30 com muitas marchinhas carnavalescas e canções que marcaram a folia do Brasil, entre as escolas de samba e as micaretas baianas. Os moradores de Cantagalo e Rocha Leão não precisarão se deslocar para aproveitar a folia. As localidades também terão bailes em dois dias: Cantagalo no sábado, dia 14, e domingo, dia 15, das 18h às 24h, e Rocha Leão no domingo, dia 15, e segunda, 16, das 19h às 24h. Cerca de 15 blocos, já tradicionais na cidade, estão previstos para desfilar nas orlas do Centro e Costazul. A Lagoa do Iriry será outro espaço aberto para a folia este ano, com desfiles de blocos na segunda, 16, e terça, 17, a partir das 13h. Datas como o Carnaval são importantes para geração de emprego e renda na cidade. A expectativa da prefeitura é de receber até 200 mil pessoas. A taxa de ocupação segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura – Secom, é que nas pousadas e

hotéis chega a 70%. Segundo pesquisas realizadas pela secretaria de Turismo com apoio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e a Fundação Getúlio Vargas - FGV, a folia injetou mais de R$ 19 milhões na economia da cidade em 2014. “O turismo faz com que o dinheiro circule, desde o ambulante até o empresário da rede hoteleira e de gastronomia. Para o turismo, as datas comemorativas e eventos são importantes para movimentar a atividade”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes. Para garantir a tranquilidade da festa, o município mantém a parceria com as polícias. Ao todo, 200 homens, entre PMs e guardas municipais vão atuar nas ruas da cidade durante o Carnaval, reforçando a segurança. A PM também vai coibir o excesso de som alto nos carros. A GM também contará com as bases no Praiamar, Enseada, Praça da Baleia e Centro, com plantão diário de 24 horas.

Jorge Ronald

PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS CENTRO

COSTAZUL

Sábado – 14/02

Sábado – 14/02

9h – Bloquete

15h – Bloco Pescoço do Peru

11h – Bloco Cara de Leão

17h30 – Bloco da Barata

14h – Bloco da Feliz Idade – Secretaria de Bem-Estar Social

20h – Bloco Universitários

17h – Boi Bumbá

12h30 - Bohemios

19h30 – Siri com Cãibra

15h – Bloco Pescoço do Peru

Domingo – 15/02

17h30 – Bloco da Barata

12h – Bloco do Sandro Bailarino

20h – Bloco Universitários

15h – Bloco da Melhor Idade – Secretaria de Esporte e Lazer

12h30 - Ostralhaços

18h – Bloco dos Amigos 19h30 – Siri com Cãibra Segunda – 16/02 13h30 - Blocrente 16h – Bloco dos Amigos 19h30 – Siri com Cãibra Terça – 17/02 12h - Bloco Saideira 14h30 – Bloquete 17h – Boi Bumbá 19h30 – Bloco do Sandro Bailarino

Domingo – 15/02

Segunda – 16/02 15h – Bloco Pescoço do Peru 17h30 – Bloco da Barata 20h – Bloco Universitários Terça – 17/02 15h – Bloco Pescoço do Peru 17h30 – Bloco da Barata 20h – Bloco Universitários LAGOA DE IRIRY Segunda – 16/02 13h – Bohemios Terça – 17/02 13h - Bohemios


| 13

RJNEWS | 13 a 19 de fevereiro de 2015

Cidades Divulgação

Carnaval em Macaé pronto para por o bloco na rua Desfiles começam no sábado com os grupos de Bois Pintadinhos

As arquibancadas no entorno do sambódromo de Macaé, já estão montadas para receber os foliões. A estrutura, que fica na Linha Verde, vai abrigar três dias da ‘Folia de Momo’. As arquibancadas terá capacidade para receber até 12 mil pessoas.

Além delas, o espaço vai receber camarotes e cabines para o júri. De acordo com o presidente da Nova Liecam, Ralf Oliveira, o evento deve atrair cerca de quinze mil pessoas nos dias dos desfiles. “A expectativa é a melhor possível, pois teremos mu-

danças significativas para que os desfiles das Escolas de Samba possam ganhar cada vez mais importância e sejam um grande atrativo para visitantes prestigiarem o Carnaval da cidade”, comentou. A abertura da programação será com o tradicional desfile dos Bois Pintadinhos, no sábado, dia 14. No domingo, dia 15, a passarela do samba receberá o desfile do Grupo de Acesso. No dia seguinte, o desfile do Grupo de Especial. Os desfiles dos Bois

Blocos, matinês, trios elétricos, escolas de samba e muita alegria em Casimiro Secretaria de Saúde já está com o esquema pronto para o Carnaval Muita segurança e ao mesmo tempo saúde. Esses são fatores importantes para quem vai pular os cinco dias de folia em Casimiro de Abreu. Quem aí preparou o confete e a serpentina? Vale a pena conferir a programação oficial do carnaval em Casimiro de Abreu que começa sexta-feira, dia 13, com muita animação. Mas para isso a gestão pública preparou uma programação extensa que contará com bloco, matinês, trio elétrico e escola de samba. A secretaria de Saúde já está com o esquema pronto para o Carnaval. Equipes de enfermeiros e técnicos ficarão de plantão durante os dias de folia. No Praião de Barra de São João, será montada uma tenda para atendimentos de emergência e uma ambulância também ficará à disposição dos foliões de 15 horas a 1 hora da manhã. Em caso de acidentes na Rodovia Amaral Peixoto e emergências domiciliares, o Resgate também ficará de plantão pelo telefone 08000215750. Já em Casimiro de Abreu, a tenda da Saúde e a ambulância

ficarão na Praça Feliciano Sodré, das 17 horas às 3 horas da manhã. Em Palmital e Professor Souza, uma ambulância ficará de plantão durante todo o evento. Ainda em Casimiro de Abreu, no primeiro dia de folia, a Banda Nada Igual sobe ao palco, às 23 horas, na Praça Feliciano Sodré. Em Barra de São João a Banda Swing do B agita os foliões no trio elétrico, às 18 horas, no Praião. Logo em seguida o bloco Sukitão desfila pela orla. De sábado a terça-feira, às 18 horas, haverá matinê na Beira-Rio ao lado do Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João, e na Praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu. O baile contará com antigas marchinhas carnavalescas. No bairro Palmital, no segundo distrito, pelo segundo ano consecutivo, a Administração Municipal incluiu uma programação de folia para os moradores. De sábado a terça-feira haverá matinê com música e recreadores a partir das 18 horas. No distrito de Professor Souza shows contagiam os foliões a partir das 23 horas.

Carnaval Cultural A Fundação Cultural Casimiro de Abreu também preparou uma programação diversificada durante os dias de carnaval na cidade. Nesta sexta-feira, dia 13, a matinê do Bloco Inocentes da Folia, ritmado pela Sociedade Musical Santa Cecília, se concentra na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Barra de São João, às 16 horas. Também na sexta-feira a concentração do Bloco da Saudade e o Desfile dos Bonecos Gigantes acontecem às 20 horas, na área externa da Casa de Cultura, em Casimiro de Abreu. Divulgação

Pintadinhos acontecerão a partir das 21h. Serão cerca de 50 grupos representando vários bairros e comunidades. As escolas de samba abrem os desfiles a partir das 21h30 e cada escola terá 50 minutos para se apresentar. A vencedora desse grupo passará a desfilar no Grupo Especial do ano seguinte. O Carnaval é uma realização da Nova Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) em parceria com a prefeitura, por meio da Fundação

Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur), Defesa Civil, secretarias de Obras, Governo, Limpeza Pública, Saúde, Comunicação, Ordem Pública, Guarda Municipal, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A apuração dos desfiles acontece na terça-feira, dia 17, a partir das 10h, com a avaliação dos Bois Pintadinhos e a partir das 14h, a apuração do Desfile do Grupo de Acesso e logo em seguida será a vez da apuração do Grupo Especial.

PROGRAMAÇÃO BARRA DE SÃO JOÃO SÁBADO (DIA 14/02) Banda Tribal do Brasil - 15h (Trio Elétrico) - Praião Matinê e Recreação Infantil - 17h (Palmital) Matinê - 19h - Sociedade Musical Santa Cecília (ao lado do Museu) Bloco Vila Nova – 19h - Praião Bloco Os Tremendo – 21h - Praião Bloco Pau Podre – 22h - Praião DOMINGO (DIA 15/02) Banda Me Puxa - 15h - Praião Matinê e Recreação Infantil - 17h (Palmital) Matinê - 19h - Sociedade Musical Santa Cecília (ao lado do Museu) Bloco Tartaruga do Vila – 19h Praião Bloco Cala Boca e Beija – 20h Praião G.R.E.S. Art–Flu – 22h - Praião SEGUNDA-FEIRA (DIA 16/02) Banda Fuzueira - 15h - Praião Matinê e Recreação Infantil - 17h (Palmital) Matinê - 19h - Sociedade Musical Santa Cecília (ao lado do Museu) Bloco Bandarra – 19h - Praião Bloco Vou Vomito e Volto – 20h - Praião Bloco Art-Manha - 21h30 - Praião TERÇA-FEIRA (DIA 17/02) Banda Nada Igual - 15h - Praião Matinê e Recreação Infantil - 17h (Palmital) Bloco Peixe Vagabundo – 18h Praião Matinê - 19h - Sociedade Musical Santa Cecília (ao lado do Museu) Bloco Os Piratas – 19h - Praião

Bloco da Prainha - 20h - Praião Bloco Gavião – 21h - Praião CASIMIRO DE ABREU SÁBADO (DIA 14/02) Matinê - 19h - Cia Instrumental Casimiro - Praça Feliciano Sodré Bloco Só na Lata - 21h Banda Fuzueira - 23h30 - Praça Feliciano Sodré DOMINGO (DIA 15/02) Matinê - 19h - Cia Instrumental Casimiro - Praça Feliciano Sodré G.R.E.S. Estrela do Oriente - 21h Banda Me Puxa - 23h30 - Praça Feliciano Sodré SEGUNDA-FEIRA (DIA 16/02) Matinê - 19h - Cia Instrumental Casimiro - Praça Feliciano Sodré Bloco do Jegue - 21h Banda Tribal do Brasil - 23h30 Praça Feliciano Sodré TERÇA-FEIRA (DIA 17/02) Matinê - 19h - Cia Instrumental Casimiro de Abreu - Praça Feliciano Sodré Bloco Quero lhe Usar - 21h Banda Prakatum - 23h30 - Praça Feliciano Sodré PROFESSOR SOUZA - Show (Praça) SÁBADO (DIA 14/02) Banda Me Puxa - 23h DOMINGO (DIA 15/02) Banda Nada Igual - 23h SEGUNDA-FEIRA (DIA 16/02) Bloco Você Quer? - 18h Banda Fuzueira - 23h TERÇA-FEIRA (DIA 17/02) Banda 2 x 4 - Axé - 23h


14 |

13 a 19 de fevereiro de 2015 | RJNEWS

Cidades

Prevenção: Camisinha já não é o método contraceptivo mais procurado no Carnaval Em Rio das Ostras, vendas de pílulas do dia seguinte superam em até 20% neste período Hoje, não é novidade para ninguém que o uso do preservativo tem suma importância na vida sexual das pessoas, principalmente dos jovens. A informação está aí a todo o momento, ainda mais nesta época de Carnaval, em que os foliões precisam ter em mente os cuidados com a saúde, seja por conta do excesso de bebidas alcoólicas, alimentação e até mesmo sexualmente. No entanto, a última Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), realizada pelo Ministério da Saúde revelou que, a maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST’s e Aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país, na faixa etária de 15 a 64 anos, não usaram preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses anteriores. Neste período de Carnaval, as vendas de camisinhas costumam aumentar. Mas, em Rio das Ostras, por exemplo, segundo o enfermeiro e atendente de uma farmácia do centro da cidade, Roberto Ferreira, a procura maior é pela pílula do dia seguinte. Ele diz que 70% das pessoas que procu-

Leonardo Krugel/RJNEWS

De acordo com atendente de farmácia, Roberto Ferreira, 70% das pessoas que procuram pela pílula são meninas de 13 a 17 anos

ram pelo contraceptivo são meninas de 13 a 17 anos e pessoas acima dos 40 anos. “As vendas de pílulas do dia seguinte aumentam de 10% a 20% nesta época. Quem compra mais preservativo, geralmente, são casais. Hoje, a maioria das jovens não pensa nas doenças sexualmente transmissíveis e sim em

não engravidar. A conscientização ainda tem que mudar e muito. Estamos numa região que abriga muita gente de fora e as meninas acabam se iludindo. Além do diálogo com os pais, é preciso campanhas mais reforçadas sobre a questão das doenças, uso do preservativo e alcoolismo também, que pode levar ao sexo casual,

sem prevenção”, ressalta Roberto. O morador de Rio das Ostras, Disley Costa, de 19 anos, afirma que sempre costuma carregar pelo menos duas camisinhas na carteira e que se preocupa muito com a questão da prevenção. O jovem conta que sua mãe sempre conversou com ele sobre o assunto e que acha essencial ter esse

tipo de diálogo em casa. “60% dos meus amigos que conheço desde os 14 anos já tem filho. Além da conversa com os pais, a informação na escola também é importante. Sempre assistia palestras no colégio e através de fotos de doenças, de ver como é a realidade, passei a me prevenir mais. Mas tem gente que não está nem aí para o problema”, declara Disley. O preservativo, além de evitar uma gravidez não planejada, combate as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, por isso, para se ter um Carnaval seguro, tem que lembrar da camisinha. De acordo com a psicóloga Luciana Tartuce, que atua no município, falar sobre sexo e conversar com os filhos deve ser algo natural e espontâneo de ambos os lados e, este tema não deve ser abordado somente uma vez, mas sempre que surgir questões e assuntos relacionados à sexualidade. Ela explica que, na adolescência, os jovens necessitam sentir-se à vontade para buscar em seus pais as respostas para suas perguntas sobre sexo e que o importante é não ouvi-los com constrangimento ou censuras. “Dividir com os filhos as dúvidas que tinham na idade deles, auxilia na interação e segurança entre as partes. Falar dos possíveis prejuízos e transtornos causados pelo ato sexual desprotegido é de suma importância aos jovens. É preciso se conscientizar de que o uso de preservativo, seja masculino ou feminino, para se proteger das DST’s, o uso correto de métodos contraceptivos, a influência dos amigos e demais questões relacionadas ao tema, podem e devem ser discutidas dentro de casa entre pais conscientes e filhos em fases de descobertas”, destaca a psicóloga.

Roupas temáticas surgem como novas opções do carnaval Estampas com sambistas, políticos e frases bem humoradas trazem descontração e leveza na folia O carnaval, uma das festividades populares mais animadas e aguardadas em todo o país, já bate à porta e a corrida pelos tradicionais acessórios e fantasias que trazem o ar da graça, pode ser observada pelas principais ruas de comércio na região. Entretanto, considerando principalmente as altas temperaturas que têm facilmente ultrapassado os 40°C nesse verão, já não são todos os foliões que se encontram dispostos a curtir a festa sob pesados tecidos, plumas ou paetês. Pensando nisso é que algumas

marcas já vêm estudando e investindo em outras possibilidades para cativar esse tipo de público, sendo as peças temáticas, a grande aposta considerada para este carnaval. Camisas e camisetas de tecidos simples, que se destacam pelas estampas com boas ideias, carregadas de humor, colorido ou mesmo homenageando grandes personalidades nacionais e internacionais, parecem ter caído com peso no gosto popular, trazendo ao mesmo tempo uma boa dose de descontração e leveza no cenário da folia.

O idealizador da grife Poeme-se, do Rio de Janeiro, totalmente envolvida com a temática, Gledson Vinícius, explica que a marca não trabalha com um público específico de carnaval, mas a linha de peças que homenageia tradicionais sambistas brasileiros acabou sendo adotada pelos foliões em decorrência da forte relação dos autores com o carnaval. “Acredito que principalmente na cidade do Rio de Janeiro e interior, onde o calor impera nessa época do ano, as peças com es-

tampas que sejam relacionadas ao tema caiam melhor que fantasias, pois elas dão mais liberdade para que o folião brinque sem se preocupar”, opinou Gledson, destacando que as peças idealizadas em parceria com a Portela, ilustrando como Candeia, Waldir 59, Casquinha e Tia Doca, e também personagens cariocas como o compositor Noel Rosa, estão entre as mais solicitadas. Com preços variando entre R$ 40 e R$ 62, Gledson explica que assim como a maioria das marcas que adotaram a ideia, suas peças

podem ser encontradas unicamente através do site da grife e devem ser encomendadas com a maior antecedência possível, para que consigam chegar a tempo do carnaval. Para a representante da Grife Rowney, Leila Guimarães que também investiu na temática do carnaval, o bom humor é um tema que não sai de moda, por isso investir em peças com boas “sacadas” é sempre vantajoso para atrair o público brasileiro que já é por natureza bem- humorado.


RJNEWS | 13 a 19 de fevereiro de 2015

| 15

Social VIP’S NA NOITE ERICK BRANDÃO erick.brandao@ig.com.br (e-mail temporário)

Ei meu povo! Já é carnaval e hoje (somente hoje) vocês não precisam ler a coluna (risos). Quero que todos aproveitem, se joguem e curtam muuuito. Não esqueçam de usar camisinha e se for beber, me chamem! PS: Semana que vem, coluna especial sobre o carnaval, na região.


16 |

13 a 19 de fevereiro de 2015 | RJNEWS

Petróleo PETRÓLEO EM FOCO RONALDO MONTEIRO rpsmonteiro@gmail.com

Petrobras prevê economizar R$ 290 milhões com novo programa Iniciativas estão voltadas para o aumento da produtividade Divulgação

PETROBRAS – BENDINE UMA “SOLUÇÃO” POLÍTICA Defendo a tese que em determinados setores das estatais, o fator técnico deveria prevalecer em detrimento ao político, seria o caso da Petrobras. O momento é de mudanças, e radicais. A escolha de Aldemir Bendine na Petrobras prevaleceu o critério político. Analisando os currículos de Graça Foster e Bendine, percebo que ainda está muito longe a solução tão desejada para Petrobras e pela sociedade. O desgaste emocional de Graça associado à divulgação do balanço da estatal, que não computava os prejuízos associados aos ilícitos praticados, prejuízos estes que não vem de agora, serviu de pano de fundo para sua recente saída. O importante, sem imputar culpa a esse ou aquele partido, são que os fatos estão sendo apurados. Quem está nesse momento no governo, tem obrigação moral e ética de “apoiar” as investigações, não há como fugir.A missão primordial,é esclarecer as pessoas que vivemos num país com um potencial fantástico. Segundo um executivo ligado a uma empresa investidora da Petrobras, os escândalos envolvendo a operação Lava Jato, o pagamento de propinas e o superfaturamento de obras devem levar a empresa a melhorar, pois terá que atender as demandas do público. Meu caro executivo, estamos na mesma expectativa. Em determinados momentos fico estarrecido com as notícias, nesse momento me desperta uma vontade de ficar alheio aos fatos, mas o sentido cívico e profissional fala mais alto, pois tenho essa obrigação, porque são pessoas que erram ou acertam de acordo com suas ações.

ABREU LIMA – UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL A Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, Pernambuco, realizou nesta terça feira dia 10/02, a venda do primeiro carregamento de coque, um tipo de combustível que consiste, em princípio, no aquecimento do carvão mineral. A Abreu Lima terá papel fundamental na produção de derivados no País, sobretudo na produção de diesel com baixo teor de enxofre, que corresponderá a 70% da carga processada da unidade. A construção da Abreu Lima está no centro do escândalo de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que apontou superfaturamento nas obras. A Petrobras segue em frente, afinal de contas uma grande empresa não pode parar em função das irresponsabilidades humanas.

A Petrobras acaba de lançar o Programa de Redução de Custos de Poços Terrestres, destinado a responder aos desafios econômicos relativos ao desenvolvimento da produção. Composto de 67 iniciativas, o programa tem potencial para gerar uma economia de R$ 290 milhões à companhia. A redução de custos na construção de poços terrestres terá abrangência na perfuração de aproximadamente 1.600 no-

vos poços, no período de 2015 a 2019, em todas as unidades de exploração e produção da Petrobras com atividades em terra. O programa prevê, ainda, nesse período, a intervenção em 2.800 poços já existentes. Várias iniciativas no programa estão voltadas para o aumento da produtividade, menor custo unitário de perfuração e otimização da logística, diminuição do tempo na construção dos poços, adequação

da capacidade das sondas de perfuração por tipo de projeto, utilização de brocas com novas tecnologias, intensificação da realização de algumas operações sem sonda, redução do tempo de desmontagem, transporte e montagem da sonda, otimização do formato do poço, com tamanho reduzido das suas locações. As iniciativas serão implementadas a partir de 2015, com previsão de ganhos no período de 2015 a 2019.

Consórcio de Libra conclui perfuração e testes do primeiro poço no pré-sal da Bacia de Santos Consórcio de Libra é composto pela Petrobras A Petrobras informa que o consórcio de Libra concluiu a perfuração e dois testes no primeiro poço de extensão na área de Libra, 3-BRSA-1255-RJS (3-RJS731), informalmente conhecido como NW1. Localizado na porção Noroeste do bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, o poço está a cerca de 4 km a sudeste do

poço descobridor, o 2-ANP-2ARJS, e a 185 km da costa do Rio de Janeiro. Os resultados da perfuração confirmaram a existência de uma coluna de petróleo de aproximadamente 290 metros e reservatórios de alta qualidade. Os dois testes de produção - realizados em duas zonas distintas - confir-

maram a excelente produtividade e qualidade do petróleo (27º API*) desses reservatórios. O Consórcio de Libra é composto pela Petrobras (operadora, com 40%), Shell (20%), pela francesa Total (20%), as chinesas CNPC (10%), CNOOC (10%) e a companhia estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).


| 17

RJNEWS | 13 a 19 de fevereiro de 2015

Esportes Crianças e adolescentes podem participar de várias modalidades esportivas em Casimiro Distritos também são atendidos pelo Prodesporte A procura pela modalidade esportiva aumenta consideravelmente todos os anos na cidade de Casimiro de Abreu. Quem confirma essa informação é a secretaria municipal de Esporte e Lazer. “Fechamos o ano de 2014 com aproximadamente mil alunos participantes. É um saldo muito positivo. Agora, em 2015, pretendemos superar esse número”, ressaltou o secretário, Robson Mangefesti. O programa foi criado em 2009 com o objetivo de

preencher o tempo ocioso de crianças e adolescentes. São oferecidas escolinhas de várias modalidades esportivas: artes marciais (judô, jiu-jitsu, karatê, muay-thay e taekwondo), futebol de campo, futsal, skate e remo. Algumas destas são oferecidas para adultos também. Para frequentar as academias é necessário ser morador do município e maior de 17 anos. O Programa Prodesporte para Todos também oferece à população as Academias Populares como

Davyvidson de Souza

mais uma opção de prática esportiva. São quatro academias, uma em cada distrito, munidas com equipamentos modernos e de alta qualidade. Anne Lemos de Sá, de oito anos, é aluna de judô e futsal em Casimiro de Abreu e está muito satisfeita com o que tem aprendido. “Estou na escolinha desde o ano passado e aprendi muitas coisas, além das lutas. Gosto muito de participar das aulas”, declarou. Em Barra de São João, as aulas começaram nesta segunda-feira, dia 9, com a novidade da inclusão do Karatê nas artes marciais. “Para este ano, a expectativa é de que muitas pessoas venham aderir a mais este esporte”, disse a subsecretária de Esporte e Lazer, Dulcinete Arruda. Outro diferencial de Barra de São João é o remo, que tem aulas oferecidas no Rio São João. “Um cenário natural belíssimo, que permite tal prática esportiva”, completou a subsecretária. Mais informações podem ser obtidas na secretaria de Esporte e Lazer, em Casimiro de Abreu, no telefone (22) 2778-1577, ou na subsecretaria, em Barra de São João, no telefone (22) 2774-5211.

AGENDA ESPORTE HELDER BEZERRA helder.bezerra@ig.com.br

CAMPEONATOS ESTADUAIS COMEÇARAM EM TODO PAÍS, E A VIOLÊNCIA É DESTAQUE NEGATIVO No último final de semana, em São Paulo, assistimos atônitos, cenas de violência protagonizadas por torcedores de organizadas do Palmeiras, que avançaram enfurecidos contra a polícia. Isso mesmo! Torcedores de torcidas organizadas travaram uma batalha com policiais, no entorno da Arena Palmeiras. No Rio de Janeiro, o jogo realizado em São Januário, contra o Madureira, na semana passada, a polícia teve que separar duas torcidas para que não houvesse o confronto. Acreditem, a separação não era de torcedores do “Madura” e do Vasco da Gama, mas apenas de torcidas organizadas do time da Colina. Em pesquisa realizada pelo Canal de TV fechado, o SPORTV, chegou-se ao resultado de que o que mais afasta os torcedores dos estádios é a violência. Ganhou disparado das outras opções com 43 %. Nenhum interesse teve 16.7%. Sobre quem seriam os causadores da violência, 84 % afirmou que são as torcidas organizadas. Poderíamos estar falando do “cariocão”, da liderança do campeonato e do time do Fluminense, que não perdeu pontos até agora no torneio. Do Botafogo, que contratou 14 jogadores, mas que tem como destaque, novamente, uma “prata da casa”. Fernandes é o nome dele. Falaríamos também do Doriva, treinador do Vasco da Gama, que a cada dia, percebe que terá muito mais trabalho para arrumar a equipe “cruzmaltina”, do que teve no Ituano. Quem sabe até, falaríamos do “marrento”, Vanderlei Luxemburgo, treinador do Fla, que reclama de tudo e de todos, mas que por enquanto, está vivendo um momento “zen”. Mas não. Estamos tratando de um tema que a cada ano se repete como o desperdício de água. Assistimos novamente cenas de brigas e de violência sem limites. Até quando? Gostaríamos imensamente de estar falando de futebol, de belas jogadas, de boas disputas em campo. Mas, infelizmente, existem pessoas, que querem acabar com este prazer. Ou estas torcidas organizadas acabam com o público nos estádios de futebol, o que acreditamos ser até possível, ou se acabam definitivamente com estas torcidas. Esta sim, parece ser uma opção muito mais plausível. Mas, ano após ano, percebemos que também ninguém quer saber. Uma pena...


18 |

13 a 19 de fevereiro de 2015 | RJNEWS


| 19

RJNEWS | 13 a 19 de fevereiro de 2015

Classificados COMO ANUNCIAR?

Pessoalmente:

contato@rjnews.com.br

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

(22) 2771-8960 (22) 99894-4404

I MÓ VEIS RIO DAS OSTRAS VENDA Serramar Estrada Serramar Cond. Green Village. Segurança 24 hrs. Casa Linear totalmente independente. Rua calçada. Com 3 quartos, sendo 1 suíte, sala com 2 ambientes, banheiro social, cozinha ampla, área de serviço, garagem p/ 3 carros, cisterna e quintal. Terreno 360 m2. Área construída 162 m2. Direto com proprietário. (22) 2760-2646 e 99219-3462 (à noite)

Praia âncora Vendo: 2 terrenos 480 mts². Praia Âncora. R$ 50.000,00 CADA UM, ou metade do terreno por R$ 30.000,00. Tel.: (22) 99994-7184. Aceito proposta.

Âncora Vendo Casa 02 Qts, Sala, Coz, Banheiro, Área de Serviço – Quintal amplo para 02 carros. R$ 120.000,00 Não Carta / Aceito Proposta. (22) 99806-9631

SER VI ÇOS RV – REFORMAS E LIMPEZAS – Regina ou Claudio Pintura e Paisagismo – Revestimento de Interior e Exterior. Terceirização – Prédios – Pousadas – Colégios – Igrejas – Fábricas – Etc... (22) 99939-7488 (24) 992386157 (24) 98838-4489 reginaeclaudio60@gmail.com

Anuncie aqui o seu serviço

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ


20 |

13 a 19 de fevereiro de 2015 | RJNEWS


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.