Page 1

Projeto de Kung Fu mostra a força do esporte para jovens carentes ESPORTES • PÁGINA 17

20 A 26 DE JUNHO DE 2014

Gaby Amarantos é atração principal da Festa de Barra de São João AGENDA • PÁGINA 14

ANO 4 - Nº 169

UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

Macaé continua sendo a quinta cidade com a gasolina mais cara do Estado CIDADES • PÁGINA 7

Plano cicloviário e mapa de congestionamento antecipam ações do Ministério das Cidades » Projeto cicloviário de Rio das Ostras visa o incentivo ao uso de bicicletas dentro do plano de Mobilidade Urbana. Município apresenta hoje 71 km diários de congestionamentos.

CIDADES

Intensificadas as obras para a construção da subprefeitura de Barra de São João • PÁGINA 3

CIDADES Projeto Kolirius Internacional reúne artistas consagrados em Rio das Ostras • PÁGINA 5

CIDADES

CIDADES • PÁGINA 9

“Minha casa, minha vida” se estende para servidores públicos de Rio das Ostras

CIDADES • PÁGINA 3

SIGA O JORNAL RJNEWS

riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

facebook.com/jornalrjnews

twitter.com/rederjnews

Defeso do camarão acaba e pescadores esperam aumento nas vendas

• PÁGINA 8

FALE COM O RJNEWS:

(22) 2771-8960 | (22) 99894-4404


2

CURTAS

20 a 26 de junho de 2014

Ouvidoria

U

m serviço de ouvidoria especial para informações, dúvidas, reclamações e sugestões sobre os serviços municipais de Saúde de Rio das Ostras, está à disponibilidade da população. A ouvidoria atende em um novo telefone 0800-022-0638, que possibilita a população realizar ligação gratuita. O serviço recebe em média 60 ligações por mês. Demandas sobre saúde, além de outras áreas, também podem ser encaminhadas pelo link “Fale Conosco” do portal da prefeitura.

RJNEWS

Para profissionalizar e incluir os jovens no mercado de trabalho, a prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz. As inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de junho, das 9 às 17h, na sede da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação. Mais informações pelos telefones 2771-6441 / 2771-6442.

VANDALISMO SOLTO

Gestores Michelle Neto/RJNEWS

Cursos gratuitos

Fiscalização de Transporte As empresas e cooperativas que prestam serviço de transporte em regime de fretamento, urbano, escolar e táxis no município de Macaé têm mais uma semana para realizar o pagamento da taxa de Fiscalização de Transporte do calendário 2014. Todos os processos com pendências que se encontram no Setor de Cadastro e Vistoria da Secretaria de Mobilidade Urbana devem ser concluídos antes do término desse prazo, que encerra nesta sexta-feira, dia 20. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 2765-2963 ou se dirigir ao setor de Cadastro e Vistoria da Mobilidade Urbana, no Km 4 da RJ-168, no bairro Virgem Santa.

Detro promove leilões O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO) vai promover mais um leilão de veículos apreendidos no mês de junho. Serão leiloados mais de 800 lotes entre vans, kombis, sucatas, motos e carros que foram retidos durante operações de fiscalização para combater o transporte irregular. O leilão está agendado para sexta-feira, dia 27. Os pregões acontecerão de forma presencial e online, com disputa simultânea e lances em tempo real.

Patrulhamento em Casimiro A população de Casimiro de Abreu passou a contar com mais um reforço na segurança. A Guarda Municipal do município iniciou essa semana o patrulhamento com bicicletas pelas ruas da cidade. A ação também tem como finalidade promover um trabalho de conscientização com os ciclistas para que não transitem pelas calçadas e utilizem a ciclovia e a ciclofaixa.

RJNEWS divulga erratas de publicações A equipe do RJNEWS pede desculpas aos leitores pelas matérias veiculadas nas páginas 4 e 13, que saíram com informações equivocadas na última edição 168. Na editoria Cidades, pág 4, a foto divulgada na matéria “Escolas de Casimiro consomem cada vez mais produtos agrícolas na cidade” é da chefe da Divisão de Nutrição Escolar, Denise Abreu Carvalho, e não da secretária municipal de Educação, Sônia Coelho, como saiu na legenda. Já na editoria Petróleo, pág 13, houve um equívoco na segunda nota que fala sobre a parceria entre a empresa Santos Barbosa e Petrobras. As informações dadas são referentes a um contrato firmado em ano anterior.

Patrimônio publico é pichado em Barra de São João O distrito de Barra de São João, há tempos perdeu a aura de lugar interiorano, adotando a postura de cidades de grande porte que vivem em um crescimento constante, no que se refere à urbanização e aglomeração de pessoas. Entretanto, esses locais vivem hoje um dos problemas que aflige as grandes metrópoles, tendo a pichação como uma das piores formas de poluição visual. Seja em grandes prédios ou nos muros das casas, a população não aguenta ver tanto descaso com o patrimônio público e privado, que acaba ficando a mercê dos pichadores, que atuam durante as noites e deixam para traz a expressão do desrespeito ao próximo. Quem for pego pixando pode ser preso. A pena varia de três meses a um ano e o infrator tem de pagar multa. Se a pichação for em prédio público ou tombado a pena varia de seis meses a um ano de prisão, além de multa.

Pichando

Teatro Municipal de Macaé

As câmeras de videomonitoramento da prefeitura de Casimiro de Abreu flagraram três jovens pichando muros em Barra de São João na madrugada da última terça-feira, dia 17. O crime aconteceu na Rodovia Amaral Peixoto. Assim que recebeu as imagens, a Central de Monitoramento acionou a Guarda Municipal que conseguiu apreender os menores na Rua Maricá. Em seguida, os guardas acionaram o Conselho Tutelar.

A Fundação Macaé de Cultura (FMC) acaba de abrir a pauta do Teatro Municipal de Macaé para o período de primeiro de julho a 31 de agosto. Os interessados devem acessar o site www.macaecultura.com.br e preencher o formulário de inscrição. Os espetáculos selecionados receberão incentivos da FMC, que, após análise, entrará em contato com os responsáveis. As apresentações vão acontecer neste mesmo período.

Arraiá: Imprensa Nóis 2014 Toda imprensa da região está convidada para a festa julina, que acontecerá no dia 10 de julho, a partir das 19h, no espaço Na Mira Paintball, localizado na avenida Alameda Tenente Célio – Granja dos Cavaleiros, Macaé. Com um custo de R$ 40, os convidados podem contar com comidas e bebidas típicas liberadas, além de muito forró com Anthony Trio, casamento da roça e quadrilha maluca. A ideia, sem fins lucrativos, é reunir os profissionais de comunicação e seus amigos para um momento de integração. Os interessados devem entrar em contato com a equipe de organização: Tatiana Gama – (22) 997094403 / tgama_1@hotmail. com; Juliene Silveira - (22) 997137194 / j.julienesilveira@gmail.com; Marli Simas – (22) 998725383 / marlisimas@gmail.com.

JORNAL RJNEWS

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BR

A prefeitura de Casimiro de Abreu é a segunda a conhecer a Casa do Empreendedor de Macaé, indicada como modelo de sucesso pela Gerência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A cidade foi escolhida para a visita técnica durante o Fórum Municipal de Secretários de Desenvolvimento Social, que aconteceu em maio, em São Paulo. O atendimento é das 9h às 17h.

O Hospital Público Municipal (HPM) de Macaé está com inscrições abertas para cursos gratuitos por meio do Departamento de Educação Continuada (DEC), entre eles estão o “Atendimento de Emergência em Pediatria”, “Curso Básico de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes” e “Direitos da Mulher- A Licença Maternidade em Debate”. O primeiro curso começa nesta segunda-feira, dia 23.

SOBE & DESCE Padronizada

A prefeitura de Casimiro de Abreu disponibiliza o serviço de poda e corte de árvore, bem como o de jardinagem e paisagismo em espaços públicos de todo o município. Para solicitar os serviços, o morador deve se dirigir até o setor de protocolo da prefeitura e completar um requerimento.

Trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) denunciou o grupo empresarial Odebrecht por, segundo o órgão, manter 500 trabalhadores brasileiros em condições análogas à escravidão na construção de uma usina em Angola. A denúncia foi entregue à Justiça do Trabalho de Araraquara (SP) pelo procurador Rafael de Araújo Gomes. Ele pede que a Odebrecht pague uma indenização de R$ 500 milhões por danos coletivos aos trabalhadores.

RJNEWS INFORMAÇÃO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA » CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 - salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ - Cep: 28895-602 Tiragem: 20.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã O RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Ary Gomes de Marins Filho» Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Diretora de Jornalismo e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Gerente Financeiro: Raphaela Freitas Editor: Douglas Smmithy » Jornalista: Verônica Côrtes » Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque Filiado a Adjori-RJ Fotografia: Michelle Neto » Estagiário de Jornalismo: Pedro Panesi » Revisora: Tatiane Marins e Adjori Brasil Atendimento Comercial: Michelle Neto e Philip Hobbs

Contatos: (22) 2771-8960 | (22) 2210-2140 | (22) 99894-4404 / contato@rjnews.com.br


CIDADES

RJNEWS

20 a 26 de junho de 2014

3

“Minha casa, minha vida” se estende para servidores de Rio das Ostras » Projeto de indicação já foi aprovado com votação unânime na Câmara de Vereadores

O

utro importante projeto foi aprovado este mês na Câmara de Vereadores de Rio das Ostras. Trata-se do projeto para que o programa “Minha casa, minha vida”, do Governo Federal, seja estendido também para os servidores públicos do município. A indicação teve votação unânime no Legislativo. De acordo com o subsecretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Vladimir Macedo, o projeto já foi feito e, agora, está sendo revisado para que seja feito o orçamento. Segundo ele, a Caixa Econômica aceita financiar até R$115 mil com juros subsidiados. O presidente da Câmara de Vereadores, Alzenir Pereira Mello, o Nini, diz que

a aprovação deste projeto é uma grande conquista, já que os servidores públicos são fundamentais no movimento da economia no município. O programa vai ser feito no mesmo formato que existe no Brasil em parceria com a Caixa. “É muito importante que este projeto se estenda aos servidores públicos. Há alguns meses foram abertas inscrições na prefeitura para pessoas carentes, mas também vimos a necessidade de atender aos servidores, pois muitos, devido ao piso salarial não poderiam participar”, declara Nini. Para o chofer, Max Rocha, esta é uma oportunidade que os servidores que ganham baixos salários têm de ter uma casa própria. Ele lembra que, geralmente, os financiamentos são meio “pesados” e muitos não tem condições de comprar um imóvel. “Viver de aluguel é um pesadelo na vida de muitas pessoas, uma coisa que não tem retorno. O projeto Minha casa, minha vida vai

Arquivo/RJNEWS

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Alzenir Pereira Mello, o Nini, estender o projeto para os servidores públicos é importante, pois estes são fundamentais no movimento da economia no município beneficiar diversas famílias que sonham com a casa própria”, destaca o servidor. Ainda segundo Vladimir Macedo, a prefeitura já destinou duas áreas para a construção de apartamentos destinados a servidores

públicos. Ele explica que no segundo semestre de 2014, será lançado o edital para selecionar construtoras interessadas em realizar o projeto. Será construída uma média de 400 apartamentos. “Nosso primeiro

projeto do “Minha casa, minha vida” foi para a população de baixa renda, com renda bruta familiar mensal de até R$1.600,00. Foram destinadas 480 unidades e feito um pré-cadastro em fevereiro. O cadastra-

mento já será realizado do dia 30 de junho a cinco de julho para moradores de Rio das Ostras. E os servidores públicos poderão participar também deste primeiro projeto, desde que se enquadrem nesta renda”, informa o subsecretário de Planejamento, lembrando que o cadastramento será feito na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, que fica na alameda Jardim Campomar, nº 600, no loteamento Jardim Campomar. Na visão do procurador da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, dr. Erick Andrade, ajudar o servidor público a ter uma moradia própria, que é um bem tão sonhado pela população em geral, é de suma importância. “Creio que o mais importante de tudo, pelo que pude avaliar do projeto, é o padrão da construção, que não deixa nada a desejar que outros projetos da região. É muito bom, bonito e bem estruturado, e o servidor se sentirá prestigiado”, conclui o procurador.

Construção da subprefeitura de Barra de São João entra em nova fase » Distrito receberá todos os serviços essenciais oferecidos na sede Com dois mil metros quadrados de área construída, dois andares e 20 salas, o prédio da subprefeitura de Barra de São João, vão abrigar todos os serviços essenciais à população do distrito. Obras, Saúde, Administração e Educação, estarão entre as secretarias que terão representantes no distrito para atender os munícipes. Com isso, a subprefeitura de Barra estará mais próxima de se tornar realidade. Esta semana foi feita a primeira

laje do prédio que receberá várias secretarias e atenderá a população com mais comodidade e conforto. Para o secretário de Obras, Luiz Augusto Peres, essa é uma demonstração da preocupação da Administração com a qualidade do atendimento aos moradores de Barra de São João e seus bairros, como Palmital, São João, Recanto dos Paratis, dentre outros que também serão beneficiados com a subprefeitura. “Queremos levar o máximo de benefícios para a população de Barra, para que eles não precisem vir até a sede para resolver demandas. O objetivo do Governo é sempre realizar serviços em prol dos moradores”. Um exemplo da preocu-

Juliana Guzzo

Esta semana foi feita a primeira laje do prédio que receberá várias secretarias e que atenderá a população

pação da atual Administração com o distrito de Barra de São João são os investimentos para drenagem e pavimentação das ruas. Atualmente o bairro Peixe Dourado II está recebendo a equipe da Secretaria de Obras que está calçando todas as ruas do bairro. No início do mês de junho foi liberada a verba de R$16 milhões, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Casimiro de Abreu e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Programa Somando Forças. Desse total, R$11 milhões serão investidos na pavimentação de ruas dos bairros de Barra de São João. As obras começarão em breve e a qualidade de vida dos moradores vai melhorar cada vez mais.


4

â—˜

20 a 26 de junho de 2014

RJNEWS


CIDADES

RJNEWS

20 a 26 de junho de 2014

5

Projeto Kolirius Internacional reúne artistas consagrados em Rio das Ostras Divulgação

Divulgação

» Welligton Naberezny retrata sempre personagens fortes nos grafites

N

os últimos anos, o grafite ganhou destaque nas ruas e espaços públicos. Reza a história que a manifestação artística urbana teve origem na década de 70, em Paris, mas se desenvolveu em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Nesta época, os jovens expressavam, nas paredes da cidade, as críticas à sociedade e estampavam as formas de opressão a que eram submetidos. Aos poucos, as técnicas e desenhos do grafite ganharam estilo único, sempre refletindo a realidade das ruas e dos menos favorecidos. Aderindo a essa onda jovem e de bem

Grafiteiro Welligton Naberezny assina suas obras como Sipros

Maurício Rocha

com a vida, e as que retratam cenas do cotidiano, sem agredir a ninguém, é que Rio das Ostras irá fazer uma ação diferente. As escolas vão ganhar a arte do grafite, incentivada pela secretaria de Educação da cidade, ganham um reforço nesta sexta-feira, dia 20. Isso acontece por meio do projeto Kolirius Internacional que traz para o município, mais dois artistas consagrados nessa técnica, Fábio Does e Welligton Naberezny, que assina suas obras como Sipros. Das 10h às 16h, ao lado do grafiteiro Marlon Muk, idealizador do projeto, eles vão estar na Escola Municipal Simar Machado Sodré, no Âncora, produzindo um painel. “Mostraremos o leque de oportunidades que existe na área da arte do grafite, que já vem sendo desenvolvida na nossa es-

cola. O objetivo é impactar positivamente as pessoas para que percebam a importância de cuidarmos do nosso patrimônio, elevando assim a autoestima dos alunos e da comunidade na qual estamos inseridos”, explicou Mônica Pessanha, diretora da escola Simar Machado Sodré. Com 17 anos de grafite, Sibros é natural de São Roque (SP) e tem o seu nome reconhecido internacionalmente. Já o artista Does, que nasceu em Santo André (SP), está na estrada do grafite desde 1988 e apresentou sua técnica em vários estados brasileiros e no exterior. O artista Marlon Muk, que é de Macaé, também está entre os grafiteiros brasileiros de destaque e, desde o ano passado, realiza um trabalho de promoção dessa arte nas escolas da Rede Municipal de Rio das Ostras.

Mirante na Orla da Lagoa de Iriri segue interditado desde o ano passado » Segundo alguns comerciantes locais, a interdição do observatório tem afastado os visitantes e prejudicado seus negócios Um dos pontos mais visitados na orla da lagoa de Iriri, em Rio das Ostras, encontra-se interditado há mais de um ano, é o que afirma alguns moradores e comerciantes da localidade. O mirante, construído para possibilitar uma ampla visão das paisagens ao entorno de toda a lagoa, se encontra atualmente sem o primeiro vão das escadas, o que tem afastado bastante os turistas que

durante todo o ano, vão ao local por conta do atrativo. De acordo com a atendente de um quiosque em frente ao mirante, Verônica da Rocha, a interdição do observatório está prejudicando os negócios, pois a maioria dos turistas costuma parar nesse trecho para visitar o ponto turístico, mas quando se deparam com seu estado, vão embora chateados. Ainda segundo Verônica, primeiramente a guarda colocou uma faixa restringindo o acesso, mas como algumas pessoas insistiram a frequentar o local, esse ano foram retirados os primeiros degraus da escada. “Mas mesmo assim, algumas pessoas têm se arriscado escalando para subir no mirante, acho que a situação está perigosa”,

observa. Para Vilma e Wagner, que vieram de São Paulo em janeiro do ano passado e puderam conhecer o mirante, a sensação esse ano foi de frustação. “Na primeira vez que estivemos aqui, tiramos muitas fotos lá em cima, ficamos encantados com a bela visão, mas dessa vez, que trouxemos nossos filhos para também conhecer o mirante, infelizmente vamos ter que nos contentar aqui em baixo mesmo” conta Vilma, que tentou buscar alguma resposta para a interdição, mas ninguém na orla lhe soube responder. Sobre o caso, a Secretaria de Serviços públicos explicou que o mirante está interditado temporariamente para uma reforma, que aguarda as fi-

Fotos: Michelle Neto/RJNEWS

Algumas pessoas têm se arriscado escalando o mirante nalizações do processo de licitação para ser iniciada, sendo que este já se encon-

tra na Divisão de Projetos da Secretaria de Obras (DEPROJ), onde aguarda

análise de instalação de pára-raio e navegação aérea.


6

20 a 26 de junho de 2014

CIDADES

RJNEWS

Com finalização de obras, prefeitura proibirá skate na Praça do Centro » Moradores reclamam da destruição e dos transtornos causados por esses grupos na praça

E

m uma das principais e mais movimentadas praças de Rio das Ostras, um problema está visivelmente presente: vem sendo invadida pelos skatistas. Segundo alguns moradores, é cada vez mais difícil transitar ou se sentar na Praça Pereira Câmara, no centro da cidade, por conta dos adolescentes que transformaram o local em uma pista de manobras radicais, oferecendo riscos e danificando os acabamentos da praça como o piso, canteiros das plantas e os bancos. Segundo a aposentada Cenir de Souza, uma providência quanto essa questão deve ser tomada, pois é um caso de segurança públi-

ca. “Todos os dias eu venho nessa praça e cada vez me deparo com mais skatistas. Eles não respeitam ninguém e andam correndo por toda a praça, sem levar em consideração que podem atropelar as pessoas e machucar principalmente as crianças e os idosos que estão passando” afirma. Já sua irmã, Enir de Souza ressalta que deve ser feito um trabalho de conscientização entre esses jovens, explicando os riscos que estão expondo ao andarem de skate na praça. Ela também acredita que deve ter uma maior fiscalização de guardas no local, para coibir esse problema. Na opinião do estudante Ramon Reis, tal prática do esporte é saudável e até recomendável, porém, a praça não é um local apropriado. “Existem duas pistas adequadas para o skate na cidade, acho que não há necessidade de virem para cá”. O skatista Pedro Henrique Barreto, de 14 anos, explica que tanto a praça de skate no bairro São Cristó-

Michelle Neto/RJNEWS

Adolescentes transformaram o local em uma pista de manobras radicais vão, quanto à pista da Praça Jaime Rodrigues Villar no Jardim Mariléa, se encontram em péssimo estado de conservação, com os corrimões, caixotes e outros elementos da pista irregulares para realizarem suas manobras radicais e tomada pelas bicicletas de tipo BMX. “As

pessoas só reclamam e falam que vão recolher nossos skates, mas ninguém quer entender que nós não temos espaço pra praticar nosso esporte” defende Pedro. O também skatista Kevin Pachu conta ter criado um grupo no whatsApp para debater a questão com os outros

skatistas envolvidos no problema. A Prefeitura fez uma primeira reunião, no início desse mês, onde ouviu os jovens envolvidos na questão. Devido o sucesso do primeiro encontro, a prefeitura propôs uma segunda reunião na secretaria municipal de esporte e lazer (SEMEL), na

semana passada, contando dessa vez com a presença do prefeito Sabino, representantes de várias secretarias, e não apenas dos skatistas, mas também dos ciclistas de BMX. Na reunião foram consideradas todas as opiniões dos jovens e foram apresentados os projetos de reforma das pistas, assim como propostas de como os dois grupos poderiam utilizar os mesmos espaços harmoniosamente. De acordo com o secretário de Segurança Pública Paulo César Viana, serão estabelecidos alguns horários de utilização para cada segmento, skatistas e ciclistas de BMX, para que não haja conflitos entre os skatistas e ciclistas de BMX. Ele afirmou também que as pistas vão contar com maior monitoramento da Guarda Municipal a fim de uma maior preservação, e que o skate será proibido na Praça José Pereira Câmara, a partir da conclusão das reformas apresentadas.


CIDADES

RJNEWS

20 a 26 de junho de 2014

7

Macaé continua sendo a quinta cidade com a gasolina mais cara do Estado » Em um mês, preço médio do combustível passou de R$ 3,24 para R$ 3,32 em alguns postos

O

alto preço da gasolina na conhecida Capital Nacional do Petróleo continua subindo significativamente semana após semana. Desde o início deste ano, Macaé se destaca entre as seis cidades com a gasolina mais cara do Estado do Rio de Janeiro. Para chegar a esse resultado, a equipe de reportagem do jornal RJNEWS, realizou um levantamento, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e constatou que o município tem na região a gasolina mais cara. A sugestão dessa, foi passada pelo leitor Thiago Gustavo Mendes Gutierrez. No texto enviado para a redação através do e-mail contato@rjnews.com.br , ele

disse que Macaé é em todo o país a 32º cidade com o combustível mais caro, perdendo para cidades que na grande maioria ficam no Acre, Pará e Amazonas. “Das 555 cidades do Brasil que a ANP avaliou, Macaé ficou em trigésima segunda cidade com a gasolina mais cara do Brasil. O preço médio comercializado nos postos de combustíveis da cidade é R$ 3,30 o litro”, disse. O levantamento justificado por Thiago Gustavo foi feito em maio de 2014 em todos os estados do Brasil em que foram avaliadas 555 cidades. Já na região Sudeste, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais - Macaé ficou em uma posição ainda melhor quando comparada com as 237 cidades avaliadas. Segundo a pesquisa da ANP, o litro mais barato em Macaé custa R$ 3,199, no Posto Alessandra, no Segundo Distrito. Já o mais caro atinge a marca de R$ 3,399, no Posto Cancela, no bairro da Glória. O preço médio da gasolina na cidade subiu de R$ 3,248

Douglas Smmithy/RJNEWS

Macaé é em todo o país a 32º cidade com o combustível mais caro, perdendo para cidades que na grande maioria ficam no Acre, Pará e Amazonas

CONFIRA AS SEIS CIDADES COM A GASOLINA MAIS CARA DO ESTADO DO RIO (PREÇO MÉDIO): 1) Mangaratiba – R$ 3,467

2) Angra dos Reis – R$ 3,383 3) Cabo Frio – R$ 3,343 4) Parati – R$ 3,316

5) Macaé – R$ 3,280

6) Armação dos Búzios – R$ 3,274 para R$ 3,280. Assim, na comparação com os outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, Macaé passou a ser a quinta cidade com a gasolina mais cara, ficando atrás apenas de Mangaratiba (R$ 3,467), Angra dos Reis (R$ 3,3 83), Cabo Frio (R$ 3,343) e Parati (R$ 3,316). O alto valor encontrado

na cidade desagrada a população. Apesar de abrigar as instalações da Petrobras na Bacia de Campos, a cidade não se beneficia de qualquer incentivo em relação aos preços estabelecidos pelas distribuidoras e, com isso, os postos acabam cobrando muito alto pelo litro do combustível.

De acordo com a Lei nº 9.478 de 1997, alterada pela Lei nº 9.990 de 2000, vigora no Brasil, desde janeiro de 2002, o regime de liberdade de preços em toda a cadeia de produção, distribuição e revenda de combustíveis e derivados de petróleo. Não há qualquer tipo de tabelamento, valores máximos e

mínimos, nem necessidade de autorização prévia para reajustes de preços dos combustíveis em qualquer etapa da comercialização. Para auxiliar o consumidor, a ANP divulga semanalmente uma tabela com os valores cobrados por todos os postos das cidades e, assim, fazer a melhor opção de compra.


CIDADES Defeso do camarão acaba e pescadores esperam aumento nas vendas

8

20 a 26 de junho de 2014

» Período de proibição da pesca de arrasto visa garantir a reprodução das espécies

O

período de defeso do camarão terminou. Foram três meses de proibição para garantir a reprodução das espécies, contribuindo para a manutenção dos estoques pesqueiros na cidade. No mercado municipal de Macaé, esse é o momento dos vendedores

RJNEWS

comemorarem. De acordo com eles, agora fica mais fácil achar os crustáceos em maior quantidade, fator que deverá implicar no valor do pescado. Com o fim do período do defeso, a tendência é de aumento da produção e, consequentemente, a queda nos preços praticados em Macaé. Em duas das bancas entrevistadas pela equipe de reportagem do jornal RJNEWS, foi possível encontrar o quilo do camarão conhecido como VG por R$ 60. Já o barba russa, o custo é de R$ 10 o quilo. Para quem preferir, pode levar ainda o cinca por R$ 30.

Fotos: Douglas Smmithy/RJNEWS

DEFESO DA SARDINHA VAI ATÉ 31 DE JULHO

Com o fim do período do defeso, a tendência é de aumento da produção e, consequentemente, a queda nos preços Com um sorriso largo no rosto e uma simpatia de dar inveja, a vendedora Kátia Carlos, trabalha no local há 20 anos e conta que é muito importante respeitar o período de defeso. “Precisamos respeitar, porque assim com certeza sempre teremos o camarão na banca para o consumidor levar. Acabamos de sair do defeso do camarão e entramos no da sardinha”, disse. O período de proibição da pesca de arrasto com tração motorizada visa garantir a reprodução das espécies, de forma a contribuir para a manutenção dos estoques pesqueiros. Segundo a legislação, o recolhimento do material de trabalho, assim como a apreensão das espécies pescadas durante a proibição e aplicação de multa fazem parte da lista de punições em caso de violação do defeso. A multa varia de R$ 700 a R$ 100 mil.

Outro que comemora o período é Paulo César. “Trabalho aqui há 30 anos e em todos esses anos, acredito que o manejo das embarcações da Petrobras e os estudos de sonda em busca de petróleo, têm prejudicado muito a discriminação das espécieis marinhas em nossa região. Observo que ano a ano o volume parece diminuir. Concordo com a importância em se fazer o defeso das espécies”, comentou. De acordo com a colônia Z-3 de pescadores, durante o período de defeso o valor do crustáceo costuma subir de 25 a 30%. Só em Macaé, 14 toneladas de camarão chegam por semana ao mercado. Com o término do defeso, os pescadores comemoram e esperam um período de boas pescas e vendas. “Dependemos do mar para sobreviver. Se o mar não estiver para peixe, como faremos?”, questionou Paulo.

Começou no domingo, dia 15 o defeso da sardinha em parte do litoral brasileiro. Na Região Costa do Sol, por exemplo, a espécie corresponde a quase metade de tudo o que é pescado. De acordo com o Ibama, a pesca da espécie fica proibida até o dia 31 de julho. A pena para quem for pego exercendo a pesca da sardinha é de multa ou até detenção de um a três anos. O defeso da sardinha é dividido em dois períodos. No verão, começa no dia 1º de novembro e tem como objetivo permitir a reprodução da espécie. Já o defeso atual, durante o inverno, é feito para possibilitar o crescimento do pescado até o tamanho ideal para captura. A sardinha é a espécie de peixe mais capturada no Brasil. Em Macaé, um dos maiores polos pesqueiros do interior do Rio, os pescadores vivem exclusivamente da pesca da sardinha trabalhando em embarcações, segundo dados da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Para quem depende exclusivamente da pesca, o Ministério do Trabalho oferece o Auxílio Defeso no valor de um salário mínimo (R$ 724) durante o período da proibição. O cadastramento é feito pelas associações e colônias onde os pescadores profissionais são cadastrados.

Estudantes criam ambiente virtual sobre saneamento básico e meio ambiente Michelle Neto/RJNEWS

» Uma administradora do projeto, que é de Rio das Ostras, diz que objetivo é chamar a atenção da população para esse e outros temas Um grupo de cinco estudantes de Biologia criou um ambiente virtual em que chama atenção da população para o problema da falta de saneamento básico no país. O projeto faz parte das atividades de uma disciplina da faculdade, a TecBio – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nela, os alunos discutem sobre questões como política, saúde, educação ambiental, entre outros assuntos. Segundo uma das es-

Página do facebook “Saneamento, cadê o básico?” disponibiliza fotos, vídeos, denúncias e orientações para que cidadãos tenham como cobrar do poder público, ações de infraestrutura necessárias para a sua cidade tudantes do grupo, Glória Patrícia Rocha, que mora em Rio das Ostras, cada grupo tinha que escolher

um tema para desenvolver o projeto e criar um ambiente on line que servisse como fonte para conteúdos

para educação de estudantes e da população. O grupo é formado por duas administradoras de Angra dos Reis, uma do Rio de Janeiro e duas de Rio das Ostras. “Criamos um espaço para divulgar a importância do saneamento básico tanto para o indivíduo como para o meio ambiente. Através de uma página no facebook, chamamos a atenção para o tema postando fotos, vídeos e informações sobre doenças, poluição da água, descarte incorreto de resíduos sólidos, descaso do poder público e outras”, explica Glória, que na página Saneamento, cadê o básico? posta informações, especificamente, sobre o bairro onde mora, Extensão Serramar. Ainda de acordo com Glória, a intenção não é envolver a política, mas sim esclarecer a população sobre o risco que os indi-

víduos correm com a falta de saneamento básico. Ela lembra que este é um problema que abrange o Brasil todo, prejudicial ao ambiente e a própria vida das pessoas. “O saneamento não é só uma questão de esgoto, existem vários outros fatores envolvidos, principalmente, saúde. No país, tratam muito pouco o esgoto e a situação se complica ainda mais com a conduta da população, que faz descarte incorreto de lixo. No meu bairro já consegui mudar um pouco isso, conversei com vizinhos, mas tem muito mais a fazer. É cuidando do individual que se chega ao coletivo”, destaca a estudante. Glória Patrícia conta que na página do facebook tem diversas fotos e vídeos também sobre a realidade de outros lugares, informações de como o tema está

sendo tratado. Para ela, é importante cobrar das autoridades de Rio das Ostras e outras cidades, mas a estudante afirma que a finalidade da página não é essa. “Precisamos dosar um pouco porque o projeto será avaliado. Se formos muito para o lado político, isso pode desqualificar o trabalho. A maior necessidade mesmo é a água, o tratamento de esgoto e o destino de resíduos sólidos. Em Rio das Ostras tem tratamento de lixo e isso é importante, mas precisamos melhorar muita coisa em relação à estrutura básica”, completa a administradora do projeto, que acrescenta que ela posta conteúdos para que as pessoas façam uma reflexão sobre o assunto e, que em relação a denúncias, ela orienta.


CIDADES

RJNEWS

20 a 26 de junho de 2014

9

Rio das Ostras tem avançado positivamente quando o assunto é Mobilidade Urbana » Município já tem 50% do projeto cicloviário pronto, segundo departamento de Acessibilidade e Mobilidade Urbana

I

ncentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, de forma bem estruturada, dentro de um contexto urbano tem se tornado um desafio para diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro. Para muitos municípios, se adequar a esse contexto, não tem sido uma tarefa tão fácil. No entanto, em se tratando de mobilidade urbana, Rio das Ostras tem avançado positivamente neste sentido. Dados do Departamento de Acessibilidade e Mobilidade Urbana apontam que a cidade tem, atualmente, uma média diária de 71 quilômetros de congestionamento. No entanto, o município se encontra com 50% do seu plano cicloviário pronto. Segundo o diretor do departamento, Eduardo Almeida, foi criada em 2012 a lei 12.587, em que o Ministério das Cidades definiu, dentro do universo da mobilidade urbana, a questão da divisão em transporte não motorizados, transporte público, de interesse público e particular. Só que a lei não saiu com portaria regulamentadora e, como o Ministério já estava preocupado com a mobilidade urbana total, resolveu fazer

uma limitação, assim como foi feita na área da Saúde na época, em que os municípios tinham que se adequar para não perder verbas. “Muitas cidades deixaram de trabalhar nisso e este cenário está se repetindo na mobilidade urbana. Isso se repete porque a cidade perde com engarrafamentos, tempo, dinheiro. Então, desde quando saiu a lei, foi definido que município nenhum pode ir de contramão a mesma, ou seja, até 2015 quem não entregar o plano de mobilidade urbana não terá direito a verbas de emenda e isso é um problema muito sério. O projeto cicloviário veio da necessidade de antecipar este plano.”, explica. Para o projeto cicloviário de Rio das Ostras, o departamento está trazendo hoje para a cidade, uma varredura de itinerários por GPS. Eduardo ressalta que, um simples trabalho seria mostrar, visivelmente, cada itinerário, mas estão aproveitando para medir também a saúde do trânsito no município e, pela primeira vez, Rio das Ostras vai ter um mapa de congestionamento, com dados precisos. “Já conseguimos calcular que a cidade tem hoje uma média diária de 71km de congestionamento, em torno de 350km por semana e 17 mil anual. Não é pouco e não dá para tratar de forma rápida. Isso é trabalho de Plano Diretor, direcionamento de urbanismo e outros pontos, mas agora já temos dados para poder embasar o projeto”, afirma o diretor. Ainda segundo Eduardo Almeida, a ordem é adiantar as obras, pois se não reser-

Eduardo Almeida

DADOS DO DEPARTAMENTO DE MOBILIDADE URBANA

var espaço agora, vai ficar mais difícil quando começarem a implantar o plano. Ele explica que o projeto cicloviário não trata-se apenas de ciclovias. A definição, na verdade, é um conjunto de rotas cicláveis. De acordo com o diretor, o governo municipal já determinou colocar para frente a questão dos paraciclos e bicicletários na cidade. A finalidade é identificar as rotas dentro do município, que precisam estar conectadas. Daí o município vai definir, por exemplo, se vai ter rota central, turística ou de serviço, entre outras. O diretor do Departamento de Mobilidade Urbana informa também sobre o que já foi feito na cidade. A primeira parte do projeto cicloviário, que já está sacramentado, é que as rotas não foram definidas, mas foi feita a detecção de bolsões, ou seja, de onde saem e para onde vão as bicicletas, Michelle Neto/RJNEWS

Eduardo Almeida explica que o uso de bicicletas dentro do plano de mobilidade urbana é fundamental para diminuir o problema de congestionamentos

inclusive, onde elas param. Daí vem a segunda parte do projeto que é a implantação dos estacionamentos de bicicletas. Já a terceira etapa são os sistemas de segurança do usuário. Para Eduardo, a quarta parte do projeto é a mais importante - o sistema indutório, que nada mais é que induzir o ciclista a utilizar o plano cicloviário, porque senão ele se torna ineficiente. Segundo Eduardo, transformar o bicicleteiro, que não conhece nada, em ciclista, é a coisa mais difícil que tem. Ele diz que já tem feito esse tipo de trabalho com crianças, através de palestras nas escolas de Rio das Ostras, mudando essa mentalidade. “A bicicleta tem uma característica de veículo usado por todas as idades, é extremamente democrático, representa 40% de importância num plano intermodal. O congestionamento é um conflito de tempo e espaço e porque a lei prioriza o transporte não motorizado, simplesmente porque países do 1º mundo já viram que isso é solução. Essa realidade já veio para o Brasil e em nossa região é necessidade. Rio das Ostras era uma colônia de pescadores que cresceu pedalando, não tinha preocupação com carro. Se não fizermos um resgate histórico, vai haver travamento técnico no trânsito e de forma rápida. Tem que ser tudo muito bem estudado. O que o Ministério das Cidades pediu, nós estamos atendendo. Este mês, entregamos e já foi aprovado o projeto dos bicicletários e paraciclos, que é a segunda etapa do projeto final. ou seja, 50% do plano cicloviário pronto, coisa que pouquíssimos municípios conseguiram

atingir”, completa. Na próxima edição, a equipe do jornal RJNEWS vai trazer mais informações sobre o projeto cicloviário, como pontos intermodais e zona 30.

- De acordo com o Censo, Rio das Ostras tem hoje cerca de 61 mil bicicletas, incluindo as paradas em residências; - 25,7 quilômetros de ciclovia; - 57 pontos de estacionamento de bicicletas a serem instalados; - 57 paraciclos simples para espalhar na cidade e sete pontos de intermodais para instalar; - Pontos de congestionamento: 12 pela manhã e 20 à tarde.

Macaé: Plano Cicloviário é discutido em audiência pública Este mês, O município de Macaé também entrou em discussão sobre o seu plano cicloviário, buscando ações de melhorias para a mobilidade urbana e ciclistas da cidade. Em uma audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores, foram debatidas a criação do bicicletário compartilhado, instalação de novas ciclovias, ligação da ciclovia do Parque de Tubos até o Lagomar, faixa compartilhada ou zona 30. O assunto também tem sido discutido em reuniões, realizadas entre representantes das secretarias de Mobilidade Urbana, Ambiente, Obras, Ordem Pública, Câmara Permanente de Gestão, Fesportur e vereadores. Eduardo Almeida, que também é representante da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, esteve presente e afirmou que a cooperação técnica com a prefeitura de Macaé começou com os encontros entre poder público e ciclistas, no último mês. Durante a audiência, foi apresentado um diagnóstico que aponta Macaé como o terceiro município do Estado a aderir ao programa “Rio Estado da Bicicleta”, que visa estimular seu uso como meio de transporte, através de um trabalho de orientação da Secretaria Estadual de Transportes. A elaboração do projeto terá ações como: eleição de representantes da sociedade civil organizada; levantamento das vias cicláveis da cidade; identificação de zonas urbanas e setorização; análise dos bolsões geradores e receptor de fluxo; criação das rotas; estudos dos tipos de elementos cicláveis que deverão ser utilizados de acordo com características das rotas; pontos de bicicletários; definição do projeto, análise orçamentária e outras. Segundo informações, Macaé conta, atualmente, com cerca de 17,5 quilômetros de ciclovias. No calçadão da orla dos Cavaleiros, a prefeitura já está ampliando a ciclovia, que será remodelada, sendo ligada à da Praia do Pecado.


10

SAÚDE

20 a 26 de junho de 2014

RJNEWS

Redes sociais podem ser prejudiciais a jovens e adolescentes Fotos: Douglas Smmithy/RJNEWS

» Estudos destacam indução à depressão e problemas neuropsicológicos como conseqüências da navegação

D

entre tantos atrativos que o universo da internet proporciona na atualidade, o uso das redes sociais vem se difundindo de forma cada vez mais ampla e veloz, com destaque para o Facebook, que já é apontado como a segunda página mais acessada no Brasil (atrás apenas dos sites do Google), tendo o público jovem e adolescente como seus principais usuários. Entretanto, o que se tem observado é que o uso dessas mídias, bem como a navegação da internet de maneira geral, pode estar vinculado a uma série de problemas psiquiátricos, neurológicos e sociais a tal segmento. Sobre essa preocupante questão, uma série de estudos e pesquisas médicas têm se desenvolvido, como é o caso da Academia Americana de Pediatria, que apontou as redes sociais como um agravador de quadros de depressão entre adolescentes que

já apresentam problemas de auto-estima. Segundo a pesquisa, alguns elementos das redes sociais como o número de amizades ou mesmo imagens que ostentam momentos felizes e prazerosos podem ser interpretados de maneira comparativa ou competitiva, uma vez que tais usuários apresentam uma tendência ao sentimento de inferioridade. Conforme reforça a psicóloga e neuropsicóloga de Rio das Ostras, Sandra Lúcia Chistino, grande parte dos adolescentes apresenta uma pré-disposição à depressão por se tratar de um período de transição e de amadurecimento muito conturbado, onde o indivíduo não se vê mais como uma criança, mas seus responsáveis não lhe concedem autonomia de um adulto, e começam a cobrar cada vez mais sobre um posicionamento quanto à carreira profissional, sem compreender que em muitos casos, ainda não estão totalmente preparados para tal. “É um período de muita transformação hormonal e modificações no corpo marcado por espinhas, mudança de timbre na voz, crescimento um pouco desproporcional, onde os adolescentes tendem a se acharem feios ou diferentes de todo o resto, e nas redes sociais esses problemas podem ser intensificados” acres-

Segundo a psicóloga, os pais devem aprender a impor mais limites aos seus filhos, quanto ao uso das redes sociais e demais recursos da internet centa Sandra. A psicóloga chama a atenção para outro problema que tem sido ainda mais recorrente: a dependência do uso da internet, novamente destacando as redes sociais. “Todas as pessoas estão sujeitas a impulsividade e a compulsividade, sendo o vício das redes sociais uma questão problemática tal qual o alcoolismo, tabagismo ou os jogos de azar, e que precisa ser trabalhada por um acompanhamento profissional adequado. Por estarem em uma fase tão

conturbada e ainda carecer de um maior amadurecimento, os jovens e os adolescentes costumam ser os principais afetados” explica Sandra, ainda afirmando que a cada dia se depara com mais casos onde adolescentes passam a maior parte do dia conectados ao mundo virtual, inclusive no ambiente escolar, o que acaba por comprometer o seu rendimento. “Eles costumam ficar nos chats das redes sociais ou em jogos virtuais até duas, três horas da madru-

gada, e por conta dos horários ou atividades do colégio, acabam dormindo muito pouco o que pode acarretar sérios problemas neurológicos, pois é preciso um tempo de repouso para a atividade cerebral e recomposição das energias. Dessa forma, o uso excessivo da internet pode vir a causar hiperatividade, déficits de atenção, comportamentos mais agressivos e intolerância. Há que ressaltar também alguns problemas sociais que podem ser desencadeados, como o maior isolamento físico

e maior vulnerabilidade” ela analisa. Tal como aponta a Academia Americana de Pediatria e a psicóloga Sandra Lúcia, é comum as pessoas generalizaram as novas tecnologias digitais e a internet como as culpadas pelo problema, entretanto, é preciso reconhecer a parcela de culpa que os pais possuem, ao permitir e até incentivar uma utilização sem limites. “É uma situação muito complicada, pois os pais não podem e não devem esperar que seus filhos tenham total controle ou discernimento quanto ao uso da internet, pois muitas das vezes ainda não possuem maturidade suficiente para isso. É preciso estabelecer um controle, um limite de horas, e prestar atenção principalmente quanto aos celulares ou dispositivos móveis que cada vez mais lhes são fornecidos. Os pais, motivados por uma sensação de culpa por estarem trabalhando cada vez e não poderem se dedicar aos filhos, estão resistindo em contrariá-los, o que pode vir a ser muito perigoso” analisa a psicóloga, que acredita no diálogo e em outras formas de aproximação entre os pais e filhos, como ferramentas no combate a esse novo problema social.

Ações de combate à dengue continuam no município de Macaé » Combate ao mosquito da dengue deve ser contínuo Foi feito este mês o terceiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), o mosquito transmissor da dengue. Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) encontraram infestação em 2,3% dos prédios visitados, índice que é considerado de alerta pelo Ministério da Saúde. O resultado permaneceu dentro da mesma classificação do índice apresentado em abril, de 2,1%. A Secretaria de Saúde de Macaé lembra que o combate ao mosquito da dengue deve ser contínuo, sem trégua. Nossa cidade não corre o risco de um surto com esse índice,

mas é preciso evitar os depósitos em que o Aedes aegypti põe seus ovos para que a situação se mantenha sob controle. De acordo com o supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal, uma semana antes da pesquisa choveu por vários dias, por isso houve um aumento de 0,2 no índice de junho. Outro fator importante é o armazenamento de água para consumo humano. Durante o LIRAa foram vistoriados aproximadamente 4.200 imóveis, sendo 94 positivos para o Aedes aegypti, na área urbana, enquanto na área rural foram visitados 265 imóveis, dos quais quatro foram positivos para o mosquito. Os imóveis foram distribuídos em 49 localidades nos 44 bairros considerados dentro do perímetro urbano, sendo que em 28 localidades

foram encontrados focos do vetor da dengue dentro dos imóveis. Flávio acrescentou que mesmo neste período em que as temperaturas estão mais amenas, é importante continuar tomando todos os cuidados. “A regra básica para evitar a proliferação do mosquito da dengue é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Quando for necessário armazenar, que seja em local protegido com tampa para evitar a postura de ovos e aumento dos mosquitos”, frisou. O coordenador do CCZ, Ramon Bouças, destaca que mais uma vez o depósito positivo predominante no município foram os recipientes ao nível do solo como caixa d’água, tambor e tonel com percentual de 42,6%,

Arquivo/RJNEWS

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já encontraram infestação em 2,3% dos prédios visitados seguido dos depósitos móveis, vasos e pratinhos para plantas com 32,2%, juntos

atingindo 74,8% dos criadouros positivos. Na área rural, os depósitos predo-

minantes foram os recipientes de plástico, latas e ferros velhos.


TECNOLOGIA

RJNEWS

Banidos da Copa, fones da Beats são moda entre jogadores » É possível ver Neymar usando os fones quando entra ou sai do ônibus

O

s fones de ouvido do Neymar são verdes como a bandeira brasileira. Já os de Wayne Rooney, da Inglaterra, são brancos, enquanto os de Luís Suarez, azuis. Banido do campo pela Fifa por razões de licenciamento, os headphones da Beats são os preferidos de muitos dos principais jogadores do mundo, fazendo da Copa uma enorme campanha publicitária extra oficial para a companhia adquirida pela Apple no mês passado. Os fones coloridos criados pelo rapper Dr. Dre tornaram-se um acessório onipresente no futebol. Neymar usava os fones quando saía do ônibus no estádio Castelão, em Fortaleza, para o último treino, véspe-

ra do jogo do Brasil contra o México. Suarez tinha os fones em volta do pescoço enquanto brincava com colegas do time uruguaio durante um intervalo de um treino recente. Mas o acordo de licenciamento da Fifa com a concorrente Sony significa que os jogadores devem retirá-los quando estiverem em estádios da Copa do Mundo para partidas oficiais e eventos com a imprensa. Especialistas de marketing dizem que isso provavelmente apenas amplifica o apelo do produto. Durante os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, por exemplo, a companhia enviou milhares de fones gratuitos para os principais atletas, como o time de basquete dos Estados Unidos e toda delegação inglesa, ludibriando a Panasonic, patrocinadora oficial. Funcionários da Beats não estavam disponíveis para comentários sobre sua

20 a 26 de junho de 2014

VINÍCIUS MARINI

COPA CONECTADA

por 10,6 milhões de pessoas no YouTube. Este mês a Sony enviou para todos os jogadores participantes da Copa do Mundo um conjunto gratuito de seus próprios fones de ouvido que eles podem levar para os jogos. Mas até agora poucos jogadores foram vistos com eles no pescoço.

11

Digital News vpecly@gmail.com

estratégia nas Olímpiadas e na Copa do Mundo. Um vídeo de cinco minutos mostrando Neymar, Suarez, o alemão Mario Goetze, o holandês Robin van Persie, o mexicano Javier “Chicharito” Hernandez e outros jogadores usando fones da Beats lançado na Copa do Mundo foi visto

Somente metade dos 12 estádios que estão recebendo os jogos da Copa do Mundo, disporão de rede Wi-Fi para que os torcedores possam conectar-se à internet. O acesso só está disponível nas cidades de Brasília, Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, Manaus e Cuiabá. O objetivo do sistema Wi-Fi, é reforçar a possibilidade de acesso à internet nas arquibancadas e descongestionar as redes das empresas de telefonia que oferecem conexão 2G, 3G ou 4G. Mas o principal problema de instalação da rede foi a dificuldades nas negociações entre as empresas de telecomunicações e os administradores dos estádios, que não conseguiram chegar a um acordo sobre o preço do aluguel do espaço que as operadoras necessitam para seus equipamentos. Porém todos os estádios dispõem de um total de 3.724 antenas de telefonia celular, que atendem os serviços de voz e dados com as tecnologias 2G, 3G e 4G, o que permitirá que no período da copa, a cada hora sejam realizados nos estádios, cerca de 300 mil chamadas de voz simultâneas e 24 mil conexões de dados ao mesmo tempo, capacidade que possibilita o envio de uma foto de 0,55 MB em 2,5 segundos. No Maracanã, por exemplo, a infraestrutura permitirá até 48 mil conexões simultâneas à internet, além de 515 mil chamadas de voz no período de uma hora, para um público de até 75 mil pessoas.


12

â—˜

20 a 26 de junho de 2014

RJNEWS


PETRÓLEO

RJNEWS

20 a 26 de junho de 2014

Petrobras é a única entre as majors a registrar aumento de produção de petróleo Agência Petrobras

13

Petróleo em Foco rpsmonteiro@gmail.com

RONALDO MONTEIRO

PETRÓLEO,GÁS E ELETRICIDADE – IMPORTANTES FONTES DE ENERGIAS

Produção de petróleo da companhia brasileira cresceu da média de um milhão 918 mil barris de petróleo por dia (bpd)

»Em seis anos produção no pré-sal bate novo recorde e promete extração recorde

A

Petrobras é a única empresa de petróleo a apresentar aumento de produção nos últimos seis anos, comparada às outras majors (grandes operadoras de petróleo) da indústria mundial, segundo a conceituada consultoria britânica Evaluate Energy, especializada em pesquisas e estudos do setor de óleo e gás. A produção de petróleo da companhia brasileira cresceu da média de um milhão 918 mil barris de petróleo por dia (bpd), em 2007, para dois milhões e 59 mil bpd, em 2013, um aumento de cerca de 140 mil barris por dia, considerando os campos operados no Brasil e no exterior. Esse resultado é fruto dos investimentos maciços da companhia nas atividades de exploração e desenvolvimento da produção nos últimos anos. E a previsão é que a Petrobras chegue ao final de 2014 com um crescimento de 7,5 % em relação a 2013, com margem de tolerância de 1 ponto percentual para mais ou para menos. O ritmo acelerado da produção na província do pré-sal – que vem batendo recordes sucessivos nos últimos meses - comprova o acerto dessa estratégia de investimentos. No úl-

timo dia 9 de junho, por exemplo, a produção de petróleo nessa província ultrapassou o patamar de 480 mil bpd nos campos operados pela companhia nas Bacias de Campos e Santos, o que representa um novo recorde de produção diária. Esse patamar de produção foi atingido apenas oito anos após a descoberta do primeiro campo na camada pré-sal, em 2006, com a contribuição de apenas 24 poços produtores, dos quais nove na Bacia de Santos e os demais na Bacia de Campos. O novo recorde se deve à entrada em operação do poço CRT-49, interligado à plataforma P-48, no campo de Caratinga, na Bacia de Campos. Trata-se do segundo poço do pré-sal conectado a essa plataforma, que foi concebida e instalada originalmente para produzir apenas a partir de acumulações do pós-sal. A performance do poço CRT-49, cuja produção no dia do recorde foi de 19 mil barris diários, comprova a boa produtividade dos reservatórios do pré-sal localizados nas áreas que já contam com plataformas inicialmente instaladas para a extração de petróleo dos reservatórios do pós-sal da Bacia de Campos. A expectativa da Petrobras é ultrapassar a emblemática marca de meio milhão de barris diários de produção na camada pré-sal em algumas semanas, com a entrada em operação de novos poços localizados na Bacia de Santos.

NOVAS PLATAFORMAS

Em 2013 a Petrobras concluiu a construção de oito novas Unidades Estacionárias de Produção (UEPs), além da plataforma de apoio à perfuração Tender Assisted Drilling (TAD) para o campo de Papa-Terra. Dessas unidades de produção, cinco iniciaram as operações ainda em 2013: o FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá; e o FPSO Cidade de Paraty, no campo de Lula, ambas no pré-sal da Bacia de Santos; o FPSO-Cidade de Itajaí, no campo de Baúna, no pós-sal da Bacia de Santos; e as plataformas P-63, no campo de Papa-Terra, e P-55, no campo de Roncador, ambas no pós-sal da Bacia de Campos. No começo de 2014, já foram postas em operação as plataformas P-58, no chamado Parque das Baleias; e P-62, no campo de Roncador, ambas na Bacia de Campos. No terceiro trimestre deste ano será instalada a P-61, associada à TAD, no campo de Papa-Terra. Ainda no segundo semestre, serão instalados, também, os FPSOs Cidade de Mangaratiba, no campo Lula/Iracema, e Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos. Com a entrada em operação dessas onze unidades a Petrobras acrescentará à sua capacidade instalada de produção 1 milhão e 300 mil barris de óleo por dia – dos quais a parcela de 1 milhão e 4 mil bpd é própria da Petrobras e 296 mil bpd, de seus parceiros.

Assim como o petróleo e o gás são fontes de energias primordiais na vida humana e sua tecnologia se moderniza a uma velocidade fantástica, a eletricidade que chega às casas dos brasileiros está prestes a ficar mais parecida com a internet. Começam a entrar em operação projetos mais ousados de redes inteligentes de energia, o chamado smart grid (grade inteligente), que acrescenta camada de dados digitais à malha elétrica. Com ele, distribuidoras saberão a distância e em tempo real tudo o que acontece entre suas centrais e a tomada dos clientes, o que promete serviços melhores, economia e redução importante no furto de energia. Empresas como Light e Eletropaulo finalizam a compra de milhares de medidores inteligentes, peças-chave da tecnologia, e planejam instalá-los em casas em seis meses. O movimento ocorre dois anos depois de o governo estabelecer características básicas para o equipamento. Embora a regulamentação não tenha dado prazo para a adoção da tecnologia, as empresas são atraídas pelos ganhos potenciais, sobretudo na conjuntura de crise em que se encontra o setor elétrico. O momento delicado torna o investimento em tecnologia mais difícil, mas mais necessário, pois as margens de lucros estão cada vez menores. Estamos num país com um potencial hídrico invejável, aí me vem uma pergunta, por que ainda temos que pagar tão caro pelo seu fornecimento? No Brasil existem várias formas de energia onde o custo de distribuição é infinitamente mais baixo uma delas e mais conhecida é a energia eólica, que no Brasil tem hoje a capacidade de geração de 3,4 Gigawatts (GW) distribuída em 140 parques, mas 48 deles, mesmo prontos, não podem operar por falta da conexão entre a usina e a rede elétrica. As usinas paradas, localizadas nos Estados da Bahia e Rio Grande do Norte, deixam de gerar 1,2 GW, pouco mais de um terço da capacidade total. Em operação, esses parques poderiam iluminar 2 milhões de casas. As soluções estão em nossas mãos, temos aí, me parece, mais uma vez falta de vontade política para a busca das soluções mais adequadas à realidade brasileira.


14

20 a 26 de junho de 2014

CULTURA

RJNEWS

Orquestra Kuarup leva Dorival Caymmi ao Jazz & Blues Festival 2014 » Tradicional na abertura do evento, esse ano a orquestra interpretará canções do compositor baiano

A

brindo o Jazz & Blues Festival desde sua segunda edição em 2003, a Orquestra Kuarup é uma das mais tradicionais e importantes manifestações no cenário musical de Rio das Ostras. Contando com alunos e professores da Fundação de Cultura, assim como músicos convidados, a orquestra de cordas e sopros explora versões instrumentais de clássicos do repertório nacional englobando Tom Jobim, Edu Lobo, João Donato, Gilberto Gil, Dominguinhos, Hermeto Pascoal dentre tantos outros. Entretanto, para a apresentação desse ano os integrantes da orquestra estão se empenhando desde o início do semestre para pre-

parar um repertório especial em homenagem ao centenário do compositor baiano Dorival Caymmi, que teve uma ligação muito forte com a cidade entre a década de 70 e final da década de 90, quando vinha para sua casa de praia para pintar telas e compor novas canções. Sem deixar de lado clássicos da bossa nova como ‘Samba do Avião’, ‘Águas de Março’, ‘Garota de Ipanema’ e ‘ Chovendo na Roseira’, do mestre Tom Jobim, ou uma interpretação da canção ‘Baía (Na Baixa do Sapateiro)’ de Ary Barroso, sucessos de Caymmi tais como ‘Maracangalha’ e ‘Milagres’, que foi composta em Rio das Ostras, estão dentro do repertório desse ano. Para fechar a atração, a Cia de Dança Baía Formosa apresentará a coreografia ‘ Caymmi Dança’ tendo como tema musical as canções ‘É doce morrer no Mar’, ‘Retirantes’ e ‘Vatapá’. Segundo o maestro Nando Carneiro, que está à frente da orquestra desde 2003, o Jazz & Blues Festi-

Carlos Calado

UM POUCO MAIS SOBRE A KUARUP

Para a apresentação desse ano os integrantes da orquestra estão se empenhando desde o início do semestre val cresceu enormemente ao longo das edições e hoje é considerado um dos festivais mais importantes da América Latina, portanto passou a ser também o ápice da temporada anual da orquestra. Além da dedicação para a apresentação desse ano, Nando está buscando melhorias para

a orquestra, de modo a estabelecê-la cada vez mais: “meu objetivo principal este ano, é conseguir inserir a Orquestra Kuarup, através da Lei Rouanet, nos editais e licitações estaduais e federais para transformá-la na primeira orquestra estável do município de Rio das Ostras, contando sempre com

Festa do padroeiro promete incendiar fim de semana em Barra de São João E as chamas da fogueira vão subir este fim de semana, na praça As Primaveras, em Barra de São João. A festa do padroeiro acontece entre os dias 21 e 24 de junho. Além das qua-

MACAÉ

Tributo a Paul McCartney Nesta sexta-feira, dia 20, tem noite de muito rock no restaurante Seu Adonias. Quem se apresenta é a banda “Alma de Borracha, trazendo um repertório de um dos grupos mais reverenciados na história da música – os Beatles. Será um tributo ao cantor Paul McCartney – 72 anos. O show começa a partir das 22h. Já no sábado, no mesmo horário, tem samba de raiz, com o grupo “Sambamór”.

um mix cultural muito interessante” ressalta o músico Jean Mello, integrante há três anos da Kuarup.

o apoio fundamental da Fundação Rio das Ostras de Cultura” afirma. “Tocar todos os anos nesse festival além de um prestígio para a orquestra, é um toque especial de música de alta qualidade brasileira em um festival com grandes nomes internacionais, o que proporciona

Sendo uma das primeiras manifestações artísticas da cidade, a orquestra começou com ensaios em praças públicas e através de doações de instrumentos. Em seguida, passou a fazer parte da Fundação Rio das Ostras de Cultura, e pôde contar com uma maior estrutura incluindo instrumentos novos, regentes qualificados e ensino teórico de música. Atualmente, com CD e DVD gravados, a orquestra Kuarup coleciona atuações e participações de sucesso, tendo se apresentado na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, acompanhou grandes nomes como David Ganc, Paulo Moura e Martinho da Vila. Em 2004, esteve na Alemanha em um intercâmbio cultural com a escola de música Musikchule Tübingen.

drilhas, quatro shows prometem agitar o público, que terá como atração principal a cantora Gaby Amarantos, na terça-feira, dia 24, mostrando vários sucessos de sua carreira e também um hit com tema da Copa do Mundo. Neste sábado, dia 21, quem se apresenta é o cantor sertanejo João Gabriel. Já no domingo, tem uma mistura de ritmos com o cantor Filipe Tamy, e na segunda-feira, dia 23, quem agita a festa é Josiel Maia e banda. Todos os shows começam a partir das 23h, e quadrilhas, às 20h30.

CASIMIRO DE ABREU

Centro de Memória Exibição de materiais históricos como fotos, jornais e uniformes antigos fazem uma homenagem ao Casimiro Esporte Clube (Caec). A exposição que começou na última semana, segue aberta para visitação até o dia dois de agosto, no Centro de Memória de Casimiro de Abreu. De acordo com o responsável pelo espaço, Lucas Jorge da Silva, o objetivo é resgatar a história do time que possui participações em campeonatos importantes. A mostra conta até com fotos que retratam o clube ainda em 1982.

RIO DAS OSTRAS

Operário O município de Rio das Ostras também dá um “Viva” a São João e os festejos que celebram o santo começam nesta sexta-feira, dia 20. A tradicional festa de São João segue até dia 24, no bairro Operário, com atrações diversificadas, entre shows de pagode, forró e DJ, bingo, leilão, jogos de futebol, quadrilha, teatro, barraquinhas com comidas típicas, missa e procissão e desfile da Garota Operário. O evento, que tem o apoio da prefeitura, começa sempre às 18h.

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças nos preços, horários ou atrações. Estes foram fornecidos pelos próprios organizadores. E-mails para coluna: contato@rjnews.com.br


SOCIAL

RJNEWS

Erick

20 a 26 de junho de 2014 Divulgação

15

Tour

Depois de Nova Iorque, quem está fazendo um tour pela Europa de dar inveja, aos mais santos do astral superior é o dono das lojas Kodak Center e Boticário, José Luiz Porfírio, mais conhecido como Zé Luiz. Segundo as línguas mais afiadas, ele está numa espécie de lua de mel. As experiências vão das compras a passeios; das comidas às noitadas; dos museus aos cafés europeus. O empresário já está neste desbravamento há mais de 15 dias... e já passou por Londres, Espanha, Madri, Barcelona... Luxo!

Brandão Vip’s na Noite

Instrumental

Aproveitando o feriadão, a Prefeitura de Rio das Ostras, através da Secretaria de Turismo reativa, o projeto Rio das Ostras Instrumental e traz, dois grandes nomes do cenário nacional. George Israel (20) e Guto Goffi (21) se apresentam neste final de semana (de feriadão), na Praça São Pedro, às 19h. Boa pedida, para o find! Divulgação

Em tour pela Europa, o empresário Zé Luiz é só alegria

Lacração

O povo de Macaé já está eufórico! Mais uma vez, Preta Gil estará na cidade e como ela própria diz “lacrando geral”. O evento será fechado, mas que, quem puder pagar... entra. Segundo informações, o evento será em julho e promete fazer tremer a cidade. Aguardem! Divulgação

George Israel é umas das atrações deste feriadão (20), em Rio das Ostras

• A abertura da copa ainda é notícia... negativa, claro!

Mas aqui pra nós, Deborah Colker, Paulo Barros e Gringo Cardia dariam conta do recado... sorrindo!

• Gentchyyyyyyyyy! Pior que o 0 x 0, no jogo Brasil x México... só mesmo o cabelo do Casagrande, na transmissão do jogo, de terça. Creio em Deus Pai!

• Viram o jardim, que a Prefeitura de Rio das Ostras está faPreta Gil estará em julho, em Macaé

• Um novo concurso público pode ser realizado, pela Prefeitura de Rio das Ostras. Aguardem!

• A prefeitura de Casimiro de Abreu tem que aderir e começar a fazer credenciamento de imprensa, para seus eventos.

Correr atrás de quem tem poder, para se ter permissão, para trânsito livre é de doer. Fica a dica!

• Acredite se quiser, em Rio das Ostras pode-se encontrar criaturas de salto alto, em pleno sábado, às 11h da manhã.

• Quem publicou em sua rede social, uma experiência e tanto foi o massagista, Deivison Frazão. Atendeu (dia desses) uma pessoa, na delegacia e sob escolta.

• Leonardo Dicaprio ancorou em Búzios e ferveu na boate Pacha, até às 4h da manhã. Há quem diga, que acompanhado, por uma loiraça espetacular. E agora... está em Cabo Frio, num mega iate.

• Esse negócio de mulher passar dois ou mais dias, sem lavar o cabelo, em nome da beleza do mesmo... curto não!

• “Central telefônica, com recepcionistas para atender”. Frase dita em plenário, na Câmara de Vereadores de Rio das Ostras

A censura rolou solta em Búzios e a população reivindicou e gritou alto. Isso tudo devido, a apresentação do ator/humorista Gustavo Medeiros, com o espetáculo “Mais que Dilmais”, no evento Búzios Love. Uns dizem, que o ator foi retirado do palco devido a censura política, por seu personagem “Dilmais” (que faz referência, a presidenta); outros, por conta de piadas envolvendo religiosos presentes; e uma outra corrente, por achar o espetáculo “pesado” demais. O ator foi praticamente retirado do palco, não podendo ao menos encerrar seu espetáculo.

Censura 2

» RÁPIDAS

zendo, na rodovia? Bom, necessário, bonito e barato. Curti!

Censura 1

Divulgação

Festança

Quem inaugurou um delicioso espaço gourmet (em casa) foi o casal de empresários, PC Xavier Trindade e Glayce Pessanha. Como não poderia deixar de ser, o dia da inauguração foi devidamente pensado e aconteceu, no último jogo do Brasil. Com casa cheia, muita animação, bebidas e churrasqueira bombando (risos), o casal e amigos ferveram com força, até altas horas. Quem foi.... aprovou!

Todos sabemos, que a liberdade de expressão é absolutamente necessária, a um espetáculo de “stand up comedy”. O responsável pela contratação deveria se inteirar do conteúdo do show, antes mesmo de procurar saber o preço, para contratar; haja visto, que a apresentação foi em praça pública. Lamentável a censura e mais ainda, a retirada do artista do palco. PS: Vídeos circulam no You Tube e mostram com clareza, a satisfação do público em assistir e a decepção do mesmo, ao ver o ator sair de cena.

Os amigos, Leandro Pacheco Paredes, PC Xavier Trindade e Celso Santos, em dia de Copa, muitos amigos e comemoração

erickbrandao@jornalrjnews.com.br


20 a 26 de junho de 2014

AVENTUREIROS CHILENOS DÃO EXEMPLOS DE AMOR A ROJA Entre os milhares de torcedores estrangeiros que tomaram conta do Brasil durante a Copa do Mundo, dois chilenos, certamente, estão entre os personagens mais pitorescos. Um cozinheiro e um publicitário viajaram pouco mais de quatro mil quilômetros, um num motor home e outro numa Kombi, para acompanhar o Mundial de perto. Com o mesmo sonho e a mesma coragem, os dois vivem emoções e histórias diferentes na aventura de seguir La Roja por toda a Copa do Mundo.

COREANOS VIVEM A PAIXÃO PELO FUTEBOL NO BRASIL No dia 15 de outubro de 1964, ancorou no Rio de Janeiro um navio que trazia alguns cidadãos da Coreia do Sul. Entre eles, Paulo Lee e Yung Myung. Fugindo da guerra, eles chegaram em um Brasil que também vivia em clima hostil, com a recém-instalada ditadura militar. À época, aos 10 anos, essa dupla não entendia muito sobre política, fazendo com que a paixão do povo brasileiro pelo futebol conquistasse mais a atenção dos garotos.

CR7 E PEPE DEIXAM O ESTÁDIO CALADOS Uma tarde para se esquecer. Na última segunda-feira, dia 16, Portugal sofreu a sua maior derrota em Copas do Mundo. O revés de 4 a 0 para a Alemanha na Arena Fonte Nova, justamente na estreia da seleção no Mundial 2014, trouxe ainda outros problemas para o técnico Paulo Bento. O lateral-esquerdo Fábio Coentrão e o atacante Hugo Almeida deixaram o campo com suspeita de lesões musculares. Sem falar no zagueiro Pepe, expulso após acertar uma cabeçada em Müller e já suspenso do confronto diante dos Estados Unidos. O luso-brasileiro e o craque Cristiano Ronaldo, aliás, deixaram o estádio em silêncio. Ambos passaram direto pela zona mista e não pararam nem após o pedido dos jornalistas.

o d a p

Co

16

S

o d n u M

RJNEWS

Festas juninas também entram no clima da Copa do Mundo

» Em Rio das Ostras, artigos juninos nas cores verde e amarelo são os mais vendidos este ano

e tem uma coisa que brasileiro gosta muito é festa e este mês de junho o que não falta é animação. Aproveitando o maior evento de futebol do mundo – a Copa do Mundo, que este ano é no Brasil, as típicas festas juninas também entram no clima verde e amarelo. Com isso, a movimentação no comércio de artigos juninos cresce e a venda de produtos nas cores da Seleção Brasileira também ganha destaque. Em Rio das Ostras, saias, camisas e vestidos para festa junina com detalhes em verde, amarelo, azul e branco são os mais procurados. Segundo a atendente de uma loja especializada do centro da cidade, Nilcéa Gomes, o movimento aumentou em torno de 30% neste período e, as peças têm agradado público de todas as idades, de criança ao idoso. “Temos muitos pedidos e todo dia chegam peças diferentes. As pessoas vêm para comprar uma roupa de festa ju-

Fotos: Leonardo KrugelRJNEWS

Vestidos, saias e tiaras de cabelo com detalhes nas cores da Seleção Brasileira caíram no gosto do público e são os mais vendidos para festas juninas nina e acabam optando pelo verde e amarelo. As sainhas são as que mais vendem. As peças são procuradas para festas de escola, universitários e firmas. Todas estão trabalhando

com o tema Copa do Mundo. Tem até vestido de noiva caipira nas cores do Brasil”, ressalta. Nilcéa acrescenta que o mercado também traz vários modelos de

chapéus e tiaras de cabelo, para incrementar ainda mais o visual. Os acessórios custam em média de R$7,90 a R$14,90. “Até as idosas gostam das peças. Tem saído tanto que a gente não dá conta. Geralmente, quem leva um vestido ou uma saia, costuma levar um acessório também”. completa. O atendente da mesma loja de Rio das Ostras, Marcos Felipe Caldeira, diz que outros produtos juninos também têm vendido bastante, como balões, fitas e bandeirinhas nas cores verde e amarelo. Os saquinhos de bandeirinhas têm de vários tamanhos e custam a partir de R$2,50. “Os balões, por exemplo, recebemos cerca de 20 a 30 caixas e já acabou tudo. Temos que aumentar frequentemente o estoque. Os clientes estão realmente entrando no clima da Copa”, finaliza.


ESPORTES

RJNEWS

20 a 26 de junho de 2014

17

Projeto de Kung Fu mostra a força do esporte para jovens carentes de Rio das Ostras » Segundo professor Elisaldo Mendes, além de competições, alunos também se preparam para serem instrutores

Michelle Neto/RJNEWS

A

rte do Kung Fu que pode mudar futuro e autoestima de adolescentes carentes de Rio das Ostras. É o que faz o projeto Wushu Team, do bairro Nova Esperança, que conta hoje com uma média de 110 alunos matriculados. Seis deles estão se preparando para competir no Circuito Estadual de Kung Fu, que acontece em setembro no Rio de Janeiro. Os alunos, que têm entre 17 e 25 anos, competirão em duas modalidades do esporte, numa seletiva para o Campeonato Brasileiro. Segundo o professor Elisaldo Mendes, o projeto já existe há 10 anos em Rio das Ostras, atendendo alunos da comunidade a partir

Atualmente, projeto Wushu Team atende cerca de 110 alunos no bairro Nova Esperança dos 14 anos. Foi quando ele chegou à cidade e recebeu o convite para trazer o Kung Fu. O trabalho foi iniciado com jovens pelo projeto Bem Maior e há sete anos deu início ao Wushu Team. “O que queremos é que os alunos estejam aqui. Já vi muitos saindo das drogas

e trazer o jovem para essa realidade é muito importante para nós. O esporte te dá uma motivação maior, autoestima e disciplina. A competição faz parte do processo, mas não é nosso principal foco. Se tiver alunos com aptidão e se sentirem motivados, serão

levados a isso”, explica o educador físico. No projeto, os alunos estudam várias modalidades do Kung Fu, as mais modernas do esporte. Um delas é o Sanda, que é de luta e contato, em que são utilizados socos, chutes e quedas. No Tui Shou é tra-

balhado o equilíbrio e desequilíbrio, buscando tirar o oponente de um determinado espaço. Já o Shuai Jiao é muito parecido com o judô, tem objetivo de derrubar o oponente. Ainda tem o Tao Lu, em que são usados movimentos solitários com mãos e armas, como facão, bastão, lança e sabre (tipo de facão maior e mais pesado). Além da competição em setembro, o professor Elisaldo conta que quatro jovens também estão se preparando para se tornarem instrutores do projeto. No final do ano, eles já ganharão o título de instrutor. “Muitos começaram aqui e é um motivo de orgulho tê-los como companheiros neste trabalho com artes marciais. E isso deve servir de motivação para tantos outros jovens da comunidade a participarem do projeto”, ressalta. Uma das alunas que treina para ser instrutora é Isabella Castro, de 20 anos. Ela está no projeto há dois anos e diz que o

esporte mudou muito sua vida. A aluna teve indicação de uma amigo, entrou sem saber nada e, em pouco tempo, conseguiu aprender o bastante. “Aqui aprendemos ser pessoas melhores, defesa e disciplina. Somos tratados como filhos. Hoje me sinto mais forte para enfrentar qualquer problema e estou orgulhosa de mim”, declara. O amigo Fernando Vidal, 25 anos, chegou no projeto aos 14, e também se tornará instrutor da modalidade Shuai Jiao. Segundo ele, entrou no Wushu Team um pouco revoltado e aprendeu a ter uma visão mais ampla da vida. “Quando o professor me apresentou o Kung Fu abriu muitas coisas pra mim. Têm muitos jovens perdidos hoje em dia. Gosto muito de crianças e ter esse contato social é muito importante, mostrar o poder de transformação que tem o esporte. Mas o principal é fazer o aluno se divertir, levar a vida com equilíbrio e determinação”, completa Fernando.

Caminhada Circuito de Rio Dourado espera atrair centenas de pessoas Fotos: Vitor Nantes

» Concentração acontece às 8h, na praça do bairro, próximo ao Tanque de Pesca Comunitário Qual atividade física, entre a caminhada e a corrida, é melhor para o coração? Apesar de possuírem intensidades diferentes, os dois exercícios proporcionam os mesmos benefícios à saúde. Caminhar é um dos exercícios mais completos, e é aconselhável a todas as pessoas, além de ser um dos mais indicados para a terceira idade. A caminhada diária auxilia no combate à depressão, ou seja, há quem afirme que ela cura a depressão, porque produz a endorfina, uma substância responsável pela sensação de prazer e de euforia, promovendo o equilíbrio da mente. Pensando em melhorar e dar mais qualidade de vida à população, é que os casimirenses vão poder desfrutar das belezas naturais e incentivar a prática esportiva em Casi-

miro de Abreu. Com esta proposta será realizada a “Caminhada na Natureza - Circuito de Rio Dourado”, no próximo dia 28. O evento é organizado em parceria pelas secretarias de Turismo e Eventos e de Esporte e Lazer e tem como objetivo fomentar o turismo, além de garantir a visitação a belas paisagens. A expectativa dos organizadores é que cerca de 100 pessoas, vindas de Macaé, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Búzios e de Casimiro de Abreu participem da

caminhada, que terá início no Palmital. A concentração acontece às 8 horas na praça do bairro, próximo ao Tanque de Pesca Comunitário. Antes de iniciar a caminhada, haverá um alongamento para se preparar para o trajeto. Os interessados em participar da caminhada devem fazer a inscrição através do site www. ecobooking.com.br ou no local de início da caminhada. O percurso será de 15 quilômetros com média de

2h30 de caminhada numa distância longa, com caminho plano, sem subidas e em estrada de terra. “Nosso município tem em suas belezas naturais e culturais as características necessárias para o desenvolvimento dos esportes populares como as caminhadas. Esta é a segunda que iremos realizar e ainda teremos mais seis circuitos diferentes até o final do ano. No dia 3 de agosto acontecerá a Caminhada Circuito do Poeta, em Barra de São João. Todos deverão ficar bastante satisfeitos com o percurso. Esperamos que seja mais um evento de sucesso”, disse o secretário de Turismo, Oscar Pires Júnior.

Caminhada diária auxilia no combate à depressão, ou seja, há quem afirme que ela cura a depressão, porque produz a endorfina, uma substância responsável pela sensação de prazer e de euforia, promovendo o equilíbrio da mente


Classificados ◘

20 a 26 de junho de 2014

COMO ANUNCIAR?

(22) 2771-8960 (22) 99894-4404

Empregos

contato@rjnews.com.br

Imóveis

Professores de Inglês experientes e graduados p/ empresas. Native Speakers are also wanted. Enviar CV : candidatoser@uol.com.br. Visite nosso site: www.cursoer. com.br

RIO DAS OSTRAS VENDA

Vendo: Aptos. - Residencial Blue Coast- de 3 andares com direito ao uso do terraço, c/ sala, varanda, 2 quartos e ampla cozinha em condomínio com total infraestrutura de segurança e lazer- Piscina, sauna, salão de festas e segurança 24 horas ligue e comprove. Preços a partir de R$ 200 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 99816-3544 Creci 12.507

JARDIM ATLÂNTICO

Vendo: Casa – Jard. Atlântico - Tipo Apart. 2 qtos. ( sendo 1 suíte), varandão. Por R$ 80 mil de entrada. Preço final R$ 160 mil. Sem garagem. (22) 99900-4149.

VILLAGE

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

Vendo: Terreno de 2.700 m² - Cantagalo (Área Rural) – A 1 km e meio da Praça de Cantagalo. Por R$ 100 MIL À VISTA TENHO OUTROS DE MENOR VALOR. (22) 99900-4149.

CIDADE PRAIANA

VENDO: Casa Duplex Cidade Praiana - Em fase de acabamento. Com 3 quartos, sala, coz., banh., Com 7,9x6,5 metros em terreno (DE ESQUINA) de 14x11 metros. Próx. a 2 pontos de vam, escolas e mercados. ÁGUA BOA! Por R$ 70 mil. Aceito troca em nova cidade. (22) 99609-2930

Vendo: Apartamentos Chácara Mariléa - de sala 2 quartos ( 68m²) fino acabamento. Por R$ 230 mil Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Apartamento - Village- sala, 2 quartos, ampla cozinha, fino acabamento. Por R$ 200 mil Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 998163544 Creci 12.507

- para senhoras e senhores solteiros. Ambiente familiar com segurança. Por R$ 700,00. Tel.(22) 99245-2427

OPORTUNIDADE: Vendo: Casas - Mariléa- Em final de construção (88m2). Sala, varanda, 2 suítes em fino acabamento, piscina e churrasqueira. Por R$ 250 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Casas - Jardim Mariléa - prontas para morar em fino acabamento, ótima localização. Salão, 3 quartos (2 suíte) , ampla cozinha e área de lazer. Por R$ 410 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Duplex c/ 2 qtos, 2 banheiros. SEM GARAGEM Por R$ 110 mil. Não aceito CAIXA. (22) 99900-4149.

Vendo: Alto luxo (140M²) salão - Jardim Mariléa- 3 quartos (1 suíte) ar condicionado ampla cozinha, garagem , pronta para morar. Por R$ 500 mil Use seu FGTS ou crédito imobiliário (22) 2777-2764 / 998163544 Creci 12.507

Vendo: Apto. de luxo - Ouro verde- pronto para morar. Salão, varandão, 2 quartos (1 suite) fino acabamento. Por R$ 310 mil Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 998163544 Creci 12.507

Vendo: ESPETACULAR COBERTURA.- Recreio - Com vista panorâmica em prédio de luxo com elevador, salão, 3 quartos (2 suítes) 146m² -ampla cozinha. localização nobre. Por R$ 520 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 998163544 Creci 12.507

ÂNCORA

Vendo: Duplex com 2 qtos., 2 banhs. Á 400 METROS DA Amaral Peixoto. 1º locação. Por R$ 120 mil. Aceito carro e parcelo parte do pagamento. (22) 99900-4149.

CHÁCARA MARILÉA

Vendo: Duplex – Village – 1º Locação. POR R4 250 mil. À VISTA (22) 99900-4149.

Vendo: Apartamentos Jardim Atlântico - com 87m² salão, varandão todo em porcelanato sendo 2 quartos (1 suíte) ampla cozinha em ótima localização ÚLTIMAS UNIDADES. Por R$ 255 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 99816-3544 Creci 12.507

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Pessoalmente:

CANTAGALO

Vendo: Aptos. - Residencial Blue Coast – sala, varanda, 2 quartos e ampla cozinha em condomínio com total infraestrutura de segurança e lazer .Piscina, sauna, salão de festas e segurança 24 horas ligue e comprove preços a partir de R$ 190 mil . Use seu FGTS ou crédito imobiliário, (22) 2777-2764/ 99816-3544 Creci 12.507

RJNEWS

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Vendo: Espetacular casa - Enseada- salão, 4 qtos. (1 suíte) , ampla área de serviços ,cozinha, garagem 3 carros Próxima à praia muito quintal. Por R$ 385 mil use seu FGTS ou crédito imobiliário (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Apts. prontos -Enseada das Gaivotas próximo da rodoviapara morar c/ sala, varanda, 2 quartos. Aproveite o lançamento preços a partir de R$ 220 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 998163544 Creci 12.507

Vendo: Ótima casa linear – Serramar - c/ salão,4 quartos (1 suíte), ampla copa cozinha e centro de terreno. Por R$ 480 mil ligue e agende uma visita. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Espetacular casa Jardim Bella Vista- final de construção salão, 3 quartos (2 suítes).Por R$ 370 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

Vendo: Aptos - Jardim Bella - vista prontos para morar 60m² sala, 2 quartos, ampla cozinha. Próxima à rodovia. Por R$ 230 mil . Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764/ 998163544 Creci 12.507

ALUGUEL Vendo: Única oportunidade espetacular casa – Enseada - 121m² salão, varandão 3 amplos quartos (2 suítes) luxuoso acabamento. Visite e comprove. Por R$ 330 mil. Use seu FGTS ou crédito imobiliário. (22) 2777-2764 / 99816-3544 Creci 12.507

CHÁCARA MARILÉA

Alugo: Casa – Chácara Mariléa – 2 qto., espaçosa. SEM GARAGEM. Por R$ 900,00. (22) 99900-4149. _____________________ Alugo: Kitinete Ampla mobiliada - Cidade Praiana

CABO FRIO VENDA Vendo: Casa em Unamar – Condomínio Santa Margarida II – 3 quartos sendo 1 suíte. Área total 600 m². Terreno com RGI. Por R$ 230 mil a vista. (22) 99282-8433 (claro) / 99228-9432 (vivo)

Vendo: Cobertura duplex - Braga - (180m²) salão, varandões com vista panorâmica, 4 suítes em prédio de altíssimo luxo. Por R$ 1.100.000,00 vale conferir. (22) 2777-2764 / 998163544 Creci 12.507

Serviços

18

FÁBRICA DE SALGADOS Salgados: R$ 25,00 o cento. Doces: R$ 30,00 o cento. Salgados Grandes: R$ 1,00 a unidade. Rodovia Amaral Peixoto, km 135 – Aquarius. (22) 99788-9065

JARDINEIRO - Trabalhamos com limpeza de terrenos e Jardins, temos maquinário próprio. Orçamentos sem compromisso! Carlos (22) 99609-2930 _____________________ AULAS DE REFORÇO DE TRÂNSITO Aulas práticas para alunos habilitados. Ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 998697513 / email: rag.gim@ hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) _____________________ TÉCNICO DE INFORMÁTICA Manutenção e suporte. Formatação e instalação de programas. Windows xp, vista, Windows 7 e Windows 8.1. Criação e manutenção de rede. Troca de placas e periféricos. Orçamento sem compromisso. Atendo em residências e empresas. Carlos Antônio (22) 99609-2930 _____________________


Classificados

RJNEWS

COMO ANUNCIAR?

(22) 2771-8960 (22) 99894-4404

Veículos

contato@rjnews.com.br

Vendo: CITROEN C4 HATCH GLXA 13/14 – Branco. Por R$ 47.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: FIAT STRADA ADVENTURE FLEX 11/12 - Cinza. Por R$ 41.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: FORD FOCUS HC FLEX 11/12 - Prata. Por R$ 39.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________

Vendo: FORD FOCUS SDN 2L FC FLEX 10/11 - Prata. Por R$ 40.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA CIVIC LXL MT 10/10 - Prata. Por R$ 44.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA CIVIC LXS MT 08/08 - Cinza. Por R$ 34.900,00. Honda Hayasa ( 22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA CIVIC LXS MT 06/07 - Azul. Por R$ 37.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA CR-V LX 2WD AT 10/10 - Preto. Por R$ 59.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA FIT LX MT 11/11 - Cinza. Por R$. Por R$

20 a 26 de junho de 2014

Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

19

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

Pessoalmente:

Escritório Comercial Av. Nossa Senhora da Conceição, nº 110 salas 11 e 12 - Village - Rio das Ostras/RJ De 9h às 17h (segunta à sexta)

40.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: HONDA FIT TWIST LX MT 13/13 - Prata. Por R$ 48.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: KIA SPORTAGE LX MT 11/11 - Azul. Por R$ 70.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: NISSAN MARCH 16S FLEX 12/13 - Prata. Por R$ 29.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: NISSAN SENTRA SL AT 10/11 - Prata. Por R$ 39.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: PEUGEOT SENTRA SL AT 12/13 - Prata. Por R$ 26.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________

Vendo: WOLKSWAGEN CROSSFOX 11/12 - Branco. Por R$ 40.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: WOLKSWAGEN CROSSFOX 11/11 - Prata. Por R$ 38.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: WOLKSWAGEN FOX TREND 09/10 - Vermelho. Por R$ 25.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: WOLKSWAGEN SPACEFOX MI-ROUTE 09/10 - Preto. Por R$ 28.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: CHEVROLET CELTA 12/dez - Branco. Por R$ 20.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600 ______________________ Vendo: FIAT UNO WAY 13/13 - Prata. Por R$ 23.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600


20

â—˜

20 a 26 de junho de 2014

RJNEWS

Jornal RJNEWS - Edição 169  

Jornal RJNEWS De 20 A 26 DE JUNHO DE 2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you