Page 1

Sapiranga

Campo Bom

Moradora do Santa Fé leva carro 0 km da Nota Premiada

Megaevento tradicionalista tem recursos garantidos para 2014

Último sorteio da promoção da Prefeitura ocorreu no encerramento da 30ª Festa das Rosas. Nova campanha ocorrerá em maio e novembro. Pág.13

Projeto que destina recursos para a realização de eventos gauchescos é aprovado pelos vereadores. Pág. 4 Parque do Trabalhador já recebe melhorias.

R$ 1,00 | Publicação semanal | Ano I | Edição 42 | 21 de Novembro de 2013

Estudantes terão acesso ao passe livre só em 2014 Ausência da bilhetagem eletrônica é um dos motivos. Metroplan diz que solução vem em 60 dias.

Pág. 8

Sapiranga

Homens agressores serão vigiados Tornozeleiras serão implantadas em agressores. O projeto inicia em Porto Alegre e deve seguir para demais cidades do estado. Pág. 12

Região

CNH Social deve beneficiar 7 mil no RS Número de beneficiados na região, porém, deve ser modesto. Participantes de programas sociais têm prioridade. Pág. 2 e 3

Araricá Milhares de pessoas conferiram o show da dupla sertaneja Hugo & Tiago. Festa contou com dezenas de atrações | Foto: Felipe Laux

Festa das Rosas atrai milhares Edição 2013 da Festa das Rosas termina com aumento na adesão do público no segundo final de semana.

Pág.9

Empregos em alta com novas empresas Saldo do ano mostra que município registra saldo positivo de 30 empregos em 2013. Prefeito Sergio Pág. 6 Machado destaca ações.


2

radar

Repercussão

Repercussão

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

radar

3

Merece destaque

Merece destaque

Precisa Evoluir

Caiu no conceito

Tubulação na Av. 20 de Setembro, em Araricá, anuncia começo de obra

Construção do espaço para agricultores de Campo Bom ganha forma

Erosão na Av. Irmãos Hartz deixa Prefeitura em alerta e força colocação de lona

Poste da AES Sul cai e Corepe debate melhorias causa prejuízo para dona na RS-239 na próxima de veículo em Sapiranga semana na Feevale

Será reportagem

Comentário Mortes no Trânsito Contamos as mortes no Trânsito normalmente aos finais de semana, mas elas acontecem todos os dias. A média de mortes no trânsito no Rio Grande do Sul está em cinco pessoas ao dia. São jovens na sua maioria, em acidentes de moto e carro e os idosos, por sua vez, são vítimas de atropelamento. - O por que de acontecer tantas mortes assim? A oportunidade faz a infração. Quem comete a infração de trânsito pensa que nada irá acontecer, mas após uma ultrapassagem em local proibido ou avançar sinal vermelho, a tragédia será inevitável. Dentre as principais causas das mortes no trânsito posso citar várias, mas o álcool está em primeiro lugar. Motoristas bêbados que, com suas armas, os veículos, matam Dentre as e deixam seqüelas em principais muitas pessoas inocen- causas das tes. Só que a punição de mortes no exemplo não existe para trânsito posso que outros não cometam citar várias, mas a mesma coisa. O cansaço o álcool está em e a pressa também são primeiro lugar causas das mortes. Tenho a certeza de que precisamos pensar diferente o trânsito. Precisamos dirigir preventivamente. Existem campanhas que são preventivas na área da saúde e as mortes no trânsito também são casos de saúde. Precisamos ter mais calma e mais cordialidade nas vias, independente de pedestres ou motoristas. Mas muitos motoristas não estão preocupados em pagar multas e pensam somente no seu divertimento. Não é só de campanhas que precisamos.Precisamos mudar atitudes. Faço um convite a todos: No Trânsito, Vamos Viver sem Matar Inocentes e a Nós mesmos! Giovane Jesus Jungton Servidor Público na área de trânsito, com cursos de: APH; Psicologia das Emergências, Mediador de Conflito, entre outros pelo SENASP

Poucos terão vez no sorteio da CNH social do Detran/RS

+

Formação de Condutores (CFCs). Além deste grupo, pessoas desempregadas, com renda familiar de até três salários mínimo ou que estejam desempregadas há mais de um ano e cuja família possua renda de até dois salários mínimos mensais, também poderão encaminhar a documentação para requerer a CNH Social. A meta do governo Gaúcho é sortear as 7 mil carteiras na segunda semana de dezembro de 2013.

!

Mapa dos condutores

Município

Poderiam receber*

Número atual de condutores**

486

1.860

Campo Bom

1.712

27.926

Sapiranga

4.025

34.182

779

6.756

7.002

70.724

Araricá

Nova Hartz Totais

“Fonte: Pessoas que receberam Bolsa Família e estariam aptas **Fonte: Departamento de Trânsito do Estado/Detran-RS

Prefeita dialoga

Meta é possibilitar habilitação para 7 mil pessoas de baixa renda no Estado | Foto: Deivis Luz

!

Por dentro das regras

Os benefícios da Carteira de Habilitação Social serão distribuídos da seguinte forma pelo Governo do Estado e Detran/RS: 1.400 CNHs para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação, sendo 210, reservadas para população negra.

4.200 CNHs para mudança de categoria, sendo: 1.840 CNHs destinados à mudança para categoria “C”, das quais:

126 CNHs serão reservadas para população negra e 420 para mulheres. 2.940 CNHs destinados à mudança para categoria “D”, das quais: 441 CNHs para população negra e 1.470 para mulheres. 420 CNHs destinados à mudança para categoria “E”, das quais 63 para população negra e 210 para mulheres.

Para a inscrição no Programa CNH Social o/a candidato/a deverá, obrigatoriamente: Apresentar documento de identificação oficial, com foto.

/

Nova Hartz 32º

Possuir inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), devendo, no ato de inscrição, informar o Número de Identificação Social (NIS).

6/11 a 29/11 Período em que os interessados em ter o benefício da CNH Social devem procurar os CFCs, apresentar a documentação exigida e realizar a inscrição.

  

11/12 Dia em que será feito o sorteio dos contemplados no Detran. 13/12 Divulgação do resultado do sorteio e realização da 1ª chamada dos aprovados. 16/12 a 31/1/2014 Prazo para que os selecionados procurem o CFC no qual fez a inscrição e solicite a abertura do processo de habilitação.

7/2/2014 Segunda chamada.

Moradores da Rua da Ladeira, no bairro Oeste, procuraram a prefeita, Corinha Molling, em razão dos alagamentos. Uma obra realizada há cerca de cinco anos, em loteamento dos arredores, está afetando cerca de 20 famílias.

15º

32º

Sapiranga 30º

Sapiranga

1.400 CNHs para adição de categoria, sendo 210, reservadas para população negra.

Tratamento Especializado do Câncer

O clima nos próximos dias conforme o Instituto Nacional de Meteorologia Espacial (INPE)

Notas rápidas...

Faltam vagas | Quatro municípios têm 7 mil pessoas aptas para programa Região – O projeto do Governo do Estado que sorteará carteiras de habilitação gratuita para 7 mil pessoas de baixa renda, em todo o território gaúcho, beneficiará poucos cidadãos dos municípios onde o Jornal Repercussão circula (ver tabela ao lado). Somente em quatro cidades da região, existe uma legião de beneficiários do Programa Bolsa Família que poderiam solicitar a CNH Social em um dos Centro de

Previsão do tempo

15º

Araricá

15º

30º 16º

Campo Bom

Fases da lua Cheia 20/11

Minguante 25/11

Crescente 9/12

Nova 2/12

O tempo segue abafado em todo o Vale do Sinos nesta semana. Uma massa de ar quente deixa o clima propenso à pancadas de chuva, em razão do clima abafado. A instabilidade predomina hoje (21) e na sexta (22), e o tempo deve firmar apenas no sábado (23), quando as nuvens de instabilidade deixam o Estado. As temperaturas não devem ficar abaixo dos 15 graus e as máximas devem bater nos 32 graus na próxima semana.

Campo Bom

Evento evangélico

A Igreja Paz e Vida de Campo Bom realiza a 10ª Cruzada Anti-drogas, nesta sexta-feira (23), no Ginásio de Esportes do CEI, às 18h. O evento contará com diversos shows. Estarão presentes as bandas: Leão de Judá, HDois, Fazendo a Arca e Milton e Ozéias. O palestrante Pr. Daniel Pereira também estará no evento. O ingresso é 1kg de alimento não perecível. Mais informações pelo telefone: 9831-6902.

Campo Bom

4

Sapiranga

8

12

16

Araricá

20

24

Nova Hartz

26

28

32

Fale com o Repercussão Telefone: (51) 3064-2664 Celulares: (51) 8335-5200 (TIM), 96103310 (VIVO) e 9280-2637 (Claro)

Jornal Repercussão Ltda CNPJ: 17.376.797/0001-29 Jornalista responsável Felipe Laux | MTB: 15128 Reportagens e edição Cristiane Huff, Deivis Luz e Felipe Laux Fotografias Cristiane Huff, Deivis Luz e Felipe Laux Diagramação Deivis Luz Impressão: Grupo RBS Contato comercial 3064.2664 - Mateus Land

Endereço Rua Getúlio Vargas, 71, 2° andar, sala 1, Sapiranga/RS Horário de funcionamento Segunda a sexta, das 8 às 18 horas; sábados, domingos e feriados: através do celular: (51) 9610-3310 Receba o jornal em sua casa Telefone: (51)-3064-2664 Repercussão circula em Sapiranga, Nova Hartz, Araricá e Campo Bom. site: www.jornalrepercussao.com.br e-mail: redacao@jornalrepercussao. com.br Tiragem: 5 mil


política

4

Poder >>> Felipe Laux felipe@jornalrepercussao.com.br

“Quanto mais díficil, melhor”

Não estamos aqui somente para criticar os governos. Acontece que, quando ocorre a crítica construtiva, situações podem ser melhoradas para o futuro. E a Festa das Rosas de Sapiranga precisa avançar em alguns pontos. Parece que a simpatia e a vontade de resolver os problemas, sempre demonstrados na pessoa da prefeita Corinha Molling (PP) não reflete em alguns membros do primeiro escalão da Prefeitura. Algumas vezes, até fica parecendo que esses “alguns” seguem por aquele ditado do “quanto mais difícil para a comunidade, melhor”.

Situação Incômoda

Em uma das situações inconvenientes ocorridas no evento, em especial na tarde para a Terceira Idade, idosos vindos do Bairro Oeste, Vila Irma e Santa Fé, foram impedidos de entrarem pelo portão do Parque na Av. 20 de Setembro, tendo que se deslocar até a entrada principal, na Av. Mauá. Por que isso se nem ingresso foi cobrado neste dia? Se numa tarde muito quente é complicado para jovens e adultos caminharem alguns metros, imagine para os idosos. Uma situação tão simples e pequena, gerou transtorno. Tenho certeza que a prefeita não concorda com essas “ordens”. Aliás, em discurso, Corinha pediu paciência da comunidade, mas já prometeu mudanças no evento para 2014.

Verdades

Sempre haverá coisas para se fazer e se acima critiquei, também tenho que ser justo em elogiar os acertos. Se a administração de Corinha diz que pegou os cofres “vazios”, ficaria no mínimo estranho uma festa com atrações de grande renome neste ano, enquanto obras inacabadas foram herdadas e precisam de solução. Dinheiro investido em lazer da comunidade é muito bom. Mas, a festa não pode gerar grandes prejuízos financeiros à cidade, como relatado em anos anteriores, para que áreas como infraestrutura, saúde, educação e segurança pública não fiquem desassistidas.

Wingert e as ambulâncias

O vereador de Campo Bom, Jair Wingert (PSB), comparou os últimos governadores do Estado, através do repasse ou não de ambulância para o município. Ele acredita que a nova unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chega em boa hora. “Quantas ambulâncias a ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) ou o Germano Rigotto (PMDB) repassaram para o município? Vamos refletir sobre esta questão”, disse.

Primeiras ações de Guto

Uma das primeiras ações do presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga em 2014, Guto (PMDB), será a volta dos dois assessores para cada vereador. Desde o início do ano, por medida de redução de custos, os vereadores têm somente um assessor em seus gabinetes. Cada assessor ganha R$1,9 mil mensais, mais vale-alimentação de R$300,00. Até o momento, a economia feita mensalmente é de R$33 mil mensais.

Jamais!

A informação de que o secretário da Assistência Social de Sapiranga, Valdir Cardoso, já estaria articulando uma dobradinha com Egon Kirchheim (PT) na disputa pela Prefeitura em 2016, não procede. É o que diz o próprio Cardoso que, ao ser questionado, usou a palavra “jamais!”. Valdir disse que continuará ao lado de Corinha (PP), com quem garante ter um ótimo diálogo. Apesar de ser cedo, ele acredita no bom trabalho e na reeleição da progressista.

Eventos gauchescos de Campo Bom com recursos garantidos Para 2014 | Custos e premiações de atividades tradicionalistas garantidos Campo Bom – Foi enviado à Câmara pelo prefeito, Faisal Karam, e aprovado por todos os vereadores, o projeto de lei que aponta quanto e como serão utilizados R$ 810.500,00 para o custeio do 12º Bivaque da Poesia Gaúcha, 13º Acampamento da Canção Nativa, 36º Rodeio Crioulo Nacional e o 1º Acampamentinho da Canção Nativa. Os eventos tradicionalistas organizados pela Prefeitura para 2014, e que ocorrem anualmente no Parque do Trabalhador, começam a receber inscrições para as atividades a partir do mês que vem (dezembro). A expectativa da organização é de que o município receba mais de mil competidores para as provas. Ao contrário deste ano, quando Campo Bom sediou a 25ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), em 2014 a 26ª edição deverá ocorrer em Porto Alegre, em virtude da Copa do Mundo.

+

Ele explica a situação

Tiro de laço entre as atrações do Rodeio | Foto: Arquivo JR

!

Acampamento e Bivaque

 Para o 13º Acampamento da Canção Nativa, a previsão é de que a Prefeitura premie, entre outras modalidades: as três melhores composições, para a composição mais popular, o melhor arranjo, intérprete, melodia, instrumentista e a melhor letra.  No 12º Bivaque da Poesia Gaúcha serão entregues

prêmios em dinheiro para cada declamador com poesia classificada e declamada no palco. Receberão premiações ainda as três melhores poesias, os três declamadores mais bem colocados e os três melhores amadrinhadores.

“Iniciamos a preparação para as atividades cedo. Todos os detalhes recebem a nossa atenção e queremos que as novidades que estamos preparando na área do estacionamento e na parte de abastecimento de água para os acampamentos tornem o rodeio cada vez melhor e mais qualificado.” Marcos Riegel, vice-prefeito de Campo Bom

 Os participantes do Rodeio também receberão prêmios em dinheiro.

Sapiranga

Resgatar a história e conquistas dos negros na sociedade. Com esse objetivo, a doutora em História e professora, Dóris Fernandes, utilizou a tribuna da sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (18). O Dia da Consciência Negra foi comemorado nesta quarta-feira (20). “Embora seja uma cidade tipicamente germânica, temos importantes figuras negras que contribuíram para a história de Sapiranga”, disse Dóris. Na sessão ordinária, vereadores aprovaram o projeto que autoriza a Prefeitura a firmar convênio com o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, com interveniência do Instituto Geral de Perícias. A finalidade é regularizar a prestação de serviços conjunta que é realizada para a confecção de carteiras de identidade em Sapiranga.

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

política

5

Corepe dará aval para melhorias na RS-239 Posse | Governador Tarso Genro empossou integrantes de Conselhos Hospital Sapiranga terá novas camas e macas | Foto: Deivis Luz

Sapiranga com mais recursos para Hospital Equipamentos | Estado destina verba para novos equipamentos Sapiranga – Responsável por atender uma população estimada em 110 mil pessoas e detentora de uma série de convênios com municípios do Vale do Sinos e Encosta da Serra, o Hospital Sapiranga recebeu uma boa notícia nesta semana. Isso porque o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, anunciou a liberação de R$ 743 mil para qualificar o atendimento dos hospitais do interior. Para a Sociedade Beneficente Sapiranguense, serão repassados R$ 182,8 mil. O recurso será usado para a compra de de camas hospitalares e

+

Notas rápidas...

Câmara destaca o Dia da Consciência Negra

Repercussão

Repercussão Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

macas de transporte para os pacientes. A instituição mantém 85% de atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em média são realizados 5 mil atendimentos. Este não é o primeiro convênio em 2013 entre Hospital Sapiranga e Governo do Estado. No mês de março, um convênio estabeleceu o repasse de R$ 11 milhões por ano, divididos em cinco parcelas. Os recursos mantém o serviço de plantão presencial em traumato-ortopedia e também para atendimento em saúde mental.

Região – Ao empossar recentemente os integrantes dos Conselhos Comunitários das Regiões das Rodovias Pedagiadas (Corepes), o governador do RS, Tarso Genro, deu o recado: quer a sociedade definindo quais os investimentos que serão prioritários nas rodovias com pedágios no Estado. E entre as vias que a partir de agora terá um Corepes está a RS-239. Com a primeira reunião marcada para a próxima terça-feira (26), às 10h, na Universidade Feevale, o Corepe da RS-239 precisará agir com urgência e cobrar da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e Estado, melhorias urgentes na rodovia. Representando os vereadores do Vale do Sinos, o atual vereador de Nova Hartz, Valentin Melo de Thomaz, é membro do Corepe da RS-239 e frisa as primeiras demandas que levará para o conselho. “Sou contra a liberação do pagamento de pedágios para cidadãos de Campo Bom. Isso irá influenciar na migração de placas para este município. Além disso, temos ações urgentes, como o acesso em Nova Hartz e passarelas e laterais da rodovia em Sapiranga”, explica.

Membros dos Corepes do RS com Tarso Genro (centro) | Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

!

Verba está disponível no caixa da EGR

 Valentin acredita que as melhorias possam ser feitas já no início de 2014. “Já existe mais de R$5 milhões no caixa da EGR para obras na RS-239”. A ideia é que a EGR invista 80% da arrecadação no pedágio e que 20% fiquem destinados para os custos operacionais da praça pedagiada.

 “Estamos vivendo o momento culmi-

OS CONSELHOS Comunitários das Regiões das Rodovias Pedagiadas (Corepes) são órgãos previstos na Lei 14.033/2012, que criou a Empresa Gaúcha de Rodovias, para garantir a participação das comunidades na tomada de decisão a respeito da aplicação dos recursos obtidos pela EGR com a cobrança de pedágios.

Araricá

Deputado participa de sessão itinerante

A sessão itinerante da Câmara de Vereadores, ocorrida na segunda-feira (18), no Bairro Imperatriz, contou com a presença do deputado federal Renato Molling (PP). Na oportunidade, vereadores ressaltaram a importância de Molling para o município. “O Renato tem participação em quase todas as obras feitas no município de Araricá, como asfaltos, escolas, água tratada e conquistas na educação”, ressaltou Flávio Maciel (PMDB).

Consciência Negra Araricá - Os alunos da EMEF Professor Martim Frederico Raschke se apresentam nesta quinta-feira (21), no auditório do Prédio Azul, da Universidade Feevale. A apresentação integra a programação do Mana África, atividade que integra a Semana da Consciência Negra, organizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, dentro da Semana da Consciência Negra. Os estudantes se apresentarão logo após a solenidade de abertura, às 19h45.

CADA CONSELHO Comunitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas será composto por 16 conselheiros. Os membros dos Corepes terão mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos de acordo com a indicação dos seus respectivos segmentos, e reeleitos para mais um mandato apenas. O cargo não é remunerado.

Vereadores cobram

Audiência sobre RS-239 Deputado federal participou de sessão I Foto: Felipe Laux

 O presidente da EGR, Luiz Carlos Bertotto, ressaltou a importância da participação social para o sucesso do modelo de gestão sugerido.

Nova Hartz

Notas rápidas...

Porto Alegre - A Assembleia Legislativa do Estado debate nesta terça-feira (21), na Comissão de Segurança e Serviços Públicos, as diversas obras necessárias na RS-239, entre Estância Velha a Riozinho. O presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Carlos Bertotto, estará na audiência.

nante para este novo modelo de pedagiamento no Estado, que é baseado na transparência e na participação da sociedade”, afirmou Tarso Genro na posse dos Corepes.

Na sessão da segunda-feira (18), os vereadores oposicionistas voltaram a fazer duras críticas a situação das ruas, avenidas e iluminação pública de Nova Hartz. Neste sentido, um encontro entre o secretário de Mobilidade Urbana, Marino Silveira, e os vereadores ocorrerá hoje (21), para encaminhar algumas demandas. Ginástica no Sindicato dos Sapateiros| Foto: Fernando Santos

Campo Bom

Região

oferece vagas Sindicato oferece local OCipatex Grupo Cipatex, localizado na RS 239, em Nova Hartz, abriu 15 vagas para o cargo de Operador C (área para cuidar da saúde de produção). É necessário possuir mais de 18 anos

Os idosos agora podem utilizar a estrutura do Sindicato dos Sapateiros para cuidar da saúde. Desde a semana passada ocorrem aulas ginástica para a Melhor Idade. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 8 às 9 horas, com o professor José Roberto dos Santos (Beto).

de idade, sexo masculino ou feminino, disponibilidade para trabalhar em turnos, Ensino Fundamental e residir em Sapiranga, Araricá ou Nova Hartz. Informações 3560-1528 ou 8117-8200 (Rose) ou pelo e-mail: rosepsicologiars@gmail.com


dia a dia

6 *Imunização * Construção e Reforma * Pintura Predial e Residencial * Elétrica e Hidráulica * Desentupimento de Ralo e Esgoto * Limpeza de Fossa * Prestamos Serviços para Imobiliárias

51 51

9846 1350 3529 1686

Rua Cel. Genuíno Sampaio, 256 - Centro - Sapiranga - RS

Psicoterapia Individual

Luciana Benetti Rohden Psicóloga Clínica CRP 07/13276

Psicoterapia Familiar e de Casal Mediação de Conflitos Consultórios: Campo Bom - Av. Willy Reichert, 487 Sapiranga - Rua São Pedro, 284 - Sala 03 Fone: (51) 9201-5343

Convênios e Particulares Descontos para Pacotes de Consultas

Tania R. Zimmermann de Jesus OAB/RS 46.747

Roselaine Ferreira Alves OAB/RS 66.462

Anili Rübenich Schneider

Repercussão Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

Novos negócios levam oportunidades à Araricá Mais renda | Prefeito destaca atração de empresas no município Araricá – Estatística do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério de Trabalho (MTE), mostra que o saldo de admissões e desligamentos - de janeiro a outubro de 2013 - no município está com um quadro positivo. Levantamento apresentado pelo MTE em Brasília, no final de outubro mostra, que do início do ano até agora, foram criados mais de 38 postos de trabalho com carteira assinada em Araricá. A estatística mostra uma recuperação frente ao mesmo período do ano passado (quando o município fechou 2012 com saldo negativo de 30 vagas), e conforme a projeção do prefeito, Sergio Machado, a tendência é de que o quadro fique ainda melhor. “Tenho conversado com empresários e quero que novos negócios venham para Araricá”, comenta.

Inventários

Ações Previdenciárias

Condomínios

Regularização de Imóveis

(51) 3598.5546

(51) 9221.1480

Rua Carlos Biehl, 92 - Sala 08 - Galeria Vitória (Rua do Banco do Brasil) - Sapiranga/RS

COMÉRCIO DE

SALVADOS SAPIRANGA

Móveis de Leilão Produtos Novos - Pontas de estoque Saldo das grandes redes de lojas

Grande Promoção! Compre mesas e leve as cadeiras. A partir de R$299,00 Av. João Corrêa, 1450 - Centro - Sapiranga/RS (51) 3529-8349 / (51) 9652-4059

+

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

MECÂNICA PEÇAS E SERVIÇOS

Fones:

3599-2960 9282.3117

dia a dia

7

RESTAURANTE

CAIRÚÚ O sabor autêntico da comida caseira

Av. 20 de Setembro, 2869 Centro - Sapiranga/RS

Aniversários Batizados Casamentos Primeiras Comunhões

Rua Tiradentes, 228 | Centro - Sapiranga/RS

Tintas prediais Produtos p/ piscinas

3599.5115

Duque de Caxias, 222 - Esquina Av. Mauá

Supermercado do

Gordo

Fábrica de Conteiners, Formaf, conclui parque industrial em Araricá | Foto: Deivis Luz

!

Chinelos, conteineres e indústria de tintas

 Incentivar novos negócios e atrair empreendimentos para Araricá é uma das metas do prefeito, Sergio Machado. Neste sentido, desde que assumiu, o prefeito vem tratando pessoalmente de alguns possíveis empreendimentos. “Temos negociações com uma empresa do segmento de tintas e que pode se instalar próximo da nossa área rural”, revela.  Mas, um dos negócios mais destacados por

Sergio Machado, é a fábrica de conteineres, que inclusive, já possui o alvará de funcionamento. “Ela decidiu abrir um centro de logística aqui no município”, disse.  Outra empresa que chegou este ano e contribuiu na geração de renda, foi a indústria de calçados AMC Ltda. “Ela está produzindo 1,5 mil pares de chinelo por dia, mas a intenção deles é elevar a produção no meio de 2014. Eles possuem 15 funcionários registrados”, revela.

Sapiranga – A Construtora Mão Certa, que também está construindo o Residencial Dona Margarida, será a empresa responsável pela obra da Unidade de Pronto Atendimento (24h), que será construída no centro da cidade. Com a licitação, a Prefeitura irá economizar um total de R$223 mil. Ordem de início deve ser dada nas próximas semanas.

BLAutoPeças CAMPO BOM 3038.1292

(em frente à Piccolo Tintas)

Nova Hartz – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) fará a formatura das turmas de modelista e de manicure e pedicure, em Nova Hartz. A cerimônia ocorre nesta terça-feira (26), no Espaço Cultural Pastro Wartenberg, às 19h. Também receberão os certificados os alunos do curso de eletricista predial do Bip Bop do Senai.

Sapiranga – A Igreja Aliança Bíblica promove no próximo dia 30 um galeto, com coxas, sobrecoxas, salada de repolho, pães e massa instantânea. O custo de cada cartão é R$12,00 e podem ser adquiridos pelo fone (51 ) 3039-2544. O galeto poderá ser retirado no dia 30 na Escola Premen (Polivalente). A renda será destinada para a construção de novo prédio da igreja.

RUA PRESIDENTE KENNEDY, 35 CENTRO - SAPIRANGA

(em frente à rodoviária)

Formatura de turmas

UPA 24h

3599 3737

Peças nacionais e importadas Novas e recondicionadas SAPIRANGA 3599.3595

Notas rápidas...

Galeto

VIDEOGAME É AQUI!

MADEIREIRA

Schneider Materiais de Construção

Pontos foram analisados pela cidade | Foto: Éder Zucolotto

Móveis

Campo Bom

Bazar

Projeto visa controle no nível de água A Prefeitura Municipal encaminhou um projeto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para a implantação de pluviômetros automáticos, que farão medições das precipitações de chuva na cidade. A administração informou que a instalação deve ser realizada até o final do ano pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O objetivo do projeto é controlar as cheias do Rio dos Sinos e arroios. Escolas em pontos estratégicos da rede municipal receberão as centrais de monitoramento.

Eletrodomésticos

3559.2767

Rua Major Bento Alves, 1592 Amaral Ribeiro - Sapiranga/RS

  Fone: (51) 3529.4382 Venha conferir nossas promoções da semana!

Rua 24 de Novembro, 915 - B. Oeste - Sapiranga/RS Procuro pessoa para dividir apartamento ou quero alugar quarto de moradia em Sapiranga.

Bom Tempero

Rua Major Bento Alves, 1437 Bairro 7 de Setembro ­ Sapiranga/RS Fone: (51) 9978­0904 Aceitamos reservas para festas!

MERCADO E CESTA BÁSICA  TONINHO ­ (51) 9978­0904 Rua Major Bento Alves, 1112 ­ Bairro 7 EXTINTORES

(51) (51) (51)

ESCAPAMENTOS Surdinas e Amortecedores, Troca de Óleo, Extintores COLOCAÇÃO GRÁTIS

Fone: (51) 3599-2425 / 3599-2755 Rua Quintino Bocaiúva, Centro - 246 - Sapiranga - RS

3599.2014 Av. 20 de Setembro, 3113 Centro - Sapiranga/RS

Terça a Domingo meio­dia

Buffet Kg e Livre

Receba em sua casa o Repercussão! Ligue (51) 3064.2664

Fone: 9500-4893

Escritório Contábil Marlise Laux

Restaurante

Reservas para Festas:

3599.2350

OAB/RS 61.286

Ações do FGTS

Repercussão

Mecânica

Injeção Eletrônica Suspensão Freios Motores Caixas Cuidando da saúde Nacionais e Importados do seu carro!

Dr.

Rua Antão de Farias, 619 - Centro Sapiranga/RS Fone: (51) 3559.8021

Colorindo nossa cidade!

Radiadores Sapiranga Fone: (51) 3599.2966 Rua Duque de Caxias, 43 - Centro - Sapiranga/RS Fone: 3039.3950 / 9686.3563

www.tintasroyal.com.br tinroyal@netwizard.com.br

Rua Tiradentes, 41 ­ Centro ­ Sapiranga

RADIADORES - INTERCOOLERS E AR CONDICIONADO

Fone: (51) 3529.1433

RS-239, nº 5148 - Bairro Oeste - Sapiranga/RS E-mail: recoradiadores@hotmail.com


8

dia a dia

Repercussão Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

Repercussão Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

dia a dia

9

Região vive incerteza para ter passe livre estudantil Bilhetagem eletrônica | Falta da modalidade nos ônibus contribui para que estudantes fiquem sem benefício estadual Região – Depois de ir às ruas no mês de junho e cobrar (entre outras medidas) o passe livre, os estudantes de Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz vivem um clima de incertezas. Ao mesmo tempo em que secundaristas e universitários veem seus colegas estudantes de outros municípios (casos de Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Esteio e Viamão) conseguirem o tão sonhado passe livre para chegar às escolas e universidades, a juventude da região, que depende do transporte público, ainda se vê obrigada a pagar o valor inteiro da passagem. Este problema se dá pelo fato de que em Araricá, Campo Bom, Sapiranga e

Nova Hartz, o sistema de bilhetagem eletrônica ainda não ter sido implantado nos ônibus de transporte intermunicipal. Conforme a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), as empresas responsáveis pelo transporte de passageiros têm um prazo de 60 dias para implantarem o sistema eletrônico. Para o presidente da União Estudantil de Sapiranga, Ismael Boeira, os problemas de ordem burocrática não podem prejudicar os estudantes. “Se for necessário pressionar os vereadores de Sapiranga para que eles contribuam com a nossa luta de anos, assim faremos”, destaca o líder estudantil.

CONTA DEVE SER PAGA PELO ESTADO A Metroplan explica que todos os custos para a implantação do passe livre estudantil serão custeados pelo Governo do Estado. Mas, há receio dos prefeitos de que o repasse não seja cumprido. Entre as prefeituras atentas aos movimentos do governo estadual, está Campo Bom.

O benefício do passe livre que dá o direito a duas passagens diárias aos estudantes em Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz, ainda não tem prazo para entrar em vigor.

Por dentro da situação

22

SAPIRANGA:

Loja 3 - Av. João Corrêa, 1050 Centro - Fone: 3559.1300

Hugo & Tiago em ação na Arena de Shows da 30ª Festa das Rosas

Banda Dupper | Foto: Augusto Haack

empresas de transporte coletivo atuam na região Metropolitana

1.200 linhas são fiscalizadas pela Metroplan

2.100 Estudantes da região ainda não conseguiram o passe livre nos ônibus | Foto:Cristiane Huff

!

O que será necessário para ter o passe livre

QUEM TEM DIREITO Estudantes que comprovem renda de até 1,5 salário mínimo, que residam em uma cidade, mas estudem em outra e que comprovem frequência nas instituições de ensino. COMO SERÁ O ACESSO AO BENEFÍCIO É necessário ter a carteira da União Gaúcha dos Estudantes (Uges), no caso dos estudantes de ensino fundamental, médio, EJA e técnico ou a carteira da União Estadual dos Estudantes (UEE), para acadê-

NOVA HARTZ:

Loja 1 - Rua Emílio Jost, 371 Centro - Fone: 3565.1194 Loja 2 - Rua Henrique Hoffmann, 1503 Bairro Primavera - Fone: 3565.2016 Loja 4 - Rua da Integração, 301 B. Campo Vicente - Fone: 3565.1845 Loja 6 - Rua Guilherme Albino Muller, 681 Centro - Fone: 3565.1169

Os porto-alegrenses do Papas da Língua colocaram o público para pular

ARARICÁ: Loja 5 - Rua Leopoldo Krupp, 137 Centro - Sala 7 - Fone: 3560.1035 PAROBÉ: Rua Odorico Mossmann, 389 Centro - Fone: 3543.1666

micos do ensino superior. COMO FAZER A CARTEIRA Pela regra atual, estudantes q u e re s i d e m n a re gi ã o Metropolitana, devem confeccionar a carteira da Uges ou UEE 2013 que permite o passe livre. Os estudantes deverão preencher uma ficha de adesão disponível no site da Metroplan e apresentar os seguintes documentos: foto 3 x 4, cópias do CPF do aluno e responsável (para menores de 18 anos), atestado escolar 2013, cópia do RG, cópia da conta de água ou luz e

comprovante de renda das pessoas que residem junto com o estudante. É necessário pagar uma taxa de R$ 15,40. PRAZO DE VALIDADE A carteira que dará passe livre aos estudantes terá validade de um ano, com necessidade de revalidação semestral (no casos dos universitários). CARTEIRA PROVISÓRIA A lei estabele ainda a emissão da Carteira Estudantil provisória, para exercício d o d i re i ro a o s u b s í d i o. Informações: 3023-3936

ônibus fazem o transporte diário de dezenas de pessoas

485

mil passageiros são transportados diariamente pela região Metropolitana

16

milhões de reais garantirão a gratuidade do transporte aos estudantes

8

milhões de reais dos 16 citados serão destinados aos convênios entre Estado e municípios. Fonte: Governo do Estado

Alt Four, de Sapiranga, representa nova geração do rock

Balé Folclórico Origens mostra coreografias Espaço vendeu flores aos visitantes Banda Murder King | Foto: Augusto Haack

Cultura para todos os gostos 30ª Festa das Rosas | Evento teve programação intensa no Parque do Imigrante durante oito dias Sapiranga – A 30ª edição da Festa das Rosas, que teve o show da dupla Hugo & Tiago, contou com uma programação para todos os gostos no Parque do Imigrante. Milhares de pessoas usufruíram de uma estrutura gastronômica, dezenas de atrações culturais e um parque de diversões para a juventude nos oito dias do evento. No penúltimo dia da Festa a prefeita, Corinha Molling, fez a inauguração simbólica do Jardim “Rosas da Corte”, convidando a Rainha Morgana Lessa Pacheco e as princesas Vitória Eckstein Hoffmeister e Jheniffer Ev para plantar uma muda de rosa. “Tivemos uma festa bonita, reunindo famílias da região para momentos de muita descontração. A cada ano, pretendemos qualificar a festa”, disse a prefeita. A prefeita destacou ainda as entidades assistenciais que trabalharam na festa e a Brigada Militar, que colocou um efetivo de até 150 soldados. Nas próximas semanas, as entidades receberão parte da renda para qualificar os serviços prestados à comunidade.

JARDIM EXPOSITOR Todas as soberanas da Festa das Rosas, a partir de 2013, terão seus nomes gravados em uma placa. Para simbolizar o momento, as soberanas plantaram três mudas de rosas, que serviram para marcar os 30 anos da Festa das Rosas.

Grupo Folclórico de Balé Origens Apresentação ocorreu no domingo (17) na Festa das Rosas. Na oportunidade, os grupos juvenil e adulto (foto), mostraram as suas danças e performances que foram apresentadas em turnê pela europa recentemente.

BRIGADA MILITAR FEZ A SEGURANÇA O policiamento da Brigada Militar na 30ª Festa das Rosas contou com apoio de efetivos de outros municípios do Vale do Sinos. O 32º Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar tem no comando o major, Marcelo Carpes.

Parque de diversões presente na 30ª Festa das Rosas O local onde foi montado o parque de diversões nesta edição é polêmico. Os brinquedos foram instalados ao lado do espaço destinado à construção da Pista de Bicicross. Foi necessário nivelar todo o local, gerando contestação.

Promoção do Jornal Repercussão na Festa A camisa oficial do goleiro campo-bonense, Marcelo Grohe, ficou com Franciele Florentino, 22 anos. Junto com a rádio da festa, a promoção perguntou o clube que Marcelo jogou em Sapiranga. Franciele respondeu: Cairú, do Bairro Amaral Ribeiro.


esportes

A Copa Verão de Futsal será disputada entre os dias 15 de janeiro e 28 de fevereiro. Para os interessados, as fichas serão distibuídas a partir da segunda quinzena de dezembro.”

Guido Schuh, Diretor de Esportes de Sapiranga

Jornal Repercussão | 21 de Novembro de 2013 | Pág. 10

Confiante, Nicolas quer a camisa 1 do Lajeadense Maturidade | Ex-goleiro do 15 disputará vaga com Eduardo Martini

Luciana em visita à redação do JR | Foto: Cristiane Huff

Atleta ganha ouro em copa estudantil Conquista | Jogos Escolares reuniu mais de mil atletas no Pará Sapiranga – O gosto pelo handebol foi passado de geração em geração na família Figueiró. A caçula, Luciana Figueiró, 17 anos, atleta do Santa/Feevale, disputou os Jogos Escolares da Juventude, realizado em Belém - PA. Junto com sua equipe, a sapiranguense trouxe para casa a medalha de ouro na competição. O time do Colégio Santa Catarina representou o Rio Grande do Sul na competição, na categoria sub-15/ sub-17, pela segunda divisão. Foram 5 jogos invictos até o título, que foi conquistado contra a equipe da Colégio Motiva, da Paraíba, pelo placar de 23 a 19. O handebol tem espaço especial na rotina da jovem

!

Treino

 Luciana Figueiró cursa o 3º ano no Colégio Santa Catarina.Realiza curso técnico à tarde e treina terças quintas e sextasfeiras à noite e no sábado pela manhã.  Ela joga desde pequena em escolinhas de Sapiranga e no final de 2009 entrou para equipe do Santa/Feevale, de Novo Hamburgo.

atleta. Mesmo com as intensas atividades da rotina da estudante, Luciana não se intimida, e sonha em seguir carreira de atleta profissional.

Heidi Maria Belau da Luz Pós-graduanda em Dependência Química e Saúde Mental Psicoterapia com casais, adolescentes, crianças e adultos

Psicóloga CRP 07/20656

8412 5298 / 3559 7741

daluzedahmer@hotmail.com Getúlio Vargas | 626 | S.01 | Centro Sapiranga/RS

Campo Bom – Sem competições em andamento, o goleiro do Lajeadense, Nicolas Modinger, aproveitou o domingo (17) de sol, para conferir as atrações da 30ª Festa das Rosas, em Sapiranga. Ele que deu seus primeiros passos como profissional no 15 de Novembro, disputou em 2011 e 2012 o Campeonato

Entrevista com

Paulista das séries A-1 e A-2 pelo Esporte Clube Noroeste, do interior de São Paulo. Na passagem por um dos grandes centros do mercado da bola, Nicolas aponta como grande diferencial a sequência de mais de 50 jogos que teve no clube. “Joguei com atletas como o goleiro Walter (hoje no

Corinthians) e com o volante França (atualmente no Hannover da Alemanha). Foi uma passagem importantíssima para minha carreira”, destaca. Sobre a volta do 15 de Novembro à elite, Nicolas saúda. “Vejo com alegria e será uma longa caminhada até voltar ao nível que estava”, comenta.

Nicolas jogou no Canoas

Nicolas Andrei Modinger

Goleiro do Clube Esportivo Lajeadense Repercussão - Como é a tua relação com Campo Bom? Nicolas - Me criei em Campo Bom. Meu pai (in memorian) e familiares integram (ou integraram) grupos tradicionalistas e artísticos de Campo Bom. Os primeiros contatos com o futebol vieram através dos jogos do 15 de Novembro, onde frequentava as piscinas. E foi no 15 onde disputei meu primeiro Gauchão como atleta profissional. Tive a sorte de trabalhar em um clube organizado e que sempre teve bons times. Repercussão - Como será a disputa com um atleta mais experiente, caso do Eduardo Martini (ex-goleiro do Grêmio)? Nicolas - Como atleta e profissional sempre vou acreditar que tenho condições de jogar. Isso é o principal para eu conseguir ser titular. Tenho recebido o reconhecimento pelo trabalho. Tudo tem o seu tempo. A disputa será sadia e farei o meu melhor. Não é falando que se obtém a titularidade. É jogando bem e ajudando a equipe quando ela precisa.

Repercussão - Até em virtude desta situação, não pensou em buscar um novo clube? Nicolas - Se fosse pensar em momento, uma outra alternativa não seria ruim. Mas, o Lajeadense é uma grande força do interior e é o local onde posso pensar em um projeto de longo prazo. Se a titularidade não vier este ano, quem sabe, no próximo. É claro, se aparecer uma oferta melhor, se tiver a oportunidade de ir para um clube, onde eu consiga ser titular, ficarei feliz e tudo é possível. O Lajeadense tem uma grande estrutura e tem tudo para chegar as finais, e consequentemente, o atleta aparecer na vitrine. Repercussão - Essa é a pretensão do clube para 2014, chegar às finais? Nicolas - Para um time chegar as finais ele sempre precisa pensar em ser competitivo. E isso o Lajeadense sempre foi. Quando ele esteve na segunda divisão, e desde o primeiro ano na 1ª divisão, sempre chegou as finais. Isso é bom para o clube e para o atleta. Quando o clube chega às finais, o atleta fica valorizado. O

jogador aparece mais na tevê e abre novas portas. Isso é muito bom para o atleta. Repercussão - Como é a estrutura do Lajeadense? Fica atrás de outros times do interior? Nicolas - A estrutura do clube comparada com outros clubes do interior é muito boa. Poucos clubes têm. Não só no Sul do país, mas no Brasil. O clube tem o seu estádio próprio onde eventualmente se treina, tem um Centro de Treinamento (CT) do lado do estádio. Isso torna as saídas das dependências do clube mais raras. Temos uma academia dentro do estádio e isso é importantíssimo para o atleta. Isso tudo é feito no próprio estádio. Também temos alojamento e refeitório dentro das dependências do clube. Repercussão - Vo c ê s possuem u m a equipe multidiscipli-

nar, com preparador físico, nutricionista e psicólogo(a)? Nicolas - Próximo das competições, o Lajeadense contrata um preparador físico de alto nível e ele ajuda na parte de nutrição. Ainda não contamos com o psicólogo. Repercussão - Como é a preparação física no período de férias? Nicolas - Cuido da alimentação para não chegar acima do peso e não ficar com a massa muscular muito baixa. Desta forma não perdemos tempo controlando o peso na volta das atividades. Estou indo para o Litoral nos próximos dias, e quero manter a parte física correndo na praia.

Repercussão

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

+

Notas rápidas...

Sapiranga

Café com Qualidade A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga promove na terça-feira (26), o Café com Qualidade. O palestrante Marcelo Bernardes conduzirá o evento com o tema Liderança para Resultados, através do Modelo de Excelência da Gestão (MEG). O evento inicia às 8h na sede da CDL Sapiranga, Av. João Corrêa, 1.260 sala 17 – Centro. Confirmação de presença deve ser feita até segunda-feira (25) pelo e-mail: convenio@ cdlsap.com.br ou pelo telefone (51) 3599-1076.

Marcelo Bernardes

giro dos municípios

11

Campo Bom

Sapiranga

Sapiranga

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) promove mais uma edição da Caminhada Orientada. Será neste sábado (23), às 9h30min, com saída da Pista Atlética Avenida dos Estados, s/nº, Bairro Genuíno Sampaio. Os participantes receberão dicas de como proceder antes da corrida com orientação de aquecimento e alongamento. A organização orienta para o uso de roupas adequadas para prática de esporte. A caminhada dura cerca de uma hora e 20 minutos.

A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) realiza nos dias 22 e 23 de novembro, o VIII Bazar de Natal. Na sexta-feira (22) o bazar estará aberto das 12h às 20h e no sábado (23) das 10h às 20h. O evento contará com 40 expositores com várias novidades em artesanato. O VIII Bazar de Natal ocorre no Centro Evangélico na Av. 20 de Setembro nº3483, no Centro de Sapiranga.

A Espaço Cães e Gatos promove no dia 30 de novembro a 1ª Cãominhada. O evento terá um passeio e outras atividades como sorteio de brindes, avaliação bucal gratuita, sessão de fotos, entre outras atrações. As inscrições devem ser feitas na Pet Shop ao valor de R$20. Os 200 primeiros inscritos ganharão um kit da 1ª Caominhada com uma camiseta Dry Fit do evento, uma bandana personalizada, uma garrafa de água (squeeze) da Loja Dispa e um protetor solar da Substância Certa. As inscrições seguem até o dia do evento.

Bazar de Natal

Caminhada Orientada

Nova Hartz

Vistoria em obras

A Prefeitura Municipal está aumentando as vistorias em obras na cidade. A ação já notificou 180 obras com falta de habite-se, que autoriza as obras de edificação, e 23 por termos de embargo (sem alvarás). Segundo o setor de fiscalização, que é comandado por Clérison Vieira de Oliveira, as vistorias são feitas também para que produtos não sejam comercializados de forma ilegal.

Garis representaram a classe na atividade esportiva

Sapiranga

1ª Rústica das Rosas une diferentes gerações A 1ª edição da Rústica das Rosas, realizada no domingo (17), junto a programação da Festa das Rosas, reuniu cerca de 600 corredores da cidade e da região. Dentre a comunidade que participou da corrida, estiveram presentes garis e servidores do município, que foram convidados pela organização do evento esportivo. A proposta de inserir as modalidades na Rústica foi de autoria do vereador Sandro Seixas (PP).

Campo Bom

Processo seletivo para Agentes Comunitários A Prefeitura recebe inscrições até amanhã (22) para o processo seletivo público para contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE). Foram disponibilizadas 16 vagas para contratação instantânea e serão realizados cadastros para possíveis vagas. O salário é de R$ 729,05 para agentes comunitários de saúde e o de endemias, R$ 1.138,05. As inscrições podem ser feitas no Protocolo da Prefeitura.

Sapiranga

Bairro São Luiz sedia o próximo serviço social

O Administrando com a Comunidade será realizado no sábado, dia 30 de novembro, no Bairro São Luiz, no Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, na Rua Presidente Kennedy, 2222, das 9h às 12h. No local serão realizadas diversas atividades gratuitas para integrar a comunidade e a administração.

Sapiranga

Exames gratuitos

O Novembro Azul mobilizará as equipes do Programa Estratégia da Saúde para atender mais de 100 moradores. A campanha iniciou ontem (20) e terá mais duas edições nos dias 22 de novembro no Posto de Saúde ESF João Goulart – Avenida 20 de Setembro, 8309 (30 fichas), e 28 de novembro no Posto de Saúde ESF São Paulo, Rua Frederico, 137 (30 fichas). Serão feitos exames de PSA, palestras de orientação sobre o Câncer de próstata e exames de Diabetes. O horário de atendimento será das 7 às 19 horas.

Passeio com cães

Campo Bom

Concurso para bichos O Largo Irmãos Vetter receberá neste sábado (23), o Bicharada Fashion Day. O evento reunirá cães e gatos para o Cãocurso que irá eleger o bicho mais estiloso. O desfile será às 15h. A inscrição para o concurso ocorre no local, com a doação de um pacote de ração. Será feito atendimento ao animais através de vacinas e orientação de veterinários, e também terá a feira de doação de filhotes das 10 às 16 horas..


12

dia a dia

Viagem  avivatravelturismo@gmail.com

O clima de Natal está invadindo nossas vidas, afinal, é uma época de luz, reflexão e mais humanidade! Na serra gaúcha, temos o Natal mais cobiçado do Brasil: o Natal Luz em Gramado! Famoso por ter uma programação completa, desde desfiles de rua, corais, muitos papais noéis, neve e até show de fogos. As avenidas decoradas e muito bem iluminadas encantam e seduzem os turistas, que vêm de todos os lugares do Brasil e lotam a cidade. Não podemos deixar de indicar a visita à Aldeia do Papail Noel. Lá, tem trenzinho que leva os visitantes até a Casa do bom velhinho, que é aberta ao público. Tem renas soltas, um espaço com neve e, claro, muitas fotos com o Papai Noel.

Mas quem sobe a Serra não pode deixar de visitar Canela. Há apenas 7,5km de Gramado, esta cidade nos oferece um verdadeiro Sonho de Natal. A avenida principal, minuciosamente iluminada, é também decorada com pinheiros e presentes. A famosa Catedral de Pedra dá um verdadeiro show com suas luzes coloridas. Na praça central fica a Casa do Papai Noel, onde ele atende a todos que o visitam. Também há teatro de bonecos, desfiles, coral e orquestra. Natal com luzes, cores e muito amor!

Natal Luz de Gramado! Dia 30/11

www.avivatravelturismo.com.br Rua 7 de Setembro, 353 - sala 05 Centro - Sapiranga / RS (51) 3559-6900

Repercussão Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

Tecnologia para vigiar agressões à mulheres

Repercussão Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

dia a dia

Informe >>>

13

Carro 0 km sai para moradora do Santa Fé

Mais proteção | Projeto faz parte de ações da Rede Lilás no Estado

Premiados | Campanha terminou na Festa das Rosas no domingo

Sapiranga – O Projeto de Lei 278/2013, que visa a implantação de tornozeleiras, solicitado pela Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, através da Rede Lilás, e que visa o monitoramento de agressores que atentem à integridade física de mulheres no RS, terá como ponto inicial Porto Alegre. Andrisa Bloss, titular da Coordenadoria da Mulher e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Sapiranga, aguarda maiores informações sobre o projeto para avaliar uma forma de como proceder em relação a essa ação. “Vamos nos inteirar sobre o projeto e aguardar os resultados de Porto Alegre, para depois analisar se vamos requerer aqui no município, ou se o Estado vai informar a continuidade em outras cidades”, relata. As tornozeleiras serão aplicadas em agressores como forma de proteger as mulheres que tenham a medida protetiva expedida pelo judiciário. Será lançado um perímetro em que o agressor não poderá se aproximar da mulher. O projeto que assemelha ao aplicado em presos do regime semiaberto será colocado em prática já em dezembro na capital.

Sapiranga – A Nota Premiada 2013 durou cerca de três meses. Durante este período, a população pode trocar as 100 mil raspadinhas que ofereceram cerca de 500 prêmios, em diversos valores. O sorteio do prêmio mais esperado, o veículo Gol Geração 4, 1.0, 2 portas, 0 km, ocorreu no domingo (17), na 30ª Festa das Rosas. A ganhadora foi Sônia Fátima Eitelvein, 38 anos, funcionária pública, moradora do Bairro Santa Fé. A prefeita Corinha Molling entrou em contato por telefone com Sônia, que foi até o local retirar o seu prêmio. Foram premiados também com dois televisores led o técnico em informática do Bairro São Luiz, Cassiano Simon, 26 anos, e Andréa Lopes Pinheiro, 27 anos, moradora do Bairro Amaral Ribeiro. Sônia disse que depositou cerca de 100 raspadinhas nas urnas e Cassiano, aproximadamente 200. Andréa garantiu seu prêmio com 40 raspadinhas nas urnas espalhadas na Prefeitura e escolas. Os premiados que ainda não foram retirar seu prêmio tem até o dia 17 de janeiro para garanti-los. Os nomes dos ganhadores dos demais prêmios serão informados ainda nesta semana.

Ela explica a situação E-mail: cdlcampobom@cdlcampobom.com.br

Tornozeleira para monitoramento| Foto: Camila Domingues

!

3º Encontro Estadual

 Ocorreu nesta semana, em Porto Alegre, o Encontro Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, que reuniu as gestoras municipais. Foram debatidos temas relacionados aos novos projetos e esclarecimentos sobre os trabalhos já desenvolvidos. A coordenadora de Sapiranga, Andrisa Bloss, participou do evento. “Estamos lutando primeiramente por um veículo que possa ser

utilizado na Patrulha Maria da Penha, que fará visitas nas residências das mulheres agredidas, que tenham a medida protetiva”, declara.

“Acredito que o projeto de colocação das tornozeleiras tenha um caráter muito importante, pois diante da sociedado, o agressor ficará marcado. Ele será reconhecido através do uso da tornozeleira e não mais a mulher que sofre a agressão.” Andrisa Bloss, titular da Coordenadoria da Mulher de Sapiranga

 Na reunião foram apresentados projetos como a Rede Lilás, ao qual a ação das tornozeleiras está integrado. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (SPM).

50 16 20

Modas

Aluguel de vestidos para festas, casamentos, formaturas, ternos masculinos. Moda Evangélica. AGORA EM NOVO ENDEREÇO: Rua Jacob Pilger, 30 - salas 7 e 9 Nova Hartz/RS Fone: 3565.1558

dias de Ativismo é a próxima ação que visa o fim da Violência contra a Mulher, promovida pela SPM.

A formatura da terceira turma do Curso Gestão e Desenvolvimento para a Excelência (GDE), promovido pelo AGOP, ocorre no dia 2 de dezembro, às 20h, no auditório da Valetec. Na cerimônia duas empresas apresentarão os cases desenvolvidos em aula, destacando as melhorias implantadas a partir do curso, que teve a duração de dez meses. O Programa é ministrado em parceria com o Comitê da Qualidade e é uma das mais importantes ferramentas para a Capacitação Gerencial de micro e pequenas empresas. O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições carentes do município. Confirme sua presença pelo telefone (51) 3597-1226 ou pelo e-mail cdlcampobom@cdlcampobom. com.br até o dia 29/11. Por questões de espaço físico as vagas são limitadas.

Pré reveillon

Fique por dentro das ações na área

Tornozeleiras serão destinadas para a o monitoramento da primeira leva de agressores de Porto Alegre.

Formatura GDE em dezembro

meses que a Rede Lilás atende as mulheres do RS. Neste período, foram implantadas várias melhorias na área.

Receba em sua casa o Repercussão! Ligue (51) 3064.2664 SELECIONA:

Professor para Natação e Hidroginástica

Enviar currículo para hidro.centro@hotmail.com ou comparecer na Rua General Lima e Silva, 325 Centro - Sapiranga/RS Fone: (51) 3529-4347

O tradicional pré-reveillon promovido pela CDL Campo Bom já tem data marcada: dia 07 de dezembro, na Sociedade de Canto Progresso. Momento de confraternização entre empresas e equipes, o evento contará com a animação do Musical Favo de Mel e distribuição de brindes. Associado CDL recebe um ingresso cortesia. Os demais ingressos estão sendo comercializados por 28 reais. Participe e traga os seus colaboradores! Os ingressos são limitados e as presenças devem ser confirmadas até o dia 03 de dezembro pelo telefone 3597-1226 ou pelo e-mail cdlcampobom@cdlcampobom.com.br .

Novo horário de atendimento da CDL em dezembro

De 3 a 6 de dezembro: 8h30 às 18h sem fechar ao meio dia. De 9 a 23 de dezembro: 8h30 às 19h sem fechar ao meio dia. Dia 24 de dezembro: 8h30 às 18h sem fechar ao meio dia. Dias 14 e 21 de dezembro (sábados): 8h30 às 17h sem fechar ao meio dia. Dia 22 de dezembro (domingo): 14h às 17h. À partir do dia 26/12 o horário volta ao normal: Segunda a sexta-feira: 8h30 às 11h30 e da 13h30 às 18h30. Sábados: 8h30 ao 12h. Associado CDL deve solicitar sua senha de acesso à Internet ou a URA e pode tirar suas dúvidas pelo telefone 35971226 ou pelo e-mail cdlcampobom@cdlcampobom.com.br

Palavra do Associado

“Somos associados da CDL Campo Bom há cerca de um ano. Mantemos uma parceria com a entidade na gestão de telefonia, tanto no plano utilizado pela própria CDL como nos planos dos seus associados que optam pelo plano empresarial. Para nós é um indicativo de qualidade e credibilidade ter a CDL Campo Bom como nossa parceira. Além de termos o serviço na vitrine, temos acesso a inúmeros benefícios. A parceria tem sido proveitosa para ambos, mostrando a importância de se trabalhar em cooperação.”. Vantoir Geovane Melha diretor da SIM empresarial RS

+

Nota rápida...

Senar

Araricá - Em parceria com o Senar, a Prefeitura organizou um curso de Curso de Processamento de Hortaliças. O instrutor do Senar, Marco Silveira Flores mostrou as técnicas à dez inscritos, que produziram suas compostas de abóbora, abacaxi, batata doce, pepino, entre outros.

Ganhadora recebe Gol 0km no sorteio realizado na Festa das Rosas | Fotos: Felipe Laux

!

Soberanas auxiliaram no sorteio da Nota Premiada 2013 PRÓXIMAS ETAPAS DA CAMPANHA A Nota Premiada realizará dois sorteios no ano que vem. O primeiro será em maio e o outro em novembro. As notas fiscais de outubro deste ano, que não foram trocadas, irão valer para a próxima edição de 2014. A Prefeitura irá lançar em breve o nome da nova campanha da Educação Fiscal, que está em votação.

Prêmios

1 televisor LED 42” 01 refrigerador 280l; 1 máquina de lavar roupas 11kg; 1 notebook; 1 forno de microondas 25l; 1 forno elétrico 1 mini system; 3 máquinas fotográficas digitais; 5 liquidificadores; 10 ventiladores; 10 sanduicheiras; 2 aparelhos Blue-ray 1 Play Station II; 25 mochilas; 5 cobertores de casal; 5 edredons de casal; 10 jogos de cama de casal; 15 jogos de xadrez; 5 jogos perfil; 5 jogos banco imobiliário; 20 jogos super trunfo; 20 jogos de dominó; 30 jogos resta um; 25 quebra-cabeças;


jornal

“ Agenda cheia para Ainda iremos apresentar a proposta final à prefeita, com as atrações, a estrutura e o investimento necessário para marcar a data”.

jornal

DiverCidade

Repercussão Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

repercutindo...

Louize Wasem

Luís Fernando Hanauer, Secretário de Cultura e Desporto de Sapiranga, sobre a preparação do Natal das Rosas

Jornal Repercussão | 21 de Novembro de 2013 | Pág. 14

Orquestra de Viola

15

Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz

louizewasem@gmail.com

Très chic

Divulgação

Louize Wasem

Louize Wasem

Som daqui | Orquestra tem shows em Campo Bom e Sapiranga

Grupo Voluntários em Ação prepara Natal | Foto: Felipe Laux

Natal Solidário aceita doações até o dia do evento Sapiranga – Fazer o natal de centenas de crianças mais feliz é a proposta do grupo Voluntários em Ação - Resgatando Vidas, com a 4ª edição do Natal Solidário. A ação organizada pelo grupo será no dia 21 de dezembro e está arrecadando brinquedos, refrigerantes e doces, para promover um natal antecipado para a garotada. “Temos bastante doações, mas o que mais faltam ainda são brinquedos”, destaca o coordenador do grupo, Valdes de Araújo. Os voluntários esperam cerca de mil crianças no Salão Social Bom Samaritano, no Bairro Amaral Ribeiro. As doações seguem até o evento. Os pontos para doações são: Jaisa Presentes (Rua Rolante, 487), Mercado Faller (Rua Uberaba, 126) e na Rádio

AJUDA PARA O DIA DO EVENTO O grupo Voluntários em Ação Resgatando Vidas informa que quem tiver o interesse em ajudar como voluntário no dia do evento pode entrar em contato pelo telefone 8128-5010. O grupo espera contar com o apoio da população para atender as crianças e proporcionar um grande evento no dia 21/12.

Harmonia (Rua Cruz Alta, 185), ambos no bairro Amaral Ribeiro. Os interessados em fazer doações em dinheiro para o 4º Natal Solidário, ou para mais informações, podem entrar em contato pelo telefone (51) 8128-5010.

Sapiranga – Jovens estudantes da rede municipal, estadual e privada de ensino têm encontrado no som da viola caipira uma forma de demonstrarem seus gostos pela música. Há cinco anos, a Orquestra Gaúcha de Viola Caipira (OGVC), leva o seu repertório - composto por mais de 70 canções - para todos rincões do Estado (tendo se apresentado também no Uruguai). Os ensaios (que antes eram realizados uma vez por semana) agora ocorrem em duas oportunidades (segundas e sextas, das 20 às 22 horas). “Estamos prestes a completar cinco anos de existência. A Orquestra não é apenas uma oficina de música. É um projeto social que ajuda a manter os jovens afastados da violência e das drogas”, comenta o presidente da OGVC, Rogério Castañeiras.

+

1

Louize Wasem

Louize Wasem

Orquestra Gaúcha de Viola Caipira na Festa das Rosas com 42 participantes | Foto: Deivis Luz

União de gerações A tradição, a música de raiz e a paixão pela viola, envolve todas as idades na OGVC. O Projeto da Orquestra Gaúcha de Viola Caipira nasceu em 28 de fevereiro de 2009, com 34 integrantes. Hoje, o grupo conta com 80 integrantes e a idade fica entre 7 e 64 anos.

Notas rápidas...

Tour Micro Macro Campo Bom - O Centro Cultural Marcelo Breunig (CCMB), de Campo Bom, programa para o sábado (23) mais um Garagem Aberta. A música independente ganha espaço no CCMB, que receberá o penúltimo show da turnê conjunta Micro Macro, das bandas Siléste, Tomate Seco e Samsara Voyeur, além deles, a Subte também sobe ao palco. Os shows iniciam às 20 horas e a entrada é R$ 10.

Espaço para festas! Rua Afrânio Peixoto, 130 - Bairro Santa Fé Sapiranga/RS - Fone: (51) 9122.4455 patricia@interfix.ind.br

2

Música independente tem espaço no CCMB | Foto: Deivis Luz

Agenda cheia em Dezembro Além da música, o projeto conta com uma biblioteca e aulas de pintura para as mães dos alunos. Quem pode, colabora financeiramente, mas a maioria ganha as viagens e os figurino para as apresentações de graça. Um dos requisitos para participar da Orquestra é ter boas notas.

!

Shows

Confira a agenda de shows da OGVC 19 DE DEZEMBRO Campo Bom 20 DE DEZEMBRO Sapiranga 22 DE DEZEMBRO Cerro Largo

Sapiranga

1ª Brisa Musical encerra domingo com shows Encerra neste domingo (24), a 1ª Brisa Musical, atividade organizada pelos músicos Estela Kohlrausch, Louis Marcelo Illenser, Mauro Harff e Pc Santos. Contatos: musicosdesapiranga.blogspot. com.br ou musicosdesapiranga@gmail.com QUINTA-FEIRA (21) 16h30 - Praça da Bandeira – Banda One Day (Helio Junior Rodrigues, Jardel da Rosa, Lukas Martins, Silas Estevam) 19 horas - locais públicos - Quarteto de Metais (professor Pc Santos) 20h30 - Art Pizza - Cia da Música apresenta: Tributo a Vinícius de Moraes (Nana e Paulo Gordo) SEXTA-FEIRA (22) 20 horas - Sítio da Paz – Mauro Harff convida para Encontro Musical (Participação do Coral Vida Nova- Cleide Petry) 23h30 - Mullini Bar- Louis Marcelo Illenseer, Rafael Brayer e Daniel Beckendorf e convidados (Tommy Tomé)

SÁBADO (23) 9h30 - Ruas do Centro -Banda Marcial da EMEF Mª Ruth Raymundo (professor Pc Santos) 10h30 - Praça da BandeiraBig Band da EST (com Daniel Hunger e Pc Santos) 23 horas - Bar do Morro Sábado Rock Bar do Morro – Show em comemoração aos 15 anos da banda Alcaholy (ingresso masculino 15 feminino) DOMINGO (24) 15 horas - Praça da Bandeira Quartetto de Cordas , (Ângelo Mello, Israel Mello,Mateus Schneider, Carolina Utech Kieckhoefel)

RouDIFERENCIAL bando a cena... num dos stands da 30ª Festa das Rosas

os doces artesanais, artísticos e temáticos produzidos por Solange Kautzmann da Sun Chocolat’s da cidade de Araricá, davam as boas vindas ao público que foi conferir a programação no Parque Municipal do Imigrante. Elaborados com muita delicadeza e esmero com sabores diferenciados e combinações muito bem elaboradas, e até mesmo exóticas. Os doces enchiam os olhos do público ligado em novidades. O acabamento perfeito e delicado dos doces mostraram o habilidade para a produção. Um a um... minuciosamente bem acabados e rico em detalhes encantou e despertou sensações. O capricho aliado a simpatia e disponibilidade no atendimento fizeram a diferença. Rosas de todos os tamanhos e cores foram literalmente degustadas pelos sweet adopters... De parabéns a criadora das delícias, que encheram de doçura os dias da festa...

1

A carismática Aniva Scherer, floricultora da cidade de Pareci Novo, novamente marcou presença em espaço especial na Festa das Rosas. Pelo décimo ano participando do evento, figura conhecida, arrebatava os olhares do público com as suas mudas de flores de todas as espécies. Embora, priorize sempre as roseiras, que também são suas flores preferidas. Pessoa simples, singela com sotaque alemão, obteve seu destaque distribuindo atenção ao público de todas as idades... e merece o reconhecimen-

3 Louize Wasem

4

5

to por sua efetiva e importante participação na Festa das Rosas.

2

Registro da festa do primeiro aniversário do pequeno Lorenzo Bloss da Silva, no dia 2 de novembro. Na foto com a mamãe Andriza Bloss e o papai Diego da Silva.

3

Já reconhecidos pelo grande público em meio aos corredores da 30ª Festa das Rosas de Sapiranga, a jovem dupla Léo Henrique &

DR. DANILO SCHNEIDER

Rafael. Os campobonenses foram reconhecidos pelo público que transitava pelos pavilhões da festa e requisitados para fotos. A dupla que não parava de receber elogios pelo seu trabalho e sucesso emergente. Esbanjaram simpatia. Sua passagem pelo evento não foi discreta como previam...mera consequência do sucesso. Parabéns garotos e continuem sempre com essa luz.

4

Participando efetivamente da programação da Festa das Rosas e prestigiando as bala-

das jovens da região, o trio que bem merece o dito “ Um por todos e todos por um “... Lucas Vieira, Vinícius Araújo e Jean Kauê Pedroso. Jean foi agraciado no último dia 16 de novembro com o Título de Mister Vale do Sinos.

5

O casal Deoclécio Grippa e Araci Kickow prestigiaram a 30ª Festa das Rosas. Grippa é atualmente o diretor-geral da Secretaria de Habitação e Saneamento do Governo do Rio Grande do Sul.

ESPECIALISTA EM IMPLANTODONTIA CIRURGIA E PRÓTESE SOBRE IMPLANTES

Especialista em Implantodontia - Cirurgia e prótese sobre implantes - pela Associação Brasileira de Odontologia - RS - desde 2002 - com mais de 10 anos de experiência na área.

CIRURGIÃO - DENTISTA - CRO RS 11984

Membro do ITI - International Team for Implantology (Suíça)

SAPIRANGA

Membro da Academia Latino-Americana de Osseointegração

Av. 20 de Setembro, 3825 - sala 03 drdaniloschneider@gmail.com

Membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica

51 3529.8297

EM NOVO HAMBURGO

LIGUE 3036.2111


Veja antes as notícias da região em nosso Facebook ou no site: www.jornalrepercussao.com.br

facebook.com/jornalrepercussao

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

+

Estudantes unidos em um só tom musical Música | Alunos se apresentaram na 1ª Mostra de Música em Sapiranga

Nota rápida...

Oficina para mulheres Sapiranga – O Centro de Referência da Mulher está promovendo a oficina de Pat Aplique. A oficina iniciou ontem (20) e segue aberta para a comunidade gratuitamente até o dia 18 de dezembro, das 13h às 17h, no Centro de Referência de Mulher Alzira Valesca Lampert Fett (Avenida 20 de Setembro, 1695, no Bairro Oeste). O curso está sendo aplicado por Letícia Land. O trabalho é uma das oficinas realizadas no local. Na última quarta-feira (13) foi realizado o encerramento do curso de artesanato em MDF. As participantes aprenderam as técnicas de Decoupage em relevo, Couro Argentino e Falsa Camurça.

Oficina de Pat Apliquê para as mulheres | Foto: PMS

Sapiranga – Através dos projetos Violão nas Escolas e Amigos da Música, implantados para desenvolver a prática de atividades musicais na rede municipal, foi promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), a 1º Mostra de Música Estudantil, realizada na terça-feira (19), e que reuniu mais de 500 alunos no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck. Com base na Lei 11769/2008, da Resolução Nº 18/2013, de 25 de setembro de 2013, por meio do Conselho Municipal de Educação, foi regulamentada a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica municipal, que atende ao princípio de que música pode auxiliar no desenvolvimento do aluno. O Projeto Político Pedagógico de cada instituição do município exige que a música esteja entre os conteúdos da disciplina de Artes. A música nas escolas tem como meta proporcionar a criatividade e a integração dos alunos.

Projeto Violão da EMEF 28 de Fevereiro marcou presença no evento | Foto: Cristiane Huff

Resgate histórico A inclusão da música nas escolas foi criado através do Projeto Político Pedagógico. Foram realizadas reuniões com a coordenação pedagógica de cada escola.

Intenção da proposta O objetivo do projeto não é formar músicos, mas desenvolver a autonomia, a socialização e autoconhecimento dos estudantes com o auxílio da música.

Quem orienta Foi criado o projeto Musicalidade na Escola. Os professores da rede de Educação Infantil e Fundamental foram orientados pela professora Mônia Kothe.

“ “ “

O que a música agrega aos estudantes O violão é uma arte muito bonita e eu sempre quis aprender sobre ela. Todo mundo me pergunta como eu consigo tocar porque eu acho muito fácil.

Paulo César de Souza, Projeto Música na AABB

Eu gosto de participar. Entrei no grupo no ano passado quando minha mãe comprou um violão para mim, pois queria aprender.

Marcely da Silva, Projeto Violão do CME Érico Veríssimo – UEF

O papel da música na educação pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais alegre e favorável à aprendizagem, propiciando a abertura de canais sensoriais. Maria Fátima de Souza, Secretária da Educação

Jornal repercussão edição 42  

Quadragésima segunda edição

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you