0494 Jornal Regional - 29.03.24

Page 1

Câmara de Paty recebe Prêmio de Mais

Transparente da Região

O município ainda ficou entre as dez melhores cidades do estado do Rio de Janeiro

EDITORIAL

Projeto político civilizatório de Jesus

CANNABIS MEDICINAL É VIDA Programa APEPI Solidária

É para atender à grande demanda de pessoas sem condições financeiras para iniciar ou dar continuidade ao tratamento com cannabis. PÁGINA 2

FALTAM 191 DIAS PARA AS ELEIÇÕES

As famílias

Velho da Silva e Ribeiro de Avelar

Distribuição gratuita e venda nas bancas autorizadas Edição 494, Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024
O CLASSIFICADO QUE VENDE (24) 98857-9872
PÁGINA 5 PÁGINA 2 Dri Alfaya Mercúrio Retrógrado PÁGINA 4 MEMÓRIAS DE PATY DO ALFERES Chef Fred Tibau Arancini de bacalhau PÁGINA 7 PÁGINA 7

PROJETO POLÍTICO CIVILIZATÓRIO DE JESUS

Eu sou discípulo de um prisioneiro político. Jesus foi preso, torturado, julgado por dois poderes políticos e condenado à pena de morte na cruz pelos Romanos. Jesus foi considerado blasfemo pelo Sinédrio judaico e subversivo pelo poder Romano. A pergunta de Frei Betto é: “Que diabo de fé é essa que o cristão diz que tem, mas que não se compromete com a mudança desse mundo?”.

Por que que Jesus foi assassinado cruelmente? Porque, dentro do reino de César, Ele ousou ao anunciar outro reino possível (Reino de Deus). Alguns falam, e com razão: o Reino de Deus fica do outro lado da vida. Isso é compreensível, já que a igreja jogou lá para cima, para poder se acomodar aos poderes desse mundo.

Nas escrituras, demonstra-se que, na cabeça de Jesus, o projeto do Reino de Deus é um projeto político civilizatório para este mundo, e a prova disso está no Pai Nosso. A gente não reza: “levem-nos ao Vosso Reino”, mas exatamente o contrário: “vem a nós o Vosso reino”.

Evangelho de Marcos

Segundo o Evangelho de Marcos, Jesus não veio fundar uma religião, nem uma Igreja. O Cristianismo veio para nos trazer uma nova proposta civilizatória: o projeto político civilizatório do Reino de Deus. Não obstante, essa expressão aparece 122 vezes na boca de Jesus nos quatro Evangelhos, e a expressão “igreja” aparece apenas 2 vezes, e em um único evangelho, que é o de Mateus, e que não se referia a essa instituição que temos hoje. Igreja, em grego, significa “assembleia”, o que era um contraponto, visto que os cristãos estavam sendo

expulsos das sinagogas judaicas, pois eram dissidentes. Eles então formaram o seu grupo e, para não haver identificação com aquela, começaram a chamá-lo de “Eclésia”, que significa “igreja”. “Por essa e por outras, não entendo como um cristão não seja progressista como Jesus foi”, afirma Frei Betto.

Tanto Barrabás quanto Jesus eram ativistas políticos. A diferença é que Barrabás optou pelo enfrentamento armado e Jesus, optou por minar por baixo, iniciando uma série de empreendimentos a partir dos pobres. Aliás, toda a vida de Jesus foi dedicada dos pobres.

Segundo Frei Betto, tanto a igreja quanto a política são duas ferramentas que servem tanto para oprimir, quanto para libertar, dependendo apenas de como são aplicadas. O filtro ideológico é que vai dizer qual a linha a ser aplicada.

O que é a religião?

Deus não tem religião. Religião é um fenômeno cultural criado pelo ser humano. Desde que somos homo sapiens, há 250 mil anos, nós temos espiritualidade, mas não temos religião. A religião é um fenômeno recente na história da humanidade. As primeiras religiões surgiram há 6 mil anos antes de Cristo. A analogia que Frei Betto faz é a de que sempre existiu o amor, e a instituição família é a institucionalização da relação amorosa. Então o que é a religião? É a institucionalização da espiritualidade. O problema é que muitas vezes ela se burocratiza tanto, que asfixia a espiritualidade.

Jesus Cristo foi um humanista, progressista e comunista. Por esses motivos, foi perseguido e violentamente assassinado pelo Estado, pela Igreja e por conservadores no Monte do Calvário, local situado, hoje, em Israel.

Programa APEPI Solidária

É para atender à grande demanda de pessoas sem condições financeiras para iniciar ou dar continuidade ao tratamento com cannabis

Você sabia que a APEPI tem um programa específico para atender à grande demanda de pessoas sem condições financeiras para iniciar ou dar continuidade ao tratamento com cannabis? Trata-se do Programa APEPI Solidária - PAS, importante ferramenta para a missão da APEPI de democratizar o acesso aos óleos.

Quem cuida dessa área é a Giovanna Soares, assistente social que começou como estagiária na equipe do setor de Acolhimento, onde pôde aprender sobre todo o funcionamento do mundo Cannábico e a relação com os pacientes. Giovanna nos conta que o primeiro passo foi criar, a partir de uma avaliação socioeconômica, uma política de descontos e isenções e também de suporte emocional e orientações quanto ao tratamento a todos esses pacientes.

“Hoje, esse programa atende 429 pacientes, e, com a implementação da nova forma de avaliação, incluímos 209 pacientes hipossuficientes no programa somente em 2023, quando dispensamos 2.138 frascos e tivemos 371 consultas gratuitas ou com desconto concedidas. As expectativas para 2024 são otimistas, visando triplicar o número de pacientes atendidos no Programa (PAS), alcançando pelo menos 10% do total de associados da APEPI”, explica Giovanna.

O acompanhamento ainda mais próximo desses pacientes irá fortalecer a eficácia do programa, garantindo um suporte integral durante o tratamento, algo fundamental para os resultados a longo prazo.

Associado Solidário Além disso, a APEPI está criando um plano de anuidade voltado para associados interessados em contribuir financeiramente no tratamento de outras pessoas, o que não apenas permite uma participação mais ampla da comunidade, mas também reforça o aspecto colaborativo e solidário da associação, promovendo uma rede de apoio sustentável e inclusiva.

A APEPI está comprometida com a expansão do alcance do programa e com a chance de proporcionar mais assistência a quem precisa, consolidando sua contribuição positiva para a comunidade.

Parceria com Co letivo Reparação Sócio-histórica – RESH

Em 2023, a APEPI também estabeleceu uma parceria com o Coletivo RESH, que tem como objetivo primordial promover reparação e acesso a tratamentos à base de Cannabis para grupos vulneráveis, incluindo pacientes negros, favelados/periféricos, indígenas, quilombolas, pessoas LGBTQIAPN+, com deficiência e mães solo. O Coletivo destaca a importância da reparação social e da participação ativa desses grupos para alcançar justiça e equidade, algo em que a APEPI sempre mirou se aprofundar.

Operando sob a gestão da Associação Coletivo RESH, uma equipe transdisciplinar de profissionais, composta por psicólogos, assistentes sociais, consultores em saúde e terapeutas, realiza triagens e avaliações para garantir a oferta de cotas 100% gratuitas para o acesso ao tratamento com Cannabis.

É aí que a APEPI entra com o compromisso de receber, inicialmente, até 30 pacientes dessa instituição e que já que tenham prescrição para óleo rico em THC. Neste momento, estamos expandindo o PAS para o óleo balanceado de THC e CBD, para receber o óleo gratuitamente.

Os pacientes que já possuem receita médica são acompanhados de perto pelo projeto e, na APEPI, pela Giovanna! Até o momento, são 12 pacientes do Coletivo atendidos nessa parceria. A sede torna-se um ponto de encontro onde essas pessoas podem fazer o cadastro e retirar os medicamentos, proporcionando um acolhimento mais amplo e estabelecendo um compromisso mútuo entre eles e a causa.

O acompanhamento contínuo e a avaliação da evolução de cada paciente a cada retirada demonstram o compromisso da APEPI em compreender as necessidades individuais e garantir que o tratamento seja eficaz e personalizado.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa frente de atuação da APEPI da qual eu tenho muito orgulho de cuidar e que me dá tanta certeza de que juntos somos mais fortes!

JORNAL REGIONAL Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024 2
Estamos trabalhando remotamente Mauro de Alvarenga Peixoto Editor Responsável
CANNABIS MEDICINAL É VIDA EDITORIAL

Arnaldo,

Um pouco de história...

Conversando com o amigo e comandante da Marinha, Robson Frarinazzo, lembramos que, em 1975, o presidente Geisel, com o chanceler Saraiva Guerreiro, abriu relações diplomáticos com a China. Naquela época, o PIB chinês era metade do brasileiro, ou seja, o Brasil produzia o dobro do que a China produzia por ano.

Pois bem, quase 50 anos depois, o PIB chinês é oito vezes maior do que o PIB brasileiro. Alguma coisa está errado. Aliás, a China foi o único país a não cair no canto do liberalismo, coisa que a União Soviética fez, e olha onde estão a China e a URSS. A China é um país que aprendeu com os erros dos outros, pois adota o pensamento de Bismarck: “eu não aprendo com a experiência, eu aprendo com a experiência dos outros”. É isso aí.

Pode isso, Arnaldo?!...

Fatos e flashes da região

O simpático e genial flamenguista Petković com o nosso super tricolor Geraldino Fraga no restaurante Parrillas, em Miguel Pereira.

Matheus Maciokas comemorando seu aniversário em grande estilo ao lado da mãezona Dani.

Nossa guerreira Claudinha Dantas com deputado Lindbergh Farias em Miguel Pereira.

Os vereadores Denilson Nogueira (E) e Macarrão encontraram em Brasília a lutadora Margarete da Apepi, que, hoje, atende mais de 8.000 pessoas no Brasil, a partir de Paty do Alferes.

O super fotógrafo Eric Santos registrou a simpática debutante Sofia, de apenas 15 anos. Parabéns da Redação.

De férias, Márcio Fonseca anda batendo uma bolinha e jogando de centroavante. Se deixar chegar, é bola na rede.

Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024 JORNAL REGIONAL
A C ONTECEU
V IROUNOTÍ C I A
,
AV. MARECHAL RONDON 351 (POSTO MONTEIRO)

O braço da família Velho da Silva foi implantado no Brasil pelos irmãos Manoel, Amaro, Francisco e Domingos, que migraram de Portugal durante a segunda metade do século XVIII. Nesse caso específico, pode-se presumir que eram pessoas com nobreza no passado lusitano, todavia com dificuldade de manter a fortuna condizente com sua posição social, o que, explicaria, inicialmente, sua transferência para o Brasil na segunda metade dos anos setecentos.

Enquanto Francisco e Domingos desembarcaram no Rio Grande do Sul, Manoel e Amaro optaram por se instalar no Rio de Janeiro, onde, em 1788, fundaram uma sociedade universal destinada a importações de especiarias e louças da China e exportações de produtos brasileiros, principalmente pau-brasil.

Um aspecto que pode ter interferido positivamente no processo de ascensão social de Manoel Velho da Silva foi seu casamento com Leonarda Maria da Conceição, filha de Antônia Tereza de Jesus e Domingos Vieira Pinto, negociante português e capitão de embarcações de escravos na rota Luanda - Rio de Janeiro.

Dentre os seis filhos deixados por Manoel e Leonarda, uma filha, batizada como Leonarda Maria Velho da Mota (Dama de Honra da Imperatriz), casou-se com o primo José Maria Velho da Silva (Conselheiro do Império), com ele gerando Mariana Velho da Silva e um filho chamado José Maria Velho da Silva. Foi exatamente essa Mariana quem esposou Joaquim Ribeiro de Avellar Filho, (posteriormente agraciado com o título de visconde Ubá), o filho do barão de Capivary (também chamado Joaquim Ribeiro de Avellar e uma das mais expressivas figuras na condução das terras da famosa Fazenda Pau Grande). Mariana e Joaquim trouxeram ao mundo 12 filhos, entre eles Antônio Ribeiro Velho de Avellar, o oitavo na linha sucessória da família.

No que se refere ao visconde de Ubá, registremos que, sendo tenente-coronel da Guarda Nacional, Joaquim Ribeiro de Avellar Filho viu-se agraciado com o título de primeiro e único visconde com grandeza de Ubá por decreto de 14 de março de 1887. Nasceu em Paty do Alferes em 12 de maio de 1821, falecendo em Pau Grande no dia 7 de novembro de 1888 Convém ressaltar novamente que era filho de Joaquim Ribeiro de Avellar, o

MEMÓRIAS DE PATY DO ALFERES - 09

As famílias

Velho da Silva e Ribeiro de Avelar

barão de Capivary, com uma senhora casada e moradora de Paty do Alferes, porém foi reconhecido como filho natural por escritura pública assinada pelo pai, legitimando assim seu sobrenome e seus direitos à herança de família.

Foi criado sob a orientação do pai e das tias paternas na fazenda Pau Grande. Ao atingir a maioridade, encetou uma viagem de instrução à Europa, e ao regressar aceitou o casamento arranjado pelo pai, esposando assim Mariana Velho da Silva (1827-1898) no ano de 1849. Mariana tinha um costado nobre, uma vez que era sobrinha do visconde de Macaé (Amaro Velho da Silva, seu contraparente) e da baronesa de Jacutinga (Matilde Carolina Velho da Veiga) e também prima do conde Mota Maia (Cláudio Velho da Mota Maia), outro parente consanguíneo.

O visconde de Ubá foi abastado capitalista e grande fazendeiro, proprietário da fazenda Pau Grande e de várias outras propriedades na região de Paty do Alferes e nas cidades do Rio

de Janeiro e Petrópolis. Desprendido e admirador do Império, emprestou sua bela casa de veraneio em Petrópolis para que as princesas  Isabel  e  Leopoldina passassem a lua de mel. Por seu turno, a esposa Mariana foi uma das principais incentivadora das religiosas francesas da Ordem de Nossa Senhora de Sion para que se estabelecessem no Brasil e fundassem, em Petrópolis, o famoso Colégio Sion. Já em um ato de grande generosidade, o visconde de Ubá libertou, antes de  13 de maio de 1888, todos os escravizados de suas fazendas. Por ato de vontade expresso em vida, o casal foi sepultado na capela da fazenda Pau Grande.

Entre os finais do século XIX e início do XX, Antônio, o oitavo filho de Joaquim e Mariana, tornou-se um dos mais requintados proprietários da fazenda Pau Grande, chegada às suas mãos pela linha hereditária do barão de Capívary. Formou-se em advocacia no Rio de Janeiro, vindo depois trabalhar como Promotor Público em Paraíba do

Sul. Alguns anos depois, exerceu os cargos de Juiz de Direito da Comarca de Vassouras e de vereador naquela cidade no período de 24 de dezembro de 1889 a 9 de fevereiro de 1892. No interregno de 1890 a 1892 ocupou a Presidência da Câmara vassourense, voltando a presidi-la entre 1901 e 1903, ocasião em que o município recebeu a visita do jornalista e político Quintino Bocaiúva. Foi novamente conduzido ao cargo de Presidente da Câmara na legislatura 1904-1906, sendo posteriormente conduzido às funções de Deputado Estadual e Vice-Presidente da Província do Rio de Janeiro.

Supostamente misógino (demonstrava verdadeira aversão às mulheres), era culto e muito sofisticado, tendo mantido em Pau Grande um casal de franceses de sobrenome Doyen exclusivamente para seu atendimento pessoal, levados para lá por Mariquinha, irmã de Antônio, casada com o barão de Muritiba.

O marido desempenhava o papel de mordomo e a esposa cuidava da casa como governanta. Na fazenda, ele determinou que duas cozinhas operassem separadamente: uma exclusiva para pratos franceses (sempre servidos aos seus ilustres visitantes) e outra apenas para comidas nacionais. Seu grande sonho era ver Pau Grande transformada no “Orfanato Antônio Ribeiro Velho de Avelar”, e por essa razão deixou a fazenda para um sobrinho também chamado Joaquim Ribeiro, pois não queria que ela ficasse em mãos do irmão Joaquim Ribeiro Velho de Avellar, que considerava gastador, negligente e irresponsável. A idéia não foi concretizada, porque o sobrinho morreu muito jovem. Após a morte de Velho de Avellar, a cunhada Zizinha (que assumira Pau Grande) legou a propriedade, por testamento, a um advogado inescrupuloso por quem se deixara dominar.

Antônio Ribeiro Velho de Avellar morreu solteiro em data desconhecida, e seu nome ficou perpetuado em Paty do Alferes graças a uma resolução emitida pela Câmara de Vereadores de Vassouras que, durante as comemorações dos 100 anos da criação da Vila de Paty em 4 de setembro de 1920, determinou que a Praça do Centenário passasse a se chamar Velho de Avellar, espaço hoje fronteiriço ao Centro Cultural daquela cidade e contíguo à Praça Manoel Congo.

JORNAL REGIONAL Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024 4
deisterprof2@gmail.com
NOSSA HISTÓRIA
Antônio Ribeiro Velho de Avellar

Câmara de Paty recebe Prêmio de Mais Transparente da Região

O município ainda ficou entre as dez melhores cidades do estado do Rio de Janeiro

ACâmara Municipal de Paty do Alferes foi agraciada com o prestigioso prêmio de “Câmara mais transparente do Centro-Sul Fluminense”, concedido pela renomada Valeriote, e conquistou uma posição de destaque como uma das dez melhores câmaras do estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento foi recebido em uma cerimônia realizada em Brasília, na última terça (26/3).

Em uma declaração emocionada, o presidente da Câmara, Rominho, expressou sua profunda gratidão: “É com muito orgulho e gratidão a Deus que recebi, em Brasília, a premiação, da Valeriote Cursos, de Câmara mais transparente do Centro-Sul Fluminense e top 10 no estado do Rio de Janeiro. Agradeço a todos que me assessoram e ajudaram a colocar Paty em um lugar de destaque nas avaliações da Associação dos Conselheiros dos Tribunais

de Contas do Brasil”.

O presidente Rominho também fez questão de reconhecer o esforço conjunto que tornou essa conquista possível, mencionando a colaboração de diversos membros da equipe da Câmara. Entre os presentes na cerimônia estavam o vice-presidente Juarez Leinho, os vereadores Juliano Mello e Edinho da Dengue, o secretário-geral da Câmara, Júlio César, o procurador jurídico, Junior Esteves, e o ex-vereador Léo Motorista.

Apoiando o Progresso de Paty

O prefeito Juninho Bernardes, em nome da administração municipal, parabenizou a Câmara Municipal de Paty por essa notável conquista e expressou sua gratidão pelo papel crucial desempenhado pela instituição no avanço da cidade: “Em nome da prefeitura, gostaria de parabenizar a Câmara Municipal por essa conquista exemplar. A transparência e eficiência demonstradas pelo nosso legislativo são fundamentais para o desenvolvimento de nossa cidade. Agradecemos sinceramente pelo compromisso contínuo de servir nossa comunidade e pela parceria essencial, para que Paty continue avançando. Este prêmio não apenas reconhece a excelência da Câmara Municipal de Paty do Alferes, mas também destaca o compromisso mútuo entre a administração municipal e a instituição legislativa de trabalhar em prol do progresso e bem-estar da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024 JORNAL REGIONAL 5
JORNAL REGIONAL Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024 6

Dri Alfaya Mercúrio Retrógrado Cartas na Mesa

Quais precauções tomar?

Preparem-se para a primeira retrogradação* do ano. Depois de um final de semana aparentemente tranquilo, sentiremos os efeitos de Mercúrio retrocedendo em sua órbita já na segunda-feira.

Essa será uma semana de Lua Minguante no céu. Ela chega no signo de Capricórnio e pode nos ajudar a atravessar esse período de forma mais lúcida e focada. Esse é o signo do comedimento, do planejamento e das estruturações.

Períodos de retrogradação fazem com que as características que carregamos dos planetas fiquem um pouco confusas. Mercúrio é justamente aquele que trata dos nossos pensamentos, organiza as nossas ideias e arquiteta a nossa comunicação. Em sua órbita reversa, podemos ficar confusos e desatentos, mas, iluminados por uma lua consciente e prática, teremos uma ajudinha para nos equilibrar.

Conselho

Muito se fala na mídia sobre Mercúrio retrógrado, mas pouco se explica sobre os seus verdadeiros efeitos e até benefícios. O terrorismo é grande e a informação é pouca. Todos os planetas retrogradam de tempos em tempos e, no caso de Mercúrio, ficamos um pouco mais distra ídos e por isso sentimos uma maior dificuldade de estabelecer uma boa comunicação. Nada além disso, portanto não adianta culpá-lo pelo nosso tropeço se não percebemos que o cadarço estava desamarrado. O remédio é estarmos atentos aos sinais e ao que passa ao redor. De benéfico podemos ex trair a facilidade em revisitar o passado, já que ele está em processo contrário à sua órbi ta. Revivendo atitudes e con versas, podemos consertar

muitas coisas que ficaram enroladas lá atrás.

Amor

Os dois planetas do amor, Vênus e Netuno, encontram-se e trazem dias favoráveis aos encontros e trocas românticas. Use e abuse das artes para conquistar, pois estaremos todos com a sensibilidade à flor da pele.

Profissional

Já que Mercúrio vai retrogradar, cuidem dos equipamentos eletrônicos e suas manutenções. Façam também todas as atualizações e backups disponíveis! Agora é aquele momento em que a impressora deixa de funcionar na hora da entrega do trabalho. O texto já quase pronto some da tela do computador sem que estivesse salvo. O aplicativo ou sistema se desinstala num passe de mágica. Mantenha tudo funcionando até 25 de abril!

*Chamamos planetas retrógrados aqueles que, aparentemente, estão andando em movimento contrário nas suas órbitas. É apenas uma ilusão de ótica, do ponto de vista da Terra, mas, para a Astrologia, significa um olhar ao passado.

Arancini de bacalhau

O popularmente conhecido bolinho de arroz arbóreo com bacalhau

Olá, Leitores do nosso Jornal Regional. Primeiro, gostaria de desejar a todos uma excelente Páscoa. Já sabe o que fazer para a sua ceia?

Hoje vou te mostrar uma receita Italiana feita com bacalhau Português. É o Arancini ou, mais popularmente falando, bolinho de arroz arbóreo. Nada mais é do que um risoto empanado e frito. Nessa versão, vamos fazer com bacalhau já dessalgado, aqueles que achamos em bandejas congeladas no supermercado. É prático e com preço bem em conta.

Ingredientes

1 quilo de bacalhau

400 gramas de arroz arbóreo

150 gramas de parmesão ralado

150 gramas de manteiga

1 cebola grande picada

5 dentes de alho picados

1 alho-poró em rodelas

Salsinha e cebolinha picadas (a gosto)

2 litros de caldo de legumes

300 ml de vinho branco seco

Para empanar

200 gramas de farinha Panko

3 ovos batidos

Farinha de trigo

Modo de preparo

Cozinhe o bacalhau no caldo de legumes. Retire o peixe, deixe esfriar e limpe as postas, retirando toda espinha e pele. Vamos utilizar somente a carne do peixe. Coe o caldo e reserve com uma concha para molhar o arroz.

Em uma panela média, refogue com um fio de azeite a cebola picada, o alho-poró e o alho. Adicione o arroz e mexa para refogar. Coloque o vinho e aguarde evaporar. Mexa sempre, adicione o caldo e vá mexendo até que o arroz cozinhe e fique al dente. Quase no final do cozimento, adicione o bacalhau desfiado, desligue o fogo e adicione o queijo ralado, a salsinha e cebolinha e a manteiga. Mexa bem e aguarde esfriar para guardar na geladeira.

No dia seguinte, faça pequenas bolas, passe na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha Panko. Leve para fritar e sirva.

Escreva contando para a gente como ficou sua receita pelo WhatsApp (24) 98857.9872 ou para redacao@jornalregional.rio. Sua experiência pode virar uma reportagem

Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024 JORNAL REGIONAL 7
(24) 98177-9639, Instagram@drialfaya e e-mail dri@drialfaya.com.br
WhatsApp
JORNAL REGIONAL Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024 8
Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024 JORNAL REGIONAL 9

Estado do Rio de Janeiro, de 29 de março a 4 de abril de 2024

AIMÓVEIS: ALUGUEL

Apto, dois quartos, garagem exclusiva e sala ampla (24)

99991-9346

Day use – Sítio c/ piscina. SpaYoga&Ayurveda. Palmares (24) 98118-3859

Quarto para mulheres solteiras c/ banheiro e cozinha. (240 98127-3482

Casa 4 qtos, área de serviço. Plante Café. R$ 800,00 (24)

98127-3482

Apto no centro perto da faculdade, 2 qtos, área de serviço e varanda (21)

98093-1844

Procuro casa p/ alugar em Portela c/ 3 qtos, local plano. (21) 98093-1844

Alugo quitinete no centro de Miguel Pereira, perto da faculdade. (21) 98093-1844

Casa 2 quartos, Javari R$ 2.300,00 piscina e churrasqueira (24) 98133-5432/ (24)

98115-3583

Alugo casa 2 quartos, lago de Javari R$ 1.700,00 (24) 98133-5432/ (24) 98115-3583

Quitinete no centro/faculdade. Não tem condomínio. (21) 98093-1844

Casa 2 quartos em Portela (21) 99668-5665 DuCéu (22)

99858-3720 WhatsApp

VENDA

Vendo/alugo 2 casas no alto de Javary. R$ 150 mil/ R$ 800,00 aluguel. (21) 97007-2059

Casa, alto do Javary nº 25, rua calçada s/ saída. R$ 120 mil (21) 97007-2059

Terreno em Portela, documentado. 460m², plano. R$ 80 mil (21) 99691-3146

Casa a terminar, terreno 15x50, 2 quartos. R$ 200 mil em Paty (21) 98605-4261

Casa no alto de Javary, troco por outra. (41)

97007-2059

Terreno 1.157m², 100m da RJ125, Miguel x Paty. Aceito carro (24) 98111-6569

Terreno no Clube Velho R$ 15 mil (21) 97686-7167

Ótima casa, 2 quartos, garagem, terraço, em Portela. R$ 270.000,00 (24) 2484-9231

Casa em Paty, próximo a

Casa do Artesão, 1 quarto. R$ 120 mil (21) 98156-9063

Casa em Paty, próximo a

Casa do Artesão, 2 quartos. R$ 190 mil (21) 98156-9063

Trocamos em terreno um caminhão VW. R$ 210 mil (24) 98109-0489

Vendo 2 casas no alto de Javary. R$ 150 mil. (21)

97007-2059

Casa Portal das Mansões 05 suítes, 03 salões, 03 vagas p/ carro (24)

98107-1300

Vendo terreno, Condomínio Ville de Monte Alegre (21) 98165-8282

Casa muito espaçosa, rua Francisco Badenes, 221. R$ 600 mil (24) 98125-8453

Casa 3 qtos, M. Pereira c/ energia solar. R$ 480 mil (21) 96837-7988

Terreno c/ 3 platores, doc. ok R$ 80 mil (21) 96837-7988

Casa 2 qtos, R$ 290 mil, colonial, terreno plano MP (21) 96837-7988

Casa 5 qtos, centro M.P. R$ 790 mil (21) 96837-7988

Sitio de 15.000m² em M.P., avaliado em R$ 1.100.000,00 (21) 96837-7988

Casa 4 qtos,1 suíte, centro de M.P. R$ 1.200.000,00 (21) 96837-7988

Casa 2 qts, Paty, R$ 300.000,00

Imóvel de 3.000 m², MP. R$ 860 mil. (21) 96837-7988

BINFORMÁTICA

Vendo roteador e repetidor wi-fi D-Link (21) 99507-0435

Aulas de informática para terceira idade (21)

99507-0435

Notebook Samsung, modelo Rv415, seminovo. R$ 650,00 (24) 2090-4780/ (21) 97507-0435

Aulas de informática p/ 3ª idade. Aulas individuais. Ronaldo (24) 2090-4780 / (24) 97507-0435

Vendo computador completo dois teclados perfeito. 800,00 (21) 96715-0989

Xbox 360 – 3contas c/ jogos, 1 controle, 1HD, Kinect + jogo R$600,00 2485-7322 (24)98123-8053

Vendo impressora matricial marca Epson LX 300II R$ 100,00 (24) 99258-3882

CSERVIÇOS & NEGÓCIOS OFERTA DE EMPREGO

Energia Solar? É só ligar: (21) 96737-9818

Precisa-se de senhora sozinha, tomar conta de casa em Petrópolis (24) 98858-6050

Caseiro, serviços gerais, residência, água, luz e ajuda de custo. (21) 98654.0007 Zap

Precisa-se de secretária com experiência em word (22) 99209-2006

Diarista com experiencia e referencias (21) 981817676 zap

Serviço p/ homem, 2 dias/ semana, R$60,00/dia (21) 98181-7676 zap

J.Lèbre abre vagas de mecânico roçadeira e motosserra (24) 98143-9151 whatsapp

Precisa-se de moça p/ cuidar de criança, ofereço moradia e ajuda de custo (24) 98110-4202

Precisa-se de manicure c/ experiência. (24) 993209668 Cel. ou WhatsApp

Precisa-se de manicure c/ experiência em acrigel e etc. (24) 99320-9668

Precisa-se de manicure c/ experiência em fibra de vidro, acrigel e etc. (240 99320-9668

Operário p/ trabalhar, sistema de parceria c/ casa, água e luz. (24) 99963-2666

Senhora sozinha (45 a 55) p/ serviços domésticos c/ caseira (21) 98181-7676 zap

Operário/casal, acima de 50 anos que precise de moradia, s/ animais. (24) 98145-7390

Serviços/homem, 2 dias/ semana, R$ 60,00/dia (21) 98181-7676 (zap)

Preciso de pessoa p/ cuidar de criança – ofereço moradia em troca (24) 98126-1283

Venda de picolés com carrinho. Entrar em Contato: (24) 98124-9646

Precisa-se de chapeiro c/ experiência. Assados e montagem de pizza. (24) 2484-7935

PROCURA DE EMPREGO

Ofereço serviço de jardineiro com experiência

José Ricardo (24) 98171.7080

Procurando emprego como babá, faxineira ou ajudante de cozinha. (21) 99924-5246

Procuro serviço de acompanhante de idosa (o) Miguel Pereira/Rio (24) 99217-2639

Ofereço meus serviços de caseiro e jardineiro (24)

98809-2078

Diarista oferece serviços de faxina residencial (24)

98123-3270

Faço limpeza de caixa d’água (24) 99395-8500

Trabalho no Rio de Janeiro. Podendo ser babá ou trabalho doméstico. (24) 99217-2639

Procura-se serviço de diarista. Uma ou duas vezes por semana (24) 99217-2639

Procura-se serviço a noite ou durante o dia. Acompanhante de idosos(as). (24) 99217-2639

Trabalho como faxineira. (24) 99208-0261 (somente WhatsApp)

Marcio – acompanhante de idosos e enfermos (24)

98125-8453 / 98169-7060

DCURSOS E AULAS

Explico p/ terceira idade método fácil de manusear seu smartphone (24) 2090-4780

Aulas de violão individuais, clássico, erudito, popular e gospel (24) 99884-9834

Piano – Curso prático 03 meses, somente 04 vagas, aulas individuais (24) 99884-9834

Aulas de Piano individuais – Academia Copacabana

FA# (24) 99884-9834

Academia Copacabana FA# - Aulas de violão clássico (24) 99884-9834

Piano, aulas individuais, curso fácil e rápido (24) 99884-9834

Aulas de violão, piano, teclado, guitarra – Online/ Presencial (24) 98133-2428

Encontro musicais, muita diversão – Instrumentos, conhecimento e inglês (24) 98133-2428

Reforço escolar do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. (24) 99854-2582 Barbara

Ana Azevedo Jóia Rago, oficina de teatro gratuito (24) 99313-3306/ (21) 2771-0129

Ateliê de pintura e desenho, turma ou particular/ presencial ou on-line (21) 97980-3338 zap

EELETRODOMÉSTICOS

Ar Split marca Youk, 12 btu’s (21) 96737-9818

Ferro a vapor (21) 96737-9818

Cerâmica marca Gama (21) 96737-9818

Vendo aspirador de pó portátil Black Decker. (24) 98154-5533

Frigobar 76L na embalagem, melhor oferta. (21) 98257-9266

Micro-ondas Philco 20L (24) 98156-1114

Fogão Continental, 04 bocas, excelente estado. (24) 2090-3290

Fogão Brastemp, 4 bocas, 2 grelhas no forno R$ 250,00 (24) 98150-9789

Batedeira Arno (24) 24845577/ 98147-2686

Fogão Brastemp, 04 bocas, branco R$ 250,00 (24) 98149-2821

Fogão 04 bocas, funciona perfeitamente, barato. Entrego (24) 98124-0950 zap

Fritadeira inox Croydon 127W, 4 litros seminova pouco uso. (21) 99619-8877

Vendo um fogão de 5 bocas R$600,00 (24) 99968-2508

Vendo um fogão de 4 bocas R$500,00 (24) 99968-2508

Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024

FELETRÔNICOS

TV 26” R$ 300,00 (21)

98699-5592

TV Samsung 32” com conversor R$ 600,00 (24) 99277-1960

Forno elétrico Continental (21)99964-6910

Vendo tela de computador

Samsung em ótimo estado (21) 96737-9818

Tela de computador marca

Samsung em perfeito estado (21) 96737-9818

Impressora HP Deskjet 2136 R$ 150,00 (24) 98138-1453

Guitarra MG330 Tagima

Memphis (vintage) R$ 800,00 (21) 98605- 4261

TV Philips 29” funciona ok, R$ 300,00 (24) 99268-4618 Adonias

GANIMAIS

Filhotes de Rottweiler, 2 meses verificado e vacinados. R$ 800,00 (24) 98104-6251

Pastor Alemão, filhotes vacinados e vermifugados. R$ 600,00 (21) 96429-1156

Leitões grandes e sadios. Vacinados e vermifugados (24) 93500-1383

Galinha poedeira – primeira postura R$ 40,00 cada (21) 98149-3027

Mini coelho Lyon com 45 dias, lindos. R$ 120,00 cada (21) 96429-1156

22 galinhas Rodia, caipira e dos ovos azuis. R$ 40,00 cada (24) 98167-6291

hMÓVEIS

2 cristaleiras, canto, madeira maciça, 1.80x80x60 (24) 2090-3987/ (21) 97499-1620

Evandro

Cama portátil p/ massagem ou tratamento holístico. R$ 350,00 (24) 98865-0804

Augusto

Guarda roupa branco, espelho da base ao teto. Barato. (21) 98093-1844

Mesa de ping pong

Vasco da Gama R$

500,00 (24) 99277-1960

Mesa de ping pong R$

500,00 (21) 98699-5592

Cama de casal com colchão (21) 99964-610

Troco cama beliche por cama hospitalar em ótimo estado. (21) 96737-9818

IDIVERSOS

Maquina de costura Singer com motor R$ 400,00 (24) 99277-1960

Caixa de massa de 160L para obra. (21) 99964-6910

Vendo bicicleta elétrica, nova com 30km de autonomia. (21) 96737-9818

Vendo padaria completa: Masseira, forno a gás e mais! (24) 98176-0472

Aluguel de som p/ festas c/ máquina de fumaça, pista de dança, iluminação (24) 99917-6377

Vendo mercadorias variadas p/ quem quer começar uma loja (24) 98164-3100

Vendo colchão casal (24) 98127-3482

JMOTOS

Triciclo Tuk Tuk 2014 p/ carregar mercadorias até 400kg (24) 99302-5696

Triciclo 76, motor 1500, doc. ok, vistoriado R$ 20 mil (24)

98148-0922

Vendo moto traxx 2010R$1500,00 detalhes (24) 98143-6803

Fazer 250, 13/14 doc. ok, excelente estado, revisão em dia. (24) 2483-0615

Lander 250, 2014, doc. ok, moto impecável. (24) 98121-7617

Vendo moto Shadow 600/2003 R$ 14.000,00 (24) 2484-2393

CB 300 Honda 2010 – doc. ok. R$ 8 mil (24) 98148-1600

Lander 250, 09, doc. ok, 45km rodados, ótimo estado. (24) 98132-2287

Tornado XR 250, 2002, montada p/ trilha R$ 5 mil (24) 98135-6162

Vendo Bross 150 - inteira 2009, primeiro dono. 24838354 / 98131-1113

Vendo Fazer 250 CC 13/14 , Limited Edition, doc, ok, muito nova, pneu novo. R$ 10 mil (24) 98113-7892

Vendo CB 300R 12/12 c/ 5.500 km, vistoriada, 2015. R$ 10.900,00 99276-1979 / 98155-2345

Vendo XT600 95/95, preta, doc. 2015 ok. R$ 7.500,00 98141-7699 Ricardo

Vendo moto Dafra Super 50. 98853-3033/98162-6857

Vendo Factor 2014, preta, zero. Nunca usada. R$ 6.000,00. (21)97128-3632/971881605

JORNAL REGIONAL 11

KCARROS

VENDO

Cronos, 2019, 1.3, completo. (24) 98126-0586

Vendo Gran Siena 2021, único dono. (24) 99269-7335

Sandero 1.0, 2016, único dono. (24) 99225-8589 zap

Fiat Uno CS, 86/86 (24) 99217-2639

Vendemos motor, lataria e peças de Kombi (24) 981090489 Marcos

Celta 2011, básico, 2 portas, doc. ok, falar c/ Adonias (24) 99268-4618

Vendo vidros e peças de Kombi (24) 98105-9260

Saveiro 2014, único dono, 50.000 km rodados. 42 mil (21) 99225-8589

F1000, cabine dupla, 86, motor batido, R$ 20 mil. (32) 98831-0078

Corsa Spirit 09, completo, vidro, trava, alarme (24) 99323-4588

Vendo Fiat Mobi, 2016. (24) 98157-3443

Saveiro 08/09, 1.6 flex. R$ 22.500,00 (21) 964014549 Índio

Peugeot 2001, 1.0, ar, vidro, travas, doc. ok. R$ 8.900,00 (24) 99262-9629

Hyundai Accent, 94 R$ 8.500,00 (24) 98161-8030

Carburador solex R$ 300,00 (24) 98884-9834

Corolla Xei 2016 c/ GNV, prata, doc. ok R$ 65 mil (24) 98148-0922

JORNAL REGIONAL Sexta-feira, de 29 de março a 4 de abril de 2024 12

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
0494 Jornal Regional - 29.03.24 by Jornal Regional - Issuu