Jornal Povo - Edição de Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

Page 1

ALERTA

Mais de 30 cidades do País entram em estado de emergência de por conta de desastres naturais

PRAZO

PAG 4

JANEIRO BRANCO

PROGRAMA HOTEL ACOLHEDOR, INVESTE EM AÇÕES DE SAÚDE

EDUCAÇÃO

MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies

PAG 8
PROCURADOS PAG 7
PATRICÍDIO PAG 5 SHOPPING NOVA IGUAÇU TEM QUE COMPROVAR SEGURANÇA POLICIA AUMENTA BUSCA POR TRAFICANTE FUGITIVO
PRÓPRIO
FILHO QUE MATOU O
PAI EM CAXIAS É PRESO
MENTAL
PAG 6 DESDE 1989 | RIO DE JANEIRO INF O TERÇA-FEIRA 31 DE JANEIRO DE 2023 ANO VII - Nº26709 INF O
PAG 11

Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

Expediente e editoria

Nosso jornal está de cara nova, mais informativo e dinâmico. Com uma equipe atenta para passar o melhor conteúdo com o máximo de credibilidade, disposta à ouvir a população e aberta para receber sugestões de pauta das variadas editorias. Nosso canal de comunicação estará pronto e manterá uma relação com o povo através do nosso whatsapp, 99627-0850 email jornalinfopovo@gmail.com. O nosso portal de notícias é www.jornalpovo.com.br

Prêmio Talento Universitário está com inscrições abertas

Inscritos concorrem a R$ 5 mil

EDITOR:

JORGE BERNARDES

CONSELHO EDITORIAL:

Jorge Bernardes/Tainá Barbalho

PROJETO GRÁFICO/DIAGRAMAÇÃO:

Douglas Chagas

TEL: 3589- 5684

99627-0850

CNPJ: 18.504.042/0001-25

Av. Graça Aranha, nº 206, sala 301

ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO

Pedido foi encaminhado de forma conjunta com o Ministério da Gestão

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Capes Talento Universitário, que vai entregar R$ 5 mil a mil estudantes que alcançarem a maior pontuação em uma prova de conhecimentos gerais. Podem concorrer alunos de graduação que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e ingressaram no ensino superior em 2022. Os estudantes interessados em participar do concurso precisam estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior pública, privada ou militar e não ter débitos com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou outras agências de fomento à pesquisa. As inscrições vão até 22 de fevereiro e são feitas pelo formulário on-line disponível no site do concurso. Os locais das provas devem ser divulgados a partir de 2 de março e a avaliação deve ocorrer no dia 26 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em maio e o prazo para pagamento do prêmio vai até dezembro de 2023.

AAdvocacia-Geral da União e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos encaminharam, de forma conjunta à Controladoria-Geral da União (CGU), pedido para “imediata instauração de processo administrativo disciplinar” contra servidores federais que tenham participado dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. No documento enviado, a AGU e o mi-

nistério informam que a participação de servidores nos atos de 8 de janeiro já está sob análise da CGU, mas afirmam ser “inadmissível a participação de servidores públicos federais em atos de vandalismo e depredação de patrimônio público em manifestação violenta e inconstitucional que prega a supressão do Estado Democrático de Direito”.

Em nota, a AGU diz que uma análise preliminar indica que a participação de servidores nos atos representa “diversas infrações disciplinares”, entre as quais, violação do dever de lealdade para com as instituições, violação de dever de zelo para com a conservação do patrimônio público e violação do dever de manutenção de conduta com-

patível com a moralidade pública. “Danos ao patrimônio público configuram crime qualificado contra a administração pública passível da aplicação de penalidade de demissão”, acrescenta a nota ao recomendar à CGU que analise a necessidade de afastamento cautelar dos servidores cuja participação nos atos tenha sido confirmada.

“Além da evidente periculosidade dos agentes, que desdenham por completo o regular funcionamento das instituições, os envolvidos podem, no exercício de suas atribuições diárias, se utilizar de sistemas e de meios postos à disposição de servidores públicos para embaraçar as investigações”, complementa a nota.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR
GERAL
cautelar de servidores envolvidos em vandalismo
AGU pede afastamento
Pedro Peduzzi
2

Com conselho, Lula quer ampliar diálogo com movimentos sociais

Decretos serão assinados hoje pelo presidente

Opresidente Luiz

Inácio Lula da Silva deve assinar, hoje (31), decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. O evento está marcado para as 11h, no Palácio do Planalto. Segundo a Presidência da República, as medidas “inauguram a reabertura do diálogo do governo federal com os movimentos sociais, após anos de desmonte das estruturas de participação popular”. Com isso, o governo quer reafirmar o compromisso de manter a interlocução permanente com os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil na construção de políticas públicas.

O primeiro decreto a ser editado trata da criação do Conselho de Participação Social. Instituído durante a transição, o conselho reuniu, na época, 57 movimentos populares, entidades da sociedade civil, fóruns e espaços de articulação política e social representativos de todo o país, e funcionou como um dos grupos técnicos temáticos na transição.

“O grupo produziu um diagnóstico minucioso sobre o cenário da participação social no país nos últimos anos, e apresentou propostas para a retomada das institucionalidades e dos instrumentos de participação popular na elaboração e no controle de políticas públicas”, informou a Presidência. Entre as propostas, estava a reformulação da

estrutura atual da Secretaria-Geral da Presidência. Agora, as novas funções da pasta estão centradas na coordenação do diálogo com as entidades da sociedade civil, para garantir a participação social na formulação e execução das políticas públicas.

Na transição, também foi destacada a necessidade de que o governo eleito consolidasse ações e estruturas participativas em todos os órgãos da administração direta e indireta, com o objetivo de construir políticas públicas democráticas e mediar conflitos. Dessa

forma, o presidente Lula deve criar ainda o Sistema de Participação Social Interministerial, instituindo em cada ministério uma Assessoria de Participação Social e Diversidade. O sistema será coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência.

Mais 225 pessoas são denunciadas por participação nos ataques em Brasília

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou mais 225 pessoas por participação nos ataques criminosos contras as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Essa é a sexta leva de denúncias, e o total de denunciados chegou a 479, segundo o Ministério Público Federal (MPF).

O pedido desta segunda-feira (30) foi assinado por Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, subprocurador-geral da República. Segundo o anúncio, essas pessoas foram detidas no acampamento que havia sido montado em frente ao quartel general do Exército em Brasília, estando presas preventivamente.

As acusações incluem associação criminosa e incitação ao crime contra os Poderes Constitucionais. Além disso, é pedido os crimes sejam considerados “de forma autônoma”, ou seja, as penas possam ser somadas, e que seja paga indenização. Entretanto, o subprocurador-geral ressalta que os atos cometidos não se enquadram na tipificação criminal de terrorismo, pois, segundo explicou, citando a lei, essa prática estaria relacionada a “xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião”, e não razões políticas. Ele pontua que o acampamento mostrava “evidente estrutura a garantir perenidade, estabilidade e permanência” de manifestantes que “defendiam a tomada do poder”.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR POLÍTICA SOCIEDADE CIVIL
3 Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

PATRICÍDIO

Civil prende filho que matou o próprio pai em Duque de Caxias

A vítima estava desaparecida desde dezembro de 2022

Agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prenderam, neste domingo (29), um homem por matar e ocultar o cadáver do próprio pai, identificado como Cláudio Rodrigues de Moura. A vítima estava desaparecida desde dezembro de 2022. No dia 27 de janeiro deste ano, os investigadores foram acionados para verificar o encontro de cadáver dentro do poço de uma residência. No local, onde o pai morava com o filho, os policiais encontraram o corpo.

No dia seguinte, o autor compareceu à delegacia, mas apresentou contradições no depoimento. Depois, confessou ter matado o pai.

Contra ele foi cumprido um mandado de prisão temporária. O autor foi encaminhado à audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

Meu cunhado estava desaparecido desde o dia 20 de dezembro. O Gabriel deu essa festa no dia 9 [de janeiro], para comemorar o seu aniversário. Não foi nada de arromba, até porque a casa do meu cunhado era simples. Mas ele chamou meus sobrinhos de 10, 14 e 16 anos, além de uns poucos amigos. Meus sobrinhos voltaram cedo, porque são novos, mas acredito que ele e os amigos ainda te-

nham dormido lá. Acreditamos que tenha feito isso para despistar — conta. O desaparecimento da vítima, identificada como Cláudio Rodrigues de Moura, de 55 anos, apenas foi registrado no dia 23 de janeiro, na 59ª DP (Duque de Caxias), já que Gabriel dizia aos familiares que o pai teria ido ao enterro de um amigo próximo, em

Mauá. Segundo Liliane, porém, os parentes de Cláudio desconfiaram das mensagens que recebiam da vítima, já que não pareciam ser escritas por ela. À polícia, a cunhada de Cláudio contou que foi até Mauá em busca de informações do cunhado, mas foi informada de que ele não compareceu ao velório. Passamos a desconfiar de uma coisa por vez. Minha sobrinha viu, no dia da festa que o Gabriel deu, que algumas coisas estavam faltando na casa do meu cunhado, como o tapete e a coberta. O Cláudio era muito humilde e não se desapegava assim das coisas que tinha. Depois, passei por lá e vi a dentadura dele na pia. Foi assim que passamos a estranhar.

As investigações do desaparecimento de Cláudio foram passadas para a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). O corpo de Cláudio foi encontrado poucos dias depois, no último dia 27. Fomos nós que encontramos o corpo. Estava num poço no terreno do meu cunhado.

Um lugar que ele usava para guardar coisas de obra e entulhos. Ele colocava tijolos lá.

Um dia, vimos que essas coisas que ficavam no poço estavam do lado de fora. Foi assim que encontramos. Esse poço era de difícil

acesso, só se consegue acessá-lo se passar de lado. O Gabriel colocou o meu cunhado no poço e ainda colocou água lá. O corpo estava em estado de decomposição já, parece que o crime tinha acontecido havia cerca de 30 dias — explica Liliane.

A família de Gabriel, porém, não sabe o que pode ter motivado o crime, já que ele nunca demonstrou nenhum comportamento suspeito:

Meu cunhado fazia de tudo por ele, de tudo mesmo. Eu estava no parto do Gabriel, porque sou enfermeira, vi esse menino crescer. Ele sempre foi próximo da família, sempre respeitou o pai e a mãe. A única coisa de diferente foi que, quando os pais se separaram, quando ele tinha 14 anos, ele passou a ser mais introspectivo. Ficou um pouco mais distante da família. Mas não temos ideia do que pode ter motivado. A mãe e a irmã dele estão destroçadas. Todos estão muito mal.

Após o corpo do pai ser encontrado, Gabriel compareceu à delegacia para esclarecer os fatos e comprovar sua inocência. No entanto, segundo a polícia, sua versão apresentava contradições e inconsistências. Logo em seguida, ele confessou o crime.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR CRIME
Gabriel Felipe Siqueira de Moura foi preso temporariamente pela morte do próprio pai Foto: Divulgação O corpo de Cláudio Rodrigues de Moura, de 55 anos, foi encontrado no dia 27; ele foi morto pelo próprio filho Foto: Arquivo pessoal
4 Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

Polícia do Rio intensifica buscas por traficante que fugiu da cadeia

Depois da fuga de Jean do 18, 15 presos são transferidos em Bangu

Comunidade LGBT+: Brasil tem uma morte violenta a cada 34 horas

Dados analisados pelo Grupo Gay da Bahia apontam que, somente em 2022, mais de 250 pessoas da comunidade LGBT+ morreram de forma violenta no país

O Brasil é o país onde pessoas da comunidade LGBT+ são mais assassinadas no mundo; a cada 34 horas é registrada uma morte. Somente em 2022, foram contabilizados 242 homicídios e 14 suicídios entre o grupo. Os dados foram analisados e divulgados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB).

As forças de segurança no Rio de Janeiro estão mobilizadas para localizar o paradeiro de Jean Carlos Nascimento dos Santos, conhecido como ‘Jean do 18’, que fugiu da cadeia na madrugada de domingo (29). Ele é apontado como um dos traficantes mais perigosos e violentos do Estado.

Jean do 18 estava preso na Penitenciária Lemos de Brito, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio. Ele fugiu com dois comparsas utilizando uma corda feita com lençóis. Os três saíram pelo muro dos fundos do presídio. A Secretaria de Administração Penitenciária informou que as circunstâncias do episódio estão sendo apuradas. Logo depois do ocorrido, as visitas foram suspensas e o presídio passou por vistoria. Por segurança, 15 detentos integrantes da facção criminosa de Jean Carlos Nascimen-

to dos Santos foram transferidos ainda no domingo para outras unidades prisionais. Jean do 18 chefiava o tráfico no Morro do 18, em Água Santa, zona norte do Rio. Em sua ficha criminal de Jean do 18, consta uma tentativa de invasão ao fórum de Bangu, em 2013. O objetivo do traficante era executar um juiz e resgatar criminosos que prestariam depoimento.

Em 2016, Jean do 18 foi indiciado por matar o próprio advogado, identificado como Roberto Rodrigues. O motivo: ele não conseguiu libertar dois comparsas do traficante que estavam presos.

Homem é preso por suspeita de matar a ex-namorada e dar tiro na própria perna para fingir assalto

O suspeito chegou a levar a jovem para uma unidade de saúde em Duque de Caxias, mas ela não resistiu aos ferimentos.

O corpo de Yasmin foi sepultado neste domingo (29) no Cemitério de Belford Roxo, município onde morava.

Homem foi preso em flagrante por feminicídio na Baixada Fluminense. Yasmin Sousa da Silva tinha 21 anos. Reycharleson Nicolau foi preso em flagrante por policiais civis da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense por ser suspeito de atirar e matar Yasmin Sousa da Silva, de 21 anos. A prisão aconteceu neste sábado (28) em Duque de Caxias.

O homem tentou mentir para a polícia dizendo que, na sexta (27), eles tinham sido vítimas de um assalto e que os bandidos não teriam conseguido levar o carro e, por isso, teriam atirado. No então, segundo a polícia, a perícia revelou que ele tinha atirado na própria perna depois de atirar na cabeça de Yasmin.

A polícia apreendeu munições e a arma que foi usada no crime. Testemunhas também foram ouvidas e afirmam que ele havia ido armado na casa da jovem no dia anterior ao crime.

Reycharleson também tem antecedentes por violência doméstica. A Justiça do RJ vai decidir se ele irá para o sistema prisional.

Registros do GGB apontam que, entre 1963 e 2022, 6.977 pessoas da comunidade LGBT+ foram mortas de forma violenta no país. O estado com mais casos é o Nordeste, seguido do Sudeste e, respetivamente, Norte, Centro-Oeste e Sul. Entre as vítimas, os gays compõem 52% das mortes violentas. Em segundo lugar ficam as travestis e transexuais, com 42%. A idade das vítimas é predominante entre 18 e 29 anos de idade. Pessoas travestis, transexuais e transgênero são assassinadas antes de completar 40 anos; 83% delas morreram entre os 15 e 39 anos. Para o Prof. Luiz Mott, fundador do GGB e iniciador dos relatórios de mortes violentas dos LGBT+, “é absolutamente inconcebível nossa sociedade civilizada conviver com 12 casos de apedrejamento e esquartejamento de gays e travestis. Nem nos países islâmicos e africanos mais homofóbicos do mundo, onde persiste a pena de morte contra tal segmento, ocorre tanta barbárie!”. O presidente da Aliança Nacional LGBT, Dr. Toni Reis, apresentou cinco propostas a curto prazo para a erradicação das mortes violentas LGBT+ no Brasil. Entre elas estão a educação sexual e de gênero em todos os níveis escolares; a aplicação exemplar de dispositivos legais de criminalização do racismo homotransfóbico; políticas públicas que garantam a cidadania plena desse grupo; e incentivo para que as vítimas denunciem sempre todo tipo de discriminação.

Fundado em 1980, o Grupo Gay da Bahia é a mais antiga associação de defesa dos direitos humanos de LGBT+ no Brasil. Atualmente, o GGB funciona como uma organização que oferece espaço e apoio a outras entidades da sociedade civil que trabalham com a comunidade LGBT+, especialmente no combate à homofobia e na prevenção do HIV/aids. As ações da organização contribuem para o alcance do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 10, meta da Agenda 2030 da ONU que visa a redução das desigualdades.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR CRIME
BAIXADA FLUMINENSE
5 Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

FUNDEC LANÇA CURSOS GRATUITOS DE AGENTE DE CONTROLE DE ENDEMIAS E BANCO DE DADOS ACCESS

Comlurb receberá visita de comitivas governamentais da Suécia e da Etiópia

A prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria de Ciência e Tecnologia, abriu no início do mês de janeiro, o edital do primeiro semestre de 2023 da Fundec, oferecendo 14 mil vagas para 120 cursos, todos gratuitos. Acompanhando as novas tecnologias e qualificações do mercado de trabalho, a fundação busca constantemente oferecer novos cursos, possibilitando à população o acesso a mais áreas profissionais. Neste edital, foram disponibilizados dois novos cursos na unidade Igreja

Metodista Wesleyana, em Xerém: o de Agente de Combate a Endemias (ACE) e do Banco de Dados Access. A Igreja se localiza na estrada de Xerém, 885. O curso de ACE aborda conhecimentos sobre políticas públicas de saúde, controle social, territorialização e prevenção de doenças. Ele visa a capacitação de profissionais para atuar em vistorias de residências, terrenos baldios, depósitos e entre outros, na busca de focos de endemias, como dengue e leishmaniose.

No curso de Banco de Dados Access, o aluno estuda o sistema gerenciador de banco de dados que vem incluso no Pacote Office do Windows. Ele permite a criação de tabelas, formulários, relatórios e outros recursos que visam a organização de informações.

Para se inscrever nesses novos cursos é necessário ter no mínimo 18 anos e o ensino médio incompleto. O prazo de inscrição vai até o dia 30 de janeiro e ela pode ser feita através do site www.fundec. rj.gov.br ou comparecendo a um dos 26 centros de ensino da fundação, com identidade, CPF e comprovante de residência. Os endereços das unidades estão no site.

Comitivas governamentais da Suécia e da Etiópia marcaram visita à Comlurb nesta semana para conhecer os projetos sustentáveis desenvolvidos pela companhia. A da Etiópia, formada por 16 pessoas, passa na manhã desta quarta-feira (1º/2) na sede, na Tijuca, para reunião técnica, e segue à tarde para o EcoParque do Caju, onde será apresentada aos projetos de processamento e valorização dos resíduos desenvolvidos no local. Entre eles, a primeira Unidade de Biometanização da América Latina, que transforma resíduos orgânicos em energia a partir do biogás e composto orgânico para regeneração de solos, e o equipamento de

última geração, doado pela cidade alemã de Colônia, usado para fragmentação e peneiramento dos resíduos de podas realizadas na cidade. Já a comitiva da Suécia, formada por quatro membros, chega na tarde de sexta-feira (3/2) e vai se reunir com o presidente da Comlurb, Flávio Lopes, para discutir projetos de gestão

de resíduos, sustentabilidade e proteção ambiental. O agendamento foi feito pelo Consulado-Geral da Suécia no Rio de Janeiro. A delegação é composta por membros da Agência Sueca de Proteção Ambiental (EPA), da Embaixada da Suécia em Brasília e do Consulado-Geral da Suécia no Rio de Janeiro.

O Shopping Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, tem até o dia 28 de fevereiro para apresentar ao governo do município um laudo técnico que comprove a estabilidade do maciço rochoso que cerca seu estacionamento. A estrutura sofreu um desabamento parcial devido às chuvas do último sábado (28), gerando preocupação apesar da falta de vítimas.

Uma equipe do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (30), nova vistoria no local, e corroborou com a análise preliminar da Defesa Civil. Segundo a coordenadora do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos, Glauce Ibraim, a distância entre o maciço e a grade de proteção, de cerca de 65 metros, foi fundamental para que o parque de diversões montado no estacionamento não fosse atingido.

“A área de amortecimento foi muito bem dimensionada de acordo com a altura da encosta”, disse ela.

A geóloga também explicou que a instabilidade existente no local é natural e inerente a uma pedreira. Com a queda das pedras,

que alcançaram aproximadamente metade da área de amortecimento, Glauce explica que será necessário avaliar qual a melhor solução para prevenir maiores transtornos em possíveis deslizamentos futuros.

“Existe agora um material mais instável na encosta. É preciso fazer um estudo para a possível remoção do material ou então o aumento da área de amortecimento”, comentou ela. Vestígios do deslizamento ainda podem ser

vistos nesta segunda-feira. Em imagens registradas, uma grande pilha de pedras aparece acompanhada por uma queda d’água. A equipe de reportagem do O DIA procurou o Shopping Nova Iguaçu a respeito do ocorrido, mas até o momento não houve resposta. Enquanto o laudo técnico não for entregue, o parque de diversões permanecerá fechado.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR CIDADES TIJUCA
A primeira Unidade de Biometanização da América Latina transforma resíduos orgânicos em energia - Prefeitura do Rio
Shopping Nova Iguaçu tem um mês para comprovar segurança após deslizamento Governo exige laudo de estabilidade da encosta; maciço que cerca o estacionamento sofreu desabamento parcial no último sábado
6 Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

RIO DE JANEIRO

Programa Hotel Acolhedor, investe em ações de saúde mental no Janeiro Branco

Unidades do Catete e do Centro receberão psicólogos para roda de conversa com hóspedes que vivem em situação de rua

N

este mês, dedicado à campanha Janeiro Branco –que relembra a importância de cuidar da saúde mental –, o Governo do Estado está debatendo sobre o tema com a população que vive em situação de rua e pernoita nas unidades do Hotel Acolhedor, administradas pela gestão estadual. Os frequentadores do local participaram de uma roda de conversa na última semana e ontem, segunda-feira (30), no projeto “Papo de Segunda”.

A iniciativa, comandada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), reúne profissionais da área da saúde e assistência social, que abordam também temas para além da saúde mental, como arte, entre outros. Os encontros são uma oportunidade para que pessoas em situação de rua possam ter acesso a esse momento de aprendizado e reflexão.

- A vulnerabilidade social muitas vezes vem acompanhada de insegurança psicológica. Ações como essa acolhem e trazem novas perspectivas para os hóspedes do Hotel Acolhedor. Desse modo, ajudamos a combater possíveis problemas que eles possam ter e reiteramos que não estão sozinhospontuou o governador Cláudio Castro.

A primeira roda de conversa do Hotel Acolhedor aconteceu na unidade do Catete, na última sexta-feira. Na segunda, o bate-papo foi no polo do Centro do Rio, na rua 20 de abril. O espaço tem como objetivo não apenas oferecer o pernoite, com alimentação e banho garantidos, mas uma real ressocialização e cuidado com a saúde mental de pessoas que vivem em situação de rua.

E é esse respeito pelo outro, e a busca para que essas pessoas sejam reinseridas na sociedade, que a coordenadora do Hotel Acolhedor, Hosana Helena, tenta trazer para a rotina das duas unidades.

- Todos os dias antes de trabalhar me lembro de uma frase de Carl Jung, sempre ao atender um usuário ou planejar atividades, que diz assim “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. E assim eu sigo cumprindo minha função com responsabilidade e empatia para que eles possam se estabelecer e se reerguer - disse Hosana Helena.

Hotel Acolhedor

O Programa Hotel Acolhedor foi lançado no dia 30 de agosto de 2021. Além de fornecer pernoite, alimentação e banho para os usuários, o Hotel ajuda ainda na emissão de documentos, apoio de psicólogos e assistentes sociais para pessoas em vulnerabilidade social. Além disso,

oferece dicas para ajudar o cidadão a retornar ao mercado de trabalho.

Nas unidades são oferecidas duas refeições por dia (jantar e café da manhã), além de um kit de higiene pessoal e roupa de cama e banho.

Os hotéis, no Centro e no Catete, contam com capacidade de cerca de 300 leitos e têm taxa de ocupação diária de 100% nas duas unidades. O projeto abriga moradores em situação de rua das 19h até às 7h, todos os dias.

Dados dos assistidos pelo Hotel Acolhedor mostram que: 70% dos atendidos pelo programa foram encaminhados para serviços como segunda via de documentação, CRAS, Programa dos Alcoólicos Anônimos, CEJA, ou até mesmo para vagas de emprego.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR CIDADES
7 Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies

Portal Acesso Único reúne informações dos três programas

OMinistério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para acessar informações sobre os três programas, os estudantes devem utilizar o Portal Acesso Único. Os calendários de inscrições foram antecipados, conforme anúncio feito em dezembro pelo MEC.

O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março.

As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março.

E para o Fies, terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.

Segundo o MEC, em todos os processos seletivos a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.

“Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no

Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais re-

Veja as datas

Sisu

Inscrições: 16 a 24 de fevereiro

Resultado: 28 de fevereiro

Prouni

Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados: 7 de março (1ª chamada); e 21 de março (2ª chamada)

Fies

Inscrições: 7 a 10 de março

Resultado: 14 de março.

cente, poderá se inscrever”, informou o Ministério da Educação.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR GERAL
OPORTUNIDADES
8 Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

AQUELE ABRAÇO !!!

EITA COISA BOA! Madrugada dessas, meio sem norte, não sabia como começar este ‘Aquele Abraço’, dentro do espírito imaginado. De repente, vi que o músico, pesquisador e professor, Mano Décio, postara no grupo Resenha Cultural & Cia, do WhatsApp, imagens e vídeos sobre monstros sagrados da nossa música popular. Para começo de conversa, lá estavam Candeia, Wilson Moreira e Cartola. É mole, ou quer mais? Como resultado dessa pesquisa meio que improvisada e repentina, saiu esta nota. Décio é um dos artistas iguaçuanos mais importantes e requisitados para eventos diversos. Valeu, Décio! Aquele Abraço procê!!!

“Gosto do que vejo no espelho!”, diz

a musa Priscila Mathias

Show! A beldade ocupa o cargo há cinco anos na União

OCarnaval se aproxima e as beldades que esbanjam beleza, carisma e samba no pé vão despontando na expectativa de um grande desfile com as suas escolas. Uma festa tão democrática, que abraça todos os gêneros, raças e classes sociais, também tem espaço para todas as idades. Com um público feminino bastante dedicado em fazer bonito, as musas da folia estão rompendo as barreiras da juventude e dando show de vitalidade. Afinal, no reino de Momo, quem tem história tem vez.

É o caso de Priscila Mathias que, aos 42 anos, desliza na ponta do pé no cargo de musa em uma escola de samba, mais especificamente da União da Ilha. Priscila começou a vida no samba quando tinha apenas 4 anos de idade e cresceu vendo as mulheres da família fazendo shows, saindo em jornais, ganhando concursos e participando de programas de TV. Logo, a menina de 10 anos desfilava pela primeira vez na escola insulana.

A trajetória no samba a levou para ser passista da escola por quatorze anos, mas também foi composição de carro alegórico, semidestaque, e desde 2018, musa da sua escola de coração. Aeroviária de profissão, Priscila completa 33 anos de União da Ilha e diz que não vê barreiras para ser musa aos 40. “As tias Baianas e da Velha-Guarda ainda me vêem como a mesma menina que começou e é assim que me sinto”, conta empolgada.

da Ilha do Governador

Em homenagem ao enredo da Lins Imperial, o artista Gato de Salto (foto: Anaiara Gois), realizou ensaio fotográfico especial na tarde da sexta (27). Inspirado em Madame Satã, tema da escola para o carnaval deste 2023, Gato encarnou e recriou o personagem nos Arcos da Lapa, Centro do Rio. Honrado com o convite, o paulistano, de 30 anos, que vive na Europa dando aulas de samba, destaca a emoção de fazer parte do maior espetáculo da terra, tendo Madame Satã como tema. “Me sinto feliz de participar em um enredo com tanto peso”. Satã foi um transformista brasileiro, uma figura emblemática e um dos personagens representativos da vida noturna da Lapa carioca na primeira metade do século XX. Um homem à frente do seu tempo, que deixou história e até hoje é reverenciado pelo legado de luta e resistência. “Minha vida e a da Satã são muito diferentes, mas o preconceito que eu enfrento é o mesmo que ele enfrentou. Ele se sentia realizado nos shows de cabaré na Lapa que fazia vestido da maneira que queria, da mesma forma que eu me sinto realizado ao sambar de salto alto. E ambos sofremos preconceito, ataques de ódio e homofobia por ser quem somos. Ele revidava com muito mais valentia e golpes de capoeira certeiros e eu uso minha imagem para continuar a luta por aceitação”, conclui.

A Lins Imperial será a segunda escola a desfilar na sexta de carnaval, 17 de fevereiro, na Sapucaí.

Sob olhares e aplausos, Priscila desliza na ponta do pé e não economiza empolgação (Foto: Léo Cordeiro @sambaflashes)

Preparação intensa para aguentar o tranco na avenida

A preparação visando o Carnaval requer a disciplina que toda musa, independente da idade, deve possuir para aguentar o ritmo e estar em forma. Mas Priscila diz que o hoje tem que suar um pouquinho mais. “Sinto diferença no meu corpo; sou adepta da

musculação e antes o resultado que conseguia com o mínimo de esforço, hoje preciso me dedicar ao máximo. Exercícios de cardio e dieta entraram na minha rotina”. Segundo a Musa, a oportunidade tem sido exemplo de autoestima e feminili-

dade. “Eu me sinto bem pra idade que tenho. Estou me redescobrindo aos poucos. O que funciona é o que não dá mais resultado. Estou gostando do que vejo no espelho, mas continuo na corrida pra gostar mais ainda”, completa.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR CULTURA
‘Gato de Salto’ encarna Madame Satã enredo da Lins Imperial
9 Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

VISIBILIDADE TRANS

EE ativistas fizeram eventos, passeatas e reuniões, o NAD LGBTQI+ de Queimados também comemorou com uma roda de conversa com a presidente do grupo Trans revolução e fundadora e coordenadora da CasaNem — casa de acolhimento para pessoas LGBTQI+ em situação de vulnerabilidade social, do PreparaNem, programa de preparação para o ENEM para pessoas trans e criadora do termo “transvestigênere” Indianarae Siqueira, pensando assim colhemos alguns depoimentos de pessoas requalificadas no equipamento NAD - Núcleo de Atendimento descentralizado LGBTQI+de Queimados… O Coordenador Eduardo Costa com a convidada Indianarae em homenagem à convidada.

Ser trans é entender que não é errado ser diferente, e que ser diferente significa que você é forte o suficiente para não ter que ser igual.

Eu sou trans com orgulho de ter meu lugar de fala num país escroto, onde eu saio de casa sem saber se vou voltar, sou trans com ousadia de não deixar que a transfobia que assola lá fora seja as grades da minha prisão dentro de mim mesmo. Ser trans é resistir, é ter a possibilidade de renascer, de si, das cinzas do que se foi, do que você nunca foi. Ser trans é se reinventar num amor próprio que transborda em amor ao próximo. Ser trans é acolher a confusão do outro, é abraçar a dor do outro, é vencer os próprios limites. Bendita seja a diferença que colore o mundo, bendita seja a hora que essa incumbência recaiu sobre os meus ombros. Hoje sou um homem melhor, mais justo, sensível, mais amigo, mais comprometido, mais coerente, mas evoluído, diferente da mulher acuada que outrora tive que encenar no espetáculo da vida “ fui um péssimo ator. Hoje vivo sem roteiros, com o compromisso de ser eu sob a luz das responsabilidades que chegam. Não tenho raiva de quem fui, tudo o que deixei de viver me preparou para ser quem eu sou hoje, um ser humano inteiramente grato.

Chega em Nova Iguaçu, a clínica médica LEFFER. Pautada em metodologia inovadora utilizando produtos e técnicas modernas, a LEFFER surge a pela visão empreendedora de médicos especializados nas mais renomadas instituições. Atuando nas especialidades como dermatologia clínica e Estética, clínica médica, transplante capilar entre outras.

A LEFFER foi concebida e será gerida pelas doutoras Dra. Érica Rodrigues, Dra. Fernanda Kengen e o diretor Leonardo Matheus.

A clínica promete surpreender seus pacientes com tratamentos de excelência e atendimento super humanizado, disponibilizando tecnologia, inovação e soluções na área de saúde e beleza.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR CULTURA
NOVA IGUAÇU COM NOVO EMPREENDIMENTO
Ser trans é transcender a si mesmo, é encarar o espelho com amor e o mundo com coragem.
10

Mais de 30 cidades do País entram em estado de emergência de por conta de desastres naturais

Estão na lista localidades da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste foram reconhecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, em situação de emergência após serem atingidas por desastres naturais.

São 33 municípios. A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a municípios que enfrentam a estiagem. Do total de 22 localidades nesta condição, 17 estão no Rio Gran-

de do Sul. São os casos de Candiota, Canguçu, Capão do Cipó, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Dilermando de Aguiar, Esperança do Sul, Fortaleza dos Valos, Nova Ramada, Passa Sete, Rolador, Santa Margarida do Sul, São Pedro do Butiá, Segredo, Sobradinho, Tenente Portela e Ubiretama.

A estiagem também atinge as cidades de Alagoinha e Altinho, ambas em Pernambuco; Paulistana, no Piauí; Coronel Ezequiel, no Rio Grande do Norte; e Arvoredo, em Santa Catarina.

Outros nove municípios obtiveram o reconhecimento da situação

de emergência por conta de chuvas intensas. Estão na lista Canápolis e Lajedo do Tabocal, na Bahia; Catuji, Pavão, Pompéu e Salto da Divisa, em Minas Gerais; Aperibé, no estado do Rio de Janeiro; além de Balneário Piçarras e Itajaí, em Santa Catarina.

Já a cidade baiana de Aracani registrou alagamentos. Por fim, São Sebastião da Bela Vista, em Minas Gerais, teve episódios de inundações. Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacio-

nal estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR GERAL
ALERTA
11 Terça-Feira 31 de Janeiro de 2023

Novak Djokovic reacende debate sobre melhor de todos os tempos

m triunfante Novak Djokovic exibiu o troféu do Aberto da Austrália pelos jardins do Palácio de Governo de Melbourne nesta segunda-feira (30), seu 10º título do torneio, acrescentando mais um elemento para aqueles que defendem que ele é o maior tenista de todos os tempos.

Esse debate pode nunca ser resolvido, mas se for decidido apenas em termos de sucesso em Grand Slams, agora segue para Roland Garros em maio, com o sérvio e Rafael Nadal empatados em 22 títulos. Enquanto as quadras azuis de Melbourne Park são, sem dúvida, o domínio de Djokovic, as quadras de saibro vermelho de Roland Garros são reservadas ao espanhol, o outro candidato ao título de melhor da história na era aberta, junto com o suíço Roger Federer, que conquistou 20 Grand Slams.

O Programa Bolsa

Atleta teve seu número de vagas ampliado e agora atende atletas à partir de 7 anos

Federer agora está aposentado e enviou seus parabéns a Djokovic no Instagram – “Esforço incrível, de novo!” - mas Nadal está de volta à Espanha sendo tratado da última de uma série de lesões que prejudicaram sua carreira. O jogador de 36 anos está confiante de que se recuperará do problema no flexor do quadril que sofreu no Aberto da Austrália a tempo de arrastar seu corpo machucado para Paris em maio, em uma tentativa de conquistar o 15º título do Aberto da França. E, apesar de um problema na coxa que o atrapalhou durante o primeiro Grand Slam do ano, Djokovic deixou poucas dúvidas de que também estará lá tentando vencer seu 23º Grand Slam.

“Acho que ainda há muito daquele fogo dentro de mim que arde de paixão pelo esporte e pela competição e acho que é isso que me permite ir ao limite”, disse ele nesta segunda-feira.

“Não pretendo parar por aqui. Me sinto muito bem com meu tênis. Sei que quando estou me sentindo bem fisicamente, mentalmente presente, tenho chance de vencer qualquer slam contra qualquer um”, concluiu.

Ônibus com time de futebol cai de ponte

e deixa mortos e feridos na BR-116

Acidente foi registrado na madrugada desta segunda-feira (30), perto da cidade de Além Paraíba, no interior de Minas Gerais.

Um ônibus caiu de uma ponte de 10 metros de altura na madrugada desta segunda-feira (30) e deixou 4 mortos e 29 feridos na BR116, em Além Paraíba. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo levava o time de futebol Esporte Clube Vila Maria Helena de Ubaporanga (MG) para Duque de Caxias (RJ), de onde era a equipe. Inicialmente, a PRF informou que o acidente havia causado 5 mortes. Mais tarde, o Corpo

de Bombeiros informou que foram confirmadas 4 mortes. O texto foi atualizado às 7h50 Conforme o Corpo de Bombeiros, estavam no ônibus o motorista, comissão técnica e jogadores. Inicialmente, quatro corpos foram retirados em meios às ferragens. Vinte e quatro vítimas foram encaminhadas para o Hospital São Salvador, em Além Paraíba. Outras cinco foram levadas para a Casa de Caridade Leopoldinense, em Leopoldina.

O Programa Bolsa Atleta teve seu número de vagas ampliado. E agora, atende atletas com faixa etária à partir de 7 anos. AS inscrições para as novas vagasd estão correndo e vão até o dia 3 de fevereiro.

A Secretaria de Esporte e Lazer está disponibilizando o edital atualizado clicando aqui. E você pode fazer a sua inscrição na sede da Secretaria, que fica na Avenida Dedo de Deus, 820 – centro (no prédio da antiga prefeitura).

Em nota, o Hospital São Salvador informou que a unidade atendeu um jovem de 19 anos e outros têm menos de 18 anos. “Alguns pacientes estão sendo liberados e prestando depoimento à Polícia Civil. Cinco pacientes necessitam de atendimento especial, sendo 3 na UTI e 2 na Unidade Intermediária”, complementou o hospital. De acordo com a PRF, o veículo caiu de cabeça para baixo perto de um riacho após o motorista do ônibus perder o controle da direção. A viagem consta como registrada no sistema de Licenças de Viagem Nacional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O Corpo de Bombeiros de Leopoldina, Cataguases, Além Paraíba e Juiz de Fora atuaram no local na manhã desta segunda-feira. A PRF também auxiliou nos trabalhos.

Vítimas

Conforme o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram. Ainda não há a identidade delas, mas são três adolescentes entre 14 e 17 anos e um adulto, de idade não informada.

WWW.JORNALPOVO.COM.BR ESPORTES
U
12
31 de Janeiro de 2023
Terça-Feira

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.