
4 minute read
Quase 30% dos consumidores estão confiantes com retomada da economia fluminense para os próximos três meses
Apesar disso, também houve aumento das respostas pessimistas. Em dezembro, o registro foi de 47,1% e agora 51,1% em janeiro
Ootimismo dos consumidores em relação à economia do Rio de Janeiro para os próximos três meses aumentou, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), feita entre os dias 16 e 23 de janeiro, com 429 pessoas. De acordo com o levantamento, 29,1% estão confiantes ou muito confiantes, contra 28,5% da sondagem anterior. Apesar disso, também houve aumento das respostas pessimistas (47,1% em dezembro para 51,1% em janeiro). Isso ocorreu devido à diminuição do percentual de consumidores que consideram que o quadro econômico fluminense não irá se alterar. Em janeiro, ficou em 19,8% ante 24,5% do mês anterior. Nos últimos três meses, 40,6% tiveram muito medo de perder o emprego, 19,6% afirmaram que tiveram pouco medo e 39,9% não tiveram medo. Em relação aos próximos três meses, 37,3% disseram que estão com muito medo de perder o emprego, enquanto 41,3% não têm esse temor e 21,4% relataram estar com pouco medo.
Advertisement
O número de consumidores inadimplentes ou muito inadimplentes nos últimos três meses ficou em 31,2%. Ficaram pouco inadimplentes 16,3%. 52,4% não ficaram inadimplentes.
Entre os que ficaram inadimplentes, o cartão de crédito continua sendo o maior motivo, com 68%, seguido de crédito pessoal (35,5%), luz, gás, telefone, água e internet
(33,5%), cheque especial (29,6%) e IPVA (18,7%). 72,9% responderam que tiveram mais de uma inadimplência.
O número de consumidores endividados ou muito endividados nos últimos três meses, de acordo com a nova pesquisa, ficou em 44,8%. Os pouco endividados são 26,1%. 29,1% não ficaram endividados.

AQUELE ABRAÇO !!!
CULTURA NÃO DÁ VOTOS - Certa vez, ainda na fase do sono, antes do despertar no berço das irregularidades políticas brasileiras, este Velho Escriba perguntou a um dos vereadores com mandato em Nova Iguaçu: “Por que você não cria projeto de lei que incentive e valorize a Cultura popular como um todo na cidade, inclusive com subvenção anual a grupos e entidades representativas ou promotoras de eventos? Resposta do sujeito: “Cultura não dá voto e nem grana”. Não tem jeito. O caminho do artista de pequeno investimento deve ser leis de incentivos estaduais ou federais como a Aldir Blanc (foto), que socorreu muita gente na pandemia do corona vírus. Aquele Abraço em todos!!!

Livro “Fundo de Quintal, o Som
Que Mudou a História do Samba”
NTarde de autógrafos da biografia aconteceu na livraria Blooks em Botafogo a segunda-feira (23/01), aconteceu, na livraria Blooks, em Botafogo (RJ), a tarde de autógrafos da biografia do grupo Fundo de Quintal, intitulada “O Som Que Mudou a História do Samba”, lançada pela Editora Malê. A obra foi escrita pelo jornalista, produtor, roteirista e diretor de shows, Marcos Salles, que foi o responsável pela tarefa de contar as quase cinco décadas de carreira, que começou na quadra do bloco Cacique de Ramos. A tarde de autógrafos, contou com a presença de fãs e admiradores do grupo, além de convidados ilustres como, os integrantes do grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Hélio de La Peña, Babi Cruz (esposa de Arlindo Cruz), de entre outros mais.

Filho de Roberto Ribeiro em dose dupla neste final de semana
O cantor e compositor Alex Ribeiro cumpre mais uma jornada dupla de shows neste final de semana. A primeira parada foi sexta-feira (27) na Choperia do Papai, que fica na Lapa, e fechará o domingo, 29, no Quintal do Bartô em Jacarepaguá.
O sambista filho do saudoso Roberto Ribeiro relembra os sucessos eternizados na voz de seu pai, mesclando a apresentação com outros clássicos do samba.
“Por todos os lugares que passamos, as pessoas curtem bastante o nosso quintal pois relembram os sucessos que fi-
Botafogo Samba Clube bota escola na rua
caram marcados pelo meu pai Roberto Ribeiro. Os amantes do samba, tanto na Lapa, quanto em Jacarepaguá, puderam e poderão viver dois grandes shows neste final de semana”, destacou Alex Ribeiro. Cria do Império Serrano e integrante da ala dos compositores, onde já assinou sambas vencedores e fez parte do carro de som da escola, Alex Ribeiro pertence à nova geração de sambistas e despontou no cenário musical em 2010 com os espetáculos ‘Todo Menino É Um Rei’ e ‘Roberto Ribeiro: Uma Aquarela Brasileira’.

A Botafogo Samba Clube (foto) realiza neste sábado (28), a partir das 16h, com entrada franca para o público, seu primeiro ensaio geral para o Carnaval 2023. A concentração será em frente ao Setor Oeste do Estádio Nilton Santos, na Rua José dos Reis, 495, e contará com a presença de todos os segmentos da escola. Haverá também inscrições para o desfile e venda de bebidas no local. Em busca do acesso à Série Ouro, a Botafogo levará para a nova Intendente o enredo “Pelos trilhos da história: Engenho de Dentro de lutas, batuques e glórias” em homenagem ao bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, que abriga a quadra alvinegra.

Tributo a Foo Fighters no Bar das Artes

Os fãs do rock dos anos 90 terão oportunidade de curtirem um show da primeira banda tributo a Foo Fighters do Brasil. Neste domingo, 29, o Bar das Artes em Copacabana abre suas portas para a PHD Foo Fighters (foto), que sobe ao palco às 20h30 com muita gente bonita, bebida gelada e petiscos deliciosos. Com um set list pensado para cada público, o show reúne músicas de todos os álbuns do Foo Fighters. A performance, a sonoridade, os instrumentos, o show é bastante fiel à banda original.
O Bar das Artes fica situado à Rua Aires Saldanha, 13, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Informações e reservas podem ser feitas pelo telefone (21) 97709-4277.