1 minute read

Polícia Federal deflagra terceira fase da Operação

Pedro Peduzi

APolícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas praticados no dia 8 de janeiro que resultaram na invasão e no vandalismo das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Segundo os investigadores, 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro (nove de busca e apreensão e um de prisão), Minas Gerais (quatro de busca e apreensão e dois de prisão), Paraná (um de busca e apreensão e um de prisão), Santa Catarina (um de busca e apreensão e um de prisão), Espírito Santo (oito de busca e apreensão e quatro de prisão) e Distrito Federal (quatro de busca e apreensão e dois de prisão).

Advertisement

Golpistas

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta às ações de golpistas que “promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos” no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF. De acordo com a Polícia Federal, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

Investigações permanentes

A Operação Lesa Pátria passou a ser “permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, informou a PF. Acrescentou que abriu um canal de denúncias para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Assaltante rouba carro e infarta após receber voz de prisão

O suspeito roubou um veículo, mas durante a fuga abandonou o carro e tentou fugir a pé

Um suspeito de roubar um veículo, infartou após receber voz de prisão no momento em que foi capturado pela Polícia Militar de Nilópolis (RJ). O homem causou três acidentes na região enquanto tentava fugir da polícia.

De acordo com o Portal R7, durante a perseguição o suspeito derrubou uma moto, arrastou um carro que estava no meio-fio e só parou após bater em outro veículo, outros três automóveis que estavam estacionados colidiram entre si.

O homem identificado como Matheus da

Graça Limoeiro abandonou o veículo e tentou fugir a pé. Os policiais realizaram manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), em seguida ele foi encaminhado para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde está internado sob custódia.

Durante a fuga do suspeito ocorreu troca de tiros e um pedestre foi baleado. A vítima foi atingida de raspão, atendida no hospital e teve alta. Um revólver e um celular roubados foram apreendidos.

This article is from: