2º ed Junho 2011

Page 2

Panorama - Página 02 - BAIXADA FLUMINENSE, 25 JUNHO Á 10 DE JULHO DE 2011

Página 2

Destaque desta edição EDITORIAL V

eio à tona com a queda do helicóptero que infelizmente ceifou vidas, onde a população tomou ciência de fatos no mínimo duvidosos: as estranhas relações entre o governador Sergio Cabral e o empresário Fernando Cavendish, dono da construtora Delta, que mantém uma convivência íntima ,regada de presentes finos entre autoridades públicas e empresários que disputam licitações de milhões e vão muito mais além: financiam campanhas. É impressionante, a Delta Construções, além de estar reformando o Maracanã, é também a empreiteira que mais recebeu recursos do Programa da Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o portal Transparência, da Controladoria-Geral da União, do total de R$ 11,8 bilhões já despendidos pelo governo federal este ano, a Delta Construções foi a que recebeu a maior fatia: R$ 254,6 milhões. O governador, após voltar de sua licença, terá que dar explicações à sociedade sobre esse episódio e esclarecer de vez essas perigosas relações.

10 segundos INSS estuda desistir de ações judiciais

A cada 20 segundos morre uma criança

Sem dúvida, uma boa notícia para quem reivindica direitos no INSS e tem todas as chances de ganhar a ação, mas não consegue por força, principalmente, dos recursos que o órgão do governo utiliza na Justiça. Começaram os estudos para o instituto desistir das ações com poucas chances de vitória, conforme anunciou o presidente do órgão, Mauro Hauschild. Para isso, o instituto formou um grupo de trabalho com assessores do presidente do STF, Cezar Peluso, para levantar o número de ações que tramitam na Corte e quais poderão ser alvo de desistência.

Graças aos quase três milhões de euros angariados na conferência internacional de doadores para vacinação, em Londres, mais de 250 milhões de crianças deverão ser vacinadas até 2015. O fundo que superou as expectativas vai permitir combater doenças como a diarreia e a pneumonia, nos países em desenvolvimento. Em tempos de crise, o Reino Unido foi um dos países que mais contribuiu. O primeiroministro britânico diz que o dinheiro vai servir para proteger 250 milhões de crianças de doenças fatais e salvar quatro milhões de vidas.

Hotéis e motéis na lei de prevenção de dsts

Idosos da Baixada contra a violência

Por força de outra lei criada no mês passado, a de número 5.977/11, publicada no Diário Oficial do Executivo, hotéis e motéis deverão informar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O autor da nova lei, o deputado Sabino (PSC), conseguiu incluir as demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) nos folhetos que, por lei, hotéis e motéis devem disponibilizar com informações sobre prevenção à Aids. A medida representará um grande estímulo ao uso do preservativo.

A campanha organizada pela Superintendência de Políticas para a Pessoa Idosa, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) teve como alvo os motoristas de ônibus. Tem havido várias ocorrências na Baixada fluminense de maus tratos e constrangimentos na hora do embarque. A atividade de conscientização contou com a participação de 30 idosos no Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa da Terceira Idade.

Panorama Edição Ano XIV Nº 2354 O Jornal Panorama é órgão oficial editado e publicado pela Panorama Comunicação

www.jornalpanorama.net.br Presidente

Alto índice de gravidez na adolescência Cerca de 30% do número total de gestações na Nicarágua são de adolescentes, o que coloca o país em segundo lugar no quesito gravidez na adolescência, à frente inclusive de países africanos, como Gana. Os dados preocupam o governo e já debatem uma ampla campanha de conscientização.

Exposição ‘Plural’ em S.joão de Meriti na Nossa Galeria de Arte de 1 à 29 de junho

Pág 6 Especial

Cidade

Aonde foram parar os bandidos expulsos do Rio? 25 de novembro de 2010 foi um dia que entrou para a

história. Traficantes fogem da polícia, que começa a ocupar o Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. Na fuga, os bandidos largaram drogas, armas, munição. A população até hoje se questiona sobre o paradeiro dos bandidos expulsos das favelas pacificadas.

Caixa Beneficente da PM abre portas para o cidadão

A Caixa Beneficente da Polícia Militar mudou seus estatutos a fim de permitir que qualquer cidadão possa participar da instituição na condição de associado instituído e desfrutar de todas as vantagens oferecidas na area de atendimento social, orientação jurídica, tratamento médico e lazer. O Presidente, Coronel Pedro Chavarry Duarte, explica nesta edição como você pode se habilitar e se tornar sócio e anuncia a abertura do primeiro núcleo de atendimento na Baixada Fluminense, em Mesquita

Pág 5 Cultura

Baixada Caxias renova praça da Conquista

Caxias tem mais um motivo para se orgulhar: o prefeito Zito, depois de construir em sua primeira gestão a praça do Parque da Conquista, retorna e não deixa a população na mão. Reformou a praça e entregou aos caxienses na última sexta-feira, já que seu antecessor não zelou pelo patrimônio público. Completamente reformada, a praça ganhou campo de grama sintética, quiosque, bancos, playground para as crianças e canteiro de plantas por todos os lados.

Festival de cordel em Nova Iguaçu

Será o acontecimento mais esperado da Baixada fluminense onde estão programados uma invasão de rimas, métricas e musicalidade da literatura de cordel, durante o Festival de Cultura Popular “Cordel com a corda toda”, que será realizado entre os dias 13 e 16 de julho, em Nova Iguaçu, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

Proteção à vida

A

atitude do governo federal em reconhecer que não consegue proteger nem 30 dos 165 ativistas da Amazônia, apontados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) como pessoas ameaçadas de morte, são lamentáveis, porém retrata a realidade da precária política nacional no que diz respeito à vida. Afinal, o direito de viver dignamente é garantido na nossa Constituição, mas em lugar nenhum do país temos total tranqüilidade quanto a isso, seja interior, no campo ou nas grandes cidades. Em verdade, o valor da vida humana nunca esteve tão banalizado e diariamente são muitos os episódios de assassinatos e violência de toda ordem. Os motivos são os mais variados, sendo certo que a futilidade dos crimes choca e nos faz refletir sobre a racionalidade do homem. Em recente reunião do vice-presidente da república com ministros, ficou decidido que o governo dará prioridade

Arquivo

máxima à proteção de pessoas marcadas para morrer. Devemos reconhecer que na Zona Rural há historicamente conflitos ferrenhos, como na Região Amazônica, que carece de medidas efetivas de prevenção a líderes rurais, indígenas, quilombolas, sem-terra e ambientalistas. Mas, tudo isso traz a reflexão de um modo geral sobre quem no Brasil não está marcado para morrer, diante da violência que insiste em crescer tanto no interior como nas grandes cidades. No Rio, avançamos nos últimos anos, mas há ainda muito a ser feito. Com as UPPs houve sim melhorias, porém não é o suficiente. Em vez de tantos escândalos políticos, de tanta euforia com a proximidade dos Jogos e de tanto investimento em estádios e arenas esportivas, a sociedade ganharia bem mais com maiores recursos em segurança e na preservação do maior bem de todos nós, a vida.

Marcos Espínola - Advogado criminalista

Ligue, faça sua denúncia e nos chame

Tel: 2220-6343- Email : redação@jornalpanorama.net.br

Homenagem do Panorama às 500 edições da Mônica

CNPJ: 08.219.620/0001-28

Fundado em 1997 por Rogério Sant’Ana

Cartas e e-mails

Diretora - Executiva da Redação

PARTICIPE

Editor - Geral de Jornalismo

Parabéns pelo jornal Panorama

O desrespeito da Supervia

Povo sem direito às calçadas

Editor de Esporte

Carlos Vieira Lote XV

Ricardo Bernardes Irajá

Ademir Silva Mesquita

Comercial

Ao que tudo indica, finalmente surgiu um jornal de verdade na Baixada Fluminense: bonito, moderno, todo a cores e, o que é mais importante, com conteúdo. E conteúdo voltado para nós, povão, sem voz há muito tempo devido ao comprometimento dos grandes jornais com os políticos e as grandes empresas. Só espero que o Panorama continue assim, sempre nos defendendo e nos dando voz a fim de podermos, no mínimo, ajudar a mudar esse caos que nos humilha em todos os lugares, desde o transporte ao criminoso atendimento nos hospitais. Esse Brasil terá que mudar, principalmente para punir os políticos.

Muito importante a matéria “Supervia, mais uma afronta ao povo”, do Wilson de Carvalho, pois faz denúncias como nunca se viu em jornal nenhum. Matéria ótima para o Sérgio Cabral ler e, finalmente, tomar providências contra essa concessionária porca e incompetente. Entre as denúncias do Wilson, preferi reforçar sobre os novos trens que estão para chegar: que não tenham o triste destino da maioria dos coreanos com a prática nociva e criminosa do tal de “envelopamento” que descaracteriza os vagões com aquelas pinturas horríveis. Os trens parecem verdadeiros circos ambulantes com propagandas que danificam o prateado e nos desrespeitam com a vedação das janelas.

É de impressionar como os prefeitos e seus guardas municipais nada façam contra o estacionamento nas calçadas. Mais grave, ainda: estacionamento de caminhões. Tem caminhão descarregando em lojas sobre as calçadas ou fazendo a calçada de garagem e quebrando-as. E pensar que esse país vai realizar Copa do Mundo e Olimpíada. Claro, passaremos vergonha, pois tudo está abandonado e não se iludam que até 2014 tudo se resolverá, pois já se criou a cultura da bagunça em todos nós. Uma pena que tudo isso aconteça num país tão lindo, mas de um povo que não se respeita, principalmente por culpa dessa maldita televisão que só ensina o que não presta, com apoio dos governantes.

Jânia Bizarelli

Jorge Bernardes

Wilson de Carvalho Nildo Faustino

Diretor Jurídico

Dr. Paulo César Cunha

Diagramação - Projeto Gráfico Genaro Braga

Fotógrafo

Mateus Vellasco

Conselho Editorial

Elaine Dourado, Wilson de Carvalho

Colaboradores

Viviane Duque Estrada , Juliana Chaves, ItamaJunior, Bruna dos Santos

Comercial - Telefax- 3763-6201

Os nossos colaboradores não possuem obrigações de horário ou continuidade, não mantendo nenhum vínculo empregatício com esse Jornal , em consonância com a Lei de Imprensa 5250/67. Os conceitos emitidos pelos colunistas e matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos mesmos.

Pág 10

Panorama Comunicação da Baixada LTDA

Rogério Sant’Ana

Redação : Av Rio Branco, 185 Grupo 2101 Rio de Janeiro CEP 2220-6343 Administração Rua Miracema, 102 - São João de Meriti Sucursal Baixada: Rua Mônaco , 24 Mesquita

Pág 4

JP

Você pode enviar as suas críticas e sugestões através do e-mail redacao@ jornalpanorama.net.br ou pelo telefone : (21) 2220-6343 Av.Rio Branco, 185- Grupo 2101 Centro-Rio de Janeiro

TELEFONES ÚTEIS  Hospital São Lucas Travessa Frederico Pamplona 252-5552  Delegacia da Mulher 3399-3690  Delegacia do Turista 2511-5112  Policia Militar 190  Delegacia Policial 13ª 2247-0359  Prefeitura do Rio 2503-3000  PROCON 2224-4916  Centro de Informação Turística Av. Princesa Isabel, 183 Tel: 2542-8080 / 2542-8004 Fax: 2542-0694


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.