3 minute read

Olha onde enfia o dedo domingo

Mais uma eleição batendo na porta, e fique esperto, responsabilidade na brincadeira, até porque o político brasileiro é mais caro do mundo. O político brasileiro custa muito caro, veja que os brasileiros pagam R$ 10,8 bilhões por ano para o congresso nacional. Sim isso só no congresso, pois tem assessores, borracheiros, mulheres do café e aí vai. Então é muito dinheiro envolvido para você se dar ao luxo de jogar o voto fora, ou não ter critérios para escolher.

Outra coisa para se prestar atenção, é que quando elegemos governador, prefeito ou presidente, pois estamos automaticamente legendo o vice. Conhece o vice? Sabe o que ele faz? De onde vem? Se tem alguma capacidade administrativa? Preste atenção senão vai acontecer igual a uns "militontos" que elegeram o Temer quando elegeram a Dilma, aí ela caiu fora, o Temer assumiu e ficaram reinando porque não valia nada, era um hipócrita, traidor, coisa e tal, mas esqueceram de dizer que foram eles que colocaram lá com os critérios deles (risos). Lembre-se que o Lula está com bastante idade, saúde debilitada, então existe a boa possiblidade de logo aparecer no seu GPS a Avenida Presidente Alckmin que até ontem dizia que o Lula queria voltar para a cena do crime. Aliás amigo leitor, diga agora, sem pensar muito, quem é o candidato a vice do Bolsonaro?

Advertisement

Votar exige responsabilidade, preste atenção, pelo menos analise um pouco sobre quem será sua escolha. Esta sua escolha é cara, ela decide seu futuro. Veja o que fez, o que pode fazer, veja com quem se relaciona, pesquise o passado em relação a denúncias de crimes e falcatruas, veja se não há esquemas de favorecimento. Na campanha é tudo lindo, uma carga de saibro dá mídia, mas será que meu voto vale a pena?

Chegou a hora da onça beber água. Neste domingo, entre 8 e 17 horas, eleitores vão às urnas para eleger presidente, governador, senador (no caso do Paraná, apenas uma vaga), deputados (estadual e federal). Já escolheu seus candidatos?

Você lembra em quem votou nas eleições de 2018? Será que aquele que recebeu seu voto, acabou eleito? Será que cumpriu algumas das promessas, feitas 4 anos atrás? Vale a pena lembrar. Afinal, você tem que ver se os candidatos, votados por você, fizeram alguma coisa pela sua cidade ou região.

De uma coisa o Foca sabe. Muitos receberam votação na região e, simplesmente sumiram, escafederam. A recomendação é votar em candidatos comprometidos com sua cidade. Esta é a dica.

O Foca, entre uma cidade e outra, por onde circula, observa poucos carros com adesivos de candidatos a alguma coisa. Mas o que está acontecendo. Falta de dinheiro? A grande maioria, tem usado as redes sociais para pedir votos.

E a pergunta que se faz, nos quatro cantos das cidades, quem serão os candidatos mais votados e, consequentemente os menos votados pela região sul, por onde circula O Repórter. As apostas estão abertas.

O eleitor terá que votar em cinco candidatos. Deputados estadual e federal, Senador, goven ador e presidente. São cinco números. Dessa forma, o Tribunal Superior Eleitoral sugere que cada eleitor leve a famosa colinha, preparada pelo próprio TSE. O Foca, já fez a sua!

As pesquisas eleitorais são divulgadas por institutos de pesquisas, com grande frequência. O Foca faz uma observação importante. Se tais pesquisas valessem, nem precisaria de eleição. Que no dia 2 se faça uma pesquisa e o primeiro lugar, no caso de presidente, seja declarado vencedor. Este Foca é pho.....

Lá em 2014, quando Dilma Rousseff estava em campanha, anunciou a construção de milhares de casas pelo Brasil, por meio de programa habitacional. Segundo o Foca, cada casinha custava a bagatela de R$ 5 mil à época. Apesar do valor, o índice de inadimplência foi da ordem de 70 por cento.

E nesta campanha, um candidato, ao comentar o programa Casa Amarela, deste atual governo, disse que o morador pode pintar a casa da cor que desejar. "Oh my God! Santa ignorância do candidato.

Num tempo não muito distante, Gleissi Hoffmann, em evento pomposo no Parque Barigui, em Curitiba, anunciava a construção de metrô na Capital Paranaense. Lembra disso? E anos passaram e nada da obra. Coincidência ou não, pouco tempo depois, era entregue metrô na Bolívia, segundo as más língua, com capital do governo Brasileiro.

Terminou a propaganda gratuita no rádio e TV. Foram 45 dias, onde candidatos apareceram prometendo mundos e fundos para os eleitores. Teve gente prometendo acabar com a fome, desemprego, etc.. Bom, finalmente acabou...

Contagem regressiva: Faltam 2 dias para a eleição de 2 de outubro. Vote em candidatos comprometidos com sua cidade, com sua região. Vote consciente!

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora Travessa Manacá, 85 Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva

TELEFONES 41 3797-7304 (41) 99679-6053

COLABORADORES Márcio Camargo Aleks Tizon Wallysson Silva Priscila Silva Luiz Augusto Clara Bonvechio

DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva (41) 996796053

DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

IMPRESSÃO Press Aternativa

TIRAGEM DESTA EDIÇÃO 7.000 Exemplares CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba

This article is from: