
2 minute read
CHEGOU A HORA DA VERDADE!
Eleitores vão as urnas neste domingo e O Repórter fará a cobertura
Da Reda O Com Assessorias
Advertisement
Neste domingo, mais de 156 milhões de eleitores vão às urnas para escolherem os(as) novos(as) presidente; vice-presidente; governador(a); vicegovernador(a); senadores(as); deputados(as) federais; deputados(as) estaduais. As seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília (desde que não haja eleitores na fila) - neste ano, o horário da votação é unificado, logo, regiões com fuso horário diferente devem estar atentas. Os resultados serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir das 17h (horário de Brasília) - o Grupo O Repórter fará uma cobertura especial dessas eleições. Domingo será o primeiro turno. Já em 30 de outubro, poderá ocorrer o segundo turno (casos de presidente e governador). Onze candidatos concorrem à presidência da República. Ciro Gomes (PDT), José Maria Eymael (DC), Luiz Felipe D'Avila (Novo), Jair Messias Bolsonaro (PL), Leonardo Péricles (UP), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Kelmon Luis Souza (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União) e Vera Lucia (PSTU). Segundo o TSE, são 156.454.011 brasileiros aptos a votar. No Paraná, são 8.475.632 eleitores que decidirão o(a) novo(a) governador(a) do Estado. Os(as) candidatos(as) são: Adriano Teixeira (PCO), Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Ricardo Gomyde (PDT), Joni Correia (DC), Professor Ivan (PSTU), Professora Ângela (Psol), Roberto Requião (PT), Solange Bueno (PMN) e Vivi Motta (PCB). Além disso, os paranaenses escolherão o(a) senador(a) - 10 candidatos(as); deputados(as) federais - 632 candidatos(as); e deputados(as) estaduais - 902 candidatos(as). Em Fazenda Rio Grande, são 83.645 eleitores.

Na região da AMSULEP - Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná, são 83.645 eleitores aptos a votar: Agudos do Sul (8.009), Campo do Tenente (6.103), Contenda (12.824), Fazenda Rio Grande (83.645). Lapa (36.424), Mandirituba (18.933), Piên (10.003), Quitandinha (13.482), Rio Negro (23.915) e Tijucas do Sul (11.975). No dia da eleição, segundo a juíza eleitoral, Bruna Greggio, em entrevista ao comunicador Pedro Bala, no começo desta semana, será possível ter uma 'colinha' na hora de escolher os(as) candidatos. Ela esteve acompanhada por Roberta Bueno de Paula, chefe do Cartório e Samantha Balduino dos Santos, técnica judiciária. Para auxiliar nessa situação, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está distribuindo 8 milhões de lembretes para o eleitorado paranaense. O documento traz a ordem de votação e disponibiliza um espaço para a anotação dos números dos(as) concorrentes. Vale lembrar que essas 'colinhas' não poderão ser utilizadas no celular, já que está proibido usar o aparelho durante o acesso à urna. Se necessário, a Polícia Militar (PM) poderá ser chamada para controlar os eleitores que insistam no uso do telefone. De acordo com o coronel Alex Bruni, a autoridade na seção é da Justiça Eleitoral, mas a PM poderá ser acionada.
O título eleitoral não é o único documento que dá direito à participação nas eleições. As pessoas aptas a votar podem se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo. Há ainda a opção de levar a versão digital do título eleitoral, o 'e-Título', que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Segundo a doutora Bruna, todo cidadão alfabetizado, nascido no País ou naturalizado, com idade entre 18 e 70 anos, é obrigado a votar no Brasil, conforme determinado pela Constituição Federal. O voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos. Isso quer dizer que eles podem, mas não são obrigados por lei a votar.
Cobertura Especial Pelo O Rep Rter
O Repórter acompanhará todas as movimentações das eleições, tanto no dia do pleito como posteriormente. Além do resultado, a equipe de jornalismo trará entrevistas com os(as) eleitos(as), e realizará uma edição impressa especial, com os resultados.
