2 minute read

Projeto "Baú de Histórias" reforça a importância da leitura para 1.518 crianças em São José dos Pinhais

Com patrocínio da Schattdecor, de 16 a 24 de maio de 2022, foram entregues seis unidades do projeto "Baú de Histórias" em instituições que atuam com crianças e jovens da cidade de São José dos Pinhais.

De 16 a 24 de maio de 2022, o projeto “Baú de Histórias” realizou a entrega de seis minibibliotecas na cidade de São José dos Pinhais (PR) e realizou oficinas gratuitas com contação de histórias para o público infantil.

Advertisement

As instituições contempladas com as estruturas físicas foram o CRAS Miguel Haluch, no Rio Pequeno, o Colégio Estadual Tarsila do Amaral, na Vila Nova, a APAE da Costeira São José dos Pinhais, no Bairro Costeira, a APAE Centro São José dos Pinhais, no Jardim Dona Letícia, o CRAS Helena Meister (Guatupê), no Jardim Alvorada e o CRAS Afonso Celso (Borda do Campo).

Além das entregas, o projeto promoveu encontros de contação de histórias para que as mais de 340 crianças pudessem interagir com esses elementos lúdicos de incentivo à leitura, que dispõem de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos.

Entregues de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças à se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e fantasia, contribuindo para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto.

Projeto entrega seis bibliotecas móveis e beneficia mais de 1.518 crianças em São José dos Pinhais (PR)

Nesta cidade, o projeto é apoiado pela Schattdecor, empresa patrocinadora que possui duas unidades em São José dos Pinhais, que respondem pelo mercado da América Latina, mantendo-se alinhadas aos valores internacionais da corporação, sempre valorizando pessoas e preservando o meio-ambiente. Por isso, a empresa apoia ações como esta, que visam preservar o bem-estar social.

O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.

SOBRE A SCHATTDECOR

Fundada em 1985, a Schattdecor é uma empresa familiar, com presença global e líder de mercado no segmento de superfícies impressas. Com matriz em Thansau, na Alemanha, a empresa possui fábricas e escritórios posicionados estrategicamente ao redor do mundo para estar próxima de clientes, fornecedores e dos principais polos industriais do setor.

Uma empresa unida por um objetivo em comum: surpreender seus clientes na indústria de móveis, pisos e painéis de madeira, com um alto nível de qualidade, que atendem às tendências mais atuais e superfícies de alta tecnologia.

SOBRE O MINISTÉRIO

Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Shattdecor.

This article is from: