Página 11 Página 11 Página 6 Página 6 Página 6 Página 6 Página Página 5 Página 5 Página 5 Página 5 Página Página 7 Página 7 Página 7 Página 7 Página Página 8 8 Página 8 8
Lá em 2020 (não faz tanto tempo assim), uma penca de candidatos desfilava por ruas de Fazenda Rio Grande, em cima de caminhões de som, pedindo votos para a população. Você lembra quem eram os candidatos a prefeito e vice?
Passada a eleição, Nassib vence. Certamente, Marcelo Pelanda teve que engolir o resultado. Mas, o tempo passa, o tempo voa e, eis que Marcelo é convidado por Nassib para ser Secretário de Esportes. Agora é subserviente (servil) do Turco. Será que as partes, lembram das palavras de Marcelo no caminhão? O fantoche, agora manda no secretário Marcelo. Vergonhoso hein! Ah, O repórter tem o vídeo de Pelanda.
Legislativos da região retomando os trabalhos. Uns voltaram esta semana, outros semana que vem e, em Tijucas do Sul, os vereadores tiveram apenas uns 30 dias de parada. Voltaram a ativa em 25 de janeiro. Belo exemplo de comprometimento com o povo tijuquense.
Recesso curto em Tijucas do Sul e a mesa diretora, sob a batuta de Ricardo Oliveira, abrindo espaço para o cidadão se manifestar na Tribuna Cidadã. Quiçá este espaço chegue aos demais legislativos da região.
Empresa da região está sendo investigada por fraude em licitação. Segundo comentário de boca pequena, foi criada pouco antes da licitação e, supostamente, fraudou o atestado de capacidade. Estranho, que todas as notas emitidas pela empresa, são para a prefeitura. Pergunta: Como ela teria atestado de capacidade? O Foca ficou sabendo, que a empresa está em nome de laranjas, para não dar nepotismo.
Alunos da Escola Vilson Hasselman, de Quitandinha, ainda não voltaram às salas de aula e, permanecem participando das aulas, no modo online. Isso, em função de que a secretária de Educação da cidade, não programou a reforma do estabelecimento. Mas, não teve tempo para isso? Claro, que teve, mas nenhuma obra aconteceu no recinto. Certamente, pais e alunos estão na bronca com a moça.
CNPJ: 36.445.706\0001-04
O Repórter Gráfica e Editora Travessa Manacá, 85 Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br
Ainda em Quitandinha, os cadastrados no Armazém da Família estão tendo que comprar em outros mercados. As prateleiras do Armazém estão vazias, com falta de muitos produtos essenciais e, as reclamações, são muitas. Dizem que a carência de mercadorias, se deve pela falta do município não ter licitado caminhão para o transporte. Mas, lá atrás, o vereador Amilton do Banco conseguiu um caminhão para este fim, junto ao falecido deputado Delegado Recalcatti. O que aconteceu, que não compraram o bruto?
Os cadastrados, certamente lembram com saudades da prefeita Maria Julia, que além de conquistar o Armazém da Família, não deixava faltar mercadorias para as famílias. Muitos, pedem a volta da Maria Julia, que nunca abandonou o povo.
Está chegando a hora da verdade. Em Agudos do Sul, dia 3 de abril, eleitores vão as urnas para escolher um prefeito sem maledicências, nem nada. Na disputa, o menino Jesse Zoellner, que vem comandando a prefeitura desde janeiro de 2021 com maestria. Em 1 ano, conseguiu milhões de reais, para obras importantes na cidade.
E, Jesse, ao que parece, conquistou os moradores. Uma enquete, mostra que ele está disparado a frente de possíveis postulantes. E, o carisma cresce, com a informação de que o candidato a vice, para disputar a eleição, é o experiente Antônio Gonçalves da Luz, pessoa de grande caráter e sem falcatruas na prefeitura. Disparadamente, o melhor prefeito que a cidade já teve.
De outro lado, o candidato a prefeito, é Diego Teixeira, filho de Luciane Teixeira, que certamente dará ampla cobertura na eleição do rapaz, que já mostrou experiência em administração. A peleia em Agudos do Sul promete.
O Repórter, prepara uma ampla cobertura em Agudos do Sul, trazendo detalhes da votação. Na programação, dois debates, com a presença dos candidatos a prefeitura. Se algum não aceitar o convite, a promoção de entrevista individual com o que aceitar, sempre respeitando determinações do Tribunal Regional Eleitoral.
E, pelas bandas de Fazenda Rio Grande, liminares têm sido uma constante nos Poderes Executivo e Legislativo. A instabilidade toma conta da cidade. O prefeito Nassib Hammad, tem procurado se defender das denúncias de ingerência na prefeitura. Isso atrasa os planos do gestor, pois ao invés
de trabalhar pelo povo, tem dedicado grande parte do tempo para as defesas. Não tem sido fácil a vida do médico prefeito.
Entretanto, forças ocultas (leia-se deputados) garantem que Nassib ficará no cargo até o último dia do seu mandato. Já conversam ou conversaram com a galera do judiciário e, como moeda de troca, pedem apoio do turco na eleição que se aproxima. Será? Quem viver, verá!
E, as denúncias não param de chegar. A informação, de que um comissionado da prefeitura, vai todos os dias para casa com o carro oficial. Fez do carro placa branca, o seu carro particular. Mas, a mamata pode acabar logo, pois a bronca está chegando ao Ministério Público. Vai dar ruim!
Em Piên ao que parece, o eleitor varreu os maus políticos, principalmente na Câmara de Vereadores. Agora, na atual legislatura, o que se percebe é o bom entendimento entre os poderes. O bom diálogo é palavra de ordem na cidade.
Mas, nem tudo são flores. A vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, que se elegeu na chapa do prefeito Maicon, a cada projeto do Executivo apresentado, quer saber nas minúcias detalhes da matéria. Não está errada, mas poderia fazer sua assessoria trabalhar, buscando informações de cada projeto, antes de ir à votação.
Nesta semana, o prefeito de Araucária Hissam e o vereador Ben Hur, deram uma passada no Palácio Iguaçu, para a tratativas de assuntos com o governador Ratinho Junior. Na pauta, muitos assuntos relacionados ao município.
Entre um papo e outro, Hissam recebeu elogios do governador por baixar, constantemente, as tarifas no transporte de passageiros, que beneficiam a população. Ratinho, chegou a dizer, que pelo andar da carruagem, logo o preço da passagem será 0 (zero). Mas Hissam falou que a intenção é chegar a R$ 1,00; mas nada de graça. Quer que o usuário valorize o serviço. Atualmente o passageiro paga R$ 1,70. Finais de semana é gratuita.
Mês de abril está se aproximando e a expectativa cresce. Será que a prefeita Marli Paulino vai renunciar o comando da prefeitura de Pinhais para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa?
Essa é a pergunta que não quer calar! Até porque, se ela for candidata, a chance de emplacar uma vaga no legislativo estadual é grande.
O que intriga é que, lá no Executivo pinhaiense ninguém confirma. Uma coisa é certa; se não for a Marli, pode ser a vice Rosa Maria, porque tanto uma quanto a outra, tem bala na agulha.
Outro nome forte de Pinhais, que tem chances claríssimas de se eleger a deputado estadual, nas eleições de outubro, é Renan Ceschin. Apesar de jovem, o rapazinho já é bem experiente na vida pública, pois está em seu segundo mandato como vereador na cidade, sendo o mais votado nas eleições de 2020.
Renan deve fazer dobrada com seu pai, o conceituado médico Marcos Ceschin, que também já foi vereador em Pinhais, secretário de saúde, e disputou uma cadeira para a Alep nas eleições de 2018, onde conseguiu 18 mil votos, mas infelizmente não conseguiu se eleger. Doutor Marcos disputará uma vaga para a câmara federal. A dobradinha é boa, é esperar pra ver!
Na primeira sessão de 2022, a Câmara Municipal de Araucária retornou ainda de forma online, devido a reforma do prédio e a construção do novo bloco que vai sediar o novo plenário. Mas parece que o retorno não deve ser antes do meio do ano, pois mesmo com o adiantado das obras, as obras tendem a sofrer atraso devido a possibilidades de chuvas ao longo dos próximos meses, ou seja, todo mundo ON as terças as 09h00.
Enquanto isso, na Câmara Municipal de Araucária, o vereador Aparecido da Reciclagem recebeu um "ultimato" do presidente da casa, Celso Nicácio. Como o Aparecido é oposição na cidade e não "recicla" o que fala contra a administração e contra os colegas da base governista, corre risco de ter um processo por quebra de decoro. De tanto querer "aparecer" conseguiu a atenção que não queria.
Ainda na última sessão, a discussão entre os vereadores Pr. Eduardo Castilhos e professor Ricardo Teixeira quase alcança níveis críticos. Parafraseando o projeto de lei que criou a rua do grau, quem assistia a sessão se sentiu verdadeiramente diante da Câmara do Grau, onde as manobras de discurso entre situação e oposição tomaram tempo de forma desnecessária para assuntos de maior relevância. Estavam "velozes e furiosos" nas farpas trocadas, isso já na primeira sessão do ano. Bom final de semana a todos e todas!
Jornal Filiado à
DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva
TELEFONES (41) 3608-0255 (41) 99679-6053
COLABORADORES Márcio Camargo Carlos Forville Aleks Tizon Wallysson Silva Priscila Silva Luiz Augusto Felipe Matozo.
DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva (41) 996796053
IMPRESSÃO Press Aternativa TIRAGEM DESTA EDIÇÃO 7.000 Exemplares CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba OPINIÃO
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 2 2 2 2
DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam necessariamente a opinião do jornal.
Um dos candidatos a vice-prefeito, Marcelo Ironi Pelanda! Em um caminhão, em frente a sede da prefeitura, Marcelão, em alto e bom som, dizia, sem citar nomes, que um dos prefeituráveis, era fantoche, etc e tal. Obviamente que se referia ao médico Nassib Hammad. Isso está gravado em vídeo.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 3 3
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 4 4 4 4
Alunos de Piên iniciam ano letivo recebendo material escolar
DA ASSESSORIA
Os cerca de 1.700 alunos, da rede municipal de ensino de Piên, retornaram para as escolas nesta semana. Neste ano, as aulas são 100% presencial nas 12 unidades de ensino do município. Todas as escolas foram preparadas para receber os alunos seguindo as exigências sanitárias devido ao Coronavírus.
No primeiro dia de aula, as crianças receberam os kits contendo material escolar. Os kits são formados por cadernos, lápis, borracha, caneta, apontador, régua, lápis de cor e giz de cera. Além
disso os alunos estão recebendo uma mochila, para o transporte desses materiais. "Estamos realizando a entrega do kit e da mochila para todas as 1.700 crianças da rede municipal. Este material auxilia muito e interfere diretamente na economia destas famílias, que com o material entregue pela prefeitura não precisam comprar", falou o prefeito Maicon Grosskopf. Alunos do pré 1 também estão recebendo um penal, junto ao kit.
A prefeitura ainda irá distribuir uniforme para todas as crianças. O material já foi adquirido e a empresa está realizando a confecção das peças. A previ-
Uniformes para alunos da rede municipal de Piên são é de receber e distribuir os uniformes no final deste mês de fevereiro. "É um trabalho grande que inicia com a coleta de tamanho de cada aluno, aí vai para licitação, recebimento de amostras, provas de qualidade e os diversos prazos que são envolvidos", explicou a secretária de Educação Clarice Fragoso. Uma das novidades deste ano é que a prefeitura irá entregar junto com o uniforme um par de tênis para cada criança. O kit do uniforme escolar é composto por calça, jaqueta, camisa de manga curta e comprida, calção para os meninos e short saia para as meninas e o tê-
nis. "Estamos muito felizes em poder entregar para as crianças tantos benefícios", falou o prefeito.
Na aquisição dos kits escolares e uniformes, a prefeitura investiu R$ 850 mil em recursos próprios. Além disso a prefeitura vem fazendo um investimento na estrutura física das unidades escolares. São cerca de R$ 760 mil que serão empregados em pinturas, reformas e obras nestas unidades. "Queremos proporcionar um ambiente de ensino de qualidade tanto para professores como para os alunos", comentou o prefeito Maicon.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 5 5 PIÊN
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA
Prefeito Maicon e equipe da educação com alunos municipais
Eleitores de Agudos do Sul vão conhecer candidatos nesta sexta-feira
Jesse Zoellner e seu Antônio Ferreira, são pré-candidatos a prefeito e vice
A Justiça Eleitoral do Paraná, confirmou para dia 3 de abril, a eleição ordinária de Agudos do Sul. O município vem sendo administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jesse Zoellner, que está no comando da prefeitura desde janeiro de 2021. A eleição, ocorrida em 2020 foi impugnada pela justiça, em face de que a candidata Luciane Teixeira, pelo crime de estelionato, foi condenada e impugnada. O Calendário Eleitoral foi publicado na Resolução nº 886/ 2022.
A eleição extra já era esperada pela população, que dia 3 de abril, terá a oportunidade de eleger um candidato livre de acusações na justiça. O horário da eleição será das 07h às 17h e será realizada por meio do sistema eletrônico de votação e totalização de votos. Estarão aptos a votar, eleitores e eleitoras constantes do Cadastro Eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no município até 3 de novembro de 2021. A maior seção eleitoral é o Colégio Estadual Rui Barbosa, com 3.858 eleitores. Entenda o caso. A candidata eleita para a prefeitura de Agudos do Sul, Luciane Maria Teixeira, teve o registro indeferido em 1º grau. A decisão foi mantida pela Corte do TRE-PR e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reconheceram a sua inelegibilidade. A candidata não foi diplomada, assumindo o cargo o presidente da Câmara Municipal, Jesse Zoellner.
Aproximadamente 7.638 eleitores são registrados em Agudos do Sul, os quais irão as urnas para eleger os can-
didatos que serão aprovados em convenções partidária, que acontecem nesta sexta-feira, quando a população conhecerá os nomes dos pretendentes. Uma das chapas é do prefeito interino Jesse Zoellner. Fontes ligadas ao prefeito Jesse, informam que o pré-candidato a vice, deverá ser o exprefeito Antônio Gonçalves da Luz. A convenção do partido acontece nesta sexta-feira, na cabanha Tio Zico, no Bairro Leão, a partir das 19 horas. Outros candidatos devem se apresentar para disputar o pleito. Na chapa de oposição, rumores informam que os candidatos são Diego, filho de Luciane e Katia. A convenção também acontece nesta sexta-feira.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 6 6 6 6 AGUDOS DO SUL
REDAÇÃO DIVULGAÇÃO
DA
7.638 eleitores estão aptos a votar na eleição extra
Locais de votação
Prefeita Nina Singer solicita melhoria nos serviços de telefonia, internet e energia elétrica na área rural de SJP
A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, está participando de diversas reuniões para solicitar melhorias nos serviços de telefonia, internet e energia elétrica na área rural do município. Juntamente com o PROCON, foram apontadas as demandas dos consumidores, que protocolaram pedidos ao órgão. A primeira delas, realizada há poucos dias com representantes da COPEL, teve como assunto principal as constantes quedas de energia sem prévio aviso e da demora do retorno do serviço. A prefeita Nina Singer sugeriu a divulgação de queda programada pelos meios de comunicação e também o aumento das equipes de manutenção neste período de chuvas constantes. Pelo PROCON-SJP foi solicitada análi-
se breve dos pedidos de ressarcimento para as regiões atingidas pelas quedas constantes, bem como o desconto na tarifa do período sem
energia. Já na manhã da última terça-feira (15), a prefeita Nina Singer e o coordenador do PROCON de São José dos Pinhais, Jaiderson Riva-
rola, participaram de reunião online com a OI, sendo atendidos pela equipe técnica de Brasília. Foram apresentados os problemas enfrentados
pelos consumidores da área rural, como demora para reparo de linha, dificuldade para cancelamento, qualidade do atendimento do call center e cancelamento de linhas com a substituição para fibra ótica.
Durante o encontro, a empresa OI também foi questionada se há um plano de expansão para São José dos Pinhais, pois a reclamação é constante. Pelo PROCON-SJP, foi apontado que houve piora nos serviços da empresa, inclusive com redução da nota da empresa na estatística do consumidor.gov.br. A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou que a gestão está comprometida em batalhar por serviços de qualidade para a população e que não vai medir esforços para que isso aconteça, dialogando e solicitando o melhor para os são-joseenses.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 7 7 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
ASSESSORIA
DA
DIVULGAÇÃO
Prefeita Nina discute demandas para o município via online
Estado firma convênio para obras de infraestrutura em Mandirituba
Serão investidos R$
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, firmou, nesta semana, parceria com a prefeitura de Mandirituba, para obras de pavimentação de vias no município. São mais de R$ 3.729.000,00 por meio de emendas parlamentar do deputado estadual Francisco Bührer, empréstimo e a fundo perdido. Além deste valor, a prefeitura local, anuncia a aplicação de cerca de R$ 1 milhão, de recursos próprios, para o asfaltamento de vias, informou o Secretário de Obras e Urbanismo, Bernardo Rosaldo da Rocha Junior.
A parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, aconteceu na terça-feira, dia 15, quando o prefeito Luis Antonio Biscaia esteve em Curitiba, assinando a autorização para licitação, contratação, execução, fiscalização e recebimento do projeto. O documento foi assinado pelo secretário Augustinho Zuchi, deputado Francisco Bührer, Lúcio Tasso, diretor geral da SEDU e prefeito Luis Antonio. "É gratificante levar asfalto para diversas regiões da nossa cidade. Este convênio, permite investimentos no setor de obras e infraestrutura do município", comemorou o prefeito, em postagem no "facebook". Entre
3.729.000,00 e mais R$ 1 milhão com recursos próprios
tisfeita com o asfalto, que é qualidade de vida para todos. Ainda temos muito o que fazer pela cidade", diz o prefeito Luis Antonio, que agradece o empenho dos deputados em direcionar recursos para obras em Mandirituba. "Os deputados são grandes parceiros da nossa cidade e, agradeço a cada um que mandou recursos para nossa cidade. Nesta parceria, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, agradeço o empenho do deputado Francisco Bührer que intermediou por nós", finaliza Luis Antonio Biscaia.
convênios e recursos próprios, são quase R$ 5 milhões em obras estruturais, nesta investida.
Segundo o secretário Bernardo, as ruas a serem pavimentadas, inicialmente, no primeiro lote são nos seguintes trechos: Rua Ângelo Palu Sobrinho, entre a Rua João Barbosa Mendes e Lino Constantino Machado; Rua Irmã Sérvia, entre Rua Ângelo Palu Sobrinho até final da via; Rua Neri Rieke, entre Rua Ângelo Palu Sobrinho e final da via; Rua Lino Constantino Machado, entre a Rua Ânge-
lo Palu Sobrinho e Rua da Liberdade. Ruas da localidade de Areia Branca dos Assis, também receberão pavimento asfáltico. Em paralelo, a prefeitura promoverá a colocação de placas de identificação.
Desde que assumiu a prefeitura, em 2017, Luis Antonio prometeu que levaria o asfalto para diversas regiões do município. Várias parcerias foram firmadas com o estado e governo federal, além de emendas parlamentares. "Foram conquistas importantes e, a certeza de que a população está sa-
O prefeito Luis, desde que assumiu a prefeitura, em 2017, conquistou mais de R$ 22 milhões em obras de pavimentação. Os recursos, segundo o Secretário de Administração, Alysson Gonçales Quadros vieram por meio de convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Departamento de Estradas de Rodagem, Ministério da Agricult ura, pré-sal, emendas parlamentares e recursos próprios. Aproximadamente 70 ruas receberam pavimentação, recape e implantação de poliédricos. Para este ano, novas obras serão iniciadas pelo governo municipal. "Mandirituba passa por uma verdadeira transformação", finaliza Alysson Quadros.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 8 8 8 8 MANDIRITUBA
DA REDAÇÃO
ASSESSORIA
Lucio Tasso, Deputado Buhrer, Augustinho Zuchi e prefeito Luis Antonio
DA
Mandirituba inicia obras de instalação de rede de água em Avencal e Barco
Água que antes era um problema, hoje é solução para a comunidade de Avencal e Barco, a anos a falta de água é um problema para a localidade que era atendida com um poço muito antigo que já não supria as necessidades da população, diante disso a prefeitura perfurou um novo poço artesiano, mas o problema ainda afligia a vida de várias famílias da comunidade, que tinham uma rede de água falido, instalado a mais de 30 anos. Mas agora a situação está sendo resolvida com o projeto novo e eficiente.
Nesta semana, a Prefeitura de Mandirituba em parceria com a Sanepar iniciou a construção de uma rede de distribuição de água, com 10 mil metros de extensão, que vai levar água potável para mais de 300 famílias que vivem na comunidade e em seu entorno. Para a instalação da rede serão utilizados canos de PVC com 50 mm de diâmetro, que proporcionam melhor vazão e são mais resistentes. Além da rede mestre, a Prefeitura estará fornecendo as ligações individuais.
Para o Prefeito Luis Antonio Biscaia, a instalação da rede de distribuição é uma importante conquista para os moradores e demonstra comprometimento do município em levar estrutura para as localidades mais distantes do centro: "Água é uma das necessidades mais básicas de todo mundo, fornecer água
suficiente limpa e pura, diariamente tratada a n ossa gente, traz inúmeros benefícios a longo prazo, tanto para às pessoas, quanto para a prefeitura que pode proporcionar uma melhor estrutura levando mais saúde e comodidade para a localidade.", disse o prefeito.
A obra acontece através da parceria entre Prefeitura e Sanepar que investiram em hidrômetros e mais 10.000 metros de canos, a tecnologia empregada na implantação da tubulação foi o método não-destrutivo, com escavações em pontos específicos das ruas para evitar a abertura de valas em grandes extensões.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 9 9 MANDIRITUBA
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 10 10 10 10
Procurador geral de Fazenda Rio Grande é denunciado de ter CPF falso
DA REDAÇÃO
Denúncias graves, envolvendo o nome do Procurador Geral de Fazenda Rio Grande, Carlos Kroiss, chegaram até a Redação de O Repórter, que está checando as fontes e investigando. Entre as acusações de que o advogado tem dois CPFs, sendo um falso. Os números dos documentos foram apresentados nas acusações, mas a editoria deste Semanário, prefere salvaguardar as numerações. Ainda de acordo com as revelações, Kroiss teria um pedido de prisão revogado, mas que ainda não foi transitado e julgado.
Ainda de acordo com o denunciante, cujo nome é preservado, o causídico excluiu da Internet suas informações, para que ninguém consulte seu perfil. Além destas denúncias chegadas até nossa redação, existem outras, como de processos como réu, por empréstimos bancários, não pagos. O procurador, segundo o denunciante, retirou uma servidora do setor de compras, para poder fazer desvios de finalidade. A intenção, seria facilitar
o nome do prefeito em futuras licitações, sendo que hoje precisa de dinheiro para pagar seus advogados, na ordem de cerca de R$ 1 milhão.
A pessoa elenca número de processos envolvendo Carlos Kroiss, alguns transitando em segredo de justiça. Estes assuntos foram levados ao ar no programa Café com o Bala, que
abriu espaço para o Dr. Carlos se defender. "As acusações são seríssimas Procurador e isso precisa ser esclarecido. Nosso microfone está a sua disposição para que tudo seja esclarecido. Não precisa entrar na justiça para a defesa. Nosso microfone é democrático e aberto para que o senhor possa esclarecer tais denúncias.
Carlos Kroiss não se defendeu no programa. No site da prefeitura, uma nota, pouco esclarecedora. "A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, pela Secretaria de Governo, vem a Público noticiar que conforme informações veiculadas em 14.02.2022 pelo "Canal O Repórter" acusando pseudo Procurador Carlos "Cross" de possuir 2 Cpfs falsos e outras pendências no âmbito criminal, declara que desconhece os fatos. Inobstante estará realizando apuração junto ao Procurador Geral Carlos Kroiss; A fim de manter a lisura e transparência, o Município expedirá Ofício a Receita Federal, Polícia Federal e Gaeco/ MPPR, solicitando informações, entre outros documentos que possa entender cabível. Confirmada a acusação, medidas serão adotadas, do contrário, a parte prejudicada adote as medidas que entender cabíveis", diz a nota. O espaço está aberto ao contraditório e, o procurador Carlos Kroiss pode procurar a produção do Canal O Repórter para os devidos esclarecimentos.
Prefeito Hissam sugere diálogo entre vereadores e prefeito em FRG
O prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehani, acompanhado do líder no Legislativo, Bem Hur Custódio de Melo, fez uma visita fora de agenda, ao prefeito de Fazenda Rio Grande, Nassib Hammad, nesta quinta-feira.
O gestor araucariense aproveitou o encontro para pedir ao prefeito fazendense, a agilização de recursos para a pavimentação da estrada entre a Estre Ambiental e limite com Araucária, para que se torne uma nova ligação entre os municípios. Hissam e Bem Hur foram recebidos por Beto Rocha,
novo chefe de gabinete, vereadores da base de Nassib, Marco Antônio dos Santos Travessolo, José Miranda de Oliveira Junior e Gilmar Petry.
Em um papo descontraído, Hissam, ao tomar conhecimento da situação entre os poderes Executivo e Legislativo de Fazenda Rio Grande, sugeriu que exista um diálogo franco e aberto entre todos, pois entende que este tipo de discordância, traz atrasos para a cidade, que vem se desenvolvendo na região. "Quem perde é a população com isso. Os vereadores tem que buscar a aproximação com o Executivo. Em Araucária, temos algumas desavenças, mas procuramos acertar da melhor maneira possível e, nosso líder Bem Hur, tem feito a intermediação. Tudo se acerta, por meio de diálogos", disse o gestor.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 11 11 11 11 11 FAZENDA RIO GRANDE
DIVULGAÇÃO
Procurador de Fazenda Rio Grande com denúncias
AEN PR
Nassib se comprometeu em buscar soluções para a pavimentação da ligação da estrada entre os dois municípios.
DA ASSESSORIA
Beto, Marco, Hissam, Nassib, Ben Hur, Miranda e Petry
Nassib Hammad é notificado sobre sessão que vai analisar pedido de cassação
Será que agora avança ou vem nova liminar pela defesa do prefeito de FRG?
DA REDAÇÃO DIVULGAÇÃO
Os vereadores de Fazenda Rio Grande se reúnem, extraordinariamente neste sábado, às 9 horas, para deliberação do parecer final da Comissão Parlamentar de Inquérito Processante 02/2021, que apura crimes praticados pelo prefeito Nassib Hammad, conforme denúncias apresentadas no ano passado, pelo vereador Caio Szadkoski.
O prefeito Nassib foi informado da sessão extraordinária, na tarde desta quinta-feira. Ela estava em um coquetel, quando recebeu a notificação. Acabou assinando sem nenhuma indagação. Caio, apresentou denúncia, onde mostrou o descumprimento à ordem prioritária da vacinação contra a Covid-19; nomeações municipais ilegais e desvio de função e fraude na aplicação do percentual constitucional de recursos na saúde municipal. A sessão, em 2021, acontecia normalmente, quando a defesa de Nassib conseguiu liminar suspendo a reunião. Desde então, a Câmara de Vereadores, por meio da Procuradoria, mostrava que havia feito a transição dentro da Lei.
A nulidade da liminar aconteceu no dia 13 deste mês, conforme parecer do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Com o derrubamento do documento, a Câmara de Vereadores ficou liberada para o pedido de cassação de Nassib. Além destes crimes, ainda existem denúncias feitas, também no
Prefeito Nassib no momento em que recebia a intimação
ano passado, pelo professor Carlos Zanchi, que acusa o gestor municipal de abuso de autoridade, concussão, condescendência criminosa, precarização, crime de responsabilidade e crimes contra saúde pública. Para o afastamento ocorrer, na denún-
cia de Caio Szadkoski, é necessário que 2/3 da Câmara aprove a posição elaborada pela Comissão Especial de Inquérito (CEI), ou seja, nove vereadores. O Repórter acompanhará a sessão deste sábado.
Tragédias anunciadas
Até o momento em que esta coluna estava sendo escrita, os noticiários sobre a chuva e desmoronamentos em Petrópolis, Rio de Janeiro, já contabilizava 40 mortos e centenas de desabrigados. Trágico, triste, há uma mobilização nacional para oferecer ajuda, e precisamos observar que isto não é um caso isolado, temos no Brasil muitas das chamadas tragédias anunciadas. No Brasil, temos diversos pontos críticos quando se trata de habitação, sejam pessoas vivendo em morros, sejam pessoas vivendo nas barrancas dos rios, ou mesmo em favelas, com casas sobrepostas umas sobre as outras, com instalação elétrica precária, sem esgoto e sem acesso decente. Eles não estão lá porque querem, é a única opção que lhes resta. Estas construções são frutos de invasão irregular, e governo não pode investir dinheiro em situações irregulares sob pena de crime de responsabilidade. Com um pouco de jogo de cintura, algumas coisas podem ser feitas, mas o correto mesmo é tirar aquele povo de lá, porém eis a pedra no sapato: Você tem ideia de quantos pessoas moram nestas condições? Só em Paraisópolis são 100 mil habitantes, revertendo isso em habitações regulares, é praticamente impossível remover todo aquele povo, sem contar que há quem não queira sai de lá porque o Brasil tem uma mania ridícula de "glamourizar" a pobreza e a favela como se aquilo fosse legal. Óbvio que é um artifício válido para "enrolar" aquele povo, pois faz ele se apaixonar por aquela subcondição de vida, e se apaixonando por aquela subvida, ele se acomoda e não cobra atitude e ainda acha legal viver na "comunidade".
Quem está lá é porque tem renda baixa e geralmente baixa escolaridade. Isso é um cenário fértil ao tráfico e a criminalidade. Não há como remover aquele povo de lá através de uma força tarefa é fato, mas é possível ir "minando" o problema atacando sua raiz que é a falta de oportunidades. De alguma forma isto vem acontecendo, mas ainda é lento. Cursos, ensino médio profissionalizante vai ajudar, mas ainda precisamos gerar postos de trabalho e atrair investidores para próximo a esses locais. Não há uma solução milagrosa, mas como tudo no Brasil, um pouco de estratégia e boa vontade sem fins eleitoreiros, as soluções vão se viabilizando.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 12 12 12 12 FAZENDA RIO GRANDE / OPINIÃO ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
Paratletas de Pinhais são convocadas para o Parapan no Chile
As paratletas do Instituto Reagir, Anna Beatriz da Silva Santos e Emanuelle Cristina dos Santos Mariano, foram convocadas para a Seleção Brasileira de Natação Sub 20 que vai se preparar para disputar os Jogos Parapan-Americanos de 2023, na cidade de Santiago, capital do Chile. Elas são integrantes da instituição que existe no município desde o ano de 2012 e promove a inclusão da Pessoa com Deficiência através do esporte. As meninas foram convocadas após o bom desempenho nas Paralímpiadas Escolares, promovida em São Paulo, no mês de novembro do ano passado.
A paratleta Anna Beatriz, mora em Piraquara, tem 15 anos e há dois começou a fazer natação. Nos Jogos Escolares, foi a primeira colocada em três diferentes provas: 50 metros livre, 100 metros livre e 50 metros costas. Extremamente feliz com a convocação, ela diz que a situação é um impulso para a carreira. "Quando fi-
Paratletas convocadas para Seleção Brasileira de Natação Sub 20 com a prefeita Marli
quei sabendo da minha convocação fiquei muito feliz e até não estava acreditando que isso realmente estava acontecendo, foi um momento muito emocionante na minha vida. Agora o objetivo é me preparar bem e me desenvolver na carreira para ir o mais longe que eu conseguir nas competições", destacou Ana. A jovem Emanuelle tem 13 anos, é moradora
de Pinhais e estuda no 8º ano do Colégio Oscar Joseph de Plácido e Silva, no bairro Weissópolis. Ela começou a nadar aos 6 anos de idade e a competição de São Paulo foi a primeira oficial que participou. Emanuelle disputou diferentes provas de 25 metros na categoria crawl, peito e costa, sendo a vencedora em cada uma delas. "Fiquei muito feliz ao re-
ceber a notícia da minha convocação para a seleção brasileira. Vou treinar bastante e me dedicar muito, afinal o meu objetivo é representar bem o país nas competições, fazendo um belo trabalho", disse Emanuelle. As jovens irão viajar nos próximos meses para a cidade de São Paulo, onde os paratletas convocados farão uma semana de treinamento, marcando o início da preparação da Seleção Brasileira de Natação Sub 20 para os Jogos Parapan-Americanos. Na última semana, Anna Beatriz e Emanuelle estiveram na sede da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (Semel), no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, com a Prefeita Marli Paulino, que além de parabenizá-las destacou que é uma honra Pinhais ter representantes na seleção brasileira. "Sem dúvida esta convocação é motivo de orgulho para nossa cidade. Desejamos a Anna Beatriz e Emanuelle que continuem a brilhar nas provas que participarem e tenham certeza que estaremos na torcida por elas", afirmou a prefeita.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 13 13 13 13 13 PINHAIS
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA
Araucária investirá R$ 35 milhões em segurança pública neste ano
DA ASSESSORIA suéter, boné, touca e coturno. A equipe de motos receberá também cotoveleiras, joelheiras e luvas. Como a atuação da GMA vai muito além do serviço de polícia comunitária (de orientações, preservação da ordem pública, rondas e trabalhos preventivos), há muitos atendimentos voltados para a repressão de crimes, controle de violência e prisões.
Pode ser considerado um presente: no ano em que a Guarda Municipal de Araucária completa 20 anos, o investimento em segurança pública será o maior da história da cidade, cerca de R$ 35 milhões. Com esse montante, Araucária prevê um grande investimento na infraestrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), aquisição de novas viaturas, armamentos, aumento do efetivo e mais investimento para capacitação das equipes de trabalho.
A Prefeitura de Araucária convocou este ano 103 candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal de Araucária. Para se ter uma ideia, em 2019 a corporação era composta por apenas 154 profissionais. Com o chamamento, a corporação da Guarda Municipal de Araucária (GMA) chegou a 280 colaboradores. Os selecionados devem passar por um curso de formação de 6 meses antes de começarem a atuar efetivamente pelas ruas. Para equipar os novos colaboradores, estão sendo adquiridas
30 novas viaturas modelo SUV, com a aplicação de R$5 milhões. Com isso, as rondas de cada turno que atualmente são feitas com 7 viaturas, passarão a contar com 15 veículos nas ruas ao mesmo tempo, sendo 13 viaturas para área urbana e duas viaturas exclusivas para o patrulhamento da área rural. Ou seja, toda cidade estará mais protegida com reforço nas patrulhas no limite do município e perto de escolas.
Recentemente ainda foram licitados novos uniformes e acessórios de trabalho, onde estima-se aplicar o recurso de R$2,2 milhões. Nesse quesito entra colete balístico, capa de chuva, algemas, porta carregador de munição, bastão, suporte de armas, capacetes, dentro outros. Os 280 guardas municipais e 66 agentes de segurança devem receber 3 kits de uniformes contendo calça, camisa polo, camiseta de educação física, calção, jaqueta,
Com isso, entende-se que essa categoria profissional precisa de armamentos letais e não letais e por isso, deve-se investir R$750 mil na aquisição de 150 pistolas calibre 9mm - que são mais modernas e mais seguras (até então, está sendo usado armamento calibre .380), R$ 600 mil em munições de treinamento e real, além de R$ 300 mil aplicados em armas de choque e em outros aparatos não letais. Essa lista de melhorias citada inclui apenas os principais investimentos previstos, tendo muitos outros que serão feitos neste ano e que estão relacionados à infraestrutura geral da SMSP ou serão base para projetos que serão colocados em prática em outros anos.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 14 14 14 14 ARAUCÁRIA
Novo armamento para a Guarda Municipal de Araucária
CARLOS
POLYSMCS
Prefeito Hissam mostra a Ratinho Junior os avanços de Araucária em cinco anos
Na última segunda-feira (14), o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, recebeu no Palácio Iguaçu, o prefeito de Araucária Hissam Hussein Dehaine e o líder do governo da câmara municipal da cidade, o vereador Ben Hur Custódio. Durante a reunião, foi apresentado ao governador os grandes avanços nos últimos cinco anos de administração de Hissam a frente da cidade, e o destaque ficou por conta da evolução junto ao legislativo graças ao trabalho de base feito pelo vereador Ben Hur. O líder do governo consegui em um ano, que inúmeros projetos de lei do executivo fossem aprovados pelo legislativo, possibilitando o avanço em quase todos os setores do governo.
Hissam ainda destacou que a cidade está bem tranquila, e que é administrada de tal forma onde a corrupção foi banida dos principais setores onde aconteciam tradicionalmente sangrias no passado caótico da cidade. O prefeito ainda destacou a redução continua do valor da passagem de ônibus, e disse ao governador que o preço vai ser reduzido ainda mais, chegando esse ano ainda a R$ 1,20, e até o final do seu mandato chegará a R$ 1,00. Ben Hur apresentou as conquistas do legislativo durante o ano de 2021, e projetou conquistas ainda maiores ao lado do prefeito Hissam. O vereador não
cansa de destacar que o prefeito é um visionário, e foi o homem que transformou a realidade administrativa e política de Araucária.
Presente na reunião estava o deputado estadual Alexandre Curi que destacou a importância do governo Hissam, que se tornou um referencial dentro do Estado do Paraná. Curi apontou a importância da presença do prefeito de Araucária e do líder do governo na câmara municipal no Palácio Iguaçu,
demonstrando a importância da cidade de Araucária no cenário geopolítico metropolitano, e ainda a importância do município para o Estado, pois a cidade é a segunda maior em repasse de ICMS para o governo.
Alexandre Curi sempre presente nas principais discussões em prol do desenvolvimento do Estado, aponta a Araucária como uma cidade sendo preparada para o futuro, com uma área rural que está recebendo toda melhoria necessária, e uma cidade cada vez mais bem iluminada e cuidada. O deputado ficou impressionado com os bons resultados do prefeito Hissam e se colocou à disposição para ajudar o município junto a ALEP para que o desenvolvimento da cidade seja continuo e dentro dos planos de crescimento. Curi reforçou que o governador Ratinho Júnior é um grande parceiro dos municípios, e que ele toma a cidade de Araucária como um referencial, e que em todo seu tempo de carreira política é difícil encontrar um cenário tão favorável como o atual na cidade. O deputado colocou sua agenda a disposição do governo Hissam e ainda se prontificou em visitar a cidade sempre que for necessário para colaborar com as questões de maior relevância, uma vez que uma das maiores preocupações do deputado é que cada cidade seja devidamente assistida pelo seu mandato.
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 15 15 15 15 15 ARAUCÁRIA
DA ASSESSORIA
POR ALLEX FURTTADO - MTB 41.694/SP
EDIÇÃO 548 - 18 DE FEVEREIRO.2022 16 16 16 16