Quantidade ou qualidade?
Testemunhei de perto esses dias uma situação que nos faz refletir a respeito de diversos serviços prestados, sobretudo alguns segmentos do serviço público. Não sei é característica também de outros países, mas no Brasil, muitas das ações são baseadas em números e estatísticas. Órgãos públicos precisam apresentar estatísticas positivas para justificar o princípio da eficiência, no entanto existem dois fatores que precisam ser relevados: Primeiro é que números são manipuláveis, e o segundo é o fator qualidade do serviço prestado.
Em qualquer esfera pública, nós cidadãos precisamos compreender que os serviços que nos é prestado pelos órgãos públicos não são gratuitos, nós pagamos por isso. O estado trabalha com nosso dinheiro e nos devolve me forma de serviços. Outro dia conversando com um amigo médico que trabalha em rede pública, ele estava contando que seu gestor exigiu que ele atendesse um determinado número de pacientes por turno, e segundo ele, a conta fecharia um paciente e a cada dez minutos. Eis a via de mão dupla, pois para o médico, trata-se de um atendimento "atropelado", e praticar a medicina nesse contexto é algo horrível. Para os pacientes que estão do lado de fora esperando, parece legal, afinal a fila de espera não demora muito, mas vai gerar aquele velho comentário "nossa, entrei, o médico consultou e nem olhou pra minha cara!" Sim amigo leitor, mas era de se esperar o que?
Aumentou número de pessoas com acesso ao ensino superior, mas que nível de ensino superior? Mais pessoas compraram automóveis, mas em que condição de endividamento? Atendemos tantos mil pacientes por mês, mas que tipo de atendimento? Fizemos tantos quilômetros de asfalto, mas que qualidade de asfalto? Nos gráficos fica lindo, dá a impressão de eficiência na gestão, mas eficiência são números ou qualidade no que se oferece?
A canetinha do prefeito Nassib Hammad, de Fazenda Rio Grande, continua gastando tinta, com a exoneração de pessoal do primeiro escalão. O Turco, ao que parece, não permite que a galera fique por mais de seis meses no trampo. Não quer criar vínculo empregatício?
Dessa vez, na lista, o secretário de Meio Ambiente, Elias Correia, o conhecido Elias Belco. No decreto, consta como "a pedido", mas fontes seguras garantem que Elias foi dispensado por "pressão". No mesmo dia, o diretor de comunicação social, João Maycon Coutinho pediu o boné. Será que uma pessoa, ganhando mais de R$ 10 mil por mês, pede exoneração sem mais, nem menos? Sabe lá!
No decreto de dispensa de Belco, a informação de que a pasta de Meio Ambiente já vem sendo comandada por Cireno Gonchoronski. Atenção: Quem será o próximo secretário ou diretor a ser dispensado por Nassib?
Em uma poderosa prefeitura da região, o comentário de boca pequena, de que um secretário teria "bulido" com uma servidora. Teria dado uma cantada barata na moça e o bicho pegou. Teve que pedir o boné. Será que não é o.........? Em boca fechada, não entra mosquito!
Faltando poucos meses para a eleição deste ano, a expectativa fica por conta de quem serão os representantes da região na disputa na Câmara Alta (Brasília) e Assembleia Legislativa do Paraná. A única coisa que o Foca sabe informar, de que Toninho Wandescheer, com domicílio em Fazenda Rio Grande, estará na disputa.
Pelo bom desempenho e destinação de emendas para cidades da região, especi-
almente Fazenda Rio Grande, Toninho aparece com boas chances de ser reeleito para novo mandato.
Muito se fala, nos bastidores, da presença de mulheres na disputa da eleição deste ano. Teremos alguma, da região, pleiteando alguma das vagas do Paraná? Pelo andar da carruagem, não!
O Programa Justiça no Bairro será realizado em Fazenda Rio Grande no próximo mês de maio. Nesta semana, a idealizadora e coordenadora do Programa, a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Joeci Machado Camargo, esteve no município para tratar dos preparativos do evento na cidade.
Em uma semana deverá ser realizada uma reunião com todas as secretarias municipais e demais órgãos envolvidos no Programa. Com realização já agendada para os dias 2 a 7 de maio, o Justiça no Bairro em Fazenda Rio Grande será uma oportunidade especial para o cidadão fazendense ter acesso a vários serviços. Bela iniciativa.
Tempos atrás, uma empresa de ração mostrou interesse em instalar uma unidade em Mandirituba. Segundo comentário de boca pequena, o dono da empresa está apreensivo, pois o projeto está travado, pois uma ação de um grupo de tiro de laço, etc e tal, está querendo o lugar para seus eventos. Mas que barbaridade!
Se o imbróglio continuar, há quem aposte que a empresa de ração, uma das maiores do Brasil, deve se instalar em outros rincões. Os municípios da região estão de olho na Indústria de Ração - do grupo Adimax. Boa semana a todos os nossos leitores, anunciantes e colaboradores.
CNPJ: 36.445.706\0001-04
O Repórter Gráfica e Editora
Travessa Manacá, 85 Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br
DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva
TELEFONES (41) 3608-0255 (41) 99679-6053
COLABORADORES Márcio Camargo Carlos Forville Aleks Tizon Wallysson Silva Priscila Silva Luiz Augusto Felipe Matozo.
DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva (41) 996796053
DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br
IMPRESSÃO Press Aternativa
TIRAGEM DESTA EDIÇÃO 7.000 Exemplares
CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba
As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam necessariamente a opinião do jornal.
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 2 2 2 2
Filiado à
Jornal
OPINIÃO ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 3 3
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 4 4 4 4
Unidades de Saúde de Mandirituba disponibilizam internet gratuita para pacientes
DIVULGAÇÃO
A instalação de internet foi concluída na UBS da comunidade de Avencal referente ao programa de acesso à internet para usuários do sistema. Os equipamentos foram instalados em 80% das Unidades de Mandirituba, sendo a do Avencal, uma das últimas a receber a benfeitoria. Para o prefeito Luis Antonio Biscaia, manter a população com acesso à internet nas unidades, ajuda muito à população nas horas em que precisam de atendimento médico e não têm como entrar em contato com seus familiares: "Muito além de uma forma de se entreter enquanto aguarda atendimento, a internet é uma forma de manter a família informada, caso a pessoa não possa retornar para sua casa sozinha.", explicou Luis.
Internet gratuita nas Unidades Básicas de Saúde de Mandirituba
A instalação da internet nas unidades de saúde, foi acompanhada de perto pelos Secretários, Wagner Brasque Vieira, da Secretaria de Industria, Comércio, Turismo e Trabalho, Daniele Santos da Secretária de Saúde e, também, pela vereadora Marilia Segala, que foi quem
realizou o pedido na Câmara do Vereadores e, agora, vê sua solicitação virar realidade: "É muito bom ver Executivo e Legislativo andando juntos, fazendo as coisas acontecerem em nossa cidade em prol da população. Tenho certeza que esse projeto ajudará muito as pes-
soas que usam nosso sistema de saúde.", disse Marília.
Segundo o Secretário Wagner, a instalação seguiu um cronograma ágil e a unidade do Avencal foi a antepenúltima a receber o benefício: "Em menos de três meses, conseguimos atender a maioria das Unidades de Saúde. Recebemos o ofício da vereadora Marilia em dezembro e, prontamente, a empresa Innon nos atendeu e traçou um cronograma de ações. Nossa parceria tem sido muito produtiva para os munícipes que, a partir de agora, podem acessar internet sem custos nas unidades de saúde, há pouco mais de 1 ano estamos trabalhando em conjunto para melhorar a internet do interior, uma parceria informal que tem levado várias as benfeitorias à população de Mandirituba" disseram Wagner.
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 5 5
DA ASSESSORIA
MANDIRITUBA
Comércio de Mandirituba ganha loja de moda feminina, cama, mesa e banho
O comércio de Mandirituba não para de crescer e novos investimentos são observados no município. Empresários e empresárias garantem que estão motivados pelas mudanças, melhoria na qualidade de vida e investimentos na infraestrutura da cidade. Confirmando os resultados, o comércio local ganha importante loja, no ramo de moda feminina, cama, mesa e banho. A La Vie
Localizada na Rua João Barbosa Mendes, n° 230, a loja oferece novidades para as mulheres, com inúmeras marcas que atendem a todos os gostos, estilos e idades, visando oferecer o que há de melhor para a toda a região. As proprietárias Neide Ribas e Fernanda Ribas (mãe e filha) projetaram a loja com o intuito de proporcionar uma experiência agradável, em um ambiente amplo e aconchegante para as clientes se sentirem à vontade. "A loja tem um sentido muito maior, que não é somente vender, queremos que as clientes se sintam felizes e lindas com nossos produtos. Então tudo foi feito com muito amor e
dedicação", acentua Fernanda. "Venha conhecer a loja, que fica localizada no centro da cidade, 100 metros da BR-116, ao lado da Escola Ângelo Zeglin Palu", convida a lojista.
Neide e Fernanda convidam os moradores de Mandirituba e re-
gião a conhecer os produtos da La Vie. "É uma loja que foi pensada com muito carinho e esperamos o prestígio das mulheres, que desejam se vestir com estilo. Temos várias opções e estamos esperando a visita de todos", convida Neide Ribas.
SERVIÇO
LA VIE
@lavievestuario
(41) 99974-4393
R. João Barbosa Mendes, n° 230
Natalia Ribeiro, de Mandirituba, já está no Canadá fazendo intercâmbio
periência. A realização dela é nossa também", diz o professor Vilmar.
A jovem Natalia Ribeiro, estudante do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, já está no Canadá. Ela, ao lado de estudantes de várias regiões do Paraná, foi qualificada no programa Ganhando o Mundo, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, que oferece intercâmbio a alunos da rede estadual de ensino.
Promovido entre estudantes com idades entre 14 e 17 anos, abona bolsas de estudos aos alunos destaque e a oportunidade de estudar em colégios de ponta do Canadá.
O evento avaliou estudantes dos 399 municípios do Paraná, onde 100 conseguiram classificação. A mandiritubense Natalia ficou entre as 50 colocadas nos critérios de avaliação estabelecidos, como ter maiores notas e menor número de faltas. Filha dos professores Vilmar e Soriane, a jovem embarcou comemorando a viagem internacional. Afirma estar feliz com a oportunidade de estudar em
DA REDAÇÃO um colégio importante do Canadá", resume. O programa Ganhando o Mundo oferece ajuda de custo mensal de R$ 800, durante seis meses, além dos custos com a documentação para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior, que serão pagos pelo governo es-
tadual. O pai Vilmar, diretor do Colégio Franco e a mãe Soriane, professora no estabelecimento, afirmam que uma porta se abriu para Natalia. "São seis meses de experiência em outro país, mas a saudade será superada a cada dia, pois sabemos que a Natalia vai trazer na bagagem maior ex-
Para o coordenador de Articulação Acadêmica da Secretaria de Educação do Paraná, Marlon de Campos Mateus, o projeto está dando um reconhecimento merecido e uma oportunidade única para os alunos mais dedicados do Estado. "Nós estamos muito felizes. O Governo do Estado está oferecendo oportunidade para complementar esse empenho dos nossos estudantes. É um passo muito importante, unindo os seus esforços com a oportunidade que estão recebendo", declarou.
A ideia é que o programa tenha edições futuras e mande para o Exterior alunos de escolas de todas as regiões do Estado. "É uma porta que se abre. Nós vamos trazer essa perspectiva de intercâmbio para educação básica do Estado do Paraná. Hoje, são 100 estudantes, mas vamos chegar a 2 mil, 10 mil, 50 mil estudantes. São os primeiros de um grande grupo que vão fazer intercâmbio pelo Governo do Estado", ressaltou o diretor.
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 6 6 6 6 MANDIRITUBA
Alunos da rede pública do projeto Ganhando o Mundo
JOSE FERNANDO OGURA).
DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Localizada em Mandirituba, na Rua João Barbosa Mendes, n° 230, a loja oferece novidades para as mulheres
Hissan avalia mandatos de trabalho sério, transparente e com clareza aos munícipes
Prefeito de Araucária acabou com a fama de cidade de terra sem dono DA REDAÇÃO
No segundo mandato à frente a prefeitura de Araucária, o prefeito Hissam Hussein Dehaini, avalia de forma positiva o mandato. O Chefe do Executivo conta hoje, com uma grande popularidade, resultado de mandatos de gestão participativa, pluralista e empenhada em manter as principais demandas da população. "Assumi a prefeitura, com o objetivo de cortar as raízes da corrupção. Acabei com os mandos e desmandos de políticos que estavam no poder para se auto beneficiaram. Consegui isso e, prova, que fui reeleito com votação maciça em 2020. 89% dos votos válidos", lembra o gestor.
Em entrevista à Rede O Repórter, no meio dessa semana, Hissam fez uma avaliação de cinco anos de mandato, embora ressalte que tem muito a ser feito para continuar implementando o desenvolvimento econômico e social do município, com face na eficiência e qualidade dos serviços pelo poder público. O prefeito admite que, mesmo reconhecendo a necessidade de continuar trabalhando para que o município de Araucária, possa consolidar os avanços já registrados que atendam os anseios e as demandas da população.
"O que já foi possível transformar no município, desde que assumimos o mandato, principalmente no resgate da autoestima e na melhoria da qualidade de vida da população, já me faz uma pessoa realizada", assevera Hissam, lembrando que Araucária
abandonada e isolada, já faz parte das páginas tristes do passado. "A cidade vive um grande momento", diz. "Araucária é hoje uma cidade limpa, sem corrupção, ao contrário de quando assumimos o município, que mais parecia uma cidade sem lei", assevera.
A população da cidade, aplaude a iniciativa da passagem de ônibus mais barata. Atualmente o bilhete custa R$ 1,70 e vai continuar diminuindo. Segundo o prefeito, vai alcançar R$ 1,50, R$ 1,20 e, a meta, é chegar a R$ 1,00. Aos domingos, o cidadão não paga para andar de ônibus e pode chegar à Curitiba com custo zero. "Os preços vem caindo e a qualidade dentro dos ônibus não caiu. Na maioria dos veículos são ofertados rede de internet "wi-fi" e tomadas para carregar os celulares. Isso é qualidade de vida", assegura o gestor. Estudantes da escola pública não pagam passagem e os pais, que acompanham os filhos, na ida e volta do colégio, igualmente estão isentos do pagamento. Que sai de casa para ir ao comércio local no intervalo
de 1 hora, entre descer e retornar, paga apenas um bilhete.
E as melhorias são vistas em todos os cantos de Araucária. Na zona rural, o asfalto vem chegando, para alegria dos moradores. Desde que assumiu a prefeitura, Hissam fez o asfalto chegar em 40 por cento da área rural. É o resultado de um arrojado plano de ação, com melhorias na recuperação, adequação e manutenção de estradas vicinais, que oferecem melhores condições dos moradores. "O asfalto chegou no Tietê e muitos me chamaram de louco. Se levar condições a população é loucura, podem me chamar de louco".
Uma das grandes preocupações da população, diz respeito as ações que visam a segurança pública dos moradores. Investimentos vem sendo promovidos com frequência na estrutura da Guarda Municipal, uma das mais bem estruturadas do Paraná e quiçá do Brasil. A prefeitura promoveu recentemente concurso público, para contratação de 100 novos agentes de segurança. "A segurança na cidade é problema da prefeitura e, com parceria da Câmara de Vereadores, conseguimos aprovar o concurso para novos GMs na corporação. Em paralelo, vamos destinar 30 carros novos para os serviços".
Com investimentos nos setores de saúde, educação, infraestrutura, transportes, Hissam diz que promove uma administração honesta, focada na satisfação da população. "Estou prefeito e, nesta condição tenho a obrigação de fazer a prefeitura andar. O povo satisfeito com o nosso trabalho, é a minha satisfação. Temos mais 3 anos de trabalho e a população pode ter certeza, que continuarei trabalhando por uma cidade justa para todos. Araucária foi uma terra sem dono. Hoje, a população manda aqui", destaca Hissam, que faz questão de destacar as parcerias importantes com os vereadores. "É uma parceria de resultados e quem ganha é cada cidadão", disse na entrevista.
Ao fazer um governo de realizações, o prefeito Hissam não esconde o desejo de fazer um sucessor. "Temos este desejo e a pessoa que apoiarei lá na frente, tem que ser honesta e sem históricos de corrução. O povo não tolera mais esse tipo de coisa", finaliza Hissam Hussein Dehaini.
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 7 7 ARAUCÁRIA
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 8 8 8 8 ARAUCÁRIA
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 9 9 ARAUCÁRIA
"Meu mandato é para Araucária", diz vereador Ben Hur
O vereador Ben Hur Custodio de Oliveira, tem se destacado na Câmara de Vereadores de Araucária. Como líder do prefeito Hissam no legislativo, o vereador afirma ter procurado fazer um trabalho de intermediação entre a população e o executivo, fazendo um mandato perto de cada bairro. Ben Hur foi indicado inicialmente para ser o vice do Hissam, mas houve entendimento para que concorresse a uma vaga no Legislativo para fortalecer os trabalhos entre as duas esferas. "Desde que o conheci (Hissam), vi que era um homem visionário, leal e que iria promover um governo de transformação, oferecendo dignidade ao povo. Tem mostrado isso no dia a dia, por isso sou leal a ele", destaca o parlamentar, que afirma que em 5 anos de mandato, o prefeito conseguiu fazer a cidade avançar 50 anos.
No legislativo, Ben Hur tem realizado um mandato dinâmico e produtivo. "O meu trabalho, como vereador é para ver a cidade evoluir. Estou sempre nos bairros, verificando quais são as demandas e buscando solução a cada uma dela. Me direciono a quem pode resolver os problemas, neste caso o prefeito Hissam e os secretários. Por onde passo, os moradores apresentam sugestões e cobram serviços e melhorias. Todas as demandas são levadas para apreciação do Executivo e, quando necessárias, pela deliberação dos vereadores. Estamos no segundo mandato, com a certeza de que estamos provendo um bom trabalho", destaca.
Ben Hur faz questão de ressaltar por onde passa o bom governo do prefeito Hissam. "O prefeito vem trabalhando muito pelo progresso da cidade e, ele faz isso com amor pelo povo. É um apaixonado pelo que faz e os resultados tem sido expressivos, prova que foi reeleito com quase 90 por cento dos votos válidos". De acordo com a avaliação do vereador, Hissam faz a transformação que povo tanto quer. Apesar da parceria com Hissam, Ben Hur reforça que, independentemente, de quem estivesse no coman-
do do Município, cobraria melhorias para o povo. "Fui eleito para isso, lutar pelo povo. E se isso significa cobrar o chefe do Executivo, assim o farei. Se o trabalho não for feito, não tenha dúvida que vou cobrar. O que for de interesse do cidadão eu vou cobrar", disse. Apesar dessa postura, Ben Hur faz questão de afirmar que o prefeito promove um governo de realizações. "Somos o elo entre o povo e a administração, e os resultados são expressivos", finaliza o líder do governo Ben Hur.
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 10 10 10 10 ARAUCÁRIA
DA REDAÇÃO
Marcada para 3 de abril a eleição suplementar em Agudos do Sul
A Justiça Eleitoral do Paraná marcou para o dia 3 de abril, a realização da eleição suplementar para a escolha de prefeito (a) e vice-prefeito (a) do município de Agudos do Sul. A Resolução TRE-PR n° 886/2022 estabelece as instruções e o calendário eleitoral. As convenções partidárias, para definição dos candidatos aos cargos, começam no próximo dia 14. Poderão votar as pessoas registradas no cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no respectivo município.
O município pertence à jurisdição da 144ª Zona Eleitoral de Fazenda Rio Grande. Segundo o TRE, a eleição suplementar ocorrerá das 7 às 17 horas, pelo sistema eletrônico de votação, dispensada a identificação biométrica.
A prefeitura de Agudos do Sul, desde janeiro de 2021, vem sendo administrada pelo presidente do Legislativo Jesse Zoellner, já que a prefeita eleita, Luciane Teixeira teve o mandato impugnado por ter cometido crime de estelionato e teve que cumprir pena. Diante da impugnação, Jesse foi convocado para comandar a prefeitura da cidade. Luciane, tentou de diversas formas voltar ao comando da prefeitura de Agudos do Sul, mas não conseguiu. Ela disputou a eleição com liminares.
Dia 3 de abril, eleitores vão às urnas para escolher prefeito e vice Após a definição do dia 3 de abril para a eleição suplementar no município, partidos e propensos candidatos a prefeito e vice já se movimentam, no sentido de definir estratégias para buscar
apoio dos eleitores. O Grupo O Repórter, estará acompanhando a movi mentação nos bastidores e vai trazer informações da eleição em Agudos do Sul.
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 11 11 11 11 11 AGUDOS DO SUL
DIVULGAÇÃO
DA REDAÇÃO
Zé Quirera administra para o 'bem próprio'
O prefeito de Quitandinha, Zé Quirera, iniciou o seu segundo ano de mandato, mas já vem sendo apelidado de 'prefeito protocolo'. Ele argumenta que qualquer demanda, mesmo as mais simples, devem ser realizadas através de protocolos e que tudo na prefeitura funciona no rigor da Lei. Esse rigor, porém, também pode ser observado quando retirou um comerciante da Praça da Bíblia.
Mas, parece que está postura do prefeito não se aplica quando os interesses são seus ou de sua família. O primeiro caso se diz respeito a obra que seu filho e nora estão construindo na Avenida José de Sá Ribas. O local é uma área de invasão pertencente ao espólio do falecido Padre Miguel. Nessa área há indícios de que foram realizados aterros sem licença e que o barracão de alvenaria foi ali construído sem alvará de construção, ART do CREA e sem projetos de engenharia.
Logo após a obra irregular ser concluída, imediatamente a prefeitura colocou uma equipe para realizar benfeitorias em frente ao barracão. Lá aconteceu o rebaixamento do meio fio para estacionamento e a construção de nova calçada.
Outro fato que vem causando de-
bate em Quitandinha é sobre a condenação de Zé Quirera ainda do tempo em que foi prefeito pela primeira vez no município (1997 a 2000). Naquela oportunidade houve a nomeação de servidores de forma irregular. A ação determinou a devolução ao município de um expressivo valor, que em setembro de 2021, por exemplo, chegava a quase R$ 900.000,00.
Esse Jornal, ainda antes da última eleição, alertava sobre o interesse de Zé Quirera em voltar para a prefeitura para resolver seus problemas, haja visto ser ele um dos maiores devedores do município. Agora Quirera vem usando a máquina pública em seu poder para livrar-se deste débito.
Outro exemplo disto é a Lei criada por ele, que permite o pagamento de dívidas com desconto de até 75%.
Neste quesito, Zé Quirera se aproveitou da situação e reduziu o montante da sua dívida, que era de quase R$ 900.000,00, para o valor de R$ 290.000,00.
E, para piorar, Zé Quirera não quitou a dívida em dinheiro, dando parte de um terreno que fica em área de preservação ambiental e onde residem pessoas carentes. O problema é que o prefeito e sua ex-mulher, hoje se-
cretária da Assistência Social, entraram com ação judicial visando tirar essas famílias de suas residências.
Entre os moradores está Regiane da Cruz Pereira, que reside no local há mais de 15 anos com seu esposo e os três filhos menores. Ela fala que foram pegos de surpresa com a ação judicial. Diz que não legalizaram o terreno através de usucapião por falta de recursos, mas que todos os seus vizinhos sabem que ela mora no local há mais de 15 anos e que nunca ninguém falou que aquele terreno era do atual prefeito.
Regiane fala ainda que sabe que Zé Quirera possui vários terrenos em Quitandinha, alguns muito melhores que esse em questão, e questiona o porque do prefeito resolver dar em
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA
EXCELÊNCIA PLAST RECUPERAÇÃO E LAVAÇÃO DE PLÁSTICOS- EIRELI, CNPJ: 42.878.497/ 0001-95 torna público que irá requerer ao IAT, a Licença Prévia para Armazenamento e atividades auxiliares dos transportes a ser implantada Avenida das Araucárias, 736, Barigui, Araucária, PR
pagamento a prefeitura justamente esse onde as famílias residem. O local não possui rua e carece de infraestrutura. "Nós precisamos de muita coisa aqui e a prefeitura não nos atende. Mas agora é pior ainda, pois querem nos tirar do único lugar que temos para morar com o objetivo de pagar dívida do prefeito", afirmou a moradora.
O jornal tomou ciência de que o Ministério Público já instaurou inquérito para apurar essas supostas irregularidades envolvendo esse pagamento por parte do atual prefeito Zé Quirera (Inquérito Civil Nº MPPR0124.21.000441-0), visando a anulação desta transação que possui todos os indícios de favorecimento ilícito ao prefeito.
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA ALAR PRODUTOS QUIMICOS LTDA, CNPJ: 10.221.555/0001-17 torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pinhais, a Licença Simplificada para Comércio atacadista de outros produtos químicos e petroquímicos não especificados anteriormente a ser implantada R HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO, 1012, JARDIM AMELIA, Pinhais - PR.
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 12 12 12 12 QUITANDINHA
Câmara de Tijucas do Sul muda horário de sessões para as quintas
DA
Os vereadores de Tijucas do Sul aprovaram alteração no Regimento Interno e mudaram o horário e data das sessões ordinárias. As sessões que eram realizadas as terças-feiras, às 18 horas, agora são realizadas todas às quintas-feiras, com início às 17:30 horas.
Os vereadores entenderam que a mudança traz nova dinâmica nos trabalhos internos e possibilita mais dias antes da sessão, sem interferência de fins de semana, para atendimento ao público, discussões de projetos e demais atividades do dia a dia do vereador.
O horário mais cedo, se justificou que, com a pandemia, o público começou e assistir as sessões pelas redes socais, e o arquivo digital fica disponível na rede para assistirem em outros momentos mais oportunos para cada cidadão. Será realizado nos próximos dias, licitação de transmissões das sessões. A Câmara,
por meio da mesa diretora, destaca a importância de os cidadãos acompanharem as transmissões para terem conhecimento dos trabalhos de vereadores e dos assuntos pautados pela Administração Pública Municipal. "Que-
remos que a população colabore com sugestões para melhorarmos as condições do município. Convidamos todos a prestigiar nossas sessões pela Interne, já que com a pandemia, decidimos limitar o número de pessoas no plenário.
Estamos seguindo as regras de limitação de público e demais orientações de combate ao covid19", resume o presidente Ricardo Oliveira. Na Internet, as sessões podem ser acompanhadas no facebook de Everaldo Tijucano.
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 13 13 13 13 13 TIJUCAS DO SUL
ASSESSORIA
Prédio do Legislativo de Tijucas do Sul
DIVULGAÇÃO
Prefeitura compra quatro ônibus zero km para atender estudantes
A prefeitura de Campo do Tenente recebeu na semana passada quatro ônibus zero km, que irão integrar a frota de veículos escolares, uma aquisição feita pela prefeitura, com a secretaria municipal de educação.
Os veículos foram adquiridos com recursos próprio, e beneficiarão estudantes da rede municipal e estadual.
Um investimento total do investimento R$ 1.271,000,00 para a educação de campo do tenente.
Todos os veículos possuem adaptação para cadeirantes, saídas de emergência, poltronas com almofadas, capacidade para 59 passageiros e contem todos os itens de segurança exigidos pelo Detran.
Os novos ônibus irão substi-
tuir outros mais antigos, desta forma dando mais conforto e segurança aos nossos alunos. Os ônibus estão em processo de re-
gularização da documentação, e a partir da semana que vem, estarão disponíveis para o uso dos estudantes.
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 14 14 14 14 CAMPO DO TENENTE
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA
"DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, SENDO INVESTIDO NA EDUCAÇÃO".
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 15 15 15 15 15 ARAUCÁRIA
EDIÇÃO 547 - 11 DE FEVEREIRO.2022 16 16 16 16