Jornal O Repórter 546

Page 1

Desnorteado!

Prefeito Nassib patina e não cumpre promessas de campanha

Ao longo dos anos, os políticos, principalmente do Executivo, em tempos de campanha eleitoral prometem "mundos e fundos" à população, que na maioria das vezes encanta-se com tais promessas e acabam votando nos políticos, que prometem e não cumprem. Uma promessa de campanha pode conquistar votos necessários para tornar eleito aquele que prometeu, mas o que se vê, no decorrer do mandato, é que na maioria das vezes as promessas não são cumpridas e o povo é quem "paga o pato".

Em 2020, na campanha eleitoral de Fazenda Rio Grande, o médico Nassib Hammad teve como "slogam" de campanha: Saúde, Trabalho e Fé. Foi eleito com 55,42%, com 27.371 votos. Não existe lei que obrigue o prefeito a cumprir as promessas, mas a população pode e deve cobrar o gestor. Em pouco mais de 1 ano de governo, o governo de Nassib patina e não consegue sair do lugar, pois gastou grande parte do seu governo, para se defender de acusações de mandos e desmandos na prefeitura. Um dos itens foi a promessa de que promoveria uma ampla reforma administrativa e que cortaria gastos com servidores comissionados, na proporção de 30 por cento. Isso não aconteceu, pois segundo pessoas da municipalidade, contratações aconteceram de forma desproporcional e a máquina permaneceu inchada com a contratação de pessoas que atuaram na campanha de Nassib. O ges-

DIVULGAÇÃO

Em razão do surgimento com maior intensidade da pandemia, aliado ao aumento dos casos de Gripe A H3N2, não houve nenhuma solenidade alusiva ao aniversário de fundação do Município de Fazenda Rio Grande, na última quarta-feira (26).

Sabiamente, o chefe do Poder Executivo, transferiu o feriado do dia 26 para hoje, (28). De acordo com a nota da Assessoria de Imprensa de Nassib Hammad, nesta sexta-feira, não haverá expediente nas repartições públicas do município, conforme Portaria 012/ 2022.

O Foca, logo ao tomar conhecimento disso, ficou uma arara e, foi logo dizendo. Isso é vadiagem coletiva. Se bem que os barnabés (servidores), cumprem ordem superiores. E viva o povo fazendense, que, claro, terá que labutar entre 8 e 18 horas deste dia 28.

A assessoria de imprensa de Fazenda Rio Grande se tornou especialista em divulgar mini notícias em seu site. Muitos assuntos são veiculados no portal

tor criou uma Zeladoria Municipal, sem o consentimento da Câmara de Vereadores, que deve ser consultada. Isso gerou pedido de cassação. Quando se cria uma pasta, deve receber o aval da maioria dos vereadores.

Vários secretários já passaram pelo atual governo, sendo que alguns, que estão no quadro, sequer tem ensino médio completo. Na campanha, Nassib dizia que todos os servidores do primeiro escalão teriam, ao mínimo, curso técnico. "Tem dois secretários, que ocupam secretarias importantes, que sequer concluíram o segundo grau", comenta uma pessoa que esteve no primeiro escalão e que foi exonerada. Pediu para não ser identificada.

O povo elegeu o médico Nassib Hammad, com a esperança de que o setor de saúde, com muitos problemas advindos de gestões anteriores, melhorasse. O compromisso é de que os postos de saúde atenderiam até as 22 horas, para atender os traba-

da Barrosa, sem pé, nem cabeça. As matérias deveriam ser mais explicativas.

Perguntar não ofende: Secretário Marcelo, a Associação Fazenda Futsal terá disponibilidade financeira para disputar o Campeonato Paranaense de Futsal?

Após uma semana de isolamento, o prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner voltou a comandar a prefeitura no meio desta semana. Ele contraiu Covid e seguiu orientação médica, ou seja, de ficar em casa por uma semana.

Jesse sempre procurou proteger a população do Coronavírus e, acabou se expondo em demasia e contraiu o vírus. Mas, após o período de isolamento, se recuperou legal e voltou ao trabalho na quarta-feira (26).

Dia desses, no seu programa radiofônico, o ex-deputado estadual Geraldo Cartário, cometeu um equívoco, ao falar que prefeito não precisa de deputado. Oras bolas Cartário. O senhor já foi deputado estadual e, certamente aten-

lhadores que chegam do trabalho após as 19 horas e que precisam de atendimentos nas unidades. Ao invés desse atendimento estendido, se verificou postos sendo fechados e a UPA totalmente congestionada. Outra promessa de campanha foi a implementação de programa visando a atração de novas empresas, para atender pessoas de Fazenda Rio Grande, sem a necessidade de ir para Curitiba e outras cidades da região trabalhar. A promessa seria a desburocratização da documentação para a vinda de mais empreendimentos para a cidade, mas nada disso aconteceu. O empresário do ramo de comunicação, Geraldo Cartário teve que ir a justiça para conseguir o alvará de licença, para funcionamento da sua rádio. Pessoas da cidade, que acompanham o cotidiano da política, acreditam que o prefeito sequer olhou par o plano de governo, após ser eleito. "Ele nem sabe o que prometeu", ironiza um adversário.

Em quase 13 meses de governo, Nassib Hammad ganhou inimigos políticos. Pessoas e empresários que investiram na campanha, hoje afirmam estar decepcionadas com a desorganização na prefeitura. Além da falta de rumo, há um completo despreparo para fazer a máquina pública funcionar. "Infelizmente apoiamos uma pessoa despreparada para o cargo de prefeito", comentou o deputado federal Toninho Wandescheer, no programa Café com o Bala. Apesar de 13 meses de desorganização na prefeitura, existe a expectativa de dias melhores em Fazenda Rio Grande.

deu muitos prefeitos da região, que o procuraram para alguma demanda. Logo, prefeito precisa de deputado sim.

O deputado Toninho Wandescheer, destinou milhões de reais para cidades da região, inclusive Fazenda Rio Grande, onde mora. Apesar de tanto dinheiro para o município fazendense, nunca, nenhum vereador ousou brindar o parlamentar com um título de cidadão honorário, apesar de ser citado com frequência como o pai de emendas para a cidade. Mas que barbaridade!

De Quitandinha, chega a informação de ação truculenta, que seria determinação do prefeito Zé Quirera. O "trailer" de lanches de Gabriel Mica, que servia a população na Praça da Bíblia, foi guinchado sem aviso prévio. Na manobra, o que estava dentro da lanchonete móvel, acabou danificado. Uma caixa de som sumiu, na ação desastrosa. E agora Zé?

Claro, que o Mica quer saber o porque disso. Se o carrinho de lanche estava ilegal, caberia uma notificação ao

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora Travessa Manacá, 85 Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva

TELEFONES (41) 3608-0255 (41) 99679-6053

COLABORADORES Márcio Camargo Carlos Forville Aleks Tizon Wallysson Silva Priscila Silva Luiz Augusto Felipe Matozo.

DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva (41) 996796053 DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

Gabriel, mas isso não aconteceu. Certamente, essa confusão, vai parar na Justiça. O espaço está aberto ao contraditório. Atenção senhores vereadores, vamos levantar o que aconteceu na praça. A população de Quitandinha, que prestigiava o lanche do Gabriel Mica está na bronca.

O prefeito Nassib Hammad, da Fazenda Rio Grande, em curto espaço de tempo, esteve em rádios, dando uma prosa. Na rádio de Fazenda Rio Grande foi sabatinado por Geraldo Cartário e, em Curitiba, na emissora do deputado Luiz Carlos Martins. Nesta, esteve acompanhado do secretário de Esportes Marcelo Pelanda, que foi indicação de Martins. Baita rasgação de seda na entrevista.

Já na rádio do Pedrão, nada do Nassib aparecer. E olha que a produção do programa já insistiu com o Turco, mas "avéde" do prefeito aparecer. Pelo visto, o medo de perguntas relacionadas aos mandos e desmandos na barrosa. Viva Fazenda Rio Grande pelos 32 anos. Boa semana a todos e todas!

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 2 2 2 2
IMPRESSÃO
TIRAGEM
CIRCULAÇÃO
Jornal Filiado à As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam necessariamente a opinião do jornal. FAZENDA RIO GRANDE / OPINIÃO
Press Aternativa
DESTA EDIÇÃO 7.000 Exemplares
Região Metropolitana de Curitiba
REDAÇÃO
DA
Prefeito de Fazenda Rio Grande Nassib Hammad
EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 3 3

Câmara de Vereadores de Tijucas do Sul repassa R$ 540 mil de economias realizadas em 2021

Os vereadores de Tijucas do Sul repassaram R$ 540 mil ao Poder Executivo, oriundo de economias realizadas de janeiro a dezembro de 2021 dos recursos da Câmara Municipal. O valor poderá ser aplicado em diversos setores, como em educação, saúde, infraestrutura, pavimentação de estradas rurais e vias urbanas do Município.

Essa é a primeira devolução realizada pela nova gestão, a qual tem prezado pela eficiência, economia, transparência e seriedade na aplicação dos recursos públicos destinado ao Poder Legislativo Municipal. Os recursos do Poder Legislativo provêm de repasses que o Poder Executivo faz, previsto nas leis orçamentárias.

Quando o valor não é gasto, as Câmaras devolvem o montante. No entanto, cada Câmara tem total autonomia para gastar 100% do valor recebido, caso julgue necessário, porém, cabe à gestão de cada Câmara definir quais serão as pri oridades e quanto será gasto pela instituição.

Nessa devolução, por exemplo, a atual gestão do Poder Legislativo de Tijucas do Sul optou por economias na Câmara e devolver dinheiro à Prefeitura para que a população continue sendo beneficiada de outras maneiras.

A gestão da Câmara de Vereadores ressalta o empenho em prol do Município e a regularidade na execução orçamentária, a fim de garantir o melhor para Tijucas do Sul.

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 4 4 4 4 TIJUCAS DO SUL
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA
Momento do repasse de dinheiro ao Executivo, de sobras financeiras do ano passado
EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 5 5
EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 6 6 6 6

Fazenda Rio Grande e os 32 anos de emancipação

O município de Fazenda Rio Grande, está celebrando 32 anos de sua emancipação político administrativa. O então distrito de Mandirituba, foi fundado em 26 de janeiro de 1990, através da lei estadual n° 9.213, sancionada pelo governador Álvaro Fernandes Dias. A instalação oficial ocorreu no dia 1° de janeiro de 1993.

A prefeitura local, por conta do avanço do Covid, que vem registrando novos casos, dia após dia, optou por não realizar nenhuma atividade festiva, conforme decreto assinado pelo prefeito Nassib Hammad.

O município fazendense avançou nos últimos anos, com a chegada de milhares de moradores, atraídos pela chegada de grandes empresas, que viram no município, uma oportunidade de alavancar suas produções. A partir de 2000, com a definição de distrito industrial, na parte norte da cidade, no limite com Curitiba, muitos empresários decidiram investir no município, que é cortado pela BR116, uma das mais importantes da região e que liga o Brasil de Norte a Sul. Diante do crescimento industrial, novo distrito está sendo preparado para a chegada de mais empreendimentos.

Cidade jovem, acolhedora, que já cresceu muito e ainda tem muito mais para evoluir. Fazenda Rio Grande celebra 32 anos de Emancipação Político e os governantes tem o desafio de prepará-la para os próximos anos. Dezenas de empresas se estabeleceram na cidade, nos últimos anos, sendo que a Sumitomo, fabricante de pneus, investiu perto

de R$ 1 bilhão na fábrica. Ela veio para o município, por incentivos do programa Paraná Competitivo, na gestão do governador Beto Richa e prefeito Marcio Wozniack. Foi inaugurada em 2013, sendo a primeira fábrica da empresa japonesa Sumitomo Rubber fora da Ásia, que possui outras unidades.

O prefeito da época, Marcio Wozniack ressaltou o novo ciclo industrial que tomou conta do município nos últimos anos e os benefícios que parcerias trouxeram para toda a região. "Acompanhei todo o processo de instalação da Sumitomo e posso dizer

que desde a chegada da Matte Leão, em 2009, Fazenda deslanchou e caminha para se tornar um dos municípios mais prósperos da Região Metropolitana de Curitiba", destaca Marcio, que está a frente da Invest Paraná e tem direcionado que empresários tenham acesso a linhas de investimentos e possam investir no município.

O Repórter tem acompanhado este crescimento e testemunhou o avanço de Fazenda Rio Grande. Nesta edição, um especial dos 32 anos do município.

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 7 7 FAZENDA RIO GRANDE
DA REDAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil em Fazenda Rio Grande

Fazenda Rio Grande, das trilhas de terra à rota do desenvolvimento

Grupo Leblon cresce e colabora com a expansão da cidade que completou 32 anos neste dia 26

As histórias da cidade de Fazenda Rio Grande e do Grupo Leblon Transporte de Passageiros se confundem.

Um dos municípios que mais crescem no Brasil completa 32 anos nesta segundafeira, 26 de janeiro de 2022, e a Leblon Transporte, há 40 anos atua em seu território, desde quando pertencia ainda à cidade de Mandirituba. Entretanto, as origens do Grupo Leblon são bem mais antigas, desde 1951 na área de transportes na região.

Nossos ônibus foram e ainda são ferramentas de progresso e realização de sonhos.

Motoristas, cobradores, mecânicos e gestores sempre

estiveram ao lado da população de Fazenda Rio Grande desafiando trajetos difí-

ceis, atoleiros, trilhas de terra, muitas das quais que se tornaram grandes ruas e

avenidas que hoje são as rotas do desenvolvimento regional.

A rotina podia ser cansativa e dura, mas o desânimo nunca abalou, pelo contrário, de certa forma, as dificuldades eram estímulos para seguir em frente.

Os ônibus, antes robustos veículos sobre chassis de caminhão, hoje são máquinas de alta tecnologia, com motores eletrônicos, controle de poluição e até suspensão a ar. Mas o propósito da viagem sempre foi o mesmo: unir histórias, pessoas, ser um instrumento para servir à Excelência com excelência.

Essa é a nossa missão: servir.

Parabéns Fazenda Rio Grande!

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 8 8 8 8 FAZENDA RIO GRANDE
EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 9 9 FAZENDA RIO GRANDE
EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 10 10 10 10
EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 11 11 11 11 11

Piraquara completa 132 anos em um momento de transformação e protagonismo na RMC

Neste sábado, dia 29, Piraquara completa 132 anos. O município, conhecido pelo potencial histórico e natural, guardião das nascentes do Iguaçu, completa mais um ano em um momento de transformação e desenvolvimento. Uma cidade estratégica da Região Metropolitana de Curitiba que buscou o devido protagonismo nos últimos anos, fruto de gestões públicas eficientes e comprometidas com as pessoas.

Localizada em uma posição geográfica privilegiada, cerca 22 quilômetros de Curitiba, Piraquara abriga um dos maiores mananciais de abastecimento público do Paraná, responsável por fornecer água para milhões de habitantes da Capital e Região e Metropolitana. O município conta com as Barragens Piraquara I e II e do Iraí, que fazem parte do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). Em razão de toda essa riqueza, que chamou atenção neste ano por conta da crise hídrica no Paraná, o município tem a maior parte do seu território decretado como área de proteção ambiental.

O que por muito tempo serviu de desculpas pela falta de investimento e desenvolvimento, ficou para trás com as mudanças que a cidade vive a partir de 2013, que resultaram nos avanços em to-

das as áreas, resgatando o orgulho dos piraquarenses por sua terra.

DESTAQUE NA HISTÓRIA DO ESTADO DO PARANÁ

Um município com 114.970 habitantes (IBGE 2021), que guarda um grande patrimônio histórico paranaense desde a colonização italiana que fundou a Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra, a expansão ferroviária no Estado com a construção da Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá, o início da captação e abastecimento público de água de Curitiba por meio do Reservatório do Carvalho, o Hos-

pital de Dermatologia Sanitária do Paraná - São Roque, entre outros monumentos, fatos e memórias preservados até hoje. Para valorizar a história e os momentos do passado, o município conta atualmente com a Casa da Memória Manoel Alves Pereira que foi completamente revitalizada.

O prédio histórico do município se tornou um espaço dedicado a promoção e preservação do patrimônio material e imaterial e a comunicação do acervo bibliográfico, arquivísticos e museológico de Piraquara. Também foi criado o Centro de Memória Ferroviária de Piraquara, que

conserva a memória e o patrimônio ferroviário do município e do Paraná. Saiba mais em www.piraquara.pr.gov.br)

"CERCADA DE VERDES SERRAS"

Como descreve o refrão do seu hino; "Piraquara hospitaleira, cercada de verdes serras. Quantas belezas tu encerras, nesta paisagem brasileira!", o município foi agraciado por muitas belezas naturais, cenários e paisagens diversificadas. Possui uma grande região rural, é banhada pelas nascentes da Rio de Iguaçu que formam os mananciais e ainda tem a exuberância da Serra do Mar.

Nos últimos anos, para valorizar ainda mais as belezas naturais, a região rural recebeu investimentos em infraestrutura com a pavimentação em paralelepípedo da histórica Estrada Nova Tirol e das ruas Walfrido Belão, Arthur Portela e a Estrada do Botiatuva, que está em andamento.

Também foram instalados totens de sinalização turística em toda a região, situando os visitantes que frequentam os pontos turísticos dos municípios. Esses investimentos fomentaram os empreendimentos locais que a cada final de semana recebem cada vez mais turistas.

INFRAESTRUTURA ALAVANCOU A CIDADE

Por meio do maior Programa de Pavimentação da história de Piraquara, a cidade mudou de cara nos últimos anos, mais especificamente a partir de 2013. Grandes obras como a revitalização completa do Centro, duplicação da Rua Pastor Adolfo Weidmann, no Guarituba, além da execução de 100% de asfalto nos bairros Jardim Santa Mônica, Jardim Primavera e Recanto das Águas, por exemplo, demonstram essa grande mudança.

Com melhor infraestrutura, a cidade foi valorizada e viu a chegada de grandes

empreendimentos e o comércio local se desenvolver ainda mais. Hoje, a atual gestão dá continuidade ao Programa de Pavimentação com obras em andamento na Vila Dirce e Planta Bosque Centenário, no Guarituba, Araçatuba, Vila Chaune, Planta Deodoro, Vila Franca, Planta Santa Catarina, Vila Rosa e no Jardim dos Estados.

PREFEITO JOSIMAR CELEBRA OS AVANÇOS DA CIDADE

Em 2021, o atual Prefeito, Josimar Fróes, iniciou o seu trabalho à frente do Executivo Municipal após ter sido vereador, Presidente da Câ-

mara e Vice-Prefeito, do exprefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, responsável pelas transformações no período entre 2013 e 2020.

Com essa grande responsabilidade, deu continuidade a obras que estavam em andamento e ainda iniciou novas frentes na Vila Franca, Planta Santa Catarina, Vila Chaune, por exemplo, além das revitalizações das praças da Vila Fuck e Planta Deodoro.

Na área da saúde, teve a desafiadora missão de conduzir a vacinação contra Covid19 que foi um dos destaques no Estado, ampliou os leitos da UPA, inaugurou o primei-

Aeroporto Afonso Pena, promovida em parceria com a Paraná Turismo e Infraero. Na educação, Piraquara criou materiais pedagógicos próprios e padrões, levando em conta todas as características do município, para atender os alunos que ainda permaneceram em casa até o retorno das aulas presenciais.

Ainda foram ampliados o atendimento da Assistência Social, as ações do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano no cuidado e preservação da cidade, e retomadas as atividades de Cultura, Esporte e Lazer que tinham sido afetadas com a pandemia.

132 ANOS E A PANDEMIA

ro Centro de Reabilitação Pós-Covid da RMC e ainda criou os mutirões de consultas e exames especializados.

Visando a retomada da economia, Piraquara implantou em 2021o Escritório de Compras Públicas e formalizou parcerias com CIEE e SENAC, além do SEBRAE. O município também focou no turismo para geração de receita e renda, dando apoio para as feiras locais que se organizaram.

Foi lançado o Inventário Turístico mapeando os atrativos e empreendimentos e instalado o Letreiro Turístico. Piraquara ainda ficou em evidência durante exposição no

Para celebrar os 132 anos, a Prefeitura de Piraquara tinha organizado uma programação variada para o atendimento de diferentes públicos. Em razão da alta de casos da nova variante ômicron, as atividades foram suspensas. "Queríamos muito comemorar os 132 anos com inaugurações das praças, a Tradicional Cavalgada de Aniversário e um Festival de Verão com atividades esportivas, mas entendemos que o momento é de cuidar das pessoas. Estamos felizes com o momento que nossa cidade vive e continuaremos trabalhando para manter o ritmo de avanços e o protagonismo que Piraquara merece", destacou o Prefeito, Josimar Fróes.

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 12 12 12 12 13 13 13 13
PIRAQUARA PIRAQUARA
DA ASSESSORIA
Piraquara celebra os 132 anos em pleno desenvolvimento
A Casa da
Barragem Piraquara II é um dos cartões postais de Piraquara Memória Manoel Alves Pereira preserva ao história e o patrimônio material e imaterial de PiraquaraA Duplicação da Rua Pastor Adolfo Weidmann que faz ligação com o município de Pinhais mudou a realidade da regiãoPrefeito Josimar Fróes deu continuidade ao processo de avanços que Piraquara vive desde de 2013

Ex-prefeito Marquinhos Tesserolli parabeniza Piraquara pelos 132 anos e destaca os avanços da cidade

O ex-prefeito e atual Diretor da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, parabeniza Piraquara pelos 132 anos e ressalta os avanços dos últimos anos. Gestor entre os anos de 2013 e 2020, concluiu os dois mandatos com aprovação de mais de 80% da população de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Ficou marcado por grandes obras no município e pela implementação e melhorias de políticas públicas em todas as áreas.

Ele lembra dos obstáculos, dificuldades e vitórias durante esse período. "Foi um trabalho de construção, em todos os sentidos. Pegamos uma cidade arrasada, endividada, com uma Administração Pública precária e ultrapassada. A partir daí trabalhamos no saneamento das contas públicas e modernização da gestão, o que nos possibilitou partirmos para a execução desses grandes projetos que mudaram a realidade de Piraquara nos últimos anos", relembra.

Na parte de infraestrutura, por meio do maior Programa de Pavimentação da história de Piraquara, a cidade mudou de cara nos últimos anos.

Grandes obras como a revitalização completa do Centro, duplicação da Rua Pastor Adolfo Weidmann, no Guarituba, além da execução de 100% de asfalto em alguns bairros como o Jardim Santa Mônica, Jardim Primavera e Recanto das Águas, por exemplo, marcaram essa grande mudança. Obras inéditas de drenagem, pavimentações na Região Rural e

ações de mobilidade urbana também foram inovações do seu mandato.

icou marcado ainda por tirar do apel projetos prometidos e abandonados por gestões anteriores como o arque das Águas Jacob Simião e a PA 24h, e pela construção e inauguração de quatro novas Unidades de aúde, três novas Farmácias Municip-

ais, o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, o Abrigo Municipal, a Capela Mortuária do São Roque, entre outras várias edificações.

Em 2020, apoiou o sucessor e atual Prefeito, Josimar Fróes, e hoje no Governo do Estado segue auxiliando nas demandas relacionadas a Piraquara. "Você sai de Piraquara para trabalhar, mas a cidade não sai de você. Tenho um orgulho enorme de ser servidor municipal, ter sido prefeito e contribuído com os avanços de Piraquara e por atualmente poder ajudar no Governo do Estado. Essa é a minha cidade e sempre trabalharei pelo melhor dela e o seu povo. Parabéns, Piraquara!", finalizou.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA ALEBRAS COMPRA E VENDA DE METAIS IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA., CNPJ: 38.346.952/0002-15 torna público que irá requerer ao IAT, a Licença Prévia para a atividade de recebimento, triagem, segregação e acondicionamento de resíduos sólidos não perigosos (resíduos metálicos) com trituração, para posterior envio à destinação final, a ser implantada na Av.Francisco Ferreira da Cruz, nº4774, Eucaliptos, no município de Fazenda Rio Grande/PR, CEP: 83820-293

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 14 14 14 14 HOMENAGEM

Deputado Toninho Wandscheer é apaixonado por Fazenda Rio Grande

Desde 1978 está no município fazendense e, em 2000, assumiu a prefeitura

Na última quarta-feira, no programa Café com o Bala, comandado pelo comunicador Pedro Bala, o deputado federal Antonio Wandscheer, também chamado de Toninho Wandscheer, falou de Fazenda Rio Grande, que dia 26, completou 32 anos. Nascido em Foz do Iguaçu, em 31 de agosto de 1950, Toninho se mudou para Curitiba em 1976 para tentar a vida. Logo que chegou a Capital, passou a trabalhar no Mercado Real, onde trabalhou em várias funções, até chegar à gerência. Em paralelo, estudava, pois o objetivo era se tornar alguém na vida. Dois anos após, em 1978, foi provocado a vender lotes no município fazendense.

Toninho recorda que os primeiros lotes foram vendidos no Santa Fé. "Era um pequeno vilarejo, mas as pessoas procuravam comprar lotes na localidade. Prometíamos que o ônibus chegaria logo, pois apenas a Reunidas passava pela região, na BR-116. Era um tempo difícil, mas me tornei um grande vendedor", lembra Toninho, que anos depois fundava a AW Empreendimentos Imobiliários, responsável por grandes loteamentos na cidade. Naquele tempo, já tinha o diploma de engenheiro. Ano passa, e na década de 1990, ingressou na

Deputado

vida política, participando ativamente da criação do município de Fazenda Rio Grande. Em 1999, Toninho entrou na luta pela duplicação da rodovia BR-116, no trecho que liga Curitiba até Fazenda Rio Grande. Foi prefeito de Fazenda Rio Grande por dois mandatos consecutivos, sendo o primeiro entre 2000 e 2004, pelo Partido Popular Socialista (PPS). No primeiro mandato, contribuiu para a implantação da infraestrutura básica inexistente no município, que se desmembrava de Mandirituba. Foi considerado "Prefeito Amigo das Crianças" pela ABRINQ. No segundo mandato, foi reconhecido como um dos maiores prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba pelas inúmeras

no

obras, implantando obras de infraestrutura urbana, saneamento, casas populares e projetos de lazer e cultura. De 2007 a 2008 presidiu a Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), e de 2009 a 2010 assumiu a direção técnica da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Atuou na superação dos entraves institucionais para a efetivação integração da Região Metropolitana. Participou da política de remuneração aos municípios detentores de mananciais e produtores de água.

Foi eleito deputado estadual pelo PT (Partido dos Trabalhadores) em 2010, com 53.457 votos. Fez parte da bancada de oposição ao Go-

verno do Estado, e foi considerado um dos parlamentares petistas mais atuantes na liberação de recursos pelo Governo Federal. Na Assembleia Legislativa foi membro da bancada evangélica do PT, também compôs a Comissão Parlamentar da Saúde (20112012). Participou da CPI da Copa do Mundo FIFA em 2013. Foi membro da Comissão de Ética (2011-2012). De 2010 a 2014 presidiu a Comissão Parlamentar de Assuntos Metropolitanos na Assembleia Legislativa do Paraná. Atuou na revisão dos conceitos de Unidades Metropolitanas, incluindo a possibilidade de o Planejamento do desenvolvimento regional compor a identificação das Regiões Metropolitanas. Propôs

Leis que estabeleciam Políticas Públicas de Integração do Transporte Coletivo (PL 179/ 14).

Em 2015, toma posse como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com uma votação de aproximadamente 72 mil votos. É o primeiro fazendense eleito para a Câmara dos Deputados. Em novembro de 2015, anuncia seu desligamento do PT e seu ingresso no Partido da Mulher Brasileira (PMB). Em março de 2016, filia-se ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Assumiu a liderança da Bancada Paranaense em 2016, e coordena os trabalhos até hoje, priorizando a liberação de recursos através de emendas coletivas para o Estado. Em 2018, foi reeleito deputado federal pelo PROS, obtendo 72.475 votos.

Toninho se diz um apaixonado por Fazenda Rio Grande. "Contribui para o surgimento do município, ao lado de pessoas que lutavam pela emancipação. O desmembramento de Mandirituba se tornou uma necessidade, pois a vila crescia de forma rápida e o lugar precisava ter uma administração. Em 1990, era criado o município de Fazenda Rio Grande. Eu amo esta cidade e lutarei para que ela se torne melhor a cada dia que passa", destaca Toninho Wandscheer.

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 15 15 15 15 15 HOMENAGEM
DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA
Toninho durante entrevista programa Café com o Bala

Consultas eletivas estão temporariamente suspensas na unidade central em Piên

Devido ao aumento substancial do número de pacientes buscando atendimento por problemas de síndrome respiratória, a Secretaria de Saúde de Piên teve que suspender temporariamente as consultas eletivas na unidade central e em alguns bairros. A medida iniciou na segunda-feira, dia 24, e vale para os próximos 15 dias, quando será reavaliada a situação e se necessário postergado por mais um período.

Somado ao grande aumento da demanda, parte da equipe de profissionais teve de ser afastada, entre eles, dois médicos diagnosticados com covid. "Para atender toda a demanda, vamos deixar a unidade central com atendimento exclusivo da covid. Neste primeiro momento, com os afastamentos, alguns postos de saúde estão sem médicos devido a necessida-

Suspensão temporária das consultas eletivas na unidade central e em alguns bairros

de de remanejamento. No entanto, isso é algo emergencial e tão logo devemos restabelecer os serviços com a retomada dos profissionais", detalha o secretário municipal de Saúde, Pedro Cavalheiro da Silva. Paralelamente, a unidade de Trigolândia terá atendimento em período in-

tegral de covid, atendendo também as consultas eletivas. Desde o último dia 17 foram confirmadas mais 115 novas pessoas com Covid-19, exigindo atenção redobrada da equipe de saúde. "Em média, estamos atendendo diariamente cerca de 60 pacientes suspeitos de covid. Por isso,

precisamos modificar a logística de atendimento para suprir esta demanda", enfatiza Pedro, pontuando que os novos casos registrados agora têm uma gravidade menor do que no ano passado. "Graças a ampliação da vacinação as pessoas estão tendo sintomas mais leves, bem como um

prazo de recuperação mais curto", comentou o secretário. Somado a pandemia do coronavírus, estamos enfrentando também uma epidemia da gripe Influenza, e os sintomas se assemelham bastante. Por isso é importante que as pessoas prestem muita atenção no que estão sentindo e busquem atendimento médico o quanto antes para evitar um agravamento do quadro.

SINTOMAS BÁSICOS DE CADA DOENÇA

INFLUENZA: Febre súbita com mais de 38º, dor de cabeça, tosse, dor nos músculos e articulações, mal estar, dor de garganta, coriza, náusea e vômitos, perda de apetite.

COVID-19: Febre, tosse persistente, coriza, espirros, dor muscular, dor de cabeça e de garganta, perda ou alteração do paladar e olfato, suor noturno e rouquidão.

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 16 16 16 16 PIÊN
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA

Programa de Calcário inicia na próxima segunda-feira em Piên

A Prefeitura de Piên, através da secretaria de Agricultura, já abriu as inscrições para os interessados em participar do programa de calcário no município. Com o programa, os agricultores são isentos do valor do pagamento do transporte, uma vez que a prefeitura desloca o caminhão para buscar calcário na cidade de Almirante Tamandaré (PR), ficando apenas a cargo do produtor o pagamento do insumo. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Magon, o calcário tem um papel fundamental no tratamento do solo e o objetivo da prefeitura é que o produtor tenha uma atenção quanto a qualidade do solo que está realizando o plantio. Somente com um solo fértil e bem equilibrado é possível garantir maior produtividade e qualidade na colheita.

Para participar do programa é importante se atentar à alguns critérios, como ter o Cad Pro ativo, regularidade na prestação de contas das notas

Entrega de calcário em propriedade rural de Piên

fiscais, não possuir débitos junto à secretaria e ter imóvel dentro do território do município. As entregas terão um limite de 12 toneladas por produtor titular do Cad Pro, que deverá efetuar o pagamento do insumo via depósito bancário seguindo as orientações da secretaria. Outro fator im-

portante para participar do programa é que o agricultor tenha a análise de solo atualizada com prazo máximo de 6 meses. "É esta análise de solo que irá determinar qual o tipo de calcário que aquela propriedade necessita, sendo de fundamental importância para o resultado final", frisou Carlos.

Caso o produtor ainda não tenha feito a análise do solo do seu terreno, ou esta esteja desatualizada, pode buscar auxílio na secretaria de Agricultura para a realização do estudo basta ir até a secretaria e solicitar os envelopes para coletas. Através de parceria com o laboratório Agrotecsolo estas amostras são enviadas a cada 15 dias e os resultados chegam em até 21 dias. O custo dessa operação é reduzido e está afixado no mural da secretaria de Agricultura. Outra opção também é buscar esta analise junto ao IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural, que possui parceria com a empresa Tecsolo na realização deste estudo. O cadastro para a encomenda do calcário já está disponível na secretaria de Agricultura e é importante que o produtor se atente à solicitação o quanto antes para não haver problemas com as datas de entrega. A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fica na rua Reinaldo de Oliveira Mendes, 486, Centro, próximo a secretaria de Serviços Rodoviários.

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 17 17 17 17 17 PIÊN
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA

Fazenda Rio Grande completa 32 anos e Luizão comemora recursos para a cidade

Deputado federal Luizão ajudou na estrutura das unidades de saúde, no enfrentamento à covid-19 e agora na compra de máquinas

Apesar de jovem, o município de Fazenda Rio Grande, que comemorou seus 32 anos nesta última semana, já acumula grandes ações de desenvolvimento. Para isso, conta com o apoio do deputado federal Luizão Goulart, que enxerga na cidade ainda mais potencial de crescimento e melhoria nos serviços. "Fazenda Rio Grande passou por uma expansão rápida, com a chegada e o fortalecimento de empresas, conjuntos habitacionais, e eu como deputado federal fico satisfeito em poder contribuir com o município", diz Luizão.

Uma das principais áreas que teve apoio do deputado federal Luizão foi a saúde. Toda a população de mais de 100 mil habitantes foi diretamente beneficiada com os recursos enviados a Fazenda Rio Grande por meio de Luizão: R$ 470 mil em equipamentos e insumos para as unidades básicas de saúde. Além disso, apenas para enfrentamento da covid-19, o deputado destinou recurso de R$ 500 mil.

"Passamos por um meses difíceis e ajudar a estruturar a saúde de Fazenda Rio Grande era um compromisso com a população", relembra.

O crescimento de uma cidade passa pela infraestrutura e o deputado

Luizão conseguiu para o município, por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 450 mil, a compra de um maquinário (rolo compactador), totalizando R$ 1,4 milhão em recursos para Fazenda Rio Grande. "Tenho aju-

dado no desenvolvimento da cidade e esse é meu papel como deputado federal: identificar e auxiliar no crescimento dos municípios. Fazenda Rio Grande teve muita conquista e os desafios que existem precisam ser vencidos com serenidade. Fica aqui meu parabéns aos fazendenses", comemora.

EXPERIÊNCIA

Luizão, que já foi prefeito de Pinhais por oito anos e alcançou a marca de 94% de aprovação, sabe que é preciso enfrentar desafios para uma gestão eficiente. "Todos os problemas que a população tem passa pela porta dos prefeitos, é natural que o morador enxergue na cidade o seu principal elo de transformação. Mas é certo que o prefeito consegue trabalhar ainda melhor quando desenvolve boas parcerias com o Governo Federal, e nesse caso, eu como deputado consigo ajudar muitos municípios aqui do nosso Estado", detalha Luizão.

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 18 18 18 18 GERAL
DOUGLAS GOMES / CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputado Luizão representa o município de Fazenda Rio Grande no Congresso Nacional
EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 19 19 19 19 19

Aquarela Papelaria preparada para a volta às aulas

Todos os anos, inúmeras novidades são apresentadas buscando satisfazer seus clientes na economia, beleza e comodidades que os novos produtos oferecem.

Promoções, pagamento diferenciado e sorteio de brindes também acontecem nesta época

Para os adultos o ano inicia cheio de expectativa e grandes projetos, já para as crianças, adolescentes e jovens estudantes, o período é de férias, dividindo o tempo entre o lazer, o descanso e a preparação para a volta às aulas.

Neste período, a loja Aquarela Papelaria, localizada no centro de Piên, recebe inúmeros clientes para a escolha do material escolar. As crianças, na sua maioria, querem produtos personalizados, já os adolescentes e jovens, buscam produtos mais discretos e com características próprias desta faixa etária. "Para atender a todos estes públicos, preparamos a loja recheada de novidades e promoções, buscando agradar a todos", enfatiza a gerente da loja Janaina Ferreira Grosskopf.

Produtos como mochilas, cadernos pequenos e caderno de várias matérias, estojos, canetas coloridas,

Papelaria em marcas que apresentam um valor bem atrativo e também, em marcas referencias no seguimento. "Atendemos a todas as necessidades, aqueles que buscam economizar e aqueles que buscam produtos mais arrojados", destaca a gerente. Neste volta às aulas, muitos produtos estão em promoção e alcançam descontos que vão de 3% a 40%. As compras podem ser realizadas na opção a vista em dinheiro ou débito, pix e até mesmo, serem parceladas no cartão conforme o volume de compras, sendo parceladas em até 3 vezes. "Quem realiza a compra à vista, recebe descontos e brindes na hora e concorre ao sorteio de prêmios ao final do mês de fevereiro", finaliza. A Aquarela atende de segunda a sexta das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 às 13 horas, na Avenida Brasil, nº150, ao lado do banco Itaú, o telefone whatsapp é o 41 3632 2131.

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 20 20 20 20 DESTAQUE
lápis de escrever e de cor, canetinhas, papeis especiais, eva, colas, tintas, tesouras, fitas, grampeadores, entre outros, são encontrados na Aquarela

Obras no Thomas Coelho - interligação vai desafogar o trânsito na região

Uma grande obra ligando o parque Thomas Coelho com as ruas Luis Franceschi, rua Joval de Paula Sousa e a rua Aldair Miguel Buiar, já está mudando a paisagem da região, e vai desafogar o trânsito nesse local nos horários de pico.

A obra que teve seu custo orçado em um milhão e cem mil reais, será entregue na segunda quinzena de março, e é mais uma iniciativa do prefeito Hissam que busca a melhoria do tráfego na cidade.

O secretário de meio ambiente Vitor Cantador esteve acompanhando pessoalmente, junto com a sua equipe, as obras devido a importância do estudo técnico ambiental e da transposição do córrego existente no local.

Para que a obra fosse possível, houve um engajamento dos verea-

dores que compõe a base do governo, entre eles Ben Hur Custódio, Celso Nicácio, Pedrinho da Gazeta,

Como líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Ben Hur, ressaltou nessa tarde, que o prefeito Hissam tem realizado grandes projetos e obras, com os esforços da base que existe no legislativo, como a aprovação de projetos e emendas, e ainda com a devolução de recursos, graças a essas ações, obras como essa estão sendo feitas em toda cidade.

Essa obra de interligação é um antigo pedido dos moradores dessa comunidade junto ao vereador Pedrinho da Gazeta, que com o apoio do vereador Ben Hur, fizeram o apelo ao prefeito Hissam, que solicitou os estudos técnicos há oito meses atrás, e com a abertura do pedido de licitação foi possível atender mais essa demanda.

Allex Furttado - Mtb 41.694/SP Matéria / Foto

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 21 21 21 21 21 ARAUCÁRIA
Vilson Cordeiro (Grilo), Vagner Chefer, Irineu Cantador e Ricardo Teixeira.

Campo do Tenente fecha 2021 com o 1º lugar na geração de empregos

DA ASSESSORIA

Nos últimos meses, a Agência do Trabalhador de Campo do Tenente tem registrado aumento no número de vagas para trabalhadores formais. Isso é bom para a população que há anos sofria com a falta de emprego. No mês de outubro de 2021, o município ficou em 1º lugar no ranking da regional de Curitiba na intermediação de mão de obra, no período de janeiro a outubro de 2021, proporcionalmente a quantidade de munícipes. Nesse período tivemos 386 vagas abertas, 835 pessoas encaminhadas.

Em novembro e dezembro de 2021, foram abertas 60 vagas, sendo elas para empresas de Campo do Tenente, Itaiópolis e Rio Negro. De acordo com Bruno, gerente da agência, o público que mais procura pelas vagas são pessoas de 20 a 45 anos de idade. Nesse mês de janeiro, a agência retomou as visitas

em empresas do município, buscando estreitar os laços de parceria entre agência e empresários, mostrando o quanto a agência do trabalhador pode ajudar na seleção de novos colaboradores, isso trará benefícios aos empresários e ao município. A cidade continua

avançando na questão de empregos, só neste mês de janeiro, mais de 48 vagas e algumas que continuam abertas. Dentre elas são: auxiliar de produção, atendente de caixa, caseiro, estágio na prefeitura e operador de movimentação e armazenamento. Também conta com a par-

ceria junto a Agência do Trabalhador de Rio Negro que possibilita, para quem tem interesse, o acesso as vagas. Os interessados nas vagas disponíveis deverão ir até a agência do trabalhador com sua carteira profissional, comprovante de endereço RG, CPF e currículo.

O prefeito Weverton destaca o trabalho da secretária Débora Justus. "A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na liderança da Secretária Débora Justus, realizou um trabalho de excelência em 2021, buscado novas oportunidades e facilitando o acesso às vagas de emprego no município. As vagas abertas foram publicadas nas redes sociais e grupos de WhatsApp trazendo transparência e atraído o trabalhador para a agência. Onde trouxe um avanço no ranking estadual da posição 398° para a posição de 37°, segundo o SEJUF. Esse é o início de um novo ciclo de prosperidade", comentou Weverton.

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 22 22 22 22 CAMPO DO TENENTE
DA ASSESSORIA
Atendimento na Agência do Trabalhador do município

Armazém da Família de Mandirituba registra aumento considerável de vendas em 2021

Fruto de uma boa administração que vem atraindo cada vez mais famílias, o Armazém da Família de Mandirituba é uma importante ferramenta que proporciona segurança alimentar para pessoas vulneráveis da cidade. Neste cenário pandêmico, a instituição se mostrou muito valiosa, proporcionando produtos de qualidade e com valores a baixo dos mercados convencionais. Essa importância tem reflexo direto nos resultados alcançados pelo Armazém que no ano de 2021, com aumento de 25% nas vendas, em comparação aos anos de 2019 e 2020, onde o volume de vendas passou de R$ 3.575.722,17 em 2020, para R$ 4.536.900,12 em 2021, incremento consideravelmente alto que proporcionou uma melhor alimentação e higiene aos mandiritubenses.

Atualmente, são mais de 4 mil famílias cadastradas, e uma média de 100 toneladas de alimentos são comercializados ao mês. As mercadori-

as chegam diariamente e são repostas nas prateleiras, prezando sempre pela qualidade dos produtos e garantindo a economia. As famílias cadastradas beneficiam-se de uma economia de aproximadamente 30% comparado aos mercados. Segundo o Diretor do Armazém da Família, Diogo

Michael Plahinse, os resultados superaram previsões realizadas pela administração do Armazém, e são fruto de uma nova política administrativa, que proporcionou uma melhor divulgação sobre o funcionamento do Armazém: "Nossa equipe trabalha com muita dedicação e busca sempre esclarecer

as dúvidas dos munícipes quando nos procuram, pois muita gente não sabe que tem direito de comprar aqui, por isso, estamos atuando de forma mais informativa, o que vêm aumentando o número de cadastros e, consecutivamente, as vendas.", disse Diogo.

O prefeito Luis Antonio Biscaia falou sobre a importância da boa administração do Armazém, para proporcionar cada vez mais um melhor atendimento à população: "Confio em nossa equipe e sei que estão realizando um ótimo trabalho, não apenas tentando aumentar os números, mas também, melhorando a qualidade dos serviços do Armazém, números maiores são sempre bons, porém, nada se compara a oferecer um tratamento melhor para as famílias de Mandirituba." destacou o Prefeito.

Quem tem interesse de fazer suas compras no local, precisa fazer um cadastro, sendo necessário, ser morador do município, apresentar comprovante atual de endereço, RG, CPF e comprovante de renda.

EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 23 23 23 23 23 MANDIRITUBA
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA
EDIÇÃO 546 - 28 DE JANEIRO.2022 24 24 24 24

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.