P P P. 6 .. 6 . 8 e 9 Página 11 Página 11 Página 7 Página 7 Página Página 6 Página 6 Página 6 Página 6 Página
Dando asas para cobras
Lembro que certa feita já escrevi algo sobre o tema, se não me engano naquela oportunidade afirmei que quem elegeu Bolsonaro foram os petistas. Pois então amigo leitor, com a possível candidatura de Sérgio Moro a presidência, estamos testemunhando fenômeno semelhante. Basta abrir as redes sociais, nos deparamos com a imagem do ex juiz atrelada a alguma coisa. Seja de bem ou de mal, mas a imagem está lá. O que um político precisa para ter sua imagem alavancada? Quem falou evidência acertou. Fale bem ou fale mal, mas fale de mim, isto se chama popularidade. Quer acabar com a carreira de um político? Ignore ele, faça de conta que ele não existe. Quanto mais você exalta sua imagem, mais força ele ganha, isto explica porque a mídia ainda tem tanta força em eleger candidatos, explica também porque existem manipulações de pesquisa, com objetivo de alavancar imagem, o nome do político. Collor foi eleito pela Globo, FHC foi eleito pela Globo. Aí vemos petistas e bolsonaristas batendo em Sérgio Moro sem sequer ele ser candidato, quem ganha é ele, alicerça a condição de terceira via que é a busca de uma boa quantidade dos eleitores, e que pode minar números tanto do Lula quanto do Bolsonaro. Se batem é porque ele existe e algum potencial possui, eis a lógica. Observem que ninguém bate no Eymael e na Vera do PSTU.
Não gosta do Moro? Deixe ele lá quieto. Na hora de oficializar as candidaturas, os partidos vão pesquisar a popularidade, e quanto mais destaque o nome tiver, mais força ele ganha. Lembre também que a Globo não elege mais ninguém, mas WhatsApp e Facebook elegem!
O vereador Marco Antônio acaba de assumir a cadeira na Câmara de Vereadores, em lugar de Júlio Beiço, que teve que se desligar do cargo, por determinação da justiça. Na maior boa vontade, Marco apresentou, nesta semana, requerimento, pedindo explicações ao Executivo (Secretaria de Saúde Municipal) sobre estoque de remédios na Farmácia Municipal.
Enfermeiro Zé Carlos, disse que o requerimento era legal, etc e tal, mas que este tipo de pedido é costumeiro no legislativo, que já teve projeto similar aprovado e que torce para que a resposta chegue à Marco. Isso sim que é dar incentivo ao recém empossado. Somar, deveria ser a palavra de ordem!
Ainda sobre o vereador Marco Antônio, no mesmo requerimento, Caio Szadkoski pediu a palavra e ao se se referir ao pedido, disse: "Marco", é este seu nome né? Morro e não vejo tudo!
Vários projetos constavam da ordem do dia da sessão desta semana, no legislativo fazendense. O de número 77, de autoria do vereador Renan Wozniack, pede a isenção do IPTU pelas igrejas e templos que funcionam em imóveis cedidos ou alugados.
O Irmão Miranda sugeriu que o projeto fosse retirado para vistas, pois entende que "pode" ser vetado pelo Executivo. Após um "tempão", acabou sendo aprovado. Mirandinha, uma dica! O vereador tem que votar ou reprovar, pois tem esta prerrogativa. Caso o pedido seja vetado, volta para a Câmara e os edis podem derrubar o veto. O trâmite é simples e está escrito nos anais do legislativo.
"Um ano se passaram"! De um vereador de Fazenda Rio Grande, ao usar a tribuna.
Quem esteve tomando um café com o Pedro Bala, foi o vereador de Quitandinha, Eleandro Meira de Andrade, o popular Galo. De forma descontraída, o edil mostrou sua ascensão política e os projetos pretendidos como vereador. Galo é coveiro, pedreiro e
presidente da Câmara de Vereadores. Pela humildade, deve chegar longe na política.
Nesta semana, a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, de Piên, apresentou indicação, direcionada ao Poder Executivo Municipal. Pede ela, para seja promovido estudo, no sentido de que seja viabilizada a correção monetária no valor do auxílio alimentação para os servidores públicos municipais. Seandra pautou, na reunião da terça-feira, três indicações e dois requerimentos.
Em Araucária, o G4, grupo de 4 vereadores de oposição, que vota tudo contra o prefeito Hissam e, consequentemente contra o desenvolvimento da cidade, continua, ao que parece, no firme propósito de pregar: "quanto pior, melhor". O eleitor está na pilha com o quarteto!
Em Mandirituba, foi disputada a Copa Valcir Oliveira de 2021, com os jogos sendo disputados no Ginásio de Esporte Américo Juliatto. Valcir foi uma pessoa que se destacou na promoção de políticos do município, sempre atuando em campanhas. Apoiou de maneira incondicional o esporte amador da cidade. Faleceu em 7 de julho de 2020. Deixou muitas saudades!
Em um legislativo da região, um polêmico vereador, disse conhecer de situação de gente que recebeu propina na última eleição! Além disso, que tem político na cidade sendo coagido por causa disso! Mas o rapazinho não diz quem é, nem o que se trata! O Foca levantou que a pessoa envolvida no fuxico é brava e pode retribuir com uma coça de chicote. O boca aberta que se cuide.
Faltam 15 dias par o Natal. Os abastados se preparam para pegar a estrada, grande parte para as praias aqui do Paraná e Santa Catarina. Claro, que merecem o descanso. Já o Foca, foi escalado para labutar nas festas. Bom final de semana a todos. Vamos viver o espírito natalino, com muita paz.
Jornal Filiado à
CNPJ: 36.445.706\0001-04
O Repórter Gráfica e Editora
Travessa Manacá, 85
Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br
DIRETOR DE DIRETOR DE DIRETOR DE DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva
TELEFONES (41) 3608-0255 (41) 99679-6053
COLABORADORES Márcio Camargo Carlos Forville Aleks Tizon Wallysson Silva Priscila Silva Luiz Augusto Felipe Matozo.
DEP DEPAR AR ART T T TAMENT AMENT AMENTO C O O COMER OMER OMER OMERCIA CIA CIAL L L Pedro E. Silva (41) 996796053
DIAGRAMAÇÃO DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br
IMPRESSÃO IMPRESSÃO Press Aternativa
Tiragem desta edição 7.000 Exemplares
CIRCULAÇÃO CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba
As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam necessariamente a opinião do jornal.
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 2 2
OPINIÃO ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 3 3 3 3
Gestão de resultados e muito trabalho em Tijucas do Sul
Aos 28 anos, Ricardo de Oliveira vem trazendo produtividade e eficiência para o Poder Legislativo Municipal
Com apoio dos colegas vereadores, o presidente do Poder Legislativo Municipal de Tijucas do Sul, Ricardo Chicovis de Oliveira, mais jovem entre os legisladores, tem trabalho continuamente para fazer da Câmara de Vereadores um local que represente cada vez mais o povo de Tijucas do Sul. Em trabalho harmonizado com os demais vereadores, a Câmara já apresentou e aprovou mais de 40 projetos de autoria do Legislativo. Destaca-se também o número elevado de matérias vinda do Poder Executivo, que somam mais de 40 projetos de leis que a Câmara já tramitou e alguns que ainda entrarão para votação na última sessão. Ricardo buscou trazer liberdade para cada vereador realizar seus trabalhos da melhor maneira possível, além de sempre fomentar o debate aberto de todos os vereadores em projetos que tramitam na Câmara Municipal. "Sempre foi objetivo trazer a independência da Câmara e, para isso, precisaria que os vereadores pudessem opinar abertamente sobre cada matéria que tramita no Plenário. Todos têm se dedicado, estudando todos os textos e por isso temos conseguido apresentar um bom
trabalho para Tijucas do Sul", afirma Ricardo. De autoria do próprio presidente da Câmara, cita-se os projetos como Horas para o Desenvolvimento, fornecimento de energia elétrica, lei da Ficha Limpa para quem foi condenado por agressão contra
mulher, limpeza de fossas séptica entre outros projetos que já viraram lei e tem beneficiado a população tijuquense. Ainda pode ser destacado a regularidade administrativa que a Câmara vem apresentando. "Trabalhamos sempre com rigorosidade nos processos para garantir a eficiência e legalidade dos atos na Câmara praticados. Todas as informações estão no Portal de Transparência e, qualquer cidadão, pode acompanhar todas as despesas que a Câmara vem efetuando", comenta Ricardo.
A Câmara encerrará as sessões com votação de todas as leis orçamentárias e poderá finalizar com números elevados da produção legislativa.
PROPOSIÇÃO QUANTIDADE
Indicações225
Requerimentos83
Projetos de Leis (Legislativo)44
Projetos de Leis (Executivo)44
Anteprojetos de Leis19
Emendas a projetos de leis24
*Dados até 6 de dezembro
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 4 4 TIJUCAS DO SUL
Presidente Ricardo Oliveira
DA ASSESSORIA
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 5 5 5 5
Prefeito Luis Antonio anuncia aumento para os servidores de Mandirituba para 2022
O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, incluiu no planejamento orçamentário de 2022, a implantação do novo plano de cargos e vencimentos, para servidores da Saúde e Administração em geral e também a reposição salarial dos demais servidores públicos, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) que é o índice utilizado para calcular reposições inflacionárias. O Projeto de Lei foi encaminhado para a Câmara Municipal nesta última quinta-feira dia 9.
Até hoje, os funcionários da Saúde e da Administração possuem níveis, mas ainda não possuíam um plano de carreira estruturado com progressões baseadas na qualificação adquirida após à contratação, o que irá valorizar os servidores da Saúde e da Administração municipal. Servidores da Guarda Municipal, Procuradoria, Conselho Tutelar, terão reposição inflacionária com base no INPC acumulado do mês de outubro. Com a reposição e o realinhamento, os
funcionários recebem um acréscimo de 11,08% no salário no ano que vem.
O prefeito queria proporcionar esse reajuste ainda em 2021, mas de acordo com a Lei Complementar nº 173 de 2020, ficou vedado qualquer ato que provocasse aumento de des-
pesa com pessoal este ano, por conta da pandemia.
Para Luis Antonio, o aumento é um dos compromissos da atual gestão. "É fato que toda nossa equipe de gestão trabalha com empenho para garantir a melhora nos serviços à população, e a melhor forma de
garantir isso, é dando um salário mais digno aos servidores. Reconhecemos a dedicação dos funcionários públicos e nosso foco é levar mais qualidade de vida para todos os mandiritubenses".
De acordo com a Secretária de Finanças, Viviane Carvalho Moro, a atual administração elaborou o orçamento municipal prevendo o impacto para o próximo ano e com o empenho e compromisso da prefeitura, mesmo com o reajuste, a folha de pagamento irá se manter abaixo do teto de gastos exigido pelo limite prudencial pela Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar Federal n. º 101/2000. É importante destacar que os funcionários da Educação contam com o Piso Nacional da Educação (PNE), assim como ocorre com os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate a Endemias, que possuem verbas federais específicas. Nestes casos a prefeitura ressalta que irá cumprir o reajuste que for determinado pelo Governo Federal, já com previsão para envio do Projeto de Lei em janeiro de 2022.
Câmara de Contenda suspende CPI contra o prefeito Mostarda
Vereadores do município de Contenda aprovaram na última segunda-feira (6), a suspensão temporária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades na administração do prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda.
De acordo com a decisão, os vereadores irão aguardar os pareceres do Ministério Público e Tribunal de Contas do Paraná para posteriormente darem andamento, ou não, nesta investigação. O fato, porém, pode ser considerado contraditório, já que a Câmara de Vereadores é quem deveria dar andamento da CPI e, em seguida, encaminhar o relatório final para apreciação do MP e TC-PR.
A Câmara de Contenda abriu a CPI para apurar supostas denúncias de suspeita de nepotismo, fraude em contratação de terreno, utilização de espaço público para realização de atividades particulares e ameaça a vereador. No dia 17 de novembro, por 6 votos favoráveis
e 2 contra, os vereadores decidiram afastar de suas funções por 60 dias o prefeito Mostarda e mais quatro servidores municipais: a primeira dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Ângela Mayer de Souza Digner; o secre tário de Governo, Emanoel de Souza e Silva; a secretária de Finanças, Simone Polak Silva, além do chefe de gabinete Abri-
lino Fernandes Gomes. Ao final daquela Sessão Extraordinária, o próprio jurídico da Câmara Municipal teria afirmado que a decisão tomada pelos vereadores teria sido política e, que apenas no final das investigações, haveria um resultado 'técnico' que poderia render uma eventual cassação ou não do prefeito de Contenda.
Porém, no dia 20, a juíza de Direito, Bianca Bacci Bisetto, da Comarca da Lapa, concedeu liminar em favor ao prefeito, que retornou ao cargo. Mostarda se defende das acusações afirmando que não existe nepotismo em suas contratações, já que as mesmas foram baseadas através da Lei Orgânica, bem como a Súmula do 13-STF, e Prejulgado 9 do TCE-PR.
Já quanto a locação de um barracão para abrigar a Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos, uma Dispensa de Licitação foi realizada, como manda a Lei, e um novo local foi contratado sem qualquer indicação ou direcionamento, ficando isto unicamente a cargo da Comissão Avaliadora. No total, oito imóveis foram analisados.
Segundo o prefeito, o imóvel pertence aos tios da secretária de Finanças, Simone Polak Silva, mas que não integrava a Comissão de Avaliação e nem do processo de contratação, sendo esta de responsabilidade única das secretarias de Obras, de Agricultura, Educação e de Administração.
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 6 6 MANDIRITUBA / CONTENDA
DA ASSESSORIA
REDAÇÃO
DA
ASSESSORIA
DA
DA ASSESSORIA
Prefeito Luis Antonio assina projeto que concede reajuste aos servidores
Anunciada a construção de CMEI em Areia Branca dos Assis
Obra custará perto de R$ 3 milhões e o recurso é próprio
DA ASSESSORIA
Com área de 991,05² e capacidade para 120 crianças, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) será construído no bairro de Areia Branca dos Assis, em Mandirituba. O contrato que garantirá a obra, no valor de aproximadamente R$ 3 milhões, foi assinado pelo prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia e por Everson Ambrosio Kravetz, diretor de relações com o governo da empresa Contract'us Construção Civil, de Curitiba, contratada para executar a obra, através de convênio financiado com recursos próprios do município, "Essa unidade vai somar muito para o atendimento das famílias de Mandirituba, facilitando a vida dos pais que precisam de um lugar para deixar seus filhos enquanto trabalham.", destaca o prefeito. Ainda de acordo com Luis Antonio,
a unidade será construída com recursos do município, fruto de economias da administração. "Ao todo, serão quase R$ 3 milhões em investimentos, recursos bancados integralmente pelo município", esclarece.
A Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Maria Aparecida Claudino Biscaia, contou que o CMEI de Areia Branca dos Assis será do tipo B, com capacidade para 120 crianças, possuirá oito salas de aula climatizadas, solários, fraldários, sala de repouso, sala multiuso, banheiros com acessibilidade e pátio coberto, "Esse investimento faz parte de um amplo processo, guiado pelo prefeito, voltado a promover políticas públicas para a educação e na melhoria na qualidade de atendimento, o CMEI de Areia Branca dos Assis, contará com espaços projetados para atender a faixa etária de 4 meses a 3 anos de idade.", explicou a secretária.
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 7 7 7 7 MANDIRITUBA
Secretária Maria Aparecida Claudino Biscaia e o prefeito Luis Antonio
DA
ASSESSORIA
1º ANO DE MANDATO: BALANÇO POSITIVO
Dr. Renan Wozniack avalia os primeiros meses de seu mandato como vereador de Fazenda Rio Grande
DA ASSESSORIA
O vereador que mais apresentou projetos de lei. É com essa marca que o vereador Dr. Renan Wozniack, de Fazenda Rio Grande, completa o ano de 2021, o primeiro de seu mandato no Legislativo municipal.
Ao todo, o vereador protocolou 42 projetos de lei, sendo grande parte deles voltados para as causas da mulher, da educação, da saúde, da cultura e do esporte.
Wozniack comenta que o seu comprometimento com essas bandeiras vem de muito antes de ocupar um cargo eletivo no município. "Alguns dos temas que eu trouxe para a Câmara neste ano foram as bandeiras levantadas na campanha eleitoral, em 2020. Mas o meu envolvimento com as áreas da educação, da família e da cultura, assim como a defesa dos direitos das mulheres e das pessoas em situação de vulnerabilidade social ou econômica, vem de tempos", lembra.
T T Temo emo emo emo emos p s p s p p plano lano lano lanos p s p s p p par ar ar ara o pr a a o pr a pró ó ó ximo ano e no ximo ano ximo ano e no ximo ano nov v v v vo o o o s s s de de de de desafio safio safio safio safios p s p s p p s par ar ar ar ara enc a a enc a encar ar ar ar arar ar ar ar. A p . p . A p . p . par ar ar ar artir de um tir de um tir de um de um p p p lanejament lanejament lanejamento e o o e o o es s s s tr tr trat at at at atégic égic égic égico o o o , o meu obje meu obje objetiv tiv tiv tiv tivo o o o é continuar fazendo o bem para o o bem para o é continuar fazendo o bem para o o bem para o o progresso e democracia da cidade. e e
V Ver er er ereador Dr eador Dr eador Dr eador Dr eador Dr. R . Renan W enan Wo o o zniack zniack zniack zniack
Segundo ele, ser vereador é uma forma de representar os fazendenses, especialmente no que diz respeito aos temas com os quais se identifica. "Estar ocupando hoje uma das cadeiras na Câmara Municipal só serviu para impulsionar esse trabalho, dando visibilidade a causas que são, de fato, relevantes para a população de Fazenda Rio Grande", destaca.
Para 2022, Dr. Renan Wozniack pretende dar continuidade ao que vem sendo feito até agora: "Estamos entregando leis importantes para a sociedade fazendense e a ideia é manter um trabalho efetivo nesta Casa de Leis". Ele também quer realizar um mandato mais inovador e pretende abraçar novos desafios. "Temos planos para o próximo ano e novos desafios para encarar. A partir de um planejamento estratégico, o meu objetivo é continuar fazendo o bem para o progresso e democracia da cidade", conclui.
LEIS MUNICIPAIS
Dos projetos de lei apresentados por Dr. Renan Wozniack ao longo desses 12 meses, alguns deles se tornaram importantes leis municipais:
-O que institui a Política Municipal de Combate e Erradicação da Pobreza Menstrual (Lei Municipal nº 1.499/2021);
-O que dispõe sobre a inclusão de medidas de prevenção ao suicídio nas escolas de Fazenda Rio Grande (Lei Municipal nº 1.485/ 2021);
-O que torna obrigatório aos bares, casas noturnas e restaurantes adotarem medidas para auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco em suas dependências (Lei Municipal nº 1.490/ 2021);
-O que dispõe sobre a transparência e a divulgação da lista de vacinados no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 (Lei Municipal nº 1.496/2021);
-O que prevê a aplicação de multa para quem furar a fila da vacinação contra a Covid-19. Autoria conjunta: Dr. Renan Wozniack, Rafael Campaner, Brandão, Gilmar Petry e Julio Beiço (Lei Municipal nº 1.465/2021);
-O que institui o Dia de Doar no calendário oficial de Fazenda Rio Grande. Autoria conjunta: Dr. Renan Wozniack e Brandão (Lei Municipal nº 1.483/2021);
-O que institui o Memorial aos Fazendenses Vítimas da Covid19. Autoria conjunta: Dr. Renan Wozniack, Julio Beiço e Alexandre Maringá (Lei Municipal nº 1.505/2021).
EM TRAMITAÇÃO
Dentre os projetos de lei do vereador que ainda tramitam na Casa de Leis ou que aguardam a sanção do Poder Executivo. Confira o TOP 10:
1. Restrição da queima, soltura e disparos de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de alto impacto sonoro ou com efeitos de tiro (Projeto de Lei nº 27/2021);
2. Isenção do IPTU para igrejas ou templos de qualquer culto que funcionem em imóveis cedidos ou alugados (Projeto de Lei nº 77/ 2021);
3.Institui o programa Fazenda Vai de Bike e confere o selo Empresa Fazendense Amiga do Ciclista (Projeto de Lei nº 80/2021);
4.Institui o Salão de Artes Plásticas de Fazenda Rio Grande (Projeto de Lei nº 86/2021);
5.Institui o Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos e a Doação de Excedentes de Alimentos para o Consumo Humano (Projeto de Lei nº 95/2021);
6.Institui a Carteirinha Fazendense da Pessoa Autista (Projeto de Lei nº 96/2021);
7.Prêmio Valorização da Mulher Fazendense , a ser conferido a qualquer pessoa ou instituição que se destaque na defesa, desenvolvimento e valorização de direitos e ações voltadas à mulher (Projeto de Lei nº 109/2021);
8.Campanha Doa Fazenda. Autoria conjunta: Dr. Renan Wozniack e Julio Beiço (Projeto de Lei nº 18/ 2021);
9. Pagamento de auxílio à renda destinado aos pequenos comerciantes e vendedores ambulantes. Autoria conjunta: Dr. Renan Wozniack, Julio Beiço, Gilmar Petry, Brandão e Rafael Campaner (Projeto de Lei nº 24/2021);
10.Institui a Biblioteca Digital Municipal de Fazenda Rio Grande. Autoria conjunta: Dr. Renan Wozniack, Professor Léo, Professor Fabiano Fubá (Projeto de Lei nº 89/2021).
8 8 FAZENDA RIO GRANDE 9 9 9 9 FAZENDA RIO GRANDE EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021
Dr. Renan Wozniack no dia da posse como vereador
DA
DA
Vereador Dr. Renan Wozniack na Tribuna da Câmara de Fazenda Rio Grande
ASSESSORIA
ASSESSORIA DA ASSESSORIA
” “
Reta final nos trabalhos dos legislativos da região
Vereadores de cidades da região, entram na reta final dos trabalhos neste ano de 2021. A maioria dos legislativos promovem sessões até a semana que vem e, em seguida entram em recesso, com retorno apenas em fevereiro, alguns em janeiro.
Dentro deste período de recesso, os serviços administrativos devem parar por aproximadamente 15 dias. Caso exista a necessidade de convocação de servidores para prestar serviços, será feita comunicação com antecedência para a realização de atividades compatíveis e competentes a cada cargo. Os parlamentares municipais só retornam às atividades legislativas a partir de fevereiro para o início da segunda legislatura do mandato 2021-2024. Alguns no primeiro mês do ano novo. As pautas devem ser finalizadas, pois nada pode ficar para 2022.
Em Tijucas do Sul, os vereadores reduziram o recesso e a parada de final de ano acontece entre 16
de dezembro e 20 de janeiro. O trabalho administrativo para entre dia 20 deste mês e 3 de janeiro. Em Quitandinha, os trabalham param dia 15 e retornam apenas em fevereiro, mas o presidente Eleandro Meira (Galo) acredita que sessões extraordinárias serão realizadas
para que a pauta fique zerada. Em Agudos do Sul, segundo um vereador, as atividades param agora e retornam apenas em 2022, não informando a data do retorno.
Em Mandirituba, um assessor garantiu que o administrativo deve parar entre 20 de dezembro e 3 de
janeiro, ao passo que os vereadores param agora neste mês e a retomada dos trabalhos, apenas no início de 2022. Outros legislativos foram procurados pela editoria de política, para informar sobre o recesso, mas não retornaram até o fechamento desta edição.
Deputado Alexandre Curi se consolida na política do Paraná
DA REDAÇÃO
O deputado estadual Alexandre Curi (PSB) foi sabatinado, na última quarta-feira, no programa Paraná Connection, apresentado pela TV O Repórter, retransmitido para várias regiões do Estado, por meio de cadeia envolvendo jornais e sites de Curitiba, Francisco Beltrão, Irati, Palmas e Fazenda Rio Grande. No comando do comunicador Pedro Bala, direto do estúdio no município fazendense, Curi falou dos cinco mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa e relembrou gestões do avô Aníbal Curi, que esteve no legislativo estadual por nove mandatos. "Meu avô fez história na política paranaense e sempre dizia que não tinha o poder, mas amigos em todas as regiões do Paraná", colocou, ao ser indagado por jornalistas sobre o histórico Aníbal. O parlamentar falou sobre o desafio de se consolidar na política e não ficar à
sombra do avô Aníbal, que foi um dos mais importantes presidentes da Assembleia Legislativa do Paraná. Em cinco mandatos, Alexandre tem procurado atender a demanda em aproximadamente 70 municípios, onde mantém representatividade. "A cada final de semana estou em uma região, procurando atender as reivindicações de prefeitos e lideranças políticas. Os resultados são muito bons e, pro-
va disso, que fui o mais votado em três eleições", lembra Alexandre. Reforma política, pedágio e expectativas para as eleições de 2022 também foram comentados pelo parlamentar no programa.
Entre os assuntos em pauta, o pedágio, que deixou de ser cobrado no final de novembro. "O modelo, sem outorgas, com menor tarifa, foi o melhor caminho do governador Ratinho", disse, destacan-
do que o prazo de 30 anos, planejado pelo governo, deveria ser de 15. "Acredito que deve ser uma concessão de 15 anos", pontua. Alexandre foi provocado a disputar a eleição de 2022, na condição de vice, mas acentuou que Darci Piana faz um belo trabalho e não vê motivos de mudanças. "Claro que muita coisa vai acontecer até a abertura da janela partidária, em abril do próximo ano. Vamos aguardar até lá", disse o entrevistado.
O jogo de bastidores visando a campanha eleitoral do ano que vem, segundo o deputado, vem acontecendo e existe uma movimentação em relação a federação com outros partidos, um dos quais o PT. "Observamos que muitas pessoas são contrárias a isso. Caso se viabilize, poderemos ver uma debandada, inclusive de deputados estaduais e federais. Mas, vamos aguardar o ano que vem para findar isso, finalizou Alexandre Curi.
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 10 10 10 10 LEGISLATIVO
REDAÇÃO ILUSTRAÇÃO
DA
Deputado Alexandre na entrevista ao comunicador Pedro Bala
Galo presta contas das ações do mandato de vereador
O primeiro mandato do vereador Eleandro Meira de Andrade, o Galo, está sendo marcado com importantes ações no legislativo municipal de Quitandinha. Atuante, o parlamentar soma constantes atendimentos em prol da população, com presença ativa nos bairros, desempenhando um trabalho de resultados. "As pessoas procuram os vereadores e apresentam pedidos de melhorias em suas comunidades. Recebemos muitas reivindicações e as apresentamos nas sessões, em forma de requerimentos, indicações e cabe ao prefeito atender cada demanda. Começamos o nosso trabalho com forte engajamento da população em nossas ações, o que resultou em um período muito produtivo de trabalho e resultados em um curto espaço de tempo, apesar das dificuldades impostas pela pandemia. Seguimos trabalhando e vamos em busca de muito mais para atender nossa população", observa Galo.
O vereador tem uma história de intensa dedicação a família e a comunidade onde mora, no Pangaré. Sempre participando de trabalhos comunitários, Galo não mede esforços em abrir uma valeta ou roçada de um ponto de ônibus. "Vejo o problema e logo trato de resolver. Se tem mato que atrapalha, tem que ser cortado e assim tem sido a minha vida na comunidade", acentua o vereador. Galo foi o mais votado na eleição de 2020 e isso se deve ao trabalho simples que sempre promoveu na prefeitura do município, onde é coveiro e pedreiro. "São profissões dignificantes e sempre trabalhei com dedicação naquilo que faço", pondera. Para se dedicar ainda mais na câmara, Galo pediu licença da função na prefeitura pelo período de 1 ano, sem remuneração.
Eleito com 560 votos, superando nomes conhecidos da política de Quitandinha, que disputaram a eleição municipal, Galo logo foi eleito presidente do legislativo, onde realiza um trabalho transparente. A Câmara de Vereadores tem gastos enxutos, sendo que os vereadores não têm diárias para viagens e usam o próprio carro e combustível para viagens. "Por mais que o deslocamento seja a serviço, cada vereador tem que bancar do seu bolso a viagem", acentua. Ele tem procurado promover um trabalho de parceria com o Executivo e tem sido o interlocutor entre os vereadores de situação e oposição. Projetos do prefeito Quirera,
que precisam ser aprovados em regime de urgência, ganham atenção do presidente Galo. "Pedem votação urgente, mas analisamos o documento com toda a atenção possível, conversamos com todos os vereadores. Quando o projeto recebe o sinal verde das comissões, é levado a plenário para votação, mas sem atropelos", acentua Galo, que destaca que o legislativo tem contribuído com o Executivo. Diante da economia no legislativo, o planejamento mostra que sobrarão em torno de R$ 1 milhão neste ano, resultado do trabalho de contenção de despesas. Além deste valor, cerca de R$ 1.700.000,00, que são do Fundo Municipal, serão igualmente destinados para a prefeitura. "São aproximadamente R$ 2.700.000,00 para o prefeito Quirera investir em serviços essenciais da prefeitura", opina o presidente.
Como vereador, o maior anseio de Eleandro Meira de Andrade é levar cobertura para o Colégio do Pangaré. Galo já vem pleiteando a obra, que deve custar em torno de R$ 500 mil. Recentemente esteve com o deputado Francisco Bührer, onde mostrou a necessidade da cobertura. O colégio atende sete comunidades rurais e tem em torno de 300 alunos. Além de beneficiar os alunos estaduais, também atenderá os cerca de 200 alunos da rede municipal. "Esta é uma obra importante e necessária e, como vereador, vou lutar para que se torne realidade", comenta Galo.
Prestes a encerrar o primeiro ano de mandato como vereador, Galo promete que seguirá lutando por melhorias para o povo de Quitandinha. "Fui eleito vereador e luto todos os dias para oferecer melhorias para o nosso povo. Aqueles que precisarem dos nossos préstimos, basta me procurar na Câmara de Vereadores. Juntos, somos mais fortes", finaliza Galo.
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 11 11 11 11 QUITANDINHA
DA REDAÇÃO
DA ASSESSORIA
Vereador Galo em pronunciamento no legislativo de Quitandinha
Justiça confirma titulação de área em que mais de 100 famílias vivem no Shangai em Araucária
Uma sentença da Justiça de Araucária confirmou titulação de uma área onde, há muitos anos, vivem mais de 100 famílias no Jardim Shangai; área pública e que já era de interesse que fosse regularizada. Esta decisão ocorreu por meio do Programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça do Paraná, e que prevê a titulação de áreas de ocupações já consolidadas (e sem disputa judicial) a partir de uma decisão judicial. O município aderiu ao programa neste ano e já abriu outros processos para estudar a viabilidade do programa para regularização de outras 25 áreas de diversas regiões.
O processo de regularização dessa área vai proporcionar segurança jurídica aos moradores que vivem no local há anos, já que eles receberão o título de domicílio sobre a área/lote. Por meio do Moradia Legal, a situação da área foi avaliada/mapeada e o juiz concede a sentença favorável que vale de título para que o Cartório de Registro de Imóveis abra a matrícula para o morador. Pela Prefeitura, estiveram diretamente mobilizados nesta ação a Procuradoria Geral, as Secretarias Municipais de Governo e de Políticas Públicas e a Cohab Araucária. Ao longo do processo, as informações necessárias sobre a área foram levantadas por uma empresa e os moradores pagarão a essa empresa um valor bem menor do que costumaria ser para garantir os custos relacionados aos estudos realizados. É importante ressaltar que não haverá custo para os cofres municipais.
A regularização da área no Jardim Shangai, com o Programa Moradia Legal, é apenas uma das muitas que vem sendo acompanhadas de perto pela equipe da Secretaria Municipal de Políticas Públicas (SMPP). Seja por meio da Lei de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), em parceria com a Co-
hab Araucária ou por regularização via Tribunal de Justiça (Moradia Legal), a mobilização realizada pela SMPP com as comunidades tem sido importante para encaminhar e resolver situações consideradas históricas no município e que farão muita diferença na vida das famílias envolvidas.
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 12 12 12 12 ARAUCÁRIA
ASSESSORIA
DA
Projetos de lei são votados para um melhor desenvolvimento de Araucária
Na penúltima sessão de 2021, quatro projetos de lei foram apresentados para discussão e votação entre eles o Projeto de Lei n.° 2412/2021, de autoria do prefeito Hissam, reflete a habitual dinâmica do governo municipal em priorizar a população, principalmente administrando os recursos públicos de forma responsável e planejada, com minuciosa e transparente aplicação nas áreas que mais precisam, evitando os erros do passado, onde poucos eram beneficiados e as melhorias necessárias para a cidade e população sempre ficavam para o futuro no discurso dos velhos políticos. Muitos alegam que haverão prejuízos aos servidores, o que não procede, pois o aporte citado no art. 4 da lei n.° 1493/2004, continuará sendo pago, apenas com uma mudança na forma de pagamento, ou seja, será pago de uma só vez no final de cada ano, possibilitando mais recursos nos cofres da prefeitura durante os 11 meses do ano para serem investidos em outras áreas, como saúde, educação, segurança, infraestrutura, etc.
O Projeto de Lei n° 2.422/2021 que trata do acréscimo de cargos comissionados e vencimentos de diretores da Prefeitura trouxe até a sessão a necessidade das contratações de noventa e cinco cargos comissionados para cobrir áreas importantes da prefeitura e atender a demanda interna existente no momento.
Já o Projeto de Lei n° 201/2021 e o Projeto de Lei n° 202/2021 trata do aumento de subsídio dos secretários municipais e respectivamente do aumentos dos vencimentos dos diretores da câmara. Em ambos os casos, o aumento reflete a necessidade equiparação, visto que são cargos de alta responsabilidade e na sua maioria ocupada também por técnicos como o caso dos procuradores do legislativo. A chamada "melhoria
salarial" nada mais é do que o reflexo entre capacitação e o grau de importância aplicada sobre as pastas do executivo.
Em votação, quatro vereadores da oposição, chamados de G4 além do voto contrário e discursos populistas, atacaram duramente a figura do prefeito Hissam assim como das decisões apresentadas pelos demais vereadores da base governista, ignorando que a cidade de Araucária cresceu nos últimos quatro anos e onze meses, passou por grandes mudanças e melhorias, houve todo um cuidado por parte do prefeito e sua equipe para que a cidade voltasse ao patamar de cidade livre de corrupção, e que atualmente possui um equilíbrio entre executivo e legislativo buscando um maior desenvolvimento do município.
O fundo de previdência continuará sendo pago, mais funcionários serão contratados para atender as novas e crescentes necessidades administrativas para que a máquina continue funcionando, e os aumentos propostos estão alinhados com o que pode ser aplicado sem causar ônus aos cofres públicos. Novas obras de melhoria e infraestrutura estão a caminho, a saúde será remodelada e cuidada com a atenção merecida, e a prefeitura irá no ano de 2022 realizar vários investimentos para revolucionar ainda mais o município e tornar Araucária uma cidade modelo dentro do Estado do Paraná.
Estádio do Tupi é entregue a população
No último domingo (5) foi dado o pontapé inicial com a entrega do estádio do Tupi, que depois de passar por um projeto de revitalização, foi entregue a comunidade que aproveitou a oportunidade para disputar o seu primeiro jogo. Toda a cidade de Araucária ganhou portanto uma nova infraestrutura com um gramado revitalizado e iluminação noturna para realização de jogos, o que possibilita a realização de campeonatos que vão acontecer ao longo do ano de 2022. A população também ganhou uma arquibancada com capacidade para aproximadamente quinhentas pessoas para assistir a todos os jogos, e o investimento aplicado pela Prefeitura Municipal de Araucária apoio de aproximadamente um milhão e duzentos mil reais.
Estiveram presentes na entrega do estádio os vereadores Vilson Grilo e Celso Nicácio representantes do bairro que estavam muito satisfeitos com a finalização das obras,
Ben Hur recebe o diretor de esportes de Fazenda Rio Grande
Nesta última quarta-feira (1), o líder do governo na Câmara Municipal de Araucária, o vereador Ben Hur Custódio recebeu Júnior Bueno, atual diretor de esportes de Fazenda Rio Grande. Júnior conversou sobre seus trabalhos sociais desenvolvidos em Fazenda, e sobre a importância do resgate da criança e adolescente que estão em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente ele desenvolve o Projeto Moleque de Vila e o Fazenda Pro Figthers com uma boa aceitação da comunidade fazendense que elogia e apoia do trabalho desenvolvido na cidade. Júnior Bacharel possui licenciatura plena em educação física, experiência de mais de trinta anos em artes marciais e esporte em geral. Tem pós graduação em fisiologia do exercício, é faixa preta 5 grau (mestre), faixa roxa de JiuJitsu, faixa azul escura de Muay-Thai, é ministro aulas de defesa pessoal também voltado ao público feminino, é lutador profissional de MMA e Personal Head Coach, levando atletas para eventos por todo Brasil. Dentro da área social destacou ao vereador
GMA é convidada para o aniversário do 1o CRPM
Ben Hur que ele ainda é especialista em aulas para crianças, jovens e adultos de artes marciais. O vereador ficou impressionado com o currículo do diretor de esporte fazendense e principalmente pelo trabalho social voltado para as crianças. O líder do governo estuda a possibilidade de trazer Júnior Bueno para desenvolver os mesmos projetos para as comunidades carentes de Araucária.
GMA e PMPR lançam a Operação "Natal Seguro"
e também compareceu representando o prefeito Hissam, o líder do governo na câmara municipal, Ben Hur Custódio, que falou sobre a importância do esporte para o desenvolvimento social assim como do comprometimento do prefeito comas demais modalidades esportivas da cidade. Estivera presentes também o secretário de esportes Fabiano Leite da Silva que afirmou que o espaço será utilizado para as escolinhas de futebol da cidade, para dar mais uma opção as famílias de engajarem seus filhos em atividades sadias e importantes para a comunidade.
Meio Ambiente em Ação
As atividades ligadas ao desenvolvimento de Araucária foram tema da conversa entre o líder do governo na câmara municipal de Araucária Ben Hur Custódio e o secretário de meio ambiente Vitor Cantador.
Mais de trinta parques infantis foram instalados até o momento no município, através da gestão do prefeito Hissam, onde a ação da secretaria de meio ambiente foi fundamental para essas instalações. Ben Hur destaca que esse cuidado do prefeito com a criação de áreas de lazer na cidade, é uma ação fundamental para o desenvolvimento das crianças.
O Secretário da pasta da Segurança Pública do município de Araucária, Sr Antônio Edison e a Sra. Comandante da Guarda Municipal, Jaqueline Dias, receberam um convite especial do Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Cel.QOPM Hudson Leôncio Teixeira, junto com o Comandante do 1oComando Regional da Polícia Militar do Paraná, Cel. QOPM Renato de Oliveira Ribas Filho a participar das comemorações do 11o aniversário do 1o CRPM.
O Evento aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê, nessa quintafeira 2 de dezembro, e contou com a presença de diversas autoridades.
Na primeira foto, o Cel. Renato, o Secretário Antônio, a Diretora Jaqueline Dias e o 1o Tenente Marcos Gantzel, Comandante da 2a Companhia da Polícia Militar, do 17o Batalhão de Polícia Militar, com a qual a Guarda Municipal de Araucária, realiza o policiamento e algumas Operações em conjunto.
O 1o CRPM, compreende o 12o, 13o, 20o e 23o, Batalhões, além de Unidades especializadas do Batalhão de Trânsito (BPTran), e Regimento de Polícia Montada (RPMon).
As duas Forças de Segurança de Policiamento Ostensivo e preventivo fardado, estarão unidas para garantir um Natal seguro aos comerciantes e cidadãos do município.
Foi lançado na tarde dessa segunda-feira (6), a operação que irá garantir a segurança dos munícipes de Araucária nas suas compras de final de ano.
Com mais equipes nas ruas, principalmente no entorno dos comércios da área central, e nas avenidas com maior incidência de lojas e outros estabelecimentos, a GMA pretende dar uma resposta mais rápida à atendimentos de qualquer evento criminoso, bem como o policiamento presença, inibindo assim as ações de marginais.
Uma novidade no novo modelo de policiamento adotado pela Guarda Municipal, é a mudança dos horários de entrada e saída dos turnos de serviço, o primeiro, assumirá o serviço de rua às 07h00, e sairá às 19h00 e o segundo turno, entrará de serviço às 09h00, e findará às 21h00. Haverá ainda um turno supletivo entrando às 15h00 e deixando as ruas às 03h00 da madrugada, e um quarto turno, estará nas ruas às 19h00 e irá até às 07h00 da manhã seguinte.
Segundo o Secretário Antônio Edison, "essa mudança, não permite intervalo entre os turnos, isso é, em todos os horários do dia ou da noite, teremos Equipes suficientes nas ruas, para suprir a troca dos plantões".
A Diretora Geral Jaqueline Dias, reforça o pedido do Sr. Prefeito Hissam, em disponibilizar o maior efetivo possível nas ruas. Dias, ressalta a preocupação da Secretaria em oferecer a segurança de fato ao cidadão de Araucária.
A Operação da Guarda Municipal, será comandada pelo Diretor Operacional GM Hélio Gomes, que afirma os esforços e a colaboração dos profissionais sob seu comando "nós, e a população de Araucária, temos a sorte em contar com profissionais capacitados e comprometidos com a segurança! Isso, aliado a estrutura a nós oferecida pelo executivo municipal, nos coloca em vantagem contra criminalidade"!
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 13 13 13 13 ARAUCÁRIA
Vendedores ambulantes deverão retirar licença para vender em Piên
Devido a volta da realização de eventos, como é o caso do Natal Luz de Piên, e ainda outros eventos que se avizinham, a prefeitura tem buscado dar apoio e condições de livre comércio para todos os munícipes. Porém é importante observar algumas regras para que não haja disparidade entre trabalhadores de eventos e comerciantes no geral. Uma das grandes queixas estava por conta da vinda de pessoas de fora trabalhar e vender seus produtos de forma ambulante, livremente, pela cidade em dias em que eventos reúnem um público maior. Como foi o caso da abertura do Natal Luz de Piên, em que diversos vendedores não residentes no município trouxeram seus produtos para comercializar aqui. Sabendo do problema a equipe da prefeitura até tentou coibir esta prática, porém sem embasamento legal não havia muito o que se fazer.
Após estudo e levantamento de dados o prefeito Maicon Grosskopf assinou um Decreto regulamentando o comércio de ambulantes na cidade, e mais do que isso, colocando res-
ponsabilidades para que quem deseja realizar estas vendas tenha que cumprir. "Todas as pessoas têm o direito de trabalhar, de vender seus produtos, porém temos que estabelecer regras para que não seja uma concorrência desleal com aqueles moradores e pagadores de impostos da nossa cidade", comentou o prefeito. Para os ambulantes que desejam trabalhar durante os eventos, todos deverão retirar na prefeitura o alvará de licença para comércio ambulante - ALCA. Para retirar o interessado deve apresentar um requerimento contendo todos os dados, como nome, cnpj,
endereço e quais são as atividades que deseja desenvolver. Além disso deverá apresentar comprovantes de residência, certidões negativas de débitos, regularização junto a Vigilância Sanitária e documentos de identidade. Mesmo com a documentação os interessados devem observar os locais permitidos para a venda de seus produtos. Ou seja, os ambulantes poderão co mercializar produtos somente no Terminal Rodoviário.
A elaboração deste documento é uma medida legal que serve para que a prefeitura possa tomar as medidas cabíveis em caso do descumprimen-
to. Em caso de descumprimento de qualquer das regras presentes neste decreto, no Código de Posturas, Código Tributário e Código de Saúde, o comerciante eventual ou ambulante terá seu comércio fechado e, se for necessário, sua mercadoria apreendida e sofrerá as penalidades previstas no Código de Posturas, Código Tributário e Código de Saúde Estadual. "Vamos manter com rigor a fiscalização pois temos que prestigiar o nosso comerciante, produtor e artesão, que vive e que paga seus impostos em nossa cidade", comentou o secretário de Governo Josnei Grosskopf.
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 14 14 14 14 PIÊN
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA
Vendedores ambulantes poderão utilizar somente o espaço do terminal para comercializar seus produtos
Pinhais tem recorde na oferta de vagas de cursos profissionalizantes
Levantamento da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), revelou que neste ano de 2021 foram ofertados no município 16 opções de cursos profissionalizantes que geraram oportunidade, para 450 munícipes participarem das capacitações que visam a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Em virtude da pandemia, os cursos foram realizados neste segundo semestre, entre os meses de julho a novembro, sendo promovidas formações para diversas áreas profissionais: Aperfeiçoamento em Processos de Soldagem MIG/MAG e TIG, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Informática, Confeitaria, Eletricidade Automotiva, Eletricidade Básica Residencial, Eletricista Predial, Excel Básico, Leitura e Interpretação de Desenho, Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico, Manutenção de Bicicletas, Mecânica de Automóveis, Operação e programação básica de CNC, Pacote Office, Panificação e Programação de Torno CNC.
Nestes últimos cinco meses foram ofertadas gratuitamente 450
vagas para moradores de Pinhais, distribuídas em 30 turmas, por meio das capacitações promovidas em parceria com o Senai e uma com o Governo do Estado.
Os participantes tiveram aulas na Unidade do Senai Pinhais, além da Unidade Móvel e da Carreta do Senai que foram instaladas em locais estratégicos e de fácil acesso.
A promoção das capacitações neste ano representou um investimento de R$ 225 mil reais do município. E segundo a Semde, para 2022 o investimento será mais que o
dobro, totalizando mais de R$ 500 mil reais, visando ampliar expressivamente a oferta com novas opções de cursos e o número de vagas que são destinadas para os moradores sem nenhum custo financeiro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins, faz uma avaliação deste trabalho idealizado pelo município, destacando que a oferta em cursos será ampliada em 2022. " A cada dia temos novas informações sobre a carência de mão de obra especializadas,
GUIA COMERCIAL
em especial na área de tecnologia. Por isso precisamos investir em mão de obra, em especial nas áreas onde existem ofertas de vagas". A qualidade dos cursos profissionalizantes ofertados de graça pelo município foi enfatizada pela prefeita Marli Paulino. "A questão das capacitações profissionais sempre foi uma demanda da população. Além de buscarmos ofertar uma variedade de cursos e sem custos, a nossa preocupação é disponibilizar uma estrutura de qualidade e com professores bem preparados, pois sabemos que este conjunto contribuirá para uma melhor formação dos participantes. Ano que vem vamos aumentar o investimento nesta área, afinal, a procura é grande e nossa meta é atender mais munícipes que estão em busca da qualificação profissional para entrar no mercado de trabalho", afirmou a prefeita.
Em Pinhais, a promoção dos cursos profissionalizantes é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Geração de Emprego e Renda. A divulgação das próximas inscrições para as capacitações começa a partir de janeiro de 2022.
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 15 15 15 15 PINHAIS
DA ASSESSORIA ROBERTO DZIURA
Prefeitura de Pinhais com número recorde de cursos neste ano
EDIÇÃO 542 - 10 DE DEZEMBRO.2021 16 16 16 16