Jornal O Repórter 533

Page 11

Páginas 8 e 9 Páginas 9 Páginas 8 e 9 Páginas 9 Página 11 Página 11

Não mudamos, nos adaptamos

O ser humano é realmente incrível. Vejam que não encontramos pássaros tropicais na Antártida, não encontramos pandas na Amazônia, não encontramos girafas na Sibéria, mas encontramos humanos vivendo em todos os lugares do mundo sob todas as condições possíveis. É surpreendente a capacidade humana de rapidamente se adaptar ao meio para poder sobreviver. Animais possuem meio, essência, hábitos, tanto quanto nós humanos, mas eles encontram uma barreira na adaptação que nós humanos conseguimos transpor.

Definitivamente o mundo não é mais o mesmo após 2020. Situações, sociedade, comportamentos, sistemas, autocuidado, tudo mudou de forma repentina, e embora exista ainda alguma resistência a mudança, mas esta resistência será quebrada em questão de dias, e nós estamos aqui, alguns mais fortes que nunca, outros mais fracos mas com uma bagagem imensa de aprendizado, mas o fato é que estamos aqui, administrando nossas vidas e o mundo. De fato, nem tudo está como sonhamos, mas nós temos a capacidade de nos adaptar e não deixar as intempéries bloquear nosso fluxo de vida. Passamos a utilizar meios diferentes para nos comunicar, passamos a trabalhar de forma adaptada, passamos a oferecer produtos e também a consumir produtos e serviços diferentes do habitual, passamos a nos comportar de forma diferente, isso tudo com o foco de preservar a nossa existência. Gerou impacto? Claro que sim, mas praticamente superamos tudo, e bingooooooo, tivemos que passar a usar mais o cérebro que vinha atrofiando devido às facilidades que vínhamos encontrando. Regra da evolução, tudo o que não usamos, atrofia!

Amigo leitor, estamos na nova realidade, ninguém mudou sua essência, apenas nos adaptamos ao novo meio. Não tivemos controle sobre o acontecido, mas temos pleno controle a como reagimos ao acontecido. Quem deitou e esperneou não querendo mudar, infelizmente ficou para trás. Nova realidade, novos negócios, novos hábitos. A vida continua a mesma, mas a dinâmica mudou!

Os números de óbitos em municípios da região, por conta das vacinas, deram uma estabilizada, mas são impressionantes. No inicio desta semana, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde, eram perto de mil pessoas que não resistiram ao vírus e faleceram. Fazenda Rio Grande, por ser o maior município, havia contabilizado em torno de 470 falecimentos.

O ranking de municípios que mais vacinaram na região da AMSULEP - Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná, conforme a Secretaria de Saúde, são. Fazenda Rio Grande (95,51%), Agudos do Sul (87,18), Mandirituba (81,60%), Tijucas do Sul (80,30%), Piên (78,91%), Lapa (77,54%). Contenda 76,47%), Quitandinha (76,04%), Rio Negro (67,41%) e Campo do Tenente (73,61%%). Os números são relativos as primeiras e segundas doses.

Recentemente, este Semanário divulgou o "ranking" de cidades da região, na liderança das vacinas. Um ou outro reclamou. Importante destacar que os números são extraídos do site da Secretaria da Saúde, que atualiza os números diariamente. Dessa forma, reclamações podem ser feitas na SESA.

No meio desta semana, na entrega do Conselho Tutelar de Mandirituba, o prefeito Luis Antonio Biscaia falou da satisfação de estar ali, etc e tal. Na sua fala, disse que se alguém tivesse um rim para doar, ela ficaria satisfeito (risos). Para quem não sabe, Luis tem problema renal e faz hemodiálise e único caminho é receber o órgão.

Ainda na abertura do Conselho Tutelar, foi possível observar a boa relação entre vereadores e o prefeito. Enfim, prenúncio de bom diálogo entre os poderes legislativo e Executivo. Quem ganha com isso é a população, que torce pelo emprego, segurança, educação... Tais poderes devem andar de mãos dadas pelo bem da comunidade.

Comitiva fazendense, esteve no início desta semana, com diretores da Arteris Auto Pista. Na pauta, projetos de infraestrutura na BR 116 e, principalmente sobre o fechamento do cruzamento na BR com a Av. Jatobá ao lado do Posto 21. Na prosa, a empresa informou que cabe a prefeitura a manutenção do semáforo. Diante do exposto, a expectativa é de que a administração municipal possa resolver o problema, pois o trânsito, com o fechamento do acesso, está um verdadeiro caos. Em tempo. O Foca diz que o equipamento já foi comprado.

Uma postagem em rede social, pelo secretário de Educação de Fazenda Rio Grande, Cesar Tavares, causou indignação. O moço aparece na Escola Santa Fé, afirmando que tem o que mostrar, dando a entender que ex-gestores nada fizeram. Apesar de não citar nomes, o "professor" mostrou deselegância. Se está fazendo alguma coisa, não faz mais que obrigação. Agora ficar cutucando outras pessoas de forma desmedida, é inaceitável.

Disse Tavares, que tem gente que não tem nem um corte de grama a mostrar. O moço precisa se orientar, ao invés de ficar falando abobrinha na Internet. Como secretário de Educação, mostra total despreparo.

Indicação de autoria dos vereadores de Quitandinha, Eleandro Meira de Andrade, o popular Galo e Marcos Élio de Deus Leal, solicita que o Poder Executivo analise a possibilidade de colocar material fresado (resto de asfalto) na estrada principal de Lagoa Verde na linha do ônibus metropolitano. Moradores da localidade reclamam do estado da vicinal.

Dia 12 próximo, é feriado nacional, alusivo a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. Aos que terão a oportunidade de emendar tudo, ótimo feriado. Excelente semana aos nossos leitores, colaboradores e empresários que acreditam em nosso trabalho.

Jornal Filiado à

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

DIRETOR DE DIRETOR DIRETOR DE DIRETOR JORNALISMO Pedro E. Silva

TELEFONES (41) 3608-0255 (41) 99679-6053

COLABORADORES COLABORADORES Márcio Camargo Carlos Forville Aleks Tizon Wallysson Silva Priscila Silva Luiz Augusto Felipe Matozo.

DEP DEP DEPAR AR ART T TAMENT AMENT AMENTO C O O COMER OMER OMER OMERCIA CIA CIA CIAL L Pedro E. Silva (41) 996796053

DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam

IMPRESSÃO IMPRESSÃO IMPRESSÃO IMPRESSÃO Press Aternativa

Tiragem desta edição 7.000 Exemplares CIRCULAÇÃO CIRCULAÇÃO

Região Metropolitana de Curitiba

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 2 2 2 2
necessariamente a opinião do jornal. OPINIÃO ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 3 3 3 3

Mostarda participa de reunião com o secretário da Segurança Pública

DA ASSESSORIA

Buscando melhorias para o setor de segurança pública do município de Contenda, o prefeito Mostarda esteve em Curitiba na última semana, onde se reuniu com o secretário de Estado da pasta Rômulo Marinho Soares. O encontro aconteceu na terça-feira (28) e contou com a participação do deputado Estadual, Alexandre Curi. Nesta oportunidade, segundo o prefeito, foi possível reivindicar ações e investimentos que contribuam em melhorias para a seguran-

CORONAVÍRUS

ça pública de Contenda. "Nosso objetivo é melhorar o espaço físico da Polícia Militar, remanejando o órgão para o prédio da atual delegacia, enquanto o município se compromete em garantir um novo espaço para Polícia Civil. Com uma estrutura mais humanizada para essas corporações, damos um passo importante em melhoria na segurança pública para a população contendense. A parceria com o Estado é fundamental para realizarmos isso", destacou o prefeito.

De acordo com o secretário Marinho, é de extrema relevância essa

aproximação da secretaria, que representa o Estado, com os prefeitos do interior do estado. "Havendo integração entre a secretaria e os prefeitos, a população é a maior beneficiada. A partir do diálogo que estabelecemos, pudemos discutir algumas das demandas deficitárias e verificar a possibilidade de melhoria", conta o secretário. O deputado Alexandre Curi também auxiliou Mostarda no reforço de alguns tópicos apresentados para melhorar a segurança pública da cidade.

Com a presença dos assessores militar e civil da Secretaria da Segu-

rança Pública (Sesp), bem como do chefe de engenharia, o prefeito pode esclarecer alguns tópicos levantados diretamente com eles, por intermédio do secretário Marinho. Também esteve presente na reunião, além do secretário, a prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, o chefe de gabinete de Contenda, Fernando Gomes, o tenente-coronel Ivan Fernandes, o assessor militar da secretaria, coronel Adilson Luiz Correa dos Santos e o assessor da Polícia Civil na Sesp, o delegado Vinícius Augustus de Carvalho.

Secretaria de Saúde faz ações de higienização das mãos nas escolas

O prefeito Mostarda acompanhou na manhã do último dia 4, as atividades de prevenção realizadas pela Secretaria de Saúde em três escolas municipais de Contenda. Promovida pela Coordenação da Atenção Básica, a ação teve como

objetivo incentivar os alunos a contribuírem na prevenção do coronavírus através da higienização correta das mãos. A distribuição de 2.500 frascos de álcool em gel para os estudantes também aconteceu. Orientados pela coordenadora da Atenção Básica, Lucilene Cristina Negrelli dos Santos e da técnica em

enfermagem Amanda Shinda, as ações aconteceram na Escola Municipal do Campo Senhor Bom Jesus, além das escolas municipais Professora Vanilda Dzierwa e Vereador Antônio Borkowski. Durante as atividades as profissionais de saúde também frisaram a importância da utilização das máscaras cor-

retamente, de higienizar as mãos com álcool em gel 70%, respeitar o distanciamento, entre outras orientações que evitam a transmissão do coronavírus. Os vereadores Leandro dos Prazeres Gonçalves e Márcio Rogério Francisco também estiveram acompanhando os trabalhos realizados pela Secretaria de Saúde.

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 4 4 4 4
CURITIBA
CONTENDA
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA DA
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA
ASSESSORIA

Para comemorar o Dia das Crianças, a Prefeitura de Mandirituba presenteou os alunos da rede municipal com doces e guloseimas

Nesta semana, o prefeito Luis Antonio Biscaia esteve nas Escolas e CMEI's, para entregar o presente para os alunos, juntamente com a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Maria Aparecida Claudino Biscaia. "Temos um compromisso com as crianças do município, que são nosso futuro. Essa data não pode passar em branco.", disse a Secretária.

A entrega virou uma festa, e também, um momento de bate papo do prefeito com os estudantes. "Não há meio de melhorar de vida, se não for pela educação, a escola é uma oportunidade importante para vocês. Posso garantir que há oportunidade, mas é preciso ter força de vontade e estudar.", disse o prefeito em uma das salas.

Ser criança é ter os dias mais felizes da vida, todos os dias!

Feliz dia das Crianças!

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 5 5 5 5 MANDIRITUBA
ASSESSORIA
DA
DA ASSESSORIA

Vereadores sugerem ajuda de custo para atletas tijuquenses

DA REDAÇÃO

Tramita na Câmara de Vereadores de Tijucas do Sul, projeto de Lei, de autoria dos vereadores Ricardo Chicovis de Oliveira e Everaldo Schlosser, que concede ajuda de custo aos atletas amadores que representarem o Município de Tijucas do Sul em competições, a nível regional, intermunicipal, estadual, nacional ou internacional. Pelo documento, os recursos fornecidos pelo município aos atletas ou equipes desportivas, serão destinados para custear despesas daqueles com alimentação, hospedagem, inscrição nos eventos esportivos/competições, medicamentos, passagens ou combustível, necessários para viabilizar participação no evento esportivo. "É objetivo da Lei incentivar o desenvolvimento do esporte amador em nosso município", destaca o presidente Ricardo Oliveira.

São destaques do projeto: recrutamento, seleção, formação e desenvolvimento de atletas; manutenção de atletas e equipes que representam o município de Tijucas do Sul em campeonatos, torneios e eventos esportivos de âmbito regional, intermunicipal, estadual, nacional ou

DIVULGAÇÃO

internacional; fomento à prática e ao desenvolvimento do esporte entre crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social; especialização, nas áreas do conhecimento aplicadas aos esportes, de árbitros, técnicos, profissionais da área de educação física e outros profissionais de áreas afins; fomento ao interesse da população pela prática habitual de esportes. São modalidades de ajuda de custo: individual: concedida ao atleta amador que representa o Município de Tijucas do Sul; coletiva: concedida à seleção ou

equipe do Município de Tijucas do Sul que irá representá-lo em competições intermunicipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. No artigo 5°, são definidos os requisitos para pleitear ajuda de custo: ter no mínimo 08 (oito) anos de idade, sem limite de idade máxima; estar em plena atividade esportiva; possuir residência fixa no município de Tijucas do Sul há mais de seis) meses, não receber salário de entidade de prática desportiva; ter participado de competição esportiva em âmbito municipal e, na ausência desta, ter participado de competições regionais, estaduais ou internacionais. Além disso, o atleta estudante que pleitear a ajuda de custo, deverá comprovar que está matriculado em instituição de ensino público ou privado, bem como ter rendimento escolar, além de ter ótima conduta disciplinar, comprovados através de boletim ou relatório da escola. O rendimento escolar será aferido pelas notas do atleta beneficiário e sua frequência, sendo que será considerado satisfatório o atingimento das notas médias em todas as disciplinas, e 90% (noventa por cento) de assiduidade escolar. O projeto deve subir a plenário em breve.

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 6 6 6 6 TIJUCAS DO SUL

Prefeito Luis Antonio entrega sede própria do Conselho Tutelar

Mandirituba inaugura oficialmente a nova sede do Conselho Tutelar, um importante órgão de defesa e auxílio aos jovens. O local permite que os atendimentos sejam feitos de forma mais eficiente, já que se trata de um trabalho que, na maioria das vezes, exige segurança e sigilo, sendo um trabalho silencioso, porém, de extrema importância na defesa e no atendimento às crianças e adolescentes do município. "Se cada um cumprir bem a sua missão, tudo é possível e acontece. Este é um momento de festa e alegria para a defesa das crianças e adolescentes mandiritubenses, motivo de grande satisfação para todos os envol-

vidos. Nossa cidade cresce e quero fazer mais. O Conselho Tutelar de Mandirituba não tinha sede própria, mas nossa gestão não mediu esforços para que esta obra se concretizasse. Foi um trabalho feito pensando nas crianças e adolescentes. Eles agora poderão ser acolhidos em um local adequado, agradeço o apoio do meu amigo e governador Ratinho Junior!", afirmou o prefeito Luis Antonio Biscaia.

O evento contou com a participação do Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost, que parabenizou a gestão do Prefeito Luis Antonio, fazendo referências aos grandes feitos do prefeito, "Mandirituba pode sempre contar com nossa ajuda no Governo do Esta-

do, temos um carinho pelo prefeito e amizade de longa data e, é muito bom ver o trabalho de uma gestão comprometida e integrada, fazendo o melhor por suas crianças e jovens que são nosso futuro, nossas crianças são inocentes e indefesas, e agora podem contar com essa estrutura maravilhosa, como tantas outras que instalamos pelo no Estado." falou Leprevost. Também estiveram presentes, a primeira-dama Maria Aparecida, o vice-prefeito Manoel Airton Cruz, o chefe do escritório regional André Fortes, a secretária de Assistência Social, Everly Stech, o presidente da câmara, Guilherme Gelatti, o pároco João Maria, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eliane Sta-

repravo, demais vereadores, conselheiros tutelares, secretários municipais e moradores. O objetivo da nova unidade é aproximar e tornar mais fácil o acesso aos serviços prestados pelos conselhos tutelares. Segundo Jessica Barbosa, Presidente do Conselho Tutelar, a sede da instituição já é muito procurada pelas pessoas. "A nova sede do Conselho Tutelar, está contribuindo na redução dos índices de violação referente aos direitos da criança e do adolescente, além de facilitar a vida dos que precisam desse sistema de atendimento. Creio que toda cidade só tem a ganhar com a implantação desse novo espaço.", disse. A nova sede do Conselho Tutelar está localizada na Rua Antônio Gregório Barbosa, 474 - Lagoinha.

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 7 7 7 7 MANDIRITUBA
DA ASSESSORIA
Momento da entrega do Conselho Tutelar de MandiritubaSede própria do Conselho Tutelar de Mandirituba ASSESSORIA
DA ASSESSORIA DA

Aposentadoria. Para a maioria das pessoas, a hora do descanso. Não para ela. Nivair Rocha ou dona Niva, 75 anos, resolveu iniciar um projeto voluntário enquanto realizava o processo de aposentadoria, aos 43. Moradora de Mandirituba, ela lembra que sentia que precisava fazer algo. Ao ver uma menina chorando na cantina da escola em que trabalhava, por estar sem ter onde morar após uma tempestade, não teve dúvidas: vinha dali a sua missão. E foi assim que, mais de 30 anos atrás, ela fundou o Comitê Contra a Fome e Pela Moradia, que ajuda mães em situação de vulnerabilidade a construir a própria casa.

Por meio do Comitê, dona Niva incentiva mulheres a trabalharem e pagarem, com o fruto desse trabalho, os materiais para construção de seus lares, que hoje custam em torno de R$ 30 mil. "Todas que ajudamos chegam aqui com luz, água e aluguel atrasado. E criança. A gente atende mães que têm dois filhos ou mais", conta dona Niva.

Funciona assim: quando uma mulher chega pedindo ajuda, dona Niva pergunta o que ela sabe fazer. Uma das mais novas, por exemplo, dis-

Lançar os anzóis

A história da senhora de 75 anos que dá o peixe, mas também ensina a pescar. Dona Niva dá emprego e constrói casas para mulheres em situação de vulnerabilidade

se que sabia fazer sabão. E, assim, dona Niva a ajuda a vender o produto. Além dessa fonte de renda, cada uma colabora duas vezes na semana com a panificadora do comitê, produzindo pães, bolos, salgados e outros produtos que são vendidos à população. O pagamento de R$ 80 pelo dia trabalhado vai direto para pagar as dívidas com a casa.

Anos atrás, quando o comitê ainda não tinha muito, dona Niva e voluntários adquiriram terrenos vendendo bolachas, roupas usadas, latinhas e papelão. Na época, eram espaços pequenos em diferentes lugares, onde foram construídos alguns lares. Os mais recentes, ficam em um grande terreno no bairro da Lagoinha. É um empréstimo: quando terminam de pagar pela casa, as mulheres começam a pagar ao comitê pelo terreno onde estão. Para a senhora de 75 anos que nunca parou de trabalhar, isso é ensinar a pescar. "Eu lanço os anzóis", afirma.

E as famílias se ajudam. "Elas se dão bem. Uma pega a criança da outra na escola", conta dona Niva. Recentemente, ela organizou uma rifa para ajudar uma das beneficiárias e todas as outras têm ajudado a vender. Segundo ela, "quando cada um faz um pou-

Enquanto eu Enquanto eu Enquanto eu Enquanto eu Enquanto eu estiver aqui, estiver aqui, v vai ser p ai ser p ai ser p ser p por or or or or essas mães mães

Dona Niva Dona Niva

co, o pouco de cada um se multiplica".

Quase dez anos após iniciar o comitê, em 2000, dona Niva deixou o projeto Casinhas Para Jesus para os amigos de empreitada (Nádi, Zeni e Betinho do Banco do Brasil), pois o marido precisava ir trabalhar na Bahia. Nos oito anos

que esteve morando no novo estado, ela não parou: ajudou quatro mulheres como fez no Paraná. O marido, porém, acabou adoecendo devido a um câncer e ela voltou para Mandirituba, retomando o projeto que ela garante que não fez sozinha.

"Eu comecei na minha casa, depois a gente veio pro barracão da igreja. A Nádi da Emater foi e é meu pilar até hoje. Nunca ela me deixou sozinha. Todas as casas que eu fiz a Nadir esteve junto. A Zeni da Areia Branca também. São duas que estão comigo".

PRODUTOS

Da casa de dona Niva para o barracão da Paróquia e, de lá, para um espaço próprio, cedido pela igreja. Desde 2011, o comitê tem 300 m², com salão de eventos e a panificadora onde a magia acontece. Além de pães e bolos, a loja conta com itens de artesanato, panos de prato, higiene, limpeza, conservas, geleias, sucos, pirogue, panquecas, nhoque... algumas vezes no mês, são feitas feijoadas e pizzas. Além das vendas, toda segunda-feira o comitê abre para doar pães a quem precisa.

SOLIDARIEDADE

Tudo tem um dedinho de dona Niva. Dia desses, uma das mulheres tinha uma encomenda de salgados para fazer e ela não sossegou enquanto não ajudou com o ingrediente mais caro. "Eu pensei 'ela não tem os ingredientes' e aqui ficou uma carne temperada. Eu vim pra missa, mas eu não assisti até o final. Eu tinha que sair. Eu pensei 'eu vou lá pegar essa carne e levar pra ela, nem que eu vá levar a pé'. Aí quando eu olho, estava a minha sobrinha, que mora perto dela, na missa. Então eu vim correndo, peguei a carne, minha sobrinha levou. À tarde a gente foi buscar as encomendas e ela contou que também emprestou trigo da avó e óleo da mãe, o que diminuiu as despesas. Agora ela já vai ter como começar".

A corrente do bem iniciada por dona Niva encontra muita ajuda no meio do caminho. Na panificadora, por exemplo, 15 voluntárias se revezam para ajudar. Pedreiros responsáveis pelas obras, quando veem que é grande a dificuldade, fazem descontos.

A Associação Brasileira de Amparo à Infância (Abai) entra nas vaquinhas quando necessário. As filhas de dona

Niva fizeram o pagamento de um pedreiro há pouco tempo. Outros amigos também colaboram com doações de vez em quando. "Eu nem durmo de alegria quando chega uma doação espontânea", garante.

PRÊMIO

Apesar das dificuldades e da descrença de muitos, dona Niva nunca desistiu. Ao todo, já foram 49 casas construídas. E o trabalho foi homenageado com o Prêmio Voluntária do Ano 2021 do Conselho de Entidades Sociais do Paraná (Consesp). Prêmio que só vem a somar a um trabalho que segue firme. "Não sei por quanto tempo Deus vai permitir essa minha administração, mas enquanto eu estiver aqui, vai ser por essas mães".

SERVIÇO

Comitê Contra a Fome e Pela Moradia

Contato: 3626-1545 / 3626-1124

Endereço: Avenida Brasil (anexo à Paróquia Senhor Bom Jesus)

Conta para doações: Banco do Brasil (001)

Agência 2266-7

CC 252.640-9

"Eu sou separada e tenho uma neném especial. Eu faço de tudo pra pagar a casinha"

Soeli Cordeiro dos Santos

"A casa está paga. Vou fazer uns reajustes porque quero construir uma panificadora",

Rita de Fátima França

"Se não fosse eles eu não teria a minha casinha. Sou muito agradecida",

Jocelene dos Santos Ribeiro

"O Comitê e a dona Niva pra mim são tudo. Eu tenho ela como minha segunda mãe",

Ana Claudia dos Santos

"As filhas da dona Niva aderiram à minha causa pra me ajudar a terminar a minha casa",

Vanessa Cristina França

8 8 DESTAQUE 9 9 9 9 DESTAQUE EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021
DAYANNE WOZHIAK
“ ”
O REPÓRTER
Dona Niva e alguns dos produtos caseiros vendidos no Comitê

Prefeitura de Pinhais reserva R$ 40 milhões para a construção do novo hospital do município

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, oficializou uma nova fase do processo de construção do novo hospital de Pinhais com a confirmação da reserva de R$ 40 milhões para este fim. Neste valor está incluso também um aporte do Governo do Estado. Além disso, houve uma ampliação da área que futuramente vai abrigar esta estrutura de saúde, passando de 8 mil metros quadrados para 10 mil m², o que resulta na melhoria dos parâmetros construtivos e de acessos ao futuro hospital. "Temos um compromisso com a saúde da população de Pinhais. Só em 2020 investimos quase R$ 100 milhões nesta área. Em 2008, nossa proposta era reabrir o Hospital Municipal, que estava fechado por má gestão. Reabrimos e hoje, nestes 11 anos, já nasceram mais de 18 mil crianças. Agora, em 2020, prometemos construir um novo Hospital e vamos fazer, com planejamento e responsabilidade. Um hospital desse porte não se faz da noite para o dia, é um projeto para essa gestão e precisamos garantir que ele funcione bem e não comprometa as finanças do município", declarou a prefeita Marli Paulino.

A vice-prefeita Rosa Maria, salientou que o projeto precisa passar por várias etapas para que funcione de maneira adequada. "Sabemos da importância desse projeto dentro do nosso plano de governo. Precisamos que este hospital tenha sustentabilidade, que tenha uma gestão que possa atender bem a nossa população. Sabemos da angústia das pessoas que querem o hospital o quanto antes, mas estamos fazendo os estudos, ele vai se tornar uma realidade e vai atender bem a nossa comunidade", salientou. "Um anúncio muito esperado pela nossa população e a Câmara Municipal é

parceira neste projeto e em outros também", lembrou o presidente da Câmara, o vereador Marcinho.

A secretária de Saúde, Adriane Carvalho, fez uma apresentação sobre o andamento do trabalho, falou sobre a importância de uma rede de atendimento bem estruturada e divulgou o cronograma de trabalho. "O hospital é um ponto a mais na nossa estrutura de saúde. Precisamos que toda a rede esteja funcionando bem. Se falharmos na atenção primária ou no serviço de retaguarda, por exemplo, também teremos reclamações. Por isso, esse projeto está sendo muito bem estrutura-

do em parceria com o Governo do Estado, pois, um hospital não se sustenta só com o município", afirmou Adriane Carvalho. De acordo com o cronograma apresentado pela secretária Adriane Carvalho, já foram realizadas algumas etapas do processo. "Até o final do ano, precisamos concluir o estudo técnico de modelagem. Já no início do próximo ano, temos a previsão de uma audiência pública para apresentar à população o modelo escolhido e posteriormente temos a publicação do edital, licitação e o prazo até junho de 2022 para assinatura do contrato da obra", ressaltou a secretária.

O deputado federal Luizão Goulart lembrou dos feitos dos últimos anos na área de saúde. "Quando se fala na construção de um hospital, muita gente imagina que Pinhais não tem um, mas tem e funciona muito bem. Mas a população cresceu, a cidade evoluiu e assim também surgiu a necessidade de um hospital mais completo, com vagas de UTI. Por isso, o processo começou no início do ano, apesar da pandemia. E esse é um momento importante, porque temos a garantia de que será construído um hospital com planejamento e bem estruturado", declarou o deputado.

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 10 10 10 10 PINHAIS DA ASSESSORIA
Prefeita Marli destaca a importância do hospital para Pinhais e região
DA ASSESSORIA

Saúde para todos

Com movimento de apenas 20% e capacidade para fazer mais, Hospital de Piên abre as portas para atender aos municípios vizinhos

As cidades localizadas do sul da região metropolitana de Curitiba poderão contar com um novo Hospital para internamentos, urgências e até pequenas cirurgias. Tudo mais próximo de casa. Isso porque a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Graças, de Piên, está sob nova direção e tem como objetivo ampliar o atendimento às cidades vizinhas.

A Santa Casa de Curitiba assumiu a administração em 1º de outubro e, na última terça-feira (5), o prefeito Maicon Grosskopf convidou os prefeitos da região para uma visita técnica. Além deles, estiveram presentes o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, o presidente da Assembleia Legislativa do

Paraná (Alep) Ademar Traiano e os bispos responsáveis pela Santa Casa, Dom Diamantino e Dom Carmo.

O Hospital possui 54 leitos de internação, três salas de cirurgia e recuperação anestésica, serviço de pronto atendimento com 6 leitos de urgência, equipamentos para realização de raio-x, entre outros. As salas de internamento têm banheiros privativos com acessibilidade, aparelhos televisores, poltronas para acompanhantes e, algumas dessas salas, são específicas para atendimento pediátrico, sendo um ambiente mais lúdico. De acordo com o diretor geral da Santa Casa de Curitiba Eduardo Otoni, o movimento no Hospital é de apenas 20%. Com a vinda de novos pacientes, eles pretendem equipar melhor o espaço, que já recebeu alguns

equipamentos, possibilitando a realização de cirurgias em geral. A ideia é que a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Graças possa realizar cirurgias de abdome, aparelho digestivo, ortopedia, oftalmologia, cirurgias plásticas entre outras.

Anfitrião da reunião, o prefeito Maicon está bastante feliz em poder firmar essa parceria. "Ao longo de muitos anos era difícil demais olhar essa estrutura ociosa. Sabemos que esse Hospital, somente para Piên, vai continuar ocioso. E num momento tão difícil da saúde pública, com a pandemia que fez com que a nossa fila de espera ficasse muito maior. Então a gente tem hoje um espaço aqui maravilhoso, de portas abertas para atender toda a nossa região", diz, completando: "Construir esse hospital foi um desafio enorme. Colocá-lo em funcionamento foi um desafio enorme. E nós queremos fazer mais. Porque ele pode muito mais. E isso nós só vamos conseguir por várias mãos".

Representando o governador Ratinho Junior, o secretário Beto Preto diz que aprovou a estrutura e aproveitou para falar do desejo do governo em buscar melhorias para o hospital. Ele ainda lembrou da dificuldade enfrentada pelos moradores da região mais afastada da região metropolitana, que é o caso

de Piên, para chegar aos hospitais localizados na outra ponta da RMC. "O compromisso do Governo do Estado do Paraná é de promover a regionalização na área de saúde. As pessoas serem atendidas, no que for possível, perto de casa. Um transporte rápido dependendo do horário, daqui pra Curitiba, pode demandar 3 horas", avalia.

Em sua fala, o presidente da Alep Ademar Traiano disse que está muito feliz com essa parceria, fruto de muito empenho por parte do prefeito de Piên e da Santa Casa. "O prefeito Maicon, como a sua grande preocupação, tinha exatamente de fazer com que esse hospital pudesse abrir as suas portas e atender à sua gente e à região. O sonho está sendo concretizado. Mas o mais importante é a presença da Santa Casa, a presença de religiosos, que farão uma gestão humanizada. Todos que procurarem o hospital precisam da mão estendida, do coração aberto", ressalta.

E assim garantem os bispos responsáveis. Dom Diamantino falou que a importância do espaço não está só na obra física em si, mas no fato de ser uma obra para o acolhimento das pessoas. "A nossa parte nós queremos fazer. O povo merece", pontuou Dom Carmo, que contou que já precisou ser internado e sabe da importância de ser bem atendido.

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 11 11 11 11 11 PIÊN
DAYANNE WOZHIAK São 54 quartos de internamento com ótima estrutura Autoridades durante visita técnica ao Hospital
O REPÓRTER O REPÓRTER
Primeira-dama Grazi Grosskopf, prefeito Maicon Grosskopf, Dom Diamantino, Ademar Traiano, Eduardo Ottoni, Beto Preto e Dom Carmo

Prefeitura de Araucária vai recadastrar servidores ativos, aposentados, pensionistas e empregados públicos em atividade

Por meio do decreto municipal nº 36703/2021, a Prefeitura de Araucária confirmou que realizará um recadastramento dos servidores estatutários ativos, dos aposentados, dos pensionistas e dos empregados públicos (apenas os "em atividade") vinculados aos Poderes Executivo, Legislativo e Autarquias do Município de Araucária (regime geral de Previdência Social/ INSS). Este recadastramento ocorrerá no período de 11 de outubro de 2021 a 14 de janeiro de 2022 e terá duas fases. O decreto citado detalha ainda os documentos que os envolvidos precisam apresentar. Servidores estatutários ativos que estiverem cedidos ou à disposição de outros entes federativos ou outros poderes, bem como os que estão em férias, licenças ou afastamentos também devem participar do recadastramento.

Este recadastramento vai atualizar e complementar informações importantes para o planejamento, equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio de Previdência dos

servidores públicos municipais. O declarante é responsável pela veracidade das informações que apresentar/registrar. Os casos de informações incorretas ou incompletas, podem ocasionar em responsabilidades previstas em legislação pertinente. Primeira fase (de 11 de outubro de 2021 a 05 de janeiro de 2022): pré-atualização das informações por meio de um formulário a ser disponibilizado no site da Prefeitura de Araucária. Com a pré-atualização, o sistema apresentará as datas, horários e local disponíveis para o comparecimento pessoal e

obrigatório ao posto de recadastramento para finalizar o processo.

Segunda fase (de 25 de outubro de 2021 a 14 de janeiro de 2022): validação dos dados cadastrais informados na primeira fase com apresentação obrigatória dos documentos originais previstos no decreto (conforme cada situação). Nessa fase presencial também ocorrerá a coleta obrigatória de biometria e foto digital do cadastrado. O posto de atendimento presencial atenderá apenas os servidores agendados previamente. Conforme o artigo 8º, quem se enquadra no público-alvo

para o recadastramento e não realizar o processo dentro do prazo estipulado "terá o pagamento de sua remuneração, provento ou pensão suspenso a partir do pagamento imediatamente posterior à conclusão do recadastramento". A situação só será restabelecida quando houver comparecimento à Prefeitura para a regularização. O não comparecimento para regularização cadastral no prazo de 6 meses (contados a partir da suspensão do pagamento) ocasionará em abertura de processo administrativo, que pode levar ao fim do vínculo até então vigente, sempre respeitando o direito à ampla defesa e do contraditório.

É importante que o decreto 36703/2021 seja lido na totalidade. Nele constam todos os detalhes e explicações sobre cada fase, bem como os documentos necessários para apresentar na fase presencial. Há ainda informações para público com situações específicas: como pessoas que não vivem próximo a Araucária ou aqueles que, por questão de saúde, não poderão se deslocar para a fase presencial.

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 12 12 12 12 ARAUCÁRIA
DA ASSESSORIA DIVULGAÇÃO
Sede do Poder Executivo de Araucária

UniCesumar firma convênio para atender cães e gatos resgatados pela prefeitura de Agudos do Sul

DA REDAÇÃO

A UniCesumar assinou convênio com a prefeitura de Agudos do Sul, que vai beneficiar a política de cuidado e bem-estar animal. A Instituição firmou parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura para atender, no Castramovel, parte dos cães e gatos, que são resgatados diariamente das ruas. O convênio foi assinado pelo prefeito Jesse Zoellner, secretário de Agricultura, Wellington Foggiato e pela diretora da UniCesumar, Cristiane Mello David.

O secretário Wellington agradeceu a parceria. "Agudos do Sul, mais uma vez vem a ganhar com essa união e trabalho conjunto. Somos um município amigo dos animais, que se preocupa em garan-

tir e proteger a causa animal". A prof essora Cristiane destacou que a missão da Instituição é formar profissionais de excelência e a parceria contribuiu para o aprendizado dos alunos de veterinária.

"Agradecemos ao prefeito Jesse por abrir esta porta e isso vai contribuir para a formação de grandes profissionais", disse.

De acordo com o prefeito Jesse, a causa animal tem ganhado, a cada

dia, novos adeptos e defensores. "A sociedade está evoluindo e entendendo a importância de valorizar e defender os direitos dos animais. Agradeço o apoio da UniCesumar nesse trabalho de cuidado que vamos oferecer com os cães e gatos que são resgatados da rua. A população pede este tipo de apoio e o Castramovel vai dar a oportunidade de profissionais cuidar dos animais", disse Jesse, garantindo que outras parcerias serão formadas com faculdades. "Esse convênio com a UniCesumar vem a somar aos inúmeros projetos que a nossa administração tem feito na defesa dos animais", conclui Jesse. A população da cidade pode procurar a prefeitura, a partir de 25 de outubro para o cadastro de castração do seu animal.

População passa a ter assistência jurídica gratuita em Agudos do Sul

O prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner, juntamente com a procuradora geral do município, Doutora Agda Assis de Oliveira e a coordenadora do CRAS, Ana Claudia Ribeiro, reuniram-se com a presidente da OAB de São José dos Pinhais, Dra. Adriana Szabelski e com o vice-presidente da Comissão de Advocacia Dativa, Dr. Wilder Bueno Pinheiro para a assinatura do termo de cooperação técnica. O termo permitirá o atendimento ao cidadão hipossuficiente economicamente no município de Agudos do Sul, nas áreas de família, infância e

Assinatura do termo de cooperação técnica entre a OAB e prefeitura juventude, incluindo mediação, transação e orientação jurídica.

Pelo termo, serão atendidos mu-

nícipes com renda familiar que não ultrapasse dois salários mínimos mensais e esteja inscrito no cadas-

tro único para programas sociais do Governo Federal, e não seja proprietário de imóvel de valor superior a R$ 150mil, conforme avaliação do mercado.

O atendimento à população acontece deste este dia 6, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e acontecerá todas as quartas feiras, com horário de funcionamento das 08h30 às 11h30, e das 13h às 16h30. O atendimento realizado pelo município será exclusivamente relacionado a triagem e seleção de pessoas, cuja capacidade financeira seja compatível com o exigido no termo do convênio.

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 13 13 13 13 13 AGUDOS DO SUL
DA REDAÇÃO
Prefeito Jesse e equipe da UniCesumar na assinatura da parceria
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA

Vanessa e Letícia defendem ensino humanizado na E.M. Padre José de Anchieta

Eleição para diretores das escolas municipais de São José dos Pinhais será dia 15

DA REDAÇÃO

A Secretaria Municipal de São José dos Pinhais marcou para o dia 15 próximo, as eleições para escolha de diretores e auxiliares das instituições municipais. O pleito será realizado entre 7h30 e vai até as 20 horas. Poderão votar um responsável por aluno. Nas escolas, a movimentação já acontece, com as chapas inscritas procurando conquistar o voto.

Na Escola Municipal Padre José de Anchieta, com aproximadamente 600 alunos, de 1º a 5º anos, na Colônia Rio Grande, a chapa 69, que tem como candidato a diretora atual, Vanessa de Lara Maciel, que busca a reeleição. A candidata a vice e é a professora Letícia de Cássia Colino Niquin. Elas defendem uma política organizada com o retorno das aulas presenciais, que deve acontecer proximamente. "Pais e alunos vivem esta expectativa e devemos preparar a escola para este retorno. Os pais pedem segurança e planejamos uma escola segura para todos", acentua Vanessa, que está na educação há 15 anos, mesmo tempo da professora Letícia.

As candidatas prepararam material especial, onde apresentam as propostas para alunos, professores e servidores da educação. "Muito fizemos pela escola, mas reconhecemos que muita coisa precisa ser feita e preparamos um plano para oferecer as melhorias que todos buscam", comenta a professora Vanessa. Entre as ações planejadas: horta, paisagismo, reciclagem, recuperação do período pandêmico. Implantação de laboratórios de ciências e informática, projeto de acolhida aos alunos estrangeiros, projeto de transição CEMEI, escola e colégio, participação da comunidade nas atividades da escola, aquisição de materiais tecnológicos, pedagógicos e mobiliário, ampliação do acervo bibliográfico e projeto de leitura, melhorias na segurança, gestão democrática, abertura dos espaços e momentos de brincar, fortalecimento do trabalho em equipe e ambiente acolhedor para atender a comunidade escolar. "São pilares importantes que oferecemos para uma melhor escola para todos. São propostas coerentes e que vamos colocar em prática na escola, finaliza a professora Vanessa.

Sãojoseeense faz história e consegue acesso à 1ª Divisão do Paranaense

Pela primeira vez uma equipe de futebol de São José dos Pinhais vai participar da Série A do Campeonato Paranaense. O Independente Futebol Sãojoseense marcou seu nome na história da cidade ao conseguir o acesso para jogar a primeira divisão em 2022. Após garantir a liderança na primeira fase da competição, a equipe de São José dos Pinhais seguiu à semifinal, onde enfrentou a equipe do PSTC. Na primeira partida, realizada em Cornélio Procópio no dia 29 de setembro, o Independente Futebol Sãaojoseense garantiu a vitória por 2×0.

No jogo de volta, realizado no último dia 2, o time são-joseense saiu vencendo, mas levou a virada nos minutos finais da partida, perdendo por 2×1. Pelos critérios, mesmo com o resultado adverso, a equipe conquistou o acesso para a

Time do São José dos Pinhais comemora acesso a primeira divisão do Paranaense

Série A do Campeonato Paranaense e garantiu também a vaga na final da Série B. Valendo o título da Série B do Campeonato Paranaense, o Independente Futebol Sãojoseense enfrentou na última quarta-feira, o Clube Esportivo União. O time de

São José dos Pinhais venceu pelo placar de 2x0. O jogo de volta acontece neste sábado (09), no Estádio Cilmar Pedro Goergen, em São José dos Pinhais. A equipe pode perder até por 1x0 que conquista o título do Campeonato Paranaense.

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 14 14 14 14 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Vanesa e Leticia candidatas na eleicao de 15 de outubro
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A Biosoft Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda., CNPJ 00.727.465/0001-49 torna público que irá requerer ao IAT, a Renovação da Licença de Operação para a atividade de Fabricação de biscoitos, bolachas e outros produtos alimentícios não especificados anteriormente, instalada à Avenida Mato Grosso, 4850, Estados, Fazendo Rio Grande/PR

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO TRANSPORTES SÃO EXPEDITO LTDA, torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de operação para atividade de transporte rodoviário de produtos perigosos, instalada na Rod.BR376, 19200, Bairro São Marcos, Cep 83090-360 - São José dos Pinhais-PR.

SUMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA

C.J.M.S. EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SPE LTDA torna público que irá requerer ao IAT, a Licença Ambiental Simplificada para loteamento residencial a ser implantada na rua José Custódio dos Santos, 2478 - Eucaliptos - Fazenda Rio Grande/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA ASSOCIAÇÃO DE CATADO- RES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMUNIDADE UNIDA DE FAZENDA RIO GRANDE/ PR, torna público que irá requerer ao IAP, a Licença Prévia - LP, para as atividades de organizações associativas patronais, empresariais e profissionais, a ser implantadas na AV São Paulo, 600, bairro Estados, Municio de Fazenda Rio Grande.

GUIA COMERCIAL

EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 15 15 15 15 15 EDITAIS / CLASSIFICADOS
EDIÇÃO 533 - 08 DE OUTUBRO.2021 16 16 16 16

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal O Repórter 533 by Jornal O Repórter - Issuu