
2 minute read
Prefeito Luis Antonio entrega sede própria do Conselho Tutelar
Mandirituba inaugura oficialmente a nova sede do Conselho Tutelar, um importante órgão de defesa e auxílio aos jovens. O local permite que os atendimentos sejam feitos de forma mais eficiente, já que se trata de um trabalho que, na maioria das vezes, exige segurança e sigilo, sendo um trabalho silencioso, porém, de extrema importância na defesa e no atendimento às crianças e adolescentes do município. "Se cada um cumprir bem a sua missão, tudo é possível e acontece. Este é um momento de festa e alegria para a defesa das crianças e adolescentes mandiritubenses, motivo de grande satisfação para todos os envol- vidos. Nossa cidade cresce e quero fazer mais. O Conselho Tutelar de Mandirituba não tinha sede própria, mas nossa gestão não mediu esforços para que esta obra se concretizasse. Foi um trabalho feito pensando nas crianças e adolescentes. Eles agora poderão ser acolhidos em um local adequado, agradeço o apoio do meu amigo e governador Ratinho Junior!", afirmou o prefeito Luis Antonio Biscaia.

Advertisement
O evento contou com a participação do Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost, que parabenizou a gestão do Prefeito Luis Antonio, fazendo referências aos grandes feitos do prefeito, "Mandirituba pode sempre contar com nossa ajuda no Governo do Esta- do, temos um carinho pelo prefeito e amizade de longa data e, é muito bom ver o trabalho de uma gestão comprometida e integrada, fazendo o melhor por suas crianças e jovens que são nosso futuro, nossas crianças são inocentes e indefesas, e agora podem contar com essa estrutura maravilhosa, como tantas outras que instalamos pelo no Estado." falou Leprevost. Também estiveram presentes, a primeira-dama Maria Aparecida, o vice-prefeito Manoel Airton Cruz, o chefe do escritório regional André Fortes, a secretária de Assistência Social, Everly Stech, o presidente da câmara, Guilherme Gelatti, o pároco João Maria, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eliane Sta- repravo, demais vereadores, conselheiros tutelares, secretários municipais e moradores. O objetivo da nova unidade é aproximar e tornar mais fácil o acesso aos serviços prestados pelos conselhos tutelares. Segundo Jessica Barbosa, Presidente do Conselho Tutelar, a sede da instituição já é muito procurada pelas pessoas. "A nova sede do Conselho Tutelar, está contribuindo na redução dos índices de violação referente aos direitos da criança e do adolescente, além de facilitar a vida dos que precisam desse sistema de atendimento. Creio que toda cidade só tem a ganhar com a implantação desse novo espaço.", disse. A nova sede do Conselho Tutelar está localizada na Rua Antônio Gregório Barbosa, 474 - Lagoinha.

Aposentadoria. Para a maioria das pessoas, a hora do descanso. Não para ela. Nivair Rocha ou dona Niva, 75 anos, resolveu iniciar um projeto voluntário enquanto realizava o processo de aposentadoria, aos 43. Moradora de Mandirituba, ela lembra que sentia que precisava fazer algo. Ao ver uma menina chorando na cantina da escola em que trabalhava, por estar sem ter onde morar após uma tempestade, não teve dúvidas: vinha dali a sua missão. E foi assim que, mais de 30 anos atrás, ela fundou o Comitê Contra a Fome e Pela Moradia, que ajuda mães em situação de vulnerabilidade a construir a própria casa.
Por meio do Comitê, dona Niva incentiva mulheres a trabalharem e pagarem, com o fruto desse trabalho, os materiais para construção de seus lares, que hoje custam em torno de R$ 30 mil. "Todas que ajudamos chegam aqui com luz, água e aluguel atrasado. E criança. A gente atende mães que têm dois filhos ou mais", conta dona Niva.
Funciona assim: quando uma mulher chega pedindo ajuda, dona Niva pergunta o que ela sabe fazer. Uma das mais novas, por exemplo, dis-