Jornal O Repórter 527

Page 1

Páginas 8 e 9 Páginas 8

Olá, Nas últimas semanas, o assunto mais tratado em Fazenda Rio Grande é a possibilidade de cassação do mandato do prefeito em exercício, Dr. Nassib Hammad. Como existem muitos boatos e dúvidas acerca deste assunto, não poderíamos nos abster ou permitir que nossos leitores continuassem com questionamentos.

No miolo do jornal (páginas 8 e 9), você encontrará minuciosamente os detalhes dessa possível cassação de Nassib, explicados pela Procuradoria Jurídica da Câmara de Fazenda Rio Grande. Aqui no editorial, porém, gostaríamos de esclarecer a raiz dos crimes supostamente cometidos pelo prefeito e sua primeira-dama.

Em primeiro lugar, a possível contratação irregular de um funcionário para o cargo de motorista na Prefeitura. Ao realizar esse contrato, o prefeito estaria não só cometendo uma infração político-administrativa, como também colocando em risco outras pessoas. Para o cargo de motorista, é necessário apresentar uma série de qualificações que nem todas as pessoas com uma simples habilitação podem ter.

Em segundo lugar, a suposta vacinação deste funcionário e de outros, bem como de menores de idade e de pessoas com vínculo familiar e pessoal com a família do prefeito coloca em risco a saúde de vários moradores que poderiam ter tomado a vacina antes. Inclusive, leitor, pare para pensar nas vidas que poderiam ter sido salvas se pessoas fora do calendário de imunização não tivessem recebido a vacina no lugar de quem era de fato a prioridade. Se esse crime aconteceu, é muito mais grave do que parece, não é? Podemos ir mais longe: é responsabilidade do prefeito, mas também de quem tomou.

A suposta autopromoção ainda da primeira-dama ao garantir as vacinas que são direito da população e não um mérito político coloca na mesa uma dúvida que agora nos ocorre: o que mais foi prometido ou garantido aos amigos, parceiros e familiares? E a zeladoria municipal que foi criada utilizando-se de recursos que estavam guardados talvez para projetos em prol da população? Mais: utilizando-se dos funcionários da secretaria de Obras, que poderiam concluir pavimentações e roçadas. Em último lugar, a quinta infração que, se foi cometida, mostra ainda mais profundamente do que essa gestão é capaz. Se um prefeito adultera documentos colocando em um cargo um funcionário que sequer comparece no local em que está alocado, o que é que ele não poderia adulterar?

Boa leitura e boa semana!

Os vereadores de Fazenda Rio Grande retomaram as sessões do segundo semestre, mas velhos costumes foram observados na reunião desta semana. Vereadores pedindo licença para se ausentar, antes do término da reunião, por conta de compromissos previamente agendados. Compromisso maior é estar na sessão, defendo os interesses do povo fazendense. Até quando vai isso?

E, ao que parece, a Secretaria de Meio Ambiente tem um plano para cobrar taxas de empresários e lojistas de Fazenda Rio Grande. Seria, segundo o vereador Júlio Beiço, uma taxa da cobrança da coleta de lixo reciclável, para quem juntar quilos a mais. Beiço disse de antemão, ser contrário a iniciativa, principalmente neste momento de crise, por conta da pandemia. Certamente, o segmento vai chiar barbaridade, caso esta intenção avance. Atenção senhores vereadores, vamos impedir este absurdo!

A vereadora Nani Hammad, de Fazenda Rio Grande, nesta semana, pediu desculpas aos vereadores da cidade. Há cerca de 15 dias, ela teria insinuado que a edilidade poderia fazer algum tipo de acordo com o Executivo, para que os processos contra o prefeito Nassib Hammad fossem deixados de lado.

Claro, isso pegou mal e Nani deve ter sido chamada pelo marido ou assessores, para uma conversa, no pé do ouvido. Certamente levou um puxão de orelhas e, nesta semana, pediu retratação aos vereadores.

Ao mesmo tempo que pediu, entre aspas, retratação e desculpas, usou outra mão para dizer que a filha sofreu uma espécie de atentado no final de semana. Disse e, isso está gravado nos anais do legislativo, que o "atentado" foi perseguição política. Caramba. Nani precisa explicar melhor esta afirmação. Caso de polícia hein!

A Secretaria de Saúde do Paraná, tem divulgado o "ranking" de cidades que mais vacinam no Estado. Na região, Agudos do Sul, vem superando, percentualmente, cidades como Fazenda Rio Grande. No inicio desta semana, a saúde do município havia alcançado a marca de 74,99% (1ª dose), o equivalente a 6.202 pessoas imunizadas. Parabéns a equipe de saúde. A caminhar desse jeito, logo estará com 100% da população vacinada contra o Covid-19.

Com a estiagem, a Sanepar voltou a adotar o plano de racionamento em quase todo o Paraná. Foi adotado o plano 36x36, ou seja, um dia e meio com água e um dia e meio sem o precioso líquido. Os consumidores, mais atentos já antecipam, que a empresa deve cortar o valor do consumo em pelo menos 50 por cento, a menor. Será? Certamente o Procon vai receber muitas reclamações.

Em Tijucas do Sul, vereadores querem que a Sanepar cumpra o que cumpriu em 2012, quando, ao assinar contrato, prometeu que grande parte da cidade estaria com rede de esgoto. Nove anos se passaram e a empresa nada fez. Que tipo!

Diante da falta de comprometimento com a população tijuquense, os vereadores Ricardo Oliveira, Raquel Professora e Joane Oliveira exigem que a Sanepar cumpra o que prometeu lá atrás. E a cobrança é mais do que justa. O esgoto não veio, mas a conta chega na casa dos consumidores, todos os meses.

Atenção senhores eleitores. Os deputados paraquedistas, ou seja, aqueles que conseguiram votos em sua cidade e sumiram, estão aparecendo aos poucos. O Foca adverte. Pesquise e veja se o dito cujo destinou algo para a saúde, educação, segurança, obras para onde você mora. Está chegando a hora de dar um "não", nas urnas em 2022. Boa semana a todos nossos leitores!

Jornal Filiado à

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

DIRETOR DE DIRETOR DIRETOR DE DIRETOR JORNALISMO Pedro E. Silva

TELEFONES (41) 3608-0255 (41) 99679-6053

COLABORADORES COLABORADORES Márcio Camargo Carlos Forville Aleks Tizon Wallysson Silva Priscila Silva Luiz Augusto Felipe Matozo.

DEP DEP DEPAR AR ART T TAMENT AMENT AMENTO C O O COMER OMER OMER OMERCIA CIA CIA CIAL L Pedro E. Silva (41) 996796053

DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam

IMPRESSÃO IMPRESSÃO IMPRESSÃO IMPRESSÃO Press Aternativa

Tiragem desta edição 7.000 Exemplares CIRCULAÇÃO CIRCULAÇÃO

Região Metropolitana de Curitiba

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 2 2 2 2
necessariamente a opinião do jornal. ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
OPINIÃO
EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 3 3 3 3

Agudos do Sul é o município que mais vacina na região da AMSULEP

Em termos percentuais em relação à população, Agudos do Sul está em primeiro lugar entre as cidades da região da AMSULEPAssociação dos Municípios da Região Suleste do Paraná que mais vacinam contra a covid-19. No início desta semana, o município ultrapassou a marca de 6 mil pessoas vacinadas, o que representa mais de 74% da população imunizada. Os dados são referentes a primeira dose. A medida que a vacina vai alcançando novos públicos nos municípios, o percentual vai aumentando, mas Agudos do Sul vem mantendo a liderança de algum tempo. "Estamos trabalhando para que toda a população da nossa cidade, fique completamente imune deste vírus", comenta o prefeito Jesse Zoellner.

Quando o assunto é percentual de vacinados, dados publicados no boletim da Secretaria de Saúde do Estado (SESA) até às 14h16 da terça-feira, dia 18, mostram que Agudos do Sul está a frente de Fazenda Rio Grande (68,71%), Mandirituba (64,78%), Quitandinha (64,67%), Lapa (64,61%), Rio Negro (54,45%). No Paraná, segundo a SESA, 6.619.334 pessoas tinham sido vacinadas até o início da tarde da última ter-feira, com 63,38%. "A vacinação é a solução para este momento dramático que vivemos.

Nossas equipes têm sido muito eficientes na aplicação dos imunizantes. Se pudéssemos comprar diretamente a vacina, com certeza toda nossa população já estaria em segurança. Estamos trabalhando nesse sentido", enfatiza o prefeito Jesse Zoellner.

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 4 4 4 4 AGUDOS DO SUL
DA REDAÇÃO
DIVULGAÇÃO MUNICÍPIOPERCENTUAL DOSES APLICADAS Agudos do Sul 74,99%6.202 Fazenda R. Grande 68,71% 56.119 Tijucas do Sul 66,23%9.628 Contenda 65,41% 10.394 Mandirituba 64,78% 14.394 Quitandinha 64,67% 11.051 Lapa 64,61% 29.032 Campo do Tenente60,87% 4.337 Piên57,30%6.438 Rio Negro 54,45% 17.028 *Fonte SESA/PR
Vacinação de pessoas conta a covid em Agudos do Sul
- 17 de agosto de 2021

Vereador Galo pede redutores de velocidade na BR-116 em Quitandinha

DA REDAÇÃO

A rodovia BR-116, que liga Curitiba aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é palco de muitos acidentes, alguns com vítimas fatais. A estrada corta diversos municípios da região, como Fazenda Rio Grande Mandirituba, Quitandinha, Rio Negro, entre outros. Em Quitandinha, existem acessos ao município e localidades rurais, como a entrada do Pangaré, na

Banca do Joaquim. Vários acidentes são registrados e isso tem trazido preocupação ao vereador Eleandro Meira de Andrade, o popular Galo. "Algo precisa ser feito e, de imediato, pois temos que evitar que acidentes continuem acontecendo na BR-116, em Quitandinha", destaca Galo

O vereador, que é presidente do legislativo da cidade, esteve na última terça-feira, na COMEC - Coordenação da Região Metropolitana

de Curitiba, pedindo para que o órgão intermedia junto a Concessionaria Autopista Planalto Sul, a colocação de lombadas eletrônicas ou redutores de velocidades, em dois pontos da rodovia, sendo na entrada do Pangaré e no posto VDI. "Estes locais são pontos de muitos acidentes e a concessionária precisa diminuir a velocidades de carros e caminhões, instalando redutores e, consequentemente acabando com os acidentes", comentou Galo. Ele

reconhece que a instalação de redutores é difícil e complicada, mas acredita que a COMEC vai fazer de tudo para que algo seja feito para evitar incidentes na perigosa rodovia.

Galo foi recebido pelo presidente Gilson Santos e pelo assessor da Secretaria de Planejamento, Fabiano Lazarino. "Pedimos providências e esperamos que possamos ser atendidos. A população vai agradecer", finaliza Galo.

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 5 5 5 5 QUITANDINHA
Galo pontua pontos de acidentes na BR-116 em QuitandinhaVereador Galo, Gilson Santos e Fabiano Lazarino em reunião na COMEC DA ASSESSORIA

Plantar para colher

Pioneiro em Fazenda Rio Grande, o escritório Felipe Grazziotin Advocacia abre as portas do novo espaço, conquistado após muito trabalho e persistência

23 anos de uma história de persistência que agora que se traduz em realização: o escritório de advocacia Felipe Grazziotin acaba de ser inteiramente reformado para melhor atender aos clientes fazendenses, além de oferecer a acessibilidade tão necessária para pessoas com dificuldade de locomoção.

Ao chegarem na cidade, em 22 de abril de 1998, o Dr. Felipe lembra que havia apenas outros quatro escritórios no município. De todos dessa época, hoje resta apenas ele. Para o advogado e empresário, esse é o resultado de muita perseverança, já que ele acredita que na advocacia é preciso paciência para a colheita futura.

"As pessoas associam a nossa persistência e o fato de nunca termos nos mudado de local, a um trabalho correto. Acredito que essa seja a resposta do público para conosco", afirma.

Da necessidade de garantir melhor acesso aos clientes do direito previdenciário que, em muitos casos, têm dificuldade de locomoção, e ainda querendo proporcionar um ambiente mais agradável à equipe e clientes em geral, é que veio a ideia da reforma. "Nosso escritório primeiramente foi aqui nesse local, mas era muito mais simples e eu ti-

nha outros sócios que não ficaram por motivos diversos. Eu trabalhava com outro colega em Curitiba antes de vir pra cá, então o convidei para ser meu sócio, que é o Dr. Almir. Logo fomos para o andar de cima porque sofremos vários assaltos. Mas acreditando na Fazenda, que se tornou um local melhor, a gente resolveu melhorar nosso escritório também", aponta Grazziotin, lembrando que resolveu descer para o andar de baixo novamente. Entre outras questões, o que mais preocupava aos três sócios Dr. Felipe, Dr. Almir Aires Tovar filho e

Dr. Vitor Marcelo de Andrade Martins, era a longa escada que dava acesso ao escritório, pela qual era bastante difícil ou então impossível de alguns dos clientes entrarem. Foi isso então o que motivou a mudança para o andar de baixo, onde uma rampa garante que cadeirantes, por exemplo, possam ir às salas de atendimento.

As salas separadas para cada advogado atender individualmente seus clientes, a sala da equipe e outra de reuniões também são uma realidade agora, além de todo um projeto arquitetônico que traz leve-

za ao olhar e a certeza da realização de um trabalho sério.

Para o Dr. Almir, ficou mais confortável e acessível para os clientes em geral. "A entrada, o atendimento ficou muito mais simpático também. A estrutura ficou muito melhor para os clientes e também para os advogados, a gente consegue com mais calma trabalhar isoladamente caso a caso", frisa.

Morador de Fazenda Rio Grande e formado em Direito em 2016, o Dr. Vitor entrou no escritório em agosto de 2017 e acredita que tudo tem dado certo desde então. Ele atende principalmente o direito previdenciário e trabalhista.

"Nesse nicho, eu atendo muitos idosos ou pessoas com alguma lesão, alguma doença. Então a maior dificuldade que eu enfrentava no escritório antes da reforma era a questão da acessibilidade que dificultava para os clientes comparecerem", diz, completando: "Bem tratados eles sempre foram, a dificuldade era chegar até nós", conclui.

Com sorriso no rosto e muita vontade de trabalhar, os sócios comemoram o novo espaço e tudo que ele vai proporcionar a partir de agora.

O escritório Felipe Grazziotin Advocacia está localizado na Rua César Carelli, 444 - Pioneiros.

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 6 6 6 6 DESTAQUE
JORMAL O REPÓRTER
POR: DAYANNE WOZHIAK Sócios estão felizes com o novo espaço que oferecerá melhor atendimento aos clientes

Vereadores querem que Sanepar custeie despesas com serviços de esgotamento de fossas sépticas em Tijucas do Sul

Os vereadores de Tijucas do Sul discutem projeto de lei 29/2021, que estabelece a responsabilidade da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, a obrigação da realização da limpeza gratuita das fossas sépticas em imóvel residencial que não disponha de rede coletora de esgoto, na região urbana de Tijucas do Sul. A maior parte das residências hoje atendidas pela SANEPAR, e mesmo as que estejam em áreas descobertas pelo sistema da companhia, contam com fossas sépticas e sumidouros.

Pelo previsto no Contrato n°53/ 2013, a SANEPAR, se propôs a atingir o índice de atingimento com rede coletora de esgoto - IARCE em 65% da população urbana da sede do município até o ano de 2022. Como não houve início das obras até a presente data e o prazo chegando ao fim do que a companhia de saneamento se obrigou a cum-

Vereadores exigem que Sanepar cumpra contrato firmado com Tijucas do Sul

prir, o projeto de lei visa obrigar a empresa a realizar as coletas das residências que não tenham iniciado ou ainda que não se encontre em funcionamento a rede de esgoto, até o fim da obra de saneamento básico prevista em contrato.

Conforme a Lei Municipal n° 346, de 21 de novembro de 2012, ficou autorizado que o município estabeleça com o governo do estado do Paraná, a gestão associada para a prestação, planejamento, regulação e fiscalização dos serviços

de abastecimento de agua e esgotamento sanitário do município de Tijucas do Sul. Tendo em vista que o município se encontra em uma APA (Área de Preservação Ambiental) de Guaratuba, e também contendo mananciais para que possam futuramente abastecer a região de Curitiba e Região Metropolitana, pensando nesse sentido é que norteou a apresentação e discussão do projeto. Atualmente o Município não possuí nem um metro de instalações de saneamento básico.

O projeto é de autoria dos vereadores Ricardo Oliveira, Raquel Professora e Joane Oliveira e recebeu apoio dos demais vereadores na sessão do dia 10 último, quando se realizou a primeira discussão da matéria. " Cabe a Sanepar fazer as obras, conforme o contrato. Infelizmente nada foi feito e vamos exigir que a empresa cumpra o que foi estabelecido em 2012", comenta o vereador e presidente do legislativo tijuquense, Ricardo Oliveira.

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 7 7 7 7 TIJUCAS DO SUL
DA ASSESSORIA
ILUSTRAÇÃO

Fazenda Rio Grande tem passado por um momento instável na política desde que denúncias foram apresentadas na Câmara Legislativa do município envolvendo o nome do prefeito Dr. Nassib Hammad. São diversas infrações que o prefeito e a primeiradama teriam supostamente cometido e que poderiam culminar em uma cassação de ambos, já que Doriane ocupa também o cargo de vereadora. Diante dos fatos apresentados, a Câmara formou uma Comissão Parlamentar de Inquérito Processante (CPIP) e os vereadores que a compõem estão ouvindo testemunhas desde então. Nesse momento, a resposta já deve chegar. Respondemos abaixo as principais dúvidas sobre o caso.

Nassib será cassado?

Ele pode, sim, ser cassado a depender do parecer que será apresentado pela comissão parlamentar da Câmara Legislativa. Dr. Nassib atualmente está sendo investigado pelos vereadores por supostas cinco infrações político-administrativas, que apesar de não necessariamente configurarem crimes, são infrações responsabilizáveis caso tenham sido realmente cometidas, uma vez que estas tornariam o prefeito indigno do cargo.

Quais foram os crimes de Nassib?

Supostamente, o prefeito cometeu cinco infrações:

1.Nomeação indevida de um funcionário que tem vínculo pessoal com a primeira-dama Doriane Hammad, mas não tem qualificação para tal: nem formação acadêmica, nem experiência na área. Por não preencher os requisitos, o servidor não só não poderia ser contratado, como também não deveria ter recebido a vacina da Covid-19, que aparentemente recebeu. Além dele, a Câmara investiga outros nomes que também podem ter recebido a vacina indevidamente ao preencherem cargos sem terem a devida qualificação para isso.

2.Denúncia de que houve vacinação integral dos funcionários da secretaria municipal de Assistência Social, na época em que a secretária responsável pela pasta era a primeira-dama e vereadora Doriane Hammad. Sendo que somente servidores do CRAS, CREAS e Unidade de Acolhimento (Casa de Passagem) teriam preferência na fila conforme o plano de imunização. As vacinas restantes deviam ser encaminhadas para a imunização da população em geral, respeitando critérios de idade e comorbidades.

3.O prefeito, supostamente, fez "campanha" em nome de sua esposa dando a entender que essa imunização dos funcionários da secretaria ocorreu por articulação de Nani, como se ela fosse a responsável pelo fato. Isso configuraria infração, uma vez que os dois estariam usando programas públicos federais para promoção do nome da primeira-dama. É o mesmo que dizer que uma pessoa foi atendida no SUS porque outra solicitou, sendo que o sistema deve atender a todos sem preferências.

4.O prefeito teria, segundo denúncia, criado uma zeladoria municipal, cometendo, assim, duas infrações. Uma é a chamada pedalada fiscal porque o prefeito não pode executar nada novo no município, sem incluir na lei orçamentária um ano antes. Ele teria que criar um projeto de lei e incluir na lei orçamentária, mas optou por criar um decreto e pôr em prática sem colocar no orçamento. Com isso, também existe o problema de que o município não se preparou para este gasto, o que indica que recursos que seriam destinados a outro setor ou projeto foram "desviados" para essa zeladoria. Além disso, a denúncia dá conta de que foram pegos funcionários da secretaria de obras para exercer funções no novo setor, o que indica ainda que obras em prol da população podem ter sido paradas por falta de pessoal.

Por que os vereadores estão investigando o prefeito?

Foram enviadas denúncias à Câmara envolvendo o nome de Dr. Nassib. Se os vereadores optassem por engavetar o caso, ignorando por uma questão política ou de amizade, eles poderiam responder ao Ministério Público por prevaricação, que é o crime de não cumprir com seu papel por interesses pessoais. Ou seja, não só é função do Poder Legislativo investigar o Poder Executivo, como também é um dever perante a Justiça e a população.

Quando teremos uma resposta?

A partir do momento que a denúncia foi protocolada na Câmara, existe todo um processo previsto na lei orgânica do município. Nesta quinta-feira (19), as investigações estão na fase instrutória, que é a última fase de coleta de depoimentos. O prefeito teve a oportunidade de apresentar sua defesa e não compareceu. Na terça-feira (24), a defesa poderá se manifestar por escrito. A partir daí, os vereadores poderão solicitar uma sessão extraordinária para dar o parecer final. Para ser cassado, é necessário que nove vereadores votem a favor disso.

Quem assume a Prefeitura, nesse caso?

Como não há envolvimento do vice-prefeito Marco Marcondes nessas denúncias, ele assume a Prefeitura de forma interina.

E a liminar que o prefeito conseguiu?

A liminar não tem validade. No mesmo dia em que a Câmara teve acesso ao documento, comprovou-se que a liminar solicitada induzia o juiz ao erro, ao conter apenas partes do regimento interno, utilizando artigos que não têm a ver com o processo em si. Assim, a Câmara conseguiu reverter essa liminar apenas conversando com o juiz.

5.Segundo a lei estrutural do Poder Executivo, 20% dos cargos em comissão devem ser preenchidos por servidores efetivos da Prefeitura. Entretanto, para mascarar esse índice, o prefeito teria nomeado servidores efetivos em alguns cargos, sendo que eles não exercem tais funções e, muitas vezes, sequer comparecem nas secretarias em que estariam nomeados.

Além dessas cinco infrações que estão sendo investigadas, a comissão tem analisado suposto descontrole na vacinação da Covid-19 de forma generalizada, bem como a negativa de apresentação de informações quanto à vacinação. Os vereadores teriam conseguido alguns dados somente com o Ministério da Saúde. Outras denúncias ainda têm chegado no nome do prefeito.

Nani pode ser cassada também?

Sim, a primeira-dama Doriane Hammad também pode perder seus direitos políticos se for comprovado que ela cometeu algum ato que não poderia. Nesse momento, existe outra Comissão Parlamentar de Inquérito Processante acontecendo na Câmara e que investiga apenas supostas infrações cometidas pela vereadora.

Texto: Dayanne Wozhiak Informações: Procuradoria Jurídica da Câmara Legislativa de Fazenda Rio Grande

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 8 8 FAZENDA RIO GRANDE 9 9 9 9 FAZENDA RIO GRANDE

Fogos de artifício sem barulho em Fazenda Rio Grande

Projeto de lei de autoria do vereador Dr. Renan Wozniack visa a proibição de fogos de artifício com impactos sonoros

Tramita na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande um projeto de lei que visa a proibição da queima, soltura e disparos de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de alto impacto sonoro ou com efeitos de tiro em Fazenda Rio Grande.

ENTENDA O PROJETO

O vereador Dr. Renan Wozniack, autor do Projeto de Lei nº 27/ 2021, enfatiza que a ideia não é acabar com a queima de fogos, mas sim com o barulho dos mesmos. "O texto não está proibindo a queima de fogos, está proibindo os de alto impacto sonoro, aqueles que realmente são prejudiciais à várias pessoas", diz.

PROTEÇÃO AOS MAIS SENSÍVEIS

"Esse projeto de lei surgiu por meio de uma conversa com a mãe de uma criança com autismo. Para a criança autista, o período do Réveillon, por exemplo, é agonizante devido ao barulho dos fogos", explica o vereador. Ele diz, ainda, que não apenas os autistas, mas quem tem Síndrome de Down, crises de pânico, trans-

COMERCIANTES NÃO SERÃO PREJUDICADOS

Outro ponto ressaltado por Dr. Renan Wozniack é que a lei, se sancionada, não prejudicará os comerciantes do ramo. "Cabe salientar aqui que o projeto de lei não proíbe a venda de fogos de artifício, somente daqueles que têm alto impacto sonoro", esclarece.

Pelo projeto, com a lei em vigor, o município e os comércios ainda terão 365 dias (1 ano) para se adaptarem à nova regra.

MUDANÇA DE CULTURA

visa a proibição de fogos de artifício com impactos sonoros tornos de ansiedade, distúrbios mentais, bebês, pessoas idosas, acamadas, doentes, entre outras, sofrem muito com o barulho, assim como os animais, de um modo geral.

CAUSA ANIMAL

"Junto com esse pleito vem também toda a causa animal", aponta o vereador. Ele comenta que o dano está relacionado à capacidade auditiva dos mesmos, que é maior que a dos seres humanos. Além disso, tem a questão do desespero causado aos animais pelos estampidos dos fogos,

ESTADOS E CIDADES JÁ SE ADAPTARAM

Dr. Renan Wozniack conta que essa medida já é lei em alguns estados brasileiros, como São Paulo e Rio Grande do Sul. Várias cidades também já aderiram.

"Além da capital Curitiba, municípios da Região Metropolitana, como Araucária, São José dos Pinhais e Pinhais, já adotaram a lei que proíbe o uso dos fogos de artifício com efeitos sonoros", fala Wozniack.

O autor do projeto de lei defende que o mesmo representa uma mudança de cultura. "Diversas instituições sociais e de proteção a nimal apoiam este projeto. Essa é uma medida que talvez nós vamos romper um paradigma, mudar uma cultura, mas nós temos que pensar realmente naqueles que são mais vulneráveis. A partir do momento em que as nossas práticas violam, ofendem, machucam outras pessoas, eu acho que nós não temos que esperar que a sociedade mude, tem que partir de nós", conclui Dr. Renan Wozniack.

Quem furou a fila da vacina em Fazenda Rio Grande?

Na lista levantada pela CEI, menores de idade e secretários municipais

DA REDAÇÃO

A CEI - Comissão Especial de Inquérito, instaurada na Câmara de Vereadores de Fazenda

Rio Grande, para apurar denúncias de fura filas da vacina contra a Covid-19, concluiu a fase de inquirição de testemunhas e o relatório está sendo finalizado pelo relator, vereador Caio Szadkoski. Segundo Rafael Campaner, presidente da CEI, em vídeo gravado na semana passada, foram imunizadas no fura filas, menores de idade, secretários municipais, servidores comissionados, todos facilitados pela administração municipal. A formação da CEI,

DIVULGAÇÃO

surgiu após diversas denúncias de que secretários e servidores do primeiro escalão foram imunizados fora da lista de prioridades.

Se isso não bastasse, a acusação de que pessoas foram transportadas de outro município para receber a vacina em Fazenda Rio

Grande, usando veículo municipal. "Foram ouvidas várias pessoas no período de investigações e até o Diretor Geral da Secretaria de Saúde foi convocado e confirmou as denúncias", disse Campaner no vídeo. Tudo o que foi levantado pela CEI, está sendo denunciado pela relatoria da Comissão, que deve encaminhar tudo o que foi apurado, por meio de relatório, ao Ministério Público. "As denúncias são graves, afinal, pessoas receberam a vacina, sem estar na relação de grupos prioritários, sendo beneficiadas na vacinação por meio de possíveis "indicações". Muito grave", resumiu Rafael Campaner.

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 10 10 10 10 FAZENDA RIO GRANDE
Projeto de Renan o que pode vir a prejudicá-los de forma irreversível.
DIVULGAÇÃO
Pessoas vacinadas no fura filas em Fazenda Rio Grande motivou criação de CEI
DA ASSESSORIA

Vereadora Nani pede desculpas por insultos e faz nova denúncia

A vereadora de Fazenda Rio Grande, Nani Hammad, é alvo de processo, por conta de irregularidades quando comandou a Secretaria de Assistência Social. Ela tentou uma liminar, suspendendo o procedimento no Fórum fazendense, mas a juíza negou o pedido, esclarecendo que não houve nenhum desrespeito ao Regimento Interno e que a ação pode tramitar normalmente na Câmara de Vereadores. Uma comissão foi formada no legislativo, com o intuito de apurar as irregularidades e a cassação da legisladora.

Nani deixou a Assistência Social e voltou a ocupar o cargo de vereadora e, seu comportamento vem causando intrigas com os colegas de parlamento. Na sessão do último dia 2, quando se discutia o pedido de afastamento do prefeito Nassib Hammad (esposo), Nani, usando o espaço da liderança, disse que "não sei o que conversaram com vocês, se ofereceram secretarias ou cargos, mas podemos fazer uma composição", dando a entender que algum tipo de acerto poderia ser firmado, evitando o avanço das investigações. Esta fala de Nani, de imediato, gerou descontentamento de parte da vereança. "Fui eleito para ser vereador e não para fazer acertos com prefeito", disse um dos vereadores. Diante da repercussão nega-

tiva, Nani, na sessão desta semana, usou o mesmo espaço destinado a liderança do prefeito, para pedir desculpas. "Quero me retratar e pedir desculpas aos vereadores", resumiu.

Ao mesmo tempo que pediu desculpas, Nani fez uma denúncia grave. Ao justificar o pedido de se ausentar da sessão, de forma antecipada, disse que precisava ir rapidamente para casa, pois a filha precisava de cuidados, pois no final de semana sofreu atentado. "Sabemos que o atentado foi motivação política", disse a vereadora. O vereador Caio Szadkoski, ao usar a tribuna, falou do gesto nobre da vereadora Nani pedir desculpas. "Merece o nosso respeito ao pedir desculpas, mas de repente fez uma acusação grave. Perseguição política, atentado contra a filha? Isso precisa ser melhor esclarecido", findou Caio.

Escravos da tecnologia

Aquela profecia de as pessoas receberiam um chip, que não seria possível comprar nem vender, seriam monitoradas, algo relacionado a marca da besta, pois então, de alguma forma chegou. Ok, esse papo parece muito surreal. Mas, se você pensar, as pessoas usam gadgets vestíveis, como smartwatchs e pulseiras inteligentes que monitoram sinais vitais 24 horas por dia e não precisam ser tiradas nem para dormir ou tomar banho. Ninguém vê problemas apocalípticos num marca-passo, em contraceptivos implantados sob a pele, na lente de contato que ajuda diabéticos... Fora que o celular virou uma extensão do corpo e já moldou nosso cérebro. Tempos atrás o casal perdia seu par para o "Ricardão", agora perde seu par para o celular!

Amigo leitor, claro que fantasiamos algumas coisas, mas o grande objetivo é chamar a atenção para nossa escravidão. Não estávamos preparados para tanta tecnologia, o que deveria ser ferramenta para facilitar a vida, com efeito rebote, veio e nos escravizou. Nossos filhos sentam-se à mesa de jantar jogando ao celular, não sabem mais fazer uma leitura, optam por séries ao invés de ler, desta forma indo em ritmo galopante a uma "atrofia cerebral." Nós mesmos impulsivamente ficamos olhando no celular a cada 5 minutos, nem que não tenha nada, mas temos a expectativa de que tenha alguma coisa largando nossos afazeres para ficar olhando na telinha. Para pessoas que normalmente não abriríamos as portas da nossa casa, agora invadem nossa privacidade, tomam nossa atenção, nos assediam e nós consentimos calados como se aquilo fosse normal. Trocamos a atenção das pessoas que estão a nossa frente, pelos "amigos" virtuais. Influenciadores digitais, sem formação, sem noção, sem fundamentação, dizem aos nossos filhos o que eles devem fazer.

Definitivamente, estamos substituindo o contato humano pela fria tecnologia. Não estamos sabendo fazer bom uso das ferramentas que temos disponíveis, e estas ferramentas estão moldando nosso cérebro à dependência delas. Óbvio, o mundo mudou para melhor, afinal, tudo mais simples e mais fácil, menos filas, menos transtornos. Por outro lado, não desenvolvemos a cultura necessária para lidar com isso tudo!

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 11 11 11 11 11 FAZENDA RIO GRANDE / OPINIÃO
DA REDAÇÃO
IMAGEM DO FACE
Vereadora Nani de Fazenda Rio Grande

Monsa garante mais de R$ 2 milhões para Agudos

Vereador agudosulense angariou recursos em órgãos estaduais e junto a parlamentares e vem procurando realizar trabalho com resultados

O vereador Monsa Kerscher, de Agudos do Sul, reafirma que seu compromisso é de um mandato para proporcionar resultados para o município e mais bem-estar e qualidade de vida para a população. Conta que tem trabalhado com empenho e já garantiu mais de R$ 2 milhões em emendas para investimentos na cidade através de parceria nas esferas estadual e federal. Com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o vereador conseguiu a instalação de dez pontos de ônibus, no valor de R$ 75 mil, que já foram instalados. Junto a Secretaria de Estado da Agricultura, angariou R$ 300 mil em pedras irregulares, que serão colocadas na estrada rural Donato Pazda, que dá acesso ao bairro Taboão. Também conseguiu R$ 70 mil de diesel para as demandas do Setor Rodoviário.

"Fui eleito e estou buscando retribuir cada voto com muito trabalho e dedicação. E estou conseguindo trazer mais resultados em parceria com deputados que também querem o desenvolvimento da nossa cidade", destacou Monsa. Com apoio do deputado federal Toninho Wandscheer, ele conseguiu R$ 450 mil para uma escavadeira hidráulica, R$ 400 mil para um trator 120hp com grade de 18 discos; R$200 mil para a saúde e 250 mil para um ônibus escolar. "Toninho está sempre à disposição para ajudar Agudos. Por indicação dele já temos mais de R$ 1,3 milhão. Só temos a agradecer e continuar fortalecendo essa parceria", disse. Também em parceria, Monsa, o secretário de Obras, Everson Adolphatto, e o prefeito Jesse Zollner conseguiram, por indicação do deputado Luizão Goulart, R$ 560 mil para a cidade, sendo R$ 200 mil para a saúde e R$ 360 mil para a aquisição de uma retroescavadeira.

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 12 12 12 12 AGUDOS DO SUL
DA ASSESSORIA

Comitiva retorna de Brasília com saldo positivo para o município

Nesta semana uma comitiva pienense esteve em Brasília na busca de recursos e investimentos para suprir as demandas do município. Viajar para a capital do país é importante pois é lá que acontece a divisão dos recursos e levar as demandas do município é de fundamental para alcançar estes investimentos. “Eles não sabem o que Piên precisa, por isso é importante irmos bater de porta em porta e apresentar as necessidades da nossa cidade”, comentou o prefeito Maicon Grosskopf.

O prefeito esteve acompanhado da primeira dama, Graziele Grosskopf, do procurador do município Calebe França Costa, da secretária de Educação Clarice Fragoso e do secretário de Governo Josnei Grosskopf. Representando a Câmara de Vereadores estava o presidente Eduardo Pires Ferreira e os vereadores Dorivaldo Ritzmann e Gilmar da Rosa (Juma). O objetivo da visita foi destravar algumas obras que estavam paradas nos ministérios, como é o caso da educação que está com obras paradas por falta de repasse por parte do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação. “Solicitamos junto ao FNDE o destrave de recursos para dar continuidade às obras, como a quadra coberta na escola da localidade de Poço Frio”, comentou o prefeito. Além de buscar a liberação dos recursos já agenda-

dos foi feita a solicitação para novos projetos de investimentos a serem realizados em diversas escolas do município. “Fizemos um levantamento de todas as unidades educacionais e estamos elaborando os projetos de ampliação ou reforma destas unidades. Em breve iremos cadastrar junto ao FNDE para buscar a liberação destes investimentos”, comentou a secretária de Educação Clarice Fragoso.

Uma visita importante também aconteceu no escritório de Representação do Governo do Paraná em Brasília. O escritório é uma ferramenta que pode ser utilizada pelos municípios servindo com um elo de ligação entre a cidade e a capital federal. “Foi importante o contato pois não é sempre que podemos nos deslocar à Brasília, e quando não for possível este escritório poderá nos representar e lutar por nossas demandas”, disse o prefeito. Na Assistência Social a equipe da prefeitura conheceu os programas disponíveis e quais podem ser trabalhados no município, tudo isso a partir de recursos a serem enviados pelo governo federal. Outra pauta que deve ser prioridade no município a longo prazo é quanto a mobilidade urbana e saneamento básico. Pensando nisso o prefeito Maicon Grosskopf, esteve participando de uma audiência com o engenheiro civil Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Na pauta diversos assuntos de relevância para o município como o saneamento básico da

cidade, rede de esgoto e sistema viário. Todos projetos importantes que visam a melhoria da infraestrutura do nosso município. Para o prefeito Maicon Grosskopf este estreitamento com a Capital Federal é importante pois aproxima o município com o Governo Fedeal. “Fizemos uma peregrinação em diversos setores do governo, bem como conversamos com diversos deputados, sempre levando as solicitações para que possamos ter auxílio financeiro do governo federal para a realização de obras”, comentou Maicon.

CONGRESSO FEDERAL

Um saldo positivo também das visitas realizadas junto aos Deputados Federais do Paraná. O prefeito comentou que a comitiva esteve realizando visita à todos os parlamentares que possuem alguma representatividade em Piên. “Fomos atrás de todos, levando nossos pleitos e tivemos muitas sinalizações positivas de que em breve possamos começar a receber novos recursos”, frisou Maicon. Como é de praxe no Congresso Federal, neste ano os deputados apresentam suas indicações de destinação de recursos para que no próximo exercício, 2022, estas verbas sejam destinadas aos municípios contemplados. “Por isso reitero a importância de estar sempre em contato com deputados. O município que não pede, não cobra e não acompanha dificilmente será contemplado com estes recursos”, finalizou.

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 13 13 13 13 13 PIÊN
DA ASSESSORIA

Prefeita Marli comemora o ritmo acelerado de obras em Pinhais

O surgimento da pandemia provocou uma situação inédita para as cidades brasileiras, afetando fortemente a questão econômica, e consequentemente, impactando a arrecadação dos municípios. Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas no período e a necessidade de priorizar a área da saúde, Pinhais seguiu mantendo os investimentos em obras públicas.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Semop), trabalha para a concretização de importantes obras, projetos e ações em diferentes áreas, transformando a infraestrutura do município e proporcionando maior qualidade de vida para a população. Mesmo com um cenário desafiador para as administrações públicas, em Pinhais, os trabalhos continuaram normalmente e resultaram em avanços e realizações importantes. "A pandemia do novo Coronavírus causou problemas sérios para os municípios do país. No entanto, aqui em Pinhais, graças ao nosso planejamento, organização, e ao empenho e dedicação dos servidores, tivemos condições de amenizar as dificuldades. Desde o início demos atenção especial à saúde das pessoas, mas claro, sem esquecer as demais áreas. No setor de obras públicas, mantivemos o ritmo de trabalho pavimentando ruas, construindo calçadas, ciclovias, escolas, unidades de saúde e outras obras em diversos pontos do município para atender cada bairro e pensando nos moradores. A situação provocada pela pandemia foi bastante complexa, mas vendo a quantidade de obras realizadas e aquelas em andamento na cidade, com satisfação digo que superamos os obstáculos e que teremos muito mais para fazer, afinal o trabalho não para em Pinhais", afirmou a prefeita Marli Paulino.

A lista de obras realizadas de janeiro a julho deste ano é expressiva. Acompanhe a seguir os resultados do trabalho promovido no período:

VIAS REVITALIZADAS E PAVIMENTADAS

Essa é uma ação que aconteceu em

vias de grande relevância para o município. Um trabalho completo que executa a revisão no sistema de drenagem, retirada da atual pavimentação para colocação de uma nova, além de implantação de recuo, estacionamento, iluminação em LED, calçada, paisagismo e nova iluminação. Esse tipo de obra foi promovido na Rua Paranapanema (Weissópolis), na marginal da Rodovia João Leopoldo Jacomel (Pineville), e está em andamento na Rua Manoel Bandeira (Vargem Grande). Além destas, várias ruas receberam nova pavimentação e melhorias: Altônia (Emiliano Perneta), Austrália (Centro), Austrália (Centro), Bernardo Oziski (Pineville), das Acácias (J. Karla), Das Laranjeiras (J. Karla), Getúlio Vargas (J. Amélia), Jeronimo Batista (Estância Pinhais), Jerônimo Busato Filho (Estância Pinhais), João Mendes Batista (Maria Antonieta), Pau Brasil (J. Karla), Primeiro de Maio (Centro), Selvino Gomes Nogueira (Alto Tarumã) e Vereador Claudinez Reginaldo (Pineville).

CALÇADAS

Pinhais desenvolveu uma tecnologia própria para construção de calçadas, chamada de calçada ecológica. O material usado é o concreto poroso, que é permeável e não acumula água em dias de chuva. Esse tipo de calçada tem um custo similar às tradicionais e requer pouca manutenção. Com um amplo programa de calçamento, o maior de sua história, o município tem realizado as obras em diversas vias: Adalberto de Andrade (Maria Antonieta), Afonso Pena (J. Amélia), Alto Paraná (Emiliano Perneta), Getúlio Vargas (J. Amélia), Humberto de Alencar Castelo Branco (Jardim Amélia), Rio Solimões (Weissópolis) e Rua Etiópia (Centro).

NOVA UNIDADE DE SAÚDE

O bairro Atuba ganhará uma nova Unidade de Saúde. Com 580 m² de área construída, o espaço contará com cinco consultórios, farmácia, sala de odontologia, escovário, salas para curativo, para aplicação de vacinas, triagem, armazenado e coleta de sangue.

A Unidade está localizada entre a Av. Jacob Macanhan e as Ruas Crescêncio

Batista e Manoel Lucas

Evangelista Neto.

INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO

Para melhorar ainda mais a educação do município, que é referência no estado, investimentos são realizados no setor. No bairro Weissópolis, está sendo construído o CMEI Vinicius de Moraes que ampliará o número de crianças atendidas. Já a Escola José Brunetti Gugelmin (Pineville) passou por reformas e ampliação, assim como as Escolas Clementina Cruz (Estância Pinhais) e Elis de Fátima Zem que receberam uma série de melhorias em suas estruturas.

Mais um investimento importante é a construção da nova sede da Escola Maria Capellari, no Maria Antonieta. Com o projeto já finalizado, agora está em andamento a etapa da licitação e a previsão é que o início da construção da unidade de ensino aconteça neste segundo semestre. O novo espaço educacional terá aproximadamente 3600 m² e tem um custo de 8 milhões de reais.

MELHORIAS NO TRÂNSITO

Com o crescimento da cidade, intervenções na área do trânsito são necessárias. Para atender a solicitação de moradores da região do bairro Atuba, que tinham dificuldades para entrar em Curitiba, pelo Bairro Alto, depois da construção da nova Trincheira do Atuba, uma nova via de acesso foi criada para melhorar e facilitar o trânsito na região. Outra ação importante é a criação de um novo binário que ligará a região central com os bairros Vargem Grande e Weissópolis. Com o alargamento em um trecho da Av. Ayrton Senna, um novo cruzamento será criado na linha férrea ligando a Rua Cairo a Rua Manoel Bandeira. Mais uma obra de grande valor para a cidade é a duplicação da Avenida Maringá. A via que é uma das principais do município está com os trabalhos em andamento, sendo divididas em duas etapas. Em uma delas entre as ruas Umuarama, na Praça Ayrton Senna, até a Eurípedes Morais e Silva, e a outra, até a Estrada da Graciosa. Além da duplicação e nova pavimentação, a avenida será con-

templada com drenagem, estacionamento, calçada para pedestre, ciclovia, iluminação em Led e paisagismo.

CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

Essa é uma questão que o município se preocupa bastante. Em prevenção às enchentes que aconteciam há alguns anos, quando ocorriam chuvas volumosas, a Secretaria de Obras executa o trabalho de limpeza dos rios constantemente. Mais uma medida que ajuda na prevenção é a construção de calçadas ecológicas que absorvem água, e também, o trabalho de drenagem. Outra ação que favorece a preservação ambiental é a criação de parques lineares às margens dos rios.

O Parque Linear do Rio Atuba, traz além do cuidado com o meio ambiente, um espaço com diversos atrativos para as pessoas, como academia ao ar livre, quadras poliesportivas, praça e ciclovia.

QUALIDADE DE VIDA

Em Pinhais, diferentes obras são realizadas para proporcionar maior qualidade de vida para a população. No Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma piscina térmica está sendo construída, além de toda uma nova estrutura com vestiários, banheiros e demais dependências. Já o bairro Pineville, ganhará uma nova praça pública. Um espaço para atividade de lazer e convívio social com academia ao ar livre, pista de caminhada, quadras esportivas e toda arborizada.

Mais uma ação adotada por Pinhais é o investimento de iluminação com tecnologia LED em vias públicas. Gradualmente o município está substituindo as lâmpadas incandescentes por esta nova tecnologia, que tem maior durabilidade, são econômicas e possuem uma qualidade de luz melhor. Este é um trabalho crescente, e desde o início de 2021, já foi realizadas em várias ruas da cidade: Batista Ramos (Atuba), Carlos Pereira Canani (Vargem Grande), Jacarezinho (Alto Tarumã), marginal da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415), Renascença (Centro), Santa Fé (Emiliano Perneta) e trecho do Parque Linear às margens do Rio Atuba.

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 14 14 14 14 PINHAIS
Mesmo com os impactos causados pela pandemia, as obras continuaram normalmente no município resultando em avanços e realizações importantes
DA ASSESSORIA

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO

C.J.M.S. EMPREENDIMENTOS

IMOBILIÁRIOS SPE LTDA torna público que irá requerer ao IAT, a Renovação da Licença de Instalação para loteamento residencial a ser implantada na rua José Custódio dos Santos, 2478 - Eucaliptos - Fazenda Rio Grande/PR

SUMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO REALINVEST CONSTRUÇÕES

E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA torna público que recebeu do IAT, a Licença de Instalação para Parcelamento de Solo (LI: n. 248212) a ser implantada na área encrava com acesso por servidão pela Rua Custódio dos Santos, s/n - Eucaliptos - Fazenda Rio Grande/PR.

SUMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

SV CAPITAL EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA torna público que irá requerer ao IAT, a Licença Prévia para Condomínio Residencial a ser implantada na Rua José Custódio dos Santos, 1096Eucaliptos - Fazenda Rio Grande/PR.

SUMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO REALINVEST CONSTRUÇÕES

E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA torna público que recebeu do IAT, a Licença de Instalação para Parcelamento de Solo (LI: n. 248213) a ser implantada na Rua Custódio dos Santos, s/n - Eucaliptos - Fazenda Rio Grande/PR.

SUMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO REALINVEST CONSTRUÇÕES

E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA torna público que recebeu do IAT, a Licença de Instalação para Parcelamento de Solo (LI: n. 248211) a ser implantada na área encrava com acesso por servidão pela Rua Custódio dos Santos, s/nEucaliptos - Fazenda Rio Grande/PR.

GUIA COMERCIAL

SUMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO REALINVEST CONSTRUÇÕES

E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA torna público que recebeu do IAT, a Licença de Instalação para Parcelamento de Solo (LI: n. 248209) a ser implantada na Rua Custódio dos Santos, 1598 - Iguaçu - Fazenda Rio Grande/PR.

EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 15 15 15 15 15
CLASSIFICADOS / GERAL
EDIÇÃO 527 - 20 DE AGOSTO.2021 16 16 16 16

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.