1818

Page 1

EDIÇÃO 1818

www.jornalceleiro.com.br

Campos Novos-SC, Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024.

ESPECIAL

Rui Tomazoni é o entrevistado no 'O que Campos Novos Precisa'?

uPág. 04

SAÚDE

Psicóloga fala sobre procura da população para tratar Saúde Mental

uPág. 05

COMUNIDADE

Inscrições para Conselheiros Tutelares Suplementares em CN.

uPág. 06

Projeto, 'Meu Melhor Amigo', ganha unidade móvel.

uPág. 07

AGRONEGÓCIO

Sicredi realiza

Assembleia com jantar para associados.

uPág. 09

Napalha realiza sorteio do Consórcio Premiado

uPág. 09

Copermap realiza Dia de Campo em Brunópolis.

uPág. 09

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
1
Desde 1992

EDITORIAL

Cadê os representantes?

O tempo passa e na lembrança fica o que está ali, aos olhos, no momento. Essa é a vida da população de Campos Novos, diante de todas as dificuldades, apresentadas pelo município nos últimos tempos, após perder representatividade efetiva, no governo.

Atualmente, infelizmente, a cidade ‘esquece’ em quem votou para buscar, representar e acolher os anseios da comunidade. Vivemos cobranças de recursos, de estradas, de representatividade, de importância em ser um dos municípios que mais cresce no quesito arrecadação, no ‘Celeiro Catarinense, Coração do Agronegócio’, mas não é só de títulos e pujança que vive Campos Novos.

PRECISAMOS DE ATENÇÃO, de EFETIVIDADE, de APOIO E DESTINAÇÃO DE RECURSOS, e isso deve vir URGENTE!

Lembramos aqui, das eleições de 2022, onde os nomes eram falados pelos eleitores, indicados e apreciados. Devemos lembrar também, que muitos votos, ‘surgiram’, para nomes desconhecidos do público em geral, e que isso levantou um ‘alerta’, do que a influência, vem encontrando por aqui.

Dos eleitos nas eleições 2022, fica aqui registrado os nomes dos Deputados Federais: Carolini De Toni (PL), Pedro Uczai (PT), e Valdir Cobalchini (MDB).

Nos nomes de Deputados Estaduais cita-se: Jerry Comper, que apesar de poucos votos, na cidade, ainda foi vencedor e atualmente não está na Alesc (Assembleia Legislativa), mas atua como Secretário de Infraestrutura do Governo de SC.

No quesito Senado, Jorge Seif, atual senador eleito e representante de Santa Catarina no Senado, também foi o mais votado na cidade. Outro mais votado em Campos Novos, o Governador, Jorginho Mello, eleito com 9.285 votos.

Após não termos mais um representante na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), há de se destacar o Deputado Lucas Neves, (Podemos), que foi o décimo primeiro candidato que teve votos em Campos Novos, mas, mesmo assim é o que mais está adiante no que se refere a representatividade no município, vindo, visitando, levando demandas e cobrando ações.

Diante de tudo isso, fica-se a pergunta: Cadê os outros Deputados? os que foram votados, os que ganharam e os que atuam, onde estão a sua representatividade?

Precisamos TODOS NÓS, POPULAÇÃO, cada vez mais refletir nesse movimento, um deputado é um representante e deve sempre lembrar, de quem o levou e ajudou a ‘sentar na cadeira’.

Outros dados que lembramos aos nobres leitores são dos 10 mais votados. No estado: Três atuam na ALESC: Luciane Carminatti (PT), Ana Campagnolo (PL), registra-se a deputada mais votada na história do estado, Paulinha (Podemos), Sargento Lima (PL), não está na Alesc, mas atua na Secretaria de Segurança Pública de SC.

Dos Federais, além dos citados, acima, também temos, entre os 10 mais votados, os eleitos que atuam em Brasília: Ricardo Guidi (PSD), e Jorge Goeten (PL), e Carmen Zanotto, que não está na legislatura, mas atua como (Secretária de Estado de Saúde em SC).

Todos esses nomes são importantes para nós, e neles precisamos olhar, fiscalizar e cobrar, sabemos que todos já fazem um trabalho a nível fundamental no que se refere ao CATARINENSE, mas também nós CAMPONOVENSES, queremos a sua atenção e cuidado, no nosso dia-a-dia, na nossa cidade, na rua, nas necessidades e na REPRESENTATIVIDADE.

Direito em Desenvolvimento

O CONTRATO DE FORNECIMENTO DE INSUMOS AGRÍCOLAS

A cadeia produtiva do agronegócio é bastante complexa e envolve fases de preparação, soma de operações de produção, comercialização e logística; cujas etapas são necessárias para que o produto agrícola atinja seu tempo de formação até chegar ao consumidor final. É na primeira etapa do ciclo, a chamada fase antes da porteira, que os insumos agrícolas (sementes, fertilizantes, adubo, defensivos agrícolas, serviços de tecnologia, etc.) devem ser adquiridos para serem utilizados na produção.

Mas para que tudo ocorra dentro do previsto, recomenda-se que o produtor rural (pessoa física ou jurídica); as cooperativas agropecuárias; ou mesmo as associações de produtores rurais; no momento de obter os insumos, procurem documentar essas negociações de modo a se proteger de uma possível divergência na relação contratual.

Cumpre destacar que o contrato de fornecimento de insumos, como o próprio nome já indica, pode ser um instrumento eficaz para regular a relação entre o fornecedor de insumos e o fornecido (aquele que atua na posição de produ-

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Lilian de Lima Ferreira - RP: 0006965/SC

Contatos:

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

tor).

O contrato de fornecimento tem como objeto insumos que sejam de procedência e de boa qualidade, na quantidade solicitada pelo contratante, de forma periódica e determinada, ou de forma continuada e indeterminada; dependendo da atividades agrárias e da vontade das partes. Trata-se de um contrato atípico (não está previsto na legislação de forma expressa), e que se subsidia de algumas características do contrato de compra e venda previsto nos artigos 481 e seguintes do Código Civil de 2002.

O contrato de fornecimento de insumos agrícolas, geralmente é um contrato de curto prazo, utilizado para atender uma safra ou produção. Nesse tipo de instrumento, haverá o dever de cooperação inerente às relações contratuais e obrigacionais, com interações contínuas e de colaboração entre as partes.

O contrato de fornecimento de insumos reúne outras características, quais sejam: a) é um contrato oneroso, já que o fornecedor terá a sua contraprestação (pagamento) por fornecer o produto/serviço ao fornecido/contratante; b) é um contrato bilateral, com obrigações recíprocas entre as partes, em que uma parte fornece o insumo e a outra paga pelo insumo fornecido de forma consensual, ou seja, combinada entre

as partes; c) é comutativo, pois as prestações são conhecidas, mas também pode ser aleatório, não há impedimento para tanto; d) em relação ao prazo, o contrato de fornecimento pode ser determinado ou indeterminado.

Sob o aspecto prático, recomenda-se que as partes adotem no contrato de fornecimento de insumos agrícolas, cláusulas que definam de forma clara e objetiva: qualificação das partes; o preço do produto; a quantidade, especificação, peso, qualidade, espécie do produto; forma de pagamento, ou seja, se à vista ou parcelado; sempre mediante nota fiscal; as condições do transporte do insumo, ficando fixado a quem caberá os custos de frete, bem como o local que deverá ser entregue; os prazos de entrega dos insumos ao fornecido; encargos e multas por inadimplência das obrigações contratuais, foro competente para dirimir possíveis controvérsias entre as partes; local da emissão, assinatura dos contratantes e de testemunhas.

Nesse tipo de relação contratual, que comumente envolve valores altos, e em alguns casos, insumos de difícil acesso, como por exemplo, os fertilizantes; entende-se fundamental a utilização de um contrato bem elaborado, que diminua os riscos de perdas, e que ofereça segurança jurídica às partes.

Por: Leonardo Rafael Fornara Lemos

Advogado - OAB/SC 16707

Pós-graduando em Direito do Agronegócio e Pós-graduado em Direito Tributário

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato:

(49) 9 8828.2224

Impressão: Gráfica Araucária/ Lages-SC . Tiragem: 1000/ Exemplares/Semana

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus - Campos Novos

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

02/2024

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 2
www.jornalceleiro.com.br
COLUNAS

Curso arbitragem de Futsal, foi realizado neste mês de fevereiro. O curso foi promovido pela Liga Camponovense de Futebol e teve conhecimento repassado em dois dias de estudos e conhecimento no esporte.

APAGÃO EM CAMPOS NOVOS

No último, dia 20 de fevereiro, o Centro de Campos Novos ficou, ao todo 9 horas sem luz. A falta de Energia Elétrica causou transtornos na região e 'acendeu', um alerta às autoridades.

A Falta de energia, quedas e problemas já se estedem há algum tempo, não só no centro, mas nos bairros da cidade.

Sendo Campos Novos uma das maiores economias de Santa Catarina, é incompreensível o problema chegar a este ponto.

Em janeiro a cidade ficou completamente sem luz, após um problema em uma Subestação.

A falta de energia é agravada pela redução da equipe de eletricistas que dão manutenção à rede da Ce-

ASSINATURAS

lesc e pela centralização da manutenção em Joaçaba, onde ficam os equipamentos, como o transformador que foi trocado na última semana na Rua Cel Pedro Carlos e que gerou a falta de energia no centro.

Correios, Rádio Cultura, as sedes da CDL e Acircan, empresas do comércio e residências foram afetadas.

Após a ação, o deputado Lucas Neves (Podemos) intensificou sua atuação em prol da resolução dos recorrentes colapsos elétricos que assolam Campos Novos. O parlamentar direcionou suas preocupações ao presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, exigindo medidas imediatas para enfrentar a crise.

“Segundo relatos, não houve chuva, nem vendaval. A rede é

Na última semana o Prefeito Gilmar Marco Pereira, solicitou ao Jornal O Celeiro um documento de apoio a implantação do Instituto Federal em Campos Novos, o mandatário coletou documentos de apoio com assinaturas de diversas entidades de diversos setores.

Importantíssimo este movimento e o apoio também da IMPRENSA, a mesma está acompanhando, apoiando e estará cobrando este projeto e essa nova oportunidade.

antiga, carece há anos de melhorias. Esses eventos são rotineiros desde 2022. A cidade já ficou 12 horas sem energia. Os apagões são agravados pela redução da equipe de eletricistas que dão manutenção à rede e pela centralização em Joaçaba de equipamentos. Por isso, vamos cobrar atitudes urgentes da estatal, para que situações como essas não se repitam”, disse Neves.

Em apoio ao setor produtivo e aos interesses coletivos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (Acircan), se manifestaram à favor de medidas resolutivas para a carência de pessoal e de equipamentos na Celesc em Campos Novos.

A PERGUNTA

Após as constantes faltas de energia, as duas entidades emitiram um documento onde mencionam além da carência de pessoal, a falta de caminhão apropriado para os serviços de manutenção no sistema, e protocolam pedido de um parecer da empresa, para atender às demandas do sistema elétrico.

O documento assinala a significativa representatividade das entidades que contam com mais de 600 associados e é assinado pelos presidentes e empresários, Marcos Giovani da Silva e Márcio Azevedo.

A Celesc, ainda investiga causas externas para os danos ao transformador e confirmou que esta trabalhando para resolver os problemas.

Na Sessão Ordinária, de quarta-feira (14), o Vereador, Tadeu Guzatti (MDB), citou a pergunta efetuada pelo Jornal O Celeiro na sua série de entrevistas em tribuna.

‘Perguntaram para o Dalmolin, ‘O que Campos Novos Precisa?’, Campos Novos, precisa de um gestor, que tenha autonomia, que tenha diálogo, e que seja um Líder. Que lidere as pessoas que estão perto dele, e que ele agregue as pessoas que trabalham para que elas façam um bom trabalho”.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 3
ESPORTE
PAUTA

Segue nesta edição a série de entrevistas com o tema: “O que Campos Novos precisa”?

A entrevista é formada por oito perguntas, com o objetivo de saber a opinião dessas personalidades sobre o que é necessário para o progresso da cidade. O entrevistado desta semana é Rui Tomazoni.

ENTREVISTA

uJornal O Celeiro: Prestes a completar 143 anos, você acredita que Campos Novos evoluiu? Qual setor você acredita que teve a maior evolução?

uRui Tomazoni: Campos Novos evoluiu principalmente no setor imobiliário, nos últimos anos estamos vendo diversas construções como prédios e residências, onde se deu uma outra aparência para a cidade. Outras áreas também houve algum crescimento, mas o maior foi na área de construção.

uO Celeiro: Avaliando as administrações anteriores e prefeitos, cite projetos que na sua opinião fizeram a diferença.

uRui: Durante a gestão do Nelson Cruz e do Vilibaldo, eles fizeram acesso a todos os bairros da cidade, onde melhorou bastante a acessibilidade. Além do incentivo ao esporte através da construção de ginásios, principal-

mente no interior do município. Nas atuais administrações, duas avenidas foram construídas, a Avenida Belincanta Neto e a Avenida JK, mas ambas muito mal feitas. A Belincanta Neto não se tendo condições de entrar um ônibus e na JK a obra foi longa, com muitos serviços feitos e em seguida desmanchados, o que resultou na colocação de muito dinheiro em contratos aditivos pela demora da conclusão da obra e resultou em um grande desperdício do dinheiro público e o povo de Campos Novos foi quem pagou esse prejuízo. Algo muito negativo também que destaco das últimas duas administrações são os financiamentos, “pacotões”, dois financiamentos foram realizados para construção das duas Avenidas citadas anteriormente, e um financiamento no valor de 6 milhões para a aquisição de máquinas, esse achei importante e votei a favor vendo a situação do nosso maquinário sucateado, mas os outros fui contra pois a Prefeitura ficou com dívidas para os próximos 20 anos, que entre os juros deverá alcançar entre 60 a 70 milhões de reais e os novos prefeitos terão mais esse grande compromisso.

uO Celeiro: Campos Novos tem grande potencial o AGRONEGÓCIO, na sua opinião, a Administração Municipal tem focado em investimentos

nesse setor? Quais são os avanços ou investimentos ainda necessários?

uRui: Os investimentos necessários é de que sejam contratados mais técnicos para a Secretaria de Agricultura, para realizarem trabalhos de assistência técnica aos produtores, através de convênios com a Epagri, para que se possa dar uma maior sustentação para o Agro. E principalmente estradas em boas condições, além de máquinas para realizar serviços no interior, que muitas vezes os agricultores precisam e não é realizado. Desde os pequenos aos grandes produtores, quando chega a época da colheita sofrem não tendo como escoar a sua produção devido as condições ruins das estradas, então eu vejo essa necessidade de

melhoria nas estradas e investimento em máquinas, pois estamos mal nesse setor.

uO Celeiro: Quais setores você considera os mais FORTES de Campos Novos e o que seria necessário para fortalecer ainda mais?

uRui: Destaco a educação e a saúde, mas precisam de mais investimentos, como segurança nas escolas e melhoria nos atendimentos.

uO Celeiro: Qual setor você considera o mais FRACO e que necessita de INVESTIMENTO URGENTE? o que seria necessário para alavancar este setor?

Rui: O setor mais fraco são as nossas estradas, estão muito ruins já a muito tempo, às vezes por consequência do tempo, mas não só por esse motivo, precisamos que seja feito um investimento em máquinas para que o município possa fazer um trabalho melhor e também na contratação de alguns serviços de maquinário terceirizado para atender a todas as comunidades do município. Os moradores do interior do município têm seus carros sendo desgastados, algumas estradas em algumas localidades são muito estreitas, impossibilitando a passagem das máquinas para fazer a colheita.

uO Celeiro: O que você sente que funciona em Campos

Novos? E o que não funciona?

uRui: Como citei anteriormente, a educação e a saúde funcionam. O que não funciona, além das estradas, é o nosso setor habitacional, foi prometido a construção de 400 casas, mas ainda não foi feito nada nesse setor, temos muita gente que além de ganhar pouco, só um salário mínimo, ainda tem que pagar aluguel caro. Sendo esse setor um dos piores aqui do município.

uO Celeiro: Além do AGRONEGÓCIO, que é o principal, quais outros ramos você acha que merecia mais incentivo? O turismo, cultura e lazer por exemplo, são áreas que poderiam ser mais exploradas?

uRui: Campos Novos tem lagos que podem ser explorados, além de muitos outros locais que podem ser utilizados no turismo, na construção de hotéis, na realização de cavalgadas, poderiam ser mais aproveitados para que também o município se desenvolvesse junto. E voltando a falar, algo básico que precisa para o turismo se desenvolver são boas estradas, bons acessos até os pontos turísticos. Temos muitos lugares bonitos como o Aguapé, Palmeira, São Simão, São Franscisco entre outros, mas o acesso é muito ruim, e os turistas não vão sair de suas casas a passeio para passar por situações ruins e não

encontrar uma estrada boa até o destino que é o básico que o município pode oferecer.

uO Celeiro: O município tem um grande número de arrecadação, como acha que o Poder Público deveria aplicar uma forma melhor para garantir o bem-estar da população?

uRui: Nesses meus quase 30 anos como vereador, vejo que o nosso município começou a inchar demais e os recursos são destinados com gastos relacionados a folha de pagamento, onde algumas atividades que poderiam ser realizadas com seis pessoas é contratado dez para poder acolher muita gente na Administração e cumprir os compromissos políticos. Assim não sobra dinheiro para investimentos, só se tem dinheiro quando vem uma emenda, mas do município ultimamente sobra muito pouco, se enxugasse a máquina, poupando alguns recursos pode ser utilizado para se investir em outras áreas. Como na construção de creches, escolas, praças, melhorias na cidade, ações através da Assistência Social. É necessário enxugar a máquina, realizar um serviço bem feito e menos desperdícios, tenho visto muitos veículos da prefeitura sendo utilizados sem necessidade, tudo isso gerando um alto custo de combustível e desgaste nos carros da Administração.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 4 POLÍTICA
*Imagens: Arquivo/O Celeiro Rui Tomazoni

Psicóloga fala sobre procura da população para tratar Saúde Mental

Emanuele, atende na Clínica 'Bem Viver, Terapias Integrativas'.

Atualmente os números de casos de pessoas com a saúde mental afetada tem aumentado significativamente e os problemas causados são diversos como a ansiedade, stress continuado, depressão, dependência de álcool entre outras situações.

No início do ano, tivemos a Campanha Janeiro Branco a qual reforça a necessidade dos cuidados com a saúde mental e entre as ações apresentadas pela campanha, orienta a procura de profissionais especializados para o tratamento.

A equipe de reportagem do jornal O Celeiro, conversou com a psicóloga clínica camponovense Emanuele Cristi Borella, formada e pós-graduada pela Unoesc de Joaçaba, atuando na área desde 2020, sobre quais são os principais desafios relacionados a saúde mental enfrentado pelas pessoas no dia-a-dia e também sobre dicas de como cuidar da mente.

De acordo com Emanuele, diversos são os motivos que levam à procura por auxílio de um profissional para ter uma boa saúde mental e atualmente a demanda tem crescido.

Das diversas demandas que o consultório apresenta, as mais conhecidas são a depressão, a ansiedade e a busca pelo autoconhecimento.

Sendo a psicologia um campo de atuação que quebrou muitos paradigmas nos últimos anos, os antigos tabus e preconceitos relacionados ao tema diminuíram.

“O ser humano é observado em sua particularidade, e assim, tem suporte para seu autoconhecimento e evolução” destacou a psicóloga.

TERAPIAS

Algo que também está em alta é a procura por terapias integrativas no tratamento e prevenção de problemas da saúde mental e que segundo a profissional Emanuele,

*Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

as terapias integrativas visam tratar o indivíduo como um todo, buscando promover o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

A união entre esses campos de atuação traz benefícios para o cliente, visto que suas particularidades são observadas de um modo geral, abordando todas as áreas de sua vida, durante o diagnóstico e

tratamento.

Exemplos são: Reiki, Hipnose Clínica, Auriculoterapia, Constelação Familiar e outros.

SAÚDE EM DIA

Segundo a psicóloga, para ter uma mente mais tranquila e saudável uma das dicas mais importantes é buscar o autoconhecimento, pois a prática de

se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independentemente de serem positivas ou não.

Além disso, manter uma boa rotina, estabelecer horários para realizar atividades que promovam o bem estar.

Dormir bem, pois é um processo biológico necessário para o nosso organismo.

Realizar atividades físicas e ter uma boa alimentação.

Permitir-se relaxar, se desconectar da tecnologia e principalmente buscar a ajuda de profissionais capacitados.

A psicóloga

Emanuele Cristi Borella, atende na Clínica Bem Viver já a quase três anos, localizada na Rua Nereu Ramos, no centro de Campos Novos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 5 SAÚDE
Emanuele Cristi Borella

Inscrições para Conselheiros Tutelares Suplementar será realizada em Campos Novos

Após a eleição, agora há escolha de suplentes para o conselho.

Na última semana), o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – Cmdca, anunciou a abertura do processo de escolha de conselheiros tutelares para suplementação.

No ano passado, onde ocorreram as eleições para a escolha de novos conselheiros em todo o país, o município de Campos Novos teve apenas cinco candidatos inscritos, onde os mesmos foram eleitos e empossados no mês de janeiro, não havendo nenhum candidato como suplente.

A necessidade de se ter conselheiros suplentes é devido ao fato de que em casos de afastamento de um

dos conselheiros titulares como em casos de férias ou de alguns tipos de licença, o suplente assume o cargo, não podendo o Conselho Tutelar ficar sem os cinco conselheiros atuando de forma conjunta, pois o mesmo é um órgão autônomo onde as decisões precisam ser tomadas em colegiado.

APELO

A presidente do Cmdca de Campos Novos Solange Fagundes Lima e o vice-presidente Luiz Claudio Dall Oglio comentaram sobre a importância do Conselheiro Tutelar e realizaram um apelo a comunidade para que os interessados realizem sua inscrição.

Cláudio e Solange

“O apelo que fazemos a comunidade camponovense é que os munícipes que se encaixem nos critérios estabelecidos no edital se candidatem, estamos com expectativa de que aja bastante inscritos para que tenhamos um bom número de conselheiros suplentes, para que possamos auxiliar a nossa comunidade, que

tem uma grande demanda de casos” destacou, Solange.

CASOS EM 2023

O Conselho Tutelar de Campos Novos registrou grandes números de casos e de atendimentos no ano passado, com mais de 600 atendimentos na Rede de Proteção à criança e ao adolescen-

te, 859 visitas domiciliares, 15 acolhimentos e 120 ocorrências durante os plantões. A maioria desses casos são de abuso sexual, evasão escolar e gravidez na adolescência.

ELEIÇÃO

As inscrições serão realizadas de forma gratuita no Agiliza e ficarão abertas do dia 21/02 até 22/03.

Alguns dos critérios previstos no edital são: Idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residência mínima no município de 3 anos e um ponto importante a destacar, os candidatos precisam ter conclusão de curso do Ensino Superior.

Para mais infor-

mações, os candidatos podem entrar em contato com o Agiliza através do telefone (49) 30902130 e consultar o edital completo publicado no site do município de Campos Novos.

O QUE É?

No Brasil, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O conselheiro é responsável em garantir a proteção e identificar as possíveis violações desses direitos, ele deve fiscalizar e organizar a execussão desses direitos na comunidade.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 6 COMUNIDADE
*Foto: Lilian de Lima/O Celeiro

Projeto 'Meu Melhor Amigo', contará com nova unidade móvel

Médica Veterinária, Antonela Kordi, assumiu o projeto como servidora aprovada em Processo Seletivo.

Nesta semana, Campos Novos foi contemplado com uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Júlio Garcia, no valor de 100 mil reais, para obtenção de uma unidade móvel destinada ao Projeto Meu Melhor Amigo. O município investiu 50 mil em contrapartida para a aquisição.

A Unidade Móvel além de ser um castromóvel também irá oferecer outros tipos de serviço para garantir o bem estar dos animais. Segundo a Administração Municipal o projeto já está em fase de aprovação pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV e demais órgãos responsáveis.

Assim que aprovado as ações já serão iniciadas, as quais serão ações educativas, de medicina preventiva com vacinações e desverminação dos animais. O agendamento será realizado na cidade e nas comunidades do interior. Na última castração realizada no ano passado, mais de 750 animais foram castrados.

O prefeito Gilmar Marco Pereira afirmou que a unidade móvel é um passo importante para o controle populacional e para o bem estar dos animais, que reflete diretamente na saúde pública e também na segurança, tanto na dos animais como das pessoas.

Destacando ainda que esse é um projeto inovador que irá trazer

medidas mais efetivas e mais abrangentes, possibilitando levar o serviço até as comunidades mais distantes de Campos Novos e que é preciso também conscientizar a população, realizando palestras aos agricultores de como devem estar cuidando desses animais, sendo nosso dever respeitá-los, afirmou Gilmar.

O PROJETO

O Projeto 'Meu Melhor Amigo', surgiu em 2018, numa parceria entre a Prefeitura de Campos Novos e a UNOESC, com o intuito de promover o controle populacional de cães e gatos através de cirurgias de castração.

Essa parceria durou dois anos, no en-

tanto, grande era a demanda e os pedidos de ajuda não só para castrações, mas também para atendimentos clínicos e cirúrgicos.

Desse modo, a partir de 2020 a Prefeitura passou a estabelecer convênio com as clínicas veterinárias do município para a prestação de tais serviços. Somente no ano de 2022 foram investidos o montante de R$ 222.809,12 na causa animal.

O projeto desenvolve várias atividades, além dos atendimentos veterinários para animais de rua e de tutores de baixa renda, atua em conjunto com as Polícias Civil e Militar no combate às situações de maus-tratos aos animais em Campos

Novos. Caracteriza-se por maus-tratos toda conduta humana que acarreta sofrimento físico ou psíquico. Trata-se de violência praticada por indivíduos contra um ser que esteja sob a sua vigilância e cuidados.

Dessa maneira, manter cães e gatos em condições adversas ao seu bem-estar, assim como negar-lhes socorro em caso de acidente ou doença, praticar atos de abusos e zoofilia, ferir ou mutilar, promover rinhas, praticar o abandono, dentre outros, o tutor poderá ser enquadrado na Lei nº 14.064/20, a qual prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 7 COMUNIDADE
*Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Sicredi realiza Assembleia e apresenta resultados aos associados

Evento aconteceu na última semana em Campos Novos com, jantar de confraternização.

O Sicredi Altos da Serra, que atua em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e que coordena a agência de Campos Novos, realizou na última semana a sua Assembleia anual presencial na cidade.

O evento contou com a presença de associados, autoridades, do gerente de Campos Novos, Roges Paulo e do Presidente do Sicredi, Mario Maurina. Na oportunidade foi apresentado os novos Coordenadores de Núcleo do Sicredi, e apresentado aos associados a Prestação de Contas de 2023, Relatório Fiscal, Apresentação das Atividades realizadas pelo Sicredi na sua região de Abrangência, a atualização de investimento em

novas agências (Correia Pinto, Celso Ramos e Lages (Bairro Guarujá), a reinauguração de cinco unidades existentes, para atualização do novo layout e outros pontos importantes do crescimento.

Durante o evento o Presidente Mario, apresentou a Distribuição dos Resultados da

cooperativa, Retorno ao Associado, (Recursos foram destinados a Cota Capital, 12,2 Milhões), e também homologou a remuneração dos membros estatutários. O presidente também abordou outros assuntos sem liberação como acesso ao valor do capital para ingresso na cooperativa, atualiza-

ção do Conselho Fiscal, que será extinto, Destinação dos Recursos Fates (Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social), onde é destinado todo ano 5% do resultado para programas sociais e educacionais para associados, colaboradores e a comunidade, e Destinação das Sobras.

Mario, descatou o crescimento. “Quero agradecer a cada um que veio aqui esta noite e convido a todos a refletirem e se perguntarem, que instituição bancária, é transparente, atende ao associado, pede a sua opinião, mostra seus números, e pergunta aos sócios, ou associados o que deve ou não deve fazer do dinheiro. Nós do Sicredi, respeitamos todos que investem conosco, que acreditam no cooperativismo e que acreditam em crescer e se desenvolver através de nós. Todos fazemos parte de uma cadeia, que busca cada vez mais a sustentabilidade e apoio nas comunidades onde atuamos”.

O Gerente de Campos Novos, Roges Paulo apresentou alguns dados da Agência da cidade, falou sobre o Fundo Social, onde em Campos Novos foi rea-

Os Coordenadores de Núcleo que deixaram o cargo foram homenageados

lizado dois projetos em 2023, um junto à Câmara de Dirigentes Lojistas: Escola do Saber, e outro junto ao Rotary, sobre Educação Financeira. Roges destacou os resultados que Campos Novos, vem alcançando, atualmente a cidade possui, 7.358 associados, com 44,81 de Principalidade (Onde a marca é a principal do cliente), 191 Milhões em movimentação de Operações de Crédito, 272 milhões de Recursos Totais e 39 milhões de Patrimônio Líquido.

Outro destaque do Sicredi Campos Novos é o foco no desenvolvimento através do Programa Crescer (participação de 658 associados), relacionamento e proximidade com os produtores, aplicação do Fundo Social, (45 Mil reais), e doação de uma Estação de Hidratação na Praça Lauro Muller (Investimento de 30 mil reais).

O Diretor de Negócios do Sicredi, Adair José Rufato, falou sobre as expectativas para 2024, o planejamento é chegar aos 135 mil associados, com movi-

mentação financeira de 6,6 Bilhões de recursos, isso advindo através de mais de 300 Soluções Financeiras oferecidas pela cooperativa.

SICREDI

Atualmente a cooperativa atua com 3,6 Bilhões de ativos, 400 milhões em Patrimônio Líquido, 400 colaboradores em 43 municípios (SC e RS). Aumentou 22,9% o número de associados de 2022 para 2023, totalizando mais 22 mil novos associados, destes 5.301 acessaram a cooperativa astravés dos canais digitais.

As Operações de Crédito também cresceram 17,05% em relação a 2022, uma evolução de Recursos Administrados em 27,08%.

Na Distribuição de Resultados, o valor de 69,5 Milhões de reais, foi dividido: 10.6 Milhões pagos como Juros ao Capital, 40.8 Milhões para o Fundo de Reserva, 2.9 Milhões para o Fates (5%), 600 mil reais para o Fundo Social e 1.7 Milhões para o Fundo de Desenvolvimento (Expansão).

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 8 AGRONEGÓCIO
CAMPOS NOVOS Presidente do Sicredi, Mario Maurina *Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro

NAPALHA realiza Sorteio de Consórcio Premiado

Evento aconteceu na última semana, em jantar com clientes.

Copermap realiza Dia de Campo em Brunópolis

Evento foi o Décimo Segundo no município.

*Foto:

A Napalha, Comércio e Representações, Concessionária John Deere, em Campos Novos e região, realizou na última semana, um Jantar com clientes, para o Sorteio do Consórcio Premiado Napalha.

Um dos Diretores-Sócios da Napalha, Mário Luis Spengler, conversou com o Jornal O Celeiro e explicou que participaram do sorteio produtores que adquiriram cotas para máquinas e implementos da marca. Durante o evento ocorreu a premiação de um trator de 60 CV, modelo 5060 E.

O Consórcio Regional John Deere da Napalha, atende pequenos e grandes produtores, a também trás benefícios. “Iniciamos este método de consórcio em 2022, em conjunto com a Concessionária de Chapecó, TecnoSafra, e unimos forças, montando esse grupo. A diferença deste consórcio, é que temos um sorteio aqui e outro

lá e isso proporciona que os produtores que adquirem cotas tenham mais chances”.

O consórcio possui sorteios mensais, todo mês o produtor poder ser contemplado na cota paga, e ele tem direito a concorrer uma máquina no sorteio anual. “Ofereceremos atendimento, e acreditamos no investimento, valorizando os clientes e nos surpreendemos com a adesão”.

Na noite a Napalha foi homenageada, pela John Deere por se qualificar entre as dez que mais venderam cotas no Brasil. O trator é um dos modelos mais vendidos, econômico e que atende vários tipos de propriedades.

Marcos Vinicíus Medeiros, representante da Randon, que é a administradora dos consórcios da Napalha elogiou a ação. “Temos uma grande parceria e o consórcio está cada vez mais atraente, buscamos cada vez mais taxas administrativas aces-

síveis e que proporcionem a todos adquirirem o seu sonho”.

Leandro Bittencourt, Gerente de Negócios da John Deere, para Santa Catarina comentou que a marca vem investindo em equipar os menores tratores com mais tecnologia e também oferecer mais novidades nas novas linhas.

Para o Sorteio participaram cotistas das cidades de Rio do Sul, Fraiburgo, São Joaquim e Campos Novos. O sorteio foi auditado, sendo sorteado um cupom com o nome do ganhador, o produtor rural Hermann Hartmann, que comemorou a conquista junto com o irmão e parte da família.

"Quero agradecer a todos e o excelente atendimento da Napalha, com esse carinho, todos nós ganhamos".

*Fotos:

A Copermap (Cooperativa Múltipla de Agricultura e Pecuária), realizou em Brunópolis, na última sexta (23), mais um Dia de Campo, o evento aconteceu durante todo o dia e proporcinou aos produtores a conhecer parceiros da cooperativa, tecnologias e novidades do campo.

O evento foi o maior encontro da região no que se refere a milho, soja, feijão e pastagens, além de todo ramo de tecnologia, a Copermap também mostrou a sua potencialidade regional.

O presidente da Cooperativa, Jailson

dos Passos, falou sobre a participação. “Ficamos felizes em receber mais de 200 visitantes nesta oportunidade, tivemos aqui, mais de 18 empresas mostrando seu potencial, seu trabalho e estamos cada vez mais crescendo e nos dedicando, favorecendo nossos produtores e associados”.

Jaílson confirma que a informação também foi destaque, com palestras de Manejo de Solo, visando aumentar a produtividade. “Estamos sempre pensando no dia a dia de cada um, novas cultivares, manejos para melhorar rendimento e diversidade de

pastagens, isso nos dá confiança e amplia nossa parceria”.

O Balcão de Negócios ofereceu perspectivas mais acessíveis e benefícios. O presidente também destacou que a cooperativa está planejando em aumentar o local em que o evento é realizado, alterar ou investir em nova estrutura. “Estamos em crescimento e nosso espaço começou a ficar pequeno, agora vamos voltar a um planejamento e acolher novas perspectivas. Quero agradecer a todos os presentes e dizer que estamos sempre a disposição”.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 9 AGRONEGÓCIO
Wilhiam Peretti/O Celeiro
No evento colaboradores da Napalha foram homenageados pelo excelente atendimento junto aos clientes. MídiaLed
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 10 PUBLICIDADE

Show Tecnológico Copercampos destaca o agronegócio de Campos Novos

Evento contou com a presença de autoridades do agro, representantes políticos ligados ao setor e produtores rurais.

O 28º Show

Tecnológico Copercampos, iniciou ontem, em Campos Novos, o evento contou com a presença de 58 empresas em vitrines tecnológicas, 114 expositores de máquinas e implementos agrícolas e pecuária reunindo bovinos, ovinos, caprinos e suínos além de toda Central de Negócios da Copercampos.

Em 2024 a cooperativa realizou uma grande manutenção no Campo Demonstrativo, com asfaltamento de mais cinco ruas, ampliado os setores de: cabeamento de internet, rede de distribuição de água, e estacionamento.

Autoridades

Políticas estiveram presentes, além do Governador, Jorginho Mello, a Deputada Federal, Carol de Toni, e os Deputados

Estaduais: Nilso Berlanda, Altair Silva, Napoleão Bernardes e Oscar Gutz também marcaram presença.

Entre as autoridades do Agronegócio estiveram presentes, presidentes de cooperativas, como Neivor Canton (Aurora), João Carlos Di Domenico (Coocam), os Presidentes da Ocesc, Luz Vicente Suzin, Faesc, José Zeferino Pedroso, Prefeitos de diversas ci-

dades, Vereadores, Produtores e Empresários Rurais.

O Secretário Estadual de Agricultura, Valdir Colatto, esteve no evento, em seu discurso, destacou o trabalho da secretaria no que se refere ao melhoramento de estradas vicinais, fornecimento de água a propriedades, segurança para o homem do campo, e destacou desafios da pasta.

“Já entrentamos aqui no estado a Gripe Aviária, e superamos junto a Cidasc, ano passado estivemos aqui assinando o Plano de Baixo Carbono, e continuamos a passos largos lutando pelos nossos produtores e pelo nosso campo. Neste último momento passamos por diversas intempéries e efetuamos um levantamento de prejuízos com responsabilidade. Buscamos cada vez mais fortalecer os nossos di-

reitos de propriedade, efetuar a Regularização Fundiária e implementar o Cadastro ambiental Rural. Em breve através do Georreferenciamento poderemos ter mais segurança e continuidade em investimentos como o de internet no campo”.

O Presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, anunciou em seu discurso investimentos da cooperativa, no que se refere a construção de uma Usina de Etanol. “Essa será a primeira usina de Santa Catarina, já aprovamos junto a nossa Diretoria Executiva este investimento e queremos através dela produzir biocombustíveis”.

O investimento é superior a R$ 160 milhões, a capacidade da usina será 3,7 milhões de litros de etanol hidratado por ano e 32 milhões de litros de etanol anidro por ano.

A usina tem projeto desenvolvido pela empresa Lindner Techno Systems e utilizará como matéria-prima para a produção do etanol, milho e trigo, nas porcentagens de 85 e 15, respectivamente de cada cereal.

PRODUÇÃO

Além da produção de biocombustíveis, a usina da Copercampos terá a produção do subproduto DDGs (sigla em inglês para grãos secos de destilaria com solúveis), usado na fabricação de rações, de 25 mil toneladas por ano.

A produção de óleo deve ser superior a 1.500 toneladas por ano. Além disso, terá geração de energia de 15.000 MW/h por ano.

Para esta capacidade de produção, serão utilizadas 250 ton/ dia de cereais, mais de 87.000 toneladas/ano.

"Fizemos estudos de viabilidade para construção e, com a parceria da Lindner, vamos construir essa usina para industrializarmos os cereais produzidos em nossa região. É um investimento pensando no desenvolvimento econômico da região, na valorização do nosso associado que produz cereais e na saúde financeira de nossa cooperativa", ressalta o Diretor Presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca.

A usina vai consumir cerca de 30% do milho recebido pela cooperativa e produzirá o farelo proteico, DDGs, para ser utilizado na fabricação de ração, deste modo, o cereal é utilizado para produzir etanol da parte amilácea e concentra as proteínas, fibras e sais minerais neste coproduto com alto valor nutricional. O DDGs possui uma proteína acima de 30% em base seca.

A usina será construída na comunidade de Encruzilhada, em Campos Novos/ SC, onde a cooperativa possui uma unidade de armazenagem que receberá a matéria-prima para industrialização. As obras iniciam ainda no primeiro semestre deste ano. O prazo para con-

clusão é de 24 meses. Serão gerados mais de 100 empregos diretos com este novo negócio da Copercampos.

GOVERNADOR

O Governador Jorginho Mello, exaltou o agronegócio no evento, destacou os investimentos do estado no setor e comentou ações.

“Vamos fazer o melhor governo em Santa Catarina. Da rodovia BR-116 para cima, estaremos investindo, Um Bilhão e Duzentos Milhões de reais. Do programa 'Estrada Boa', Dois Bilhões e Cem mil, e tudo isso é investir no cidadão. Estamos fazendo, e investindo no Oeste uma região de gente trabalhadora, de pessoas competentes e de desenvolvimento".

"As cooperativas são importantes na nossa história, aqui aceitamos o convite para ser parceiro nesse projeto da Usina. Reitero aqui, que estamos formentando crédito, atendimento e atenção a esse tão importante setor do agronegócio, e queremos fazer muito mais, exemplo disso é o Pronampe, emprestando dinheiro através das cooperativas. Quero dizer aos produtores, que estamos sempre de portas abertas"

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 11 AGRONEGÓCIO
Entrega do Projeto da Usina ao Governador. Na foto: Gilmar Marco, Luiz Carlos Chiocca, Jorginho Mello, Cláudio Hartmann e Carol de Toni *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 12 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.