1807

Page 1

1

Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1807 Quinta-feira 30 de Novembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00

Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

COMUNIDADE

AGRONEGÓCIO

'Natal Celeiro da Paz', inicia com programação especial e shows.

Autoridades do Agro, falam da atual situação do setor.

uPág. 05

uPág. 10

SAÚDE

EMPRESARIAL

Mania de Bichos, completa 03 anos investindo em tecnologia e capacitação. uPág. 13

Audiência debate Redução da cobertura vacinal em crianças. uPág. 15


2

COTIDIANO

EDITORIAL

COLUNISTAS

Você cuida do Patrimônio Público?

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023

Direito em Desenvolvimento

A CÉDULA DE PRODUTO RURAL E SEUS DESDOBRAMENTOS NO AGRONEGÓCIO

Cuidar e zelar do patrimônio público é um dever de todos nós e danificar o mesmo é crime, previsto em lei, com pena de multa sendo que, o depredador poderá responder civilmente pela indenização ao patrimônio público municipal, podendo também ser submetido a termo circunstanciado de infração penal. No dia 26 de novembro, aconteceu o lançamento da programação do “Natal Celeiro da Paz” e o acendimento das luzes da decoração natalina. É de vital importância que todos façam sua parte e zelem pelo patrimônio, ajudem a cuidar da decoração da praça e outros locais que receberam motivos natalinos. Se por acaso visualizarem pessoas depredando, podem imediatamente denunciar para polícia. Todos querem uma cidade mais bonita, porém, infelizmente nos deparamos diariamente com depredações em praças, nos equipamentos de academia ao ar livre, entre outros. Podemos sim fiscalizar e denunciar de forma anônima, visando sempre o bem estar da comunidade em que vivemos, pois, a depredação do patrimônio público é um ato que não causa prejuízo somente ao estado ou ao município, mas a toda a sociedade. No período natalino somos tocados por mensagens que nos motivam a dar melhores rumos ao nosso caminho, sobre o amor em todas suas manifestações especialmente em família. Então vamos todos com esse espírito de amor, zelar para que o trabalho que foi realizado para embelezar nossa cidade permaneça, pois os investimentos são realizados com recursos públicos, oriundos do pagamento de nossos impostos. E lembre-se: Denuncias ligue 190 - Polícia Militar e 181 Polícia Civil.

A Cédula de Produto Rural, também conhecida pela sigla CPR, figura entre os principais títulos de crédito criados para operacionalização do agronegócio brasileiro. A CPR foi criada pela Lei Federal 8.929/1994, caracterizando-se como um título de crédito representativo de promessa de entrega de produtos rurais, com ou sem garantias constituídas. Através da CPR Física o credor concede um crédito e insumos para fomentar a atividade agropecuária do emitente; por outro lado, o emitente, aquele que recebe os recursos, passa a ter a obrigação de ao final de uma safra ou produção, entregar uma determinada quantia de produto agrícola ou pecuário, para quitar a dívida, sendo esta a razão de se chamar CPR Física, ou seja, porque o pagamento da dívida se dará com a entrega física de produto agropecuário. No entanto, devido à demanda do mercado por operações comerciais mais céleres, criou-se a CPR Financeira através da Lei Federal 10.200/2001. A principal diferença da CPR Física é a sua forma de liquidação, que no caso da CPR Financeira será em dinheiro e não mais a entrega de produto. Portanto, o objeto dessa nova modalidade de título continua sendo a entrega física de produtos agropecuários desde sua emissão até a data anterior ao vencimento; somente na data do vencimento do título passa a ser financeira para ser liquidada em dinheiro. Dando sequência ao assunto, em 2020 entrou em vigor a “Nova Lei do Agro” (Lei Federal 13.986/2020), a qual promoveu novas alterações à CPR, notadamente para modernizar o referido título, atrair novos investidores, e dar maior segurança ao mercado. Em síntese, a nova Lei instituiu que podem ser objeto de emissão de CPR´s a atividade agrícola; pecuária; de floresta plantada; pesca, seus derivados, subprodutos e resíduos de valor econômico, inclusive quando submetidos a beneficiamento ou a primeira

Por: Anne Arithuza Alves

industrialização; emissão de CPR´s desde que relacionadas à conservação de florestas nativas e dos respectivos biomas. A Nova Lei do Agro também criou a possibilidade de emissão da CPR em dólar; instituiu novas garantias além daquelas comumente utilizadas (alienação fiduciária, hipoteca, penhor, aval, fiança e caução); instituiu a escrituração digital e obrigatoriedade de registro das CPR´s em entidade credenciada pelo Banco Central – BACEN. No ano seguinte (2021) foi criada a Cédula de Produto Rural Verde - CPR Verde, através do Decreto 10.828/2021. A diferença entre a CPR-V e as demais CPR´s está justamente no objeto, no tipo de "produto" comercializado. Enquanto a CPR Física determina a entrega de produtos agropecuários para cumprimento da obrigação, a CPR Verde deve ter como objeto os produtos rurais obtidos por meio das atividades relacionadas à conservação de florestas nativas e seus biomas. Apesar das diferenças no objeto e da forma de liquidação das cédulas (CPR Física, CPR Financeira e CPR Verde), todas elas possuem natureza jurídica semelhante: são consideradas títulos de crédito híbridos, com características cambiariformes e de contrato civil, à ordem, líquidos e certos. Por fim, no ano passado entrou em vigor a Lei 14.421/2022, a qual criou a CPR Limite de Crédito em Garantia, cujo mecanismo autoriza que a CPR seja utilizada como instrumento para fixar limite de crédito e garantir dívida futura concedida. Aparentemente, as três modalidades inicialmente citadas muito se assemelham à CPR-G, mas tais aparências podem enganar os olhos mais desatentos. Traçando-se um paralelo com os institutos existentes, observa-se que a CPR Limite de Crédito em Garantia possui natureza jurídica diversa das antecessoras, distanciando-se por não se tratar de título de crédito representativo de uma promessa de pagamento de dívida, mas, sim, de instrumento de fixação de limite de crédito em garantia, o que a faz aproximar-se dos tradicionais contratos de abertura de crédito rotativo que há muito encontram guarida na legislação civil brasileira.

Por: Leonardo Rafael Fornara Lemos Advogado - OAB/SC 16707 Pós-graduando em Direito do Agronegócio e Pós-graduado em Direito Tributário

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Anne Arithuza Alves - MTB 4509/SC Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224 PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1000/Exemplares/Semana

11/2023


Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

Horóscopo Semanal Áries

20/03 a 20/04 Se depender do céu, você vai mudar a frase “eu vou conseguir” por “eu consegui”, sobretudo nos assuntos de trabalho e grana. Afinal, com sua energia, ânimo, bravura e coragem ficando no seu ponto máximo, tem tudo pra dar forma aos seus projetos, concluir tarefas e materializar seus esforços. Suas relações pessoais e profissionais tendem a se beneficiar com seu jeito mais ponderado e gentil, mas notícia tensa talvez exija jogo de cintura. Mas sua confiança, e espírito de aventura prometem fazer tudo fluir bem!

Gêmeos 21/05 a 20/06

Sua energia e emoções tendem a transbordar e você deve contar com uma força poderosa te incentivando a apostar nas suas qualidades pra buscar seus projetos, desejos e sonhos. É um período que promete ser de realização. Momento de mostrar mais disciplina e organização, seu lado estrategista e perspicaz pode ficar on e te ajudar a melhorar os ganhos. Só procure se educar e se segurar pra não perder dindim!

Leão 21/07 a 22/08 Uma onda de sorte promete chegar e abrir seus caminhos, então não deixe de aproveitar o astral super positivo. Na saúde, pode levar os cuidados com pulso firme, organização e disciplina. Só cautela com as dicas dos outros ou receitas da internet. Com os astros no seu paraíso astral, tem tudo pra dar play na paquera ou romance. E aí tende levar os momentos com o love ou contatinho para o caminho da diversão, bom humor, aventuras ousadas e quentíssimas.

Libra 23/09 a 22/10 O céu promete te dar aquela força pra cortar as amarras que estejam te segurando e agir agora, além de estimular a visibilidade e boa lábia. Momento propício pra ficar sociável, fazer contatos. No lar, vejo possibilidades de mudanças na dinâmica familiar. Algumas prometem renovar os laços, já outras podem causar tensão. Deve contar com mais pé no chão, diplomacia e paciência.

Sagitário 22/11 a 21/12

Você tende a esbanjar energia, força e coragem pra arriscar alto em busca dos seus sonhos e realização pessoal. E vejo aqui que os seus planos prometem se expandir e render bons frutos, inclusive mais dindim. Com os astros ativando suas habilidades práticas e ambiciosas, tem tudo pra construir um pé-de-meia. Os assuntos familiares estão em foco, mas tem sinal de altos e baixos. Seu lado responsável tá on, mas frustrações não estão descartadas no lar.

Aquário 21/01 a 18/02

Sua energia deve ficar em voltagem máxima e o momento é oportuno pra mostrar o seu melhor, fazer aquilo que te dá alegria e se abrir pra novas experiências, inclusive na profissão. Fase favorável para atividades em ambientes externos ou ligadas ao público. Sua vida social tem tudo pra ficar um fervo só, com sua popularidade em alta e vários convites pra saidinhas.

Touro

21/04 a 20/05

O céu promete deixar a sua energia e motivação no modo turbo, e aí pode ser mais fácil dar block no que vem te impedindo de agir, avançar e crescer, resolver as bagaças e concretizar metas, seja na área pessoal ou profissional. Época positiva pra planejar seus próximos passos, afinal pode contar com mais concentração, disciplina e praticidade pra tomar decisões e organizar tudo, especialmente viagem e estudos. Vejo muita coisa boa chegando na sua vida social e amizades.

Câncer

21/06 a 21/07

O seu signo pode começar um momento mais desatento e distraído, com as ideias confusas e sem tanta clareza, sobretudo se faz serviço remoto ou atendimento a distância. Ainda bem que não deve ficar parada(o) nem se contentar com pouco, e aí tende a mostrar mais otimismo, entusiasmo e firmeza pra zerar as tarefas e dar a volta por cima. Cuidado, mudanças podem rolar, busque renovação e momentos para você!

Virgem

23/07 a 22/09

A energia é de expansão e movimentação, sendo produtivo mergulhar nos seus sentimentos e tirar de dentro de si receios que estejam te impedindo de agir. Talvez seja hora de fazer um balanço e reavaliar motivações, planos e desejos também. Tudo indica que vai conseguir resultados positivos ao colocar seus talentos em ação, mesclando seus instintos e criatividade com seus sentidos práticos e lógicos. AMPLIE horizontes!

Escorpião 23/10 a 21/11 O céu promete te dar gás extra, energia e força pra agir e fazer acontecer, especialmente nos assuntos de trabalho. Agora se tem uma área que deve ser muuuito iluminada é o setor financeiro. Além de mostrar autoridade e habilidade em convencer, você conta com mais concentração, disciplina e calma. Seu jeito sensual e apaixonante no modo turbo, tudo indica que conquistar quem deseja.

Capricórnio 22/12 a 20/01 O céu promete jogar no seu time e te estimular a sair da sua zona de conforto, a colocar seus talentos em campo e marcar golaços, sobretudo no trabalho. Momento para refletir com tranquilidade antes de tomar decisões ou se expressar. Com mais disciplina e controle mental, você tem tudo pra ganhar a confiança das pessoas e se dar bem. As emoções prometem transbordar e a semana tem tudo pra ser poderosa no seu relacionamento.

Peixes

19/02 a 19/03 A energia vem que vem com tudo e o momento é mara pra seguir em frente, ter mais claro o que deseja e desbloquear sua valentia. Os astros mostram que podem confiar mais no seu taco, mostrar sinceridade, esbanjar criatividade e tomar mais iniciativas. Talvez precise fazer cortes e pausar um sonho. Já sua vida social promete ficar mais tranquilinha, mas bem boa. Fonte: https://joaobidu.com.br/

VARIEDADES

3


4

CULTURA

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023

Prédio da 'Casa da Cultura' será reformado *Imagens: Arquivo - Jornal O Celeiro

Obra respeitará origem e simbolismo do Patrimônio Histórico. O Prefeito Gilmar Marco Pereira, assinou na última semana, junto com a Superintendente da Fundação Cultural Camponovense Cid Caesar de Almeida Pedroso, Maria das Graças Zancanaro, a Ordem de Serviço para reforma do Prédio da Fundação Cultural, conhecida como 'Casa da Cultura'. Serão investidos R$ 150 mil, com recursos próprios. O prazo de execução

será de 03 meses. Atualmente o local abriga o Museu Sebastião Paz de Almeida. No projeto está previsto a pintura do prédio em rosa, cor original e terá reforma nas janelas, assoalho e telhado. A empresa responsável pela execução das obras será a Tetris Construções de Joaçaba. A Superintendente destacou que existia uma ideia inicial de restauração, mas o orçamento ficou na casa de meio milhão de reais, um valor muito alto. Após isso, com a necessidade de

fazer algo pela edificação antes que a mesma fique mais prejudicada, iniciou, um planejamento e com ajuda da Arquiteta da Amplasc, foi realizado uma avaliação, onde se decidiu, optar por uma a reforma. A superintendente explicou que há alguns processos padrão em museus e que será seguido de acordo com a legislação. uMelhorias: Aberturas das Janelas de Madeira: Refeitas e Pintadas de Branco; Prédio:

Rosa, com Cinza; Beiral: Reforma Completa; Telhado: Refeito e Reformado; Chão em Madeira: Lixado e revitalizado; Paredes Internas: Pintura em Cinza Claro; Teto: Será Pintado para uma cor mais clara; Durante as obras o acervo será levado a Biblioteca Pública Municipal e o prédio será interditado. Toda originalidade do museu será mantida e a troca de local do acervo será realizada com embalagem de qualidade para evitar danos e danificar.

*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 779,79 (Setecentos e Setenta e Nove Reais e Setenta e Nove Centavos)

AGRO DIVEL RECEBE VISITA DO IFC CAMPUS LUZERNA

A AGRO DIVEL RECEBEU NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA (27), UMA VISITA TÉCNICA DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MECÂNICA E ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS DE LUZERNA/SC. O OBJETIVO DOS ESTUDANTES ERA DE CONHECER TUDO O QUE HÁ DE MAIS MODERNO E

TECNOLÓGICO NO RAMO AGRÍCOLA, LEVANDO ESSA TARDE DE APRENDIZADO PARA A SALA DE AULA E FUTURAMENTE PARA SUAS CARREIRAS.

A AGRO DIVEL AGRADECE A VISITA E DEIXA ÀS PORTAS ABERTAS PARA RETORNAREM QUANDO QUISEREM!


Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

5

COMUNIDADE

Abertura 'Natal Celeiro da Paz' *Fotos: ASCOM/Mídia Led

Neste ano a realização ficou a cargo da Prefeitura Municipal e apoio da CDL. Aconteceu no domingo (26), a abertura da programação do 'Natal Celeiro da Paz', 2023. O evento foi realizado na Praça Lauro Müller e reuniu famílias, crianças e a população em geral. No local os presentes puderam assistir à exibição do filme 'Especial de Natal do Shrek', em um cinema aberto. Os personagens do filme também estiveram presentes e fizeram a alegria das crianças. O ponto alto do evento foi marcado com a chegada do Papai Noel, acendimento das luzes e show da banda 'Noel Show'. A programação segue ainda em outras datas:

uDia 03/12 (Domingo): Show Infantil, às 17h, patrocinado pela C3 Sul; uDia 10/12 (Domingo): Show Infantil com Personagens Natalinos às 17h, patrocinado pelo Lions Clube Campos Novos Centenário; uDia 17/12 (Domingo): Show Natalino, às 17h patrocinado pelo Sicoob; O prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira falou a população sobre as festividades, evidenciando que além da programação na praça, outros pontos da cidade foram decorados como: trevos, estruturas da administração entre outros. O prefeito parabenizou o trabalho realizado pela equipe da Casa do Artesanato e de colaboradores da prefeitura. No evento também estiveram presentes vereadores, secretários da admi-

nistração municipal e as coordenadoras dos clubes de mães. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), apoiou o evento e também lançou na última semana a programação dos horários do Comércio e Supermercados para o período de final de ano. "Todos já estão iniciando seu planejamento, e isso é importante para nossa cidade". O presidente do CDL, Marcos Giovani da Silva, destacou que os lojistas estão animados com a movimentação financeira que as festas de final de ano proporcionam e reforçou que a campanha de

vendas 2023, já está sendo realizada da forma tradicional, onde o cliente compra, ganha cupons, preenche e deposita na urna do lojista. Para esta edição, serão distribuídos 400 mil cupons e a expectativa é de R$ 20 milhões em movimentação financeira no comércio Camponovense. Nesta ação está previsto o sorteio de 20 mil reais em Vales Compra e 01 Moto Honda CG 160 Start, Zero Km. Os sorteios serão no dia 09 e 29 de dezembro. A campanha tem realização da CDL, com Patrocínio da Credicomin.

Horários de Fim de Ano uCOMÉRCIO: Ficou definido: Sábados D, nos dias 02, 09, 16 e 23/12, das 8h às 16h. Durante o mês as semanas também terão horários diferenciados: uDe 04 a 08/12: Das 8h30, às 12h e a das 13h30 às 19h; uDe 11 a 08/15: Das 8h30, às 12h e a das 13h30 às 19h; uDe 18 a 22/12: Das 8h30, às 12h e a das 13h30 às 22h; uDe 26 a 29/12: Das 8h30, às 12h e a das 13h30 às 18h; uDia 30/12: Das 8h às 12h (Horário Normal). uDomingos: uDia 17/12: Das 17h às 21h; uDia 24/12: FECHADO; uDia 01/01/2024: FECHADO. uSUPERMERCADOS: uDia 24/12 (Véspera de Natal), Das 7h às 14h. uDia 25/12: FECHADO; uDia 31/12 (Véspera de Ano Novo), Das 8h às 13h; uDia 01/01/2024: FECHADO. Demais horários normais. Confira os horários de atendimento do supermercado de sua preferência.

Horários de funcionamento da Casa do Papai Noel u02/12: 14h às 19h; u03/12: 16h às 21h; u09/12: 14h às 19h; u10/12: 16h às 19h; u16/12: 14h às 19h; u17/12: 16h às 21h; uDe 18/12 a 21/12: 17h às 21h; u22/12: 16h ás 22h u23/12: 10h ás 11h e 14h às 16h; EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL DE LIQUIDAÇÃO O Presidente da Cooperativa de Produção e Processamento de Frutas do Planalto Sul Catarinense-VINICAMPOS, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 14 do Estatuto Social, convoca os Senhores associados para Assembléia Geral de liquidação da Cooperativa a realizar-se dia 12 de dezembro de 2023, nas dependências da Biblioteca Pública de Campos Novos, sito á Rua Coronel Farrapo nº 1045, Centro, Campos Novos(SC), ás 17,00 horas em primeira convocação, com a presença mínima de 2/3 (dois terços) do número de Associados em condições de votar; ás 18,00 horas, em segunda convocação, com metade mais um do número de Associados; e em terceira e última convocação, ás 19,00 horas, com a presença de no mínimo 10 (dez) associados, com a seguinte ordem do dia: 1º - Liquidação da Cooperativa OBS.: - Para efeito de cálculo de quorum, o número de associados é de 32. Campos Novos(SC), 28 de novembro de 2023 LUIZ CARLOS FRONZA - PRESIDENTE


6

ESTADO

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023

RCN 759 | rcnonline.com.br A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas

Mais de um milhão de empregos sob risco

O presidente Lula vetou o projeto que previa manter a desoneração da folha de pagamentos até 2027 O presidente Lula comentou na semana passada que a economia brasileira não irá crescer muito este ano por conta do excesso de feriados. Ainda assim, o Ministério do Trabalho e Emprego editou uma portaria dificultando determinadas atividades do Comércio e dos Serviços aos domingos e feriados, o que teria um impacto bem mais severo sobre a expansão econômica do país. A movimentação de mais de 300 entidades do setor produtivo e de frentes parlamentares do Congresso derrubou a portaria governamental. Porém, um novo golpe sobre a eco-

nomia e o emprego acaba de ser desferido pelo presidente da República. Lula vetou integralmente o projeto, aprovado pelo Congresso Nacional, que previa manter até 2027 a desoneração da folha de pagamentos a 17 setores que mais empregam no país e que beneficiaria, também, municípios com até 142,6 mil habitantes.

BENEFÍCIOS

A desoneração permite às empresas dos setores beneficiados pagar alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários. Já as prefeituras poderiam reduzir de 20% para 8% a alíquota da con-

o setor produtivo já é penalizado por uma carga de impostos incompatível com os serviços prestados pelo Estado brasileiro e que a reoneração agrava essa situação. “Não esperávamos essa decisão, ainda mais no atual moMario Cezar Aguiar, Presidente da FIESC mento, em que a ecotribuição previden- geração e da manu- nomia emite sinais desaceleração”, ciária sobre a folha tenção dos empregos, de de pagamento. Em principalmente dos complementa. ACATE Santa Catarina, 285 setores que são mais Para a Associaprefeituras poderiam intensivos em mão se valer da medida. de obra, como é o ção Catarinense de Mais uma vez, as caso de têxtil, vestuá- Tecnologia (Acate), entidades empresa- rio, alimentos e cons- o veto presidencial riais e parlamentares trução civil, que têm provoca danos sigcontrários à medida importante partici- nificativos aos setose movimentam para pação na economia res de tecnologia. “A frear o que conside- catarinense”, avalia política pública de ram um desastre. o presidente da Fede- desoneração da foração das Indústrias lha, em vigor no país FIESC “A reoneração da (Fiesc), Mario Cezar há mais de dez anos, é um incentivo à gefolha de pagamento de Aguiar. Aguiar destaca que ração de empregos vai na contramão da FILIPE SCOTTI

e ao crescimento da economia brasileira que deve ter prosseguimento”, defende a entidade que vai trabalhar junto aos parlamentares para a derrubada do veto.

VETO

Deputados e senadores articulam a inclusão dos vetos de Lula à desoneração já na próxima sessão do Congresso, que ainda não tem data definida. Em pauta, também, os vetos ao projeto do marco temporal de demarcações de terras indígenas, situação acompanhada com atenção pelas entidades do agronegócio, dentre elas a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina - Faesc.

Pesquisa da Fecomércio mostra avanço no Presidente do BRDE fala sobre CREA/SC faturamento das empresas no inverno/2023 desenvolvimento sustentável reelege A 12ª Pesquisa de o evento contou com mo, Evandro Neiva, O presidente do em muitas ações para o Kita Xavier Inverno na Serra Ca- a presença do Coortarinense, realizada pela Fecomécio/SC, indica aumento de 2,3% no faturamento das empresas catarinenses em julho e agosto de 2023, comparado ao ano anterior. Também houve crescimento na contratação de pessoas extras para o período de inverno em quase 5%. Os dados foram apresentados em seminário promovido pela Assembleia Legislativa, dia 23, em Lages. Liderado pelo deputado estadual Lucas Neves (Podemos),

denador de Articulações Estratégicas da Embratur, Luciano Boico, do Secretário de Estado do Turis-

do Secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, além de lideranças políticas da região serrana.

AGÊNCIA AL

Antonio Ceron, prefeito de Lages; deputado Lucas Neves, e os secretários Jerry Comper e Evandro Neiva.

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, representou a instituição no Fórum Anual da Aliança dos Bancos Subnacionais de Desenvolvimento na América Latina e no Caribe, realizado nos dias 23 e 24 deste mês, em São Paulo. Kleinübing foi um dos palestrantes e falou sobre parcerias estratégicas e a importância de projetos locais sustentáveis em cidades e regiões na América Latina e no Caribe. “O BRDE é um banco protagonista

desenvolvimento sustentável dos municípios do Sul do Brasil”, atestou o presidente.

COP 28

O evento é uma preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece esta semana em Dubai, e abordará temas relacionados à resiliência e à transição urbana. A comitiva brasileira, liderada pelo presidente Lula, estará presente ao lado de outros chefes de Estado e de organismos internacionais.

O Eng. Civil e Seg. Trab. Kita Xavier foi reeleito presidente do CREA-SC para Gestão 2024-2026, com um total de 5.202 votos (53,65%) contra 4.374 do segundo colocado, Eng. Civil João Raphael Lisboa Oneda, (45,11%). A engenheira Roberta Maas dos Anjos, que presidiu a Casan, foi eleita para o cargo de diretora financeira da Mútua Santa Catarina, Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SC.

PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224


Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

7

AGRONEGÓCIO

Alesc aprova Projeto de Lei para Regularização da Caça do Javali Assunto estava sendo debatido em todo estado por produtores e ambientalistas. Em uma decisão histórica, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta terça-feira (28), um projeto de lei inovador para abordar a crítica situação da população invasora de javali-europeu (Sus scrofa) em várias regiões do estado. A legislação proposta, apresentada pelo deputado Lucas Neves (Podemos), tem como objetivo conceder autorização para o controle populacional. "Após 53 dias de tramitação, nosso Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa e agora aguarda a sanção do governador. É uma vitória da nossa região e da nossa gente. A nossa lei já se tornou referência no Brasil, e outros estados devem seguir nosso exemplo, pois não dá mais para suportar essa praga que é prejudicial ao meio ambiente, à

agricultura e à saúde pública", disse o autor do PL. A proposta permite a autorização específica para o controle populacional e manejo sustentável do animal. Isso abrange diversas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento. A base legal para essa iniciativa, de acordo com o parlamentar, encontra respaldo no artigo 24 da Constituição Federal, que estabelece a competência concorrente da União e dos Estados para legislar sobre questões ambientais. Desde julho, o Ibama suspendeu novas licenças para a caça regulamentada de javalis no Brasil, em conformidade com um novo decreto que estabelece critérios rigorosos para a aprovação dessas autorizações. Atualmente, o texto está na Comissão de Agricultura da Alesc, antes de ir à votação no plenário. Estima-se a presença de um a dois javalis por metro quadrado, totalizando cerca de 200 mil animais

*Imagem: Divulgação

no território catarinense. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, os animais têm causado danos significativos, destruindo plantações,

Lucas Neves

ameaçando a vida selvagem, contaminando rebanhos e gerando preocupações entre os produtores nas regiões da Serra, Meio-Oeste e Oeste catarinenses.

Movimento A suspensão da caça ao javali estava causando preocupação entre produtores de Santa Catarina, a falta de controle estava aumentando a preocupação com doenças transmitidas por esses animais. A proibição aconteceu no mês de agosto, e abalou a comunidade agropecuária em todo o país. O javali é considerado uma praga, e sua pre-

sença resulta em consideráveis problemas. Desde 2013, o IBAMA classifica o javali como uma espécie invasora e perigosa, devido a ataques a animais silvestres, domésticos e até mesmo a pessoas. Por esse motivo, o IBAMA autorizou o controle do javali no Brasil. Para a economia, os danos causados pelo javali são enormes, destruindo trabalhos e rebanhos, além de matar animais jovens. Os produtores relatam que suas plantações de milho e soja sofrem prejuízos severos devido à presença desses animais. Com a restrição da caça, muitos produtores estavam optando por não cultivar o milho neste ano, o que resultaria em impactos econômicos ainda maiores. Ainda nesta semana, o Exército Brasileiro, deve divulgar um documento sobre as diretrizes e regulamentações que guiarão o controle de fauna invasora. No estado também haverá trâmites e exigências.


CAPA Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 8 29º Michuim da Coocam comemora o ano e aborda dificuldades e fortalecimento do agronegócio www.jornalceleiro.com.br

Foto: ASCOM/COOCAM

Sempre no último sábado do mês de novembro, o encontro dos amigos acontece tradicionalmente na Fazenda São João, em Campos Novos. “Uma confraternização feita de amigos para amigos”. A frase do vice-presidente da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), Riscala Miguel Fadel Junior, durante o cerimonial de abertura do Michuim, reafirma a opinião unanime dos responsáveis pela realização do evento feito por muitas mãos. Além da equipe de colaboradores da cooperativa, envolvida na organização, um grupo de aproximadamente 50 voluntários/amigos ajudam na preparação do cardápio. Os últimos preparativos duram cerca de uma semana de trabalho, desde o abate dos animais até o momento de a carne ser servida aos convidados. “Prometi para mim mesmo que faria um agradecimento formal aos amigos voluntários que todos os anos trabalham incansavelmente, preparando tudo para o dia do evento. Obrigado aos amigos do Michuim, vocês são parte desse sucesso”,

falou João Carlos Di Domenico, durante seu pronunciamento oficial. O evento social da Coocam foi realizado no último sábado, 25, na Fazenda São João de propriedade da família Di Domenico. A próxima edição do Michuim já tem data marcada, será dia 30 de novembro de 2024.

Michuim: palavra árabe e prato de origem Marroquina O Michuim, prato principal da confraternização da Coocam, é um carneiro recheado, que tem sua especificidade desde o momento do abate até o preparo, com um tempero especial que agrada todos os paladares. O prato é de origem marroquina, aperfeiçoado pelos franceses e adaptado para as condições da região de Campos Novos. Na edição de 2023, o Senador Amin finalizou seu pronunciamento na

abertura oficial da festa, compartilhando conhecimento sobre a origem da palavra michuim. “É uma palavra árabe que significa, comer da maneira mais fraterna”, partilhou. No total são preparados três animais machos, já que na procriação as fêmeas aumentam o volume da carcaça e podem prejudicar o resultado final do prato. No total foram servidos cerca de 1300 quilos de carnes e aproximadamente 2,5 mil litros de chopp. O Michuim conta com apoio financeiro do Sistema Ocesc/Sescoop, Faesc/Senar, Fecoagro, Syngenta, Bayer, Corteva, Pionner, Fertipar, Sicredi e Inquima.

Cerimonial de abertura A principal pauta dos discursos das autoridades durante a abertura oficial do Michuim da Coocam, edição 2023,

além da importância do evento social da cooperativa, esteve voltado ao fortalecimento do agronegócio – setor o qual, vive momentos difíceis devido as más condições climáticas e crises políticas; altos preços dos insumos e custos em alta; desvalorização dos produtos agrícolas, entre outras dificuldades que refletem no trabalho dos empresários rurais, da porteira para dentro. Os diretores da Coocam, João Carlos Di Domenico, presidente; Riscala Miguel Fadel Junior, vice-presidente e Carlos Emílio Almeida, secretário; recepcionaram as autoridades, durante a abertura oficial. Fizeram parte do cerimonial, representantes de entidades do agronegócio e do setor público: Neivor Canton, presidente da Aurora Coop; José Zeferino Pedrozo, presidente da Faesc; Esperidião Amin, senador da República; Altair Silva, deputado estadual; Valdir


Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br Colatto, secretário de agricultura de Santa Catarina; Gilmar Marco Pereira, prefeito de Campos Novos; João Batista Almeida, presidente da Câmara de Vereadores de Campos Novos; Alexandre Alvady Di Domenico, presidente da Aprosoja SC; Jorge Lima, diretor executivo do Sindicarnes SC e Luiz Sérgio Gris, presidente do Sindicato Rural. Cerca de 800 convidados participaram da edição 2023 do Michuim. Entre eles associados e clientes da Coocam, presidentes e vice de cooperativas, fornecedores, prefeitos, vereadores, entre outros amigos da Coocam. uEm seu discurso, o vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Junior, falou sobre 2023, um ano desafiador, enfatizou as crises na agroindústria e insumos, enfim, as inúmeras dificuldades enfrentadas na agricultura e pecuária. Citou a falta de incentivo dos governantes ao agronegócio, não apenas em investimentos, mas, quanto ao apoio a cadeia produtiva. As demais lideranças do cooperativismo também pediram segurança jurídica, atenção dos órgãos governamentais aos empresários rurais e reconhecimento do agronegócio – esfera responsável por grande parte do PIB brasileiro e exportações. uO Senador da República, Esperidião Amin, falou da complexidade atual em que vivem os brasileiros, dando destaque ao Projeto de Lei do Marco Temporal – tese jurídica em debate há quase 15 anos. “Temos grandes lutas para travar e a mais próxima diante de nós é o Marco Temporal que vai contar com todo nosso esforço, para derrubar o veto presidencial e devolvermos o assunto para a Ordem do Dia em busca de justiça. Isso significa direito e responsabilidade. O Marco Temporal faz parte da vida humana e precisa fazer parte das referências. Todas as Constituições desde a de 1934 até de 1988, estabeleceram o direito às terras no verbo no presente do indicativo, então isso vai se transformar em uma luta interessante para o bem do Brasil e vai ajudar a devolver mais serenidade para a questão do agronegócio que clama pela mínima segurança para o desenvolvimento do setor, como tem sido”, disse Amin. O Senador Esperidião Amin, um admirador e amigo da Coocam, sempre faz questão de participar do Michuim. uO Secretário de Agricultura de Santa Catarina Valdir Colatto, parabenizou a Coocam pela realização do Michuim. Sobre o agronegócio, Colatto

lembrou que o estado catarinense possui mais de 385 mil propriedades e o 5º maior produtor do Brasil. “Nosso agricultor faz a diferença, mas encontra problemas com o clima e governantes que trabalham contra o agro e isso não podemos admitir. O agro precisa se colocar do tamanho que é. O agro não pode pagar mais impostos do que já paga. Hoje uma grande porcentagem do trabalho, da produção se transformam em impostos – um sócio oculto. A cada três sacas de soja, por exemplo, uma vai para o governo e nós não podemos ser esse sócio que colhe sem plantar. Precisamos da Reforma Tributária, para isso, precisamos nos organizar”, observou o Secretário da Agricultura. uNo seu pronunciamento o Deputado Estadual, Altair Silva, frisou que o Michuim é o encontro dos amigos do agro. “Ficamos esperando esse encontro e deixamos marcado no calendário todos os anos”, disse ele, completando que o ano de 2023 está sendo de muitos desafios aos empresários rurais. “O agro sempre viveu superando as diversidades, ano após ano”. Disse ainda que a voz do agro precisa ser ouvida. “O atual Governo Federal não vê com bons olhos quem gera riqueza nesse país, tratando o empresário rural com desprezo. Isso não é bom para a economia e nem para os brasileiros”. Altair Silva lembrou que 70% das exportações brasileiras saem de Santa Catarina. “O agro é a marca de Santa Catarina e o Michuim e o encontro do agro, do cooperativismo, de pessoas que tem paixão em produzir alimentos e por isso, precisam de reconhecimento maior de nossas entidades”, disse Altair Silva. uNeivor Canton, presidente da Aurora Coop, destacou que o maior desafio do homem do campo é manter suas atividades. “Ainda não determinamos reduções de cultivos no campo e não desempregamos pessoas para manter os níveis de produções e as famílias, mas, para manter o setor precisamos de muita criatividade. Para levar alimento às mesas dos brasileiros e outras nações, necessitamos dessa continuidade do meio rural. Precisamos buscar as mudanças que nosso país precisa”, comentou Neivor. uO presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), José Zeferino Pedrozo, lembrou de suas participações no Michuim, enfatizando que a confraternização anual é também um momento de memórias, de relembrar as edições passadas. “Te-

CAPA nho oportunidade de acompanhar desde o início, toda a trajetória da Coocam – a história dessa grande família. Desde a fundação da cooperativa, em 1993, estive em momentos muito importantes. Lembro que lá na inauguração estava o prefeito Nelson Serpa; o Norberto representando o Sistema Cooperativista; o Dejandir Dalpasquale e o Reno Caramori, representando a Assembleia Legislativa. Os anos foram se passando e hoje a Coocam deixou de ser só de Campos Novos e passou ser

9 uma cooperativa nacional”, disse Zezo Pedroso. uDurante seu pronunciamento, o prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, falou sobre a importância do agronegócio e parabenizou a Coocam pelo evento que traz para o município de Campos Novos, visitantes vindos de diversos estados brasileiros. Em seu discurso Marco disse ainda que a prefeitura atua com parcerias para o desenvolvimento local.

O que disse o presidente João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam, reforçou que o Michuim é uma data esperada por todos os participantes. “O Michuim é o momento de trocarmos experiências, de igual para igual, de maneira simples. É neste evento que encontramos os amigos e abrimos portas, pois, aqui encontramos produtores, autoridades, empresários e lideranças do agro, onde podemos nos comunicar mais à vontade, com clareza e simplicidade, mas, com objetividade conforme o produtor gosta”, descreve o presidente da Coocam. “Pensem no orgulho que temos dessa confraternização, um momento de reencontro dos amigos”. Sobre a valorização do agronegócio brasileiro, João Carlos acredita que o primeiro passo é saber escolher os governantes, principalmente as lideranças políticas. Para ele os cidadãos precisam agir com sabedoria para um país mais estável e digno para que todos possam compartilhar a riqueza do país. “É da política que vem líderes como Esperidião, que conseguem montar uma estrutura e mudar nossos destinos. Nosso agradecimento as lideranças por terem levantado essa tese de união para resolvermos nossos problemas”, comentou ele sobre os discursos das autoridades durante a solenidade. Em coletiva de imprensa durante o Michuim, João Carlos ressaltou na entrevista que os brasileiros precisam saber de seus direitos e deveres. “São tantas normas e leis que não sabemos o que está certo ou errado e isso não pode mais acontecer no país, precisamos de clareza para continuarmos evoluindo, crescendo e se desenvolvendo. Isso está criando problemas em todas as áreas, sejam na segurança, no setor tributário ou jurídico.”, disse João Carlos, completando que uma das grandes dificuldades atual dos produtores está relacionada a logística. “Todo o ano precisamos gastar um pouco mais de nossa soja porque não tem estradas, ferrovias, profissionalismo nos órgãos controladores, falta de mão de obra e portos defasados, ficando muito moroso e caro”.

Homenagem Os discursos também foram marcados por lembranças de ente queridos que fizeram parte da caminhada da Coocam. Zezo citou o saudoso Dejandir Dalpasquale. Assim como os amigos recordaram a atuação do saudoso Zeca (José Arlindo Di Domenico), grande incentivador do Michuim. O Senador Esperidião Amim lembrou de um dos sócios fundadores da Coocam, Dr. Riscala Miguel Fadel, médico muito conhecido pela comunidade camponovense e produtor rural. “Todos os camponovenses foram pacientes dele. Quando nasceram, ou em algum outro momento da vida ou, quando receberam uma facada em algum fandango ou em alguma boate”, brincou o Senador que é grande admirador do saudoso Dr. Riscala.


10

AGRONEGÓCIO

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023

O Jornal O Celeiro, conversou com as autoridades e colheu um balanço atual do agronegócio e do andamento do setor dentro de várias esferas Valdir Colatto, Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, falou das dificuldades e pediu união. “Em todo estado já realizamos um levantamento das chuvas, já temos três bilhões de reais, em Prejuízos, sem contar a safra que virá. Percorro o estado e já vemos o atraso no plantio da Soja, Milho e com certeza isso vai afetar a produtividade, situações que também acontecem em outras culturas. Estamos ainda em fase de levantamento, de prejuízos e faremos mais avaliações, a fim de mostrar ao Governo do Estado e o Federal o que precisamos para ‘come-çar’. Vamos estender até o final de novembro, a coleta de dados, e temos mais de cinquenta mil propriedades atingidas, tanto no dano animal (Mais de dez milhões de animais mortos), quanto no vegetal. E com isso buscaremos saídas, com programas, para ajudar a manter o agricultor no campo, replantar, e dar toda assessoria em sementes, calcário, recursos, e postergando empréstimos”. Colatto destacou que o volume de prejuízos no agro em Santa Catarina é grande, e que não há dinheiro. “O Governador Jorginho Mello, planeja, aplicar sim recursos, mas apostará na subvenção de juros para ajudar os pequenos, médios e grandes produtores. Além disso efetuar encaminhamentos, junto aos programas e recursos, por meio dos bancos e entidades. Por meio desse apoio ‘sem juros’, acreditamos que teremos recursos para reconstrução, custeio, e investimento, além das indenizações”. O secretário, também pediu união aos produtores e que estes se juntem a um movimento nacional de fortalecimento do agro, “Há o movimento ‘Sem Terra’, e acredito que nós precisamos de um movimento ‘Com Terra’, além disso precisamos lutar ainda mais, pelos recursos, pelos Direitos, sobre nossas propriedades, sobre nossos Direitos como cidadãos e para manter o homem no campo. Esse desafio passa por fornecer o que o campo precisa, que é ter acesso a Políticas Públicas, à internet, água, renda, escrituras (Georreferenciamento Fundiário), e com isso, darmos perspectivas, trabalhar juntos em ações para com o Meio Ambiente, melhorar o acesso à energia e estradas, principalmente às vicinais, que levam até o interior, e escoam a produção. Atualmente na secretaria, vemos, que os prefeitos não dão mais conta de realizar melhorias dentro dos municípios. O estado está planejando um avanço nesse sentido e em breve poderemos também investir nessas estruturas de pontes, bueiros, acessos e melhorar também a vida dos nossos produtores.

Esperidião Amin

Altair Silva

Esperidião Amin, Senador da República, falou da complexidade atual. “Nós estamos no Congresso e lá, dia após dia, estamos evoluindo, já tivemos passos firmes este ano e positivos, e queremos continuar a dar estes passos. Trabalharemos para ‘derrubar’, o veto do Presidente ao Marco Temporal, e também a subsidiar todos os recursos que temos direito. Sabemos da situação do nosso estado e do agronegócio e essas ‘dificuldades’, aposto, serão superadas, com força e com responsabilidade”. Altair Silva, Deputado Estadual, representando a Assembleia Legislativa, destacou a atuação da Alesc. “Estamos sim, de olho nas dificuldades, e também criando ferramentas para melhorar o setor do agronegócio. Tivemos um ano de preços baixos no campo, crise do leite, chuvas, mas o agro sempre viveu superando desafios. Precisamos que a voz do agro, seja mais ouvida. O congresso e o governo precisam olhar para este setor, e não o desprezar”.

José Zeferino Pedrozo, Presidente da Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina), falou da atuação no setor. “Acompanhamos nos últimos meses, toda essa ‘tristeza’, que o estado e outras regiões estão sofrendo, no que se refere às chuvas. Atualmente estamos comandando também o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Nacional, onde que a cada quatro anos o Conselho Deliberativo elege seu presidente, tendo um rodízio entre Indústria, Comércio e Agricultura, agora o Agro está também dentro deste setor, e trabalhamos nesse contexto, junto a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), para oportunizar e representar. Esse momento é complicado, vivemos em um ambiente climático inédito, e os prejuízos se ‘aglomeram’. Atualmente estamos encontrando caminhos, e com isso queremos ampliar esse atendimento”. Quanto ao Governo Federal, ‘Zezo’, comentou que o sistema oferece insegurança. “Atualmente só pedimos uma coisa, ‘Nos dê tranquilidade, nos dê segurança, dentro e fora da nossa propriedade, essa é intocável, e a Constituição confirma isso. O que está nos ‘salvando’, são os governadores, que em alguns estados estão determinados. Mesmo assim a situação é ‘tensa’, nos deixa preocupados e sentimos e sabemos que é um governo, que não nos olha, mas terá que conviver, e somos nós que somos responsáveis pelo superávit. Estamos em um movimento de união e isso é cada vez, mais necessário”. Vanir Zanatta, Vice Presidente da Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina), falou também sobre a necessidade de fortalecimento do setor. “A todo momento, nós como cooperativismo, acompanhamos bastante às chuvas no estado, grãos, frutas, lavouras, plantio de várias necessidades, foram prejudicados. Como federação, já estamos vendo a diminuição da produção e isso, vai acarretar na falta de ‘giro’, para o próximo ano. Quanto ao governo, no estado vemos ações, sendo realizadas, mas os dilemas ainda existem. No estado ainda é necessário uma ‘organização no sistema de logística e recursos’ e no que se refere ao Governo Federal, cada vez mais, não sabemos o que esperar. Nesta semana, recebemos com preocupação a descontinuidade das desonerações em cima da folha de pagamento e isso vai dar um reflexo forte. Temos registro já que se isso não for revertido dará um prejuízo substancial, já que nossa produção também é afetada”. Vanir também comentou que o andamento de várias ações não está sendo feito como prometido, dentro do âmbito Federal, exemplo é, alguns cadastrados no ‘Plano Safra’, que não estão recebendo o que foi proposto. “Estamos com insegurança jurídica e insegurança dentro do campo. A Fecoagro está trabalhando para melhorar, mas atualmente com todas as dificuldades é difícil gerir essas situações, prejuízos, plantio e outras”. Neivor Canton, Presidente da Aurora e representante da Ocesc (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), abordou o cooperativismo como solução e apoio aos produtores. “Vivemos em um momento difícil, mas o cooperativismo é o que está salvando nosso setor, essa união de pessoas. Temos sim a preocupação de produzir os alimentos, e que esses cheguem à mesa dos brasileiros. Estamos buscando ampliar nossa ‘criatividade’, queremos cada vez mais, que os produtores se autossustentem, e se mantenham dentro da sua atividade. Não queremos mais ’redução’ de produção ou escala, queremos sim que todos evoluam. Não temos tempos de ‘melhor consumo’, mas sei que estaremos aos poucos crescendo”.


Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

11

AGRONEGÓCIO

'Meet da Carne', fala sobre qualidade da pecuária e genética *Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Evento reuniu amantes da gastronomia e produtores rurais para tratar do ganho genético na pecuária brasileira com base no PROMEBO Campos Novos, foi palco nesta semana do 'Meet da Carne', evento promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). O objetivo da

iniciativa foi fomentar o ganho genético na pecuária brasileira e o uso de reprodutores superiores com base nos dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

Flávio Alves

Silvia Freitas

Em Campos Novos houve um bate-papo entre os criadores e degustação de carne de qualidade. “Esta foi a segunda vez que estamos em Santa Catarina. Tivemos uma boa adesão de representantes do setor e movimentamos a região, levando informação precisa àqueles que atuam na seleção de animais superiores”, afirma Silvia Freitas, superintendente de registros da ANC. A superintendente conduziu também, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo Técnico

(CDT) da ANC, Flávio Alves, palestras. Os profissionais reforçaram o caminho para a escolha assertiva de bovinos com base em seus dados, disponibilizados na plataforma Origem para todo o pecuarista interessado em adquirir sêmen ou reprodutores. “Quem seleciona seus animais por meio das informações genéticas tem tido bons resultados, tanto em produtividade quanto em lucratividade. E, é por isso, que queremos que os criadores saibam na prática

como usufruir de todos os benefícios do Promebo”, acrescenta Alves. Silvia Freitas, apresentou os benefícios que a PROMEBO pode entregar às propriedades rurais. “Quem trabalha com produção de carne, seja ela direta ou indiretamente pode contar conosco, em vários seguimentos, até chegarmos ao produto final (carne) e fornecemos dos dados no programa. A principal mensagem é que bem antes do corte já pronto e prestes a ser assado, a

gente tem um processo a campo, que deve ser bem pensado e bem planejado” explicou. Outro destaque foi o incentivo a participação dos produtores na Fenagen: Feira Nacional de Genética Promebo, que ocorrerá em julho de 2024 como parte da programação de 50 anos do programa de melhoramento da ANC. O grande diferencial da exposição será o julgamento de animais, que será baseado no desempenho genético e fenotípico dos mesmos.


12

EMPRESARIAL

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023

Agro Divel investe em Campos Novos com nova loja *Imagem e Colaboração de Informações: Rádio Cultura - ASCOM/AGRODIVEL

Obra está em execução e possui 4 mil m². A Agro Divel, concessionária New Holland, iniciou em 2023, uma reorganização da estrutura e posicionamento no mercado, de acordo com o Diretor da Empresa, Eduardo Nery Fuganti, o empreendimento no município será uma das maiores estruturas da companhia e segue em ritmo acelerado. Eduardo em entrevista à veículos de comunicação, confirmou que prevê inaugurar as novas instalações da sede da empresa em Campos Novos, nos primeiros meses de 2024, a pretensão é ter a conquista pronta em comemoração dos 50 anos de história. O investimento no município é de cerca de R$ 20 milhões, a nova estrutura seguirá os novos padrões da marca. A Agro Divel, tem a matriz no município, mas atua nas regiões do Oeste e Meio Oeste, Planalto Serrano e Alto Vale do Itajaí. A nova loja está localizada em terreno de 20 mil m², e está localizada às margens da BR-282, próximo ao trevo da Estrutural Zortéa. Atualmente, são mais de 100 colaboradores distribuídos em mais de 90 municípios. A empresa está em Campos Novos, desde 1981, e oferece a linha completa de produtos da marca, tornando-se

revendedora exclusiva. A Agro Divel, New Holland é a maior concessionária de máquinas agrícolas de Santa Catarina, além da linha completa da marca também oferece aos produtores, Implementos Agrícolas, Atendimento Pós-Venda, Assistência Técnica Personalizada, Mão de Obra Treinada, Garantia para seus produtos e Peças Originais. No portifólio estão: Colheitadeiras, Pulverizadores, Tratores, Biomassa,

Feno & Forragem, Semeadoras, Colhedoras, Agricultura de Precisão, Lubrificantes, além de Consórcios, Financiamentos e Seguros. Eduardo está animado com a nova estrutura e investimentos. "Essa será a primeira loja no novo conceito em Santa Catarina. Acreditamos nos produtores e na região, por isso vamos focar em oferecer mais conforto e qualidade nos serviços e atendimento. Teremos uma estrutura completa".

Eduardo Nery Fuganti

Participe e concorra a prêmios em sorteios

exclusivos.

Saiba mais acessando o QR Code à esquerda ou fale com seu gerente.

Confira o regulamento em unicred.com.br/centralconexao/festivaldepremios. * Imagens meramente ilustrativas; Os prêmios (automóveis) serão pagos através de Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), com carência de 30 dias para saque, com sugestão de compra.


Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

EMPRESARIAL

13

Mania de Bichos completa 03 anos investindo em tecnologia e capacitação *Foto: Wilhiam Peretti

Empresária e Veterinária Alexandra Niec, fala do desenvolvimento do setor ao longo dos anos. Com três anos de uma nova fase e nova estrutura a Clínica Veterinária e Pet Shop, Mania de Bichos, completou neste mês de novembro três anos. Ao longo deste tempo a empresa recebeu investimentos e mudou processos objetivando melhorar a qualidade do serviço oferecido e agregar valor no setor. A Médica Veterinária e Empresária, Alexandra Niec, proprietária conversou com o Jornal O Celeiro, falando sobre o desenvolvimento do trabalho. A profissional tem, treze anos de experiência em Pet Shop, e comentou sobre os desafios. “Todo mundo que me conhece, sabe da minha história, na minha carreira sempre priorizei crescer com outros profissionais, além de valorizar as pessoas. Trabalhei alguns anos sozinha, depois tive períodos com as Veterinárias Vanessa e Camila, as quais ganhei bastante conhecimento e também agregamos juntas muitas experiências e eu sou grata por essa história. Em 2021, assumi a ‘Bicho Mania’, e no último ano, como proprietária, iniciei um novo processo de mudanças”. A profissional conta que investiu pesado, em qualificação da equipe, todos os colaboradores realizaram cursos, e outras oportunidades de conhecimento, para agregar às suas áreas mais qualidade e também conhecer as perspectivas atuais de cada setor. “O aperfeiçoamento veio como uma ferramenta, onde as áreas de Cirurgia, Anestesia, e outros seguimentos, foram os primeiros a serem realizados. Atualmente iniciamos aqui em Campos Novos um novo processo, o de oferecer a Medicina Veterinária Integrativa (Laserterapia, Ozonioterapia, Acupuntura e Moxa Bastão. Terapia Tradicional Chinesa, em pequenos e grandes animais com especialidade em equinos na reabilitação), e com esse diferencial, propusemos a qualificação e a interação nos novos serviços”. A Mania de Bichos, conta com várias especialidades, além de Análises Clínicas (Laboratório), Cirurgião Geral,

Equipe de Veterinários 'Mania de Bichos'

Ultrassonografia, Radiologia, Clínico Geral e Anestesiologia. Outros investimentos aplicados também atingiram a parte Pet, “No banho e tosa, investimos em cursos e capacitações, para que os serviços fossem melhorados e pudéssemos também oferecer novidades como penteados e coloração, que só nós oferecemos”. Alexandra Niec também contou que ao longo deste último ano, tanto a Clínica, como o Pet Shop receberam novos equipamentos. “Além de novos exames, e processos melhorados com o investimento em novos equipamentos, hoje temos resultados rápidos em todos os setores e isso fez com que nosso trabalho se torne ágil. Trocamos e investimos também em equipamentos básicos, de uso do dia-a-dia, para melhorar os processos, tesouras e outros, na tosa e na clínica”. A empresária também cresceu na região, inaugurou duas novas filiais, uma em Celso Ramos e outra em Abdon Batista, nessas cidades funciona lojas com atendimento veterinário, uma vez na semana. “Atualmente somos em quatro veterinários e mais 10 funcionários diretos. O setor de Pet Shop e Veterinária está em constante crescimento, a região também demanda isso. Acredito que precisamos

cada vez mais oferecer qualidade”. Sobre o setor Alexandra destacou que o atendimento Pet, oferece serviços variados, um exemplo é a hospedagem, “Aqui também investimos em um espaço confortável e reformulamos espaços e áreas que já tínhamos aqui, para que os nossos ‘hóspedes’, possam circular, não fiquem estressados, e tenham uma estadia tranquila”. “Os animais exigem de nós, cada vez mais, e os donos também. O pet, seja cachorro ou gato, é um ‘filho de quatro patas’ e eles merecem essa atenção. Nossos clientes já entenderam isso, atualmente, o que eles olhavam antes, que era o valor, hoje já não é o ‘fundamental’, aqui oferecemos um atendimento especial, diferenciado, um tratamento individual para cada animal, isso também refletiu no valor agregado a cada setor que também ampliou a sua qualidade”. Alexandra destacou que os problemas no pet diminuíram com a melhoria na qualidade dos serviços e na plataforma de valor agregado. “Os clientes que nos procuram, sabem que terão aqui todo atendimento, especial. O banho e tosa por exemplo, sempre trabalhamos com os melhores produtos, isso fez com que as ‘alergias’, ‘coceiras’, comuns diminuíssem”.

No quesito plantão a empresa oferece o atendimento em horários diferenciados. Quando o cliente precisa, abre uma chamada, mas a empresária, planeja em 2024 ter uma estrutura de hospital. “Atualmente temos uma grande demanda, no internamento, há uma necessidade de termos alguém que passe a noite, assistindo o animal, isso está se tornando cada vez mais necessário. Outra coisa frequente é que cada vez mais os clientes buscam uma ‘segunda opinião’, o que nos movimenta no sentido de planejar e investir em um hospital, provavelmente 24 horas, que ofereça aos animais e aos donos essa segurança”. A profissional destacou que ainda existem tratativas de parceiros que ofereçam demanda como a já feita com a Veterinária da Unoesc Campos Novos. “Sempre prezei em investir em pessoas, nós queremos os melhores, conosco, e com isso, dentro desse planejamento, precisamos de profissionais com conhecimento e atualizados, esse pensamento reflete nos casos mais complicados que surgem na clínica, com equipe atualizada, podemos atender uma alta demanda de casos mais desafiadores”. Alexandra, avaliou positivamente o crescimento evidenciado nos últimos anos e que a necessidade é oferecer resolutividade aos atendimentos. “Nós somos um meio, não fazemos milagres, mas oferecemos aqui, um diagnóstico assertivo, que dê qualidade, segurança aos donos e reflita na excelência. Exemplo disso é um treinamento que fizemos recentemente em microcirurgia e cirurgias complexas. Atualmente vemos cães hipertensos e com outras comorbidades, e isso cada vez mais exige de nós se adequar”. A Mania de Bichos, também oferece linha completa de Rações, Acessórios para cães, gatos, caminhas, etc. Atuam na clínica: Alexandra Niec (Médica Veterinária e Proprietária), Anelise Ottonelli e Caroline C. Fonseca, também veterinárias, Thaís Faqueti Conick (Oftalmologia), Ronise Tocheto (Medicina Tradicional Chinesa), Bárbara Sabei (Ultrassonografia), e Osny Machado Coninck Filho (Laserterapia e Ozônioterapia para animais de pequeno e grande porte);


14

REGIÃO

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023

VARGEM Fortes chuvas impactam mais uma vez o município *Fotos e Info: ASCOM/PMV

Ainda em processo de recuperação dos estragos causados pelas chuvas do dia 4 de outubro, Vargem enfrentou novamente inundações devido a um episódio recente de chuvas intensas na região. Infelizmente, alguns moradores testemunharam a invasão das águas em suas residências e estabelecimentos comerciais, resultando em três dias de transtornos e tristeza generalizados. Comércios foram obrigados a fechar, aulas foram canceladas, e o abastecimento de água também foi prejudicado. Após a cessação das chuvas, o município encontrava-se em condições

desafiadoras, demandando uma extensa operação de limpeza nas residências e na Unidade de Saúde, também foi afetada. A Administração Municipal mobilizou-se para oferecer apoio integral às famílias necessitadas. A Prefeita Milena Lopes está intensificando esforços na busca por auxílio e recursos para ajudar Vargem e toda a população a se reerguer diante desta tragédia. A superação deste momento difícil requer a união de todos, e a Administração está comprometida em fornecer o suporte necessário para a reconstrução das condições de infraestrutura para a nossa comunidade.

Município forma Câmaras Técnicas para desenvolvimento econômico Neste mês de novembro, o Conselho de Desenvolvimento reuniu-se com as Câmaras Técnicas do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), Gente Catarina. A iniciativa faz parte da agenda de desenvolvimento territorial em formação em Vargem, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do Programa Gente Catarina, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e o Instituto de Desenvolvimento Local (IDEL), utilizando a metodologia DEL – Desenvolvimento Econômico Local. Durante o encontro, foi apresentado um compilado dos resultados e dados, provenientes da Análise Situacional, e iniciadas as atividades das Câmaras Técnicas, abrangendo Desenvolvimento Social e Saúde, Desenvolvimento Econômico, Educação e Sustentabilidade. As Câmaras Técnicas são compostas por voluntários da cidade, e a responsabilidade dos integrantes é apoiar a elaboração de projetos de curto, médio e longo prazo, visando o desenvolvimento social e econômico do município. Eles contribuem com pareceres, captação de recursos e participação em atividades re-

lacionadas aos temas do desenvolvimento, buscando assim o eficiente desempenho do programa. O que é Gente Catarina? É um programa, que busca promover a cooperação na implementação de políticas de desenvolvimento socioeconômico em municípios catarinenses, cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) encontra-se abaixo do indicador 0,700. Isso é feito por meio de estratégias inovadoras de agregação, geração e transformação de riquezas nos territórios selecionados. A finalidade do Programa Gente Catarina é elevar a capacidade do território para melhorar seu futuro econômico e a qualidade de vida para todos os cidadãos.


Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

SAÚDE

Audiência Pública discutiu atual cenário da vacinação das crianças em Campos Novos

A iniciativa na Câmara foi idealizada a fim de ampliar o diálogo sobre o assunto, avaliando o andamento das políticas públicas junto ao município. Com o plenário Domingos Rigo lotado foi realizada no dia 23 de novembro a audiência pública na Câmara para tratar sobre a Vacinação de Crianças e a Redução da Taxa de Cobertura Vacinal. A audiência foi proposta pelas vereadoras Celina Maria Manfroi Cassiano Barros e Marli Becker, em reunião da Comissão de Constituição Justiça e Redação Final, sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores membros da CCJ. A iniciativa de discussão da temática na Câmara foi idealizada a fim de ampliar o diálogo sobre o assunto, discutindo a legislação vigente e avaliando o andamento das políticas públicas junto ao município, tendo em vista que é um tema de extrema importância, em se tratando da proteção integral à saúde das crianças e dos adolescentes. A iniciativa teve a parceria do Rotary Clube de Campos Novos. A audiência tratou dos seguintes

temas: Importância da Vacinação contra o HPV na Prevenção do Câncer em homens e mulheres - Dra. Juliana Lemos Lucena médica ginecologista e obstetra; Desafios e Consequências: Entendendo a realidade de Campos Novos quanto a cobertura vacinal - Francieli Ozório de Moraes - Enfermeira e Coordenadora da Saúde Básica do Município de Campos Novos; Índices nacionais da vacinação - Afonso Goulart - Presidente da Comissão Distrital da End Polio Now. Entre os dados apresentados durante o evento, estão as piores coberturas vacinais em Campos Novos: Vacina DTP REF (4 e 6 anos) com 52,89%, Poliomieli-

te VOP (4 anos) com 52% e varicela com 52.51%. A enfermeira Franciele destacou que entre as vacinas com melhores índices, entrou a BCG “O que é muito importante, porque a gente conseguiu perceber que os pais logo que as crianças nascem, já estão procurando realizar a vacina da marquinha”. Entre as melhores taxas de vacinação em Campos Novos estão: A BCG com 71,23%; a VIP e Pentavalente 69,86%; Vacina de HPV e vacina Meningocócica ACWY com índices 90%. “Então o que é que a gente percebe? Até 1 ano e 3 meses que são os 15 meses de vida da criança, os pais se aten-

15

*Fotos e Texto de Apoio: ASCOM/PVCN

tam com o calendário de vacinação, mas depois os pais só fazem as vacinas de campanha e esquecem de olhar a caderneta” explicou Franciele. Por meio das declarações exigidas pela Secretaria de Educação para as matrículas, a Secretaria de Saúde conseguiu resgatas as crianças que estavam com vacinas atrasadas para colocar em dia e melhorar os índices. Com a audiência pública apresentou-se uma perspectiva de incentivo à vacinação, pois trata-se do método mais eficaz para controlar e eliminar doenças que já causaram centenas de milhares de mortes.


16

PUBLICIDADE

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.