1792

Page 1

Campos Novos-SC

Ano 31 - EDIÇÃO 1792

Quinta-feira 17 de Agosto de 2023

www.jornalceleiro.com.br

R$ 2,00

COMUNIDADE

Câmara concede duas moções de aplauso e duas de parabenização.

Centro de Convivência dos Idosos retorna com 490 inscritos.

POLÍTICA

Prefeito elege fatores da não Aprovação do Projeto do PPP.

uPág. 10

CAMPONOVENSES

Dirceu Carneiro (PARTE II/FINAL) O Revolucionário do Congresso que deteve a Presidência da República.

uPágs. 06 e 07

1
1992
Desde
uPág. 04 uPág. 09 uPág. 08

EDITORIAL COLUNISTAS Acertos e desavenças, assim é a política!

Uma das teorias de Dirceu Carneiro, o político mais bem sucedido no cenário nacional que a nossa região já teve, é de que não cabe essa infinidade de partidos na política brasileira. Para ele, agrupando as diferentes ideologias existentes, no máximo cinco siglas partidárias seriam suficientes para a apreciação da nossa sociedade. E note, não é um ponto de vista de qualquer “afegão médio”, mas sim, de um homem que lutou pela nossa democracia e ajudou a construir os melhores programas sociais existentes no nosso país.

E ao observar o cenário político atual, nos deparamos com siglas partidárias rasgando seus códigos de éticas e princípios morais para se aliar a partidos manchados por episódios nefastos afundados nas valas da corrupção. Adversários históricos que deixam de lado suas indiferenças ideológicas com a única e exclusiva finalidade de alcançarem o poder e lá se perpetuarem. Como coloquialmente se fala, se tornam farinha do mesmo saco.

Enquanto isso, o cidadão de bem, muitas vezes desinformado dos conchavos políticos, continua brigando nos bares, nas filas de lotéricas, defendendo o fulano e condenando ciclano, mal sabendo ele que estão todos comungados no mesmo ideal.

Mas enquanto adversários históricos se unem, companheiros do mesmo partido entram em rota de colisão, pelo menos é o que está acontecendo em Campos Novos. Nesta última semana podemos acompanhar um embate entre o Prefeito Marco e o Vereador Dalmolin, ambos do PSD. Divergências em relação ao Projeto de Parceria Público-Privada Cidade Inteligente levaram o prefeito vir a público manifestar o seu descontentamento com o voto do companheiro de partido. O parlamentar, por sua vez, não deixou o chefe do executivo sem resposta, e usando as redes sociais se pronunciou (veja a matéria na pág. 09).

Eu particularmente gosto desse debate, mesmo sendo políticos da mesma sigla partidária, esse contraponto é salutar à democracia, independente de qual lado esteja, evidentemente, desde que os benefícios do bem-comum estejam sempre em primeiro lugar.

Por: Orli Ricardo - Jornalista

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Comportamento Humano

GERAÇÃO NEM NEM E EDUCAÇÃO NO BRASIL

Há alguma relação entre a geração Nem Nem e a Educação no Brasil? Como especialista em educação e em comportamento humano, ouso arriscar dizer que existe sim; não apenas uma estreita relação, mas uma profunda interdependência entre ambas. Enquanto os índices de educação no Brasil caem assustadoramente a cada nova pesquisa, observo uma geração de adolescentes que se agarram ao celular para somar números de uma casa decimal ou multiplicar um número qualquer por 2 ou por 10. Para somar 5 + 3 ou multiplicar 2X3, a calculadora do celular foi a única (sim, única) opção apresentada por 12 adolescentes do ensino Médio em uma interação que tive com eles há poucos dias.

A impressão que tenho é de o cérebro encontra-se em repouso absoluto porque suas funções foram transferidas para a palma da mão! É uma questão generalizada? Não! Mas acreditem, é bastante comum. Uma boa parcela da geração que não está sendo provocada a pensar, a fazer, a agir, a

ler e a escrever. Para se ter uma ideia, em SC “44,6% dos alunos do Ensino Fundamental e 34,1% dos alunos do Ensino Médio terminam o ciclo com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa”. Ou seja, menos da metade dos alunos do Ensino Fundamental e pouco mais de 1/3 dos alunos do ensino médio saem da escola sabendo o básico na língua materna. É no mínimo, preocupante.

Uma geração fragilizada, com uma boa dose de mimimi, com um senso de urgência ilimitado e com a insatisfação elevada ao topo.

Teria problema se fosse só isso e se a situação se restringisse a escola? Não! Não muito. O problema está no destino desses jovens que vão para o mercado de trabalho, para as empresas, para os hospitais, farmácias, lojas, indústrias. Nas empresas, terão que tomar decisões, interagir com outras pessoas, agir, reagir, vender, atender...

Uma geração fragilizada, “mimimizada”, que se abate por pouco, se deprime se alguém reprime, revida se alguém orienta e mais, não tem o conhecimento básico, mínimo necessário para fazer o que precisa ser feito e mudar os rumos da sua própria existência.

Por: Magna Regina Coach Empresarial, Empreendedora Presidente do Instituto Humaniza Contato: (54) 9977-2062

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

PARCEIROS:

Contato: (49) 9 8828.2224

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1000/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 2 COTIDIANO
08/2023

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Seu signo tende a combater as bagaças com audácia, entusiasmo e zero medo de seguir em frente. Não se preocupe, deve contar com energias renovadas para dar a volta por cima! Na saúde você vai contar com mais disciplina, mas situações estressantes podem ativar seu espírito satanáries. Bora focar na sua saúde menta, tirando um tempo pra ficar só e relaxar.

Touro

21/04 a 20/05

A semana talvez não comece lá aquela belezura, já que a energia está mais suave. Mas não se deixe abater, e aí pode ser uma boa hora pra se reinventar, ter ideias diferentes. Os assuntos familiares seguem em foco nesta semana, com coisas boas rolando, mas dores de cabeça também. No coração, você deve contar com garra e visão prática, sem perder tempo com joguinhos nem desistir.

Gêmeos

21/05 a 20/06

A energia desta semana está propícia para desapegar e deixar para trás o que já não faz mais sentido, seja na sua vida pessoal ou profissional. E aí com tudo zerado, a vibe é ótima pra planejar, plantar novas sementes para o seu futuro. Vejo aqui que tudo que você começar agora tem grandes chances de ser um tremendo sucesso.

Câncer

21/06 a 21/07

O momento é bom pra cuidar de você, do seu corpo externo e interno, concluir o que está pendente e se preparar para uma nova fase que vem aí. Com suas habilidades comunicativas, aprendizado, engenhosidade e ideias mais práticas no modo on, os contatos devem ser estimulados e você pode fazer amizades onde for, os estudos também prometem ser beneficiados.

Leão

21/07 a 22/08

A semana tem vários astros jogando no seu time e te incentivando a conquistar o lugar que o seu signo merece. Prepara o coração, afinal seus dons criativos, entusiasmo e rapidez em tomar decisões devem ser um diferencial e render êxitos. Talvez seja hora de rever e mudar atitudes, sobretudo orgulhosas, drásticas ou teimosas.

Virgem

23/07 a 22/09

A semana vai começar com aquele incentivo pra avaliar, fazer uma limpeza emocional e finalizar pendências. Ótima hora também pra expandir seus horizontes, seja através de viagem ou estudos. Com poder de decisão e a mente mais livre, deve ter êxitos e ir longe. Seu lado individualista talvez cause furdunços, sobretudo em rolê ou com gente de longe.

Libra

23/09 a 22/10

Sua semana promete sucessos! Contando com muita força e energia, o período não poderia ser melhor para novos começos, projetos e realizações. Momento excelente pra acionar sua famosa diplomacia e charme, valeu? Esta também promete ser uma semana pra não procrastinar e focar na sua saúde física e mental – bora se cuidar, ficar na sua, descansar e se recuperar, curar.

Escorpião

23/10 a 21/11

Semana que não deve estar aqueeela maravilha, já que a energia está meio off, porém a Lua te convida a terminar tudo o que precisa e a se desfazer do que não é útil pra você. Momento para estar mais sociável, fazer contatos e aumentar amizades. Cuidado! Atitudes radicais, insistentes e impulsivas talvez azedem algumas relações.

Sagitário

22/11 a 21/12

Talvez sinta a energia em baixa, embora seja um momento positivo pra fechar ciclos e se livrar do que não serve mais. Depois, com suas forças refeitas, o céu traz a oportunidade de novos começos. É hora de fazer o necessário, planejar e agir. Invista em expandir a mente, aprender coisas novas. Se depender dos astros, você tem tudo pra brilhar, agitar sua vida!

Capricórnio

22/12 a 20/01

Começe a semana pisando no freio. O céu avisa que os primeiros momentos devem ser benéficos pra curar, restaurar e fortalecer a sua energia para entrar renovada(o) no próximo ciclo. O momento promete ser ótimo pra engatar a marcha e ir em frente, tirando uma ideia do papel, começando novos projetos, fechando acordos

Aquário

21/01 a 18/02

Momento de alguns raios e trovões, mas também têm chuva de bênçãos! Momentos que talvez sejam uma oportunidade para limpar, curar e fortalecer a sua energia para o próximo ciclo, que chega com tudo. Seus talentos podem ser bem úteis para dar um jeito no orçamento doméstico e trazer mais benefícios para o lar.

Peixes

19/02 a 19/03

Semana com uma vibe mais suave e um pouco emotiva, ou seja, um clima ideal para o seu signo se recolher e se deixar levar pela intuição. E vejo aqui que não deve pintar desgosto no amor! Afinal, tende a contar com garra, estratégias e dedicação para lutar pelo seu romance. Tá na solteirice? Pode cair de amores por uma pessoa estimulante, esperta e até mais nova do que você. Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Valorizando quem faz a diferença

Câmara concede duas moções de aplauso e duas de parabenização.

Como forma de reconhecimento e valorização de pessoas, instituições e empresas que contribuem com o desenvolvimento de Campos Novos, o Poder Legislativo Municipal concedeu na sessão ordinária de terça-feira (15), duas moções de parabenização e duas moções de aplauso.

uReceberam as honrarias: uMoção de parabenização: Charcutaria da Quinta por indicação de todos os vereadores - Idealizada por Rafael Brognoli Recco e Gabriela Brognoli, a Charcutaria da Quinta, localizada

no município de Campos Novos (SC), foi destaque no “Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria”, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Academia da Charcutaria. A iniciativa reconheceu os melhores salames artesanais (tipo italiano) e a empresa catarinense conquistou a 4ª posição com um de seus produtos mais apreciados.

uMoção de Aplauso – Por indicação da vereadora Celina Maia Manfroi Cassiano Barros, para a empresária Laura Ilse Brust Casagrande pelo grande trabalho social e religioso realizado e pelos mais de 50 anos de trabalho em

Campos Novos/SC. “Dona Laura”, juntamente com seu esposo, participou de muitas iniciativas sociais e religiosas em prol da comunidade. Nestas décadas de trabalho social, confeccionou inúmeras peças de roupas e acolchoados para doação e, como Ministra da Eucaristia, durante mais de 20 anos visitou doentes, levando uma palavra de conforto e fé.

uMoção de aplauso – por indicação do vereador José Dirceu Bevilaqua ao Rotary Club Campos Novos Centro pelo brilhante trabalho realizado com o Ryla- Prêmios Rotários de Liderança Juvenil, contribuindo de forma valiosa e eficaz para o desenvolvimento.

uMoção de Parabenização – por indicação de todos os vereadores, parabenizando a Tropeada dos Amigos pela jornada rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte – SP. Os amigos Evandro Galiotto (Parente), Siro Noriler, Sandro Noriler e Dilvo Dal Piva, membros do grupo da Tropeada dos Amigos, já prestam a homenagem com a cavalgada todos os anos rumo ao Santuário Estadual localizado em Campos Novos e neste ano ampliando essa trajetória de fé e gratidão, realizaram a Tropeada até o Santuário Nacional, uma jornada que durou 30 dias, percorrendo 1.251km.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 4 COMUNIDADE *Esta
de 1/4
Lei nº 4517/2019 esta
para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro
e Quarenta e Cinco
*Esta
1/4
Página.
a Lei nº 4517/2019 informamos que esta publicação não teve custo ao Poder Legislativo Municipal
publicação preencheu o espaço
(Um Quarto) de Página. Cumprindo a
publicação custou
Reais
Centavos)
publicação preencheu o espaço de
(Um Quarto) de
Cumprindo
Laura Ilse Brust Casagrande Charcutaria da Quinta Tropeada dos Amigos
*Foto e Informações: ASCOM/CVCN
Rotary Club Campos Novos Centro
Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 5 PUBLICIDADE

O Revolucionário do Congresso que deteve a Presidência da República

O arquiteto e pecuarista da nossa terra conta detalhes envolvendo episódios históricos da política nacional.

Na primeira parte da Reportagem “Especial Camponovenses – com Dirceu Carneiro”, acompanhamos o início da sua trajetória de vida, onde Campos Novos foi a sua base familiar e emotiva, bem como os primeiros anos de carreira política, como líder estudantil, Vice-Prefeito e Prefeito de Lages.

O político que transformou Lages e contribuiu com vários programas sociais a nível nacional, como por exemplo, a criação do SUS, sentiu que que poderia ajudar a sua nação com a sua capacidade intelectual e de bom articulador que sempre foi.

Foi assim, que no ano de 1982 renunciou à Prefeitura de Lages, para poder ser candidato a Deputado Federal, e foi eleito com votos de todas as partes do estado. Durante a campanha usou um fusquinha velho e uma Kombi para percorrer toda Santa Catarina, e chegou no Congresso Nacional de cabeça erguida, com uma eleição feita com bravura e honestidade.

E foram estes predicados que o levaram até a ONU e a assumir papeis relevantes no cenário político Nacional e, inclusive, Internacional, como a nomeação de Primeiro Secretário do Senado, Presidente do Mercosul e Detentor da Presidência da República.

Como Deputado Federal assumiu as Comissões da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Urbano, e também esteve à frente de episódios importantes para a história da política brasileira, como veremos a seguir na segunda parte da en-

trevista: uComo se construiu a primeira derrota da ditadura no Congresso Nacional?

Quando assumi meu cargo na Câmara comecei a luta para derrubar a ditadura. Na época, nós perdíamos para o grupo da ditadura em votos, mas começamos a articular e tomamos alguns deputados da ditadura e nosso grupo foi crescendo.

Existia o decreto do salário que o governo estabelecia, era votado pelo congresso nacional, e quando veio para votação, o presidente do congresso, o Senador Nilo Coelho, viu que tínhamos a maioria

e que íamos derrotar o governo, resolveu enrolar e lá pela meia-noite encerrou a sessão sem colocar o projeto para votação.

A nossa turma ficou com os nervos à flor da pele, foi então que o Fernando Henrique, Mário Covas e o Ulisses Guimarães foram tentar convencer o presidente a retornar com a sessão, enquanto isso nós combinávamos que, caso o presidente não retomasse a votação, iríamos quebrar todo o congresso, eu mesmo ia quebrar a mesa. Mas o presidente cedeu à pressão, retornou para o congresso, fez um discurso e abriu a votação, foi aí que derrotamos o governo.

Foi a primeira derrota da história do governo depois da ditadura. Ao chegar em casa, tinha um carnaval na nossa rua, Brasília e o Brasil como um todo foi uma festa só. A partir desse momento nós começamos a dar as cartas, aconteceram mais alguns fatos importantes até a convocação da Assembleia Constituinte.

uComo foi participar diretamente da aprovação da Assembleia Nacional Constituinte?

Tínhamos um bom relacionamento com os militares de prestígio, e a partir daí fomos consolidando a parte militar. Com a morte do Tancredo Neves, achávamos que quem deveria assumir era o Ulisses Guimarães, por ser Presidente da Câmara, haja vista que o Vice, José Sarney, não havia sido diplomado, mas nas nossas discussões internas e com medo dos militares darem um golpe com a escolha do Ulisses e retomarem o poder, fizemos um acordo em que o Sarney, meu colega de congresso, assumisse a presidência. Quando aprovamos a Assembleia Nacional Constituinte eu vim disputar a vaga de Senador e no ano de 1986 fui o mais votado entre oito candidatos,

“Quando assumi meu cargo na Câmara comecei a luta para derrubar a ditadura. Na época, nós perdíamos para o grupo da ditadura em votos, mas começamos a articular e tomamos alguns deputados da ditadura e nosso grupo foi crescendo.

inclusive, ex-Governadores. Nesta eleição constituinte, eu elejo como o principal episódio político que pude vivenciar, pois ali nós discutimos tudo que existe hoje na constituição brasileira, e ela é considerada a mais generosa entre todas as constituições.

A título de informação, eu presidi uma parte da constituinte, como eu fui o primeiro arquiteto a chegar ao Senado, o Mário Covas me convidou para presidir a parte das cidades, toda a legislação por parte das cidades foi sob minha presidência, e depois elaborei o estatuto das cidades.

Mais um adendo, a Lei de doação de órgãos também é minha, outro, o código de defesa do consumidor, autoria de fio a pavio, da iniciativa à revisão, enquanto senador eu cuidava no congresso e o Geraldo Alckmin na Assembleia.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 6 ESPECIAL
Dirceu Carneiro *Foto: Orli Ricardo/O Celeiro Dirceu

uComo foi ajudar a desvendar a corrupção que envolvia o Orçamento do Congresso?

O orçamento do congresso estava numa corrupção sem controle, neste contexto o Mário Covas me colocou como relator do setor de siderurgia, e eu resolvi conhecer o setor e fiquei sabendo dos atos dos parlamentares. Quando esses políticos iam nas indústrias, eles retornavam carregados de vários presentes, até carros eles ganhavam. Numa das minhas visitas, levei um assessor e quando cheguei na siderurgia, abordaram o meu assessor com o intuito de oferecer algo ilícito e ele foi logo cortando o mal pela raiz. Resultado da investigação: foram oito cassações de deputados e uma de senador.

uComo foi a sua atuação como Primeiro Secretário do Senado e sua contribuição para revolucionar o sistema de comunicação / informatização do congresso?

A Primeira Secretaria do Senado é o setor que executa as atividades administrativas do Senado, não é o Presidente

atitudes minhas foi publicar nos jornais de circulação todas as votações dos senadores, e logo já arrumei encrenca, mas eu queria ir além.

Neste período da história começou a surgir a Internet, e minha vontade era de informar aos parlamentares e senadores tudo o que estava acontecendo naquele momento para se constituir o fato político do dia. Desta forma, começamos a instalar nos computadores do congresso, informações referentes à agenda política do dia, e para isso precisemos de uma nova tecnologia que ainda não existia no Brasil, a qual fui encontrá-la nos Estados Unidos, e que ressalte, ainda estava em desenvolvimento.

Com essa inovação, fez com que todos os parlamentares tivessem acesso a todos os plenários que estavam funcionando a cada dia, com isso houve uma verdadeira revolução, as informações chegavam do mundo inteiro com som e imagens, algo que acontecesse no Japão, por exemplo, cinco minutos depois já estava repercutindo no plenário do senado. Isso proporcionou uma melhora significativa no trabalho dos senadores e considero a iniciativa que mais ajudou na projeção do Senado e do Congresso como um todo.

u Como foi participar diretamente do Impeachment do Collor

e deter por alguns instantes a Presidência da República?

O Impeachment do Collor foi um dos fenômenos que aconteceu naquele período, sendo o primeiro impeachment da América Latina. Sabe-se que a Câmara é a primeira que autoriza por maioria e o Senado é quem decide se afasta o presidente ou não, e quando foi decidido pelo afastamento, é o Primeiro Secretário que executa a ação.

Após a decisão de afastamento, o Vice-Presidente, Itamar Franco, comunicou ao Senado que não queria tomar posse logo em seguida para não parecer açodado, logo fizemos uma pressão ao Itamar e ele repensou a sua decisão, assumindo a presidência de imediato.

Um dia antes de executar o impeachment, eu alinhavei todos os detalhes com o Chefe da Casa Civil, e inclusive, a segurança do senado queria colocar 300 homens ao meu serviço, é lógico que recusei. Eu estava muito tranquilo, o presidente da república havia sido meu colega como deputado

da minha presença. Entreguei o documento, o presidente passou para o Ministro da Justiça examinar, e com sinais claros de nervosismo assinou. Ironicamente com essa assinatura ele ficou desprovido da presidência.

Deste modo, a presidência passou para as minhas mãos, ou seja, naquele horário a única pessoa que detinha a presidência da República era o Dirceu Carneiro. Logo depois dei posse ao Vice-Presidente Itamar Franco, que assumiu o posto de presidente após o afastamento de Collor.

uComo o senhor vê a transformação da Política Brasileira ao longo dos tempos e por qual motivo saiu tão cedo dela?

Os valores éticos e morais caíram muito de cotação e aumentou o interesse econômico financeiro e de favores ilícitos, deste modo a política perdeu qualidade. Eu acho que isso não deve nos levar a desesperança total, a sociedade é assim, às vezes numa determinada época da sua trajetória ela começa a primar por certos va-res discutidos ou os valores que encantamnam certos aspectos que seriam desejáveis e pegam alguns descaminhos, a trajetória -

cisam girar, a fila anda, eu fiz o que pude e saí porque sei que tem outros que vão-

gresso Nacional, um deles tem a sua cara,

Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 7 ESPECIAL

Centro dos Idosos retorna com 490 inscritos

Tráfego é totalmente liberado na ponte atrás da Apae

No início deste mês de agosto, retornaram as atividades do Centro de Convivência do Idoso Padre Quintílio Costini, localizado na Avenida Caetano Bellincanta Netto.

No espaço, são ofertadas atividades para todos os gostos. Confira abaixo um pouquinho do que é realizado no CCI: Atividade física; Dança gaúcha; Bocha; Jogos de cartas; Artesanato; Música; Coral e Baile.

Além de todas as atividades acima, são ainda oferecidas três refeições diárias e o Projeto 60+ Saudável, que conta com atendimento médico, fisioterapeuta, terapias interativas e atendimento de enfermagem.

É crescente no número de inscritos no CCI, em 2017, o centro tinha apenas 80 inscritos. Já em 2018, em virtude dos investimentos e no aumento das atividades oferecidas, o número saltou para 180. Em 2019, 260 idosos passaram a ser atendidos. Infelizmente em 2020 e 2021, a pandemia do Coronavírus impediu o funcionamento normal do Centro, mas que em 2022 retornou com 390 inscritos.

Nesse ano, em 2023, o Centro iniciou com 410 inscritos e agora na reabertura de julho, já conta com 490 idosos inscritos, fruto do trabalho incessante de todos os servidores e colaboradores que verdadeiramente se dedicam ao bem-estar dos idosos.

A Administração Municipal realizou neste mês a construção da nova ponte que dá acesso ao Bairro Jardim Bela Vista, pela rua que passa atrás da Apae, próximo à Avenida Caetano Belincanta

Neto. Em virtude das chuvas intensas, que atingiram Campos Novos na metade do mês de julho, a ponte antiga acabou cedendo, tornando inviável a passagem de carros e até mesmo pessoas pelo local.

Em um esforço conjunto da Secretaria de Obras e da Secretaria de Agricultura, o problema foi definitivamente

sanado, fornecendo segurança e tranquilidade para os moradores da região, que circulam pelo local.

A prefeitura recebeu ainda uma importante ajuda da Epagri, que realizou a doação de 7 eucaliptos, que foram utilizados para construir a base da ponte. Foram utilizadas ainda aproximadamente 30 pranchas na parte superior da ponte. Nos próximos dias serão implementados ainda mais 12 tubos nas laterais da ponte para que a água não danifique a cabeceira da ponte.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 8 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 779,79 (Setecentos e Setenta e Nove Reais e Setenta e Nove Centavos)
*Fotos e Informações: ASCOM/PMCN

Prefeito de Campos Novos elege fatores que levaram a não Aprovação do Projeto do PPP

R$ 111 milhões em 25 anos, ou R$ 377 mil mensais, aproximadamente. A prefeitura argumentou que os serviços hoje, custam R$ 403 mil para os cofres públicos, que seriam reduzidos para R$ 377 mil num primeiro momento.

Ainda de acordo com o Prefeito

Dalmolin se manifesta

Parceria Público-privada Cidade Inteligente foi vetado pela maioria dos votos dos vereadores.

Por cinco (05) votos a três (03), foi rejeitado na última semana na Câmara de Vereadores, o Projeto do PPP Cidade Inteligente do Município de Campos Novos. Apesar de ampla discussão com entidades, empresários, lideranças políticas e a comunidade em geral, o projeto que previa uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, concedendo os serviços públicos, para empresas ou consórcios, não foi aprovado, causando descontentamento por parte do Executivo Municipal. No dia seguinte à reprovação do projeto no Legislativo, o Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, convocou uma coletiva de imprensa para lamentar o ocorrido. Segundo ele, os ajustes sugeridos pelos vereadores foram acatados, contudo com a negativa, o leva a acreditar que a rejeição foi efetuada por fatores políticos.

“Quero dizer que nós enquanto Executivo lamentamos muito a não aprovação. Quem perde com isso é a comunidade camponovense. Estávamos desde o mês de maio com o projeto na Câmara, uma discussão da nossa gestão e uma fala desde a gestão do ex-prefeito Zancanaro. Deixar claro que para nós esse projeto é salutar para a qualidade de vida das pessoas, para a segurança das pessoas e para

a economicidade, princípios básicos da Gestão Pública. Nós tínhamos o objetivo de construir junto à Câmara e as entidades o edital, dar transparência e estou chateado com isso”, desabafou.

O projeto de Cidade Inteligente Campos Novos consistia na concessão administrativa de 25 anos dos serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública de Campos Novos, implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações e geração de energia fotovoltaica para atender a demanda municipal.

Em números, o projeto previa a troca de mais de 6.500 lâmpadas de iluminação para Led; implantação de 70 câmeras de videomonitoramento; extensão de 34 Km de fibra óptica – infraestrutura de telecomunicações - rede seria interligada e atenderia 60 prédios públicos da cidade; a criação de 27 pontos de wi-fi gratuitos; fornecimento de 880 kW por ano de potência nominal na usina fotovoltaica.

“Todas estas informações foram repassadas de forma clara e transparente. Conversamos em todos os momentos com os vereadores, houve duas Audiências Públicas, e alguns deles nem nessas estiveram e isso demonstra a falta de interesse. Apresentamos propostas, discutimos, ajustamos e vemos um grupo de pessoas interessado na maldade”, salientou Marco.

A proposta chamada de Cidade Inteligente tinha previsão contratual de

Ainda durante a coletiva, o Prefeito Marco fez questão de agradecer aos Vereadores Jair Varela, Celina Manfroi e Claudiomir da Silva (Mochila), que votaram a favor do projeto. O chefe do Executivo também não fez questão nenhuma de esconder a sua insatisfação com um voto em específico: o do vereador Marciano Dalmolin.

“O projeto de Parceria Pública Privada – PPP, tinha o objetivo de fazer uma concessão de uma empresa para construir o edital juntos para os serviços já mencionados. Isso remete ao fracasso e a população precisa se envolver cada vez mais nestas questões. Me admira vereador que é membro da segurança pública, ter votado contra 70 câmeras de segurança, isso é uma vergonha, tem uma empresa de segurança, talvez queira vender o seu produto, decepcionante, vereadores que tem essa forma de ‘POLITICAGEM’ fazerem isso”, afirmou.

Diante das declarações do Prefeito, o Vereador Marciano Dalmolin usou as suas redes sociais para se manifestar, bem como para rebater as palavras do chefe do executivo.

"Estou passando aqui para repudiar as declarações feitas pelo prefeito municipal durante coletiva de imprensa aonde ele fala sobre o projeto de parceria público-privado rejeitado pela maioria dos parlamentares da câmara de vere-

Marco, para o ano que vem o projeto poderá novamente ser apresentado seguindo o mesmo escopo, porém com novas análises e ajustes. “Vamos continuar trabalhando sério, firmes, com responsabilidade e zelando pelo dinheiro público e bem-estar das pessoas”, complementou Marco.

adores. Os vereadores resolveram votar contra e o prefeito acabou falando que é inadmissível e que isto é politicagem. Prefeito isso não é politicagem, isso é democracia, sempre a câmara de vereadores votou a favor dos projetos bons, agora que a gente resolveu votar contrário é politicagem? O senhor precisa parar de olhar para seus amigos ao redor, só para os amigos do rei, tem que olhar para toda a população camponovense. Eu escutei muita gente e a grande massa era contra o projeto e foi por isso que votei contra, eu devo obrigação com o povo. O prefeito veio a dizer que o vereador da segurança pública, sem citar meu nome, é contra as câmeras de segurança pública. Eu faço um desafio, se o prefeito acha que eu sou contra as câmeras de segurança pública, peça para fazermos essas compras por emendas impositivas que até o ano que vem todas as câmeras estarão compradas pelas emendas, sem a gente estar devendo 25 anos para uma empresa de fora, nós compramos e pagamos e será nossa. Outra situação, o prefeito de maneira leviana relata que eu teria benefícios comerciais em votar contrário a este projeto, isso chega a ser um absurdo, não preciso disso, não sei porque esse desespero depois do projeto não vir a ser aprovado. Comece a prestar atenção naquilo que a população fala para não continuarem errando o pulo".

Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 9 POLÍTICA
@mi atech engenhariaeconstrucao (49) 9 8878-7008 Rua XV de Novembro n 649 Centro Campos Novos/SC " Transformamos os seus sonhos em projetos únicos e os seus projetos em obra construída "
*Foto: Jornal O Celeiro

Copercampos distribui mais de R$ 12 milhões no Programa de Fidelidade

Evento destacou a força dos associados comprometidos com a cooperativa .

A relação de confiança entre agricultores e Copercampos se constrói a partir da adesão ao quadro associativo. O Programa de Fidelidade reconhece o compromisso do agricultor em adquirir insumos e sementes na cooperativa no ano.

Criado em 2005, este programa é único entre as cooperativas do país e distribui valores proporcionais a movimentação financeira no ano anterior. No ano base 2022, 839 sócios assinaram o termo de fidelização e juntos, vão receber mais de R$ 12 milhões em dinheiro, valor próximo ao distribuído no ano anterior.

“Com este programa, construímos uma relação mais próxima com o associado, com confiança e responsabilidade. Nós temos o compromisso de disponibilizar insumos e sementes de alta qualidade, ampliar estruturas de acordo com as necessidades e investir em novos negócios, por exemplo, e o associado tem esse comprometimento em adquirir insumos, entregar e comercializar a produção em nossa cooperativa. Com isso, distribuímos valores financeiros para valorizar quem realmente é 100% fiel a Copercampos”, ressalta o Diretor Presidente Luiz Carlos Chiocca.

Além do retorno financeiro, o sócio fiel da Copercampos conta com outros benefícios e serviços exclusivos, como capacitação técnica, produção de sementes e viagens, por exemplo.

Palestrante Brandalizze destaca oportunidades no setor

O jantar de fidelidade contou com a presença de mais de 600 produtores associados que acompanharam atentamente a palestra sobre “Tendências e cenários do agronegócio brasileiro e mundial”, com o consultor de mercados agrícolas, Vlamir Brandalizze.

De acordo com Brandalizze, o

produtor que não comercializou a produção, perdeu a oportunidade.

“O produtor perdeu as melhores condições do ano. A tendência é de poucas flutuações no mercado. Não há um espaço de disparada nas cotações, porque a safra americana vai se definindo, o Brasil vai plantar mais, a Argentina terá uma condição melhor, então o produtor tem que se preparar porque o mercado é menor que o ano passado, mas é um mercado viável, com lucratividade. O produtor não pode esperar muito tempo porque os insumos começaram a subir e vão subir mais e o produtor vai precisar de mais grãos para pagar a mesma conta. A relação de troca será desfavorável para frente, por isso que a eficiência, a produtividade será mais importante que nos anos anteriores”, afirmou.

Em sua apresentação, Brandalizze ressaltou as oportunidades existentes no mercado de grãos e de carnes, além do cenário político e de guerra.

“No mês de julho tivemos a melhor situação de troca entre soja/insumo desde 2017. A tendência é que a relação seja mais apertada de agora em diante, então o produtor precisa tomar a decisão. O produtor deve tomar esse ano como aprendizado, corrigir erros que aconteceram, especialmente em não efetivar vendas nos melhores momentos. Já vi muitas

crises no passado com prejuízos reais, mas hoje temos margens de lucro menores, então o produtor precisa produzir mais, ser melhor no seu negócio para ter rentabilidade. Quando falamos no cenário político, o governo sabe que o agronegócio é o sustentáculo do Brasil. No momento ele não tem interesse em incentivar, mas ao mesmo tempo não pode matar o setor que é a mesma coisa que o produtor de ovos matar sua galinha. O que temos de melhor

Ganhadores do sorteio

A Copercampos premiou, por meio de sorteio, doze associados fidelizados para curtirem um final de semana com acompanhante no Fazzenda Park Resort, em Gaspar/SC.

Os ganhadores foram:

Marcos Boess, Robson Pau-

no país é o agro e se você perder esse setor, você perde a economia. Nós temos exemplo da Argentina que foi o melhor país da América Latina, maior exportador de carnes e com os governos dilapidando o setor produtivo ela se tornou um importador de carnes, por exemplo, não conseguiu evoluir e a Argentina quebrou. Também temos um congresso envolvido e coerente que vai atuar para manter o setor em destaque”, finalizou.

linelli Scheffer, Daniel de Carvalho, Jonatas Tesser, Luís Palavro, Valtemir Luiz Poletto, João Vitor Panho, Ademir Bresolin, Carlos Geovani Demate, Daniel Scalabrin Bergamo, João Francisco Tobias Pereira e Adelino Antunes Moreira.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 10 AGRONEGÓCIO
*Fotos e Informações: ASCOM/Copercampos
Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 www.jornalceleiro.com.br 11 PUBLICIDADE
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023 12 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.