1787

Page 1

Campos Novos-SC

Ano 31 - EDIÇÃO 1787

Quinta-feira 13 de Julho de 2023

COMUNIDADE EDUCAÇÃO

Assinada Ordem de Serviço da Unidade de Saúde do Bairro Boa Vista.

SAÚDE

Julho amarelo: Alerta para importância das Hepatites Virais

Campos Novos terá Curso de Educação Financeira e Empreendedora

EMPRESARIAL

Redante’s Pizzeria investe no conforto e qualidade em seu espaço.

1
Desde 1992
u
www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00
Pág. 07 uPágs. 08 e 09 uPág. 15 uPág. 11
uPágs. 04 e 05

EDITORIAL COLUNISTAS Experiências transformam o ser humano

Saiba você, que quando alguém se permite a fazer algo diferente, incomum ou inusitado, essa pessoa vai sofrer críticas e julgamentos. Isso é fato. A maioria das vezes, inclusive, estas críticas vão partir de pessoas acomodadas que não tiram o bumbum do sofá por nada deste mundo.

Neste momento, é preciso ser resiliente e estar muito bem preparado psicologicamente para não se abalar, pois essa é a real intenção de quem profere os comentários maldosos: inibir os próximos atos de alguém que tem atitude e faz aquilo que ela não faz.

Dito isso, nesta semana tive a satisfação de conversar com Evandro Galiotto, um dos integrantes da Tropeada da Fé, assunto que é capa desta edição do nosso jornal. E numa conversa franca e amigável, ouvi relatos carregados de muita fé e emoção de alguém que por uma graça alcançada, resolveu pagar uma promessa, de uma maneira audaciosa e sem precedentes.

Não se tem informações de outros cavalarianos que saíram de Campos Novos e chegaram à Aparecida do Norte, no estado de São Paulo. Isso demonstra muito a devoção do grupo que durante longos trinta dias, percorreu cerca de 1300 quilômetros até chegar ao destino: o Santuário Nacional de Aparecida.

Na preparação para este grande desafio, Evandro conta que recebeu alguns “nãos” de pessoas próximas, porém todo o carinho e amizade que recebeu ao longo da jornada, de desconhecidos, diga-se de passagem, foram infinitamente superiores e representativos em comparação a qualquer negativa recebida.

Este paradoxo, nos faz refletir, e ao mesmo tempo que o ser humano nos desmotiva, nos dá esperança. Por que muitas vezes a ajuda que buscamos vem de um desconhecido? Por que as pessoas têm dificuldade de estender a mão para alguém do seu próprio convívio?

Além da emoção de cumprir a promessa e voltar para casa em segurança, com essa experiência, Evandro e o grupo voltaram da expedição muito mais evoluídos espiritualmente. A fé na Santa Padroeira do Brasil se fortificou ainda mais e as vivenciadas no caminho o tornaram seres humanos melhores, mais empáticos e altruístas, prontos para retribuir o carinho e espalhar o bem para as outras pessoas.

Por: Orli Ricardo - Jornalista

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Direito Ambiental

HISTÓRICO DA REALIDADE JURÍDICA AMBIENTAL BRASILEIRA

Muito se debate sobre legislação a respeito do comportamento dos Países sobre a preservação ambiental. Entretanto, o fator histórico jamais se pode deixar de analisar quando há discussão a respeito da forma como uma “comunidade”, seja esta local, regional, nacional e internacional foi levada por comportamentos culturais. Não é novidade para o setor ambiental que no final da década de 60, a Suécia propôs à ONU a realização de uma conferência internacional para discutir os principais problemas ambientais. A proposta foi acatada e, em junho de 1972, na cidade de Estocolmo, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, com a participação de 113 países, 250 organizações não governamentais e organismos da ONU.

Ali, países do terceiro Mundo, liderados pelo Brasil, passaram a questionar a postura dos países ricos, que, tendo atingido pujança industrial com o uso predatório de recursos naturais, queriam agora retardar e encarecer a industrialização dos países subdesenvolvidos, impondo-lhes complexas exigências de controle ambiental.

Ante as críticas da comunidade internacional, a reação brasileira neutralizadora se fez sentir com a edição do Decreto 73.030, de 30.10.1973, instituindo a Secretaria Especial do Meio Ambiente – Sema, marcando uma nova era para o ambientalismo e para o desenvolvimento da correlata legislação brasileira.

Outro ponto importante dessa nova realidade foi a aprovação, pela Lei 6.151, de 04.12.1974, do II Plano Nacional de Desenvolvimento – PND, para ser executado no período de 1975ª 1979, o qual, incorporando em seu texto a preocupação com o es-

tabelecimento de uma política ambiental a ser seguida, acabou por mudar a estratégia do enaltecido desenvolvimento a qualquer custo, até então imperante.

Pode-se afirmar, sem medo de errar, que somente a partir da década de 1980 é que a legislação sobre a matéria passou a desenvolver-se com maior consistência e celeridade. O primeiro marco é a edição da Lei 6.938, de 31.08.1981, conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. O segundo marco coincide com a edição da Lei 7.347, de 24.07.1985, que disciplinou a ação civil pública como instrumento processual específico para a defesa do ambiente e de outros interesses difusos e coletivos e, possibilitou que a agressão ambiental finalmente viesse a tornar-se um caso de justiça.

O terceiro marco pontifica em 1988, com a promulgação da atual Constituição Federal, onde o progresso se fez notável, na medida em que a Carta Magna deu no meio ambiente uma disciplina rica, dedicando à matéria um capítulo próprio em um dos textos mais avançados em todo o mundo. E na esteira da Constituição Federal vieram as Constituições Estaduais, que incorporaram também o tema ambiental, ampliando, aqui e ali, o já amplo tratamento conferido pela Lei Maior, seguidas depois pelas Leis Orgânicas dos Municípios (verdadeiras Constituições locais), e de grande messe de diplomas, marcados todos por intensa preocupação ecológica.

O quarto marco é representado pela edição da Lei 9.605, de 12.02.1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas aplicáveis às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Dita lei, conhecida como "Lei dos Crimes Ambientais" e tantas outras legislações Estaduais e municipais, englobando portarias, decretos, regulamentos. Assim que a cultura de um povo deve estar intimamente ligada ao que se busca na ampla melhoria do sistema de proteção ambiental.

Por: Fabrício Carvalho . Advogado . OAB/SC 15.269

Especialista em Direito Ambiental

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

07/2023

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1000/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 2 COTIDIANO

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Arianjo, trago spoilers bem legais, mas também spoilers estraga-prazeres. É que a sua energia deve dar uma bambeada nos próximos dias e, em vez de começar coisas novas, talvez seja uma boa hora pra terminar tudo o que precisa. Afinal seu lado trabalhador promete ficar no modo turbo, o que tende a ser uma mão na roda para dar duro no serviço e melhorar sua situação.

Touro

21/04 a 20/05

Tô vendo aqui que sua semana não promete ser perfeita sem defeitos, mas também não deve ser ruim, não. A energia pode até ficar meio capenga, porém o céu avisa que a época é boa pra largar de teimosia, deixar o que passou para trás e se preparar para um novo ciclo que logo tá aí. Boas chances de receber uma notícia que deve deixar o seu coração quentinho.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Você anda sonhando com grana no bolso? Tá sonhando certo! O céu promete estimular sua ambição, imaginação criativa, boa lábia e o desejo de ter segurança financeira. Boas chances de guardar as moedinhas e fazer uma poupança. Sua energia pode ficar meio borocoxô. Talvez não seja o momento para novidades, mas deve ser bom cuidar de você, do corpo externo e interno.

Câncer

21/06 a 21/07

E já vou logo avisando que a previsão é de altos e baixos. Eita! Mas embora a sua energia possa ir para a cucuia, o céu te incentiva a mergulhar dentro de si e se encontrar. Vejo aqui que tem tudo pra mostrar mais o que pensa e seu lado prestativo, só cuidado pra não cutucar demais as coisas e perder o foco. Como há sinal de transformações em suas relações pessoais e profissionais.

Leão

21/07 a 22/08

Tudo indica que os assuntos de trabalho e grana vão entrar no seu radar. Mas mudanças na rotina do emprego talvez tragam uma certa indignação. Oxe! Ainda bem que deve contar com o seu lado inventivo e criativo no modo on pra dar a volta por cima. Com as expectativas lá em cima, pode se arriscar em uma atividade extra ou até planejar trocar de carreira.

Virgem

23/07 a 22/09

Seu signo deve entrar no modo trabalhador, cuidadoso e prático, mas também analítico, detalhista e crítico. Estudos e viagem estão estimulados e devem trazer excelentes notícias, inclusive a possibilidade de fazer um curso longe. Só não deixe de tirar um tempo pra ficar sozinha(o) e exercitar sua mente criativa, valeu?

Libra

23/09 a 22/10

A energia dos próximos dias tende a baixar a sua bola e te levar a agir de maneira mais discreta, secreta, por trás. Também vejo risco de crises, teimosias e até uma notícia nada favorável na profissão, sobretudo se faz home office ou atua com parentes. O céu mostra que pode ser o momento de se livrar do passado, receios e detalhes sem importância.

Escorpião

23/10 a 21/11

Como a energia não tá lá muito favorável, a dica astral é ficar na sua e bancar a(o) esperta(o), evitando dar ordens ou entrar em tretas, combinado?! Agora se tem uma área que promete bombar nesta semana é a profissão, afinal tudo indica que o seu signo vai se revelar mais sociável, diplomático, cheio de ideias criativas e um bom conselheiro.

Sagitário

22/11 a 21/12

Hora de parar um pouco pra relaxar, refletir e avaliar seus próximos passos. E tudo indica que seu lado trabalhador, astuto e analítico vai ficar on e te ajudar a alcançar suas metas e ambições profissionais. No amor a energia é boa pra zerar pendências. Aproveite pra acertar os ponteiros com o mozão, sem contar que muita coisa deve vir à tona.

Capricórnio

22/12 a 20/01

O céu desta semana revela que a sua energia e disposição podem ficar um tiquinho reduzidas, porém promete trazer mais sensibilidade e incentivar a autoanálise. Boa hora pra fazer uma retrospectiva, analisar e resolver o que for preciso com calma e paciência. Transformações significativas não estão descartadas, sejam em seus objetivos ou projetos de vida.

Aquário

21/01 a 18/02

Nova semana entra em campo e com o céu te incentivando a terminar tarefas, aparar arestas e realizar aquelas coisinhas chatas que precisam ser feitas. Tudo indica que deve rolar um maior entendimento com todos, além de compartilhamento de ideias e conhecimentos. Nos assuntos de saúde, inclusive da família, boas chances de se surpreender com uma notícia maravilinda.

Peixes

19/02 a 19/03

Além de contar com sua mente criativa e até artística, deve ter mais coragem para expor suas ideias, impor seus pontos de vista e mostrar que sabe do que fala no serviço. Com os amigos, melhor não fazer drama para que tudo seja do seu jeito, pois há risco de confusão. Já no amor você deve ter mais sorte. O contatinho tem tudo pra deslanchar e virar match.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Tropeada da Fé:

Cavalarianos de Campos Novos pagam promessa e concluem caminho até o Santuário Nacional de Aparecida

Trajeto teve duração de 30 dias e contou com a devoção e colaboração de muitos amigos pelo caminho.

Movidos pela fé e guiados com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, Evandro Galiotto, Siro Noriler, Sandro Noriler e Dilvo Dalpiva percorreram aproximadamente 1.300 quilômetros, de Campos Novos até o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte, no estado de São Paulo. Ao todo foram exatos 30 dias de tropeada, que teve início no dia 07 de junho.

Os “Amigos da Tropeada”, como ficaram conhecidos, tinham motivações distintas, mas um objetivo em comum: homenagear e agradecer a Mãe Aparecida. A ideia da expedição partiu de Evandro Galiotto, o Parente, que há oito anos fez uma promessa de ir a cavalo até ao Santuário Nacional de Aparecida do Norte, para agradecer uma bênção familiar.

Naquele momento da promessa, ele não tinha muita noção de como faria o trajeto, porém se comprometeu que em

10 anos cumpria com o propósito. Os anos foram passando e, segundo Parente, há três anos, durante uma tropeada realizada na região, confidenciou o propósito com o amigo Siro Noriler, que se prontificou a integrar na tropeada, e assim, começou de fato a preparação para a jornada.

A programação teve efetivamente início no ano passado, por questões particulares e pelo bem-estar animal, resolveram realizar a tropeada no mês de junho. Antes de partir com destino à Aparecida do Norte, entretanto, fizeram um teste até Erval Velho, cujo qual, fez repensar os pla-

nos do grupo.

“Antes de irmos, fizemos contato com o pessoal de São Paulo, fomos atrás de muitas informações e fizemos um teste até Erval Velho. Pela questão da pista, alguns pontos muito estreitos de acostamento, nos fez sentir muito medo, os caminhões passavam muito próximos da gente, qualquer descuido poderia ser fatal e isso quase frustrou os nossos planos”, comentou Evandro.

Após esse episódio, contudo, Evandro ficou sabendo de dois tropeiros da cidade de Santa Cecília, Cléber e Xirú, que haviam realizado o trajeto até Aparecida do Norte no ano passado. Diante dessa informação, os camponovenses foram até eles buscar mais detalhes da expedição e de lá saíram com várias orientações e muito confiantes para dar início à tropeada, que saberemos em detalhes a seguir, na entrevista exclusiva de Evandro Galiotto ao Jornal O Celeiro:

uComo foi a composição do grupo que fez o trajeto até Aparecida

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 4 CAPA
Saída de Campos Novos em frente ao Santuário Estadual de Nossa Senhora Aparecida no dia 07 de junho *Fotos: Divulgação

Siro e eu levamos dois animais cada, usávamos um animal por dia, ou seja, andávamos um dia com um animal enquanto o outro descansava. Dilvo levou um animal, porém, fazia parte da tropeada um dia sim e um dia não. Já Sandro Noriler foi de caminhão nos acompanhando, ele levava os animais, os mantimentos nossos e o trato dos animais, além de auxiliar como o nosso “GPS”.

uQuando vocês saíram de Campos Novos, tinham ideia de quanto tempo levariam para chegar ao destino?

Por meio da conversa que tivemos com os amigos de Santa Cecília, que somos muito gratos a eles, tínhamos como base os 32 dias que eles levaram para concluir a expedição. Imaginávamos que levaríamos um pouco mais que isso, afinal, demoramos três dias para chegar até Santa Cecília. No entanto, fizemos uma estratégia um pouco diferente da adotada por eles. Durante os trinta dias, saíamos cedo, por volta das 6 horas da manhã e fazíamos o trajeto durante o dia até chegarmos no pouso, por volta das 18 horas, sem parar para o almoço, mas levando um lanche para comer no caminho.

O propósito era chegar, não estávamos numa competição, se levássemos 30 dias, 40 ou 50 dias, o nosso ideal era chegar até o destino e graças a Deus e à Nossa Senhora Aparecida, chegamos, todos bem e em segurança.

uAlém dos amigos de Santa Cecília, vocês receberam apoio de mais pessoas?

De muitas pessoas, que se começar a citar vou cometer o erro de esquecer de muita gente. Mas o povo das cidades que passamos foram muito hospitaleiros, para se ter uma ideia, fizemos boa parte da viagem, mais precisamente até Ponta Grossa, sem precisar consumir os nossos mantimentos, pois a rede de amizade que fizemos ao longo do trajeto totalizou mais de cem companheiros. Muitas pessoas ficavam sabendo do nosso propósito e nos acompanhavam a cavalo por três, até quatro dias, teve dia que estávamos em 14 cavaleiros. Até na questão do pouso, muitas pessoas abriram as portas das suas casas e fazendas para que nós descansássemos, e temos uma gratidão eterna por todas elas.

uE a maior parte do trajeto, foi cortando cidades ou interior?

Nossos amigos de Santa Cecilia nos orientaram e a maior parte, quase 90% do trajeto que fizemos, foi por estradas de terra do interior. Refizemos, inclusive, trajetos dos tropeiros da década de 50, que levavam as tropas de mulas para o estado de São Paulo. Passamos por carreiros, tivemos contato com paisagens exuberantes, como cânions e quedas d'água, foram dias abençoados do início ao fim da nossa jornada.

uE como foi o cuidado com os animais?

Optamos por animais fortes, como mulas, burros e um cavalo crioulo, mas como mencionado, o animal que caminhava durante um dia, folgava no outro. Por onde passamos tinha bastante locais para darmos água aos animais, no próprio caminhão que nos acompanhava, tinha água e trato. Saíamos cedo, ao longo do percurso parávamos para dar comida e deixar os animais pastorejarem e seguíamos a viagem. Quando parávamos, aí sim, tratávamos os animais, e aquele que fez o trajeto ganhava um descanso por mais de 24 horas. Inclusive, quando chegamos em Aparecida do Norte, já tinha um veterinário esperando para avaliar os animais.

uQual foi o momento de maior dificuldade?

Chegamos a ficar num certo ponto da viagem, 12 dias sem ver uma cidade sequer, porém, eu não posso dizer que enfrentamos dificuldades. A fé em Nossa Senhora Aparecida nos fez superar o cansaço, a saudade da família e todas as intempéries do trajeto. Nossa Senhora Aparecida guiou o nosso caminho e colocou pessoas abençoadas que nos auxiliaram durante o percurso. Há três dias de chegarmos ao nosso destino, inclusive, encontramos cavaleiros de Indaiatuba, que estavam há oito dias na estrada, e seguimos com eles no restante do trajeto.

uComo era o contato dos familiares que ficaram em Campos Novos durante a viagem?

Apesar das dificuldades de comunicação, sempre que possível procurávamos mandar informações e também saber como eles estavam por aqui. Minha esposa, aliás, está grávida, mas ficou bem assessorada com os familiares que aqui residem. Nos dias que antecederam o cumprimento do percurso, a ansiedade foi batendo, fazíamos alguns vídeos e as mensagens que recebíamos dos amigos e familiares nos deu muita força e capacidade para continuar com o nosso propósito.

uComo foi a chegada em Aparecida do Norte?

Foi um momento de extrema emoção. Há cerca de cinco quilômetros a gente já consegue avistar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, e o coração bate mais forte, e chegar lá foi a realização de um sonho. Chegamos na sexta-feira, familiares do Dilvo e do Sandro estavam lá nos esperando, conheci o Santuário, que nunca tinha ido antes e participamos da missa. No sábado, retornamos de caminhão para Campos Novos e chegamos na madrugada de domingo. uPara finalizar, pensa em repetir a tropeada?

Tenho em minha cabeça, que se Deus quiser e Nossa Senhora Aparecida abençoar, farei novamente esse caminho. Não sei dizer se será daqui dois anos, cinco anos ou até mesmo ano que vem e digo mais, se alguém tem o mesmo propósito do nosso, pode contar com a gente, estamos à disposição para ajudar.

Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 5 CAPA do
Norte?
*Fotos: Divulgação

Audiência Pública discute Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana de Campos Novos

Encontro que ocorre na Câmara de Vereadores ouvirá anseios da comunidade.

Ocorre nesta quinta-feira, 13/07, o segundo dia de discussões da revisão do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana de Campos Novos. O encontro que acontece no formato de Audiência Pública está sendo realizado no Plenário da Câmara de Vereadores. O primeiro dia foi reservado para a discussão da revisão do Plano Diretor e de Mobilidade.

Segundo o Secretário de Planeja-

mento, Fernando Buzzi, a revisão do plano encontra-se em sua fase final de desenvolvimento.

“Esta audiência trata das deliberações finais do plano diretor, apresentamos as minutas finais das leis e um novo mapa de zoneamento do município, o qual está disponível no site da prefeitura para que as pessoas possam opinar e verificar os documentos. Após as deliberações, ainda daremos um tempo de consulta pública, para a partir daí, finalizar o texto final das leis para enfim dar encaminhamento à

Câmara de Vereadores para votação”, explicou Buzzi.

Dentre as áreas que estão sendo abordadas, destacam-se, por exemplo, intervenções no trânsito e na construção civil. Ainda conforme Fernando, durante a audiência, serão apresentadas propostas e coletados os anseios da comunidade, visando à modernização das leis e regulamentações pertinentes.

O segundo dia de discussões, ocorre quinta-feira, 13/07, a partir das 19 horas, na casa legislativa e abordará como

tema, as Leis que envolvem o plano diretor, bem como o código de postura, de obras, parcelamento de solo, zoneamento, lei da mobilidade urbana.

“Em relação ao plano diretor, a gente tentou evoluir quanto à modernização das leis, tornando-as mais claras e específicas, a questão predial, ampliação de áreas para loteamentos e modernização de algumas áreas para tornar a ocupação urbana mais desenvolvida, todas estas questões, serão apresentadas durante a consulta pública”, finalizou o secretário.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 6 COMUNIDADE
*Foto: Colaboração/Soud Frame

Assinada Ordem de Serviço para a construção da Unidade de Saúde do Bairro Boa Vista

Obra custará R$ 660 mil e tem prazo de 10 meses para ser concluída.

Na última sexta-feira, 07/07, o prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, o Secretário de Saúde, Vinicius Serena e o Secretário de Planejamento, Fernando Buzzi, estiveram no Bairro Boa Vista para assinar a Ordem de Serviço para a construção da nova Unidade de Saúde do Bairro. A obra será construída em outro terreno da administração e não no local que o posto funciona atualmente.

O novo espaço é próximo à igreja do bairro e dará mais fluxo e segurança de acesso à população. A área total do terreno é de 1350 m² e 216 m² de área construída. O imóvel contará com dois consultórios médicos, um odontológico, sala de ginecologia, sala de armazenamento, distribuição e dispensação de remédios, sala de pré-consulta, curativos e vacinas, recepção, sala de agentes, sala de esterilização e banheiros.

O Prefeito reuniu a equipe que trabalha na unidade e deu detalhes do projeto, que custará R$ 660 mil, sendo que a origem do valor representa, R$ 210 mil de recursos próprios e R$ 450 mil oriun-

dos da bancada do PSD.

“Queremos pedir desculpas a equipe e ao bairro pela demora nessa execução. Nossa intenção era que nesse momento, a obra já tivesse iniciado devido à importância que representa. Agora começamos um novo momento para a saúde do bairro e das pessoas. Uma casa alugada há 11 anos que serviu e está servindo, não é o ideal, mas é o que nós podíamos fornecer. Hoje queremos ter um espaço melhor, uma melhora na centralização, que todos possam usar”, afirmou.

Ainda conforme o prefeito, a obra que iniciará em breve, terá o prazo de 10 meses para conclusão. Já o Secretá-

rio Municipal de Saúde, Vinícius Serena, exaltou o trabalho realizado pela equipe de saúde e reconheceu todo empenho dedicado no atendimento aos moradores do Bairro Boa Vista.

“Trabalhamos em um padrão que oferece qualidade de atendimento para as pessoas que trabalham. Sempre pudemos oferecer o nosso melhor e é nosso dever oferecer agora a melhor qualidade possível. Na próxima semana as obras já iniciam no terreno onde a população conhece como o ‘chalé’. Este local, uma casa que era alugada, só foi o posto de saúde, pois haviam pessoas trabalhando nele. Temos orgulho desta equipe que por

tanto tempo ofereceu um atendimento de qualidade a todos. Agora com uma nova estrutura, ampliaremos ainda mais esses quesitos”, comentou Vinícius Serena.

O Secretário de Planejamento, Fernando Buzzi, externou que a unidade pode receber incrementos nos próximos anos, visando o bem-estar da população.

“Esta unidade terá possibilidade de ampliação no futuro e nessa gestão queremos que esse posto seja um modelo, tudo foi pensado para que essa obra seja duradoura e possa atender as pessoas com saúde e acolhimento”, complementou Fernando Buzzi.

Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 7 COMUNIDADE
Sede atual do Posto de Saúde (Boa Bista Cohab) Projeto modelo do Posto de Saúde *Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Julho amarelo: Alerta para importância da testagem, diagnóstico e tratamento das hepatites virais

Em Campos Novos, nos últimos 20 anos, foi notificado o total de 89 casos de hepatites virais.

Doenças silenciosas que se não tratadas a tempo podem causar sérios problemas à saúde como cirrose ou câncer hepático e, até mesmo, levar à morte. Essas são as hepatites virais B e C, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que precisam ser diagnosticadas precocemente para evitar danos graves à saúde. A importância da testagem para o diagnóstico precoce da doença e realização do tratamento adequado é o alerta da Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), agora em julho, mês de luta contra as hepatites virais.

A gerente de IST, HIV/Aids e doenças infecciosas crônicas da DIVE e médica infectologista, Regina Célia Santos Valim, destaca a necessidade de adultos testarem regularmente para as hepatites B e C. Outro público, segundo a gerente, que precisa ser testado são as gestantes durante o pré-natal.

“O teste para as hepatites virais é gratuito e está disponível em todas as unidades básicas de saúde. Quanto mais cedo

se souber se é portador do vírus B ou do vírus C, mais cedo se trata e mais cedo se cura ou se controla essa infecção. No caso das gestantes, a testagem é importante para evitar que a infecção seja transmitida ao bebê”, esclarece.

Além da testagem, existem outras formas de prevenção para essas infecções. Para a hepatite B há vacina oferecida gratuitamente na rede pública de saúde. A primeira dose deve ser aplicada no bebê logo ao nascer e as demais doses (vacina penta valente) aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Pessoas não vacinadas nesta faixa etária podem receber a vacina em qualquer momento, independentemente da idade, em um esquema de três doses.

Outra medida de prevenção importante é o uso da camisinha em todas as relações sexuais. Os preservativos podem ser retirados de graça em todos os serviços de saúde. Além de evitar o compartilhamento de objetos perfuro cortantes como seringas, lâminas de barbear, material de manicure e pedicure e de uso pessoal, como escovas de dente.

As hepatites virais podem causar sintomas como cansaço, tontura, enjoo e/ ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, mas os aparecimentos desses sintomas são pouco frequentes.

“As hepatites B e C são infecções bastante silenciosas e infelizmente a pessoa só vai fazer o diagnóstico em uma fase mais adiantada da doença, quando ela já tem cirrose hepática ou então quando já

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 8 SAÚDE
Dra. Regina Célia Santos Valim *Imagem: Divulgação/DIVE-SC *Foto: Divulgação/doctoralia

tem um câncer hepático. Então, estamos falando de doenças que não apresentam sintomas por um longo período na vida da pessoa. Por isso, é importante testar. Quanto mais cedo se souber ser portador dessas doenças, mais cedo a pessoa consegue fazer o tratamento e evitar a evolução para esses desfechos tão graves. A hepatite C tem cura e a hepatite B tem tratamento que interrompe a evolução da doença”, finaliza a gerente de IST.

uHepatites virais em SC

Em Santa Catarina, os casos de hepatites virais são mais frequentes em homens e a faixa etária com mais registros está entre 40 e 59 anos. De forma geral, entre os anos de 2021 e 2022 houve redução, tanto no número de novos casos de hepatite B, que passou de 896 casos em 2021 para 876 casos em 2022; quanto de hepatite C, que caiu de 819 casos em 2021 para 716 em 2022.

uHepatites em CN

A técnica em Epidemiologia, Rosangela de Sá Baldin, da Vigilância Epidemiológica do município de Campos Novos informou ao Jornal O Celeiro, que em Campos Novos, foi notificado o total de 89 casos de hepatites virais desde o ano 2000, dentre eles, Hepatite B são 61 casos, divididos em 29 casos entre homens e 32 casos em mulheres, já Hepatite C, possui o total de 28 casos, divididos em 16 casos

em homens e 12 casos em mulheres.

Rosângela destacou que estes pacientes são todos acompanhados pela Vigilância e pelo Atendimento Médico e informou que todos os postos de saúde possuem os testes rápidos para identifi-

cação das hepatites. Segundo ela, o ideal é que todos efetuem a testagem pelo menos uma vez ao ano. "As hepatites virais, possuem diversos tipos de manifestação, sendo que muitos deles são silenciosos e dificultam o diagnóstico precoce. Isso

porque, por mais que certos casos possam surgir de maneira leve, todos merecem atenção e exigem o devido tratamento, já que seu curso pode agravar-se e até se tornar fatal".

Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 9 SAÚDE

Vargem é destaque no Summit Cidades 2023

A equipe de Saúde de Vargem esta super feliz e orgulha. O motivo? O município foi agraciado com duas premiações no Summit Cidades 2023, maior encontro de cidades em Santa Catarina. A Sala de Viagens e a Sala de Pilates foram destaque no evento recebendo a certificação de boas práticas.

A Sala de Viagem é um espaço pensado pela Administração Municipal para promover cuidado, acolhimento, conforto e segurança para os pacientes que precisam ir até outros municípios.

Na Sala de Pilates foram mais de 3 mil atendimentos desde 2019, um local

Prefeita de Vargem e Presidente da Fecam, Milena Lopes

de cuidado e promoção do bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.

senta o trabalho dedicado e o comprometimento dos profissionais do município e da Administração Municipal que sempre fez da saúde uma das principais bandeiras da Administração.

O evento ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de junho, em Florianópolis, com mais de 100 municípios inscritos. O evento buscou potencializar o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, sustentáveis e dinâmicas.

A prefeita de Vargem, Milena Lopes, esteve presente representando o município e também como Presidente da Fecam (Federação dos Consórcios, Asso-

ciações e Municípios de Santa Catarina). A entidade está preocupada em promover a educação de qualidade em todos os municípios catarinenses.

Para isso, a Fecam está realizando um trabalho conjunto com a Celesc que irá mapear todas as localidades catarinenses que ainda não possuem acesso à rede elétrica. “Para que nós possamos levar a conectividade para todas as escolas públicas do Estado, é preciso que todas localidades, principalmente as rurais, tenham acesso à energia elétrica. E a FECAM está fazendo um esforço para que isso aconteça”, frisou.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 10 REGIÃO
VARGEM
Esta conquista além de trazer visibilidade ao município também repre*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Rotary Club e Casa da Amizade promovem Curso de Educação Financeira e Empreendedora

Capacitação voltada para jovens de 13 a 18 anos será totalmente gratuita e conta com o patrocínio do Sicredi.

O assunto em torno da educação financeira está cada vez mais crescente no nosso dia a dia. O empreendedorismo é considerado um fator determinante para o desenvolvimento, e está diretamente atrelado à inovação, o que impacta significativamente na economia de uma região. Pensando nisso, o Rotary Club de Campos Novos e a Casa da Amizade, oferecem o curso de Educação Financeira para jovens de 13 a 18 anos.

O projeto é patrocinado pela Sicredi e serão disponibilizadas 20 vagas, sendo para 10 alunos da rede municipal de ensino, 03 da rede estadual, além de 07 vagas que serão sorteadas nas rádios do município para demais jovens interessados.

De acordo com a coordenadora do projeto, Silmara Hermes Antunes, diretora da Academia da Moeda, o curso busca ensinar disciplina financeira e mentalidade empreendedora, para que os alunos aprendam a conquistar renda de

forma independente, organizar as finanças e criar o hábito de empreender e investir desde cedo. A coordenadora entende a necessidade de melhorar a qualidade na educação e busca, por meio do curso, impactar diretamente a vida dos jovens e famílias.

“Jovens educados financeiramente se tornam adultos responsáveis e conquistam sua independência financeira mais cedo. O propósito é impactar vidas

levando conhecimento, para que a longo prazo, com suas famílias, possam melhorar a qualidade de vida”, comentou a coordenadora. No projeto, os alunos irão desenvolver diversas habilidades, como: empatia, comunicação, liderança, criatividade e planejamento. Vão aprender também a ter renda através do empreendedorismo, como cuidar desse dinheiro, evitar o consumismo, poupar, investir e planejar o

futuro, além de criarem projetos empreendedores visando a conquista financeira saudável e rentável.

“A educação financeira também traz benefícios para a estratégia do empreendedor e por isso os dois temas se agregam. Entende-se que aquilo que já existe na rede de ensino regular é muito superficial, o projeto visa avançar profundamente no assunto através de dinâmica, práticas e criatividade”, finalizou Silmara.

O curso inclui material didático totalmente gratuito. O início das aulas está previsto para o dia 5 de agosto, com 2 horas semanais, aos sábados das 10h às 12h, na sede do Rotary Club de Campos Novos.

O patrocínio do Sicredi, foi conseguido através do cadastramento do curso via Fundo Social disponibilizado pela instituição financeira. O Fundo Social foi criado em 2018 e é um recurso financeiro que tem como objetivo alavancar e apoiar entidades em prol do desenvolvimento da região de atuação da cooperativa. Quanto mais os associados investirem no Sicredi, em Campos Novos e região, maior será o apoio aos projetos das comunidades para construír uma sociedade mais próspera.

Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 11 EDUCAÇÃO
Equipe da Academia da Moeda *Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Reforma tributária divide o empresariado

Com uma liberação bilionária de emendas parlamentares durante o processo de votação, a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda Constitucional que trata da Reforma Tributária. Foram dois turnos, com expressiva margem favorável: 382 x 118 e 375 x 113.

No entanto, se a ideia da Reforma era livrar o Brasil de um verdadeiro manicômio tributário, não será tão cedo que o país se verá livre da emaranhada legislação que rege a cobrança de impostos que incidem sobre pessoas físicas e jurídicas.

Com 142 páginas e enxertos inseridos às vésperas da votação, o texto prevê transição de até 50 anos em certos casos; convivência de sistemas - o antigo e o novo - por até uma década; compensações tributárias que sairão de fundos ainda não bem de nidos e não exatamente equânimes, na medida em que valerão critérios sociais e outros dispositivos que não o vigor econômico para produzir receita e a e ciência de sua aplicação.

Também há inde nição de alíquotas que serão tratadas por lei complementar e, na contramão do Pacto Federativo, a autorização para concentração do montante arrecadado. O que vai resultar na criação de mais uma estrutura burocráti-

ca na máquina estatal: o Conselho Federativo, responsável pela centralização e distribuição das receitas arrecadadas a título de IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que substituirá o ICMS (imposto estadual) e o ISS (imposto municipal). No cardápio de tributos federais, a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) vai substituir o PIS, o PIS-Importação, a Co ns e a Co ns-Importação.

Comemorações

Ainda assim, houve muita comemoração por conta de avanços e da expectativa de melhoria, mesmo que no médio e longo prazos.

Na avaliação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), a essência da Reforma foi mantida, simpli cando o sistema e corrigindo distorções históricas, como o fato de a indústria ser o setor mais tributado da economia. “O m da cumulatividade ao longo da cadeia produtiva e a desoneração das exportações e investimentos são outros pontos positivos”, acrescenta o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.

A Fiesc festeja o m da guerra scal, mas observa que é preciso estar vigilante para evitar que haja um aumento da carga tributária.

Preocupações

Ao mesmo tempo em que elogia o m da guerra scal, a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) coloca em dúvida a gestão do Fundo criado para compensar a perda desses estados, e a gestão do Fundo de Desenvolvimento Regional, projetado para reduzir desigualdades regionais e sociais.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, adverte, também, para o excesso de indenições no texto aprovado pela Câmara, o que traz insegurança jurídica e uma falta de previsibilidade de como será a tributação na prática.

Ceticismo

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) mostrou maior ceticismo quanto aos impactos bené cos da reforma tributária. “O Brasil está no escuro quanto às alíquotas que incidirão sobre os bens e serviços para ns de apuração da efetiva carga tributária a ser suportada por todos nós”, a rma Onildo Dalbosco Jr., presidente da FCDL . “Ao que tudo indica, o consumo, uma das matrizes de tributação, continuará a ser fortemente taxado”, prevê ele, questionando, também, a criação do Imposto Seletivo, por meio do qual a União poderá sobretaxar produtos que considerar nocivos à população e ao meio ambiente. Senado

Apesar das discordâncias em alguns aspectos, todas as entidades empresariais depositam no Senado - que é a Casa revisora - a expectativa de que os pontos inde nidos ganhem mais clareza e que se possa caminhar para um período de maior segurança jurídica. Feitas alterações, a matéria volta à Câmara dos Deputados.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 12
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas SC www.adjorisc.com.br
Enquanto o setor industrial comemora, o ramo de bens e serviços mostra apreensão com a tendência de pesado aumento da carga de impostos que incidirá sobre o segmento responsável por 70% do PIB brasileiro
RCN 739 | rcnonline.com.br
DIVULGAÇÃO / FACISC Sérgio Rodrigues Alves, presidente da FACISC Mário Cezar de Aguiar, presidente da FIESC Onildo Dalbosco Júnior, presidente da FCDL
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224 ESTADO
BRUNO COLLAÇO / AGÊNCIA AL FLICKR / ASSESSORIA FIESC
Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 13 PUBLICIDADE

ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - APP

A São Roque tem o compromisso de preservar e proteger o meio ambiente, e uma das ações em andamento é a implantação de cercas na Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório da usina. Essa medida tem como objetivo delimitar e proteger essa área, evitando o acesso não autorizado e reduzindo possíveis impactos negativos. A instalação das cercas contribui para a conservação da vegetação nativa, a manutenção da biodiversidade local e a proteção dos recursos hídricos, garantindo a preservação desse importante ecossistema. Pedimos encarecidamente à comunidade que respeite e preserve as Áreas de Preservação Permanente do lago da usina. Reforçamos que não é permitido o acesso de gado e nem plantação de lavouras nestas áreas Em caso de dúvidas faça contato através dos canais de comunicação da UHE São Roque.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 14 PUBLICAÇÕES
(49) 3549-0389 ouvidoria uhesaoroque@uhesaoroque com br Estrada São Roque S/N - Zona Rural - Vargem /SC
Figura 1 - Implantação de cerca em área de APP Figura 2 - P ant o de mudas

Experiência Gastronômica: Redante’s Pizzeria investe no conforto e qualidade em seu espaço

Reinauguração trouxe um novo layout e aumento em 20% da capacidade de ocupação.

Versáteis e movidos a desafios, sempre em busca de novidades e proporcionar experiências inesquecíveis para seus clientes. Isso explica muito o sucesso da Redante’s Pizzeria, que no último sábado, 08/07, fez a reinauguração do seu espaço, agora repaginado, com um novo layout e com incremento 20% de ocupação. E para brindar este momento especial, foi servido um coquetel refinado e de muito bom gosto, preparado especialmente para seus colaboradores.

“A família Redante’s Pizzeria cresceu, hoje contamos com 18 funcionários, são eles que fazem a diferença no nosso dia a dia e nada melhor que reconhecer todo esse empenho e dedicação. Estamos muito felizes com o resultado da reforma, viajamos bastante, conhecemos muitas empresas do ramo gastronômico, e embora tenhamos dois anos neste novo espaço, sentíamos a necessidade em oferecer um novo conceito e proporcionar uma sensação única aos nossos clientes”, explicou Marli Arns, sócia proprietária da Redante’s Pizzeria.

Com uma década de experiência no ramo da gastronomia, Marli Arns dita tendência na área desde o momento que chegou a Campos Novos. Embora tenha começado como franqueada de uma rede de delivery, aos poucos ela conseguiu imprimir o seu diferencial em produtos e, sobretudo no atendimento. Visionária e com muita sede de empreender, foi com Luiz Carlos Redante, seu esposo, que o proces-

so de expansão aconteceu de vez.

De franqueado de delivery para um espaço com atendimento ao público e menu personalizado. Com o incremento das esfirras árabes em seu cardápio, Marli e Luiz se depararam com um aumento considerável da demanda, a qualidade das suas pizzas autorias ganharam fama e prestígio, e o espaço em que se encontravam se tornou insuficiente para a dimensão que a empresa ganhou.

Em fevereiro de 2021, nasce a Redante’s Pizzeria, num espaço amplo, aconchegante e de ótima localização, um importante passo na trajetória de empreendedorismo do casal.

“O atendimento diretamente ao público foi um desafio para nós, sempre

prezamos pelo bom atendimento ao público e oferecer o nosso diferencial. Nós trabalhamos com produtos importados, como farinha, molho e azeite italianos, também focamos na qualificação profissional dos nossos colaboradores, cursos e treinamentos, e temos ainda, três pizzaiolos formados, com certificações nacionais e internacionais”, comentou Marli.

Além das esfirras abertas, outro carro-chefe da Redante’s são as pizzas clássicas Italianas, uma exclusividade na cidade, que consiste em massas de longa fermentação, com um blend de farinhas italianas, que carregam leveza e um sabor diferenciado ao paladar do cliente. A linha de bebidas também é outro ponto que chama muito a atenção pela qualidade,

afinal, a pizzaria dispõe de uma refinada carta de vinho, várias opções de drinks e um chopp de excelência, reconhecido e premiado internacionalmente. De acordo com Luiz Redante, as novidades não param por aí e mais um produto exclusivo está para ser lançado nos próximos dias. “Nos cursos que a gente faz, nós vamos buscar informações e técnicas para desenvolver o nosso melhor trabalho, e em relação a este novo produto, já estamos em processo de teste, escolha de embalagem e a nossa ideia é que nos próximos 30 dias já tenhamos disponível esta novidade”, afirmou.

A Redante’s Pizzeria está localizada na Rua Coronel Farrapo, esquina com a Tancredo Neves, nº 1222, conta com espaço kids e atende todos os dias, exceto no terceiro domingo do mês, dia de folga de toda a equipe. Às quartas-feiras é servido rodízio de pizza a partir das 20h15, que leva aos clientes, sabores tradicionais, especiais, massas de longa fermentação, bordas recheadas e calzones, nos demais dias o atendimento é à la carte no salão, bem como através do delivery.

“É comum recebermos clientes de todas as cidades da região, inclusive do Rio Grande do Sul e até mesmo de outras localidades, que por indicação vêm conhecer a nossa pizzaria que se tornou referência. Aproveito para reforçar o convite a todos, que venham conhecer o nosso novo espaço, que vivam uma experiência gastronômica, montamos um local para vocês se sentirem em casa, com muito conforto, ótimo atendimento e com a mesma qualidade em nossos produtos”, finalizou Luiz.

Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 15 EMPRESARIAL
*Fotos: Divulgação/Redante'S
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Julho de 2023 16 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.