1786

Page 1

PROFESSORES

COMUNIDADE EMPRESARIAL

Professora Doris narra sua trajetória de 43 anos de Magistério.

Clubes de Serviço, Lions Centenário e Rotary elegem novas diretorias.

Atleta conquista dois troféus em Campeonato de Fisiculturismo.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1786 Quinta-feira 06 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00
uPág. 05 uPágs. 08 e 09 uPág. 13 uPágs. 10 e 11 Fernando Veiga fala sobre o 'Da Nona' Restaurante & Cozinha. ESPORTE uPág. 15

EDITORIAL

Já devemos falar de eleições?

Fazendo um exercício de futurologia, neste mesmo período do ano que vem, nada será mais comentado do que as eleições municipais. No bar, na escola, na roda de amigos, em ambientes públicos, o assunto não será outro: quem é que leva esse ano?

Em Campos Novos podemos começar a nos prepararmos para fortes emoções diante do pleito mais acirrado dos últimos tempos. Tudo indica que não teremos um único embate entre duas chapas, como fora nas eleições passadas, a tendência é que tenhamos três ou até quatro concorrentes ao Executivo Municipal.

Enquanto isso, as movimentações e conversas nos bastidores já começaram. Evidentemente que ficará por conta das convenções dos partidos a definição final dos nomes dos candidatos, bem como as coligações partidárias que farão parte da festa da democracia.

E sim, como diz a velha propaganda, “xadrez é como eleição”, é um jogo, onde todas as movimentações devem ser friamente calculadas. Uma jogada errada pode botar fora toda a estratégia que por anos é arquitetada.

Baseando-se nas eleições federais de 2018, muitos candidatos se apoiarão nas redes sociais como o principal cabo-eleitoral de suas campanhas. Se o Facebook elegeu um Presidente da República, não terá força para eleger um Prefeito ou Vereador?

Vale lembrar que as últimas eleições municipais foram em meio à Pandemia do Coronavírus, onde a população se via rodeada de medo e incertezas, afinal, enquanto os candidatos pregavam o “Fique em Casa”, os mesmos se aglomeravam nas ruas fazendo bandeiraço e visitando casas. Qual é o nome disso mesmo?!

Mas por tocar no assunto, multidão nas ruas ganha eleição? Gozado, para Presidente, pelo menos, a resposta é não!

E seguindo nesta mesma seara, lembro mais uma vez neste espaço que estamos há praticamente seis meses sem respostas do Episódio de 8 de janeiro. E a tal CPMI, por qual motivo não vingou? O que está emperrando o avanço das investigações? E as pessoas que estão presas, quando irão a julgamento?

Enquanto as perguntas não são respondidas e a festa da democracia não começa, tire um tempinho para conhecer a vida pública e privada dos possíveis candidatos, desta forma você avança umas casinhas para tomar a decisão mais assertiva possível no próximo pleito.

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

COLUNISTAS

Evoluir Empresarial

Quais são os usuários da contabilidade?

Os usuários da contabilidade são aquelas pessoas que necessitarão dos dados fornecidos pela contabilidade para alguma finalidade. Cada usuário terá um interesse específico nesta utilização, visto que a ciência contábil se serve a várias vertentes. Também chamamos os usuários de contabilidade de stakeholders que significam, em tradução livre, as “partes interessadas”.

As demonstrações financeiras produzidas por meio da contabilidade podem se servir a diversos tipos de usuários, dentre eles, vamos citar alguns explicando seu principal objetivo na análise das demonstrações produzidas. De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.

Os usuários internos estão intimamente ligados aos objetivos e atividades empresariais. São eles que influenciam nas decisões administrativas, como o planejamento de investimentos, questões relacionadas ao preço dos produtos, bem como o gerenciamento do fator humano imprescindível ao bom andamento dos processos gerenciais.

Em outra vertente estão os usuários externos que, como os usuários internos, possuem interesse nas demonstrações contábeis empresariais, porém, com outros enfoques, já que essas pessoas ou órgãos não se encontram, necessariamente dentro da entidade ou envolvidos com ela diretamente.

A seguir, citamos os principais interesses de cada grupo de usuários:

uFornecedores (externos): os fornecedores se interessam pela contabilidade da empresa porque necessitam saber se a empresa terá dinheiro para pagar as duplicadas parceladas derivadas das operações comercias entre a empresa e seus fornecedores;

uGoverno (externo): o governo se interessa pelas informações geradas pela contabilidade para a realização de auditoria fiscal a fim de analisar possíveis fraudes em sonegação de impostos, por exemplo, bem como se o cálculo referente aos impostos devidos está correto;

uBancos (externo): os bancos se interessam pelas demonstrações contábeis para possível aprovação de empréstimos que a empresa possa necessitar por meio da análise da capacidade de pagamento da mesma;

uInvestidores (interno): os investidores são pessoas que injetaram capital (dinheiro) na empresa, desta forma, eles necessitam das demonstrações contábeis para avaliar qual será sua parcela na distribuição dos lucros da empresa, bem como se o investimento está rendendo lucro ou se o investidor deve se retirar caso o investimento não continue sendo satisfatório; uFuncionários (interno): os funcionários também são usuários da contabilidade, apesar de não ser muito comum a análise das demonstrações contábeis por meio deste grupo de usuários.

É de suma importância que as empresas saibam a quais interessados as demonstrações podem se destinar e, por isso, o atendimento às exigências legais em sua elaboração ou publicação, se for o caso, devem ter a devida atenção para que a própria empresa não se prejudique.

Manter os documentos da empresa em dia com a contabilidade é um fator primordial para controlar o patrimônio, coletar dados para serem transformados estrategicamente em procedimentos e ações que direcionam a tomada de decisão do negócio, além de ser extremamente importante o fator de análise do lucro e prejuízo da empresa.

Por: Douglas Rayzer Contador RB Contabilidade Contato: (49) 99907.8738

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

PARCEIROS:

Contato: (49) 9 8828.2224

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1000/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 2 COTIDIANO
07/2023

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Luz, câmera, ação! Chegou a sua hora de brilhar, ariangel. Afinal a energia do momento te incentiva a colocar para fora toda a sua força, iniciativa e ânsia de realizar as coisas, especialmente no setor profissional. Pra manter a saúde mental e o réu primário intactos, tem coisa que é melhor só visualizar e não responder.

Touro

21/04 a 20/05

Uma nova semana vem chegando e com promessas de muita energia positiva, de colher os frutos do que plantou até agora e de expandir o que vem construindo, principalmente na sua carreira. Porém os astros avisam que talvez seja hora de rever alguns planos e até amizades, olhando para a realidade e relembrando lições passadas.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Se depender do céu, a energia tá on e as emoções vão vir à tona. O momento deve ser ótimo pra mostrar o seu melhor, ficar mais sociável e concretizar metas. Ótima semana pra bater papo com a sua galera, pensar em uma viagem ou rolê e se dedicar aos estudos. Só não deixe de tirar um tempinho pra sossegar, descansar e cuidar da sua saúde mental, tá?

Câncer

21/06 a 21/07

Este período promete ser de realizações, revelações e emoções transbordando. Mas também vejo risco de descontroles, apegos, mimimi e chororô. Então bora equilibrar esse turbilhão de sentimento pra não causar desgastes nas suas relações pessoais ou profissionais com tensões, dramas e tretas. Já sua vida financeira tem tudo pra decolar, afinal você deve contar com mais coragem.

Leão

21/07 a 22/08

Além de esbanjar carisma e brilho, seu lado generoso, sociável e confiante tende a chamar a atenção e ganhar a simpatia das pessoas, o que promete te ajudar a se destacar no trabalho e ganhar reconhecimento. O céu promete turbinar sua vida amorosa! Seja com mozão, rolo ou contatinho, tudo indica que vai mostrar seu jeito extrovertido, criativo e apaixonante. Os dates devem esquentar!

Virgem

23/07 a 22/09

O céu promete trazer altas doses de energia, ânimo e incentivo pra realizar tudo o que precisa. E trago ótimas notícias para as finanças, já que o serviço pode finalmente render frutos, sobretudo se atua com público, comércio, promoções, eventos, shows, espetáculos, etc. Pode até contar com a ajuda dos amigos e realizar uma ideia, objetivo ou desejo.

Libra

23/09 a 22/10

A previsão é de chuva de bênçãos! Com o céu deixando a sua indecisão off e ativando o modo ação, você deve contar com muita energia e encorajamento pra se movimentar, correr atrás das suas coisas e seguir em frente. Sua semana promete ser próspera e você tem chance de mudar seu saldo do vermelho para o verde. Pode até cair um pix que nem esperava, inclusive de herança.

Escorpião

23/10 a 21/11

A semana começa com uma energia poderosa te estimulando a entrar fundo nas suas emoções e a mostrar quem você realmente é. Então bora buscar o que te dá mais alegria e revelar seus talentos, inclusive aqueles dons que não expõe pra ninguém, principalmente no trabalho. E vejo aqui que deve contar com mais iniciativa, criatividade, coragem e poder de atração.

Sagitário

22/11 a 21/12

Você deve entrar nesta semana com todo o gás. E o sinal está verdinho para o sucesso! No serviço tudo indica que os seus planos, projetos e ideias vão começar a virar realidade, crescer e se expandir, com chances até de renderem uma graninha a mais. Mudanças estão previstas e tendem a trazer mais harmonia no lar.

Capricórnio

22/12 a 20/01

A energia é bem boa pra concluir projetos, terminar tarefas, finalizar planejamentos e definir metas. Há chance de encerrar um ciclo e iniciar uma nova etapa na carreira – a tão sonhada promoção pode até chegar. E prepara o coração, pois mudanças devem pintar nas finanças. Contando com ótimos instintos, coragem e iniciativa, tem chance de lançar trends e buscar seu sucesso.

Aquário

21/01 a 18/02

O céu desta semana manda avisar que é hora de se mostrar, afinal a energia do momento estimula a visibilidade. Bora expor seus talentos, vender seu peixe e revelar o que sabe fazer de melhor. Seu jeito mais simpático e prestativo no serviço também promete ficar on e aumentar sua popularidade. Pode ter sucesso ao trabalhar em equipe ou ao formar parcerias profissionais.

Peixes

19/02 a 19/03

A energia desta semana é de ação e atitude, então bora ativar sua coragem e correr atrás dos seus planos, anseios e objetivos, que prometem se expandir. Só cautela com o turbilhão de emoções que tende a pintar também! Não tenha medo de assumir responsabilidade e aprender com os erros. Vejo sucessos chegando e até notícia de aumento de salário.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Sicredi Altos da Serra inaugura agência em Celso Ramos

A agência conta com design moderno e visa proporcionar conforto e comodidade aos associados de Celso Ramos, além de promover os valores do cooperativismo.

Buscando estar cada vez mais próxima da comunidade e atender as necessidades dos seus associados, levando benefícios de uma cooperativa de crédito nas regiões em que atua, a Sicredi Altos da Serra RS/SC inaugurou agência em Celso Ramos/SC, nesta segunda-feira (03/07).

O design moderno do novo espaço vai de encontro ao objetivo da Cooperativa, que é o de oferecer aos associados um atendimento personalizado e uma experiência ainda mais colaborativa. Os aspectos da marca também contribuem para que a agência seja um local de proximidade e convivência entre os associados. Todo o ambiente interno foi pensado para oferecer conforto e interação. A área de recepção, logo na entrada da agência, foi criada para orientar as pessoas sobre as opções de atendimento. Já, a área de convivência, oportuniza importantes trocas e um café fica à disposição dos associados. O guarda-volumes está disponível no autoatendimento para facilitar a mobilidade de quem precisa circular pela área.

O presidente da Sicredi Altos da Serra RS/SC, Mario Maurina, reforçou o

compromisso da cooperativa com o município. “Estamos muito orgulhosos de realizarmos esta entrega à comunidade de Celso Ramos. Prezamos pelo atendimento simples e próximo, por isso em nossos espaços físicos oferecemos um ambiente moderno e aconchegante, para que os associados se sintam bem”, destacou Maurina.

A agência que abriu as portas ao associado na terça-feira (04/07), está localizada na Avenida Dom Daniel Hostin, 1011, centro, Celso Ramos/SC, com acesso facilitado e inclusivo. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 12h30 às 17h. Mais informações pelo telefone: (49) 3380-

Além das agências físicas, o Sicredi oferece também uma múltipla rede de canais, como mobile e internet banking, redes de autoatendimento e atendimento via WhatsApp.

uPlano Safra

Nesta semana o Sicredi também efetuou o lançamento dos recursos para o Plano Safra 2023/2024. Ao todo serão disponibilizados mais de R$ 60 bilhões aos produtores rurais. O valor representa um aumento de 16% em relação ao concedido no ano-safra anterior e a previsão é de liberação em mais de 375 mil operações.

Desse total, a expectativa do Sicredi é liberar R$ 23,2 bilhões para operações de custeio, R$ 11,1 bilhões para investimentos e R$ 1,4 bilhão para comercialização e industrialização. Além desses valores, projeta conceder R$ 24,3 bilhões por meio de Cédulas de Produtor Rural (CPR), que conta com um aumento expressivo em relação ao ano-safra anterior – cerca de 35%.

Para a safra 23/24, o Sicredi irá disponibilizar R$ 11,8 bilhões para a agricultura familiar e R$ 11,5 bilhões para produtores de médio porte. Para os demais produtores, o volume concedido será de R$ 12,4 bilhões. Mais de 88% do total de operações previsto para este ano-safra é destinado a pequenos e médios produtores.

O Sicredi já tem recebido pedidos de financiamento para o palno que vai de julho deste ano até o final de junho de 2024. Ao solicitar o crédito, o produtor rural associado deve planejar a próxima safra, considerando o que vai plantar, qual é a área de cultivo e o orçamento necessário com base na análise de solo e sob orientação técnica quanto ao uso dos insumos e os demais serviços que serão utilizados. Em seguida, é indicado que o associado procure sua agência ou utilize os canais digitais para dar andamento à contratação do crédito.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 4 EMPRESARIAL
5137. *Fotos e Informações: ASCOM/Sicredi

Da Nona Restaurante & Cozinha será a nova marca do empresário Fernando Veiga

Além da mudança de nome, que passa a valer a partir de 1º de agosto, empresário anuncia outras novidades.

Estar aberto a mudanças e assumir grandes desafios, nunca foram problemas para o empresários Fernando Veiga e Josiane Moreira (esposa). Há 10 anos acompanhando o ramo gastronômico, foi em plena pandemia, no momento mais turbulento social e economicamente, que Fernando decidiu assumir o negócio familiar e investir num sonho. O Restaurante Veiga passou estar sob sua direção e da sua esposa Josiane Moreira em março de 2020, que com muito trabalho, não só mantiveram as portas abertas, como ampliaram o portfólio e a gama de clientes.

Devido à esta expansão significativa, o antigo local ficou pequeno, e no dia 30 de abril do ano passado, inauguraram as novas instalações do restaurante na Rua Nereu Ramos, ponto que por muitos anos foi do Restaurante Real. Ali, foi realizada uma grande transformação no layout e grandes investimentos foram feitos na estrutura, ambiente, em profissionais e na matéria-prima.

“Nestes 10 anos, como o negócio era da família, acompanhávamos mais de longe o processo, quando assumimos de vez, bem na pandemia, foi num momento que ninguém sabia o que iria acontecer, mas graças a Deus e a oportunidade que os clientes nos deram, conseguimos dar conta do recado, ampliar nossa clientela e fazer a empresa crescer. Nosso objetivo era ampliar nossos serviços e onde estávamos, não oferecia mais espaço, por isso decidimos em nos mudarmos e surgiu esta oportunidade de virmos para este ponto”, relatou Fernando.

Além dos serviços prestados no salão, atendendo diretamente o consumidor, o empresário também oferece um serviço de refeições para as empresas, por isso, em determinado momento, o Restaurante Veiga integrou em seu nome Da Nona cozinha industrial, para facilitar o entendimento dos clientes.

“Da Nona é uma cozinha industrial, que funciona todos os dias da semana, especializada em refeições para empresas da cidade e região num raio de

60 km, onde leva-se o buffet em cubas de inox dentro de caixas térmicas especiais, que mantém os alimentos quentes por até duas horas. Já o Restaurante serve refeições para o público em geral de segunda a sábado, das 11h15 às 13h30, no sábado inclusive, é servido o famoso e saboroso costelão. O cliente tem a opção do buffet livre, por quilo e também marmitas”, explica.

Não é à toa que o empreendimento cresceu tanto nos últimos três anos. O restaurante possui o controle de qualidade, onde nenhum prato é levado ao cliente sem antes da aprovação dos profissionais. O cardápio da semana é bem diversificado, sempre com pratos especiais, como rabada, buchada, peixe, galinha caipira com polenta, figado de gado, variedade no setor de grelhados e sobremesas, sem falar do espaço amplo e confortável, que contará em breve com um grande espaço Kids para crianças.

“O trabalho inicia às 5h da manhã para que no horário previsto para

receber os clientes, esteja tudo excelente, damos preferência aos produtos vegetais da nossa cidade e região. A qualidade das nossas refeições e o nosso atendimento, inclusive, são os nossos grandes diferen ciais, são coisas básicas, que procuramos fazer com excelência, além de parte dos nossos alimentos preparados no fogão à lenha, que fazem toda a diferença. Também possuímos duas nutricionistas que nos acompanham semanalmente, além de 14 colaboradores que trabalham conosco”, destaca.

Devido ao crescimento das empresas, outra mudança significativa que está por acontecer, é a mudança em definitivo do nome do empreendimento. A partir do dia 1º de agosto, o Restaurante Veiga vai se chamar “Da Nona Restaurante e Cozinha”.

“Nossa meta é ser referência na cidade como o melhor restaurante e, estamos trabalhando para isso, para que em breve alcancemos este objetivo. Cada um tem um gosto e por isso procuramos sempre estar conversando com o cliente, saber das suas preferências, ouvir sugestões e isso nos ajuda muito. Hoje com o preço dos alimentos, a nossa margem fica cada vez mais apertada, por isso estamos muito atentos dos custos diários, reduzir desperdício, sem, é claro, diminuir a qualidade”, ressaltou.

Por fim, os proprietários da “Da Nona Restaurante e Cozinha”, Fernando Veiga e Josiane Moreira, fazem um convite especial para a comunidade de Campos Novos e região, para que conheçam o

novo espaço e os produtos oferecidos. Para as empresas interessadas em contar com o serviço da cozinha industrial, Fernando informa que o cardápio é feito conforme a necessidade do contratante, sempre com foco na qualidade e bom atendimento. Da Nona Restaurante e Cozinha está localizado na Rua Nereu Ramos, 1326 - Centro, Campos Novos, telefone para contato é o (49) 98419-1556.

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 5 EMPRESARIAL
Da Nona Restaurante & Cozinha funciona onde era o 'Restaurante Real' *Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal Josiane Moreira e Fernando Veiga

Respeitada e Amada: Professora Doris narra sua trajetória de 43 anos de Magistério

Nascida no Rio Grande do Sul, Doris escolheu Santa Catarina para construiu uma linda história na educação.

Natural da cidade gaúcha de Cerro Largo, Maria Doris Kolling, a professora Doris, teve uma infância marcada por perdas muito doloridas. Logo aos quatro anos de idade perdeu o seu pai e, um ano depois, voltou a sofrer com mais uma tragédia, dessa vez com a morte do irmão mais velho. Morando lá no interior, na Vila Salvador das Missões, Doris se dedicava muito ao trabalho e aos estudos, desde pequena, ajudava a mãe na lavoura e ouvia dela, que a maior prioridade era dar estudo aos filhos.

A nossa personagem de hoje do Especial Professores lembra que por trabalhar e ir bem na escola, sempre tinha como recompensa a autorização da mãe, hoje com 90 anos, de poder viajar com os colegas de classe. Desde aquela época, ela tinha facilidade em se comunicar, já demonstrava talento com a declamação, participava de eventos culturais e apresentações de grupo de danças.

Doris conta que tinha sede de conhecimento e isso permitiu que sem-

pre fosse destaque na escola, na época, inclusive, pelo ótimo desempenho obtido durante o exame de admissão ao ginásio, teve a possibilidade de avançar um ano sem precisar cursar a 5ª série. Após qua-

tro anos de ginásio, foi estudar no Colégio das Irmãs e desde aquele tempo, admirava muito a sua Professora Maria e tinha adoração pela profissão.

Outro episódio trágico, no entanto, marcou a adolescência da nossa personagem. Após a formatura, a sua turma, juntamente com algumas freiras e um padre, realizaram uma viagem com destino ao Rio de Janeiro que acabou em tragédia. O fato ocorreu em Foz do Iguaçu, enquanto aguardavam a liberação da rodovia em virtude de uma manifestação que ocorria no local. Na ocasião, as religiosas faziam comida no ônibus em que estavam, e um botijão de gás explodiu, ceifando a vida de uma das irmãs.

Voltando aos estudos, após se formar no Magistério, aos 17 anos prestou Vestibular em Ijuí e iniciou a sua carreira acadêmica na faculdade de Ciências e Matemática. Três anos depois conheceu o Professor Iltair Galli, 1980, e em 1982 casaram e vieram embora para Santa Catarina.

Aqui, a jovem iniciou a sua trajetória como profissional do magistério e por 25 anos lecionou na Escola Paulo Blasi, com a fama de professora brava e ri-

gorosa, também foi eleita diretora por um período, além de ser professora universitária por quase 30 anos. Esta trajetória marcante da Professora Doris lhe proporcionou muita experiência e várias histórias para contar, como veremos a seguir na reportagem especial:

uComo foi a sua primeira experiência em sala de aula?

Foi uma experiência muito boa, me formei no magistério no colégio das irmãs, e paralelo à faculdade estava fazendo estágio, que consistia em pegar uma turma de escola pública e dar aula durante meio ano, de graça. Fui trabalhar na mesma vila que me criei e por incrível que pareça, todos os meus alunos, do segundo ano do primário, mais tarde acabaram indo para a área das exatas. Em virtude disso, a minha tese de mestrado foi: a influência do professor na aprendizagem do aluno. Ainda durante a faculdade peguei algumas aulas no interior do município de Cerro Largo e logo recebi um convite do estado para assumir a escola estadual na cidade de São Nicolau, como era menor de idade, fui emancipada pela minha mãe para poder assumir o compromisso, e lá fiquei por dois anos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 6 ESPECIAL
Maria Doris Kolling *Foto: Orli Ricardo/O Celeiro

uChegando em Santa Catarina, trabalhou apenas em Campos Novos?

Dias depois de chegarmos em Campos Novos, meu marido (in memoriam) e eu recebemos o convite para trabalhar em Água Doce, no Colégio Agrícola que estava começando naquele ano. Fui como professora de Matemática, Química e Física, e meu companheiro foi lecionar nas disciplinas de Português e Inglês. Para a nossa surpresa, a metade dos alunos de lá eram de Campos Novos. Ficamos três anos em Água Doce, até que fiz o concurso para professor do estado, passei como uma das primeiras colocadas e tive a possibilidade de escolher o município que eu gostaria de atuar. Por influência do marido optamos por Campos Novos, para a surpresa do coordenador regional, que reprovou a escolha, devido à má fama da cidade.

Na época, o diretor da Escola, Sr. Antônio Falcão, dizia - não te conheço, mas quero você como professora do Paulo Blasi. Ele me ligava com frequência e até hoje se orgulha dizendo que foi quem influenciou a minha vinda para cá. No Paulo Blasi trabalhei como professora com as disciplinas de Matemática e Ciências, até me aposentar, em 2010.

uDe onde surgiu a fama de professora brava?

Cheguei aqui, gostei, logo me adaptei à realidade, a princípio eram 20 horas, logo alteraram a minha carga horária. Mas quando cheguei em Campos Novos a minha fama era de uma professora muita brava e rigorosa. O próprio diretor me orientou, dizendo: “Dóris, você vai trabalhar matemática com a 8ª Série C, que fica ao lado da minha sala, a última professora saiu chorando daqui e você não mostre os dentes, seja enérgica com eles. É uma sala onde a maioria é repetente, que não querem nada com estudo e você vai começar ali”. Eu mesmo novinha, com 25 anos, segui as orientações do Diretor, e logo surgiram os apelidos de cobra, jararaca e é lógico, nas outras salas eu não podia mudar muito, tive que manter o personagem de professora brava do Paulo Blasi.

uE como foi a sua gestão como diretora do Paulo Blasi?

Eu nunca pensei em ser diretora porque sempre gostei de estar com os estudantes em sala de aula, essa sempre foi a minha vocação. Mas meus alunos do 2º Grau me pediram para me lançar candidata, eu já tinha pulso firme e a escola estava precisando disso, mesmo assim no princípio reprovei a ideia. O ano era 1991, e a minha colega, Professora Ladir, se lançou candidata e eu fui de adjunta. Eram duas chapas concorrendo, sendo que na época os pais, alunos e professores votavam, e nós ganhamos aquela eleição. Um ano depois a diretora pediu para sair e eu assumi. Quando eu assumi, disse que a única condição é que não tivesse interferência política na minha escola. A minha escolha foi pela capacidade dos profissionais e não pela sigla partidária e assim eu o fiz até o término do meu mandato, no

final de 1995.

Era uma maravilha trabalhar naquela escola, tínhamos orientadores, supervisores, administradores, éramos uma equipe muito coesa que sabia lidar muito bem com os mais de 1.500 alunos da época. Não éramos uma escola militar, mas as regras eram cumpridas, não se via aluno nos corredores e se alguém estivesse fora da sala, as próprias orientadoras já tomavam as atitudes cabíveis, além de contarmos com o temido “livro negro”, que colaborava para a manutenção da ordem.

Além do Paulo Blasi, também fui diretora na Escola Gasparino Zorzi, de 1999 a 2000, a convite da coordenação regional, me realizei muito naquela escola e só saí porque estava cursando o meu mestrado e precisava de tempo para me dedicar aos estudos.

uE quando surgiu o convite para ser professora universitária?

Em 1992 inicia minha trajetória como professora universitária com as disciplinas de Matemática e Estatística na UNOESC. Lá eu não precisei manter o personagem da professora “casca-grossa”, meus alunos me adoravam, me cercavam no intervalo a ponto de muitas vezes nem conseguir tomar o meu cafezinho.

Na UNOESC era professora titular e lecionava em Campos Novos, Joaçaba e Capinzal, mas era na turma de matemática que eu me realizava, pois todos os alunos que ali estavam, amavam a disciplina e era um prazer ensinar.

Na UNOESC também trabalhei no ensino à distância, no Curso de Tecnologia no Empreendimento, que englobava alunos de toda a região Oeste, bem como na primeira turma de Veterinária. Tam-

bém fui coordenadora eleita do curso de Tecnologia e Informática. Mesmo aposentada pelo INSS, continuei por anos trabalhando na universidade a pedido do Reitor da época, Sr. Aristides Cimadon, que não aceitava a ideia da minha aposentaria oficial. Desta forma, ali trabalhei por quase 30 anos, até achar uma brecha durante a pandemia, para encerrar a minha passagem pela Unoesc e o total de 43 anos dedicados ao Magistério.

uQual é a sua leitura do ensino atual?

Já percebia na época de universidade, que os alunos que ingressavam na academia, a cada ano demonstravam mais deficiências na área das exatas, e isso me preocupava muito.

Eu percebo muito hoje em dia que muitos de nossos professores estão no magistério por falta de outra opção no mercado de trabalho. Aí vão para o magistério sem ter aquele amor pelo que fazem, aí fico me perguntado, onde vamos parar com tantos problemas na educação?

Na minha época de professora, eu cumpria horário, sempre era uma das últimas a ir para casa, trabalhava com amor, explicava tantas vezes fossem necessárias, pois se os alunos apresentavam dificuldades, eu procurava ajudá-los. É dessa forma que eu sempre trabalhei e penso que tem que ser assim, trabalhar com prazer e muita dedicação em ensinar.

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 7 ESPECIAL

Vereadores Suplentes tomam posse na Câmara

Graça é a nova Superintendente da Fundação Cultural

Ex-primeira-dama do município, assume pela primeira vez um cargo público.

Ampliar as oportunidades para os propulsores da cultura. Com esse objetivo a Superintendência da Fundação Cultural Camponovense tem uma nova gestora, que desde a última segunda-feira, 03/07, responde oficialmente pela pasta na Administração Municipal. A ex-primeira-dama, Maria das Graças Zancanaro, é casada, mãe de duas filhas, contadora por profissão e pela primeira vez assume um cargo público em sua trajetória profissional.

Suplentes assumem cadeiras no legislativo pelo período de 30 dias.

Foram empossados na Sessão Ordinária de terça-feira (4), os suplentes Dora Rucks (MDB), José Adelar Carpes, 'Crespo' (MDB) e Adelar da Silva ‘Adelar Tecnolar’ (PSD). Após o juramento, os suplentes assinaram o Termo de Posse e já participaram da sessão ordinária. Eles ocupam as vagas dos titulares Darcy Rodrigo Pedroso, José Tadeu Guzatti e Ce-

lina Maria Manfroi Cassiano Barros, respectivamente, que se licenciaram por 30 dias durante este mês de julho.

Com as mudanças também ficam alterados provisoriamente os membros das comissões permanentes da Câmara pelo mesmo período. Os requerimentos dos titulares solicitando licença pelo período de 30 dias, foram aprovados em plenário na última sessão ordinária, realizada em 20 de junho

Braço direito de seu esposo, Silvio Alexandre Zancanaro, na administração do Escritório de Contabilidade, um dos mais tradicionais do estado, Graça, como é carinhosamente conhecida, terá a incumbência de promover projetos capazes de catapultar a essência cultural do município e, ainda, fazer a gestão de recursos para a execução de obras que beneficiem a coletividade, como por exemplo, a rua coberta.

Em entrevista recente concedida à Rádio Cultura, Graça afirmou que ao assumir o cargo, deve não só manter os projetos, bem como ampliá-los, para que mais pessoas possam desenvolver suas ha-

bilidades no âmbito cultural.

“Conheci as demandas da Fundação Cultural, e decidi encarar mais este desafio. Estou me inteirando dos projetos que já existem, já verifiquei, tem a rua coberta que é de interesse do prefeito em fazer, avalio como um projeto muito bom para a comunidade e que vai economizar com a locação de tendas para eventos. Tem ainda a restauração do Museu que está nos planos e, quanto às capelas, vou ir in loco para verificar e correr atrás de recursos para também executar estas obras”, afirmou.

Por fim, Graça disse estar muito animada com mais este desafio e contará com a experiência do esposo neste início de trajetória no âmbito público para angariar recursos externos e pôr em prática os projetos da Fundação.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 8 COMUNIDADE *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos)
Maria das Graças Zancanaro *Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal José Adelar Carpes, 'Crespo' Dora Rucks Adelar 'Tecnolar' *Fotos e Informações: ASCOM/CVCN

Administração aumentará fiscalização de terrenos baldios

Mães visitam ala da Materninade do Hospital

A Prefeitura de Campos Novos, por meio da Fiscalização Municipal, alerta aos proprietários de terrenos baldios do município quanto a importância da correta manutenção e limpeza de suas propriedades.

A administração informa a comunidade que estará ampliando a fiscalização de terrenos baldios no que se refere a limpeza e cuidados gerais, as ações são coordenadas pela secretaria de Obras e Urbanismo.

A conservação desses espaços é de extrema importância, inclusive, para combater o descarte irregular de resíduos

e a proliferação de animais peçonhentos, roedores ou ainda insetos transmissores de doenças.

Todos precisamos ter consciência para uma melhor saúde pública, e da preservação no meio ambiente.

Nos últimos anos a Prefeitura vem tendo sucesso em conversar com proprietários principalmente de terrenos próximos ao centro auxiliando na limpeza e conservação para a criação de vagas de estacionamento.

Nos bairros e em geral a responsabilidade da manutenção e conservação são dos proprietários.

Campos Novos é palco de Duelo de Capoeira

O Grupo de Mães Camponoveses realizou uma visita especial à Ala da Maternidade do hospital Dr. José Athanázio no mês de junho.

Com a proximidade do momento de dar à luz, as mães gestantes buscaram conhecer as instalações e trocar conhecimentos entre si.

Foi uma oportunidade única de interação e compartilhamento de experi-

ências entre as mamães, proporcionando um ambiente acolhedor e enriquecedor para todas.

O grupo funciona com sucesso em Campos Novos dando apoio, informação e conforto ás gestantes além de benefícios no atendimento de saúde e cuidados durante a gravidez. Interessadas em participar devem procurar a Secretaria de Saúde e se informar.

Coleta de Sangue é realizada no Bairro Aparecida

Durante o último fim de semana a equipe da Secretaria de Esporte e Lazer estava com a atenção voltada a realização do 5° Duelo Capoeira Brasil, um evento que reúne fãs e praticantes do esporte que está se popularizando no município. Envolvidos pela musicalidade e pelo espirito de competição do evento, os capoeiristas entregaram seu melhor e

finalizaram os duelos com alegria e senso de dever cumprido.

Os envolvidos no evento sentem orgulho de trazer um evento que pluraliza o esporte na região. O prefeito Gilmar

Marco Pereira e o Secretário de Esportes João Nilso compareceram ao evento para prestigiar e dar apoio aos atletas da modalidade.

A Secretaria de Saúde realizou uma ação no bairro Aparecida para coleta de sangue. A campanha incluiu atividades como vacinação, palestra da Apae e uma palestra sobre vida saudável ministrada pela enfermeira Kely.

Foram oferecidas coletas de sangue para medição da hemoglobina glica-

da.

Ao todo, 45 pessoas compareceram à campanha, sendo que 31 realizaram a coleta de hemoglobina glicada no local e 14 optaram por fazer a coleta em domicílio. Essa iniciativa buscou promover a saúde e conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar do bem-estar.

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 9 COMUNIDADE *Esta publicação preencheu o espaço de Uma Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 1.556,92 (Mil e Quinhentos Reais e Noventa e Dois Centavos)
A Apae esteve no local divulgando as ações da Campanha Agosto Laranja'
*Fotos e Informções: ASCOM/PMCN

Lions Clube Centenário tem nova diretoria

Posse aconteceu na última semana com a presença de familiares amigos e mebros.

O Lions Clube Campos Novos Centenário realizou na última sexta-feira, 30/06, a posse da sua nova Diretoria para o AL 2023/2024, o evento aconteceu no Restaurante Candelabro e contou com a presença de autoridades, membros da sociedade e do clube.

A nova Diretoria Gestão 2023/2024 ficou assim definida: Presidente: João Vargas, Secretária: Ana Paula Fernandes e Tesoureiro: Ademir Zanatta. A gestão carrega o Lema, ‘Juntos na Missão

de Servir’.

João Vargas é membro do Lions desde 2018, e há mais de 10 anos atua como voluntário e membro da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos. “Aceitei esse desafio de estar presidente de um clube com mais de 40 anos de história prestada para a comunidade Camponovense, pois é a continuidade do que eu faço, e é o que eu penso sobre a vida, o que nós vamos deixar nesse mundo é o bem que fizemos pelo próximo e isso faz parte de mim e de todos que estão neste clube, vamos trabalhar nas causas globais e sermos parceiros das entidades, comunidade e associações de nosso Mu-

nicípio, como sempre foi", afirmou. João também pretente fortalecer ainda mais o clube e realizar ações ligadas ao esporte e a comunidade.

O ex-presidente Ricardo Damásio agradeceu também a todos que o ajudaram na sua gestão e destacou que o clube está crescendo cada vez mais e se modernizando. “Nós estamos aqui para ajudar, para desenvolver e nossa comunidade já conhece tudo que fazemos e tudo que evoluímos, esse resultado não é de uma gestão, um presidente ou uma pessoa, é sim fruto de um trabalho em conjunto”.

O Lions Clubs International é

uma organização internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala mundial, atender as causas humanitárias, e promover trabalhos voltados às comunidades locais.

A organização foi fundada nos Estados Unidos em 10 de outubro de 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá. Dentre as ações realizadas pelo grupo estão a construção de hospitais, equipamentos escolares, a criação de workshops para jovens com deficiência física, prestação de ajuda em enchentes, entre outros.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 10 COMUNIDADE
*Fotos: Divulgação/Lions Clube Centenário

Marli Becker assume a presidência do Rotary Club de Campos Novos

de educação, saúde mental, educação financeira e fiscal, valores morais e éticos.

Também muitas ações relacionadas à saúde e desenvolvimento socioeconômico do município”, destacou Marli.

A presidente Marli Becker inicia seu ano com parcerias firmadas para realizações dos projetos como, SICREDI,

Solenidade de Posse e Transmissão de cargos ocorreu na última semana.

Na noite da última quinta-feira, 29/06, aconteceu nas dependências da Sede Social Governador João Carlos Rossa Becker, em Campos Novos, a solenidade de Posse e Transmissão de Cargos do Conselho Diretor Ano Rotário 2023-2024. Na ocasião, Karen Sandrin Rossi, transmitiu a presidência do Rotary Club de Campos Novos para Marli Becker, já a ASR (Associação de Senhoras de Rotarianos)

Casa da Amizade, manteve Neiva Scaraboto à frente da presidência da entidade.

Marli Becker atua há mais de 30 anos nos projetos sociais comunitários,

sempre esteve envolvida nas ações da comunidade camponovense por meio de entidades sociais beneficentes, entre elas a Casa da Amizade Dona Maria Zorzi, presidindo por sete vezes a entidade. Foi duas vezes Coordenadora Distrital das Casas da Amizade, esteve à frente das Novas Gerações do Distrito 4740. Desempenhou ainda função de Serviço e Proteção à Juventude, e hoje, é Governadora Assistente dos Clubes de São Joaquim e Lages Catedral, presidente da comissão Distrital Bolsas de Estudos e Programa Escola Resiliente.

“Vários projetos relacionados às áreas de enfoque do Rotary Internacional, foram planejados e serão executados durante o ano, sendo projetos ambientais,

poder público municipal, entidades de classe, imprensa, associações e iniciativa privada. Sob o lema do Ano Rotário “Crie Esperança no Mundo”, Marli Becker, juntamente com sua diretoria e demais associados do clube, será o elo de fortalecimento com a comunidade camponovense através do Ideal de Servir.

uDiretoria Rotary Club de Campos Novos:

Presidente: Marli Becker

Past Presidente: Karen Sandrin Rossi

Secretária: Marciana Parise

Tesoureiro: João Guilherme Devilla

Protocolo: Mariane Bortoli Becker

Diretor de Imagem Pública: Ana Carla Becker

Oficial de Intercâmbio: Carlos Vicente Becker

Diretor da Fundação Rotária: Paulo Henrique Buffon

Diretor do DQA: Amilton Sbrussi

uDiretoria ASR Casa da Amizade:

Presidente: Neiva Maria Scarabotto

Vice-Presidente: Jaqueline do Amaral

Secretárias: Juvilde Gonçalves Padilha e Jucemara Sbrussi

Tesoureira: Cleide Foppa Glemboscki

Protocolo: Silvana Mecabô e Mariane Bortoli Becker

Imagem Pública: Ana Carla Becker e Aline Becker Costella

Conselho Fiscal: Vilma Semin e Aldete Debastiani

Conselho Consultivo e Diretora de Projetos: Marli Becker.

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 11 COMUNIDADE
*Foto: Divulgação

SC tem 7,6 milhões de habitantes e população cresce mais no litoral

Do Censo Demográco de 2010 para o Censo de 2022, divulgado recentemente pelo IBGE, a população catarinense saltou de 6.248.436 habitantes para 7.609.601 moradores contabilizados nos 295 municípios. A região litorânea foi a que mais contribuiu para o avanço populacional de Santa Catarina, que cou atrás apenas de Roraima no ranking dos estados que tiveram maior aumento no número de habitantes no período de 12 anos.

No litoral, as cidades com maior taxa de crescimento geométrico (percentual médio por ano, no período) são:

Itapoá (6,31%); Barra Velha (6,06%); Passo de Torres (5,71%); Balneário Gaivotas (5,51%);

Balneário Barra do Sul (4,87%); Bombinhas (4,79%); Porto Belo (4,63%); Tijucas (4,35%); Itapema (4,3%); Camboriú (4,28%); Garopaba (4,27%); Balneário Arroio do Silva (4,26%); Palhoça (4,11%); Balneário Piçarras (3,93%); Balneário Rincão (3,28); Itajaí (3,09%) e Navegantes (3,01%). A Capital, Florianópolis, avançou 2,05% ao ano, no período.

No interior, os maio-

As maiores cidades do Estado

Todas as maiores cidades de Santa Catarina tiveram aumento na população nos últimos 12 anos, de acordo com o Censo Demográ co 2022, realizado pelo IBGE. Palhoça, Camboriú e Itajaí registraram os maiores percentuais de crescimento médio ao ano. Lages e Criciúma contabilizaram as menores taxas.

Con ra as 15 cidades mais populosas do estado e o percentual de crescimento ao ano, nos últimos 12 anos

Joinville: 616.323 habitantes (1,5%); Florianópolis: 537.213 hab. (2,05%); Blumenau: 361.261 hab. (1,31%); São José: 270.295 hab. (2,13%); Itajaí: 264.054 hab. (3,09%); Chapecó: 254.781 hab. (2,77%); Palhoça: 222.598 hab.(4,11%); Criciúma: 214.493 hab. (0,91%); Jaraguá do Sul: 182.660 hab. (2,05%); Lages: 164.981 hab. (0,43%); Brusque: 141.385 hab. (2,471%); Balneário Camboriú: 139.155 hab. (2,13%); Tubarão: 110.088 (1,04%); Camboriú: 103.074 (4,28%); Navegantes: 86.401 hab. (3,01%).

Lei ameniza queda nos repasses pela perda populacional

res percentuais de crescimento foram registrados em Araquari (5,12%); Guatambú (5,02%) e Antonio Carlos (3,47%). No geral, 224 dos 295 municípios tiveram alta populacional no período entre os censos demográ cos. Os demais 71 registraram perdas no número de habitantes, o que impacta nos repasses constitucionais, em especial no FPM - Fundo de Participação dos Municípios.

As maiores taxas negativas por ano, no intervalo de 2010 a 2022, foram registradas em pequenos municípios da região Oeste: Coronel Martins (-1,44%); Romelândia (-1,29%); Brunópolis (-1,12%); Barra Bonita (-1,03%); Santa Terezinha do Progresso (-0,97%); Ponte Alta (-0,81%) e Passos Maia (-0,77%).

A cidade de Laguna foi a que registrou, numericamente, a maior perda populacional em 12 anos: Recuou dos 51.562 habitantes em 2010 para 42.785 no censo de 2022, por conta da criação do município de Pescaria Brava (atualmente com 10.190 habitantes), que era um bairro de Laguna.

Os municípios menos populosos

Santa Catarina possui 11 cidades com menos de 2 mil habitantes, todas elas no Oeste do estado. A com menor número de habitantes é Santiago do Sul (1.651 moradores). Depois vêm Barra Bonita; Presidente Castello Branco; Lajeado Grande; Jardinópolis; Macieira; São Miguel da Boa Vista; Flor do Sertão; Alto Bela Vista, Paial e Cunhataí (1.968 habitantes).

Para amenizar o impacto da queda do FPM de municípios com redução populacional, o presidente Lula sancionou a lei complementar nº198/2023 que confere um prazo de dez anos para a migração da faixa atual de FPM para outra inferior.

“Essa nova regra garante segurança jurídica e exequibilidade aos Planos Plurianuais (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Leis Orçamentárias Anuais (LOA) já aprovadas e vigentes”, explica a presidente da Fecam, Milena Lopes.

O redutor nanceiro previsto na Lei de ne a restrição inicial de 10% no exercício seguinte ao da publicação da contagem populacional do censo do IBGE, passando a 20% no segundo exercício seguinte ao da publicação. A queda segue ano a ano, gradativamente, até 90% no nono exercício. A partir de 1º de janeiro do 10º exercício seguinte, os municípios terão seus coe cientes individuais no FPM xados em conformidade com a população aferida no censo.

Sicoob prevê destinar

Com a expectativa de uma nova safra agrícola muito boa, o gerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, revelou que o Sicoob espera destinar R$ 35 bilhões para nanciamentos aos produtores rurais. O valor representa R$ 7 bilhões a mais do que na safra passada.

“Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul os recursos disponíveis do Sicoob SC/RS devem chegar a R$ 7,5 bilhões”, estima ele.

Workshop - Diante disso, a Gerência de Agronegócios e a Escola de Dirigentes e Executivos (Edex) do Sicoob Central SC/RS, resolveram promover no dia 7 de julho, via on-line, o Workshop de Lançamento do Plano Safra 2023/24, com o objetivo de divulgar informações estratégicas para o próximo ano agrícola.

O público-alvo são os diretores, gerentes, responsáveis estratégicos, técnicos operacionais e demais funcionários que trabalham diretamente com o agronegócio. Com duração de seis horas, o workshop terá a coordenação de Rodinei Munaretto e de pro ssionais da área do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) e Sicoob Corretora SC/RS.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 12 ESTADO
A
de 600 mil pessoas SC www.adjorisc.com.br
RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais
O Censo 2022 mostra que o Estado ganhou 1.361.165 moradores no período de 12 anos, o 2º maior avanço populacional do país
RCN 738 | rcnonline.com.br
Itapoá foi a cidade que mais ampliou a população
35 bilhões para nanciamentos na safra 23/24 MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL Santiago do Sul tem o menor número de habitantes
R$
DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA DA PREFEITURA SANTIAGO DO SUL
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224
DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA DA PREFEITURA DE ITAPOÁ

Atleta camponovense conquista dois troféus no Campeonato de Fisiculturismo da IFBB SC

Logo em sua segunda competição, José Eduardo alcança resultados expressivos na modalidade.

Sem tempo para lamentações e tampouco desânimo. Após fazer a sua estreia em competições oficiais em dezembro do ano passado e não conseguir premiação, o atleta de Campos Novos, José Eduardo Roque Teixeira, retomou com foco total aos treinos para atingir o tão almejado objetivo. E logo no segundo campeonato de Fisioculturismo, desta vez organizado pela IFBB Santa Catarina, trouxe na bagagem dois troféus, “Estreante” e “Júnior” na categoria Classic Physique.

Aos 22 anos, a rotina de José Eduardo é muito intensa, ele se divide entre o trabalho, estudos e treinamentos. Para esta última competição, foram em torno de cinco meses de preparação. Segundo o atleta, foram dois meses de dieta para ganho de massa muscular e depois mais um período para definição física, regado a muito treino de musculação e exercícios cardiovasculares, o famoso cardio (atividades aeróbicas que aumentam as frequências cardíaca e respiratória).

“Um dos grandes desafios dessa preparação foi o baixo consumo de carboidratos, tive que ir diminuindo calorias até no dia da competição, mas sem perder o foco no condicionamento físico para chegar com uma boa definição no campeonato. Além de todas as minhas outras atribuições, como trabalho, vida pessoal e estudos, foi desafiador, muitas vezes tive que acordar às 4h30 da manhã para dar conta de tudo, mas valeu muito a pena”, comentou.

Neste período, José Eduardo conta que aproveitou o “rebote” da primeira competição (Sul Brasileiro da NPC), para

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

evoluir em alguns fundamentos da categoria em que compete, como a questão técnica e física. Para tanto, contou com o apoio do Nutricionista Cesar Vezaro, do parceiro de treino, Douglas Martins, Edna da NPF, Rodrigo Vicente da Mega Nutrição Esportiva, da família, Secretaria de Esportes e patrocinadores.

A competição que José Eduardo esteve participando, ocorreu nos dias 19 e 20 de maio na cidade de Balneário Camboriú e de lá trouxe o troféu de Vice-Campeão, na categoria “Classic Physique Estreante”, que incluía todas as faixas etárias, e o 3º Lugar na Categoria “Classic Physique Júnior”, até 23 anos. Trata-se de um dos principais campeonatos da modalidade, pois é um evento promovido pela Federação Catarinense de Fisiculturismo e Fitness, afiliada na Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMFF IFBB Brasil).

“Para mim foi uma grande conquista, haja vista que estava competindo no maior centro da modalidade em Santa Catarina. Sair de Campos Novos, com pouca tradição no fisioculturismo, e em tão pouco tempo estar trazendo estes troféus, me motiva ainda mais a continuar treinando, me dedicando e dando exemplo para mais pessoas que desejam se destacar na vida e no mundo esportes, enaltece Eduardo.

O atleta também coordena alunos dando consultoria e auxiliando a obter resultados. "Muitas pessoas me procuram por que querem o corpo perfeito, mas isso não vem sem dedicação e esforço. Ter um corpo, seja com músculos ou trabalhar o controle de peso exige não só academia e sim alimentação, tempo e muita paciência. Nada vem sem força de vontade", finaliza o atleta.

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE PAPEL, PAPELÃO, CORTIÇA, ÁREAS DE REFLORESTAMENTO, DISTRIBUIDORAS DE PAPEL DE HIGIENE E LIMPEZA, QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS E DE MATERIAL PLÁSTICO DE CAMPOS NOVOS - SITRIPEL - SC, por seu presidente, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca todos os integrantes da categoria representados por esta entidade, sindicalizados e quites com suas obrigações sociais, para comparecer à ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se no dia 14 (quatorze) de julho de 2023 (dois mil e vinte três), às 19h00 (dezenove) horas em primeira convocação e às 19:30 (dezenove e trinta) horas em segunda convocação, na sede do sindicato, Sito, Rua Coronel Lucidoro, 696, Centro, município de Campos Novos, neste Estado de Santa Catarina, para tratar sobre a seguinte: Ordem do Dia. :A) Prestação de contas da gestão 2022; B) Discussão, aprovação ou não do balanço geral; C) Discussão e aprovação do plano orçamentário para 2024; O quórum legal na primeira convocação será de 50% + 1 (cinquenta por cento mais um) dos trabalhadores filiados; em segunda e última convocação, no mesmo dia e local, trinta minutos após com qualquer número de presenças. Campos Novos (SC), 03 de julho de 2023.

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 13 ESPORTE
*Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

PM e Administração

promovem

palestra sobre segurança

Apae recebe apoio para

realizar Festival 'Nossa Arte'

A Polícia Militar e a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, promoveram palestra nas escolas da Rede Municipal para abordar temas essenciais de segurança e prevenção. Essas palestras têm como objetivo conscientizar os alunos sobre medidas preventivas e práticas seguras, visando a proteção individual e coletiva.

Ao fornecer informações rele-

vantes e orientações adequadas, a Polícia Militar busca fortalecer a parceria com a comunidade escolar, ajudando a criar um ambiente educacional mais seguro e tranquilo. Essa iniciativa contribui para a formação cidadã dos estudantes, capacitando-os a lidar com situações desafiadoras e a tomar decisões responsáveis, promovendo assim uma cultura de segurança desde a infância.

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) realizou no mês de julho, o encantador Festival 'Nossa Arte'. O evento contou com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, que não mediu esforços para ajudar na concretização deste projeto tão bonito e inspirador. Foi um dia repleto de emoção e alegria, onde os talentosos alunos da Apae tiveram a oportunidade de compartilhar suas obras de arte com o público presente.

O festival foi preparado com muito carinho e cuidado para garantir que os talentos dos alunos fossem apresentados da melhor maneira possível. O Centro dos Idosos foi transformado em galeria de arte improvisada, exibindo as pinturas, es-

culturas e criações artísticas. Foram programadas também apresentações artísticas extraordinárias. Cada apresentação era única e comovente, refletindo a dedicação e o talento desses artistas excepcionais.

O Festival não apenas celebrou a expressão artística, mas também a inclusão e a valorização da diversidade. Ele destacou a importância de fornecer oportunidades para que todos os indivíduos possam expressar-se e serem reconhecidos por suas habilidades únicas. Através desse evento inspirador, a Apae e a Secretaria Municipal de Educação de Vargem reforçaram seu compromisso com a educação inclusiva e o desenvolvimento artístico dos alunos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 14 REGIÃO
VARGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Sicoob Campos Novos inicia cadastramento de produtores no Programa

Confira datas, documentos necessários e recursos disponíveis que envolvem os programas de incentivo aos agricultores

Por meio do Governo Federal foi dado início no dia 1º de julho ao Plano Safra 2023/24. O Sicoob anunciou detalhes sobre os recursos e trâmites que envolvem o plano.

Conforme o Gerente da Agência, Julio Cesar Zanon Resende, o Sicoob Campos Novos está organizando um momento para os cooperados, entre os dias 11 e 14 de julho, a fim de passar maiores informações sobre o programa e sanar todas as dúvidas existentes.

Esta ação faz parte do processo de remodelagem da cooperativa de crédito, que visa estar mais próxima de seus cooperados, seja no dia a dia e em momentos importantes para o produtor.

Em termos de recursos, a Gerente de Relacionamento Agro, Caroline Pereira, salientou que por meio do plano agrícola via PRONAF, na modalidade Custeio o produtor pode pegar R$ 250 mil e, R$ 200 mil de Investimentos. Para o PRONAMP houve uma alteração, para o Custeio é de R$ 1,5 milhão e R$ 600 mil para Investimentos.

“O prazo para pagamento do custeio de verão fica para 18 de junho de 2024, já no custeio de inverno, a data de pagamento é 18 de março,” informa Caroline.

No que se refere às mudanças e novidades do programa deste ano, a Gerente de Agronegócio, Fabiana Lavratti Rambo, salientou que o Governo criou várias linhas de sustentabilidade e alguns incentivos com as práticas sustentáveis.

“Já temos disponível um limite de R$ 88 milhões para custeio destes programas, é importante que o produtor se antecipe com o seu cadastro para que venham até o Sicoob dar início à operação. As taxas de juros para custeio e comercialização serão de 8% ao ano para PRONAMP e 12% para demais produtores. Já para investimentos as taxas variam entre

7% e 12,5% ao ano, de acordo com o programa. Para o PRONAF houve redução da taxa de 5% para 4% ao ano, para produção de alimentos. Além disso, os agricultores que optarem pela produção sustentável de alimentos saudáveis como foco em orgânicos, terão taxas de 3%”, explicou.

Para efetuar o cadastro o produtor precisa ter em mãos CPF, RG, comprovante de renda e residência, matrícula atualizada e as coordenadas para que seja possível realizar o custeio em sua área.

uSeguro Agrícola

Importante ferramenta do produtor, o Seguro Agrícola é um recurso destinado para cobrir as perdas causadas na lavoura, sobretudo, por fenômenos meteorológicos. Isso desde a emergência da planta até a colheita. Conforme a Gerente de Relacionamento Agro, Caroline Pereira, o Sicoob possui os seguros particulares junto às seguradoras parceiras que são vinculadas às operações de crédito,

assim como oferecem o PROAGRO, uma outra opção de operação de crédito que é possível contratar visando dar garantias e maior segurança ao produtor.

“É importante que cada produtor se antecipe na contratação destes serviços para que não corra o risco de ficar sem o seguro. As subvenções econômicas do governo para contratação de seguro já estão liberadas. Estamos programando um mês muito especial para todos os nossos cooperados para que venham até a nossa agência atualizar o cadastro, encaminhar as suas propostas de créditos e estaremos com uma campanha especial de seguro agrícola, além de condições especiais nas taxas, tudo isso com agilidade e bom atendimento”, finalizou Caroline.

O Sicoob Campos Novos atende com pontos de atendimento em: Campos Novos (Sede Administrativa, Agência e P.A. Digital), Curitibanos, Capinzal, Brunópolis, Zortéa, Monte Carlo e Frei Rogério e no Rio Grande do Sul em Lagoa Vermelha, Barracão, Muitos Capões, Ibiraiaras e inaugurando até o fim deste mês em Machadinho. Outra forma de atendimento é entrar em contato com as cooperativas parceiras ou também pelo Aplicativo Sicoob, Portal do Sicoob na internet, ou através do WhatsApp Corporativo: (49) 3541.6600.

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 15 AGRONEGÓCIO
Plano Safra 2023/2024:
Julio Cesar Zanon Resende, Caroline Pereira e Fabiana Lavratti Rambo *Foto: Arquivo/ O Celeiro *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Julho de 2023 16 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.