1750

Page 1

1Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br Pág. 04 Pág. 05 Pág. 11Pág. 06 3ª Cia de Polícia Militar de Campos Novos comemora 12 anos. EMPRESARIAL Auto Elite Campos Novos apresenta a clientes o NOVO POLO. Vereadores aprovam alteração da Natureza Jurídica da FHJA Copermap realiza Dia de Campo de Inverno em Brunópolis. Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1750 s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00 OCELEIRO R Pág. 07 SAÚDE SEGURANÇA AGRONEGÓCIO *Foto: Soud Frame Produções

Vivemos

num país laico, onde cada cidadão tem a sua liber dade religiosa, somos livres, inclusive, para escolhermos ser ateu. Que fique claro, não estamos aqui para falarmos de religião, elegermos esse ou aquele templo religioso como a melhor opção para disseminar uma doutri na, mas sim, vamos utilizar este espaço para falar mos do poder da fé.

Iavé, Alá, Javé, Adonai ou Jeová, indife rente do termo atribuído, o Deus é o mesmo. E a devoção por este Deus, na forma da fé, é capaz de mover montanhas.

Vai falar para aquele paciente desengana do por um médico que Deus não existe, após ele conseguir a graça da cura. Do mesmo modo, vai questionar a importância da fé para aquela pessoa que estava à beira do precipício e que conseguiu restabelecer sua vida ao aceitar a palavra de Deus. Todos os dias, a todo momento, um milagre acon tece. Porém, vai de cada um interpretar esse mila gre como mera coincidência ou atribuir esta glória a um Ser Superior.

E estas histórias de graças alcançadas se multiplicam cada vez mais. Os templos religiosos estão repletos de pessoas agraciadas com milagres alcançados, seja em relação ao trabalho, vida amo rosa e, principalmente, envolvendo a recuperação da saúde. Nestes mesmos locais, também se encon tram pessoas que buscam na fé, a solução de pro blemas que estão enfrentando. E quem duvida que elas alcançarão seus objetivos?

Neste 12 de outubro, milhares de pesso as saem de suas casas para manifestar a devoção à Nossa Senhora Aparecida. Em Campos Novos, a expectativa é de receber em torno de 70 mil fiéis, que fazem do evento católico, a maior Romaria da região Sul do Brasil em homenagem à Santa Padro eira do país.

E todos os camponovenses têm motivos suficientes para se orgulhar, independentemente se são católicos ou não, devotos ou não de Nossa Se nhora Aparecida, o que está em pauta, é que a sua cidade recebe um dos maiores eventos religiosos do país, uma mobilização de dezenas de milhares de cristãos, movidos pelo poder da fé.

Desejamos boa sorte aos organizadores, boas-vindas aos romeiros que nos visitam, e um dia repleto de paz e bênçãos para todos os participan tes. Que assim seja, se Deus quiser!

Inconsciente Coletivo: Como ele afeta/altera nossos comportamentos e resultados

Um pouco científico meu texto, dessa vez. Sim, sempre busco trazer informações científicas sobre comportamentos hu manos de uma forma leve e popular, mas dessa vez, trarei um pouco de citação científica.

É do psiquiatra e psicanalista Carl Jung, fundador da psicologia analítica, o conceito de inconsciente coletivo. Ele aju dou a popularizar termos comuns da psicologia, como “arqué tipo”, o significado de “ego” e a existência de um “inconsciente coletivo”.

Para compreender melhor esse conceito, precisamos an tes entender o que é o inconsciente pessoal. Traduzindo em mi údos: o ser humano não tem domínio de tudo o que pensa, não somos capazes de fugir de alguns sentimentos ou pensamento que surgem de repente. No entanto, existem as pessoas que tem o “dom” ou o “poder” de disfarçar e esconder sentimentos. Po demos dizer que o inconsciente é algo nosso que não temos co nhecimento.

Herdamos no entanto, algumas percepções, informa ções, conhecimentos e conceitos dos nossos antepassados que estão no inconsciente de muitos. Isso, associado às experiencias pessoais, vai se alterando, se modificando, se instalando em nos sa mente inconsciente. Ao se instalar e compartilhar, vamos for mando aquilo que Jung chamou de “Inconsciente coletivo.

Qual é a importância de conhecermos isso?

É saber que nós, não temos controle sobre o que herda mos, mas podemos sim acordar para a vida e tentar construir experiências positivas para construirmos um novo e poderoso inconsciente coletivo, que possa tornar um mundo, o trabalho e a experiência terrena um lugar melhor para se viver.

Qual é o risco disso?

Continuar a dormir e permitir que mentes maléficas e negativas, tomem o poder sobre nós e sobre os nossos pensa mentos, façam morada em nossas mentes e nos levem para o abismo.

Como ele afeta/altera nossos comportamentos e resultados?

Ao não despertar e acordar, nos permitimos crer e fazer aquilo que mentes manobristas nos ensinam. Seguir a grande massa silenciosa. No silêncio da noite, ela vem e rouba nossa capacidade de pensar.

Como muito bem fala o mestre Khristian P. Condes "Realizamos nossa viagem existencial utilizando um limitado mapa psicológico como guia. O Sistema Eneagrama 360°© en sina como nos libertar desse limitado mapa que nos impede de vivenciar a grandeza desse território pleno de possibilidades que chamamos VIDA."

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022.2 Por: Magna Regina Coach Empresarial Empreendedora Presidente do Instituto Humaniza Contato: (54) 9977-2062 COTIDIANO Pessoas & Empresas cOlunistas O poder da fé! Por: Orli Ricardo, Jornalista Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 10/2022OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Jornal Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana EDItORIal
3Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

Auto Elite Campos Novos apresenta a clientes o NOVO POLO

Veículo leva até o cliente segurança, elegância e eficiência.

Clientes e amigos da Auto Elite de Campos Novos estiveram reunidos na última semana para um coquetel de lança mento do novo Volkswagen POLO.

De acordo com o consultor de vendas da Auto Elite, Gênesis Lorenzi, o lançamento, bem como o carro em si, era uma expectativa para todos os clientes que já tinham a ideia de que uma grande novi dade estava a caminho.

Durante o evento, a equipe Auto Elite apresentou o carro aos visitantes destacando as qualidades dos veículos Volkswagen. Gênesis afirma que o Novo Polo chega com linhas renovadas e muitas novidades que deixam o carro ainda mais moderno e elegante.

Com excelente desempenho e tecnologias inovadoras, certamente o POLO é a melhor opção do segmento Ha tch. A iluminação em LED, um dos desta ques apresentados no modelo é eficiente com design exclusivo. O Polo é o único da categoria com faróis em LED de série para todas as versões, os projetores proporcio nam melhor iluminação à frente e contam com a luz de condução diurna, que auxilia a visualização durante o dia, além de ser um toque visual marcante.

O motor TSI possui alta efici ência e entrega muita performance com menor consumo de combustível. Carrega

do na tecnologia o carro oferece também carregador de celular por indução onde o cliente pode fazer o carregamento do seu smartphone sem a utilização de cabos, além disso oferece um Painel Digital com diversos itens intuitivos como Active Info Display, VW Play e o Ar-condicionado Climatronic Touch.

O novo volante multifuncional traz o novo logo Volkswagen além de beleza e praticidade para fazer trocas de música e possibilidade de passar as mar chas sem tirar as mãos do volante, usando o Shift Paddles. O carro carrega o maior espaço da categoria, fazendo com que o

Novo Polo seja muito versátil e garanta conforto para todos os passageiros. Mais controle e segurança na direção.

Outro destaque do carro é a pre sença do ESC - Controle eletrônico de estabilidade que evita a perda de estabili dade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direção. Ao detectar saída da trajetória determinada pelo volante, o motor e os freios atuam para trazer o ve ículo de volta à trajetória. O dispositivo ainda oferece Bloqueio Eletrônico de Di ferencial (XDS+), que corrige o torque na roda que está perdendo tração. Neste mês especial de lançamento o Novo Polo estará

Versões

Ao todo a marca Volkswagen está apresentando aos clientes quatro ver sões:

uPolo MPI: (04 portas, faróis e luzes de condução diurna em LED, Rodas de aço aro 15" com calotas e Sistema de som touchscreen "Composition Touch" com App-connect), mais itens de série.

uPolo TSI: (Espelhos retroviso res externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, Faróis e luzes de condução diurna em LED, Painel de instrumentos digital configurável de 8" e Rodas de liga leve aro 15), mais itens de série.

uPolo Comfortline TSI: (Ano/ modelo 2023, "Keyless" - sistema de alar me anti-furto com comando remoto, "Ke ssy" - acesso ao veículo sem o uso da cha ve e botão para partida do motor, Faróis e luzes de condução diurna em LED, Painel de instrumentos digital configurável de 8" e Rodas de liga leve aro 15"), mais itens de série.

uPolo Highline TSI: (Ar-con dicionado digital "Climatronic" com filtro de poeira e pólen, "Easy drive" - direção elétrica, Carregador sem fio (wireless) para smartphones, Faróis e luzes de con dução diurna em LED, Painel de instru mentos digital configurável de 10,25” (Active Info Display), Rodas de liga leve aro 16 e Sistema de som touchscreen "VW Play" com tela colorida de 10" e App-Con nect), mais itens de série.

A equipe AUTO ELITE de Cam pos Novos, convida a todos que venham conhecer mais esta novidade, a empre sa está localizada na BR/282, Km 343.6, Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Inte ressados em tirar dúvidas podem entrar em contato pelo: (49) 3541.7600 e solicitar para falar com um consultor de vendas.

GRATIDÃO!

aos

1 24

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022.4 EMPRESARIAL
98.
Obrigado
catarinenses pela confiança
com condição especial de 60% de entrada e em até 18x com juros de 0,99%. *Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro PUBLICAÇÕES LEGAIS? Faça como manda a LEI. Publique em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO! Entre em contato conosco:(49) 98828.2224

Por 5 votos a 4, vereadores aprovam alteração da natureza jurídica da FHJA

Fundação Hospitalar passa de pública de direito público para pública de direito privado.

Esteve em tramitação na Câmara de Vereadores de Campos Novos o Pro jeto de Lei Complementar nº 8/2022 do Executivo, que dispõe sobre a alteração de dispositivo legal que trata da natureza jurídica da Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio (FHJA), de pública de direito público para pública de direito privado. Num primeiro momento, em agosto des te ano, o projeto foi apresentado no Le gislativo e teve a solicitação de pedido de vistas, retornando ao Executivo. Contudo, na manhã da última segunda-feira, 10/10, durante a Reunião Ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, a pauta foi novamente votada, obtendo aprovação pela maioria dos membros. No dia seguinte, na noite da última terça-feira, 11/10, durante a 51ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, após empate em 4 a 4, coube à Presidente da casa, Celina Man froi Cassiano, votar a favor e decidir pela aprovação do Projeto.

Antes da votação, entretanto, o relator do Projeto de Lei Complementar nº 8/2022, João Batista Ramos de Almei da, o Tita (União Brasil), a fim de eluci dar todas as dúvidas inerentes ao projeto, solicitou uma reunião com instituições e entidades envolvidas no processo, a qual ocorreu no último dia 19 de setembro. Na ocasião, foram reunidos representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Diretor da FHJA, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Curador da FHJA, Dire ção da FHJA e Sindicato dos Servidores Públicos.

“Após ouvir todos os pronun ciamentos chegamos ao entendimento de que o projeto seria apenas para ajustar uma questão técnica de CNPJ de natureza jurídica da Fundação Hospitalar de pú blico para público-privado, sendo que a referida fundação já vem trabalhando há anos com essa discordância de nome, pois houve uma alteração na personalidade em 2009, o que acarretou no prejuízo de mais de R$ 3 milhões ao município. Continu ando desta forma poderá causar maiores problemas, até mesmo tornar inviável al

gumas ações que posteriormente poderia estar prejudicando tanto a Fundação Hos pitalar, quanto os servidores e a população em geral”, relatou o Vereador Tita.

Ainda de acordo com o parla mentar do União Brasil, da forma que está, a FHJA não poderia continuar atendendo convênios nem particulares, gerando um grande prejuízo à referida fundação e aos cofres públicos que, terão que arrecadar cada vez mais recursos para pagar as dí vidas, afinal, sendo uma fundação pública de direito privado, atenderia grande parte da população e da mesma maneira não se ria prejudicial ao SUS.

Já o Vereador Darcy Rodrigo

Continuando desta forma poderá causar maiores problemas, até mesmo tornar inviável algumas ações que posteriormente poderia estar prejudicando tanto a Fundação Hospitalar, quanto os servidores e a população em geral.

uJoão B. Ramos de Almeida, 'Tita'

Pedroso (MDB), não foi favorável à al teração. O emedebista sugeriu que este projeto fosse extinguido e começasse um estudo aprofundado do zero. Uma alter nativa proposta pelo vereador era que fos se elaborada uma reforma administrativa e que a mesma fosse encaminhada para a Câmara para avaliação dos vereadores.

“Busquei conversar com pessoas com conhecimento de causa e que parti ciparam de um estudo de viabilidade na época do ex-prefeito Zancanaro, cujos quais, acenaram contrários ao projeto. Também tivemos a oportunidade de con versar com os diretores do Hospital Dr. José Athanázio, a fim de escutar seus pon tos de vista em relação a esta mudança, e tivemos muitas informações desencon tradas. Uma delas que nos foi apresenta da, é de que a situação atual da Fundação Hospitalar implicaria na liberação do cer tificado do CEBAS, o que iria corroborar com a economia considerável aos cofres públicos do município. Porém, pouco tempo depois da reunião, o certificado foi conseguido pela FHJA mesmo sem haver a devida alteração”, relatou o parlamentar.

Pedroso ainda criticou a condu ta da fundação no que se refere a atitu des tomadas num passado recente, como a elaboração de concursos públicos para cargos que não existiam; nomeação de vereador da base como membro do con selho da FHJA; e aumento de salário do próprio diretor da Fundação. Em relação a estes fatos, o parlamentar entrou com

uma representação no Tribunal de Contas e no Ministério Público, na moralidade administrativa, identificando irregulari dades e cobrando transparência por parte da fundação.

“Tudo isso nos direciona a ser contrário à mudança pois as coisas não são transparentes e não foi jogado limpo desde o começo. Da forma que estava, nada impedia que o hospital recebesse re curso privado, então isto está fora de de bate, da mesma forma, o questionamento sobre atendimento particular, sempre foi feito e nunca teve problema. Também me intriga que em todos estes anos nada disso foi questionado, nem pelo Ministério Pú blico, nem pelo Tribunal de Contas e por que esta ansiedade para mudar? Tenho a minha posição contrária, mas coube a cada vereador definir o seu voto para o melhor do município”, finalizou Pedroso. Procurado pela reportagem do Jornal O Celeiro, o Diretor da Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, Rodrigo Bet, se manifestou dizendo que o dispo sitivo legal “pública de direito privado” já existia na prática e que apenas foi votada a natureza jurídica do Projeto.

Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 8/2022 do Execu tivo, a fundação volta a funcionar como uma unidade pública de direito privado, após 13 anos de atuação como “pública de direito público”.

Também me intriga que em todos estes anos nada disso foi questionado, nem pelo MP, nem pelo Tribunal de Contas e por que esta ansiedade para mudar? Tenho a minha posição contrária, mas coube a cada vereador definir o seu voto.

uDarcy Rodrigo Pedroso

5Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br SAÚDE
*Foto: Arquivo/O Celeiro

3ª Cia de Polícia Militar de Campos Novos comemora 12 anos de trabalho

Comandante interino, Tenente Maico, fala sobre a estrutura e o trabalho realizado na região de abrangência da Companhia.

Neste ano, a 3ª Companhia de Polícia Militar, sediada em Campos No vos, completou 12 anos de atuação. A corporação faz parte do 26º Batalhão da PM de Herval d`Oeste e abrange os mu nicípios de Campos Novos, Vargem, Bru nópolis, Zortea, Anita Garibaldi, Abdon Batista e Celso Ramos, sendo que os três últimos, foram integrados no mês de ju nho deste ano.

Desde o mês de novembro do ano passado, a 3ª Cia tem como coman dante o Capitão Francisco das Chagas de Paiva Melo Filho. Na ausência do capitão, que está em seu período de férias, a Re portagem do Jornal O Celeiro entrevistou o Tenente Maico Iure Roell, que respon de momentaneamente pelo Comando da Companhia. Tenente Maico, fala sobre o momento atual da Companhia, a incorpo ração dos novos municípios e os avanços atingidos nos últimos anos.

uQual é a sua avaliação em relação ao efetivo da Companhia, o número de agentes é o suficiente

para desenvolver o trabalho dentro desta nova área de atuação?

A 3ª CIA sofre da mesma forma que a polícia militar como um todo em Santa Catarina com o problema crônico da escassez de efetivo. Conta hoje com um efetivo mínimo que permite a continui dade dos serviços administrativos e ope racionais com viaturas da radiopatrulha rodando 24 horas por dia que dão conta do policiamento e ainda de atender todas as ocorrências urgentes e graves das cidades abrangidas, sem deixar de dar a devida atenção às ocorrências de menor relevância. Também permite ma nutenção básica de programas preventivos ligados a Rede de Vi zinhos, Patrulha Rural, Rede Catarina e Proerd.

uComo está sendo o trabalho com a nova distribuição dos municípios? Quais foram as prin cipais ações dos últimos meses?

A polícia militar de Campos No vos tem trabalhado com o processamento da informação e inteligência policial, e tem sido possível através da colaboração

da comunidade que fornece diariamente todo tipo de informação que leva a iden tificação de suspeitos e prisão de crimino sos.

Recentemente, nos meses de ju lho e agosto, foi deflagrado uma série de operações que contou com o reforço de policiais do 26BPM de Herval d`Oeste e do 6BPM de Lages direcionado princi palmente às cidades de Anita Garibaldi, Abdon Batista e Celso Ramos, cidades recentemente agregadas à 3ª CIA, mas também nas cidades de Campos Novos, Vargem, Zortea e Brunópolis.

Foram alvos de fiscali zação estabelecimentos irregularidades, pontos de vendas de drogas e criminosos procurados pela justiça.

No início deste ano, Campos Novos contou com ope ração semelhante, com reforço do tático e canil do 26BPM de Herval d`Oeste e também do tático do 15BPM de Caçador. Ocasião que o foco principal esteve na contenção da criminalidade da cidade de Campos Novos e no restabelecimento da ordem em detrimento dos conflitos que

estavam ocorrendo na Invernada dos Ne gros.

uComo é a estrutura de tra balho da PM no dia a dia?

O Quartel da Polícia Militar dis põe de ótima estrutura. Temos à dispo sição academia, sala de aula, auditório, alojamento e cozinha bem estruturada, com garagem, é bem confortável a todos os policiais e atende toda a demanda.

Quanto à nossa atuação nas ruas, conforme o cenário da violência sofre mudanças na cidade, outras medidas são tomadas com a implementação de policia mento realizado por motocicletas, o qual permite uma resposta mais rápida em abordagens reduzindo as possibilidades de fuga de criminosos. E o policiamento por viaturas reforçadas, compostas por uma guarnição completa de policiais ga rantindo uma resposta tática eficiente em ambientes hostis.

Atualmente a estrutura da 3ª CIA tem atendido as necessidades do serviço com uma frota de veículos de última gera ção com equipamento de ponta. Também está equipada com armamento robusto, com o efetivo devidamente treinado e pronto para operar carabinas e fuzis em situação de enfrentamento.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022.6 SEGURANÇA

ROMARIA reúne entre 60 e 70 mil pessoas

Peregrinação é um dos maiores en contros religiosos do Sul do Brasil.

Em sua 45ª Edição e com o tema “Se os obstáculos nos fazem parar, Ma ria nos chama a caminhar”, a Romaria em Honra à Nossa Senhora Aparecida de Campos Novos voltou a reunir uma mul tidão de mais de 60 mil romeiros, os quais, nos dois últimos anos, devido à pandemia, estiveram impossibilitados de participar do evento.

Para este ano, iniciaram em se tembro as visitas e celebrações com a ima gem de Nossa Senhora Aparecida nas co munidades do interior de Campos Novos e posteriormente nos bairros. Ao todo, a novena percorreu nove diferentes comu nidades, até chegar à Matriz, nesta última terça-feira, 11/10.

Já no início do mês de outubro, iniciaram as caminhadas à beira das estra das do interior e das rodovias, pessoas de todas as idades, trazendo consigo roupas e imagens da Nossa Senhora Aparecida. No dia 12, estes peregrinos, se juntaram aos devotos de todas as partes do País, com o objetivo de agradecer e pedir graças à San ta Padroeira do Brasil.

De acordo com o Padre Dirceu De Rocco, Pároco da Paróquia São João Batista de Campos Novos, para a reali zação da Romaria, houve o envolvimen to de aproximadamente 500 pessoas, em sua maioria, voluntários da comunidade. “Neste ano em todos os sentidos, tivemos muito apoio, contatos com autoridades, empresas, na ordem administrativa, fes tiva, econômica e espiritual. Nos dividi mos em diversas equipes de leigos, além das equipes de serviços, que acolheram os romeiros, equipes do poder público, pre feitura, saúde, organização, assistência, limpeza, bombeiros e policiais”, ressaltou.

A programação espiritual na quarta-feira (12), iniciou às 5h da manhã e se estendeu ao longo do dia, com cele brações na Matriz e no Santuário Estadual. O ponto de partida da romaria foi a Igreja Matriz São João Batista e, após a realização da missa, a imagem percorreu o trajeto de 3 quilômetros até o Santuário Estadual de Aparecida, no Bairro Aparecida.

A procissão foi transmitida pela Rádio Cultura e pelas redes sociais da Pa róquia, bem como, de outros veículos de comunicação. A chuva do dia anterior e a

chuva fina da manhã de quarta-feira, não impediram os fiéis de comparecer a pere grinação. As demonstrações de fé eram re gistradas por quem passava durante o ca

Cavalgada

O final de semana foi marcado pelas celebrações em preparação à 45ª Ro maria. Este ano os Cavalarianos de Nossa Senhora Aparecida, moradores de Cam pos Novos e região, saíram durante a ma drugada de domingo, 08/10, com destino ao Galpão Crioulo, onde foram recepcio nados pela equipe da Paróquia São João Batista, que serviu almoço de confraterni zação.

De acordo com a comissão orga nizadora, foram servidos 390 almoços. Es tiveram presentes junto com os cavalaria nos de Campos Novos, os representantes das comitivas de Monte Carlo, Celso Ra mos, Erval Velho, Vargem, Anita Garibal di, Videira e Ibiam, totalizando em torno de 250 participantes.

No período da tarde aconteceu a Cavalgada onde os cavaleiros percorreram o mesmo trajeto tradicional da Roma ria rumo ao Santuário de Nossa Senho ra Aparecida, onde foi celebrada a missa campal.

minho, desde pessoas com os pés no chão, até as que carregavam imagens, usavam camisetas com a imagem de nossa senho ra e crianças vestidas de anjos. Segundo

estimativas da Comissão Central Organi zadora a 45º Romaria Estadual em Honra a Nossa Senhora Aparecida, reuniu entre 60 a 70 mil pessoas.

*Foto: Fábio Machado - Colaboração de Informações sobre a Cavalgada: Simpatia FM

7Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br CAPA
A pequena Maria Luiza Machado Noriler representava e prestava a sua homenagem à Nossa Senhora Aparecida *Foto:
Wilhiam Peretti/O Celeiro

Educação municipal alcança nota 6.8 no IDEB

O investimento em educação pela Administração de Vargem resultou em melhores resultados. Os alunos são os que mais se beneficiam pelo acesso ao en sino de qualidade

Criado em 2007, o Índice de De senvolvimento da Educação Básica (Ideb) reúne os resultados do fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados so bre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Bási ca (Saeb). O índice de 2021 foi divulgado na última semana, e apesar da baixa nos números da educação em nível de Brasil, apontado como um reflexo da pandemia, Vargem destoou desta realidade e ficou com nota 6.8, um avanço em relação ao ano anterior, que chegou a 6.2.

A Administração Municipal tem a educação em grande estima, e sabe que a melhoria no ensino só acontece através de muito empenho e investimento. Tanto o material didático utilizado nas escolas, quanto os profissionais da rede municipal de educação são de qualidade. Os livros dos alunos e professores são produzidos pelo Sistema Aprende Brasil, uma rede que oferece às escolas municipais uma série de recursos, entre eles avaliações, ambiente virtual e assessoria pedagógica.

Além desses recursos disponibilizados, os docentes não param no tempo, eles par ticipam de constantes capacitações e for mações que visam atualizar e melhorar os métodos pedagógicos e rotina em sala de aula.

A prefeita Milena Lopes sem pre esteve comprometida em melhorar a educação do município. Os avanços são indicativos de que o esforço tem dado re sultado. “A educação é uma preocupação de nossa administração. Quando assumi a prefeitura eu queria mudar nosso mu nicípio. Quero ver nossa cidade evoluir e se desenvolver na saúde, na educação e em todos os setores. Queremos que nos sos alunos tenham a melhor qualidade de ensino possível. Ficamos felizes com o re sultado alcançado. Fizemos a nossa parte”, declarou Milena.

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE JOAÇABA

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, ficam convocados todos os trabalhadores pertencentes à categoria profissional dos Empregados no Comércio Varejista e Cooperativas, associados ou não associados ao Sindicato dos Empregados no Comércio e em Empresas de Serviços Contábeis de Jo açaba, dos municípios de Campos Novos, Vargem, Zortéa, Abdon Batista, Brunópolis, Monte Car lo, Celso Ramos, Anita Garibaldi e Ibian, para participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAOR DINÀRIA, nos dias, horários e locais abaixo informados de forma presencial e nos demais municípios da base territorial em sessões itinerantes, entre os dias 20/10/2022 a 11/11/2022. As que serão de forma presencial será respeitada as regras de higiene e distanciamento social COVID/19. Em primeira convocação, com 2/3 dos convocados e, às 19h00min em segunda convocação, com qualquer número de presentes;

- 21/10/2022 – Presencial no município de Campos Novos, Local: ACIRCAN, sito a Rua: Coronel Pedro Carlos, 974, as 19h00min, em primeira convocação, com 50% dos presentes s e às 19h30min em segunda convocação, com qualquer número de presentes;

- 27/10/2022 – Presencial no município de Anita Garibaldi, Local: O CASA, sito a Rua: Pedro Zampieri, 171 - Centro – Anita Garibaldi, as 19h00min, em primeira convocação, com 50% dos presentes e às 19h30min em segunda convocação, com qualquer número de presentes;

Para discutir e deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

1º - CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO: discussão e aprovação das normas da Convenção Coletiva de Trabalho a ser firmada com Entidades Sindicais Patronais respectivas e FE COMERCIO, para o período de 2023.

2º - DISSÍDIO COLETIVO: no caso de insucesso nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho, poderes para a Diretoria requerer a instauração de Dissídio Coletivo perante a Justiça do Trabalho. Poderes para realizar acordos, em juízo ou fora dele.

3º - CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL PROFISSIONAL/ E OU COTA DE PARTICIPAÇÃO

NEGOCIAL: Discussão e deliberação sobre contribuição negocial profissional/ e ou cota de participa ção negocial a ser aprovada livre e democraticamente, pelos trabalhadores associados e não associa dos, cumprindo a prerrogativa da Assembleia Geral dos Trabalhadores de estabelecer contribuições conforme art. 513, alínea “e”, c/c art. 462, 545 e 620, ambos da CLT, inciso IV do art. 8º da Constituição Federal de 1988, e enunciado 38 da Anamatra.

As deliberações serão adotadas por aclamação e a assembleia será realizada nos termos do artigo 524, letra “e” e artigo 612 da CLT.

Joaçaba (SC), 06 de Outubro de 2022.

Edson Paulo Damin - Presidente

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022.8 VaRGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV
9Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br PUBLICIDADE

Sicredi Altos da Serra RS/SC completa 34 anos

A Cooperativa foi fundada no ano de 1988, em Tapejara e Sananduva.

O Sicredi Altos da Serra RS/SC completou 34 anos de história e coopera ção. Presente em 31 municípios da região norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, a Cooperativa foi funda da em 27 de setembro de 1988 e apoia o desenvolvimento econômico e social dos associados e das comunidades onde está inserida.

O presidente da Sicredi Altos da Serra RS/SC, Mario Maurina, falou da im portância desta data. “Esta é uma data que deve ser lembrada, devido a sua impor tância. Eu acredito que tudo valeu a pena. Foram várias as pessoas que deram a sua contribuição, tanto em Tapejara como em Sananduva. A doação dessas pessoas foi o grande motivo de estarmos aqui presen tes”, destacou.

De acordo com o presidente, o Cooperativismo vem ocupando o seu es paço no mundo. “A sociedade está vendo no Cooperativismo uma alternativa. Nós da região Altos da Serra tivemos um cres cimento muito grande nos últimos anos. Acreditamos que daqui pra frente, se a so ciedade continuar participando da forma como está, teremos a condição de atender à demanda dos nossos associados. Meu sonho é ver o cooperativismo atendendo a todas as demandas da sociedade”, pontua Maurina.

Com 34 agências e 1 escritório de negócios, a Sicredi Altos da Serra RS/SC conta com mais de 86 mil associados e é uma das cooperativas integrantes do Sis tema Sicredi que também está presente em todo o país. A cooperativa se destaca no atendimento rural, empresarial e pessoal.

Campos Novos e Região

Em Campos Novos a instituição chegou em maio de 2008, sendo transferi da após para um novo local em 2017.

De acordo com o gerente da agência de Campos Novos, Roges Paulo Perineto, o Sicredi hoje atende associados do entorno de Campos Novos, chegan do as cidades de Zortéa, Anita Garibaldi, Celso Ramos, Vargem, Brunópolis e Ab don Batista.

No Sicredi os atendimentos são focados em trilhar um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para o desenvolvimento financeiro do coopera do. Além disso oferece mais de 300 pro dutos e serviços financeiros de um jeito simples. "O que nos faz diferentes é que ao se associar, você adquire uma peque na cota da cooperativa, passando a ser

dono do Sicredi, tendo voz sobre as decisões do negócio e participando dos resultados. Além disso todos têm a oportunidade de decidir e participar das decisões, criando laços de confiança que nos permitem crescer juntos", comenta.

No Brasil, a cooperativa soma mais de 6 milhões de associados com mais de 2,4 mil agências, distribuídas em mais de 100 cooperativas. O sicredi tem como missão, valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agre gar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. A visão da cooperativa é ser reconhecida pela sociedade como insti tuição financeira cooperativa, comprome

tida com o desenvolvimento econômico e social dos associados e das comunidades, com crescimento sustentável das coope rativas integradas em um sistema sólido e eficaz.

Entre os valores estão: Preserva ção irrestrita da natureza cooperativa do negócio; Respeito à individualidade do associado; Valorização e desenvolvimen to das pessoas; Preservação da instituição como sistema; Respeito às normas oficiais e internas e Eficácia e transparência na gestão.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022.10 AGRONEGÓCIO

Copermap realiza Dia de Campo de Inverno em Brunópolis e reinaugura loja de São José do Cerrito

Cooperativa segue na toada de investimentos em infraestrutura e conhecimento.

O último final de semana foi especial para toda equipe e diretoria da Copermap (Cooperativa Múltipla de Agricultura e Pecuária), com sede em Brunópolis. Durante a sexta-feira, 07/10, produtores, amigos e empresas se reuni ram no município para a realização da 4º Edição do Dia de Campo de Inverno. O evento teve na programação a realização de duas palestras, “Semeadura em Pastagem Perene” e “Saiba como Pro duzir Trigo de Qualidade Específica para Mercado”. A primeira delas ocorreu pela manhã e foi ministrada por Cassio Mar ques, Engenheiro Agrônomo, mestrado em Agroecossistemas e Coordenador do Programa de Pecuária na Região de Vi deira, Caçador e Curitibanos da Epagri. À tarde, a palestra foi conduzida pelo Técni co Comercial de Trigos Especiais da Bio trigo Genética, Arthur Halmenshlager.

De acordo com o Presidente da Copermap, Jaison dos Passos, os Dias de Campo seguem sendo importantes para o desenvolvimento dos produtores. “Nós temos um compromisso com nossos asso ciados e produtores que é de levar conhe cimento a todos eles, seja no campo ou na cidade. Os Dias de Campo que realizamos hoje, Inverno e Verão, atendem essa ne cessidade, levam a eles informações, novi dades em produtos, cultivares, tudo com objetivo de melhorar ainda mais a quali dade dos produtos que eles nos entregam”, comentou.

Jaison destacou também o que foi mostrado aos produtores. “O Dia de Campo de Inverno é um evento especial para nós, pois mostra a evolução des sas culturas que tiveram um incremento nos últimos anos. As culturas de inverno cresceram bastante na região de atuação da Copermap e isso acaba nos agregando renda a produtores e à cooperativa. É bom lembrar que há alguns anos essas culturas estavam bem ‘apagadas’, e os produtores não eram motivados a continuá-las, após

identificarmos essa necessidade começa mos os Dias de Campo e tivemos sempre este propósito de ser um fomento e conse quentemente aumentar a cada ano as áre as de plantio e ao mesmo tempo a renda”, informou.

O presidente se diz feliz com os resultados e destacou que neste ano, além das empresas participantes, também fo

ram destaque as cultivares para hortifruti, olericultura e a cultura do alho, canteiros, manejo e atenção à área de atuação da co operativa. “Outro ponto importante leva do aos produtores foi a utilização da aveia para pastejo e cunho comercial, azevém como opção de manejo de pastagem e os mix de cobertura. Estas ações que cres cem de forma positiva onde os produtores

Investimentos em São José do Cerrito

A cooperativa também reinau gurou no final de semana a Loja Agrope cuária de São José do Cerrito. De acordo com o Presidente Jaison, uma necessida de. “É importante destacarmos que esta mos atuando no município de São José do Cerrito, desde 2018, aqui assumimos o compromisso de estarmos mais pró ximos dos produtores, pois temos uma importante participação com mais de 50 associados, pessoas que tem atendimen to na Área Técnica Agrícola e Pecuária, onde disponibilizamos a eles um Médico Veterinário e um Engenheiro Agrôno mo, para que estes prestem serviços aos nossos clientes e parceiros”, destacou.

De acordo com o Presidente, a reinauguração foi necessária para apre sentar a nova estrutura e gerar negócios com condições especiais. “Para nós todas as unidades são importantes e sempre que possamos melhorar estamos aptos a fazer, dando crescimento. Tendo pro fissionais e uma estrutura básica, acaba

que os espaços físicos ficaram limitados, aonde tivemos a necessidade de fazer in vestimentos para melhorar o atendimen to e ampliamos a mesma unidade com

já abrem espaço para um mix de plantio pré-soja e pré-milho, que demonstram re sultados interessantes. O trigo, carro che fe das culturas de inverno, também esteve presente com cultivares e opções de avan ços, além disso as empresas parceiras que participaram do evento, pessoas e marcas que acreditam em nós e no nosso desen volvimento”, concluiu.

mais 200 m² de estrutura dando como didade, segurança e acolhendo colabo radores, associados e clientes”, finalizou Jaison dos Passos.

11Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br AGRONEGÓCIO
*Fotos: Colaboração MídiaLed/Copermap
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022.12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.