1748

Page 1

1Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br R Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1748 s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00 OCELEIRO Págs. 14 e 15 Confira as entrevistas com: Cesar Valduga, candidato a Deputado Estadual e Carol De Toni, candidata a Deputada Federal. ELEIÇÕES 2022 Págs. 08 e 09 Propaganda Eleitoral Daniela Reinehr Partido Liberal CNPJ candidata: 47.469.736/0001-77 Favorecido: JORNAL O CELEIRO Valor R$1.520,00 Págs. 06 e 07 SAÚDE HJA passa a realizar protocolo para Transplante de Órgãos.

EDITORIAL

Quando ouço alguém dizer “Eu odeio Política”, eu respeito, porém, não concordo, e vou lhe explicar o meu ponto de vista.

A política existe desde que o mundo é mundo. Sem entrar no mérito do regime que é adotado em de terminado local e, se este é bom ou ruim, a organização / administração de um território sempre passa por um governante, caso contrário vira baderna. Portanto, o pri meiro ponto é que a política se faz necessária.

O segundo ponto, parto do pressuposto de que, se a pessoa não gosta de política, a tendência é que se afaste dela, consequentemente, desconhece os fatos que estão ocorrendo neste cenário. Isso me lembra um trecho do Velho Testamento que diz, “O meu povo perece por falta de conhecimento”. Pessoas mal informadas tendem a ser facilmente contaminadas com mentiras e calúnias, uma vez que compram como verdade os factoides produ zidos por pessoas mal intencionadas.

Outra questão que está diretamente ligada a estas pessoas que dizem “odeiam política”, está relaciona da à uma grande decepção que teve com algum político ou um grupo de políticos, o que de fato, não é difícil de acontecer.

Existem aqueles políticos de carreira que ficam 8, 16, 20 anos no poder, nada contribuem para a coletivi dade e não deixam o cargo por nada desse mundo. Este perfil aparece de 4 em 4 anos, prometem o mundo, se humilham pelo seu voto, ganham novamente a sua con fiança e somem do mapa pelos próximos anos.

Pior que este perfil, só mesmo aquele cidadão, admirado por muitos, que apesar de nunca ter sido can didato a nenhum cargo público, sempre foi político, e quando chega ao Poder, se transforma, a soberba toma conta e mostra realmente quem é. Isso sim, fere a con fiança, um dos valores mais importantes que um político pode ter.

Contudo, se você acha que ninguém presta na política, você está enganado. Não existe político 100%, assim como não existe o ser humano 100%, todos nós, pessoas públicas ou não, somos passíveis de falhas, co metemos erros e devemos responder por eles. Mas, exis tem pessoas corretas que fazem a política valer a pena. Pessoas bem intencionadas, incorruptíveis, de caráter ilibado. Uma pessoa que não se vende, não rouba, não usa a política para legislar em causa própria, que cria ou aprova bons projetos que beneficiem a coletividade, isso sim é um bom político e um disseminador da boa políti ca.

Portanto, não se afaste da política e muito me nos brigue por isso. Procure se informar sobre o candi dato que vai lhe representar na sua região, estado e país. Saiba se os projetos dele favorecem a coletividade ou seus próprios anseios. Tendo como base estes fatores você es tará apto a fazer boas escolhas e no próximo domingo exercer o seu papel de cidadão. Bom Voto!

Jornal

Segredo do Crescimento da Disney

Em 1923, dois irmãos, Walter Disney e Roy Disney fizeram um empréstimo de apenas 500 dólares para iniciar um negócio que conti nua crescendo até hoje. Aquela mesma quantia valeria hoje, em ações da companhia 1 Bilhão de dólares.

Quantas vezes o medo tomou de você, nobre amigo leitor, e por conta disso não iniciou seu negócio, teve medo de investir em seu sonho e está sempre pensando nisso?

Existem métodos para ajudar você a tomar decisões mais as sertivas antes de agir. Eu gosto por exemplo do SMART antes de iniciar qualquer coisa. Uso ele como uma análise para saber se vale a pena ini ciar e seguir no plano ou se lá na frente não vai dar em nada.

Já com o método HARPIA, eu faço o passo-a-passo do plano e depois podemos usar ainda para fortalecer e ajustar, o método 5W2H.

Talvez você esteja se perguntando o que são e como funcionam estes métodos e isto é bom. Se você se perguntou, parabéns, pois está querendo sair da zona de conforto e agir. Antes tarde do que nunca.

Os irmãos Disney tinham a máxima de sonhar, acreditar, ousar e fazer. E se você não sabe nem o seu sonho, talvez vá ficar sempre onde está hoje. Pois é isso que nos move, nos motiva e nos faz romper os limi tes.

Um sonho é algo que vem de Deus, e quem tem um, nada nem ninguém pode parar a não ser Ele mesmo!!! Pense nisto!!!

Julgar o sapo

Já ouviu uma frase que diz “não julgue o sapo por sua habilida de de subir em árvores”.

Quando eu estudava ainda na escola, eu era péssimo em mate mática e fórmulas. Muitas vezes era julgado por isso até mesmo por al guns professores. Eu chegava a colocar a mão no bolso para fazer a conta gem na hora da prova oral de tabuada e a professora mandava tirar. E por isso, durante muito tempo, pensei que não era bom em nada. Como não sou de me render, continuei buscando conhecimento e, não por acaso me deparo com as obras de Howard Gardner, um estudioso dos métodos de medição de inteligência. Ele descobriu que existem nove tipos, são elas: lógico-matemática, linguística, espacial, físico-cinestésica, interpessoal, interpessoal, musical, natural e existencial.

Nos séculos IX e XX, o teste do QI era a forma de medir a inteli gência. Na época, os pais que pagavam escola particular queriam saber se valeria a pena investir em seus filhos ou era melhor deixá-los estudar nas escolas públicas e por isso pediram ao pedagogo/psicólogo Alfred Binet para desenvolver um teste que fizesse a previsão. Acontece que o teste de QI só media as capacidades físico-matemática e linguística. O conceito de inteligência mudou muito hoje em dia. Eu descobri com isto que a minha está relacionada totalmente com a área emocional, com ênfase na interpessoal, intrapessoal e musical. Sim, podemos ter mais de uma habi lidade, e temos um pouco de cada, sendo que umas mais e outras menos.

Os pais que entendem isso, começam a investir nas áreas que os filhos são bons e não mais pagar professores particulares para as áreas que eles são ruins. Imagino que se tivéssemos criado esta consciência há cem anos, teríamos hoje uma sociedade de gênios, cada um na sua me lhor área. O mundo seria um lugar muito mais sustentável provavelmente teríamos a cura para quase todas as doenças.

Circulação:

Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC

Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Agora imagine um profissional de RH dentro das empresas fazendo processo de recrutamento e seleção baseado na teoria das in teligências múltiplas descobertas por Gardner. Teria muito menos “turnover” (giro de funcionários), e muito mais re sultados.

@valentinirodrigo

@nobretreinamentos

www.nobretreinamentos.com.br

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022.2 COTIDIANO ARTIGOS Ódio é um sentimento ruim, inclusive na política Por: Orli Ricardo, Jornalista Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224
Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 09/2022OCELEIRO
Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do
3Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

Setembro Amarelo: Psicóloga faz alerta para sinais em pessoas com risco de suicídio

Mudanças de comportamentos devem ser identificadas por amigos e familiares e conduzidos para uma ajuda profissional.

O “Setembro Amarelo” é uma campanha internacional, mas que no Bra sil iniciou há pouco menos de uma déca da, com o objetivo de criar um mês alusivo à valorização da vida e prevenir o suicídio. A campanha iniciou com a mobilização de entidades da área da psicologia, psiquia tria e da CVV (Centro de Valorização da Vida), como um mês para conscientização sobre o sofrimento que acomete muitas pessoas a ponto delas tirarem suas pró prias vidas.

Para entender melhor a relevân cia que a campanha possui, e o quanto co labora para a sociedade nos dias de hoje, a Reportagem do Jornal O Celeiro en trevistou a Psicóloga Gleice Santos (CRP 12/08466), que fala sobre o suicídio, este problema muitas vezes estrutural, que to dos os anos ceifa milhares de vidas no Bra sil e no Mundo.

uQuais são os sinais apre sentados por uma pessoa que deseja cometer suicídio?

Os sinais que as pessoas podem

expressar são: Pensamentos de menos va lia e depreciativo, além de avisos, exemplo: “se eu não existisse, seria melhor”, “queria me sumir”, “já não aguento mais”, “logo deixo de atrapalhar”; Alteração de humor; Se desfazer de bens muito importantes, mas que agora presenteia ou deixa com alguém com falas que é para lembrança; Abandona atividades que sempre gostou de fazer, se fecha, evita contato social.

Estes pontos são importantes ob servar para poder auxiliar e prevenir, bus

cando ajuda profissional.

O apoio da rede familiar e afe tiva da pessoa também é de muita ajuda. Conversar, escutar com paciência, sem julgamentos, sem expor nenhum senti mento que faça a pessoa se sentir culpada e envergonhada. Seja direto e pergunte se a pessoa está com pensamentos suicidas. Por meio da resposta, você pode obter um forte indício para buscar assistência.

uQual público é mais afeta do?

De acordo com a ANP, entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de aciden tes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem de vido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as

mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

Estudos apontam que idosos também são afetados por este comporta mento, devido ao sofrimento psicológico que muitas vezes acometem esta fase, tais como: resignificar o ninho vazio; a per da de companheiro (a) afetivo de longos anos de convivência; resignificar a própria fase da vida quando se vê diante de res trições referente a sua autonomia; entre outros pontos.

uQuais são os reflexos da pandemia?

Sem dúvida uma grande preocu pação referente à pandemia se concreti zou, o número cada vez maior de pessoas que buscam atendimento por sintomato logia referente à ansiedade e depressão au mentou significativamente, seja em con sultório particular ou no serviço público.

O que acarreta um alerta importante de riscos de suicídio, tendo em vista que o adoecimento psicológico é uma das causas que motiva o indivíduo a buscar a autole são como uma forma aliviar o sofrimento. Mas um ponto positivo sem dúvidas re ferente à pandemia foi a conscientização de que podemos prevenir e também tratar nossas dores, por meio de auxílio especia lizado, mudanças de hábitos e comporta mentos de bem estar.

uAo apresentar sinais, o que a pessoa deve fazer?

É sempre importante que quan do sentirmos que nossas relações estão di fíceis, perceber que situações nos pesam, se estamos deixando de fazer o que gostá vamos, se acordar ou dormir é muito difí cil. Nestes casos a melhor escolha é buscar auxilio de profissionais, um diagnóstico e tratamento adequado. Tudo fará a dife rença no tratamento, como também, na orientação do paciente, familiares e rede de apoio.

uComo é o tratamento?

Mas um ponto positivo sem dúvidas referente à pandemia foi a conscientização de que podemos prevenir e também tratar nossas dores, por meio de auxílio especializado, mudanças de hábitos e comportamentos de bem estar.

Após uma avalição médica e psicológica adequada, estes profissionais orientam o paciente e a família sobre a importância do comprometimento com seu tratamento. Nesta situação especifica, a família e amigos são importantíssimos, para perceber os sinais e também auxiliar o paciente por meio da escuta, apoio, en caminhamento.

As medidas de tratamento são de forma medicamentosa, com sessões psicológicas frequentes, podendo incluir terapias ocupacionais, práticas de bem estar (alimentação, esporte, musicas, dan ças, práticas de fé do indivíduo) mudanças de hábitos, entre outras atividades que os profissionais que acompanham podem su gerir.

Psicóloga Gleice Santos, participando de Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores *Foto: DivulgaçãoArquivo Pessoal
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022.4 COMUNIDADE
Gleice

Escola André Rebouças comemora projetos

Focada no desenvolvimento social e educacional dos alunos escola se destaca em ações.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental André Rebouças, mais uma vez comemora a premiação no Concurso Cidadão Cineasta Fiscal, promovido pela Receita Federal do Brasil – DRF Joaçaba e UNOESC, através do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil – NAF.

A atividade foi desenvolvida pe los alunos do 9º ano e coordenado pela professora Carolyne Macagnan da Costa. O filme de curta metragem EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADANIA: PROMOVEN

DO O BEM COMUM, retrata o cotidiano de uma empresa local, um Pesque e Pague.

Os administradores responsáveis por ela demonstram a importância das empresas no ciclo tributário, pois são elas que garantem que os tributos pagos pelos consumidores cheguem até o Estado. Um vídeo que mistura conhecimento e musi calização, retrata o estilo de vida dos estu dantes cineastas.

Todas as cenas foram gravadas nos arredores da escola e contou com o envolvimento de toda a comunidade. En tre 18 escolas participantes, conquistaram o 3º lugar.

Projeto Escola Verde

' A Escola também iniciou no último dia 21 de setembro o Projeto Escola Verde: Educação ambiental e social. Coordenado pela professora Carolyne Macagnan da Costa, contou com a participação da gestão, profes sores, alunos e funcionários da esco la.

Sabendo que as árvores têm papel de destaque na natureza e são fundamentais para a manutenção da vida na Terra, auxiliam na puri ficação e umidade do ar, oferecerem abrigo e sombra para a fauna, garan tem a manutenção da biodiversida de, diminuem a temperatura local, evitam a erosão do solo e garantem a quantidade e qualidade da água, pensou-se em incentivar a cultura do plantio voluntário de árvores, inicia

do no ambiente escolar e que pode ser continuado pelos estudantes em suas casas. As turmas da educação infantil, ensino fundamental I e II, adotaram diversas espécies de árvore para reali zar o plantio.

Síncrono à conscientização, o projeto objetiva também a criação de um espaço arborizado para ser utilizado durante atividades externas que proporcionam interação entre alunos, professores, funcionários e comunidade como uma grande sala de aula ao ar livre. "Com essas ações, esperamos que a sementinha da cons cientização seja plantada na vida dos estudantes e que os princípios de con servação de um meio ambiente sadio, prevaleçam no cotidiano da comuni dade. , enfatizou Professora Carolyne.

*Fotos e Informações: Professora Marilene
5Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br EDUCAÇÃO

HJA passa a realizar protocolo para determinação de morte encefálica

Diretor do Hospital e Médico da UTI explicam o processo e procedimen tos presentes no protocolo.

Com a abertura da UTI no Hos pital Dr. José Athanázio, em 1º de abril de 2022, a unidade de saúde passou a ser incluída na relação de hospitais de San ta Catarina que realizam a notificação e conclusão dos protocolos para determina ção de Morte Encefálica (ME). Todos os pacientes críticos que preenchem os cri térios (que veremos abaixo) e se tornam suspeitos em apresentar morte encefálica, devem ser, obrigatoriamente, submetidos aos procedimentos para determinação de ME. Após concluído este processo, o pa ciente pode se tornar um doador de ór gãos e tecidos.

Para entender mais sobre o as sunto, conversamos com o Diretor do Hospital Dr. José Athanázio, Rodrigo Bet e, com o Médico Intensivista, Dr. Rodri go Longuinho, os quais, falaram de for ma técnica sobre este novo serviço, bem como, divulgam uma tabela que mostra o passo a passo dos procedimentos obriga tórios para determinação da morte ence fálica.

uO que é o protocolo de morte encefálica e como funciona?

Diante de situações em que ocorre a suspeita do diagnóstico de morte encefálica (ME) em determinado pacien te, inicia-se o processo metodológico, seguindo passo a passo para definição deste diagnóstico. O conjunto das etapas seguidas para confirmação de morte ence fálica recebem o nome de protocolo para

determinação de ME. A Resolução CFM n° 2.173/2017 normatiza a metodologia de determinação da ME e define que os procedimentos para determinar morte encefálica devem ser iniciados em todos os pacientes, nos quais, apresentam sus peitas de ME, definida pela constatação de coma não perceptivo, ausência de re atividade supraespinhal e apneia (parada respiratória) persistente. Diante de um

paciente em coma arresponsivo, Escala de Coma de Glasgow 3, devemos pensar no diagnóstico de morte encefálica. A sequ ência das etapas a serem obrigatoriamente cumpridas ao longo da determinação da ME são apresentadas NA TABELA EM DESTAQUE (Página 7).

Após (Tabela 2.1A) comunicar a suspeita de ME a família e (Tabela 2.1B) notificar o caso a Central Estadual de Transplantes (CET), o paciente deve ser (Tabela 2.1C) avaliado de modo a confir mar que atenda a todos os pré-requisitos. Somente após o cumprimento de todos os pré-requisitos é que se pode iniciar o primeiro exame clínico para determina ção da Morte Encefálica. São necessários dois exames clínicos realizados por dois médicos especificamente capacitados para determinação da ME (Tabela 2.1D). O in tervalo de tempo entre o 1° e o 2° exame clínico deve ser respeitado, de acordo com a faixa etária (Tabela 2.1D).

Os sinais neurológicos com patíveis com ME a serem observados durante os exames clínicos são:

u(1) coma profundo não-per ceptivo e u(2) ausência dos reflexos de tronco, a serem testados em sequência

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022.6 SAÚDE
*Foto: Arquivo/O Celeiro

descrita (Tabela 2.1D).

O teste de apneia é obrigatório e deve ser realizado uma única vez. O teste de apneia é positivo para Morte Encefálica quando há ausência de incursões respira tórias mediante estimulação máxima do centro respiratório com PaCO2 > 55 mm Hg (Tabela 2.1E). Além dos dois exames clínicos e do teste de apneia, é mandató ria a realização de exame complementar em todos os casos. Os exames autorizados para o diagnóstico são quatro: arteriogra fia cerebral, Doppler transcraniano, cin tilografia cerebral e eletroencefalograma

(Tabela 2.1F).

De acordo com a Resolução CFM n° 2.173/2017, são considerados ca pacitados para realização do exame clíni co para determinação da ME, os médicos com, no mínimo, um ano de experiência no atendimento de pacientes em coma e que cumpram um dos dois seguintes cri térios: realizado ou acompanhado dez determinações de ME / realizado curso de capacitação para determinação de ME; Neurologistas, neurocirurgiões (adultos ou pediátricos), intensivistas (adultos e pediátricos); e emergencistas fazem parte

SAÚDE

dos especialistas que podem realizar a de terminação da ME.

Na indisponibilidade desses es pecialistas, o exame poderá ser feito por outro médico, desde que comprove capa citação específica ou a realização/acompa nhamento de 10 determinações de ME.

uQual a importância deste procedimento?

A grande importância deste pro cesso se divide em dois momentos. O pri meiro deles é concluir o processo de deter minação do diagnóstico morte encefálica de forma correta, seguindo a Resolução CFM 2.173/17, e garantindo o acolhimen to de familiares do paciente envolvido neste processo de forma respeitosa, em pática e autêntica. O segundo momento diz respeito à possibilidade deste paciente, após ter concluído seu processo de deter minação de morte encefálica e tendo sido atribuído o diagnóstico de ME, poder se tornar um doador de órgãos e tecidos.

Programas de doação de órgãos dependem, fundamentalmente, da iden tificação e da notificação de todos os po tenciais doadores. Desse modo, é igual mente importante que a morte encefálica seja identificada assim que possível para instaurar medidas de manutenção efeti vas, respeitando a decisão familiar frente à possibilidade de doação.

É importante salientar que, de acordo com a Resolução CFM 2.173/17, a investigação diagnóstica da Morte Encefá lica deve ser iniciada em todos os pacien tes que apresentem coma não perceptivo, ausência de reatividade supraespinhal e apneia persistente (ME iminente), desde que todos os pré-requisitos sejam cum pridos. Além disso, a Lei no 9.434/1997 determina ser obrigatório, para todos os estabelecimentos de saúde, informar as Centrais Estaduais de Transplantes (CETs) das unidades federadas onde ocorrer diag nostico ME feito em pacientes por eles atendidos.

uO hospital precisou fazer adequações para receber este servi

ço?

O Hospital Dr. José Athanázio, já possuía em sua composição toda a infra estrutura para a realização das etapas e dos procedimentos necessários para determi nação de ME. Desta forma, o HJA passou a ser incluído na relação de hospitais de Santa Catarina que realiza a notificação e conclusão dos protocolos para determi nação de morte encefálica. Por consequ ência, foi criada a Comissão Hospitalar de Transplantes do HJA, compostas por profissionais da própria instituição, que sob supervisão da Central Estatual de Transplantes (CETs) do Estado de Santa Catarina, passou a atuar no processo de sistematização da busca de indivíduos em ME otimizando o processo de identifica ção de possíveis e potenciais doadores de órgãos e tecidos.

Desde então, os membros da equipe do Hospital Dr. José Athanázio, envolvidos na consolidação de sua Comis são Hospitalar de Transplantes, passaram a fazer os cursos de capacitação, ofereci dos e disponibilizados pela Central Esta tual de Transplantes do Estado de Santa Catarina, otimizando a condução de cada processo que envolve a determinação de morte encefálica, bem como, os processos de doação de órgãos e tecidos.

7Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br
*Foto: Divulgação

Após dois anos, RFCC vive a expectativa de retornar às atividades do “Outubro Rosa”

Programação do Mês Rosa vem repleta de atrações voltadas à prevenção no combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero.

Uma empolgação que contagia. Assim é o ambiente vivido na Rede Femi nina de Combate ao Câncer de Campos Novos. Após dois anos sem grandes even tos, as voluntárias da RFCC estão prestes a realizar mais uma super programação do “Outubro Rosa”, repleta de atrações e novidades e, para completar o entusiasmo, vivem a expectativa de logo estar inaugu rando a tão sonhada sede própria no mu nicípio.

Uma linda história, que começou a ser escrita há 11 anos, com o Núcleo Fe minino da Copercampos, vem se consoli dando no cenário local e servindo de refe rência para toda a região. Sob o comando da Presidente Cleusa Perini Burguer, as voluntárias desenvolvem um serviço vol tado para a manutenção da Casa Rosa, bem como, para beneficiar as pacientes que passaram pelo câncer e necessitam de suporte.

“A Rede Feminina é para acolher as pessoas, principalmente as mulheres

portadoras de câncer de mama e colo de útero. Objetivo maior é levar a informa ção da prevenção, como as pessoas de vem se prevenir e cuidar do seu próprio corpo, por meio de conversas, palestras e divulgações em canais de comunicação”, comentou Cleusa.

Na Casa Rosa funciona o brechó e são realizados serviços de artesanato nas terças e quintas-feiras à tarde. Para as pa cientes oncológicas de câncer de mama e colo de útero é oferecido o serviço de fisioterapia. Uma fisioterapeuta é cedida pela Secretaria de Saúde do Município, onde atua na rede feminina nas quartas

e quintas-feiras à tarde, com o total de 10 horas semanais. Nas quartas à tarde é ofe recido atendimento psicológico e à noite o tratamento alternativo do Reiki. Uma vez ao mês, as pacientes se reúnem para rea lizar atividades de artesanato e colocar os assuntos em dia.

Para tanto, às vésperas de iniciar o mês mais aguardado do ano pelo grupo, o “Outubro Rosa”, a Presidente da RFCC conta que as atividades estão a todo vapor, com a programação pronta, as voluntárias continuam trabalhando empolgadas, fa zendo o artesanato, cada uma com a sua tarefa na casa rosa. Neste período do ano,

também surgem muitos convites para fa larem da rede feminina, seja na cidade ou em outros municípios do estado.

“Há muito envolvimento das voluntárias e da comunidade para o mês de outubro, pois são muitos convites para participarmos de eventos fora da rede fe minina, afinal, ficamos dois anos impos sibilitadas de realizar grandes eventos. Todas as integrantes da rede feminina trabalham voluntariamente para vender o artesanato. Também tem o brechó, onde as pessoas fazem doações e nós vendemos para adquirir aquilo que a rede necessi ta, custear as despesas de manutenção da

Casa Rosa de Campos Novos Peretti/O
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022.8 CAPA *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos)
*Foto: Wilhiam
Celeiro

rede, sutiãs e próteses que oferecemos para nossas pacientes”, afirmou a Presidente.

Conforme Cleusa Perini, a pro gramação do outubro rosa começou a ser construída ainda no mês de março. Uma das novidades para este ano, é a coleta dos preventivos na própria rede feminina, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Cleusa explica, que uma unidade móvel de saúde vai estar em frente à Casa Rosa com profissionais da enfermagem fazendo o atendimento das mulheres, isso acorrerá toda segunda e terça-feira, das 13h às 19h. No sábado Dia D, será o “Dia D Saúde da Mulher” em todos os posti

nhos de saúde da cidade, das 8 às 12 e das 13h às 16h.

No próximo dia 06, a Presidente faz um convite especial para a Caminhada cor-de-rosa. A saída será do Supermerca do Copercampos, às 14h30, e percorrerá o trajeto até em frente à Casa da Cultu ra. A caminhada contará com a Fanfarra Municipal e com a Carreta da Coper campos que faz homenagem ao Outubro Rosa. “Convidamos todas as entidades e comunidade de maneira geral, que quei ram participar conosco, todos são muito bem-vindos, que se vistam de rosa, levem um balão, laços cor-de-rosa, cartazes para fazermos uma linda manifestação”, reforça a presidente.

Motivo de muito orgulho e sa tisfação para a presidente, diretoria e toda equipe da rede feminina de combate ao câncer, a nova sede da casa cor-de-rosa já está sendo construída e logo acolherá pacientes e voluntárias. Conforme a Presi dente Cleusa Perini, as obras já estão com a fundação e a laje prontas e no início de outubro já será dado início à segunda eta pa. A previsão de entrega da obra é para meados de fevereiro de 2023, já com a nova diretoria.

Em relação à escolha da nova mesa diretora, em novembro haverá as eleições da nova diretoria municipal e es tadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, para o próximo biênio (2023 e 2024). A eleição de Campos Novos acon

tece no dia 17 de novembro, já a estadual será realizada no dia 21, em Chapecó.

“Convido que venham nos vi sitar, conhecer o nosso trabalho, o nosso acolhimento, o nosso brechó, fazer a fi sioterapia para aquelas que precisarem, e se sintam bem à vontade na nossa casa cor de rosa. Também aproveitem para agendarem o seu preventivo neste mês de outubro, entrem em contato por meio do

whatsApp e marquem o seu exame”, refor çou Cleusa.

Para as mulheres interessadas em fazer parte da RFCC, devem ir até a Casa Rosa, fazer uma experiencia de três meses e caso gostem, passam a ser uma das voluntárias da rede. Após um ano de frequência é feito o juramento e assinado o livro da rede, passando a ter acesso ao uniforme de gala da rede feminina.

Programação Outubro Rosa Rede Feminina de Combate ao Câncer

u01/10 às 19h

Abertura Outubro Rosa

Missa na Igreja Matriz de Campos Novos u03/10

Visita ao setor de Mamografia

No Hospital Dr. José Athanásio e na Clínica Santa Clara u06/10 às 14h30

Caminhada Rosa

Na Praça lauro Müller (Ponto de Partida Supermercado Copercampos)

u08/10 das 8h às 12h e das 13h às 16h – Sábado D

Dia de saúde nos ESFs e na sede da Rede Feminina u19/10 às 19h29

Palestra Show com Wilson Cequeti - Na AACC

Ingressos limitados com as voluntária (entrada uma peça de roupa) u26/10 às 19h

Seminário Câmara de Vereadores

Políticas Públicas e a atenção às mulheres diagnosticadas com câncer.

Obs: Segundas e Terças de Outubro, dias 03, 04, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31

– Coleta de exames preventivos na Sede da RFCC. Agendar pelo WhatsApp (49) 9.8898-1902. Durante todo o mês de Outubro a Rede feminina estará aberta de se

9Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br CAPA
*Foto: Arquivo/O Celeiro

CMDCA promove Conferência Criança e do Adolescente

Encontro levantou pautas sobre po líticas públicas voltadas à proteção e defesa dos direitos dos menores.

A Administração de Vargem participou da Conferência Municipal pro movida pelo Conselho da Criança e do Adolescente – CMDCA, ocorrida na úl tima semana, no Centro de Convivência dos Idosos. A proposta do encontro, que envolveu as entidades e a comunidade, foi pensar políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes visando defen der e proteger seus direitos.

Na ocasião foram criadas pro

postas neste sentido, além da realização de eleição para escolha de delegados e su plentes. As pautas serão levadas pelos elei tos à Conferência Estadual que acontecerá no próximo ano.

Saúde do Trabalhador chega às empresas do interior

"O evento foi um sucesso. Cons truir uma política pública voltada ao di reito da criança e do adolescente de forma conjunta traz mais resultados e mais efe tividade no atendimento das demandas.

A Administração Municipal será parceira neste processo até que as ações sejam exe cutadas", garantiu a prefeita Milena.

É de extrema importância que as crianças tenham assegurados seus direi tos para que se sintam cuidadas, amadas e protegidas. Além da família, o Poder Público e toda a comunidade devem ser partícipes nesta causa. Crescer em um ambiente saudável contribui para que as crianças se tornem adultos mais maduros e emocionalmente saudáveis. A Adminis tração Municipal de Vargem é defensora das crianças e não mede esforço para ga rantir que o futuro delas seja feliz e seguro.

Agentes de Saúde participam de capacitação sobre CDS

Através do Programa Saúde do Trabalhador, a Secretaria Municipal de Saúde consegue ajudar na prevenção e promoção de saúde de pessoas que reali zam atividades laborais. O serviço itine rante foi reativado e já visitou algumas empresas do interior, como a Madeireira Asa Branca e Madeireira Gramados. En fermagem, atendimento odontológico, testes rápidos e fisioterapia foram alguns dos serviços disponibilizados. O objetivo da Secretaria é alcançar profissionais que devido ao horário de trabalho não conse guem se consultar regularmente. O acesso aos atendimentos tem ajudado a garantir uma população mais saudável.

A saúde do trabalhador sempre foi uma preocupação da Administração,

por isso as ações em prol da manutenção e prevenção de doenças são adotadas no município. “A saúde é um dos bens mais preciosos que temos. No caso dos traba lhadores há algumas peculiaridades, pois nem sempre conseguem ir até a Unidade de Saúde. Já que eles não podem vir até nós, nós vamos até eles. Desta forma os trabalhadores adoecem menos”, afirmou Milena.

Visando contribuir com o de senvolvimento profissional dos agentes de saúde, a Secretaria de Saúde promoveu a capacitação para o preenchimento das fichas de CDS (Coleta de Dados Simpli ficada), dentro do Sistema de Informação da Atenção Primária E-SUS. A enfermeira Ivone, que atua no município, foi a facili tadora do encontro. O evento abordou as inconsistências, unificação dos cadastros, mudanças e óbitos, atualização e exclusão destes cadastros, assim como a utilização do aplicativo E-SUS Território. A capaci

tação trouxe para as agentes o conheci mento teórico e prático para melhorar o atendimento prestado aos pacientes.

Na Atenção Primária a informa tização já é uma realidade. Os sistemas digitais são essenciais para facilitar e ace lerar os processos, contudo, alguns ainda estão se atualizando e se qualificando para que possam atuar de forma eficaz. O pro cesso de digitação deve ser definido no âmbito da gestão municipal, considerando os aspectos logísticos e os recursos huma nos disponíveis para esse fim.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022.10 REGIÃO VARGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV
11Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br PUBLICIDADE FINANCIE COM A GENTE EM ATÉ 120X ENERGIA SOLAR

Juiz e Chefe do Cartório da 7ª Zona Eleitoral alertam para ações não permitidas no dia das eleições

Por meio da PORTARIA N. 3/2022, de 22 de setembro, Juiz relata ações que configuram como crime eleitoral.

Na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, por meio do Juiz da 7ª Zona Eleitoral de Cam pos Novos, Rui César Lopes Peiter, publi cou a PORTARIA N. 3/2022, que dispõe sobre os procedimentos a serem observa dos no dia do pleito nas Eleições 2022. O documento é necessário para manutenção da ordem dos trabalhos eleitorais no dia da eleição e alerta que, no dia do pleito, a divulgação de qualquer espécie de propa ganda constitui crime eleitoral (art. 39, § 5º, III, da Lei n.º 9.504/97).

A imprensa, importante meio de comunicação dos cidadãos, também é citada no documento logo no primeiro artigo, quanto às suas funções, sejam elas permitidas ou vedadas.

“Da Imprensa.

Art. 1º. Nos locais de votação, somente poderão realizar cobertura jor nalística pessoas previamente designadas pelos veículos de comunicação, cujas in formações sejam encaminhadas à Justiça Eleitoral até o dia 29/09/2022.

§ 1º Será fornecido crachá à pes soa responsável pela cobertura jornalística nos locais de votação, que deverá compa recer no Cartório até o dia 30/09/2022 para buscá-lo.

§ 2º Fotos e filmagens nos am bientes externos às seções eleitorais são permitidas, desde que sejam breves e não ocasionem tumulto ou ensejem aglomera ção”.

Confira a seguir o que diz o documento, no que se refere aos elei tores e candidatos:

Do Dia das Eleições

Art. 2º. Fica proibido o estacio namento de veículos diante da entrada dos locais de votação e dentro de um raio de até cinquenta metros das referidas en tradas.

§ 1º Fica autorizada breve parada para o embarque e desembarque de elei tores com deficiência ou com mobilidade reduzida, desde que o veículo automotor não possua material de propaganda elei toral em excesso ou fora dos limites legais.

§ 2º Terão preferência de esta cionamento e parada nos locais próximos às seções eleitorais os veículos oficiais a serviço da Justiça Eleitoral, do Ministério Público Eleitoral, os veículos policiais em serviço e aqueles destinados ao transporte de eleitores com deficiência ou com mobi lidade reduzida.

§ 3º Os seguintes locais de vota ção e apuração de Campos Novos deverão ser isolados pela Guarda Municipal antes

de sua abertura às 7 (sete) horas: Escola de Educação Básica Paulo Blasi, Escola de Educação Básica Henrique Rupp Junior, Escola Básica Municipal Santa Julia Bi liart, Escola de Educação Básica Coronel Gasparino Zorzi e Cartório Eleitoral de Campos Novos.

§ 4º Os seguintes locais de vota ção de Brunópolis e Vargem deverão ser isolados pela Polícia Militar antes de sua abertura às 7 (sete) horas: Escola de Edu cação Básica Nadir Becker (Brunópolis) e Escola de Educação Básica Deputado Au gusto Bresola (Vargem).

Art. 3º. Na hipótese de descum primento das regras estabelecidas no art. 2º, o proprietário do veículo será verbal mente notificado pela Polícia Militar ou por qualquer pessoa identificada a serviço da Justiça Eleitoral para imediata remoção do veículo, sem prejuízo dos procedimen tos administrativos ou criminais perti nentes.

Art. 4º. Em havendo derrame de propaganda eleitoral nas vias públi cas próximas aos locais de votação, além da retirada imediata do material despe jado – para o que poderá ser solicitado auxílio das autoridades –, será lavrado auto de constatação nos termos dos arts. 3º e 4º do Provimento CRESC n. 5/2022 a fim de registrar a ocorrência da propa ganda irregular e apurar eventual crime eleitoral, inclusive aquele previsto no art. 39, § 5º, inciso III, da Lei n. 9.504/1997, nos termos do art. 19, § 7º, da Res. TSE n. 23.610/2019.

Art. 5º. Fica proibida, no decor rer dos trabalhos de recepção de votos, a permanência de eleitores, assim como quaisquer outras pessoas que não estejam a serviço da Justiça Eleitoral, nos pátios

internos dos locais de votação ou sua aglo meração na área externa, diante da entra da, ressalvados os eleitores que estiverem aguardando em fila para votar.

§ 1º Estão isentos desta restrição, por garantia legal, podendo permanecer dentro dos referidos pátios, para fins de fiscalização, os representantes partidários e os fiscais substitutos das mesas receptora de votos, bem como a imprensa para co bertura jornalística. Quanto aos candida tos, apenas a título de fiscalização podem visitar seções eleitorais, sem nelas ou nas imediações permanecerem por tempo ex cessivo e incompatível com o escopo de fiscalização, vedada a prática de propa ganda indireta (cumprimentos em série a eleitores, pedidos de voto e demais mani festações de cunho político).

§ 2º Até o dia 30/09/2022 os presidentes de partidos políticos ou pes soa por eles indicada deverão informar o Cartório Eleitoral, pelo e-mail zona007@ tresc.jus.br, os nomes das pessoas autori zadas a expedir as credenciais dos fiscais e dos delegados para fiscalização das se ções eleitorais e do local de apuração, sen do autorizada a nomeação de até 2 (dois) delegados para cada munícipio e 2 (dois) fiscais para cada mesa receptora, poden do nela atuar 1 (um) fiscal de cada partido por vez.

A PORTARIA N. 3/2022 entrou em vigor na data de sua publicação, dia 22 de setembro de 2022.

A reportagem do Jornal O Ce leiro também entrevistou nesta semana a Chefe do Cartório Eleitoral de Campos Novos, Raísa Schaeffer, a fim de sanar as últimas dúvidas dos eleitores quanto ao pleito do próximo domingo, dia 02 de ou tubro, que ocorre das 8h às 17h.

Divulgação
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022.12 ELEIÇÕES 2022
*Imagem:
Empresa de Transmissão Serrana S.A. - ETSE CNPJ 14.929.924/0001-81 Licença Ambiental A Empresa de Transmissão Serrana S.A. - ETSE, CNPJ 14.929.924/0001-81, torna público que recebeu em 19/09/2022 do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA, a Licença Ambiental de Operação nº 6150/2022, válida até 18/09/2026, para operar a SE Abdon Batista, localizada no município de Abdon Batista - SC. PUBLICAÇÕES LEGAIS? Faça como manda a LEI. Publique em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO! Entre em contato conosco: (49) 98828.2224

Informações eleitorais

uQuem poderá votar?

Eleitores que estiverem em situ ação regular – ou seja, não cancelada ou suspensa – estarão aptos a votar normal mente.

uQual será a ordem de vota ção?

No dia da votação, a urna ele trônica exibirá, primeiramente, os painéis referentes às eleições proporcionais e, em seguida, os referentes às eleições majoritá rias, na seguinte ordem: Deputado Fede ral; Deputado Estadual; Senador; Gover nador; e Presidente da República.

uQuais propagandas o eleitor poderá portar no ato de votação?

No dia da Eleição é permitida apenas a manifestação individual e silen ciosa da preferência do eleitor, revelada pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

uQuem não poderá votar?

Não poderão votar os eleitores que estiverem com o título cancelado, seja por terem deixado de votar três vezes consecutivas sem justificar, seja por terem deixado de comparecer à revisão obriga tória em anos anteriores a 2019; eleitores que estiverem com o título suspenso em razão de condenação criminal ou por im probidade administrativa; e pessoas que não se cadastraram como eleitores antes do prazo para fechamento do cadastro eleitoral.

uO que não será permitido na hora do voto?

Para preservar o sigilo do voto, dentro da cabina de votação é expressa mente proibido portar aparelho de telefo ne celular, máquina fotográfica ou filma dora.

uBebês, crianças ou jovens de até 16 anos, poderão acompanhar o eleitor na cabina de votação?

Apenas eleitores com deficiência ou dificuldade para o exercício do voto

podem contar com a ajuda de uma pes soa de sua confiança dentro da cabina de votação. Assim, caso seja autorizado pelo presidente de mesa, após identificação e registro em ata, o acompanhante poderá ingressar na cabina de votação e até mes mo digitar os números na urna. A con dição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra e que o escolhido não esteja a ser viço da Justiça Eleitoral, de partido políti co ou de coligação.

uQual tipo de “colinha” será permitida levar para a cabina de vota ção?

Qualquer espécie de bilhete ou lembrete, podendo inclusive ser aquele modelo confeccionado pelos candidatos, candidatas e partidos políticos ou federa ções.

É muito importante que os elei tores levem escritos os números dos can didatos escolhidos já na ordem de vota ção: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. uPode entregar santinho e pedir voto no dia das eleições?

Não pode. A divulgação de qual quer espécie de propaganda de partidos políticos ou de suas candidatas e seus can didatos, bem como a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna no dia da Eleição é proibida e inclusive constitui crime.

uO eleitor consegue votar sem documentos e quais documen tos levar?

É obrigatório ao eleitor apre sentar documento oficial de identificação com foto para ser habilitado ao voto. São aceitos os seguintes documentos, inclusi ve os digitais: e-Título (desde que tenha foto), carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhe cida por lei, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

uQuando e como o eleitor pode justificar o voto?

No dia da Eleição, os eleitores que estiverem fora de seu município de votação poderão justificar a ausência pelo aplicativo e-Título, de forma rápida e prá tica. O aplicativo deve ser baixado antes de 02/10, pois no dia da Eleição não estará disponível para novos downloads.

Eleitores que não tiverem celu lar ou acesso à internet poderão justificar a ausência às urnas em qualquer seção eleitoral em funcionamento do país, des de que não estejam em seu município de votação.

Após cada turno, os eleitores têm até 60 dias para apresentar justificativa pelo aplicativo e-Título, pelo site da Justi ça Eleitoral ou no Cartório Eleitoral.

uExiste multa para quem não comparecer para votação?

Caso o eleitor não justifique sua ausência às urnas no dia da Eleição ou em até 60 dias após cada turno, é cobrada multa sim. O eleitor que estiver fora de seu município de votação no dia da Eleição deve priorizar apresentar a justificativa eleitoral pelo aplicativo

uComo funciona o voto em trânsito?

Eleitores que estiverem em mu nicípios com mais de 100 mil eleitores e que tenham solicitado a transferência temporária à Justiça Eleitoral até o dia 18/08 poderão votar em trânsito. Caso estejam no mesmo Estado de seu do micílio eleitoral, votarão para os 5 cargos em disputa. Caso estejam em outro Esta do, votarão apenas para o cargo de Presi dente da República.

uPara quem o voto não é obrigatório?

Têm voto facultativo os menores de 18 anos, maiores de 70 e analfabetos.

A Justiça Eleitoral agradece o espaço para sanar dúvidas dos eleitores e para passar informações importantes sobre a Eleição de 2022! O Cartório Elei toral de Campos Novos fica à disposição de todos na Rua Danuzia Bess, 434 - Ed.

Majestic, 2º andar, no Centro de Campos Novos. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19h. Também podemos ser contatados pelos telefones 49 3541 1104 e 49 98800 6780, ambos com WhatsApp.

Cobertura

Jornalística O Celeiro

No final de semana a equipe do jornal estará buscando a Justiça Eleitoral e o Cartório para levar até os leitores in formações importantes do pleito. O resul tados de Campos Novos serão o foco da apuração no domingo (02), dia da eleição.

No âmbito estadual o jornal manterá a parceria com a (Associação de Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI-SC) e também o apoio da Rede Catarinense de Notícias (RCN), através destas representações estaduais estaremos publicando os resultados a nível estadual, federal e informações extras.

Em Santa Catarina há 40 vagas na Alesc (Assembleia Legislativa) para Deputados Estaduais e 16 vagas para De putados Federais a ocupar a Câmara dos Deputados, Senador é uma vaga.

Na edição impressa de 06 de ou tubro o jornal semanal impresso estará trazendo um especial com os RESULTA DOS. Na lista estará descrito o eleito e os três candidatos subsequentes mais vota dos, ao lado do nome de cada candidato haverá o partido e o número de votos.

O jornal também publicará o ce nário das Eleições na AMPLASC (Asso ciação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina) que abrange sete municí pios: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Var gem e Zortéa.

Na lista de cada município serão citados os quatro candidatos mais vota dos, se o candidato não tiver sido eleito haverá o símbolo NE (Não Eleito) ao lado. Se houver Segundo Turno, este está pro gramado para o dia 30 de outubro.

13Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br ELEIÇÕES 2022

Cesar Valduga é candidato a Deputado Estadual e quer lutar por mais recursos e desenvolvimento

Valduga quer ampliar a destinação de recursos para as pequenas cidades e desenvolver regiões.

uQual o perfil do candidato? De onde veio, onde nasceu, o que es tudou etc.

Nasci em Campos Novos (SC), no Distrito de Barra do Leão, em 1961. Meu pai era músico e sapateiro e minha mãe, dona de casa. Comecei a trabalhar muito cedo, meu primeiro emprego foi numa loja de ferragens. Sou bancário. Me mudei para Chapecó em 1991. Sou casado com Margarida, companheira de vida e de luta. Tenho três filhos, Natália, Felipe e Vi nícius, e um netinho, Miguel Valduga.

uComo surgiu a política em sua vida?

Quando me mudei para Chape có, fui convidado e participar da Diretoria do Sindicato dos Bancários e lá, nos anos 90, participei da criação do Comitê de Combate à Fome em Chapecó e do Pro grama Oficina Educativa Verde Vida, um lindo e premiado projeto socioeducativo e ambiental, voltado a crianças e adolescen tes. A partir daquele momento, entendi que tinha a obrigação de trabalhar para transformar e melhorar a vida das pesso as.

Me elegi vereador em Chapecó pela primeira vez no ano de 2004. Fui o candidato mais votado, com 3.115 votos. Em 2012, novamente fui o vereador mais votado da história de Chapecó: 3.502 elei tores me escolheram. Dois anos depois, em 2014, achei que era o momento de lutar pela melhoria da vida de todos os catarinenses e concorrer a um espaço na Assembleia Legislativa. O voto de mais de 18 mil pessoas me levou a deputado Es tadual. Voltei à Câmara de Vereadores de Chapecó em 2020.

uApós eleito quais foram as principais áreas que trabalhou? Cite alguns resultados.

Fui reconhecido pela Alesc como um dos deputados mais atuantes do man dato (2015-2018). Apresentei mais de 100

projetos, dos quais 32 se tornaram Leis no Estado. Meu gabinete sempre esteve aberto a todas as causas sociais. Busco a ampliação dos direitos e a garantia de melhores condições de trabalho; a quali dade e agilidade dos serviços de saúde; a garantia e ampliação dos direitos das mu lheres - inclusive fui reconhecido como o parlamentar que mais apresentou projetos em defesa das mulheres. Fui finalista do Prêmio Viva Marie Claire e Instituto Avon pela criação da lei que proíbe propagandas que desvalorizem a mulher e levem à vio lência de gênero.

Na educação, lutei pelo ensino público, inclusivo, de qualidade, livre de censura e pela valorização dos professo res. Defendi, também, a representativi dade, acessibilidade e combati a discrimi nação e o preconceito. Apoiei a produção orgânica, alimentação saudável e redução do uso de agrotóxicos, além de lutar por um desenvolvimento justo e sustentável.

uPor que é candidato a de putado estadual?

É dever do deputado propor leis

e fiscalizar os atos do governador. Decidi ser candidato novamente pois não vou descansar enquanto existir fome, desem prego e injustiças em nosso Estado. Preci samos oferecer educação de qualidade aos nossos jovens, ofertar serviços de saúde ágeis e emprego digno a todos os catari nenses.

Alguma coisa está errada quan do quase 1 milhão de pessoas em SC passa fome e 1 a cada 4 brasileiros não consegue pagar as contas do mês. Aqui no Estado, as vagas formais de trabalho aumentaram, porém com baixos salários. Isso é degra dante. Como deputado vou propôr ações e projetos para incentivar o desenvolvi mento, impulsionando cadeias produtivas de acordo com as vocações regionais, am pliando a oferta de empregos por meio da industrialização sustentável e competitiva.

uQuais são as suas princi pais bandeiras nesta eleição?

Nosso Estado necessita de mui tas coisas. Tenho propostas para: saúde, desenvolvimento econômico, habitação e cidadania, educação, trabalho, motoristas de aplicativos, segurança, mulheres, infra estrutura, agroecologia, turismo, crianças e adolescentes, cultura e esporte, tecnolo gia e inovação e aposentados.

Em específico para o Meio Oes te, vou buscar junto ao Governo do Es tado ações para apoiar o Hospital Nossa Senhora das Dores; destinar recursos para melhorar as escolas da região; incentivar a criação de Escolas Agrícolas; expandir Centros e Universidades Estaduais e Fe derais; melhorar as estradas e as redes de distribuição de energia; adequar a infraes trutura do aeroporto de Joaçaba; fortale cer a agricultura familiar e criar programa de subsídio para aquisição de sementes de pastagens; incentivar a industrialização inclusiva e sustentável; promover ações para subsidiar a instalação de empresas tecnológicas; explorar as potencialidades turísticas e desenvolver estratégias turísti cas da região.

uQual sua visão de Santa

Catarina? Quais as principais neces sidades?

Nosso Estado está carente em muitas áreas. É preciso que o governo dê mais atenção aos hospitais regionais e crie mais leitos de UTI, para que as pes soas não tenham que esperar horas para serem atendidas e anos para fazer uma ci rurgia. Não temos um programa estadual de habitação popular que leve em conta aspectos sociais, que priorize mulheres e crianças, mas também todas as famílias. Nossas estradas estão em péssimas condi ções e acabam provocando sérios aciden tes. Sem falar que são essas as principais vias para o escoamento da nossa produ ção. Santa Catarina é um dos Estados com maiores índices de violência contra a mu lher. Chegaremos um dia em que não será mais preciso criar leis para defender as mulheres e aí sim teremos uma socieda de progressista e justa, mas por enquanto, isso ainda é necessário e é papel de todos promover a igualdade de gênero, a sala rial, por exemplo.

Precisamos construir a política de lixo zero, implementar programas so cioambientais e educativos para jovens e famílias de baixa renda, estimulando a consciência ambiental. A onda de priva tização precisa acabar. Não podemos ad mitir que nossas empresas públicas sejam sucateadas como forma de justificativa para a privatização. As estatais são bens públicos e temos o dever de zelar pelo seu bom funcionamento. Nossa educação também precisa de mais investimentos. Na rede estadual de ensino, a maioria dos professores são ACT, que são contratações temporárias, sendo que o correto seria a contratação de ACTs somente em caráter emergencial. É preciso realizar concurso público para contratação de professores e servidores. Por último, gostaria de citar a cobrança de 14% dos aposentados do IPREV. É inadmissível que, quem traba lhou por tantos anos hoje tenha que pas sar por isso. Vamos trabalhar pra reverter essa situação.

Cesar Valduga *Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022.14 ASSINE JORNAL O CELEIRO E RECEBA TODA QUINTA-FEIRA SEU EXEMPLAR. ENTRE EM CONTATO CONOSCO: (49) 9 8828.2224 ELEIÇÕES 2022

Carol De Toni é candidata a Deputada Federal

e quer continuar a representar os catarinenses

Caroline Rodrigues De Toni, surgiu para a população catarinense em 2018, atrelada à imagem de uma catari nense comprometida e dedicada. Ela foi candidata e após eleita, Deputada Federal com 109 363 votos, a maior votação entre as mulheres eleitas em Santa Catarina e o menor custo por voto de todos os eleitos a deputado federal no estado. Nestas elei ções de 2022, ela coloca seu nome nova mente à população, buscando a reeleição e continuidade do trabalho.

uQual o Perfil da candidata? De onde veio, onde nasceu, o que es tudou etc.

Sou a Carol De Toni, advoga da, Mestre , nascida em Chapecó, eleita em 2019 deputada federal, filiada ao PL/ SC, vice-líder do Governo Bolsonaro em 2019, na Câmara, e aluna do Olavo de Carvalho por 15 anos. Fui autora do 1º pedido de impeachment contra a Dilma, fui líder regional dos movimentos que ajudaram a derrubar a ex-presidente, fui apresentadora do Terça Livre, ao lado de Bernardo Küster e Luke de Held, e tenho uma história de luta pela liberdade, pelo agro, pela educação e pela segurança pú blica.

uComo surgiu a política em sua vida?

Sou ativista conservadora desde 2010. Percebendo que poderia fazer mais pelas pautas que defendo, atuando dire tamente na política, em 2016 concorri a vereadora de Chapecó, tendo alcançado a 1º suplência do partido no município com 1589 votos. Nas eleições 2018 fui eleita deputada federal de Santa Catarina, com 109 363 votos - a maior votação entre as mulheres eleitas no estado e o menor cus to por voto de todos os eleitos a deputado federal catarinenses.

uApós eleita quais foram as principais áreas que trabalhou? Cite

alguns resultados.

Enfrentei o ativismo judicial apresentando projetos de lei como que pretende possibilitar que o Congresso sus te atos do STF que invadem suas funções. Me dediquei ao combate à corrupção e a impunidade, aprovando como relatora, a PEC da Prisão em 2ª instância na CCJC da Câmara. Ajudei a barrar o PL da Censura, o marco da maconha, o PL do "Poliamor" e o abortoduto. Busquei melhorias para a nossa infraestrutura, apoiando obras nas rodovias federais como na BR-163/SC, na

BR-282/SC, entre outras e também apro vando o Marco das Ferrovias que permitiu que a iniciativa privada explore este mo dal no país. Relatei e aprovei na Câmara o MEI Caminhoneiro e a Lei que tipificou o crime de incitação ao suicídio e à automu tilação. Ajudei a aprovar a lei da liberdade econômica, o marco do saneamento, a lei do gás, a autonomia do Banco Central, o fim dos supersalários e o fim das saidinhas dos presos.

uPor que é candidata a de putada federal?

Acredito que as pautas que me elegeram precisam de representantes no Congresso sempre. Prezo pela defesa das liberdades do cidadão, pela vida, pela soberania do nosso país. As ameaças de quem não quer um país livre, quer mais impostos e várias outras maldades não vão parar. Além disso, já trouxe muitos recursos para o nosso estado e ainda pos so trazer muito mais. Quero continuar valorizando o nosso povo trabalhador.

uQuais são as suas princi pais bandeiras nesta eleição?

Assim como o nosso presiden te Bolsonaro, defendo primordialmente Deus, Pátria, Família e Liberdade. Nesses preceitos fundamentais se encaixam a de fesa das liberdades econômicas, de expres são, de imprensa e de consciência, a redu ção do Estado, descentralização do poder e corte de privilégios, a igualdade perante à lei, a proteção à vida desde a concepção, a liberdade de ter uma arma e o direito à legítima defesa. Defendo a valorização e melhorias para o nosso agronegócio, que é responsável por manter a nossa balança comercial e por alimentar mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Sou CONTRA as drogas, o marxismo cultural, a doutrina ção ideológica em sala de aula, a ideologia de gênero e o relativismo moral.

uQual sua visão de Santa Catarina? Quais as principais neces sidades?

Santa Catarina é um estado mo delo para o país. Temos um povo trabalha

dor e que precisa somente que tenhamos liberdade para poder continuar desenvol vendo nossa produção - seja ela agrícola ou industrial - , nossos serviços, enfim, tudo o que movimenta a nossa economia. Dentre as pautas prioritárias, julgo que a infraestrutura merece atenção especial. Tenho me empenhado em melhorar este setor para garantir que a nossa região siga sendo destaque nacional e internacional na produção, dando condições de esco amento e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, já destinei R$ 10 milhões para obras na BR-282 por meio de emenda de bancada em 2019. Defendo ainda o nosso agronegócio, priorizando a manutenção das políticas implantadas pelo Governo Bolsonaro, como a amplia ção do Plano Safra, a concessão de títulos agrários - e, com isso, o fim das invasões pelo MST, o combate à estiagem que afe ta severamente a região e a redução nos impostos dos insumos agrícolas. Também defendo os agricultores que vivem sob a ameaça da mudança de entendimento do STF sobre as demarcações de terras indí genas. Enquanto membro da CCJC votei pela aprovação do PL 490/07 que muda a forma como as demarcações são feitas.

Acredito que as pautas que me elegeram precisam de representantes no Congresso sempre. Prezo pela defesa das liberdades do cidadão, pela vida, pela soberania do nosso país. As ameaças de quem não quer um país livre, quer mais impostos e várias outras maldades não vão parar.
uCarol De Toni
Carol é considerada uma mulher de opinião forte, determinada e também admirada pelos posicionamentos.
Carol De Toni
Defendo a valorização e melhorias para o nosso agronegócio, que é responsável por manter a nossa balança comercial e por alimentar mais de 1 bilhão de pessoas no mundo.
15Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br
ELEIÇÕES 2022
“ *Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022.16 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.