1743

Page 1

1Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022. www.jornalceleiro.com.br Pág. 05 Pág. 06 Pág. 13Pág. 11 Candidato a Deputado Estadual, Zancanaro fala sobre demandas. AgostoSAÚDE Branco chama atenção para a preven ção do Câncer d Pulmão. FZ engenharia se destaca em projetos e materiali zação de sonhos. Leandro FederalcandidatoSorgatto,aDeputadoabordaaregião. Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1743 s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00 OCELEIRO R Pág. 07 ELEIÇÕES 2022EMPRESARIAL

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022.2 OAB em Destaque COTIDIANO colunistas O combate Jornalismodesinformação:à&RedesSociais Por: Orli Ricardo, Jornalista Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 08/2022 OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural >MembroCamponovense(Acircan).daAssociaçãodosJornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Jornal Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana EDItoRIal

Petri Advogada

Por: Paula Bolsi Especialista e

Aqui, em nosso Jornal, a partir desta edição vamos trazer o perfil de alguns candi datos que concorrerão à cargos eletivos neste ano. E o nosso compromisso é com você leitor, garantido a transparência e a informação e, acima de tudo, respeitando o código de ética do jornalismo e os 30 anos de credibilidade do “Jornal O Celeiro”.

IDADE PROGRESSIVA: Por esta regra, professores deverão ter 30 anos de magistério e 57,5 anos de idade e professoras deverão contar com 25 anos de magistério e 52,5 anos idade, idade necessária no ano de 2022, sendo que a idade mínima será aumentada anualmente em seis meses, até alcançar os 57 anos mulher e 60 anos homem.

Com as novas regras, os professores de escola pública e pri vada de ensino que passaram a contribuir com a previdência social DEPOIS de 13 de novembro de 2019, agora também precisam contar com o requisito da idade mínima obrigatória para se aposentar, sendo de 60 anos para homens e 57 anos para mulheres, além de 25 anos de trabalho paraParaambos.osprofessores da iniciativa pública, seja homem ou mu lher, desses 25 anos de contribuição, são necessários 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo em que se der a aposentadoria.

Professor! Antes de solicitar sua aposentadoria, procure um profissional capacitado para realizar um planejamento previdenciário e descobrir qual a melhor aposentadoria para você.

em Direito Previdenciário

REGRA DE PONTOS: Estabelece critérios de pontuação a ser atingido na soma do tempo de contribuição e a idade do professor. Em 2022 são exigidos 84 pontos para professoras, desde que tenha o mínimo de 25 anos de contribuição e os professores, com 94 pontos e, no mínimo, 30 anos de contribuição. Os pontos subirão ano a ano até 92 pontos, para mulher, e até 100 pontos para homens.

APOSENTADORIA DOS PROFESSORES: Como era e como

Planejamento Previdenciário OAB/SC 37.424 - Fone: (49) 99923.4657 E-mail: paulabolsi.adv@gmail.com

Para os professores que iniciaram as contribuições para a previdência ANTES de 13 de novembro de 2019, foram criadas regras de transição, as quais possuem finalidade de evitar o aumento repenti no das exigências de idade mínima e tempo de contribuição, principal mente para aqueles que já estavam próximos da aposentadoria quando a lei entrou em vigor. As regras de transição aplicáveis à aposentadoria dos professores são duas: REGRA DO PEDÁGIO 100%: É aplicada ao professor que estava próximo de se aposentar antes da reforma, e que deverá cumprir 100% de pedágio com relação ao tempo que faltava em 13/11/2019. Por exemplo: uma professora que tinha 21 anos de docência, deverá cumprir os 4 anos que faltavam, com o acréscimo de mais 4 anos de pe dágio, somando um total de 29 anos de atividade. Logo, os professores, nessa regra, precisam cumprir os seguintes requisitos: Professor: 55 anos de idade; 30 anos de tempo de con tribuição; Pagar um pedágio de 100% sobre o tempo que faltava para alcançar 30 anos de contribuição quando a Reforma entrou em vigor (13/11/2019); Para professor da rede pública: de seu tempo de contri buição, 20 anos devem ser de serviço público e 5 anos no cargo em que se deseja dar a aposentadoria. Professora: 52 anos de idade; 25 anos de tempo de contri buição; Pagar um pedágio de 100% sobre o tempo que faltava para alcançar 30 anos de contribuição quando a Reforma entrou em vigor (13/11/2019); Para professor da rede pública: de seu tempo de contri buição, 20 anos devem ser de serviço público e 5 anos no cargo em que se deseja dar a aposentadoria.

O exercício da profissão PROFESSOR é um ato de amor e de extrema valentia, tanto no setor público como no privado. Infelizmen te, o professor no Brasil é visto como um profissional secundário para o qual são apenas dirigidas ordens. Precisamos mudar esse cenário. Tendo em vista a grandeza dessa profissão, nossos dedicados professores merecem todo o respeito e admiração, devendo ser trata dos como protagonistas. Por ser uma profissão desgastante, e em razão das suas particularidades, a aposentadoria do professor também possui regras únicas.Antes de adentrarmos nas regras de transição impostas pela Emenda Constitucional 103/2019, vale esclarecer que a aposentadoria do professor é um benefício concedido pelo INSS (exceção se houver Regime Próprio no ente político em que atua) a profissionais que tra balham em funções de magistério em estabelecimentos de Educação Básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e médio, ex cluindo-se os professores do ensino superior. Além desses, também tem direito a essa modalidade de aposentadoria quem exerce funções equiparadas a professor, como por exemplo, o diretor da escola. Os professores iniciam o exercício da profissão muito novos e, quando atingem 25 anos de sala de aula, a atividade inevitavelmente acarreta um desgaste físico e mental muito grande, com a maioria des ses profissionais doentes, ansiosos, estressados e com dores de cabeça e coluna, sem contar os recorrentes casos de insônia e tendinite.

A LEGISLAÇÃO ANTERIOR trazia o benefício de aposenta doria com 5 anos a menos, sendo que o professor se aposentava após 30 anos de docência e a professora após 25 anos de docência. Porém, se anteriormente a data de 13 de novembro de 2019 o professor homem já tinha 30 anos de sala de aula e a professora 25 anos de sala de aula, esses profissionais ainda assim poderão se aposentar pelas regras antigas, quando não existia idade mínima, não importan do se o educador não tenha solicitado a aposentadoria antes da data sublinhada, haja vista que, em razão do direito adquirido, tal pedido pode ser requerido a qualquer tempo. Com a aprovação da Reforma da Previdência em 2019, a ca tegoria do professor sofreu algumas alterações e, apesar das regras rí gidas, a classe ainda garante maiores vantagens em relação aos demais trabalhadores.MAS VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS MUDANÇAS NOS RE QUISITOS PARA A APOSENTADORIA DO PROFESSOR EM 2022? Se não sabe, esse artigo é para você! Com a Reforma da Previdência – EC 103/2019, além de um tempo mínimo de profissão, o legislador também incluiu a obrigatorie dade de uma idade mínima para se Logo,aposentar.nãobasta o professor preencher o número mínimo de tempo de ati vidade, agora ele também necessita completar uma idade mínima legal para ter direito à concessão de apo sentadoria.

ficou após a Reforma da Previdência

Para a galera adepta à malhação, se guramente em algum momento, já devem ter postado uma foto em suas redes sociais com o dizer: “se não posta, não cresce”. Este termo, no entanto, dá origem à várias vertentes, como por exemplo, “se não posta, não adianta”, “se não posta, não foi”, entre outras termologias. Esta prática é muito comum nos dias atuais, pois as pessoas querem compartilhar o seu cotidiano, mostrar para os seus seguido res como é a sua rotina, postar a foto com o novo look, a foto da festa, na praia, do corpo que está ficando mais bonito. É bem verdade que de cada 10 fotos publicadas com esta fina lidade, no mínimo 09 ganham filtros e outras edições para passar uma melhor impressão. E que atire a primeira pedra quem nunca o fez! Hoje, esse é “mundo real” das pessoas, uma realidade maquiada, mas é a realidade delas. E este contexto contemporâneo pode ser tra çado um paralelo com o próprio jornalismo. Antes do advento das redes sociais, o que era preciso para as pessoas confirmarem que tal fato realmente aconteceu? Apurando o mesmo por meio dos jornais impressos, revistas, rádio e TV. Se o ocorrido fosse noticiado por algum destes meios de comunicação, se tornava fato, caso contrário, era tido como um boato qual quer. E veja só como o bom jornalismo sempre foi importante na vida das pessoas. Aquele que se propõe apenas a noticiar os fa tos, levar a informação, dar o mesmo espaço às duas partes envolvidas, promover o con traponto, ir à campo apurar o ocorrido. E isso ocorre nas redes sociais? E vou além, esta mo bilização é feita por todos os jornalistas? Estamos entrando num período eleitoral, onde a nossa população sofrerá com uma avalanche de informações, informações estas, que vêm de todas as formas e de todos os lados. Atenção para aquilo que você vai “com prar” como verdade, seja qual for a origem do conteúdo. Procure apurar com mais fontes e filtrar o conteúdo que você recebe, pois estare mos elegendo os nossos representantes, quem decidirá por nós as mais relevantes questões.

3Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022.4 PUBLICIDADE

"A nicotina, presente em qual quer derivado do tabaco é considerada droga por possuir propriedades psico ativas, ou seja, ao ser inalada produz al teração no sistema nervoso central, tra zendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência. O qua dro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a droga, estabelecendo-se assim um padrão de auto-administração caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudi ciais à saúde", destaca a enfermeira Ales sandra daEntreSilva.os sintomas principais do câncer de pulmão estão tosse por mais de um mês, com presença de sangue ou com piora progressiva; dor torácica persisten te não associada a traumas; falta de ar e dificuldade para respirar; perda de peso inexplicada e não intencional. O câncer de pulmão normalmen te é silencioso e apenas diagnosticado em estágios avançados. Os sintomas iniciais

A campanha Agosto Branco, instituída há cinco anos, chama a atenção para a importância da prevenção do tipo de câncer que mais causa mortes no mun do: o de pulmão. Entre os principais fato res de risco para esse tipo de câncer estão: a poluição do ar, o contato com substân cias químicas como o asbesto (amianto) e derivados da queima de petróleo, e his tórico familiar de câncer. Entretanto, o grande vilão é o tabaco, 90% dos casos da doença são provocados pelo tabagismo.

Agosto Branco chama atenção para a prevenção contra o Câncer de Pulmão Tabagismo está entre os principais fatores de risco da doença. da doença não são muito claros e apare cem tardiamente. Diante desse quadro, a enfermeira alerta para os maus exemplos que podem levar as pessoas a começar a fumar. "Pais ou responsáveis, parentes, professores, ídolos e amigos também exer cem uma grande influência nas pessoas que começam a fumar. O consumo de ta baco pelos pais ou responsáveis e a atitude permissiva desses diante do uso por seus filhos promovem a aceitação social do ta baco entre as crianças, adolescentes e jo vens e contribuem para incentivar o uso", explica. Ainda segundo a profissional, equivocadamente muitas pessoas acredi tam que o tabagista é um “viciado", “sem força de vontade", “que não deixa de fu mar porque não quer". Na verdade, quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes descon fortos físicos e psicológicos, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco.

5Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022. www.jornalceleiro.com.br SAÚDE

Para quem é fumante ou fumou no passado, a orientação é de manter consultas regulares com médico pneumo logista e a realização de tomografias de rastreamento para aumentar as chances de um diagnóstico precoce. Já para as pes soas que desejam parar de fumar, devem procurar o grupo do tabagista do muni cípio, este grupo ajuda pessoas a parar de fumar, basta procurar informações no seu posto de saúde.

*Imagem: blog.programafazbem Como prevenir o Câncer de Pulmão Nem todos os cânceres de pul mão podem ser evitados, mas existem algumas maneiras de reduzir o risco de contrair a doença, como a modificação da exposição a fatores de risco: uNão fumar: A melhor manei ra de reduzir o risco de câncer de pulmão é não fumar e evitar a exposição passiva à fumaça do cigarro. Se você parar de fumar antes de desenvolver um câncer, seu teci do pulmonar danificado gradualmente se repara. Independente de sua idade ou do tempo em que fumou, parar pode reduzir o risco da doença. uEvitar a exposição ao radô nio: O radônio é uma importante causa do câncer de pulmão. Você pode diminuir e melhor, evitar a exposição ao radônio verificando a sua presença em sua casa. uLimitar a exposição a subs tâncias químicas cancerígenas: Evitar a exposição a produtos químicos cancerí genos conhecidos, no local de trabalho e em outros lugares, também é importante. As pessoas que trabalham em locais onde estão expostas a esses produtos são acom panhadas de perto para que a exposição seja a menor possível. uManter uma dieta saudá vel: Uma dieta saudável, com frutas e vegetais também pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pulmão. Algumas evi dências sugerem que uma dieta rica em frutas e vegetais ajuda a proteger da doen ça em fumantes e não fumantes. Mas qual quer efeito positivo das frutas e vegetais no risco de câncer de pulmão seria mui to menor do que o aumento do risco ao fumar. As tentativas de reduzir o risco de câncer de pulmão em fumantes por meio de altas doses de vitaminas ou similares não foram bem sucedidas até o momento. De fato, alguns estudos mostraram que o betacaroteno, nutriente relacionado com a vitamina A, parece aumentar a taxa de incidência da doença nessas pessoas. Al guns pacientes com câncer de pulmão não apresentam fatores de risco claros. Embo ra se saiba como evitar a maioria dos tipos de câncer de pulmão, ainda não se sabe como evitar todos os tipos.

Alessandra da Silva, enfermeira

O Cenário da Construção Civil em Campos Novos privada e com o poder público. “A bar ragem trouxe bastante profissionais da construção civil, uma cadeia produti va que cresceu muito, não estagnou e muito menos regrediu, e vem evoluindo porque de lá para cá a demanda não di minuiu”, Paraavaliou.finalizar, Fábio faz uma projeção para o cenário da sua área de atuação para os próximos anos. “Nos últimos dois anos a construção civil so freu com inflação, sofreu com a pande mia e agora com a Guerra da Ucrânia. Aumentaram consideravelmente os ma teriais de construção. Mas, mesmo as sim, o mercado se manteve aquecido, a demanda por residência ainda é grande, a procura continua alta, e o déficit habi tacional é enorme, o que potencializa o crescimento do segmento. Estamos oti mistas e confiantes que o setor da cons trução civil continue crescendo cada vez mais”, concluiu Fábio.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022.6 EMPRESARIAL

“A nossa maior demanda são obras residenciais, porém, também te mos espaço para obras comerciais e pú blicas. Damos todo o suporte para que nossos clientes não precisem se preocupar com toda aquela burocracia, gostamos de acompanhar de perto a execução das obras e oferecemos segurança empresa rial, jurídica e estrutural, ou seja, sua obra estará pronta e legalizada, com todos os projetos requisitados, sem problema com os órgãos públicos”, afirmou. Fábio comenta que este suporte faz toda a diferença no primeiro contato

Arquitera e Urbanista, Céli Mecabô, Engenheiro Civil, Fábio Zortéa e Isadora Marchezan Colaboração/FZ

*Fotos:

Engenharia

Planos, projetos e execuções, Engenheiro Civil fala sobre o processo de Materializar Sonhos

“Nosso escritório atende desde o momento da ideia do cliente em cons truir, se informa sobre as suas necessi dades, objetivos, a área que ele oferece para construção, orçamento, para então desenvolver um projeto em cima das suas necessidades. Depois disso são feitos os orçamentos, simulando diferentes tipos de materiais, oferecemos uma gama de sugestões, até se adequar o projeto e o or çamento da obra”, ressalta Fábio.

Além das obras iniciadas do zero, a FZ Engenharia também executa re formas, ampliações, revitalizações e regu larização de obras, segundo o engenheiro, uma obra regularizada tem em torno de 30% de valorização. Em contrapartida, grandes obras também fazem parte do portfólio da FZ Engenharia, em Campos Novos, duas delas, executadas recente mente, chamam a atenção pela complexi dade e apelo social. A primeira é o Jardim Sensorial executado para a ACADAV, o projeto que foi desenvolvido pela AMPLASC, é todo voltado para pessoas com deficiência vi sual e auditiva. Também vale destaque a construção da nova Sede da Subseção da OAB de Campos Novos, após ganhar a licitação a FZ executou o projeto no Lote amento Novo Orlando. A referida obra já foi entregue e em breve será inaugurada.

“Toda obra é um aprendizado e um desafio. A engenharia além de ser uma área técnica também faz parte das exatas, mas na prática é bem diferente, esse processo lógico não se confirma.

Você já deve ter ouvido a ex pressão “Materializar um Sonho”, para o Engenheiro Civil Fábio Zortea, da FZ Engenharia, este termo vai além de uma mera expressão, sintetiza a sua missão como profissional. Fábio atua há 22 anos no ramo da construção civil e já perdeu as contas de quantas obras executou e, consequentemente, quantos sonhos fo ram construídos neste período. Desde 2015 Fábio está à frente da FZ Engenharia como engenheiro civil responsável, o es critório ainda conta com a arquiteta Celi Mecabô e a estagiária Isadora Marchezan. Em entrevista concedida ao Jor nal O Celeiro, Fábio Zortéa conta que o dia a dia da empresa é bastante movimen tado. Logo cedo Fábio já está nas obras, fazendo o acompanhamento in loco, quando está pelo escritório trata de focar na engenharia das construções, na monta gem dos projetos estruturais, nas compras e todas as demandas das obras, enquanto isso, Celi e Isadora criam e desenvolvem os projetos arquitetônicos de novos clien tes sob supervisão do Engenheiro Fábio.

Com mais de 20 anos de experiencia na construção Civil, Fábio Zortéa projeta o setor nos próximos anos em Campos Novos e região. com o cliente, independente do interesse, seja para construção de uma obra residen cial ou comercial. Ao chegar no escritório, são discutidas algumas questões pontuais para a elaboração do projeto, esta con versa vai desde a análise do terreno que o cliente tem disponível até chegar na ponta da linha, com a previsão da entrega das chaves. Caso seja necessário, o escritório também encaminha todo o processo de fi nanciamento, e após a resolução de todos os trâmites, uma equipe de trabalho é mo bilizada para já colocar a mão na massa.

Você trabalha com diferentes perfis de profissionais, cada um com o seu jeito, com suas experiências, e assim, juntos temos que ir encontrando mecanismos para solucionar os problemas que são inerentes à execução de obras”, comen tou Fábio.Ainda na avaliação do Enge nheiro Civil, Campos Novos evoluiu muito nos últimos anos no ponto de vista da construção. A virada de cha ve, segundo Fábio, ocorreu na época da construção da usina hidrelétrica, naquele período, além do capital que passou a girar no município, muitas pessoas de fora vieram para cá e trouxe ram bagagem profissional de qualidade, passando a contribuir com a iniciativa

7Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022. www.jornalceleiro.com.br CAPA

Em Campos Novos, a Secretaria de Assistência Social, por meio da equipe de trabalho do Centro de Referência Es pecializado de Assistência Social – CRE AS, não está medindo esforços para levar o tema à discussão, incentivando que seja debatido de forma contínua, para que cada vez mais estes índices de violência contra a mulher venham a diminuir. O objetivo maior do grupo é de conscientizar e fazer com que o público feminino se sinta em poderado e saia deste estado de repressão. Dentro da rede de apoio do CRE AS, existe o público de mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar, tendo origem muitas vezes nas proibições de roupa, de estudar, e até mesmo de ir para o mercado de trabalho. É importan te ressaltar, que estes tipos de violência não são apenas de forma física, é comum acompanhar casos de violência que acon tecem antes mesmo da agressão, tendo início na violência psicológica, humilha ções, o que é conhecido popularmente por

Agosto Lilás: CREAS oferece suporte especializado às mulheres vítimas de violência doméstica

Agressões estão diretamente re lacionadas ao alcoolismo, à depen dência química e propriamente ao machismo. relacionamento abusivo ou tóxico.

“As próprias mulheres precisam se permitir a mudar esse quadro de vio lência familiar, elas precisam se abrir a vir nestes atendimentos apesar de todos os fa tores de impedimento que possam existir, deve prevalecer a força e a vontade de mu dar este cenário de violência vivenciado por elas”, ressaltou Letícia. No CREAS o trabalho oferecido por uma equipe especializada segue muito a linha do empoderamento, da psicolo gia, e até mesmo auxiliando em questões profissionais, como por exemplo, no en caminhamento ao mercado de trabalho. Readquirindo a sua autonomia, a vítima estará mais próxima de se libertar destes relacionamentos abusivos. Caso a decisão for a de permanecer na relação, o CREAS continua oferecendo ajuda, orientando e, dando todo o suporte familiar, inclusive para os filhos que muitas vezes também sofrem dentro do lar. A Psicóloga do CREAS, Catia Viáter, também lembra que as violências domésticas não ocorrem apenas entre ho mens e mulheres, podem ocorrer entre mães e filhos, entre irmãos, bem como relacionamentos homoafetivos entre mu lheres. “Procuramos trazer a consciência destas mulheres, trazer a reflexão para a vítima, que ela tem os seus próprios direi tos e ninguém pode interferir na sua liber dade”, sintetizou Cátia. O CREAS está situado na Ave nida Caetano Bellincanta Neto, atrás do posto de Saúde Edilamar Salvador, e o nú mero para contato é o 3090-2142.

“Os encaminhamentos que a gente recebe vem principalmente da DP CAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Mulher e Idoso), geralmente são daquelas mulheres que fazem o pedido de medida protetiva contra os agressores, o que não significa que sejam obrigadas a aceitarem a nossa ajuda, mas que na maioria das ve zes as mulheres aceitam o nosso suporte. Contudo, sabemos que existem muitas mulheres que passam por este problema e não se manifestam, por medo ou por ter perdido a esperança e até por não enten derem que estão passando por relaciona mentos abusivos, seja moral, físico ou se xual”, explicou Daiane. A Coordenadora do CREAS, Letícia Kato, explica que as mulheres não passam apenas por um atendimento, por uma orientação, elas passam a ficar em acompanhamento pela equipe técnica do CREAS onde elas vão receber orientações sempre que necessário. A equipe técnica faz a busca pela mulher, realizam visitas e viabilizam os encaminhamentos.

Equipe CREAS: Catia Viáter - Psicóloga.Letícia Kato, Coordenadora CREAS e Daiane Etges - Pedagoga

“Nós também recebemos denún cias e diante da vontade daquela mulher de participar de nossos acompanhamen tos a gente vai fazer as mesmas orienta ções e encaminhamentos dos casos que vem da DPCAMI. É importante ressaltar que existe o canal de denúncia que é o 180, as quais, podem ser de forma anônima. O que o agressor mais quer é que a vítima fique sozinha, sem ninguém para intervir por ela, e por isso falamos para amigos e familiares, não abandonem e continuem dando apoio, caso contrário a vítima es tará cada vez mais frágil e o agressor com mais autoridade e poder sobre ela”, con cluiu a Pedagoga Daiane Etges.

Conforme a Pedagoga Daiane Etges, só neste ano o Observatório da Vio lência contra mulher de Santa Catarina re gistrou de janeiro a junho, mais de 11 mil pedidos de medidas protetivas e já foram registrados 29 feminicídios no estado. Já em Campos Novos, o CREAS já recebeu de janeiro a julho deste ano, o total de 39 encaminhamentos de mulheres que pedi ram medidas protetivas. Os maiores fato res associados ao crescimento dos índices de violência contra mulher está o alcoo lismo, a dependência química e propria mente o machismo.Numcomparativo ao mesmo período do ano passo, nos primeiros sete meses do ano houve uma crescente no nú mero de encaminhamentos para o CREAS de casos de violência contra mulher. Para a pedagoga, esta crescente não deixa de ter um aspecto positivo, pois entende que as mulheres estão procurando mais a delega cia e não estão se calando.

O “Agosto Lilás” é uma campa nha de enfrentamento à violência domés tica e familiar contra a mulher, criada com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e cons cientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra o público femini no, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. A campanha nasceu em 2016 para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa.

*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal, o valor de R$ 708,90 (Setecentos e Oito Reais e Noventa Centavos) vaRGEm A ExpoVargem é um dos mais importantes eventos realizados pela Ad ministração do município. O retorno do evento no final de 2021 deixou claro que a população realmente estava com saudades da festa para confraternizar e se divertir. Em 2022 a expectativa é ainda maior e os preparativos já estão a todo vapor. A pre feita Milena Lopes confirmou a data da V ExpoVargem para os dias 9, 10 e 11 de dezembro. Para esquentar os motores para estes dias, a Administração Municipal está preparando o Baile do Chopp, festa para a escolha da Rainha e Princesas, marca da para o dia 3 de setembro. Mais de 10 meninas vão participar da competição. As ExpoVargem tem data confirmada para dezembro No dia 3 de setembro acontecerá o Baile do Chopp evento para a esco lha da Rainha e Princesas da Expo. candidatas estão ansiosas para o evento e a população não vê a hora de conhecer a nova rainha de MilenaVargem.sabeda importância de realizar eventos como estes para o muni cípio, pois percebe o quão benéfico é para a população ter momentos de descontra ção, alegria e comemoração. “Estamos or ganizando a próxima ExpoVargem que vai acontecer nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. Para isso teremos nosso baile da escolha da rainha e das princesas do município. Será um grande evento. Convidamos a população para participar no próximo dia 3 de setembro do Baile do Chopp com a escolha da rainha e das princesas. A co missão Organizadora já está trabalhando para que tenhamos uma festa belíssima para toda a população de Vargem e re gião”, afirmou Milena.

*Fotos e Informações: ASCOM/CMVCN

Procuradoria Especial da Mulher realiza

“Conseguimos mais duas pon tes de concreto”, comemora Milena, ao receber a liberação para a construção de mais duas importantes obras nas comu nidades Morro do Dez e São Pedro. “As cabeceiras serão feitas com recursos pró prios e as pontes com recursos advindos de emendas. Elas representam segurança e maior trafegabilidade. Isso beneficia tanto os produtores quanto as pessoas que por ali transitam. Aos poucos estamos revita lizando as demais pontes e até o final do mandato conseguiremos concluir mais pontes de concreto”, adianta a prefeita. Outro importante trabalho que está sendo realizado no município é a im plantação de iluminação pública no inte rior. Apesar dos desafios envolvidos, a ad ministração investe para que a população possa ter acesso a vias iluminadas. “Este é um projeto antigo. Temos dificuldade em fazer investimentos nesta área devido a taxa de iluminação pública não ser sufi ciente para os investimentos. Investimos dinheiro além das taxas arrecadas para compra de lâmpadas led e braços novos. Queremos ter maior sustentabilidade, me Administração libera novas pontes de concreto nor manutenção e menor gasto de energia. Na área urbana já colocamos lâmpadas led, começamos nos últimos dias a colo cação da área rural. Temos uma lista de espera e vamos respeitá-las , aos poucos estamos alcançando para que todos sejam atendidos”, garantiu Milena. Milena Lopes, Prefeita de Vargem

DEBATE em parceria com a OAB e Ministério Público DEBATE contou com a participação da Promotora Dra. Naiana Benetti e da Advogada Dra. Samantha Jaco mel. A programação da Campanha “Agosto Lilás” na Câmara de Vereadores em Campos Novos, teve na noite de quin ta-feira, 18/08, o DEBATE denominado “Lei Maria da Penha: desafios e perspecti vas no enfrentamento da violência domés tica”. Com a participação da Promotora de Justiça Dra. Naiana Benetti, da Advogada Dra. Samantha Jacomel e mediação da Presidente da Câmara de Vereadores Ce lina Manfroi Cassiano, o debate envolveu a Comunidade, que lotou o Plenário Do mingos Rigo.

As temáticas trazidas pelas pales trantes envolveram desde a discussão so bre o ciclo da violência e as desigualdades de gênero, até as mudanças legislativas pe las quais passou a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), além de questionamen tos por parte dos participantes. Esta ação integrou o calendário da campanha realizada no decorrer deste mês, que contou com Pedágio Informativo na Praça Lauro Muller no dia 04/08, Expo sição “Não foi por amor”, com a narrativa de uma série de histórias reais de mulhe res vítimas de violência, a qual ocorreu en tre os dias 08/08 a 12/08, na parte externa da Câmara de Vereadores. E para fechar a programação deste mês de prevenção e combate à violência contra a mulher, o Le gislativo Municipal, por meio da Procura doria Especial da Mulher, juntamente com a OAB e o CREAS, farão uma Caminhada pelo fim de violência, com saída prevista para às 16 horas na Praça Lauro Müller. Aproveitamos para convidar a todos para participarem desta mobilização.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022.8 REGIÃO campos novos

9Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022. www.jornalceleiro.com.br PUBLICIDADE

Torneio de Xadrez

Altas Habilidades

A Escola Estadual Paulo Blasi, realizou no último dia 17 de agosto, o seu Torneio de Xadrez Altas Habilidades. Além dos componentes do polo o evento contou com a presença de alunos do corpo discente da escola. O fato desta atividade envolver principalmente o nível de concentração, raciocínio lógico, reflexão e socialização, o Polo Altas Habilidades junto com a di reção escolar estuda a realização de um segundo encontro ainda este ano convi dando outras escolas a participarem. Para a realização este evento con tou com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, Top Esportes e a arbitragem do prof. JorgeNaFutigami.fotoalguns medalhistas do torneio, a partir da esquerda: Fernando Henrique, Profª Maristela, Amanda Sil va, Marcos Antunes, Hadriel, Prof. Jorge, Paulo Lara, Luiz Felipe e a Profª Aldineia.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022.10

Informações: Colaboração - Escola

Blasi

COMUNIDADE Saúde de Campos Novos realiza multivacinação

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em Campos Novos, a administração municipal, através da Se cretaria Municipal de Saúde, realizou nes te mês de agosto, campanhas de multiva cinação. No primeiro momento as equi pes foram distribuídas em quatro super mercados da cidade, parceiros fundamen tais na organização da campanha, para oferecer ali mesmo, na entrada do esta belecimento, a conferência das carteiri nhas de vacinação e a aplicação das doses pendentes. Na segunda fase foi realizada a campanha nas Salas de Vacina. “Nosso agradecimento especial aos Mercados par ceiros desse nosso mutirão, o Superviza, o SuperLucas, o Atacarejo Copercampos e o SuperCastanhel, por disponibilizarem seus espaços para que pudéssemos levar o serviço da municipalidade mais próximo das pessoas”, agradeceu o prefeito Gilmar Marco Pereira.Deacordo com o Secretário de Saúde, Vinicius Serena, a campanha foi um sucesso. “A maioria dos municípios está enfrentando uma defasagem na co bertura vacinal. Então nós levamos aos mercados, onde inevitavelmente as pes soas circulam, a possibilidade da atua lização. Foram ofertadas as vacinas de Covid-19, da Vitamina A e as atualizações para as crianças até 4 anos”, enfatizou Vi nicius. Somente na primeira fase da campanha, mais de 600 pessoas recebe ram a vacina na campanha realizada pela secretaria, aumentando de forma conside rável a cobertura vacinal em Campos No vos. e Paulo

*Fotos e Informações: ASCOM/PMCN *Fotos

11Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022. www.jornalceleiro.com.br ELEIÇÕES 2022

Silvio Alexandre Zancanaro fala dos motivos que o levaram a ser candidato a Deputado Estadual

O que mais me deixa feliz é já ter um legado de diversos líderes hoje, que nos acompanham, pessoas que não eram envolvidos na política, e hoje estão, por que a política a gente sempre fez, de uma forma ou de outra, voluntariamente ou coletivamente e agora em cargos eletivos que dá um pouco mais de responsabilida de. Prefeito reeleito, porque abriu mão do segundo mandato para concorrer a Deputado? Na experiência dos primeiros quatro anos como prefeito, vi que tínha mos certa dificuldade em ter acesso à Assembleia, não propriamente aos depu tados, mas ao sistema aonde você não con segue ter acesso às secretarias estaduais. E Campos Novos hoje está no cenário cata rinense como uma das principais cidades do Estado, e nós não poderíamos de ma neira alguma ficar de fora, simplesmente só olhando, e eu resolvi colocar o nome à disposição, após escutar as bases, diversas lideranças municipais, as quais me deram o aval. Nós já tínhamos construído uma gestão municipal de 2017 a 2020 com muita seriedade, com muito êxito e zelo, e assim iniciamos o segundo mandato, com um vice responsável e atuante, que sempre foi um segundo prefeito. A nossa candidatura foi cons truída à diversas mãos. Agradeço as li deranças estaduais, as quais, me deram a oportunidade de praticamente ser o único candidato da nossa região aqui pelo PSD, o candidato mais próximo está em Lages e Chapecó. Nós temos praticamente o Oes te, Meio-Oeste e Extremo Oeste, com dois a três candidatos dentro do partido. Isso dá uma capilaridade muito grande, uma construção e uma segurança pra você abrir mão de um mandato, de uma zona de conforto, aonde já estava eleito, e essa é uma característica minha, gosto dos de safios e gosto de servir. E foi onde eu vi a possibilidade de como deputado estadual vir a servir ainda mais a nossa região que muitas vezes acaba sendo esquecida. Como se sente sendo um re presentante do Município a concorrer à uma cadeira na Assembleia Legis lativa? Primeiro de tudo o maior respei to por alguém que permanece durante 30 na Assembleia com mandatos eletivos. E eu vejo que o Deputado Titon nos deixou um legado e tínhamos a possibilidade de ter dois candidatos com potencial de che gar. Ser representante de Campos Novos, ajuda muito para a minha eleição, mas desde que todos os camponovenses e os eleitores da região, tenham esse mesmo sentimento, de mantermos a representati vidade. Quem estará lá, não é o Zancanaro do partido A, B ou C, é o Zancanaro, cam ponovense, Ex-Prefeito, que vai trabalhar por toda a Oregião.focoda minha campanha está baseado da BR 116 para cima, ou seja, de Lages até o Extremo Oeste, é onde estare mos trabalhando forte, mas aqui no nosso Meio-Oeste é onde as bases serão fortale

Principais identificadasnecessidades cidas, e fortalecer os demais municípios, pois as dores que eles possuem são muito semelhantes a Campos Novos, uma rea lidade diferente do que você encontra no Norte ou Sul do estado, e como já conhe cemos bem a nossa região, fica mais fácil para solucionarmos.

*Fotto: Divulgação

A partir desta edição, a reporta gem do Jornal O Celeiro, traz o perfil de candidatos da região. Nesta semana con versamos com Silvio Alexandre Zanca naro, Ex-Prefeito de Campos Novos, que, pela primeira vez, concorre ao cargo de DeputadoPorEstadual.meio destas reportagens, o nosso eleitor terá a oportunidade de co nhecer um pouco da trajetória pessoal e política dos candidatos, bem como, em quais áreas pretendem atuar caso sejam eleitos.

Sem sombra de dúvidas, uma delas está relacionada à infraestrutura de deslocamento, as nossas rodovias. Nós ve mos uma grande necessidade de dar mais segurança àqueles que trafegam, seja em rodovias estaduais ou federais. Outro fator é o custo da logística que prejudica o mo torista autônomo e as transportadoras. Mas o ponto em comum encon trado em todos os municípios se chama saúde, pois mesmo em grandes centros, é notório a precariedade em que o esta do acaba deixando. Isso se agrava quando se fala em centralização da regulação dos serviços. O Meio-Oeste tem uma depen dência muito grande de Florianópolis para liberar tratamentos e cirurgias de média e alta complexidade, pois são poucos hos pitais e poucos especialistas cadastrados no estado, aí a necessidade de descentra lizar a saúde. Temos ótimos profissionais pela região, mas temos que se deslocar até grandes centros para fazermos os mesmos procedimentos que poderiam ser feitos em nossa região. Essa situação precisa mudar. Por fim, outro ponto que preci samos mudar é a distribuição de recursos do Governo Federal, que muitas vezes prejudica o Estado de Santa Catarina, simplesmente por apresentarmos índices mais positivos que o restante do país. O nosso estado em termos de população e número de eleitores é pequeno, mas é um dos gigantes da economia. Farei as minhas reivindicações juntamente com a nossa bancada federal, afinal, não podemos pe nalizar os municípios e estados que fazem o dever de casa, nós precisamos da nossa fatia do governo federal para continuar crescendo e chegar a ser um estado de ex celência.

Com histórico de voluntariado e experiência na política local, Ex-Pre feito de Campos Novos concorre pela primeira vez a uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Candidato a Deputado Estadual Silvio Alexandre Zancanaro

O Perfil de Silvio Alexandre Zanacanaro: Silvio Alexandre Zancanaro é nascido e criado em Campos Novos, tem 46 anos, pai de três meninas, esposo de Maria das Graças, prestes a completar bodas de prata (25 anos de casados), no próximo dia 17 de outubro. Empresário, contador de formação, e há 20 anos está à frente do Orcatea Escritório de Conta bilidade, o negócio da família foi criado há 52 anos, e hoje continua em plena ex pansão de suas atividades. Zancanaro, aos 16 anos, já estava envolvido em clubes de serviço, iniciou uma trajetória de volunta riado, no Rotaract, Ordem Demolay, ACA (Associação Camponovense de Acadêmi cos), Acircan, CDL, conselhos municipais de diversos segmentos, Diretor do Lar dos Meninos, Maçonaria. Foi Vereador por um mandato, eleito Prefeito por duas ve zes e agora concorre ao cargo de Deputa do Estadual neste ano de 2022. Como surgiu a política na sua vida? Pai e mãe antipolítica, mas o meu cunhado, falecido Luiz Bebber, era muito envolvido na política e foi um dos incen tivadores para que eu concorresse como vereador, ele me apoiou me deu força e assim iniciou. Tive uma passagem rápida pela Câmara, um mandato só e no segun do fiquei como suplente. Fiquei fora da política durante um período onde termi

nei as minhas especializações, tive a pos sibilidade de fazer uma MBA em gestão com algumas matérias em Portugal, e isso me credenciou profissionalmente e fez com que minhas empresas tivessem um bom crescimento.Quando retornei para a política, um outro padrinho que me abraçou foi o Falecido Teco (João Valdeni da Silva), que também acreditou na possibilidade de uma candidatura, juntamos as experi ências, aliada com a boa vontade, e che gamos ao nosso objetivo que era ser eleito prefeito.

PUBLICAÇÕES

AUTOR: SAO ROQUE ENERGETICA S.A. RÉU: ANTONIO ALVES CARNEIRO EDITAL Nº 310031806962 JUIZ DO PROCESSO: RUI CESAR LOPES PEITER - Juiz(a) de Direito Intimando(a)(s): Réus inscritos em lugar incerto e eventuai interessados. Prazo do Edital: 10 dias. Descrição do Bem: Área 3.743,643 m², Matrícula 10.387 do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Campos Novos-SC. Pelo presente, ficam a(s) pessoa(s) acima iden tificada(s), notificadas e aos eventuais interessados, FICA(M) CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado. E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Documento eletrônico assinado por MÁRCIA EROTIDES MATTOS PEREIRA, Chefe de Cartório, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https:// eproc1g.tjsc.jus.br/eproc/externo_controlador.php? acao=consulta_autenticidade_docu mentos, mediante o preenchimento do código verificador 310031806962v2 e do código CRC 16e72b25.Informações adicionais da assinatura: Signatário (a): MÁRCIA EROTIDES MATTOS PEREIRA Data e Hora: 12/8/2022, às 5000813-56.2020.8.24.001418:48:6310031806962 .V2

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022.12

PROCEDIMENTO COMUM CÍVEL Nº 5000813-56.2020.8.24.0014/SC

Sorgatto concorre a vaga de Deputado Federal em sua primeira eleição

Após 20 anos empreendendo na iniciativa privada, Sorgatto pretende dar continuidade ao legado familiar na carreira pública. cionais. Como surgiu a política em sua vida? Minha inspiração para exer cer a boa política vem de casa. Meu pai, seu Gelson, foi vice-prefeito e prefeito de Xaxim; deputado estadual e secretário de Estado da Agricultura. Enquanto Secretá rio, meu pai trabalhou para o reconheci mento de Santa Catarina como área livre de febre aftosa. Ao lado da minha mãe, Dona Iracema, construiu um legado de ações e projetos até hoje reconhecidos pelos catarinenses e que busco honrar em cada projeto que assume. Agora, depois de 20 anos empre endendo na iniciativa privada, por meio da UCEFF, e também por meio da cerveja ria Lassberg, entendi que era tempo de co locar a experiência e as novas ideias para ajudar o Brasil, Santa Catarina e o Grande Oeste. É a minha primeira eleição, mas carrego comigo o exemplo do meu pai, seu Gelson, e de outras lideranças que me inspiraram a entrar na política. Eu acre dito que estamos construindo uma nova geração de líderes na política, com uma atenção propositiva para as causas que afetam as pessoas. Por que é candidato a depu tado federal? Sou candidato a deputado fede ral porque acredito que Santa Catarina precisa de uma nova geração de lideranças na política. Mas uma geração que tenha experiência de gestão, de administrar e empreender. Isso é muito importante para entender a demanda da nossa comunida de e propor soluções reais. Eu quero ser o porta-voz dessa grandiosa região em Brasília, com uma representação política comprometida com resultados e que coloque nossas de mandas, principalmente, volto a afirmar do Grande Oeste, em primeiro lugar. Meu foco é trabalhar pela pauta, acima de qualquer diferença. É a pauta que interes sa para a nossa comunidade e é nisso que precisamos focar. Quais são as suas principais bandeiras?

“ Sou candidato a deputado federal porque acredito que Santa Catarina precisa de uma nova geração de lideranças na política. Mas uma geração que tenha experiência de gestão, de administrar e empreender. Isso é muito importante para entender a demanda da nossa comunidade e propor soluções reais.

uLeandro Sorgatto

Dando sequência à série de en trevistas com os candidatos da região para o pleito de 2022, conversamos com o candidato a Deputado Federal Leandro Sorgattto. Leandro fala da sua trajetória no empreendedorismo, como a família contribuiu para os seus princípios éticos e morais, projeta os desafios e aborda as principais demandas identificadas na re gião e no estado.

*Foto: Paula Navarro

Defendo rodovias modernas por meio de parcerias público-privadas, in cluindo a duplicação de trechos para ga rantir maior segurança e agilidade logís tica. As rodovias catarinenses estão muito atrás das rodovias gaúchas e paranaenses. Tudo isso interfere na cadeia produtiva, sem falar na quantidade de vidas que já foram perdidas.Naárea de educação, entendo que é preciso investir pesado na forma ção básica dos estudantes e na educação especial, com escolas mais modernas, ade quação de currículos e condições adequa das aos professores. O fortalecimento das escolas técnicas também é uma pauta que defendo, além de buscar meios para am pliar as políticas de acesso e permanência do estudante no ensino superior. Defendo também a valorização do agronegócio, que é nosso motor eco nômico. Nosso Estado é muito rico, no passado bateu recorde em produção e também em exportação. Por isso que de fendo itens básicos, mas que precisam de solução, como asfalto rural, energia trifá sica e internet no campo; equipamentos; custeio; e desburocratização no acesso ao crédito. Também defendo que a gestão pública precisa ser leve, rápida e eficien te. Para isso, quero propor medidas para simplificar processos, valorizar o desem penho dos bons servidores e modernizar a gestão pública, garantindo melhores ser viços ao cidadão.Apoiaro empreendedorismo e a inovação e apoiar medidas que facilitem a vida do empreendedor e fortaleçam a eco nomia e geram empregos. Isso pode ser possível com menos burocracia, redução da carga tributária e mais acesso ao crédi to. Meu propósito é ser o porta-voz de muitas dessas demandas e representar um fio de esperança para as pessoas que, assim como eu, acreditam em novas ideias e que é possível fazer diferente e melhor.

O Perfil do candidato Lean dro Sorgattto: Reitor da Uceff, empresário e, agora, candidato a deputado federal pelo MDB/SC. Filho de Gelson e Iracema Sor gato. Nascido em Xaxim, tem dois irmãos, e ao longo da sua história foi adotan do outros municípios para empreender, como Chapecó e Itapiranga. É casado com Juliana Grall Sorgatto e tem dois filhos: Joaquim e Cecília. A maior parte da vida morou em Xaxim e, desde cedo, sempre foi muito ligado ao seu pai, que tinha uma oficina mecânica na cidade e Leandro gos tava de ficar por ali, fazendo pequenas ati vidades. Tem 46 anos, é graduado em Ad ministração e especialista em Marketing e Gestão Universitária. Iniciou sua trajetória empreendendo na educação superior em meados de 2001, no município de Xaxim, no oeste de Santa Catarina. Conseguiu, ao longo dos anos, transformar a Uceff na maior instituição privada de ensino su perior do Oeste de Santa Catarina. Hoje são cerca de 5 mil alunos numa estrutura multicampi em Chapecó, Itapiranga, São Miguel do Oeste e Caçador (SC), Barracão (PR) e Frederico Westphalen (RS). Tem mais de 20 anos dedicados ao empreendedorismo, criando outras marcas de sucesso como a LassBerg – cer vejaria sediada em Itapiranga, no berço nacional da Oktoberfest. A cervejaria já recebeu 15 prêmios nacionais e interna

Leandro

Candidato a Deputado Federal Leandro Sorgatto

13Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022. www.jornalceleiro.com.br ELEIÇÕES 2022

AGRO NEGÓCIO

Sicoob: cresce a procura consórciospor A procura por consór cios vem crescendo nos últimos anos. Segundo dados da Associação Bra sileira de Administrado ras de Consórcio (Abac), o setor bateu recorde histórico com 8,5 milhões de participantes ativos, no primeiro trimestre deste ano. No Sistema de cooperativas Sicoob, o produto também vem sendo bastante procurado pelos mais de 6,4 milhões de cooperados. Apenas nos primeiros seis meses do ano, a CanaisDiretorFranciscoopçãoquecadatramnossos2021,deOperíodoemtradicionalalternativamodalidadeaocréditocresceu47%relaçãoaomesmodoanoanterior.Sistemaregistramais42milcotistas.Emeram36mil.“Osnúmerosdemonsqueoscooperados,vezmais,entendemoconsórcioéumarentável”,assinalaReposseJúnior,ComercialededoSicoob.

Desafios para manter a competitividade

A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022.14 ESTADO

Neivor Canton, presidente da Cooperativa Aurora, lista as fragilidades que ameaçam os ganhos do setor no campo e na indústria

Facisc: mais soluções, mais associados A Federação das Associações Empresariais (Facisc), que engloba 149 entidades, acaba de alcançar uma mar ca recorde: 37 mil empresas filiadas. Segundo o presiden te da Federação, Sérgio Rodrigues Alves, o aumento no número de associados é resultante do bom desempenho da economia catarinense. “Somos o sexto estado que mais abriu empresas em 2022 e que bateu um recorde nacional no emprego: o estado atingiu a marca de 65,8% da população acima de 14 anos ocupada, um nível nunca antes alcançado por um estado brasileiro. O cresci mento no número de empresas também reflete alguns outros quesitos na Facisc. Uma oferta maior de soluções empresariais, profissionalização na gestão das entidades filiadas, e o reconhecimento ainda maior do associativis mo em tempos de crise”, pondera o líder empresarial.

prego de trabalhadores de países vizinhos”, observa Status sanitário - A questão sanitária tam bém é destacada por Neivor Canton, que re alça a complexidade da agroindústria da carne. Ele lembra que o Brasil e, em particular, Santa Catarina, conquistaram invejável status sanitário na esfera mundial, con dição privilegiada para a conquista dos mercados mais exigentes, ao lado da qualidade e do preço competitivo dos produtos brasileiros. "Manter essa condição exige vigilância, tecnologia e investimen to”, pontua Neivor. Diplomacia - A quei xa do líder empresarial é que o mundo já reco nheceu que o Brasil tem condições – capacidade de produção, qualidade, sanidade, produtividade e sustentabilidade – para alimentar pelo menos um bilhão de pessoas, mas ainda recebe um trata mento terceiro-mundista de alguns países. Para Neivor, “é necessária uma atuação diplomática eficaz e efetiva para derrubar, mediante negociações bilate rais, injustas barreiras tributárias e não tri butárias que ainda são impostas por mercados potenciais, como Índia e Coreia”.

Com uma extraordiná ria contribuição ao desen volvimento econômico e à segurança alimentar do Brasil, o agronegócio é puxado pela agroindús tria da carne, responsável pelo emprego de milhões de pessoas no campo e na cidade, e pela exportação de proteína para cerca de 160 países. Uma das mais importantes lideranças da área, Neivor Canton, presidente da Cooperati va Aurora, alerta, porém, sobre as fragilidades que ameaçam os ganhos e a competitividade do setor Sucessão - Para o pre sidente da Cooperativa Aurora, a sucessão nas propriedades rurais é es sencial para a perpetua ção da atividade agrope cuária e fixar a população na área rural. “Duas vari áveis atuam nesse proces so: a melhoria da renda familiar rural, que per mite elevar a qualidade de vida, e as condições de vida e trabalho no campo. A agroindús tria garante a primeira; o Poder Público precisa contri buir com a se gunda”, afirma. turaInfraestruSegun do o infraesênciasaspresário,emdeficina trutura anulam os ganhos no campo e na indústria. "A falta de rodovias, fer rovias, hidrovias, portos, aeroportos, centros de processamento de expor tações, gasodutos, água, comunicações e energia ameaçam a expansão em presarial", alega. Neivor defende as privatizações e as parcerias público -privadas, uma vez que a manutenção da máquina pública retira da União a capacidade de investi mento nessas demandas. Mão-de-obra - Outro aspecto apontado pelo presidente da Aurora é a escassez de mão-de- obra, o que dificulta a amplia ção das unidades indus triais. “Esse exigindoteparticularmentefenômeno,presennosuldoBrasil,vemcrescenteautomatizaçãoerobotizaçãodasatividadesfabris,alémdoem

RCN 693 | rcnonline.com.br SC

15Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022. www.jornalceleiro.com.br

No dia 2 de outubro, mais de 156,4 milhões de eleitores brasi leiros vão às urnas para escolher seus representantes no âmbito do Executivo e do Legislativo. No total, buscam a preferência do eleitor, 12 candidatos à presidên cia da República, 223 a governos estaduais, 234 ao Senado, 10.275 à Câmara Federal e 16.240 às As sembleias Legislativas estaduais, além de 591 nomes que concor rem ao legislativo do Distrito Federal. Todos esses registros de candidaturas ainda vão passar pelo crivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Santa Catarina Em Santa Catarina, perto de 5,5 milhões de pessoas estão ap tas a votar. No cardápio eleitoral, são 10 candidatos ao governo estadual e 11 ao Senado. 303 no mes disputam as 16 cadeiras à Câmara Federal e 601 aos 40 as sentos na Assembleia Legislativa. Nada menos do que 28 partidos políticos estão no jogo. Muitos em voo solo e, outros, unidos em Federações para não serem bar rados pelas novas regras de coefi ciente eleitoral, que extinguiram as coligações partidárias na elei ção ao Legislativo.

Federações - Durante os pró ximos quatro anos, os partidos que se uniram em Federações deverão estar juntos e coesos nas votações de matérias legislativas. São os casos do PSDB/Cidada nia; PT/PCdoB/PV e do PSOL/ Rede. Na disputa ao Executivo, não há restrições para coligações.

Senado - Em geral, as candi daturas ao Senado são atreladas às disputas majoritárias, com alianças mais amplas. No pleito deste ano, estão nessa condição: Celso Maldaner (MDB), que está na chapa do atual governa dor Moisés; Dário Berger (PSB), ligado à chapa do petista Décio Lima; Kannedy Nunes (PTB), da mesma coligação de Esperi dião Amin; Jorge Seif, que tem apoio de Bolsonaro, na chapa com Jorginho Mello, e Raimun do Colombo (PSD), que tem palanque na coligação de Gean Loureiro. No entanto, o eleitor pode fazer sua escolha à revelia das coligações. Também concor rem ao Senado: Afrânio Boppré (PSOL); Caroline Sant Anna (PCO); Chris Stuart (PSC), Gilmar Salgado (PSTU), Hil da Deola (PDT) e Luiz Barboza (Novo). Câmara Federal - Dos 28 par tidos que pleiteiam vaga na Câ mara Federal, apenas dez deles tem representação na Casa, na atual legislatura. Considerando os nomes em exercício hoje, o ranking partidário é o seguinte: PL , MDB e PSD têm três depu tados federais cada. União Brasil, Novo, PT, Podemos, PP, PSDB e Cidadania têm um parlamentar cada. Assembleia Legislativa - Os 601 candidatos estão distribuí dos em 27 partidos,

sendo que, alguns deles, apostaram numa ampla lista de nomes. RCN 692 | rcnonline.com.br SC A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas Começa a corrida eleitoral 2022 Em Santa Catarina, disputam o pleito deste ano 10 candidatos ao Governo do Estado e 11 ao Senado. 303 nomes concorrem à Câmara Federal e 601 à Assembleia Legislativa CANDIDATOS AO GOVERNO DE SC CANDIDATOS A DEPUTADOS POR PARTIDO ALIANÇAS - GOVERNO DO ESTADO Federação PT/PCdoB/PV, PSB e Solidariedade PP, PTB e Federação PSDB/Cidadania União Brasil, Patriota e PSD Republicanos, Avante, MDB, PSC, DC, Podemos e Pros Candidatos Partido Federal Estadual Total PL 16 40 56 PATRIOTA 17 38 55 UNIÃO 16 39 55 PTB 17 36 53 PDT 12 38 50 PT** 13 37 50 MDB 17 32 49 PP 16 29 45 NOVO 13 31 44 PSC 16 28 44 PSB 17 26 43 REPUBLICANOS 14 29 43 PSD 13 27 40 SOLIDARIEDADE 17 22 39 PODE 16 22 38 PSOL*** 11 22 33 AVANTE 13 18 31 DC 2 27 29 PROS 17 10 27 PSDB* 10 15 25 PRTB 3 12 15 CIDADANIA* 4 10 14 REDE*** 6 7 13 PC do B** 2 2 4 PV** 2 2 4 PCO 1 1 2 PSTU 1 1 2 UP 1 0 1 Total 303 601 904 * Federação PSDB/Cidadania ** Federação PT/PCdoB/PV *** Federação PSOL/Rede DécioPTLima Esperidião Amin PP OdairNovoTramontinGeanRepublicanosMoisésLoureiroUniãoBrasil Jorge LeandroPDTBoeiraBorgesPCOJorginho Mello PL Prof. Alex PSTUAlano RalfProsZimmer ELEIÇÕES 2022

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022.16 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.