1515

Page 12

12

Educação/Geral

OC

www.jornalceleiro.com.br

08 de Fevereiro de 2018

Professores cobram mais vagas em escolha de A.C.Ts. na rede municipal de ensino Foto: Antonia Claudete Martins/O Celeiro

A escolha de vagas para professores que serão admitidos em caráter temporário na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2018 em Campos Novos ocorreu na terça-feira, 06 e se estendeu até 4ª feira, 07, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (antigo prédio da Unoesc), em todos os níveis de ensino. Para a escolha foi necessária apresentação pelos professores dos documentos originais do diploma de graduação ou documento equivalente e carteira de identidade. Os candidatos para a escolha de vagas foram os constantes na lista homologada ao final da prova seletiva, Edital 001/2017, conforme lista constante no anexo I. Houve uma grande reclamação dos profissionais da educação quanto à redução no número de vagas disponibilizadas nesta escolha, que foram de 198 somando todos os níveis de ensino. Conforme os professores, em 2017 quase o dobro de profissionais foram chamados. A secretária de educação Juvilde Padilha explicou que o número de vagas foi definido com base no reordenamento realizado no ano passado e em função do processo de lotação no final de dezembro de 2017. “Então colocando todos esses profissionais nas respectivas vagas aos quais já era de direito por conta dos concursos feitos nas décadas de 80, 90 e 2000 nós fizemos a efetivação e isso ocupou um número significativo de vagas e o reordenamento também de professores, que foi feito no início de 2017 e ao longo do ano. Para esta escolha foram 198 vagas envolvendo todos os níveis de ensino, lembrando que os anos iniciais é para a área rural”.

A secretária informou também sobre os critérios de classificação para escolha de vagas. “Trabalhamos com base no edital de 2017, está tudo previsto no documento. Dentro do que foi realizado no ano anterior por conta de alguns mandados de segurança, este ano fizemos um estudo e análise e estamos chamando pela classificação geral. Aquele profissional que é chamado e que se apresentou com diploma, certidão de colação de grau, declaração de conclusão de curso ou certidão de conclusão de curso, este profissional está apto à vaga dentro do curso de licenciatura me pedagogia. A gente tem consciência que vão sobrar profissionais, mas isso significa que teremos professores habilitados em nossas escolas. Significa também que há muitos candidatos para uma vaga e esses profissionais precisam se preparar para entrar na rede municipal de ensino de Campos Novos”, declarou Juvilde Padilha. A redução das vagas repercutiu no retorno dos trabalhos na Câmara de Vereadores, a secretária foi convocada a prestar esclarecimentos no dia 14 de fevereiro.

Municípios e AMPLASC iniciam planejamento integrado de turismo Em reunião na terça-feira, 06, na sede da Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (AMPLASC), foi iniciada a primeira atividade que definiu os membros do Comitê Executivo que junto ao SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) irá executar todos os planos e regimentos de turismo dos sete municípios filiados à associação. O encontro reúniu prefeitos da Amplasc e profissionais ligados aos setores de turismo de cada município. Conforme Flávia Didômenico, Diretoria de Inovação e Tecnologia (Analista de programas e projetos) do Senac, que coordenou o encontro em Campos Novos, nesta primeira reunião foi discutida a forma de construção dos planos municipais de turismo, o que cada um dos sete municípios pode oferecer. “São planos regional e municipais para que resultem em uma construção coletiva onde toda a comunidade também irá cooperar. Lembrando que a proposta é regional, mas todos terão suas leis municipais. Sendo assim, todo e qualquer projeto de Turismo e Cultura passará por aprovação pela Câmara dos Vereadores.

Infelizmente ainda não existe um Roteiro Regional que possa ser usado como pacote turístico, esse é um dos tópicos que também está sendo discutido, em que se unifica o turismo de forma mais eficaz e socioeconômica”. O calendário de turismo será anual e poderá contar com a ajuda até mesmo da população Camponovense e dos outros municípios que estão procurando também reconhecimento pelas trilhas, bailes de Prenda e costumes regionais que encontramos na região. O Prefeito de Campos Novos Silvio Alexandre Zancanaro, que irá tomar posse na Presidência da AMPLASC no próximo dia 15 de fevereiro, se manifestou sobre a proposta de desenvolver o turismo de forma integrada. “Já começando com um projeto tão grande e ambicioso que é profissionalizar o turismo em Campos Novos envolvendo nossos municípios vizinhos para crescer cada dia mais. O prazo para os planos transcorrerem será de aproximadamente 6 meses”. A contratação do Senac para a coordenação da elaboração dos planos de turismo foi feita de forma conjunta pelos municípios da Amplasc.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.