Jornal Local Campinas

Page 1

INDIANA JONES HOMEM ARANHA THE FLASH

Indiana Jones embarca, o famoso arqueólogo embarca em mais uma missão inesperada

Através do Aranhaverso é a continuação do vencedor do Oscar Homem Aranha de 2018.

Todo mundo já pensou em voltar no tempo para mudar alguma coisa que incomoda a vida.

1ªCiclovia em Sousas

CIDADES

Comerciantes aprovam “Eu Amo Sousas”

Comerciantes da área central de Sousas gostaram da iniciativa do subprefeito Sousas pelo letreiro turístico que será instalado na Praça Beira Rio. Eles acreditam que o letreiro vai atrair mais clientes que

vão parar para tirar fotos e selfies. Outros empresários e comerciantes, manifestaram interesse de instalar, uma espécie de miniatura do letreiro na frente do estabelecimento.

Praça Carlos Sebá. 1ª Ciclovia em Sousas atravessa a Praça e já atrai usuários, mesmo inacabada

O Distrito de Sousas vai  ganhar 3,51 km de ciclovias nos próximos dias. A implantação da ciclovia Vila Santana / Toca da Manga-

Festa

Em sua 125° Edição, a tradicional Festa de Sant´Ana pretende reunir grande público, na Praça Beira Rio, nos dias 14,15,16 e 21,22,23. Esse ano, os organizadores esperam mais de 50 mil pessoas, nos dois finais de semana de festa.

A Festa é organizada pela comunidade católica e visa integrar e acolher as pessoas valorizando seus costumes e suas tradições religiosas. São mais de 200 pessoas envolvidas na realização do evento. PÁG. 06

va foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi, durante assinatura de ordem de serviço, realizada no dia 29 de maio, na Sala Azul. Os

investimentos são da ordem de R$ 855,5 mil. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2023.  Na ocasião o prefeito in-

PÁG. 03

formou que pretende ultrapassar 100 km no Sistema Cicloviário de Campinas, além de ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas.

Imobiliária Rumo investe na região

A Rumo Imobiliária quer fortalecer, cada vez mais, a relação da empresa com a comunidade e, está contratando corretores com bom relacionamento, para fazer parte do seu quadro de funcionários.

Interessados procurar a sede da empresa em Sousas

POLÍCIA

Segurança. Sousas é um dos lugares mais seguros para se morar

O Distrito de Sousas é considerado o mais seguro para se morar em Campinas. As informações são da Secretaria de Segurança

OBRAS

Pública de SP, que apresentou no primeiro semestre de 23, as menores taxas de violência, em comparação ao mesmo período de 2022

Patrimônio. Muro do cemitério ficará pronto em 90 dias

Construído em 1889, o Cemitério de Sousas vai receber as instalações de um novo muro. As obras de

TRÂNSITO

construção já começaram. A homologação da licitação foi publicada no DO pela SETEC

Melhorias. Pavimentação da CAM-127 está em fase final de drenagem

ANIVERSÁRIO

História. Estudos mostram povoamento em Sousas, no ano de 1774

DESDE 1996 DÓLAR COMPRA 4,850 EURO COMPRA 5.265 BOVESPA +0,20 +0,06 +0,40 VENDA 4.850 VENDA 5.265 facebook.com/jornal.local5 jornal.local twitter.com/jornal_local Quarta-feira, 31 de maio de 2023 Ano 27 • Edição 275 05/23 COMPROMISSO COM A INTELIGÊNCIA DO LEITOR Campinas • Sousas • Joaquim Egídio www.jornalocal.com.br 99253-6363 Saúde. Não há mais casos registrados de febre maculosa em J. Egídio
Praça Beira Rio. Letreiro turístico “Eu Amo Sousas”, será uma das atrações do Distrito Pág. 06 Pág. 06
PÁG.
PÁG. 06 PÁG. 06 PÁG. 06
Pág. 06
Pág.04
03
de Sant´Ana espera público de 50 mil pessoas nos dois finais de semana
Festa de Sant´Ana. Festa será realizada em dois finais de semana

Lula se destaca no parlamento europeu com discurso histórico

Desde que assumiu a presidência, Lula está em busca da retomada do protagonismo do Brasil nas relações internacionais. Não será uma tarefa fácil, mas o empenho do atual governo tem sido intenso nesse sentido.

A diplomacia presidencial é um ativo precioso

da atual política exterior e vem sendo usada por Lula para reposicionar o país no cenário internacional. Sem dúvida, uma das políticas públicas que mais sofreram os efeitos da gestão anterior foi a política externa, cujos princípios basilares foram deixados de lado em prol de uma su-

posta “mudança de rumo” para eliminar o “conteúdo ideológico” dos governos petistas. Ao longo dos quatro anos de Bolsonaro, o país experimentou um retrocesso em sua projeção internacional, perdendo capacidade negociadora.

O contraste entre a política externa de Lula III com a diplomacia de Bolsonaro é brutal. A gestão alucinante de Ernesto Araújo e o reacionarismo manso de Carlos Alberto França saíram de cena, e o bordão “O Brasil voltou” é plenamente justificável.

Nesse cipoal, a figura do presidente Lula se sobressai, por meio de uma frenética movimentação além-fronteiras. No discurso no parlamento europeu, o presidente confrontou as potências mundiais e foi um dos mais aplaudidos na cúpula de Paris.

Um dos pontos altos do discurso foi quando Lula falou sobre o combate as desigualdades mundiais. E foi além, ao dizer na reunião que a palavra ‘desigualdade’ não apareça entre presidentes de países importantes.

Sobre o meio ambiente, Lula destacou o Brasil como matriz energética, uma das mais limpas do mundo. Enfatizou as adversidades

O Leitor

Recape da Av.Garnero Placa Eu Amo Sousas Febre Maculosa em Sousas

Até que enfim vão recapear essa Avenida Garnero. Desde que vim morar aqui em Sousas escuto queixas dos moradores que utilizam essa estrada para os loteamentos. Só vamos ficar atentos para que façam um bom trabalho com o dinheiro público. Orai e vigiai principalmente com esses políticos por aí.

Eu adorei a ideia de Sousas ser reconhecida como polo turístico. Trabalho com turismo e essas ações são importantes para fomentar o comércio na região, O local escolhido também é ideal, pois tem onde estacionar e as pessoas podem fazer fotos com a família e guardar boas recordações do distrito.

Moro em Valinhos e estive no evento da Fazenda Santa Margarida. A Prefeitura não pode lmais iberar alvará para eventos nesse local. O local ainda é um perigo para a saúde pública. O que era para ser diversão se tornou em tragédia e os organizadores devem responder criminalmente pelas mortes.

dos povos indígenas, como o garimpo ilegal, e o crime organizado. Ainda sobre o meio ambiente o presidente perguntou: quem é que cumpriu o Protocolo de Quioto? Quem é que cumpriu as decisões da COP-15, em Copenhague? Quem é que cumpriu o Acordo de Paris? Ou seja, não se cumpre porque não tem uma governança mundial com força para decidir e se fazer cumprir os acordos. Mas Lula deixou claro na reunião que não ia só falar da Amazônia. E não falou mesmo. Lula criticou o FMI por emprestar 44 bilhões de dólares ao ex-presidente da Argentina e hoje o país enfrenta uma situação econômica muito difícil, porque não tem dólares para pagar sua dívida com o banco.  Com críticas a ONU, o presidente disse que os membros permanentes precisam voltar a ter representatividade e força política.

Para finalizar, o presidente afirmou que a pobreza cresce em todos os continentes e que é necessária a inclusão dos pobres no orçamento. Sobre a fome, Lula lembrou que no mundo há 900 milhões de seres humanos que dormem com fome, todos os dias.

Artigo

Barão Geraldo em Alerta

A comunidade de Barão Geraldo (BG) foi surpreendida na tarde de 11 de novembro de 2022, uma sexta-feira meio chuvosa, com a apresentação do projeto do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), feita pela Prefeitura, no Salão Paroquial da Igreja de Santa Isabel.

Talvez “surpreendida” não descreva muito bem a situação: há décadas Barão tem sido assediada pela voracidade do mercado imobiliário que, mesmo tendo vitórias por aqui, também tem sido contido pela força da mobilização comunitária que quer manter BG como um distrito com menos prédios, com mais preservação ambiental e com um convívio mais amigável entre todas as pessoas.

Desde aquela tarde de novembro, a comunidade tem se mobilizado para fazer frente ao modelo de urbanização que o PIDS propõe: mudança abrupta do rural para o urbano, prédios de até 7 andares e nenhuma solução para os problemas da Barão Geraldo de hoje: trânsito travado todos os dias, precariedade na saúde e na assistência social, desleixo na manutenção das ruas, avenidas e pontes, insegurança, entre tantas dificuldades.

A primeira vitória foi a suspensão da audiência pública que iria sacramentar o PIDS sem que a população estivesse minimamente informada sobre o projeto. Ela ocorreria no Salão Vermelho da Prefeitura em pleno mês de janeiro, em horário comercial, mais uma audiência “pra inglês ver”. Conseguimos a suspensão com o apoio do Ministério Público e, depois, combinamos com a Prefeitura um processo participativo que pudesse realmente dar à comunidade de Barão a oportunidade de conhecer o PIDS e de construir (contra) propostas de alteração à minuta do projeto de lei.

Tivemos uma boa participação da comunidade, embora sempre busquemos cada vez mais conscientizar as pessoas da importância de sua presença nas oficinas. Temos pelo menos 12 grupos de Whats App da nossa mobilização, mas a presença nas reuniões é fundamental para nossa organização!

cobertores em bom estado de uso de conservação

Não deixe de doar para Campanha do agasalho

Desde o início do mês, as subprefeituras dos dis-

A empresa de eventos não apresentou um plano de mitigação para aquela área, onde se concentra o foco do carrapato. Sei que é um problema difícil, mas não se pode colocar em risco a vida das pessoas. Acho que o local tem que ser interditado pela Prefeitura para que eventos como esse tenham mais critérios.

tritos de Sousas e Joaquim Egídio deram início a Campanha do Agasalho 2023 e já estão recebendo doações de agasalhos e cobertores.

Nessa campanha, os organizadores recomendam a importância de doar roupas íntimas femininas, roupas masculinas e cobertores, sempre em bom estado de conservação.

A meta da Campanha do Agasalho é distribuir roupas de inverno e cobertores à população em situação de vulnerabilidade social. As doações são destinadas a vários serviços de assistência, como os que atendem a população em situação de rua, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) nos bairros, os abrigos municipais

As oficinas ocorreram em março e a segunda rodada se finalizou em maio. A comunidade apresentou uma contraproposta que dialoga bastante com a proposta do HIDS (Unicamp) na parte do CIATEC (entre a PUC e a Giuseppe Scolfaro) e que propõe uma zona de transição do urbano para o rural ali na região do “cogumelo” (entre a Giuseppe Scolfaro e o Bosque das Palmeiras. Nossa proposta tem uma preocupação muito forte com a preservação ambiental e do patrimônio cultural e com a limitação do adensamento (prédios) no distrito.

Agora é o momento de a Prefeitura nos dizer como acatará as propostas da comunidade. Ouvimos boatos e reportagens no Correio Popular que dizem que há possibilidade de que a Prefeitura “desista” do PIDS. Essa é uma vitória para nós! Porém, não queremos que tudo continue como está. Principalmente, queremos que a parte do “cogumelo” tenha seu zoneamento modificado. Essa parte do distrito, pela Lei 207/2018, passou de ser zona rural para ter um zoneamento que permite a construção de prédios de até 12 andares! Queremos mudar isso, proteger o Rio Anhumas e propusemos que aquela área possa ter uso residencial mas também com o incentivo à implantação de sistemas agroflorestais e empreendimentos em agroecologia, de modo a realizar a transição urbano-rural de forma mais harmônica.

e as entidades parceiras da Prefeitura Municipal de Campinas.

“Peço o carinho dos moradores da região para que abracem essa campanha e ajudem com doações de roupas e cobertores. Vamos aquecer os menos favorecidos, principalmente aqueles que vivem em situação de rua”, disse subprefeito de Sousas, Pedro Oliveira. Em Sousas os comércios interessados em receber pontos de coleta podem entrar em contato

pelos telefones 3258-2472 e 3298-6082. Até agora, poucos pontos de coleta foram registrados para este ano, mas a expectativa é que esse número possa aumentar ainda mais. Essa mobilização fortalece as ações como a Operação Inverno, que segue em curso, e juntas têm o objetivo de amenizar as dificuldades enfrentadas pela população em situação de vulnerabilidade social em Campinas durante a estação mais fria do ano.

JORNAL LOCAL EXPEDIENTE - Editora • Sandra Venancio MTB 44.475 • Jornalista responsável e chefe de redação Caroline Nunes MTB 52.380 • Jornal Local Online Alessandra Assumpção MTB 75.700 • Colaboradores Antonio A. Assis Moura • Representante Comercial Beatriz Câmara• Diagramação Rhelga Westin • Assessoria de Imprensa Local In Press • SUGESTÕES DE PAUTAS E PEDIDOS DE REPORTAGENS redacao@jornalocal.com.br TEL. (19) 99253-6363 • RECLAMAÇÃO (19) 99318-9811 • PARA ANUNCIAR comercial@jornalocal.com.br. TEL. (19) 99166.0224 (19) 99253-6363 • ATENDIMENTO AOS ASSINANTES assinaturas@jornalocal.com.br TEL. (19) 99318-9811 • ÁREA DE CIRCULAÇÃO Condomínios Fechados • San Conrado, Ermitage, Botânico, Arboreto, Hortências, Jd. Jatibaia, Parque Jatibaia, Sorirama, Clube dos Médicos, Colinas do Atibaia, Parque da Hípica, Notre Dame, Saint Helene, Araucaria, Gramado, Araucárias, Jaguari, Sousas Park • Distritos • Centro, Vila Santana, Vila Bourbon, Vila Iório, Jd. Conceição, Imperial Parque, Nova Sousas, Joaquim Egídio • Campinas e Região. CNPJ 46.033.621/0001-72 Rede de Comunicação Local Ltda • COMPROMISSO COM A INTELIGÊNCIA DO LEITOR FUNDADO EM 1996 • Rua Expedicionários, 427 - Sousas • CEP 13106-028 •Campinas, SP Tel: (19) 3325-855 (19) 99253.6363 (19) 99166.0224 www.jornalocal.com.br 02 Opinião Quarta-feira, 31 de maio de 2023 JORNAL LOCAL www.jornalocal.com.br
Editorial
Morador de rua. Pode ser doado agasalhos e Tamires Citadin Sousas, Campinas Raul Angelo Campinas Cesar Marcon Sousas, Campinas Leila Suzano Sousas, Campinas Febre Maculosa em Sousas Wagner Romão é professor de ciência política na Unicamp e morador de Barão Geraldo.

Aprovação ciclovia Sousas Sustentável

Em uma Campinas mais sustentável, as ciclovias serão mais de 7,78 km de estruturas acrescentadas 93,6 km já existentes

São mais de 100 km no Sistema cicloviário de Campinas, além de ciclofaixas, ciclorotas e calçadas compartilhadas

Pedestre usa a nova ciclovia na Avenida Júlia Conceição Alves, na Vila Santana, também para fazer caminhadas

Sousas ganha a 1ª ciclovia e avança na mobilidade urbana

Sandra Venãncio

O Distrito de Sousas vai  ganhar 3,51 km de ciclovias nos próximos dias. A implantação da ciclovia Vila Santana / Toca da Mangava foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi, durante assinatura de ordem de serviço, realizada no dia 29 de maio, na Sala Azul. Os

investimentos são da ordem de R$ 855,5 mil. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2023.

Na ocasião o prefeito informou que pretende ultrapassar 100 km no Sistema Cicloviário de Campinas, além de ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas. “Uma nova opção para a prática de esporte

e de lazer, a interligação promovida pela nova ciclofaixa de Sousas amplia as possibilidades para o uso da bicicleta como opção de transporte e quando a integração ocorre também com o sistema público de transporte essas possibilidades se multiplicam”, explica o prefeito.

A Empresa Munici-

Letreiro turístico “Eu Amo Sousas” será uma das atrações do distrito

Comerciantes da área central aprovam a iniciativa, o que atrai mais clientes

Sandra Venancio

O projeto de instalação do letreiro turístico ‘Eu Amo Sousas’ já em fase de instrução e somente após o rito, a obra poderá ser iniciada. A informação foi dada pelo subprefeito Pedro de Oliveira, que vem acompanhando de perto todo o projeto. Em visita, no dia 18 de maio ao distrito, a secretaria de Cultura Alexandra Caprioli estipulou o prazo de conclusão da obra para setembro. No entanto, o projeto já está pronto, apenas faltando a licença pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cam-

pinas - CONDEPACC, que deverá ocorrer na reunião ordinária do mês de agosto. Na oportunidade, o subprefeito e a secretaria de Cultura escolheram o local mais apropriado para a instalação do totem e das luminárias. O letreiro mede quatro metros de comprimento por 2,10 de altura total e 0.10 cm do solo e traz um coração representando a palavra “amo”. Esse é o primeiro monumento que faz do Distrito de Sousas uma referência ao turismo da região e agradou os comerciantes do centro, que pretendem atrair mais clientes.

Após a divulgação do projeto, outros empresários manifestaram interesse em confeccionar uma miniatura do letreiro e fixar em seus pontos comerciais, como uma identidade turística da região.

Além de contribuir para o fomento da atividade turística e gastronômica e, ressaltar o orgulho de quem é sousense de nascença ou quem adotou o distrito como cidade do coração.

“Estamos fazendo esta homenagem para demonstrar o amor que temos por Sousas. Esperamos que a população adote a ideia e venha fazer fotos. A Praça é

pal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) foi a responsável pela obra desde o desenvolvimento do projeto. Em Campinas serão mais 7,78 km de estruturas acrescentadas aos 93,6 km já existentes. “O mais importante é que as novas ciclovias, como esta, e as que serão entregues em breve, fazem integra-

ções que cada vez mais interligam um meio de transporte, que é a bicicleta, com o desenvolvimento da mobilidade urbana”, disse o presidente da Emdec, Vinícius Riverete. No projeto da Emdec, Riverete incluiu Sousas para implantação do modal da mobilidade urbana - local que concentra nos finais de semana -, ciclistas, que procuram a região para a prática do esporte. “A ideia é estimular também o morador do Sousas para que utilize cada vez a

bicicleta, como alternativa de transporte. E, agora com a ciclovia vai ter mais segurança”, afirmou.

Trajeto A Ciclovia Vila Santana / Toca da Mangava é uma ligação entre o distrito de Sousas, começando na Vila Santana, até a Toca da Mangava, que fica na estrada para o distrito de Joaquim Egídio. É uma rota turística e conhecidamente usada por ciclistas aos finais de semana.

Ela começa na Avenida Júlia Conceição Alves; e segue pelas vias: Rua Anésio L. Raizer, Antônio Carlos Couto de Barros, Artur Teixeira de Camargo, Antônio Prado e Jacinto Martineli. Ela termina na estrada Sousas – Joaquim Egídio.  Sousas Mais Sustentável Com o colapso no sistema de transporte, as alternativas para o mundo moderno e sustentável devem ser as bicicletas como meio de transporte. Em 2012 a Prefeitura lançou o programa ‘Viva Bike Campinas, mas não houve interesse da população e a empresa espanhola encerrou as atividades na cidade.

Várias cidades brasileiras já utilizam sistemas de aluguel de bikes. Mas, para que o programa dê certo existem alguns desafios: disponibilizar um bom número de bicicletas e estações em localidades estratégicas; e desburocratizar o sistema de aluguel, com uso de uma leitora digital.

um local de referência e já marcou a história de muitas famílias tradicionais da região, por isso, escolhemos esse local. Estou muito feliz em entregar essa obra para os moradores”, disse o subprefeito Pedro Oliveira. Com a frase ‘Eu Amo Sousas’, o monumento segue uma tendência mundial do turismo. A instalação desses letreiros

Novo muro do cemitério de Sousas vai levar 90 dias para se construir

Sandra Venancio

Construído em 1889, o Cemitério de Sousas vai receber as instalações de um novo muro. As obras de construção já começaram.

A homologação da licitação foi publicada no Diário Oficial do Município, no dia 30 de maio pela autarquia de Serviços Técnicos Gerais (Setec). A obra é necessária devido ao desgaste dos materiais ao longo do tempo.

A fachada de entrada do cemitério não vai sofrer alteração.

Segundo a assessoria

de imprensa da Setec, os portões de entrada serão mantidos, pois é um patrimônio histórico do local.

Serão construídos 343 metros lineares de muro em alvenaria, com altura de três metros, abrangendo a frente e as duas laterais. A parte que fica atrás do cemitério já foi reconstruída e não integra o pacote.

O valor estimado para a obra, prevista para ser feita em 90 dias, é de aproximadamente R$ 715 mil. A vencedora da licitação, que irá executar a obra, é a empresa JEA Construtora Ltda.

valoriza os locais de relevância cultural, social e paisagístico, contribuindo para o fortalecimento da identidade turística.

Segundo a secretaria, o recurso financeiro vem através de uma emenda impositiva do vereador Nelson Hossri (PSD) e está alocada no orçamento anual da cidade, sendo que a verba é liberada automa-

Obras do skate foram retomadas, mas sem data de entrega

A construção da pista de skate na Praça Santa Rosa, no Jardim Conceição, em Sousas, com previsão de entrega em maio desse ano, sofreu várias alterações no projeto, o que atrasou as obras.

Segundo a Secretaria de Esportes, o projeto passou por uma revisão na Secretaria de Infraestrutura e os trabalhos foram retomados essa semana,

ticamente, não havendo necessidade de passar pelo processo licitatório. A obra será executada pela secretaria de Serviços Públicos.

“Esta é uma boa parceria com o subprefeito Pedro Oliveira, que junto com o vereador fez a captação desse recurso para realização dessa obra. Temos que unir forças”, disse a secretaria Alexandra Caprioli.

garantiu Renato Leal. O projeto foi elaborado por skatistas de Campinas em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). As obras serão gerenciadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A área de construção será de 650 metros quadrados, para abrigar as modalidades de pistas street e bowl (vertical). A modalidade esportiva faz parte do calendário municipal sancionada pelo Dário Saadi, no final do ano passado. Na oportunidade o prefeito anunciou a realização, em agosto, do 1º Campeonato 019 de Skateboard de Campinas.

03 Sousas & Joaquim Egídio Quarta-feira, 31 de maio de 2023 JORNAL LOCAL www.jornalocal.com.br
Fachada e o portão de entrada não sofrerá mudanças
Polo Turístico. Com o letreiro, Praça Beira Rio será palco para o turismo na região
Com mais pessoas optando por andar de bike teremos menos carros e o tráfego flui melhor
Trecho da Ciclovia. Mesmo sem a obra finalizada, morador utiliza a faixa da ciclovia

TIRO CERTO

CADEIRA

NA CÂMARA

Com a divulgação do novo censo do IBGE 2023, Campinas poderá ter mais duas cadeiras na Câmara Municipal de Campinas; ou seja, mais duas vagas para vereadores

CANDIDATO SEM VOTO NÃO ENTRA MAIS

Com a nova Lei 14.211 de 2021 prevê que as eleições para os cargos de deputados federais, estaduais e vereadores, só podem concorrer à distribuição das “sobras” os candidatos que obtiverem votos equivalentes a pelo menos 20% do quociente eleitoral e os partidos que conquistarem um mínimo de 80%. Isso quer dizer que, no caso dos candidatos a verença, não poderão ter menos que 3 mil votos. Com isso, candidato de pouco votos não terá vida útil na Câmara

FEDERAÇÕES

As eleições de 2024 também trarão novos desafios para os partidos. Com as chamadas federações, a cota de 34 candidatos deverá ser dividida entre os partidos da federação. Com a nova regra dimuniu o número de candidatos concorrendo nas eleições e o eleitor terá que escolher um candidato ou votar em branco ou anular.

No alvo

Delegado Rocha recebe título emérito

Sessão solene aconteceu na Câmara de Campinas

Durante sessão solene especial, na noite do dia 23 de maio, o delegado José Roberto Rocha Soares, delegado titular da 12ª Delegacia de Sousas e Joaquim Egídio, recebeu o diploma de Título de Cidadão Emérito, na Câmara Municipal de Campinas.

PREFEITO 2024

As eleições de 2024 para prefeito não deverá trazer nada de novo. Os candidatos devem ser o prefeito Dário, que tenta a reeleição, Pedro Tourinho, Rafa Zimbaldi e o eterno Hélio Santos, que agora está elegível e pretende voltar a disputa e atrapalhar o processo eleitoral dividindo votos com candidatos com mais chances. A direita também deve lançar candidata a prefeita, ou vice, em alguma chapa

A homenagem foi feita pelo vereador Luís Henrique Cirilo (PSDB), e contou com a presença de autoridades, delegados, promotores, desembargadores, familiares, convidados e amigos.

A mesa foi composta pelo vice-presidente da OAB Campinas, Paulo Cesar da Silva Braga, procurador da Justiça, Carlos Henrique Maciel e do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Roberto Almeida Filho e da delegada

Não há mais registro de casos de febre maculosa

A febre maculosa pode acometer não somente os seres humanos, como também as capivaras

O Brasil registrou

2.059 casos de febre maculosa de janeiro de 2013 a 14 de junho de 2023, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Desse total, 1.292 casos foram na Região Sudeste. Desde o início deste ano, 53 casos ocorreram em todo o país, dos quais 30 se concentraram no Sudeste.

A Região Sudeste é um dos locais que concentra o maior número de casos do país, principalmente nas regiões de Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba. O período de maior transmissão da doença é entre os meses de junho e novembro.

No final do mês passado,

Campinas registrou seis casos de febre maculosa, relacionados ao surto na Fazenda Santa Margarida, sendo quatro mortes. Ao todo foram 17 casos suspeitos. É bom lembrar que a Fazenda Margarida foi o foco do carrapato, por que há uma grande concentração de capivaras na região. A distância do centro urbano de Joaquim Egídio até a fazenda é de 3 km, portanto não há riscos para a população local ou turistas.

Para o indivíduo adoecer é necessário que se tenha contato com esse carrapato por um período mais prolongado, de 4 a 10 horas, para que possa ocorrer a transmissão dessa bactéria pela picada do carrapato.

Eventos suspensos

Os eventos na Fazenda

Santa Margarida estão suspensos e o espaço só poderá fazer novos shows quando apresentar um plano de

contingência ambiental e de comunicação. As regras também estabelecem que será necessário construir caminhos para as pessoas percorrerem no local. Os responsáveis foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.

Situação da doença

A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) iniciou um inventário da população de capivaras. Com estes dados, a Secretaria do Verde vai solicitar a autorização de manejo e esterilização dos animais à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e depois fazer uma licitação para contratar a operação de esterilização dos animais. Após estes procedimentos, os animais serão microchipados e receberão

de policia do 13º DP e da DDM, Isabella Vita Bossler. Delegado Rocha é natural de Campinas, tem três filhos e três netos. Rocha atua há mais de quarenta anos na Polícia Civil, e é o mais antigo delegado da cidade de Campinas. Formado em 1981, pela PUC Campinas, ocupou postos em diversas áreas da Polícia Civil, quando assumiu em 1981, como delegado da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Em seu discurso, o delegado prestou homenagens de respeito a sua mãe, então com 94 anos, presente na sessão solene e narrou sua trajetória até chegar a Polícia Civil. “Meu pai ficou muito chateado quando eu contei que tinha feito o concurso para ser delegado e que havia passado nas provas. Por ele, eu daria continuidade com o escritório de advocacia da famí-

uma marcação que indique a castração.

Outros casos

Além destas ocorrências, há outros dois casos confirmados em Sousas este ano. As duas pessoas morreram. Estes dois óbitos não estão relacionadas ao surto da Fazenda Santa Margarida.

Prevenção

O Ministério da Saúde indica que, ao visitar uma dessas regiões de maior risco, a pessoa utilize roupas claras, que ajudam a identificar mais rapidamente o carrapato, que tem cor escura. Também é importante usar calças e blusas com mangas compridas e utilizar botas e prender a barra da calça à meia com fita adesiva.

Outra indicação da pasta é que pessoa utilize repelentes, com princípio ativo DEET, IR3535 e Icaridina. Outra medida importante é evitar carrapatos nos animais de estimação.

Caso encontre carrapatos aderido ao corpo, é importante que a remoção seja feita com uma pinça,

lia. Ele chegou a comprar móveis para o escritório para me convencer a ficar. Mas não adiantou nada porque meu sonho era ser delegado. Hoje estou aqui sendo reconhecido pela sociedade. Agradeço ao vereador Cirilo pela homenagem e aos vereadores dessa casa que aprovaram por unanimidade essa indicação”, finalizou com voz embargada.

Em seu curriculum, o que mais se destaca na carreira, são 25 anos dedicados ao trabalho de inteligência policial. Chefe da DIG – Delegacia de Investigações Gerais de Campinas, delegado da Delegacia Especializada Anti-Seqüestro (DEAS), Dr. Rocha também fez curso de gerenciamento de crise no FBI e técnicas especiais pela Polícia de Israel.

Em julho de 2018, assumiu o comando do Deinter-2, e tinha como meta, implantar uma delegacia geral de homicídios no município, para que casos sejam solucionados mais

rapidamente. Ao longo da carreira, Delegado Rocha foi titular nas delegacias de Artur Nogueira, Amparo, Paulínia, Cosmópolis. Foi titular do Plantão Permanente, do Setor de Homicídios e do Setor de Furtos de Veículos da Delegacia Seccional de Campinas. Também atuou como delegado titular, em todos os treze distritos policiais de Campinas, do Grupo Armado de Repressão a roubos e Assaltos (GARRA) e foi titular da Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes e diretor da Delegacia de Investigações Gerais.

Durante três anos, de 1989 a 1991, foi diretor da Cadeia Pública do São Bernardo, também foi diretor, por três vezes, da 7ª Ciretran - Delegacia de Trânsito. Em 1997 ocupou o cargo de delegado Seccional de Campinas e foi assistente da Diretoria do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-2).

e não com os dedos. Também é importante não encostar objetos aquecidos ou agulhas para retirar o bicho. Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza.

Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água.

Sintomas

Os sintomas da doença estão relacionados frequentemente à febre, dor pelo corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas,

quadro muito parecido com os sintomas de dengue e de leptospirose. Por isso, é importante que, ao chegar a uma unidade de saúde, o profissional seja informado de que a pessoa esteve em região de risco para a doença ou com incidência de carrapatos.

A procura pelo serviço médico deve ocorrer rapidamente, assim que surgirem os primeiros sintomas da doença, que costumam aparecer entre 2 e 14 dias após a picada pelo carrapato infectado.

04 Política Quarta-feira, 31 de maio de 2023 www.jornalocal.com.br JORNAL LOCAL
Sessão solene. Dr.Rocha recebe o título do vereador Cirilo Sandra Venâncio
Chega de mimimi! Vai chorar até quando? Perdeu mané!” Cassado
Capivaras. Estacionamento da fazenda abriga famílias de capiravas

Em 1896, ‘Arraiá dos Sousas’ é elevado a Distrito de Paz

Senta que lá vem 127 anos de história

Sandra Venancio

Elevada a Distrito de Paz em 24 de julho de 1896, Sousas comemora na próxima semana, 127 anos de elevação a Distrito de Paz, conforme Lei nº 416. Não haverá solenidade programada e nem comemoração

Baseado em documentos, a pesquisa é do genealogista Hélio Admar Beltramelli, morador de Sousas, pesquisador da história dos Distritos há mais de 30 anos.

Das Sesmarias a Distrito

A história nos remete para tempos mais longínquos. Vamos até o ano de 1796, no dia 03 de outubro, quando a Coroa Portuguesa concedeu uma Sesmaria aos senhores; Inácio Ferreira de Sá, Jose de Souza Siqueira e João José da Silva. Nessas terras iriam surgir mais tarde, o Distrito de Sousas e o Distrito de Joaquim Egídio, desmembrado posteriormente do território. Ao longo do tempo, os sesmeiros foram distribuindo essas terras

aos filhos, netos e assim foram surgindo as fazendas com a plantação da cana de açúcar e posteriormente o café.

Sendo necessária a transposição para a margem direita do Rio Atibaia, isto foi conseguido com a derrubada de duas grandes “perobas”, madeira em grande quantidade nessas terras. A ponte uniu as margens do rio, no ponto situado no final da Rua 15 de Novembro, ao lado esquerdo, e o atual coreto público, do lado direito, na atual Praça São Sebastião.

Essa ponte possibilitou o escoamento de produtos que demandavam outros centros de distribuição.

O comércio começa a crescer ao redor, atraindo mais pessoas para o local. Em função disso, o barro passou a se chamado de ‘Ponte do Atibaya’ ou ‘Ponte do Arraial’.

O número de moradores foi amentando consideravelmente de 1830 a 1883, época em que se construiu a 1ª Capela em louvor a São Sebastião.

Já em 28 de janeiro de

Pavimentação da CAM-127 vai desafogar trânsito

em Sousas

Sandra Venancio

A Estrada Municipal

Dona Isabel Fragoso Ferrão (CAM 127), que liga o distrito de Joaquim Egídio à Rodovia Dom Pedro I, já em fase de pavimentação. A rede de drenagem de águas pluviais, com implantação de tubos de concreto em um quilômetro da via, está

Programa de Turismo Rural

O Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciou este mês um mapeamento de propriedades do meio rural que trabalhem ou tenham interesse em trabalhar com turismo rural. A iniciativa tem parceria com o Sindicato Rural de Campinas, Embrapa e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação por meio da Coordenadoria Departamental de Desenvolvimento Rural. Quem quiser participar deve preencher o formulário criado para o mapeamento no Portal da Cultura aba Editais.

Subprefeitura. Autorizada a construção em 14 de setembro de 1912 e entregiue em 1914

1889, o vereador Ricardo Gumbleton Daunt propõe mudar o nome do povoado de ‘Ponte de Atibaya’ para ‘Arraial dos Sousas’, em homenagem a família Sousa. Em 1892, o Arraial foi elevado a Distrito Policial, sob o comando do 1º subdelegado Manoel Rosa Martins. Dois anos após, em 24 de julho de 1896, o deputado estadual Dr. Alberto Sarmento, baseado nas informações do Profes-

sor João Brenn, apresentou ao Congresso o pedido de elevação do ‘Arraial dos Sousas’ para o ‘Distrito de Paz’, conforme Lei nº 416, agora sob o comando de três juízes; Alfredo Augusto do Nascimento, João de Sousa Campos e Luís Damy. Em 30 de novembro de 1944, o ‘Arraial de Sousas’ muda definitivamente o nome para ‘Distrito de Sousas’, conforme Decreto

nº 14.334. Colaborou com a pesquisa Hélio Admar Beltramelli, genealogista e grande pesquisador da história dos Distritos.

Dados não comprovados com documentos apontam o povoamento em Sousas a partir do ano de 1774, denominado “Paragem do Atybaia’

“Este mapeamento é para termos um diagnóstico mais preciso do turismo em área rural. Com isso, vamos detectar as propriedades que já trabalham com o turismo rural e as que têm interesse em suas diversas categorias. Isto é importante para o município, para o Departamento e para a cidade porque a partir deste diagnóstico a gente começa a definir junto com outros parceiros e secretarias, as estratégias de desenvolvimento de turismo rural no município”, explica o diretor de Turismo, Eros Vizel.

Ele explica que cada categoria, cada estágio de desenvolvimento destas propriedades merece uma estratégia diferente.

A proposta é finalizar essa etapa em julho e, posteriormente, analisar as informações e encaminhar ações pertinentes de acordo com os perfis das propriedades.

Serviço:

2 de junho a 31 de julho

praticamente pronta. 90% das obras de escoamento estão concluídas. Essa semana, a pavimentação da estrada já começou. A CAM 127 recebe piso intertravado. O material permite o escoamento da água da chuva evitando a impermeabilização do solo.

O subprefeito de Sousas, Pedro Oliveira, acredita

que, com a pavimentação da CAM-127, o trânsito será desafogado no distrito, o que vai melhorar muito o viário e facilitar o acesso a Joaquim Egídio. “A pavimentação beneficiará os moradores dos distritos e também os visitantes da

Subprefeitura instala mais uma lombada na Vila Santana

Melhora a segurança de moradores e previne acidentes

Sandra

A Subprefeitura de Sousas realizou no final do mês de junho, a instalação de redutores de velocidade (lombadas), na Rua Luís Birochi e outra na Rua João Pugina. As benfeitorias foram executadas pela Secretaria de Serviços Públicos e atendeu pedidos de vários moradores, visando maior segurança na travessia.

As placas de sinalização já fixadas terão a função de alertar aos motoristas e motociclistas sobre as elevações. Vale lembrar que todos os condutores devem estar atentos à necessidade de reduzir a velocidade nos trechos das ondulações, principalmente nas proximidades da Praça de Es-

portes, onde há maior movimento de pedestres. O local vem apresentando alto índice de acidentes. Por isso, o dispositivo tem o intuito de melhorar a segu-

rança dos moradores e de quem utiliza a via diariamente, evitando acidentes graves.

O subprefeito Pedro Oliveira ressalta que estas

região, garantindo fluxo e conforto aos motoristas”, ressalta.

Extensão

No total, serão executados 2,7 quilômetros de pavimentação e 1 quilômetro de drenagem. O in-

lombadas proporcionarão um distrito mais seguro, e pediu aos motoristas toda a atenção para evitar acidentes. “Estamos trabalhando bastante no distrito para que Sousas tenha uma qualidade de vida cada vez melhor”. Comentou o subprefeito

De acordo com a subprefeitura há mais pedidos de lombadas na região, mas é necessário aguardar o estudo da Emdec e entrar na programação.

Um abaixo assinado solicitando uma lombada, na Rua Giuseppe Luchini., no Nova Sousas foi encaminado ao vereador Paulo Haddad (Cidadania), que já solicitou o estudo e a viabilidade da instalação.

Para se instalar uma lombada é necessário observar o Código de Trânsito, pois diversos fatores podem influenciar na escolha do local. Somente após um estudo técnico, realizado pela Emdec, a lombada é aprovada ou não.

Sousas anunciam a obra

vestimento é de cerca de R$ 8,3 milhões. As obras de infraestrutura beneficiarão mais de 20 mil pessoas. O trabalho está sendo executado pela empresa Gimma Engenharia Ltda, com supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Local: pela internet pelo link https://portalcultura.campinas.sp.gov. br/editais/2023-mapeamento-da-atividade-turistica-no-meio-rural-campinassp Mais informações: turismo@campinas.sp.gov. br infoturcampinas@ gmail.com ou (19) 21160749 e 2116-0739

Tapa buraco pode ser solicitado direto na subprefeitura

Serviço é feito diariamente pela equipe

Sandra

A subprefeitura de Sousas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, irealiza todos os dias, a operação tapa buracos visando melhorar a malha viária e condições de tráfego nas ruas do distrito.

Cinco equipes estão nas ruas executando, diariamente os reparos nas vias dos bairros. O objetivo é diminuir os danos sofridos pelo asfalto com o tráfego de veículos e acúmulo de águas pluviais sobre as ruas.

Todo o trabalho está sendo executado por homens e máquinas da Prefeitura de Campinas. Ao todo,

85 servidores integram as equipes, que empregaram 114 toneladas de massa asfáltica na restauração do asfalto de ruas e avenidas.

“Estamos realizando a Operação Tapa Buracos nos pontos mais críticos e continuaremos nas ruas que necessitem dos serviços. O objetivo é deixar todas as ruas do distrito em condições seguras para o trânsito de veículos e pedestres”, disse o subprefeito Pedro Oliveira.

O morador pode solicitar através do telefone 3258-2472 tapa buracos em seu bairro. O pedido pode ser feito pelo telefone, presencial ou pelo 156.

05 Sousas e Joaquim Egídio Quarta-feira, 31 de maio de 2023 JORNAL LOCAL www.jornalocal.com.br
Pavimentação. Prefeito Dário, vereadores do distrito e o subprefeito de
Com quase toda a rede de drenagem concluida, CAM-127 recebe piso ecológico
Redutor de velocidade. Duas lombadas instaladas na V. Santana JOEDSON FERREIRA

Festa de Sant´Ana espera público de 50 mil visitantes

Sandra Venancio

Em sua 125° Edição, a tradicional Festa de Sant´Ana pretende reunir grande público, na Praça Beira Rio, nos dias 14,15,16 e 21,22,23.

Esse ano, os organizadores esperam mais de 50 mil pessoas, nos dois finais de semana de festa.

A renda será revertida para os trabalhos sociais e pastorais presentes nas cinco comunidades da paróquia. O tema para 2023 é “125 Anos Evangelizando com Amor!”

A programação religiosa será realizada no período de 13 a 23 de julho, com

terços, missas, procissões e distribuição de pão abençoado e bolo. No domingo, dia 23, às 10h terá missa solene, na Praça Beira Rio, com a chegada festiva das imagens de Sant’Ana e São Joaquim, e a tradicional procissão com os andores e terço de Sant’Ana. A Festa de Sant’Ana é organizada pela comunidade católica de Sousas e Joaquim Egídio e visa integrar e acolher as pessoas valorizando seus costumes e suas tradições religiosas. São mais de 200 pessoas envolvidas na realização do evento.

Participam desta edição,

16 barracas de comida e bebida, pesca, cama elástica, tiro ao alvo, espaço kids e shows musicais. Este ano, o evento reúne diversos gêneros musicais como pop/ rock, sertanejo de raiz, samba de raiz, MPB e orquestra para agradar a todos.

As tradicionais barracas de comida e bebidas continuam a atrair o público da região e das cidades vizinhas. São comidas típicas, como a famosa cabidela, pastel, churrasco, bolos, doces e nhoque, preparado com muito carinho pelos fieis das paróquias.

A programação da Festa de Sant´Ana vai até o dia 23

Comemorações. Novidade desse anos é a realização da festa em dois finais de semana de julho, quando começa em agosto, a Festa dos padroeiros de São Joaquim e São Roque – que este ano chega a sua 97ª Edição. Por lá, a expectativa é de 20 mil pessoas, nos dias, 26 e 27 de agosto. A festa de Sant´Ana

têm o apoio da Subprefeitura de Sousas, EMDEC, Secretarias de Cultura e Turismo, Serviços Públicos e DPJ, que dão suporte durante os preparativos para que as comemorações aconteçam. “Sempre frequentei as festas religiosas

Você quer aprender a orar?

Sandra Venancio

quias já aderiram ao programa. Serão duas oficinas por ano, em fevereiro e agosto.

O encontro acontece na paróquia de Sant´Ana, localizado no centro de Sousas. O curso será aplicado pelo guia Carlos Vitório Gorreri, que utiliza o método desenvolvido pelo Frei Ignacio Larrañaga. A outorga desse trabalho foi aprovada pela Santa Fé em 1997 e confirmada através de um Decreto em 2002. Hoje, mais de 15 mil guias, como são chamados, estão ensinando as pessoas a orar. O curso vem sendo aplicado em 45 países e, em Campinas, 22 paró-

De acordo com o guia, o curso ensina o fiel a aprender a orar. “A oração serve para, mesmo sem palavras, falar com Deus e escutar o que ele tem a nos dizer. Muitas vezes, a vida nos rouba a paz e a unidade interior e, por isso, necessitamos nos recompor, nos unificar, nos serenar. A oração serve para recuperarmos a estabilidade emocional, a coragem e a alegria. Não existe nada tão unificante e integrador, como a oração numa intimidade amorosa, com o Pai”, explica o palestrante religioso.

O curso de 15 semanas, com duas horas, visa abrir espaço para Deus em nossas vidas sobre temas variados, como amor e o perdão. A Oração é colocada na prática e devemos praticar todos os dias, meia hora por dia.

O guia, Carlos Gorreri é morador de Sousas e se dedica a pastoral da cesta básica. Até 2018, Carlos era agnóstico e sofria de depressão. Mesmo com sucesso na carreira profissional como consultor financeiro e economista, não conseguia se libertar da doença. “Depois de muito sofrimento aprendi a orar e praticar. A nossa missão é implantar o Deus vivo nos corações, e abrir um canal de alegria. È uma tarefa humanitária e evangelizadora.”, conta o guia.

Segundo o Padre Paulo César, pároco da Igreja de Sant´Ana , as oficinas de oração e vida, tem proporcionado uma bonita experiência de Deus na vida dos participantes. “A maioria das pessoas que participaram permanecem na comunidade, pondo em prática a oração através de diversas ações da pastoral. Todo lugar é lugar de ora-

Aprenda a Orar. Curso será realizado na paróquia de Sant´Ana

ção, todo tempo é tempo de oração e as oficinas tem provocado justamente essa consciência. O importante é lembrar que a nossa maior referência de oração é Jesus, que tanto rezou ao Pai e fez de sua vida uma grande oração, através de palavras

SUDOKU

Azul, em inglês

(?) múltipla, doença neurológica crônica

Tática (abrev.)

e obras. Agradeço ao Carlos, que incansavelmente tem se dedicado neste muito e desafiante trabalho de ajudar os irmãos e irmãs a rezar, para que vivam melhor”, finaliza Milhares de pessoas já se beneficiaram participan-

do nosso distrito e, agora fico muito feliz de poder apoiar e participar como subprefeito de Sousas. São eventos muito importantes, pois além do caráter religioso, fomenta o turismo e valoriza a nossa cultura”, diz Pedro Oliveira.

do das Oficinas e Vida. Pautados na oração as oficinas trazem maior serenidade e visão ampla dos problemas. De acordo com alguns depoimentos de pessoas que participaram do curso, tiveram mudanças significativas em suas vidas. Outras descobriram o prazer de ler a bíblia e alguns relataram que conseguiram se libertar de tranquilizantes para dormir ou se livraram do estresse. Os depoimentos são os mais variados, mas sempre há uma melhora na qualidade de vida, depois que se voltaram para a fé. Como participar Preencher formulário pelo site ou fazer a inscrição na paróquia, pelo telefone 3258-2263. O curso é aberto aos casais, jovens e adolescentes. Inscrições são gratuitas.

Igreja de Sant´Ana Data 08 – 3ª feira às 19h30 Igreja de Sant´Ana Dia 08 às 16h Igreja Imaculada da Conçeição Dia 9 às 8h30

Colocar em ação

"O Sole (?)", canção napolitana

Espécie de rocambole típico de PE

Pede com insistência Tendência econômica

Regra Distúrbio de Déficit de Atenção

Ofereças; presenteies Estático

Furioso, em inglês Pigmento de tintas

A "fruta da sorte e do amor" Ordenar

número de Avogadro (Quím.)

E F H G I A D B C A I B C H D E F G C G D B E F H I A G B I A C H F D E D H C E F G I A B F A E I D B G C H H E F D A C B G I I C G F B E A H D B D A H G I C E F

Este passatempo foi desenvolvido por Muroa Entretenimentos Lúdicos. Contato: a3moura@gmail.com

ÁRIES (21/03 à 20/04) Ariano dê atenção especial aos amigos e familiares. O mês trará muitas alegrias que precisa compartilhar com os entes queridos. Os seres superiores vão te proteger.

TOURO (21/04 à 20/05) Tenha fé que você vai ultapassar os momentos dificéis que vem passando por conta de mal entendido com colegas de trabalho. Resista! Assuntos de trabalho devem ser deixados no trabalho.

Período de reabertura gradual na pandemia Fabulista grego de "A Raposa e as Uvas" 3/dês — mad — pad. 4/blue — viés. 9/esclerose. 5 3 9 7 7 2 5 8 9 2 9 1 8 4 8 3 5 7 9 9 7 8 8 5 6 1 3 7 9 3 2 5 1 4 4 8 3 5

GÊMEOS (21/05 à 20/06)

Para os geminianos o momento é de reflezão. O que eu posso melhorar em minha vida? São perguntas que você vai encontrar respostas em seu interior. Tenha um olhar diferenciado para o seu verdadeiro eu.

CÂNCER (21/06 à 22/07) Mudanças de opinião pode te pegar de surpresa. Procure um canto da casa para refletir e analisar os momentos de quietude e solidão. Um convite para mudar de casa ou trabalho está a caminho. Acredite e tenha fé!

LEÃO (23/07 à 22/08)

Os cancerianos podem se sentir mais fortes, poderosos e têm realmente maiores recursos internos durante esse período. A libido e energia sexual também estarão presentes e elevadas.

VIRGEM (23/08 à 22/09) Durante esse mês as sociedades e parcerias, principalmente de trabalho, tendem a dar bons frutos e resultados. Vá em frente com seus projetos mais elevados.

LIBRA (23/09 à 22/10) Se você estava precisando reciclar hábitos e adaptar algo novo à sua rotina, fevereiro é o mês ideal, virginiano. Sua criatividade tende a estar em alta e boas ideias podem trazer soluções para a sua rotina.

ESCORPIÃO (23/10 à 21/011)

O céu vem pedindo maior conexão com as suas vontades e necessidades individuais, libriano. É um momento ideal para focar com atenção o seu poder criativo. Use a sua intuição e em sua capacidade internas

SAGITÁRIO (22/11 à 21/12)

Assuntos domésticos tendem a estar mais evidenciados durante o mês, escorpiano, mas é um bom momento para trazer soluções ao que estava pendente.

CAPRICÓRNIO (22/12 à 20/01)

A tendência é que você esteja mais focado em buscar segurança material durante esse período, capricorniano, e investimentos com planejamento financeiro tendem a trazer bons resultados.

AQUÁRIO (21/01 à 18/02) Esse é um bom momento para se reinventar e dar vazão a novas formas de expressão, aquariano. Ser autêntico e assumir suas vontades e preferências, transformar sua forma de se apresentar ao mundo.

PEIXES (19/02 à 20/03) Esse período pré-aniversário costuma ser um momento de maior introspecção e sensibilidade, pisciano. A fase indica um bom período para a auto reflexão e transformação interior. Não fuja dessa reflexão.

Cultura Quarta-feira, 31 de maio de 2023 www.jornalocal.com.br 06 JORNAL LOCAL
HORÓSCOPO PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS SUDOKU PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 27 AH F TO S SESE CA BLUE TE SS ES CL ER OS E TAT RP AD TI RA C OLO E CR OG AT T MO VI ME NT AR MI ON OR MA IE DE SB N IN SI DI OSOS EM AD AR I IC OA AR Ç RA TI DR O M Ã B OLO DE RO LO Time de Eduardo Coudet em 2023 Tentar criar de forma inovadora Adepto (de seita religiosa) Marca do grupo que não é uniforme "(?) Poeta", soneto de Florbela Espanca Um dos sintomas de covid19 (Med.) Ponto cardeal do amanhecer (abrev.) Divisão da partida de vôlei Extensão de nomes de sites (internet) Item essencial no conjunto da bateria A (?): posição da bolsa do carteiro Trending Topics (Twitter) Borra de café no fundo da xícara Pérfidos; traiçoeiros (?) Aguiar repórter da ESPN Árvore característica da caatinga Rio alpino que banha Berna, na Suíça Equivale ao
Almofada, em inglês Macio como a lã
Para resolver este passatempo coloque os números de 1 a 9 nos quadrados seguindo as regras: a) Os números não se repetem nas linhas; b) Os números não se repetem nas colunas; c) Os números não se repetem nos quadrados de 3 x 3 indicados por linhas grossas
Marcado para acontecer no dia 9 de agosto, a 1ª Oficina de Oração e Vida, método aplicado pelo Frei Ignacio Larrañaga, sacerdote espanhol, que desenvolveu a evangelização na América Latina, do Norte e na Europa. É fundador dos ‘Encontros e Experiência com Deus’, que acontecem desde 1984.

Distritos são considerados os mais seguros para se morar

policiais nas ruas reforça a segurança e afasta a bandidagem

Sandra Venancio

O Distrito de Sousas é considerado o mais seguro para se morar em Campinas. As informações são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que apresentou no primeiro semestre de 2023, as menores taxas de violência, em comparação ao mesmo período de 2022.

Nos Distritos, segundo dados da Secretaria, o primeiro semestre do ano passado foi contabilizado 71 furtos. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, representa 11 furtos a menos. Em 2022 foram recuperados dois veículos e em 2023 esse total chegou a 11, o que mostra uma eficiência maior nas investigações policiais.

Nos últimos dois anos, sob o comando do delegado Rocha do 12º DP, muitos casos foram investigados e solucionados trazendo uma resposta para a população.

Para o delegado, apesar de alguns registros, os Distritos ainda são os mais seguros para se viver na região da grande Campinas e região. Mas, ele aponta outro fator que contribui para a diminuição da criminalidade: a participação da sociedade na busca para garantir a segurança do lo-

garantir a segurança

cal. A Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) também foi apontada como uma das importantes ferramentas de investigação.

Capitão Rocha da

2º Cia do Batalhão da Policia Militar de Campinas, atua na região com táticas e estratégias para

“A parceria com a CIMCAMP e o monitoramento por câmeras tem sido fundamental para que as forças de segurança façam um trabalho integrado e o distrito alcance índices positivos, e o combate a quadrilhas que tentam agir na região”, conta o delegado.

Com o intuito de inibir a prática de ações criminosas, a Polícia Militar re-

força o policiamento nos distritos, trazendo maior segurança a comunidade local.

A Polícia Militar também atua através do Conselho de Segurança – Conseg, que por sua vez contribui com ações de implantação de sistema de monitoramento por câmeras em condomínios, comércio e bairros e o Vigilância Solidárias programa do governo do Estado de São Paulo.

A Guarda Municipal, com base localizada em Sousas, conta com equipes de patrulhamento ostensivo e preventivo objetivando inibir atos ilícitos como perturbação de sossego e crimes ao meio ambiente.

da equipe que atua nos distritos

liciais para garantir melhor segurança aos sousenses e visitantes”, afirma Pedro Oliveira.

Número de casos de golpes aumentam no 12º DP

Sandra Venancio

HOMICÍDIOS CULPOSO POR ACIDENTE DE TRÂNSITO

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

LESÃO CORPORAL CULPOSA POR ACIDENTE DE TRÂNSITO

Fonte: Departamento da Polícia Civil, Polícia Militar,Superintêndencia da Polícia Técncio Científica

A subprefeitura de Sousas também participa de forma efetiva para melhorar a segurança no distrito, como a capinagem de matos, a iluminação pública e a participação nas reuniões do Conseg, onde os moradores levam suas demandas. “Uma das NOSSAS principais preocupações e prioridades é cooperar com as forças po-

Investigação do 12º DP condena quadrilha do PIX a 78 anos de prisão

Da Redação

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) condenou a 78 anos de prisão, a quadrilha presa pelos investigadores do 12º Distrito Policial (DP), no final do ano passado. A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), no dia 11 do mês passado e divulgada nesta semana pelo Ministério Público (MP). Após a prisão dos criminosos, os casos de sequestro relâmpago naquela região foram zerados.

A investigação conduzida pelos investigadores de Sousas revelou que o bando arrecadou, entre abril de 2020 e março de 2021, de R$ 600 mil a R$ 800 mil

com os assaltos. A ação criminosa foi descoberta em junho de 2020, quando os policiais civis receberam denúncias de cinco vítimas que relataram terem sido atacadas por um grupo de bandidos, na rotatória da Leroy Merlin/Decathlon, no trecho da Rodovia Dom Pedro I, próximo à Avenida Mackenzie, em áreas próximas a shoppings.

A quadrilha era formada por 22 membros pertencentes a uma organização especializada em roubos e extorsões por meio do PIX e maquininhas de débito. O grupo cometeu pelo menos 15 assaltos, principalmente contra mulheres que estavam sozinhas em carros.

As vitimas eram colo-

Sandra Venancio

Em solenidade de passagem de Comando de Policiamento do Interior-2 (CPI-2), sediado em Campinas assume como comandante o Coronel PM Adriano Augusto Leão. Deixa o cargo o Coronel PM Rodrigo Eval Arena, que vai comandar o CPI9, na região de Piracica-

cadas no banco traseiro do próprio veículo, um dos criminosos assumia a direção, enquanto os outros dois ficavam com a vítima. As vítimas eram coagidas a entregar seus celulares, cartões bancários, senhas e até mesmo notebooks. Elas eram levadas como reféns, com o veículo em movimento, até que os criminosos conseguissem obter o valor desejado. Em um dos casos, os criminosos chegaram a disparar contra o carro de uma vítima para forçá-la a parar.

Segundo o delegado José Roberto Rocha, do 12º DP, a investigação durou quase um ano, resultando na prisão de parte da quadrilha e na obtenção de provas para identificar e in-

ba. O evento foi realizado na base do CPI-2, na Vila Industrial, no dia (22). A cerimônia contou com a presença do prefeito Dário Saadi.

A região do CPI-2 engloba sete batalhões de policiamento e um batalhão de ações especiais da Polícia Militar em Campinas e mais 37 municípios, com um efetivo de

criminar os suspeitos. “Foi um trabalho de investigação técnica da minha equipe para obter provas irrefutáveis e facilitar o trabalho do Ministério Público e do juiz durante o julgamento”, afirma. Os policiais foram reconhecidos e homenageados como policiais do mês em todo o estado

Para cada ação era criado um grupo, por isso um grande número de integrantes, mas havia um grupo fixo denominado os “7Monstrinhos” , que reunia os principais integrantes

cerca de 3.800 homens e mulheres.

“Recebo da corporação a responsabilidade de comando de uma área com uma população de quatro milhões de pessoas, as quais a PM tem a responsabilidade de proteger. Seguiremos nessa missão”, disse o coronel Adriano Leão durante a posse. O novo Comandante refor-

É frequente o número de registro de boletins de ocorrências no 12º DP relacionados a golpes do OLX, do falso leilão, pesquisas telefônicas fraudulentas, entre outros. São as novas armas dos bandidos virtuais.

Mas o mais comum ainda é o golpe do acidente de carro. “O bandido liga para a vítima fingindo ser um parente, o filho ou filha, e diz que se envolveu em um acidente, está machucado e precisa pagar o dono do carro envolvido, pois está com a habilitação vencida. Em seguida, o bandido passa a ligação para outra pes-

soa, que se passa por dono do outro veículo, e ameaça chamar a polícia, caso o dinheiro não seja transferido imediatamente para sua conta. A família entra em desespero e faz a transferência. Com a pressão psicológica do momento, a vítima acaba não ligando para o filho para saber se a informação procede”, conta o delegado Rocha. Nas investigações da Policia Civil que iniciaram ainda no ano de 2021 descobriu que o grupo criminoso dividia funções entre seus membros, sendo um primeiro grupo responsável pela parte operacional, obtendo os dados das vítimas e habilitando os chips de celular utilizados na fraude para enviar as mensagens falsas, e um segundo, responsável por agenciar pessoas e conseguir contas bancárias e chaves PIX de “laranjas”, as quais eram repassadas às vítimas para o recebimento dos valores do golpe.

Gerente de supermercado é preso por vender produtos fora da validade

Policiais da 12ª Delegacia de Sousas e Joaquim Egídio prenderam no final do mês de junho, o gerente da rede de supermercado Pão de Açúcar, no bairro da Vila Sonia, em Sousas pela venda de produtos fora da validade e impróprios para o consumo. Os policiais chegaram ao supermercado através de uma denúncia de um consumidor e constataram outras irregularidades. Entre os produtos apreendidos, havia produtos de geladeira, entre outros. De acordo com os investigadores, parte da mercadoria estava fora da validade.

O gerente responsável foi liberado, após a rede pagar fiança, o valor não

çou também que a atuação da PM será fortalecida com operações conjuntas com a Guarda Municipal de Campinas, Polícia Civil, departamentos administrativos da Prefeitura e todos os órgãos públicos que atuam em favor do cidadão. A solenidade contou com a participação do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São

foi divulgado. Entretanto, a empresa irá responder criminalmente por expor mercadorias impróprias aos consumidores, além de pagar multa e um auto de infração com penalidade de apreensão e inutilização das mercadorias.

A reportagem procurou pelos responsáveis, mas até o fechamento dessa edição, o supermercado não se manifestou sobre o assunto.

Para denunciar falta de higienização e conservação nos supermercados, o consumidor deve verificar sujeiras, insetos, produtos com aspecto indesejável ou validade vencida e comunicar o gerente do estabelecimento, registrando a denúncia pelo telefone 156 ou por e-mail para o Portal da Saúde: covisa.vs@campinas.sp.gov.br

Paulo, Coronel PM Cássio Araújo de Freitas, e do subcomandante da PM estadual, Coronel PM José Alexander de Albuquerque Freixo. Também estiveram presentes o secretário municipal de Segurança Pública, Christiano Biggi, autoridades das polícias Federal e Civil, da Câmara Municipal de Campinas e de municípios da região.

Polícia Quarta-feira, 31 de maio de 2023 www.jornalocal.com.br JORNAL LOCAL 07
Passagem de comando. Assume Coronel Adriano Augusto Leão e sai Rodrigo Eval Arena 2ª
Cia do batalhão de Campinastem novo comandante
Policiais da 2ª Cia do Batalhão da PM. Apresentação
INQUÉRITOS
VEÍCULOS RECUPERADOS PRISÕES EFETUADAS PESSOAS PRESAS POR MANDATO PESSOAS PRESAS EM FLAGRANTE ARMAS DE FOGO APRENDIDAS OCORRÊNCIAS PORTE ILEGAL DE ARMA OCORRÊNCIAS DE APREENSÃO DE ENTORPERCENTES OCORRÊNCIAS DE TRÁFICO DE ENTORPECENTES OCORRÊNCIAS DE PORTE DE ENTORPERCENTES BOLETINS DE OCORRÊNCIAS 04 08 02 01 02 07 06 07 04 11 10 18 02 11 36 30 01 08 01 LESÃO CORPORAL DOLOSA 12 09 07 ESTUPRO 03 ROUBO DE VEÍCULOS 04 06 TOTAL DE FURTOS 71 60 FURTOS - OUTROS 08 06 2022 2023 00 00 00 00 00 00 00
POLICIAIS INSTAURADOS
Presença das forças
Um grupo organizava os bens roubados, outro máquina de cartão de crcrédito

Rumo Imobiliária investe em sua nova sede em Sousas

Com o mercado em alta a Rumo Imobiliária têm sido a melhor opção em imóveis na região

A Rumo Imobiliária, uma das mais inovadoras no setor imobiliário de Campinas investe em sua nova unidade em Sousas, desde maio de 2021. Localizada na avenida principal, a empresa oferece aos seus clientes as melhores opções em imóveis para locação, compra e administração. Com duas unidades em Campinas, uma no Cambuí e outra próxima a Lagoa do Taquaral, a empresa amplia sua presença em Sousas e Joaquim Egídio, um dos distritos mais valorizados no mercado imobiliário. A empresa investiu mais de R$ 200 mil em sua nova unidade.

“Era um sonho voltar a

operar aqui nos Distritos. Eu e meu sócio começamos nossa carreira dentro do San Conrado há mais de 40 anos. A boa aceitação do nosso modelo e o desenvolvimento do mercado local mostra que estamos no caminho certo”, afirma Robson Cardoso Cabral, um dos sócios da Rumo Imobiliária. Entre os diferenciais da Rumo Imobiliária está no conhecimento profundo dos seus corretores com a população local, sendo a melhor fonte de informação, idoneidade e profissionalismo da empresa. E para fortalecer cada vez mais essa relação, a empresa está contratando corretores, natos nos distritos, para fazer parte do seu quadro de funcionários.

“Um bom relacionamento e atendimento aos clientes faz toda a diferença e é um dos pensamentos e slogan da nossa empresa - Intermediando Confiança”, afirmam os sócios.

A Rumo Imobiliária também é líder em compra e venda de imóveis, e lançamentos na região, e alcançou em 2021 uma ampla carteira de clientes de locação.

Imóveis em Sousas estãoem alta Com o aquecimento do mercado houve um déficit de locação na região de Sousas e Joaquim Egídio, portanto, essa é uma oportunidade única para quem

Empresa amplia seus negócios e contrata corretores moradores dos Distritos

quer investir em novos loteamentos para locação. De acordo com os proprietários da Rumo, na época da pandemia, a procura por imóveis no interior cresceu 100%. Nesse sentido, a pandemia passou, mas a tendência de compra e venda de imóveis na região do interior continuam em alta. Com a chegada de moradores da capital, atraídos pelos preços mais vantajosos, os Distritos têm recebido os paulistanos que priorizam as áreas verdes para se mo-

rar, e oferece qualidade de vida, acima da média de outros bairros. “Com o trabalho remoto houve uma grande procura por qualidade de vida e, para muitos que trabalham em casa, os distritos atraíram esse público. Com a demanda é maior que a oferta, os preços dispararam”, avalia Robson.

Investimentos em imóveis A Rumo oferece aos investidores de imóveis lançamentos de lotes nos condomínios Sant´Anne,

Santana da Lapa, loteamentos na Avenida Mackenzie, como o lançamento do Tiê, no corredor D. Pedro e a opção em pequenos condomínios como o Ares Home.

“Os investimentos em imóveis é certamente um dos negócios mais lucrativos e seguros. Supera todas as expectativas com retorno garantido. Outro fator é o aumento de financiamentos imobiliários que continua sendo um atrativo para o mercado”, explica Teixeira, um dos sócios.

Sobre a Rumo Imobiliária Depois de anos atuando em grandes imobiliárias da cidade, em 2016, os empreendedores Robson Cardoso Cabral e Antônio José Teixeira resolveram se juntar para criar a Rumo Empreendimentos Imobiliários.

Além dos excelentes serviços prestados em intermediações imobiliárias, a confiança, a transparência, a ética e a honestidade marcaram a carreira desses profissionais, que se tornaram empreendedores e compartilham da paixão na intermediação e realização de sonhos.

Buscando sempre inovações no mercado imobiliário, hoje a empresa investe em tecnologia para que as operações, como assinatura de contratos, escrituras possam ser feitas online facilitando o dia a dia dos clientes.

1ª Unidade - Cambui Rua dos Bandeirantes, 267 Tel. (19) 3794-1900

2ª Unidade - Lagoa Av. Barão de Itapura, 3355 Tel. (19) 3794-1900

3ª Unidade - Sousas Av. Antônio Carlos Couto de Barros, 690

INSTALAÇÃO MANUTENÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DE AR CONDICIONADO

PARCELAMOS NO CARTÃO! (

9 0

- 3 9 2 1 e l e t r o a r c o n d i c i o n a d o

9 ) 9

Nelson Cayres prestigiando a sessão solene na Câmara, que homenageou seu amigo Dr. Rocha. Título entregue pelo vereador Cirilo

08 Social Quarta-feira, 31 de maio de 2023 www.jornalocal.com.br JORNAL LOCAL
Barraca do Beijo na Festa Junina do Paioça do Caboclo Posse da nova diretoria do Conseg, Wellington, Wladmir, Silvia Cordeiro, Thomaz Cavallaro e Otávio Bortolotto Subprefeito Pedro de Oliveira ao lado do prefeito Dário, em Sousas para abertura dos Chefs Campinas
1
8
3
Presidente do Conseg Sousas, Otávio Bortolotto acompanhou a sessão solene e cumprimentou o delegado Rocha pelos excelentes serviços prestados aos distritos Ministro Alexandre Padilha em visita a Campinas. Esteve em Barão Geraldo com Pedro Tourinho, vereador Cecílio Santos, Orfei, presidente do PT Campinas, vereadora Paolla Miguel e Márcia Quintanilha, presidente do PCdoB

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.