Jornal NC - Notícias da Cidade - Ed. Nº 217

Page 5

De 05 à 11 de Julho de 2018

www.jornalnc.com

EDUCAÇÃO

05

Novo BuZum! falou sobre a alimentação saudável em Araçariguama O Instituto CCR em parceria com a Prefeitura de Araçariguama trouxe pelo segundo ano consecutivo, a companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas Buzum!

O Instituto CCR em parceria com a Prefeitura de Araçariguama, por intermédio da Secretaria de Educação, trouxe pelo segundo ano consecutivo, a companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas Buzum!, com o espetáculo

“Sabor de Vitória”. A peça, que aborda a importância da alimentação saudável, foi apresentada em escolas municipais com o patrocínio da CCR ViaOeste. A itinerância do BuZum! passou por Araçariguama nos dias 25 e 26 de ju-

nho, em unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino. De forma cômica e criativa, o BuZum! apresentou uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais. Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo com que nos alimentamos”, foi explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia. Trata-se de uma esperta e curiosa menina, que recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo. A itinerância é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR ViaOeste.

Em Barueri Emef Deiró incentiva estudo da robótica com materiais recicláveis

A professora de matemática Maria Dolores Nascimento, da Emef Reverendo Deiró Felício de Andrade, do Jardim

Paulista, está movimentando as aulas da escola, com o projeto Transformando Papelão em Robótica. A ideia surgiu após uma conversa com os alunos sobre tecnologia e a importância da matemática na robótica. O tema despertou o interesse da turma e o projeto começou a ser criado. Segundo a professora, os estudantes realizaram pesquisas sobre a história da robótica e chegaram à conclusão de que poderiam construir robôs com o material reciclável da própria escola como, por exemplo, as caixas de papelão que vêm com a merenda escolar.

Os alunos experimentaram ainda o uso de mais algumas sucatas trazidas de suas próprias casas como baterias, motores de impressoras, palitos de churrasco e de sorvetes, tampas de garrafas pet, arames e pneus de carrinhos de brinquedos, entre outros. Durante as aulas, eles usam o laboratório de matemática para construírem seus protótipos e aplicar os conceitos aprendidos durante o aprendizado. O projeto está dando uma dinâmica muito interessantes às aulas da escola, pois visa desenvolver o interesse pela pesquisa e investigação de recursos tecnológicos.

Fantástico destaca projeto dos alunos de Osasco

No último domingo, 1/7, o programa do Fantástico, da TV Globo, deu destaque a uma ação pedagógica desenvolvida na Emef Professor Laerte José dos Santos. A reportagem trouxe a história da menina que descreveu o sofrimento de sua família na Síria. A menina escreveu um diário que ganhou o mundo e comoveu os alunos da professora Telma Aparecida Santana Liberti, que usou o diário no trabalho das aulas de informática dentro do projeto “O Jornal”. Durante o semestre, os estudantes pesquisaram matérias no site do Jornal Joca, onde encontraram uma resenha sobre o livro o “Diário de Myriam”, que reúne anotações de uma menina síria de 13 anos, que registrou tudo sobre sua rotina num país em guerra.

O livro foi uma compilação de cartas escritas pela pequena que vivia em Aleppo, na Síria. O site/jornal brasileiro Joca, voltado para crianças, publicou uma resenha do livro quando ele saiu na França. Em seguida, a editora do Joca recebeu 200 cartas escritas pelas crianças da unidade educacional com idade próxima a de Myriam, que ficaram mobilizadas pela história. As crianças pediram em suas cartas que o diário fosse traduzido para o português. No final do mês de junho, o livro ganhou uma versão em português. O jornalista e correspondente de guerra francês Philippe Lobjois veio ao Brasil para a divulgação do livro “O Diário de Myriam”, do qual é coautor ao lado da síria Myriam Rawick. A publicação foi lançada pela DarkSide Books.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.