Page 1

EDUCAÇÃO » Pág. 05

ENTRETENIMENTO » Pág. 07

Em Busca do Tesouro Perdido em Barueri

Em Barueri Emef Deiró incentiva estudo da robótica com materiais recicláveis

Mandy é uma encantadora menina que teve roubada pelo malvado Capitão Gancho.

EDUCAÇÃO » Pág. 05

Fantástico destaca projeto dos alunos de Osasco

Notícias da Cidade O Jornal Notícias da Cidade circula na Região Oeste da Grande São Paulo Ano 10 Ed. Nº 217 | www.jornalnc.com | /JornalNC

INTERNACIONAL » Pág. 03

Meninos em caverna na Tailândia foram encontrados vivos e esperam resgate Doze meninos e seu técnico, foram encontrados vivos e estão à espera de resgate em uma caverna na Tailândia onde ficaram presos há 9 dias Doze meninos e seu técnico, integrantes de um time de futebol foram encontrados vivos e estão à espera de resgate em uma caverna na Tailândia onde ficaram presos há 9 dias e estavam, até então, sem comida. Eles foram encontrados por mergulhadores, agrupados sobre uma rocha, tentando escapar de uma inundação que ainda traz riscos. Sete mergulhadores, incluindo um médico e um enfermeiro, foram ao encontro deles para checar seu estado de saúde, alimentá-los e mantê-los entretidos. Segundo autoridades que acompanham o caso, o resgate pode demorar até quatro meses, devido ao nível da água, a dificuldades de acesso e a outras condições a que estão submetidos. Também há previsão de mais chuvas no local nos próximos três dias, o que atrasa o trabalho. ENTRETENIMENTO » Pág. 07

POLÍTICA » Pág. 02

CCPLs celebram Festas Julinas durante todos os sábados do mês de Julho As festas são abertas à comunidade e contam com apresentações diversas, quadrilha, barracas com comidas típicas e outros No mês de Julho acontecerão as Festas Juninas dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri. As festas acontecerão nos dias 7, 14, 21 e 28 do mês de julho, nas quatro unidades, que ficam nos bairros: Par-

CARAPICUÍBA » Pág. 04

que Imperial, Parque dos Camargos, Engenho Novo e Jardim Paraíso. As festas contarão com apresentações de street dance, dança do ventre, sertanejo, ballet, circo e zumba, quadrilha e muito mais.

BARUERI » Pág. 04

Prefeitura de Carapicuíba inaugura nova iluminação na avenida Victório Fornazaro ARAÇARIGUAMA » Pág. 04

Estatísticas de maio da SSP-SP apontam baixa criminalidade em Barueri OSASCO » Pág. 04

Iniciada primeira fase das obras de recape em ruas e avenidas de Araçariguama

“Prefeitura no Seu Bairro” no CEU das Artes do Jardim Bonança em Osasco

POLÍTICA » Pág. 02

Comissão mista aprova MP que estabelece preços mínimos para o frete EDUCAÇÃO » Pág. 05

Novo BuZum! falou sobre a alimentação saudável em Araçariguama Pelo segundo ano consecutivo, a companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas Buzum!

ENTRETENIMENTO » Pág. 07

Festival de Dança dará prêmios que somam R$ 12 mil em Barueri

Orçamento de 2019 exclui reajuste salarial para servidores O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), senador Dalírio Beber (PSDB-SC), justificou que elaborou um parecer mais duro para o Orçamento de 2019 devido à crise econômica e fiscal que o país vive. INTERNACIONAL » Pág. 03

CR7 e Alemanha fora da Copa do Mundo o que isso significa para Adidas e Nike Patrocinadores não são conhecidos por serem fãs apaixonados por futebol, mas muitos perderam a calma na última sexta-feira. POLÍTICA » Pág. 02

Câmara aprova PL que impede STF de suspender lei em decisão individual INTERNACIONAL » Pág. 03

Ex-menino de rua cria projeto global contra desperdício de comida COTIA » Pág. 04

Prefeitura de Cotia participa da Campanha Julho Amarelo


www.jornalnc.com

De 05 à 11 de Julho de 2018

POLÍTICA 02 Comissão mista aprova MP que estabelece preços mínimos para o frete Deputados e senadores aprovaram a Medida Provisória 832/18, que estabelece um preço mínimo para os fretes de carga no país prevê anistia para as multas e sanções aplicadas aos caminhoneiros durante a paralisação da categoria. O texto prevê tanto às multas de trânsito, que foram aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal, quanto as multas resultantes de decisões judiciais.

Em uma sessão de menos de cinco minutos, deputados e senadores aprovaram, em comissão mista, a Medida Provisória 832/18, que estabelece um preço mínimo para os fretes de carga no país. Dessa forma, a MP pode ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados. A medida foi uma das reivindicações dos caminhoneiros que paralisaram as estradas de todo país no mês de maio. O texto tinha sido apresentado pelo relator da matéria, deputado Osmar Terra (MDB-RS), mas pedido de vista do deputado Evandro Gussi (PV-SP) adiou a votação que ocorreria ainda ontem.

Ele argumentou que, pela complexidade, o tema exige melhor análise. A proposta estabelece que caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicar duas vezes ao ano (até 20 de janeiro e até 20 de julho) os preços mínimos do frete referentes ao quilômetro rodado, por eixo carregado, considerando distâncias e especificidades das cargas e priorizando o custo do óleo diesel e dos pedágios. A agência também publicará a planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos preços mínimos. O relator acolheu a emenda proposta pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) que

Valor diferenciado O relator incluiu no texto valores mínimos diferenciados para o transporte de contêineres e de veículos dedicados ou fidelizados por razões sanitárias ou outras razões. Essa era uma das reivindicações de alguns setores produtivos, como o de proteína animal (ovo, aves, suínos, bovinos, rações). Além disso, o parlamentar incluiu um trecho que obriga a ANTT a publicar uma nova planilha de preços sempre que o preço do óleo diesel no mercado nacional variar mais do que 10%, para mais ou para menos. O texto aprovado na Comissão prevê que as empresas que firmarem contratos de frete com valores abaixo do piso mínimo estarão sujeitas a indenizar o transportador com o dobro do valor contratado, descontado o montante pago, e sem prejuízo de multa. A medida também determina a responsabilização subsidiária de quem ofertar fretes abaixo da tabela e obriga o transportador a carregar documento referente ao contrato de frete.

Orçamento de 2019 exclui reajuste salarial para servidores

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), senador Dalírio Beber (PSDB-SC), justificou que elaborou um parecer mais duro para o Orçamento de 2019 devido à crise econômica e fiscal que o país vive.

O parecer apresentado por Berger não admite nenhum tipo de reajuste para servidores públicos, reduz o limite de renúncias fiscais e veta a criação de novos cargos. O senador explicou que é preciso adotar medidas “não simpáticas” para não aumentar as despesas obrigatórias para o próximo governo. A proposta segue recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou que no ano passado o país deixou de arrecadar R$ 354 bilhões com as renúncias fiscais, valor que representa 5,4% do PIB e 30,7% da receita primária.

A redução do volume de incentivos fiscais poderia , segundo o TCU, reduzir o deficit previdenciário pela metade. O senador comentou que a questão da reforma da Previdência também deve ser enfrentada para garantir o equilíbrio das contas públicas. Apesar de não ter incluído no relatório da LDO, o relator defendeu que o assunto seja uma das prioridades dos poderes Legislativo e do Executivo a partir do ano que vem. Beber espera que seu relatório seja aprovado antes do recesso parlamentar, previsto para ter início no próximo dia 17 de julho.

Câmara aprova PL que impede STF de suspender lei em decisão individual A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou um projeto que impede ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender lei por decisão individual, chamadas de monocráticas. Caso não tenha recurso para análise da medida pelo plenário da Casa, a medida segue para apreciação do Senado.

Jornal NC www.jornalnc.com

Diretor de Redação Wellhington Luiz V. de Oliveira contato@jornalnc.com Gráfica: Mar Mar Gráfica Periodicidade: Semanal Circulação Região de Alphaville e Granja Viana; Barueri; Santana de Parnaíba; Osasco; Cotia; Carapicuíba; Itapevi, Jandira; Pirapora do Bom Jesus; Vargem Grande Paulista; Araçariguama; Embu das Artes; entre outras cidades da região.

Pelo Projeto de Lei 7.104/2017, o andamento das ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) e das ações de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) são alterados para que medidas cautelares na ação direta sejam tomadas, exclusivamente, por decisão da maioria absoluta dos membros da Corte.

PUBLICAÇÃO

Jornal Notícias da Cidade CNPJ: 17.813.895/0001-86 IE: 206.308.602.110 Registro Oficial Sob N° 086.597 Endereço Edifício Beta Trade Rua Caldas Novas, 50, Sala 175, Bethaville I, Barueri-SP CEP 06404-301 Depto. Comercial: Paulo César Email: paulocesar@jornalnc.com Telefone: (11) 98476-9654

O Jornal Notícias da Cidade não se responsabiliza pelas matérias assinadas, sendo que as mesmas, não expressam necessariamente a opinião do Jornal. Os colaboradores e colunistas não possuem vinculo empregatício com o Jornal Notícias da Cidade.


De 05 à 11 de Julho de 2018

www.jornalnc.com

INTERNACIONAL

03

Meninos em caverna na Tailândia foram encontrados vivos e esperam resgate Doze meninos e seu técnico, foram encontrados vivos e estão à espera de resgate em uma caverna na Tailândia onde ficaram presos há 9 dias um dos principais riscos quando se fica preso em uma área como essas. Além disso, há água jorrando pelas paredes da caverna, o que foi essencial para evitar que desidratassem. Especialistas estimam que o ser humano pode ficar sem comer por um período de 30 a 45 dias, mas que não resiste muito sem água. Alguns calculam que o tempo de sobrevivência sem ingerir o líquido varia de três a cinco dias, dependendo da pessoa, mas há casos que superam esse limite. No caso da alimentação, Reymenants explica que por causa de sua composição anatômica, as crianças podem sobreviver por mais tempo sem comida.

Doze meninos e seu técnico, integrantes de um time de futebol foram encontrados vivos e estão à espera de resgate em uma caverna na Tailândia onde ficaram presos há 9 dias e estavam, até então, sem comida. Eles foram encontrados por mergulhadores, agrupados sobre uma rocha, tentando escapar de uma inundação que ainda traz riscos. Sete mergulhadores, incluindo um médico e um enfermeiro, foram ao encontro deles para checar seu estado de saúde, alimentá-los e mantê-los entretidos. Segundo autoridades que acompanham o caso, o resgate pode demorar até quatro meses, devido ao nível da água, a dificuldades de acesso e a outras condições a que estão submetidos. Também há previsão de mais chuvas no local nos próximos três dias, o que atrasa o trabalho.

Como sobreviveram? O holandês Ben Reymenants, parte da equipe internacional de resgate, disse que encontrar os jovens e o treinador vivos “foge do comum”. Eles estão em bom estado de saúde, no escuro, e apenas três deles apresentavam arranhões e feridas. O especialista acredita que isso só foi possível porque tiveram sorte na escolha do lugar para aguardar o resgate. Tentar adivinhar até onde a água subiu em enchentes anteriores é uma das estratégias que aponta, mas não se sabe, ainda, se foi essa a adotada pelo grupo. Reymenants explicou que o lugar onde se encontram tem uma temperatura relativamente quente, de cerca de 26ºC, o que evitou uma possível hipotermia, como é chamada a diminuição excessiva da temperatura normal do corpo,

Como eles serão resgatados? Há uma preocupação em retirá-los de lá o mais rápido possível por causa do aumento do nível da água. Há previsão de chuvas pelos próximos três dias e a lama dificulta o acesso das equipes de salvamento. O grupo de resgate considera a opção de levar equipamento de mergulho à caverna, e treiná-los para que possam ser retirados seguindo o mesmo caminho dos mergulhadores. Mergulhadores da marinha tailandesa, três mergulhadores especiais britânicos e militares dos EUA estiveram envolvidos nas buscas pelos meninos. Foi um trabalho penoso. Eles levaram várias horas para conseguir chegar ao grupo a partir da entrada, auxiliados por esforços de bombeamento de água 24 horas por dia para tentar limpar as águas da enchente. No total, mais de 1 mil pessoas foram envolvidas na operação, incluindo equipes da China, Mianmar, Laos e Austrália.

CR7 e Alemanha fora da Copa do Mundo o que isso significa para Adidas e Nike Patrocinadores não são conhecidos por serem fãs apaixonados por futebol, mas muitos perderam a calma na última sexta-feira, quando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo se despediram da Copa 2018 na Rússia. Antes, já haviam lamentado a saída prematura da Alemanha, ainda na primeira fase. As seleções de Argentina e Portugal foram eliminadas do torneio nas oitavas de final e, assim, deixaram a competição dois dos principais “garotos propaganda” que estavam na Copa e ajudavam a divulgar a Adidas e a Nike. Artilheiros e donos de cinco troféus Bola de Ouro cada, eles se alternam na premiação desde 2008, tanto o argentino Messi, atacante do Barcelona, quanto Cristiano Ronaldo, jogador do Real Madrid, estão entre os jogadores mais bem pagos do mundo e veem as suas respectivas contas bancárias inflar graças aos contratos de patrocínio. Apesar de não terem se enfrentado no

Ex-menino de rua cria projeto global contra desperdício de comida

Adam Smith tentou se matar, sete anos atrás. Agora, como projeto de vida, o que ele quer é acabar com a fome no mundo. O britânico de 32 anos é o fundador de um projeto que, desde 2013, destinou 3,5 mil toneladas de alimentos ainda próprios para consumo mas que iriam parar no lixo a lanchonetes, lojas e armazéns que alimentaram, até o momento, 1,2 milhão de pessoas em

oito países. O surgimento da iniciativa foi precedido por uma vida conturbada em que Smith precisou superar anos de depressão. Ele morou nas ruas na infância, e, já adulto, lutou contra a dependência de álcool e outras drogas. No limite, ele tentou, mais de uma vez, o suicídio. Foi depois de uma dessas tentativas que ele assistiu à cena que mudaria sua trajetória com impacto para uma multidão de homens, mulheres e crianças beneficiados com o projeto. Com acesso fácil a substâncias que usava e rodeado por pessoas que enfrentavam problemas parecidos, mais uma vez ele decidiu mudar de rumo. Tentando obter a cidadania australiana, ele foi trabalhar na fazenda, onde se surpreendeu com o desperdício de alimentos e teve o estalo para criar seu projeto.

122 políticos foram assassinados durante campanha eleitoral no México

Mundial na Rússia, os dois há anos rivalizam dentro e fora de campo. Mas a disputa entre eles não é maior que a briga entre Adidas e Nike, as duas marcas gigantes do esporte que patrocinam Messi e Cristiano Ronaldo, respectivamente. Para as duas patrocinadoras,

a Copa do Mundo é mais que vender produtos oficiais. É também uma ótima oportunidade para expor suas marcas. Isso significa que o desempenho dos atletas bancados pelas empresas e de seus respectivos times é crucial para os negócios.

“Abandone a candidatura ou morra”, dizia a voz no telefonema anônimo recebido por Magda Rubio, candidata a prefeita de Guachochi, uma cidade pequena no norte do México, na rota do narcotráfico. Depois, viriam ao menos outras três ligações ameaçadoras, que a fizeram contratar dois guarda-costas para acompanhá-la nas 24 horas do dia, conforme contou Rubio à agência Reuters em abril. Naquele mesmo mês, outro candidato a prefeito, Mario Alberto Chávez, que disputa a corrida eleitoral na cidade de Zumpango, estava jantando em um restaurante quando um atirador abriu fogo contra sua mesa. Ele ficou ferido mas sobreviveu, assim como três assessores seus. Mas, se Rubio e Chávez sobreviveram às ameaças para concorrer, o mesmo não aconteceu com ao menos outros 122 políticos assassinados durante a jornada eleitoral mexicana, que tem em disputa mais de 18 mil cargos desde a Presidência da República até adminis-

trações locais. Trata-se da mais sangrenta campanha eleitoral da história recente do país, segundo a consultoria de riscos Etellekt, responsável pelo levantamento do número de assassinatos. A consultoria identificou também, nesse período, o homicídio de 351 servidores de cargos não eletivos, 307 deles das forças de segurança. A situação “antecipa um sério desafio de segurança para a paz e a governabilidade democrática nas regiões com maior presença de organizações criminosas e notória debilidade institucional”, diz o relatório da Etellekt.

Pelo menos 63 pessoas desaparecem em novo naufrágio no Mediterrâneo Pelo menos 63 pessoas desapareceram após o naufrágio de um bote no Mar Mediterrâneo, procedente da Líbia, com mais de 100 migrantes a bordo, informaram fontes oficiais, nesta terça-feira, à Agência EFE. Segundo o porta-voz da guarda costeira líbia, Ayub Qassem, os migrantes viajavam em uma embarcação que saiu na madrugada de ontem da cidade de Qarabuli, um dos principais núcleos do tráfico de pessoas na Líbia, e que afundou por causas desconhecidas a 35 milhas náuticas da costa. A embarcação era uma das três que, de acordo com Qasem, foram interceptadas durante a madrugada na mesma região, muito longe da área de jurisdição das patrulhas líbias, nas quais viajavam 276 pessoas. A segunda e a terceira foram encontradas a 44 e 50 milhas, respectivamente, das praias da cidade da Al Hamis, ao oeste da capital.

As praias que se estendem entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia se transformaram nos últimos dois anos no principal reduto das máfias do tráfico de pessoas, apesar da presença de patrulhas europeias. Nesta semana aproximadamente 1.200 migrantes foram interceptados na costa oeste da Líbia.


www.jornalnc.com

De 05 à 11 de Julho de 2018

CIDADES 04 Estatísticas de maio da SSP-SP apontam baixa criminalidade em Barueri

As estatísticas mostram que, além de baixa, a criminalidade em Barueri continua em queda

A cada fim de mês a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) divulga a quantidade de crimes ocorridos no mês anterior em todas as cidades. As estatísticas criminais de maio, apresentadas na semana passada, mostram que, além de baixa, a criminalidade em Barueri continua em queda. Na comparação apenas do mês de maio (deste ano e do ano passado), a cidade registrou diminuição de 7,7% nas ocor-

rências de homicídios dolosos, furtos, roubos e veículos subtraídos. Se, à primeira vista, a redução parece pequena, ela se revela muito significativa em análise mais profunda, já que em maio de 2017 Barueri já havia diminuído estes delitos em 22,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Ou seja, com relação a maio de 2016, a queda da criminalidade em maio de 2018 é de 28,7%. Mais precisa que a comparação de um

mês com seu correspondente em anos anteriores (que pode, inclusive, gerar um diagnóstico esporádico) é a avaliação do acúmulo de ocorrências de todo o ano. Nesta relação, as estatísticas criminais em Barueri revelam queda ainda maior da criminalidade. Os cinco primeiros meses deste ano registraram no município 11,5% menos crimes (homicídios dolosos, furtos, roubos e veículos subtraídos) que o mesmo período em 2017, que já havia sido 24,6% inferior a 2016. Em dois anos (2016-2018), considerando o período de janeiro a maio, os crimes diminuíram 33,3%. A queda da criminalidade (já baixa) deve manter-se no próximo apontamento, que será divulgado no fim deste mês pela SSP-SP com os dados de junho. Os números tendem a refletir a produtividade e o trabalho constante da Guarda Civil Municipal de Barueri, órgão da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Apenas no dia 7 de junho, a Guarda fez duas apreensões de drogas: no Engenho Novo (rua Renato Gatti), a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) apreendeu 67 pinos de cocaína, já pelo Jardim Tupan (rua Cassiano Ricardo), guardas municipais recolheram outros 190 pinos de cocaína, além de 59 porções de crack e 38 papelotes de maconha. Dois indivíduos foram detidos nestas ocorrências.

Romaria de Santo Antônio do Suru anima moradores do bairro

Santana de Parnaíba celebrou a tradicional Festa de Santo Antônio do Suru, realizada em devoção ao Santo padroeiro do bairro. A 105ª edição da festa reuniu centenas de fiéis vindos de diversas localidades,

como Araçariguama, Barueri, Pirapora e São Paulo. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com a igreja católica, o evento contou com a tradicional romaria. Às sete da manhã, os primeiros romeiros saíram da Igreja Matriz a pé com destino a Capela de Santo Antônio no Suru. Por volta das 10h, foi à vez dos romeiros a cavalo ou em charretes seguirem o mesmo caminho, levando o estandarte com a imagem de Santo Antônio. Ao chegarem à capela os romeiros participaram de uma quermesse, com barracas de comidas e bebidas típicas das festas juninas, sorteio de brindes e conferiram shows sertanejos.

Prefeitura de Carapicuíba inaugura nova iluminação na avenida Victório Fornazaro Investimentos em iluminação pública ultrapassam R$ 3 milhões nos primeiros meses de 2018. Secretaria de Infraestrutura atua em três obras simultâneas Os moradores da região do Ariston e Vila Sulamericana vão celebrar o dia do padroeiro de Carapicuíba São Pedro e também a inauguração da nova iluminação pública da avenida Victório Fornazaro. Esta é mais uma ação para proporcionar à população uma cidade mais segura, organizada e eficiente São 100 novas luminárias e lâmpadas metálicas instaladas na extensão da avenida. O secretário de Infraestrutura Alexandre Rodrigues destaca a entrega de mais um benefício para a população: “Iluminação pública de qualidade, além de segurança, dignidade e conforto, mostra ao cidadão que os recursos do município estão sendo bem aplica-

dos”. Nos seis primeiros meses de 2018 a Prefeitura já instalou nova iluminação pública nas avenidas Marginal do Cadaval e Estrada da Fazendinha, com mais de 300 luminárias LED e cabeamento subterrâneo. Já na Inocêncio Seráfico foram instaladas 276 lâmpadas metalizadas. As obras na avenida Consolação (centro) já estão em fase final, com a instalação de 50 novas luminárias de LED. Além disso, as calçadas foram totalmente refeitas para oferecer mais segurança e comodidade aos pedestres. E as melhorias não param por aí. Já começaram as obras no Corredor Oeste - Trecho Carapicuíba (avenidas Deputado Emílio Carlos, Mário Covas

e Desembargador Eduardo Cunha de Abreu). Serão 292 luminárias em LED instaladas nos quatro quilômetros que ligam Carapicuíba à Osasco e Barueri.

Iniciada primeira fase das obras de recape em ruas e avenidas de Araçariguama

A Prefeitura de Araçariguama, iniciou a primeira fase das obras de recapeamento das ruas e avenidas centrais. A primeira a receber a manutenção, foi a rua Bom Pastor próxima ao trevo do Vale da Bênção. Tal obra é fruto do

empenho do Deputado João Caramez, junto do Governador do Estado de São Paulo, Marcio França e irá contemplar também as ruas Nove de Julho (trecho), São João (trecho inicial), Santa Cruz (trecho), travessa São Benedito e Avenida Nicolau Ferreira de Souza (trecho até o depósito Onofre), com investimento total de R$ 1.200.000,00 (Um Milhão e Duzentos Mil Reais). Vale destacar que outras obras de pavimentação estão em andamento no Munícipio a obra de pavimentação do bairro Viçoso, iniciada no dia 11 de junho. As equipes estão trabalhando nas ruas Cláudio Reis e alamedas Bem Te Vi, Canário e Araçari, no bairro do Viçoso. Tal obra é fruto de emenda parlamentar destinada pelo Deputado Baleia Rossi, no valor de R$ 1.000.000,00 (Um Milhão de Reais), onde após a licitação, a

municipalidade conseguiu economizar mais de R$ 200.000,00 (Duzentos Mil Reais), que serão utilizados em outros serviços no mesma obra, no mesmo bairro, de forma complementar. Na segunda etapa serão pavimentadas trechos das alamedas: Sabiá, Tuim, Araçari e Beija Flor com investimento no valor de R$ 500.000,00 (Quinhentos Mil Reiais), recursos destinados pela Deputada Federal Renata Abreu e mais R$ 250.000,00 (Duzentos e Cinquenta Mil Reais), para pavimentação de novo trecho da rua Cláudio Reis e alameda Araçari, com emenda destinada pelo Deputado Federal Roberto de Lucena. E ainda serão utilizados R$ 500.000,00 (Quinhentos Mil Reais) para pavimentação de mais um trecho da rua Claudio Reis, fruto da emenda parlamentar do Deputado Federal Antônio Bulhões.

“Prefeitura no Seu Bairro” no CEU das Artes do Jardim Bonança em Osasco

Aconteceu mais uma edição do programa “Prefeitura no Seu Bairro”. Desta vez no CEU das Artes e Esportes Unificado Yolanda Apparecida Ribeiro, no Jardim Bonança, zona Norte, com o objetivo de aproximar a população da administração municipal.

O evento, que ofereceu prestação de serviço à população, contou com a participação de todas as secretarias do governo. Além de receber a “Prefeitura no Seu Bairro”, o CEU comemorou dois anos de existência, e ganhou até um bolo de 10 metros para comemorar. A associação Camila da Silva Rossafa, que administra a unidade, realizou uma grande festa para a comunidade com teatro, sapateado, hip hop, capoeira, jiu-jitsu, samba rock, vôlei e futsal feminino e masculino, e outras atividades que agitaram o sábado. O prefeito Rogério Lins chegou ao evento bem na hora que estava ocorrendo a premiação do time Açucará, que ganhou o campeonato de futsal. Rogério aproveitou para parabenizar o time e a realização

do evento. A representante da instituição Gilma Ramos entregou para a família de Yolanda, uma placa de homenagem. Durante o sábado, entre os serviços oferecidos pela Prefeitura no Seu Bairro: medição de pressão arterial, distribuição de mudas de plantas, Feira de Artesanato, pintura no rosto das crianças, vacinação antirrábica, doação de pets, entre outros. Compareceram ao evento, os secretários Lau Alencar (SDTI), Adilson Moreira (Secontru), Sebastião Bognar (Cultura) e Carmônio Gonçalves Bastos (Esporte, Recreação e Lazer); os secretários adjuntos: Cintia Clementino, Renata Poletti e Fabio Chirinhan; o vereador De Paula, além de Délbio Teruel, dentre outras autoridades.

Cotia participa da Campanha Julho Amarelo Durante o mês de julho a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Campanha Julho Amarelo com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e controle das hepatites virais, durante todo o mês, também será intensificada as ações de testagens para hepatite C e Sífilis, gratuitamente. O exame de hepatites é realizado no Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Acolhimento (SAE / CTA), às segundas-feiras, das 9h às 11h, às quartas-feiras, das 13h às 16h e, às sextas-feiras, das 9h às 11h. Já o exame que detecta a presença da bactéria que causa a Sífilis é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O público-alvo da Campanha Julho

Amarelo são pessoas maiores de 40 anos de idade. A iniciativa foi adotada pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais para reforçar as ações de prevenção e lembrar que elas devem ser permanentes, até porque, as hepatites virais são as principais causas de câncer de fígado.

Processo seletivo para PCD em Embu das Artes A Secretaria de Trabalho e Emprego, em parceria com a Sequóia, empresa de logística e transporte, oferece vagas para pessoas com deficiência (PCD). A empresa conta com um programa de inclusão, assegurando condições para que tenham oportunidade de desenvolver seus talentos e potencialidades. As vagas para auxiliares de manipulação e administrativo, assistente administrativo, conferente e operador de monitoramento já estão disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador

(PAT), e o processo seletivo acontece nos dias 12 e 19/7 também no PAT. Os interessados devem comparecer com o currículo atualizado, RG, CPF, Carteira de Trabalho e laudo médico. Ao chegar ao local, procure pela equipe de seleção da Sequóia. Informações: Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (exceto feriados). Para mais informações, ligue (11) 4704-3521 / 4785-3472.


De 05 à 11 de Julho de 2018

www.jornalnc.com

EDUCAÇÃO

05

Novo BuZum! falou sobre a alimentação saudável em Araçariguama O Instituto CCR em parceria com a Prefeitura de Araçariguama trouxe pelo segundo ano consecutivo, a companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas Buzum!

O Instituto CCR em parceria com a Prefeitura de Araçariguama, por intermédio da Secretaria de Educação, trouxe pelo segundo ano consecutivo, a companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas Buzum!, com o espetáculo

“Sabor de Vitória”. A peça, que aborda a importância da alimentação saudável, foi apresentada em escolas municipais com o patrocínio da CCR ViaOeste. A itinerância do BuZum! passou por Araçariguama nos dias 25 e 26 de ju-

nho, em unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino. De forma cômica e criativa, o BuZum! apresentou uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais. Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo com que nos alimentamos”, foi explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia. Trata-se de uma esperta e curiosa menina, que recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo. A itinerância é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR ViaOeste.

Em Barueri Emef Deiró incentiva estudo da robótica com materiais recicláveis

A professora de matemática Maria Dolores Nascimento, da Emef Reverendo Deiró Felício de Andrade, do Jardim

Paulista, está movimentando as aulas da escola, com o projeto Transformando Papelão em Robótica. A ideia surgiu após uma conversa com os alunos sobre tecnologia e a importância da matemática na robótica. O tema despertou o interesse da turma e o projeto começou a ser criado. Segundo a professora, os estudantes realizaram pesquisas sobre a história da robótica e chegaram à conclusão de que poderiam construir robôs com o material reciclável da própria escola como, por exemplo, as caixas de papelão que vêm com a merenda escolar.

Os alunos experimentaram ainda o uso de mais algumas sucatas trazidas de suas próprias casas como baterias, motores de impressoras, palitos de churrasco e de sorvetes, tampas de garrafas pet, arames e pneus de carrinhos de brinquedos, entre outros. Durante as aulas, eles usam o laboratório de matemática para construírem seus protótipos e aplicar os conceitos aprendidos durante o aprendizado. O projeto está dando uma dinâmica muito interessantes às aulas da escola, pois visa desenvolver o interesse pela pesquisa e investigação de recursos tecnológicos.

Fantástico destaca projeto dos alunos de Osasco

No último domingo, 1/7, o programa do Fantástico, da TV Globo, deu destaque a uma ação pedagógica desenvolvida na Emef Professor Laerte José dos Santos. A reportagem trouxe a história da menina que descreveu o sofrimento de sua família na Síria. A menina escreveu um diário que ganhou o mundo e comoveu os alunos da professora Telma Aparecida Santana Liberti, que usou o diário no trabalho das aulas de informática dentro do projeto “O Jornal”. Durante o semestre, os estudantes pesquisaram matérias no site do Jornal Joca, onde encontraram uma resenha sobre o livro o “Diário de Myriam”, que reúne anotações de uma menina síria de 13 anos, que registrou tudo sobre sua rotina num país em guerra.

O livro foi uma compilação de cartas escritas pela pequena que vivia em Aleppo, na Síria. O site/jornal brasileiro Joca, voltado para crianças, publicou uma resenha do livro quando ele saiu na França. Em seguida, a editora do Joca recebeu 200 cartas escritas pelas crianças da unidade educacional com idade próxima a de Myriam, que ficaram mobilizadas pela história. As crianças pediram em suas cartas que o diário fosse traduzido para o português. No final do mês de junho, o livro ganhou uma versão em português. O jornalista e correspondente de guerra francês Philippe Lobjois veio ao Brasil para a divulgação do livro “O Diário de Myriam”, do qual é coautor ao lado da síria Myriam Rawick. A publicação foi lançada pela DarkSide Books.


www.jornalnc.com

De 05 à 11 de Julho de 2018

06

VARIEDADES

Lançamentos no Cinema Culinária

Mulheres Alteradas

Queijadinha com coco

Estreia: 05 de Julho O cotidiano de quatro mulheres, cada uma enfrentando problemas bem particulares: Keka (Deborah Secco) enfrenta uma crise no casamento com Dudu (Sérgio Guizé), Marinati (Alessandra Negrini) é uma workaholic que repentinamente se apaixona por Christian (Daniel Boaventura), Leandra (Maria Casadevall) sente-se bastante insegura pelo fato de ainda não ter constituído família e Sônia (Monica Iozzi) está cansada da rotina doméstica e sonha com a época em que era solteira. Em Cartaz

Os Incríveis 2 Gênero: Animação Classificação: Livre

Sexy Por Acidente Gênero: Comedia Classificação: 12 anos

Sicário Dia do Soldado Gênero: Ação Classificação: 16 anos

Jurassic World Reino Ameaçado Gênero: Aventura Classificação: 12 anos

Hereditário Gênero: Terror Classificação: 16 anos

Homem-Formiga e a Vespa Gênero: Ação Classificação: 12 anos

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

1 xícara de chá de coco ralado; 1 lata de leite condensado; 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado; 2 gemas.

Misture todos os ingredientes; Coloque em forminhas de papel e leve ao forno até que fiquem douradas.

Looks para quem é apaixonada por calça pantalona

A modelagem clássica é garantia de sofisticação em qualquer ambiente . Combinar a pantalona de tom neutro com um blazer colorido trás alegria para a produção. Incremente o look com acessórios básicos, deixando o destaque para o casaco. Chique e sofisticada, a produção com tricô e camisa é perfeita para ir ao trabalho no inverno.

Áries

de 21/03 a 20/04 O ariano é mais um dos contemplados deste mês, com uma larga ação planetária de movimento retrógrado aproximadamente metade de todos os seus planetas estarão em uma situação retrógrada. A saúde é um dos pontos de interesse do ariano neste mês. O trabalho e toda a vida profissional dos arianos parece estar caminhando bem, com algumas poucas exceções.

Gêmeos

de 21/05 a 20/06 O geminiano enfrenta uma situação planetária muito semelhante a outros de seus irmãos. Ao observar em um parâmetro mais amplo, podemos dizer que não têm nada em particular com que se preocupar com sua saúde este mês. O mundo provavelmente está em um ritmo muito mais lento, o que deve ser observado atentamente, pois para a vida pessoal existe um lado bom e ruim.

Escorpião

de 22/10 a 21/11 Com Vênus em um comportamento um tanto quanto instável, o amor de Escorpião pode passar por maus bocados esse mês. Neste mês, a sua 10ª Casa da Carreira estará muito poderosa, ofuscando até mesmo as questões familiares. No entanto, será preciso ter jogo de cintura, tolerância quanto a atrasos e uma certa imposição da sua figura se quiser sair por cima.

Câncer

de 21/06 a 21/07 Este continua sendo um mês dedicado a mudanças e transformações na vida dos cancerianos, mas para que isso aconteça, é preciso tomar as rédeas da situação e fazer valer suas ideias e suas vontades. A saúde dos cancerianos vem sendo uma preocupação recorrente nos últimos meses, mesmo que ela esteja bem e sem apresentar grande problemas.

Sagitário

de 22/11 a 21/12 Sagitário, como um signo de fogo, se verá beneficiado pela força do elemento esse mês em um Grande Trígono, que resultará em mais ação. Os atrasos que acontecerem não serão por culpa sua, e você precisa manter a calma. Ao passo em que o amor e a saúde passam por um período de desintoxicação, a carreira cresce em importância. A saúde estará em excelente forma esse mês.

Leão

de 22/07 a 21/08 Os leoninos estão prestes a entrar em um dos períodos mais importantes de suas vidas. Seu ano novo pessoal está a caminho e isso implica em uma série de acontecimentos, assim como importantes mudanças. Muita ação e força estão ao seu redor. Os leoninos enfrentam um mês complexo no quesito saúde o que, aliás, não significa algo ruim.

Capricórnio

22/12 a 21/01 Julho é um mês onde cerca de 50% dos planetas estarão retrógrados, fato que torna todos os acontecimentos mais lentos e de difícil resolução. Ao passo em que alguns signos mais expansivos e explosivos se sentem muito mal com essa situação, o Capricórnio se verá confortável com a lentidão. A saúde do estará boa, ainda que a energia não esteja em sua melhor forma.

Virgem

de 22/08 a 22/09 Antes de mais nada, já podemos adiantar que a vida pessoal, incluindo a amorosa, deve ser uma das áreas mais importante de sua vida agora. A saúde dos virginianos deve estar caminhando bem agora. Como já foi possível perceber, existe muita atividade retrógrada no céu virginiano, e é claro que isso afeta também sua carreira e todas as questões profissionais e financeiras.

Aquário

de 21/01 a 19/02 Julho será um mês muito importante para Aquário, principalmente quando o assunto é crescimento espiritual. Como já se pôde perceber até agora, o ritmo de todos os acontecimentos na vida de Aquário estará caminhando a passos bem lentos, o que inclui a sua vida profissional e financeira. O amor e saúde estarão caminhando praticamente lado a lado este mês.

Para criar um look despojado, aposte em um top e sobreponha com uma jaqueta jeans. A sandália de camurça e a bolsa de couro ajudam a compor o visual. Se é conforto que você procura, o tênis é a melhor escola. Para não errar, verifique o comprimento da calça e escolha um modelo que não fique muito a mostra. O uso de tons pastéis dá um charme ao look.

Touro

de 21/04 a 20/05 Os taurinos estão relativamente seguros, tanto em suas vidas internas como na externa agora. Algumas pequenas mudanças irão acontecer, mas em grande parte teremos uma continuidade de diversas tendências do último mês. O Touro é naturalmente uma pessoa cheia de energia e que não gosta de simplesmente ficar parado esperando que as coisas aconteçam.

Libra

de 23/09 a 22/10 Assim como no mês passado, Libra continua passando por um período de desintoxicação no amor e na vida social. Se você está em um relacionamento abusivo ou tóxico de alguma maneira, deve encontrar forças para tirar essa pessoa da sua vida. Além de algumas configurações curiosas na saúde, a vida financeira também se vê beneficiada em julho.

Peixes

de 20/02 a 20/03 Julho será um mês um pouco atípico, e que deve atingir especialmente o sensível signo de Peixes. Você tenderá a absorver as vibrações do ambiente em que se encontra, ainda que isso não te afete negativamente e deve oscilar entre a independência e a necessidade de fazer parte de um grupo. Esse mês tende a ser mais produtivo. A saúde estará boa, mas vá com calma!


De 05 à 11 de Julho de 2018

www.jornalnc.com

ENTRETENIMENTO

07

CCPLs celebram Festas Julinas durante todos os sábados do mês de Julho As festas são abertas à comunidade e contam com apresentações diversas, quadrilha, barracas com comidas típicas e outros com apresentações de street dance, dança do ventre, sertanejo, ballet, circo e zumba, quadrilha e muito mais.

No mês de Julho acontecerão as Festas Juninas dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri. As festas acontecerão nos dias 7, 14, 21 e 28

do mês de julho, nas quatro unidades, que ficam nos bairros: Parque Imperial, Parque dos Camargos, Engenho Novo e Jardim Paraíso. As festas contarão

Confira a programação das Festas Julinas: CCPL Hercília da Silva Barbosa Dia 07 de Julho, das 09h às 15h. Rua Silva Romério, 101, Parque Imperial, Barueri - SP; CCPL João Ricardo Pelúcio Rosa Dia 14 de Julho, das 10h às 14h. Rua Otávio Calegari, 66, Engenho Novo, Barueri - SP; CCPL Gabrielade Freitas Dia 21 de Julho, das 10h às 14h. Rua Tayo, 310, Jardim Paraíso, Barueri - SP; CCPL Ésio Augusto de Souza Dia 28 de Julho, das 10h às 14h. Rua Irene, 534, Parque dos Camargos, Barueri - SP .

Festival de Dança dará prêmios que somam R$ 12 mil A cidade de Barueri será novamente a capital da dança. Nos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro acontece no Centro de Eventos o Festival Barueri de Dança, com premiações que somam R$ 12 mil. As inscrições vão de 2 de julho a 10 de agosto, até atingir o número máximo de 180 coreografias, e serão feitas por e-mail: festivais@barueri. sp.gov.br. Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o festival consiste numa mostra de caráter competitivo abrindo oportunidades para alunos de escolas de dança, oficinas, grupos e companhias realizarem apresentações e participarem de debates e workshops. O Festival receberá trabalhos coreográficos nas modalidades: balé clássico, balé de repertório, dança contemporânea, jazz, danças urbanas, estilo livre e dança de salão. A competição será dividida nas categorias infantil, juvenil, amador e adulto. O valor da taxa de inscrição depende da categoria escolhi-

da: Solo R$ 40; Duo R$ 60; Trio R$ 80; Conjunto (por bailarino) R$ 20. O montante arrecadado será destinado ao Fundo Municipal de Cultura. A premiação em dinheiro no valor total de R$ 12 mil será distribuída da seguinte forma: R$5 mil para o melhor grupo; R$ 3 mil para a melhor coreografia, R$1.500 para o melhor bailarino, R$1.500 para a melhor bailarina e R$ 1.000 para o bailarino ou bailarina revelação.

Workshop Nos dias 1 e 2 de setembro, às 10h, haverá workshops com vagas limitadas. Os interessados em participar deverão solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: festivais@barueri.sp.gov. br. Confira o regulamento completo no edital do festival no site www.barueri.sp.gov.br ou solicite pelo e-mail do festival. Para mais informações, ligue para 4198-0972.

Em Busca do Tesouro Perdido em Barueri

Mandy é uma encantadora menina que teve roubada pelo malvado Capitão Gancho a maior riqueza que uma criança pode ter: sua imaginação. Desde então ela deixou de lado todos os seus brinquedos e seus dias não tinham mais a mesma graça. Até que Peter Pan e sininho fazem uma visitinha inesperada em seu quarto e a levam para um mundo de sonhos e imaginação, conhecendo assim a pequena Sereia, ToyStory, Rapunzel, Aladin, O Gênio da lâmpada, Elsa, Moana, A princesa e o sapo entre outros. A menina resgata seu tesouro perdido:”sonhar, acreditar e imaginar”.

O palco se preenche de sonhos e magia com todos os personagens mais queridos de todos e juntos reunidos na mesma história Uma peça mágica, musical e encantadora!


De 05 Ă 11 de Julho de 2018

www.jornalnc.com

Jornal NC - Notícias da Cidade - Ed. Nº 217  
Jornal NC - Notícias da Cidade - Ed. Nº 217  
Advertisement